jornal aimores ed 8 maio -...

8
Interação Usina de Aimorés - Hidrelétrica Eliezer Batista Informativo bimestral • Ano 2 • Março • 2017 • Edição nº 8 Roteiro turístico do BARI Aliança Energia e o compromisso com o meio ambiente PÁG 3 Mata Atlântica é tema de concurso de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento para Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta PÁGS 4 e 5

Upload: ngomien

Post on 16-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

InteraçãoUsina de Aimorés - Hidrelétrica Eliezer BatistaInformativo bimestral • Ano 2 • Março • 2017 • Edição nº 8

Roteiro turístico

do BARI

Aliança Energia e o compromisso com o meio ambiente

PÁG 3

Mata Atlântica é tema de concurso de redação

PÁG 7

Belezas naturais gerando desenvolvimento para Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta

PÁGS 4 e 5

Page 2: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

Saiba mais

Conhecendoa Usina

Ações quetransformam

A gora chegou a hora de conhecermos a barragem da UHE Eliezer Batista, localizada no Rio Doce, em Aimorés (MG).

A construção da barragem é necessária para que se possa intervir no curso de um rio e

formar o reservatório. Sua finalidade é potencializar os pequenos desníveis e quedas d´água, concentrando maiores volumes de água ou direcionando parte da água de um rio para um ponto de maior desnível, o que permite o aumento do potencial hídrico para a produção de energia.

Na UHE Aimorés, existem duas barragens com funções diferentes. Localizada próxima à Pedra Lorena, a Barragem Principal direciona a água necessária para a geração de energia, que passa

pelo Canal de Adução até chegar à Casa de Força. Já a Barragem

Auxiliar, próxima à Casa de Força, concentra a água

para que ela atinja o potencial de queda necessário para a produção de energia prevista para a UHE Aimorés.

QUEMJoseane Viola Coelho Debortoli30 anos

ONDE

Aliança Energia, Gerência de Relações Socias

O QUE FAZ

Analista de Relacionamento com Comunidades

QUAL A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO NO TURISMO DO BARI PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES LOCAIS?

Investir no turismo é uma alternativa positiva para os municípios do BARI - Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta - se desenvolverem e diversificarem sua economia.

Essa região conta com atrativos naturais e culturais como cachoeiras, montanhas, parques, monumentos históricos, manifestações culturais, capelas e igrejas, que podem fomentar as atividades turísticas e gerar um processo ramificador na economia local.

Informativo Interação - nº 8 - Maio de 2017 | Publicação da Aliança Geração de Energia S.A. destinada aos municípios de atuação da UHE Aimorés | Coordenação: Fernanda Marques – Assessora de Comunicação | Analistas de Comunicação: Letícia Vicente e Milene Novaes | Projeto gráfico e produção: AVI Design | Jornalista responsável e redação: Eduardo Aquino | Fotos: Willian Henrique e Arquivo | Impressão: Gráfica Novo Horizonte | Tiragem: 500 exemplares | Contatos: [email protected] | www.aliancaenergia.com.br | UHE Aimorés – Hidrelétrica Eliezer Batista | Fazenda Viçosa, s/n, Santo Antônio do Rio Doce, Aimorés – MG – CEP.: 35 200-000 | (27) 3732-2867.

2 Interação

Vamos mostrar, por partes, como funciona uma usina hidrelétrica e os processos necessários para a geração de energia

Barragem Auxiliar da Usina de Aimorés

Page 3: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

transformam

A recuperação e preservação de matas é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente. São as árvores que protegem as

nascentes, servem de refúgio e alimento para diversos animais, evitam que as chuvas fortes causem erosão no solo, proporcionam o equilíbrio do clima além de tantos outros benefícios. Cuidar do meio ambiente é um exemplo de responsabilidade socioambiental e um compromisso assumido pela Aliança Energia.

Acreditando no cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social para as pessoas e as comunidades, a Aliança uniu o programa de reflorestamento da UHE Aimorés com as necessidades das pessoas que vivem na região do BARI, formada pelas cidades de Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta. Neste cenário, surgiu a Cooperativa de Trabalho do BARI, a Cooperbari, inserindo-se no mercado de forma competitiva e organizada.

Os serviços de reflorestamento que eles realizam contribuem para a recuperação de ecossistemas e manutenção de áreas verdes já reflorestadas. O trabalho inclui plantio de mudas nativas, irrigação, adubação, aceiro, capina, roçada, controle de formigas, entre outras ações.

Dia 5 de junho é o “Dia Mundial do Meio Ambiente” e uma forma muito eficiente de preservá-lo é o reflorestamento. Reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade, a Aliança Energia investe na preservação de matas nativas e reflorestadas na região próxima à Usina de Aimorés e ainda fomenta a economia local.

Leia mais em www.aliancaenergia.com.br/noticias

Interação 3

Reflorestamento melhora qualidade ambiental

Social

A roçada ajuda na identificação e preservação de espécies nativas e retira espécies que impedem o crescimento de novas mudas

Como posso preservar o

meio ambiente:: Plante uma árvore.

:: Prefira o uso de embalagens biodegradáveis.

:: Separe o lixo para ser reciclado.

:: Jogue lixo em locais apropriados.

:: Utilize a água de forma responsável e consciente.

:: Preserve as áreas verdes.

“É muito gratificante poder contribuir, como profissional, para a recuperação da cobertura vegetal, que, entre outras coisas, preserva as nascentes de água, que é a base de tudo. Sei que o resultado demora a aparecer, pois algumas árvores demoram mais de 20 anos para atingir a fase adulta, mas é muito bom saber que o meu trabalho vai beneficiar as gerações futuras”

Thiago Dutra de Souza , Técnico agropecuário, com especialização em meio ambiente, e cooperado da Cooperbari.

Page 4: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

para o desenvolvimento localTurismo: alternativa

U

Fazer do turismo um mecanismo de promoção das economias na região do BARI. Esse é o objetivo do programa formado por 22 instituições públicas e privadas que conta com a parceria da Aliança Energia

4 Interação

ma região rica em belezas naturais com potencial para serem desbravadas pelos turistas. A partir dessa constatação, foi criado, em janeiro de 2016, de um Grupo de Trabalho de Turismo no BARI, região

do Médio Rio Doce onde se localiza a UHE Aimorés. Com objetivo de criar oportunidades, articular parcerias, mobilizar recursos e viabilizar ações e projetos, a iniciativa propõe contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios de Baixo Guandu, Aimorés, Resplendor e Itueta.

O Grupo de Trabalho mapeou 34 atrativos turísticos, que vão desde monumentos históricos a manifestações culturais e patrimônios naturais da região. O passo seguinte foi a criação de roteiros turísticos e de um guia com as informações de cada atrativo.

Para a turismóloga Danielle Passos Gomes Pacheco Henriques, que participa do Grupo, na internet havia pouca informação disponível sobre a região, mesmo considerando a diversidade de atrativos. “Vislumbrando o potencial turístico e a possibilidade de criar ferramentas que concentrem e consolidem as informações, abracei instantaneamente a proposta de criação desse circuito”, comenta Danielle.

A Aliança é uma das participantes do Grupo de Trabalho que começa a colher os primeiros resultados. Já está disponível o site (www.turismonobari.com.br), onde é possível encontrar informações sobre as atrações, os roteiros, como chegar, as localizações, os mapas e os contatos.

Social

De grande beleza cênica, seus aproximados 330 metros de altitude são um atrativo para escaladas.

Como chegar: Acesso pela BR-259 próximo à barragem da Usina Hidrelétrica de Aimorés.

Pedra LorenaAimorés/MG

Povoado ao norte de Itueta que se formou com a chegada de Pomeranos, entre os anos de 1915 e 1920, e que ainda preserva tradições culturais dos primeiros imigrantes.

Como chegar: Lado Norte de Itueta, pela balsa ou via município de Resplendor.

Comunidade Pomerana Vila Neitzel Itueta/MG

Resplendor

Aimorés

Page 5: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

alternativa

“O Circuito Turístico do Bari pode trazer muitos benefícios para a nossa região, fazendo a economia girar. Acredito que seja um boa oportunidade para divulgar as belezas daqui, que são pouco conhecidas”

Estefane Henriques, Assistente de comunicação da Associação Rede Vidas

“Vejo com bons olhos a iniciativa,

pois temos poucos mecanismos para atrair turistas para a cidade. Um campeonato de voo livre traz cerca de 300 pessoas para a cidade, o que é muito bom para a economia local”

Raney Modeneze de Freitas, Presidente de Associação de Voo Livre de Baixo Guandu

Leia mais em www.aliancaenergia.com.br/noticias

Interação 5

Localizada a 860 metros de altitude, na Serra do Monjolo, a Rampa de Voo Livre fica a 20 quilômetros do Centro de Baixo Guandu. O local proporciona uma bela vista e é considerado uma das melhores rampas do Brasil.

Como chegar: O acesso é pela ES-446 sentido Itaguaçu, sendo 12 quilômetros de asfalto e 8 de estrada de chão.

Rampa do Monjolo Baixo Guandu/ES

Pedra LorenaLocalizado na Fazenda Viçosa, em Aimorés (MG), e próximo a Baixo Guandu (ES), o Parque Botânico também é uma atração turística da região do BARI. Estruturado em uma área de 186 hectares de floresta, sendo a grande maioria reflorestada pela Usina de Aimorés, o Parque promove atividades de educação ambiental e relacionamento com as comunidades, em meio à natureza.

O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Para participar das atividades de Educação Ambiental é necessário agendamento prévio, que pode ser realizado pelo e-mail [email protected].

Resplendor

Itueta

AimorésBaixo

Guandu

Turismo e educação ambiental

O local é ideal para atividades de ecoturismo, onde são encontradas trilhas e cavernas e o Pico do Garrafão, com 1.135 metros de altitude.

Resplendor/MG

Como chegar: Para visitar o Parque é necessário entrar em contato com a equipe da Administração.

Parque Estadual Sete Salões

foto pendente

foto pendente

Page 6: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

ganha novos mercadosIlha da Fantasia

Com o apoio do Programa Rede que Gera Renda, promovido pela Aliança Energia para fomentar o desenvolvimento da economia em cidades e comunidades próximas à UHE Aimorés, a família Frederico está conseguindo fazer com que os seus doces cheguem a uma rede nacional de supermercados

A família Frederico é uma das beneficiadas pelo Programa. O pai – Djalma Galdino de Almeida, a mãe – Ilza Frederico, a filha – Márcia Frederico de Almeida

Percilios e a tia – Lindaura Frederico moram em uma propriedade rural em Baixo Guandu, onde produzem os doces (rapaduras e derivados, doces de leite, de abóbora, entre outros) com a marca Ilha da Fantasia.

O apoio recebido pelo Rede que Gera Renda contribuiu para que o negócio da família Frederico desse um novo passo para conquistar outros mercados consumidores. Começando pela visita a uma fábrica de doces, onde aprenderam novas técnicas e métodos produtivos, o que serviu de referência para a aquisição de equipamentos que completaram a estrutura da fábrica. Com as melhorias, a Fábrica de Doces Ilha da Fantasia conseguiu se ajustar aos padrões de qualidade necessários para fechar contrato com uma rede nacional de supermercados.

O Programa da Aliança Energia é desenvolvido na região das Usinas onde a empresa atua, como é o caso da UHE Aimorés. Tem como objetivo apoiar empreendimentos sociais na geração de renda por meio de capacitação empreendedora, aquisição de equipamentos, organização da produção e fortalecimento de parcerias, buscando a independência e sustentabilidade dos empreendimentos.

Em menos de um ano de implantação, o Programa Rede que Gera Renda apoia 10 empreendimentos na região da UHE Aimorés, com 117 beneficiados diretos e 351 indiretos.

Social

6 Interação

“A fábrica de doces está transformando a vida da nossa família, pois realiza o nosso sonho de ter uma empresa legalizada e

nos ajuda com o aumento da renda familiar”

Márcia Frederico de Almeida Percilios

Rede que gera renda

foto pendente

Page 7: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

Educação Ambiental

Interação 7

Leia mais em www.aliancaenergia.com.br/noticias

A Mata Atlânticacomo inspiração

O concurso é aberto aos alunos matriculados no 9º ano da rede pública do Ensino Fundamental dos municípios de Baixo Guandu,

Aimorés, Itueta e Resplendor. A ideia é estimular os estudantes a criarem um novo olhar sobre a Mata Atlântica e refletirem sobre mudanças de atitude que contribuam para a preservação deste importante bioma.

As escolas participantes são parceiras da Aliança e já estão trabalhando o tema com seus alunos e motivando-os a procurarem informações sobre a Mata Atlântica.

Após a criação das redações, os trabalhos selecionados serão avaliados pela equipe

socioambiental da UHE Aimorés, que vai escolher as que serão encaminhadas para a comissão julgadora, que, por sua vez, decidirá quais são as três vencedoras.

A informação sobre os trabalhos vencedores com os nomes dos autores será disponibilizada no site da Aliança Energia (www.aliancaenergia.com.br).

“Preservação da Mata Atlântica: Atitudes conscientes fazem a diferença” foi o tema escolhido pela Aliança Energia para promover um concurso de redação, que tem como objetivo estimular a reflexão sobre a importância desse bioma.

Rede que gera renda

Page 8: JORNAL AIMORES ED 8 MAIO - aliancaenergia.com.braliancaenergia.com.br/br/content/uploads/2017/05/JORNAL_AIMORES_ED... · de redação PÁG 7 Belezas naturais gerando desenvolvimento

Dia Mundial doMeio Ambiente

OVamos colorir?

8 Interação

Dia Mundial do Meio Ambiente, é comemorado em 05 de junho. A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, essenciais para a sobrevivência no planeta.

Ligue os pontos para completar nosso amiguinho que habita a Mata Atlântica e use sua criatividade em um lindo colorido!

Jogo dos sete errosEncontre sete diferenças entre as duas imagens