jornal a voz dos bairros de piracicaba edição 16

16
Ano II - Edição 16 Junho / 2014 Maestro Cidão Diretor Responsável

Upload: jose-santos

Post on 08-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A partir desta edição tornamos o primeiro jornal de bairros a cobrir as quatro regiões de Piracicaba ( norte - Sul - Leste - Oeste)

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

Ano II - Edição 16 Junho / 2014

Maestro CidãoDiretor Responsável

Page 2: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

MAESTRO CIDÃO

O Jornal A Voz dos Bairros Zona Norte de Pira-cicaba é uma publicação independente, de cir-culação mensal e distribuição gratuita.Diretor Resp.: José Ap. dos SantosArte e Diagramação: José Ap. dos SantosDepto. Publicidade: José Ap. dos SantosDepto. Comercial: José Ap.SantosColaboradores: Comunidades e Secretarias

Fotos: arquivoReportagens: José Ap. dos Santos

Editado por: A TRIBUNA

Diretor Responsável: Evaldo Vicente

Jornal A Voz dos Bairros de PiracicabaEmail:[email protected]

Tel:3413.0582 / 9.9200.4669

* As matérias e informações contidas nestejornal são de responsabilidade do próprio

autor

EXPEDIENTE

2JUNHO / 2014

Diretor / PresidenteMTB - 007.5724/SP

A História do Rio Piracicaba ”O Rio Piracicaba foiutilizado como rotafluvial de acesso aoMato Grosso eParaná no séculoXVIII e cidadescomo Piracicaba fo-ram fundadas nassuas proximidades.

Ao longo dos sécu-los XIX e XX, o riofoi utilizado comorota de navegaçãode pequenos vapo-res e como fonte deabastecimento paraengenhos e fazendas de cana deaçúcar e café.

Por volta de 1960, o governopaulista decide reforçar o abaste-cimento de água da Região Me-tropolitana de São Paulo e cons-trói diversas represas nas nascen-tes da bacia hidrográfica doPiracicaba, formando assim o Sis-tema Cantareira, maior responsá-vel pelo abastecimento de água deSão Paulo que capta e desvia águas

dos formadores do rio Piracicaba,reduzindo assim o nível de águado rio e de seus afluentes.

Por volta de 1980, a industriali-zação e metropolização da RegiãoMetropolitana de Campinas levama uma crescente contaminação daságuas já escassas do Piracicaba eo rio chega ao século XXI comoum dos mais contaminados dopaís.

Nos últimos anos, a criação degrupos de pressão, maior fiscali-

zação e negociaçõesquanto a reversãodas águas feita peloSistema Cantareira,além da construçãode Estações de Tra-tamento de Esgotoem algumas cidadesevitaram que o qua-dro se agravasse ain-da mais, porém oPiracicaba continuaregistrando águasimpróprias para con-sumo humano e ani-mal em grande parte

do seu curso.

A navegação no rio poderá ser re-tomada com a construção de umabarragem próxima a foz do rio,em Santa Maria da Serra, que pos-sibilitaria a navegação do rio atéas proximidades da cidade dePiracicaba e interligaria a regiãode Campinas à Hidrovia TietêParaná, porém o projeto ainda nãopossui previsão de efetivação.

Page 3: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

O vereador JoséA n t o n i oFernandes Paiva(PT) se reuniucom moradoresdo Parque ÁguaBranca e com osecretário muni-cipal de Trânsitoe Transportes,Jorge Akira, nodia 20/5. Elespedem que a rua Buenos Aires tenhasentido único de direção. A via é aúnica ligação direta para quem querse deslocar entre o recém-criado Jar-dim Monte Feliz e a estrada Francis-co Luiz Rasera. A resposta da prefei-tura foi positiva e a mudança de dire-ção foi realizada no dia 10/06. “Essaé mais uma conquista da populaçãoque se organizou em torno da melhoriae contou com o nosso apoio, comen-tou Paiva”.

Os moradores do bairro Alvoradaprocuraram o gabinete do vereadorPaiva para solicitar mudança de dire-ção para mão única no sentido paraentrar na Avenida Rio das Pedras), naRua Cassiano Gabus Mendes. Paivaprotocolou requerimento ao prefeitopara que realizasse a obra. Com aconquista, agora os moradores sen-

tem-se mais seguros já que a via temum intenso fluxo de veículos.

O vereador Paiva participou no dia31/;05 de inauguração da academiade ginástica ao ar livre na área de lazersituada no Centro de Lazer MárioTelles, no bairro Algodoal, entre asruas Frei Caneca, Américo Vespúcio

Paiva consegue mão de direção no Parque Água Brancae Avenida Francisco de Souza.

A obra, com 10 equipamentos de gi-nástica, é fruto e dois requerimentosde autoria do vereador Paiva (569 de2011 e o 180, de 2012) aprovadosem plenário. Paiva explica que desde2011 vinha recebendo reivindicaçõesdos moradores do bairro para a cons-trução da academia ao ar livre, queinclusive organizaram um abaixo-as-sinado solicitando o serviço.

Paiva participa de inauguraçãode Academia ao ar livre

Mudança de direção no Alvo-rada

B. ALGODOAL

Page 4: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

4 JUNHO / 2014Para anunciar: 3413.0582 /992004669

QQQQQUINTUINTUINTUINTUINTAAAAAMALMALMALMALMALUCA!UCA!UCA!UCA!UCA!

Page 5: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

O Sindicato dos Metalúrgicosde Piracicaba lançou na cida-de, o projeto de saúde bucal“Sorriso Cidadão”, na EscolaMunicipal Profa. Ruth VilaçaCorreia Leite Cardoso, nobairro Cantagalo.

Participaram do evento GabrielFerrato, prefeito de Piracicaba;Pedro Mello, secretário muni-cipal da saúde; Angela MariaCassavia Jorge Corrêa, secre-tária da educação; RicardoMartins, gerente da Hyundai,dentre outros representantespolíticos, sindicais e da soci-edade piracicabana.

O projeto é uma inovação porse tratar de um trailer adapta-do em consultórioodontológico, que irá percor-

rer instituições, creches, esco-las da cidade, de 20 a 25 pes-soas carentes por dia.

O trailer é uma ex-tensão do trabalhoque já é realizadono Sindicato dosMetalúrgicos dePiracicaba, queconta em sua sedecom 11 consultó-rios, 1 sala de ci-rurgia e realiza umtotal de 4000 aten-dimentos ao mês.

Para José Luiz Ri-beiro, presidentedo Sindicato dosMetalúrgicos dePiracicaba, “oSorriso Cidadão é

Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba lança projetoSorriso Cidadão

uma forma de levar o tratamen-to odontológico aos que ne-cessitam”, destacou.

Esse projeto faz parte de ummodelo de sindicalismo cida-dão desenvolvido no Sindica-to, que compreende os traba-lhadores nas fábricas e os seusfamiliares, antes de tudo, comocidadãos.

Para o Hugo Liva, tesoureirodo Sindicato dos Metalúrgicosde Piracicaba, “é um sonho re-alizado, idealizado há mais de4 anos, que tem como objeti-vo se expandir para que pos-sa se levar cidadania e saúdebucal a toda população dePiracicaba”, comentou.

O “Sorriso Cidadão” é umaparceria do Sindicato dosMetalúrgicos de Piracicabacom as fornecedoras daHyundai: Doowon, MSB,Dymos, Mobis, Hwashin,Hanil, THN, Dugwon, Hyscoe Faurecia.

CIDADE5 JUNHO / 2014Para anunciar: 3413.0582 /992004669

Page 6: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

B. SANTA TEREZINHA

APÓS ALGUNS ANOS DE ESPERA POPULA-ÇÃO DE SANTA TEREZINHA GANHA SE-MÁFORO PARA PEDESTRE

Agendem a Apresentaçãode Palestras Motivacionaisministrados pelo Pastor eVereador Paulo Henriqueem sua igreja/empresa, to-talmente GRATUITAS,onde os ouvintes aprende-rão a como obter e manterVitórias em suas vidas ecarreiras profissionais aLuz da Palavra de Deus.

Pastores, Líderes Cris-tãos e Empresário dePiracicaba.

Antes, atravessar a avenida Euclidesde Figueiredo, dependendo do horá-rio, era uma aventura , principalmen-te na hora de pico ou quando termi-nava a missa da Paróquia, escolas ouigrejas evangélicas.

Para melhorar o trânsito daquela re-gião, a Semutran instalou um semáfo-ro para pedestre naquele lugar e comisso as imprudências dos motoristastambém deverão diminuir, econsequentemente tornando o trechomais seguro,para as pessoas que uti-lizam o local, principalmente criançase idosos.

Este semáforo estava sendo aguarda-do a muitos anos pela população de

Santa Terezinha para contribuição naredução de velocidade.

Moradores relatam que ali já aconte-ceram vários acidentes automobilísti-co e atropelamentos durante estesanos todos..

Na sua inauguração oficial o prefeitoGabriel Ferratto esteve presente eacionou o sistema de funcionamentodo semáforo, juntamente comLongatto, e o secretário Jorge Akira,que afirmou que a partir de agora seránecessário um trabalho deconscientização dos pedestres, paraque eles passem a atravessar na faixae, desta forma, utilizem o semáforo ex-clusivo para eles.

Contatos: Falar com Elson3377.5642 / 99764.7099

Page 7: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

7 JUNHO / 2014Para anunciar: 3413.0582 /992004669

BAIRRO JARAGUÁ

APÓS SOLICITAÇÃO DA POPULAÇÃO, RUA DO BAIR-RO JARAGUÁ É TAPADO PELA SEMOB

Foto: Assessoria

Embora este ano foi de pouca chu-vas, mesmo assim, em alguns pontosda cidade, existem buracos asfálticosdevido ao grande tráfigo de cami-nhões.

Uma das ruas que estava necessitan-do da operação tapa buraco, era arua Botucatu, situada no bairroJaraguá.

Esta rua é bastante ingrime e o seuconserto já era solicitado pelos mo-radores daquele bairro a um bom

tempo.

Ainda existem ruas a seremrecapeadas, ali no bairro e nos bair-ros vizinhos, mas devido a grandequantidade de pedidos e solicitaçõesda população, a Secretária de Obrasda prefeitura,se organiza através deequipes e agenda pré programadapara percorrer vários bairros da ci-dade.

Page 8: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

8junho / 2014

Uma nascente, cabeceira, olho-d'água ouexsurgência, Minas de água em hidrografia, é olocal onde se inicia um curso de água (rio, ribei-ra, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande oupequeno.

Luizinho Arruda e Deputado Chico Sardelli iniciam o projeto “Adoteuma Nascente”

Após visita do vereador Luiz Arrudana Assembléia Legislativa Estadual aoDeputado Chico Sardelli, foi realiza-do na manhã do Dia Mundial doMeio Ambiente,o plantio de 250 mu-das de espécies nativas da região naárea verde do Jardim Costa, bairrolocalizado nas proximidades do Cam-pestre, evento idealizado pelo verea-dor Luiz Carlos Arruda (PV), com oapoio do NEA (Núcleo de Educa-

ção Ambiental), da Sedema, Aguasdo Miramte, Rotary Clube do Bair-ro São Dimas e Diretoria de Ensi-no.

Cerca de 350 alunos das escolasAtílio Lafrata, do Estado, e JoãoOriani, do município, participaramdas atividades ecológicas.

No local, que conta com 20 milmetros quadrados de extensão,existe uma nascente que sofre com

a degradação causada pelos própriosmoradores, “pois é necessário um tra-balho forte forte de preservação do MeioAmbiente”, destacou Rogério Vidal, se-cretário municipal de Meio Ambiente.

A diretora da escola estadual AtílioLafratta, Vera Lúcia Isidoro, considerouo trabalho gratificante, “pois a iniciativatem de ser constante, já que as criançasadotaram o espaço”, explicou.

REVITALIZAÇÃO - O deputado es-

tadual Chico Sardeli (PV) compare-ceu ao evento, a convite do vereadorLuiz Carlos Arruda, e anunciou umaverba a ser destinada à implantaçãode uma academia ao ar livre e demaisbenfeitorias para o local. “A emendaserá apreciada ainda este ano e, senão houver nenhum empecilho, a par-tir de 2015 o dinheiro estará disponí-vel para a Prefeitura revitalizar porcompleto essa área”.

Page 9: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

9 Para anunciar: 3413.0582 / 9.92004669 JUNHO / 2014

Escrito por chelsea fitzgerald |Traduzido por débora sousa

As mulheres com o rosto emformato redondo tendem a pa-recer mais jovens por maistempo. Eles exalam uma apa-rência jovem e uma expressãoamigável para o mundo. Osrostos redondos só precisamde alguns ângulos para lhes darequilíbrio e proporção. Algunscortes de cabelo, joias e ócu-los exageram a sua forma cir-cular — é preciso explorar di-ferentes estilos, dicas demaquiagem e os melhores for-matos de óculos para acentu-ar a beleza das mulheres comesse tipo de rosto.

Cortes de cabeloAs mulheres de rosto redon-do devem se concentrar empenteados que não são cheiosou arredondados. Estilos emcamadas funcionam melhorpara elas. Normalmente, um ca-

belo de lado ou que não estejapartido ao meio é a melhor es-colha. Geralmente, uma franjalateral adiciona equilíbrio.

Dicas de beleza para rostos redondos

Evite o cabelo muito longo oucurto e cortes com franjas pe-sadas e retas. Evite tambémaqueles que são cortados exa-

tamente na altura do queixo oupuxados para trás em rabos decavalo. Experimente um pen-teado de modo que o topo doseu cabelo fique mais alto e oslados afinados.

Se você usa óculos de grau,ou apenas óculos de sol quan-do está ao ar livre, o formatodas armações podem fazeruma enorme diferença. Esco-lha armações quadradas ou an-gulares para aproveitar o má-ximo da sua beleza. Certifique-se que as bordas da armaçãonão vão além da área da maçãdo rosto, o que provocará umaumento involuntário das bo-chechas, que já são as partesmais largas do seu rosto.

Formatos de óculos

Page 10: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

10JUNHO / 2014

O organismo dos idosos di-minui a capacidade de regulara própria temperatura,porisso, as trocas de calor, quenormalmente levam o sanguepara todas as partes do corpoe aquecem os tecidos, ficamprejudicadas, fazendo com

que os idosos sintam mais friodo que os jovens, tornandomais suscetível a doençascomo gripes e resfriados.

Com a alteração do sistemacirculatório, é necessário que

os idosos estejam sempreaquecidos e agasalhados, prin-cipalmente por causa daoxigenação nas extremidades.

Não esquecendo que as doresreumáticas, como a artrose,também tendem a piorar du-rante os dias frios, outrassequelas do inverno são asalergias e o ressecamento dapele.

Segundo Dr.Clovis Cechinel(Geriatra): “Evitar banhos mui-

Cuidado com o Inverno to quentes e usar lãs, preferin-do os tecidos antialérgicos.”

REGINA COSTAAssistente Social Pós Graduadaem Geriatria

Page 11: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

11 Para anunciar: 3413.0582 / 9.92004669 JUNHO / 2014

CONHEÇA A TERCEIRA SELEÇÃOQUE ENFRENTARÁ O BRASIL

Camarões, a terceira seleção da fila

Atuação do Camarõesnas Copas do Mundo

Chicharito Hernández

A seleção de Camarões, comandadapelo técnico alemão Volker Finke, di-vulgou a pré-lista dos convocados paraa Copa do Mundo com 28 nomes,nesta segunda-feira. Aos 33 anos,Samuel Eto'o, do Chelsea, ainda é ogrande nome da equipe e a principalesperança de gols do time.

Outro nome de destaque é o do vo-lante Alexandre Song, reserva do Bar-celona. A maioria dos outros jogado-res defende times médios e pequenosda Europa.

Camarões está no grupo A da Copa,o mesmo do Brasil, e enfrentará a se-leção canarinha na terceira rodada, nodia 26 de junho, em Brasília, no está-dio Mané Garrincha.

técnico alemão Volker Finke

A Seleção de Camarões é a equipeafricana com mais participações nahistória das Copas do Mundo. Em2014, os Lions Indomptables joga-rão o Mundial pela 7ª vez. Ao todo,Camarões tem 20 jogos nas Copasdo Mundo, com 4 vitórias, 7 empa-tes e 9 derrotas, 17 gols-pró e 34gols-contra. O maior artilheiro daequipe em Mundiais é o lendárioRoger Milla, com 5 gols marcados,4 em 1990 e 1 em 1994.

I- Copa do Mundo 1982 (Espanha)

II- Copa do Mundo 1990 (Itália)

III- Copa do Mundo 1994 (EstadosUnidos

IV- Copa do Mundo 1998 (França)

V- Copa do Mundo 2002 (Coreiado Sul/Japão)

VI- Copa do Mundo 2010 (África doSul

VII- Copa do Mundo 2014 (Brasil)

13/06/2014 - Arena das Dunas (Na-tal) - Camarões x México

18/06/2014 - Arena Amazônia(Manaus) - Camarões x Croácia

23/06/2014 - Mané Garrincha(Brasília) - Camarões x Brasil

Page 12: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

12JUNHO / 2014

Email:[email protected]

ART HAIR, AULAS GRATUITAS PARA CORTE DE CABELO E ES-TÉTICA.

Fundada em meados de outubro de1999, através da professora e pro-prietária Denize Junqueira de Lima, aart-hair é uma escola itinerante, oscursos são realizados nos bairros deforma gratuita, em qualquer lugar co-berto e que tenha água e luz, cadeirase espaço para acomodação dos alu-nos; Centros comunitários, creches,associação de moradores e igrejas.

Os cursos ministrados são: - Básicode Cabeleireiro, Técnico de Cabelei-reiro, Tranças e Penteados, Manicu-re e Pedicure e Maquiagem.

Desde sua fundação até o ano de2014, a escola já realizou 20 forma-turas com a participação de 1790 alu-nos, recebendo Certificados ou Di-plomas (de acordo com o curso con-cluído)

Atualmente a escola conta com 1710 “Anjos da beleza” – voluntários queaos domingos colaboram com cortescomunitários desenvolvidos nos diver-sos bairros periféricos de Piracicabae região.

Os cortes comunitários proporcionamà comunidade atendida cortes, pen-

teados, manicure e pedicure, sem ne-nhum custo adicional. O trabalho éfeito dentro dos preceitos de higienee proporciona a integração social en-tre os profissionais e a comunidade.

O Slogan da escola é “SEM MEDODE SER FELIZ”, e sua meta é for-mar profissionais líderes para o mer-cado de trabalho na área da beleza.

A equipe de trabalho é formada paraestar á serviço da “Vida, da Esperan-ça e da Beleza” – dizeres que traz es-tampado nas camisetas da Escola art-hair.

Contato:

Page 13: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

13 Para anunciar: 3413.0582 / 9.92004669 JUNHO / 2014Política Geral

Antes os problemas de transito erambem menores do que temos hoje e épor esse motivo que as leis mudarame para que os novos motoristas seadaptem a esses novos problemas foipreciso mudar as leis.

Aulas deCNH e no-vas leis1- As aulas pra-ticas nas autoescolas que an-tes eram quinzeaulas agora ti-veram um au-mento de maiscinco aulastotalizando vin-te aulas praticas

sendo que quatro delas são aulas queterão que ser feitas à noite para que omotorista aprenda também como é di-rigir quando se está escuro.

2- Já as aulas teóricas que antes eramde 30 horas agora serão de 45 horas

ou seja 15 minutos mais de explica-ção sobre as regras de transito, taiscomo as placas, sinalizações entreoutras informações que são passadasnos chamados cursinhos de CNH.

3- Nas aulas teóricas alem do con-teúdo que é passado sobre as regrasde transito também vai ser dado umaaula especifica com relação ao con-sumo de álcool e quanto a dirigir em-briagado e também os cuidados queos condutores de motocicletas devemter entre outros assuntos relacionadoscom a segurança do transito.

4- O aumento das aulas automatica-mente também aumentará no valor, aestimativa é que o aumento seja deaproximadamente 20% mas isso vaidepender muito da auto escola em

CONHEÇA AS NOVAS LEIS PARA TIRAR A CARTEIRA DE MOTORISTAque você esta tirando a sua CNH.

Objetivo da mudança

O objetivo de toda essa mudança élevar o motorista a ter mais consciên-cia na hora de conduzir um veiculo esaber que tanto o carro como a motodevem ser conduzidos com muito cui-dado e responsabilidade.

Pois quando você não respeita as re-gras de transito de uma forma vocêestará colocando não só a sua vidaem risco como também a vida de ter-ceiros que também estão no transitojuntamente com você. Tenha cuidadoao dirigir e se for preciso dirija não sópor você, mas dirija também pelosoutros.

Page 14: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

JUNHO / 2014

ÃO

Corinhos Evangélicos

C GTudo que Jesus conquistouna cruz Dm FÉ direito nosso é nossa heGrançaC GTodas as bençãos de Deuspra nós F GTomamos posse é nossa he-

rança Am EmToda a vida todo poder F G G/BTudo que deus tem paradar Am EmAbrimos nossas vidas prareceber F GNada mais nos resistirá C G/BMaior é o que está em nós F GDo que o que está no mun-do

F G Cbem maior

Tudo Que Jesus Conquistou Na Cruz Marcos Góes

ESTRUTURANDO O MINISTÉRIO DE DANÇA NA IGREJA

O Ministério de Dança tem em seupropósito adorar a Deus e proclamara sua palavra por meio do movimen-to.

A dança, assim como qualquer tipode arte, é um poderoso meio de levare ensinar o evangelho de forma criati-va. A palavra falada entra pelos ouvi-dos, mas a palavra encenada entra pe-los ouvidos, olhos e emoções.

A dança pode atingir todas as faixasetárias (crianças, adolescentes, jo-vens, adultos, melhor idade).

Cada um dentro das suas limitações eobjetivos.

OBJETIVOS DO MINISTÉRIODE DANÇA

Levar o povo a adorar a Deus,Evangelizar, Ensinar e Restaurar

PUBLICO ALVO

Caracteristicas de um líder: 1 Tm3:1-13 / At 6:3

É necessário que o líder tenha algumaexperiência em dança, ou que pelo

menos, se interesse em buscar e seaprimorar, procurando oferecer algode excelência para Deus.

O ministério participa nas celebraçõesda Igreja (tanto no momento de lou-vor, como com coreografias duranteo culto), em projetos evangelísticos(festivais de dança, evangelismo nasruas, viagens missionárias) e de açãosocial (projetos em bairros e escolas,visitas em asilos e lares), apóia as con-gregações, dá oficinas para treinamen-to e consolida a visão com várias fai-xas etárias da Igreja.

ONDE O MINISTÉRIO DEDANÇA PODE ATUAR? Na próxima edição, diremos de

que forma devemos trabalhar adança na igreja e como formar osgrupos.

Page 15: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

CULINÁRIA FÁCIL

15JUNHO / 2014

CONHEÇA OS DIREITOS DO CONSUMIDORDEVOLUÇÃO DE ELETRODOMÉSTICOS

Qual o prazo de garantia do seu eletrodoméstico? As lojas são obrigadas a trocar o seuproduto?

Modo de PreparoO Código de Defesa do Consumidor,em seu artigo 18, somente impõe aofornecedor a responsabilidade pelatroca de produtos se apresentaremalgum vício, conhecido popularmentecomo defeito.

Vale dizer, o consumidor que compraou recebe o produto com defeito, ouseja, que dificulta seu consumo tem odireito de reclamar na loja ou no fa-bricante, e este, por seu turno, tem oprazo de trinta dias para sanar o de-feito, no caso de produtos não durá-veis como, por exemplo, cosméticos,

vestuário, dentro outros, e noventadias, no caso de produtos duráveis (fo-gões, geladeiras, eletrodomésticos emgeral). Se isso não acontecer no prazolegal assinalado, o consumidor tem di-reito a três opções: Pedir o dinheirode volta; abatimento proporcional aopreço; solicitar a substituição do pro-duto por outro em perfeito estado.

Em casos de mera insatisfação pesso-al por conta de tamanho, cor, gostoou modelo, não existe obrigatoriedadelegal de o fornecedor trocar o produ-to. Entretanto, por se tratar de costu-

me em alguns ramos do comércio, olojista, no intuito de conquistar efidelizar os clientes, por mera liber-dade, poderá facultar ao consumidora troca, desde, contudo, que preser-vados a etiqueta do produto e o seuestado de conservação.

O direito de não trocarImportante deixar claro que o forne-cedor até tem a opção de não trocaros produtos que não apresentem de-feito, desde que o consumidor sejaprévia e claramente informado de taisinstruções.

Se o comerciante não comunicar ade-quadamente ao cliente a impossibili-dade da troca, estará infringindo oartigo 66 do CDC (omissão de in-formação relevante), que prevê, in-clusive, detenção de um a seis mesesou multa.

Ingredientes2 ovos, 2 colheres (sopa) de açúcar,1 pitada de sal, 3 xícaras (chá) defarinha de trigo, 1 colher (sobremesa)de fermento em pó, 1 xícara (chá) deleite, Óleo para fritar, Açúcar e ca-nela para polvilhar.

bata as claras em neve junte as gemasbata mais um pouco, acrescente açú-car, o sal, o fermento e, aos poucos,a farinha de trigo, alternando-a comleite até formar uma massa mole.Aqueça o óleo e, separe porções damassa com uma colher e vá colocan-do-as aos poucos.

Deixe fritar até ficar dourados porigual. Sirva-os quentes polvilhadoscom açúcar e canela.

BOLINHO DE CHUVA DAVOVÓ

Page 16: Jornal A voz dos Bairros de Piracicaba Edição 16

TERMINAL CENTRAL, Av. Armando de Salles Oliveira, Rua XV de Novembro, Rua Boa Morte, Rua Joaquim André, Rua do Rosário, PRAÇATAKAKI, Av. Madre Maria Teodoro, Rotatória do Jaraguá, Av. Dr. Antonio Mendes de Barros Filho, TERMINAL SÃO JORGE, Rua Conchas,Rotatória do São Jorge, Av. Dr. Antonio Mendes de Barros Filho, Rotatória do Jaraguá, Av. Madre Maria Teodoro, Rua da Colônia, Rua DonaAnésia, Rua Sud Mennucci, Rua Dona Jane Conceição, PRAÇA TAKAKI,Rua da Palma, Rua Dr. João Conceição, Rua Sud Mennucci, Av. Dr. Paulode Moraes, Rua José Pinto de Almeida, Av. Independência, Rotatória da Av. 31 de Março, Av. José Michelletti, TERMINAL CENTRAL.

16JUNHO / 2014

HORÁRIOS DO TERMINAL SÃO JORGE Plataforma B 04

Segunda a Sexta-Feira:

05:00 05:20 05:40 06:00 06:20 06:40 07:00 07:20 07:40 08:10 08:45 09:15 09:45 10:15 10:45 11:15 11:45 12:1512:45 13:15 13:45 14:15 14:45 15:15 15:45 16:15 16:30 16:50 17:15 17:25 17:50 18:10 18:40 19:10 19:40 20:1020:40 21:10 21:40 22:10 22:40 23:10 23:40

Sábado

05:00 05:24 05:50 06:16 06:42 07:08 07:34 08:03 08:52 09:43 10:33 11:13 11:39 12:05 12:31 12:57 13:23 13:4914:15 14:45 15:15 15:45 16:11 16:37 17:03 17:29 17:55 18:21 18:47 19:13 20:00 20:50 21:40 22:30 23:20

Domingo e Feriado

05:16 06:04 06:52 07:40 08:28 09:16 10:04 10:52 11:40 12:12 13:00 13:48 14:36 15:24 16:12 17:00 17:48 18:3619:32 20:20 21:08 21:56 22:44 23:30