jornal - agosto 2010

16
Mais oportunidades para a juventude Saúde para todos Pastel de Angu Uma nova fase de cultura, lazer e capacitação foi inau- gurada, para os jovens de Itabirito, com o Núcleo de As- sistência à Juventude. Apenas nessa primeira etapa, mais de 2.500 pessoas, entre 15 e 29 anos, estão sendo benefi- ciadas. Página 9 Novos projetos melhoram a qualidade de vida da população. Páginas 6 e 7 Mais de 15 mil pessoas presti- giaram a 10 a Festa do Pastel de Angu, que envolveu toda a co- munidade escolar e exaltou o patrimônio cultural da cidade nos dias 12 e 13 de junho. Página 14 Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG agosto de 2010 04 20 a JuliFest anima Itabirito Mais de 360 vagas de traba- lho estão sendo disponibili- zadas para a população, com a expansão da Delphi em Itabirito. Com essa parceria, a Prefeitura conquista empre- gos reais e oportunidades de qualificação profissional no município. Página 2 Parceria gera novos empregos Páginas 4 e 5 Mais de 150 mil pessoas curtiram os quatro dias de festa em Itabirito. Grandes atrações locais e nacionais, além de muita criatividade garantiram um aumento em mais de 50% na arrecadação das barracas.

Upload: jornal-itabirito

Post on 21-Feb-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal de Itabirito/MG - Edição Agosto de 2010.

TRANSCRIPT

Mais oportunidades para a juventude

Saúde para todos

Pastel de Angu

Uma nova fase de cultura, lazer e capacitação foi inau-gurada, para os jovens de Itabirito, com o Núcleo de As-sistência à Juventude. Apenas nessa primeira etapa, mais de 2.500 pessoas, entre 15 e 29 anos, estão sendo benefi-ciadas.

Página 9

Novos projetos melhoram a qualidade de vida da população.

Páginas 6 e 7

Mais de 15 mil pessoas presti-giaram a 10a Festa do Pastel de Angu, que envolveu toda a co-munidade escolar e exaltou o patrimônio cultural da cidade nos dias 12 e 13 de junho.

Página 14

Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG

agosto de 201004

20a JuliFest anima Itabirito

Mais de 360 vagas de traba-lho estão sendo disponibili-zadas para a população, com a expansão da Delphi em Itabirito. Com essa parceria, a Prefeitura conquista empre-gos reais e oportunidades de qualificação profissional no município.

Página 2

Parceria gera novos empregos

Páginas 4 e 5Mais de 150 mil pessoas curtiram os quatro dias de festa em Itabirito. Grandes atrações locais e nacionais, além de muita criatividade garantiram um aumento em mais de 50% na arrecadação das barracas.

faz acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 2

Empresa já atua em Itabirito há 15 anos e agora investirá, em parceria com a PMI, cerca de 6 milhões.

ExPEdIEntE:Jornal da Prefeitura de Itabirito - MG

Prefeito: Manoel da Mota Neto Vice: RildoXSecretário de Comunicação Social: Ivacy SimõesProduzido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social

Jornalista responsável: Mayra Michel - MG 13823 JPEdição e finalização gráfica: Mayra Michel.Projeto gráfico e diagramação: Agência Ilha ComunicaçãoRedação e Diagramação: Agnaldo Montesso, Jordana Mapa, Ivacy Simões, Marina Leão e Mayra Michel.Equipe de apoio: Leonardo Carvalho, Kelly Faria e Pablo Dias.Fotos: acervo da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Tiragem: 15 mil / Impressão: Sempre EditoraSecretaria Municipal de Comunicação SocialEndereço: Av. Queiroz Júnior, 635, PraiaItabirito / MG - CEP 35450-000Telefones: (31) 3561-4030E-mail: [email protected]

A Prefeitura de Itabirito consegue trazer para o município o projeto de expansão da Delphi Automotive Systems do Brasil, em-presa que atua no ramo de automotivos, que ampliará suas instalações, gerando mais de 360 novos empregos inicialmente. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimen-to Econômico, esta expansão foi oferecida ao município de Itabirito em 2007, mas foi conquistada pela Prefeitura de Ouro Preto e

definida a construção de sua nova unidade em Cachoeira do Campo. “A grande vitória da expansão é que, além dos novos postos de trabalho, novos profissionais como, enge-nheiros e técnicos, podem ser formados aqui no município, por meio do futuro Centro Tecnológico Avançado para criação de novos produtos Delphi”, destaca Geraldo Magno, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o secretário, durante o período

de construção da nova área, a Prefeitura ce-deu o antigo galpão industrial da empresa PIF PAF, retomado pela atual administração, que fica próximo ao ITA e possui uma área com aproximadamente 1.500m2, onde futu-ramente será construído o Centro Tecnológi-co Avançado. Ainda de acordo com Geraldo Magno, esta ocupação será imediata, geran-do a contratação de, no mínimo, 70 novos funcionários.

Expansão de empresa gera novos empregos para Itabirito

Em dezembro de 2009, a atual administração procurou a diretoria da Delphi, dentro da prio-ridade de atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda, resultando em maior receita para o município. Com uma negociação compatível com as condições e mecanismos próprios, a Prefeitura reconquistou essa expan-são para Itabirito, que em 2007 havia sido ofe-recida à administração passada. “A negociação foi muito interessante e extremamente vanta-josa para a cidade, uma vez que a empresa é a maior pagadora de ICMS para o município, e com crescimento substancial, após o término da expansão, já em 2011”, destaca o secretário.

As obras já começaram, em um novo acesso

ao lado do Cemitério Parque, local mais es-paçoso e com menor risco na área destinada para estacionamento. A construção dos novos galpões será no terreno cedido pela Prefeitura, onde situava o antigo Campo do Esperança Fu-tebol Clube, adquirido na Gestão do ex-prefeito Gastão Melillo.

A empresa atua no município há 15 anos e possui 1.650 empregados, sendo 75% deles moradores de Itabirito. “O potencial da cidade é enorme, os funcionários possuem uma ex-celente motivação pessoal e profissional e a relação com o governo municipal é excelente”, destaca o diretor de Relações Governamentais da Delphi, Ricardo Martins.

negociação

EditorialMais uma vez chegamos aos lares

itabiritenses com a 4ª edição do Jornal

FAZ ACONTECER.

Após um início muito difícil em to-

dos os setores da administração muni-

cipal, a ordem agora é mudança total.

Então mudamos o projeto gráfico do

nosso jornal com o intuito de mostrar

ao povo de nossa cidade o que está

acontecendo em toda a Prefeitura.

Nesta edição, além de acompanhar

com detalhes e fotos a 20ª JuliFest, um

sucesso jamais visto, de organização,

ornamentação e programação, o leitor

também terá oportunidade de conhe-

cer as realizações e os planejamentos

da atual administração nestes últimos

meses.

Itabirito, a cidade que a gente faz...

Ivacy SimõesSec. de Comunicação Social

Agosto de 2010 3

Em junho, o Prefeito Manoel da Mota e o chefe da Divisão de Memória e Patrimônio, Igor André Gonçalves, estiveram no salão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Belo Horizonte, para a assinatura da parceria, que prevê cabeamen-to subterrâneo do Centro Históri-co de Itabirito.

A solenidade de assinatura do convênio para fomentar a infra-estrutura e preservação do sítio histórico dos municípios, possi-bilita que todas as obras sejam executadas, de acordo com os projetos elaborados por cada Pre-

feitura. Segundo Luis Fernando de Almeida, Presidente do Iphan, as prefeituras de Minas Gerais estão no primeiro lugar de convênios firmados com o Governo Federal, com 20 projetos; e a Bahia recebeu o segun-do lugar, com 16 con-vênios firmados. “Esse dado comprova o nosso comprometimento em preservar a história em nossos municípios. Itabirito tem muito que comemorar por estar incluído nessa lista,

mesmo com o pouco tempo hábil que tivemos para concluir nosso projeto”, comemora o Prefeito.

O Prefeito Manoel da Mota e o Conselho das Li-deranças Evangélicas de Itabirito, o Colei, reuniram-se para firmar um convênio que fomenta ações pela cidadania no município. “Tenho certeza que essa parceria trará mais coisas boas para nossa cidade. Va-mos trabalhar para apoiar a todos que, como vocês, também querem o bem para a população”, afirmou o Prefeito.

O objetivo da parceria com o Colei é a manuten-ção do albergue existente no município, que atende à moradores de rua, anda-rilhos e dependentes de álcool e drogas. Segundo dados administrativos, em 2009, o Colei recebeu uma ajuda de R$ 2.400 reais para que o projeto funcio-nasse o ano inteiro. Já em 2010, o convênio firmado, por meio da Secretaria de Assistência Social, dis-

ponibilizará um recurso de R$ 26 mil reais apenas nesse ano, para melhorar o atendimento do projeto e aumentar o número de beneficiados.

Alimentação, materiais de limpeza, móveis para dormitórios e escritório, aquisição de utensílios domésticos, além de pa-gamentos de contas como: energia elétrica, água e te-lefone, são alguns dos be-nefícios que a ajuda finan-

ceira da Prefeitura estará propiciando aos atendidos do Colei. De acordo com João da Silva, Presidente do Colei, o convênio assinado pelo Prefeito dá condições de exercer um trabalho mais digno. “Agora vamos trabalhar de maneira mais sólida e estruturada. Com essa ajuda, vamos ter con-dições de ter uma estrutu-ra melhor, com monitores, cozinheira, equipamentos novos e comida”, finalizou.

O Governador Anastasia e o Prefeito Manoel da Mota conversaram sobre melhorias para Itabirito

Presidente do Colei garante melhorar o atendimento e estrutura com o apoio inédito da Prefeitura de Itabirito

Prefeitura de Itabirito conquista novos convênios

O Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota, participou do lançamento do programa estadual Caminhos de Minas, no Palácio Tiradentes, que anunciou o asfaltamento de 25,1km para o município, na estrada que liga a cidade a Rio Acima. “Essa é mais uma conquista para a população de Itabirito. Tenho certeza que, se Deus quiser, a melhoria dessa estrada vai alavancar o turismo e reduzir os aciden-tes”, afirma Manoel da Mota.

Na ocasião, o Prefeito teve a oportunidade de conversar com o Governador de Minas, Antônio Anastasia, que ga-rantiu outras melhorias para a população do município. “O governador afirmou que Itabirito receberá outras obras do Governo do Estado e que podemos contar com ele em nos-sos projetos, principalmente por estarmos tão próximos”, contou Manoel da Mota.

Além dessa obra, Itabirito será beneficiada com 32 km de estrada em São Gonçalo do Bação, sentido Miguel Burnier, e 8 km em Santo Antônio do Leite – Engenheiro Correia.

Prefeitura assina convênio com grupoevangélico para promoção da cidadania

Melhorias no Centro Histórico fomentam turismo

Convênios importantes para Itabirito foram assinados pelo Prefeito Manoel da Mota nos úl-timos meses. Investimento em estrutura para melhores serviços prestados pela Prefeitura e um grande avanço para a preservação histórica do município foram os destaques das últimas parcerias. “Estamos trabalhando diuturnamente para trazer melhorias para todos os cidadãos de Itabirito. E hoje temos uma grande vitória com o incentivo ao turismo, pois enxergamos nessa área uma das melhores oportunidades de cresci-mento futuro para nossa cidade”, afirmou Mano-el da Mota.

novo veículo auxilia trabalho de topografia

Dia 29 de junho, por inter-médio do Deputado Estadual Padre João (PT), a Prefeitura de Itabirito conquistou a verba para aquisição de um veículo para a área de topografia. A inicitiva visa melhorar os ser-viços prestados e muito ajuda-rá no trabalho de melhoria da frota municipal. “Reafirmamos nosso compromisso de apoiar os projetos para Itabirito”, co-mentou o deputado durante a assinatura.

Itabirito é beneficiada em novo programa do Estado

Manoel da Mota em assinatura do Convênio que garante cabeamento interno no Centro Histórico

Prefeituras de Minas marcam o 1º lugar em projetos apresentados para convênios com o PAC no Brasil

faz acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 4

novo sistema de escolha decide a Rainha e Princesa da 20ª JuliFest decoração alegra a JuliFest

Quilômetros de bandeiri-nhas e diversos balões colori-dos ornamentaram o céu da 20ª JuliFest. Foram necessá-rias apenas duas semanas e seis pessoas para que todos os enfeites fossem confeccio-nados, com muito capricho e originalidade, para a festa. “A decoração foi baseada nas festas antigas. Pensei em muitas cores e em manter a tradição da JuliFest”, explicou José Marcos de Aguiar, o Zezé Dureza, idealizador e pro-dutor dos adereços. Para ga-rantir a beleza e a alegria dos enfeites, além de pinturas feitas à mão, foram usados materiais de fácil acesso e al-gumas estruturas recicladas.

“O teatro popular é a cara da JuliFest. A experiência de me apresentar pela 1ª vez aqui foi muito boa, o público se envolveu e foi muito receptivo conosco”, Davi Ávebra, integrante do grupo teatral do Atelier de Artes Integradas da Prefeitura de Itabirito.

“A iniciativa do voto popular foi muito interessante e muito válida para o próximo ano. A opinião do público é fundamental”, Sidney de Almeida, 63 anos, e Isa de Almeida, 61 anos, Lourdes.

“Achei a decoração muito criativa. Gostei muito das barracas, do atendimento e do pastel de angu. No futuro, as barracas terão que melhorar a estrutura já que a cada ano o público cresce mais”, Rosilene Azevedo, 36 anos, Novo Itabirito.

Cerca de 30 mil pessoas acom-panharam o concurso que elegeu a Rainha e a Princesa da 20ª JuliFest, no primeiro dia de festa, 8 de julho. Uma das novidades deste ano foi o sistema de escolha computadori-zado, desenvolvido especialmente para o concurso, que faz parte do maior evento realizado na cidade. “Estava confiante, me preparei. Foi uma emoção tão grande que nem consigo descrever”, conta a vence-dora Lídia Aparecida Fernandes, do bairro São José, que ganhou o prê-mio de R$ 1 mil.

Vestindo trajes típicos de festa junina, seis candidatas, com 12 a

15 anos, disputaram o concurso em que a Princesa eleita foi Patrícia de Fátima Figueiredo, do bairro São Geraldo, ganhadora de um “Dia de

Princesa”. Para acompanhar a com-putação dos votos, dois pais de can-didatas participaram do processo ao lado do profissional em informática.

Segundo o secretário de Patrimô-nio Cultural e Turismo, Alberto Gur-gel, a ideia é “valorizar os jovens de Itabirito, dando oportunidade para que elas participem ativamente da cultura local”, ressalta. As candida-tas representaram as associações dos bairros Agostinho Rodrigues, Vila Gonçalo, Munu, Jean Hasek, São José e São Geraldo. Entre os critérios de escolha estavam: beleza, sim-patia, elegância e desenvoltura no palco.

Prefeito prestigia concurso para Rainha

Associações arrasam na 20ª JuliFest

Criatividade, bom atendimento e qualidade nos produtos vendidos marcaram o trabalho das 19 associações comunitárias de Itabirito na 20ª JuliFest, que fizeram de suas barra-quinhas um dos grandes atrativos da festa. “Além da boa comida e do ótimo atendimen-to, o que mais chamou a minha atenção foi a criatividade e o empenho das associações na construção das barracas”, elogiou Anderson Diniz, 25 anos, morador de Belo Horizonte.

Para o coordenador de Gestão e Controle Social da Secretaria de Assistência Social, Leandro Marques, o grande público garantiu

maior lucratividade para as associações este ano. “Vários presidentes de associações rela-taram que a arrecadação desse ano foi bem superior a do ano passado”, disse Leandro. Além do aumento da subvenção oferecida pela Prefeitura às associações, uma das maio-res novidades desse ano foi o voto popular, pelo qual o público pôde dar a sua opinião sobre a melhor barraca da JuliFest.

Com uma estrutura moderna, Ipês deco-rativos, atendimento diferenciado e todo o charme de uma ‘casinha junina’, a associação comunitária do bairro Santa Tereza ganhou a

preferência popular e o 1º lugar como a me-lhor barraquinha da JuliFest, com o prêmio de R$ 3.500,00. “A festa foi muito boa para nós, moradores e amigos do Santa Tereza, prin-cipalmente porque conseguimos colocar em prática tudo o que desejamos para esse ano”, disse Davi Araújo Antunes, Presidente da associação vencedora. O segundo lugar ficou com o bairro Praia, recebendo R$ 3.000,00; a Vila Gonçalo ganhou o 3º lugar, com a pre-miação de R$ 2.500,00; e o 4º e 5º lugares fica-ram com Santa Rita e Alto da Antena, levando R$ 2.000,00 e R$ 1.500,00, respectivamente.

Agosto de 2010 5

Estrutura dá show

“Gostaria de agradecer ao Sr. Prefeito e a organização do evento e do show do cantor Daniel pela a atenção e carinho que me receberam. Estou muito feliz e muito grata a todos vocês dessa cidade encantadora.Que os abençoem hoje e sempre.E que se Ele quiser possamos nos ver num próximo show!”, Josefa Livia Orlando, do Rio de Janeiro

“Gostei de ficar perto do palco. Me senti muito bem, porque ninguém ficou na minha frente na hora do show”, Tamiris Pedro, 16 anos, sobre o novo espaço para portadores de necessidades especiais

“O que eu mais gosto na JuliFest são os shows. Amei o Daniel e o Guilherme e Santiago. Pretendo voltar no ano que vem!”, Tamires Mayara, 19 anos, de Rio Acima.

A hospitalidade, marca dos itabiritenses, foi destaque na barraca do Centro de Referência de Informações Turísticas (Crit), que recebeu pessoas de outros estados e países com direito a queijo e cafezinho mineiros. In-formações sobre a programação do evento, telefones úteis, prin-cipais atrativos do município e meios de hospedagem foram

disponibilizados para que a parti-cipação dos turistas fosse a mais agradável possível. “O posto de informações na JuliFest propor-cionou mais conforto aos visitan-tes que vieram desfrutar da festa, mostrando um pouco da cultura local e da nossa hospitalidade”, ressalta Márcia Aparecida Jorge, que compõe a equipe do Crit que recepcionou os visitantes.

Barraquinha do Crit serviu informações, cultura e hospitalidade durante a festa.

Segundo dados da Polícia Mili-tar, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante os quatro dias de festa, graças ao trabalho coorde-nado pela Secretaria de Segurança e Trânsito, que envolveu 50 poli-ciais militares, 15 guardas munici-pais e 50 seguranças contratados, além do apoio de cinco viaturas da Polícia Militar. “A festa está nota 1000, a segurança está ótima. E, o melhor de tudo é que ano que vem tem mais!”, comemora Vitor José,

52 anos, morador da Vila Gonçalo.Por determinação da Policia

Militar, um corredor de segurança foi instalado no local da festa. De acordo com o Tenente Coronel Jaime Pacheco, responsável pela iniciativa, “a estrutura possibilitou maior mobilidade aos policiais em caso de alguma briga ou problema de saúde”. O Tenente destaca que o corredor já é utilizado em grandes eventos e trouxe bons resultados para a JuliFest.

A 20ª edição da festa mais tradi-cional de Itabirito foi marcada pela organização e estrutura. Mais de cinco meses de preparação e o apoio de cerca de 100 funcionários da Pre-feitura foram necessários para que a festa “tivesse a grandeza de Itabiri-to”, como disse o Prefeito Manoel da Mota na cerimônia de abertura.

Dois palcos em formato “geospa-ce” permitiram a continuidade dos shows, o que garantiu a animação do público e melhor execução dos horários previstos na programação oficial. “Nunca vi uma JuliFest tão pontual! Isso mostra respeito às pes-soas que, como eu, querem assistir a um determinado show”, conta Luana França, que veio de Belo Hori-zonte e não queria perder a apresen-tação da banda Menina do Céu.

Uma das novidades desse ano ficou por conta de um espaço reser-vado especialmente para as pessoas portadoras de necessidades espe-ciais, montado ao lado do palco prin-cipal, com infraestrutura adequada e a visita constante das atrações da festa. “O local está ótimo. Se não ti-ver um espaço privilegiado, não tem como eles participarem da festa”, destacaram José Sérgio Pedro e Tânia Aparecida Pedro, pais da jovem Ta-miris Pedro, de 16 anos, que aprovei-tou melhor a JuliFest este ano.

Para garantir o bem estar do pú-blico durante os quatro dias de festa, duas ambulâncias e 35 profissionais da saúde apoiaram o evento. “Médi-cos e enfermeiros foram chamados especialmente para atender os casos da JuliFest, não afetando aos demais

casos da Policlínica”, destaca Sabri-na Leite, responsável por organizar a equipe da Secretaria de Saúde durante a festa. Além disso, foram distribuídas camisinhas e feita a pro-moção da saúde.

Pela primeira vez, portadores de necessidades especiais tiveram espaço reservado

Pesquisa aproxima público e Prefeitura durante a festa

Conhecer o público da JuliFest, focando no trabalho de melhoria da realização da festa e divul-gação das notícias de Itabirito, foram os principais objetivos da pesquisa aplicada pela Secretaria de Comunicação, durante os qua-tro dias de festa. Em uma força tarefa de toda a equipe, mais de 200 pessoas foram entrevistadas, individualmente e em grupos, a fim de levantar dados sobre a opinião do público para que a Ju-liFest seja, a cada ano, ainda mais característica do povo de Itabirito.

Segundo Ivacy Simões, secre-tário de Comunicação Social, por meio de um questionário padrão, com perguntas abertas e clas-sificativas, os principais pontos levantados na pesquisa foram as características da participação do evento, avaliação da JuliFest 2010, opinião do público sobre algumas novidades pensadas para o pró-ximo ano e informações sobre os entrevistados.

Em parceria com a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turis-mo, o questionário foi elaborado para suprir a falta de informações específicas sobre os anos anterio-res, já que as equipes assumiram as secretarias com todos os com-putadores formatados. “Nosso trabalho será direcionado pela opinião popular, vamos trazer os projetos que o público aprovou na pesquisa”, avalia Alberto Gurgel, secretário de Cultura.

A partir dessa ação, as Secre-tarias de Comunicação e Cultura pretendem alinhar as formas de divulgação das grandes festas de Itabirito, além de nortear a estru-tura e inovações da JuliFest para os próximos anos.

Segurança

turismo

Estrutura com segurança reforçada ga-rantiu uma festa sem orrências graves

faz acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 6

Atividades educativas e preventivas à saúde ganham espaço no Cea

Com o tema “Meio Ambiente Equi-librado, uma questão de atitude”, a Prefeitura de Itabirito comemorou en-tre os dias 7 e 13 de junho a Semana do Meio Ambiente, com uma série de atividades voltadas para a conscienti-zação sobre a conservação do planeta. “Não queremos que as discussões so-bre a preservação ao meio ambiente aconteçam somente nessa semana. A consciência ambiental tem que ser feita todos os dias”, ressalta Marina Sardinha, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na abertura oficial do evento, o Pre-feito Manoel da Mota fez uma reflexão sobre o impacto do homem no meio ambiente e a importância da preser-vação. “O mundo contemporâneo está refletindo que sua sobrevivência está ligada ao meio ambiente e, por isso, é preciso se pensar globalmente e agir localmente”, afirmou. Durante toda a

semana aconteceram debates, pales-tra, simpósio, audiência pública e uma caminhada ecológica. As atividades foram prestigiadas por cidadãos itabi-ritenses, autoridades e representantes de empresas importantes na região.

Seguindo a tendência mundial de combate ao fumo, a Prefeitura de Itabirito lançou a campanha “Eu respiro saúde e você?”, com o slogan “Combater o fumo é um dever meu, seu e de todos”. Por meio da Secretaria de Saúde, mais de 50 pesso-as já participaram do Grupo de Combate ao Tabagismo. Uma vez por semana, totalizando oito encontros, os participantes recebem orientações de uma equipe de profissionais: médico, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro e fisioterapeuta.

“O interesse das pessoas é o que nos deixa mais otimistas. Após a reunião, eles já convidam amigos e familiares fuman-tes para participarem”, comenta Emanuel Simões, fisiotera-peuta do grupo. A próxima turma do Grupo de Combate ao Ta-bagismo está prevista para iniciar em setembro. Interessados devem procurar a Unidade de Atenção Primária a Saúde de cobertura do seu bairro e deixar nome e telefone para contato. A ação faz parte do Programa de Combate ao Tabagismo, rea-lizado pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer, Sistema Único de Saúde (SUS) e Governo Federal.

A Prefeitura de Itabirito criou o Programa de Educação Preventiva, que promove ações educati-vas à saúde para a população de Itabirito. A inicia-tiva é do Centro de Educação Ambiental (Cea) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Saúde, e visa realizar atividades pela melhora da qualidade de vida, orientando os cidadãos sobre assuntos relacionados à prevenção de doenças. “Queremos que a população esteja consciente do controle da sua saúde, para preservar doenças fu-turas”, declara o secretário de Saúde, Valter Melilo.

Em encontros durante todo o ano no Cea do Parque Ecológico, enfermeiros realizam exames, aferição de pressão, de peso e altura e glicemia capilar, além de conscientizar a população sobre a importância de manter os cuidados no combate à Dengue. “Estamos distribuindo panfletos e re-alizamos palestras sobre o que a doença causa e suas prevenções”, explica Aparecida Cunha, chefe de Divisão de Educação Ambiental.

durante os encontros, a população recebe atenção médica preventiva

Além de conscientizar a população, uma parceria com a Universidade Presidente An-tônio Carlos (Unipac) promove trabalhos prá-ticos, para que cerca de 100 alunos do curso de enfermagem tenham mais experiência nos tratamentos à saúde. “Os profissionais da secretaria, além de orientar a população, ajudam os alunos da universidade que estão sendo treinados, para que sejam grandes pro-

fissionais no futuro. É uma oportunidade de fazer um trabalho de campo, integrando os es-tudantes à prática real”, destaca o secretário.

Os encontros reúnem um público de 50 a 70 pessoas e, de acordo com o cronograma, as atividades acontecem das 7h às 9h, com o próximo encontro em 17 de agosto. Todas as atividades serão realizadas na sala do Cea, no Parque Ecológico. Informações: (31) 3563-4980.

Prefeitura apóia luta contra o tabagismo

Semana do Meio Ambiente conscientiza população de Itabirito

Crianças da Escola Municipal Guilherme Hallais França fizeram plantio de mudas

Prefeito Manoel da Mota homenageou pessoas que contribuem com o meio ambiente

Agosto de 2010 7

Itabirito comemorou o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite com quase 70% das crianças do município, entre 0 e 4 anos, vacinadas somente no dia 12 de junho. Segundo Ana Paula Oliveira, coordenado-ra das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Prefeitura de Itabirito, o resultado totaliza mais de 2.200 doses aplicadas. “Para garantir esse bom índice de vacinação, elaboramos uma forte estratégia de di-vulgação”, esclarece.

Para fortalecer a campa-nha, foi montado um posto na Praça da Estação e todas as unidades permanece-ram abertas durante todo o sábado. “O posto volante instalado na praça facilitou o acesso, favorecendo toda a região central de Itabiri-to”, ressalta Ana Paula. Para animar a criançada, ainda houve a distribuição de pipoca e a presença do Zé Gotinha em todos os pon-tos. Na ocasião, pessoas de 6 meses a 4 anos também puderam ser vacinadas contra a Gripe H1N1.

Desde 2008, Dona Maria Geralda Pereira Fernan-des é vítima da Catarata, uma doença ocular dege-nerativa reversível. Hoje, graças ao convênio firmado entre Prefeitura de Itabirito e o Hospital São Vicente de Paula, Dona Maria e outros portadores da doença estão sendo beneficiados com a cirurgia de recupera-ção visual e voltando a enxergar bem. “Essa cirurgia é a realização de um sonho. O que eu mais quero fazer quando voltar a enxergar é cuidar do meu neto e das minhas obrigações”, sonha Dona Maria Geralda.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, desde 2006 existe em Itabirito, uma lista com cerca de 290 pacientes à espera da operação e a iniciativa desse convênio “pretende acabar com essa demanda, pois essas cirurgias significam vida nova para muita gen-te”, explica o secretário de Saúde, Valter Melilo. Serão realizados 100 procedimentos. Os beneficiados foram avaliados durante o mês de junho pelo oftalmologista, Dr. Leonardo Rodrigues Pereira, e no dia 23 de julho, o médico começou a realizar as cirurgias pelo critério de urgência. “Estou feliz por essa iniciativa ter se con-cretizado e por Itabirito ter um prefeito que é muito sensível às questões da saúde”, afirma Dr. Leonardo.

Toda terça-feira, das 13h30 às 15h30, pacientes aten-didos pelo Centro de Atenção Psicossocial ao Adulto (Caps) de Itabirito têm “uma chance para voltarem ao convívio social e de recuperarem autonomia e iden-tidade”, como afirma Cláudia Fontenele, idealizadora do Projeto Alfabetizar, que visa incluir os portadores de transtornos mentais na educação formal. “Quere-mos que eles se sintam capazes de voltar a estudar. Eles querem aprender e participar do mundo letrado que os cerca e que muitas vezes os exclui”, destaca a idealizadora.

Como estímulo ao aprendizado, o projeto acontece em ambiente escolar, em que os beneficiados convivem com os estudantes do Cefet. “Nunca é tarde para apren-der as coisas! Me sinto emocionada ao pegar uma cane-ta de novo para aprender a escrever”, comemora Maria José de Matos, mais conhecida como Zezé, de 50 anos.

“Nós abraçamos esta causa, por acreditar na força de vontade destas pessoas”, ressalta Ricardo Francisco, secretário de Educação, que, em parceria com a Secre-taria de Saúde, possibilitou a infraestrutura necessária

Atenção especial apessoas com labirintite

Visando proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes com sinto-mas de labirintopatia, doença mais conhecida como labirintite, o Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Itabirito lançou o Projeto Você em Equilíbrio.

O treino proposto aos pacientes consiste na realização de exercícios que simulam situações do dia a dia que exigem equilíbrio. “Além do alongamen-to, montamos uma pista de obstáculos usando materiais como colchonetes, cama elásticas, bambolês, bolas, rampas, escadas, bastões, dentre outros”, afirma Emanuel Simões, fisioterapeuta e idealizador do projeto, em parceria com as fonoaudiólogas Luciana Braga e Camila Ansaloni.

Mirtes Sebastiana de Oliveira participa do grupo e conta que hoje se sen-te mais segura ao sair de casa. “Quando começo a sentir os sintomas de tontura e desequilíbrio, eu me lembro dos exercícios que me ensinam aqui e faço na hora”, conta a usuária. As aulas acontecem desde junho, às quartas-feiras, às 10h, no Centro de Reabilitação.

Os exercícios propostos pelos profissionais simulam ações do cotidiano e exigem equilíbrio

Crianças de 0 a 4 anos ainda podem ser vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde

Prefeitura conquista parceria para que pessoas voltem a enxergar

toda semana, as aulas são realizadas em ambiente escolar, para estimular o aprendizado

Projeto Alfabetizar beneficia pacientes com sofrimento psíquico

Itabirito alcança meta na vacinação contra a Poliomielite

Convênio beneficia portadores de Catarata

para a concretização do projeto. As atividades contam com duas estagiárias voluntárias do curso de Psicolo-gia, Débora Gurgel e Marcela Leão, além do apoio da coordenadora da Secretaria de Educação, Cilmara Elisa Silva, da coordenadora do Caps Infantil, Ângela Rosado e especialistas convidados.

faz acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 8

Hoje, mais de 120 pessoas, de todas as idades, participam das atividades coletivas oferecidas pelo Centro de Referência de Assis-tência Social – Cras da Prefeitura de Itabirito. A secretária de Assis-tência Social, Cynthia Esteves, explica que as atividades coletivas contribuem para a inclusão social e autoestima dos participantes, “através do fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais, bem como a prevenção de situações de risco”.

Dentre as atividades oferecidas pelo Cras, conhecido como Casa da Família, estão as oficinas de grafite e DJ para adolescen-tes; pintura em tela para jovens e adultos; atividades especiais para crianças de 3 a 6 anos; e aulas de Yoga e a horta comunitária para adultos e idosos.

As oficinas são destinadas às famílias em situação de vulne-rabilidade social e ainda existem algumas vagas para as oficinas de pintura em tela (manhã), grafite e para horta comunitária. Os interessados devem procurar o Cras, à Rua Ana Maria Teixeira, nº 453, Santa Efigênia.

Outras informações pelo telefone (31) 3563-1716.

AtendimentosO Cras também presta atendimento a famílias e indivíduos,

auxiliando-os na superação das dificuldades financeira e social, conforme previsto na Lei Orgânica da Assistência Social. O setor

Melhorar a alimentação e criar oportunidades de trabalho. Esse é o objetivo do Projeto Horta Comuni-tária, que tem proporcionado uma alternativa de renda para cerca de dez famílias do município. “Mais de oito variedades de legumes e folhosas, como brócolis, vagem e rúcula estão sendo produzidos e distribuídos entre os participantes, deixando o cardápio das famílias ainda mais variado”, explica Cleici-mar Canuto, técnica em Agropecu-ária da Prefeitura de Itabirito.

Em parceria com a Pastoral da Criança, o projeto funciona em uma área que estava inutilizada pela Prefeitura. Vicente da Silva é um dos beneficiários do projeto, e conta que a Horta Comunitária proporcionou mais saúde e uma alimentação de qualidade a sua família. “Ainda posso vender os

produtos que plantamos na Feira Livre, o que proporciona uma fonte de renda, que ajuda no sustento da minha casa”, destaca.

No projeto, um profissional da Prefeitura acompanha as famílias e orienta todo o trabalho, desde a manipulação, higienização e conservação dos alimentos. Para Luzia do Nascimento, coordena-dora geral da Pastoral da Criança, a intenção é estimular a participação do município. ”Contamos com a população de Itabirito para nos ajudar na identificação de pesso-as na comunidade, que precisem dessa assistência. Todos podem contribuir com o nosso trabalho de auxilio à alimentação”.

Para fazer parte do projeto, as famílias de baixa renda podem procurar a Casa do Produtor Rural, à Av. Queiroz Júnior, 463, Praia.

Associação dos deficientes de Itabirito inaugura nova sede

Com o apoio da Prefeitura, a Associação dos Deficientes de

Itabirito - ADI inaugurou sua nova sede em 19 de junho. Loca-lizada no centro da cidade, a nova ADI possui um amplo espa-ço para atendimento, com salas de atenção multidisciplinar, galpão multiuso e sala de oficinas. “A nova sede significa a es-perança de um atendimento de qualidade, independente da condição social e física daqueles que precisam”, comemora Ivana Pereira, secretária e coordenadora dos projetos da ADI

O evento reuniu pais, familiares, profissionais, assistidos pela ADI e autoridades locais. “Buscamos trabalhar com amor, fazendo da política a arte de fazer o bem comum. Tenho cer-teza que muitas outras coisas virão. Nós estamos arregaçan-do as mangas em defesa dessas pessoas”, afirmou o Prefeito Manoel da Mota.

A ADI atende portadores de deficiência física, visual, auditiva e/ou mental. Como parceira da associação, a Prefeitura paga o alu-guel do espaço e cedeu um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo e um atendente para trabalhar no local. Para Valdirene Geraldo Martins, mãe do pequeno Alan, a nova sede já está facilitando o atendi-mento e o acesso à ADI. “Cada dia que passa, percebo o progresso do meu filho. Quero a evolução da ADI para que mais pessoas te-nham acesso ao serviço”, concluiu.

Melhorar a alimentação e criar oportunidades de trabalho para famílias de Itabirito são alguns dos objetivos do Projeto Horta Comunitária

novo espaço permite melhor atendimento a portadores de necessidades especiais

Atividades coletivas do Cras funcionam a todo vapor

Horta comunitária gera renda para famílias de Itabirito

se responsabiliza pelo acolhimento, escuta, orienta, encaminha e proporciona a concessão de benefícios às famílias em vulnerabi-lidade social. Segundo a assistente social do Cras, Nanci Bonifá-cio, aproximadamente 100 famílias são atendidas mensalmente pela Casa da Família.

O Cras oferece atividades especiais para crianças de 3 a 6 anos em risco social

Agosto de 2010 9

Aberto o núcleo de Assistência à Juventude de Itabirito

O primeiro domingo de funcio-namento do Núcleo foi repleto de atividades como o passeio ci-clístico “A juventude quer viver”, apresentação de bandas jovens e da quadrilha do Grêmio Recrea-tivo São Gererê. Às 19h, as ruas do centro da cidade foram toma-

das pela passeata da juventude, onde centenas de jovens foram embalados pelo trio elétrico dos Pembas. Logo após, 16 garotas inscritas no Núcleo disputaram o título de “Garota Juventude 2010”. “O Núcleo da Juventude é uma oportunidade que os jovens de Itabirito estavam precisando. São mais opções para nós po-dermos nos especializar, para pensar no nosso futuro”, elogia Ana Cláudia Marins Ferraz, de 16 anos, que ficou em 1º lugar no concurso.

Durante todo o dia, jovens pu-deram emitir Carteira de Identi-dade, CPF e Carteira de Trabalho pelo Projeto Cidadania para a Ju-ventude. E a noite encerrou com a solenidade de apresentação da

placa de inauguração. “Eu peço a cada um de vocês que nos ajude a fazer de Itabirito a cidade que cada um de nós merece. Estamos trabalhando diuturnamente para atingir meu maior objetivo: a edificação humana, que hoje re-cebe um passo importante com a inauguração desse núcleo”, en-cerra Manoel da Mota.

O Núcleo de Assistência à Ju-ventude surgiu na atual admi-nistração e tem 17 profissionais atuando com os jovens da cidade, entre eles: médicos, psicólogos, músicos e professores. Além de capacitar os jovens, com a opor-tunidade dos cursos profissiona-

lizantes, o núcleo acompanha os beneficiários no primeiro empre-go, por meio do Projeto Jovens de Sucesso.

O núcleo também criou o projeto “Pais fazendo da vida a arte de sonhar”, para atender às famílias dos jovens inscritos. Em parceria com o Grupo Amor Exigente e voluntários, serão rea-lizados 30 cursos, voltados para a qualificação nas áreas de artesa-nato, confecção, construção civil, informática e gastronomia dos pais dos alunos matriculados.

Os jovens que residem nos dis-tritos também serão atendidos e receberão, mensalmente, a visi-ta da “Caravana da Juventude”, levando os serviços oferecidos pelo Núcleo para a área rural.

Uma nova fase de oportunidades, lazer e capacitação foi inaugurada para a juventude de Itabirito dia 27 de junho. O Núcleo de Assistência à Juventude da Prefeitura de Itabirito já é uma realidade e atenderá mais de 2.500 pessoas, entre 15 e 29 anos, apenas nessa primeira etapa de cursos. “Precisamos de oportunidades para nossos jovens. Só vamos unir a sociedade rica e a pobre pela educação”, afirmou o Prefeito Manoel da Mota durante a solenidade de inauguração.

A sede possui quatro andares

voltados para a capacitação dos jovens, que abrigam 26 cursos nas áreas de cultura, educação, saúde e qualificação profissional. “O projeto é uma oportunidade para que os atendidos tenham acesso à política pública e a qualificação profissional. E isso é apenas o início!”, ressalta Gilmar Pereira do Carmo, gerente de planejamento do núcleo. “Com certeza, os jovens vão adorar a sede do núcleo. Essa é uma ótima oportunidade para nos envolvermos com coisas boas e nos capacitarmos”, destaca Camila Gomes, de 15 anos.

Prefeito Manoel da Mota frisou o apoio que a administração oferece aos jovens

Incentivo ao esporte com nova quadra no Cet-Cefet Os alunos do CET-Cefet ga-

nharam um espaço adequado para a prática de esportes e la-zer. Com a ajuda de parceiros e o apoio da Prefeitura de Itabi-rito, a quadra recebeu grades e redes, uma nova pintura e, com os recursos da própria cantina, a escola comprou todo o material esportivo. O estudante Renan Pe-

drosa, 16 anos, conta que o espa-ço estava inutilizado. “Até hoje, não tínhamos um lugar certo para as aulas. Eu, que adoro pra-ticar esportes, fiquei muito feliz com a nova quadra”, comemora o garoto.

O diretor executivo da escola, Lucílio Luis Silva, conta que o espaço estava embargado pela

justiça, praticamente, desde a inauguração do prédio, devido a pendências com vizinhos. “Res-peitando a comunidade e os alunos, conseguimos um acordo para a liberação e, agora, temos um lugar ideal para a prática de todos os esportes”, explica.

O Prefeito Manoel da Mota e seu vice Rildox participaram da

entrega. Em seu discurso, Mano-el da Mota frisou o apoio que a Prefeitura oferece aos alunos da cidade: “Somos uma das poucas cidades que oferecem passe es-colar gratuito para que nossos jo-vens possam se especializar fora do município. Trabalhamos por vocês, porque vocês são o futuro de Itabirito”.

O projeto

A inauguração

Prefeito Manoel da Mota e uma beneficiada pelo projeto inauguraram o núcleo de Assistência à Juventude no dia 27 de junho

Centenas de jovens movimentaram a cidade no passeio ciclístico “A Juventude quer Viver”

Quadra foi estreada com uma partida entre alunos e funcionários da Prefeitura

faz acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 10

Para comemorar os 235 anos da Polícia Militar em Minas Gerais e os oito anos da 8ª Companhia Independe da Polícia Militar na Região dos Inconfidentes, a corporação rea-lizou uma série de atividades abertas ao público em junho, em parceria com a Prefeitura de Itabirito. De acordo com o Comandante da Polícia Militar em Itabirito, Jaime Pacheco, nesses oito anos da Companhia, o policiamento da região evoluiu consideravelmente. “Hoje, cui-damos da segurança de mais de 200 mil pessoas. Mas podemos

evoluir mais. Para isso, os prefeitos e a companhia estão pleiteando a elevação do comando ao nível de batalhão, o que potencializaria o policiamento”, explica o comandante.

Para a comemoração, acon-teceu a 1ª Caminhada da Paz, que partiu da Praça da Estação e terminou em frente ao Parque Ecológico. Ao mesmo tempo, um torneio de futebol de campo integrou policiais da região dos Inconfidentes e foram distribuídos troféus para os vencedores, em especial, um para homenagear a Polícia Militar.

Após avaliação técnica, a Rua Nossa Senhora da Glória, bairro Santo Antônio, foi interditada entre os números 624 a 552 por medida de segurança. “Graças a Deus, tiveram a coragem de fechar a rua. Estou can-sada de ver acidentes na porta de minha casa. Agora, nós moradores, nos sentimos mais seguros. Preservar a vida das pessoas não tem preço”, conta Nancília Dal-va dos Reis Correia, que reside no local.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, De-nilson Braga, por meio da ação, foi preservado o di-reito de ir e vir dos moradores do bairro, pois existem outras rotas de acesso à rua. “A segurança das pessoas deve estar em primeiro lugar”, conclui.

Buscando trazer mais seguran-ça para os eventos realizados na cidade, a Prefeitura de Itabirito ca-pacitou 50 funcionários para atuar em situações de combate a incên-dio e, após a conclusão do curso, a equipe se tornou a 1ª Brigada de Incêndio treinada pela Prefeitura. O curso foi realizado nos dias 1º e 2 de julho, pela Associação de Bombeiros Voluntários de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros de Itabirito.

Os novos brigadistas adqui-riram conhecimentos teóricos e práticos no combate a incêndio e sobre primeiros socorros. Para o secretário de Segurança e Trân-sito, Denilson Braga, “agora os grandes eventos acontecem com

mais tranquilidade, pois a cidade tem condições de atender às exi-gências do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”.

Após o término do treinamento, Juliana Pimenta, funcionária da Prefeitura, explicou que são muitas as responsabilidades de um brigadista: discernimento para contornar situações de risco, responsabilidade na possível prestação de primeiros socorros e até mesmo ser o exemplo para acalmar a população em situações de risco. “A partir de agora, toda a população estará preservada diante os conhecimentos desses brigadistas”, explica Sírio Senem, Comandante do Corpo de Bombeiros da cidade.

Polícia Militar comemora 235º aniversário

Com o slogan criado pela Prefeitura, a 1ª Caminhada da Paz mobilizou as pessoas

Os moradores do local aprovaram a medida de segurança

novos brigadistas foram expostos a situações em que aplicaram o aprendizado

Guarda Municipal tem nova sede Mais segurança para o bairro Santo Antônio

Prefeitura de Itabirito capacita primeira equipe de brigadistas

nova estrutura conta com cerca de 300 m2 em localização privilegiada

Melhor espaço, localização, mobilidade e a possibilidade de instalar uma sala de trei-namento são os benefícios que a Guarda Municipal de Itabirito passou a contar a partir do dia 29 de junho, com a inauguração de sua nova sede, à Rua Engenheiro Simão Lacerda, nº 515, no centro da cidade. “Buscamos sempre uma melhor qualidade de vida para a população e a Guarda é muito importante

para que isso aconteça”, des-tacou o Prefeito Manoel da Mota durante a solenidade.

As novas instalações, com de cerca de 300 m2, foram inauguradas em uma cerimô-nia com autoridades locais e muita comemoração pelo avanço da segurança em Ita-birito. Para o Comandante da Guarda Municipal, Major Dar-ci Nascimento, a mudança de sede traz melhorias como a localização privilegiada,

que colabora para o deslo-camento dos profissionais; e maior espaço, que permite a instalação de uma sala de treinamento, além de estacio-namento para viaturas.

A Guarda foi criada por meio da Lei Municipal nº 2269, de 19 de maio de 2003, assinada pelo então Prefeito Manoel da Mota Neto. “Desde então, vem contribuindo para a melhoria da segurança em Itabirito, no apoio às ações da Polícia Militar e na solução de pequenos delitos”, ressaltou Denílson Braga, secretário de Segurança e Trânsito. O secre-tário destacou, ainda, os in-vestimentos feitos na guarda, como a compra de coletes ba-lísticos - passando de 5 para 15 placas balísticas, mais 28 capas individuais, a plotagem das viaturas, instalação de si-renes e compra de materiais de primeira necessidade.

Agosto de 2010 11

Criatividade em reaproveitamento de materiais traz segurança à pedestres

Menor risco de acidentes e melhor fluxo de carros são os resultados que o desvio provisório da Rua Belo Hori-zonte está proporcionando à população. Agora, o trecho de cinco metros de largura e sem passeios conta com um desvio de seis metros, que transformou a via em mão única sentido Centro/bairro. “A rua é bastante movimen-tada e perigosa, porque se tornou uma rota de fuga para quem quer evitar o trânsito no Centro”, conta o motorista Bruno Donada, que passa pelo local várias vezes ao dia.

“Este é um sonho antigo dos moradores da cidade. Estamos trabalhando diuturnamente para melhorar a segurança e o trânsito de Itabirito”, afirma Denilson Braga, secretário de Segurança e Trânsito. O novo desvio é sentido bairro/Centro e, para o futuro, o secretário de Obras e Serviço, Rildox, explica que estudos e acordos es-tão sendo realizados para que a via continue sobre toda a linha férrea daquele local, criando um novo acesso de circulação para Itabirito. “Nossa intenção é proporcionar mais conforto para a população”, destaca Rildox.

Para trazer mais segurança e melhorar o acesso à zona rural, a Prefeitura de Itabirito realizou uma obra na comunidade dos Macedo. “Havia uma dificulda-de muito grande para trazer equipamentos, já que os caminhões não passavam pela ponte, que estava toda comprometida”, descreve Leandro Antônio de Castro, morador da comunidade.

De acordo com Waldecy Souza, chefe da Divisão de Obras da Secretaria de Obras e Serviços, a anti-ga ponte era de madeira e estava corroída, pois, não passava por manutenção há muitos anos. O novo acesso tem quatro metros de comprimento por seis de largura, na qual foram utilizadas 21 manilhas com grande capacidade de vazão segura da água.

“A qualidade da obra está muito boa. O trabalho re-alizado pela equipe da Prefeitura está de parabéns”, elogia Wilson José Vieira Filho, que mora próximo à ponte. Com esta obra, também são beneficiadas as comunidades do Saboeiro, Mangue Seco e São Gon-çalo do Bação.

Em breve, Itabirito será presente-ada com mais uma obra direcionada ao zelo pela saúde de seus cidadãos: a nova Unidade de Pronto Atendimento de Itabirito. No total, serão investidos R$1,4 milhões na obra, que prevê espa-ços para atendimento de urgência, salas de observação e apoio de diagnóstico terapêutico, administrativo e técnico lo-gístico. “A melhoria do sistema de saúde sempre será uma preocupação nossa, pois saúde é agora! E essa UPA vai ga-rantir que mais pessoas sejam melhor atendidas”, ressalta o Prefeito Manoel da Mota.

De acordo com o secretário de Ur-banismo, Aloísio Alves, o Pronto Aten-dimento será construído próximo a Rodoviária nova, em um terreno de 5.700 m². O local para a construção foi amplamente estudado, pois, segundo o secretário de Saúde, Valter Melilo, a decisão é fundamental para viabilizar a eficácia e a agilidade dos atendimen-tos. “A UPA precisa estar implantada em um local de acesso rápido às cidades vizinhas. Além disso, o ideal é que ela esteja distante dos bairros para não ser usada como Unidade Básica de Saúde”, explica o secretário.

nova ponte terá melhor vazão da água e comportará qualquer tipo de veículo

Pessoas que passam pela Rua Belo Horizonte, no Centro, agora podem transitar com mais segurança

Projeto foi estudado para agilizar o atendimento aos cidadãos

A obra ofereceu mais espaço e segurança para as pessoas e carros que passam pela Rua Ana Maria teixeira

Moradores, pedestres e motoristas que passam pela Rua Ana Maria Tei-xeira, no bairro Cardoso, agora têm mais seguran-ça. Um trecho da rua, que beira um córrego, oferecia perigo às pessoas, devido ao estreitamento da via e à falta de sinalização. Para sanar o problema, a Prefei-

tura de Itabirito, por meio da Secretaria de Obras e da Divisão de Limpeza Urbana, construiu um corrimão no local, reapro-veitando tubos e outros materiais.

De acordo com o che-fe da Divisão de Limpeza Urbana, Ricardo Oliveira, com a obra, foi possível

criar um recuo de 1m en-tre a rua e o córrego, o que ofereceu mais espaço para os pedestres e para os car-ros passarem com mais segurança. “Outro fator considerado positivo é que a colocação do corrimão ajuda a identificar que ali existe um buraco”, expli-cou Ricardo.

nova UPA trará melhoria no atendimento à saúde

Prefeitura cria alternativa para a Rua Belo Horizonte

novo acesso beneficia comunidades rurais

Priorizando as pessoas de baixa renda, a Secre-taria de Urbanismo tra-balha por melhorias no Plano Diretor de Itabirito, que agora autoriza lotea-mentos com lotes de 240 m² - 12m de frente. “O foco nas pessoas humil-des é, e sempre será, um compromisso da atual administração”, destaca Aloísio Alves, secretário de Urbanismo.

A Lei 2773/2010, que altera o Plano Diretor,

foi sancionada em 15 de junho, e, segundo o se-cretário, traz facilidades de crédito e menos des-gastes durante a constru-ção. “Os lotes de 240m² permitem que as pes-soas utilizem uma das divisas e os fundos para estabelecerem as suas casas”, esclarece Aloísio. Os demais parâmetros urbanísticos continuam estabelecidos conforme previsto nas leis números 2460/2005 e 2773/2010.

Plano diretor mais próximo à realidade de Itabirito

faz acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 12

Pela primeira vez, Itabirito alcança o primeiro lugar na modalidade Esporte Coletivo dos Jogos Escolares. A terceira etapa do campeonato foi disputada em Itaúna, na região central do estado, nos dias 28 de junho a 3 de julho. “Estou muito feliz pelo resultado que é bastante expressivo para nossa cidade”, analisa Rodrigo Espigão, secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabirito

Com o placar de 7 a 2, a equipe de futebol de salão da Escola Estadual Professor Tibúrcio venceu o grupo de Conselheiro Lafaiete. “Nossos alunos estavam encantados com a vitória, o apoio que a Prefeitura nos deu foi fundamental. Tivemos alimentação e transporte para toda nossa equipe. Saímos com os alunos para comemorar e foi muito emocionante ver a alegria em cada rostinho

deles”, destaca Nair da Glória Silva, vice-diretora da escola campeã.

Sessenta municípios estavam na disputa pela etapa regional dos Jogos Escolares. Rodrigo Espigão explica que os resultados alcançados mostram que a Prefeitura está trilhando o caminho certo. “Parabenizo a escola pelo trabalho que foi feito. Resultados como esse aumentam a nossa responsabilidade em investir mais no esporte de base”, ressalta.

Com essa vitória, a equipe de futebol se classificou para disputar a etapa estadual dos Jogos Escolares, que acontece em Patos de Minas, de 9 a 14 de agosto. Além da equipe de futebol, a Prefeitura levará as equipes de natação e tênis de mesa, que também disputam o campeonato.

Vinte e duas crianças e adolescentes do Acuruí, entre 7 e 16 anos, estão tendo a oportunidade de praticar Taekwondo, por iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabirito. As aulas acontecem toda a semana, desde maio, e a prática esportiva já está mudando a vida dos moradores. “Mesmo com pouco tempo de realização, meu filho já começa a ordenar melhor as coisas, ir até o fim com as tarefas, tendo mais concentração”, elogia Hans Cohn, pai do aluno Carlos Eduardo, de 10 anos.

Segundo Nilton Santos, chefe da Divisão de La-zer, o Taekwondo foi escolhido, pois “é um esporte para pessoas de qualquer idade, tipo físico e classe social. É um fator de desenvolvimento e de integra-

ção, que agora está sendo oferecido aos jovens aqui do distrito”. Nilton conta que os alunos aprendem ainda mais: a cultura e língua de outro país, cor-tesia, integridade, perseverança, autocontrole e es-pírito indomável, que são os princípios do esporte coreano.

Além do Distrito de Acuruí, o Taekwondo tam-bém é oferecido no Córrego do Bação. De acordo com o planejamento da Secretaria de Esporte e La-zer, a perspectiva é de que o projeto seja expandido para São Gonçalo do Bação e Ribeirão do Eixo. “Com criatividade e força de vontade, vamos conseguir aumentar nosso atendimento com uma verba me-nor que os anos anteriores”, afirma Nilton Santos.

Alunos do Núcleo de Treinamento de Gi-nástica Olímpica, Rítmica e Artes Marciais puderam mostrar suas habilidades no 1º Torneio de Ginástica Artística, promovido pela Prefeitura de Itabirito, dia 27 de maio. Atletas de nove categorias se concentra-ram no Poliesportivo Pedro Cardoso para disputar nos aparelhos de solo e salto. “Es-paços como este são privilegiados para for-mar talentos olímpicos. O nosso objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de treinar para competirem com outras equi-pes”, explica Rodrigo Espigão, secretário de Esporte e Lazer.

Débora Silva é mãe de três alunas da ginástica artística e considera importante o carinho e o respeito entre os atletas e os professores do núcleo. “Competições são importantes para que eles vejam o resul-tado do trabalho e do esforço deles. Como as minhas duas filhas mais velhas já con-quistaram medalhas, a mais nova também queria uma”, relata.

Todos os alunos receberam medalha e certificado de participação. Para arbitrar o torneio, a Prefeitura de Itabirito convidou seis profissionais de Belo Horizonte e Ouro Preto, que ficaram responsáveis por julgar as categorias a partir do nível Ginástica Geral. Os atletas menores foram arbitrados

pelos atletas da equipe principal. Thais Mayara disputou o torneio e também teve a responsabilidade de atuar como arbitro das categorias abaixo da sua. “No começo achei bem difícil, porque os meninos são muito pequenos. Espero que seja uma boa competição e desejo boa sorte para todo mundo”, disse a menina.

Futebol de Salão é campeão da etapa regional dos Jogos Escolares

Com o apoio da Prefeitura, o time de Futebol de Salão trouxe o primeiro lugar para Itabirito.

Mais de 20 jovens do Acuruí começam a ter aulas de taekwondo

torneio de Ginástica Artística é destaque

O torneio foi arbitrado por profissionais de Ouro Preto e Belo Horizonte e também pelos próprios atletas do núcleo

Pais e familiares acompanharam de perto o desempenho e as habilidades dos atletas

Com o esporte, os jovens passam a ter mais disciplina e respeito

Agosto de 2010 13

Novas linhas digitais para a cidade e acesso à internet banda larga nas escolas municipais são avanços conquistados pela Pre-feitura de Itabirito, na busca pela ampliação do acesso à internet de alta velocidade para toda a população. Em maio, a adminis-tração municipal se reuniu com membros da Oi Telefonia para negociar a abertura de novas li-nhas digitais e 750 novos pontos foram negociados para Itabirito. “A tendência é que, dentro dos

próximos anos, Itabirito seja 100% digital”, explica Daniel Gar-rido, chefe de Divisão de Proces-samento de Dados.

Atualmente, Itabirito possui cerca de 2.100 linhas telefônicas desse tipo, número baixo diante à demanda, o que saturou a rede e, hoje, não é possível instalar a internet em alta velocidade em outros locais da cidade. Nessa parceria com a Oi, foi acordada a expansão das novas linhas digi-tais até o final de dezembro. “Re-

almente precisávamos expandir a quantidade dessas linhas. Mui-tas pessoas, inclusive divisões da Prefeitura, não têm acesso à internet banda larga por causa disso”, explica Daniel Garrido.

Segundo os dados levantados pela empresa, Itabirito terá quase 2.900 pontos de internet banda larga até o final do ano. De acor-do com Daniel Garrido, o projeto também prevê que, em breve, to-das as escolas municipais terão esse benefício.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da Prefeitura de Itabirito está traba-lhando na instalação de interceptores de esgoto na região central da cidade, o que permitirá que todo o esgoto que hoje é lan-çado no Rio Itabirito seja levado para a Esta-ção de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Marzagão. “Graças aos novos recursos que a gestão atual pleiteou ao Governo Federal. Em 2012, o esgoto de Itabirito chegará a 98% de eficiência no tratamento”, destaca Doris Garisto Lins, diretora do Saae.

Ao todo, serão instalados 4.561m de in-terceptores na região central do município. Para esclarecer o andamento e os benefícios, o Saae vem mobilizando a comunidade lo-cal, com visitas nas residências próximas às obras, entregando panfletos informativos. Além disso, está realizando medidas sócio-

ambiental como o plantio de mudas nativas nas captações do Córrego Seco e Barraginha, distribuição de sementes e caminhadas eco-lógicas. As obras começaram dia 7 de junho, na Rua Belo Horizonte, e serão realizadas durante todo o ano.

De acordo com o cronograma do Saae, as ruas Waldir Salvador de Oliveira, João Pes-soa, Dr. Guilherme, Av. Queiroz Júnior, Pio XII, Eurico Rodrigues e Emídio Quites são as próximas a receber a instalação dos in-terceptores de esgoto. “Com o andamento das obras em ritmo acelerado, certamente Itabirito terá essa conquista no saneamento e na melhoria da qualidade de vida da popu-lação”, destaca Dóris Lins.

Secretaria economiza cerca de 30 mil reais em publicidade

Itabirito já se prepara para a próxima Copa do Mundo no Brasil

Serão instalados mais de 4,5 mil metros de interceptores em Itabirito.

Prefeitura conquista mais acesso à internet banda larga

trabalho por toda a cidade visa despoluição do Rio Itabirito

Prevendo o aumento do turismo em Itabi-rito durante a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, as secretarias de Desenvol-vimento Econômico e de Patrimônio Cultural e Turismo se uniram com prestadores de ser-viço, que atuam na cidade, para promover a aproximação entre o setor público, a iniciativa privada e as associações afins.

Dentre os assuntos destacados nas reu-niões e palestras estão a qualificação profis-sional, como suporte para o crescimento das atividades, a preparação do receptivo local e a infraestrutura do município. Essa parceria promovida pela Prefeitura de Itabirito está desen-volvendo um levanta-mento de potenciali-dade regional, para o aprimoramento do turismo no mu-nicípio, que tem grande potencial econômico com a realização da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, pois Itabiri-to está muito próxi-mo de Belo Horizonte e Ouro Preto.

Próximas obras

daniel Garrido é um dos representantes da Prefeitura nas negociações com a Oi para mais acesso à internet.

Prezando pela coerência ao Plano de Governo, que objetiva economia em publicidade em respeito ao dinheiro público, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Itabirito vem re-alizando trabalhos de divulgação com patrocínio da iniciativa pri-vada, e já economizou cerca de R$30 mil para os cofres públicos. “Nossa secretaria, às vezes, rece-be algumas críticas, mas estamos seguindo as orientações da ad-ministração, que não tem como meta principal espalhar cartazes, faixas, outdoor e propagandas em excesso pela cidade”, ressalta Ivacy Simões, secretário de Comu-

nicação Social. Nesses primeiros oito meses

de mandato, a Comunicação evi-tou gastos com publicidade em grandes eventos como a Semana do Meio Ambiente, os 235 anos da Policia Militar, a 1ª Caminhada da Paz, as duas primeiras edições do Jornal Faz Acontecer, banners e cartazes do Carnaval, o Dia do Li-vro Infantil e os postais da cidade que estão disponíveis no Crit. Em todos esses projetos, foram produ-zidos kits completos de materiais de campanha, como panfletos, ca-misas, banners, folders, cartazes e certificados. “Nós buscamos a iniciativa privada e conseguimos grandes parcerias para nosso pro-jeto. A divulgação foi excelente e quase R$ 10 mil foram economi-zados”, destaca Marina Sardinha, secretária de Meio Ambiente.

faz acontecer Jornal da Prefeitura de Itabirito-MG 14

Mais de 15 mil pessoas prestigiam a 10ª Festa do Pastel de Angu

Iniciativa transforma a educação de alunos

O secretário de Educação, Ri-cardo Francisco, foi agraciado com a Medalha Dia de Minas, dia 16 de julho. A honraria é conferi-da pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Mariana aos desta-ques e personalidades mineiras que contribuíram para o desen-volvimento social, econômico ou cultural. “Sinto-me honrado, por-que é o reconhecimento do meu trabalho como professor da Rede Estadual de Ensino há mais de 23 anos”, conta o secretário.

Secretário de Educação é homenageado

Homenagem foi conferida pelo Governador Antônio Augusto Anastasia

Nos dias 12 e 13 de junho, a Prefeitura de Itabirito realizou a 10ª edição da Festa do Pastel de Angu. O evento, que envol-ve toda a comunidade escolar e exalta o patrimônio cultural da cidade, aconteceu na anti-ga área da JuliFest e, segundo dados da Guarda Municipal e dos Bombeiros, mais de 15 mil pessoas estiveram presentes durante os dois dias de festa. “Agradeço pelo trabalho, em-penho e a seriedade de toda a comunidade escolar envolvida na festa. Agradeço também aos pais, que confiam na educação oferecida pelas nossas esco-las”, afirmou Ricardo Francisco, secretário de Educação, duran-te a abertura da festa.

Além da participação de bandas musicais como Gê Lara (com participação de Tú-lio Mourão) e Banda Expresso e Cia no sábado e a cantora Paula Fernandes encerrando a festa, as escolas apresentaram números artísticos, ensaiados especialmente para a ocasião, dando enfoque ao folclore e às tradições da região. “Gostei da oportunidade de participar da festa, além de conhecer mais sobre a cultura de Itabirito, pude representar minha escola usando meu talento”, contou

Rafael Giovane do Nascimento, aluno do Cefet, que participou de uma das apresentações.

No sábado, aconteceu a elei-ção da “Garota Pastel de Angu”, com representantes de todas as escolas participantes da festa. Entre 16 meninas, Layesca Bru-na Silva, 14 anos, ganhou como Rainha pela Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira e Fernanda Lopes Michel, de 12 anos, foi eleita Princesa, repre-

sentando a Escola Municipal Ana Amélia Queiroz. “Ser Rai-nha do Pastel de Angu é uma grande responsabilidade, pois é uma tradição de Itabirito”, co-mentou a vencedora.

“Acompanho a Festa do Pas-tel de Angu há muito tempo e fiquei surpresa com a organi-zação da cidade. Essa tradição do Pastel não é importante só para Itabirito, mas para Minas Gerais”, comentou Luciene

Amaral, jornalista da Rede Glo-bo. A cantora Paula Fernandes elogiou a iniciativa de unir educação e exaltação à comida local. “Acho maravilhoso, tudo que está ligado à educação é de meu interesse também. Além disso, eu viajo o Brasil inteiro e não tem comida que supere a nossa. Sem discussão. E tem que festejar mesmo, porque o nosso estado é rico em todos os sentidos”.

“O caminho é educar para colher bons frutos no futuro”. Orientados pela frase da diretora Raquel de Fátima Santana, que a Escola Municipal José Ferreira Bastos criou uma sala especial para alunos com dificuldade de aprendizagem, em que formas lúdicas e individuais de ensino estão proporcionando grandes resultados. “Não afastamos os alunos das atividades normais de uma escola, só criamos um ambiente que ele tenha mais atenção, com outros colegas que

tem a mesma dificuldade”, des-taca a diretora.

Segundo o secretário de Educa-ção, Ricardo Francisco, esse tipo de iniciativa valoriza a educação do município. “Todas as escolas seguem o mesmo planejamento, mas cada uma tem a sua realida-de. Por isso, nossa gestão propor-ciona oportunidades para cada instituição desenvolver projetos de acordo com a necessidade de cada aluno”, ressalta o secretário.

A sala especial é composta por dez alunos, que fazem atividades

de música, educação afetiva, lei-tura e cálculos de matemática. “Se o professor tem dificuldade de ensinar da forma que apren-deu, é porque existe uma defici-ência. O amor à profissão me faz querer superar os meus limites, para ajudar quem tanto precisa de mim. Por isso queremos in-vestir em cursos, para conseguir perceber onde estão as necessi-dades de cada estudante”, afirma a professora da turma, Myriam dos Reis Michel, que tem forma-ção em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e já está investindo em outro curso para ensinar alunos com Dislexia.

Para a professora, o carinho e a paciência são os pontos cha-ve desse projeto e o desejo é de que ele se expanda para outras escolas do município. “O traba-lho é intenso, mas quando eles começam a ler é uma verdadeira recompensa”, conta. “Boas ideias como essa servem de exemplo para outras escolas da cidade. Todas as crianças com necessi-dades diferenciadas de ensino merecem essa oportunidade”, completa a professora.

Atenção especial a cada estudante melhora o processo de aprendizagem e leitura

Agosto de 2010 15

Cultura e entretenimento no domingo é dia de Banda

Minas ao Luar embala a noite

O Projeto Trilha Real é uma parceria entre a Prefeitura de Itabirito e o Governo do Estado e prevê 138 km de extensão nas três cidades de Ouro Preto, Ouro Branco e Itabirito. Segundo Ricardo Assis, assessor de

Turismo Rural e um dos organizadores do projeto, Itabirito foi escolhida ”pelo grande empenho do município em ações de promoção ao turismo, além de ter condições privilegiadas para a prática do turismo de caminhada”.

trilha Real é inaugurada em Itabirito

Em 30 de junho, Itabirito comemorou um grande avanço no turismo da região: o lançamento do Projeto Trilha Real. Na ocasião, que também marca o 2º ani-versário do Parque Ecológico, uma festa inaugurou o marco zero dos 38 km de trilha que começam no local. “Temos que reconhecer o empenho de toda a equipe da Prefeitura, que foi obrigada a reco-meçar do zero - já que não encontramos nenhuma informação nos computadores - e conseguiu inaugurar o projeto na data prevista”, comemorou o vice-prefeito Ril-dox. “Hoje também marca o primeiro ani-versário real do Parque, já que acabamos de negociar a dívida que herdamos sobre a quitação do terreno e agora podemos dizer que o parque é, de verdade, da po-pulação de Itabirito”, completa Rildox.

Com um investimento inicial de R$ 275.000,00, a Prefeitura também plane-

ja incentivar a criação de lanchonetes, restaurantes e pequenos comércios para acolher os turistas durante a caminhada. “Itabirito não pode estar ligado apenas à mineração, pois ela um dia acaba. Aqui estamos pensando concretamente no fu-turo, em que o turismo tem que ser for-talecido em nosso município para criar

novas fontes de renda”, afirmou o vice-prefeito, na solenidade de inauguração.

Para marcar o lançamento do projeto, o vice-prefeito Rildox e o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Turismo, Maurílio Guimarães inauguraram uma placa de indicação do início da Trilha Real. “O município é extremamente importante para o desenvolvimento do turismo na região. Itabirito tem uma bela localização perto da capital, o que tem potencial para incrementar o turismo”, ressaltou Maurílio Guimarães.

Itabirito tem 38km de trilha dentro do Projeto e o Parque Ecológico marca o início da caminhada

Em parceria com a PMI, dezoito músicos proporcionaram entretenimento e cultura

Músicas populares e clássicas animaram o público na Praça da Estação

Após as solenidades, o público foi convidado a conhecer os primeiros 5km da trilha em Itabirito

O vice Rildox enfatizou a importância de fomentar o turismo como opção econômica para Itabirito

Projeto visa alavancar o turismo no município

A satisfação do público com o show Minas ao Luar foi demonstra-da pela presença de mais de 2 mil pessoas na Praça da Estação, que cantaram e dançaram ao som das melhores músicas populares. No evento, realizado pela Prefeitura de Itabirito e pelo Sesc Minas Gerais, o Prefeito Manoel da Mota recebeu um troféu de participação e ressaltou a importância de cultivar a cultura em Itabirito. “Isso é cultura para nossa cidade, pois trata de músicas do cancioneiro antigo, músicas que são imortais para nossa história e que lembram um tempo precioso que vivemos”, afirmou o Prefeito.

O Minas ao Luar teve a partici-

pação de 18 músicos e toda a estrutura para shows que atraiu o casal Geraldo Prado e Isabel Maria Braga, que foram presenteados com um livro de letras e cifras do projeto, pelas mãos do Prefeito Manoel da Mota. “Estou aqui prestigiando um projeto com música de qualidade. Já estava feliz por ter onde dançar e me divertir e agora fiquei mais feliz ainda por ter ganhado esse presente”, comemorou Geraldo Vitor.

Durante o evento, a Prefeitura de Itabirito lançou o Projeto Seresta na Praça, idealizado por Antônio Carlos Dias, responsável pelas Ações de Cultura Popular da Prefeitura.

Em 2010, o Projeto Domingo é Dia de Banda vem reunindo grandes talentos da música de Itabirito e região. As apresentações das bandas acontecem no último domingo de cada mês, na Praça da Estação, em uma estrutura montada especialmente para receber gratuitamente o público.

A cada encontro, a Prefeitura de Itabirito prepara uma programação diversificada. “Com este projeto, a tradição é preservada em nossa cida-de. Hoje, graças a Deus, os jovens estão se integrando aos movimentos culturais, reconhecendo que, na realidade, as músicas estão gravadas em nossa memória e nos nossos corações”, declarou o Prefeito Manoel da Mota, durante a abertura do projeto, em abril.

Neste ano, o Domingo é Dia de Banda já recebeu grandes atrações da região como as corporações musicais João Monlevade e União 7 de Setembro (de Ponte Nova), Banda de Música 12 de Março (de Belo Hori-zonte), Lira Musical São Sebastião (de Nova Serrana), além da participa-ção constante dos talentos de Itabirito, nas corporações musicais Santa Cecília e União Itabiritense.