jornal a voz do espinheiro edição de ago e set 2012

16
Inscrito no ICS com o nº 101 550 ISSN 2182-1542 ANO XLI N.º 431 AGOSTO/SETEMBRO 2012 MENSAL- 0,50 Tiragem: 100 Redacção: Rua Principal, 312 MENSÁRIO REGIONALISTA Fundador: João David Lourenço 2380 – 325 Espinheiro Fundado em 1972 Proprietário: Junta de Freguesia de Espinheiro Redactor Principal: Fátima Carloto ISSN 2182-1542 Director: Luís Saca Festa de Despedida do Pe. Arlindo Jorge 26 de Agosto 2012 Padre Arlindo Jorge Foi em ambiente de festa que no passado dia 26 de Agosto o Padre Arlindo Jorge se despediu da nossa paróquia a fim de partir para outra missão pela ordem do Senhor Bispo da Diocese de Santarém D. Manuel Pelino. Foi organizado um jantar no Salão da Casa do Povo do Espinheiro que teve aderência de muitos paroquianos e familiares. O padre Arlindo esteve ao serviço da nossa comunidade durante seis anos (15 Outubro 2006). Bem-haja e felicidades na sua nova missão. Pg 3 PROGRAMA DESPORTO E SAÚDE 2012 / 2013 GINÁSTICA - Espinheiro - Casa Povo - 3ª feira - 9:30 HIDROGINÁSTICA-Piscinas M. Alcanena-4ª feira 10:30 CAMINHADA PELO CONCELHO–14 Outubro- Serra 10:00 Monsanto – 28 Outubro - 10:00 Tomada de Posse do novo Pároco na Freguesia de Espinheiro 9 de Setembro 2012 Padre Ricardo Gonçalves Pinto No passado dia 9 de Setembro em ambiente de festa, a Paróquia de Espinheiro recebeu o novo padre, que está ao serviço das comunidades de Pernes, Arneiro das Milhariças e Espinheiro. Mais uma vez a nossa paróquia recebe um padre jovem que terá com certeza novos projectos para lançar. O jornal “A Voz do Espinheiro” deseja boas vindas, neste novo caminho a prosseguir e que traga ao coração de todos nós a Boa Nova. Felicidades. Fátima Carloto Continua nas páginas 10 e 11 Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português Agrupamento 1159 – Pernes Pg. 3

Upload: pedro-castro

Post on 12-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição de Agosto e Setembro de 2012 do Jornal "A Voz do Espinheiro"

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

Inscrito no ICS com o nº 101 550

ISSN 2182-1542

ANO XLI N.º 431 AGOSTO/SETEMBRO 2012 MENSAL- 0,50

Tiragem: 100

Redacção: Rua Principal, 312 MENSÁRIO REGIONALISTA Fundador: João David Lourenço

2380 – 325 Espinheiro Fundado em 1972 Proprietário: Junta de Freguesia de Espinheiro

Redactor Principal: Fátima Carloto ISSN 2182-1542 Director: Luís Saca

Festa de Despedida do Pe. Arlindo Jorge 26 de Agosto 2012

Padre Arlindo Jorge

Foi em ambiente de festa que no passado dia 26 de Agosto o Padre Arlindo Jorge se despediu da nossa paróquia a fim de partir para outra missão pela ordem do Senhor Bispo da Diocese de Santarém D. Manuel Pelino.

Foi organizado um jantar no Salão da Casa do Povo do Espinheiro que teve aderência de muitos paroquianos e familiares.

O padre Arlindo esteve ao serviço da nossa comunidade durante seis anos (15 Outubro 2006).

Bem-haja e felicidades na sua nova missão. Pg 3

PROGRAMA DESPORTO E SAÚDE 2012 / 2013

GINÁSTICA - Espinheiro - Casa Povo - 3ª feira - 9:30 HIDROGINÁSTICA-Piscinas M. Alcanena-4ª feira 10:30

CAMINHADA PELO CONCELHO–14 Outubro- Serra 10:00 Monsanto – 28 Outubro - 10:00

Tomada de Posse do novo Pároco na

Freguesia de

Espinheiro 9 de

Setembro 2012

Padre Ricardo Gonçalves Pinto

No passado dia 9 de Setembro em ambiente de festa, a Paróquia de Espinheiro recebeu o novo padre, que está ao serviço das comunidades de Pernes, Arneiro das Milhariças e Espinheiro.

Mais uma vez a nossa paróquia recebe um padre jovem que terá com certeza novos projectos para lançar.

O jornal “A Voz do Espinheiro” deseja boas vindas, neste novo caminho a prosseguir e que traga ao coração de todos nós a Boa Nova. Felicidades. Fátima Carloto

Continua nas páginas 10 e 11

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português

Agrupamento 1159 – Pernes

Pg. 3

Page 2: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 12 ______ A VOZ DO ESPINHEIRO ______ 2

Crónica do Mês Setembro _______________ Por António Alves

Terrorismo

Foi há 11 anos, que tudo aconteceu, em 2001. Estava eu a trabalhar na fábrica do “tio Feliciano” em Amiais de cima, quando pela manhã ouvi o Pedro, neto do falecido “tio Feliciano” dizer:

- Uma já foi. Agora foi a outra. Eu não percebi nada da conversa porque apenas estava preocupado com o trabalho e que não viesse o Fernando serrado, o pai do pedro chatear-me a cabeça por uma razão qualquer.

Não havia razão para isso. Quando à noite, depois do trabalho, cheguei a casa e liguei a televisão apercebi-me do que estava a acontecer.

Como é que há gente que é capaz de fazer coisas destas é que me parece impossível.

A partir do dia 11 de Setembro de 2001, o mundo passou a ser diferente, pior do que tinha sido até ali.

Mas eu lembro-me que no dia 11 de Setembro de 1973, há quase 40 anos, de um golpe de estado, no Chile, comandado pelo General Pinochet, onde foi morto o presidente democraticamente eleito Salvador Allende, onde morreram mais pessoas do que as que se encontravam nas torres gémeas, em Nova Iorque, com o aval do governo dos Estados Unidos da América.

Tanto um como o outro foram dois casos de terrorismo.

Aqui, na Holanda, entre a comunidade portuguesa, também há casos de terrorismo, principalmente quando as pessoas estão embriagadas.

Há aqui um centro português, bem perto da casa onde moro, onde entrei duas ou três vezes e dessas duas ou três vezes saí bêbado. Deixei de lá ir.

Passei a ficar mais tempo em casa no quarto a ler ou a ver televisão. Mas meti cá 3 terroristas

que acharam que eu passo tempo demais no meu quarto. Dois são portugueses (um casal) e o terceiro é holandês.

No Sábado passado, o holandês quase me agrediu por causa da “pasta” e ontem o casal de terroristas quis impor a sua lei por causa da “massa”.

Meus amigos, estou farto da Holanda. Alguém me arranja trabalho em Portugal? Sei

fazer de tudo menos aquilo que não sei fazer. Também no Sábado passei à loja do tal

comerciante do Porto, que se converteu em testemunha de Jeová e que agora pertence a um turco. É uma frutaria. Estava cheia de gente.

Porque é que os portugueses que estão aqui, na Holanda, não prestam param nada?

P.S. Esta manhã, quando liguei a televisão, vi a Nelly Furtado no canal da BBC. É uma mulher de sucesso.

Parece que no Canadá os portugueses são mais bem-sucedidos do que aqui na Holanda. Ou estarei enganado?

Cristina Branco não tem os problemas que eu tenho e foi aqui que começou a sua carreira artística.

A noite passada, quando fiquei com a pilha de nervos, depois do casal ter imposto as suas leis macarrónicas também liguei a televisão. Houve uma pequena falha a ver e, quando a imagem surgiu, vi a bandeira portuguesa.

Deve ser bruxedo. Tudo o que se tem passado comigo, desde que cheguei à Holanda, deve ser obra do diabo.

Por cima da televisão, colada na parede tenho uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que retirei de um calendário, que comprei a um mendigo em Algés. Espero que Ela abençoe esta casa, porque até agora tem sido bastante amaldiçoada.

Haia, 11 de Setembro de 2012

Poema na página

Page 3: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 12 ____ A VOZ DO ESPINHEIRO ______ 3

FESTA DE DESPEDIDA DO PADRE ARLINDO

Numa organização da Comissão de Igreja local, realizou-se no passado dia 26 de Agosto, no salão de festas da Casa do Povo, um jantar de despedida do Padre Arlindo. Um jantar que teve o propósito de manifestar ao Padre Arlindo o

agradecimento da comunidade espinheirense, paroquianos e população em geral, pelo trabalho que desenvolveu ao serviço da igreja e da comunidade ao longo dos anos (seis) em que permaneceu entre nós, bem como, manifestar-lhe o seu apoio e incentivo para os novos desafios que o esperam em Roma, onde irá estudar.

O jantar, que decorreu num ambiente de grande confraternização e amizade, possibilitou ainda, às cerca de 150 pessoas presentes, assistir a uma projeção de imagens sobre as ações desenvolvidas pela igreja durante o tempo em que decorreu o sacerdócio do Padre Arlindo no Espinheiro, testemunhando a grande envolvência e vivência na fé cristã na comunidade espinheirense. No final, o Padre Arlindo agradeceu à população espinheirense pelo seu apoio e amizade, reconhecendo o seu forte caracter, que caracterizou como sendo inteligente e sofrido.

Corpo Nacional de Escutas Escutismo Católico Português Agrupamento 1159 – Pernes

O Padre Ricardo, novo pároco da nossa paróquia, apelou aos pais a incentivarem seus filhos à prática

do escutismo, assim aqui fica a informação de como o poderão fazer se o desejarem. INSCRIÇÕES: 29 Setembro a 27 Outubro

Lobitos: 6 aos 10 anos; Exploradores: 10 aos 14 anos Pioneiros: 14 aos 18 anos; Caminheiros:18 aos 22 anos Abertas as inscrições para crianças e jovens para o movimento escutista: O Escotismo Católico Português é um movimento de auto-educação progressiva para rapazes e raparigas, com o apoio de adultos voluntários. Escotismo: Estilo de vida saudável, espaço de aprendizagem, espírito de fraternidade. Construir a pessoa humana, responder aos desafios da sociedade, construir um mundo melhor… Se achas que este desafio é para ti, junta-te aos escuteiros do CNE. Queres ser escuteiro? Aparece aos Sábados pelas 16 horas na sede de Pernes [email protected]| 918304400|931621649

Nota de Agradecimento

Após as férias, queria dirigir-me a todos os nossos assinantes/leitores pela vossa compreensão uma vez que nesta altura suprimimos um número do nosso mensário fazendo-o sair com dois meses incorporados.

O meu bem-haja a todos os que nestes últimos meses colocaram a sal assinatura em dia. E deixo-vos aqui expresso o meu grande desejo de uma boa entrada ao serviço, quer as crianças e jovens no regresso às aulas, quer os adultos na sua vida quotidiana.

O tempo em que vivemos é de muita dificuldade com aumentos progressivos de bens e serviços, pois Portugal, bem como muitos países da Europa estão numa crise profunda onde a Troika teve que intervir. Sendo nós um povo pacífico o povo começou a exaltar-se e as manifestações de descontentamento são hoje uma constante no nosso País.

Esperamos que haja mudança, com mais produtividade pela parte dos portugueses (incluindo de géneros alimentares para consumo próprio) pois não irá ser a curto prazo que irá melhorar a situação catastrófica em que se encontra o País.

“A Voz do Espinheiro” está sempre aberta para as vossas notícias e divulgação que desejarem. Bem-haja pelo apoio para que o nosso jornal vá sendo uma realidade.

Fátima Carloto

Page 4: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

4 ________ A VOZ DO ESPINHEIRO _____ AGOSTO/SETEMBRO 12

24º Almoço Convívio Sénior Sardinhada 2012

22 de Setembro

O Pavilhão Ana Sonça, em Minde, recebeu, no

passado dia 22 de Setembro, o 24º Almoço

Convívio Sénior / Sardinhada 2012, uma

iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena e

das Juntas de Freguesia do Concelho, que

contou com a presença de cerca de 800

participantes.

O almoço teve início pelas 12H00, seguindo-se,

baile com o organista Sérgio Jorge. Pelas

15H00 teve lugar a actuação da Banda da

Sociedade Musical Mindense.

O 24º Almoço Convívio Sénior / Sardinhada

2012 contou com o apoio da Base do

Intermarché de Alcanena, Fábrica da Igreja

Paroquial da Freguesia de Minde e da Banda da

Sociedade Musical Mindense.

Enquadramento Legal da Casa do Povo de Espinheiro

Agradecimento

A Junta de Freguesia de Espinheiro e a Direcção da Casa do Povo de Espinheiro vêem por intermédio do jornal a Voz do Espinheiro agradecer publicamente ao Sr. solicitador Amarino Caldeira pela disponibilidade e colaboração que vem prestando, de forma gratuita, no processo de legalização da actividade e património da Casa do Povo de Espinheiro, em curso.

FARMÁCIAS DE LUTO

É o que se pode ler no exterior de muitas farmácias portuguesas…

NÃO DEIXE QUE A SUA FARMÁCIA ENCERRE 600 FARMÁCIAS CORREM RISCO DE FECHER EM 2013

A FARMÁCIA DO ESPINHEIRO TAMBÉM

CORRE RISCO

“As farmácias sempre estiveram perto das pessoas e assim devem continuar no futuro”

Este é um tema que está a fazer correr muita

tinta nos meios de informação e nas próprias farmácias em risco de encerrar, através de folhetos e uma Petição de assinaturas aos seus utentes… fruto da crise que se instalou em Portugal, todos os sectores estão a sofrer as consequências gravosas de políticas dos últimos governos ….

Não são as farmácias dos grandes centros (Lisboa de Porto) que vão estar mais preocupadas com estes meios de austeridade, mas sim as farmácias dos meios pequenos como a nossa…

A farmácia do Espinheiro é uma das farmácias que também corre o risco de encerrar.

Se estiver interessado em que a farmácia não encerre pode dirigir-se à sua farmácia e manifestar o seu descontentamento acerca do risco de encerramento, assinando e identificando com o número de B.I. ou Cartão do Cidadão.

Fátima Carloto

Alguns epígrafos que fazem parte deste

folheto:

As farmácias foram destruídas em, dois anos.

1.131 Farmácias têm fornecimentos suspensos.

457 Farmácias têm processos judiciais para regularização de dívidas aos grossistas.

O montante global da dívida litigiosa aos grossistas é de 235 milhões de euros.

Em 2012, a farmácia apresentar é um resultado líquido negativo de 40.000€

Estudo realizado pela Universidade de Aveiro

Page 5: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 5 ________ A VOZ DO EPSINHEIRO _______ 5 Recordando e aprendendo com:

Albertino Henriques Barata

Maria Lalande

Esta notável atriz nasceu em 1913 e faleceu em 1968. Natural de Salgueiro do Campo (Castelo Branco) fez o curso de Teatro e de Baile no Conservatório Nacional de lisboa, onde recebeu o prémio “Eduardo Brasão”.

Ao lado da grande actriz Adelina Abranches, participou na peça “Cova da Piedade”, sendo ainda aluna.

A sua verdadeira estreia realizou-se em 1931 no Teatro Nacional, na peça “Romance”, interpretando o papel principal.

Recebendo os maiores elogios da crítica participou nas seguintes peças:

-Frei Luís de Sousa; Lady Kitty; Pigmaleão; O Rei; Fanny; Rosa Enjeitada; Não o Levarás Contigo; Pedro Feliz; Miss Bá; Três Raparigas Modernas; Casa da Boneca, etc.

Maria Lalande actuou depois no Teatro da Trindade, no Teatro Popular São Luís, ao lado de Eunice Muñoz e também no Teatro Villaret, onde terminou a sua famosa correria teatral. Devo dizer ainda que Maria Lalande representou António Marinheiro, de Bernardo

A grande actiz Maria Lalande

Santareno, uma figura ímpar da Cultura Portuguesa, com raízes no Espinheiro, uma terra progressiva e hospitaleira.

Mª Fernanda Barata

Leiria, 4 de Setembro de 2012

Continuação da página 2

Maldição

Vida maldita a nossa, Saímos de Portugal, Enterrados nesta fossa, Suja vida d’animal.

Destino de amargura Sem sonhos p’ra construir, Sem um pouco de ternura, O tempo sempre a fugir.

Maldita esta tristeza Desta vida do diabo Sem sonhos e sem beleza.

Choca cabeça de nabo Futuro de incerteza Só nos querem vir ao rabo.

Por António Alves

VIVA O DINHEIRO DA TROICA

Dizem que não há consumo Que assim não se pode crescer. Se ele se esvaiu como o fumo Dá muito bem para entender! Muito incentivaram a poupar E a comprar produto chinês Incentivaram a emigrar E a deixar o solo português! Agora senhores que mais querem? Por favor não desesperem A Troika vai resolver tudo

Eles são uns tipos porreiros Vão-nos encharcar com euros Depois veem-nos por um canudo!

Por: Abílio R. Aires

Page 6: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

6 __________ A VOZ DO ESPINHEIRO ____ AGOSTO/SETEMBRO 12

Atlético Clube Recreativo Espinheirense

Começar de novo

Após cerca de dez anos de interregno a bola voltou a rodar no Campo 9 de Abril. Contrariando as

expectativas mais pessimistas, que davam o clube, um dos mais emblemáticos desta sub-região

ribatejana, já como morto e enterrado, um grupo de sócios e ex-dirigentes arregaçaram mangas e

lançaram mãos á obra no intuito de reerguer o clube, devolvendo-lhe a dignidade e o papel que por

direito merece. Difícil tarefa, diga-se a bem da verdade! É que, nos tempos que correm, são bem

conhecidas as dificuldades que assolam os pequenos clubes, decorrentes da falta de meios

financeiros e humanos, que levam precisamente a que muitos, cada vez mais, ponham fim à sua

actividade. E, depois, dez anos de interregno deixaram marcas indeléveis e desoladoras nas

instalações, de degradação e destruição por falta de uso e pelo vandalismo a que foram sujeitas. Foi

preciso, por isso, muito trabalho, edificando,

limpando e pintando, apetrechando as instalações

desnudadas de novos equipamentos necessários à

sua atividade. Um trabalho meritório, até pelo seu

carater voluntarioso, com resultados já bem

patentes, ainda que (como é natural) não esteja

concluído. Um trabalho que tem implícito um

objetivo maior e derradeiro, que é formar uma

equipa de futebol para participar no campeonato do

Inatel, o qual se encontra também já em vias de

concretização, pois, desde o início de Setembro,

que os velhos holofotes do 9 de Abril se reacendem

duas vezes por semana para a realização dos treinos da nova equipa em formação, dando mais luz e

esperança a todos os que acreditam e investem no relançamento do clube. Uma equipa constituída à

base de jogadores da terra e de aldeias vizinhas, que jogam futebol de forma gratuita, pelo prazer de

jogar à bola, pela amizade e camaradagem, valores muito caros nos dias de hoje, de que o Atlético

sempre foi credor. Aguarda-se, agora, que o início do campeonato arranque para que todos,

dirigentes, sócios, amigos e simpatizantes, possam vibrar e reviver velhos bons momentos assistindo

aos jogos da sua equipa de sempre.

Luís Saca

Page 7: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 12 ____ A VOZ DO ESPINHEIRO _____ 7

Espaço para os Poetas

Miguel Torga

Não é a primeira vez que faço referência ao grande Escritor Miguel Torga, uma figura destacada da Cultura Portuguesa.

Escreveu em prosa e em verso, de uma forma sentida e admirável.

Convido os leitores de “A Voz do espinheiro” a lerem a obra de Miguel Torga, uma obra digna de ser lida por nós, Portugueses.

Aqui fica registado o seu poema “Camara Escura”

“Devagar Hora a hora, Dia a dia, Como se o tempo fosse um banho de acidez, Vou vendo com mais funda nitidez O negativo da fotografia. E o que eu sou por detrás do que faço! Que seguida traição desde o começo. Em cada gesto, Em cada grito Em cada verso! Sincero sempre, mas obstinado Numa sinceridade Que vende ao mesmo preço O direito e o avesso Da verdade. Dois homens num só rosto! Uma espécie de ano sobreposto, Inocente, Impotente, E condenado

A este assombro de se ver forrado Dum pano de negrura que desmente A nua claridade do outro lado.

Mª Fernanda Barata Leiria, 04 de Setembro de 2012

Museu da Boneca em

Alcanena

«O Museu da Boneca é um equipamento tutelado

pela Câmara Municipal de Alcanena que expõe e

divulga uma colecção visitável de bonecas,

propriedade de Rosa Maria Vieira, que ao longo

dos anos reuniu cerca de 6000 exemplares de

bonecos e bonecas das mais variadas formas,

tamanhos e materiais.»

ACTIVIDADES DOS PRÓXIMOS MESES

OUTUBRO MOTE

- DIA 4 - ANIMAIS FELIZES

- DIA 11 - RODA DA ALIMENTAÇÃO

- DIA 18 - MOINHO DE VENTO

- DIA 25 - BONECAS BRUXAS

- DIA 31 - NOITE DAS BRUXAS – MASCARAS E

LABIRINTOS

Visite e divulgue o Museu da Boneca, característico

e único…

Fátima Carloto

Page 8: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

8 _______ A VOZ DO ESPINHEIRO ________ AGOSTO/SETEMBRO 12

Tempo de Poesia

Quadras Típicas do Espinheiro

Se eu cantasse como a rola Como a rola ninguém canta Enche lá mais um copinho Para eu molhar a garganta.

Esta quadra cantava Lourenço de Oliveira quando se embriagava e assim o taberneiro tocava de encher mais um copo.

Manuel Mariano dizia assim:

Se eu sou mau A culpa é minha Não me de quem me criou Um pai que Deus me deu. A ser mau não me ensinou.

Quadra de João Marranicha. Na taberna de Manuel Sucia deu-se esta cena. A certa altura o ti João Ganau deu um encontrão ao ti João Marranicha, e este em protesto disse-lhe assim esta quadra:

Vai-te embora Portugal Diz-me adeus também a mim, Ainda não gostava de morrer ó João Sem ver o teu triste fim.

Esta quadra parece que foi agoiro, pois por diante o ti João Ganau começou por vender quase todas as fazendas que possuía.

A. S.

Sem Rumo!

Relógio que marca o tempo da vida,

nele lembro o passado com nostalgia,

escrevendo nas areias um livro que se

fundiu!

Não quero gritar ao mar que não

venha... que não vá!

como essas ondas que balançam e me

entontecem!

Como o vento que rasga as folhas dessas

árvores

que agora sem rama, se despem de

sentimentos!

Quero pensar que aí estás e me projetes,

que me amas e me aqueces a alma que

de tão fria,

ainda consegue fazer palpitar um

coração moribundo!

Ai meu rumo...! Donde irei?

Por onde procurar a chama tão viva que

outrora era a minha face?

Que fazer? Por donde escolher os mais

lindos laços que pensei ser a

eternidade!!!

Porque não quero sentir a verdade?

Porque não aceito o que está feito?

De tanto romper montanhas,

subir aos céus por uns momentos,

tanta felicidade interrompida,

por golpes tão profundos me eis

confundida,

traída e sem rumo...

Maria Morais de Sá

Page 9: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 12 _______ A VOZ DO ESPINHEIRO _______ 9

Maria da Nazaré

Mulher da praia…do Sítio….da Pederneira

Tem no andar o encanto De uma onda que passa Na proa duma traineira Tem franginhas de mar Que morrem na sua saia… Tem na boca uma cantiga De cigarra no verão Tem a garra de formiga Tem alegria e fadiga A excitar o coração. Tem camarinhas no peito Debaixo do soutien, Com duas ,fica-lhe o jeito …Duma mulher de ternura A acordar de manhã. Lábios carnudos de mel Trata todos por amores: - Aluguem uma barraca Venhem cá ó mês senhores Tenho aqui um chambre Que tamém tá pra alugar Tá mesmo à beira do mar…! Mês queridos isto é barato As madamas vão gostar…!

E se um paleco…por acaso, Esperto ,de má intenção Quer gozar esta candura E tenta passar-lhe a mão, Maria perde a postura Coloca as mãos na cintura Explode como um vulcão. Dos olhos saiem faíscas E grita:-ó seu cabrão…. Suma-se se da minha vista… Sou pobre mas sou honrada Vá agarrar na mão À puta da sua menher….

Param mirones à escuta, Já é uma multidão A saber o que é. Maria levanta a voz: -oiça lá ó seu cabrão Isto aqui é a Nazaré…..!

E o tempo vai passando Vai morrendo a tempestade Maria vai acalmando O coração adoçando Com a palavra saudade…. O barquinho “Já Te Vi” Vem da pesca…vem varar Só aguarda a maré cheia… Maria já está à espera De mãos postas a rezar Põe um joelho na areia E fica ali a chorar….. Estemece-lhe o coração À vista do seu João Abre os braços para o céu Acenando com a mão. Agradece a chegada De mais um dia que passa . Põe toda a praia a dançar…. Põe toda a praia a chorar.

Maria pensa num dia, Quando a velhinha chegar, Embarcar no “Já Te Vi”… Ir com o João para o mar… Depois adormecer ….

No mar alto sem ter fundo E com o João… morrer…. No meio da maresia. Despedir-se de si própria: -Adeus ó querida Maria……!

Julho 2012 J. VITALINO Martinho

Page 10: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

10 ___________ A VOZ DO EPSINHEIRO _____ AGOSTO/SETEMBRO 12

T O M A D A D E P O S S E

9 de Setembro de 2012

IGREJA PAROQUIAL DO ESPINHEIRO

Queridos irmãos e amigos paroquianos: Deus é um espanto e não deixa de nos surpreender sempre! Devo dizer-vos que isto é cada vez mais verdade na minha vida, pela forma como Deus me tem surpreendido. Foi com grande surpresa que recebi do nosso Bispo o mandato de continuar o exercício do meu ministério sacerdotal em Pernes, Arneiro das Milhariças e Espinheiro. Como sabeis o meu caminho passou por Malhou, Monsanto e Torres Novas. A maior parte do tempo destes apenas dois anos de padre, foram ao serviço da cidade torrejana a quem estou ligado desde sempre pois foi lá que nasci e tive a graça dessa mesma cidade me acolher como Pastor. Hoje, ao assumir a missão de pároco desta comunidade, preciso de confessar diante de todos que há dois meses que penso nestas paróquias. Trago comigo a ansiedade e o desejo de vos conhecer, saber os vossos nomes, olhar os vossos rostos, saber os vossos anseios e dificuldades. Quando fui ordenado padre, escolhi como lema da minha vida sacerdotal uma frase do próprio Jesus presente no Evangelho de São Lucas: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27). É este o meu propósito: estar convosco e no meio de vós como servo do Senhor Jesus Cristo e ser nestas comunidades um arauto do Evangelho, para que a Palavra de Deus se torne uma realidade cada vez mais viva e mais presente, marcando a forma de pensarmos, de agirmos e de nos relacionarmos. Venho para vos servir com todas as minhas forças e, convosco, ser Igreja construindo o reino de Deus nesta nossa terra. Como posso fazer tudo isto? Não bastam todas as minhas forças; conto convosco; contamos todos com a força de Deus, com a força do seu amor. A Igreja e o povo desta terra, tem uma história longa e bonita: não partimos do nada. Desta história

fazem parte tantos homens e mulheres que deram a sua vida e ainda hoje a continuam a dar, colocando-se ao serviço do próximo. Tantas pessoas a precisarem de ajuda concreta, afectadas por esta crise económica, pelo desemprego que os leva tantas vezes à solidão e ao desespero. É nesta atitude e com estas preocupações que venho para o meio de vós, como enviado de Deus, como aquele que quer aprender a conhecer-vos, a amar-vos e a servir-vos. Nestes tempos que somos chamados a viver, vemos diminuir a nossa população, sentimos os mais novos sem horizontes e perspectiva de futuro, famílias inteiras que partem em busca de melhores condições, casais com medo de construir vida em comum, idosos e doentes, na solidão, entregues à esperança dos dias… Se olharmos para a nossa terra, temos de reconhecer e elogiar uma diversidade de entidades, grupos, associações que tocam os mais variados campos da nossa sociedade e que estão atentos aos sinais destes nossos tempos… Gostava de desafiar a todos estes organismos, a trabalharmos em conjunto, de mãos dadas, em busca do bem comum deste povo, um bem maior… afinal, é unindo esforços e trabalhando em conjunto que poderemos todos colher os frutos maduros daquilo que hoje formos capazes de plantar. Da minha parte, podeis contar com a alegria da minha juventude, com o meu entusiasmo, a minha dedicação, a minha presença e amizade. Iremos em conjunto dar continuidade ao trabalho pastoral realizado ao longo destes anos, sempre em plena comunhão com a Igreja, nomeadamente com o nosso Bispo.

Queridos amigos: isto só será possível com a participação activa, séria e alegre de todos nós.

Continua na página seguinte

Page 11: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 12 _______ A VOZ DO ESPINHEIRO _____ 11

T O M A D A D E P O S S E

9 de Setembro de 2012

IGREJA PAROQUIAL DO ESPINHEIRO

Continuação da página anterior

Sei que às vezes nos queixamos que somos poucos, sempre os mesmos, já cansados… Que ninguém se sinta dispensado desta missão! É preciso que nos sintamos responsáveis e empenhados, percebendo que todos somos necessários, para que assim possamos ser testemunhas de que é o amor que constrói e edifica a vida das nossas comunidades. Agradeço a todos aqueles que aqui hoje vieram para me acolherem festivamente: obrigado pelo vosso empenho e dedicação e pela forma como hoje me recebem. Obrigado pela vossa presença, pelo vosso apoio, pelas vossas palavras. Contai sempre com a minha oração e amizade. Nesta hora, gostava de confiar todo o nosso trabalho nesta paróquia, à protecção de Nossa Senhora da Encarnação. Que não nos falte o olhar atento e vigilante de Nossa Senhora. Que seja ele a conduzir e a orientar os nossos passos ao encontro de Cristo Ressuscitado. Prestes a iniciarmos o Ano da Fé, que iremos viver ao longo dos próximos tempos, rezemos e peçamos ao Senhor, hoje e sempre, que nos sustente e guarde nesta obra que agora apenas começou….

Espinheiro, 9 de Setembro de 2012 Igreja Paroquial do Espinheiro

Pe. Ricardo Gonçalves Pinto

PELA SUA SAÚDE______

Fatores de Risco do Cancro da Mama «Alguns dos fatores de risco do cancro podem ser

modificados (como o consumo de álcool) enquanto

outros não podem ser influenciados (como a idade). É

importante conversar com o seu médico sempre que

se iniciem novas terapêuticas (por exemplo

hormonoterapia pós menopausa).

Fatores de Risco Associados ao Cancro da

Mama Idade: as probabilidades de contrair cancro da

mama aumentam à medida que envelhece. História Familiar: o risco de contrair cancro da

mama é maior em mulheres que tenham parentes diretos que tenham cancro mama. Duplica se for mãe, filha, irmã.

História Pessoal: ter sido diagnosticada com cancro da mama numa das mamas aumenta o risco de a outra mama poder vir a sofrer o mesmo, ou de recidivar.

Mulheres diagnosticadas com cancro da mama benigno têm uma maior probabilidade de contrair cancro da mama. Aqui inclui-se hiperplasia atípica, uma condição em que há proliferação anormal das células da mama mas não se desenvolveu cancro.

Menstruação: mulheres que iniciaram o seu ciclo menstrual muito jovem (antes dos 12 anos) ou tiveram uma menopausa tardia (após 55 anos) têm um risco maior.

Tecido Mamário: mulheres com tecido mamário denso têm um maior risco de contrair cancro da mama.

Etnia: mulheres brancas tendem a ter um maior risco em contrair cancro da mama. Mulheres de pele escura desenvolvem tumores mais agressivos.

Exposição a radiação tende a aumentar o risco de cancro da mama (aqui deve-se entender como sendo uma exposição continua por largos períodos de tempo, e não uma simples ida para fazer um exame radiológico de rotina, pois assim, nem as mamografias faríamos).

Não ter tido filhos ou ter tido o primeiro filho após os 30 anos aumenta o risco de contrair cancro da mama.

Amamentar entre ano e meio a dois anos pode baixar o risco de contrair cancro da mama.

Excesso de peso ou obesidade aumenta o risco de contrair cancro da mama.

O uso de contracetivos orais nos últimos 10 anos aumenta o risco de cancro da mama.

Usar terapia hormonal após a menopausa também provoca um aumento do risco de cancro da mama.

Abuso no consumo de álcool, e parece ser proporcional à quantidade ingerida.

A prática de exercício físico tende a baixar o risco de contrair cancro da mama.»

Page 12: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

12 _________ A VOZ DO ESPINHEIRO____ AGOSTO/SETEMBRO12

A VOZ DESPORTIVA G.A.F.E.

JOGOS DE VETERANOS

Por Manuel José

ESTÁDIO MUNICIPAL AFONSO LACERDA FIGUEIRÓ DOS VINHOS

08 Setembro 2012 ARBITROS: Nuno Amândio, João

JOLAS A. DESP.FIG. VINHOS 2 G.A.F.ESPINHEIRO 4

JOLAS A. DESP.FIG. VINHOS alinhou com

Renato; Gandim; José Domingos (Cap); Jorge Lopes; Nuno Frances; Marçal; Nuno Afonso; Luís Mendes; Toni; Paulito SUPLENTES: Nuno; Jorge I; Jorge II; Bruno Serrano; José Carlos; Jorge III; Carlos Silva; Vitor. TREINADOR: Fernando Neto GOLOS: 20 min. Toni ; 34 min. Hélder (PB) A G.A.F. ESPINHEIRO alinhou com: Manuel Fernando; Henrique; Arménio (Cap.); Hélder; José Maria; Luís Saca; Montez; Edgar; Cabé; Carlos Alberto; Marinha. SUPLENTES: Sérgio Ferreira; Artur; Manuel José. TREINADOR: Jorge Busso GOLOS: 7min. Edgar ; 55min. José Domingos (PB); 60min. Artur; 69min. Jorge Lopes (PB) Todos os suplentes participaram no jogo. Jogo bem disputado em bom ritmo para primeiro jogo da época 2012/2013, jogadas bem executadas que originaram seis golos e várias oportunidades de golo. No final do jogo realizou-se um bom convívio entre as equipas participantes no Restaurante Pérola “Gandim” em Pontão.

15-09-2012 VETERANOS TREMÊS 2 G A F ESPINHEIRO 2 ARBITROS : Campino ; João Carlos; Sérgio Veteranos de Tremês alinharam com: Ricardo; Claudino; F. Inês; César; Veiga; Gonçalo; Ricardo; Talhão (Cap.); Barata; Calos Jorge; Tiago. SUPLENTES: Vasco; Virgílio; João Luís; Júlio; Jaime; Campino; João Carlos; Sérgio. TREINADOR: Campino GOLOS: 33min. Jaime ; 51 min. Jaime A GAFE alinhou com: Marinha; Henrique; Arménio (Cap.); Rui Louro; José Maria; Manuel Reis; Montez; Nuno Martinha; Adelino Miguel; Cabé; Manuel José. SUPLENTES: Leonel Paulo; Sérgio Ferreira; Artur, Carlos Alberto; Edgar; José Moço TREINADOR: Aurélio GOLOS: 17min. Cabé ; 59min. Cabé Todos os suplentes participaram no jogo. Jogo bem disputado em ritmo de veteranos, boas jogadas que originaram quatro golos e algumas oportunidades de golo desperdiçadas. No final do encontro realizou-se agradável convívio entre as equipas no Restaurante “O Bacalhau” em Tremês.

29 Setembro 2012 Grupo Veteranos Silves G. A.F.Espinheiro Crónica no próximo mês

Page 13: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 12 ______ A VOZ DO ESPINHEIRO _____ 13

Divertimentos e Coisas antigas É bom reviver, ou dar a conhecer o que outrora se passava com os nossos avós, assim o nosso conterrâneo/assinante Francisco Reis, nos vem trazendo algumas crónicas alusivas a tempos idos…

Após o Entrudo que acabava com o

enterro das cinzas, em quarta-feira, daquilo que tinha sido um período só de brincadeiras, entrava-se num período diferente, um período de meditação, de fé e de esperança, reservando cada qual para si e em conjunto os costumes que foram transmitidos pelos seus antepassados, nomeadamente nas próprias diversões, na alimentação e por vezes até na própria maneira de vestir, bem como a prática mais intensiva do acto religioso.

Dos trabalhos do campo que haviam para fazer, sendo alguns comuns ao ano inteiro, era nesta altura que se sachava e se mondava as searas.

Aproveitavam pois para cantar em coro diversas modas da época, umas ao desafio, outras em conjunto, mais estas durante o trabalho, pois este era só feito por mulheres, que de enxada rasa em punho iam cortando as ervas daninhas das searas e ao mesmo tempo chegando ao pé das mesmas mais terra para aguentar melhor lentura durante o estio que se aproximava, isto no caso das sachas.

No caso das mondas, faziam-se acompanhar do sacho e de uma varinha para poderem desorvalhar a seara afim de não molharem tanto os pés e as chinelas enquanto iam arrancando as ervas daninhas.

Era pois nesta altura e nestes trabalhos, executados durante a Quaresma, que em coro à ilharga umas das outras iam declamando as Excelências que passo a descrever:

Uma Excelência, À virgem do rosário É do vosso ventre, Jesus Sacrário. Sacrário aberto Do qual vai o Senhor fora, Visitar uma alma Que vai para a Glória

Glória no céu, Quem te louvará! Quem por ela fizer Por ela lá irá. Abrão essas portas Que lá vem Jesus Seus braços abertos Pregados na cruz Rezemos três vezes Salvai-me Jesus! Salvai-me Jesus! Salvai-me Jesus! Lá se vai o sol escondendo Lá para trás daquela serra Com uma capinha Vermelha Que lhe deu a Madalena.

Madalena vai escrever Uma carta a Jesus Cristo O portador que o leva É o padre São Francisco. São Francisco vai descalço Seus pezinhos com a neve Vai rezar as cinco chagas Ao Divino Emanuel.

Emanuel a tua vida Cordas do meu coração. Tu és o mais lindo cravo, Que vai nesta procissão!

Quinta-feira divergências Sexta-feira de Paixão Encontrei Nossa Senhora Com um raminho de ouro na mão

Duas excelências Que eu aqui rezei Também as ofereço, À bendita e louvarei.

Por Francisco Reis

Page 14: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

14 _______ A VOZ DO ESPINHEIRO _____ AGOSTO/SETEMBRO 12

ESPINHEIRO SANTARÉM

Amélia Alves Ribeiro

9 de Agosto

Faleceu no passado doa 9 de Agosto de 2012, em Santarém, Amélia Alves Ribeiro, natural de Espinheiro.

Amélia Alves Ribeiro, era irmã do já falecido General João Ramiro Alves Ribeiro.

Viúva do nosso assinante Amarino Costa Caldeira falecido a 30 de Março do ano em curso.

Mãe de João Augusto Ribeiro Costa Caldeira casado com Maria Eduarda Carreira Morais C. Caldeira e de Rui Pedro Alves Ribeiro Costa Caldeira casado com Carla Zita Matos Ferreira Bonifácio.

Avô de Maria João Carreira Morais Costa Caldeira e João Eduardo Carreira Morais Costa Caldeira. E de Ana Beatriz Alves Ribeiro Matos Bonifácio, respectivamente.

O seu funeral realizou-se no dia 10 de Agosto num cemitério da cidade de Santarém.

À Família enlutada, o Jornal “A Voz do Espinheiro envia sentidas condolências.

ESPINHEIRO

Ângélica da Conceição Simões

18 de Agosto Faleceu no passado dia 18 de Agosto,

Ângélica da Conceição Simões, natural de Espinheiro com 93 anos de idade.

A finada era viúva de Joaquim Louro. Mãe de Albino Simões Louro. Avó de

Marco Filipe Louro e de Susana Louro. O seu funeral realizou-se no dia 19 para o

cemitério da freguesia. À família enlutada, o jornal “A Voz do

Espinheiro” envia sentidas condolências.

ESPINHEIRO

Ilda Duarte Brites

29 de Agosto

Faleceu no dia 29 de Agosto de 2012 com

90 anos (N. 02-05-1922). Viúva de Manuel Ventura de Oliveira Mãe de Amélia Maria Duarte Oliveira

Louro casada com Fernando Francisco Louro e de Amarino João Duarte Oliveira Louro casado com Olga Maria Justo Louro.

Avó de Frederico Duarte Oliveira Louro

e Alda Cristina Oliveira Louro e de João Pedro Justo Oliveira e Jorge Miguel Justo Oliveira, respectivamente.

Bisavó de Guilherme Oliveira Louro Caldeira Gonçalves; Gonçalo Oliveira Louro Caldeira Gonçalves; Francisco Manuel Ramos Santos Oliveira Louro.

O seu funeral realizou-se no dia 30 de Agosto para o cemitério de Espinheiro.

À Família enlutada, o Jornal “A Voz do

Espinheiro envia sentidas condolências.

SABEDORIA Popular Setembro molhado, figo estragado. Chuvas verdadeiras, em Setembro as primeiras. Em Setembro palha no palheiro e meninas ao candeeiro. Setembro ou seca as fontes, ou leva açudes e pontes. S. Miguel soalheiro enche o celeiro.

Page 15: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

AGOSTO/SETEMBRO 12 ______ A VOZ DO ESPINHEIRO ______ 15

PASSATEMPOS E DIVERSÕES

QUEBRA-CABEÇAS

Procure em todos os sentidos, excepto na diagonal 25 freguesias do concelho de Vila do Conde que constam na lista abaixo ARCOS FERREIRO MINDELO VILAR ÁRVORE FORNELO MODIVAS VAIRÃO AVELEDA VILA DO CONDE MOSTEIRO GIÃO AZURADA GUILHABREU BAGUNTE VILAR JUNQUEIRA OUTEIRO MAIOR PARADA CANIDELO LABRUJE RETORTA FAGOZES MALTA TOUGUES

No mês de Agosto os dias diminuem: em Lisboa 1h06m. ; no Porto 1h13m. No mês de Setembro os dias diminuem: em Lisboa 1h11m. no Porto 1h18m.

8º MÊS AGOSTO 31 DIAS

ASTROLOGIA Os nativos do signo Leão são alegres e bem dispostos; com uma força interior arrasadora, tudo fazem para alcançar o sucesso; a descrição não é de certo a sua característica mais notória; valorizam a beleza e o bom gosto. Incensos – Sândalo e Almiscar; Pedra – Âmbar; Metal – Ouro; Cor – Dourada.

CULINÁRIA

Panquecas de Abóbora

Ingredientes: 500 g de abóbora amarela descascada; 500 g de farinha de trigo; 1 ovo (facultativo); óleo para fritar; açúcar e canela q.b. Preparação: Coze-se a abóbora em água e sal e depois escorre-se muito bem. Deita-se a abóbora ainda morna numa tigela e esmaga-se. Adiciona-se a farinha a pouco e pouco, mexendo muito bem. Caso queira juntar o ovo, é nesta altura. A massa não deverá ficar mole, mas se estiver muito dura junta-se um pouco de água do cozimento a abóbora. Frita-se a massa às colheradas em óleo bem quente, deixando alourar dos dois lados. Servem-se ao lanche, polvilhadas com açúcar e canela.

Ria… se quiser! Um Filho para o pai:

- Pai, eu corri atrás do autocarro e cheguei ao

mesmo tempo a casa, poupando assim 1 euro!

- Estúpido, podias ter corrido atrás do taxi e

poupavas 5!

ASTROLOGIA

9º MÊS SETEMBRO 31 DIAS Os homens de Virgem destacam-se pela inteligência e pelo perfeccionismo; as mulheres atentas e trabalhadoras, caladas e envergonhadas. Incensos – Gardénia; Pedra – Safira; Metal – Platina; Cor – Azul céu.

Page 16: Jornal a Voz do Espinheiro edição de Ago e Set 2012

A VOZ De ESPINHEIRO

7º Encontro de Jogo do Pau em Cepães – Fafe 25 e 26 de Agosto 2012

Equipa de Jogo do Pau e Coro de Espinheiro em Cepães

A Equipa de Jogo do Pau da Casa do Povo de

Espinheiro deslocou-se no passado dia 25 de Agosto de 2012 a Cepães- Fafe para o 7º Encontro de Jogo do Pau.

Desta vez, a Casa do Povo de Espinheiro, quis levar consigo, o Coro da Associação Musical e Tradições de Espinheiro, a fim de animar de uma forma diferente o encontro de Jogo do Pau.

Assim ambos os grupos seguiram num mini-autocarro e passando dois dias e disfrutando de bons momentos por terras minhotas.

Os grupos participantes depois do desfile de apresentação, foram acolhidos com um abundante jantar tradicional da região, incluindo sopa, e carne de vaca à moda de Fafe, no forno acompanhada com batata e a finalizar fruta e sobremesa.

O Encontro de Jogo do Pau foi a partir das 21

horas onde estiveram presentes os grupos: Equipa de Jogo do Pau da Casa do Povo de Espinheiro (Alcanena), o Grupo de Jogo do Pau do Ateneu Comercial de Lisboa, o Grupo de Jogo do Pau da Sociedade de Recreio Cepanense, Grupo Sociedade Recreativa do Jogo do Pau de Salto (Montalegre), o Grupo de Jogo do Pau da Associação de Rebordões - Infesta (Celorico de Basto) Coro da Associação Musical e Tradições de Espinheiro (Alcanena).

Os representantes da freguesia (Cepães) e do concelho (Fafe) confluíram na importância da iniciativa na dinamização e preservação da arte de jogo do pau em Cepães e Fafe.

Após a exibição de todos os grupos que foram

bastante aplaudidos pelo grande número de pessoas nas bancadas do clube, houve convívio novamente na sala de Jantar, comendo o que restou da refeição e cantando-se à desgarrada de dançando ao som das concertinas minhotas até bastante tarde.

No dia seguinte houve oportunidade de conhecer um pouco da cidade de Fafe, seguindo-se a viagem de regresso ao Espinheiro.

AGRADECIMENTO A direcção da Associação Musical e Tradições de

Espinheiro agradece ao presidente da Casa do Povo o convite para este encontro. Fátima Carloto

=============================================

VII EXPO ALCANEDE 2012 XI MOSTRA GASTRONÓMICA

21, 22 e 23 DE Setembro 2012

Foto: Portal de Alcanede

Sessão de inauguração da Expo Alcanede, 21 de Setembro, com Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves; Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira;

Decorreu durantes os dias 21, 22 e 23 de Setembro a

VII Expo Alcanede, onde esteve exposto artesanato, exposição empresarial e tasquinhas, na sua XI mostra gastronómica.

A inauguração oficial ocorreu no dia 21 na presença de várias individualidades da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Santarém, entidades organizadora e de apoio do evento.

Três dias recheados de muita animação onde participaram, a Banda da Moca, J Louro no primeiro dia.

No sábado houve uma secção se esclarecimento sobre ZIF de Alcanede (Zona de Intervenção Florestal, sendo o serão recheado com a actuação do Rancho Folclórico das Viegas, Danças de Salão da Aldeia da Ribeira e baile com o conjunto Banda Krizz.

O último dia do certame encerrou com a actuação das Bandas Filarmónicas de Alcanede e Xartinho pela tarde e à noite a actuação de Madeira Show. Houve ainda neste dia 2º passeio de Motorizadas e vespas, organizado pelo Grupo “As Mal Tratadas” e Bombeiros voluntário de Alcanede.

Nos dias 22 e 23 de Setembro, decorreram os jogos finais (meias-finais e final) do 1º Torneio de Futebol “Praia Seca”, uma organização da comissão de actividades da Sociedade Filarmónica Alcanedense.

O balanço dos três dias foi bastante positivo contanto com bastante afluência de público, ficando um

adeus até 2013. Fátima Carloto