jornal agora 12-04 a 18-04-2013

16
ANO 2 - Nº32 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 12 A 18/04 DE 2013 Vem aí a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Página 11 Os 64 anos de Jarinu Cidade comemora emancipação com desfile cívico, shows com artistas locais e a encantadora Exposição Nacional de Orquídeas. Prefeito Vicente Zacan avalia início da administração e diz que o município “está entrando nos eixos”. Páginas 5, 6 e 7 Pastor pago para dar bênçãos é demitido Página 10 Campo Limpo Paulista adere ao Programa Amigo do Idoso; Grupo Conviver agora tem aulas de hidropilates. Página 4 Dívida do município daria para comprar 2.000 carros populares “Herdamos um grave problema econômico, e temos de honrar paga- mentos a fornecedores, enquanto buscamos recursos para sair do vermelho”, diz secretário de Finanças de Campo Limpo Paulista, Antônio Carlos Patara. Página 3 Sobrevivente conta como foi o massacre do Carandiru Páginas 8 e 9 FOTOS DIVULGAÇÃO

Upload: marcel-garcia

Post on 13-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Agora de circulação em Campo Limpo Paulista e Região

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

ANO 2 - Nº32 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 12 A 18/04 DE 2013

Vem aí aCampanha

de VacinaçãoContra a

Gripe Página 11

Os 64anos deJarinu

Cidade comemora emancipaçãocom desfile cívico, shows comartistas locais e a encantadoraExposição Nacional de Orquídeas.Prefeito Vicente Zacan avalia início da administração e diz queo município “está entrando noseixos”.

Páginas 5, 6 e 7

Pastor pagopara darbênçãos édemitido

Página 10

Campo Limpo Paulista adere ao Programa Amigo do Idoso; Grupo Conviver agora tem

aulas de hidropilates. Página 4

Dívida domunicípiodaria paracomprar 2.000carros populares“Herdamos um graveproblema econômico, etemos de honrar paga-mentos a fornecedores,enquanto buscamosrecursos para sair do vermelho”, dizsecretário de Finançasde Campo LimpoPaulista, Antônio CarlosPatara.

Página 3

Sobreviventeconta como foi o massacredo Carandiru

Páginas 8 e 9

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 2: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

2 OPINIÃO 12 A 18/04 DE 2013

CNPJ (MF) 03.619.535/0001-33

Editor de conteúdo Jornalista José Maurício dos SantosMTB: 18.279 E-mail: [email protected]

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do jornal.Circula nas cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, VárzeaPaulista e Jundiaí

ESCREVA PARA NÓSE-mail: [email protected] mensagens devem trazer a assinatura, o endereço, o número da cédula de identidade e o telefone do remetente.Por motivos de espaço ou clareza, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.

Atendimento ao leitor e a anunciantes:(11) 4533-2118 / 98818-2615/ 98864-4462Visite o AGORA na web: agoraclp.com.br

EDITORIAL É hora de passar o chapéuComeçou a romaria de deputa-

dos e pré-candidatos às eleições de2014 aos municípios do AglomeradoUrbano. É o momento certo, por-tanto, para prefeitos, vereadores e li-deranças comunitárias passarem ochapéu, cobrando ações, projetos erecursos para que as administraçõespossam dar respostas às demandaspopulares.

Nos faz muita falta, no cenáriopolítico, a figura do saudoso AryFossen, certamente o maior porta-voz que a região já teve na Assem-bleia Legislativa de São Paulo. Nossooutro representante no parlamento,Pedro Bigardi, hoje governa Jundiaí,e temos apenas Luiz Fernando Ma-chado na Câmara dos Deputados,com atuação pífia e ainda amar-

gando a fragorosa derrota na suces-são municipal de 2012.

O tucano, porém, tem trânsitolivre no Palácio dos Bandeirantes, eé hora de cobrar dele gestões con-tundentes para que o governadorGeraldo Alckmin, candidato à ree-leição, reveja a decisão da Secretariade Segurança Pública no sentido dereativar o Centro de Triagem de

Campo Limpo Paulista. Uma cadeiaao lado do Hospital de Clínicas, paraabrigar delinquentes das cidadescircunvizinhas.

O município não precisa de talCavalo de Tróia do Governo do Es-tado, do PSDB, e é lamentável assis-tir à passividade dos senhores,doutores, autoridades e liderançaspartidárias diante do fato.

EESSPPAAÇÇOO MMIIXX

EXPEDIENTE

FOTO DIVULGAÇÃO

“Meu governo não vai dar calote em ninguém, mas precisamos renegociar

dívidas, rever contratos e buscar parcerias na soluçãodos graves problemas encontrados nas finanças daprefeitura. A população pode estar certa de que vamoshonrar todos os compromissos assumidos na campanha e iremos trabalhar com disposição e coragem para recuperar os anos perdidos no desenvolvimento do município”.

- Do prefeito José Roberto de Assis, de Campo Limpo Paulista

“ “

TRÂNSITO

Perigo no Vista Alegre

A comunidade e os con-dutores de veículos reivin-dicam a implantação deuma rotatória na entradado Jardim Vista Alegre.

A situação é caótica nolocal e, a qualquer mo-mento, pode ocorrer umatragédia.

BELEZA

Campo Limpo na TV Record

A esteticista campolim-pense Vania Renno, colu-nista do jornal AGORA,dará entrevista à RecordNews no próximo dia 24.Vai falar sobre a importân-cia da beleza nos dias dehoje.

Chique, né?

VIRADA CULTURAL

Shows com Gal Costa e Lobão

A Secretaria Estadual de Cultura definiu as atrações daVirada Cultural Paulista em Jundiaí. Os grandes nomessão Gal Costa, uma das musas da Tropicália, e Lobão,ícone do rock nacional dos anos 80.

A Virada Cultural de Jundiaí vai acontecer nos dias 25e 26 de maio, no Parque da Uva. Lobão vai se apresentarno dia 25, sábado, a 00h30. Neste mesmo dia acontecerãoshows do DJ Formiga(19 horas); Shirley King, dos EstadosUnidos(21h30) e Chimpanzé(23 horas).

No domingo (26), a programação começará às 17 horas,com show de Flávia Bittencourt. Gal Costa iniciará a apre-sentação às 18h30.

Musa da Tropicália estará em Jundiaí

LEGAL

Projeto criativo

O destino de três geladeiras sucateadas era o lixão.Mas para o diretor de cultura do Diretório Central dosEstudantes da Universidade Regional de Blumenau,Alan Filagrana, elas podiam ser reaproveitadas paraoutra utilidade. Com a ajuda voluntária dos artistas Te-lomar Florêncio, Fernando Pauler e Clóvis Truppel, astrês sucatas foram pintadas e ficaram prontas para serrecheadas de livros na nova campanha “Não deixe acultura na geladeira!”.Com as chamadas Geladeirote-cas, o projeto quer incentivar a leitura dentro da uni-versidade.

SELO

Árvore do Bem

A Comissão de Constituição e Jus-tiça da Câmara dos Deputados apro-vou projeto de lei que dispõe sobre acriação do Selo Árvore do Bem, paraos municípios com mais de cem milhabitantes que tenham, no mínimo,uma árvore por habitante na área ur-bana. O projeto que tramita em cará-ter conclusivo deverá serencaminhado à apreciação do Se-nado. Pela proposta, os municípiosque receberem o selo terão prioridadena obtenção de recursos federais emdiversas áreas. O selo será concedidopelo governo federal.

Page 3: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

- Da Redação -

Campo Limpo - A Prefeiturade Campo Limpo Paulista devese valer de recursos financeirosdo ano de 2013 para quitarparte das dívidas da gestão pas-sada. O montante do romborepresenta dinheiro que dariapara comprar aproximada-mente 2.000 carros popularesou 840 mil cestas básicas de ali-mentos – ou, ainda, construirdezenas de escolas e crechespara as crianças da cidade.

A herança comprometeseriamente a capacidade deinvestimento do atual go-vernoe causa atrasos no atendimen-to dos compromissos assumi-dos pelo prefeito José Robertodurante sua campanha.

O balanço geral, até 31 dedezembro de 2012, aponta umrombo nos cofres do municí-pio que já se encontra na mirado Tribunal de Contas do Esta-do de São Paulo.

“Herdamos um grave prob-lema econômico, e temos dehonrar pagamentos a fornece-dores, enquanto buscamosrecursos para colocar emordem para, o mais breve pos-sível, sair do vermelho”, afirmao secretário de Administraçãoe Finanças, Antônio CarlosPatara.

A empresa que realiza acoleta de lixo, por exemplo,ficou sem receber seus va-loresdo último trimestre de 2012,dívidas do governo anterior. Asdificuldades são as mesmas noque se refere à aquisição demedicamentos e pagamentodas prestadoras de serviços na

área de saúde.“Meu governo não vai dar

calote em ninguém, mas pre-cisamos renegociar dívidas,rever contratos e buscar parce-rias na solução dos gravesproblemas encontrados nasfinanças da prefeitura. A popu-lação pode estar certa de quevamos honrar todos os com-promissos assumidos na cam-panha e iremos traba-lhar comdisposição e co-ragem pararecuperar os anos perdidos nodesenvolvimento do municí-pio”, diz o prefeito Zé Robertode Assis.

A prefeitura acumula R$10milhões em dívidas de curtoprazo, que já estão sendo pagaseste ano, com os recursos doorçamento feito pela adminis-tração anterior, englobando ossetores de saúde, transporte ecoleta de lixo; e, ainda, ficarácom uma dívida superior a 41milhões para ser paga a longoprazo, estimando o tempo de25 anos para cumprir todas aspendências negativas dasgestões anteriores. (Com infor-mações da Assessoria deImprensa)

Investimentos são comprometidos por descontrole financeiro

Mais de R$ 50 milhões em dívidas

312 A 18/04 DE 2013 POLÍTICA

ADMINISTRAÇÃO

Page 4: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

CIDADANIA Município adere ao Programa Estadual Amigo do Idoso

Eles merecem mais carinho e assistência

4 12 A 18/04 DE 2013CIDADES

Caindo na águaA Diretoria Municipal de Esportes beneficia o Grupo

Conviver da Melhor Idade com mais uma opção esporti-va e de qualidade de vida para os idosos: as aulas dehidropilates são praticadas desde o início do mês, sob ocomando da professora Viviane Trevisan."A prática depilates na água busca trabalhar equilíbrio, flexibili-dade, força, postura e respiração, fatores importantíssi-mos para esta faixa etária", diz ela.

- Da Redação -

Campo Limpo – Oprefeito José Roberto deAssis assinou o termo deadesão de Campo LimpoPaulista ao ProgramaAmigo do Idoso, do Gover-no do Estado. O objetivodo convênio é ajudar aspessoas da terceira idade,com mais de 80 anos ,com benefícios aos que

ganham menos de umsalário mínimo, com ocartão de 100 reais pormês.

Dona Letícia Thomaz,de 76 anos, participa doGrupo Conviver há 16anos e fa la com muitocarinho do lugar e daassistência oferecida pelomunicípio. “Gosto muitodaqui, já f iz bordados eagora jogo dama com os

amigos , e acho muitoimportante ter o apoio dogoverno. Eu entrei aquilogo depois que minhamãe morreu, e é muitobom para a nossamente”.

O Grupo Conviver daMelhor Idade conta,atualmente, com 555 par-ticipantes, todos maioresde 55 anos . O projetooferece atividades arte-

CAMPO LIMPO NET

sanais, ginástica, dança,oficina de teatro e cursode alfabetização.A metada atual administração édescentralizar as açõespara os bairros e tambémimplantar na c idade aCreche do Idoso.

As prefeituras de todoo Estado de São Pauloterão, a partir de abril, 30dias para validar e atu-al izar os nomes dosidosos e familiares no Sis-tema Pró-Social do Gover-no Estadual. O processofaz parte da l iberaçãopara a entrega do CartãoAmigo do Idoso,

Cartão Amigo do IdosoO Cartão Amigo do

Idoso é direcionado aosidosos do Estado comidade superior a 80 anoscom renda mensal de atémeio salário mínimo. Obenef ic iár io receberáuma complementação derenda de R$ 100,00 pormês

Para ter acesso aobenefício é preciso estarregistrado no CadastroÚnico (CadÚnico) e estarfora dos programas debenefícios individuais ,como o Renda MensalVitalícia (RMV) ou Benefí-cio de Prestação Continu-ada da Assistência Social(BPC).

O Governo do Estadode São Paulo prevê inves-timentos anuais de R$ 40milhões e deve atender

Conviver atrai mais de 500 idosos

aproximadamente 32 milidosos de todo o Estado,na etapa inicial. No próxi-mo semestre , o CartãoAmigo do Idoso vai ampli-ar o número de benef i -ciários a partir de novoscadastramentos, que de-verão ser feitos no perío-do de maio a outubro.

Creche-escolaRepresentantes das

prefeituras de Várzea,Campo Limpo Paulista,Itatiba, Jundiaí, Louveirae Vinhedo também aderi-ram ao programa Creche-Escola , do Governo do

Estado.O programa pretende

ampliar o atendimento acrianças na educaçãoinfantil, residentes, prio-ritariamente, em locali-dades com maior vulnera-bilidade social.

Cada unidade, contan-do as obras e equipamen-tos, custa em média R$1,5 milhão e tem capaci-dade para atender de 70 a150 crianças.

Agora, as prefeiturasda região terão de entre-gar a documentaçãoexigida para firmarem oconvênio.

Page 5: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

Ensino informatizado ganha espaço na tevê

A TV Cultura visitou aEmef Franco Montoro, emBotujuru, para produçãode reportagem sobre o pro-jeto “Um Computador porAluno”, desenvolvido pelomunicípio em parceriacom o Ministério da Edu-cação. Na unidade, estu-dantes e professores dis-põem de 535 notebooks,integrando os recursos te-cnológicos ao currículopedagógico. A maioria dascrianças não tem computa-dor em casa. Segundo adireção do estabelecimen-to, a procura por matrícu-las aumentou a partir dainformatização. De acordocom o prefeito José Rober-to de Assis, o modelo edu-cacional será expandido eimplantado em outrasescolas da cidade.

Metalúrgicos mobilizados

Os trabalhadores daDurcklanger, de CampoLimpo Paulista, conti-nuam realizando assem-bleias três vezes por sem-ana. O primeiro resultadoda mobilização foi ahomologação das rescisõesde contrato de nove fun-cionários demitidos emjaneiro.

As negociações agora

giram em torno dos outrosproblemas referentes aoFGTS em atraso; ausênciade um cronograma parapagamento de férias venci-das e falta de pagamentodo 13º salário do pessoalque ainda está na ativa.

O Sindicato dos Me-talúrgicos de Jundiaí eRegião também quer umaposição of icial sobre oprocesso de recuperaçãojudicial pelo qual passa aDurcklanger .

Faccamp faz declaração do IR gratuitamenteNos dias 13 e 20 de abril,

das 9h30 às 13h30, alunosda Faccamp, supervisiona-dos por professores docurso de Ciências Con-tábeis, farão a declaraçãode imposto de renda 2013para os interessados quecomparecerem à RuaGuatemala, 167, em CampoLimpo Paulista, munidos dadocumentação necessária.

O serviço será total-mente gratuito e compreen-derá: elaborar a declaração;enviar para a Receita Feder-al, via internet; imprimir eentregar a declaração aointeressado.

512 A 18/04 DE 2013 CIDADES

Computador complementa ensino na rede municipal

DIVULGAÇÃO

Page 6: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

100 DIAS Balanço parcial apresenta resultados satisfatórios da nova administração

J a r i n u j á s e n t e amarca da transparência

-- PPoorr DDaanniieellaa FFeerrnnaannddeess --

JJaarriinnuu -- Administrar comtransparência e atender àsnecessidades da população complanejamento. Esta foi a metados primeiros 100 dias de gover-no do prefeito Vicente Zacan.Apesar do pouco tempo parauma avaliação mais profunda, acidade já sente a mudança.

Neste primeiro momento, abusca por recursos dos governosfederal e estadual e reivindi-cações a alguns deputados apre-sentaram resultados significa-tivos. Verba para investimentosem infraestrutura, aquisição deveículos e convênios firmadosgarantirão o desenvolvimentoda cidade, a médio e longo pra-zos.

Em visitas aos bairros, postosde saúde, escolas e estradas, oprefeito Vicente Zacan e equipesda administração fizeram ummapeamento das necessidadesmais urgentes do município eque serão gradativamente traba-lhadas.

Por meio de emendas de dep-utados da região, a prefeituraconseguiu veículos para as Secre-tarias de Saúde, Desenvolvimen-to Social, Agricultura e MeioAmbiente e Educação e Cultura,Serviços Públicos, como umônibus escolar, ambulância,cami-nhão, vans e maquinário.Emendas para investimento eminfraestrutura, como pavimen-tação de ruas e construção deacademias ao ar livre, além demuitos outros recursos, tambémjá foram conquistados e estãoem fase de libe-ração.

Como parte do "compromis-so com a verdade", toda e qual-quer aquisição de material -inclusive os veículos obtidosatravés de emendas -, medica-mentos, material de escritório,massa asfáltica e merenda esco-lar, por parte da prefeitura, éfeita através de licitação namodalidade pregão, que deter-mina o menor preço, garantindotransparência, economicidade, eimpessoalidade, entre outrosprincípios legais e morais segui-

dos pela administração.Através da Secretaria Munici-

pal da Saúde, a prefeitura ado-tou um pacote de medidas quevão desde a reforma,manutenção e ampliação dospostos de saúde até a implan-tação do Programa Saúde daFamília (PSF), que neste ano con-tará com seis unidades e a con-tratação de 100 agentes comu-nitários. A criação de um CAPS(Centros de Atenção Psicossocial)também é outro fator impor-tante e deve estar em funciona-mento até junho, com doispsiquiatras, uma psicóloga, duasenfermeiras, um terapeuta ocu-pacional e dois auxiliares técni-cos. Além disso, mais médicosserão contratados e a licitaçãopara aquisição de medicamen-tos e material de enfermagem jáestá em fase final.

Na Educação, além do con-vênio com o Sesi, que englobatrês secretarias, Educação e Cul-tura, Esportes e Turismo eDesenvolvimento Social, houvea implantação do ProgramaSaúde na Escola, que mobilizaequipes das Secretarias de Saúdee Educação de Jarinu para, emparceria, contribuir para a for-mação integral dos estudantespor meio de ações de promoçãoda saúde.

Houve também o aumentode quadro de funcionários, pro-fessores, inspetores de alunos,auxiliares administrativos e coz-inheiros e mudança do cardápioda merenda escolar, incluindopeixe, pernil em cubos, quibe,pão de mel, bolacha salgada rec-heada, bolacha salgada integral,bolacha amanteigada, barra decereais, sendo que arroz doce emingau somente serão servidoscomo sobremesa. Além disso,todas as escolas e creches estãorecebendo manutenção ereparos.

A prefeitura trouxe tambéma Escola Móvel de Eletroeletrôni-ca que ofereceu os cursos gratu-itos de Eletricista Instalador eMontador de Painéis.

A Secretaria de ServiçosPúblicos executou ações de

FOTOS: DIVULGACAO

Manutenção da cidade é açãoprioritária neste início de governo

Prefeito Vicente Zacan experimenta a merenda escolar: comida boa

manutenção das estradas ruraisem caráter emergencial, mesmocom as dificuldades encontradasdevido à péssima conservaçãodas máquinas e veículos, nosbairros Vila Primavera, BairroPonte Alta, Tijuco Preto e Pinhal.Também foram feitas açõesemergen-ciais na Estrada que dáacesso ao Bairro do Breu, Estra-da Ja-cinto Marin, bairro Pitan-gal, Estrada Do Gago, EstradaManoel Gerez Navarro, Estradado Servidão; Estrada Gino Darto-ra, Avenida São Luis, AvenidaCipriano Perobelli e AvenidaCarlos Gomes.

Limpeza, reparo de ruas,operação tapa buraco, melhorana coleta de lixo, conserto demáquina pela equipe demanutenção, gerando umaeconomia ao município de maisde R$ 200 mil, implantação decontrole de consumo de com-bustível entre outras ações tam-bém foram feitas nesses 100 diasde governo, preparando e plane-jando a cidade para os próximosque estão por vir.

6 12 A 18/04 DE 2013CIDADES

VERBAS, RECURSOS E INVESTIMENTOS CONQUISTADOS .1 Kombi de 12 lugares para a

Secretaria de Saúde - com recursospróprios

.1 Van de 16 lugares para Secre-taria de Saúde - emenda do deputadoBeto Trícoli (PV)

.1 kombi de 9 lugares para Se-cretaria de Desenvolvimento Social -emenda do deputado Beto Trícoli (PV)

.R$ 50.000 para elaboração deprojeto do Parque Orestes Lorencini -emenda do deputado Beto Trícoli (PV)

. Aquisição, através do Governodo Estado, de um caminhão Muckpara a Secretaria de Serviços Públicos(aguardando a entrega)

.Aquisição, através do Governo doEstado, de uma ambulância para a

Secretaria de Saúde (aguardando aentrega)

. R$ 80.000 para a realização deeventos na cidade - emenda do de-putado Marcos Neves (PSB)

. R$ 30.00 para a construção deuma academia ao ar livre - emendado deputado Marcos Neves (PSB)

. R$ 150.000 para investimentoem infraestrutura - emenda do de-putado Edmir Chedid (DEM)

. R$ 455.000 para a construçãode um anfiteatro - emenda do deputa-do Vitor Sapienza (PPS)

.Tentativa de recuperar R$200.000 de emenda da deputadaCélia Leão (PSDB), para a construçãoda UBS da Vila Primavera, que foi per-dida por não terem cumprido as eta-pas na gestão anterior.

.Licitação de R$ 120.000 emandamento para a compra de equipa-mentos para a Secretaria de Saúde

.Convênio com o DER, no valor deR$ 650.000, para a pavimentação aEstrada Manuel Gerez Navarro

.Convênio com a Secretaria Esta-dual de Habitação para a regulariza-ção dos loteamentos Nova Trieste e Estância São Paulo

.Elaboração do convênio para aconstrução de uma creche/escola nobairro Nova Trieste, com aproximada-mente 2.000m² de área de construção.

.R$ 1 milhão para a pavimen-tação e infraestrutura de parte do Par-que Antonio Afonso Pereira - emendado deputado Marcelo Aguiar (PSD)

.Aguardando a entrega de umamotoniveladora e de uma retroesca-

vadeira, conquistadas através doPAC2

.R$ 180.000 para a construçãode uma academia da saúde,atravésdo Ministério da Saúde

.R$ 224.000 para a ampliaçãodas UBSs dos bairros Nova Trieste eMaracanã.

.Cadastro do projeto de pavi-mentação no PAC2 para a pavimen-tação de ruas de diversos bairros,no valor de R$ 15 milhões atravésdo Ministério das Cidades

.Cadastro do município no Pro-grama Cidades Digitais, do Min-istério de Comunicações.

.Fase final da instalação do cor-reio do bairro Nova Trieste.

.Término da construção doCRAS (Centro de Referência deAssistência Social)

. Pavimentação de parte da ruaSão Salvador - emenda do deputa-do Paulinho da Força (PDT)

.Cobertura da quadra da escolaEMEF Juvenal de Souza no bairroFazenda Primavera

. R$ 147 mil para a aquisiçãode ônibus escolar - emenda dodeputado federal Wil l iam Dib(PSDB)

. 52 mil do Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação(FNDE) para a aquisição de proje-tores e ventiladores para escolasmunicipais

. Prestação de contas de con-vênios anteriores para o municípionão perder contratos para pavimen-tação da alameda Guanabara e Flo-rianópolis e Guanabara e Recife.

Page 7: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

-- DDaa RReeddaaççããoo --

JJaarriinnuu -- Como já eraesperado, o aniversário de69 anos de emancipaçãopolítica do município serácomemorado com modés-tia, pela escassez de recur-sos. A programação tradi-cional (com hasteamento debandeiras, missa e desfilecívico na praça da matriz)será mantida no feriado dodia 17, mas a festa, comshows, em dois finais desemana (a partir de hoje),será abrilhantada por artis-tas locais e com a imperdí-vel exposição de orquídeas.

A cautela do prefeitoVicente Zacan é compreen-sível: contrário à política dopão e circo, ele quer presen-tear a população de outramaneira, com ação e buscade recursos para viabilizarprojetos, serviços e açõesque resultem em benefíciospara a comunidade.

Saúde e manutenção dacidade são as prioridades domomento, e o empresárioque virou prefeito mostracomo, em silêncio, dá umnovo estilo administrativoao município.

Veja, aqui, entrevistaexclusiva ao jornal AAGGOORRAA:

AAppóóss ttrrêêss mmeesseess ddeeggeessttããoo,, ccoommoo oo ssrr.. aavvaalliiaa aarreeaall ssiittuuaaççããoo ddaa aaddmmiinniiss--ttrraaççããoo ppúúbblliiccaa?? QQuuaaiiss ssããoo oosspprriinncciippaaiiss ddeessaaffiiooss ddaaqquuiippoorr ddiiaannttee??

Estamos trabalhandointensamente, buscandorecursos para o municípiocom os governos federal eestadual e com deputados,f irmando convênios emáreas importantes comosaúde e educação. Aospoucos, a cidade vai entran-do nos eixos.

QQuuaall éé oo ttaammaannhhoo ddaassddíívviiddaass ddoo mmuunniiccííppiioo eeccoommoo oo ssrr.. pprreetteennddee vviiaabbii--lliizzaarr ooss pprroojjeettooss aannuunncciiaaddoossdduurraannttee aa ccaammppaannhhaaeelleeiittoorraall??

As dívidas foram parce-ladas e negociadas e os pro-jetos serão viabilizados,com muito trabalho.

DDiiaannttee ddoo aattuuaall cceennáárriioo,,qquuaaiiss ssããoo aass pprriioorriiddaaddeess ddoosseeuu ggoovveerrnnoo??

A saúde, em que estamosdando uma atenção espe-cial e fazemos mudançasradicais, o que leva tempo,mas os resultados virão.

PPoorr tteerr aa mmaaiioorr eexxtteennssããootteerrrriittoorriiaall ddaass cciiddaaddeess ddaarreeggiiããoo,, JJaarriinnuu aapprreesseennttaauummaa mmaallhhaa ddee eessttrraaddaassmmuuiittoo eexxpprreessssiivvaa.. AA

pprreeffeeiittuurraa eessttáá bbeemm eeqquuiippaaddaa ppaarraa ggaarraannttiirrmmaannuutteennççããoo ddeessssaass vviiccii--nnaaiiss,, ggaarraannttiinnddoo,, pprriinncciippaall--mmeennttee,, oo eessccooaammeennttoo ddaassaaffrraa aaggrrííccoollaa??

Não, não estamos bemequipados, pegamos aprefeitura sem estrutura,mas já estamos comprandomaquinário, fazendo oreparo dos que estavamquebrados, terceirizandoalguns serviços e fazendo amanutenção emergencialdas estradas, já que oserviço preventivo deveriater sido feita na época daseca.

UUmm ddooss ccoommpprroommiissssoossaassssuummiiddooss ppeelloo ssrr.. ffooii oo ddeeiinnccrreemmeennttaarr oo ttuurriissmmoo nnoommuunniiccííppiioo.. CCoommoo pprreetteennddeeffaazzêê--lloo,, jjáá tteemm aallgguumm pprroojjee--ttoo sseennddoo eellaabboorraaddoo??

Sim, resgataremos as fes-tas locais, faremos investi-mentos em infraestrutura eum trabalho de divulgaçãodo nome da cidade, já quetemos um dos melhores cli-mas do mundo.

UUmmaa ddaass pprreeooccuuppaaççõõeessddaa ccoommuunniiddaaddee éé ccoomm ooeessqquueemmaa ffrráággiill ddoo ssiisstteemmaaddee sseegguurraannççaa nnaa cciiddaaddee.. OOssrr .. jjáá ffaazz ggeessttõõeess ppaarraaaammpplliiaarr oo eeffeettiivvoo ddaa PPoollíí--cciiaa MMiilliittaarr?? EEssttáá nnooss sseeuuss

ENTREVISTA Prefeito Vicente Zacan busca recursos para Jarinu avançar

"A c idade va i entrando nos eixos"

Vicente Zacan: atenção à saúde e à manutenção da cidade

DIVULGAÇÃO

ppllaannooss aa ccrriiaaççããoo ddaa GGuuaarr--ddaa MMuunniicciippaall??

Estamos trabalhandopara Jarinu ter uma Guar-da Municipal e para tra-zer câmeras de monitora-mento para a cidade.

NNoo aanniivveerrssáárriioo ddee JJaa--rriinnuu,, ccoommoo oo ssrr.. ggoossttaarriiaa

ddee pprreesseenntteeaarr aa ppooppuu--llaaççããoo??

Com muito trabalho etransparência, para que acidade se desenvolva e apopulação seja a únicabeneficiada. ((CCoomm ccoollaabboo--rraaççããoo ddee DDaanniieellaa FFeerrnnaann--ddeess))

712 A 18/04 DE 2013 CIDADES

Page 8: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

-- PPoorr JJoorrggee AAmméérriiccoo ee JJoosséé FFrraanncciissccoo NNeettoo --

SSããoo PPaauulloo ((BBrraass iill ddeeFFaattoo)) -- Há 20 anos, o pavi-lhão 9 do maior presídioda América Lat ina foiinvadido pela tropa dechoque da Polícia Militar.A ação foi comandadapelo coronel da políciamil i tar UbiratanGuimarães, após consen-timento do então gover-nador Luiz AntônioFleury e do ex-secretáriode Segurança PúblicaPedro Franco de Campos.

Conhecido como mas-sacre do Carandiru, oepisódio resultou, segun-do a versão oficial apre-sentada pelas autoridadesda época, na morte de 111detentos . Desde então,apenas o coronel Ubi -ratan - falecido em 2006 -foi a julgamento, sendocondenado a 632 anos deprisão em regime fecha-do.

Por ser réu primário eter endereço fixo, o coro-nel conseguiu recorrer dasentença em liberdade,até a sentença ser anula-da. Ironicamente, o pavil-hão 9 era específico pararéus primários. Cerca de80% das vítimas do mas-sacre esperavam por umasentença def init iva .Ainda não haviam sidocondenadas pela justiça.

Depois de ter exercidomandato de deputadoestadual , Ubiratan foiencontrado morto em seuapartamento. Apesar decontestada, à época, a sus-peita de crime passionalfoi aventada, envolvendoa sua namorada e advoga-da, Carla Cepollina, queirá a julgamento no próx-imo dia 5 de novembro.

Sidney Sales, 45, é umdos poucos sobreviventes.Morador do município deJundiaí (SP), ele relatou

ao Brasi l de Fato e àRadioagência NP como foio dia do massacre : "Derepente e les fa laram:'estão atirando!' Eu faleique não, que eles estavamatirando com bala de bor-racha. Mas daqui a poucoos outros me l igam edizem que eles estavamexecutando mesmo aspessoas. Eu subi na ven-tana (janela), e quando euolhei já v i várioscadáveres est irados nochão. Eu fiquei em pâni-co."

Quando questionadosobre o número de mor-tos, Sales vai direto aoponto: "111 que tinhampai , mãe e advogado.Quem recorreu. Váriaspessoas não t inhamfamília [...] Eu creio queaproximadamente mor-reram uns 250. Eu dis -tribuía alimentação nopresídio . Naquele dia ,sobraram quase duascaixas de pão".

Sales def ine oCarandiru como "o valeda sombra da morte" .Cadeirante , hoje fazpalestras em univers i -dades , igrejas e comu-nidades de baixa renda.Também trabalha comdependentes químicos eacredita que as pessoastêm potencial para serecuperar e viver digna-mente. "Nós amamos pes-soas que não querem seramadas. Nós colocamossonhos nos coraçõesdessas pessoas que nemsonhar e las queremmais."

BBrraass ii ll ddee FFaattoo eeRRaaddiiooaaggêênncciiaa NNPP -- OO qquueevveemm nnaa mmeemmóórriiaa ddoo sseenn--hhoorr qquuaannddoo ffaallaa eemmCCaarraannddiirruu.. QQuuaaiiss aass lleemm--bbrraannççaass qquuee oo sseennhhoorr tteemm

ddaaqquueellaa ééppooccaa ddooccáárrcceerree??

Sidney Sales - O piormomento da minha vida

foi no Carandiru. O maiorpresídio da América Lati-na . Pr incipalmente oepisódio do massacre dodia 2 de outubro de 1992.Jamais será apagado daminha memória.

CCoommoo ffoo ii oo iimmppaaccttooqquuaannddoo oo sseennhhoorr cchheeggoouunnoo CCaarraannddiirruu?? CCoommoo ffeezzppaarraa ssoobbrreevviivveerr lláá ddeennttrroo??

Quando eu cheguei ,f iquei em pânico . Eununca t inha visto umpresídio na dimensão,extensão e quantidade depessoas como era oCarandiru. Só no pavilhão9 tinha aproximadamente2.500 pessoas . A sobre -v ivência é aquela quevocê vale quanto vocêpesa . Se você cr ia umacondição de conviver umpouco melhor, você viviaum pouco me- lhor. Sevocê não t ivesse essascondições , t inha queprestar serviço para out-ras pessoas: lavar manta,vender algum objeto den-tro do presídio [...] Fora oque era contravenção:nota, faca, baralho [ . . . ]Mas você t inha que terum meio de sobrevivên-cia. Conhecer alguém eter um bom relaciona -mento com algumas pes-

soas para ser transferidopara outro pavilhão.

CCoommoo qquuee eerraa aa ccoonn--vviivvêênncciiaa??

A convivência era nor-mal . Antigamente eradividido por setores: zonasul , zona leste , zonanorte e zona oeste. O pes-soal do interior erachamado de pé vermelho.A convivência era boa. Sevocê não tivesse dívida oufalha no crime, se vocênão tivesse 'caguetado'ninguém, ou se t ivesseuma boa conduta e umaboa postura, era uma pes-soa bem-vinda. Agora,aquelas pessoas que eramde alto grau de periculosi-dade t inha uma sobre -vivência melhor do quetodas.

AA mmaaiioorriiaa ddooss pprreessoossddoo ppaavvii llhhããoo 99 eerraapprriimmáárriioo??

O pavilhão 9 era doschamados cabeças debagre. Os primários. Erampessoas que tinham pas-sado pela primeira vez naCasa de Detenção.

CCoommoo ffooii oo ddiiaa ddooiiss ddeeoouuttuubbrroo ddee 11999922??

Eu me encontrava nocampo, jogando bola, poisera final de cam-peonato.De repente, a gente ouviu

aquele alvoroço no andare quando nós subimos onosso t ime t inha s idocampeão. Tinha começa-do aquele alvoroço doBarba e do Coelho (doisladrões considerados dealta periculosidade), poishavia rivalidade entre osdois . De repente , umaquadrilha se confrontoucom a outra . Um f icougravemente ferido e foitransferido pro pavilhão 4(enfermagem) e o outrodemorou para o agentepenitenciário socorrer.

Tinha uma gangue láque começou a gritar"virou rebel ião, v irourebel ião ! " . De repente ,todo mundo começou a searmar com estilete, faca,alguns colocando capuzna cabeça […] . Aí e lescomeçaram a gritar que abriga era só entre osagentes penitenciários.Nisso os agentes ficaramem pânico, evadiram opavi lhão que f icou amercê dos detentos queali se encontravam. Unscomeçaram a por fogo emalgumas oficinas, pois alit inha marcenaria , pre -gador e setor de fazerguarda-chuva.

ENTREVISTA Morador de Jundiaí conta como foi o dia de horror

"O Carandiru era o vale da sombra damorte", diz sobrevivente do massacre

Sidney Sales relata que só ele carregou mais de 35 corpos, no dia 2 de outubro de 1992, e recorda o cotidiano naquele que foi o maior presídio da América Latina

FOTO SIDNEY CARANDIRU

8 12 A 18/04 DE 2013ESPECIAL

Page 9: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013
Page 10: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

-- DDaa RReeddaaççããoo --

JJuunnddiiaaíí -- O prefeitoPedro Bigardi demi-tiu o pastor José Adil-son Telles do cargo deauxiliar administrati-vo do Hospital SãoVicente de Paulo. Deacordo com a Secre-tar ia de Saúde, oevangél ico foi con-tratado na primeiraquinzena de marçopara executar oserviço de capelão noSão Vicente, por indi-cação do Conselho dePastores - segundo

informação prelimi-nar do t i tular dapasta, Cláudio Miran-da. O salário dele erade R$ 2,5 mil.

O episódio foi reve-lado, com exclusivi-dade, pelo Jornal deJundiaí, provocandopolêmica durante operíodo em que Bigar-di se ausentara dacidade para conhecero s istema de trans -porte público deBogotá, na Colômbia.

"O trabalho espiri-tual é importantíssi-mo, principalmente

HOSPITAL SAO VICENTE Prefeito demite evangélico e anuncia espaço para todas as religiões

Denúncia derruba pastor que ganhavaR$ 2,5 mil para dar "conforto espiritual"

Prefeito durante inauguração do PA Central: humanização na Saúde

FOTO: DIVULGACAO

para o conforto dosfamil iares dopaciente e tem tudo aver com a humaniza-ção do serviço desaúde que estamosimplementando nacidade. Todas as pes-soas que desejamoferecer isso em sinalde amor e respeito aopróximo terão estedireito garantido

pelo estado laico noqual v ivemos, masdesde que voluntaria-mente, sem nenhumtipo de pagamento",af irmou o chefe doExecutivo, apósreunião com osecretário CláudioMiranda o superin -tendente do SãoVicente, Fued Maluf.

De acordo com o

prefeito , ninguémdeve receber dinheirodo poder públicopara realizar tal mis-são. "Ao ser informa-do sobre esta con-tratação por parte doSão Vicente, entendia intenção de se orga-nizar este trabalhodentro do hospital .Mas a Prefeitura deJundiaí não pode enem deve arcar comeste custo. Isto cabeexclusivamente àsentidades religiosasas quais estes repre-sentantes per -tencem", ressaltouBigardi.

DDiivveerrssiiddaaddeeBigardi anunciou

também a criação deum local dentro dohospital destinado atodas as rel ig iões ."Este espaço ecumêni-co servirá de apoio aqualquer mis -s ionário , indepen-dentemente dareligião, para realizaro trabalho em apoioaos pacientes e fami-liares que estejam noSão Vicente", desta-cou. ((CCoomm iinnffoorr --mmaaççõõeess ddee EEmmeerrssoonnLLeeiittee))

10 12 A 18/04 DE 2013GERAL

Page 11: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013
Page 12: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013
Page 13: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

13IMÓVEIS12 A 18/04 DE 2013

Segmento aponta que a nova Classe Cda população é o principal foco em 2013

O mercado este ano pro-mete e a classe média, enfim,terá, efetivamente, vez noslançamentos. Apesar domovimento positivo nos últi-mos anos, essa faixa da popu-lação sempre foi considerada"pedra no sapato" do merca-do imobiliário, que nãoencontrava meios de atingiressa parcela no maiornúmero de lançamentos.

Mas isso vemmudando. Ocenário econômico alta-mente positivo, me-lhoresacessos por meio de financia-mentos e programas gover-namentais, como o "MinhaCasa, Minha Vida", mudaramesse roteiro.

Para se ter ideia de que2013 é o ano da classe média,o governo federal anunciou aredução das taxas de jurospara os imóveis financiadoscom valor acima de R$ 500mil, fora, portanto, do Sis-

tema Financeiro deHabitação (SFH). E não é sóisso: o comprador que usarseu saldo do FGTS podeaumentar esse valor para R$750mil.

A tendência para este anoé de maior equilíbrio entreas áreas de atuação do mer-cado imobiliário, fazendocom que todos os nichoscresçam harmoniosamente.Mas 2013 terá como destaquemesmo a classe C, mantendotambém os bons númerospara o segmento de luxo.Além disso, com a retomadado movimento que tevequeda nos dois anos anteri-ores, a indústria da con-strução e toda a cadeia pro-dutiva, como um círculo vir-tuoso, deverão ter bonsresultados esteano. (MarcoBarone/([email protected])

CASA ALUGA-SESão José IIPavimento Superior com 3 dormitórios,sala, cozinha, 2 banheiros, lavanderia,garagem para 1 carro.VILLA NOBRE IMÓVEIS - Av. Alfried Krupp, 345/355Centro - Campo Limpo PaulistaFone: 11. 4039-0722

......OPORTUNIDADE (243 LOTES)400m² cada na Estância IporangaValor a partir de : R$ 40.000,00Financiamento ParticularFORT PLAN - Av. Dr. Artur Bernardes, 483,Centro - Jarinu - Fone: 11. 4016-38394016-3334 - 4016-3814

Vende-se TerrenoBairro Santa Lúcia com poço artesiano sendo 1224m²Valor: R$ 65.000,00FORT PLAN - Av. Dr. Artur Bernardes, 483,Centro - Jarinu - Fone: 11. 4016-38394016-3334 - 4016-3814

Vende-se CASA no CENTRO de JARINU3 dorm/ 1 wc/copa/cozinha/área de serviço/quintal/vagapara 3 carros/porão nos fundosTerreno de 300m²de área total e 110m² de área construí-daValor: R$250.000,00

FORT PLAN - Av. Dr. Artur Bernardes, 483,Centro - Jarinu - Fone: 11. 4016-3839

4016-3334 - 4016-3814

Vende-se ChácaraNa Estância Esperança, toda gramada, com alambrados,árvores frutíferas e flores, casa de caseiro com 2 cômodose wc.Próximo ao Centro de JarinuFORT PLAN - Av. Dr. Artur Bernardes, 483,Centro - Jarinu - Fone: 11. 4016-38394016-3334 - 4016-3814

TERRENO EM CONDOMÍNIO FECHADOVende-se terrenos a partir de 500m² em excelente lotea-mento fechado.COM TODA INFRAESTRUTURA QUE SUA FAMÍLIAMERECE!!!Lazer completo; Portaria 24horas; 15 min. do centro deJundiaíCONFIRA!!!!FORT PLAN - Av. Dr. Artur Bernardes, 483,Centro - Jarinu - Fone: 11. 4016-38394016-3334 - 4016-3814

Vende-se Sítio no bairro de Campo Largo-Jarinu2,5 alqueires com frente para estrada (futuro projeto paraasfalto), com plantação de pêssego, laranja, limão e out-ros.Valor: R$ 230.000,00FORT PLAN - Av. Dr. Artur Bernardes, 483,Centro - Jarinu - Fone: 11. 4016-38394016-3334 - 4016-3814

Page 14: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

FUTEBOL Paulista perde a quarta seguida e deixa Giba preocupado

Galo luta contrao rebaixamento

-- PPoorr GGaabbrriieell GGoottoo --

JJuunnddiiaaíí -- No sábado(06) , em partida válidapela 17ª rodada doPaulistão Chevrolet 2013,o Paulista de Jundiaí foiaté Mogi Mirim e acabouderrotado por 2 a 0 pelaequipe mandante. Comesse resultado, o t imemanteve a 13ª colocaçãona tabela, com 17 pontos,permanecendo longe doG8.

Os últimos três pontosconquistados pelo timeforam em 21 de março,quando venceu o Guaranipor 2 a 1 no Brinco deOuro. Depois disso, foramquatro jogos , contraPonte Preta, São Paulo,Bragantino e o próprioMogi Mirim, e apenas der-rotas.

Com relação ao últimojogo, o técnico Gibaacredita que a equipe tevemomentos em que estevemelhor no jogo, mas quea objetividade do MogiMirim foi predominante."Tivemos a chance deempatar o jogo com oCassiano, com o Alfredo ecom o Chiquinho, masquando estávamos jogan-do tudo para frente ,tomamos o segundo gol",declarou.

Dez pontos abaixo doPenapolense, oitavo colo-cado com 27 pontos , oPaulista já não temchance de classif icaçãopara a próxima fase eagora luta pela per -manência na el i te ."Minha única preocu-pação agora é com a clas-sificação. Quero garantiro Paulista na primeiradivisão do campeonatopara o ano que vem.Temos a obrigação devencer e se livrar dessasituação de uma vez" ,disse Giba.

O próximo confrontodo Paulista será contra oItuano, nesta sexta-feira(12) , no estádio JaymeCintra , em Jundiaí . Sevoltar a vencer, o clubechega a 20 pontos e selivra de qualquer ameaçade rebaixamento.

Rodolfo Testoni: "Nãotem mais conversa . É

decisão"Reconhecendo que o

futebol apresentado nasúltimas partidas não têmagradado aos torcedores,o lateral-esquerdo Rodol-fo Testoni mostrou muitapersonal idade ao serquestionado sobre a parti-da diante do I tuano,encarada pelo at letacomo uma verdadeiradecisão no Jayme Cintra.

"Não tem mais conver-sa . É decisão . Nãopodemos mais buscarexplicações. Temos queconquistar essa vitóriapara nos dar tranquili -dade nesses dois últimosjogos que nos restam",declarou.

Chateado pela quedade rendimento, o lateralsabe que precisa voltar ajogar bem e mostrar obom futebol que cativouos torcedores desde a par-tida contra o Santos (7ªrodada), quando estreouna equipe marcando umgolaço de falta.

"Eu sei que estoudevendo. O meu futebolnão foi dos melhores nosúltimos jogos, mas estoume dedicando muito paravoltar a fazer um bomjogo e dar alegria aotorcedor, que me recebeumuito bem aqui noPaulista", disse.

A part ida diante doItuano é encarada comouma decisão no JaymeCintra. O lateral tambémtem esse pensamento,mas sabe que o adversárionão facilitará o trabalhodo tricolor.

"Eles (Ituano) tambémprecisam de um resultadopositivo e não vão facili-tar em nada o jogo paranós . É uma verdadeiradecisão, mas nós vamosjogar em casa e temosque fazer valer essefator", finalizou.

O Paulista contará como retorno do volanteMatheus para a partidadecis iva da próximasexta-feira. Já o atacanteMarcelo Macedo, quef icou fora do confrontodiante do Mogi Mirim emfunção de problemasmusculares , poderetornar. ((GGGG//PPaauulliissttaa FFCC))

A partida diante do Ituano é encarada como uma decisão no Jayme Cintra

PAULISTA FC

14 12 A 18/04 DE 2013ESPORTES

Page 15: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

-- DDaa RReeddaaççããoo --

RRiioo -- Diretor e apresen-tadora do Som Brasil rece-beram jornalistas no estú-dio de gravação do progra-ma para falar sobre anova temporada, que temestreia prevista para o dia26 de abril. Luiz Gleiser ePatrícia Pillar contaram àimprensa a alegria e dedi-cação que destinam à pro-dução da atração.

"A ideia inicial, e quese mantém viva até hoje,é a de que o programa ce-lebra a música nacional eaproveita esta plataformapara lançar grupos novose trazer grandes nomes aopalco. Estamos no sétimoano, e este é um casoexemplar de qualidadeque a Rede Globo dedica ànossa música brasileira eque nós fazemos com umesmero técnico inacre -ditável", diz Gleiser.

Patrícia Pillar retoma o

posto que já ocupou algu-mas vezes, sendo inclu-sive a primeira apresenta-dora da atração, há seteanos. A atriz comemoraesta reestreia e nãoesconde a felicidade quesente por ser parte do pro-jeto. "É uma delícia voltara apresentar o Som Brasil.Tenho orgulho de fazerum programa que fala danossa história na música,sem esquecer as novi -dades. É uma festa comuma pluralidade de r i -tmos".

O primeiro programado ano é dedicado ao esti-lo samba malandro e tema participação de SergioLorosa, Diogo Nogueira,Aline Calixto e FláviaMenezes . Está previstopara ir ao ar pela RedeGlobo na sexta-feira, dia26 de abril, após o Progra-ma do Jô.

Som Brasi l é escr i topor Cleodon Coelho, Fer-

nanda Scalzo e João Car-rascosa, tem direção de

núcleo de Luiz Gleiser edireção geral de Gleiser e

Cacá Si lveira . ((RReeddeeGGlloobboo))

SOM BRASIL Atriz Patrícia Pillar volta a apresentar atração musical da Globo

EELLAA ÉÉ BBAAMMBBAA

Patrícia Pillar volta a apresentar o Som Brasil; nova temporada, dedicada ao samba malandro, estreia dia 26 de abril, com a participação de Sergio Lorosa

FOTO: FREDERICO ROZARIO/REDE GLOBO

Câmara aprova publicação de biografias não autorizadasProjeto de Lei aprovado pela

Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Câmara dos Deputados noinício do mês permite a publicação edivulgação de filmes e livros biográfi-cos sem a necessidade de aprovaçãoda pessoa biografada ou de suafamília.

Roberto CarlosUm caso que se tornou conhecido

de biografia não autorizada que termi-nou proibida foi o livro Roberto Carlosem Detalhes, escrito por Paulo CesarAraújo e lançado em 2006 pela edito-ra Planeta. Em janeiro de 2007, ocantor moveu uma ação judicial ale-gando invasão de privacidade. Emmaio de 2007, decisão da Justiçadeterminou o recolhimento do livro.Cerca de 11 mil exemplares estavamà venda e a primeira edição de 30 millivros já havia esgotado.

Em abril de 2007, a editora e ojornalista cederam às exigências deRoberto Carlos e se comprometerama não publicar mais a biografia e ocantor abriu mão de pedir indeniza-ção. O autor do livro entrou com recur-so, mas o Tribunal de Justiça do Riode Janeiro (TJ-RJ) manteve proibida apublicação e a venda da biografia emdecisão de março de 2009.

1512 A 18/04 DE 2013 VARIEDADES

Page 16: JORNAL AGORA 12-04 A 18-04-2013

16 SOCIAIS 12 A 18/04 DE 2013

Ma Cherie em festaMa Cherie em festaA Ma Cherie Boutique marcou o aniversário de dois anos com um badalado

coquetel. “Foi um evento maravilhoso e devemos todo esse sucesso às amigas e clientes”, comemoram as proprietárias Clayde e Mayara Camargo

Com glamour e elegância, Clarice e Carol exibem um look moderno, com modelos da Ma Cherie

A cap da Stelle

Magazine (loja de

aluguel de trajes

de Jarinu), Estela

Soares Silva,

prepara grandes

surpresas para o

mês das noivas.

A querida comercianteDulce, do Nosso BarVida Boa, comemoraidade nova no próximodia 15, rodeada pelo carinho do filho e do esposo Gringo.

FOTOS DIVULGAÇÃO