jornal académico - 30 de março de 2016

11
Jornal Oficial da AAUM DIRETOR: Vasco Leão DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 259 / ANO 12 / SÉRIE 6 QUARTA-FEIRA, 30.MAR.16 .15 academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico twitter.com/jornalacademico ACADÉMICO EM PDF AAUM não tem dúvidas: “não há margem” para aumentar propinas EEG bate recorde de visitantes no “Dia Aberto” Chega a primavera, chegam as alergias Sílvia Pérez Cruz atua em Braga O JA acompanhou a 15ª edição da Gata na Praia Página 05 Página 06 Página 16 Página 18 campus campus saúde cultura especial A GATA FOI A BANHOS

Upload: jornal-academico

Post on 27-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Académico - 30 de março de 2016

Jornal Oficial da AAUMDIRETOR: Vasco Leão

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA259 / ANO 12 / SÉRIE 6

QUARTA-FEIRA, 30.MAR.16

.15

academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico

twitter.com/jornalacademico

ACADÉMICO EM PDF

AAUM não tem dúvidas: “não hámargem” para aumentarpropinas

EEG bate recorde de visitantes no “Dia Aberto”

Chega a primavera, chegam as alergias

Sílvia Pérez Cruzatua em Braga

O JA acompanhou a15ª edição da Gata na Praia

Página 05 Página 06

Página 16 Página 18

campus campus

saúde cultura

especial

A GATA FOI A BANHOS

Page 2: Jornal Académico - 30 de março de 2016

30.M

AR

..16 // AC

AD

ÉMIC

O

UM

.zip

RUM apresenta nova “grelha”Os Sean Riley & The Slowriders vêm a Braga celebrar a entrada da nova grelha programática da RUM - Rádio Universitária do Minho. O espetáculo, agendado para sexta-feira, 1 de abril, tem início pelas 21h30. Os bilhetes já estão à venda e têm um custo de 3 euros, podendo ser adquiridos à entrada do Salão Medieval, por reserva através do email: [email protected] ou pelo número 253 200 632.

Enterro da Gata - bilhetesOs Xutos e Pontapés voltam a estar confirmados para o Enter-ro da Gata e passam por Braga a 8 de maio. Os bilhetes já es-tão à venda e podem ser com-prados por 9,50€ (estudantes) ou 13,50€ (não-estudantes). Já confirmados para a edição deste ano do Enterro da Gata estão, também, Dengaz e Gabriel o Pensador (07 de maio), e Agir e Rui Veloso (13 de maio). Bilhetes à venda nos locais habituais.

Pólo Aquático de prataA equipa masculina de Pólo Aquático da Associação Acadé-mica da Universidade do Minho conquistou a medalha de prata no Campeonato Nacional Univer-sitário que decorreu no passado domingo, dia 20 de março, nas piscinas da Senhora da Hora, em Matosinhos. António Ferreira destacou “o excelente espírito de equipa e o empenho” dos seus atletas, “especialmente no jogo da final”.

PUB.

FICH

A TÉC

NIC

A

TERCEIR

A

PÁG

INA

FICHA TÉCNICA // Jornal Oficial da Associação Académica da Universidade do Minho // quarta-feira, 30 de março de 2016 / N259 / Ano 12 / Série 6 // DIREÇÃO: Vasco Leão // EDIÇÃO: Pedro Andrade // REDAÇÃO: Adriana Ribeiro, Ana Ferreira, Ana Pinheiro, Ana Rita Carvalho, Carla Gonçalves, Carla Rodrigues, Celeste Amorim, César Rodrigues, Clara Ferreira, Cláudio Pinto, Guilherme Santos, Filipa Gonçalves, Hugo Brandão, Inês Moreira, Inês Pinheiro, João Vale, Paula Faria, Paulo Caldas, Pedro Ribeiro, Raquel Marques, Rita Pereira, Rita Reis, Rute Pires, Sara Ferreira, Sara Silva. // COLABORADORES: Abel Duarte, António Ferreira, Daniel Silva, Elisabete Apresentação, Elsa Moura, Lara Antunes, Mafalda e Sérgio Xavier // GRAFISMO: gen // PAGINAÇÃO: Pedro Andrade // MORADA: Rua Francisco Machado Owen, 4710 Braga // E-MAIL: [email protected] //TIRAGEM: 2000 exemplares // IMPRESSÃO: GráficaAmares // Depósito legal nº 341802/12nº 341802/12

A Gata voltou à praia

Mais um ano e “mais uma voltinha”. Com a interrupção das aulas por altura da (Santa) Páscoa, os estudan-tes da academia minhota voltam a rumar a terras algarvias. Desta vez, foram quase 400. Dias de descontra-ção e de atividades para todos os gostos. É já um “clássico” da AAUM que permite unir a academia e “deixar para trás” os problemas académicos.

O desporto é servido durante o dia e, à noite, a indumentária é preparada a rigor para cada uma das festas temáticas que vão acontecendo ao longo da semana. Expressões como “melhor semana da minha vida” são gritadas a alto e bom som pelos estudantes da UMinho. E não tenho dúvidas disso mesmo, tendo em conta os sorrisos rasgados nas fotos e nos vídeos publicados pela AAUM.

É, sem dúvida, um dos pontos altos do ano letivo e serve como “ponto de partida” para a contagem final até ao Enterro da Gata. Com o semestre a chegar ao fim, é altura de balanços. O nosso há-de chegar daqui a umas semanas. Até lá continuamos por cá a informar a academia minhota todas as semanas. A pausa letiva já terminou e nós voltamos “à carga”.

EDITO

RIA

LPED

RO

AN

DR

AD

E // pedro.andrade@rum

.pt

0

5

25

75

95

100

Page 3: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PÁGINA 05 // 16.MAR.16 // ACADÉMICOPÁGINA 04 // 16.MAR.16 // ACADÉMICO

360ºmário draghi vai estar presente

na reunião do conselho de estado

semana santa atrai cerca de

um milhão de turistas

guimarães avança com 168 mil euros

para bairros sociais

daesh ataca volta a atacar

CAMPUS

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o chefe do Banco Central Eu-ropeu (BCE), Mario Draghi, para presenciar a primeira reunião do Conselho de Estado portu-guês, juntamente com Carlos Costa, governador do Banco de Portugal (BP). Segundo avança o Diário de Notícias, esta decisão foi acordada entre o Chefe de Estado e o primeiro-ministro, António Costa. De acordo com a ordem de trabalhos apresentada pela Presidência da Repúbli-ca, o dirigente europeu vai “apresentar uma exposição ao Conselho de Estado sobre a situação económica e financeira europeia”. Este encontro vai realizar-se no próximo dia 7 de abril. Na semana seguinte, dia 13, Marcelo ruma até Estrasburgo, para discursar no Parlamento Europeu.

O município de Braga espera contabilizar a presença de, aproximadamente, um milhão de visi-tantes nas comemorações da Semana Santa. Ao longo da semana passada, que a maior parte dos turistas eram espanhóis. À RTP, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, explicou: “Procuramos celebrar e, sobretudo, viver as diversas cerimónias.” À RUM, Rui Marques, dire-tor da Associação Comercial de Braga (ACB), explica que o comércio tradicional fica a ganhar: “Aquilo que estimamos é que, no mês em que decorre a Semana Santa, haja um aumento de vendas na ordem dos 20% face àquilo que é o habitual”. Iniciadas no dia 10 de fevereiro, as festividades religiosas terminaram no domingo, dia de Páscoa, com a Missa Solene.

Após a assinatura de um conjunto de protocolos com seis entidades diferentes, inseridos no Orçamento Participativo, a Câmara Municipal vimaranense desbloqueou 168 mil euros para a continuação de projetos nos bairros sociais de Guimarães. A autarquia avança que “os resul-tados obtidos, que se revelaram do maior interesse para o desenvolvimento de comunidades, justificam a renovação dos projetos por mais um ano”, consta a RUM. Revelando satisfação, o autarca, Domingos Bragança, qualifica a Ação Social como “prioritária”. De acordo com Paula Oliveira, vereadora com o pelouro da Acção Social, cidadãos e agentes locais estão cada vez mais empenhados em solucionar problemas de áreas sociais distintas em Guimarães. “São onze as comissões no território e desta forma protocolada já são sete”.

O Estado Islâmico voltou a atacar a Europa, desta vez em Bruxelas, provocando cerca de 40 vítimas mortais e mais de 250 feridos, na passada terça-feira, dia 22 de março, e em Alexandria, onde o número de mortes ultrapassa a casa dos 30 e de 95 pessoas feridas, no último sábado. Os ataques explosivos ocorreram no aeroporto principal da cidade (Zaventem) e na estação de metro de Malebeek, junto ao edifício da Comissão Europeia e, no caso iraquiano, no estádio local. O primeiro-ministro belga, Charles Michel, classificou os atos na Bélgica como “cegos, violentos e covardes”, reforçando a previsibilidade destes eventos. Até ao fecho desta edição, em território belga, foram identificados três suspeitos deste conjunto de explosões, dos quais dois já se encontram detidos.

CÉSAR RODRIGUES

[email protected]

Com a aprovação no parla-mento da manutenção do valor de propina das Institui-ções de Ensino Superior para o ano letivo 2016/2017, Bruno Alcaide, presidente da Asso-ciação Académica da Univer-sidade do Minho (AAUM), não tem dúvidas: “Está aber-to o caminho a uma necessá-ria reflexão sobre a política de propinas, o propósito que se destinam cumprir e a lei de financiamento das institui-ções”.

Bruno Alcaide disse, ainda, que “não existe margem para haver um agravamento do valor da propina na Univer-sidade do Minho (UMinho)”. “Esta é uma das regiões mais afectadas pela crise econó-mica do país e este debate (sobre o valor das propinas) vai ser lançado no Conselho Geral”, acrescentou.

O presidente dos estudantes do Minho dá como exemplo a Universidade do Porto (UP), que recentemente aprovou

PEDRO RIBEIRO

[email protected]

DR

DR

DR

DR

PUB.

a manutenção do valor da propina nos 999 euros, “va-lor mais abaixo daquele que é praticado na UMinho, que está fixado nos 1.037 euros”.

Há algumas semanas, o Con-selho de Reitores das Univer-sidades Portuguesas (CRUP) disse que esta medida de

manutenção do valor da pro-pina, apresentada pelo PCP, é “totalmente errada” porque, segundo o CRUP, “não são 5 euros por ano que fazem a diferença para ninguém, nem para entrar nem para sair do ensino superior”.

Bruno Alcaide discorda das

contas apresentadas e diz que, com esse aumento anual à conta da inflação, o propósito das propinas seria desvirtuado. “No caso da propina máxima o aumento seria de cinco euros, mas no caso da propina mínima o aumento seria de cerca de 30 euros, o que faria toda a di-

ferença nos orçamentos das famílias”, disse.

Para o presidente da AAUM, a manutenção do valor das propinas é um sinal claro de que é preciso debater sobre as políticas de financiamen-to das instituições de ensino superior.

aaum garante que “não há margem” para aumentar a propina

DR

Page 4: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PÁGINA 07 // 16.MAR.16 // ACADÉMICOPÁGINA 06 // 16.MAR.16 // ACADÉMICO

GUSTAVO MATOS

[email protected]

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) recebeu na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de março, o Colóquio Inter-nacional de Segurança e Hi-giene Ocupacionais – SHO 2016. A sessão de abertura contou com Manuel Roxo, su-binspetor geral da Autoridade para as Condições do Traba-lho, Carlos Matias Ramos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Evaldo Valla-dão, presidente da Associa-ção Brasileira de Engenharia de Segurança, José Ferreira Leal, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina do Trabalho da Ordem dos Médicos, António M. Cunha, reitor da UMinho, João Mon-teiro, presidente da EEUM, Sérgio Miguel, coordenador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupa-cionais (SPOSHO). O evento juntou cerca de 300 partici-pantes de 16 países e registou mais de 280 comunicações

livres e posters. O evento contou com a presença de diversas especialistas mun-diais, nomeadamente Ralf

Trant, chefe da Unidade de Saúde Ocupacional, Seguran-ça e Proteção Ambiental do CERN, Xavier Guardino-Sola,

colóquio mundial de higiene e segurança no trabalho traz 300 participantes à uminho

do Instituto Nacional de Se-gurança e Saúde (Espanha), Alistair Gibb, investigador da Universidade de Loughbo-

rough (Reino Unido) e João Rodrigues, diretor do Depar-tamento de Saúde e Seguran-ça da Sonae

eeg com recorde de visitas no “dia aberto”FILIPA GONÇ[email protected]

A Escola de Economia e Ges-tão da Universidade do Mi-nho (EEG) abriu as suas por-tas, mais uma vez, aos alunos do ensino secundário para um dia dedicado à divulgação da oferta formativa da EEG e respetivas saídas profissio-nais. O “Dia Aberto” contou com um número recorde de visitantes nesta 9ª edição: 530 jovens do 11º e 12º anos vindos dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto pas-saram pela EEG no passado dia 18 de março. O evento co-

meçou pelas 10h00, nos au-ditórios A1 e B1 do campus de Gualtar, em Braga, com uma breve apresentação, a cargo dos vice-presidentes Artur Rodrigues e Pedro Camões.

Seguiu-se a palestra “Beleza a quanto obrigas”, proferida pelo professor Luís Aguiar--Conraria.De tarde, aconte-ceu a iniciativa “Passaporte EEG: 8 cursos 8 escolhas”, a

partir da qual foi possível co-nhecer os stands dos cursos de Administração Pública, Ci-ência Política, Contabilidade, Economia, Gestão, Marke-ting, Negócios Internacionais

e Relações Internacionais. Além de visitar as instalações da UMinho, os alunos inscri-tos tiveram a possibilidade de participar em sessões de aeróbica e escalada.

DR

a gata voltou a invadir portimão

DR

GATA NA PRAIA

‘16

ESPECIAL

ANA MOURA

[email protected]

RUTE PIRES

[email protected]

Na passado sábado, dia 19 de março, o dia começou bem cedo para os estudantes da academia minhota que esta-vam prestes a embarcar em mais uma edição da Gata Na Praia.

Ainda a noite era uma criança quando o Pavilhão Despor-tivo da Universidade do Mi-

nho, por volta das três e meia da manhã, começou a rece-ber os primeiros participan-tes da 15ª edição deste evento organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).

Depois de cerca de duas horas de mobilização das equipas para os respetivos autocarros, onde foram cha-madas uma a uma para rece-beram as suas pulseiras (que lhes deram acesso ao hotel, às atividades desportivas e à discoteca), pelas cinco e meia da manhã chegou a hora de arrancar rumo a Portimão.

Durante a viagem os alunos aproveitaram para descansar, no entanto o espírito de festa e ansiedade de chegar estive-ram sempre presentes.

Apesar das condições me-teorológicas que se fizeram sentir durante a madrugada, o Algarve surpreendeu os participantes com raios de sol que motivaram alguns corajosos a aventurarem-se, sem medos, na piscina do Hotel Tivoli e no mar da Praia da Rocha. Sara Cristina Real, membro da equipa nº 32, “Oito Pecados da Gata”, já é uma veterana nestas andan-

ças e contou ao Jornal Acadé-mico (JA) que este é o quarto ano em que participa na Gata na Praia. “Se estou a repetir é porque de certeza que vai ser inesquecível”, acrescentou. Por outro lado, Filipa Cabral, membro da equipa nº14, “Tua Avó de Fato-de-treino”, participa pela primeira vez nas atividades e espera “mui-ta diversão e bom tempo”. “E, talvez, ficar um pouco morena”, diz a estudante.

Depois de uma “longa via-gem”, os estudantes mi-nhotos tiveram tempo para conhecerem os aposentos

para os próximos dias e para se instalarem devidamente. Com o dia livre, uma vez que as atividades desportivas só se iniciariam no domingo, dia 20 de março, os cerca de 400 estudantes da UMinho tive-ram tempo para relaxar.

Tal como em edições anterio-res, a AAUM disponibilizou um autocarro para efetuar o transporte de dois membros de cada equipa a um hiper-mercado na cidade.

Estava assim, oficialmente, a começar mais uma edição da Gata na Praia.

PUB.

Page 5: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PÁGINA 08 // 16.MAR.16 //ACADÉMICO

a gata é competitivaDR

GATA NA PRAIA

‘16

ESPECIAL

ANA MOURA

[email protected]

RUTE PIRES

[email protected]

Sol, calor e… algum vento à mistura (mas nada que as-sustasse os estudantes da academia minhota). As ativi-dades desportivas na Praia da Rocha, em Portimão, tiveram início ao segundo dia de Gata na Praia. O dia começou com uma fotografia de equipa se-guida do habitual warm-up, dirigido por Ângela Carvalho, que colocou todos os partici-pantes a dançar coreografias de músicas como “Mila” e “Saia e Bicicletinha”. Mas a música preferida não poderia deixar de ser o hino do evento

“Rei dos Frangos de Mosca-vide”, “porque mostra o es-pírito da gata”, afirma André Castro, da equipa “Alibabá e os 7 Burrachões”. Na tarde de domingo a modalidade esco-lhida foi o andebol de praia. Manuel Machado, membro da equipa “100 Mocaditos”, que foi à final, admitiu que esta é a sua modalidade predileta uma vez que jogou durante nove anos. “Sou um ex-aluno da Universidade do Minho (UMinho) e faço ques-tão de estar presente. Um ex-aluno estar cá é um reco-nhecimento também para a Associação Académica pelo trabalho que têm desenvol-vido ao longo do tempo”, afirmou. Os jogos paralelos do dia foram o “frisbee” e os “balões” que, mais uma vez, contagiaram os alunos. Após quatro horas de mui-

to desporto a equipa “1.2 é para meninos” foi consagra-da como a vencedora. Na segunda-feira, as 46 equipas voltaram à praia, desta vez para jogar futebol. Os gran-des vencedores do dia foram os “Pomodores 2.0”. Orlan-do Marinho, aluno do cur-so de Marketing, contou ao Jornal Académico (JA), entre risos, que a sua equipa, “We Did It Again”, não conseguiu alcançar o pódio mas, ainda assim, passou a primeira fase porque “a outra equipa não apareceu”. Nos jogos para-lelos puderam contar com o “4 em linha” e a “caneta na garrafa”. “Os jogos paralelos foram atividades engraçadas que incentivam ainda mais espírito de equipa”, considera Mariana Martins da equipa “Shameless”. Terça-feira foi uma tarde recheada de volei-

bol de praia. Silvana Valente, da equipa “Oito Pecados da Gata”, confessou que esta é a sua modalidade preferi-da: “a minha equipa chegou aos quartos de final e a Gata é um excelente evento para unir a Academia e aumentar o espírito académico”. A final do torneio foi vencida pela equipa “Seixo Paulo”. Motivo de quedas e muitas gargalha-das, os participantes diverti-ram-se na “corrida de sacos” e na dinâmica “cú-bolo”. A última tarde desta 15ª edição da Gata na Praia foi ocupada com os “Jogos Sem Frontei-ras” onde as equipas fizeram as habituais construções na areia, uma fotografia de equi-pa com quatro apoios e um poema sobre esta semana. Um momento marcante foi o mergulho de Bruno Alcai-de, Presidente da AAUM,

amarrado a uma cadeira e transportado pela equipa do Staff. “Foi divertidíssimo. Fi-zemos uma estátua parecida com o nosso nome”, conta Cristina Meurer, estudante de Erasmus do Brasil e per-tencente à equipa “Cicisler” que valorizou a boa organi-zação de todo o evento e o local escolhido. A tão aguar-dada eleição da Miss Gata na Praia deste ano coroou Maria Figueiredo, da equipa “Alucina Eugénios”. A tarde terminou com os cerca de 400 alunos a participar no úl-timo warm-up, a brindar com champanhe e a dar o último mergulho nas águas amenas da Praia da Rocha. Os vence-dores desta edição são anun-ciados na próxima quarta académica, 30 de março, no Sardinha Biba. A Gata volta à Praia no próximo ano.

Page 6: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PÁGINA 11 // 16.MAR.16 // ACADÉMICO

a gata não dormeDR

GATA NA PRAIA

‘16

ESPECIAL

ANA MOURA

[email protected]

RUTE PIRES

[email protected]

Depois das intensas tardes de sol, dos mergulhos nas águas do mar algarvio e as di-versas atividades desportivas na praia, ainda sobrou ener-gia para que os alunos parti-cipassem, assiduamente, em todas as noites temáticas que a discoteca Katedral, na Praia da Rocha, proporcionou.

A primeira incursão pelas atividades noturnas teve di-reito a muita animação e cor,

ou não tivesse sido a noite “Flower Party”. Os alunos destacaram-se pelos seus diferentes acessórios: entre colares e coroas de flores, roupas floridas e óculos a ri-gor, os estudantes minhotos “equiparam-se” a rigor. Para Inês Silva, membro da equipa “Seixo Paulo”, “foi diversão nível máximo, conhecemos pessoas novas e acho que a temática foi muito bem apro-veitada”. Ricardo Guimarães, da equipa “Shameless”, afir-mou ao Jornal Académico (JA) que “foi uma noite espe-tacular, as pessoas estavam divertidas e com um espírito porreiro”.

A grande surpresa deste ano na Gata na Praia foi a “Pijama Party”, já que, pela primeira

vez, os estudantes tiveram a oportunidade de trazer o seu pijama à rua. O roupão foi uma das peças preferidas dos estudantes, até porque esta indumentária não só esteve presente nesta noite, mas também nos restantes dias.” Senti-me mesmo con-fortável”, contou-nos Maria-na Almeida, aluna de Medi-cina, pertencente ao grupo “Escuteiro é Paneleiro”.

Para cumprir a tradição, a “Noite Azeiteira” mostrou o lado mais extravagante dos minhotos. Leggins com pa-drões animalescos, camiso-las da seleção portuguesa, maquilhagem excêntrica e muito “swag” encheram a discoteca Katedral de “esti-lo”. Cristiana Silva, da equipa

“Tranquilo como um Esquilo a Fumar Bolota de um Kilo”, quis vestir-se a preceito e por isso usou “uma saia às riscas e aos folhinhos, uma camiso-la às bolinhas e uma maqui-lhagem parola”. Como não poderia deixar de ser, o repor-tório musical esteve de acor-do com a temática e, como tal, os estudantes dançaram ao som de tão conhecidas músicas como “A Cabritinha” e “Baile de Verão”. Para mui-tos, esta noite foi eleita como a sua preferida e a mais me-morável de todas.

No mesmo dia em que a As-sociação Académica da Uni-versidade do Minho (AAUM) anunciou a presença dos Xutos & Pontapés nas mo-numentais festas do Enterro

da Gata, a noite foi de rock. Os minhotos dançaram até de manhã. Ao Jornal Acadé-mico (JA), o DJ da noite, Oc-távio Camelo, admitiu que “é sempre importante ter noites diferentes do habitual”. Os estudantes não falharam à chamada e seguiram à risca a temática escolhida: além da maquilhagem pesada e das roupas de cabedal, os mais corajosos ainda “fizeram” tatuagens por todo o corpo. Na última noite em que Gata esteve em Portimão, o bran-co foi a cor predominante. A euforia e a vontade de apro-veitar o que ainda restava sentia-se no ar. A festa termi-nou por volta das 06h00 e já ninguém sabia o que separa-va o entusiasmo da nostalgia da última noite.

GATA NA PRAIA

‘16

Flash

Fotográfico

Page 7: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PÁGINA 13 // 16.MAR.16 // ACADÉMICO

para o ano há (muito) mais

DR

GATA NA PRAIA

‘16

ESPECIAL

ANA MOURA

[email protected]

RUTE PIRES

[email protected]

A 15ª edição da Gata na Praia chegou ao fim no passado dia 24 de março onde a pa-lavra “nostalgia” deu o mote para o regresso a casa dos cerca de 400 estudantes da academia minhota que ruma-ram até Portimão.

Por volta das 15h30, os alunos

estavam prontos para “deixar para trás” uma semana que, para muitos, foi a melhor da sua vida. Numa viagem mais calma e menos desejada do que aquela que os levou até ao Algarve, foram muitos os que aproveitaram para des-cansar e recuperar energias.

Depois de uma semana re-cheada de aventuras, foi al-tura de fazer um balanço das atividades e para os estrean-tes foi a altura de deixar a pro-messa de para o ano voltar. “Tinha boas expectativas e foram superadas. Para o ano estamos cá outra vez”, disse--nos Andreia Moreira, aluna do mestrado em Sistemas de Informação e membro da

equipa “Hirokumata”. João Pedro Rodrigues, finalista do curso de Gestão, rumou até Portimão porque “toda a gente disse que era incrível, e eu não queria arriscar aca-bar o curso sem experimen-tar”. Já para os estudantes de Erasmus foi uma agradável surpresa o espírito que se vive entre os alunos, tal como afirmou Juan, pertencente á equipa do “Stephane”: “os estudantes portugueses têm muito mais espírito acadé-mico do que os estudantes espanhóis, em Espanha não costumamos fazer nada des-tas coisas”.

Não só o ambiente vivido marcou os estudantes inter-

nacionais, mas também o sí-tio escolhido: “muito bonito, gosto muito desta praia, pa-rece americana”, confessou o italiano Amadeus Margola, aluno do curso de Relações Internacionais e membro dos “Mamma Mia”.

Bruno Alcaide, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) assumiu que “o ba-lanço é, de facto, muito po-sitivo”. Ao Jornal Académico (JA) disse que, “na parte des-portiva, existiu uma grande participação das equipas”.

Apesar de, inicialmente, algu-mas equipas não estarem a participar tão ativamente nos

jogos, Bruno Alcaide assu-miu que, “com a relação que se vai criando e também com a melhoria do tempo, mais equipas participaram”.

Para o presidente da AAUM o bom ambiente entre todos os participantes foi uma cons-tante: “na parte da criação do espírito de grupo foi criada uma grande dinâmica”. Para culminar acrescentou, “este ano tivemos, mais participan-tes e isso é de sublinhar”.

Os relógios marcavam as 23h15 quando os estudantes minhotos chegaram a Braga. Na bagagem trazem memó-rias e histórias de sobra para (re)contar.

Page 8: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PREPARA O TEU FUTURO

Ofertas de emprego

[email protected]

EmpreendedorismoEmpregabilidade

http://liftoff.aaum.pt/facebook.com/aaum.liftoff

>> 16 de marçoSeminário O Capital da Juventude

> Candidaturas até 19 de marçoPrograma Avançado de Aceleração de Ideias em Negócios Têxteis

> 02 de abrilInteligência Emocional

www.aaum.pt/gip

Gabinete-de-Inserção-Profissional-da-AAUM

Ofertas de emprego disponíveis em www.aaum.pt/gip

Os interessados deverão enviar as suas candidaturas para [email protected]

> 02 de abrilStartup Tour

CONTABILIDADE |M/F| PONTE DE LIMAConhecimentos de informática na óptica do utilizador (pro-cessamento de texto, folha de cálculo, base de dados, correio eletrónico e Internet);Aplicações informáticas de contabilidade; Noções básicas de organização empresarial; Organização do trabalho e gestão do tempo; Análise fi-nanceira; Legislação laboral, comercial e das sociedades; Contabilidade geral, analítica e orçamental -Planos Oficiais de Contabi-

lidade; Fiscalidade; Comu-nicação e relações interpes-soais; Tipologia, circuitos e preenchimento de documen-tação; Organização e arquivo de documentação; Materiais e equipamentos de escritório. Elegível para Estágio Profis-sional/IEFP

ANALISTA DE STOCKS | M/F | LOUSADO- Licenciatura em uma das seguintes áreas: Gestão, Matemática e Ciências da Computação, Matemática Aplicada à Gestão ou Tecnolo-

gias de Informação de Gestão- Conhecimentos de Inglês PART TIME PARA ESTU-DANTES | M/F | BRAGA Procura-se estudantes uni-versitários, dinâmicos e bons comunicadores, com conhe-cimentos básicos em línguas estrangeiras (particularmente Inglês), para colaboração com empresa de fotografia e venda de livro informativo, nos mais importantes pontos turísticos da cidade de Braga. Contacto directo com centenas de visi-tantes de todas as partes do

mundo, permitindo uma de-safiante comunicação em dife-rentes línguas.Requisitos obrigatórios: uso do traje académico, boa apresen-tação e vontade de trabalhar;Trabalho remunerado, com possibilidade de part-time ou full-time;Horários flexíveis;Enviar candidatura, juntando C.V., para e-mail: [email protected]

GRANDE FEIRA VIRTUAL DE EMPREGO

Está a chegar a primeira edição de 2016 do evento PORTUGAL A RECRUTAR!

Entre os dias 31 de Março e 1 de Maio vamos ter algumas das melhores empresas em vários sectores de actividade - Job Fair (Generalista), IT & Engineering, Turismo & Saúde e Imobiliário - com ofertas de emprego e desafios diários lançados a todos os participantes.

Queres trabalhar uma ideia de negócio que pode ser viabilizada com o apoio de investido-res e ainda habilitares-te a ganhar um prémio de 2.950€? Então tens de participar na 4ª edição do Liftoff Working Ideas!

Então tens de participar na 6ª edição do Working Ideas. A atividade, pela qual o LIFTOFF é responsável, conta com o apoio da Startup Braga e insere-se na programação da Capital Ibero-Americana da Juventude.

Este projeto pretende incentivar/impulsionar a conceção e desenvolvimento de ideias de negócio através de empreendedores organizados em equipa. Terá inicio a 15 de abril, termi-nando com o “pitch final” a 4 de maio.

Serão selecionados estudantes com diferentes competências e são selecionadas as melho-res ideias. Uma vez formadas as equipas em função da identificação dos estudantes com a pool de ideias eleitas e dos contributos que cada elemento do grupo poderá dedicar, é altura de deitar mãos ao trabalho! Desenvolvem-se competências, analisa-se a ideia e estrutura-se um modelo de negócio. Tomadas as decisões, está criado um conceito e uma estratégia de negócio.

Ao longo de todo o processo, contarás com o apoio de vários mentores convidados, cujo co-nhecimento e experiência serão um contributo fundamental para enriquecer o teu projeto. Por tudo isto, se és estudante ou recém-graduado da Universidade do Minho com espírito empreendedor, ideias, motivação, criatividade e/ou capacidade de iniciativa não deixes de participar nesta atividade que é totalmente GRATUITA! Para mais informações visita liftoff.aaum.pt

Se estás à procura de emprego, o workshop “O Poder Pessoal” é o indicado para ti!

Inserido no Connecting the Dots, o workshop decorrerá no dia 13 de abril na Universidade do Minho (Campus de Gualtar) e terá como objetivo ensinar--te a utilizar o teu poder pessoal na entrada do mercado de trabalho. Conheceres-te a ti mesmo, saberes como os outros te veem e como queres ser visto, serão algumas das temáticas desenvolvidas durante esta sessão de aprendizagem mútua.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, por isso, não percas esta incrível oportunidade.Inscreve-te em liftoff.aaum.pt

SUMMER INTERNSHIP PROGRAMME 2016 | JERÓNIMO MARTINS

Estágio full-time remunerado, de Julho a Agosto. O Summer Internship Programme é uma oportunidade para ganhar experiência de trabalho num Gru-po internacional com mais de 200 anos de história. O programa destina-se a estudantes de diversas áreas de formação (Gestão, Economia, Ciências, Engenharias, Tecnologia, Artes, Humanidades.

Vagas em várias áreas funcionais:Marketing, Comercial, Operações, Vendas, Finanças, Logística, Sistemas de Informação (IT), Recursos Humanos entre outras.

Oferta disponível para estágios apenas em Portugal.

As candidaturas deverão ser realizadas através do Linkedin anexando o CV (a opção de anexar o ficheiro surge após clicar em “apply/candidate-se”). Deverá ainda assim garantir que o seu perfil de LinkedIn está completo e actualizado uma vez que a triagem curricular será feita principalmente com base na informação disponível neste..Candidaturas abertas 31 de Março 2016!

Se as questões relacionadas com a Empregabilidade de interessam, então contacta-nos através do email [email protected] ou por telefone 253 273 359.E não te esqueças que também estamos nos CAMPICampus de Gualtar Campus de AzurémTerças-feiras / 14h30 às 18h00 / Pirâmides Atendimento mediante solicitação (individual ou em grupo)

Working Ideas

Workshop “O Poder Pessoal”

Page 9: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PÁGINA 16 // 16.MAR.16 // ACADÉMICORUM BOX

TOP RUM25 de março de 2016

1 - Sweet Love Making - Grandfather’s House

2 – Vicious - Bed legs

3 - The Wheel - PJ Harvey

4 - Take It There - Massive Attack & Tricky & 3D

5 - Sleeping Alone - the Cactus Channel feat. Chet Faker

6 – I’m Not Going - Tricky

7 – Birthday Card - Marcus Marr & Chet Faker

8 - Miragem - Peixe:Avião

9 – Lazarus - David Bowie

10 - Five Minutes - Her

BRAGA

MÚSICA Sílvia Pérez Cruz31 de março – 21h30Theatro Circo

TEATRO“Oratória do Vento”Companhia de Teatro de Braga20 e 30 de março – 21h30Theatro Circo

“Arte”Yasmina Reza01 de abril – 21h30Theatro Circo

GUIMARÃES

MÚSICA Paraguaii02 de abril – 24h00CCVF - Café-ConcertoSão Mamede - CAE

FAMALICÃO

MÚSICA Bossanova Trio01 de abril – 21h30Casa das Artes

Jazz Para TodosCiclo Promenade da Casa das Artes03 de abril – 11h30Casa das Artes

BARCELOS

TEATRO“As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da Menina Ofélia”Companhia de Teatro do Algarve02 de abril – 21h30Teatro Gil Vicente

AGENDA CULTURAL

LEITURA EM DIA28/3 – A Festa de Pijama da Peppa(ed.Bertrand) ; Nova aventura de uma figura acarinhada pelos mais pequenos, a Peppa, uma porquinha engenhosa e muito criativa. O final da estória é de uma imaginação surpreendente. Em tempo de férias, uma óptima companhia.

29/3 – Star Wars, o Regresso de Han e Chewie(ed.Planeta) ; O universo mágico criado por George Lucas continua a render, não se esgota nos filmes da série. Numa galáxia longínqua, muito distante mesmo, duas naves encontram – se e, adi-vinhem quem vem salvar os indefesos? Uma agradável surpresa.

30/3 – A Fénix Islâmica – Loretta Napoleoni(ed.Ítaca) ; Uma nova editora e o seu primeiro livro, muito actual e pelos razões trágicas dos últimos dias, os atentados em Bruxelas, onde a autora desenvolve a tese de que o ISIS está aí e para durar, infelizmente. Uma reflexão poderosa e nos obriga a pensar.

31/3 – Regresso a Mandalay – Rosanna Ley(ed.Porto Editora) ; Embora um romance despretensioso, é mais uma estória agradável, romântica, diga – se, tem um aspecto muito interessante e importante, a saber: fala – se muito da Birmânia e da sua líder San Suu Kyi, mas o resto é um grande vazio. Uma excelente oportunidade para ficar a conhecer este belo país, a sua cultura e as suas gentes.

1/4 – O Universo Concentracionário – David Rousset(ed.Antígona) ; Um testemunho poderoso, ninguém ficará indife-rente, sobre a política de extermínio posta em prática pelos alemães; mais que actual, é um livro que nos obriga a reflectir sobre o domínio da máquina e da tecnologia na vida actual e das dimensões do controlo que a todos afecta. Ler, antes que seja tarde.

Para ouvir de segunda a sexta (9h45/14h45/17h45) na RUM ou em podcast: podcast.rum.pt Um espaço de António Ferreira e Sérgio Xavier.

PARAGUAII

alergias - primavera ingrata para uns, alegre para outros

JOÃO BARBOSA MARTINS

[email protected]

A primavera chegou. A natu-reza, que já se despediu do inverno, cobre-se de vitalida-de e dinamismo. Contudo, perante os turbilhões de co-res garridas que urgem nos campos de flores, há quem pingue, espirre ou se coce - esta é a estação mais terrorí-fica para os alérgicos. É aqui que o seu nariz lhes distorce a voz e que o caixote do lixo se encharca em lenços de pa-pel.

Mas afinal de onde vêm as alergias?

As alergias variam de pessoa para pessoa em resposta aos mais diversos estímulos, po-dendo ocorrer durante todo o ano das mais variadas formas. Mas na primavera, geralmente, intensificam-se. Imagine-se senão, toda uma brisa primaveril, fertilmente polvilhada de batalhões de pólen e poeiras, oriundos das árvores, flores e ervas. Mi-lhões, para não dizer cente-

nas de milhões de partículas sedentas de multiplicação, fecundando erradamente os orifícios faciais humanos. O organismo defende-se des-tes ocupantes bem-intencio-nados, mas não convidados. Como primeira contestação são repelidos pelos espirros e vertidos pelo pingo do nariz, levando, nas pessoas alér-gicas, a uma maior estimu-lação imunológica. De uma forma geral, estas pessoas formam uns anticorpos (par-tículas vulgarmente desen-volvidas para combater vírus, bactérias ou outras infeções), da classe das IgEs, exclusivos e dirigidos para aquilo a que são alérgicas. Embebidas no êxtase primaveril, estas IgEs fixam as partículas alergé-nicas e despertam glóbulos brancos chamados mastóci-tos ou os basófilos. Perante tamanho luxurioso estímu-lo, estas células do sistema imunitário, localizadas nas vias aéreas, na pele, no trato gastrointestinal e nos vasos sanguíneos “desgranulam”, libertando diversos compos-tos. O mais importante e o mais falado é a histamina.

Este é o principal responsável pelo rubor facial, o lacrimejo, o pingo no nariz, as dores de cabeça e a garganta irritada. É ainda possível que ocor-ra edema e hipertrofia das fossas nasais com perda do odor e do gosto pelos ali-mentos. Este processo pode ainda impulsionar e espevitar ataques de asma, causando inflamação das vias aéreas, hiper-reactividade brônquica e, no limite, obstrução. Ob-viamente que cada indivíduo tem o seu peso e medida e, por isso, cada um reage

de forma diferente, mais ou menos intensa. Não seria de todo descabido, compa-rar as alergias às paixões, também estas típicas desta estação, já que ambas provo-cam rubor, exultação e, por vezes, dores de cabeça. Ora bem, no caso das alergias, as principais medidas passam por, quando possível, evitar o contacto com o alérgeno em causa. Secundariamen-te, pela toma responsável e medicamente monitorizada de anti-histamínicos orais ou de corticoides nasais. Nos

casos mais agrestes, pode ser realizada a dessensibili-zação daquele alérgeno por técnicas de imunoterapia, o que constitui uma espécie de habituação do sistema imu-nitário a estas desavenças primaveris. Newton descre-veu uma ação e uma reação. A primavera corteja-nos com as suas virtudes e encantos, uns aceleram espirros, outros dão massa ao pingo nasal, mas todos lhe reagem com júbilo, descurando o frio, pre-meditando os dias (quentes) de verão.

DR

PUB.

11 – Reminder - Moderat

12 - Slow Motion - Bombay

13 - Gardenia - Iggy Pop

14 - Floridade - Animal Collective

15 - Trouble - Cage The Elephant

16 - A Hundred Ropes - Minor Victories

17 – Bad Habits - The Last Shadow Puppets

18 - Doing to Death - The Kills

19 - Tomorrow - Mavis Staples

20 – Villa Soledade - Sensible Soccers

Page 10: Jornal Académico - 30 de março de 2016

PAULA FARIA

[email protected]

A 31 de março o Theatro Circo, em Braga, evoca outra data do calendário: “11 de novembre”.

Sílvia Pérez Cruz, cantora es-panhola que já gravou com o pianista Júlio Resende, é uma das vozes mais avassalado-

MEMES UM - Esmiuçando a Academia E então amigos como correu essa Páscoa? Espero bem que tenham decidido investir 10€ numa garrafa de whisky do que em ovos de chocolate, parece que estão a preço de ouro. Esta semana quase não havia rubrica. Apanhei uma overdose de amêndoas na minha avó enquanto me regozijava a fazer memes da Gata na Praia, pelo que se virem um coelho a passear pelo jornal não se assustem.

Sem café eu não aguento 1h30 de aula.

Mexer o café com os dedos, enfim…

Missões impossíveis.A moral destes professores.

ras que surgiram nos últimos tempos em toda a Penínsu-la Ibérica. Sílvia Pérez Cruz passa, também, por Lisboa, no Grande Auditório da Fun-dação Calouste Gulbenkian acompanhada pelos músicos Elena Rey e Carlos Montfort (violino), Anna Aldomà (vio-leta), Joan Antoni Picj (violon-celo), Miquel Àngel Cordero (contrabaixo). Na bagagem

traz, ainda, o trabalho mais recente, “Domus”. À Lusa, a artistas explicou que “o tema do disco surgiu de um filme, ‘Cerca de tu casa’ [de Eduardo Cortés], que fala dos sem-abri-go, daqueles que deixam a sua casa, por isso me centrei na-quilo que sentem as pessoas quando lhes tiram a casa, que é aliás um tema muito atual”. O álbum é o primeiro em que

a cantora gravou em língua in-glesa e tem a chancela da Uni-versal Music.

Sobre “Domus” e o seu ponto de partida, Sílvia Pérez Cruz afirmou: “Tirarem a casa, não é apenas tirarem-nos as pare-des, é tirarem a nossa vivência, o nosso quotidiano”. Sílvia Pé-rez Cruz fala a linguagem da música desde sempre, cres-

ceu entre canções populares ibéricas e latino-americanas, foi educada entre o clássico e o jazz. Contagiada pelo flamen-co através de uma ligação que parece sobrenatural, canta de uma forma muito própria que faz estremecer.

O concerto está marcado para as 21h30 e os bilhetes custam 20€.

eric revis chega a braga para mais um “rum com jazz”

PUB.

CULTURA

DR

Page 11: Jornal Académico - 30 de março de 2016