jornal a voz dos bairros de piracicaba - edição 15

16
Ano II - Edição 14 Maio / 2014 CULINÁRIA - BOLINHO DE ARROZ FÁCIL DE FAZER Maestro Cidão Diretor Responsável ANUNCIE - 3413.0582 / 992004669

Upload: jose-santos

Post on 08-Apr-2016

247 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

Alto índice de Dengue no Bairro Distrito de Santa Terezinha, situada na Região Norte de Piracicaba

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

Ano II - Edição 14 Maio / 2014

CULINÁRIA - BOLINHO DEARROZ FÁCIL DE FAZER

Maestro CidãoDiretor Responsável

ANUNCIE - 3413.0582 / 992004669

Page 2: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

MAESTRO CIDÃO

O Jornal A Voz dos Bairros Zona Norte de Pira-cicaba é uma publicação independente, de cir-culação mensal e distribuição gratuita.Diretor Resp.: José Ap. dos SantosArte e Diagramação: José Ap. dos SantosDepto. Publicidade: José Ap. dos SantosDepto. Comercial: José Ap.SantosColaboradores: Comunidades e Secretarias

Fotos: arquivoReportagens: José Ap. dos Santos

Editado por: A TRIBUNA

Diretor Responsável: Evaldo Vicente

Jornal A Voz dos Bairros de PiracicabaEmail:[email protected]

Tel:3413.0683 / 99200.4669

* As matérias e informações contidas nestejornal são de responsabilidade do próprio

autor

EXPEDIENTE

2MAIO / 2014

Diretor / PresidenteMTB - 007.5724/SP

A História dos Indios Paiaguás e a Pré Fundação dePiracicaba ”

Os índios Paiaguás, que se estabele-ceram próximos ao Salto do Rio, cha-mavam a região de Piracicaba, que nalíngua indígena significa "lugar onde opeixe chega "ou "lugar onde o peixepara".

Em 1723, Felipe Cardoso obteve umasesmaria que circundava o porto dorio, nas proximidades do Salto, tendoconstruído um "picadão" de Itu aoSalto do Rio Piracicaba. Com a es-trada, começaram a congregar em tor-no do Salto muitos sertanejos, pos-

seiros e possuidores de cartas desesmarias.

Luís Botelho de Souza Mourão, Mor-gado de Mateus, Capitão-General daCapitania de São Paulo, encarregouAntônio Corrêa Barbosa de fundaruma povoação na foz do rioPiracicaba, no rio Tietê, a fim de faci-litar o transporte de víveres e muni-ções para as tropas da Vila Militar doIguatemi, instaladas nas fronteiras como Paraguai, encarregada do policia-mento e defesa das terras divisórias

do País.

Côrrea Barbosa, desobedecendo alocalização ordenada, fundou a 90kmdo local determinado, junto ao Salto,uma povoação em 1o de agosto de1767. De31 de outubro de 1821,até24 de abril d 1856, conservou o nomede Nova constituição, mas uma peti-ção do vereador Prudente de Morais,mais tarde Presidente da República,atendida em 19 de abril de 1877,mudou o nome para o mais antigo epopular "Piracicaba"

Page 3: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

V. REZENDE

HORÁRIOS DO BAIRROPonto Final na Avenida Conceição (próximo àIgreja São Pedro)

Segunda a Sexta-Feira:06:10 07:00 07:35 08:10 08:45 09:2016:35 16:55 17:45 18:05 19:00 19:15

HORÁRIOS DO TERMINAL PIRACICAMIRIM

Itinerário:

TERMINAL PIRACICAMIRIM, Av. Prof. Alberto Vollet Sachs, Ponte do Ribeirão Piracicamirim, Av. Prof. Alberto V. Sachs, Av. Luciano Guidotti,Av. Independência, Santa Casa, Teatro Municipal, Rua Benjamin Constant, Av. Dr. Paulo de Moraes, Estação da Paulista, Prefeitura Municipal(Centro Cívico), Av. Pres. Kennedy, Av. Armando Césare Dedini, Rua Mário Góes de Calmon, Hospital dos Plantadores de Cana, Av. Barão deValença, Av. Manoel Conceição, Av. Oswaldo Cruz, Av. Conceição (Ponto Final),Rua Homero S. Roxo, Av. Francisco de Souza, Rua Frei Felicíssimode Pádua, Av. Cristóvão Colombo (passa na passarela da Belgo), Av. 1º de Agosto, Estação de Conexão da Vila Rezende/próx. ao Pronto Socorro, Av.Dona Francisca, Av. Manoel Conceição, Trav. Dom Luiz de Bragança, Av. Barão de Serra Negra (Hospital dos Fornecedores), Av. Dona Francisca,Av. Presidente Kenneddy, Ponte do Morato, Av. Dr. Paulo de Moraes (passa na Estação de Conexão da Prefeitura e na Estação da Paulista), RuaJosé Pinto de Almeida, Av. Independência, Av. Luciano Guidotti, Av. Alberto Vollet Sachs, Ponte da Av. Piracicamirim, Av. Alberto V. Sacchs, TERMI-NAL PIRACICAMIRIM.

HORÁRIOS DO TERMINAL CENTRAL DE INTEGRAÇÃOPlataforma A 02 - V. REZENDE/TPI - Linha 229

Segunda a Sexta-Feira:05:40 06:25 07:00 07:35 08:10 08:4516:00 16:20 17:10 17:30 18:25 18:40

Page 4: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

B. MÁRIO DEDINI

DOIS ECOPONTOS SERÃO INAUGURADOS NO MÁRIO DEDINI

4 MAIO / 2014Para anunciar: 3413.0582 /992004669

Após alguns mêses de preparação econstrução, está concluída e finalmenteserá inaugurada em caráter oficial osdois ecopontos do bairro MárioDedini.

O primeiro ecoponto a ser inaugura-do será o localizado na rua Francode Lima, próximo a divisa com o bair-ro Bosques do Lenheiro, terreno daprefeitura onde estava sendo ocupa-do provisóriamente como depósitode areia por particulares, para con-servação do local.

Este ecoponto beneficiará, além doMario Dedini I e II,o Jardim Mutirão,parte do Bosques do Lenheiro e VilaIndustrial.

Sua inauguração se dará no dia 21,com a presença do prefeito municipale autoridades.

Cinco dias depois,(26) será a vez doecoponto situado próximo ao Sesi, narua dos Topázios, na parte superiordo Mário Dedini.

Este , porém, cobrirá além do Mário

Dedini e os bairros citados,também osbairros Altos de Piracicaba e JardimConceição serão beneficiados porestarem próximos ao depósito.

O objetivo dos ecopontos está napossibilidade dos moradores teremum local para depositar restos deconstrução ou entulhos.

Também agentes de Programa deSaúde da Família (PSF), contribuempara a disseminação de conceitos so-ciais sobre o desenvolvimento sus-

Ecoponto da rua dos Topázios

Ecoponto da Faria Lima

tentável, saúde integrada e qualidadede vida, tanto em visitas às famíliascomo em encontros que costumamacontecer com associações de mora-dores.

Em Piracicaba, a Sedema conta hojecom nove ecopontos, sendo quecinco delas se concentramestratégicamente na Região Nortenos bairros Boa Esperança, Ártemis,Bosques do Lenheiro e agora, duasno Mário Dedini.

Page 5: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

ROTEIRO CULTURAL

Serão selecionadas propostasnas áreas de música e artes cê-nicas (incluindo teatro, circo,dança e teatro de animação eformas animadas). Os traba-lhos selecionados até o dia 24de maio, integrarão a progra-mação cultural 2014 do SesiPiracicaba.

Seleção de Projetos Culturais

A iniciativa visa estimular aprodução cultural da cidadepor meio da escolha de proje-tos de grupos e artistassediados a no máximo 150 kmdo Sesi Piracicaba.

Dessa forma, o edital buscaidentificar propostas que este-jam alinhadas com os objeti-vos do Sesi-SP - voltados àformação de plateias para aslinguagens de artes cênicas emúsica.

A Banda Esboço e a ReggaeEssence tem em seu repertó-rio suas principais influênciasmusicais, como o reggae, osambarock, a mpb e até o rock.Eles se apresentam no dia 17na Estãção Cultural (antiga es-tação da Paulista).

ESPECIAL BOB MARLEY - com as bandasReggae Essence e Esboço

Page 6: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

B. SANTA TEREZINHA BAIRRO CECAP I

O índice de infestação do mosquitotransmissor da dengue no bairro San-ta Terezinha, em Piracicaba (SP), ésete vezes maior que a média munici-pal, de acordo com pesquisa da Se-cretaria da Saúde. Outros quatro bair-ros, também na região norte da cida-de, apresentam risco de epidemia dadoença: Parque Piracicaba, VilaSônia, Bosques do Lenheiro e JardimGilda.

De cada 100 imóveis visitados emSanta Terezinha no final de janeiro, em7,31 foram encontrados insetos adul-tos ou larvas do Aedes aegypti. EmPiracicaba, a taxa média de infestaçãoneste início de ano é de 1 foco paracada 100 residências, número abaixodo índice de 3,3 registrado no mes-mo período de 2013 (veja dados porbairro no quadro). No ParquePiracicaba, a taxa de infestação che-gou a 4,76, seguido da Vila Sônia com3,28 e Bosques/Gilda com 2,81. Di-ante do resultado preocupante, a Se-

cretaria da Saúde informou que vaireforçar as ações de controle da den-gue na região norte.

Os arrastões realizados pelas equipesdo Programa Saúde da Família (PSF)entre agosto e janeiro serão repetidos,segundo a pasta.

"Se houver novamente uma transmis-são pelo vírus tipo 4, a área seria a

A pesquisa da infestação do mosqui-to da dengue visitou 4.252 imóveis em55 bairros de Piracicaba. Com exce-ção dos bairros da região norte, to-das as demais regiões do municípioregistraram incidência do AedesAegypti em quantidade abaixo do es-tipulado como ideal pela OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS).

No bairro Santa Terezinha,taxa é 7 vezes maior que amédia municipal.

DISTRITO DE SANTA TEREZINHA E REGIÃO NORTE DA CIDADETEM QUADRO PREOCUPANTE DA DENGUE

mais afetada e por isso vamos manternossa atenção e intensificar as açõesde controle de criadouros e do vetornesta região", disse por meio de as-sessoria o secretário municipal da Saú-de, Pedro Mello.

G1 Piracicaba

Moradores do CECAP I, so-licitaram a transferência doParque Infantil instalada naárea verde da Alameda LavíniaGalesi Furlan Falzoni , para umespaço público localizado naAlameda Newton CamargoCosta, próximo da avenidaEurico Gaspar Dutra, com to-das as instalações necessárias.

O motivo, segundo morado-res é a sua aproximação a umbar, deixando assim, os paispreocupado com seus filhos ecom a falta de arborização esombra suficiente.

Já o local onde a populaçãoreivindica a sua mudança, éarborizada e contém abrigo(sombra) o suficiente, faltan-do apenas complementar cominstalação de bancos, lixeirase luminárias.

MORADORES DO CECAP PE-DEM TRANSFERENCIA DEPARQUE INFANTIL

Page 7: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

7 MAIO / 2014Para anunciar: 3413.0582 /992004669

BAIRRO CHAPADÃO

Os alunos da Escola Municipal Pro-fessor Santo Granúzzio, no bairroChapadão, receberam oficialmenteuma quadra poliesportiva coberta nodia 25 de abril. Agora, com sol ou chu-va, eles terão a garantia de atividadesesportivas o ano todo. Além da co-bertura, a quadra ganhou sinalizaçãode solo, nova pintura e iluminação,garantindo o seu uso à noite pela co-munidade.

A cerimônia de inauguração contoucom a presença do Prefeito GabrielFerrato, da Secretária de Educação

Angela Jorge Corrêa, da viúva dopatrono da escola Neusa Granúzzio,pais de alunos e comunidade. A Se-cretária Angela agradeceu a presençados pais e da comunidade e enalteceua iniciativa do prefeito Gabriel na áreada Educação.

José Roberto Brito Leite nasceu emPiracicaba, em 11 de agosto de 1946.Filho de Jovino Brito Leite e NairBueno Oliveira, ele não era casadonem tinha filhos. Morreu em 12 dedezembro de 2011, aos 65 anos.

BAIRRO GANHA MAIS UMA QUADRAPOLIESPORTIVA

Foto: Marquinhos Ferreira

BAIRRO JARAGUÁ

Desde o último dia 26 de abril, o cam-po de futebol do Jaraguá passou a sedominar de “José Brito Leite”.

Brito, que por muitos anos foi presi-dente da Liga Amadora de Futebol,buscava, através do esporte, aintegração humana e social das comu-nidades próximas ao local e segundoo secretário municipal de Esportes,Lazer e Atividades Motoras (Selam),João Francisco de Godoy (Jonnhy),esta homenagem ao Brito Leite é maisdo que justa, pois ele tinha uma iden-tidade muito grande com esta regiãodo Jaraguá e com o futebol amador.

“Brito valorizava o trabalho dos líde-res comunitários, fato importantepara o desenvolvimento e integraçãodo esporte amador.”

A família de Brito Leite, que estavapresente na solenidade, agradeceuemocionada a homenagem. "Sabemoso quanto ele vai significar para sem-pre em nossos corações. Agora quan-do passarmos em frente a este cam-po vamos falar que o Brito está pre-sente aqui também e para sempre",falou a irmã do homenageado, JoceliBrito.

CAMPO DO JARAGUÁ LEVA NOME DE EX - PRESI-DENTE DA LIGA AMADORA DE FUTEBOL

Foto: Assessoria

Page 8: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

8MAIO / 2014

Professores da Escola Estadual doJardim Costa Rica visitaram a áreaverde de 20 mil metros quadrados es-colhida para ser o piloto do AdoteUma Nascente, projeto coletivo con-cebido pelo gabinete do vereadorLuiz Arruda (PV), Diretoria Regionalde Ensino e as secretarias munici-pais do Meio Ambiente (Sedema) eTrânsito e Transportes (Semuttran).

OAdote Uma Nascente tem comometa se tornar um programa perma-nente entre escolas, comunidades epoder público. Como a cidade pos-sui 5.380 nascentes mapeadas pela

Sedema, a ideia é transformar oslocais em verdadeiros “laboratóri-os a céu aberto”, com atividades deeducação ambiental, plantio de mu-das, exploração e revitalização doseu entorno..O lançamento oficialdo projeto está programado parao dia 5 de junho, a partir das 7h30,Dia Mundial do Meio Ambiente,quando a unidade recebrá as au-toridades para uma solenidade e os180 alunos participarão de mutirãode limpeza e plantio de 200 mudasna área verde. No entanto, oenvolvimento dos professores foi

planejado para que eles já iniciem os tra-balhos em sala de aula.

A população dos bairros próximo a nas-cente estão muito satisfeito com esta ini-ciativa do vereador Luiz Arruda, dandodemonstração de cidadania e o respeitoa natureza

Engenheira agrônoma, Clementina Rossiné a responsável pelo Viveiro Municipal.Como integrante do grupo que discuteas ações para a implantação do Adoteuma nascente, ela levará, em cronogramadefinido com a direção da escola, pales-tras e exposição de mudas aos estudan-tes e professores. “A gente vai trazer oviveiro para a escola, por meio de expo-sição virtual, e explicar como funciona acoleta de sementes, germinação e pro-dução das mudas”, disse. Das espéciesfrutíferas que devem ser plantadas estãopitanga, araçá gigante e jenipapo. Tam-

bém há a preocupação em incluir ár-vores atrativas para passarinhos,como a figueira branca, marinheiro,pau d’alho, pau marfim, ipê roxo eangico.

NOVO ITINERÁRIO NA BOGOTÁ

Após quase vinte anos de reivindica-ção junto a prefeitura, finalmente a RuaBogotá passará a ser mão única en-tre as ruas Monte Pascoal e AvenidaRaposo Tavares.Esta indicação foisolicitada pelo vereador em setembrodo ano passado.

Com isso as manobras dos ônibusurbano que ali fazem e que no qualinvadem até a calçada, colocandotraunsentes e veículos em risco deacidente,fato que acontecia comfrequência e que agora será sanado.

O vereador Luiz Arruda (PV) eVanderlei Quartarolo, diretor doDepartamento de Transportes

Adote uma nascente: Projeto Coletivo do vereadorLuiz Arruda e professores está de vento em popa

Uma nascente, cabeceira, olho-d'água ouexsurgência, Minas de água em hidrografia, é olocal onde se inicia um curso de água (rio, ribei-ra, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande oupequeno.

Page 9: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

9 Para anunciar: 3413.0582 / 992004669 MAIO / 2014

10 truques para evitar erros ao fazer as sobrancelhas em casa ( Continuação)

6. Respeite o formato natural da suasobrancelha. Afiná-la ou forçar umdesenho diferente pode não harmo-nizar com o seu rosto. Comece a re-tirar os fios de fora para dentro, eli-minando os que estão além do dese-nho natural, sem cometer excessos.

7. A dica para aparar é pentear os fioscom uma escovinha e cortar apenasas pontas dos mais longos, que ficamfora do desenho, como informou a

designer Fátima. Caso tenha medo deficar com falhas, basta pentear os fioscom rímel transparente.

8. Se errar e tirar mais pelos de umasobrancelha do que da outra, nempense em eliminar mais da que estámaior para aproximar os desenhos. Ocerto é ter paciência e deixar os peloscrescerem novamente. Procure a aju-da de um profissional para deixá-las

iguais novamente.

9. Tirou um pelo indevido e ficou comuma falha? Nada de tentar eliminaroutros para acertar o desenho, por-que só piora a situação. Para disfar-çar, a dica mais simples é apostar namaquiagem. Utilize lápis ou sombramarrom. O desenho feito com henna,ou até mesmo a micropigmentação(maquiagem definitiva), também podedisfarçam o problema.

10. Se a sua sobrancelha é muito ralae fina, deixe-a crescer bastante. Podeusar soluções que auxiliam no cresci-mento, como bepantol. Para dar aimpressão de que é mais grossa e viva,vale preenchê-la (sem excessos) doinício ao fim com sombra marrom.Pode se render à técnica demicropigmentação 3D, que reproduzcom perfeição o fio natural, em ta-

manho, cor e espessura. Os fios sãodesenhados com precisão, alguns so-brepostos, para causar com perfeiçãoo efeito 3D.

Page 10: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

10MAIO / 2014

Page 11: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

11 Para anunciar: 3413.0582 / 92004669 MAIO / 2014

CONHEÇA A SEGUNDA SELEÇÃOQUE ENFRENTARÁ O BRASIL

México e Camarões, segundo e terceiro da fila

Miguel Herrera - Técnico do México

Para disputar a Copa do Mundo de2014, o técnico do México, MiguelHerrera, revelou que a sua seleçãochegará ao Brasil em 7 de junho paraa disputa da competição. Os mexica-nos serão adversários do time nacio-nal comandando pelo técnico LuizFelipe Scolari no dia 17 do mesmomês, no Castelão, em Fortaleza, pelasegunda rodada do Grupo A do Mun-dial.

O treinador divulgou a programaçãoda Seleção Mexicana, que disputaráquatro amistosos antes de embarcarrumo ao Brasil, onde ficará hospeda-da e treinando em Santos antes deestrear na Copa contra Camarões, nodia 13 de junho, na Arena das Dunas,em Natal.

As equipes serão a Nigéria, no dia 5de março, no dia 31 de maio contra oEquador, Bósnia no dia 3 de junho ePortugal no dia 6 de junho, e em se-guida virão ao Brasil.

"A estreia é muito importante. O Bra-sil joga em casa, é o favorito e, alémdisso, é o mais forte do mundo, a his-tória diz. Mas vamos com tudo, afi-nal sabemos que ganhar a primeiravai ser importantíssimo, para depoislutar contra as outras duas equipespelo bilhete premiado, pois todos di-zem que só vai haver uma vaga nogrupo, porque seguramente a outravai ser do Brasil", disse o comandantedo time mexicano.

As longas viagens a serem feitas pe-los mexicanos e o clima quente es-perado nos locais onde o time nacio-

nal atuará na primeira fase da Copatambém foram citadas como uma pre-ocupação por Herrera. Após estrearem Natal e depois encarar os brasi-leiros em Fortaleza, o México irá atéRecife para enfrentar a Croácia na ro-dada final do Grupo A. "Acredito quea distância é uma preocupação. Va-mos ter temperaturas altas, mas noMéxico temos temperaturas similarese estamos acostumados a este tipo declima. Na verdade, todos os eventosmassivos, no mundo inteiro, têm boasegurança e temos que aproveitar etratar de dar alegria à torcida",enfatizou.

A seleção mexicana participou 14 ve-zes da Copa do Mundo de futebol.Os melhores desempenhos da sele-ção mexicana foram em 1970 e 1986

.Retrospecto da seleção do Méxi-co em Copas do Mundo1930 - Eliminada na primeira fase

1934 - Não se classificou

1938 - Desisitu

1950 - Eliminada na primeira fase

1954 - Eliminada na primeira fase

1958 - Eliminada na primeira fase

1962 - Eliminada na primeira fase

1966 - Eliminada na primeira fase

1970 - Eliminada nas quartas-de-fi-nal

1974 - Não se classificou

1978 - Eliminada na primeira fase

1982 - Não se classificou

1986 - Eliminada nas quartas-de-fi-nal

1990 - Desclassificada*

1994 - Eliminada nas oitavas-de-final

1998 - Eliminada nas oitavas-de-final

2002 - Eliminada nas oitavas-de-final

2006 - Eliminada nas oitavas-de-final

2010 - Eliminada nas oitavas-de-final

2014 - Participará da Copa do Mun-do no Brasil

* Em 1988, a seleção mexicana foipunida pela FIFA de disputar com-petições internacionais por usar irre-gularmente jogadores com idadesadulteradas nas divisões de base.

Atuação do Méxiconas Copas do Mundo

Crédito: Henry Romero/REUTERS

Chicharito Hernández

Page 12: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

12MAIO / 2014

Email:[email protected]

O "Dia Municipal de Conscientizaçãocontra a Violência ao Idoso"passaráa ser comemorada anualmente emPiracicaba.

Sua data será no dia 15 de Abril, mes-ma data organizada pela ONU (Or-ganização das Nações Unidas) e pelaRede Internacional de Prevenção àViolência à Pessoa Idosa como o "DiaMundial de Conscientização contra aViolência ao Idoso", celebrada pelaprimeira vez em 2006 para promovero debate do tema.

O Objetivo é ampliar a discussão en-

tre os órgãos públicos e a sociedadecivil sobre a violência contra as pes-soas idosas,que no qual vem crescen-do ano a ano, seja ela na periferia,comunidade ou grandes centros.

Os maus tratos contra idosos é namaioria das vezes omitidas e só des-coberto quando a situação está bas-tante adiantada

AGRESSÃO CONTRA IDOSOSVIRA TEMA DE DISCUSSÃO

SANTA ROSA

Uma das solicitações que a popula-ção do bairro Santa Rosa vinha já aalgum tempo reivindicando junto asecretaria de obra, e também atravésdo jornal A VOZ dos BAIRROS, eraa realização de um calçadão em umtrecho importante que liga o final darua Maria Spolidoro com a rua JoãoMarco Ometo, local de grande aces-so e movimento.

trata-se de um caminho muito utiliza-do pelos pedestres, principalmente osalunos da Escola Municipal AntoniaJesuina.

O Local, além de falta de iluminação

adequada, não tinha calçamento e nosdias de chuva era uma “calamidade”até para subir ou descer do onibus,quefica próximo ao local.

Porém, ali é um importante acessopara os moradores atravessarem obairro ou caminhar até a Escola Mu-nicipal, caso contrário, a populaçãoteria de dar uma grande volta, pelarua branca de Azevedo ou subir até aMilton Teixeira .

O trabalho, já está bastante adianta-do, e acredita-se que será concluidoainda neste mês.

CALÇAMENTO DA PRAÇA DO BAIRROSANTA ROSA ESTÁ QUASE CONCLUÍDO

Page 13: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

13 Para anunciar: 3413.0582 / 92004669 MAIO / 2014Política Geral

Já está em vigora lei que estendea possibilidadedo uso de açõescivis públicas deresponsabilidadea crimes contra ahonra e a digni-dade de gruposraciais, étnicosou religiosos (Lei12.966/2014),sancionada pelapresidente Dilma Rousseff no dia 24de abril. A ação civil pública é um ins-trumento processual, de ordem cons-titucional, destinado à defesa de inte-resses difusos e coletivos. É regula-mentada pela Lei 7.347/1995.

A nova leitem comoorigem ump r o j e t oapresentadoem 1997,pelo entãos e n a d o rAbdias Nas-c i m e n t o ,morto em2011. Ao jus-tificar a pro-

posta, Abdias defendeu ser precisoproporcionar às minorias um instru-mento ágil e eficaz que possibilite aelas enfrentar as manifestações de ra-cismo e discriminação.

Ação civil pública pode ser usada para prote-ção de grupos raciais e religiosos

A 1ª Vara da Fazenda Municipal deBelo Horizonte notificou o prefeito deBelo Horizonte Marcio Lacerda(PSB), acusado de improbidade ad-ministrativa em ação proposta peloMP (Ministério Público) de MinasGerais.

O prefeito é acusado de ter concedi-do isenção fiscal às 43 concessioná-rias de transporte público de BeloHorizonte, "descumprindo normas fis-cais e causando impactos nas contasdo município". O MP pede ainda aperda do cargo de prefeito e a cassa-ção dos direitos políticos de Lacerda.

A assessoria de imprensa do prefeitoLacerda disse que iria se manifestarsobre o assunto somente após a pro-

curadoria do município tomar conhe-cimento da ação.

Prefeito é cassado por beneficiar empresas deônibus

Aumento de preço em 2013Em julho do ano passado, no calordas manifestações de rua contra au-mentos nos preços das passagens deônibus, o prefeito recuou numa ele-vação de R$ 0,15 nos valores, de R$2,65 para R$ 2,80, de cerca de 80%das linhas de ônibus na cidade. A de-cisão chegou a valer por alguns dias,mas voltou o preço anterior.

Page 14: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

ESPAÇO ARTS GOSPEL

MAIO / 2014

DISK - ORAÇÃO

SM58: Tem uma melhor captaçaode médios e agudos (e regiaointermediária disso). Vc ganhabrilho nessa região, mas per-

de um pouco nafrequencia mais grave.Porém nada que umamesa nao resolva. Naminha modesta opiniao,é o melhor custo bene-fício dos SHURE.Pouca sucetibilidade amicrofonia, por ter umacaptaçao naturalmentemais apurada pra agu-

dos (ou seja, dificilmente sa-turam muito).

BETA58: É o SM58 melho-rado na condiçao de médios-

graves. Tb tem uma captaçaomais avançada (esse é umSupercardióide, talvez sejaesse o motivo de ter melhora-do bem os médios-graves). Osmodelos sem fio costumamser os mais comuns em ambi-entes de alta performance, porter uma relaçao de custo Xbeneficio viável.

Qual o melhor microfone dinâmico para uma igreja?

A Bm E D ATu que estas assentado no trono Bm A/E ESempre reinando sobera no Bm E D AAnjos cantando, homens louvan-do Bm A/E EDeus reunido, com o seu povo

D/A E/B A C#m Oh, oh Alfa, Omega, F#m Em A Cristo, Filho D C#m Oh, oh, vem, oh, oh vem, Bm E A D/E Oh, oh, vem, Senhor Jesus (2x)

A Bm E D AAnsioso espero a sua volta Bm A/E EO grande dia em que tu viras

A Bm E D AEntao subiremos, contigo estare-mos Bm A/E EPara sempre, aleluia

D/A E/B A C#m Maranata, Cristo

F#m Em A Filho, Mestre D C#m Oh, oh, vem, oh, oh vem Bm E A Oh, oh, vem, Senhor Jesus

Alfa e ÔmegaCorinhos Evangélicos

Duas igrejas evangélicas da cidade, aFiladélfia e a Universal passaram aoferecer o disk-oração. Pelo telefo-ne, as pessoas entram em contato bus-cando auxílio religioso para diversoscasos.

Em pouco tempo, este sistema de ora-ção começou a crescer, fazendo comque os pastores analizem em até ex-pandir as linhas telefônicas para po-der atender a todos que osprocuram.Os pastores afirmam que asligações variam entre pedidos de con-forto, preocupação cotidianas, pro-blemas familiares e problemas de saú-de. Para os pastores, apesar do su-cesso que as orações via telefone temfeito na cidade, elas não substituem aigreja. Na maioria das vezes, quemliga está sozinho e em desespero, pre-cisando de ajuda. A oração por tele-fone serve justamente para cortar oproblema naquele momento, mas nãosubstitui a ida à igreja.

Page 15: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

CULINÁRIA FÁCIL

15MAIO / 2014

CONHEÇA OS DIREITOS DO CONSUMIDORDEVOLUÇÃO DE PRODUTOS

BOLINHO DE ARROZ FÁ-CIL DE FAZER

Ingredientes 2 xícaras de arroz cozido, 2 ovos

cheiro verde bem picadinho (a gos-to), farinha branca passada na penei-ra, sal a gosto.

De acordo com o artigo 26 do Códi-go de Defesa do Consumidor, nacompra de bens duráveis o consumi-dor tem o prazo de 90 dias para re-clamar de vícios (defeitos) de fácilconstatação.

A garantia legal de 90 dias abrangetodas as peças que compõem o veí-culo e o fornecedor não poderá seexonerar da obrigação de responderpor todo o produto, conforme prevêo artigo 24 do código.

Para resguardar direitos, a reclama-ção ao fornecedor deve ser feita por

escrito, em duas vias, guardando-se asegunda protocolada.A loja pode ven-der peças de mostruário? Há garantiapara esses produtos?

Nada impede que as lojas vendam pro-dutos de mostruário em liquidações,saldões etc. É possível que esses pro-dutos apresentem vícios (defeitos). Noentanto, esses vícios devem ser clara-mente informados ao consumidor, quepoderá comprar ou não o produto. Sedecidir pela compra, os vícios deve-rão constar detalhadamente na nota fis-cal.

Para os vícios informados previamen-te não caberá a garantia legal previs-ta no artigo 26 do Código de Defesado Consumidor. Porém, se o produ-to apresentar algum vício não relaci-onado no ato da compra, o consu-midor poderá exigir o reparo no pra-zo de garantia legal do produto.

TrocaDe acordo com o artigo 18 do CDC,o fornecedor e o fabricante têm 30dias, a partir da reclamação, parasanar o problema do produto.Extrapolado esse prazo, o consumi-dor pode exigir um produto similar, arestituição imediata da quantia pagaou o abatimento proporcional do pre-ço. Contudo, o período de um mêsnão deve ser estipulado em caso dese tratar de produto essencial comdefeito - como uma geladeira, porexemplo -, e a troca deve ser imedi-ata.

Qual o prazo de garantia para carro usado? É legal a cobertura somente para motor ecâmbio?

Modo de Preparo

Em uma vasilha grande, coloque oarroz cozido (você pode aproveitar oarroz que sobrou na panela do almo-ço ou da janta), os ovos, o cheiro ver-de e o sal, misture tudo muito bemcom uma colher.

Adicione aos poucos a farinha e amas-se com as mãos, até dar o ponto defazer bolinhos, o ponto de fazer boli-nhos é no momento que você amassaum pouco da mistura na mão, e o bo-linho não se quebra.

Faça bolinhas com a mistura, toman-do como medida uma colher de sopa

Coloque óleo em uma frigideira fundae aqueça-o em fogo médio Se vocêcolocar os bolinhos no óleo frio, elesgrudam no fundo da panela e se o óleoestiver muito quente, os bolinhos quei-mam por fora e ficam crus por dentro

Frite os bolinhos até dourarem emtoda a superfície.

Tire-os da frigideira escorrendo o óleocom um garfo e coloque em cima depapel absorvente para tirar o excessodo óleo.

Page 16: Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba - Edição 15

16MAIO / 2014

Segunda a Sexta-Feira:04:50 05:00 05:10 05:18 05:26 05:34 05:42 05:50 05:58 06:06 06:14 06:22 06:30 06:38 06:46 06:5407:03 07:12 07:21 07:30 07:38 07:46 07:55 08:05 08:22 08:39 08:56 09:13 09:30 09:47 10:04 10:1810:32 10:46 11:00 11:14 11:28 11:42 11:56 12:10 12:24 12:38 12:52 13:06 13:20 13:34 13:48 14:0214:16 14:30 14:44 14:58 15:12 15:26 15:35 15:44 15:53 16:02 16:11 16:20 16:29 16:38 16:47 16:5617:05 17:14 17:23 17:32 17:41 17:50 17:59 18:08 18:17 18:26 18:35 18:44 18:53 19:02 19:14A19:26A 19:40 19:55 20:12 20:29 20:46 21:03 21:19 21:36 21:53 22:10 22:27A 22:44A 23:01 23:1823:35 23:50

A – Atende a Unimep (segue para a Unimep e retorna ao TCE - somente no período escolar).Sábado:04:50 05:00 05:10 05:20 05:29 05:38 05:47 05:56 06:05 06:15 06:24 06:33 06:42 06:51 07:00 07:09 07:18 07:27 07:36 07:45 07:54 08:03 08:1208:26 08:40 08:54 09:07 09:21 09:35 09:49 10:03 10:17 10:31 10:45 10:59 11:13 11:26 11:37 11:47 11:57 12:07 12:18 12:30 12:43 12:53 13:0313:13 13:23 13:33 13:43 13:53 14:03 14:16 14:29 14:42 14:55 15:08 15:21 15:34 15:47 16:00 16:13 16:27 16:41 16:55 17:05 17:21 17:37 17:5318:09 18:25 18:41 18:57 19:13 19:29 19:45 20:01 20:17 20:33 20:49 21:05 21:20 21:35 21:55 22:15 22:35 22:55 23:15 23:35 23:50

Domingo e Feriado:04:50 05:05 05:21 05:37 05:53 06:09 06:25 06:41 06:57 07:13 07:29 07:45 08:01 08:17 08:33 08:49 09:05 09:21 09:37 09:53 10:09 10:25 10:4110:57 11:13 11:29 11:45 12:01 12:17 12:33 12:49 13:05 13:21 13:37 13:53 14:09 14:25 14:41 14:57 15:13 15:29 15:45 16:01 16:17 16:33 16:4917:05 17:21 17:37 17:53 18:09 18:25 18:41 18:57 19:13 19:29 19:45 20:01 20:17 20:33 20:49 21:05 21:20 21:35 21:55 22:15 22:35 22:55 23:1523:35 23:50

Itinerário:TERMINAL CECAP-ELDORADO, Al. Marcílio de Souza Dias, Al. Nações Unidas, Av. Gustavo F. de Lima, Al. Marcílio de S. Dias, Rua Gustavo Carraro,Av. Rio das Pedras, Trav. 24 de Abril, Av. Pompéia, Av. Rio das Pedras, Av. Prof. Alberto Vollet Sachs, TERMINAL PIRACICAMIRIM.

Parada em todos os pontos: Dias úteis – Saídas do TCE: a partir das 18:44. Sábados, Domingos e Feriados: o dia inteiro.

HORÁRIOS DO TERMINAL CECAP-ELDORADOCECAP-TPI/TCI - LINHA 240