jornal a verdade.pe

16
(81) 3031-3836 [email protected] www.averdadepe.com www.twitter.com/averdade_pe ANO 2 - N° 23 | Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Ribeirão, Moreno e Escada, de 15 a 21 de maio de 2010 MERCADO PÚBLICO Feirantes são orientados sobre benefícios da legalização pág. 7 CABO Prefeitura testa novo produto para evitar quedas de barreiras pág 6 ESCADA Prefeito pode ser condenado por propaganda irregular pág. 3 PÚBLICA E DE QUALIDADE PÚBLICA E DE QUALIDADE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO JABOATÃO É A SEXTA PIOR DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO pág. 7 Municípios como o Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Escada apostam em escolas modelos, qualificação de pessoal e resgate da cidadania como forma de melhorar a qualidade de ensino e o desempenho estudantil. Em todo o Estado, 950 mil alunos estão sendo beneficiados com várias mudanças visando a melhoria do ensino público. pág. 8 e 9 SEU DIREITO Apesar da vigência do Estatuto, idoso tem dificuldade de fazer valer seus direitos pág. 10 Foto:Jorge Luiz

Upload: kennedy-michiles

Post on 27-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição nº 23

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Verdade.PE

(81) 3031-3836 [email protected] www.averdadepe.com www.twitter.com/averdade_pe

ANO 2 - N° 23 | Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Ribeirão, Moreno e Escada, de 15 a 21 de maio de 2010

MERCADO PÚBLICO

Feirantes são orientados sobre

benefícios da legalização

pág. 7

CABO

Prefeitura testa novo produto para evitar quedas de barreiras pág 6

ESCADA

Prefeito pode ser condenado

por propaganda irregular

pág. 3

PúBliCA e de quAlidAdePúBliCA e de quAlidAdeeduCAçãOeduCAçãO

JABOAtãO é A sextA PiOr dO PAís em sAneAmentO BásiCO pág. 7

Municípios como o Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Escada apostam em escolas modelos, qualificação de pessoal e resgate da cidadania como forma de melhorar a qualidade de ensino e o desempenho estudantil. Em todo o Estado, 950 mil alunos estão sendo beneficiados com várias mudanças visando a melhoria do ensino público.

pág. 8 e 9

SEU DIREITO Apesar da vigência do Estatuto, idoso tem dificuldade de fazer valer seus direitos pág. 10

Foto:Jorge Luiz

Page 2: Jornal A Verdade.PE

Por Andrea dunnningham(jornalista e diretora do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital)

Pesquisa recente da consultoria norte-americana Digital Daya aponta que, dos 164 países das

Nações Unidas, 24 têm seus líderes presentes no Twitter. No Brasil, os políticos têm usado essas e outras re-des sociais para fazerem sua campa-nha em 2010, além de outras ações de marketing digital. A tendência é que encontremos uma certa varieda-de de ações este ano, inspiradas tan-to em cases de sucesso de empresas que trabalham suas marcas nas mí-dias sociais, quanto estratégias ado-tadas por políticos de fora do Brasil.

Nesse aspecto, o sucesso da campanha online de Barack Obama tem sido um dos modelos utiliza-dos como base para a formatação de campanhas digitais brasileiras, pois é um case de muito sucesso. Ele serve de exemplo para praticamente toda

ação, seja ela política ou para os ne-gócios, mas Obama não fez nada so-zinho. Ele investiu pesado nas redes, contando com uma equipe de 40 pessoas, dentre elas excelentes estra-tegistas digitais, já habituados com as redes e o comportamento dos usuá-rios nelas.

Além disso, a campanha mobi-lizou as pessoas em torno de uma causa e, então, fortaleceu uma rede de apoiadores. Obama ressaltou o poder do voluntariado e mostrou como mover as pessoas em torno de algo que elas acreditam. Ele atentou para essa verdade: aqueles que acre-ditam na própria marca, dissemina-rão o conteúdo por vontade própria e alcançarão cada vez mais um nú-mero maior de pessoas.

Seguindo modelos ou criando novas estratégias, a regra mais im-portante e básica para se atuar nas mídias sociais é: você precisa estar disposto a ouvir as pessoas, receber suas críticas e se comunicar com elas de forma mais transparente. Quando

você entende o que o seu público quer e ele enxerga em você como algo de bom, que não quer apenas vender, mas estar junto dele, partici-pando e, muito importante, respon-dendo suas dúvidas, é muito mais fá-cil chegar a ele e criar uma conexão, um vínculo.

As mídias sociais trouxeram esta comunicação de mão dupla de uma forma que ela já não pode mais ser ignorada, as pessoas hoje exigem isso. É preciso entender isso e mu-dar o modelo de pensamento, prin-cipalmente no caso dos políticos, que precisam ter a população junto deles, acreditando e apoiando seu trabalho.

É importante lembrar que tudo ainda é recente quando o assunto é mídias sociais, portanto, nada melhor do que experimentar. Ninguém sabe tudo sobre o marketing na internet, mas aqueles que o conhecem a fun-do sabem que, após compreender bem o ambiente digital, é necessário fazer testes – mas testes conscientes.

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE2

opinião e-mail:[email protected]

Acesso à educação

www.averdadepe.comO jornal A VerdAde.Pe é uma publicação da Aponte Editora Ltda.

Endereços para correspondência Caixa Postal 419 | CEP: 50050-901Fone: (81) 3031.3836

[email protected]@aponte.com.brConselho editorialAlberto RamosKennedy MichilesPaulo Emílio MoreiraEditor executivoAndréa [email protected]

ReportagemAsaph SaboiaChárleston NoronhaIara LimaJéssica Pinheiro Fale com a redação (81) 3031.3836 [email protected]@averdadepe.com

Projeto gráfico e diagramaçãoKéssia de SouzaKássia Soares RevisãoRenata Soriano [email protected] de Mídia (Bureau de Comercialização) - Izabel Leal

(81) [email protected]

CirculaçãoCabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Ribeirão, Moreno e EscadaPeriodicidade: semanalTiragem: 5.000 exemplares

EXPEDIENTE

AO leitOr

As eleições e a internetPilar principal da formação de

um cidadão, a educação é o tema da nossa edição desta

semana. Preparamos para você, leitor, um levantamento do que os Governos municipais e estadu-al estão fazendo para melhorar a qualidade do ensino público. Para se chegar à realidade ideal, é certo que ainda há muito chão para ser percorrido, mas ações têm sido de-senvolvidas para criar esse alicer-ce em busca de uma educação de qualidade e acessível a toda popu-lação pernambucana.

Assim como a educação, a saú-de também é um ponto que precisa ter total atenção do poder público. Trazemos, então, uma boa notícia para a população do Cabo de San-to Agostinho: a chegada de duas novas ambulâncias do Samu, re-forçando a frota que era de apenas quatro veículos. O destaque é para a Unidade de Apoio Rápido (UAR), adquirida pelo município para agi-lizar o atendimento em locais de difícil acesso, principalmente.

O crescimento do Complexo de Suape não só tem aberto muitas oportunidades de emprego, como tem acarretado no aumento da pro-cura por capacitação nas unidades do Senai, principalmente do Cabo. Segundo o órgão, há mais de dois mil candidatos à espera de uma vaga para o curso de soldador.

Sobre a tão aguardada Ponte do Paiva, temos uma notícia boa e a outra nem tanto assim. A boa: a obra deve ser liberada para a po-pulação no mês de junho. A ruim é que já foi definido o valor do pedá-gio que os motoristas terão que pa-gar para ter o direito de trafegar na ponte. Resta saber se a economia de 30 quilômetros para as pessoas que se destinam às praias do Cabo vai valer à pena.

Boa leitura.

ArtiGO

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

ERRATA: A foto da capa da edição n° 22 é de Rôdrigo Lobo/JC Imagem.

Page 3: Jornal A Verdade.PE

Convocada pela Câ-mara de Vereadores para prestar esclare-

cimentos sobre entrega das moradias dos conjuntos ha-bitacionais Novo Tempo 4 e 5, em Garapu, a secretária de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho e verea-dora licenciada, Edna Gomes, compareceu à casa legislativa na última terça-feira para ex-plicar como foi feita a entrega das habitações a pessoas ca-rentes.

Diante de um plenário lotado, a secretária destacou que o processo de doação de moradias envolve, além da sua pasta, a Secretaria de Infraestrutura, a Caixa Econô-mica Federal e os movimen-tos sociais. Edna disse ainda que a sua Secretaria entrega à Secretaria de Infraestrutura uma relação de pessoas be-neficiárias pelo Programa de Auxílio Moradia.

A partir daí é enviada uma equipe de assistentes sociais, que realizam visitas nos lo-

nº 23 | De 15 a 21 de maio l de 2010 A VERDADE.PE 3

política e-mail:[email protected]

secretária edna Gomes vai à Câmara municipal

No plenário lotado, Edna esclareceu dúvidas dos vereadores e da população

BLOG DO INALDOPor Inaldo Sampaioemail: [email protected]

www.inaldosampaio.com.br

Sem comparaçõesEm entrevista dada à Rádio Folha, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC), ora rompido com o senador Jarbas Vascon-celos, declarou que talvez não dê para comparar o governo de Jarbas com o de Eduardo como deseja o PSB, porque um teve oito anos de mandato e o outro apenas quatro. Em seguida, ressaltou que a situação de Eduardo em 2010 é seme-lhante à de Jarbas em 2002: caminha para a reeleição porque realizou um bom governo.

CoerênciaMarina Silva, presidenci-ável do PV, garantiu que não sobe em palanque, este ano, ao lado de candidatos do DEM. Soou estranha a declaração de Marina por-que no Rio de Janeiro o candidato a governador do partido dela, Fernando Gabeira, acaba de celebrar aliança com o DEM.

Troca burraTaí um exemplo de “estu-pro eleitoral” que se trans-formou em troca burra. No Maranhão, o PT foi criado na década de 80 para com-bater a mais longa oligar-quia do Brasil: a liderada por José Sarney. Entretan-to, independente do dese-jo das lideranças locais, o presidente Lula abandonou os aliados e se juntou ao senador sob o pretexto de garantir a “governabilidade” no Congresso.

Troca burra 2O presidenciável José Ser-ra (PSDB) agradece a es-colha do presidente, pois conseguiu atrair para o seu palanque o decente e corre-to ex-governador, Jackson Lago (PDT), que foi injusta-mente cassado pelo Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE) para que Roseana Sarney, segundo lugar na eleição e filha de José Sarney, pudes-se assumir.

Serra na base do paz e amorSerra esteve no Recife na última quinta-feira e sur-

preendeu a tucanada pernambucana com um elogio exagerado ao presidente da República: “O Lula está aci-ma do bem e do mal”, disse ele, dando a entender que pretende tocar a campanha sem fazer nenhum típico de crítica ao principal cabo eleitoral de Dilma Rousse-ff. No fundo, no fundo, o ex-governador de São Paulo tem razão. Como falar mal de Lula em Pernambuco se o governo dele é aprovado por 92% da população? As-sim, é melhor tocar a campanha na base do “Serrinha paz e amor” para tentar convencer o eleitor que ele é o melhor candidato para dar continuidade ao governo do atual presidente da República. Se conseguirá ou não, são outros quinhentos. Mas, segundo a ótica dos seus marqueteiros, não há outro caminho senão este para tentar ganhar a eleição.

Gestora falou sobre a entrega de conjuntos habitacionais em Garapu

Prefeito pode ser condenado por propaganda irregular

esCAdA

cais para verificar a situação socioeconômica dos candi-datos, seguindo os critérios pré-estabelecidos. Segundo a secretária, os casos suspeitos, de beneficiados fora dos crité-rios, já foram encaminhados para o Ministério Público para que seja feita a apuração e, em

seguida, tomadas as devidas providências. Edna Gomes também se mostrou interes-sada em esclarecer quaisquer fatos à opinião pública caben-se. O presidente da Câmara, Gessé Valério, mostrou-se sa-tisfeito com os esclarecimen-tos apresentados pela gestora.

O prefeito de Escada, Jandelson Gouveia, e a pri-meira-dama, Mary Gouveia, podem ser condenados por realizarem propagan-da eleitoral extemporânea, ou seja, antes do período permitido pela legislação eleitoral, previsto para 5 de julho. Esse foi o entendi-mento da Procuradoria Re-gional Eleitoral de Pernam-buco, órgão do Ministério Público Federal, que apre-sentou parecer favorável à condenação de ambos.

O prefeito e sua esposa são acusados de distribuir peixes vinculados a car-

tazes com a foto de Mary, considerada provável can-didata a deputada estadual nas eleições deste ano. O casal também é acusado de afixação de outdoors em vias públicas e de fixar car-tazes em prédios públicos e privados.

A representação con-tra Jandelson e Mary foi proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Mi-nistério Público atua no caso como fiscal da apli-cação correta das leis. O processo será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Em resposta às acusações, o prefeito e sua esposa ne-gam a entrega de cartazes junto com os peixes e ale-gam que os outdoors foram uma iniciativa de amigos, mas sem fins eleitorais.

Na avaliação do pro-curador regional eleitoral substituto, Antônio Edí-lio Magalhães Teixeira, a primeira-dama vem sendo amplamente apresentada à população, seja em ato público patrocinado pelo prefeito ou pela divulgação de sua imagem em propa-gandas profissionalmente elaboradas.

Foto: Aline Vieira Costa

Obras da CopaO ministro do TCU, Ubiratan Aguiar, tranquilizou os que suspeitam de que o atraso no início da construção dos es-tádios para a Copa de 2014 seria algo proposital para haver dispensa de licitação. Segundo ele, o Tribunal fiscalizará as obras nos 12 estados selecionados, de modo que não haverá superfaturamento ou irregularidades do gênero.

Page 4: Jornal A Verdade.PE

O número de usuários de crack hoje no Brasil está em torno de 1,2 milhão, e

a idade média para início do uso da droga é 13 anos. Os dados fo-ram apresentados pelo psiquiatra Pablo Roig durante o lançamen-to da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados. Roig é especialista no tratamento de dependentes do cra-ck.

O número é uma estimativa feita com base em dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os especialis-tas presentes na audiência aponta-ram que os países gastam de 0,5% a 1,3% do PIB com o combate e tratamento ao uso de droga.

A pediatra e pesquisadora do Rio Grande do Sul, Gabrielle Cunha, desenvolve um trabalho no Hospital Materno Infantil Presiden-te Vargas com bebês cujas mães usaram crack durante a gravidez. Pesquisa desenvolvida por ela em 1999 aponta que 4,6% das gestan-tes usavam a substância. Segundo ela, o índice é muito superior ao verificado em outros países. “Nós não temos estatísticas nacionais so-bre isso, mas imaginamos que atu-

almente seja no mínimo o dobro (desse percentual de 1999), tendo em vista o número de pacientes que chegam até nós”, apontou.

Segundo Gabrielle, os recém-nascidos que foram expostos ao crack ainda na barriga da mãe apre-sentam logo nas primeiras 48 horas de vida “alterações neurológicas e comportamentais provocados pela exposição prolongada à droga”, mas ela ressalta que essas crianças

não são viciadas e os danos podem ser minimizados.

“No início se pensava que esses bebês teriam má-formações e pro-blemas graves, mas, na verdade, as alterações são no neuro-compor-tamento. Eles são mais irritáveis e geralmente têm dificuldade de ali-mentação, mas conforme o estímu-lo e o tratamento que ele recebe, é possível reverter essa situação que é temporária”, ressaltou.

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE4

Brasil & internacional e-mail:[email protected]

usuários de crack no País passa de 1 milhão

muNDOemail: [email protected]

PremiaçãoJá não basta estar entre os melhores do seu país e do mundo, caso con-quiste a Copa da Mundo, cada joga-dor da seleção vai ganhar uma bo-nificação extra. Os brasileiros irão receber o equivalente a R$ 700 mil. Já os ingleses, ganharão R$ 1 milhão cada, enquanto os espanhois podem receber até R$ 1,3 milhão.

Primeiro-ministroO primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, deverá pagar uma pensão mensal de 300 mil euros (cerca de R$ 700 mil) à sua ex-mulher Veronica La-rio, segundo fontes próximas ao caso. A ex-atriz vivia com o primeiro-minis-tro há quase 30 anos e entrou com um pedido de divórcio em 2009.

Revista chinesaA revista chinesa “Business Watch Magazine” vai ficar fechada por um mês por ordem de Pequim por ter cri-ticado as ambições monopolistas da gigante estatal elétrico State Grid Cor-poration of China (SGCC). O jornal econômico “Caijing” informou que a revista foi acusada de “criticar os lí-deres do SGCC” em uma reportagem intitulada “O império da rede estatal de provisão elétrica”.

VulcãoAs autoridades de aviação europeias temem que a nuvem de cinzas do vulcão da Islândia volte a fechar ae-roportos e paralisar o tráfego aéreo em plenas férias de verão no hemis-fério Norte. A nuvem de cinzas, ainda bloqueia as rotas pelo Atlântico e que conectam a Europa e a América do Norte, mas segundo os especialistas, ganharam força os ventos do noroes-te, que empurraram a nuvem de cin-zas vulcânicas para a Europa.

FilmeUm filme sobre a infância do presiden-te americano Barack Obama, em Ja-carta, está atualmente em preparação na Indonésia e deverá ser lançado por ocasião da visita do presidente ame-ricano ao arquipélago prevista para junho. O cineasta Damien Dematra declarou que o filme se baseia em seu livro “Obama, o filho de Menteng”, nome do bairro em que o presidente morou entre 1967 e 1971, depois do segundo casamento de sua mãe com um indonésio.

ensinO suPeriOr

Foto: José Cruz/ABr

Inscrições para o Sisu acontecem no período de 10 a 14 de junho

O Ministério da Educação (MEC) já definiu as datas de inscri-ção e como vai funcionar a próxi-ma rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os alunos que participaram do Exame Nacio-nal do Ensino Médio 2009 (Enem 2009) e quiserem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior deverão acessar o sistema no período de 10 a 14 de junho.

O MEC ainda não tem uma es-timativa de quantas universidades e institutos vão participar do pro-cesso, nem de quantas vagas serão oferecidas. Para o primeiro semes-

tre de 2010, 51 universidades par-ticiparam, mas nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.

Outra mudança prevista está no formato de inscrição. Na pri-meira edição, foram realizadas três etapas, mas agora em junho será apenas uma, com três chamadas subsequentes e uma lista de espe-ra para preencher possíveis vagas remanescentes.

O candidato terá direito a duas opções de curso. Se for seleciona-do para a sua primeira opção, o alu-no será convocado para matrícula

e sai automaticamente do sistema. Aqueles que forem chamados para a segunda opção poderão perma-necer no Sisu para tentar a vaga mais uma vez na lista de espera.

Um dos objetivos dessa mu-dança é evitar o que ocorreu na primeira edição do Sisu, no início do ano: muitos estudantes se ins-creviam para um curso, mas de-pois de selecionados não se ma-triculavam, o que acabou gerando sobra de vagas nas três etapas de seleção. Essas vagas foram preen-chidas posteriormente por uma lis-ta de espera.

Segundo dados do IBGE, a idade média para início do consumo da droga é de 13 anos

Dado foi apresentado no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate à droga

Page 5: Jornal A Verdade.PE
Page 6: Jornal A Verdade.PE

O Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência (Samu) do

Cabo de Santo Agostinho ga-nhou um reforço: duas novas ambulâncias incrementam a frota do município. Uma foi doada pelo Ministério da Saúde, a Unidade de Supor-te Básico (USB). E a outra – que é a principal novida-de e foi adquirida através do Fundo Municipal de Saúde –, é a primeira Unidade de Apoio Rápido (UAR) da ci-dade, que tem como função dar suporte às ambulâncias já existentes.

Os dois novos equipa-mentos do Samu do Cabo se somam a outras três Unidades de Suporte Bási-co e mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que oferece os serviços de UTI Móvel. A necessidade de adquirir uma Unidade de Apoio Rápido, segun-do a coordenadora geral do

Samu, Adriana Bezerra, sur-giu diante da preocupação da gestão em facilitar o aten-dimento nas áreas de difícil acesso, e também nos perío-dos de chuva.

A gestora destaca que, por utilizar um veículo mais potente, com tração 4x4, a UAR conduz o médico e o enfermeiro mais rápido ao local do acidente ou domicí-lio para prestar o atendimen-to de emergência e preparar o paciente para ser transpor-tado ao hospital enquanto a USA não chega.A aquisição da Unidade de Apoio Rápi-do, que tem a finalidade de fazer atendimento apenas no local, também tem como objetivo reduzir o tempo-resposta, entre o chamado à operadora, à chegada da ambulância, da morbidade (sequelas) e da mortalidade.

O funcionamento do Samu do Cabo está de acor-do com a portaria 2048, do

Ministério da Saúde, e todo o atendimento está atrela-do à Central de Regulação, operacionalizada pelo Samu

Metropolitano do Recife, através do 192, que atende 16 municípios mais Fernan-do de Noronha.

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE6

cidades e-mail:[email protected]

samu do Cabo adquire duas novas ambulânciasEntre os equipamentos recebidos, o destaque é para a Unidade de Apoio Rápido (UAR)

deFesA CiVil

FOTO: João Barbosa

Novo aliado contra queda de barreiras

Forró pé de serra, coco, maracatu, afoxé. A cultura popular ganha novo encon-tro neste domingo (16), a partir das 16h, no Cabo de Santo Agostinho. Pela pri-meira vez no Estado, a Festa da Lavadeira, evento tradi-cional realizado no Dia do Trabalhador, promove uma segunda edição, reunindo os expressivos grupos de músi-ca regional.

Serão 13 atrações em dois palcos montados no Es-paço Asa Branca, que fica na BR 101/KM 35, no centro da

cidade. A entrada é franca. Na programação, shows

com os cantores Selma do Coco, Ed Carlos, Rogério Rangel e Selma do Coco, os grupos Xero no Cangote, Coco de Bongar, Coco Chi-nelo e Ciranda Mimosa de João Guabiraba. Também se apresentam o Cavalo Mari-nho Boi Pintado, Maracatu Estrela Brilhante de Recife, Leão Coroado, Nação Por-to Rico, e os Afoxés Oxum Pandá e Alafin Oyó. Os sho-ws têm entrada gratuita. A segunda etapa da Festa da

Lavadeira será realizada em formato de festival, com shows de meia hora de du-ração para cada atração.

O Espaço Asa Branca tem capacidade para 20 mil pessoas e estrutura de ba-nheiros e bares. Edições do evento nesse formato já fo-ram realizadas em anos an-teriores na Bahia e em Ser-gipe.

Em Pernambuco vai ser-vir como experiência para que, em 2011, seja realizada uma prévia da festa, só com grupos cabenses.

lAVAdeirA

Em vez das lonas plásti-cas, o produto Jetta Solo, da empresa Eco Solos, pode-rá ser um grande aliado da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na proteção de barreiras durante o período das chuvas. Essa nova téc-nica, que está sendo testada no município, foi apresentada pelo secretário executivo de Defesa Social da cidade, Lula Lima, e técnicos da empresa na semana passada.

Segundo a coordenadora de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra, o diferencial do Jetta Solo é o fato de ser imperme-abilizante, evitando a infiltra-ção e o deslizamento de bar-reiras no período de chuvas. A ideia é utilizar o produto em pontos mais críticos.

Outro fator destacado pela coordenadora, é que o Jetta Solo não agride o meio ambiente, e ao contrário das lonas plásticas cuja manuten-ção é mensal, a aplicação é feita anualmente. O prefeito Lula Cabral está analisando o produto para decidir se vai expandir para outros bairros.

Com as aquisições, serviço passa a contar com uma frota de seis veículos

Segunda edição da Festa será no espaço Asa Branca

Evento gratuito acontece, neste domingo, no Espaço Asa Branca

FOTO: João Barbosa

Page 7: Jornal A Verdade.PE

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010 A VERDADE.PE 7

cidades e-mail:[email protected]

A vERDADE email: [email protected]

Prevupe 1Estão abertas as inscrições para o pré-vestibular gra-tuito oferecido pela Uni-versidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe. O prazo vai até o próximo dia 19. Este ano, o programa con-ta com quatro mil vagas. A taxa de inscrição é de R$ 15,00. Para participar, é preciso que o interessado tenha cursado ou esteja cur-sando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública. As vagas foram distribuídas nos campus do Recife (2,1 mil), de Garanhuns (600), de Petrolina (600), de Na-zaré da Mata (600) e de Sal-gueiro (100).

Prevupe 2Quem optar por estudar no polo Recife deve se inscre-ver pelo site www.upenet.com.br, fazendo o paga-mento da taxa na reitoria da UPE - das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os estudantes do interior também podem se inscrever pela internet ou pessoalmente, das 16h às 20h, nas unidades da UPE no interior, pagando a taxa na unidade escolhida. Outras informações podem ser obtidas através dos te-lefones: (81) 3183-3763 e (81) 3183-3764.

Cursos e palestrasA Unidade de Negócios Se-brae Mata Sul oferece mi-nicursos e palestras durante este mês de maio. No dia 18, das 14h às 17h, o tema será “Reciclagem: uma oportunidade de negócio”. O minicurso Aprender a Empreender ocorrerá no dia 20, das 19h às 22h. As palestras e minicursos acontecem na Unidade de Negócios Sebrae Mata Sul, localizada no Cabo de San-to Agostinho. Mais infor-mações por meio do por-tal www.pe.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570

0800.

OrtografiaO Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o curso “Português Empresarial: Novo Acordo Ortográfico”, promovido pelo Centro de Tecnologia do Varejo. O objetivo do curso é sanar as dúvidas referentes ao novo acordo, que entrou em vigor em ja-neiro de 2009. Uma turma está prevista para começar no próximo dia 31, seguin-do até 4 de junho, das 19h às 22h. As inscrições cus-tam R$ 136 e podem ser feitas através da Central de Atendimento do Senac, pelo telefone 0800-081-1688.

Festival De 21 a 27 de maio, o Re-cife vai sediar o Animage – II Festival Internacional de Animação de Pernam-buco. O evento acontece em cinco pontos da cidade: cinema da Fundaj, Centro Cultural dos Correios, Mor-ro da Conceição, Parque 13 de maio e na faculdade Aeso. Na ocasião, serão realizadas mostras compe-titivas e não competitivas de longas e curtas metra-gens, oficinas e seminários. Mais informações podem ser obtidas no site do festi-val (www.animagefestival.com).

Educação O Complexo Industrial e Portuário de Suape deu início a seu primeiro Pro-grama de Educação Am-biental. São 16 cursos e 16 oficinas oferecidas pela empresa em parceira com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). O público alvo: os moradores do Cabo de Santo Agosti-nho e Ipojuca. Para partici-par, os interessados devem procurar o Núcleo de Edu-cação Ambiental de Suape ou acessar o site da empre-sa (www.suape.pe.gov.br).

Comerciantes do Caborecebem orientaçãoEncontro foi iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

FOTO: Jorge Luiz

Campos cobra ação da PrefeituraJABOAtãO

O município de Jaboa-tão dos Guararapes ocupa a sexta pior

colocação entre 81 cidades pesquisadas pelo Institu-to Trata Brasil - que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)-, sobre saneamento básico. Os dados apontam que dos cerca de 680 mil ha-bitantes de Jaboatão, apenas 8% têm seu esgoto coletado.

O deputado estadual An-dré Campos (PT), em pro-nunciamento na Assembleia Legislativa, lamentou o des-caso com a cidade. Segundo ele, a pesquisa repercute em todo o País, inclusive, desta-

ca que o Blog Olho D’água enfoca, como exemplo, a La-goa do Náutico, considerada a maior lagoa urbana do Bra-sil, com um espelho d’água de 400 hectares. “Para lá são despejados milhares de litros de esgoto diariamente.

A lagoa está assoreada e corre o risco de desapa-recer, causando sérios da-nos ambientais”, destaca o parlamentar. “São fatos que agravam a qualidade de vida da população, com impacto especial na saúde”, frisou o petista.

O deputado também fez questão de ressaltar a análise do presidente do Instituto, o

qual diz que muitos municí-pios não avançaram na ques-tão do saneamento por falta de determinação do gestor público, que não elabora-ram Planos Municipais de Saneamento, por isso a im-possibilidade de conseguir financiamentos para o setor. “Não é de hoje que a gestão da coisa pública em Jaboa-tão navega sem rumo, sem investimentos, sem projetos, sem a aplicação responsável dos recursos públicos.

É preciso competência para elaborar projetos e bus-car recursos para sanear a ci-dade”, criticou Campos.

Com o objetivo de in-centivar a formali-zação dos feirantes

e prestadores de serviço do Mercadão do Cabo de San-to Agostinho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município promoveu uma reunião com os comerciantes na quadra do CAIC na sema-na passada. Na pauta, mos-trar à categoria os benefícios que o processo de legalização pode ocasionar.

A ideia da Secretaria é tornar os feirantes “microem-preendedores individuais”, condição que proporcionará, entre outras vantagens, di-reito à Previdência Social.No encontro foi debatido o com-primento da Lei Nº 123 e da Lei Complementar Nº 128, que instituiu o Estatuto da Micro e Pequena Empresa no Brasil. A legislação determina tratamento especial às micro e pequena empresas, sobre-tudo, ao microempreendedor individual. Representantes de vários órgãos participaram do evento para esclarecer dúvi-

das sobre o tema. Para o co-merciante Amaro Francisco, a iniciativa é bem-vinda. “É a valorização de nossa pro-fissão e do comércio. Acho que a nossa classe vai ganhar muito e a economia da cidade também”, disse.

O Secretário de Desen-volvimento Econômico do município, Alexandro Gomes, destacou algumas vantagens da formalização dos feirantes. “Eles vão poder vender os

seus produtos para grandes empresas como restaurantes e hotéis, por exemplo, já que estarão autorizados a emitir nota fiscal, poderão realizar compra de mercadorias com prazo maior para pagamento, além de ter direito à aposen-tadoria no futuro”, explicou.A partir do dia 18, os interessa-dos na formalização do seu negócio devem se dirigir ao Sebrae do Cabo, na Rua Vi-gário João Batista, Centro.

Por Por Chárleston [email protected]

Representantes de vários órgãos esclareceram as dúvidas sobre o tema

Page 8: Jornal A Verdade.PE

Tendo que acompanhar o desenvolvimento da região, Jaboatão dos Guararapes pro-cura reestruturar sua educação buscando diminuir as dife-renças sociais e educacionais entre as regiões. Para isso, a Prefeitura tem investido no bem-estar dos alunos, que em sua maioria são de comunida-des pobres.

A comunidade de Cova da Onça, no Curado II, é uma delas. As crianças são caren-tes, faltam alimenta-ção e roupa, além do difícil acesso à escola. Hoje, o município dispo-nibiliza transpor-te, fardamento e material escolar, numa forma de tentar trazê-los de volta às salas de aula. Também houve uma rees-truturação na grade curricular dos alu-nos, com objetivo de atender as defi-ciências encontra-das.

Entras as pro-postas de melhorias na educação está a leitura intensiva, uma horta nas de-

pendências da escola, além de aulas de educação física e ambiental. Cerca de 100 alu-nos estudam das 8h às 16h30. A escola Josefa Batista possui seis salas de aula, uma de ví-deo, 12 banheiros e 13 pro-fissionais entre professores, merendeiras, e supervisores atendendo as crianças diaria-mente.

Este ano, o município in-vestiu R$ 10 milhões na com-

pra de fardamentos e material escolar. Segundo a Prefeitura, só esse investimento já é um impacto na vida das crianças, porque muitos não tinham roupas para estudar e outras iam descalças. “O fardamento é igual a uma camisa de time de futebol, cada um tem que cuidar do seu uniforme e tam-bém da sua escola”, pontua a secretária de Educação, Mirtes Cordeiro.

A VERDADE.PE8 A VERDADE.PE 9e-mail:

[email protected]º 23 | De 15 a 21 de maio de 2010 nº 23 | De 15 de maio de 2010

Por Jéssica Pinheiro

[email protected]

Não há caminho bem-sucedido sem que tenha a educação como um dos seus principais pilares. É nesse sentido

que os governos precisam seguir, oferecendo escolas com boa infraestrutura, professores capacitados e bem remunerados e, claro, um ensino de qualidade, que desperte o interesse dos estudantes. Os números da educação ainda precisam melhorar bastante, afinal de contas, o Estado tem 930 mil analfabetos, com idade acima de 15 anos, o que representa 11% da população. No entanto, é preciso ressaltar que diversas ações governamentais, nas três esferas de poder, vêm sendo desenvolvidas para que o Brasil recupere anos de atraso, principalmente na rede pública, como a construção de escolas com regime integral, investimento na capacitação dos docentes, além da distribuição de fardamento, merenda e material escolar.

A escola municipal Professor Antônio Benedito da Rocha (Escola Modelo de Garapu) é um projeto pioneiro no Cabo de Santo Agostinho e que já é sucesso em diversas regiões do País: o ensino integral dos alunos, com novas diretrizes curriculares, valorização e in-teração não só do aluno, mas também dos professores e fa-miliares.

Com 610 estudantes, a instituição atende inicial-mente alunos das turmas de quinta série. Dois dias por se-mana, eles têm aula das 7h30 às 17h, com direito a quatro refeições. Enquanto estão na escola, os estudantes partici-pam de aulas de arte, educa-ção física, informática, além

de aulas complementares para aqueles que estão atra-sados com as matérias.

“Os nossos esforços são para que as crianças possam desenvolver todas as suas ha-bilidades. Acompanhamos os alunos diariamente, integran-do professores, funcionários e famílias no melhor desen-volvimento não só escolar, mas também afetivo”, des-taca a diretora pedagógica, Ladjane Freire.

Atualmente, o Cabo pos-sui três escolas Modelos e uma quarta está em constru-ção. “A tendência é enqua-drar as demais instituições nesse processo, mas não po-demos definir data. Trabalha-mos para manter as políticas públicas adotadas pelo go-

verno, que é dar uma educa-ção de qualidade aos nossos alunos”, destaca o supervisor pedagógico, Nilton Lima.

O Cabo de Santo Agosti-nho também dispõe de ações voltadas para a alfabetiza-ção de adultos. O programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) dispõe de pro-jetos pedagógicos diferencia-dos para a nova realidade dos alunos.

Hoje o Cabo possui 30.995 alunos matriculados, distribuídos em 98 escolas e atendidos por 1.280 pro-fessores. Os profissionais da educação também passam por capacitações mensais, para melhor desenvolver os projetos pedagógicos em sala de aula.

A cidade de Escada inves-te em formação continuada para capacitar seus educado-res e oferecer uma melhor educação à população. O ano de 2010 já começou com uma parceria entre a Secreta-ria de Educação e o Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológi-co e Cientifico (Ipad) na ca-pacitação de 750 professores, coordenadores, diretores, psi-cólogos e técnicos adminis-trativos.

Com o tema “A vida ofe-rece oportunidade para to-dos, mas é a formação que faz a diferença”, os educado-res puderam discutir as novas

diretrizes da educação, apre-sentando novas alternativas à proposta pedagógica. A capa-citação se detém às potencia-lidades que os profissionais da educação podem trabalhar com seus alunos em sala de aula.

“Nós precisamos do es-forço de todos para garantir a qualidade da educação das nossas crianças e jovens, que precisam estar preparados para o mercado de trabalho”, disse a secretária de Educa-ção, Elizabete Cavalcanti. Arte, literatura, história, ge-ografia, matemática e por-tuguês estão entre os temas abordados.

Estado tem 950 mil alunos, distribuídos em mais de 1.100 escolas por todas as regiões

Foto: Alyne Pinheiro/Secretaria de Educação

Foto: Marcelo Ferreira

Permanência do aluno na escola, valorização do professor e desenvol-vimento do currículo. Este é o tripé em que a Secretaria de Educação do Estado se baseia para desenvolver programas destinados à formação básica e profissional dos pernambu-canos. Hoje, o discurso é o direito que todas as pessoas têm a uma edu-cação de qualidade. Para isso, o Esta-do vem desenvolvendo ações desde 2007, diagnosticando os problemas e intervindo para melhorar a educa-ção. Os 950 mil alunos, distribuídos em mais de 1.100 escolas por todas as regiões do Estado obtiveram me-lhorias, desde a grade curricular até a reestruturação das instituições.

Hoje, as instituições estão sen-do padronizadas para oferecer aos estudantes melhores condições de ensino. As construídas ou reforma-das têm laboratórios, quadra polies-portiva, auditório e biblioteca. Desde 2007, foram construídas 46 escolas e 92 reformadas. Algumas dessas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais.

Para o ensino médio, escolas Técnicas e de Referência foram cria-das para ajudar no desenvolvimento profissional do aluno. Ao todo, as seis escolas técnicas e as 160 escolas de Referência, além de uma carga horá-ria integral, oferecem profissionaliza-ção nas áreas de turismo, vestuário, agropecuária, entre outras.

Para a diretora executiva de Ges-tão de Rede da Secretaria Estadual de Educação, Margarethe Zapone, o im-portante é assegurar uma educação de qualidade à população. “Estamos lutando para que todos tenham uma ambiente escolar digno, mesmo ten-do ainda muito por fazer”, destaca.

Apesar dos esforços da Secretaria de Educação, o Estado ainda regis-tra nas suas estatísticas o número de 930 mil pernambucanos analfabetos, com idade acima de 15 anos, o que representa 11% da população.

Em termos de Brasil, hoje são mais de 2,5 milhões de professores para atender 57 milhões de estudan-tes matriculados em todos os níveis de ensino. Outro dado positivo é que, em 2006, 97% das crianças, com idade entre 7 e 14 anos, estavam fre-quentando a escola.

Escola foi reformulada para atender as crianças carentes da comunidade

Cova da Onça

Page 9: Jornal A Verdade.PE

Tendo que acompanhar o desenvolvimento da região, Jaboatão dos Guararapes pro-cura reestruturar sua educação buscando diminuir as dife-renças sociais e educacionais entre as regiões. Para isso, a Prefeitura tem investido no bem-estar dos alunos, que em sua maioria são de comunida-des pobres.

A comunidade de Cova da Onça, no Curado II, é uma delas. As crianças são caren-tes, faltam alimenta-ção e roupa, além do difícil acesso à escola. Hoje, o município dispo-nibiliza transpor-te, fardamento e material escolar, numa forma de tentar trazê-los de volta às salas de aula. Também houve uma rees-truturação na grade curricular dos alu-nos, com objetivo de atender as defi-ciências encontra-das.

Entras as pro-postas de melhorias na educação está a leitura intensiva, uma horta nas de-

pendências da escola, além de aulas de educação física e ambiental. Cerca de 100 alu-nos estudam das 8h às 16h30. A escola Josefa Batista possui seis salas de aula, uma de ví-deo, 12 banheiros e 13 pro-fissionais entre professores, merendeiras, e supervisores atendendo as crianças diaria-mente.

Este ano, o município in-vestiu R$ 10 milhões na com-

pra de fardamentos e material escolar. Segundo a Prefeitura, só esse investimento já é um impacto na vida das crianças, porque muitos não tinham roupas para estudar e outras iam descalças. “O fardamento é igual a uma camisa de time de futebol, cada um tem que cuidar do seu uniforme e tam-bém da sua escola”, pontua a secretária de Educação, Mirtes Cordeiro.

A VERDADE.PE8 A VERDADE.PE 9e-mail:

[email protected]º 23 | De 15 a 21 de maio de 2010 nº 23 | De 15 de maio de 2010

Por Jéssica Pinheiro

[email protected]

Não há caminho bem-sucedido sem que tenha a educação como um dos seus principais pilares. É nesse sentido

que os governos precisam seguir, oferecendo escolas com boa infraestrutura, professores capacitados e bem remunerados e, claro, um ensino de qualidade, que desperte o interesse dos estudantes. Os números da educação ainda precisam melhorar bastante, afinal de contas, o Estado tem 930 mil analfabetos, com idade acima de 15 anos, o que representa 11% da população. No entanto, é preciso ressaltar que diversas ações governamentais, nas três esferas de poder, vêm sendo desenvolvidas para que o Brasil recupere anos de atraso, principalmente na rede pública, como a construção de escolas com regime integral, investimento na capacitação dos docentes, além da distribuição de fardamento, merenda e material escolar.

A escola municipal Professor Antônio Benedito da Rocha (Escola Modelo de Garapu) é um projeto pioneiro no Cabo de Santo Agostinho e que já é sucesso em diversas regiões do País: o ensino integral dos alunos, com novas diretrizes curriculares, valorização e in-teração não só do aluno, mas também dos professores e fa-miliares.

Com 610 estudantes, a instituição atende inicial-mente alunos das turmas de quinta série. Dois dias por se-mana, eles têm aula das 7h30 às 17h, com direito a quatro refeições. Enquanto estão na escola, os estudantes partici-pam de aulas de arte, educa-ção física, informática, além

de aulas complementares para aqueles que estão atra-sados com as matérias.

“Os nossos esforços são para que as crianças possam desenvolver todas as suas ha-bilidades. Acompanhamos os alunos diariamente, integran-do professores, funcionários e famílias no melhor desen-volvimento não só escolar, mas também afetivo”, des-taca a diretora pedagógica, Ladjane Freire.

Atualmente, o Cabo pos-sui três escolas Modelos e uma quarta está em constru-ção. “A tendência é enqua-drar as demais instituições nesse processo, mas não po-demos definir data. Trabalha-mos para manter as políticas públicas adotadas pelo go-

verno, que é dar uma educa-ção de qualidade aos nossos alunos”, destaca o supervisor pedagógico, Nilton Lima.

O Cabo de Santo Agosti-nho também dispõe de ações voltadas para a alfabetiza-ção de adultos. O programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) dispõe de pro-jetos pedagógicos diferencia-dos para a nova realidade dos alunos.

Hoje o Cabo possui 30.995 alunos matriculados, distribuídos em 98 escolas e atendidos por 1.280 pro-fessores. Os profissionais da educação também passam por capacitações mensais, para melhor desenvolver os projetos pedagógicos em sala de aula.

A cidade de Escada inves-te em formação continuada para capacitar seus educado-res e oferecer uma melhor educação à população. O ano de 2010 já começou com uma parceria entre a Secreta-ria de Educação e o Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológi-co e Cientifico (Ipad) na ca-pacitação de 750 professores, coordenadores, diretores, psi-cólogos e técnicos adminis-trativos.

Com o tema “A vida ofe-rece oportunidade para to-dos, mas é a formação que faz a diferença”, os educado-res puderam discutir as novas

diretrizes da educação, apre-sentando novas alternativas à proposta pedagógica. A capa-citação se detém às potencia-lidades que os profissionais da educação podem trabalhar com seus alunos em sala de aula.

“Nós precisamos do es-forço de todos para garantir a qualidade da educação das nossas crianças e jovens, que precisam estar preparados para o mercado de trabalho”, disse a secretária de Educa-ção, Elizabete Cavalcanti. Arte, literatura, história, ge-ografia, matemática e por-tuguês estão entre os temas abordados.

Estado tem 950 mil alunos, distribuídos em mais de 1.100 escolas por todas as regiões

Foto: Alyne Pinheiro/Secretaria de Educação

Foto: Marcelo Ferreira

Permanência do aluno na escola, valorização do professor e desenvol-vimento do currículo. Este é o tripé em que a Secretaria de Educação do Estado se baseia para desenvolver programas destinados à formação básica e profissional dos pernambu-canos. Hoje, o discurso é o direito que todas as pessoas têm a uma edu-cação de qualidade. Para isso, o Esta-do vem desenvolvendo ações desde 2007, diagnosticando os problemas e intervindo para melhorar a educa-ção. Os 950 mil alunos, distribuídos em mais de 1.100 escolas por todas as regiões do Estado obtiveram me-lhorias, desde a grade curricular até a reestruturação das instituições.

Hoje, as instituições estão sen-do padronizadas para oferecer aos estudantes melhores condições de ensino. As construídas ou reforma-das têm laboratórios, quadra polies-portiva, auditório e biblioteca. Desde 2007, foram construídas 46 escolas e 92 reformadas. Algumas dessas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais.

Para o ensino médio, escolas Técnicas e de Referência foram cria-das para ajudar no desenvolvimento profissional do aluno. Ao todo, as seis escolas técnicas e as 160 escolas de Referência, além de uma carga horá-ria integral, oferecem profissionaliza-ção nas áreas de turismo, vestuário, agropecuária, entre outras.

Para a diretora executiva de Ges-tão de Rede da Secretaria Estadual de Educação, Margarethe Zapone, o im-portante é assegurar uma educação de qualidade à população. “Estamos lutando para que todos tenham uma ambiente escolar digno, mesmo ten-do ainda muito por fazer”, destaca.

Apesar dos esforços da Secretaria de Educação, o Estado ainda regis-tra nas suas estatísticas o número de 930 mil pernambucanos analfabetos, com idade acima de 15 anos, o que representa 11% da população.

Em termos de Brasil, hoje são mais de 2,5 milhões de professores para atender 57 milhões de estudan-tes matriculados em todos os níveis de ensino. Outro dado positivo é que, em 2006, 97% das crianças, com idade entre 7 e 14 anos, estavam fre-quentando a escola.

Escola foi reformulada para atender as crianças carentes da comunidade

Cova da Onça

Page 10: Jornal A Verdade.PE

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou, no fim da semana passada, no Diário Oficial da União, o edital do concurso para pre-encher 100 vagas de nível médio e superior para todo o País. Desse total, 5% são des-tinadas a portadores de defi-ciência. Os salários variam de R$ 2.131,43 a R$ 3.156,55.

Para nível médio, há 30 vagas para o cargo de agente administrativo. As outras 70 vagas são para profissionais com nível superior, sendo 40 oportunidades de analista téc-nico-administrativo (qualquer área de formação) e outras 30

para engenheiros (qualquer área da engenharia).

As inscrições devem ser feitas até 1º de junho pelo site www.fec.uff.br. A taxa de inscrição é de R$ 60 para ní-vel médio e de R$ 75 para os cargos de nível superior. Só é permitido solicitar isenção do pagamento da taxa aqueles candidatos que tenham ren-da familiar mensal de até três salários mínimos ou renda por pessoa de até meio sa-

lário mínimo ou, ainda, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais

do Governo. A solicitação deve ser feita até 18 de maio no mesmo en-dereço das ins-crições.

As provas estão marcadas para o dia 12 de

junho para os cargos de nível superior e para o dia 13 de junho para os candidatos ao cargo de agente administrati-vo e serão aplicadas em todas as 27 capitais brasileiras.

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE10

trabalho e-mail:[email protected]

Estão sendo oferecidas 30 vagas para trabalhadores de nível médio e 70 de superior

SEu DIREITO Por Oderson Acioliemail: [email protected]

Oderson Acioli, advogado e consultor jurídico do jornal A Verdade.Pe ([email protected])

Estatuto completa sete anos em outu-bro, mas os idosos ainda têm dificulda-des de fazer valer os seus direitos.

Em outubro próximo, completará sete anos do Estatuto do Idoso, que es-tabeleceu de forma defini-tiva os direitos para quem atinge 60 anos. Mesmo após esses anos de Lei, o idoso ainda tem dificulda-des em fazer valer seus di-reitos.

Num rápido exercício, nós, que ainda não che-gamos nessa idade, imagi-namos que esses direitos abrangem tão somente as vagas reservadas nos es-tacionamentos, prioridade de atendimento e gratui-dade em ônibus. Se você também pensou assim, infelizmente faz parte de uma parcela significativa da sociedade que não pen-sa que poderá ter o privilé-gio de chegar aos 60 anos, ou pior, conhece casos ou tem parentes que já chega-ram lá, mas que não estão recebendo a devida e obri-gatória atenção.

O termo “obrigatória atenção” não constou à toa, mas para advertir que você poderá estar descum-prindo a Lei sem saber.

Como dizer que não sabemos que estamos pra-ticando um crime ao ser-mos negligentes ou mes-mo agressores com quem deveríamos respeitar e cui-dar, ou nos casos dos mais insensíveis ou com aqueles que a idade não perdoou seus erros, ter um mínimo de compaixão? Parte da resposta decorrerá da for-mação de cada um e a ou-tra será encontrada na Lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, e nesta, não fa-zer o que lhe cabe poderá resultar em sérias conse-

quências, razão também pela qual a Lei deverá ser cuidadosamente lida.

O artigo terceiro do Estatuto, por exemplo, afirma que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Pú-blico assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimen-tação, à educação, à cul-tura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade e à convivência familiar e co-munitária”.

Registra em seu artigo quarto, parágrafo primeiro, que “É dever de todos pre-venir a ameaça ou violação aos direitos do idoso”. E para quem ainda ficou na dúvida quanto as suas res-ponsabilidades, no artigo sexto, que ”Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha teste-munhado ou que tenha co-nhecimento”, significa que, quem souber de algum tipo de violência contra quem tenha 60 anos ou mais terá obrigação de denunciá-la sob pena de responder por sua ação ou omissão.

A violência nem sem-pre é a física, mas também psíquica e moral, atingindo a imagem, a identidade, a autonomia, valores, ideias e crenças, o direito aos es-paços e aos objetos pesso-ais. Sabendo da existência de algum tipo de violência contra quem esteja nessa faixa etária, deverão ser acionados, imediatamente, a autoridade policial ou o Ministério Público.

ministério abre seleçãopara 100 profissionais

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o concurso do Colégio de Aplicação, da Universida-de Federal de Pernambuco, para selecionar 11 professo-res, tanto da educação básica quanto técnica e tecnológica. Para se inscrever, os docen-tes interessados devem se di-rigir à Secretaria do CAp, no Campus da UFPE, na Várzea, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

As vagas em aberto são para as áreas de Comunica-

ção e Expressão e Educação Artística (oito vagas), Estudos Sociais (uma vaga) e Ciências Exatas e da Natureza (duas vagas). A remuneração é composta pelo salário de R$ 1.728,28, somado à Gratifica-ção Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GE-DBT) de R$ 1.029,36 e à Re-tribuição por Titulação (RT), que varia de R$ 89,43 a R$ 3.297,37.

A taxa de inscrição cus-ta R$ 56,00 e deve ser paga

através de Guia de Reco-lhimento da União (GRU) disponível no site da Pró-Reitoria para Assuntos Aca-dêmicos www.ufpe.br/proa-cad. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, através de procuração ou via postal. A lista de documentos neces-sários pode ser consultada no edital da seleção. A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação do resul-tado final no DOU, prorrogá-vel por igual período

Colégio seleciona 11 professores

As provas serão realizadas em todos os estados nos dias 12 e 13 de junho

APliCAçãO

Encontre aqui sua vagaConfira as oportunidades disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaboatão

Agência do Trabalhador - Jaboatão dos Guararapes | Praça Dantas Barreto, s/n | Centro | Jaboatão dos Guararapes-PE

Vagas Salário Escolaridade Qt.

BALCONISTA DE PEÇAS DE AUTO R$ 550,00 2º GRAU COMPLETO 4

COMPRADOR R$ 800,00 2º GRAU COMPLETO 6

PADEIRO R$ 600,00 1º GRAU INCOMPLETO 3

VENDEDOR DE AUTOMOVEIS A COMBINAR 2º GRAU COMPLETO 15

Total 28

Page 11: Jornal A Verdade.PE

A obra está prevista para ser entregue em junho, mas já foi

definido o valor do pedágio que será cobrado para quem optar por trafegar pela pon-te do Paiva, que ligará os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Os motoristas terão que pagar R$ 3,60 nos dias úteis e R$ 5,40 nos finais de sema-na. A ponte, que possui 320 metros de comprimento, em conjunto com a estrada Via Parque (que terá 6,2 quilô-metros) constitui o sistema viário de acesso à Praia do Paiva, localizada no Cabo.

Os pontos de cobrança do pedágio ficarão instala-dos no começo e no fim da Reserva do Paiva, uma nos limites das cidades de Jabo-atão e Cabo, e a outra no

antigo acesso ao Paiva, em Itapuama.

A ponte e a rodovia se-rão monitoradas 24 horas. Quanto ao valor do pedágio, ele sofrerá reajuste anual tendo como base no Índice Nacional de Preços ao Con-sumidor Amplo (IPCA).

A ponte já está pratica-mente pronta, faltam apenas pequenos ajustes para que o tráfego possa ser libera-do. São detalhes como sina-lização e pintura de placas. Os grupos Odebrecht e o Cornélio Brennand são os responsáveis pelo empre-endimento, no qual já foi investido mais de R$ 75 mi-lhões.

A Reserva do Paiva tem 526 hectares e 8,6 quilô-metros de faixa de praia. O local já começou a abrigar um megacomplexo turístico

e imobiliário de alto luxo, avaliado em R$ 1,6 bilhão. Além de empreendimentos

habitacionais, a praia conta-rá com hotéis de luxo e edi-fícios empresariais.

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010 A VERDADE.PE 11

economia e-mail:[email protected]

Valor do pedágio da Ponte do Paiva será de r$ 3,60Pontos de cobrança do pedágio ficarão instalados no começo e no fim da Reserva

A rodovia PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, é o novo endereço de mais uma fábrica da RM Eólica, empresa do grupo espanhol Gonvarri, que será responsá-vel pela produção de torres para centrais de geração de energia eólica.

A unidade, que recebeu um investimento de 37 mi-lhões de euros, é a primeira do grupo Gonvarri Wind To-wers fora da Espanha neste segmento, com capacidade de produzir mil torres por ano. Construída numa área de 150 mil metros quadra-dos, a RM Eólica deve gerar mais de 400 empregos dire-tos até o final do ano.

A nova fábrica, que foi inaugurada na semana passa-da pelo governador Eduardo Campos, vai atender priori-tariamente o mercado brasi-

leiro, no entanto, a empresa não descarta possibilidade de se fazer valer da posição privilegiada do Complexo Industrial e Portuário de Su-ape para investir na expor-tação. Cada torre produzida pode medir até 115 metros e pesar cerca de 100 tonela-das. A fábrica já possui 300 encomendas.

Como a maioria das em-presas instaladas nos arre-dores de Suape, a RM Eó-lica optou por capacitar e contratar jovens que moram no entorno. Nesse caso, a grande maioria da mão de obra selecionada foi de tra-balhadores do Cabo de San-to Agostinho. Segundo o se-cretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Allex Gomes, essa inserção dos jovens cabenses se deu atra-vés de uma parceria com o

Serviço Nacional de Apren-dizagem Industrial (SENAI), que treinou os funcionários. A empresa também ofereceu capacitação.

O CEO da Gonvarri, Jon Riberas, aproveitou a inauguração da fábrica para anunciar novos investimen-

tos para 2011: a construção de uma fábrica de flanges e de um centro de logística e montagem de turbinas eó-licas. Segundo ele, são dois novos empreendimentos de R$ 50 milhões cada, que de-vem gerar mais 200 empre-gos diretos.

O desenvolvimento do Complexo Industrial e Portu-ário de Suape não está ape-nas abrindo milhares de no-vos postos de trabalho, tem também contribuído para elevar os salários. Antes, um soldador recebia cerca de R$ 600 por mês, hoje, a média salarial subiu para R$ 1 mil. Essa valorização se deve ao fato de haver mais serviço do que operários disponíveis para atender aos grandes projetos estruturadores.

Segundo o presidente do Senai no Estado, Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, o atual cenário se explica de-vido à alta taxa de emprega-bilidade da região, uma vez que mais de 76% que saem dos cursos e capacitações já têm emprego garantido. “Por exemplo, atualmente 2,8 mil jovens formados pelo Senai trabalham no Estaleiro Atlân-tico Sul. Outros mil estão empregados no canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima”, declarou o executivo em encontro com a impren-sa. Em seguida, ressaltou que praticamente dobraram as inscrições para formação de pessoal: de 20 mil por ano, já são mais de 46 mil agora em 2010.

Entre as ações futuras do Senai em Pernambuco, par-ticularmente no Litoral Sul, estão previstas a instalação de uma nova escola na cida-de de Ipojuca e de um posto avançado em Escada.

O presidente da CNI, Ar-mando Monteiro Neto, que também participou do even-to, destacou que o Senai está cada vez mais presente na formação profissional de jovens no Estado através de suas escolas técnicas e das parcerias com municípios, “principalmente no Litoral Sul por causa dos investi-mentos que estão sendo feitos em Suape, que visa a capacitação de mão de obra para assumir as oportunida-des que têm surgido”.

Profissionais são melhorremunerados

CABO

suAPe

Foto

: Jor

ge L

uiz

Foto: Wilton Santana

Motoristas pagarão R$ 3,60 em dias úteis e R$ 5,40 nos finais de semana

Governador Eduardo Campos visitou as instalações da nova unidade

RM Eólica inaugura fábrica na PE-60

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou, no fim da semana passada, no Diário Oficial da União, o edital do concurso para pre-encher 100 vagas de nível médio e superior para todo o País. Desse total, 5% são des-tinadas a portadores de defi-ciência. Os salários variam de R$ 2.131,43 a R$ 3.156,55.

Para nível médio, há 30 vagas para o cargo de agente administrativo. As outras 70 vagas são para profissionais com nível superior, sendo 40 oportunidades de analista téc-nico-administrativo (qualquer área de formação) e outras 30

para engenheiros (qualquer área da engenharia).

As inscrições devem ser feitas até 1º de junho pelo site www.fec.uff.br. A taxa de inscrição é de R$ 60 para ní-vel médio e de R$ 75 para os cargos de nível superior. Só é permitido solicitar isenção do pagamento da taxa aqueles candidatos que tenham ren-da familiar mensal de até três salários mínimos ou renda por pessoa de até meio sa-

lário mínimo ou, ainda, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais

do Governo. A solicitação deve ser feita até 18 de maio no mesmo en-dereço das ins-crições.

As provas estão marcadas para o dia 12 de

junho para os cargos de nível superior e para o dia 13 de junho para os candidatos ao cargo de agente administrati-vo e serão aplicadas em todas as 27 capitais brasileiras.

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE10

trabalho e-mail:[email protected]

Estão sendo oferecidas 30 vagas para trabalhadores de nível médio e 70 de superior

SEu DIREITO Por Oderson Acioliemail: [email protected]

Oderson Acioli, advogado e consultor jurídico do jornal A Verdade.Pe ([email protected])

Estatuto completa sete anos em outu-bro, mas os idosos ainda têm dificulda-des de fazer valer os seus direitos.

Em outubro próximo, completará sete anos do Estatuto do Idoso, que es-tabeleceu de forma defini-tiva os direitos para quem atinge 60 anos. Mesmo após esses anos de Lei, o idoso ainda tem dificulda-des em fazer valer seus di-reitos.

Num rápido exercício, nós, que ainda não che-gamos nessa idade, imagi-namos que esses direitos abrangem tão somente as vagas reservadas nos es-tacionamentos, prioridade de atendimento e gratui-dade em ônibus. Se você também pensou assim, infelizmente faz parte de uma parcela significativa da sociedade que não pen-sa que poderá ter o privilé-gio de chegar aos 60 anos, ou pior, conhece casos ou tem parentes que já chega-ram lá, mas que não estão recebendo a devida e obri-gatória atenção.

O termo “obrigatória atenção” não constou à toa, mas para advertir que você poderá estar descum-prindo a Lei sem saber.

Como dizer que não sabemos que estamos pra-ticando um crime ao ser-mos negligentes ou mes-mo agressores com quem deveríamos respeitar e cui-dar, ou nos casos dos mais insensíveis ou com aqueles que a idade não perdoou seus erros, ter um mínimo de compaixão? Parte da resposta decorrerá da for-mação de cada um e a ou-tra será encontrada na Lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, e nesta, não fa-zer o que lhe cabe poderá resultar em sérias conse-

quências, razão também pela qual a Lei deverá ser cuidadosamente lida.

O artigo terceiro do Estatuto, por exemplo, afirma que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Pú-blico assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimen-tação, à educação, à cul-tura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade e à convivência familiar e co-munitária”.

Registra em seu artigo quarto, parágrafo primeiro, que “É dever de todos pre-venir a ameaça ou violação aos direitos do idoso”. E para quem ainda ficou na dúvida quanto as suas res-ponsabilidades, no artigo sexto, que ”Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha teste-munhado ou que tenha co-nhecimento”, significa que, quem souber de algum tipo de violência contra quem tenha 60 anos ou mais terá obrigação de denunciá-la sob pena de responder por sua ação ou omissão.

A violência nem sem-pre é a física, mas também psíquica e moral, atingindo a imagem, a identidade, a autonomia, valores, ideias e crenças, o direito aos es-paços e aos objetos pesso-ais. Sabendo da existência de algum tipo de violência contra quem esteja nessa faixa etária, deverão ser acionados, imediatamente, a autoridade policial ou o Ministério Público.

ministério abre seleçãopara 100 profissionais

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o concurso do Colégio de Aplicação, da Universida-de Federal de Pernambuco, para selecionar 11 professo-res, tanto da educação básica quanto técnica e tecnológica. Para se inscrever, os docen-tes interessados devem se di-rigir à Secretaria do CAp, no Campus da UFPE, na Várzea, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

As vagas em aberto são para as áreas de Comunica-

ção e Expressão e Educação Artística (oito vagas), Estudos Sociais (uma vaga) e Ciências Exatas e da Natureza (duas vagas). A remuneração é composta pelo salário de R$ 1.728,28, somado à Gratifica-ção Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GE-DBT) de R$ 1.029,36 e à Re-tribuição por Titulação (RT), que varia de R$ 89,43 a R$ 3.297,37.

A taxa de inscrição cus-ta R$ 56,00 e deve ser paga

através de Guia de Reco-lhimento da União (GRU) disponível no site da Pró-Reitoria para Assuntos Aca-dêmicos www.ufpe.br/proa-cad. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, através de procuração ou via postal. A lista de documentos neces-sários pode ser consultada no edital da seleção. A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação do resul-tado final no DOU, prorrogá-vel por igual período

Colégio seleciona 11 professores

As provas serão realizadas em todos os estados nos dias 12 e 13 de junho

APliCAçãO

Encontre aqui sua vagaConfira as oportunidades disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaboatão

Agência do Trabalhador - Jaboatão dos Guararapes | Praça Dantas Barreto, s/n | Centro | Jaboatão dos Guararapes-PE

Vagas Salário Escolaridade Qt.

BALCONISTA DE PEÇAS DE AUTO R$ 550,00 2º GRAU COMPLETO 4

COMPRADOR R$ 800,00 2º GRAU COMPLETO 6

PADEIRO R$ 600,00 1º GRAU INCOMPLETO 3

VENDEDOR DE AUTOMOVEIS A COMBINAR 2º GRAU COMPLETO 15

Total 28

Page 12: Jornal A Verdade.PE

A VERDADE.PE12 nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010

e-mail:[email protected]

Por Asaph [email protected]

Histórias que poderiam ter um final trágico e pre-coce, mas com a ajuda

do esporte vêm escrevendo um novo tempo na vida de jovens do Cabo de Santo Agostinho. Com aulas de artes marciais e destacando a importância das te-orias esportivas para o decorrer da vida, a oficina de Karatê do Núcleo de Medida Socioeducati-va de Liberdade Assistida (LA) é destaque no município.

No mês passado, atletas que compõem o time da Oficina fo-ram destaques no 1° Campeona-to Aberto de Karatê. O bom de-sempenho dos jovens cabenses coroou a cidade como a campeã da disputa. Dentre os mais de 40 atletas do Cabo no campeonato, cinco integrantes do LA con-quistaram seis medalhas para o centro. O município superou as 13 cidades participantes.

João Paulo Morais da Silva, Murilo Campos Azevedo de Mendonça, Tárcio da Silva, Vi-

tor Jackson Ferreira de Macena e Wilson Felipe da Silva foram as grandes estrelas do Cabo na competição. Primeiro lugar em luta na categoria juvenil, João Paulo enfatizou a importância da raça e determi-nação no sucesso da equipe. “O que conquistamos foi conseguido com muito esforço e força de vontade”.

A coordena-dora da Liberdade Assistida, Maria José Bezerra, informou que a procura pela Oficina de Karatê vem aumentando. Para ela, o segredo de tantos jovens procu-rarem a oficina está ligado aos ótimos resultados obtidos nas competições. “Além da filosofia de vida que empregamos, o que chama a atenção dos jovens é a possibilidade de repetir o suces-so dos atletas que já estão aqui”, argumenta.

Para participar da Oficina de Karatê, os alunos precisam ser maiores de 12 anos. O LA está

localizado na Rua José Lins Te-les, na Vila Social Contra Mo-cambo. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3521-

6717.Em uma par-

ceria da Secreta-ria Municipal de Programas Sociais e da Mulher, do Cabo de Santo Agostinho, com os Governos Estadual e Federal, o Centro

de Referência de Liberdade As-sistida tem o objetivo de atender jovens entre 12 e 18 anos em vulnerabilidade social, resgatá-los da esfera criminal e recolo-cá-los no convívio social. Eles são acompanhados durante seis meses através de atendimento psicossocial, visitas semanais de orientadores em casa e na esco-la, inserção em cursos e oficinas culturais, educacionais e espor-tivas, tais como karatê, bijuteria, percussão, violão, elevação es-colar e discussão temática.

instituição recupera a cidadania dos jovens

GIRO ESPORTIvOemail: [email protected]

PatrocinadorAlém do grupo Marfrig, detentor da marca Seara, a Confederação Brasi-leira de Futebol (CBF) tem um novo patrocinador: a Nestlé. Em 2009, a CBF amealhou R$ 164,9 milhões em patrocínios. Essa fonte de receita foi um dos pilares para o lucro da entida-de, que chegou a R$ 72,3 milhões no ano passado. Todavia, a Nike conti-nua sendo o principal patrocinador da CBF, com um investimento de US$ 45 milhões anuais.

Programa Bolsa-Atleta Estão abertas as inscrições para a edi-ção 2010/2011 do Programa Bolsa-Atleta, que desde 2007 incentiva os desportistas pernambucanos com va-lores que variam entre R$ 380 e R$ 1,9 mil. Os interessados em participar ou renovar o Bolsa-Atleta devem pro-curar, até 31 de maio, a Gerência de Base e Rendimento da Secretaria esta-dual de Esportes, localizada no Santos Dumont, Rua Almirante Nelson Fer-nandes, em Boa Viagem. Outras infor-mações pelo telefone (81) 3184-2674.

Álbum virtual 1A Fifa lançou o álbum oficial de figu-rinhas online da Copa do Mundo Áfri-ca do Sul 2010. Agora, os loucos por futebol já podem colecionar e trocar cromos virtuais dos jogadores que estarão no Mundial. Para participar é necessário se tornar um membro do Club Fifa. Cada uma das 32 seleções terá 11 jogadores, além das figurinhas especiais que complementam a cole-ção.

Álbum virtual 2Na página do álbum oficial da Copa, há uma área destinada a trocas. Os participantes também poderão se di-vertir criando um grupo de coleciona-dores. Os torcedores que completarem o álbum antes de 16 de julho poderão participar de um sorteio, que premiará 100 internautas com uma edição espe-cial do álbum encadernada e em capa dura, com todos os cromos dos joga-dores e estádios.

esportes

Centro atende jovens entre 12 e 18

anos em situação de vulnerabilidade

social

O Núcleo de Liberdade Assistida (LA) aposta no esporte como filosofia de vida

Foto

: Joã

o Ba

rbos

a

Alunos de Karatê foram destaque no campeonato aberto da categoria

Page 13: Jornal A Verdade.PE

Foto: Jorge LuizFoto: Jorge Luiz

Foto: Jorge LuizFoto: Jorge Luiz

Foto: Jorge Luiz

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010 A VERDADE.PE 13

socialespecial

FestiVAl dA JuVentudee-mail:

[email protected]

ANFITRIÃO

ABERTURA

O prefeito Lula Cabral estava bem animado ao lado dos convi-dados. Na foto, a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o secretário Luiz Pereira e a secretária Edna Gomes. Os dois últimos são seus assessores na Prefeitura.

A primeira-dama do Cabo, Polyana Pessoa (D), com as amigas Bruna (C) e Marcela (E) só curtindo o show da banda Paralamas do Sucesso na aber-tura do Festival da Juventude.

PARA DANÇARO vice-prefeito José Ivaldo, sob os olhares do DJ De-mócrito, aproveitou o festival para colocar o público para dançar.

ANIMAÇÃOMariane Cabral com os amigos Everton Rodrigues e Sara Almeida bem animados com o show de Jorge Aragão

SEGURANÇA I Além do sucesso de público, o Festival da Juventude tem outras boas notícias para comemorar. No balanço divulgado pela Guarda Municipal, não consta registro de violência ao longo do evento, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de abril no espa-ço da antiga Fábrica Sarabor, às margens da PE-60. Toda a festa transcorreu com total tranquili-dade.

SEGURANÇA IIO monitoramento do festival foi feito com câmeras de seguran-ça, tanto fixas como giratórias, que foram instaladas nas áreas interna e externa dos shows, e no entorno do local. O trabalho foi realizado em conjunto com as guardas ambiental, patrimo-nial, de trânsito e a Polícia Mi-litar.

INVESTIMENTOSegundo o comandante da Guarda, José Paulo de Farias, a Prefeitura está reforçando a segurança no Cabo por meio do vídeo-monitoramento. A ação, que teve início durante o Festival da Juventude, agora está sendo estudada para ser implantada em vários locais dentro do município. Inclusive, a Guarda Municipal está fazen-do um levantamento de onde serão instaladas as câmeras de segurança.

Page 14: Jornal A Verdade.PE

Jesus, em sua suprema sabedo-ria, nos traz este ensinamen-to. Ele é a videira verdadeira,

o Pai, o lavrador, e nós, os seus ramos. Ao se referir a si próprio como a videira verdadeira, Jesus está implicitamente dizendo que existem videiras falsas. Para com-preender isso melhor, Ele nos traz a figura da poda.

Note que somente os ramos que dão frutos é que são poda-dos. Aquele que não dá fruto, o Pai simplesmente corta. Então, a poda existe para o ramo que tra-balhou muito bem durante sua es-tação frutífera, a poda é para pre-pará-lo para a próxima estação.

A poda de árvores varia de es-pécie para espécie. Para a videira, a poda é decisiva. Normalmente ocorre no inverno, entre uma esta-ção e outra (depois do período de frutificação da estação anterior). A poda consiste basicamente em limpar e aparar aqueles galhos e folhas que, embora pareçam bo-nitos e belos, impossibilitarão a plena frutificação se não forem tirados.

Em nossas vidas, o Senhor nos poda com o objetivo de elimi-nar justamente esses galhos e fo-lhas que parecem belos, mas não são. A poda é dolorosa para nós. Normalmente envolve abrir mão de alguma coisa não necessaria-mente má em si mesma, como: prioridades, poder, influência, di-nheiro, tempo, títulos, sonhos ou qualquer outra coisa que possa vir a nos tirar do foco. Enfim, a poda vem para nos abençoar, retirando aquilo que poderia nos impedir de frutificar em abundância e quali-dade na próxima estação. A poda reflete o compromisso do Senhor com nossas vidas. Se ele não se importasse, simplesmente não po-daria e nos deixaria secar sem dar mais frutos. A poda de Deus visa que o ramo alcance seu pleno po-tencial no reino de Deus.

Ao observar uma árvore de-pois da poda, ela não terá um as-pecto muito aprazível. Pelo con-trário, parecerá “vazia”, “feia”. Mas, estará preparada para o que ainda virá, para dar os frutos da próxima estação. Por outro lado, a videira falsa continuará parecen-do bela, bonita e estará cheia de

galhos e folhas. Será inicialmente confundida com uma boa árvore por muitos. Mas o tempo passará, e ela não dará frutos em abundân-cia e qualidade. Por isso, devemos nos sujeitar à poda do Senhor em nossas vidas, para desfrutarmos da bênção de sermos esvaziados de tudo o que não seja essencial para Ele, ainda que sejam coisas que pareçam bonitas e desejáveis.

A poda de Deus não é disci-plina. É preparação para um novo tempo, uma nova estação. A dis-ciplina vem por causa de nosso pecado, para gerar em nós arre-pendimento. A poda vem, não porque pecamos, mas porque te-mos dado frutos. E muitas vezes nos encontramos desgastados no próprio processo de frutificação, carentes de um renovo, de uma limpeza. Assim, para nos preparar para o que o Senhor sabe que ain-da virá, a poda vem. Na disciplina o objetivo de Deus é nos corrigir. Na poda, o objetivo é nos prepa-

rar para mais um período de plena frutificação.

Resta a nós o desafio de ten-tar identificar os períodos em que estamos sendo podados pelo Se-nhor, e, assim, descansar e con-fiar nele, ainda que aos olhos dos homens não pareça. Os períodos de poda serão dolorosos, serão tempos de renúncia... mas, o Se-nhor sabe, de antemão, para que Ele está nos preparando e quais são os galhos e folhas que Ele precisará aparar. Sempre existirão ramos mais cheios, que parecerão mais belos aos olhos dos homens, porém não darão frutos. A próxi-ma estação virá e o Senhor, mais do que ninguém, conhece nosso potencial para o Reino Dele, e o quer usar em sua plenitude!

Que o Senhor nos abençoe e continue a nos podar para glória dele!

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE14

fé e-mail:[email protected]

A bênção da transformação PALAvRAemail: [email protected]

ReverA Igreja Presbiteriana de Candeias, realiza no próximo dia 30, durante o culto das 19h30, a formatura da pri-meira turma do Ministério REVER. Toda a membresia está convidada para prestigiar os formandos. A Igre-ja está localizada na Rua Professor Mário Ramos, 80, Candeias, Jaboa-tão dos Guararapes - PE.

IV Expo Maria IMostrar para os católicos e não ca-tólicos a origem dos títulos dados a Maria Mãe de Jesus Cristo é o obje-tivo da IV Expo Maria . A programa-ção, que acontece neste domingo, na Faculdade de Escada (Faesc), tem entrada franca. O evento começa a partir das 8h. A Faesc fica localizada na Rua Cel. Antônio Marques, 67, Centro de Escada,PE.

IV Expo Maria IIO evento, que é promovido pelo movimento católico Legião de Ma-ria de Escada, terá palestras, expo-sições, testemunhos, show musical, exibição de filmes e missas. Além de programação para todas as idades.

LançamentoUm dos destaques do mercado gos-pel, o cantor Henrique Cerqueira, escolheu Pernambuco para o lança-mento do seu mais novo CD, Pimen-tas do Reino. O evento acontece no dia 5 de Junho, na Igreja Apostólica Batista Viva, no IPSEP-Recife. Ou-tras informações: (81) 3339-6945

JovensO grupo de jovens da Igreja Presbi-teriana Memorial do Curado, convo-ca todos para participarem do Quar-to Lugar. O movimento tem como objetivo incentivar o relacionamen-to entre os jovens, além de promo-ver debates temáticos. A igreja está localizada na Rua 2 s/n na frente da Associação dos Moradores do Cura-do IV

Igreja AnglicanaA Paróquia Anglicana do Espírito Santo convida todos a participarem da reunião de oração, que acontece todas as quartas-feiras, a partir das 15 horas. A Paróquia fica localiza-da na Av. Bernardo Vieira de Melo, 1200, Piedade. Outras informações (81) 3462-3121.

Por Helder Assis*Foto: Stock/XCHNG

“ “

* Integrante do Ministério Sacrifício Vivo

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

(João 15,1-2.)

Page 15: Jornal A Verdade.PE

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010 A VERDADE.PE 15

agenda e diversão e-mail:[email protected]

CABOFestaO mercado público do Cabo de Santo Agostinho (Mercadão) completa oito anos no próximo sábado (22) e a comemoração vai acontecer com grande festa no domingo (23). A programa-ção começa às 6h e termina ao final do dia. Entre as atividades, café da manhã com artistas re-gionais, shows, torneio de domi-nó, bingo e entrega de brindes para os feirantes.

JABOATÃORecanto GaúchoUm recanto onde o cliente se transporta para os pampas, no Rio Grande do Sul. Esta é a pro-posta do Recanto Gaúcho, casa especializada em carnes que fica em Candeias. O restaurante atende por sistema de rodízio que inclui itens como picanha, cordeiro e peixes, além de contar com bufê de saladas e frios. A casa está aberta nos horários do

almoço e jantar.Recanta gaúcho - Av. Ulisses Montarroyos, 5755, CandeiasFone: (81) 3469.4181

BarazzoneEm Piedade, os amantes da cozi-nha napolitana não podem deixar de conferir o Barazzone, rodízio consolidado de pizzas, cujo dife-rencial é a massa fina e crocante preparada no forno a lenha. En-tre as mais pedidas, a que leva o nome da casa com ingredientes como mussarela, palmito, bacon e orégano. Quem desejar, pode fazer pedidos à la carte.Barazzone - Av. Bernardo Vieira de Melo, 1250. PiedadeFone: (81) 3462.1088

IPOJUCATupi Praia BarPara quem quer curtir a mistu-ra praia de Maracaípe + balada eletrônica diurna, a dica é o Tupi Praia Bar, que durante os finais de semana de janeiro promove

o projeto Parador Bikini, no qual reúne alguns dos melhores DJs de Recife durante os finais de se-mana de janeiro, sempre a partir das 10h. Neste sábado (23.01) além do DJ Léon, residente da casa, quem se apresenta no lo-cal é o DJ Léo B. No domingo (24), quem anima a balada é o DJ 440.Tupi Praia Bar - Beira-mar de Ma-racaípe

Cabidela da NatáliaO forte da casa é mesmo o pra-to que dá título ao restaurante. Há mais de 15 anos ela procura manter a tríade sagrada da cozi-nha afetiva: pratos regionais com ambiente simples e o insubstituí-vel tempero caseiro. A galinha vem acompanhada dos imbatí-veis feijão-verde, macaxeira frita, farofa de jerimum e vinagrete. Acesso pelo km 5,5 da PE-009 (Merepe II)Cabidela da Natália - Praia do Cupe, 4 kmFone: (81) 3552.2577

Programação cultural e gastronômica do Cabo, Jaboatão e Ipojuca

Encontre no quadro os nomes das 11 seleções que conseguiram derrotar o Brasil em jogos de Copas do Mundo. As palavras podem estar nas horizontais, nas verticais e nas diagonais, inclu-sive de trás para frente e de cima para baixo.

ACHE AS PALAVRAS

ARGENTINA

ESPANHA

FRANÇA

HOLANDA

HUNGRIA

ITÁLIA

IUGOSLÁVIA

NORUEGA

POLôNIA

PORTUGAL

URUGUAI

SOLuÇÕES

PALAvRAS CRuZADAS ACHE AS PALAvRAS

HORIZONTAIS 1. Seus filhotes de cada parto têm sem-pre o mesmo sexo/antigo navio a vela com três mastros;2. Estabelecimento de ensino/prova federal feita pelos estudantes do ensi-no médio;3. Presidente da Re-pública entre 1969 e 1974/uma fruta agridoce;4. Fixado ou aperta-do com parafuso;5. Assinalar/organi-zação não governamental;6. O choupo-bran-co, árvore ornamen-tal/derrubada de árvores;7. Órgão que filtra o sangue/maior patente do Exército, em tempos de paz;8. Colorizar, corar;9. Cruel (antigo)/país do Sudeste da África;10. Prender, amar-rar/apartar de si, afastar;11. Elevar à digni-dade real/um móvel comum.

VERTICAIS 1. Coar com peneira de seda de laboratório/o Depar-tamento de Aviação Civil;2. Também, inclusi-ve/ilegal;3. Transferência Ele-trônica Disponível/cortejar;4. Juntaram, liga-ram/correia dupla afivelada à sela para sustentar o estribo;5. Especialista que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente;6. Maneira, modo/viver na solidão, no campo;7. Craniano;8. Recitará (o que está escrito)/capital da Alemanha;9. Manchar/na região são-fran-ciscana, estúpido, bronco;10. Suprimento de animais de uma tropa de cavalaria/umas (antigo);11. Capital da Jordâ-nia/glaciar. SOLUÇÃO: HORIZONTAIS: 1.tatu/galera,

2.ateneu/ENEM, 3.Médici/romã, 4.roscado, 5.sinalar/ONG, 6.álamo/abate, 7.rim/gen-eral, 8.colorir, 9.diro/Malaui, 10.atar/alijar, 11.coroar/mesa. VERTICAIS: 1.tamisar/DAC, 2.até/ilícito, 3.TED/namorar, 4.uniram/loro, 5.ecólogo, 6.guisa/ermar, 7.cranial, 8.lerá/Ber-lim, 9.enodoar/ajé, 10.remonta/uas, 11.Amã/geleira.

PALAVRAS CRUZADAS

K J K F X Y X J B A P C T S L D KP A Ç N A R F L Ç S I P Q S P B OK I S A V F J N E A Q N W G Y E FA I X F X V X Y U U J S Ç S Z Ç ÃR C U W G Ã U G Y I Z C C O S N HG H E G M V U U A I N O L O P H PE U F M O R P A F L Ç U U Q Q U HN F B R U S H N G L X L C O R N AT Ç X D Z N L O C P P G T K V G DI X N U A U M A G N O Q L N F R NN C O P N N I Ç V X J R G O C I AA P S M Q Q V S Y I Q M T R L A LZ E F R A N C A D V A J I U A Q OM N X H V I U T R Y Ã P V E G S HE A Z O I T A L I A D T Z G Q A YV D Ç C Q G V B F J J Q C A H B LV O Q I L E M U P I C O A A V N J

FESTA DA LAVADEIRA – 2ª EDIÇÃO

16h00 - Coco Chinelo de Iaiá16h30 - Cavalo Marinho Boi Pintado17h00 - Maracatu Estrela Brilhante do Recife17h30 - Afoxé Alafin Oyó18h00 - Maracatu Leão Coroado18h30 - Afoxé Oxum Pandá

19h00 - Selma do Coco19h30 - Maracatu Nação Porto Rico20h00 - Coco de Bongar20h30 - Ciranda Mimosa de João Guabiraba21h00 - Rogério Rangel22h00 - Ed Carlos23h00 - Xero no Cangote

PROGRAMAÇÃO

Selma do Coco é uma das atrações da festa neste domingo, às 16h, no Espaço Asa Branca, no Cabo de Santo Agostinho

Jesus, em sua suprema sabedo-ria, nos traz este ensinamen-to. Ele é a videira verdadeira,

o Pai, o lavrador, e nós, os seus ramos. Ao se referir a si próprio como a videira verdadeira, Jesus está implicitamente dizendo que existem videiras falsas. Para com-preender isso melhor, Ele nos traz a figura da poda.

Note que somente os ramos que dão frutos é que são poda-dos. Aquele que não dá fruto, o Pai simplesmente corta. Então, a poda existe para o ramo que tra-balhou muito bem durante sua es-tação frutífera, a poda é para pre-pará-lo para a próxima estação.

A poda de árvores varia de es-pécie para espécie. Para a videira, a poda é decisiva. Normalmente ocorre no inverno, entre uma esta-ção e outra (depois do período de frutificação da estação anterior). A poda consiste basicamente em limpar e aparar aqueles galhos e folhas que, embora pareçam bo-nitos e belos, impossibilitarão a plena frutificação se não forem tirados.

Em nossas vidas, o Senhor nos poda com o objetivo de elimi-nar justamente esses galhos e fo-lhas que parecem belos, mas não são. A poda é dolorosa para nós. Normalmente envolve abrir mão de alguma coisa não necessaria-mente má em si mesma, como: prioridades, poder, influência, di-nheiro, tempo, títulos, sonhos ou qualquer outra coisa que possa vir a nos tirar do foco. Enfim, a poda vem para nos abençoar, retirando aquilo que poderia nos impedir de frutificar em abundância e quali-dade na próxima estação. A poda reflete o compromisso do Senhor com nossas vidas. Se ele não se importasse, simplesmente não po-daria e nos deixaria secar sem dar mais frutos. A poda de Deus visa que o ramo alcance seu pleno po-tencial no reino de Deus.

Ao observar uma árvore de-pois da poda, ela não terá um as-pecto muito aprazível. Pelo con-trário, parecerá “vazia”, “feia”. Mas, estará preparada para o que ainda virá, para dar os frutos da próxima estação. Por outro lado, a videira falsa continuará parecen-do bela, bonita e estará cheia de

galhos e folhas. Será inicialmente confundida com uma boa árvore por muitos. Mas o tempo passará, e ela não dará frutos em abundân-cia e qualidade. Por isso, devemos nos sujeitar à poda do Senhor em nossas vidas, para desfrutarmos da bênção de sermos esvaziados de tudo o que não seja essencial para Ele, ainda que sejam coisas que pareçam bonitas e desejáveis.

A poda de Deus não é disci-plina. É preparação para um novo tempo, uma nova estação. A dis-ciplina vem por causa de nosso pecado, para gerar em nós arre-pendimento. A poda vem, não porque pecamos, mas porque te-mos dado frutos. E muitas vezes nos encontramos desgastados no próprio processo de frutificação, carentes de um renovo, de uma limpeza. Assim, para nos preparar para o que o Senhor sabe que ain-da virá, a poda vem. Na disciplina o objetivo de Deus é nos corrigir. Na poda, o objetivo é nos prepa-

rar para mais um período de plena frutificação.

Resta a nós o desafio de ten-tar identificar os períodos em que estamos sendo podados pelo Se-nhor, e, assim, descansar e con-fiar nele, ainda que aos olhos dos homens não pareça. Os períodos de poda serão dolorosos, serão tempos de renúncia... mas, o Se-nhor sabe, de antemão, para que Ele está nos preparando e quais são os galhos e folhas que Ele precisará aparar. Sempre existirão ramos mais cheios, que parecerão mais belos aos olhos dos homens, porém não darão frutos. A próxi-ma estação virá e o Senhor, mais do que ninguém, conhece nosso potencial para o Reino Dele, e o quer usar em sua plenitude!

Que o Senhor nos abençoe e continue a nos podar para glória dele!

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE14

fé e-mail:[email protected]

A bênção da transformação PALAvRAemail: [email protected]

ReverA Igreja Presbiteriana de Candeias, realiza no próximo dia 30, durante o culto das 19h30, a formatura da pri-meira turma do Ministério REVER. Toda a membresia está convidada para prestigiar os formandos. A Igre-ja está localizada na Rua Professor Mário Ramos, 80, Candeias, Jaboa-tão dos Guararapes - PE.

IV Expo Maria IMostrar para os católicos e não ca-tólicos a origem dos títulos dados a Maria Mãe de Jesus Cristo é o obje-tivo da IV Expo Maria . A programa-ção, que acontece neste domingo, na Faculdade de Escada (Faesc), tem entrada franca. O evento começa a partir das 8h. A Faesc fica localizada na Rua Cel. Antônio Marques, 67, Centro de Escada,PE.

IV Expo Maria IIO evento, que é promovido pelo movimento católico Legião de Ma-ria de Escada, terá palestras, expo-sições, testemunhos, show musical, exibição de filmes e missas. Além de programação para todas as idades.

LançamentoUm dos destaques do mercado gos-pel, o cantor Henrique Cerqueira, escolheu Pernambuco para o lança-mento do seu mais novo CD, Pimen-tas do Reino. O evento acontece no dia 5 de Junho, na Igreja Apostólica Batista Viva, no IPSEP-Recife. Ou-tras informações: (81) 3339-6945

JovensO grupo de jovens da Igreja Presbi-teriana Memorial do Curado, convo-ca todos para participarem do Quar-to Lugar. O movimento tem como objetivo incentivar o relacionamen-to entre os jovens, além de promo-ver debates temáticos. A igreja está localizada na Rua 2 s/n na frente da Associação dos Moradores do Cura-do IV

Igreja AnglicanaA Paróquia Anglicana do Espírito Santo convida todos a participarem da reunião de oração, que acontece todas as quartas-feiras, a partir das 15 horas. A Paróquia fica localiza-da na Av. Bernardo Vieira de Melo, 1200, Piedade. Outras informações (81) 3462-3121.

Por Helder Assis*Foto: Stock/XCHNG

“ “

* Integrante do Ministério Sacrifício Vivo

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

(João 15,1-2.)

Page 16: Jornal A Verdade.PE

nº 23 | De 15 a 21 de maio de 2010A VERDADE.PE16

arte & cultura e-mail:[email protected]

dica de cd e dvd

A mais pernambucana das bandas paraenses, Calyp-so, comemora 10 anos de carreira com o lançamento do CD Ao Vivo 10 Anos de Banda Calypso, volumes 1 e 2, gravados no ano pas-sado no Chevrolet Hall, em Recife. Entre as parti-cipações especiais, Maestro Spok e Coral Voz da Verda-de e Fagner, além de Bru-no e Marrone. Entre as can-ções, grandes sucessos da dupla como Isso é Calypso e Chá de Maracujá.

Uma novidade imperdível para os amantes de música Gospel é o CD Promessas 2, uma coletânea com partici-pações dos melhores artistas do gênero. O CD traz um to-tal de 15 canções e louvores e, entre os intérpretes, es-tão alguns dos nomes mais famosos do universo da música Gospel como Aline Barros, Irmão Lázaro, So-raya Moraes, Regis Danese, André Valadão, Trazendo a Arca e Pr. Marcos Feliciano, entre outros.

Calypso

Promessa 2

Foto:Divulgação

A MÚSICA NA VIDA DE ADILSON RAMOS Não tinha nenhum artista na família, mas a minha mãe sempre disse que eu, com apenas três anos de idade, já tocava alguma coisa naqueles violões de brincadeira, que vendem nas fei-ras. Acredito que a paixão pela músi-ca tenha nascido comigo.

PERNAMBUCO...Na verdade, eu vim (para Pernambu-co) porque praticamente estava mo-rando aqui e minha família em São Paulo, pois sempre trabalhei demais no Norte/Nordeste. Foi, então, que tomamos a decisão de mudarmos to-dos para o Recife.

OS SHOwSFaço e refaço shows em muitas cida-des de Pernambuco, mas saio muito para Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e outros es-tados.

OS PLANOSMinha pretensão é, ainda este ano, gravar um DVD acústico, em um te-atro ou casa de show, mas uma coisa

bem intimista, já que o outro foi gravado ao ar livre com milhares de pessoas. Tenho muitas músicas inédi-tas, mas pretendo gra-var no próximo DVD canções imortais.

O CABO DE SANTO AGOSTINHOSempre que vou cantar nas cidades do Litoral Sul de Pernambuco, sou rece-bido com um carinho todo especial, e adoro cantar em Ipojuca, no Cabo de Santo Agostinho e etc...pena que às vezes demoro a receber convites para voltar, por mim, receberia esse carinho todos os meses. Pena que é impossível, e eu sei disso.

AS CANÇõES PREFERIDASSonhar Contigo é meu hino, seguida de Olga, Lêda, O Relógio, A chuva me lembrou você, Tudo e nada, Em nome do Amor, Sonhei com Você e por aí afora.

MÚSICA POPULAR CONTEMPORâNEASou romântico, mas aberto a tendên-

cias novas, desde que as canções fa-lem de coisas que toquem o coração. Esse é meu estilo e é o que recomen-do: cantar o amor.

O CUPIDO ADILSON RAMOSA toda hora eu recebo uma comuni-cação que fui o cupido do amor dessa ou daquela pessoa. Eu brincando até digo sempre, não sou padre e nem juiz de paz, mas já fiz muitos casa-mentos.

O CARINHO DOS FÃSMeu relacionamento com minhas fãs e meus fãs é de muita cordialidade, estou sempre à disposição para fo-tos, respondo todos os e-mails. Não faço mais que minha obrigação, aten-der bem a quem me quer bem, não acha?

Uma trajetória profissional marcada por sucessos, baladas românticas e

muito ié-ié-ié dão a tônica dos 50 anos de carreira de Adilson Ramos, cantor e compositor de 65 anos radicado em Pernambu-co há quase três décadas.

O sucesso do cantor pôde ser conferido recentemente no Baile Jovem Guarda, que animou os salões do Cube Destilaria do Cabo. Na plateia, uma multidão de saudosistas que entoaram sucessos como ‘Olga’ e ‘Sonhar contigo’.

Ao longo de sua carreira, o artista coleciona 20 LPs e CDs, além de dois DVDs e muito ca-

rinho dos fãs, sobretudo, da-queles que já passaram dos 40 anos e cresceram, namoraram ou casaram ao som de um dos ícones da Jovem Guarda. E se engana quem pensa que a idade é empecilho para a performan-ce de Adilson, que encara uma maratona de quase 100 shows anuais.

Casado, pai de três filhos e avô de seis netos, ele se orgu-lha de sua trajetória. No ponto alto de sua carreira, comemo-rou a marca de quatro milhões de cópias vendidas com o LP Eu e o Tempo, lançado em 1971 e que traz sucessos emblemáticos como Relógio, Duas Flores e a versão de Tão somente uma vez.

Confira a entrevista exclusiva do artista para o jornal A Verda-de.PE.

Por iara [email protected]

Ao longo da sua vida artística, o cantor coleciona 20 LPs e CDs, além de dois DVDs