jornal a voz espírita - edição nº 33 de julho/agosto 2015

4
Informativo do 6º Conselho Espírita de Unificação · Ano VII · Nº 33 · Edição de Julho / Agosto de 2015 · Circulação Interna A VOZ ESPÍRITA “Pode-se considerar a paternidade como uma missão? R: É sem contradita uma missão (...). Deus põe a criança sob a tutela dos pais que estes a dirijam no caminho do bem (...) Trecho retirado de O Livro dos Espíritos, Questão 582, Autor: Allan Kardec Em face das mudanças sociais e dos avanços da ciência em processos de fertilização, temos atualmente a possibilidade de diversos arranjos familiares, mas, enquanto não for adotada a clonagem ou algum outro processo ainda desconhecido, a reprodução humana continua ocorrendo pela união de um elemento feminino, o óvulo e outro masculino, o espermatozoide. Há necessidade, portanto, de um doador de sémen, pelo processo natural ou não. Do ponto de vista biológico, o doador de sémen é o pai, mas, pai pode ser apenas o doador de sémen? Infelizmente muitos homens não passam de simples doadores de sémen (pelo processo natural, é claro) e não assumem suas responsabilidades. Podem decorrer daí vários problemas sociais: mulheres desempenhando o duplo papel de mãe e pai, menores abandonados nas ruas ou nos abrigos, trabalho infantil, prostituição... Além de doador de sémen (ou de provedor e disciplinador como no passado), os pais tem importante papel na vida dos filhos, pois, estes necessitam do seu afeto, da sua autoridade ( sem autoritarismo), da sua atenção e participação em suas vidas para se sentirem seguros, terem confiança nos pais e em si próprios e terem bom desenvolvimento psíquico, intelectual e físico. É verdade que as mães também desempenham esse papel, porém, será muito melhor se forem dois, cada um dentro das suas características, a desempenhá-lo. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXII Item 3, Kardec esclarece que na união dos sexos, além da lei física, há também uma lei moral – a lei do amor e justifica: “Quis Deus que os seres se unissem não só pelos laços de carne, mas também pelos da alma, a fim de que a afeição mútua dos esposos se transmitissem aos filhos e fossem dois, e não um, somente, a amá-los, a cuidar deles e a fazê-los progredir” Se, para os filhos, os pais biológicos não fossem importantes, não veríamos muitos deles, mesmo depois de adultos, na ânsia por conhecer esses pais e até recorrerem à justiça atrás do reconhecimento de paternidade, às vezes só para terem o prazer de trocar um abraço. Pai: Doador de Sémen Página 01 Destaques A importância dos Avós na Educação dos Netos Página 02 Informe-se Veja algumas fotos do II Congresso Espírita de Magé e Guapimirim Página 03 Linda Mensagem de Bezerra de Menezes sobre Pais e Mães Página 04 Homenageado da Edição

Upload: 6o-conselho-espirita-de-unificacao

Post on 09-Aug-2015

95 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Informativo do 6º Conselho Espírita de Unificação · Ano VII · Nº 33 · Edição de Julho / Agosto de 2015 · Circulação Interna

A VOZ ESPÍRITA

“Pode-se considerar a paternidade como uma missão?

R: É sem contradita uma missão (...). Deus põe a criança sob a tutela dos pais que estes a dirijam no caminho do bem (...)

Trecho retirado de O Livro dos Espíritos, Questão 582, Autor: Allan Kardec

Em face das mudanças sociais e dos avanços da ciência em processos de fertilização, temos atualmente a possibilidade de diversos arranjos familiares, mas, enquanto não for adotada a clonagem ou algum outro processo ainda desconhecido, a reprodução humana continua ocorrendo pela união de um elemento feminino, o óvulo e outro masculino, o espermatozoide. Há necessidade, portanto, de um doador de sémen, pelo processo natural ou não.

Do ponto de vista biológico, o doador de sémen é o pai, mas, pai pode ser apenas o doador de sémen?

Infelizmente muitos homens não passam de simples doadores de sémen (pelo processo natural, é claro) e não assumem suas responsabilidades. Podem decorrer daí vários problemas sociais: mulheres desempenhando o duplo papel de mãe e pai, menores abandonados nas ruas ou nos abrigos, trabalho infantil, prostituição...

Além de doador de sémen (ou de provedor e disciplinador como no passado), os pais tem importante papel na vida dos filhos, pois, estes necessitam do seu afeto, da sua autoridade (sem autoritarismo), da sua atenção e participação em suas vidas para se sentirem seguros, terem confiança nos pais e em si próprios e terem bom desenvolvimento psíquico, intelectual e físico. É verdade que as mães também desempenham esse papel, porém, será muito melhor se forem dois, cada um dentro das suas características, a desempenhá-lo.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXII Item 3, Kardec esclarece que na união dos sexos, além da lei física, há também uma lei moral – a lei do amor e justifica: “Quis Deus que os seres se unissem não só pelos laços de carne, mas também pelos da alma, a fim de que a afeição mútua dos esposos se transmitissem aos filhos e fossem dois, e não um, somente, a amá-los, a cuidar deles e a fazê-los progredir”

Se, para os filhos, os pais biológicos não fossem importantes, não veríamos muitos deles, mesmo depois de adultos, na ânsia por conhecer esses pais e até recorrerem à justiça atrás do reconhecimento de paternidade, às vezes só para terem o prazer de trocar um abraço.

Pai: Doador de Sémen

Página 01

Destaques

A importância dos Avós na Educação dos Netos

Página 02

Informe-se Veja algumas fotos do II Congresso Espírita de Magé e Guapimirim

Página 03

Linda Mensagem de Bezerra de Menezes sobre Pais e Mães

Página 04

Homenageado da Edição

Ainda não sou avó, mas penso que nos últimos tempos o papel dos avós na educação dos netos vem ganhando mais força.

Observando o tempo das cabecinhas brancas, contadores de história na cadeira de balanço, e comparando com o tempo dos avós digitais, vejo que suas incumbências se tornaram mais complexas.

Temos “Avozinhos” que acumulam várias funções: que são baby sitters, cozinham, são motoristas, provedores, ajudam nas lições de casa, assistem as reuniões na escola, levam ao médico a criancinha.... Nossa!!!Não é muito não? Parece abuso!

É claro, numa emergência a família se une para ajudar na crise, mas de repente fica tudo tão acomodado, tão bom, que a crise passa e os avós continuam na lida.

Ah! Mas neto é uma alegria inegável. Ajuda os avós a se atualizarem, a não perderem o “pique”, mas esse trabalho braçal não é exatamente tarefa para idosos, é?

Outra coisa que me intriga é a história de que ”pais educam e que avós estragam as crianças”. Será que isso procede? Mimar estraga neto?!Criança precisa de mimo, de carinho? Quanto? Muito? Pouco? Nenhum? Qual o melhor jeito de dar carinho? Será que o grupo familiar, ao invés de criticar, não teria que buscar junto as respostas para essas perguntas? Não está faltando compromisso com a formação do pensamento infantil?

Quando as regras familiares não são discutidas entre pais e avós antes de agir com os pequenos, vidas em construção, teremos uma educação “capenga”. As imagens que a criança faz de si e do mundo, principalmente na primeira infân-cia, vão depender do que o adulto diz. Ela valoriza aquilo que você explicar o valor, ou seja, ela aprende com quem convive o amor ou o ódio, a indiferença ou o deslumbramento, a mentira ou a verdade, a honestidade ou a desonesti-dade. (...) Grande desafio! Como pais e avós estão lidando com a questão? Juntos ou separados?

AVÓS podem ser grandes aliados dos pais, mas têm fama de “intrometidos”. Muitas vezes isso é verdade, por que? Mas eles querem ajudar!? Somente a boa vontade não é suficiente. E as críticas feitas pelos avós podem ser prejudicais à relação familiar, principalmente se for na frente do pequeno. Para orientar os espíritos reencarnantes que nos foram confiados a se tornarem homens de bem, vamos ter que nos unir, nos comprometer, nos dedicar, ser-mos cúmplices na obra de humanização tão urgente nesta transição planetária.

Sinto que o nosso viver familiar precisa sofrer ajustes. A intolerância nos cega e não nos deixa ver quantas energias valiosas estamos desperdiçando. As pseudonecessidades materiais nos escravizam e roubam nosso tempo. A disponi-bilidade dos avós está sendo mal aproveitada.

A importância dos avós na educação dos netos vai depender muito da definição dos papéis que desempenharão juntos, em comum acordo com os pais. À medida em que haja respeito e união de propósitos através de atitudes coerentes, ou seja, transparência na vida de relação, tolerância com as falhas humanas, amor de uns pelos outros; aí sim, haverá maiores chances de educar os pequenos. É uma tarefa árdua,

Enquanto não aprendermos que cada um no grupo familiar tem uma tarefa definida a desempenhar;

Enquanto não nos conscientizarmos do quanto podemos ser agentes formadores de opinião nas almas agora infantis;

Enquanto nos posicionarmos como os donos da verdade porque vivemos mais ou porque somos “estudados”;

Enquanto não observarmos que não é por acaso que esta geração tem um número considerável de avós vivos; não aproveitaremos, de fato, a oportunidade de convivência entre as gerações.

São muitas as alegrias nas casas dos avós, as brincadeiras, as histórias fantásticas, as risadas, os encontros com outras crianças da família, o pique esconde nos domingos de sol, o bolinho de chuva nas tardes frias e o cheiro da comidi-nha disputada pelas boquinhas abertas qual passarinho no ninho.

Talvez o ninho, o colo, o aconchego, a disponibilidade, o acolhimento, seja o que mais carecem as almas que re-tornaram a este mundo que se torna cada vez mais frio, implacavelmente exigente, rígido de regras, horários e com-promissos. Por muito tempo pensava que carinho poderia infantilizar a criança, não, não é isso. O que infantiliza é criar na criança as dependências mental, física, psicológica e emocional.

O carinho humaniza, cria laços de confiança, e os avós sabem como agradar os pequeninos, tem disponibilidade de tempo e a sabedoria construída pela experiência.

Quem cuida com amor ensina a amar.

Entre os dias 05 e 07 de Junho, aconteceu o II Congresso Espírita de Magé e Guapimirim. Sexta e Sábado o evento ocorreu no Andorinhas F.C em Sto. Aleixo, no domingo pela Manhã ocorreu em

4 Instituições Espíritas de nossa região e o encerramento aconteceu na Câmara de Vereadores de Magé. Todos puderam sentir o clima de paz, amor sentidos no evento.

Aos Conferencistas, congressistas e representantes das Instituições Espíritas, fica o nosso agradecimento por terem acreditado nesse projeto . Ano que vem tem mais.

Nessa foto podemos ver a mesa de abertura do II Congresso Espírita de Magé e Guapi-mirim. Presentes na foto a Coordenação Ad-ministrativa do 6ºCEU/CEERJ, os representantes das 12 Instituições Espíritas que compõe o 6ºCEU, além de Raul Teixeira, homenageado do evento, Francisco Costa, Diretor Financeiro do CEERJ, Dalva Silva Sou-za, conferencista da Noite e Andrea Bien, que fez Belíssima Apresentação Musical. Além do querido Bruno Lourenço, coordenador geral do evento.

Ana Rosa, Leila Brandão e Dalva Silva Souza, conferencistas do

evento

Equipe do Projeto Manoel Philomeno distribuindo

autógrafos

Dª Alice, Cosme Massi, Simone Cunha e Cristina em momento

de descontração

Raul Teixeira autografando livros do

público presente

Florêncio Anton na sessão de psicopictografia.

A Livraria foi um sucesso!

Emmanuel Cristiano na Câmara de Vereadores. Ana Valéria assiste Cosme

Massi na SEAE.

No dia 11 de Julho das 09:30 às 11:30h acontecerá no Centro Espírita Amor ao Próximo um SEMINÁRIO com Nazareno Feitosa (DF) e terá como tema central:

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE.

Nazareno Feitosa é expositor espírita e atual Assessor de Divulgação da FEDF - Federação Espírita do Distrito Federal.

Após o seminário, haverá um Almoço Beneficente ao custo de R$10,00 por pessoa.

O Centro Espírita Amor ao Próximo fica localizado na Rua Expedicionário Otacílio Souza (Antiga Rua J) , 394 - Fragoso - Magé.

Oportunidade única para fortalecer o conhecimento em área tão importante!

No dia 02 de Agosto das 09h às 13h acontecerá no Centro Espírita Cultivadores do Evangelho um SEMINÁRIO com Lúcia Moysés(DF) e terá como tema central:

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. NOVAS MÍDIAS PARA A EVANGELIZAÇÃO INFANTO

JUVENIL

O Centro Espírita Cultivadores do Evangelho fica localizado na Rua Maria do Patrocínio, 40—Raiz da Serra Magé

Divulgue e venha participar dessa manhã de muito aprendizado

Trague sua família.

Sociedade Espírita de Assistência e Estudo (SEAE)

Rua das Hortências, 133—Centro Guapimirim Reunião Pública: Sábado—18h

Grupo Espírita Joana D’Arc (GEJD) Rua Expedicionário Otacílio Souza, 415

Fragoso– Magé Reunião Pública: Segunda-feira—19:30h

Grupo Espírita André Luiz (GEAL) Rua Maria Marques, 86—Mundo Novo—

Magé Reunião Pública: Terça-feira às 20h

C. E. União, Amor e Caridade (CEUAC) Rua: Malvino Ferreira de Andrade, 118

Santo Aleixo—Magé Reunião Pública: Quinta-feira às 20h

C.E Cultivadores do Evangelho (CECE) Rua Maria do Patrocínio, 40—Raiz da Serra-

Magé Reunião Pública: Terça-feira às 20h

Casa Espírita Caminho de Suruí (CECS) Rua Tupiniquins, 247—Suruí—Magé Reunião Pública: Sábado às 09:30h

Sociedade Espírita Amor e Luz (SEAL) Rua Conde de Itaguaí, 350—Lagoa—Magé

Reunião Pública: Quarta-feira—19h

Grupo Espírita Cristão André Luiz (GECAL) Rua Saquarema, nº 23—Fundos 5—Vila Nova

Magé Reunião Pública: Domingo às 18h

Grupo Espírita Allan Kardec (GEAK) Rua: Mirabel nº 119—Piabetá—Magé Reunião Pública: Domingo às 18h

Centro Espírita Luz e Caridade (CELC) Av. Simão da Motta, 315– Centro—Magé Reunião Pública: Segunda-feira às 20h

Centro Espírita Amor ao Próximo (CEAP) Rua: Expedicionário Otacílio Souza, 394

Fragoso—Magé Reuniões Públicas: Segunda-feira às 20h e

Sábado às 16h

São dois esteios de luz na Terra, na vida dos filhos: pai e mãe! Sejam o que forem, o dever dos filhos é, pois, obedecer a seus genitores, enquanto se encontrem sob a direção do lar onde nasceram. O carinho e a gratidão para com os pais, dar-lhes-ão novas forças para as lutas de cada dia, e mesmo ideias de renovação dos próprios costumes, no campo da vivência lar e filhos.

Estás no mundo por misericórdia de Deus, que usa o processo da reencarnação, lei universal que opera em todos os mundos habitados, e é nesta oportunidade valiosa que deves usar de gratidão para com aqueles que, diante do Senhor, são teus tutores.

Filho, une-te a teus pais, no amor de Jesus, que esse amor transmutar-se-á em luz para o teu caminho! Se desprezares teus pais, esse gesto será semente que poderá dar frutos correspondentes ao plantio.

Observemos que a própria lei antiga pede respeito aos pais, para que possamos desfrutar, na Terra, longos dias de paz, nascida da consciência estabilizada pelo coração!... Esse é o nosso dever. Sejam o que forem os pais, merecem o nosso amparo, gratidão e ajuda!

Eles receberão nossas luzes, pelos caminhos que trilharmos, pela conduta que assimilamos de Jesus. O lar é e pode ser a célula da sociedade. Faltando harmonia nos lares, faltará segurança nos povos.

Eis porque a Doutrina Espírita trabalha e se esforça para o nascimento do Culto do Evangelho em casa, como sendo mar-co divino, anunciando a felicidade para a família! O pai e a mãe podem e devem representar Jesus e Maria para os filhos que nas-ceram do fruto do amor em família, despertando o Mestre nos co-rações, com a forçada alegria e da esperança, formando assim to-dos os sentimentos no amor.

Lembra-te de que deves honrar pai e mãe, e quando saíres do teu lar, respeita os outros pais, que não são os teus, como se o fossem, mantendo a gratidão por todos eles, que o Senhor não Se esquecerá do que fazes devem, por onde andares.

Mensagem extraída do Livro Assimilação Evangélica, Médium: João Nunes Maia , Mensagem de autoria de Bezerra de Menezes. Editora Fonte Viva.

Órgão de Divulgação do Movimento Espírita dos municípios de Magé e Guapimirim. Editado pela Área de Comunicação Social Espírita do 6ºConselho Espírita de Unificação, representação do

Conselho Espírita do Rio de Janeiro (CEERJ). Endereço para correspondência: Av. Simão da Motta, 315 Centro-

Magé-RJ-CEP 25900-000 Endereço eletrônico: www.6ceu.org

E-mail: [email protected] Tiragem: 500 exemplares Redação e diagramação:

Equipe de Comunicação Social Espírita do 6ºCEU/CEERJ

www.6ceu.org