jornal Água verde dezembro

16

Upload: agua-verde-jornal

Post on 13-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal dos bairros Água Verde, Rebouças, Vila Izabel e Portão, de Curitiba.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Água Verde dezembro
Page 2: Jornal Água Verde dezembro

Perto do Natal todos ficam bonzinhos

O velho Antero, autor desta colu-na (foto acima), é aposentado,

viúvo, frequentador de botecos ecasas de má reputação do bairro.

Coluna do velho Antero (foto ao lado, fazendo careta. Sem fazer careta ele é mais feio).

Deve ser essa tal de “magia do Na-tal”. Nas últimas semanas de dezem-bro as pessoas estão mais solidárias,mais boazinhas. Todos pensam empresentear. O comércio fica no lucroe o dinheiro espalha fazendo a ale-gria de muitos.

Tudo é beleza, porém, é precisonão esquecer do “aniversariante”, istoé, Jesus Cristo, aquele que falou dosvendilhões do templo - que sempreexistiram -, e que hoje usam canaisde televisão, rádios e jornais para ar-recadar dinheiro dos ingênuos. Mas“aquele que tudo sabe” deve ter seusmotivos para permitir a existênciadesses parasitas que proliferam.

Na semana passada fui ao Paraguaicomprar presentes para a parentalha(mistura de parente com gentalha) e fi-quei surpreso com algumas coisas: os

preços, muito baratos, e muitas novi-dades em todos os setores. Sacoleiro porsacoleiro, quem vai a Miami ou NovaIorque não tem diferença de quem vaiao Paraguai: estão todos em busca deofertas enquanto o nosso governo arre-benta com os nossos comerciantes comimpostos exorbitantes.

Principalmente me surpreendi coma educação no trânsito dos paraguaios.Aquilo é um inferno na terra. Os con-gestionamentos na Ponte da Amizade,são quilométricos, nos dias de maiormovimento você pode levar até duashoras para atravessar uma distância de2 quilômetros. O trânsito é um verda-deiro caos, ninguém respeita ninguém,todos atravessam sem avisar, sem darsinal, buzinam, dão tapas nos carros.E tudo isso, sem nenhuma violência,sem nenhum palavrão. Ahh se fosse noBrasil: saia morte, tiroteio, brigas, so-cos e pedradas.

Será que no trânsito o paraguaio émais educado que o brasileiro?

Por falar em violência, o governoestá fazendo campanha pelo desarma-mento. Ora, em 2002 tivemos um ple-biscito onde a população brasileira der-rotou nas urnas a ideia do desarmamen-to. Por que o governo não obedece apopulação? Desarmar o cidadão é fá-cil. Quero ver desarmar os bandidos,com essas fronteiras que mais parecemqueijo suiço.

Podem aumentar o quanto quiserem

o valor a ser pago pelas armas: jamaisentregarei minhas armas.

No dia que o marginal tentar entrarna minha casa será recebido com chum-bo grosso - e não com flores, como de-seja o governo.

O cidadão tem direito de defendersua família e seu patrimônio. O gover-no é incompetente para garantir a se-gurança do cidadão e deseja desarmara população. Isso é ridículo.

Estava tomando umas e outras no bardo Toninho e ouvi a seguinte conversa:“Quem derrotou o prefeito LucianoDucci nesta eleição foi parte da grandeimprensa local. Semanas antes da elei-ção começaram a levar ao ar e a publi-car matérias sobre o caos na saúde (comose fosse apenas em Curitiba)”. E eu pen-so que se do outro lado (PT) não tivesseanúncios do governo federal, Caixa Eco-nômica, Banco do Brasil, Petrobras, seráque o Luciano seria derrotado?

A imprensa não tocou mais no as-sunto dos deputados que levaram mi-lhões das empresas de pedágio nas últi-mas eleições. É por isso que osparanaenses pagam os pedágios maiscaros do país?

A cada dia que passa parece quea campanha para governador em2014 já começou. Já tem gente nobairro trabalhando para este ou aque-le candidato, principalmente políti-

cos e seus assessores ou aspones.

Muita gente está assustada com osescândalos de corrupção. O mensalãodesviou 110 milhões de reais e ocu-pou espaço na mídia durante meses -e continua ocupando. Porque será queninguém fala do desvio de 19 bilhõesdo Banestado?

A imprensa local não tem memóriaou tem rabo preso?

Os paranaenses vão levar 25 anospara pagar a maior roubalheira no Es-tado do Paraná, no governo JaimeLerner, e ninguém comenta, ninguém serevolta. Êta cidade de cordeiros. É porisso que tem tantos ladrões à solta.

Parece que o Metrô de Curitibaempacou novamente. Cidades menoresque Curitiba tem metrô há decadas.Enquanto não sai o metrô os donos dotransporte coletivo estão felizes da vidae o trânsito fica cada vez pior.

A cidade de Curitiba está se trans-formando para melhor. São muitasobras em diversos bairros e centro. ACopa do Mundo trouxe para a nossacidade recursos financeiros que jamaisseriam conseguidos em tempos normais.E ainda tem o complexo da Arena doAtlético que vai trazer ainda mais in-vestimentos, turismo e progresso.

Desejo um Feliz Natal e um exce-lente Ano Novo a todos.

Page 3: Jornal Água Verde dezembro

Intercâmbio cultural Brasil-Coreia está aumentando anualmenteAs estudantes coreanas Jieun Renata Kim e Minyoung Kim estão em Curitiba participando de intercâmbio

cultural e falam sobre suas impressões sobre a “frieza” dos curitibanos e surpresas da nossa capital.enata e Minyoung são duassimpáticas coreanas que vie-ram a Curitiba para ficar um

ano, estudando língua portuguesa.Ambas tem em comum a idade, 21 anos,e o local de estudos em Seul, a Univer-sidade de Estudos Estrangeiros. Em co-mum também a primeira impressão ne-gativa que tiveram ao escolher a cidadede Curitiba para participar de intercâm-bio cultural. Impressão que durou 3meses para mudar.

“Escolhi a cidade de Curitiba para ointercâmbio. No início alguns amigoscoreanos que estudam em Porto Alegredisseram que o curitibano era muito friocom as pessoas, não gostavam de estran-geiros, que eram muito fechados. Fiqueicom medo e nos primeiros meses quemorei aqui senti vontade de chorar. Masdepois uma amiga coreana que estudanos Estados Unidos veio passar as féri-as conosco. Saimos, passeamos pelosparques, praças e shoppings, e ela disseque estávamos erradas, que na verdadeCuritiba era uma cidade muito melhorque Porto Alegre, e que os curitibanossão simpáticos e educados. Disse quetivemos muita sorte por ter escolhidoCuritiba, e passamos a comparar e des-cobrimos que ela estava certa, queCuritiba realmente é uma bela cidade eque os curitibanos são muito legais”,conta Minyoung Kim.

Jieun Renata fala que ficou apreen-siva ao sair pela primeira vez da Coreia,e atravessar o oceano para vir estudarem uma cidade com cultura muito dife-

rente. Ela trabalha como corresponden-te da revista da Universidade de Estu-dos Estrangeiros, enviando artigos so-bre a cultura e notícias sobre o Brasil.

Segundo Jieun Renata, “os jovenscoreanos vêem o Brasil como uma inte-ressante alternativa, principalmenteaqueles que não gostam do modelo dosEUA e do Japão, e passam a ter interes-se em estudar e trabalhar no Brasil, por-que tem um sistema político não alinha-do às grandes potências”.

No início foi difícil a fase de adapta-ção, estranhava a comida, os hábitos e nos

primeiros 3 meses desejava voltar àCoreia. Com o tempo, fez novas amiza-des e passou a gostar da cidade e hoje estáfeliz por estar em Curitiba. Sobre as coi-sas que mais gosta no Brasil, ela destacao café expresso com leite. Ela conta queaqui o café é encorpado, saboroso, enquan-to que na Coreia é parecido com o norte-americano, é aguado. Sobre a comida,ambas gostam muito de feijoada.

Minyoung Kim estuda economia e lín-gua portuguesa. Ela conta que no inícioficava escandalizada quando via os brasi-leiros se beijarem como forma de cumpri-

mento, algo muito diferente da cultura ori-ental, mas hoje prefere o jeito brasileiro,porque “é mais agradável, quebra a bar-reira entre as pessoas e torna a relação deamizade mais próxima”. Outro fator im-portante é a liberdade: “aqui não há muitapressão para estudar”, conta.

Nos últimos anos vem aumentandoo número de intercambistas entre Brasile Coreia. Diversas empresas, faculdadese universidades apoiam e financiam estaatividade no Brasil e na Coreia, e a pre-visão é de aumentar ainda mais o inter-câmbio cultural no próximo ano.

As estudantes coreanas Jieun Renata Kim e Minyoung Kim. Apesar do mesmo sobrenome, não são irmãs.

Page 4: Jornal Água Verde dezembro
Page 5: Jornal Água Verde dezembro

Alguns bares do nosso bairro ede bairros da região não cumprem alegislação que trata de perturbaçãoda ordem. Alguns bares forammultados e outrosfechados porqueinsistiram em desafiara legislação,produzindo som alto.

Para ter som aovivo é necessário queo bar tenha isolamentoacústico adequado, eque tenha segurançaspara impedir algazarrana rua por parte defrequentadores oucuriosos.

Os moradores quese sentiremprejudicados em seu direito aorepouso devem acionar a Justiça daseguinte forma:

Bares perturbam os moradores com som altoFazendo Boletim de Ocorrência

junto à autoridade policial, oucomparecendo à Promotoria deDefesa do Meio Ambiente na

avenida Marechal Floriano Peixoto(fone 3250-4766) para instauraçãode inquérito.

O Decreto-Lei 3688/41, Lei dasContravenções Penais — LCP diz:

Perturbação do trabalho ou dosossego alheios

Art. 42 – Perturbaralguém, o trabalho ou osossego alheios:

I – com gritaria oualgazarra;

II – exercendo profissãoincômoda ou ruidosa, emdesacordo com asprescrições legais;

III – abusando deinstrumentos sonoros ousinais acústicos;

IV – provocando ou nãoprocurando impedirbarulho produzido poranimal de que tem guarda:

Pena – prisão simples, de 15(quinze) dias a 3 (três) meses, oumulta.

Os proprietários de bares quedesrespeitarem a lei podem sermultados, presos, ou terem oestabelecimento fechado. Umaprova disso foi dada pelo Tribunalde Justiça do Paraná (TJ-PR) quedeterminou nesta sexta-feira ofechamento da tradicional casanoturna Wood’s Bar, localizada nobairro Bacacheri, em Curitiba. Adecisão é resultado de uma açãomovida pelo Ministério Público doParaná (MP-PR), motivada pelapoluição sonora que seria produzidapelo estabelecimento e porfrequentadores no entorno do bar.

O promotor Sérgio LuizCordoni, da Promotoria de Justiçade Proteção ao MeioAmbiente havia entrado com umaação judicial pedindo o fechamentodo estabelecimento, e foi atendidopelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Page 6: Jornal Água Verde dezembro

Área GamerPor Cézar Moura.

Desmond Miles está de volta ao que

parece ser o fim de uma era. Assumindo

o controle de um “novo” ancestral,

Assassin’s Creed III é realmente uma

revolução ou apenas um passeio pela

floresta?

Se existe alguma imagem disponívelpara descrever a franquia Assassin’s Creed,seria aquela de uma figura encapuzada, noparapeito de alguma construção arranha-céu, olhando para a cidade que habita logoabaixo. Isso é o que traduz para nós aquiloque faz essa franquia especial - a incrívelatenção prestada aos detalhes, arquiteturamagnífica e as situações históricas que nãose encontra em nenhum outro jogo - e éexatamente isso o que nos mostra suaslimitações, já que é difícil de você sercompletamente trasportado para dentrodaquela história, como se algo estivesse nocaminho impedindo que você realmentepudesse se jogar de peito em todo esseenredo.

Assassin’s Creed III quebra esseparadigma. Utilizando do novo motor gráficoAnvilNext, a desenvolvedora Ubisoftconseguiu finalmente nos botar dentro dahistória que eles querem nos contar. Nostrazendo ambientações tão ricas em detalhe,com tanta coisa acontecendo ao mesmotempo, tantas pessoas que reagem cadauma de sua maneira às suas ações que éimpossível não ficar um tempo paradoadmirando esse novo universo.

Assassin’s Creed III

A História:

Continuando de onde paramos emAssassin’s Creed Revelations, o jogo continuaexatamente onde seu precursor acabou - comode costume -, com Desmond Miles e sua turmaà la Scooby Doo finalmente chegando notemplo em que a deusa Juno os mandou.Chegando lá, eles não sabem o que fazer, poisa história de seu antepassado está incompleta,já que tem peças faltando na trama que osimpedem de abrir a porta do templo. Em umasimples conveniência de roteiro, Desmond seencontra de volta ao Animus para mais umaviagem histórica ao passado, na pele agorade Connor Kenway. Um Assassino nativo-americano que viveu na época da RevoluçãoAmericana.

Connor Kenway. Filho de um importantehomem de negócios britânico com uma índiaMoicana, é um Assassino em busca devingança contra as pessoas que mataram suamãe e queimaram a sua vila. Agora, aliado àuma Ordem lendária e preso a uma vida quenão escolheu, ele vai fazer de tudo paraimpedir as maquinações Templárias dentro dascolônias, se aliando à grandes figurashistóricas como George Washington, PaulRevere e Sam Adams, trazendo assim aindependência dos Estados Unidos. O Jogo

nos coloca em vários momentos importantesdessa etapa da História, tais como a Festa doChá de Boston, ou as batalhas de Lexingtone Concord.

A Jogabilidade:

Existe uma frase que diz “Quanto maisas coisas mudam, mais elas ficam iguais”.Este conceito se aplica totalmente a este jogo.Por mais que a mecânica estejacompletamente revisada, AC III ainda é umjogo em que se aplica a mecânica de defesa/contra-ataque, feito completamente novo pelafluidez e a brutalidade com a qual Connor sedesfaz de seus oponentes, e muito variadopelo tamanho de seu arsenal.

Por mais que este seja o jogo que maisfocaliza em combate de toda a franquia, aindaexistem as missões de infi ltração eassassinato em que você não pode ser visto,o que ficou extremamente difícil em algumaspartes, dados os objetivos secundários que ojogo lhe fornece.

As Batalhas Navais: As missões navais ficaram como

missões secundarias que seguem uma histórianão-linear. Elas consistem em simplesmissões de reconhecimento de uma área;escolta de navios mercantes e ferozescombates marítimos em meio a tempestadese encostas rochosas.

A mecânica é bem simples de entender,sempre com 3 tipos diferentes de tiro, comotiros normais de bolas de ferro, ou correntespara derrubar os mastros e etc. Mas já vou

dizendo que nada é tão divertido ougratificante quanto quebrar os mastros donavio inimigo e então invadi-lo. Ou ficarparalelo à ele e acabar com ele com umaúnica saraivada de canhões.

O Veredicto:Assassin’s Creed é de longe uma das

melhores franquias já criadas, assim comouma das minhas séries de jogos favoritasdesta geração. Os gráficos estãosimplesmente espetaculares para um jogo demundo aberto, com o cenário rico em vidaselvagem nas florestas, e civilizada nasrepresentações de Boston e Nova York

do século XVIII. Alguns pequenos bugs ainda persistem,

e certas ocasiões o jogo perde a velocidadedevido à queda de frame rate (já que eu jogueiem console). Assim como muito, mas muitoraramente, dava pra se enxergar um poucode serrilhado nas extremidades de certaslocalidades, mas nada de exagerado queestragasse com todo o visual e a obra comoum todo. Que venha 2013 com a sequência!

O Melhor: Poder usar todas as armas dojogo e mesmo assim dificilmente Connorrepetia uma animação durante a luta.

O Pior: Ainda ficar preso às situações emque o jogo não obedece completamente aseus comandos. Fazendo com que você pulepara o lado quando quer continuar correndoem cima do muro. Apenas os fortesentenderão.

Page 7: Jornal Água Verde dezembro

Governador Beto Richa reduz valor do IPVAgovernador Beto Richa as-sina nesta terça-feira decre-to que fixa os valores parao recolhimento do Imposto

Sobre Propriedade de VeículosAutomotores (IPVA) no Paraná noexercício 2013. A tabela traz redu-ções de até 11,4%, para o caso deautomóveis de passeio, sobre o va-lor venal do veículo utilizado comobase para o pagamento do tributoneste ano. “Os estudos demonstramque, em média, os veículos usadossofreram uma desvalorização de8,3% em 2012”, explica Richa.

A tabela de valores venais utiliza-da para o cálculo do IPVA no Estadoé elaborada pela Fundação Instituto dePesquisas Econômicas (Fipe), pormeio de pesquisa no mercado de veí-culos realizada no mês de setembro.

Todas as categorias de veículos ti-veram queda nos preços, variandoconforme o tipo e respectivos mode-los. Além da variação para baixo no

caso dos carros, caminhonetes e utili-tários terão redução de até 8,4%, ca-minhões (-9%), motocicletas (-0,9%)e ônibus (-8,6%). “Há uma reduçãoreal no preço do imposto e o Paranácontinua com um dos IPVAs maisbaratos do Brasil”, disse Richa.

A alíquota do IPVA no Estado foimantida em 1% do valor do veículopara ônibus, microônibus, caminhõese carros movidos a gás natural, en-quanto que para motocicletas e simi-lares, automóveis e caminhonetes oíndice de cálculo é de 2,5% sobre ovalor venal do bem.

A Receita Estadual estima que3,92 milhões de veículos vão pagarIPVA em 2013, o que representa umaumento de 5,9% em relação à frotadeste ano (3,69 milhões de veículos).A previsão de arrecadação é de R$1,7 bilhão, 3,2% mais do que no exer-cício atual. “Do total arrecadado,

50% vão para os municípios”, res-saltou o governador.

O Paraná tem dois milhões de ve-ículos isentos do pagamento do IPVA.Estão nesta categoria, por exemplo,automóveis com mais de 20 anos deuso, taxis e veículos usados para otransporte escolar, registrados emnome de particular.

PAGAMENTO – Um veículo bá-sico, Gol ou Uno, cujo valor venal foiestipulado em R$ 14 mil, conforme atabela Fipe, vai pagar R$ 350,00 deIPVA no ano que vem. Para um carromédio, modelo Astra ou Civic, avali-ado em R$ 30,5 mil, o imposto ficaem R$ 760,00. Automóveis grandes,como Amarok ou Santa Fé, com pre-ço médio de R$ 90,8 mil, serão tribu-tados em R$ 2.270,00.

O calendário de vencimentos doIPVA 2013 começa em fevereiro paraquem optar pelo pagamento com des-conto de 5%. “Mantivemos este anomais esse benefício para os contri-buintes paranaenses”, disse Richa.Entre março e julho, o recolhimentotambém pode ser feito à vista (semdesconto) ou em quotas, de acordocom o final da placa.

A consulta do valor de referênciapara cálculo do IPVA pode ser feitano site www.fazenda.pr.gov.br

Page 8: Jornal Água Verde dezembro
Page 9: Jornal Água Verde dezembro

Diplomatas do Uruguai reunidos em almoçoA Cônsul Honorária do Uruguai em Paranaguá, LedaNeli da Silva Pedrosa Borges, recebeu para o almoço do“Nhoque da Sorte” (tradição italiana) em sua residêncianas proximidades da Praça do Japão, no último dia 29, oEmbaixador Joaquin Pires Jorge e esposa Maria Délia.O Embaixador Joaquin Pires trabalhou como funcioná-rio do governo uruguaio na Itália e África do Sul. FoiCônsul Geral em Barcelona e Embaixador no Irã.Atualmente é o Cônsul Geral do Uruguai no Paraná.Na foto ao lado, a Cônsul Honorária Leda Borges, oEmbaixador Joaquin Pires e a esposa Maria Délia.Na próxima edição publicaremos entrevista com oEmbaixador sobre turismo no Uruguai.

O barbeiro NoelUma das personalidades marcantes

do bairro Rebouças é o barbeiro Noeldos Santos. Por mais de 42 anos eletrabalhou como barbeiro, e desde 1993manteve a barbeariana rua EngenheiroRebouças esquinacom a rua 24 de Maio.

Mineiro deVarginha, mas regis-trado em Sergipe,Noel é uma pessoasimpática, semprecom um sorriso fran-co. Cordial com to-dos, muito educado,conquistou uma am-pla clientela através de seu trabalho ede sua simpatia.

Morador do bairro Rebouças, ex-candidato a vereador, ele defende a cri-

ação de Vigilantes do Meio Ambiente,com voluntários da comunidade paraauxiliar as autoridades na defesa donosso meio ambiente. Ele estuda a pos-

sibilidade de formaruma ONG local paraatuar neste sentido.

Outro projeto deNoel é apoiar os poli-ciais civis e militaresatravés de pressão po-pular junto aos depu-tados e senadores paradar maior rigor nas leisque punem criminosose marginais. Ele afir-ma que a Lei atual

atrapalha o trabalho dos policiais, comtanta defesa de direitos humanos.“Quem precisa de defesa é o cidadão, enão o marginal”, afirma Noel.

O nosso organismo necessita é de água enão de refrigerantes. A água tem a função deeliminar as toxinas (impurezas, venenos dealimentos, químicos etc). Ao eliminar astoxinas, a água limpa o rim e o fígado. Quandovocê não consome água, e sim refrigerante,seu organismo fica sujo de impurezas, que seconcentram e podem causar câncer.

Beber água regularmente, diversas vezesao dia, é garantia de uma saúde perfeita, compele e cabelos bonitos.

Afinal, quais são os malefícios do

refrigerante?

Vejamos a seguir alguns dos riscosprovocados pelo consumo regular derefrigerantes, o que comprova as maravilhasda indústria do marketing:

- Osteoporose. O consumo de bebidasexcessivamente doces potencia o risco desofrer de osteoporose, devido à ação do ácidofosfórico, que impede a correta absorção docálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudoda Tufts University descobriu que mulheresque bebiam apenas 3 refrigerantes porsemana tinham uma perda óssea média de4% (em regiões como os quadris), a mais queao grupo de mulheres que ingeriam outro tipode bebida.

- Obesidade. O consumo de refrigerantesestá amplamente associado ao aumento depeso e à obesida-de. Naturalmente, oaumento das calorias consumidas leva aoaumento de peso, mas, mesmo osrefrigerantes diet podem ocasionar esteproblema.

Recentes estudos demonstraram umaassociação entre o os refrigerantes semaçúcar e o aumento da cintura.

Refrigerante? Não,

obrigado. Faz mal à saúde.- Diabetes. Um estudo feito com 90 mil

mulheres mostrou que, as que ingeriam umaou mais bebidas com açúcar (como sucos ourefrigerantes), estavam mais propensas adesenvolver diabetes tipo 2 . As bebidas comaçúcar aumentam o nível de glicose em jejume a resistência à insulina.

- Infarte. Pesquisadores da Universidadede Harvard descobriram que o consumo diáriode uma bebida com açúcar aumenta em 20%as chances de sofrer um ataque cardíaco. Esterisco aumenta conforme a quantidade debebidas doces consumidas diariamente.

- Triglicerídeos. Mesmo que a pessoanão aumente seu peso, os refrigerantes comaçúcar podem ser prejudiciais para a saúdecardiovascular, especialmente nas mulheres.As mulheres que consomem bebidas comaçúcar são mais propensas a desenvolverníveis elevados de triglicerídeos.

- Cáries. O açúcar contido nosrefrigerantes transforma qualquer consumidorem alvo perfeito de cáries dentária.

- Cálculos renais. A maior parte dosrefrigerantes contém oxalato, que podeocasionar problemas como cálculos renais.

- Insônia. Os refrigerantes tambémpodem provocar transtornos do sono -comoinsônia- devido aos altos índices de açúcarque contêm.

- Gastrite. A enorme concentração deaçúcar, aditivos e o Ph ácido podem provocartranstornos digestivos, como a gastrite.

Em resumo: os refrigerantes não aportamnutrientes nem outros elementos positivospara o desenvolvimento do nosso organismo,só contêm calorias vazias e malefíciosgeradores de problemas de saúde.

Page 10: Jornal Água Verde dezembro

A Roma Imóveis deseja a todos

Page 11: Jornal Água Verde dezembro

O bairro Água Verde, recentementeganhou mais uma nova opção para oseu almoço do dia-a-dia. O restauran-te Garam Masala Gastronomia, abriusuas portas no dia 10 de outubro, e jáestá fazendo sucesso. Possui umambiente agradável e aconchegante,trabalha com sistema de Buffet aQuilo, oferece culinária nacional einternacional, sob o comando de chefde cozinha. Atendimento de segunda asábado das 11:30 às 14:30 hrs,Av. Iguaçú, 1686 - Agua Verde F:3232.2834. Aceita reservas paraeventos. www.garammasala.com.br

Nos últimos anos Curitiba estáconquistando lugar de destaque entreas capitais com as melhores festas edecorações natalinas, atraindo turistasde todo o país.

O mais tradicional show natalino deCuritiba, o Coral do Palácio Avenida como espetáculo “Vem sonhar com a gente”continua e terá nove apresentações, apartir de 30 de novembro, às 20h10. Coma participação de 160 crianças será apre-sentado às sextas-feiras, sábados e do-mingos, até dia 16 de dezembro.

O Paço da Liberdade teve apresen-tações de um espetáculo especial queatraiu milhares de pessoas. No Batel, aÁrvore de Natal do Radisson Hotel, “Ár-vore Encantada”, terá apresentações nosdias 14, 19 e 21. A Linha Turismo espe-cial de Natal volta a percorrer os princi-pais pontos decorados.

O circuito natalino no Centro terátambém feiras na Praça Osório e na San-

Curitiba capital do Nataltos Andrade com produtos natalinos ecomidas típicas de diversos países. Asfeiras irão atender o público de 22 denovembro a 21 de dezembro.

Também será realizado em diver-sos bairros o concurso de decoraçãode vitrines promovido pela AssociaçãoComercial do Paraná. Serão premia-das as três lojas inscritas com melhordecoração, em cada bairro.

Site Natal CuritibaO Curitiba, Região e Litoral

Convention & Visitors Bureau lançouum site especial, com toda a programa-ção de Curitiba no mês do Natal. O por-tal foi projetado para oferecer os melho-res serviços da cidade com relação à city-tours, compras, gastronomia e entrete-nimento, locação de veículos e transpor-tes, meios de hospedagens e pacotes deceias, além de atualizações com notíci-as, novidades e atrações de Natal.

www.natalcuritiba.com.br

Novidades no bairroEspaço Letéra

Unissex

Lorene Márcia Surianinaugurou no dia 17 de

outubro passado oexcelente espaço de

beleza e relax LetériaUnissex, na rua Pasteur,

600. Tudo isso comótimos profissionais,

instalações confortáveis eestacionamento próprio.

Garam Masala

Gastronomia

Boutique Maria

Pimenta

Uma das mais completas emodernas boutiques de Curitiba,

especializada em moda feminina, aMaria Pimenta, está sob novadireção, e trouxe os últimos

lançamentos da moda femininapara este verão que inicia.

Visite e conheça a Maria Pimentana avenida Água Verde, 536, no

bairro Água Verde.Facebook: Maria Pimenta

Page 12: Jornal Água Verde dezembro

Conheça a si mesma e seque sem

esforço! Assim, você pode mudar de

hábitos e comer os alimentos ideais

para emagrecer.

Se você vive de dieta e nãoconsegue emagrecer, é melhor dar umpouco mais de atenção à suapersonalidade. Foi o que descobriu oneurologista norte-americano DanielAmen. No livro The Amen Solution: TheBrain Healthy Way to Lose Weight andKeep It Off (em tradução livre, “A soluçãode Amen: o caminho saudável docérebro para perder peso e nãorecuperá-lo”), ele definequatro tipos de“comedores”: compulsivo, impulsivo,emotivo e ansioso. Amen não sugere umcardápio, mas indica os alimentos ideaispara cada tipo de perfil.

No mesmo livro, o neurologistaafirma ainda que praticar atividadesfísicas regularmente também éimportante para ajudar a equilibrar ostraços mais marcantes de cadapersonalidade. Descubra qual é a sua eelimine de vez a gordurinha extra.

Melhore o humor!

A nutricionista Ariane MachadoPereira, da DNA Nutri, reforça a teoriado neurologista Daniel Amen de que apersonalidade tem grande influência nadieta a ser seguida por cada pessoa.

“Os alimentos certos, inseridos emum plano de alimentação saudável,

Descubra como a sua personalidade

interfere no seu pesopodem equilibrar os neurotransmissoresresponsáveis pela sensação de bem-estar que atuam diretamente nasoscilações de humor”, esclarece Ariane.

O que é melhor comer? Evite dietasmuito restritivas, porque vão deixá-lamais ansiosa, e bebidas com cafeína.Invista em espinafre, aveia e lentilha,pois são ricos em taurina e vitamina B6,que estimulam a liberação deneurotransmissores redutores deestresse.

Sugestão de produto:

Endorfill nutre + metformina + pholianegra + capsiate + valeriana.

É um composto que sua utilização

tem mostrado cada vez mais resultadosno combate a distúrbios alimentaresgraças à sua capacidade de liberarSerotonina, sustância responsável pelasensação de bem estar, é suplementoalimentar para uso como antidepressivo,supressor de apetite e auxiliar no sono.

Estas dicas são para mulheresmodernas que buscam, saúde e tudosobre o mundo feminino! ADermoFormulações atua no mercadofarmacêutico, a mais de 40 anos,oferecendo qualidade e tradição aosseus clientes e parceiros. Entregamosem todo Brasil! Conte com nossoatendimento personalizado a hora queprecisar. (41) 3244-0277 JoyceConsultora de vendas Curitiba.

Construtora não pode impor intermediação de corretores

Jhonson Cardoso Guimarães NevesUltimamente vemos um aumento consi-

derável na compra e venda de imóveis “naplanta”, e, agregado a isso, inúmeras ilegali-dades existentes nos contratos firmados en-tre as partes, ajustes estes que, via de regra,são de adesão, sem qualquer possibilidadede discussão das cláusulas ali inseridas, sen-do simplesmente impostas aos consumidores.

Uma das muitas ilegalidades existentes,e que está se tornando praxe em serfeita pelas construtoras,incorporadoras ou imobiliárias, é aimposição, por parte destas, daintermediação de corretores imobi-liários para a conclusão do negócioe transferência do pagamento des-tes para os compradores.

Como é uma situação que viroucostumeira em contratos dessa es-pécie, tornou-se preciso alvo, tantode análise acerca do tema por juris-tas e doutrinadores, assim como deinúmeras demandas judiciais — in-cluídas ações propostas por associações dedefesa dos consumidores e por Ministério Pú-blico — requerendo a nulidade de cláusulasque versem sobre a transferência no pagamen-to dos corretores da vendedora para os con-sumidores, com a devida restituição dos valo-res despendidos.

Tanta discussão segue no sentido de que,com o amparo do Código de Defesa do Con-sumidor, não há razão, sequer disposição le-gal, que permita tal transferência para o con-sumidor dos custos dos corretores contrata-dos pela vendedora.

Normalmente quem tem o intuito na utili-zação da corretagem que deve pagar a remu-neração do corretor imobiliário, e não transferirtal incumbência para terceiro, salvo quandoexpressamente acordado entre as partes, porlivre e espontânea vontade (o que não ocorreem contratos de adesão, pois a transferência éimposta unilateralmente pelo vendedor).

Como a ressalva que garante a transferên-cia para terceiro não se aplica em casos decontratos de adesão, por não ter ocorrida a efe-tiva discussão entre as partes e conclusão emsenso comum sobre o ônus do pagamento, nãopermitindo margem de escolha por parte docomprador, já inexiste qualquer possibilidadepara impor ao consumidor o pagamento doscorretores contratados pela vendedora, pois foiesta quem tinha o interesse na intermediaçãoda corretagem, e não ao contrário.

Muitas vezes os compradores sequer sa-bem que estão tratando a intermediação donegócio com um corretor imobiliário, acredi-tando se tratar de funcionário da própriavendedora.

Agregado a isso, o Código de Defesa doConsumidor não permite que existam cláusu-las contratuais que imponham ou condicionema conclusão do negócio por meio de represen-

tantes ou intermediadores,condicionem um produto ou servi-ço a outro serviço, ou transfiramincumbência, ônus ou obrigações,que são do fornecedor, para tercei-ros ou consumidores.

Enfim, tendo a vendedora in-teresse na intermediação da cor-retagem, não pode transferir odever de pagamento para os con-sumidores, pois se trata de custoinerente à própria atividadeexercida por aquela e por ser in-tenção inicial de sua parte em ter

a conclusão do negócio medianteintermediação de corretores imobiliários.

Transferir custos que eram de incumbên-cia da própria vendedora ocasiona uma des-vantagem excessiva na contratação, gerandoonerosidade ao consumidor e enriquecimentoindevido do fornecedor, pois é agregado aopreço um valor (normalmente muito conside-rável) que nem ao menos deveria ser pagopelo comprador.

A construtora, incorporadora ou imobiliáriaobtém um lucro gritante, pois está deixando deefetuar um pagamento que era de sua obriga-ção, burlando até mesmo o próprio Fisco. Já oconsumidor passa a ter um prejuízo exorbitante,tendo em vista que tem que arcar com o paga-mento de uma obrigação que era de exclusivi-dade daquele que tinha o interesse naintermediação da corretagem (vendedor).

Deixar a empresa de despender valoresque eram de seu dever inerente, transferindo-os compulsoriamente aos consumidores, éuma forma de gerar um desequilíbriocontratual desnecessário, enriquecimento ilí-cito por aquela, desvantagem excessiva parao consumidor, bem como abalo à própria or-dem econômica.

Desta feita, o que os consumidores po-dem fazer, quando existente a imposição econdicionamento da conclusão do negócio pormeio de corretores da própria vendedora, comtransferência dos custos para os comprado-res, é objetivar a declaração de nulidade dascláusulas contratuais que versem sobre isso,com a consequente restituição, com juros ecorreção monetária, do valor pagoindevidamente, podendo ainda ser em dobrotal devolução.

Page 13: Jornal Água Verde dezembro

COLUNA DO CONDOMÍNIOCOLUNA DO CONDOMÍNIOCOLUNA DO CONDOMÍNIOCOLUNA DO CONDOMÍNIOCOLUNA DO CONDOMÍNIOCOLUNA DO CONDOMÍNIOCOLUNA DO CONDOMÍNIO

Contratação terceirizada - Verifique aidoneidade e o tempo de mercado daempresa. Exija os comprovantes depagamento do salário dos empregados e ostributos mensais. Se não for pago, ocondomínio pode ser corresponsável.Mediação de conflitos - A mediação deconflitos é um método alternativo que podefacilitar a resolução de problemas mediantea colaboração e a integração dosmoradores. Informe-se.Advertência e multa - Nem sempresimpática, a multa às vezes é essencial paragarantir a boa convivência. É importante serprecedida de advertência verbal e escrita.Documentação - Os documentos docondomínio devem ser arquivados. O tempoque devem ficar guardados varia de cincoanos, como as apólices, apermanentemente, no caso de plantas docondomínio.Capacitação - Hoje em dia boa vontade jánão basta para uma gestão eficaz, éessencial o síndico aprimorar osconhecimentos por meio de cursos epalestras de gestão condominial.Equipamentos e vigilância - A junção entre

Dicas para um condomínio eficienteequipamentos de vigilância eletrônica, vigias24 horas e procedimentos de moradores éum fórmula eficaz para inibir invasores.Encomendas - Não permitir a entrega deflores, pizzas, presentes e outros objetos noapartamento. O morador deverá serchamado na portaria para recebê-los.Treinamento - Cursos de treinamento e dereciclagem para vigias são investimentostão relevantes quanto em equipamentosConseg - É interessante participar dasreuniões em seu bairro. O conselhoidentifica e discute os problemas desegurança e encaminha à polícia civil emilitar.Muros - Cuidar dos muros do prédio é amelhor forma de prevenir a entrada deinvasores. Recomenda-se sensores oucercas elétricas. A barreira perimetral émuito importante, pois se um bandidoconseguir entrar na porta e render o primeiromorador, facilmente assalta o prédio inteiro.Controle de acesso - Para garantirsegurança, o controle de acesso éfundamental. O mercado oferece desdesistema de senhas a biometria (digital).

Creci J 3.943

Meus amigos.Notícia mais feliz não poderia teracontecido nesse início dedezembro. Vi, desde logo, osorriso se estampar no rosto denossa comunidade, principalmenteda velharada como eu.Inesperadamente, sem aviso e semos clarins da propaganda eleitoral,eis que, bem cedinho vejo descerpela rua Brasílio Itiberê, emdireção ao centro da cidade,magnífico e garboso (como sefalavaantigamente) umnovo ônibus,silencioso emoderníssimo.Era a primeiraunidade detransportecoletivo, modelo HIBRIBUS, quea Prefeitura colocara em nossaslinhas. Graças a Deus estamos noslivrando daquelas carroçasmotorizadas que nos haviamimpostos nestes últimos anos:aqueles micro-ônibus, semcobrador, sem conforto, semsegurança, e sem vergonha. Davadó só em ver a atividade e aangústia de seu motorista quetinha que cuidar, ao mesmotempo, das portas do veículo, dacobrança das passagens, do troco,dos outros veículos, dospassageiros mal educados e aindacumprir com todo rigor seuhorário de percurso nesse trânsitoamalucado e infernal em quevivemos.Agora tudo mudou. Os novoscoletivos são confortáveis, quasesilenciosos e deslizam, comsuavidade e segurança. São

NOSSO BAIRRO ESTÁ FELIZmovidos com o biodiesel eeletricidade. Coisas de primeiromundo, e pioneiro no Brasil. Juroque ao entrar no ônibus me senticomo se estivesse na Europa ouno Japão. Os cobradores emotoristas, agora mais tranquilos,pois cada um exerce sua função,podem atender com outradisposição e atenção os usuários.Com certeza, a partir de agora,não mais veremos senhoras deidade e velhinhos de bengala

despencando nochão depois deuma freadabrusca ou umaarrancadainesperadadaquelas“carroças”.

Muito obrigado Prefeito. O bairroÁgua Verde agradeceprofundamente esse presenteinestimável. Acho até que a gentemerecia mesmo. Cabe-nos então,cuidar com o maior carinho dosnovos “bus”, lindos e coloridos, osquais, certamente, serão motivo deelogios e citações enaltecedorasdaqueles quem nos visitam.Assim, caros leitores, juntando essaespetacular notícia, realmente umaconquista para a população de umacidade que sempre foi exemplar,acrescida das Festas Natalinas queaí estão, só me resta enviar a todosum fraterno Abraço de Natal,agradecendo a atenção e o carinhode vocês para com essas minhasmanifestações em forma decrônicas.Um Feliz Natale um excepcional 2013Diniz Bonilauri

Page 14: Jornal Água Verde dezembro

Esporte Jefferson Gomes Cabral e SilvaEspaço da Poesia

Antonio Pedro Flores Amaral, morador na divisa dosbairros Água Verde e Rebouças

NOITE MARCADA NÃOVIESTES?

NOITE MARCADADA NOITE PERDIDA!DO SONO QUE VEMDA MUSA, QUE NÃO VEMO RELÓGIO MARCANDOA NOITE DE ESPERA!A CORUJA DORMIDEIRAAGITADA NO TELHADOTELEFONE SEM TOQUESEQUER!VENTOS SOPRANDOSEM ECOS DE AMORPARA DENTRO DO MARNUM RÁPIDO COCHILOSONHEI COM MENINA!NAS MATAS DESERTA

O ano de 2013 tem tudo para ser umgrande ano para o Atlético Paranaense.De volta a elite do futebol brasileiro, é umagrande aposta dos futebolistas para bri-lhar na série A. Com um presidente com-petente (Mário Celso Petragllia) e umadiretoria forte e um bom elenco que seráreforçado. E um excelente técnicoRicardo Drubszki, um dos melhores dofutebol brasileiro. É uma aposta certeirapara classificar para a libertadores no fi-nal do próximo ano. E para conquistarnovamente a hegemonia do futebolparanaense. A torcida do furacão estámuito esperançosa que 2013 seja umgrande ano. Além é claro, da inaugura-ção da Arena da Baixada que será o está-dio mais moderno do Brasil, com tetoretratil. Desse jeito, a maior torcida do es-tado não aguenta de tanta emoção. Querque 2013 chegue logo.

Falei com vários torcedores do fura-cão, entre eles: Maurol Lopes da VisitourTurismo, Acir Gabardo, Geremias Nas-cimento da Rádio Mais, Moisés da Rá-dio Mais, Samir Haiddar, WallaceRequião, Adir Bark, Laércio do PotteChopp, Ivan do Rest Tortuga, Marcos doRest Veneza, Ricardo Ramirez daCalderon Advogados Associados, Henrido Rest Moustache em Bal Camboriu,Adão da Pastelaria Tio Pedro em SãoJosé e André do Rest A casinha em SãoJosé, todos concordam que a Arena daBaixada depois da reinauguração temtudo para ser uma nova era na vida doAtlético Paranaense e colocá-lo como o

PREVISÕES PARA O FUTEBOL EM 2013

maior time do sul do Brasil.No Paraná Clube a situação melho-

rou depois da permanência de ToninhoCecílio no comando técnico. A esperançados tricolores é uma renovação nas cate-gorias de base. Porque num passado nãotão distante essas categorias de base fi-zeram do Paraná Clube pentacampeãodo estado; a torcida tricolor tem sauda-des destas época. Renato e Renan, doisgrandes paranistas, lá do Rest Rei Arthurna Westephalen acreditam que acontratação de jovens valores fará oParaná novamente ser grande.

O Coritiba em 2013 tentará apagar nasua memória o campeonato brasileiro de2013. Alternou bons e maus momentos,mas, no final das contas ficou mal coloca-do. A torcida está dividida entre a perma-nência ou não de Marquinhos Santos nocomando técnico do Coritiba. Alex é es-perança, mas, o time precisa de novascontratações em carater de urgência.

DESTAQUES: Ricardo Drubzski téc-nico do Atlético Paranaense; Confrariado Atlético Paranaense em B. Horizonte,na Rua do Ouro, 1448 - Serra; Renan eRenato, do Restaurante Rei Arthur naWestphalen; Valter, da Valter Esquadrias(3346-6035), na Vila São Pedro; Marcosdo Restaurante Veneza, o melhor de San-ta Felicidade; Henri do RestauranteMoustache em Balneário Camboriou, naAvenida Atlântica; Dr. Flavio Micima, den-tista, na Praça /Rui Barbosa em Curitiba (3223-4152); Orli, da La ventura Grill Chur-rascaria na Avenida das Torres; EdsonEsquinazi, da Roma Imóveis ( 3223-8015); Acir Gabardo da Gabardo Copiadora;Osvaldo do Salão da Cidanania da Matriz;Rosnei com suas Lanchonetes no ShoppingPopular e na Cidadania da Matriz.

COM PÉTULAS DE ROSAA NOITE SE ESVAINDONO SILÊNCIO MUDO DONADADA SALA VAZIA!NÃO VIESTEVER AS FLORES NOS VASOS!CHEIRANDO PERFUMESCOM BRISAS DOS MARESNOITE SEM FIM! O DIA CLAREANDO O GALO CANTANDOAS MUSAS VOLTANDOCANTANDOÓ NOITE! NÃO TRAGASMAIS OUTRA NOITE DE ESPERADE NOITE ESTRELADACOM LUA CHEIA

Ouça Futebol na Portal Rádio Net

www.portalradionet.netCom Louremar Ribeiro

Jefferson Gomes Cabral e Silva

Anselmo Guedes e Maurício Varela

www.jornalaguaverde.com.brwww.jornalaguaverde.blogspot.com

Page 15: Jornal Água Verde dezembro

Marido aposentado no hipermercado

Depois que me aposentei, minha mulher

insiste que eu a acompanhe quando vai

fazer compras no supermercado.

Infelizmente, como a maioria dos homens,

eu acho que fazer compras é chato e ela

fica horas nisso, então nada mais justo do

que eu ficar inventando formas de passar

o tempo.

Resultado: Ontem, minha querida esposa

recebeu a seguinte carta do

Hipermercado:

Prezada Sra. Silva,

Durante os últimos seis meses, seu

marido tem causado grandes transtornos

em nossa loja. Não podemos mais tolerar

o comportamento dele e, portanto, somos

obrigados a proibir-lhe a entrada.

Nossas queixas contra seu marido estão

listadas abaixo e documentadas através

de nossas câmeras do circuito interno.

1. Dia 15: Pegou 24 caixas de

preservativos e colocou-as nos carrinhos

de compra de outros consumidores

enquanto não prestavam atenção.

2. Dia 20: Acertou TODOS os alarmes da

seção de relógios para tocarem a

intervalos de 5 minutos.

3. Dia 23: Fez uma trilha de molho de

tomate pelo chão da loja indo até o

banheiro feminino.

4. Dia 25: Moveu o aviso de “Cuidado –

Piso Molhado” para a seção de carpetes.

Dia 28: Disse para as crianças que

acompanhavam os clientes que elas

poderiam brincar nas barracas da seção

de camping se trouxessem travesseiros e

cobertores da seção de cama, mesa e

banho.

7. Dia 30: Quando um funcionário

perguntou se ele precisava de alguma

ajuda, ele começou a chorar e gritar:

“Porque vocês não me deixam em paz?” O

resgate foi chamado.

8. Dia 01: Usou uma de nossas câmeras

de segurança como espelho para tirar

caca do nariz.

9. Dia 4: Enquanto examinava armas no

departamento de caça, perguntava

insistentemente à atendente onde ficavam

os anti-depressivos.

10. Dia 7: Movia-se pela loja de forma

suspeita, enquanto cantarolava alto o

tema do filme “Missão Impossível”.

11. Dia 10: No departamento automotivo,

ficou imitando o gestual da Madonna

usando diferentes tamanhos de funis.

12. Dia 12: Escondeu-se atrás de um rack

de roupas e quando as pessoas

procuravam algum artigo, gritava: “Você

me achou, você me achou!”

13. Dia 15: Cada vez que era dado algum

aviso no sistema de som da loja, colocou-

se em posição fetal e gritava: “Ah não,

aquelas vozes de novo!”

E por fim:

14. Dia 18: Foi a um dos provadores,

fechou a porta, esperou um momento e

então gritou: “Ei, não tem papel higiênico

aqui.” Uma de nossas atendentes

desmaiou.

Atenciosamente,

Hipermercado

O azaradoUm sujeito encontra um amigo quenão via há muito tempo e, querendoser simpático, inicia a conversa:- E aí Fonseca, tudo bem?- Péssimo - responde o outro.- Mas como péssimo? Com aquelaFerrari que você tem?- Deu perda total num acidente... E opior é que o seguro tinha acabado devencer.- Bem, vão-se os anéis, mas ficam osdedos. E aquele filhão inteligente?- Estava dirigindo a Ferrari. Morreu.O cara tenta fugir daquele assuntotão trágico:- E aquela sua filha que mais pareciauma modelo?- Pois é... Estava junto com o irmão.Só a minha mulher não estava nocarro.- Graças a Deus! Como ela vai?- Fugiu com o meu sócio.- Bem... Pelo menos a empresa ficousó para você.- Ela fugiu com ele porque meroubaram tudo. Deixaram a firmafalida. Estou devendo milhões!- Pôxa vida, então, vamos mudar deassunto, e seu time?- SOU PALMEIRENSE- Pelo amor de Deus, Fonseca! Vocênão tem nada de positivo ?- Sim. HIV.

O ginecologistaFim de tarde, um ginecologistaaguarda sua última paciente quenão chega. Depois de 45 minutos, ele supõeque ela não virá mais e resolvetomar um gin tônica para relaxar,antes de voltar para casa. Ele se instala confortavelmentenuma poltrona e começa a ler ojornal quando toca a campainha. É a tal paciente, que chega todasem graça e pede mil desculpaspelo atraso. - Não tem importância, imagine(responde o médico). - Olhe, eu estava tomando um gintônica enquanto a esperava. Querum também para relaxar ? - Aceito com prazer - responde apaciente aliviada. Ele lhe serve um copo, senta-se nasua frente e começam a baterpapo. De repente ouve-se um barulho dechave na porta do consultório. O médico tem um sobressalto,levanta-se bruscamente e diz: - É minha mulher! Rápido, tire aroupa, deite na cama e abra aspernas, senão ela pode pensarbobagem !

Page 16: Jornal Água Verde dezembro

Ajude os diabéticos carentes neste NatalSe você é

diabético ouconhece alguém que tem adoença, sabe como otratamento tem um custobastante alto, certo? E que,além disso, informações eorientações sãoextremamente necessáriaspara uma melhor qualidadede vida. A AssociaçãoParanaense do Diabético –APAD atua nestes doispontos, fornecendo insulinae insumos para osdiabéticos carentes (apóstriagem) e tambémorientando por meio decursos e palestras, entreoutros. Como a APAD é umaentidade sem fins lucrativos,depende exclusivamente daajuda da comunidade parasobreviver.

Uma ótima oportunidadede ajudar e aindapresentear neste Natal émontar as cestas diet comos produtos do empório daAPAD. Lá é possívelencontrar muitas delíciaspara os diabéticos, como

panetones, chocolates,biscoitos, bolos,brigadeiros, entre tantosoutros. Apareçam econfiram! Funcionaremosnormalmente próximo dasfestas de final de ano,exceto nos dias 24, 25 e 31de dezembro e 01 dejaneiro. No dia 02 dejaneiro, nosso horário iráiniciar às 13h.

Para 2013, como nosanos anteriores, teremosuma intensa programaçãopara os diabéticos e seuscuidadores, como cursos deculinária diet, novas técnicasde aplicação de insulina,cuidados com os pésdiabéticos, grupos de apoioaos diabéticos da terceiraidade, contagem decarboidratos, etc. Para saberas datas, acesse o nossosite www.apad.org.br, que éatualizado frequentemente.Nosso endereço é AvenidaIguaçu, 4263 – Vila Izabel. Otelefone é (41) 3244-7711.Apareça e ajuda umdiabético carente!