jornal académico - 08 de abril de 2015

11
Universidade de Coimbra abre fundo para apoiar estudantes universitários CINEFOCUM está a lan- çar novo concurso Primeiros Bits no GNRation Página 13 Página 16 Página 18 universitário campus cultura Jornal Oficial da AAUM DIRETOR: Vasco Leão DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 236 / ANO 11 / SÉRIE 6 QUARTA-FEIRA, 08.ABR.15 academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico twitter.com/jornalacademico A GATA FOI A BANHOS ! ACADÉMICO EM PDF Braga também vai reclamar taxa turística Página 04 local UM representada nas Olimpíadas do Desporto de Enfermagem Página 16 campus

Upload: jornal-academico

Post on 21-Jul-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Universidade de Coimbra abre fundo para apoiar estudantes universitários

CINEFOCUM está a lan-çar novo concurso

Primeiros Bits no GNRation

Página 13 Página 16 Página 18

universitário campus cultura

Jornal Oficial da AAUMDIRETOR: Vasco Leão

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA236 / ANO 11 / SÉRIE 6

QUARTA-FEIRA, 08.ABR.15

academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico

twitter.com/jornalacademico

A GATA FOI A BANHOS !

ACADÉMICO EM PDF

Braga também vai reclamar taxa turística

Página 04

localUM representada nas Olimpíadas do Desporto de Enfermagem

Página 16

campus

24.MA

R.15 // A

CA

DÉM

ICO

UM

.zip

Prémio António de Sousa FrancoUm investigador do Centro de Estudos em Direito da União Eu-ropeia (CEDU) da Universidade do Minho recebeu o «Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco 2014» (categoria investigação). O júri deliberou atribuir o prémio a Jorge Manuel Campos Ribeiro pelo trabalho intitulado «A mobilidade das so-ciedades no espaço europeu - a problemática da transferência transfronteiriça da sede». Foi, ainda, atribuída uma menção honrosa a Francielle Vieira. O prémio é entregue a 26 de maio.

Nova exposiçãoA exposição “3,99º”, de Pedro Sousa Vieira, vai estar de 2 a 28 de abril na galeria do Museu No-gueira da Silva, unidade cultural da UM no centro de Braga. Este trabalho inclui uma série de de-senhos e colagens de pequeno formato em técnica mista. Entra-da livre de terça a sexta-feira das 10h00-12h00 e 14h00-18h30 e ao sábado das 14h00-18h30. Pe-dro Sousa Vieira, pintor de for-mação, tem 25 anos de carreira e “atravessa” diversos géneros e meios: desenho, pintura, foto-grafia, escultura e instalação.

UM destacada no U-MultirankA Universidade do Minho ocu-pa a segunda posição entre as instituições de ensino superior portuguesas no ranking global U-Multirank 2015, tendo 11 indica-dores classificados com nota má-xima (categoria A – Muito Bom), destacando-se nas dimensões da investigação, internacionaliza-ção e envolvimento regional. O U-Multirank utiliza uma aborda-gem multidimensional com re-curso a uma análise comparativa do desempenho das instituições em 5 níveis (de A – Muito Bom a E – Fraco).

PUB.

FICH

A TÉC

NIC

A

TERCEIR

A

PÁG

INA

FICHA TÉCNICA // Jornal Oficial da Associação Académica da Universidade do Minho // quarta-feira, 08 de abril de 2015 / N236 / Ano 11 / Série 6 // DIREÇÃO: Vasco Leão // EDIÇÃO: Pedro Andrade// REDAÇÃO: Adriana Carvalho, Adriana Couto, Alexandre Rocha , Ana Ferreira, Ana Pinheiro, Ana Rita Carvalho, Bárbara Araújo, Bárbara Martins, Bruno Fernandes, Catarina Hilário, Cátia Silva, César Carvalho, Clara Ferreira, Cláudia Fernandes, Cláudio Pinto, Diana Silva, Dinis Gomes, Diogo Pardal, Florbela Caetano, Francisco Gonçalves, Inês Carrola, Inês Neves, Joana Videira, João Araújo, João Pereira, Judite Rodrigues, Maria João, Marta Roda, Pedro Ribeiro, Rute Pires, Sara Ferreira, Sara Silva, Tomás Soveral, Virgínia Pinto. // COLABORADORES: Abel Duarte, António Ferreira, Daniel Silva, Elisabete Apresentação, Elsa Moura, Lara Antunes, Mafalda Oliveira, Nuno Cerqueira, Paulo Sousa e Sérgio Xavier // GRAFISMO: gen // PAGINAÇÃO: Pedro Andrade // MORADA: Rua Francisco Machado Owen, 4710 Braga // E-MAIL: [email protected] //TIRAGEM: 2000 exemplares // IMPRESSÃO: GráficaAmares // Depósito legal nº 341802/12nº 341802/12

SEMANALMENTE O ACADÉMICO VAI DIVULGAR OS TRABALHOS VENCEDORES.

Sol, calor e muita animação

Com a chegada de abril a Gata voltou à praia.

Portimão foi o palco de mais uma edição de um dos eventos mais populares da academia minhota. Com temperaturas acima dos 25ºC, os alunos da UM aproveitaram a semana para praticar desporto, para dar uns mergulhos e para aproveitarem o tempo livre com os amigos em ambiente descontraído.

Para terras algarvias rumaram 450 estudantes da Universidade do Minho. Um número simpático em altura de crise, sobretudo se pensarmos que a estadia (que incluía o brunch) custava a cada aluno 150 euros.

Ainda assim, acredito que atividades como esta são essenciais para todos os estudantes universitários. Dizia Carlos Videira, presidente da AAUM, que “uma semana destas, com toda a envolvente noturna e desportiva,faz as pessoas voltarem com muitas histórias para contar e com os laços entre elas bem fortalecidos”.

Pois eu não duvido. As memórias que se criam ficarão para sempre com os estudantes. Quem tiver a opor-tunidade deve participar. Afinal de contas, ninguém resiste a dias (e noites) de descontração com os nossos amigos.

EDITO

RIA

LPED

RO

AN

DR

AD

E // andr.pedro@gm

ail.com

PÁGINA 05 // 08.ABR.15 // ACADÉMICOPÁGINA 04 // 08.ABR.14 // ACADÉMICO

LOCAL

avepark com nova proposta

braga também vai reclamar a taxa turística à ANA aeroportos

a gata foi a banhos!

MAFALDA OLIVEIRA

[email protected]

Há uma nova proposta para a ligação de acesso ao Ave-park. Desta vez é o Bloco de Esquerda (BE) que sugere a construção de uma via que “entronque” diretamente a A11 às Taipas e que sirva Pó-voa de Lanhoso e Vieira do Minho. Uma proposta com “várias vantagens”, defende Pedro Soares, da distrital do BE. O partido acredita que esta proposta de ligação precisará de um investimen-to “mais reduzido”. Outra

ELSA MOURA

[email protected]

Braga também vai reclamar à ANA – Aeroportos de Por-tugal a taxa turística. A con-firmação foi feita pelo presi-dente da Câmara Municipal de Braga.

Na passada quinta-feira, Ri-cardo Rio explicou que “uma questão seria aplicar direta-

“grande vantagem” elencada pelo BE é a “ligação direta da auto-estrada para o Ave-

park”, até porque uma das questões principais colocada no estudo é “o tempo de li-

gação ao aeroporto” que é “demasiadamente dilatado para os tempos normais em

situações idênticas no resto da Europa”. O BE pretende que a proposta seja discutida na discussão pública sobre o novo acesso ao Avepark pro-movida pela Câmara de Gui-marães. “Estamos num pe-ríodo de debate público em que é preciso que todas as hi-póteses estejam em cima da mesa”, salientou. Para Pedro Soares, a proposta da câmara vimaranense “não é a mais viável” pois “implica uma travessia no rio Ave, implica zonas de atravessamento de áreas de reserva ecológica nacional, tem uma extensão relativamente grande (cerca de 7KM) e um custo bastante elevado”.

mente aos turistas, outra é existir uma entidade como a ANA que assuma a respon-

sabilidade de liquidar esse apoio aos municípios”. Por isso, o autarca pede “um

tratamento equitativo dos municípios em função da capacidade de atração turís-

tica”, algo que “não está a acontecer”, acrescentou.Para Ricardo Rio o que está a acontecer é “um tratamento de claro favorecimento à Câ-mara Municipal de Lisboa em relação a todas as outras”.

Ricardo Rio diz que “no míni-mo”, o benefício que a ANA Aeroportos de Portugal está disposta a pagar “tem que reverter em benefício do con-junto dos concelhos e não apenas de negociações parti-culares”. O presidente da Câmara de Braga garantiu, ainda, que já existe um diálogo com mu-nicípios do Norte do país no sentido de iniciar conversa-ções com a ANA Aeroportos de Portugal.

DR

DR

GATA NA PRAIA

‘15

ESPECIAL

CLARA FERREIRA

[email protected] ARAÚJO

[email protected]

A gata acordou cedo para chegar até à praia. Apesar da chamada das equipas ter sido às 5 horas da manhã, os membros da direção da As-sociação Académica da Uni-versidade do Minho (AAUM) chegaram às 4 horas da ma-nhã para começar a preparar o que seria o início da XIV edição da Gata na Praia. As portas abriram e as equipas foram chamadas por ordem para o interior do pavilhão, onde lhes foram entregues as pulseiras do evento e todas as informações necessárias para o bom funciomento

deste evento. Maria Pereira estudante do 2º ano de Enge-nharia Biomédica, é estrean-te na Gata na Praia. Está na equipa “Anda cá que eu não te aleijo”. “Espero que seja uma semana muito preenchi-da, cheia de atividades muito diferentes”, e confessa, entre risos, que “só me esqueci da escova de dentes!” Da orga-nização, Valérie Pinto, de 22 anos, estudante de Direito na Universidade do Minho, relembrou que a edição an-terior “correu muito bem, espera-se que este ano corra da mesma forma”. A respon-sável pela administração in-terna da AAUM disse ainda que “esta é uma atividade desportiva, os participantes devem participar nas ativida-des propostas, mas a parte noturna é também importan-

te”. Valérie Pinto aproveitou para deixar um conselho a to-dos os estudantes estreantes: “aproveitem muito porque vão querer voltar nos próxi-mos anos”. A partida aconte-ceu às o7h00 e, oito horas de viagem depois (tempo recor-de, pois a viagem nunca tinha sido tão rápida nas edições passadas), os participantes chegaram a Portimão. Miguel Meneses, do 2º ano da Licen-ciatura em Gestão, tem 19 anos faz parte da equipa “Os Bengalas” e tinha como gran-de objetivo “conhecer gente nova, desfrutar da praia e di-vertir-me nas atividades des-portivas que são realizadas”. O estudante, que participou pela segunda vez na Gata na Praia, classificou esta ativida-de como “absolutamente in-crível”. Em entrevista ao Jor-

nal Académico (JA), Miguel deixa um conselho a todos os que ainda não participaram na Gata Na Praia: “os alunos devem vir experimentar!”.Filipe Fernandes, “mais co-nhecido por FF”, tem 22 anos e está a estudar Engenharia Biomédica, faz parte da equi-pa “Os amigos do Meireles” e participa pela 3ª vez na Gata na Praia. O aluno garan-tiu que reviver os momentos que passou nas edições an-teriores. “Nós somos muito competitivos mas também somos muito descontraí-dos”. Quase veterano nestas andanças, Filipe aconselhou todos os estreantes na Gata a “deixarem-se levar, porque toda a gente que vem sai da-qui a adorar esta experiência”. Também Joana Gomes, da equipa “Só dá nóis”, conver-

sou com o JA. Tem 22 anos e está no Mestrado em Direi-to e Informática. A participar pela segunda vez na Gata na Praia, a estudante garan-tiu que quer que esta edição seja “perfeita como a de ano passado!”. Quanto a esque-cimentos, relembra a todos para levarem almofadas para as próximas edições devido a à longa viagem entre Braga e Portimão. Depois de instala-dos, os minhotos tiveram o resto da tarde livre para des-cansar e explorar as praias. A AAUM também disponibi-lizou uma carrinha para levar 2 elementos de cada equipa ao hipermercado para faze-rem as compras necessárias para o resto da viagem. Afinal de contas, todas as calorias contam para aguentar a se-mana de atividades.

DR

PÁGINA 07 // 08.ABR.15 // ACADÉMICOPÁGINA 06 // 08.ABR.15 // ACADÉMICO

GATA NA PRAIA

‘15

ESPECIAL

GATA NA PRAIA

‘15

ESPECIAL

desporto para todos os gostos

a gata também saiu à noite

CLARA FERREIRA

[email protected] ARAÚJO

[email protected]

Sol, calor e muitas atividades desportivas. O segundo dia começou já o sol ia bem alto. O “prato principal” serviu--se ao gosto de todos os fãs de voleibol. Ainda assim, os estudantes da academia mi-nhota podiam experimentar outras atividades: o jogo da vara (os 8 membros tinham de trabalhar em conjunto para conseguirem colocar um tubo de PVC em perfeita co-ordenação no chão utilizan-do apenas os indicadores), o jogo da bola (um mem-bro da equipa ficava com as mãos atadas atado e tinha

CLARA FERREIRA

[email protected] ARAÚJO

[email protected]

Nem só de desporto vive a Gata. As noites eram longas e sempre temáticas. A primeira noite teve como tema as flo-res: sempre preparados, os estudantes minhotos aderi-ram a este “movimento” com estampados de flores, coroas e pulseiras. Nada foi esqueci-do, nem mesmo a mudança de hora. Pedro Gomes, do curso de Geologia, tem 23

de defender a baliza aos “sal-tinhos”) e o jogo dos sacos em estafeta. No dia seguinte (mais um cheio de sol e tem-peraturas altas), o andebol foi o “rei e senhor” da praia. Rita Roxo, de Engenharia Biomé-dica, da equipa “Oh frança”, foi uma das jogadoras que mais se destacou na modali-dade desse dia. Considerada como a MVP do minitorneio de andebol contou ao Jor-nal Académico (JA) que “foi espetacular, ganhamos por muito, e é um ótimo modo de não se ficar parado”. Mas a praia também contou com o jogo do balão (o objetivo era muito simples: rebentar o maior número de balões depois de os encher) e o jogo das cadeiras em estafeta (as equipas tinham de transpor-tar um membro num circuito delineado). Rodrigo, de 20

anos, estuda no 3º ano de Medicina e faz parte da equi-pa Power Guido. Participou na prova do “rebentamento dos balões” e garantiu que os jogos do dia “foram mui-to divertidos, vamos em pri-meiro lugar da Gata na praia mas não é com esse intuito, todos nos querem derrubar… (risos)”

A gata e o desporto rei!

O quarto dia da Gata na Praia foi brindado com um sol ra-diante e temperaturas que atingiram os 30ºC. As ativida-des desportivas começaram às 14h00 com um warm-up dirigido por Gabriel Oliveira, membro do staff, que dançou e encantou ao som de músi-cas bem conhecidas de todos os estudantes. Um warm-up que serviu preparar os estu-

dantes para a tarde de fute-bol. Sara Rafael é de Engenha-ria Biomédica, tem 22 anos e está no 5º ano. É membro da equipa “O incrível” e veio lesionada de Braga. Ainda as-sim, a estudante fez questão de participar nas atividades desportivas. “Com cuidado e atenção dá para jogar de forma segura”. “Há sempre fairplay entre as equipas, e não nos andamos a magoar uns aos outros”, acrescentou. Sara Vilas Boas, faz parte da equipa “Banana Pessecu”, tem 22 anos e está no mes-trado de Contabilidade. “Ado-ro jogar futebol especialmen-te porque animo bastante o campo. Não sei jogar, sou a claque dentro do campo”, contou ao JA. Para o último dia de atividades o “cardápio” incluía jogos para todos os gostos: esculturas em areia,

um peddypaper, o desfile da Miss e do Mister Gata e, cla-ro, o último mergulho antes do regresso a casa. Francis-co Pereira, responsável pelas atividades desportivas, faz um balanço positivo desta edição da Gata na Praia. “É um bocadinho difícil chegar-mos a 100% de participação em todas as atividades, ainda que exista um esforço grande da nossa parte em chamar as equipas”, acrescentou. Diana Santos, aluna do primeiro ano de Ciências da Comuni-cação, disse que “o último dia foi o mais engraçado: o pes-soal estava unido, não existia tanta competição, sem dúvi-da foram as atividades mais dinâmicas.” Foi em ambiente descontraído que a Gata se despediu de Portimão e re-gressou a Braga com muitas memórias na bagagem.

anos, é finalista da licenciatu-ra e estreante na Gata. Quan-to a esta noite, Pedro garante que “foi ótima, a nossa equi-pa vestiu-se toda a rigor com o habitual: flores”. À segunda noite, os óculos de sol foram fundamentais. A festa glow & sunglasses prometeu muito brilho e os estudantes não se deixaram ofuscar. A verdade é que ao terceiro dia já nin-guém conseguia esconder a vontade de participar numa das festas mais populares da Gata. Os “azeiteiros” saíram à rua e, a verdade, é que os padrões não combinavam, as cores eram garridas e os

acessórios eram exagerados. Catarina Barbosa está no quarto ano de direito, tem 22 anos e foi a capitã da equipa “32”. A estudante garantiu que a noite “foi muito fixe, as pessoas estavam muito bem--dispostas, esteve-se muito bem”. Patrícia Melo tem 22 anos e está no mestrado de Gestão de Recursos Hu-manos. Fez parte da equipa “Banana Pessecu” e saiu à rua orgulhosa com as suas “sapatilhas vermelhas, com meias vermelhas e brancas às riscas, umas meias-calças laranjas, uma saia estampada rosa e um top azul com uma

camisa rasgada e um cinto cor-de-rosa para finalizar”. E depois da festa do azeiteiro a noite seguinte libertou os rockeiros minhotos: cabedal, botas, t-shirts “metaleiras”, caveiras, bandanas e tatua-gens temáticas – os estudan-tes minhotos encarnaram as personagens e dançaram até de manhã. Depois do negro, foi a vez de o branco “apa-ziguar” os ânimos na última e derradeira noite da Gata na Praia. Mais uma vez, os estudantes não falharam à chamada até porque já se costuma dizer: “é gastar até ao último cartucho”. Tiago

Pereira, do 2º ano de Direito, capitão da equipa “Anda cá que eu não te aleijo”, fez um balanço positivo das noites de folia mas deixou um aviso à organização: “a AAUM po-deria inovar as noites, trazen-do, por exemplo, outros esti-los de música como temas”. Ainda assim, o companheiro de equipa Gabriel Vilar garan-tiu que “o ambiente é fixe de qualquer das formas e não é muito relevante se a música é de acordo com o ambiente ou não”. “Eu adorei”, con-cluiu. A Gata também saiu à noite, não perdeu fôlego e dançou até o sol raiar. DR

DR

PÁGINA 08 // 08.ABR.15 //ACADÉMICO PÁGINA 09 // 08.ABR.15 //ACADÉMICO

PUB.

CLARA FERREIRA

[email protected] ARAÚJO

[email protected]

Depois de praticamente uma semana de sol, calor e muita animação, a Gata regressou a Braga. Uma viagem mais tranquila em que todos os es-tudantes garantiram que irão voltar à Gata na Praia. Sara Silva, do 5º ano de Medi-cina, participou pela segunda vez no evento e fez um balan-ço positivo dos dias passados

GATA NA PRAIA

‘15 GATA NA PRAIA

‘15

ESPECIALESPECIAL

para o ano há mais! a gata à volta dos tachos

em Portimão. “Gostei muito, adorei o bom tempo, gostei das atividades e das noites”. Ao Jornal Académico (JA) confessou que na viagem de regresso “o espírito é dife-rente. Para cá (Braga) venho um pouco mais triste porque é sinal que já acabou, mui-to mais cansada, mas ainda assim mais alegre, porque passamos bons momentos e foi uma experiência positi-va”. “Espero voltar par o ano enquanto finalista”, acrescen-tou. Também de Medicina, com 21 anos e a estudar no 3º ano, João Afonso fez farte da equipa “A tua prima, a Berta” garantiu que veio para terras bracarenses “com muito mais sono agora do que quando

fui para Portimão, mas sinto--me muito realizado, foi uma experiência espetacular que superou muito as minhas expectativas”. “A Gata é úni-ca”, concluiu. Com 20 anos, Ana Oliveira, da equipa “por um triz”, frequenta o 2º ano de Educação Básica e esteve pela primeira vez na Gata na Praia. “Entramos com entu-siasmo e saímos com tristeza porque queríamos ficar mais uma semana”. “Adorei as atividades desportivas e as noites temáticas, embora eu não seja muito fã de despor-to, especialmente das aulas de dança com o professor (risos)”, concluiu. Carlos Videira, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho

(AAUM), em entrevista ao JA garantiu que “correu tudo bem, conseguimos sair de Braga cedo, e isso foi impor-tante porque as pessoas ain-da conseguiram aproveitar o dia de Sábado em que não há atividades para ir à praia, para estar na piscina, no ho-tel, e isso também ajudou a começar a atividade com o pé direito”. Depois de quase uma sema-na de atividades que levou a Portimão mais de 400 estu-dantes da UM, Carlos Videira garantiu que “uma semana destas, com toda a envol-vente noturna e desportiva, faz as pessoas voltarem com muitas histórias para con-tar, laços entre elas próprias fortalecidos”. “É uma das

atividades que marca qual-quer estudante que tenha oportunidade de participar”, acrescentou. Quanto à próxi-ma edição da Gata na Praia, Carlos Videira explicou ao JA que a organização será em parceria, mais uma vez, com os Serviços de Ação Social (SAS). “E uma condição es-sencial esta parceria com os SAS. Faz com que não ser trate apenas de uma iniciati-va da AAUM, mas da própria Universidade, o que confere uma maior responsabilidade. Há tempo para nos divertir-mos mas o sucesso desta ati-vidade só é conseguido pelo enorme sentido de responsa-bilidade que lhe foi conferido ao longo das edições”, con-cluiu.

CLARA FERREIRA

[email protected] ARAÚJO

[email protected]

A Gata foi à praia, fez despor-to e saiu à noite. Mas, afinal, onde é que a Gata foi buscar tanta energia? O dia come-çava com um diversificado brunch servido com vista para a marina de Portimão. Não faltava nada no início de

mais um dia de atividades: frutas, pão, bolos variados, queijos frescos, enchidos, cereais e ainda vários sumos de frutas. Mas desengane-se quem acha que a primeira refeição dos estudantes fi-cava por aqui: havia, ainda, café, leite, chocolate quente e chá. Entre bacon frito, ovos mexidos, massa com tomate, batatas fritas, legumes, co-gumelos, salsichas e feijão, os estudantes começavam o dia com os níveis de energia bem recarregados. Mas e ao

jantar? Será que os estudan-tes minhotos cozinhavam? O Jornal Académico (JA) foi in-vestigar e descobriu que, afi-nal, os estudantes da UM são uns “chefs” de mão cheia. Regra geral, todos os partici-pantes decidiram cozinhar e jantar nos apartamentos. As ementas queriam-se rápidas, simples e económicas. O frango estufado, arroz seco e a massa com salsichas foram os “pratos de eleição” tendo em conta os orçamentos de cada equipa. Filipe Ferreira

tem 24 anos e está em mes-trado no Ensino de 1º e 2º ci-clo. Faz parte da equipa “To-dos Cegos” e, relativamente ao jantar, garantiu que quem cozinha “são as raparigas”. Pedro Cohen, está em Ges-tão, tem 23 anos, e integra a equipa dos “Xuxucos”. Com um orçamento de 240€ para a semana, Pedro garantiu estar satisfeito, já que a sua equipa gastou apenas 96€. “Somos de Gestão, tem de ser!” Sobre o cardápio das noites garantiu que o “arroz

de tomate com panados” e a “massa à bolonhesa” fizeram parte das refeições nutriti-vas da sua equipa. Gonçalo Monteiro faz parte da equipa “Bico, Bico”e explicou ao JA que o segredo está no “pla-neamento”. Explicou que a sua equipa foi variando nos pratos e que decidiram an-tecipadamente o que iriam cozinhar. Do arroz de atum à massa à bolonhesa, os estu-dantes da UM não passaram fome. Os “chefs” estão apro-vados!

GATA NA PRAIA

‘15

Flash

Fotográfico

“Uma experiencia que pode mudar uma vida”

É assim que André Castro resume um dos programas de mobilidade promovido pela ESN Minho. O líder do departamento de mobilidade veio-nos explicar como funciona o seu departamento e fazer uma breve des-crição daquilo que é uma experiência num desses programas. Num desses porque é mais do que um, e é

totalmente financiado, estes são alguns dos factos mais relevados. Mas para isso é necessário trabalho e há algumas dificuldades a ultrapassar, contou-nos o André.

Quais são os programas de que trata o teu depar-tamento, e em que con-sistem?

O departamento de progra-mas de mobilidade da ESN Minho dedica-se a divulgar e facilitar a participação nos projetos de mobilidade do programa ERASMUS+ para a educação não-formal. Esta mobilidade pode assumir a forma de intercâmbios juve-nis ou voluntáriado. Assim, procurámos, preparámos e enviámos participantes para:-“youth exchanges”, onde durante um período de tem-po entre 1 a 3 semanas, se reune um grupo de jovens de vários países realizan-do atividades em torno de tema pré definido. Alguns dos temas mais usais estão relacionados com cidadania, empreendorismo jovem, de-semprego ou desporto. Mas há temas para todo o gosto, como por exemplo o último intercâmbio para onde envi-ámos participantes, realiza-do em itália, cujo tema era o impacto cultural da culiná-

ria tradicional. -Programa europeu de vo-luntariado, destinado a pes-soas entre os 17 e os 30 anos de idades. Surgem da cola-boração entre duas organi-zações de diferentes países (uma organizadora e outra de envio). Também aqui os temas são super variados.Em ambos os casos, os cus-tos são em grande parte fi-nanciados pela UE, podendo ser pedido aos participantes uma pequena percentagem os custos da viagem.

Quais os programas com mais participantes, a que achas que se deve tal ade-são?

Os que têm mais adesão são obviamente os intercâmbios de curta duração, provavel-mente assusta menos as pessoas. Vai sempre uma equipa com vários elemen-tos e ao fim de uma ou duas semanas os participantes estão de volta às suas casas, com uma incrivel experien-cia na bagagem. O EVS já exige um nível de compre-metimento maior, pois será

um projeto que pode durar até um ano, já exige maior reflexão e planeamento às pessoas e, por vezes, isso assusta-as. É pena, pois é um dos projetos mais inte-ressantes do Erasmus+. Em poucas palavras, imaginem uma ano de Erasmus, em regime de voluntariado, numa organização juvenil rodeados das pessoas mais incriveis, financiado pela UE, onde o que se espera de nós é simplesmente que possámos aproveitar para crescer pessoalmente e en-quanto cidadãos europeus. Parece péssimo não parece?

Quais as principais áre-as de atuação do depar-tamento para fazer com que os programas “fun-cionem”?

Passa essencialmente por manter contactos com as organizações juvenis nossas parceiras e procurar esta-belecer novas parcerias. É preciso estar atento e apre-sentar candidaturas aos projetos que vão surgindo. Quando estes projetos são

aprovados começamos a di-vulgar e a tentar preencher as vagas disponíveis. Para quem estiver interessado, tudo que tem de fazer é manter-se atento à nossa pá-gina no facebook, ao nosso site ou ao email institucio-nal da UM. Podem também contactar-nos para fazerem parte da maling list que te-mos para este propósito. Quais as principais difi-culdades em aproximar as pessoas que fazer os programas de mobilidade com o departamento?

Infelizmente as pessoas muitas vezes mostram-se apáticas e com medo de sair da zona de conforto. Não procuram informar-se so-bre estas oportunidades e muitas vezes quando ouvem falar desconfiam, pois pare-ce demasiado bom. A nosso grande desafio é encontrar uma forma de divulgação eficaz, mas estámos sempre dependentes da receptivida-de do público. Acredito que muita gente tenham inte-resse e vontade, a grande

dificuldade é fazer com que os interessados se sintam seguros e confortaveis para embarcar nestas aventuras.

Porque é que um progra-ma de mobilidade “vale a pena”?

O objetivo dos programas de mobilidade é desenvol-ver competências, descobrir novas culturas, hábitos e estilos de vida, discutir te-mas relevantes, bem como fortalecer os valores como a solidariedade, democracia e amizade, através de méto-dos de educação não formal. Tudo isto em ambientes su-per relaxados e amigáveis onde se interage com uma grande heterogeneidade de valores. É descrito por muitos participantes como uma experiência que pode mudar uma vida, princi-palmente através do auto conhecimento que se desen-volve durante esse tempo. Tudo isto enquanto somos financiados para viajar. Será que vale pena?

PÁGINA 13 // 08.ABR.15 // ACADÉMICO

PUB.

universidade de coimbra abre fundo para estudantes sem bolsa

UNIVERSITÁRIO

CARINA TEIXEIRA

[email protected]

A Universidade de Coimbra abriu no passado dia 24 de março as candidaturas para o Fundo de Apoio Social (FAS), que conta com 300 mil eu-ros, e cujo objetivo é apoiar os estudantes que, apesar de não terem recebido bolsa de estudo, possuem carências económicas. O processo de seleção passa por uma fórmu-la de cálculo diferente da que regula a atribuição de bolsas da DGES que “considera os rendimentos ilíquidos e não os rendimentos líquidos”, referiu a administradora dos Servi-ços de Ação Social da Univer-sidade de Coimbra (SASUC), salientando que “seria muito complicado (para estes estu-dantes) manterem-se no ensi-no superior”.

O FAS tem como principal ob-jetivo apoiar alunos não bene-ficiadores da bolsa de estudos que não poderiam continuar a frequentar a universidade sem

este tipo de apoio. Já em 2014 os SASUC disponibilizaram o mesmo valor para o FAS, apoiando assim “cerca de 350 estudantes”, afirmou Regina Bento.

As candidaturas ao FAS po-derão ser feitas até dia 30 de abril sendo que, pela primeira

vez, estas abriram antes do término da análise das bolsas da DGES.

Segundo Regina Bento estas bolsas (DGES) ainda não fo-ram atribuídas na sua totali-dade, faltando cerca de 10%, devido a alguns problemas informáticos que aconteceram

no processo de análise.

A antecipação do prazo do FAS deveu-se à necessidade da atribuição dos “apoios o mais rapidamente possível”, para que os estudantes “não vivam na angústia de saber se tem ou não como pagar as propinas”, assim como para

salvaguardar o seu aproveita-mento escolar.

O FAS divide-se em dois es-calões, sendo que o primeiro conta com 1067.85 (valor da propina) e o segundo pouco mas de 400 euros (diferença entre a propina mínima e má-xima).

DR

PREPARA O TEU FUTURO

Ofertas de emprego

Empreendedorismo

http://liftoff.aaum.pt/facebook.com/aaum.liftoff

Está em curso a 2ª edição da atividade Complementa-te organizada pelo Departa-mento de Pós-Graduação da AAUM e o LIFTOFF marca-rá presença.

Hoje é dia de trabalho em equipa e nesta sessão fala-remos das diferenças entre uma equipa e um grupo, das vantagens e desvanta-

E é também de empreende-dorismo que, a 15 de março, falaremos com os alunos de Tecnologias e Sistemas de Informação.

O conceito de empreende-dorismo, o empreendedor, as motivações para empre-endedor, aprender a em-preender e reconhecer o

Complementa-tePrepara-te para o mercado

de trabalho

TSI2Market

> 08 ABRIL ‘15Complementa-te | Trabalho em equi-pa

>> 07 ABRIL ‘15Briefing Session | Portugal 2020: Projetos e oportunidades para em-preendedores

Gabinete-de-Inserção-Profissional-da-AAUM

> 14 ABRIL ‘15Workshop A Caminho do Futuro

> 15 ABRIL ‘15Complementa-te | Empreendedorismo

ENGENHEIRO ELE-TROTÉCNICO | M/F | BRAGA- Licenciatura em Engenharia Electrotécnica; - Conhecimen-tos de inglês; - Carta de con-dução categoria B; - Elegível para Estágio Profissional /IEFPMARKETING DIGITAL, DESIGN, COMUNICA-ÇÃO E MULTIMÉDIA| M/F| BARCELOS- Recém-licenciado numa das seguintes áreas: Marketing Digital ou Design e Comuni-cação e Multimédia; - Domínio de HTMLS, JavaScript, Adobe Flash/Photoshop; - Aptidão e

conhecimentos criativos apli-cados à web e apresentações;- Conhecimentos de estraté-gias de marketing; - Boa ca-pacidade de comunicação e escrita criativa; - Pró-activo; - Elegível para Estágio Profis-sional /IEFPENGENHEIRO CIVIL | M/F | SANTO TIRSO- Formação superior em En-genharia Civil; - Domínio da língua inglesa (falada e escri-ta). Outras línguas, altamente valorizadas; - Domínio na uti-lização dos programas Micro-soft Office e AutoCAD; - Ex-periência em funções técnicas

(cálculo e dimensionamento técnico); - Conhecimentos LEED e BREEAM; - Disponibi-lidade para deslocações em Portugal e no estrangeiro; - Cumprir os requisitos para estágio profissional/IEFPENGENHEIRO INFOR-MÁTICO | M/F | BRAGA Licenciatura em Engenharia Informática; - Conhecimentos de JAVA, HTML, Javascript e XML; - Desenvolvimento de aplicações web (websphere, JBoss, Tomecat); - Conhe-cimentos de frameworks JAVA orientado à web (Spring, Vaa-din);- Conhecimentos em SQL

e base de dados (Informix, SQL Server, MySQL); - Desenvolvi-mento FrontEnd (JQuery, An-gularJS, Backbone).JUNIOR SOFTWARE EN-GINEER | M/F | BRAGAEssential skills: - BS in Com-puter Science or equivalent pratical field experience; -Solid foundations in data structures, algorithms and software de-sign; - Fluent in English; Nice to have skills: - Proficiency with java or C#; - Proficiency with web-related technologies and platforms; - Experience with da-tabases (Oracle, Microsoft SQL Server, PostgreSQL or MySQL)

gens do trabalho em equipa, de atitudes proibidas e dicas para o sucesso. Na próxima semana falare-mos de empreendedorismo e serão trabalhados modelos de negócio.

Tens todas as informações de que precisas na página de Facebook oficial do Com-plementa-te.

insucesso serão alguns dos tópicos abordados numa sessão inserida no TSI2Ma-rket que decorre no Campus de Azurém. Gostarias que o LIFTOFF dinamizasse uma atividade no teu curso?

Contacta-nos através do en-dereço [email protected].

Queres trabalhar uma ideia de negócio que pode ser viabilizada com o apoio de investidores? Então tens de participar na 4ª edição do Liftoff Working Ideas! Este projeto pretende incentivar/impulsionar a conceção e desenvolvimento de ideias de negócio através de em-preendedores organizados em equipa e realiza-se de 17 de abril a 6 de maio. Serão selecionados 30 estudantes com diferentes competên-cias e são selecionadas as 5 melhores ideias. Uma vez formadas as equipas em função da identificação dos

estudantes com a pool de ideias eleitas e dos contri-butos que cada elemento do grupo poderá dedicar, é altura de deitar mãos ao trabalho! Desenvolvem-se competências, analisa-se a ideia e estrutura-se um mo-delo de negócio. Tomadas as decisões, está criado um conceito e uma estratégia de negócio. Ao longo de todo o processo, contarás com o apoio de vários mentores convidados, cujo conheci-mento e experiência serão um contributo fundamental para melhorar o o teu pro-jeto. Elaborado o plano de

Working Ideas4ª Edição

www.aaum.pt/[email protected]

EmpregabilidadeESTÁGIOS PROFISSIONAIS -

REATIVAR

PROJETO THE PERFECT PITCH | TABAQUEIRA | PMI

Estágios com a duração de 6 meses, para desemprega-dos de longa ou muito longa duração, com idade mínima de 31 anos. Destina-se a de-sempregados com a idade mínima de 31 anos, inscri-tos nos serviços de emprego há pelo menos 12 meses, que nos últimos 3 anos não

tenham sido abrangidos por uma medida de estágios fi-nanciada pelo IEFP e que se encontrem numa das se-guintes situações:

- Detenham, no mínimo, uma qualificação de nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ);

- Detenham uma qualifi-cação inferior ao nível 2 do QNQ mas estejam ins-critos num Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional para efeitos de integração num processo de reconhecimento, validação e certificação de competên-cias.

Apoios: Bolsa de estágio mensal (variável de acordo com o nível de qualificação dos estagiários)

Todas as informações em: https://www.iefp.pt/en/es-tagios

A Secil, através do Progra-ma Trainees, recruta e de-senvolve Recém-licenciados (pré-Bolonha ou com Mes-trado Integrado), nas áreas de Engenharia, Gestão ou Economia, com média glo-bal igual ou superior a 14 valores com elevado poten-cial que queiram fazer car-reira no Grupo.O Programa tem 3 grandes

fases: 1º- Recrutamento e Selecção dos Trainees;

2º- Programa de formação dos Trainees. Durante um ano os Trainees participam num Programa de Forma-ção onde adquirem uma visão global das diferentes áreas de negócio do Grupo, bem como dos diferentes processos do negócio e res-

negócios, importa preparar uma apresentação atrativa em formato “pitch” que ca-tive potenciais investidores numa sessão de encerra-mento do “Liftoff Working Ideas”. Por tudo isto, se é estudantes ou recém-gra-duado da Universidade do Minho com espírito empre-endedor, ideias, motivação, criatividade e/ou capacidade de iniciativa não deixes de participar nesta atividade que é totalmente GRATUI-TA!

Para mais informações visi-ta liftoff.aaum.pt

pectivos factores críticos de sucesso. Esta formação divide-se em três fases: For-mação Teórica: aquisição de conhecimentos teóricos so-bre os processos críticos do negócio; Formação Teórico--prática: conhecimento con-creto das diferentes áreas/localizações e verificação da aplicação dos conheci-mentos teóricos adquiridos

antes; Formação Prática: de-senvolvimento de conheci-mentos numa área/departa-mento específico do Grupo.

3º- Integração dos Trainees em diferentes áreas do Gru-po.

Envia a tua candidatura para o Programa Trainees Secil, para [email protected]

RUM BOXTOP RUM - 13/ 201503 ABR

1 - CHET FAKER - Talk is cheap

2 - COURTNEY BARNETT - Pedestrian at best

3 - JUAN MACLEAN, THE - A simple design

4 - B FACHADA - Já o tempo se habitua

5 - JOSÉ GONZÁLEZ - Leaf off the cave

6 - ALT-J - Hunger of the pine

7 - ISAURA - Useless

8 - PORTICO - 101 (feat. Joe Newman)

9 - HOT CHIP - Huarache lights

BRAGA

MÚSICA

Atilla10 de abril – 22h00Juno Café

Mimicat11 de abril - 23h59Theatro Circo NOZ12 de abril - 22h00Sé La Vie

TEATRO

“No Alvo”Companhia de Teatro de Braga09 a 11 de abril - 21h30Theatro Circo

GUIMARÃES

FESTIVAL

West Way Lab Festival10 a 18 de abrilCCVF

BARCELOS

TEATRO

“Auto da Barca do Inferno”A Capoeira10 e 11 de abril – 21h30Teatro Gil Vicente

FAMALICÃO

CINEMA “Adeus à Linguagem”Cineclube de Joane09 de abril – 21h45Casa das Artes

AGENDA CULTURAL

CD RUM

NUNO DI ROSSO

[email protected]

LEITURA EM DIAKendrick Lamar – “To Pimp A Butterfly”

10 - TONY ALLEN - Go back (feat. Damon Albarn)

11 - WAR ON DRUGS, THE - Red eyes

12 - BALTHAZAR - Then what

13 - PEAKING LIGHTS - Eyes to sea

14 - LO-FANG - Light year

15 - LEGENDARY TIGERMAN - Do come home

16 - TY SEGALL - Feel

17 - ALL WE ARE - Keep me alive

18 - DIABO NA CRUZ - Ganhar o dia

19 - WARPAINT - No way out

20 - PERFUME GENIUS - Queen

Wesley’s Theory. De Sufjan Stevens aos Isley Brothers, de James Brown a Michael Jackson, de Fela Kuti a Tupac Shakur, cabe de tudo neste espantoso disco, o da maio-ridade do rapaz que nasceu em Compton, mas pertence ao mundo.

To Pimp a Butterfly é o ter-ceiro disco de originais de Kendrick Lamar e confirma o enorme talento do rapper, se é que ainda lhe podemos chamar assim, visto que La-mar acaba por cantar, e bem, na hora e vinte que dura esta belíssima colecção de can-ções. Gravado durante três anos em diversos estúdios espalhados pelos Estados Unidos, o longa duração reú-ne uma constelação de estre-las nos créditos. Flying Lotus cedeu beats que tinha guar-dados para um novo disco de Captain Murphy, Thundercat

conferiu uma aura misteriosa aos temas em que participou, Pharrell Williams trouxe a sua habitual boa disposição, Sou-nwave o groove infeccioso, Bilal os seus vocais retorcida-mente melodiosos, George Clinton escreveu e tocou uma linha de baixo espantosa para

Para ouvir de segunda a sexta (9h30/14h30/17h45) na RUM ou em podcast: podcast.rum.pt

Um espaço de António Ferreira e Sérgio Xavier.

PÁGINA 16 // 08.ABR.15 // ACADÉMICO

CAMPUS

a UM foi até à guardaANA FERREIRA

[email protected]

As Olimpíadas do Desporto em Enfermagem da Guarda voltaram a receber os estu-dantes da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. O evento anual or-ganizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Guarda (AEES-SG)decorreu entre 30 de mar-ço e 2 de abril e juntou apro-ximadamente 100 estudantes de Enfermagem de várias es-colas do país. Da Universidade do Minho (UM) seguiram 26 estudantes. Este evento ex-clusivo da AEESSG pretende motivar o convívio entre os es-tudantes de enfermagem das várias universidades, apostan-

do numa componente des-portiva com torneios de futsal, voleibol, basquetebol, ténis de mesa, sueca e matraquilhos, e numa componente noturna diversificada. As expectativas eram altas, principalmente para aqueles que participavam pela primeira vez, como é o caso de César Silva, aluno do 1º ano de enfermagem que achou a ideia das Olimpíadas do Desporto em Enfermagem aliciante, levando-o a querer “acima de tudo participar (…) e divertir-me juntamente com os restantes colegas.”A participação nestas Olimpí-adas são uma experiência que se destaca no percurso aca-

démico de qualquer estudan-te de enfermagem pois alia a prática de desporto ao lazer, proporcionando assim “dias de companheirismo, pessoas novas, amizades novas (…) um espirito diferente daquele que se vive em Braga” afirma Madalena Azevedo, aluna do 3ºano. Para Rui Silva, aluno do 3º ano, a participação de Enfermagem da UM neste evento foi notória porque “ao longo destes quatro dias, os nossos representantes estive-ram com bastante energia”. Para Madalena Azevedo é o “nosso momento de descan-so, com outras pessoas que tal como nós estão cansadas

do mesmo estudo, do mesmo esforço no estágio”. “São as melhores férias da páscoa de sempre”, acrescenta.Na qualidade de Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfema-gem Caloust Gulbenkian (AEE-SECG), Diogo Pereira destaca também “a importância deste evento (…) na promoção de um espírito de união e traba-lho de equipa entre os alunos de enfermagem de todo o país e futuros enfermeiros e cole-gas”.De regresso à academia mi-nhota, os estudantes trazem na bagagem o 3º prémio de basquetebol e os 1º,2º e 3º

prémios na Sueca. No entan-to, para Madalena Azevedo “apesar de não termos muitos prémios, fomos os maiores vencedores. Estávamos den-tro e fora do campo com um espírito que não se via tanto nas outras escolas.” As Olimpíadas do Desporto em Enfermagem da Guarda são uma competição saudá-vel entre estudantes e para o presidente da AEESECG foi notória a “cumplicidade entre a nossa equipa, a nossa união e de certeza que marcamos uma posição com a nossa ati-tude (…) todos abandonamos a Guarda com novos amigos e muitas lembranças felizes”.

6 segundos de criatividade

ALEXANDRA CAMPOS

[email protected]

Está aí o novo concurso do CINEFOCUM. O “Faz-me um vine” tem como objetivo desafiar a criatividade dos estudantes da Universidade do Minho (UM). O tema dos trabalhos deverão ter como temática o Enterro da Gata de 2015. A data limite para a inscrição no concurso é até à próxima sexta-feira, dia 10 de abril. Feita a inscrição, a en-trega dos trabalhos, com du-ração máxima de 6 segundos (é esse o conceito da famosa aplicação móvel “Vine” que inspirou o concurso) deve concretizar-se até ao dia 17 de abril para o e-mail cinefo-

[email protected] participar neste con-curso, os estudantes devem inscrever-se através do for-mulário disponível online na página da CineFórum. Os

participantes concorrem a título individual e para tal de-vem aceitar todas as normas presentes no regulamento.Os critérios de avaliação dos trabalhos passarão pela ori-

ginalidade e criatividade do vídeo, se o mesmo se adequa ao tema sugerido e a qualida-de do trabalho desenvolvido. O júri será comstituído pela direção do CineFOCUM e,

ainda, por um representante da AAUM e da RUM. A res-ponsabilidade do autor passa ainda pela conceção dos “di-reitos de exibição dos traba-lhos à entidade promotora do concurso”, como se pode ler no regulamento, e será res-ponsável pela divulgação dos materiais, locais e pessoas filmadas para o seu trabalho. Quanto aos prémios, sendo o tema “O Enterro da Gata”, os mesmos vão de encontro à temática. O primeiro pré-mio é uma pulseira para o En-terro da Gata (bilhete geral), o segundo prémio um bilhete diário para o dia 9 e o tercei-ro prémio corresponde a um bilhete diário para o dia 12 do mesmo evento. As informa-ções relativas ao concursos encontram-se disponíveis na página da entidade organiza-dora.

DR

6/4 - A Lista Negra - Brad Thor(ed.Bertrand) ; As agên-cias de informação e de se-gurança americanas, a CIA, o FBI e a ATS como pano de fundo,. Fãs das teorias da conspiração vão apreciar esta aventura de Scot Harvath onde nem tudo o que parece é. Trepidante, como convém.

7/4 - A Dama do Retrato - Maeve Haran(ed.Porto Edito-ra) ; Romance histórico, com uma personagem feminina de fôlego, Frances Stuart, que resiste aos avanços do rei Carlos II de Inglaterra até ao impossível. O hino a uma grande mulher.

8/4 - Os Alemães, O Guia do Xenófobo - Stefan Zeide-nitz e Ben Barkow(ed.Gradi-va) ; Terceiro volume de uma recomendável série sobre os tiques, características e ma-nias dos povos europeus. Os alemães, esse povo admira-do, mas, ao mesmo tempo odiado, com as perfeições, os automóveis, a disciplina, a

ordem, a angústia existencial, os divertimentos, mas, tam-bém, com a arrogância de quem se sente único.

9/4 - A Noiva de Hermes - Clara Usón(ed.Bizâncio) ; A descoberta da vida, do corpo e da sexualidade por parte de uma adolescente, tudo isto em conversa intimista com uma psicóloga, e tentar perceber onde a vida falhou. Quase perfeito e recomenda - se vivamente.

27/3 - O Homem do Puzzle - Fausta Cardoso Pereira(ed.Planeta) ; O primeiro trabalho literário de uma autora a ter muito em conta; a banaliza-ção da vida, o descartar dos trabalhadores excedentários, e a ganância da nova econo-mia e dos fundos financeiros. Uma revelação e um roman-ce perfeito.

DRDR

PÁGINA 19 // 08.ABR.15 // ACADÉMICO

PUB.

CULTURAé de pequenino que se dão os “primeiros bits”

a dança vai voltar a invadir braga

FRANCISCO GONÇALVES

[email protected]

Será no próximo dia 15 de abril que o GNRation abrirá as suas portas aos alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico para mais um evento inserido no ciclo “Primeiros Bits”. Esta é mais uma iniciativa do espaço bracarense, que possui como um dos seus principais objeti-vos a “disseminação das artes digitais”. Esta iniciativa conta com a parceria da plataforma

portuense de música digital sediada na Casa da Música, a

Digitópia – Serviço Educativo da Fundação Casa da Música

e pretende “expôr crianças e jovens da cidade de Braga às

novas tecnologias aplicadas à arte” e “estimular o seu públi-co-alvo para atividades artísti-cas de cariz lúdico”. Para já, 15 de abril é a data escolhida para concretizar mais uma missão: “capturar sons escondidos por todo o GNRation”. “Partimos artilhados de ferramentas in-formáticas que detetam e am-pliam os foragidos mais enco-bertos” lê-se na página oficial do evento. “Feita a caça, va-mos pô-los a andar ao nosso ritmo, fazer a nossa música”. Para terminar, os participantes deixarão a sua pequena mar-ca: “um autógrafo sonoro”.

DR

IRENE RIBEIRO

[email protected]

É já no próximo dia 29 de abril que se comemora o Dia Inter-nacional da Dança. Uma data que já é comemorada desde 1982, ano em que foi instituí-do pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO. Este dia tem como principal objectivo a promoção e a di-vulgação desta arte através de eventos locais em toda a parte do mundo.E é neste contexto que a Ba-ckstage - Escola de Dança e Artes Performativas, com o apoio da Câmara Municipal

de Braga – Pelouro da Cultura, levará a cabo mais uma edição do Street Mob Dance. Mas afinal o que é isto do “Stre-et Mob Dance”? Traduzindo à letra este conceito, significa “multidão na rua a dançar” e é

exactamente o que vai aconte-cer. Centenas de pessoas sai-rão à rua livres de preconceitos e inibições e expressar-se –ão através da dança. Esta será a sexta edição do Street Mob Dance realizado pela Escola de

Dança e Artes Performativas - Backstage e que terá lugar no dia 29 de abril pelas 18h00 na Praça do Município, em Braga. Este evento incluirá várias apresentações de dança con-temporânea, ballet clássico e

dança jazz. No final, realizar--se-á o Street Mob Dance. No total, o espectáculo terá a duração de 20 minutos e promete fazer as delícias de quem passar pela Praça do Município.

DR

Finalista da licencitatura de Ciências da Comunicação, esta foi a primeira vez que Carolina foi à Gata na Praia. “Decidi ir à Gata por influ-ência de alguns amigos que já tinham participado em edições anteriores. Todos eles me dizia que não podia sair da UM sem ir a pelo menos uma Gata na Praia e que até chegava a ser me-lhor que o Enterro. Depois de ter participado posso corroborar essa opi-nião”, afirma. Carolina destaca os warm--ups antes das atividades desportivas, assim como a organização das mesmas. Carla Couto não queria aca-

bar a licenciatura em Direi-to sem aproveitar para ir à Gata na Praia. E, passados os seis dias em Portimão, Carla elogia toda a organi-zação do evento: “foi um evento muito bem organi-zado. Todas as pessoas, staff e participantes, estiveram num clima de boa disposi-ção constante, sem proble-mas maiores ou confusões. Claro que o bom tempo que esteve também ajudou”, afirma. Quando questiona-da sobre os momentos mais marcantes, Carla responde: “Todo aquele convívio de-pois de jantar: as piadas, histórias... foi o que mais gostei”

Diretamente de Istambul para as praias de Portimão veio Mine Bihter Uçar, uma estudante de Erasmus tur-ca, a estudar Engenharia Biológica em Braga. A mo-tivação para experimen-tar uma edição da Gata na Praia veio de uma amiga próxima: “A minha melhor amiga já estuda em Bra-ga há três anos e falou-me imenso disto, e daí nós de-cidimos ir juntas.” “Diverti--me imenso, ganhei novas amizades, novas memórias e momentos inesquecíveis para a minha vida.” Agora, Mine faz planos para sobre-viver ao que chama à “de-pressão pós-Gata Na Praia”.

MINE UÇAR3º ANO //

ENGENHARIA BIOLÓGICA

INQUÉRITO

CAROLINA GUIMARÃES3º ANO //

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

qual o balanço que fazes da “gata na praia”?

CARLA COUTO3º ANO //

DIREITO

ALEXANDRE VALE

[email protected]

Mais um ano, mais uma edição na Gata na Praia, um dos eventos com a marca da Associação Académica da Universi-dade do Minho (AAUM).

Sol, praia, desporto e muita alegria marcaram os seis dias do even-to. Portimão foi o palco, mais uma vez, da Gata na Praia que levou ao sul do país mais de 400 alunos da academia minhota.

O Académico foi saber a opinião de alguns es-tudantes que se aventu-raram a ir. Será que as expectativas foram supe-radas?