jornal académico - 29 de setembro de 2015

11
Jornal Oficial da AAUM DIRETOR: Vasco Leão DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 243 / ANO 11 / SÉRIE 6 TERÇA-FEIRA, 29.SET.15 academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico twitter.com/jornalacademico ACADÉMICO EM PDF CADA VEZ MAIS SOLIDÁRIOS Academia promove angariação de manuais escolares RUM integra projeto europeu pioneiro UBI disponível para receber estudantes refugiados Mucho Flow de regresso a Guimarães Professor da UM preside Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial Página 06 Página 05 Página 16 Página 18 Página 07 campus campus universitário cultura campus

Upload: jornal-academico

Post on 23-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Jornal Oficial da AAUMDIRETOR: Vasco Leão

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA243 / ANO 11 / SÉRIE 6

TERÇA-FEIRA, 29.SET.15

academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico

twitter.com/jornalacademico

ACADÉMICO EM PDF

CADA VEZ MAIS SOLIDÁRIOS

Academia promoveangariação de manuaisescolares

RUM integra projeto europeu pioneiro

UBI disponível para receber estudantes refugiados

Mucho Flow deregresso a Guimarães

Professor da UM presideAssociação Portuguesapara a Inteligência Artificial

Página 06Página 05

Página 16 Página 18

Página 07

campuscampus

universitário cultura

campus

29.SET.15 // AC

AD

ÉMIC

O

UM

.zip

Dia Europeu das LínguasO BabeliUM - Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, comemorou o seu 6º aniversário no Dia Europeu das Línguas, no dia 25 de setembro. Esta data foi instituída em 2001 pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia. Ao longo de todo o dia foi organizado um evento multilingue com os Agru-pamentos de Escolas Alberto Sampaio e de Vila Verde.

Maiores de 23A Universidade do Minho vai realizar, pelo 13º ano conse-cutivo, o Curso de Preparação e Avaliação para pessoas que pretendam candidatar-se ao en-sino superior. As inscrições e matrículas decorrem entre 23 de setembro e 7 de outubro. Estes cursos destinam-se a indivíduos maiores de 23 anos, não possui-dores de habilitação de acesso ao ensino superior. O curso de-corre de outubro a maio.

Dia dos Institutos ConfúcioAconteceram no passado dia 25 de setembro as atividades de cele-bração do Dia dos Institutos Con-fúcio. O pograma contou com a leitura e apresentação do livro de contos “O Trigo dos Pardais”, de Isabel Mateus, pelas 18h00, na Li-vraria Centésima Página, no cen-tro de Braga. O hall do Complexo Pedagógico II (CP II) do campus de Gualtar, em Braga, também contou com atividades para os interessados pela cultura asiática.

PUB.

FICH

A TÉC

NIC

A

TERCEIR

A

PÁG

INA

FICHA TÉCNICA // Jornal Oficial da Associação Académica da Universidade do Minho // terça-feira, 29 de setembro de 2015 / N243 / Ano 11 / Série 6 // DIREÇÃO: Vasco Leão // EDIÇÃO: Pedro Andrade// REDAÇÃO: Adriana Ribeiro, Ana Ferreira, Ana Pinheiro, Ana Rita Carvalho, Carla Gonçalves, Carla Rodrigues, Celeste Amorim, Clara Ferreira, Cláudio Pinto, Inês Moreira, Inês Pinheiro, João Vale, Paulo Caldas,Pedro Ribeiro, Raquel Marques, Rita Reis, Rute Pires, Sara Ferreira, Sara Silva. // COLABORADORES: Abel Duarte, António Ferreira, Daniel Silva, Elisabete Apresentação, Elsa Moura, Lara Antunes, Mafalda Oliveira, Nuno Cerqueira e Sérgio Xavier // GRAFISMO: gen // PAGINAÇÃO: Pedro Andrade // MORADA: Rua Francisco Machado Owen, 4710 Braga // E-MAIL: [email protected] //TIRAGEM: 2000 exemplares // IMPRESSÃO: GráficaAmares // Depósito legal nº 341802/12nº 341802/12

SEMANALMENTE O ACADÉMICO VAI DIVULGAR OS TRABALHOS VENCEDORES.

Serviço Público

Não quero parecer pretensioso mas acredito que este editorial possa ser catalogado na categoria “serviço público”. Estamos a menos de uma semana para as eleições legislativas e todos nós podemos fazer a dife-rença. Bem sabemos que em cada sufrágio é a abstenção a grande vencedora mas já chega. Não são aceites desculpas para não votarem a 4 de outubro.

Não há mau tempo, jogos de futebol, praia ou cansaço que justifiquem tamanha indiferença. Agora as legislativas, no início do próximo ano as presidenciais. Está em jogo o futuro do país. O meu e o vosso. O de todos.

A campanha partidária está nas ruas, nas televisões, nos jornais e nas rádios. Está na altura de fazermos o balanço dos últimos quatro anos do arco da governação e percebermos qual o caminho que queremos para o país. Não, não vou fazer campanha por nenhum partido. Somos todos adultos e capazes de formar uma opinião. Pois bem, no domingo a vossa opinião conta.

E vai contar sempre. Cada voto é importante e faz a diferença. Não tenham dúvidas. Todos nós somos “democracia” e temos o dever de responder quando somos chamados a defender a sua continuidade. No domingo é feita nova chamada. Eu não vou faltar. E vocês?

EDITO

RIA

LPED

RO

AN

DR

AD

E // pedro.andrade@rum

.pt

PÁGINA 05 // 29.SET.15 // ACADÉMICOPÁGINA 04 // 29.SET.15 // ACADÉMICO

360º

europhonica: rádio “sem fronteiras”

contagem decrescente paraas legislativas

portugal vai receber 4500refugiados

braga investe quase meiomilhão em livros

casa da memória inaugurada em 2016

caso ‘Volkswagen’ leva à substituição de CEO

CAMPUS

paulo caldas

[email protected]

Arrancou no passado dia 9 de setembro a primeira emissão do projeto que visa a servir de plataforma entre jovens e a política europeia e, por con-sequência, dar (literalmente) uma voz aos estudantes e estabelecimentos de ensino, entre os quais a Universida-de do Minho. Foi num con-gresso de rádio jovens rea-lizado em Estrasburgo que se semeou o conceito que mais tarde se iria chamar de “Europhonica”. Um projeto que consiste na realização de uma série de programas cria-

dos por rádios universitárias, nos quais a Rádio Universitá-ria do Minho (RUM) está in-cluída. De Portugal faz parte, ainda, a Rádio Universitária

do Algarve (RUA), que se jun-ta a tantas outras “antenas” vindas de diversos países eu-ropeus, Espanha, Itália, Fran-ça e Alemanha. Todos os me-

ses, até fevereiro do próximo ano, vários elementos destas rádios vão juntar-se 1 vez por mês no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para discu-tirem várias temáticas com interesse nacional e europeu. Um projeto que começou pela Radio Campus France, que assumiu a logística do processo e viu o seu esforço compensado quando, em ju-lho deste ano, se concluiu a reunião que deu o impulso final para o início deste pro-jeto. O diretor de informação da RUM, Daniel Silva, expli-cou ao Jornal Académico (JA) que o principal objetivo deste projeto “passa por dotar os colaboradores destas rádios de uma experiência europeia

e , ao mesmo tempo, aproxi-mar aquilo que se passa nas estruturas da União Europeia com os ouvintes.” “É uma ex-periência interessante e grati-ficante. Há muitas opiniões e contactos feitos, discute-se e analisam-se abordagens e formas de fazer rádio em toda a Europa. A RUM assu-me uma posição na linha da frente no que a materiais jor-nalísticos diz respeito no seio da Europa”, acrescentou. O próximo programa vai para o ar no próximo dia 28 de ou-tubro. Será ouvido na RUM, através dos 97.5 ou em www.rum.pt. Todos os programas também estarão disponíveis no site do projeto, em euro-phonica.eu

Com as legislativas a ocorrer no próximo domingo, dia 4 de outubro, a campanha eleitoral já ca-minha para a reta final. Para esta legislatura concorrem 3 coligações e 13 partidos, rondando os 9,6 milhões o número de votantes em território nacional e estrangeiro, avança a revista ‘Visão’.

Após a reunião extraordinária do Conselho de Justiça e Assuntos Internos na última terça-feira, dia 24 de setembro, em Bruxelas, ficou definido que Portugal vai receber “4500 requerentes de proteção internacional”. De acordo com o jornal ‘Público’, a ministra Anabela Rodrigues enten-deu que se trata de uma “resposta que reflete um acordo equilibrado”.

A Câmara Municipal de Braga anunciou, na passada quarta-feira, o investimento de cerca de 500 mil euros em manuais escolares. Numa visita à Escola Básica de S. Lázaro, acompanhado da vereadora da Educação e da Cultura, Lígia Dias, Ricardo Rio, presidente do município, expli-cou que existe, ainda, um “investimento em infraestruturas, para lá dos muitos programas […] a desenvolver dirigidos à população escolar”. De acordo com o mesmo autarca, “são cerca de 5 mil alunos potencialmente abrangidos”.

A Casa da Memória será inaugurada a 19 de março de 2016. Levantada em 2012, aquando da Capital Europeia da Cultura, esta instituição cultural de Guimarães contará com a direção do atual diretor do departamento de Cultura, Turismo e Juventude da autarquia local, José Nobre. Tendo esta decisão sido anunciada na passada terça-feira, dia 22, pelo autarca Domingos Bra-gança, o mesmo explicou à ‘RUM’ que acontecerá “uma semana antes da Páscoa, no ciclo de renascimento e da Primavera”, falando de um processo “difícil”.

Depois dos últimos acontecimentos da fabricante automóvel ‘Volkswagen’, Matthias Mueller é nomeado diretor-executivo da empresa. Substituindo Martin Winterkorn, este novo dirigente esteve à frente da marca ‘Porsche’, outra das produtoras do mesmo grupo. Após a descoberta da falsificação dos testes de antipoluição com um dispositivo nos motores a gasóleo, assistiu--se à desvalorização da bolsa em 20% e à aplicação de uma multa que pode ascender aos 18 mil milhões de euros, com efeitos em cerca de 11 milhões de veículos por todo o mundo.

ana ferreira

[email protected]

A Universidade do Minho (UMinho) através dos Ser-viços de Ação Social da UM (SASUM) e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) em coo-peração com o Instituto Por-tuguês do Sangue e Trans-plantação (IPST) levaram a cabo nos passados dias 15 e 22 de setembro, no Campus de Gualtar e Azurém, mais uma edição das Dádivas de Sangue. Esta é uma iniciati-va que já conta com 14 anos, realizando-se ininterrupta-mente na academia minhota desde 2001 e cujos objetivos passam por ajudar o IPST e o Centro de Histocompati-bilidade da Região Norte no aumento das reservas de sangue nacionais. Esta ação solidária serve, ainda, para

mais de 400 dádivas de sangue na UM

ampliar a base de dados de dadores de medula e incutir nos jovens o espírito solidário e garantir dadores para o fu-turo. À semelhança de outros anos, esta campanha decor-reu no início de ano letivo e o responsável do Departa-mento Social da Associação

Académica da Universidade do Minho (AAUM), Diogo Cunha, disse ao Jornal Acadé-mico (JA) que “esta é uma al-tura excelente” para a promo-ção das Dádivas de Sangue e para a angariação de Dadores pela primeira vez. “Os novos alunos ingressam na Univer-

sidade por volta dos 18 anos, que coincide com a idade mí-nima para a inscrição como dador”. Assim sendo, há um número significativo de no-vos alunos que, tendo pela primeira vez contacto com o IPST, fizeram questão de se inscrever como dadores e

afirmaram esta sua primeira dádiva como um ato que es-tenderão para a vida. Foram conseguidos um total de 447 Dadores de sangue inscritos (251 no campus de Gualtar e 196 no Campus de Azurém) e um total de 25 colheitas de sangue para análise de medu-la óssea. Diogo Cunha faz um balanço “altamente positivo” destas duas semanas referin-do que no caso de Braga “os números são reconfortantes, tendo em conta o estado de alerta vermelho com que a cidade esteve de sobreaviso”. Por sua vez, em Guimarães, foram conseguidos números superiores aos de anos ante-riores, “o que nos leva a acre-ditar que há cada vez mais pessoas interessadas em doar sangue”. A UMinho é desde 2002 líder do Ranking Nacional de Dadores Inscri-tos e, deste modo, a AAUM está já a trabalhar para reali-zar o mais cedo possível uma nova campanha das Dádivas de Sangue.

DR

DR

pedro riBeiro

[email protected]

DR

DR

DR

DR

PÁGINA 07 // 29.SET.15 // ACADÉMICOPÁGINA 06 // 29.SET.15 // ACADÉMICO

carina teixeira

[email protected]

A edição deste ano do Idea-Lab – Laboratório de Ideias de Negócio já abriu as candi-daturas. A iniciativa que visa apoiar empreendedores com ideias de negócio de base tec-nológica e/ou conhecimen-to intensivo decorrerá entre outubro de 2015 e março de 2016. O IdeaLab é um espa-ço de experimentação, onde os participantes tem a pos-sibilidade de testar, validar e consolidar as suas ideias de negócio com base em metodologias já validadas e através do feedback de espe-cialistas e potenciais clientes. Trata-se de uma “iniciativa pioneira nas universidades portuguesas” lançada pela TecMinho, em parceria com o Departamento de Produ-ção e Sistemas, em 2009. Esta ação já apoiou, até ao presente ano, “mais de 190

sara silva

[email protected]

Decorre até amanhã, 30 de setembro, mais uma edição da Bolsa Solidária de Manu-ais Escolares.

O projeto é uma iniciativa da Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM), da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e de diversas outras entidades da cidade de Braga e visa “ma-ximizar a recuperação e reuti-lização de manuais escolares usados, disponibilizando-os gratuitamente a quem deles necessite”. Segundo Julia-na Coutinho, membro da AFUM, “os livros entregues

ideias de negócio lideradas por 430 empreendedores na UMinho”, explica ao Jornal Académico (JA) Marta Ca-tarino da TecMinho. O labo-ratório tem como principal objetivo “apoiar a materiali-zação de ideias em produtos, serviços e negócios inovado-res que cumpram os requi-sitos da viabilidade técnica, de mercado e do modelo de

negócio”. Dirige-se a alunos e diplomados que, sozinhos ou em equipa, tenham uma ideia de negócio inovadora que pretendam explorar. Este laboratório disponibiliza ain-da o apoio de “consultores e mentores” que ajudam os participantes a desenvolve-rem os seus planos de ne-gócio ao longo de cerca de cinco meses. A 14º edição

do IdeaLab promete ser ain-da melhor que as anteriores uma vez que o modelo desta iniciativa é “constantemente melhorado e adaptado aos participantes”. Os interessa-dos poderão concorrer indi-vidualmente ou em grupo (máximo de cinco elementos independentemente da sua área de formação académica) até 7 de outubro. A sessão de

abertura será no dia 21 de ou-tubro. O IdeaLab decorrerá até finais de março, com cer-ca de 6 horas de trabalho por semana. De referir que po-dem ser admitidos alunos e diplomados provenientes de outras universidades, “desde que pelo menos um dos can-didatos da equipa em causa seja proveniente da Universi-dade do Minho”.

DR

está a chegar mais um Idea Lab

bolsa solidária de manuais escolares já recolheu mais de 800 livros

joão vale

[email protected]

Paulo Novais, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, foi eleito presidente da Associa-ção Portuguesa Para a Inte-ligência Artificial. Natural de São Torcato, em Guimarães, o investigador do centro Al-goritmi da UMinho assume este cargo depois de vários anos como vice-presidente da mesma instituição. Para o seu mandato, Paulo Novais explicou que quer “promover a visibilidade da Inteligência Artificial junto da academia, junto das empresas e socie-dade”. “Hoje a Inteligência Artificial tem um papel fun-damental em particular no desenvolvimento de sistemas

adriana riBeiro

[email protected]

Vai realizar-se no dia 7 de ou-tubro no B-Lounge da Univer-sidade do Minho, das 21h00 às 22h30, a sétima tertúlia 2Share, intitulada “Vencer: Quem decide?”. Joana Barbo-sa, técnica do LIFTOFF, expli-cou ao Jornal Académico (JA) que um dos objetivos destes encontros é “apontar algu-mas características de um perfil vencedor” e, por isso,

e de aplicações informáticas que sejam sensíveis às ne-cessidades dos utilizadores”, sublinhou. Paulo Novais

acredita que os investigado-res em Inteligência Artificial conseguem dar um cunho diferenciador a qualquer pro-

professor da UM eleito para presidir APPIA

liftoff organiza nova tertúlia 2share

jeto porque “hoje quem está a desenvolver tecnologia e investigação de ponta, traba-lha nesta área”. Paulo Novais

também destacou que Por-tugal tem dado cartas nes-ta área e demonstrado um enorme potencial uma vez que “tem uma comunidade muito forte e importante. Temos muitos portugueses nesta área espalhados pelo Mundo”. A Associação para o qual foi eleito presidente surgiu em 1984,tendo recen-temente completado 31 anos de existência, e é uma das associações científicas mais antigas e ativas em Portugal. Um motivo de grande orgu-lho para o investigador por-tuguês: “É de facto um mo-mento importante na carreira de qualquer pessoa poder li-derar a associação que repre-senta a área científica onde trabalha. Estou orgulhoso e muito feliz por isso.”, conclui.

DR

esta edição conta com a pre-sença dos oradores Nelson Ramos e Rui Bragança “que são exemplos disso mesmo”, acrescentou. Estes encontros pretendem promover a parti-lha de exemplos e transmitir dicas práticas e úteis que se ajustem e motivem os partici-pantes. A cada ano que passa o feedback tem sido cada vez mais positivo e, por isso, o nível de formação e exigência destes eventos torna-se mais elevado. “O LIFTOFF busca sempre uma melhoria contí-nua dos serviços prestados e dos eventos oferecidos e, por isso, os objetivos são redefi-nidos a cada ano, mostrando--se mais ambiciosos ou mais adaptados a cada um dos

eventos o que altera também as expectativas ao longo do tempo”, explicou Joana Bar-bosa. Além da aprendizagem na sala de aula, os alunos estão cada vez mais cons-cientes de que é preciso des-cobrirem novos horizontes e, dessee modo, desafiarem-se a novas situações. Joana Bar-bosa disse que “os eventos do LIFTOFF são um exemplo disso, não apenas por mérito nosso mas principalmente pela qualidade dos oradores, formadores e mentores que, desde 2010, nos têm acom-panhado.” A participação na tertúlia é gratuita mediante a inscrição no link http://liftoff.aaum.pt/index.php/forma-cao/view/id/228

a esta Bolsa Solidária são catalogados para serem em-prestados a qualquer pessoa que os requisite e, no final do ano letivo, devem ser devol-vidos para que, no seguinte, possam ser novamente (re)utilizados”.

O objetivo é “ajudar quem mais precisa, assim como aliviar o peso da fatura dos manuais escolares no orça-mento das famílias mais ca-renciadas”, acrescenta.

Os livros escolares a doar a este projeto devem ter sido editados a partir de 2011 de-

vido à introdução do Novo Acordo Ortográfico da Lín-gua Portuguesa, mas, ainda assim, todos os manuais que estiveram já “desatualizados” são doados a instituições de solidariedade social.

Até ao momento, a edição 2015/2016 deste banco de livros distribuiu aproxima-damente 800 livros, tendo conseguido beneficiar mais de 150 famílias, o que Julia-na Coutinho considera “um sucesso”. “É extremamente gratificante saber que AFUM pode ajudar nas dificuldades das famílias”, afirma.

DR

DR

DR

PÁGINA 08 // 29.SET.15 //ACADÉMICO

CRUP e USP assinam acordo de cooperaçãoclara sofia ferreira [email protected]

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) assinou no passa-do dia 25 de setembro um acordo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP), no Brasil. O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, local emblemáti-co, foi cenário da assinatura do acordo que tem como ob-jetivo fomentar e reforçar as relações académicas e cientí-ficas. Esta cerimónia contou com a presença de várias per-sonalidades de universidades portuguesas e pretende-se, com este protocolo, estabele-

cer uma ligação entre a USP e 15 das universidades per-tencentes ao CRUP. O reitor da Universidade do Minho, António Cunha, que preside atualmente este conselho, explicou que o protocolo vai

“incluir uma colaboração científica e tecnológica em várias áreas de ensino”. Com esta assinatura, pretende-se ainda que exista um “desen-volvimento de atividades con-juntas”, acrescenta. Prevê-se

que haja intercâmbio de do-centes, investigadores, estu-dantes e técnicos e também uma organização conjunta de projetos, cursos, eventos aca-démicos, entre outros. Na ce-rimónia também esteve pre-

sente Marco António Zago, reitor da USP, que pôde co-nhecer algumas universida-des portuguesas. O reitor da USP elogiou o trabalho que se realiza em Portugal entre as universidades e os agentes da sociedade. “Percebemos que existe uma intensa intera-ção com a sociedade através da criação de empresas e par-tilha de conhecimento. Tudo isto interessa à USP”, con-cluiu Marco António Zago. A comitiva teve oportunidade de visitar no mesmo dia o Grupo 3B’s, o Polo de Ino-vação em Engenharia de Po-límeros (PIEP), a Plataforma das Artes, o Museu Alberto Sampaio e o centro histórico da cidade-berço, que é Patri-mónio Mundial da UNESCO.

PUB.

PUB.

DR

exclamacaodesign.com

UM AO MOLHE

PUB.

GRUPOS CULTURAISDo Bira ao Samba dá música a BragasÍlvia valente

[email protected]

É já no próximo fim de se-mana, dias 2 e 3 de outubro que decorrerá, na Praça do Município, o Festival Do Bira ao Samba, organizado pelos Bomboémia - Grupo de Per-cussão da Universidade do Minho.

Do Bira ao Samba é um fes-tival pioneiro em Braga que visa dar o conhecimento e a inter-relação entre Portugal e Brasil, países que estarão para sempre associados um ao outro tanto na língua como na história e na cultura.

Com este festival os Bombo-émia pretendem mostrar a

evolução que vai desde o Bira ao Samba dedicando assim o dia 2 de outubro à música tradicional portuguesa atra-vés de workshops e danças tradicionais mas também com atuações de alguns im-portantes grupos da música portuguesa como os cabeça de cartaz Origem Tradicional ou os Cabra Çega.

O segundo dia de festival fica reservado então para o Samba onde decorrerão vá-rios workshops de percussão e dança, tendo como cabeça de cartaz os Bamba Social.

O culminar de todo o evento será um cortejo de carnaval onde participarão várias ba-

tucadas e escolas de samba. Para quem não é de Braga fica a informação da parce-ria da ARCUM – Associação Recreativa e Cultural da Uni-versidade do Minho e a CP – Comboios de Portugal em que os bilhetes de comboio de ida e volta nas linhas urba-nas do Porto, Aveiro, Caíde, Marco de Canaveses e Gui-marães ficarão por 2€ duran-te os dias do festival.

Para mais informações da programação consultar o fa-cebook do evento Do Bira ao Samba.

PREPARA O TEU FUTURO

Ofertas de emprego

[email protected]

EmpreendedorismoEmpregabilidade

http://liftoff.aaum.pt/facebook.com/aaum.liftoff

> 07 OUTUBRO ‘1514º edição do IdeaLab | Laboratório de Ideias de Negocio

>> 30 SETEMBRO ‘15Take and Share Meeting | 3º Meeting

www.aaum.pt/gip

Gabinete-de-Inserção-Profissional-da-AAUM

> 12 OUTUBRO ‘15Curso Software de Gestão Primave-ra Professional

> 25 NOVEMBRO ‘15Formação “Condução de Reuniões como Ferramenta de Gestão”

Assistente Comercial |M/F| Espanha e França- Domínio da língua Francesa e Espanhola (Fator Eliminatório) e da língua Inglesa (Fator pref-erencial);- Boa Apresentação, pessoa Positiva e Solucionadora;Disponibilidade para Viajar;- Autonomia funcional no car-go;- Criação de Empatia com fac-ilidade e naturalmente simpáti-co;- Grande Capacidade de Comu-nicação e Organização e facili-dade de Integração;

- Que é um Team Player;- Domínio das ferramentas Office na ótica do utilizador.

O GRUPO CASAIS pre-tende recrutar talen-tos para o programa LANÇARTE À GESTÃO!- Recém formado/a em Gestão, Economia, Contabili-dade e afins- Bons Conhecimentos de In-glês e/ou Francês (essencial)- Conhecimentos sólidos de Contabilidade, gestão finan-ceira e Tesouraria- Bons conhecimentos de Ex-

cel- Espírito de iniciativa e rigor profissional;- Bom relacionamento inter-pessoal e espírito de equipa- Disponibilidade e motivação para projetos profissionais no estrangeiro;- As candidaturas devem ser submetidas através do nosso site em www.casais.pt

Consultor | M/F| Braga- L- Licenciatura ou Mestrado em Gestão de Empresas / Economia / Marketing / Simi-lares;

- Domínio razoável do Inglês, falado e escrito;- Conhecimentos de contabili-dade;- Facilidade de comunicação e capacidade de persuasão / per-sistência;- Espírito e ambição comercial em contexto de consultoria em-presarial;- Pró-ativo(a) / Com espírito de iniciativa;- Boa apresentação;

GIP NOS CAMPI

No arranque deste ano lec-tivo o Gabinete de Inser-ção Profissional (GIP) da AAUM volta a lançar a ini-ciativa GIP nos Campi. Esta iniciativa tem como objetivo fomentar uma maior proxi-midade com os estudantes e para isso a partir do dia 29 de setembro a Técnica do GIP estará na universidade para te ajudar. O GIP presta um serviço gratuito de apoio

personalizado a estudantes, licenciados e outros utentes, na (re) inserção profissional.

Este será um espaço desti-nado ao atendimento indi-vidualizado onde poderás tirar todas as dúvidas relati-vamente a questões de em-prego, estágios, formações, CV’s, entrevistas e cartas de apresentação. Poderás ainda esclarecer todas as tuas questões rela-cionadas com a inserção no mercado de trabalho e com as técnicas de procura ativa de emprego.

O atendimento será feito nas Pirâmides, junto ao Lif-toff, no Campus de Gualtar, todas as 3ª feiras entre as 14h30 e as 18h00. O atendimento em Guima-rães será disponibilizado mediante a tua solicitação.

O CURRÍCULO

O curriculum vitae (CV) constitui o primeiro con-tacto com a futura entidade patronal, por isso, deve cha-mar a atenção de um even-tual empregador desde os primeiros segundos da sua leitura, e conduzir a uma entrevista com este.

Na procura de emprego é essencial dispor de um CV bem redigido. O facto de fa-cilitares todos os dados pos-síveis para a tua localização

e destacares as habilitações e competências que mais se ajustam ao perfil que soli-cita a empresa, podem ser chaves para que o entrevis-tador se interesse por ti.

O teu CV deve ter as seguin-tes qualidades: breve, sim-ples, claro, concreto/conciso e verdadeiro. Para definir o CV só é necessário pensares no teu objetivo: conseguir uma entrevista.

O primeiro passo para pro-curar emprego é redigir um bom CV e, na altura em que o estejas a preparar, é muito importante que penses em como motivar os responsá-veis pela selecção para que tu sejas a pessoa eleita para ocupar esse posto de traba-lho.

Procura diferentes tipos de CV’sA componente visual e a forma como dispões a in-formação são factores im-portantes na forma como os recrutadores irão avaliar o teu currículo.

Este apoio é totalmente GRATUITO. Aparece!

Para qualquer esclareci-mento adicional envia um e-mail para [email protected]

GIP – Atendimento geral Mantém-se o normal fun-cionamento de atendimento do GIP nas instalações da Sede da AAUM.

Horário: De segunda a sex-ta-feira das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 (exce-to terça-feira no período da tarde) Contatos: Telefone: 253 273 359E-mail: [email protected]

CV para trabalhar em di-ferentes países da UE : Se estás a pensar trabalhar no estrangeiro ou fazer, por exemplo, estágios de verão, precisas de saber a forma mais correcta de enviar o teu CV de acordo com o país que desejas.

Enriquece o teu currículo Lembra-te que o currículo é como se fosse o story-telling da tua carreira e não o obi-tuário da mesma. Tenta evitar os formatos antigos e aborrecidos que listam tare-fas genéricas e descrições de funções. Tenta focar-te em

resultados, conquistas e coi-sas importantes realizadas. Demonstra sempre valor!

Queres testar a viabilidade de uma ideia de negócio no mercado? Gostavas de ter acesso gratuito a apoio consultivo, personalizado e

14ª edição do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio

à tua medida? Organizado pela TecMinho, o IdeaLab tem como principal objetivo apoiar a geração e o desen-volvimento de ideias de ne-

gócio de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo. Dirigido a alunos e diplo-mados de qualquer área do saber, o IdeaLab disponibi-

Queres descobrir o teu po-tencial e perceber que recur-sos deves desenvolver para alcançares os teus objetivos?

Queres estabelecer um plano de carreira pessoal, desenvolver competências, aumentar a tua motivação, equilibrar a dimensão pes-soal com a dimensão profis-

Sessões de Coaching

sional e muito mais?

Então inscreve-te numa ses-são individual de Coaching com a coach Fábia Martins: Psicóloga, Especialista em Recursos Humanos, For-madora e Blogger pode aju-dar-te a estabelecer um pla-no de carreira pessoal, gerir conflitos, melhorar técnicas

O LIFTOFF, em parceria com a EDIT VALUE®Formação Empresarial, promove o curso “Software de Gestão Prima-vera Professional - Módulo Vendas”.

O curso tem inicio no 12 de outubro.

Inscreve-te e começa a preparar o teu melhor futuro!Mais informações em http://formacao.editvalue.com/for-macao

Tens uma ideia de negócio e não sabes qual o próximo pas-so a dar?Queres conhecer programas de apoio ao empreendedoris-mo?Queres saber mais sobre os Workshops, Seminários, Tertú-lias e todas as atividades promovidas pelo LIFTOFF?

Marca já a tua reunião em Gualtar ou Azurém. Este apoio é totalmente GRATUITO!

Sabe mais em liftoff.aaum.pt

Software de Gestão Primavera Professional

Atendimento

liza o apoio de consultores e mentores que auxiliam os participantes a desen-volverem os seus planos de negócio ao longo de cerca

de cinco meses. Tens até 7 de outubro para submeter a tua candidatura! Sabe mais em www.tecminho.uminho.pt/empreender/idealab/

de estudo e muitos mais.

Mais informações em lifto-ff.aaum.pt

PÁGINA 16 // 29.SET.15 // ACADÉMICO

UNIVERSITÁRIOUBI disponível para receber estudantes refugiadosrute pires

[email protected]

A Universidade da Beira Inte-rior, na Covilhã, está disponível para acolher estudantes que integrem o grupo de refugia-dos que Portugal vai receber, disse o vice-reitor da institui-ção académica, João Canavi-lhas, a passada segunda-feira à agência Lusa. Segundo o res-ponsável, a UBI foi contactada pela Plataforma Global para osEstudantes da Síria que é coor-denada pelo antigo presidente da República, Jorge Sampaio, tendo revelado imediatamen-te a disponibilidade para aco-lher estes estudantes. “A UBI disponibilizou-se não só para receber os alunos de ensino superior que vierem, como também para articular toda a comunicação entre a câmara municipal e as escolas secun-dárias, no caso de haver estu-dantes que sejam do ensino secundário ou que pretendam entrar no ano zero.”, especi-ficou. João Canavilhas ainda não tem ideia do número de estudantes que possam vir a integrar esta instituição, mas adiantou que “à partida a uni-versidade conseguirá acolher entre 10 a 20 alunos sem qual-quer problema”. Esta não é a primeira vez que a UBI acolhe

estudantes refugiados, tendo os primeiros dois chegado em 2013. “Em cada um dos anos recebemos dois alunos vindos da Síria. Portanto, neste mo-mento, já temos quatro alunos e vamos chegar aos seis”, re-feriu, lembrando que este nú-mero já estava acordado pre-viamente, pelo o que deverá

agora ser alargado. Francisco Brandão, aluno de 3º ano do curso de Biotecnologia na UBI,considera que esta “é uma atitude positiva pois esses es-tudantes não tem culpa que o seu país atravesse um perío-do de guerra e que com isso não consigam acabar a sua formação. Além disso, tam-

bém permite um intercâmbio cultural para ambas as par-tes”. Francisco, colega de tur-ma de algum destes alunos afirma que sempre houve a preocupação de não os deixar de lado, “sempre que os vejo estão com outras pessoas da turma. Os professores tam-bém tem a preocupação de os

acompanharem e adaptarem as frequências que fazem”. No quadro do primeiro plano de relocalização de 40 mil re-fugiados, Portugal receberá 1500, tendo também respon-dido favoravelmente à mais recente proposta da Comissão Europeia, que atribuiu a Portu-gal cerca de mais 3000.

PUB.

O Memovital Estudantes foi criado a pensar no desempenho escolar

de qualquer estudante. Potencia a concentração, memória e atenção.

Como tomar Memovital Estudantes? Tome 1 cápsula de Memovital Estudantes

duas vezes por dia,ao pequeno almoço e ao almoço. Siga sempre as indicações dadas pelo seu médico ou farmacêutico.

253 670 110INTE RNO: 604 798)

Campus da Universidade do MinhoGualtar - Braga

(perto da Escola de Ciências e em frente ao Posto Médico )7,

95€

12,95€

253 418 049 Campus de Azurém - Guimarães(edifício da Escola de Engenharia)

Horário: Segunda a Sexta-feira09h30-13h30 / 14h30-18h30

PARAFARMÁCIA. PARA SI.

RUM BOXTOP RUM25 SET

1-The Less I Know The Better - TANE IMPALA

2-The Way You’d Love Her - MAC DEMARCO3-Dreams - BECK

4-Pretty Pimpin - KURT VILE

5-Gibraltar - BEIRUT

6-Things We Do -MOULLINEX

7-Loud Places - JAMIE XX

8-Dream Lover - DESTROYER

9-Exhibit Diaz - IBEYI

10-London - BENJAMIN CLEMENTINE

11-Can’t Keep Checking My Phone - UNKNOWN MORTAL ORCHESTRA

BRAGA

MÚSICA Tundra Fault + AtilaBraga Music Week30 de Setembro – 22h00 e 23h00Juno

Toulouse + Bed LegsBraga Music Week01 de Outubro – 22h30 e 23h30Convento do Carmo

LeviatãBraga Music Week02 de Outubro – 00h15Livraria Mavy

DANÇA“Pântano”02 e 03 de Outubro – 21h30Theatro Circo

GUIMARÃES

MÚSICA Agir + Moullinex + The.DoctorRecepção ao Caloiro 01 de OutubroPavilhão Multiusos

Bed Legs + Jimmy P + Valete + Dj Ride + Steven RodRecepção ao Caloiro 02 de OutubroPavilhão Multiusos

Gatuna|Afonsina + Diogo Piçarra + Carlão + Overule + Dj OctávioRecepção ao Caloiro 03 de OutubroPavilhão Multiusos

Olavo LüpiaGuimarães Noc Noc03 de Outubro – 24h00CCVF

FAMALICÃO

MÚSICA The Folga Gaang Project01 de Outubro – 21h30Casa das Artes

CINEMA“Taxi”De Jafar PanahiCineclube de Joane01 de Outubro – 21h45Casa das Artes

AGENDA CULTURAL

CD RUM

nuno di rosso

[email protected]

LEITURA EM DIABattles - “La Di Da Di”

12-Ritz - FANDANGO

13-Return to the Moon (Political Song for Didi Bloome to Sing, with Crescendo) - EL VY

14-Friday I’m In Love - YO LA TENGO

15-X Marks The Spot - GHOSTPOET

16-Movin’ Up - X-WIFE

17-It’s Time For Fun - GOAT

18-Bros - WOLF ALICE

19-Do The Get Down - THE JON SPENCER BLUES EXPLOSION

20-Tarrafal - BENJAMIM

entre detalhes em demasia ou reviravoltas excessivas. É, talvez, o primeiro longa du-ração dos Battles que resulta numa audição confortável, sem aquela sensação de es-tarmos a ouvir temas avulso. Um álbum completo, feito de altos e baixos, fraquezas e vir-tudes, com fio condutor.

E ao terceiro longa duração chega a discórdia. Assim se sintetiza a recepção, quer do público, quer da crítica a La Di Da Di, novo registo dos Battles, porta estandartes da cena math rock. O trio nova-iorquino parecia querer chegar aqui mas faltava-lhe o descaramento. Depois da saída de Tyondai Braxton, parecia lógico que seguissem um caminho instrumental, mas em Glass Drop optaram por convidar vocalistas para dar umas pinceladas aqui e ali, o que a meu ver foi um tiro no pé. Agora dão esse passo em frente e fecham o círculo. Claramente passou o efeito novidade e há agora quem chame pretensiosismo ao que os norte-americanos

28/9 - O Selvagem da Ópera - Rubem Fonseca(ed.Sextante) ; Uma obra de 1994, misto biografia, roman-ce e ensaio, o genial escritor brasileiro traça o retrato de Antônio Carlos Gomes, o au-tor da ópera Guarani, plena de génio, drama e miséria.

29/9 - Nunca Voltes Atrás - Lee Child(ed.Bertrand) ; Mais uma aventura de Jack Reacher, chegará ao cinema, e tudo às volta com a corrup-ção, mentira e manipulação nas forças especiais america-nas. Leitura a alta rotação e pancadaria da grossa.

30/9 - Seis Histórias às Avessas - Luísa Ducla Soares(ed.Porto Editora) ; A

fazem neste momento, ou-tros há que pensam que este disco é menos formatado e programado, menos calcu-lado para simplificar. Incluo--me no segundo lote, acho mesmo que este é o melhor disco dos Battles. Intrincado sim, mas não ao ponto de perder o rumo ondulante

Para ouvir de segunda a sexta (9h45/14h45/17h45) na RUM ou em podcast: podcast.rum.pt

Um espaço de António Ferreira e Sérgio Xavier.

grande escitora de Literatura para o sonho e imaginação tem mais uma reedição de uma das suas obras funda-mentais, que dá para aferir do seu génio criativo. Mas, atenção, não são estórias só para crianças; são para todos, como diz a autora, que ainda acreditam na sensibilidade. Isto é Literatura. 1/10 - Despenteando Pa-rágrafos - Onésimo Teo-tónio Almeida(ed.Quetzal) ; Mais um conjunto de ensaios e outros pequenos textos so-bre a cultura nacional, o pen-samento ocidental, a litera-tura e afins. Humor, finura e causticidade num português que dá gosto.

2/10 - Os Filmes da Minha Vida - François Truffaut(ed.Orfeu Negro) ; Um dos no-mes maiores da Nouvelle Va-gue. Brilhante na escrita, ao contrário de outros, este livro é para todos os que amam o cinema. Fundamental.

DR

CULTURAmucho flow: psicadelismo tropical quanto baste em guimarães

defender a tese nunca foi tão fácil

pedro sousa

[email protected]

Contas feitas, programação alinhada, cartaz cá fora e toda a gente pronta para receber a terceira edição do Mucho Flow, festival vimaranense de música alternativa.

O evento organizado pela promotora local Revolve tem ousado convidar projetos emergentes mas também alguns nomes já muito bem considerados da cena musical independente.

À semelhança do que acon-teceu nas edições anteriores, onde Amen Dunes, Bitchin Bajas, Cave e Radar Men From the Moon explodiram com as suas novas malhas em primei-

ra mão, a terceira produção da Revolve não será diferente. O Mucho Flow 2015 dará música à cidade minhota graças à par-ticipação dos irlandeses Girl Band e ainda a estreia do folk--rock dos norte-americanos Circuit dês Yeux, que apresen-tarão o seu novo trabalho “In Plain Speech”.

A par das confirmações inter-nacionais, nomes como Jibóia, Galgo, Acid Acid e Ricardo Remédio integram um line--up que nos relembra que a vertente psicadélica da música nacional está de boa saúde e recomenda-se.

É importante referir que, tal como as bandas estrangeiras, a dupla Pega Monstro, o rock despreocupado de Sun Blos-

soms e os proclamados Filho da Mãe & Ricardo Martins preenchem o alinhamento e protagonizarão os seus mo-mentos no Mucho Flow com a apresentação de discos novos. Os serões de abertura e encer-ramento estão a cargo dos dj’s Lynce e Quesadilla que farão jus ao tropicalismo do festival.

Citando o site de notícias cul-turais Ruído Sonoro: “Existe um público que procura en-contrar as bandas mais con-sagradas em festivais e salas de grande dimensão. No lado oposto da balança existe um outro público interessado em conhecer música nova, longe de encher grandes espaços ou de visitar os festivais mais po-pulares. Nesse oposto, há um Mucho Flow para nos garantir

tamanha montra”. É certo que até há bem pouco tempo, as digressões das bandas que constam neste cartaz dificil-mente chegariam tão a Norte de Portugal.

É graças a promotoras como a Revolve que esta descentra-lização está em curso. Mucho Flow trata-se de um festival que, nos seus três anos de existência, tem vindo a traba-lhar em prol da manifestação musical em Guimarães.

Assim, prevê-se uma edição de consolidação nacional para o festival que possui já a cer-teza de um futuro repleto de sucesso.

O evento será antecipado no dia 3 de outubro, em Guima-

rães no Tasca Expresso, com Captain Boy e, no Porto, os Equations e os vimaranenses Toulouse estarão no Maus Hábitos para deixar o convite de visita.

A festa que divulga artistas musicais em plena ascensão decorre no próximo dia 10 de outubro no Centro para os As-suntos de Arte e Arquitectura (CAAA).

O cartaz está agora fechado e o formato não será diferente das edições anteriores: dois palcos, o Mucho e o Flow, si-tuados no interior da fábrica recuperada e transformada em CAAA para garantir um to-tal de 12 horas de música sem paragens. São, ao todo, 15 pro-jetos musicais por 15€.

MEMES UM - Esmiuçando a Academia A receção ao caloiro está à porta e como é óbvio os primeiros “contatos físi-cos” entre caloiros e doutores/engenheiros ocorrem. Corre o mito que nesta altura também aparecem os primeiros pedidos de apadrinhamento. Deve ser amor à primeira vista, ou à primeira garrafa de tequila.

PÁGINA 18 // 29.SET.15 // ACADÉMICO

CAMPUSinÊs pinHeiro

[email protected]

Estás a escrever a tese? Sen-tes que precisas de uma fer-ramenta que te ajude nesta etapa? Pois bem, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) disponibili-za gratuitamente um software e um ebook testado interna-cionalmente que te irá ajudar a encarar a tua tese como um sistema dinâmico. O software “Idea Puzzle” auxilia no dese-nho, diagnóstico e defesa da tese. Por outras palavras, aju-da na avaliação das forças e

fraquezas do projeto de inves-tigação em qualquer fase, co-locando 21 questões baseadas em Filosofia da Ciência. Deste

modo, as respostas a estas questões vão permitir auto--avaliar a tese. O workshop dinamizado pela AAUM é

destinado aos alunos de 2º e 3º ciclos, mas encontra-se aberto a toda a comunidade académica que queira partici-

Receção ao caloiro a funcionar como desbloqueador.

No meu tempo não havia “rações” para um desenvolvimento tão precoce.

Está quase a chegar!

Todos temos aquele colega que é entendido em tudo.

par. Terá lugar todas as terças--feiras, das 18h00 às 21h00, do mês de outubro na sede da AAUM (Rua Dom Pedro V 88, 4710 Braga), sendo dina-mizado pela formadora Teresa Sofia Castro, Doutorada em Tecnologia Educativa. As ins-crições encontram-se abertas até amanhã, 30 de setembro, através do email [email protected]. O workshop terá um custo de 25€ para alunos sócios da AAUM, de 50€ para alunos não sócios da AAUM e de 60€ para a restan-te comunidade académica e externos.

DR

0

5

25

75

95

100