jornal alpes da mantiqueira 2ª edição

8
A Vitória da Democracia Brasileira [email protected] ANO I - Nº 2 - Outubro de 2010. As ações de cidadania e de desenvolvimento do governo Lula trouxeram mudanças positivas como o aumento da produção (PIB), aumento do crédito e fortalecimento do poder de consumo por parte de todas as classes sociais. Essas mudanças, que foram reconhecidas pela ONU e pelo mundo e as articu- lações políticas com setores organizados da sociedade (Centrais Sindicais, Empresários e Movimentos Sociais) contribuíram para eleger, em 31 de outubro de 2010, a primeira mulher Presidente do Brasil. Nossa nova Presidente, Dilma Rousseff, teve participação importante no Programa de Aceleração do Crescimento do governo Lula, que criou novos empregos e promoveu o crescimento econômico e social. Em seu primeiro pro- nunciamento a Presidente eleita disse que vai "valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz". Afirmou: "temos que dar um aumento maior do que os 5%, relativos à inflação". Além do salário mínimo, prometeu que vai reajustar também o valor da Bolsa Família. Mas para continuar as transformações na sociedade brasileira por mais quatro anos serão necessárias medidas que não são tão populares assim, visto que o gasto do governo tem aumentado bastante, com elevação de 14% em 2003, para 18% em 2009 em relação ao PIB. Isso, mais o aumento do consumo, poderão trazer de volta a ameaça da inflação, que certamente levará ao aumento de juros, de impostos e a redução do crédito ao consumidor. Medidas nada populares. Alem disso serão necessários investimentos para melhorar a educação, a saúde, o saneamento básico e as rodovias federais. Em especial, a Presidente eleita prometeu "zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de opinião e expressão". O jornal Alpes da Mantiqueira estará junto com a Presidente Dilma em defesa dessa liberdade (ainda que tardia), da democracia e do desenvolvimento econômico e social. Parabéns ao povo brasileiro e ao Estado de Minas, pois: É de Minas Gerais a primeira mulher presidente do Brasil! Dr. Tarcísio Almeida

Upload: eduardo-tarcisio

Post on 09-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal Alpes da Mantiqueira

TRANSCRIPT

Page 1: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

A Vitória da Democracia Brasileira

[email protected]

ANO I - Nº 2 - Outubro de 2010.

As ações de cidadania e de desenvolvimento do governo Lula trouxeram mudanças positivas como oaumento da produção (PIB), aumento do crédito e fortalecimento do poder de consumo por parte detodas as classes sociais. Essas mudanças, que foram reconhecidas pela ONU e pelo mundo e as articu-lações políticas com setores organizados da sociedade (Centrais Sindicais, Empresários e MovimentosSociais) contribuíram para eleger, em 31 de outubro de 2010, a primeira mulher Presidente do Brasil.Nossa nova Presidente, Dilma Rousseff, teve participação importante no Programa de Aceleração do

Crescimento do governo Lula, que criou novos empregos e promoveu o crescimento econômico e social. Em seu primeiro pro-nunciamento a Presidente eleita disse que vai "valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde os direitos essenciais daalimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz". Afirmou: "temos que dar um aumento maior do que os 5%,relativos à inflação". Além do salário mínimo, prometeu que vai reajustar também o valor da Bolsa Família. Mas para continuar astransformações na sociedade brasileira por mais quatro anos serão necessárias medidas que não são tão populares assim, vistoque o gasto do governo tem aumentado bastante, com elevação de 14% em 2003, para 18% em 2009 em relação ao PIB. Isso,mais o aumento do consumo, poderão trazer de volta a ameaça da inflação, que certamente levará ao aumento de juros, deimpostos e a redução do crédito ao consumidor. Medidas nada populares. Alem disso serão necessários investimentos paramelhorar a educação, a saúde, o saneamento básico e as rodovias federais. Em especial, a Presidente eleita prometeu "zelarpela mais ampla e irrestrita liberdade de opinião e expressão". O jornal Alpes da Mantiqueira estará junto com a Presidente Dilmaem defesa dessa liberdade (ainda que tardia), da democracia e do desenvolvimento econômico e social.

Parabéns ao povo brasileiro e ao Estado de Minas, pois:É de Minas Gerais a primeira mulher presidente do Brasil!

Dr. Tarcísio Almeida

Page 2: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

EXPEDIENTEO Jornal Alpes da Mantiqueira é uma publicação da Praia News Empresa JornalísticaS/C Ltda., CNPJ: 02.273.956/0001-92, e da Associação Humanitários Democráticos.É também um encarte especial do JORNAL NOVAS CIDADES, não pode ser vendidoseparadamente.Editor Responsável: Armando Barreto, MTB: 23108. Diretor Executi-vo e Consultor : Dr. Tarcísio Marcos de Almeida. Fotografia: Alex Rosae Stefânia Royo. Foto-design: Stefânia Royo. Editoração: Daniela Lima.Revisão: Rodrigo Santana Bittencourt. Assessor Especial de Turismo:Kleber Rocha. Colaboradoras: Gabriela Barreto (Vale do Paraíba).

Ressalva legal: Artigos assinados não correspondemnecessariamente à opinião do jornal.

ENDEREÇOS PARA CORRESPONDENCIA: Rua Treze de Maio,nº 95, cj. 21, Bela Vista, São Paulo-SP. Rua Deputado Manoel

Costa, nº 7, Centro, Delfim Moreira-MG

Nesta edição estamosdando um salto de qualida-de e de conteúdo no JornalAlpes da Mantiqueira. Fir-mamos parceria com o me-lhor restaurante de comidaMineira em São Paulo, oCONSULADO MINEIRO,para distribuição do nossoJornal no centro da cidadede São Paulo. Temos rece-bido menções de boa acei-tação e de credibilidade naregião do Sul de Minas e doVale do Paraíba, regiõesque o jornal bem representae onde é distribuído. Rece-bemos total apoio do tradeturístico de Delfim Moreira eregião, que está anunciandoem peso nessa edição e fir-mando contratos para anún-cios até o final do ano de2010. Estamos recebendo acontribuição profissional denovos parceiros e colabora-dores a partir desta edição,como o Engenheiro KleberRocha, como Consultor deTurismo, que estréia comum artigo especial falandode sua experiência epioneirismo na divulgaçãodo turismo nos Alpes daMantiqueira. E vamos con-tar com o trabalho da Photo-Designer Stefânia Royo, queestará empregando seu ta-lento artístico e fotográficopara destacar os empreen-dimentos dos nossos par-ceiros anunciantes. Damosas boas vindas ao nosso

Editorialrevisor Rodrigo SantanaBittencourt, que contribuirápara o aprimoramento dostextos do nosso jornal. Tam-bém passa a integrar a nos-sa equipe a estudante deJornalismo de Lorena,Gabriela Barreto, que irá nosinformar sobre o que há debom e bacana no Vale doParaíba. Iniciamos nestaedição a série de reporta-gens que faremos sobre oPrograma de Saúde da Fa-mília na região, destacandoo que há de boas práticas ecriticando construtivamenteas deficiências que encon-tramos na saúde pública naRegião do Sul de Minas. Asaúde também é destaquenas matérias sobre fisiotera-pia pelo método Pilates enas dicas de cuidados quedevemos ter durante o ve-rão. Agradecemos as cola-borações dos leitores comoa Economista Diene Eiry daSilva, que escreveu sobre otema sustentabilidade. Porfim, queremos dividir com osnossos anunciantes, leitorese colaboradores o elogio re-cebido de um professoraposentado da cidade deItajubá: "Vocês fizeram o jor-nal que eu sempre sonhei,não divulgam violência emostram só o que é bom pratodos nós."

Boa leitura!Dr. Tarcísio Almeida

Diretor Executivo

"Esse é o Bryan, nascidoem 24 de maio em Santo André- SP. Bryan é filho de Simonee Anderson.

O Vovô Raimundo Beu éum grande companheiro delutas nos movimentos sociaispelo Sindicato dosMetalúrgicos de Santo André,esposo da Sra. Alaíde, avós maternos e tem como avóspaternos Sra. Aparecida e Sr. Osvaldo. O Jornal Alpes daMantiqueira e o Jornal Novas Cidades desejam felicida-des aos pais e avós, além de muita saúde ao menino Bryan."

Essa coluna é dedicada ao reconhecimento das pessoasou empresas que trabalham com responsabilidade e dedica-ção voltadas para o cliente, com educação ambiental e pro-moção da saúde.

Nosso reconhecimento desse mês é para: o "GYRO'S"

Responsabilidade Social

No GYRO'S é possível saborear a tradicional comida Gregae Árabe num ambiente aconchegante e familiar. O preparo dasiguarias é feito pela nutricionista Viviane Martinez, que trouxeessas delícias de sua vivência na Alemanha.

Para completar o atendimento especial, toda quinta e sexta-feira o Neco reúne os amigos para uma "Jame-Session" ondetocam MPB, JAZZ e BLUES da melhor qualidade, assim comoé a comida de lá.

O GYRO'S está localizado em Itajubá próximo da IgrejaMatriz, em frente ao Minas Fácil (Antiga Prefeitura).

A equipe do Jornal Alpes da Mantiqueira freqüenta, participae recomenda!

COMUNIDADEANO I - Nº 2 - www.alpesdamantiqueira.com.br2

MINAS GERAIS:Delfim Moreira, Marmelópolis, Virginia, Wenceslau Braz, Itajubá,Piranguçu, Maria da Fé, Cristina, Carmo de Minas, São Lourenço, Con-ceição das Pedras, Pedralva, São José do Alegre, Piranguinho,Brazópolis, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas.

SÃO PAULO:Piquete: Fábrica de Chocolate Chocovales - Telefone (12) 3156-3517Lorena: Café da Morga - Telefone (12) 3152-7536São José dos Campos: Banca do Jonas - Telefone (12) 8808-7770 eno Centro de Informações TurísticasSão Paulo: Restaurantes Consulado Mineiro - Telefone (11) 3064-3882Pedidos, reposições e se no seu Município ainda não existe a distribui-ção do JAM, contate-nos pelo e-mail:jornalalpesdamantiqueira @hotmail.com

ONDE ENCONTRAR OJORNAL ALPES DA MANTIQUEIRA

Page 3: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

O Turismo como ferramenta de desenvolvimentoTURISMO

PRIMEIRAMENTE, VAMOS PEN-SAR NO SEGUINTE: O QUE SIGNI-FICA "FAZER TURISMO" ?

Em linhas gerais, significa aoportunidade de viajar, se deslocarpara algum local, seja perto ou lon-ge do nosso habitat normal, paramomentos de lazer. Esta simplesmudança de rotina implica em terque gastar algum dinheiro parasatisfazer um desejo, uma curiosi-dade ou apenas alegrar momentosde nossa vida cotidiana. E por me-nor que seja o deslocamento e/ou aatividade, gasta-se algum dinheiro,seja no transporte, na alimentação,em ingressos, em lembranças, etc.Então, paralelamente, "turistar" éuma atividade também bastante co-mercial.

E O QUE VEM A SER "FERRA-MENTA DE DESENVOLVIMENTO" ?

Geralmente, entende-se por ati-vidade que traz avanços, novasperspectivas, novos negócios, enfim,crescimento. Resumindo, se bemestruturada, bem viabilizada, trazmelhorias, sejam elas sociais, eco-nômicas, culturais, etc. Então, se oTurismo pode ser uma ferramentade desenvolvimento, significa que ébom e pode trazer melhorias, sejapara um Município, um Estado oupara todo o País.

Como exemplo, em breve o Bra-sil vai vivenciar dois grandes mo-mentos esportivos: sediar uma Copado Mundo de Futebol (2014) e umaOlimpíada Mundial (2016). Serãoduas grandes oportunidades paraacelerar nosso desenvolvimento emvários aspectos. Forçosamente vaihaver um entrosamento das esfe-ras Municipal, Estadual e Federal emtorno de um mesmo objetivo, poisnão serão apenas algumas cidadesque sediarão alguns dos eventos,mas o País como um todo e esteseventos esportivos estão sendo vis-

www.alpesdamantiqueira.com.br - ANO I - Nº 2 3

tos como grandes eventos turísticos.De onde se conclui que o Turismo ésim um grande aliado, uma grandeferramenta para a melhoria de umMunicípio, de um Estado e de um País.

Pela minha experiência de maisde 10 anos envolvido com o Turis-mo na região da Mantiqueira Minei-ra, percebi que ainda encontramospessoas em posição chave na Ad-ministração Pública que ainda nãose atentaram para isto, o que, con-seqüentemente, anula parte do po-tencial turístico e de desenvolvimen-to de algumas cidades.

Como colaborador por PassaQuatro, ajudei fundamentalmente narevitalização da Estrada Real, dacriação do trem turístico (MariaFumaça), do Centro de InformaçõesTurísticas, da Casa do Artesão, daRodoviária Municipal, da Casa daCultura, do Projeto Brasil Nota 10,do tombamento de dezenas de ca-sarões antigos, da fundação daONG Associação Pró Serrafina, narealização de etapas do CampeonatoNacional de Mountain Bike, na ela-boração do Plano Diretor Munici-pal, fui membro do Conselho deTurismo, do Conselho Patrimonial,do CODEMA, do Conselho Consul-tivo da Flona de Passa Quatro, doConselho da APA da Mantiqueira,entre outros.

Como gestor por 5 anos do Cir-cuito Turístico Terras Altas daMantiqueira, alem de divulgar ascidades e seus atrativos em feiras econgressos, em famtours, em 39

publicações, em 5 canais de televi-são etc., pude participar ativamen-te de alguns dos mais importantes efundamentais passos dados em Mi-nas nesse sentido, ou seja, pude par-ticipar ao longo destes anos de vá-rios "primeiros eventos"sedimentadores das políticas esta-duais, em prol do desenvolvimentodo Turismo mineiro, tudo documen-tado com um farto arquivo que com-provam estes fatos.

Desta experiência cheguei àsseguintes conclusões: o Turismo estáem plena expansão e é sim uma óti-ma ferramenta para contribuir como desenvolvimento das cidades, doEstado e da Nação. Através deleincentivamos a cultura, ainfraestrutura, o comércio, o setorrural, nossos produtos típicos etc.Através dele divulgamos nossas ci-dades, nossos artesãos, nossos ho-téis e restaurantes, nossa culinária,nossas paisagens e nossas indústri-as. Mas também cheguei à seguin-te conclusão: a maioria de nossosPrefeitos ainda não acordou paraesta realidade, para a importânciado Turismo como fatordesenvolvimentista, e, o que é pior,muitas vezes, uma pessoa, o Pre-feito, com sua centralidade adminis-

trativa e escolha pessoal, coloca osanseios e projetos de vida de cente-nas de pessoas, de vários segmen-tos do comércio e da cidade, à mar-gem de um processo que poderialhes trazer inúmeros benefícios.Muitas vezes somente em prol desuas estratégias e artimanhas polí-ticas. Quando me envolvi na cria-ção do ICMS Turístico, visávamosexatamente gerar uma independên-cia financeira do Poder PúblicoMunicipal nas decisões em prol doTurismo. Hoje, com essa lei já apro-vada, todos os Municípios de Minaspodem se beneficiar desta verba,basta pertencer a um circuito "cer-tificado" e se adequar as normas daSETUR (Secretaria de Estado deTurismo). E quem deve decidir so-bre a aplicação das verbas é oCOMTUR (Conselho Municipal deTurismo), o qual deve ser formado,em sua maioria, por cidadãos co-muns com algum envolvimento ematividades correlacionadas com oTurismo.

Portanto, quando vejo veículosda mídia (como este jornal porexemplo) e pessoas batalhando peloengrandecimento do Turismo emuma determinada cidade ou região,sei que ali há vida inteligente, ali sepensa no coletivo, ali se pensa nodesenvolvimento, ali se pensa grande.

Kleber RochaConsultor e Gestor de Projetos de

Desenvolvimento do Turismo

Page 4: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

TURISMOANO I - Nº 2 - www.alpesdamantiqueira.com.br4

Page 5: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

ARTIGO

Um campus universitárioabriga diversas atividadesque consomem água, energiaelétrica, gás, insumos e pro-duzem resíduos que afetam anatureza, onde ontem haviauma árvore, hoje existe umaparede de concreto. É neces-sário conciliar o crescimentoe a expansão do ensino como meio ambiente, implantan-do medidas que representemo compromisso institucionalcom a sustentabilidade.

Cada vez mais as institui-ções, assim como as indús-trias e as empresas buscamtornar-se soc ia lmente eambientalmente corretas, po-demos d izer que termoscomo "eco", "verde", "amigosda natureza", "que preserva anatureza" e tantos outros,nunca estiveram tão modacomo estão nos dias atuais.A corrida pelo "Selo Verde"ganha a cada dia mais adep-tos. O problema é que, mui-tas vezes, acabam ocorren-do distorções dos conceitospara se fazer parecer susten-tável, sem na verdade ser. É

Instituições Ambientalmente Sustentáveiswww.alpesdamantiqueira.com.br - ANO I - Nº 2 5

Diene Eiry da SilvaEconomista formada pela FACESM,

Pós-graduada em Gestão Empresari-al e Negócios. Palestrante de

Economia Doméstica e FinançasPessoais e Professora.

Email: [email protected]

a chamada "maquiagem ver-de". De acordo com o levan-tamento feito no ano de 2009pela Green Brands GlobalSurvey, 73% dos brasileirosplanejam aumentar seus gas-tos com produtos e serviçosverdes. Sendo a Instituição deEnsino Superior o berço dosaber, ela não pode fugir daresponsabilidade e do com-promisso de difundir açõesvoltadas para o desenvolvi-mento sustentável. A institui-ção deve estar preparadapara formar acadêmicos compostura profissional voltadapara a sustentabilidade.

Mais que formar profissio-nais, as Instuições de EnsinoSuperior devem dar o exem-plo: Reduzir, Reut i l izar eReciclar. Reduzir signif icaeconomizar de todas as ma-neiras possíveis. Procuraradquir i r sempre produtosmais duráveis. Reutilizar éuma forma de evitar que vápara o lixo aquilo que não élixo. É ser criativo, inovador,usar um produto de váriasmaneiras. E Reciclar quer di-

zer enviar novamente para ociclo de vida útil, isto é, trans-formar o material em produtoútil através de processos in-dustriais, fazendo uso da co-leta seletiva. Materiais perigo-sos, encontrados nos labora-tórios de química e biologia,merecem cuidados especi-ais. O descarte de insumosvindos dos laboratórios deinformática, como tonners,tintas de impressoras, bate-rias e outros devem seguir ri-gorosamente a legislação quetrata do assunto. O controledo consumo de energia elé-trica deve ser alvo da gestãoambiental, objetivando a efici-ência energética. Perdas nosistema de água (vazamen-tos) devem ser imediatamen-te consertadas. Devem serrevistas também as práticasinadequadas que levam aodesperdício. Em relação à fro-ta de veículos da Universida-de, o biocombustivel é umadas melhores alternativas,depois de evitar o seu usoabusivo. A gestão da área ver-de merece atenção especial,

uma vez que ela funcionarácomo uma espécie de filtropara o ar que todos respiram.

É indispensável que nosconscientizemos da importân-cia de se formar uma socie-dade que seja capaz de inves-tir, cada vez mais, em educa-ção e pesquisa. Precisamosda sabedoria necessária paradefender essa idéia. Ao fazerisso, estaremos construindoos alicerces da verdadeiraét ica da responsabi l idadeambiental.

No verão devemos termais cuidados com o ho-rário e o tempo de expo-sição ao sol para não cor-rer riscos de ter câncer depele, envelhecimento pre-coce e danos aos olhos,etc. Nesta época o nívelde irradiação ultravioleta(IUV) é muito alto.

Evite muita exposiçãoao sol, caminhe pela ma-nhã ou ao entardecer, evi-tando malhar ou qualqueroutro esforço físico du-rante o per íodo maisquente do dia, das 10h às16h, sempre use filtro so-lar, com fator mínimo 15.Reaplique o protetor solarsempre que sair da água.

Mantenha-se hidratado:

Vá pela sombra…Dica do Mês:

beba bastante líquido, a todahora. Coma mais frutas e sa-ladas, evite alimentos muitodoces ou muitos salgados.Tome menos café, refrigeran-tes e evite as bebidas desti-ladas ou drinks com açúcar.

Use chapéu ou boné, useroupas largas de tecidos le-ves e claros. Proteja seusolhos usando óculos escuroscom proteção ultravioleta,para evitar lesõesirreversíveis na córnea.

Para se refrescar, lave orosto, nuca, braços e mãos,tome uma ducha fria, mer-gulhe na piscina ou na ca-choeira, tome um banho norio ou no mar. Ou então,mantenha-se num ambientecom circulação de ar.

Ajude a cuidar dos bebês,dos maiores de 65 anos ouportadores de pressão alta ede pessoas com problemascardíacos. O calor abaixa apressão e às vezes temosque diminuir os medicamen-tos para a pressão alta, comoos diuréticos, por exemplo.

Em casa ou no trabalho,abra janelas e portas, deixan-do o ar circular. Use circula-dor de ar, ventilador ou arcondicionado.

Para evitar o "bafo quen-te" na hora de entrar em umcarro, abra a porta e as jane-las para o ar circular. Depoisligue o ar condicionado oudeixe as janelas abertas. Seo veículo ficar parado, colo-que uma proteção sobre o

painel ou cubra o volantecom um pano para evitaraquecimento. Não deixe cri-anças esperando no carrocom vidros fechados ou nocalor. A criança pode passarmal ou até morrer.

Se quiser um bronzeadolindo, coma alimentos ricosem betacaroteno (alimentosde cor vermelha, roxa, laran-ja ou amarela) e alimentosricos em antioxidantes (fru-tas, legumes, verduras,grãos e alimentos integrais).Estes ajudam a reduzir osdanos causados pela expo-sição ao sol e não impedemo bronzeado. Pratique es-portes moderadamente etome muita água.

… e divirta-se!

Page 6: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

REGIONALANO I - Nº 2 - www.alpesdamantiqueira.com.br6

Os trabalhos para o asfaltamento da Rodovia que liga DelfimMoreira a Marmelópolis, apesar das chuvas, estão evoluindo. É oque nos informa o Sr. Kleber de Souza, encarregado da empresaSalum Construções Ltda.

Marmelópolis

"No ultimo mês foram incorporados aos trabalhos dois roloscompactadores, quatro caminhões basculantes, um caminhãocomboio para lubrificação e abastecimento de máquinas e foramadmitidos mais dez trabalhadores." Essa obra é a grande pers-pectiva de futuro do Município. Nossa equipe de reportagem estevelá e conferiu.

A edição 2010 do Concurso Miss Estudante de Marmelópolis foirealizada com sucesso no dia 16 de outubro no Marmelus Club,com a participação das alunas da Escola Estadual Albano de Oli-veira, organização da Professora Kely Cristina e do cabeleireiroKleber Oliver e com o patrocínio do Jornal Alpes da Mantiqueira .

Miss Estudante de Marmelópolis

Naquela data foram eleitas a Miss Estudante - Larissa Carolinede Oliveira Souza, a Miss Elegância - Juciara Graziele Marins Le-mes e a Miss Simpatia - Tamires Carla Campos de Oliveira. Oevento contou com a participação das cantoras Renata Senne eDeusa Ribeiro, que abrilhantaram o desfile com o talento musicalde ambas. Também na mesma data foi eleita a Miss Mirim - BiancaAparecida Ribeiro.

Realizado na noite do dia 16 de outubro, na fazenda do Sr. Anto-nio Carlos em Marmelópolis, com o show da dupla Fabio Santim eLuciana. O rodeio transcorreu normalmente e o show foi um su-cesso. A festa adentrou a madrugada e terminou quando o sol járaiava nas montanhas dos Alpes da Mantiqueira.

Rodeio na madrugada...

Deusa RibeiroRenata Senne

Antonio Carlos faz a aberturaoficial da arena.

O alto nivel dos animais e montarias

garantiram o sucesso do evento.

Leonice de Assis, MissMarmelópolis, esteve à

caráter na festa.Fechando com chave de ouro: show de

Fabio Satim e Luciana.

TEXTOS: Dr. Tarcísio Almeida - FOTOS: Dr. Tarcísio Almeida e Alex Rosa

Page 7: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

Pi la tes é um método dealongamento e exercícios físi-cos que uti l izam aparelhos demola e do peso do próprio cor-po para execução. É uma téc-nica de reeducação do movi-mento capaz de fortalecer eaumentar a flexibil idade, for-ça muscular, melhorar a res-piração, corr ig i r e prevenirlesões da coluna vertebral. É in-dicado para todas as idades!

SAÚDE

O que é Pilates?

www.alpesdamantiqueira.com.br - ANO I - Nº 2 7

OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES SÃO:- Aumenta a resistência física e mental;- Alongamento e maior controle corporal;- Correção postural;- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;- Melhora da coordenação motora;- Maior mobilidade das articulações;- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;- Aumento da concentração;- Trabalha a respiração;- Promove relaxamento.

O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa,com mais de doze anos e em todos os níveis de condicionamento físicopode praticá lo.

EXPERIMENTE!Dra. Priscila SantosFisioterapeuta Especializada em Pilates, Drenagem Linfática Ma-

nual, Estética Facial e Corporal Natural com Argiloterapia.Ela está oferecendo uma promoção especial para os leitores do

JORNAL ALPES DA MANTIQUEIRA com a realização de UMAAULA GRATUITA na FISIO & FORMA, em Itajubá-MG .

PSF - As boas práticas na região

O PSF é uma das melhorespropostas do Ministério da Saú-de para garantir a saúde e pre-venir doenças. Toma como baseos estudos da epidemiologia epromove ações de vigilância àsaúde com implantação de me-didas de prevenção das doen-ças infecciosas e dos agravose sequelas das doençasdegenerativas. Este modelo seaplica conforme a situação derisco de adoecimento de cadapessoa, sua relação familiar,seu local de moradia, suas con-dições de trabalho, seus vícios,hábitos e costumes. Tambémestá previsto que tenha a parti-cipação e controle dos usuáriosdo serviço e da equipe de saú-de, de forma a garantir aintegralidade da aplicação dosrecursos públicos e para quesejam atendidas as necessida-des de saúde da população.

Nesta edição, o Jornal Alpesda Mantiqueira inicia uma sériede reportagens para que o leitore munícipe possa participar ati-vamente das ações do PSF.Isso se dá para que ele possafundamentar suas reivindica-ções junto à prefeitura, a equipede saúde e os agentes comuni-tários de saúde. E dessa manei-ra, contribuir para as boas práti-

cas de gestão, e do trabalho daequipe do PSF com o dentista,psicólogo, fisioterapeuta,nutricionista, professor de edu-cação física, entre outros.

Destacamos o trabalho rea-lizado no Município de São Josédo Alegre, visitamos a Unidadede Saúde da Família e verifica-mos que está bem equipada eque a equipe do PSF desenvol-ve outras atividades de saúdecomo os serviços de odontologia,fisioterapia e educação física.

Em Marmelópolis, está emperfeito funcionamento o ser-viço de Telessaúde, o quepermi te a real ização deeletrocardiograma, sem que opaciente tenha que se deslo-car até Itajubá ou outra cida-de. Os resultados são envia-dos pela internet para a Uni-versidade Federal de MinasGerais - UFMG, onde é feito olaudo pelo Cardiologista, quetambém orienta o Médico daFamília para iniciar o trata-mento e dá outras condutasnecessárias para o atendi-mento do paciente.

Em Delfim Moreira, dastrês unidades construídaspelo Governo Estadual, a Pre-feitura já equipou a da cida-de. Mas nas duas da zonarural ainda faltam equipamen-tos, o serviço de Telessaúdee o Dentista.

O Programa Saúde da Fa-mília - PSF está começandobem na região mas ainda nãoatende toda população e nãoexecuta toda ação de suaresponsabilidade. Pudemosverificar que muita coisa estásendo feita e que há muitopara se fazer, pois há falta deexames, de equipamentos ede medicamentos. Verifica-mos que há falta de médicosna administração e gestão dasaúde e que os Prefeitos ain-da trabalham com gestoressem experiência ou formaçãoprofissional em saúde.

O resultado positivo verifi-cado deve-se principalmenteao trabalho em equipe quetem superado as dificuldadese desenvolvido boas práticas,como vemos em algumas ci-dades da região.

TEXTOS: Dr. Tarcísio Almeida - FOTOS: Dr. Tarcísio Almeida e Alex Rosa

FOTOS: Alex Rosa

Page 8: jornal Alpes da Mantiqueira 2ª Edição

ESPAÇO PUBLICITÁRIOANO I - Nº 2 - www.alpesdamantiqueira.com.br8