jornal académico - 03 de dezembro de 2015

11
Jornal Oficial da AAUM DIRETOR: Vasco Leão DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 252 / ANO 11 / SÉRIE 6 QUARTA-FEIRA, 03.DEZ.15 academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico twitter.com/jornalacademico ACADÉMICO EM PDF SASUM impulsiona nova recolha de brinquedos Festival Celta está de regresso para a 6ª edição Festival Porta-Jazz de regresso em dezembro à cidade do Porto UC lança aplicativo móvel 1º de dezembro é celebrado no PEB Página 06 Página 08 Página 18 Página 16 Página 05 campus campus cultura universitário campus BRUNO ALCAIDE É O NOVO PRESIDENTE DA AAUM

Upload: jornal-academico

Post on 24-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Jornal Oficial da AAUMDIRETOR: Vasco Leão

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA252 / ANO 11 / SÉRIE 6

QUARTA-FEIRA, 03.DEZ.15

academico.rum.pt facebook.com/jornal.academico

twitter.com/jornalacademico

ACADÉMICO EM PDF

SASUM impulsiona nova recolha debrinquedos

Festival Celta estáde regresso para a 6ª edição

Festival Porta-Jazz deregresso em dezembroà cidade do Porto

UC lança aplicativomóvel

1º de dezembro é celebrado no PEB

Página 06 Página 08

Página 18 Página 16

Página 05

campus campus

cultura universitário

campus

BRUNO ALCAIDE É O

NOVO PRESIDENTE DA AAUM

03.DEZ

.15 // AC

AD

ÉMIC

O

UM

.zip

“Os Direitos e os Deveres dos Doentes Crónicos”O congresso “Os Direitos e os Deveres dos Doentes Crónicos” acontece 5 de dezembro, das 14h00 às 18h00, na UMinho, em Braga. Iniciativa aberta a todos os interessados median-te inscrição obrigatória para o email [email protected].

30 anos do INESC TECA conferência “As instituições de interface no sistema de en-sino superior” e abertura da exposição “30 anos: Evidência da Imagem Tecnológica” acon-tecem a 9 de dezembro de 2015, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, à conta do encerramento do 30º aniver-sário do laboratório associado INESC TEC, com um polo na Es-cola de Engenharia da UMinho (o HASLab).

VIII Minho Medical MeetingO VIII Minho Medical Meeting acontece de 4 a 6 de dezembro na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, em Braga. Iniciativa anual do Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho (NEMUM) aberta a es-tudantes, investigadores, internos e profissionais de saúde.

PUB.

FICH

A TÉC

NIC

A

TERCEIR

A

PÁG

INA

FICHA TÉCNICA // Jornal Oficial da Associação Académica da Universidade do Minho // quarta-feira, 03 de dezembro de 2015 / N250 / Ano 11 / Série 6 // DIREÇÃO: Vasco Leão // EDIÇÃO: Pedro Andrade// REDAÇÃO: Adriana Ribeiro, Ana Ferreira, Ana Pinheiro, Ana Rita Carvalho, Carla Gonçalves, Carla Rodrigues, Celeste Amorim, Clara Ferreira, Cláudio Pinto, Guilherme Santos, Hugo Brandão, Inês Moreira, Inês Pinheiro, João Vale, Paulo Caldas, Pedro Ribeiro, Raquel Marques, Rita Pereira, Rita Reis, Rute Pires, Sara Ferreira, Sara Silva. // COLABORADORES: Abel Duarte, António Ferreira, Daniel Silva, Elisabete Apresentação, Elsa Moura, Lara Antunes, Mafalda e Sérgio Xavier // GRAFISMO: gen // PAGINAÇÃO: Pedro Andrade // MORADA: Rua Francisco Machado Owen, 4710 Braga // E-MAIL: [email protected] //TIRAGEM: 2000 exemplares // IMPRESSÃO: GráficaAmares // Depósito legal nº 341802/12nº 341802/12

SEMANALMENTE O ACADÉMICO VAI DIVULGAR OS TRABALHOS VENCEDORES.

Eleições para que vos quero

Pelos vistos, para gerar polémica. Como é hábito nesta casa, em altura de eleições para a Associação Aca-démica da Universidade do Minho fazemos o que mais ninguém faz: falamos com todos os candidatos aos diversos órgãos sociais da AAUM. Independentemente do número de candidatos à presidência, todos têm o mesmo “tempo de antena” com as suas ideias e propostas - e nem podia ser de outra forma. Ora, na última edição do Jornal Académico, a capa suscitou uma “onda” de críticas à conta da suposta falta de isenção.

Admito que a composição gráfica não terá sido a mais feliz de sempre, tendo em conta que o nosso logotipo foi confundido com a única lista candidata à presidência da AAUM. Por isso, as nossas desculpas a quem se sentiu ofendido com a capa do JA.

De qualquer das formas, repito, fazemos sempre o que nos compete com o maior rigor possível. Sim, que-remos que os estudantes votem, mas que o façam bem informados e cientes do que lhes é proposto. Sim, é no Jornal Académico que queremos que os estudantes formem a sua opinião, até porque ouvimos todos os intervenientes e damos espaço a todas as ideias.

Listas à parte, será sempre assim - que não restem dúvidas quanto a isso.

EDITO

RIA

LPED

RO

AN

DR

AD

E // pedro.andrade@rum

.pt

PÁGINA 05 // 03.DEZ.15 // ACADÉMICOPÁGINA 04 // 03.DEZ.15 // ACADÉMICO

360º

antónio costa foi indigitadoprimeiro-ministro

braga poupa 60 mil euros em eletricidade nas escolas

guimarães avança com obrasde mouril a creixomil

bélgica retira a classificação de estado de emergência

CAMPUS

Na passada terça-feira, dia 24 de novembro, o Presidente da República, Cavaco Silva, tomou a decisão final de indigitar António Costa para primeiro-ministro de Portugal. Depois de um encontro entre ambos, que durou cerca de uma hora, Cavaco Silva veio explicar a decisão, justificando a defesa por parte dos “parceiros sociais, instituições e personalidades da socie-dade civil” de que a “continuação em funções do XX Governo não correspondia ao interesse nacional”. Dois dias depois, a 26 de novembro, em resultado das negociações com o Bloco de Esquerda, com o PCP e com o PEV, o XXI Governo Constitucional tomou, oficialmente, posse.

60 mil euros foi o valor que a Câmara de Braga conseguiu reduzir nos gastos com eletricidade nas escolas do concelho, graças ao programa em vigor, ‘A Minha Escola é Eficiente’. Os dados foram revelados na última quinta-feira, na entrega de prémios às instituições de ensino que mais pouparam. Altino Bessa, vereador do Ambiente e Energia da autarquia, declarou: “Com este programa implementado nas escolas do concelho conseguimos assegurar uma redução na ordem dos 60 mil euros comparativamente ao ano anterior”. Aponta, ainda, tratar-se “de um programa inovador no universo municipal, com um grau de desafio único em termos edu-cativos e que constitui um factor de orgulho para qualquer escola ou comunidade educativa”.

A autarquia de Guimarães anunciou o avanço das obras que ligam a rotunda de Mouril à Va-riante de Creixomil. Estando aprovado pelas Estradas de Portugal, espera-se, agora, a resposta dos promotores respetivos, a quem foi atribuída a responsabilidade dos trabalhos. O presiden-te da Câmara, Domingos Bragança, explicouque “se tudo correr bem e se for a Câmara a fazer a obra no princípio do ano começamos a sua execução. Mas, pode não ser assim, porque a responsabilidade pela execução da obra pertence aos promotores da urbanização de Silvares”. O mesmo dirigente acrescentou: “Se não a fizerem, aciono as garantias que estão estabele-cidas para esta obra e para a intervenção que vai da rotunda de Mouril, passando por trás da igreja de Silvares até à rotunda do Pinheiro Manso.”

O primeiro-ministro belga anunciou a redução da Bélgica para o nível 3 na escala do alerta para o terrorismo, no passado dia 26 de novembro Em declarações à comunicação social, afirma a necessidade de ‘permanecer em guarda’: “A situação é séria, mas, de acordo com indicações dos serviços de segurança, não tão iminente quanto antes.” Entretanto, o metro reabriu, as pessoas voltaram a sair de casa, mas a segurança permanecerá nas ruas. Neste momento, procura-se Salah Abdeslam, de 26 anos, irmão de um dos homens-bomba que terão estado em Bruxelas, numa suspeita de que poderá estar a preparar novos ataques.

JOÃO VALE

[email protected]

O espetáculo do 1º de de-zembro da Associação Aca-démica da Universidade do Minho (AAUM) muda, este ano, de dia e de “casa”. O evento realizar-se-á no dia 6 de dezembro pelas 14h30, visto que a extinção do fe-riado de dia 1 de dezembro impossibilita as pessoas de assistirem ao espetáculo pela noite dentro. Ao longo da tar-de, passam pelo Parque de

1º dezembro celebrado no parque de exposições de braga

PEDRO RIBEIRO

[email protected]

DR

DR

DR

DR

PUB.

DR

Exposições de Braga (PEB) os vários grupos culturais da Universidade do Minho. Dio-go Arezes, do departamento cultural da AAUM, lembra que a Associação tem vindo a reavivar a tradição do 1º de dezembro porque “parece haver cada vez menos cons-ciência e menos vivência dos marcos relevantes do nosso passado coletivo. As pesso-as desejam os feriados, mas frequentemente ignoram ou alheiam-se da riqueza his-tórica e simbólica que lhes

está subjacente”. No entanto, constata que “a celebração de uma data desta dimensão deveria estar acima da cir-cunstância de haver ou não feriado. Este é um marco vital na nossa História e na afirma-ção da nossa identidade, pelo que se impõe a sua celebra-ção na agenda e no coração de todos os Portugueses, independentemente dos con-dicionalismos do momento”. “Trata-se de uma data muito importante da nossa Histó-ria”, acrescenta. Quanto ao

esforço da Associação para disseminar os eventos de cariz cultural, Diogo Arezes declara que “a oferta cultural por parte da AAUM é muito rica e variada, o esforço na promoção da cultura e tradi-ções da Academia é extrema-mente significativo. Todos os anos, existe uma forte aposta na realização de eventos que proporcionam a todos os estudantes momentos cultu-rais, recheados de tradição, contribuindo, assim, para o enriquecimento pessoal e cí-

vico de todos.” E deixa alguns exemplos: “desde concursos de bandas e de Dj’s, Serena-tas, Cortejo Académico, La-tada, Imposição de Insígnias, espetáculos como a Récita do 1.º de Dezembro entre muitos outros”. Os bilhetes estão disponíveis para venda nos Gabinetes de Apoio ao Aluno (Gualtar e Azurém), nas se-des da AAUM de Braga e Gui-marães, no Parque de Expo-sições de Braga, na bilheteira online e nos locais habituais e têm um custo de 3 euros.

PÁGINA 07 // 03.DEZ.15 // ACADÉMICOPÁGINA 06 // 03.DEZ.15// ACADÉMICO

ADRIANA [email protected]

Iniciou no passado dia 19 de novembro a Campanha de Recolha de Brinquedos na Universidade do Minho “OFERECE… e faz uma crian-ça feliz!”. É organizada pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SA-SUM), com a colaboração da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Associação de An-tigos Estudantes da Univer-sidade do Minho (AAEUM) e do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho. Esta iniciativa já é uma tradição, e este ano

irá contribuir também com brinquedos para crianças com necessidades especiais. Toda a comunidade acadé-mica pode contribuir: alunos, funcionários docentes e não docentes, e ainda pessoas externas, oferecendo um ou mais brinquedos novos e/ou usados em boas condições. Este ano, em particular, al-guns dos brinquedos eletró-nicos vão ser adaptados pelo Núcleo de Robótica da Uni-versidade do Minho, os quais serão entregues à SalusLive - Centro Terapêutico em Bra-ga, para serem entregues a crianças com necessidades especiais. A campanha ter-mina a 16 de dezembro. Os interessados podem fazer as suas doações nos Complexos Desportivos Universitário de Gualtar e Azurém, entre as 08h00 e as 22h00, de segun-da a sexta-feira, e ao fim de semana, das 10h00 às 14h00 e, ainda, das 16h00 às 19h30.

uminho volta a apelar ao espírito solidário da comunidade

fundo social de emergência conta com novo apoioCLARA SOFIA FERREIRA

[email protected]

No contexto da Semana da Engenharia Informática de 2015, o Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (Ce-SIUM) fez uma doação ao Fundo Social de Emergência (FSE). A receita foi angariada com o valor recebido pela II Corrida Social bem como com a colaboração da Tas-quinha Bracarense - os par-ticipantes desta Semana que fizessem uma refeição no restaurante contribuíam, de imediato, com 50 cêntimos do valor consumido. Miguel Pinto, do CeSIUM, em decla-rações ao Jornal Académico (JA), disse que “com a orga-nização da 2ª Corrida Social quisemos, também, deixar uma marca contra o abando-no escolar por alunos em si-tuações de carência financei-ra, e o FSE pareceu o melhor meio para se atingir esse ob-jetivo”. Com esta atividade, o CeSIUM conseguiu angariar 250€ que serão doados ao Fundo Social de Emergência através da Associação Acadé-mica da Universidade do Mi-nho (AAUM). Ao JA, Miguel Pinho explicou que o CeSIUM pretende, ainda, “organizar uma corrida/trail com uma vertente solidária para voltar a apoiar o FSE, bem como a recolha de bens alimentares, roupa, brinquedos e livros

no Departamento de Infor-mática que serão posterior-mente entregues a diversas instituições de solidariedade social de Braga”. Há algu-mas semanas foi aprovada a revisão do regulamento do FSE. Uma decisão “vista com bons olhos” pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Carlos Videira explicou que uma das “alterações prioritárias” diz respeito ao alargamento do período de candidaturas. O presidente da AAUM expli-cou que agora já é possível que os alunos apresentem as candidaturas a partir de

outubro porque “antes esse período começava apenas em dezembro e sempre en-tendemos que deveria come-çar logo em outubro porque o processo de atribuição de bolsas a nível nacional fecha a 30 de setembro”. “Nesta altura já temos muito estu-dantes que sabem que não são elegíveis para o proces-so nacional de atribuição de bolsas e, portanto, têm de procurar alternativas e o FSE é uma dessas alternativas”, acrescentou. A nova regula-mentação consagra também alterações no que diz respeito às condições de elegibilidade.

No que toca ao aproveita-mento, os estudantes que se tenham inscrito a mais de 60 ECTS, apenas neces-sitam de realizar um mínimo de 36 créditos para poderem ser considerados elegíveis. Carlos Videira lembrou que “existia uma penalização que não tinha razão de ser”. Com esta revisão, fica também de-cidido que o estudante que se encontre inscrito em mes-trado integrado pode usufruir de um apoio atribuído ao abrigo do FSE por cada um dos ciclos de estudos que vai frequentar. O FSE é uma ini-ciativa conjunta da Reitoria da

Universidade do Minho, Ser-viços de Ação Social, Associa-ção Académica e Provedor do Estudante, que foi instituída em fevereiro de 2013 e, desde então, já apoiou mais de 270 estudantes. O FSE funciona com o objetivo de “colmatar situações pontuais decorren-tes de contingências ou difi-culdades económico-sociais, com impacto negativo no normal aproveitamento es-colar do estudante, e que não possam ser convenientemen-te resolvidas no âmbito dos apoios previstos pelo sistema de Ação Social para o Ensino Superior.”

DR

DR

tun’ao minho venceu festival de tunas em lisboaADRIANA COUTO

[email protected]

Decorreu nos dia 27 e 28 de novembro, o Festival de Tu-nas Femininas Tej&Tunas’97. Organizado pela Est’es La - Tuna Feminina da Esco-la Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, contou com a participação da Tun’ao Minho – Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho. Os prémios divi-diam-se pelas categorias de Melhor Pandeireta, Melhor Estandarte, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Tuna

do Público, Tuna Mais Tuna e Melhor Tuna. A Tun’ao Mi-nho conquistou os prémios de Melhor Instrumental e de Melhor Tuna, ganhando as-sim o festival. Para além da Tun’ao Minho, a concurso es-tavam as tunas A Feminina – Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a TunaMaria – Tuna Feminina da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e a TADEL – Tuna Académica Dentária de Lisboa. A Femi-nina arrecadaria o prémio de Melhor Pandeireta, Melhor Estandarte e Tuna do Público. Já a TADEL conseguia ganhar os prémios de Melhor Solista e de Tuna Mais Tuna.

PUB.

DR

PÁGINA 08 // 03.DEZ.15 //ACADÉMICO

theatro circo volta a receber mais uma edição do celtaRUTE PIRES

[email protected]

Nos próximos dia 11 e 12 de dezembro, pelas 21h30, o Theatro Circo será palco de mais um Certame Lusitano de Tunas Académicas, or-ganizado pela Azeituna. A vigésima segunda edição do CELTA terá como tema os anos 80. Nessas duas noites vão atuar “algumas das tunas que melhor têm absorvido o caráter temático do festi-val”, afirma Emanuel Roriz, membro da Azeituna. “A maior parte delas venceram o festival ou o prémio tema nos últimos anos”. Para esta edição, a Azeituna convidou a Scalabituna - Tuna do Insti-tuto Politécnico de Santarém;

INÊS [email protected]

Terminam hoje, 3 de dezem-bro, pela Escola de Engenha-ria do Campus de Azurém da Universidade do Minho, as Jornadas do Departamen-to de Engenharia Mecânica (DEM) 2015, cujo foco serão os Desafios e Oportunidades desta área. Ao longo destes dois dias está garantida a pre-sença de diversos convidados ligados ao ramo da indústria, bem como de antigos alunos que darão o seu testemunho, esclarecendo situações que qualquer Engenheiro Mecâ-nico recém-licenciado po-derá enfrentar. As Jornadas do DEM são subordinadas aos temas “Ensino e Forma-ção no DEM” e “Engenharia Mecânica e seus desafios”. O programa conta com di-

a TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técni-co; a Desertuna - Tuna Aca-démica da Universidade da Beira Interior; a TEUP - Tuna

azurém recebe as jornadas de engenharia mecânica

de Engenharia da Universida-de do Porto; a Magna Tuna Cartola de Aveiro, e a TUM - Tuna Universitária do Minho. Haverá, ainda, uma atuação

da Blue Bunny Big Band, constituída por elementos da Azeituna, “que apresen-tará um repertório diferente em cada dia, composto por

versas temáticas ligadas ao mundo da Engenharia Mecâ-nica: envolvimento do DEM em Mestrados Integrados e 2º’s ciclos de estudos, as especializações no Mestra-do Integrado em Engenharia Mecânica, programas douto-

rais no DEM, possibilidades de carreira, estratégia de in-vestigação e desenvolvimen-to tecnológico, bem como a ligação entre o DEM e as em-presas do ramo. A última tar-de das jornadas servirá para a prática desportiva, com

atribuição dos prémios às equipas vencedoras do II Tor-neio NAMecUM. Durante as Jornadas irá realizar-se, ainda, uma sessão de atribuição de prémios aos melhores alunos de cada ano. Os prémios de estudo por mérito destinam-

-se a galardoar os estudantes que, em cada ano curricular, obtiveram aproveitamento excecional, e abrangem todos os alunos inscritos no Mes-trado Integrado em Engenha-ria Mecânica da Universidade do Minho.

temas mercantes dos anos 80”. Após o festival a festa continuará na discoteca Lus-tre. Amanhã, quinta-feira, 4 de dezembro, a Azeituna está a planear uma festa di-recionada para a comunida-de académica que terá lugar no Bar Académico (BA), em Braga. “A acompanhar isto tudo contamos com o espíri-to festivo e ambiente cultural que os grupos participantes trarão à nossa cidade, sendo nosso desejo levarmos até bem perto da comunidade académica toda a mística do nosso festival”, conclui Ema-nuel Roriz. Os bilhetes para o CELTA variam entre 5, 8 ou 10€ e encontram-se à venda no Theatro Circo, lojas FNAC, Universidade do Minho ou em bilheteiraonline.pt.

DR

PÁGINA 11 // 03.DEZ.15 //ACADÉMICO

“rigor, inclusão e transparência”bruno alcaide eleito presidente da aaum com 2266 dos votos DIOGO RIBEIRO CAMPOS

[email protected]

Em dia eleitoral, para além da eleição da Direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), também se rea-lizaram as eleições para os novos Órgãos da Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) e do Conselho Fiscal e Jurisdicional da AAUM (CFJ).

Ambos os Órgãos foram disputados por apenas uma lista. Sara Moura liderou a lista para a Mesa da RGA e obteve 1919 votos válidos. A estudante de Medicina de-seja “incluir cada vez mais os estudantes nas RGA’s” porque considera que “a participação ainda é muito pequena”.

“Queremos que os alunos percebam que a RGA é o seu espaço, onde podem deixar a sua opinião”, prometendo, ainda, “continuar a apostar na inclusão e imparcialida-de, respeitando os pilares basilares dos estatutos e re-gimentos da AAUM”.

Já a lista candidata ao Con-selho Fiscal e Jurisdicional foi liderada por Diogo Are-zes, a frequentar os Mestra-dos em Engenharia Civil e em Estudos de Gestão, e ob-teve um total de 1939 votos. Diogo Arezes prometeu, em declarações ao Jornal Aca-démico (JA), “rigor e trans-parências nas ações do CFJ” e garantiu que irá trabalhar para “fiscalizar todos os or-çamentos, planos de ativida-des e relatórios de contas ga-rantindo, assim, que todos os direitos dos estudantes são salvaguardados”.

Também estes Órgãos de Governo da AAUM, à seme-lhança da Direção, tomarão posse no próximo mês de janeiro.

PUB.

PÁGINA 10 // 03.DEZ.15 //ACADÉMICO

DIOGO RIBEIRO CAMPOS

[email protected]

Bruno Alcaide conseguiu ser eleito com 86,5%, equivalen-do a 2266 votos válidos. Após ter sido vice-presidente da di-reção liderada por Carlos Vi-deira, o estudante do Mestra-do em Direito Administrativo considera a existência de uma única lista candidata como o “reconhecimento do trabalho do Carlos Videira”.

Para o agora máximo repre-sentante dos estudantes da academia minhota, o cargo de Presidente da AAUM “é de enorme responsabilidade porque este é um processo de continuidade e que assu-me a responsabilidade do ótimo trabalho que foi desen-volvido e que deve acrescen-tar valor ao projeto”, afirmou,

em declarações ao Jornal Académico (JA).

Entre as principais bandeiras da Lista A, única candidata à Presidência da AAUM, estão “a criação de um Orçamento Participativo, a criação dos es-paços da AAUM nos campus de Gualtar e de Azurém, as-sim como a implementação do plano de estágios curricu-lares, o que pode representar uma maior oferta para todos os estudantes da UMinho”, salienta o Presidente eleito. Para Carlos Videira, que abandona a liderança da AAUM após três mandatos, a lista vencedora “fará um bom trabalho”. “Saio muito recon-fortado por saber que existe uma lista muito competente que vai continuar o trabalho feito ao longo dos últimos anos”, acrescenta.

Neste ano, o nível de abs-tenção manteve-se elevado,

rondando os 86%, cerca de mais de 3% do que no ano passado.

Para a Mesa da RGA, a úni-ca lista candidata (B) obteve 1919 votos e será presidida por Sara Moura, estudante de Mestrado Integrado em Medicina. Já Diogo Arezes, aluno de Mestrado em Estu-dos de Gestão, encabeçou a lista C para o Conselho Fiscal e Jurisdicional. A lista contou com 1939 votos.

Entre os 17917 estudantes, 2617 exerceram o seu direi-to de voto, uma descida em comparação com a afluência às urnas no ano passado (em 2014 votaram 3382 estudan-tes). A tomada de posse dos órgãos sociais da AAUM para 2016 deverá acontecer em Janeiro no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga.

DR

especial eleições aaum especial eleições aaum

SARA MOURA

DIOGO AREZES

ELEIÇÕES AAUM EM NÚMEROS

2617 votantes

Lista A conquistou 2266 votos

Lista B conquistou 1919 votos

Lista C conquistou 1939 votos

Abstenção de 85,39%

PÁGINA 13 // 03.DEZ.15 // ACADÉMICO

PUB.

uminho continua a “caçar” raios cósmicos

ideias de negócio voltam a ser premiadas na uminho

PAULO RODRIGUES

[email protected]

Os cientistas do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas na Universidade do Minho (LIP-Minho) vão continu-ar a “caçar” raios cósmicos até 2025 no Observatório Pierre Auger, na Argentina. No maior detetor de raios cósmicos do mundo, que se estende por 3000 km2, vai-se agora melhorar a ca-pacidade dos detetores,

CARINA [email protected]

Está de regresso à academia minhota mais uma edição do SpinUM. Promovido pela

adicionando cintiladores e ainda eletrónica ultrarrápida de aquisição de dados, faci-litando a distinção dos tipos de partículas que chegam ao solo e duplicando a quanti-dade de informação recolhi-da. Vários alunos e bolseiros do LIP-Minho e do Centro/Departamento de Física da UMinho têm estudado nesta área. Raul Sarmento trabalha a partir de Braga e considera que Portugal, membro do Observatório desde 2006, tem dado contributos im-portantes na recolha, análise e interpretação dos dados.

Além disso, explica, a equipa lusa participou ativamente na pesquisa e no desenvol-vimento para melhorar os detetores nesta nova fase, designada AugerPrime. Nos próximos tempos, espera-se que o AugerPrime possa, por exemplo, determinar qual é a massa destes raios cósmicos e provar a hipótese de se fa-zer astronomia com energias extremas. O acordo interna-cional de renovação foi assi-nado por 16 países e envolve 500 cientistas, 18 deles por-tugueses (Minho, Lisboa e Coimbra).

TecMinho, este concurso de ideias de negócio visa fo-mentar o empreendedorismo qualificado.

Este concurso destina-se a docentes, alunos e alumni da UMinho, podendo con-correr individualmente ou

em grupo, num máximo de 5 elementos. Contudo, cada promotor ou equipa de pro-motores só poderá participar com uma ideia. As candida-turas serão avaliadas por um júri maioritariamente consti-tuído por personalidades do meio empresarial tendo em

conta critérios como o “po-tencial de mercado, a quali-dade da ideia e a capacidade demonstrada para a sua exe-cução”.

Este concurso premiará os 1º e 2º classificados, sendo ainda atribuído o prémio

“Jovens Empreendedores” à ideia melhor classificada en-tre os alunos concorrentes.

As inscrições podem ser fei-tas até dia 11 de dezembro num formulário próprio que se encontra disponível no site da TecMinho.

RAUL SARMENTO

PREPARA O TEU FUTURO

Ofertas de emprego

[email protected]

EmpreendedorismoEmpregabilidade

http://liftoff.aaum.pt/facebook.com/aaum.liftoff

> 9 DEZEMBRO ‘15Workshop Creative Criatividade e Inovação

>> 1 DEZEMBRO ‘15Thought For Food Challenge

www.aaum.pt/gip

Gabinete-de-Inserção-Profissional-da-AAUM

Ofertas de emprego disponíveis em www.aaum.pt/gip

Os interessados deverão enviar as suas candidaturas para [email protected]

> 11 DEZEMBRO ‘15Concurso SpinUM

> 20 JANEIRO ‘15Workshop A arte de comunicar em público

Técnico de Contabilidade | M/F| Vila do Conde

– Formação em Desing Gráfico ou áreas similares; – Experiên-cia em Web Design/Marketing digital/Marketing Intelligence (fator preferencial); – Capaci-dade de atuação em múltiplos projetos simultaneamente;– Conhecimentos de fotografia, vídeo, redes sociais, etc., serão valorizados; – Pro-atividade, criatividade, dinamismo e au-tonomia; – Boa capacidade de trabalho em equipa;– Disponibilidade imediata

Técnico informático/Eng. Informático | M/F| Vila Nova de Famalicão

- Licenciatura em Engenharia Informática ou 12ºano com curso profissional

Tradutor Tradutor/Inter-prete | M/F | Santo Tirso

- Domínio escrito e verbal de Inglês (requisito obrigatório);- Fluência na língua Inglesa;- Noções de Francês se domínio (mais valia)- Habilitações mínimas ao nível do 12º Ano;- Autonomia e pro-actividade;- Abertura a novas experiên-cias;- Privilegiamos candidatos com conhecimentos na área metalomecânica.

Engenharia Química |M/F| Arcos de Valdevez

- Formado(a) em Engenharia Química (preferencialmente, Mestrado);- Fluente em Francês;- Elegível para estágio profis-sional.

PO ISENo âmbito da presente tipologia de operações pretende-se apoiar as ações orientadas para a consolidação do papel que as Organizações Não Governamentais (ONG) e outras entidades da sociedade civil sem fins lucrativos que desempenham junto das populações, dos grupos vulneráveis, das vítimas e dos agressores, nos domínios da promoção da igualdade de género, prevenção e combate às discriminações em função do sexo e da orientação sexual, prevenção e combate à violência doméstica e de género, incluindo a mutilação genital feminina e prevenção e combate ao tráfico de seres humanos.

Ações elegíveis:São elegíveis, para efeitos de financiamento, as ações que visam apoiar a capacitação técnica e financeira das ONG e ou-tras entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, que atuam nos domínios da promoção da igualdade de género, da prevenção e combate às discriminações em razão do sexo, da orientação sexual e da identidade de género, da prevenção e combate à violência doméstica e de género e da prevenção e combate ao tráfico de seres humanos.

Candidaturas/Informações em: www.portugal2020.pt

Objetivos:

Os Campos de Trabalho Internacionais (CTI) visam pro-mover a mobilidade e o intercâmbio de jovens através de atividades que incentivem a troca de experiências e o co-nhecimento de novas realidades sócio-culturais, facilitan-do o relacionamento de jovens portugueses com jovens de outros países dentro ou fora do território nacional, capazes de dar respostas formativas, obtidas através de processos educativos não formais, designadamente interculturais.

Áreas de atividade:

a) Ambiente;

b) Arqueologia;

c) Sócio-comunitária;

d) Restauro e valorização do património histórico-cultural;Período e duração dos projetos

Decorre no verão, habitualmente, nos meses de julho, agos-to e setembro de cada ano.

Os CTI devem ter este ano uma duração máxima de 12 dias.

Quem pode candidatar-se:Podem candidatar-se aos Campos de Trabalho Internacio-nais as seguintes entidades promotoras:

a) Associações juvenis inscritas no Registo Nacional do As-sociativismo Jovem (RNAJ);b) Grupos informais;c) Outras entidades privadas sem fins lucrativos que pros-sigam objetivos enquadrados nas áreas de intervenção des-te programa, exceto as entidades a que se refere a Lei n.º 33/87, de 11 de julho (revogada pela Lei n.º 23/06, de 23 de junho).Onde candidatar-seAs entidades podem formalizar a sua candidatura através de meios eletrónicos, por correio registado com aviso de receção, ou pessoalmente nos Serviços desconcentrados IPDJ e Direções Regionais do IPDJ do local de realização do campo.

Apoios:Às entidades candidatas aprovadas, selecionadas para fi-nanciamento é garantido pelo IPDJ um apoio financeiro calculado por jovem e por dia, para despesas com a prepa-ração, o seguro de acidentes pessoais, o alojamento, a ali-mentação, as atividades do programa, os transportes locais, as avaliações e outras que se encontrem devidamente fun-damentadas.

Prazos de candidatura:O prazo de entrega das candidaturas aos CTI 2016 decorre-rá de 1 a 31 de dezembro de 2015.

O Thought For Food (TFF) é um movimento que pretende criar novas, inovadoras e ousadas soluções para o desafio global de alimentar 9 biliões de pessoas.

Este movimento incentiva a que os estudantes universitários de todo o mundo apresentem soluções para um dos maiores desafios globais.

Assim nasce o TFF Challenge, um desafio que junta equipas interdisciplinares de estudantes universitários (3 a 5) e que os incentiva a projetarem e de-senvolverem uma solução para responder ao desafio. Mais de 300 equipas de todo mundo já se inscreveram. O prémio é de cerca de 15.000€ em dinheiro, mais apoio no desenvolvimento do negócio.

As candidaturas estão abertas até 1 de dezembro.

Inserido no Connecting The Dots, decorre a 9 de dezembro, das 14h às 15.30h, o workshop “Creative Quiz – edição sobre Inovação”.

O Workshop Creative Quiz é uma sessão especial no formato Quiz que convida os seus participantes a aplicar a sua criatividade a pequenos desafios relacionados com competên-cias associadas à inovação e ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Não percas! Bom ambiente, divertido e provocador.

A participação é GRATUITA mas sujeita a INSCRIÇÃO através do formulário disponível em liftoff.aaum.pt

Thought For Food Challenge

Workshop sobre Criatividade e inovação

Queres ser empreendedor/a? Tens uma ideia de negócio inovadora e com potencial? E se pudesses ser premiado/a por isso? Não percas esta oportunidade e participa no SpinUM!

O SpinUM é um concurso de ideias de negócio promovido pela TecMinho e pelo SpinPark para fomentar o empreendedorismo qualificado. O concurso destina-se a docentes, alunos e alumni da UMinho, podendo os candidatos concorrer individualmente ou em grupo (máximo 5 elementos). Cada promo-tor ou equipa de promotores só poderá concorrer com uma ideia.

O concurso premiará os 1º e 2º classificados, sendo ainda atribuído o prémio “Jovens Empreendedores” à ideia melhor classificada entre os alunos con-correntes. As candidaturas serão avaliadas por um júri maioritariamente constituído por personalidades do meio empresarial tendo em conta critérios como o potencial de mercado, a qualidade da ideia e a capacidade demonstrada para a sua execução.

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 11 de dezembro de 2015.

Concurso SpinUM

PÁGINA 16 // 03.DEZ.15 // ACADÉMICO

UNIVERSITÁRIO

PUB.

RUM BOXTOP RUM27 novembro 2015

1 - The Less I Know The Better - Tame Impala

2 - London - Benjamin Clementine

3 - Can’t get Enough of Myself - Santigold

4 - Can’t Keep Checking My Phone - Unknown Mortal Orchestra

5 - Sleeping Alone - The Cactus Channel feat. Chet Faker

6 - Pretty Pimpin’ - Kurt Vile

7 - Este Dia - Cavalheiro

8 - Kindness & Talk - Evols

9 - Viver para sempre - Smix Smox Smux

10 - Do The Get Down - The Jon Spencer Blues Explosion

BRAGA

MÚSICA Variações – Entre Braga e Nova IorqueSamuel Úria e Amigos04 de dezembro – 21h30Theatro Circo

Miguel Araújo05 de dezembro – 21h30Theatro Circo

Harlem Gospel Choir06 de dezembro – 21h30Theatro Circo

TEATRO “Oratória do Vento”Companhia de Teatro de Braga01 a 03 de dezembro – 21h30Theatro Circo

A Winged Victory For The SullenCiclo GNRation04 de dezembro – 22h00Conservatório de Música Calouste Gulbenkian

GUIMARÃES

MÚSICABenjamim05 de dezembro - 24h00CCVFTheatro Circo

PONTE DE LIMA

TEATRO“Sexo? Sim, mas com orgasmo”Guida Maria05 de dezembro – 21h30Teatro Diogo Bernardes

AGENDA CULTURAL

LEITURA EM DIA

30/11 - Mercado de Inverno - Phlip Kerr(ed.Porto Editora) ; Um dos grandes nomes do roman-ce de mistério/policial e um novo protagonista, Scott Manson, antigo jogador de futebol, vê - se envolvido numa trama muito complicada - assassinado, e traição,oligarcas ucranianos e muito futebol.

1/12 - Baby Blues(32) - Rick Kirkman & Jerry Scott(ed.Bizâncio) ; Um fenómeno de criatividade e engenho, leva - nos às lágrimas esta saga do Baby Blues e dos seus atores principais, a família McPherson. Uma óptima prenda de Natal e de leitura desopilante.

2/12 - Gnaisse - Luís Carmelo(ed.Abysmo) ; Um autor muito desvalorizado pela crítica “oficial” e dominante, tem aqui um jogo paródico à volta dos mecanismo da sedução e das relações de poder estabelecidas na sala de aula. Uma boa surpresa.3/12 - O Tibete em África - Margarida Paredes(ed.Verso da História) ; Um romance à volta das participações solidárias em África, neste caso o Ruanda, mas, também o Portugal do Estado Novo,Angola e a luta de libertação, a ligar tudo isto uma bela estória de amor e paixão. Recomen-da - se vivamente.

4/12 - Quando Mil Milhões de Chineses Saltam - Jonathan Watts(ed.Livros de Bordo) ; Tendo como cenário a China e o seu desenvolvimento industrial, esta é a defesa mais estimulante, inteligente e pertinente por um planeta saudável e harmonioso. O ensaio mais importante de 2015

Para ouvir de segunda a sexta (9h45/14h45/17h45) na RUM ou em podcast: podcast.rum.pt

Um espaço de António Ferreira e Sérgio Xavier.

UC lança aplicação móvelFILIPA GONÇALV ES

pipa_001_goncalves@hotmail.

com

A Universidade de Coimbra (UC) já conta com uma aplica-ção móvel - a UCoimbra - que vai permitir ligar a comunida-de académica a todos os servi-ços da Instituição. Trata-se de uma plataforma integradora de serviços que utiliza as mais recentes tecnologias de infor-mação, permitindo a gestão e consulta de conteúdos em tempo real através de termi-nais de comunicação móvel – inicialmente disponível para smartphones e tablets com sistema operativo IOS (Ap-ple) e Android. Com a app é possível aceder a diferentes canais de informação, tais como as disciplinas em que o aluno está inscrito (ou que o professor leciona), materiais de apoio à disciplina, horários, avaliações, assiduidade, área de pagamentos, notícias e re-des sociais da universidade. Adicionalmente, existe tam-bém uma área Santander Uni-versidades com as aplicações móveis destinadas ao público universitário. Esta plataforma

de comunicação surge no âmbito do projeto UNI>COM, sendo uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Universia, com o apoio da

marca Santander. De acordo com Bernardo Sá Nogueira, diretor geral do Universia Por-tugal, “esta aplicação permite partilhar, em tempo real, as

diferentes experiências que o campus proporciona, manten-do os estudantes sempre in-formados sobre as iniciativas da Universidade e com infor-

mação útil para a vida acadé-mica do estudante, o que irá proporcionar uma maior parti-cipação e interação dos alunos na vida académica”.

DR

11 - Birch Tree - Foals

12 - Outta My Mind - The Arcs

13 - Sleeping Alone - CactusChannel feat. Chet Faker

14 - My Heart’s Not In It - Yo La Tengo

15 - Funk (I Got This) - !!! (Chk Chk Chk)

16 - Ainda é Cedo - Luís Severo

17 - Dreams - Beck

18 - Majorette - Beach House

19 - Evangeline - Cass McCombs

20 - Quiet Like - HerHARLEM GOSPEL CHOIR

PEDRO SOUSA

[email protected]

Ao contrário do que se possa pensar, o Jazz está ótimo e recomenda-se. Porta-Jazz é nome da associação de músi-cos sediada no Porto que tem vindo a dinamizar o circuito de concertos e propostas de jazz na cidade desde 2010. A asso-ciação tem um projeto editorial – Carimbo Porta-Jazz – já com 20 discos originais editados, e, atualmente, está sediada na Avenida dos Aliados, bem no coração da Invicta. É neste espaço, a Sala Porta-Jazz, que decorrem ensaios, oficinas, residências e gravações, onde os projetos tomam forma e são apresentados ao público, todos os sábados, numa agen-

da semanal ininterrupta desde 2013. O culminar do trabalho desta associação resulta num festival homónimo que apre-senta, este ano, a 6ª edição, nos dias 7 e 8 de dezembro. Concentrando num só even-to a comunidade de músicos de Jazz do Porto, este evento traz a palco os mais variados artistas nacionais e internacio-nais deste género musical. O próximo Festival Porta-Jazz re-úne cerca de 50 artistas em 11 concertos de projetos de mú-sica original. A programação alinha desde os novos valores do jazz a músicos já consagra-dos, num ambiente fervilhan-te e enérgico, mostrando o que de melhor se faz no Jazz português, com especial ên-fase no Porto. Apesar de João Pedro Brandão, programador

do Porta-Jazz, considerar que “o alinhamento equilibra esti-listicamente o festival”, e que “todos os concertos terão par-ticularidades”, para este ano a organização destaca vindos do estrangeiro o baixista irlan-dês residente em Nova Iorque - Simon Jermyn, o pianista suiço residente em Brooklin - Sebastien Ammann, o baixista dinamarquês Anders Christen-sen e o baterista galego Iago Fernandez. “Esta edição tem a grande particularidade de se realizar no Teatro Munici-pal Rivoli, o que para nós tem uma enorme carga simbólica porque devolve um festival de Jazz a esta casa”, afirma a direção do festival em decla-rações ao Jornal Académico (JA). Trata-se de uma transfe-rência ainda “experimental”,

mas que suprime o desapare-cimento do Festival de Jazz do Porto, que nas últimas edições da sua década e meia de du-ração também se realizou na sala principal do Rivoli. É nes-te cenário que vão acontecer concertos de vários formatos, desde trios intimistas a large ensembles, de jazz vocal a ins-trumental, e jam sessions com propostas variadas em estilo. O concerto de abertura acon-tecerá às 18hoo do dia 7 de dezembro com a atuação do multi-instrumentista e compo-sitor Rui Teixeira & Orquestra Fina; o de encerramento ca-berá ao Coreto, uma orques-tra de 12 músicos que é uma espécie de montra da Porta Jazz, e que, numa evocação da herança deixada pelo Festival de Jazz do Porto, irá interpre-

tar vários temas que ao longo da sua existência foram enco-mendados a músicos e com-positores portugueses, como Carlos Azevedo, Mário Santos, Nuno Ferreira, Paulo Gomes, Paulo Perfeito ou Pedro Gue-des – que, de resto, serão convidados a subir também ao palco do Auditório Manoel de Oliveira, numa espécie de transmissão de testemunho à nova geração que está a mar-car a vida do Jazz na cidade. A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto colabora com o festival na ani-mação das jam sessions que irão encerrar a programação de cada dia, reforçando o Fes-tival Porta-Jazz como ponto de encontro obrigatório entre as diversas eras de músicos e de público.

porta-jazz de regresso à invicta

ANA ISABEL

[email protected]

Até ao próximo dia 31 de de-zembro, a Biblioteca Pública de Braga (BPB) acolhe uma ex-posição sobre o 70º aniversá-rio II Guerra Mundial. Enquan-to um dos acontecimentos mais marcentes do século XX, durante os seis anos em que decorreu, a II Guerra Mun-dial tirou a vida a mais de 50 milhões de pessoas. Mesmo após o seu término em 1945, a II Guerra continuou a afetar o cenário político mundial. A BPB pretende, por isso, relem-brar este conflito (que arrasou o continente europeu e se alastrou ao resto do mundo),

fazendo com que a população bracarense se debruce sobre este assunto e os seus factos

históricos que ainda influen-ciam a vida de milhares de pessoas.

A exposição agrupa inúmeras obras sobre a II Guerra Mun-dial que se centram, essencial-

mente, em temas como os protagonistas da guerra e das batalhas, o papel que Portugal desempenhou no conflito, a espionagem ou, ainda, o geno-cídio e as bombas atómicas. Tendo em conta o seu caráter essencialmente bibliográfico e documental, será dado maior destaque ao impacto que a guerra teve na imprensa na-cional, o que será corroborado com a coleção de periódicos disponíveis na BPB, coleção essa que apresenta bastante relevância enquanto fonte de informação e investigação. A exposição é de entrada livre to-dos os dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Para mais informações, visitar o site www.bpb.uminho.pt.

biblioteca pública de braga evoca II guerra mundial

DR

CULTURA

0

5

25

75

95

100