jornal académico - 17 de novembro de 2015

11
Jornal Oficial da AAUM DIRETOR: Vasco Leão DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 250 / ANO 11 / SÉRIE 6 TERÇA-FEIRA, 17.NOV.15 academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico twitter.com/jornalacademico ACADÉMICO EM PDF AAUM “estranha” acusação do Ministério Público Fernando Parente eleito para o Comité Executivo da FISU A RUM serve de “ponto de leitura” há 9 anos UC quer melhorar a capacidade da nossa memória Já são conhecidas as listas que vão a votos no dia 1 de dezembro Página 06 Página 08 Página 12 Página 16 Página 05 campus desporto cultura universitário campus AAUM VAI A VOTOS: TU DECIDES

Upload: jornal-academico

Post on 24-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

Jornal Oficial da AAUMDIRETOR: Vasco Leão

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA250 / ANO 11 / SÉRIE 6

TERÇA-FEIRA, 17.NOV.15

academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico

twitter.com/jornalacademico

ACADÉMICO EM PDF

AAUM “estranha” acusação do Ministério Público

Fernando Parente eleito para o ComitéExecutivo da FISU

A RUM serve de“ponto de leitura” há9 anos

UC quer melhorara capacidade da nossa memória

Já são conhecidas aslistas que vão a votosno dia 1 de dezembro

Página 06 Página 08

Página 12 Página 16

Página 05

campus desporto

cultura universitário

campus

AAUM VAI A VOTOS:TU DECIDES

Page 2: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

17.NO

V.15 // AC

AD

ÉMIC

O

UM

.zip

“A Cidade na Cidade”A RUM - Rádio Universitária do Minho, organiza o ciclo de con-versas “A Cidade na Cidade”, a decorrer no Quadrilátero Urba-no (Guimarães, Braga, Barcelos, Famalicão). Amanhã, quarta-fei-ra, 18 de novembro, pelas 21h00, na Casa Amarela, em Guima-rães, sob o mote “Guimarães... uma cidade verde?”.

EEG Feira de EmpregoA Escola de Economia e Ges-tão (EEG) da Universidade do Minho realiza no dia 19 de no-vembro, quinta-feira, das 10h00 às 18hoo, no Hall de entrada do Complexo Pedagógico II do Campus de Gualtar, em Braga, a EEG Feira de Emprego. Vão es-tar presentes 10 empresas (Ban-co BIC, DST, Jerónimo Martins, PwC, entre outras).

“70º aniversário do fim da II Guerra Mundial”Pode ser visitada a exposição “70º aniversário do fim da II Guerra Mundial” até ao dia 31 de dezembro, no átrio da Biblioteca Pública de Braga, uma unidade cultural da UMinho, situada no centro da cidade (Praça do Muni-cípio). Entrada livre, todos os dias úteis, das 9h00-13h00 e 14h00--18h00.

PUB.

FICH

A TÉC

NIC

A

TERCEIR

A

PÁG

INA

FICHA TÉCNICA // Jornal Oficial da Associação Académica da Universidade do Minho // terça-feira, 17 de novembro de 2015 / N250 / Ano 11 / Série 6 // DIREÇÃO: Vasco Leão // EDIÇÃO: Pedro Andrade// REDAÇÃO: Adriana Ribeiro, Ana Ferreira, Ana Pinheiro, Ana Rita Carvalho, Carla Gonçalves, Carla Rodrigues, Celeste Amorim, Clara Ferreira, Cláudio Pinto, Guilherme Santos, Hugo Brandão, Inês Moreira, Inês Pinheiro, João Vale, Paulo Caldas, Pedro Ribeiro, Raquel Marques, Rita Pereira, Rita Reis, Rute Pires, Sara Ferreira, Sara Silva. // COLABORADORES: Abel Duarte, António Ferreira, Daniel Silva, Elisabete Apresentação, Elsa Moura, Lara Antunes, Mafalda e Sérgio Xavier // GRAFISMO: gen // PAGINAÇÃO: Pedro Andrade // MORADA: Rua Francisco Machado Owen, 4710 Braga // E-MAIL: [email protected] //TIRAGEM: 2000 exemplares // IMPRESSÃO: GráficaAmares // Depósito legal nº 341802/12nº 341802/12

SEMANALMENTE O ACADÉMICO VAI DIVULGAR OS TRABALHOS VENCEDORES.

Números (nada) animadores

Fiquei a saber há dias que a Comissão Europeia quer que as instituições do superior olhem mais para o mercado de trabalho. Segundo os dados da Comissão Europeia, a taxa de desemprego entre os licenciados está a contribuir para que o ensino superior seja menos atractivo para os jovens em Portugal do que noutros países da Europa. Vamos a números concretos? A percentagem de emprego em 2014 de jovens licenciados, entre os 20 e os 34 anos, estava, em Portugal, nos 73,6%, quando a média europeia era, então, de 80,5%.

No geral, a taxa de emprego entre os licenciados na Europa continuava, em 2014, a ser superior aos que tinham completado cursos profissionais de nível secundário (70,8%). Mas, na realidade, as oportunidades de emprego “têm vindo a crescer lentamente para os jovens com o secundá-rio completo, enquanto se regista uma estagnação no que respeita aos que concluíram o ensino superior” - palavras da Comissão Europeia, atenção. Por outro lado, acrescenta-se no relatório, na Europa, cerca de 25% de jovens licenciados têm empregos que requerem qualificações inferiores.

Com estes dados, não admira que o número de desistências no Ensino Superior continue a au-mentar. Nem é de estranhar que milhares de jovens licenciados portugueses sintam “vergonha” das suas qualificações na altura em que procuram emprego. Pergunto eu: qualificações, para quê? Os Estados-membro têm de repensar as estratégias de emprego o mais depressa possível. Os licenciados agradecem.

EDITO

RIA

LPED

RO

AN

DR

AD

E // pedro.andrade@rum

.pt

ea

arquitetura

otheatro

proj

eto

mem

ória

#2

ExposiçãoInauguração21.10.2015Quarta — 18:00Salão Nobre

21.10 a 27.10.201503.11 a 14.11.201524.11 a 05.12.2015

Terça a Sábado 14:30 — 18:30Salão Nobre[Entrada Gratuita]

Conferência23.10.2015Sexta — 15:00Pequeno Auditório

O legado de Moura CoutinhoRita Maria Machado

Um Theatro renovado para o novo séculoSérgio Borges

Arquitetura até à escala da CenografiaJoão Mendes Ribeiro

Ocupar o palco: O que já lá está e o que lá se põeJosé Capela [Entrada Gratuita]

Co-produção:

Page 3: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

PÁGINA 05 // 17.NOV.15 // ACADÉMICOPÁGINA 04 // 17.NOV.15 // ACADÉMICO

360º

aprovada moção de rejeição aogoverno

arquitetura bio-digital chegaa braga

guimarães já vai receber 11refugiados

paris voltou a ser atacada peloestado islâmico

CAMPUS

A maioria dos deputados da Assembleia da República aprovou, na passada terça-feira, dia 10 de novembro, uma moção de rejeição do programa de Governo da coligação formada pelos parti-dos PSD e CDS-PP, dando lugar a um acordo à esquerda, dos partidos PS, Bloco de Esquerda e CDU. A favor estiveram 123 votos e contra estiveram 107, contando a maioria com o contributo do deputado do PAN (Partido dos Animais e da Natureza). António Costa revelou, segundo o Diário Económico, que “Portugal precisa de outro governo”, acrescentando que “a esquerda é e deseja continua a ser plural e diversa”. A mesma fonte assegura que Passos Coelho afirmou não se tratar de uma “solução credível”.

A “Urban Algae Folly”, da ecoLogic Studio, foi inaugurada em Braga, na Praça da República, em parceria com a Câmara Municipal, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. O objetivo é produzir oxigénio, absorvendo o dióxido de carbono na cidade, visando, deste modo, uma melhoria da qualidade do ar. Trata-se de uma estrutura diferenciada a nível mundial, que recorre a microalgas, tendo estado já na Expo Milão/2015, até setembro.

Segundo o autarca vimaranense, Domingos Bragança, vão chegar, nesta primeira fase, 11 refu-giados a Guimarães. Uma decisão que já provocou algum desagrado em alguns habitantes da cidade. Sendo alegada a intenção de abrigar este conjunto de pessoas refugiadas da guerra do Médio Oriente na Casa de Acolhimento das Trinas, acordando àquilo que os media têm vindo a noticiar, os vimaranenses em geral receberam a notícia de forma pouco positiva. Confiando no trabalho da provedora da Santa Casa da Misericórdia, Noémia Carneiro, o presidente da Câ-mara confessou à RUM: “fiquei muito triste [com as reações nas redes sociais] porque conheço bem a provedora. É uma pessoa generosa e disponível para ajudar.”

Na noite da passada sexta-feira, dia 13 de novembro, a cidade de Paris, em França, foi abalada por várias explosões e tiroteios, provocando, até ao fecho do Jornal Académico (JA), pelo me-nos, 129 mortos e quase 400 feridos, numa ação reivindicada pelo Estado Islâmico. Os ataques começaram com duas explosões suicidas no exterior do Estádio de França, local onde ocorria o jogo de futebol amigável entre as seleções francesa e alemã. Os terroristas atacaram, ainda, vários locais públicos, entre os quais a sala de espetáculos Bataclan e o bar Le Carillon. O chefe de Estado francês, François Hollande, comprometendo-se a ser “implacável contra os bárbaros do Daesh [Estado Islâmico]”.

REDAÇÃO

[email protected]

Está fechado o período de apresentação de listas para a direção e restantes órgãos sociais da Associação Aca-démica da Universidade do Minho.

Ricardo Guimarães, presi-dente da Comissão Eleitoral,

uma lista a votos para a presidência da AAUM

PEDRO RIBEIRO

[email protected]

DR

DR

DR

DR

PUB.

DR

explicou que só haverá uma lista a concorrer à Direção da Associação Académica da Universidade do Minho.

Como já tinha sido noticiado pelo Jornal Académico (JA), Bruno Alcaide é o nome que encabeça a Lista A para a di-reção da AAUM.

Situação idêntica nos restan-tes órgãos sociais da AAUM já que, de acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, apenas Luís Arezes

apresentou candidatura ao Conselho Fiscal e Juridiscio-nal, enquanto Sara Moura foi a única a apresentar candida-tura para a Mesa da Reunião Geral de Alunos.

O presidente da Comissão Eleitoral assume que, desta forma, e sem debate eleito-ral, os números da abstenção poderão ser superiores mas que, ainda assim, “cabe às listas fazerem um bom tra-balho durante o tempo de campanha para que a abs-

tenção não seja tão elevada”. Ricardo Guimarães sabe que, com este cenário, “será mais difícil levar os estudantes às urnas”. “É preciso continuar a trabalhar para inverter os nú-meros”, acrescenta.

Ricardo Guimarães diz ainda que a Comissão Eleitoral não irá alterar o que já havia pen-sado para estas eleições.

Este ano, irão estar disponí-veis sete mesas de voto: três mesas pólo de Gualtar, duas

em Azurém, uma mesa na Escola de Ciências da Saúde, e mais uma na Escola de Ar-quitetura.

A campanha para as eleições dos órgãos sociais da AAUM decorrerá de 24 a 29 de no-vembro. Na próxima edição, o JA vai disponibilizar as en-trevistas com cada um dos cabeças-de-lista.

As eleições estão marcadas para o próximo dia 1 de de-zembro.

Page 4: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

PÁGINA 07 // 17.NOV.15 // ACADÉMICOPÁGINA 06 // 17.NOV.15 // ACADÉMICO

DIOgO RIBEIRO [email protected]

Quatro estudantes da Uni-versidade do Minho foram recentemente acusados pela morte de três colegas após a queda de um muro em abril de 2014.

Os jovens foram acusados pelo Ministério Público de homicídio por negligência, conforme é possível ler na nota publicada no site oficial da Procuradoria Geral Distri-tal do Porto.

Contactado pelo Jornal Aca-démico (JA), Carlos Videira, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), afirmou que “a AAUM não conhece o processo na sua íntegra,

mas estranha a nota que foi publicada no site da Procura-doria Geral Distrital do Porto. Essa nota contém factos que não correspondem à realida-de e estranhamos que nada seja dito quanto ao estado da estrutura que acabou por ceder. Tudo isso faz com que encaremos este processo com enormes dúvidas e com enormes reservas”.

Carlos Videira defende, ainda, que “esta situação deveria ser tratada com outra sensibilida-de”. A morte dos três jovens ocorreu após uma “guerra de cursos” numa zona resi-dencial junto ao campus de Gualtar.

As vítimas, do sexo masculi-no, tinham idades compreen-didas entre os 18 e os 21 anos e eram alunos de Engenha-ria Informática. De recordar que a “guerra de cursos” é uma disputa entre cursos diferentes em que ganham os estudantes que gritarem

e cantarem mais alto. Face à acusação ditada pelo Ministé-rio Público, a AAUM tenciona “acompanhar o processo jun-to dos colegas, evidenciando a nossa total disponibilidade para auxiliar em tudo o que for necessário, e concertan-do com eles todos os passos que viermos a dar”.

O estado de degradação do muro que vitimou os três es-tudantes da UMinho era visí-vel e fora alvo de queixas dos moradores e comerciantes da zona durante, pelo menos, dois anos.

Foram remetidas inúmeras cartas à Câmara Municipal de Braga e ao proprietário do prédio de habitação, cujas caixas de correio estavam incorporadas no muro, con-tudo, essas mesmas cartas não resultaram em qualquer tipo de atuação por parte da autarquia nem do referido proprietário. A estrutura era da responsabilidade do con-

AAUM “estranha decisão do ministério público”

académicas querem que as bolsas de mérito sejam pagas

AEDUM está a promover mais uma recolha solidária

domínio do prédio de habi-tação, que estava, segundo a lei, obrigado a garantir a sua manutenção e a assegurar as condições de segurança. A Câmara Municipal de Braga acabou por informar que as caixas de correio não esta-vam presentes em nenhum documento do processo de licenciamento.

A Polícia Judiciária de Braga, a quem esteve a cargo a in-vestigação do caso, remeteu o processo concluído para o Departamento de Investiga-ção e Ação Penal de Braga após terem sido excluídas as hipóteses de responsabi-lidade criminal sobre o suce-dido por parte do Município de Braga ou do condomínio, tendo apenas sido constitu-ídos arguidos os estudantes de Engenharia Informática que, diz Carlos Videira, “so-freram com o acidente e com a perda dos colegas que fale-ceram e a forma como estão novamente a ser expostos é

PAULO RODRIgUEs

[email protected]

As Associações e Federações Académicas nacionais que-rem uma resposta urgente por parte do Governo face à falta de pagamento das Bol-sas de Mérito. Disso mesmo deu conta Carlos Videira, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, que enviou, a se-mana passada, uma carta para o Secretário de Estado do Ensino Superior a pedir celeridade na resolução do problema que já se arrasta há alguns anos, como já foi no-ticiado no Jornal Académico (JA). Na carta aberta enviada há dias pode ler-se que “é responsabilidade do Minis-tério da Educação e Ciência, através da Direção Geral do Ensino Superior, promover a

transferência para cada ins-tituição da verba necessária para que tal situação seja re-gularizada com a maior brevi-dade possível”. O presidente da AAUM sublinha, ainda, que “há muitos estudantes com aproveitamento acima

de média que se sentem frustrados e a aguardar com expectativa esta atribuição”. Carlos Videira lembra que esta situação acontece desde a anterior legislatura, daí que a instabilidade política não possa ser vista como descul-

pa. “A indefinição a nível po-lítico não pode ser desculpa para se adiar a resolução des-te problema porque o Estado, apesar desta indefinição, não está a falhar com outros com-promissos financeiros que vai mantendo. As bolsas de mé-

rito não podem ser exceção”, sustenta o presidente da AAUM. Na mesma carta são pedidos “esclarecimentos sobre a situação atual, bem como informação acerca da data em que tal pagamento será regularizado”.

ADRIANA [email protected]

A Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM) está a apelar ao espírito solidário de toda a academia.

Atualmente, o Departamen-to Social da AEDUM está a realizar uma campanha de recolha de roupa, cobertores e brinquedos. Susana Faria, diretora do Departamento Social, justifica a campanha como sendo uma “prenda natalícia” para quem mais precisa.

“Uma vez que estamos em

vésperas de natal, não há me-lhor altura do que esta para iniciar esta campanha. Muitos são os sem abrigos que recorrem, nesta época, a instituições de caridade, e crianças que não têm a mí-nima ideia do que é receber uma prenda natalícia, por isso iremos entregar os brin-quedos e roupas ao Banco Voluntariado de Braga, e as mantas e os cobertores à ABRA, a Associação Braca-rense Amiga dos Animais”, acrescentou.

Todos podem ajudar

Esta campanha está aberta a toda a comunidade académi-ca e, para ajudar, basta que os interessados se dirijam à sede da AEDUM, localizada na Escola de Direito. Susana

Faria salienta que “cada um contribui com o que quiser dentro das suas possibilida-des”.

A sede está encerrada às quintas-feiras mas os dona-tivos podem ser entregues nos restantes dias da semana (segunda-feira e quarta-feira: 11h30 às 14h30; terça-feira: 11h30 às 14h30, e das 17h00 às 19h00; sexta-feira: 10h30 às 12h00, e das 14h00 às 18h00).

A campanha solidária arran-cou no passado dia 23 de ou-tubro e só termina “quando tivermos atingido um núme-ro considerável de doações”. “O Departamento Social da AEDUM vai continuar a pra-ticar o bem”, adianta Susana Faria.

uma violência da qual têm de ser protegidos. É nisso que também estamos empenha-dos”.

Na semana seguinte ao acon-tecimento realizou-se uma vigília que reuniu a Academia Minhota em torno do luto e como forma de homenagem aos jovens que perderam a vida.

A AAUM acabou, também, por cancelar as Monumen-tais Festas do Enterro da Gata, tendo esta decisão sido justificada como forma de “respeito pelas vítimas, pelos colegas e pelas famílias”. Na altura diferentes posições fo-ram assumidas.

A decisão deixou muitos es-tudantes solidários, no entan-to, outros estudantes discor-daram da decisão que viria, todavia, a ser “para manter”, afirmou na altura o represen-tante máximo dos estudantes da UMinho.

DR

DR

Page 5: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

PÁGINA 08 // 17.NOV.15 //ACADÉMICO

fernando parente eleito para o comité executivo da FISUFILIPA gONÇALV Es

pipa_001_goncalves@hotmail.

com

Fernando Parente foi eleito para o Comité Executivo da FISU - Federação Internacio-nal de Desporto Universitá-rio. A eleição aconteceu no passado dia 8 de novembro e aconteceu durante a 34ª Assembleia Geral do orga-nismo, que elegeu também a nova direção, que é presidida por Oleg Matytsin. Para além do português, foram eleitos em Lausanne, na Suíça, os restantes membros do Comi-té Executivo para o período de 2015-2019. Fernando Pa-rente faz parte dos quadros superiores dos Serviços de

sARA [email protected]

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) promove, pela pri-meira vez, o Prémio do In-vestigador, um concurso que visa encontrar o melhor pro-jeto de investigação da acade-mia. Numa primeira fase, as investigações apresentadas a concurso serão avaliadas pelos responsáveis pelas es-colas e institutos da Universi-dade do Minho e, mais tarde, as escolhidas passarão para as mãos da Microsoft e de um representante da AAUM. Na fase final, será um painel de júris, sem relação direta às Escolas e Institutos, a decidir qual o projeto vencedor deste concurso. Com esta iniciati-va, a Associação Académica pretende, sobretudo, “dar a

Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), sendo o diretor do seu Departamento Desportivo e Cultural. Fernando Parente mostrou--se bastante satisfeito com esta eleição, até porque foi eleito com 75% dos votos. Para esta eleição contribuiu, sobretudo, “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvi-do, não só pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) e Asso-ciação Académica da Univer-sidade do Minho (AAUM), mas também pela imagem e participações da FADU em termos internacionais”. Enfa-tizando o facto de esta não ser “uma vitória individual mas de muitas pessoas e organizações que têm contri-buído para o sucesso do des-

aaum lança o “prémio do investigador

porto universitário na Europa e no Mundo”, acrescentou Fernando Parente. Segundo o diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM, esta eleição servi-rá “não só para a criação de novas competências, mas, também, para a participação mais direta no organismo que gere e regula o despor-to universitário a nível inter-nacional”. O responsável do desporto da UMinho diz, ain-da, que “é essencial importar novas e melhores práticas para as instituições de ensi-no superior e para a FADU”, sublinhando que “de nada serviria ter chegado ao topo de uma organização interna-cional se isso no futuro não refletir uma melhoria no de-senvolvimento do país”.

conhecer o que de melhor se faz na Universidade do Mi-nho a nível de investigação”. Segundo o vice-presidente do Departamento de Pós-Gra-duação, João Pimenta, o Pré-mio do Investigador tem ain-

da como objetivos “fomentar o interesse dos estudantes na investigação científica” e “apresentar os diversos campos” estudados na UM. “Ficaríamos muito satisfei-tos caso houvesse projetos

candidatos de todas as esco-las”, sublinha. Sendo esta a primeira edição do concurso Prémio do Investigador, a organização “não tem ainda a noção de quantos candi-datos” poderá esperar, mas

refere que já existem algu-mas candidaturas. “Já temos alguns projetos candidatos, mas ainda gostaríamos de ter mais”, afirma João Pimenta. No final, o vencedor leva para casa um Surface 3.

DR

DR

Page 6: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

PUB.

PÁGINA 10 // 17.NOV.15 //ACADÉMICO

INQUÉRITO

Mariana Teófilo afirma que, desde que começou os seus estudos na Universidade do Minho, tem sempre votado nas eleições da AAUM, e que este ano não será exceção.

“Para além de ser um direito, é também o facto do candi-dato mostrar se merece ou não o nosso voto e mostrar os motivos pela qual se can-didata”, declara a aluna do 2º ano de Marketing.

A estudante do 2º ano do curso de Ciências da Comu-nicação votou no ano passa-do e, “em princípio”, votará no presente ano.

“Acho que o nosso voto faz a diferença e se queremos mu-dar alguma coisa temos de ter consciência que temos de ser nós os primeiros a tomar iniciativa”.

Patrícia Marinho acredita que “precisamos de uma mudan-ça. Estagnar não nos leva a lado nenhum por isso mudar é sempre a melhor opção”.

A aluna do 2º ano do curso de História admite que não se costuma informar sobre os programas eleitorais. “Nunca me interesso muito”, admite.

No entanto, considera ser im-portante votar e por isso este ano pensa fazê-lo de “forma mais informada”.

Ana Catarina Gomes apela ao voto afirmando que “para além de ser um direito, deve ser um dever”.

Joana Oliveira admite que, muito embora tenho votado todos os anos, nos primei-ros dois anos que ingressou na Academia Minhota não prestou muita atenção aos candidatos nem aos progra-mas, no entanto “de há al-gum tempo para cá, desde que comecei a ver algumas coisas a não correr bem, dei mais importância”.

A aluna do 1º ano de Mes-trado em Mediação Cultural e Literária vai votar este ano porque acredita ser “impor-tante usufruirmos do nosso direito de voto”.

ANA CATARINA GOMES2º ANO //HISTÓRIA

JOANA OLIVEIRA1º ANO MESTRADO //

MEDIAÇÃO CULTURAL E LITERÁRIA

INQUÉRITO

MARIANA TEÓFILO2º ANO //

MARKETING

vais votar nas eleições para a AAUM no próximo dia 1 de dezembro?

PATRÍCIA MARINHO2º ANO //

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

RUTE PIREs

[email protected]

Mais um ano, mais umas eleições para os orgãos sociais da Associação Académica da Universi-dade do Minho (AAUM).

Estas realizar-se-ão no dia 1 de dezembro de 2015. As listas foram apresentadas no passado sábado, dia 14 de novem-bro, e o período de cam-panha decorrerá entre os dias 24 e 29 de novembro do presente ano.

O Jornal Académico (JA) foi perceber se os alunos minhotos dão importân-cia às eleições da AAUM e se votarão nas próxi-mas.

Page 7: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

PÁGINA 13 // 17.NOV.15 // ACADÉMICO

ELsA mOURA

[email protected]

Passaram nove anos desde o primeiro programa radio-fónico “Livros com RUM” e o balanço do autor António Fer-reira não podia ser mais posi-tivo. Pelo programa semanal da RUM - Rádio Universitária do Minho - já passaram mais de 400 autores e António Fer-reira confessa, sem qualquer receio:“em Portugal ninguém faz melhor do que nós”. “Co-nheço bem o meio e somos tratados como os outros, não há aqui divulgadores de pri-

meira e de segunda. Somos convidados para tudo e so-mos tratados como todos os outros críticos”, admitiu o au-tor do programa. Para Antó-nio Ferreira a ideia sempre foi “fazer um programa de livros com autores, com ensaístas, romancistas e poetas, falar de livros e provar que fora de Lisboa, fora dos grandes gru-pos da comunicação social, numa rádio como esta é pos-sível fazer um programa tão bom como os outros”. Um programa que quer continuar a desafiar qualquer outro que exista com a mesma finalida-de. Para além disso, António Ferreira destaca também o feedback dos autores e dos próprios ouvintes do Livros

com RUM que vão enviando e-mails a tecer considerações positivas sobre o trabalho realizado. Um programa que “nunca falhou em nove anos de existência”, e que até já deu origem a uma tese de doutu-ramento, aponta o colabora-dor da RUM que não deixa de realçar o trabalho técnico rea-lizado por Sérgio Xavier, “um esteio fundamental” de todo o projecto. Depois de tantos programas, Élmer Mendoza, Valeria Luiselli e Rosa Monte-ro são os escritores estrangei-ros que António mais gostou de entrevistar. Ricardo Adolfo é o eleito entre o vasto leque de escritores portugueses que passaram pelo Livros com RUM. Dos que gosta-

ria de entrevistar, mas não conseguiu, António Ferreira lamenta não ter conseguido trazer ao programa a escrito-ra Agustina Bessa Luís, agora com 93 anos de idade, mas doente há mais de uma dé-cada.

“Em Portugal não se lê”

António Ferreira sublinha que “a leitura é fundamental” e lamenta que os portugue-ses não tenham por hábito ler.“Em Portugal a pergunta é um bocadinho do género: «tu lês?», mas não existe aquela pergunta «o que é que andas a ler?», diz. Mas as críticas não ficam por aqui. António Ferreira admite que “hoje em

dia não há livrarias em Portu-gal”. “A Lello, muito badalada é um sítio onde as pessoas vão para tirar selfies e paga--se. O resto, as livrarias inde-pendentes são uma grande treta, ou estão num edifício muito bonito e as pessoas vão lá e até compram um li-vro. As pessoas que estão lá dentro não percebem nada daquilo, porque com livros vende-se chá, pirolitos, ga-sosa, até se vende umas cer-vejas e artesanato, mas isso não é uma livraria porque uma livraria tem que ter um livreiro”. António Ferreira é também autor do programa diário “Leitura em Dia”, um trabalho que conta com a co-laboração de Sérgio Xavier.

PUB.

PÁGINA 12 // 17.NOV.15 // ACADÉMICO

DANIEL SILVA

“em portugal ninguém faz melhor do que nós”

investigação da saúde da criança em debate na uminho

ideias de negócio é na uminho

DIOgO RIBEIRO [email protected]

A Escola Superior de Enfer-magem da UMinho, realizará nos próximos dias 19 e 20 de novembro de 2015, no Auditó-rio B1, CPII, campus de Gual-tar, em Braga, o I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança. Este congresso acontece no âm-bito do Smile.Kids (Simple Measures and Interventions Lead to hEalthier-Kids), um projeto lançado com o obje-tivo de “avaliar o impacto de um programa de intervenção

cARINA [email protected]

No próximo dia 3 de dezem-bro, a UMinho recebe a nova edição do Investor’s Day.

O evento, organizado em parceria entre a TECMinho e a Academia Minhota, tem como objetivo “permitir às Startups à procura de inves-

baseado em competências de pais e educadores de in-fância relacionadas com a alimentação, no crescimento e desenvolvimento da crian-ça, bem como na adesão a novos alimentos na primei-ra infância”. O congresso, que juntará especialistas de renome nacional e interna-cional, será subordinado ao tema “Refletir o presente… Projetar o futuro”. Durante o congresso serão abordadas diversas questões, como, por exemplo, o futuro das crian-ças em Portugal, a saúde e a alimentação, a proteção das

crianças, entre outras. Dividi-do em dois dias, o congresso contará, no primeiro dia, com uma conferência proferida por Rafaela Rosário da Esco-la Superior de Educação da UMinho, intitulada “Smile--kids: O nascer do projeto”. A sessão de abertura conta com diversos painéis: “Proje-tar o futuro das crianças em Portugal”, comentado por Simão Vilaça da ESE da UMi-nho; “Desafios na saúde da criança” de Amélia Monteiro do Colégio de Especialidade de Saúde Infantil e Pediátrica da OE; “Dos desafios con-

temporâneos à arquitetura política” de Bárbara Menezes da DGS; e “Projeto Nutri--Mestres” da Nutri Ventures. Já durante a tarde realizar-se--á a conferência “Nursing as a Complex intervention” por David Richards da University of Exeter. No segundo e últi-mo dia, a 20 de novembro, decorrerá a conferência “Vol-ta ao futuro: saúde e alimen-tação” por Pedro Moreira da FNACUP, realizam-se os painéis “Desenvolvimento e produção do conhecimento: influências e tendências”, comentado por Rafaela Ro-

sário da ESE UMinho, e “Ser criança nos dias de hoje”, co-mentado por Cláudia Olivei-ra também da ESE UMinho, assim como a conferência “Crescer na (in)diferença e lado a lado com a esperan-ça”, da responsabilidade de Zaida Charepe do Instituto de Ciências da Saúde da UCP Lisboa. Pelas 17h00 terá lugar a sessão de encerramento. As inscrições têm diversas modalidades, podendo ser obtidas todas as informa-ções no site do congresso em www.ciiscrianca.wix.com/congresso.

timento a oportunidade de apresentarem os seus produ-tos e estratégias de negócio a investidores nacionais”.

Numa fase inicial, a organi-zação desta atividade sele-cionará as startups que terão de, em sete minutos, fazer apresentação da sua ideia/

negócio passando depois a um período de perguntas e respostas.

Mais tarde, os empreende-dores terão a oportunidade de conhecer os Business Angels (BA) que são os pri-meiros investidores que os participantes conhecem. Os

BA têm um papel fundamen-tal nas primeiras etapas das empresas, pois são pessoas com experiência na área da gestão.

Para além disto, apoiam o empreendedor com entrada de capital no projeto e com o seu know how, auxiliando-os

do ponto de vista estratégi-co, e também na procura de clientes ou parceiros.

As pré-inscrições para o Investor’s Day estão abertas até ao próximo dia 20 de no-vembro através de um formu-lário online disponível no site da TecMinho.

PUB.

Page 8: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

PREPARA O TEU FUTURO

Ofertas de emprego

[email protected]

EmpreendedorismoEmpregabilidade

http://liftoff.aaum.pt/facebook.com/aaum.liftoff

> 13 a 24 NOVEMBRO ‘15Working Ideas

>> 10 e 11 NOVEMBRO ‘15Startpoint @ UM

www.aaum.pt/gip

Gabinete-de-Inserção-Profissional-da-AAUM

Ofertas de emprego disponíveis em www.aaum.pt/gip

Os interessados deverão enviar as suas candidaturas para [email protected]

> 25 NOVEMBRO ‘15Working Ideas | Sessão de Encerra-mento

> 25 NOVEMBRO ‘15Curso Condução de Reuniões como Ferra-menta de Gestão

Técnico de Contabilidade | M/F| Vila do Conde

- Licenciatura em Contabili-dade/Gestão ou similar;- Sentido de Responsabilidade; - Capacidade de Organização e Trabalho;- Pró-atividade e flexibilidade; - Domínio da língua Inglesa (obrigatório); - Conhecimentos do software Primavera - preferencial- Elegível para estágio profis-sional - Obrigatório

Técnico informático/Eng. Informático | M/F| Vila Nova de Famalicão

Para integrar o Departamento Informático em sistemas de hardware;

- Licenciatura em Engenharia Informática ou 12ºano com curso profissional

Tradutor Tradutor/Intér-prete | M/F | Santo Tirso

- Domínio escrito e verbal de Inglês (requisito obrigatório);- Fluência na língua Inglesa;- Noções de Francês se domínio (mais valia)- Habilitações mínimas ao nível do 12º Ano;- Autonomia e pro-actividade;- Abertura a novas experiên-cias;- Privilegiamos candidatos com conhecimentos na área metalomecânica.

Engenharia Química |M/F| Arcos de Valdevez

- Formado(a) em Engenharia Química (preferencialmente, Mestrado);- Fluente em Francês;- Elegível para estágio profis-sional.

Queres criar o teu próprio negócio?A Associação Famílias em parceria com o IEFP presta o apoio técnico necessário à criação e consolidação do teu projeto de forma gratuita.

Dentro das medidas previstas pelo IEFP destaca-se a medida Invest Jovem, destinada a jovens empreendedores que pre-tendam criar a sua ideia de negócio. Através desta medida tens acesso a um subsídio não reembolsável, até ao montante de 6 x IAS (2515,35€) e acesso a linhas de crédito com isenção de juros. Com o apoio técnico que a Associação Famílias te proporcionará o teu sonho pode virar realidade.

Serás acompanhado por uma equipa multidisciplinar motivada em garantir um apoio adequado ao teu projeto que te irá proporcionar 80 horas de coaching empresarial gratuito.

Se estás num momento de avançar em direção ao teu futuro, contacta a Associação Famílias, através do número 253611609 ou dirigir-te à sede da EPAT, sita na Travessa José Gabriel Bacelar, nº 9, 4710-400 Braga (São Victor). Podes ainda enviar um email para [email protected].

Decorreu a 10 e 11 de novembro a 4ª edição da STARTPOINT promovida pela Associação Académica da Universidade do Minho e coordenada pelo LIF-TOFF - Gabinete do Empreendedor da AAUM.

Proporcionando a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking, este evento permitiu o contacto direto entre a co-munidade e o mercado de trabalho.

Centenas de vagas de emprego foram apresentadas durante o evento aos cerca de 4000 participantes que, na Universidade do Minho, estiveram em contacto com 77 entidades nacionais e internacionais ligadas ao setor de telecomunicações, indústria, construção civil, informática, transportes, turismo, saúde, educação, banca, consultoria, entre outras. Sonae, IKEA, Lactogal, Bosch e Continental Mabor foram algumas delas.

Um agradecimento a todos os participantes, oradores, patrocinadores e entidades presentes.

A revista GET STARTED foi lançada na mesa redonda “Empreendedorismo em Discurso Direto”, que decorreu a 11 de novembro, no âmbito da START-POINT’15. Este projeto é mais um contributo para o conhecimento e debate de temas em torno do empreendedorismo.

A revista Get Started tem como objetivo principal produzir conteúdos educativos e de discussão em torno do empreendedorismo, enriquecendo assim o pensamento crítico dos leitores, em especial da comunidade académica da Universidade do Minho. Neste sentido, pretende-se partilhar a experiência dos seus autores, provenientes de vários quadrantes da sociedade e com percursos profissionais distintos.

Se queres ter acesso à revista em formato digital visita liftoff.aaum.pt.

STARTPOINT voltou a abrir portas ao mercado de

trabalho

Lançamento da revista GET STARTED

O LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho oficializou, no dia 10 de novembro, a sua parceria com a Fibrenamics. Com esta parceria surgem novas vantagens para os empreendedores:

- No âmbito da formação dos jovens empreendedores e do desenvolvimento das suas ideias de negócio;- Na contribuição para o desenvolvimento nos jovens empreendedores de uma cultura empreendedora, aberta à partilha de informação e à melhoria contínua.

O LIFTOFF, em parceria com a EDIT VALUE® Formação Empresarial, promove o curso “Condução de Reuniões como Ferramenta de Gestão”.

O curso tem início no 25 de novembro. Inscreve-te e começa a preparar o teu melhor futuro!

Mais informações em http://formacao.editvalue.com/formacao.

Parceria Fibrenamics

Condução de Reuniões como Ferramen-ta de Gestão

As ideias de negócio que serão trabalhadas na 5ª edição do Working Ideas vão ser apresentadas a potenciais investidores, business angels e capitais de risco através de um pitch final com o objetivo de que se associem aos projetos e à sua viabilização no mercado.Estás convidado para a sessão de encerramento do Working Ideas (que inclui o pitch final e um espaço de networking) e que irá decorrer na sala B1.10 da Universidade do Minho (Campus de Azurém) a 25 de novembro, a partir das 18h.Inscreve-te em liftoff.aaum.pt.

Working Ideas - Sessão de Encerramento

O Global Talenttem como objectivo dar-tecompetências de liderançae proporcionar-teexperiências profissionais eremuneradas em empresas dediferentes sectores.

Ganha experiência profissionalno campo da educação e línguas. Vai para um país ensinar desde crianças aadultos, línguas estrangeiras,entre outros.

Duração3 a 12 meses

DestinosColômbiaPolóniaPeru

Dos 18 aos 29 anosInglês B2Licenciatura ou Mestrado

Bases académicas em educaçãoou línguas (De preferência)

Investimento 220€ (110€ na inscrição+110€ escolha do estágio)

Requisitos

Inscreve te!aiesec.pt/globaltalent

Page 9: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

PÁGINA 16 // 17.NOV.15 // ACADÉMICO

UNIVERSITÁRIO

PUB.

RUM BOXTOP RUM13 novembro 2015

1 - My Heart’s Not In It - Yo La Tengo

2 - Can’t Keep Checking My Phone - Unknown Mortal Orchestra

3 - Birch Tree - Foals

4 - Majorette - Beach House

5 - Sleeping Alone - The Cactus Channel feat. Chet Faker

6 - Viver para sempre - Smix Smox Smux

7 - Pretty Pimpin - Kurt Vile

8 - The Less I Know The Better - Tame Impala

9 - Funk (I Got This) - !!! (Chk Chk Chk)

BRAGA

MÚSICA XX Trovas21 de Novembro – 21h00Theatro Circo

Benjamin Clementine 22 de Novembro – 21h30Theatro Circo

Lower Dens22 de Novembro – 18h30GNRation

TEATRO “Las Heridas del Viento”De Juan Carlos Rubio20 de Novembro – 21h30Theatro Circo

GUIMARÃES

TEATRO “Hamlet Talvez”21 de Novembro - 22h00CCVF

FAMALICÃO

TEATRO “Morro de Amores”19 e 20 de Novembro – 21h30Casa das Artes

CINEMA “Evereste”23 de Novembro – 21h30Casa das Artes

AGENDA CULTURAL

LEITURA EM DIA

10 - Este Dia - Cavalheiro11 - London - Benjamim Clementine

12 - Dreams - Beck

13 - Fumo Denso feat. CAPICUA - DJ Ride

14 - Quite Like - Her

15 - Are You Ready? - Mercury Rev16 - Gibraltar - Beirut

17 - Kindness & Talk - Evols18 - Return to the Moon (Political Song for Didi Bloome to Sing, with Crescendo) - EL VY

19 - Outta My Mind - The Arcs

20 - Loud Places - Jamie XX

16/11 - Marotices - Marion Fayolle(ed.Orfeu Negro) ; Os tempos vão pesados e um pouco angustiados, e, vai daí, uma proposta para alegrar no início de semana e de In-verno que se anuncia. Mor-daz, hilariante e sarcástico, libertando a derme dos cons-trangimentos do quotidiano.

17/11 - A Directiva - Mat-thew Quirk(ed.Porto Editora) ; O protagonista de “Os 500”, Mike Ford, é retomado pelo escritor americano. É uma velha ideia que perpassa por muitos destes exercícios: o espertalhão que engana tudo e todos, só que, às vezes, a vidinha leva um valente trambolhão. Com casamento marcado e uma bela mulher, não é que o seu irmão Jack resolve dar de si. Leitura em alta velocidade e bem bom, acreditem.

18/11 - O Acusado - John Grisham(ed.Bertrand) ; A ou-tra faceta de Grisham como escritor. Mais um desafio para Theo Boone, o seu he-

Para ouvir de segunda a sexta (9h45/14h45/17h45) na RUM ou em podcast: podcast.rum.pt

Um espaço de António Ferreira e Sérgio Xavier.

rói, e todo o engenho é pou-co, pois vai ter de provar a sua inocência, o de estar na hora errada no sítio errado.

19/11 - Preparação para a Próxima Vida - Atticus Lish(ed.Elsinore) ; Estreia na escrita. Dizem que é uma grande história de amor, é sim senhor, mas também é, isso sim, um grande roman-ce. Sem adjectivos.

20/11 - A Aldeia - William Faulkner(ed.Livros do Brasil) ; Um dos maiores escritores do séc.XX, Prémio Nobel de 1949, tem nesta obra, sobre a família Snopes, a prova, se falta faz, de que há um antes e um depois deste génio da Literatura. Puro génio

UC quer melhorar a capacidade da memóriacLARA sOFIA FERREIRA

[email protected]

Uma equipa com 20 investiga-dores da Faculdade de Psicolo-gia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver o “+ Memória”, um projeto ino-vador que pretende avaliar a melhoria de capacidade de memória no envelhecimento. O “+ Memória”, do Centro de Investigação do Núcleo de Es-tudos e Intevenção Cognitivo--Comportamental (CINEICC), começou por ser aplicado em idosos com diagnóstico de do-ença de Alzheimer, mas os coordenadores Mário Simões e Jorge Almeida tencionam, agora, aplicar este programa a idosos mentalmente saudá-veis. A aplicação do programa em idosos em fase inicial de Alzheimer revelou-se “bastan-te eficaz”. Exercícios de treino das capacidades amnésicas como aprendizagem sem er-ros, recuperação espaçada, eliminação de pistas, entre ou-tros, foram os métodos utiliza-dos nesta fase inicial, afirma a UC. O programa de estimu-lação de memória tem como base “um conjunto de tarefas com diferentes níveis de di-ficuldades, entre as quais a associação de faces e nomes, aprendizagem e evocação de listas de palavras (...) ou visu-

alização de cenários visuais complexos”. Ana Rita Martins e Lénia Amaral, investigadoras do CINEICC, exemplificaram os casos referidos como “lis-tas de compras” ou “paisa-gens”. Assim, permitir-se-á a

prevenção da perda progressi-va de memória, característica do “envelhecimento normal”, e a promoção de um “envelhe-cimento saudável”, confirma a UC, numa nota divulgada recentemente. O desenvolvi-

mento do projeto é financiado pelas fundações Bial e para a Ciência e Tecnologia e faz-se, também, pela colaboração de pessoas com mais de 60 anos.. Os interessados em colaborar em regime de vo-

luntários com o Memória + poderão inscrever-se através da internet ([email protected]) e por telefone (239247418) , ou junto da Fa-culdade de Psicologia e de Ci-ências da Educação da UC.

DR

BENJMIN CLEMENTINE

CD RUM

ELIsABETE PREsENTAÇÃO

[email protected]

Deerhunter - “Fading Frontier”

(Stereolab). Podem saber mais sobre a banda na nova página interativa (deerhun-termusic.com) que apresenta um mapa conceitual dese-nhado por Bradford Cox.

Os Deerhunter são uma banda indie rock norte ame-ricana formada por Bradford Cox, Moses Archuleta, Josh Fauver, e Lockett Pundt. For-mados em 2001, lançaram em 2005 o álbum de estreia “Turn It Up Faggot”. No pas-sado mês de outubro chegou às lojas o sétimo disco de estúdio, sucessor de “Mono-mania” de 2013. Chama-se “Fading Frontier” e lançado com o selo da 4AD. Este novo álbum foi escrito e gravado na cidade natal da banda, em Atlanta, nos Estados Unidos. A produção foi dividida entre a banda e Ben H. Allen, dan-do continuidade a uma cola-

boração que começou em 2010 com o aclamado disco “Halcyon Digest”. Este novo registo conta ainda com as colaborações de James Car-gill (Broadcast) e Tim Gane

Page 10: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

ARcUm

[email protected]

A Tun’ao Minho – Tuna Acadé-mica Feminina da Universida-de do Minho, comemora três anos hoje, 17 de novembro, entre membros e amigos. O projeto, criado por um grupo de amigas, não passou duran-te algum tempo de um sonho e, muitas vezes, de um conví-vio onde acabavam a cantar. “Pessoa puxa pessoa, conhe-cida traz conhecida, alguém experiente dá um conselho. E alguns meses depois de ter sido uma ideia, as mordomas juntaram-se para um primeiro ensaio. Já novembro se enca-minhava para os seus finais, o ano escolar já se arrastava depois dos bons e maus mo-mentos de setembro e outu-

MEMES UM - Esmiuçando a Academia Ora bem, nestes dias que passaram, um avião russo caiu no Egito r outro avião aterrou de emergência em Roma porque os adeptos do F.C Porto criaram desacatos em pleno voo. E com o acordo à esquerda, daqui a uns meses não há aeroportos e aviões em Portugal.

A questionar a nossa sabedoria…E se for cardeal, então ainda usa

mais esse estatuto.

Cantina a dar tudo.

Já dá para ganhar o dia.

bro, quando no dia 17 se ouviu o primeiro afinar de voz”. É as-sim que esta tuna se apresenta na página oficial de Facebook. Os três anos de existência levaram-nas já a correr o país, atuando em várias festas, pe-quenas ou mais conhecidas, levando o nome da Tun’ao Minho cada vez mais longe.

Grupo integrante da ARCUM – Associação Recreativa e Cul-tural Universitária do Minho, dizem que “o caminho parecia árduo com muitos desafios e desafinos, mas a vontade de levar a Tuna a palco para que o Minho as ouvisse, era maior que qualquer obstáculo.” Esta tuna é dividida segundo uma

hierarquia interna que permi-te aos seus membros serem recompensados segundo o trabalho efetuado e conhe-cimento adquirido ao longo do tempo em que integram a tuna: as fundadoras são co-nhecidas por Mordomas, as Tunantes como Capotilhas, as caloiras como Lavradeiras e as

mais jovens como Bordadei-ras, mostrando assim o seu amor ao Minho e às tradições da região: “Quis o destino que o traje envergasse uma das mais belas tradições Minho-tas, o lenço dos namorados e a capotilha. E que, ao envergá--lo, com mais orgulho ainda, levassem as suas interpreta-ções e canções aos ouvidos de quem pisa as lages da mui no-bre Academia Minhota, e não só, pois o mundo é pequeno e o céu está mesmo à mão.”, indicam. Atualmente com 52 membros, esta é a tuna mais jovem da Academia Minhota e, também, a tuna feminina da Universidade do do Minho com mais membros ativos. Os ensaios acontecem duas vezes por semanas, segundas-feiras e quintas-feiras, às 21h30 nas instalações da ARCUM, por baixo do Bar Académico, jun-to ao Conservatório Calouste Gulbenkian.

três anos de tun’ao minho

PÁGINA 18 // 17.NOV.15 // ACADÉMICO

GRUPOS CULTURAISARcUm

[email protected]

Em plena Sexta-Feira 13, os Bomboémia – Grupo de Per-cussão da Universidade do Minho, rumaram à conhecida vila transmontana de Monta-legre para participar nas cele-brações de mais uma “Noite das Bruxas”. Acredita-se que uma Sexta-Feira 13 é um dia de azar. No entanto, em Montale-gre, o dia é comemorado e dá--se as boas-vindas àquela que é considerada como a Noite das Bruxas. São às dezenas os figurantes convidados para fazer a animação do evento, e os grupos culturais da Univer-sidade do Minho têm sido pre-

sença assídua nas festividades de Montalegre. Este ano, os Bomboémia foram o único grupo universitário convidado a participar, juntando-se, as-sim, a outros grupos musicais

como os Cabra Çega, Vai de Ronco, Banda às Riscas ou o grupo Enraizarte. A ARCUM – Associação Recreativa e Cul-tural Universitária do Minho, é a associação que aloja seis

dos grupos culturais da Uni-versidade do Minho (Tun’ao Minho, Tuna Universitária do Minho, Bomboémia, GFUM – Grupo Folclórico da Univer-sida do Minho, GMP – Grupo

de Música Popular e GPUM – Grupo de Poesia da Univer-sidade do Minho). Henrique Antunes, presidente da AR-CUM, explicou que a “partici-pação dos grupos da ARCUM nas várias festas do concelho de Montalegre deve-se à qua-lidade das suas atuações e a animação que está associada aos estudantes universitários e que os nossos grupos tão fa-cilmente transmitem nos seus espetáculos”. Nas últimas edi-ções da Sexta 13, a vila já re-cebeu a participação da Tuna Universitária do Minho e da Tun’ao Minho. A festa ganhou de tal modo fama que os ha-bituais 10.500 habitantes do concelho chegam, nessa noi-te, a receber quase 100.000 visitantes.

bomboémia em noite de bruxas

LUÍS ANTÓNIO SANTOS

DR

Page 11: Jornal Académico - 17 de novembro de 2015

0

5

25

75

95

100