jornal a razão 20/05/2014

24
Shopping flexibiliza acesso de menores Vestibular poderá voltar a ser em janeiro Lei incentiva adoção de áreas verdes O evento que vai movimentar o País Granadas são detonadas por agentes do GATE

Upload: jornal-a-razao

Post on 12-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Razão 20/05/2014

Shopping flexibilizaacesso de menores

Vestibular poderávoltar a ser em janeiro

Lei incentiva adoçãode áreas verdes

O evento que vaimovimentar o País

Granadas são detonadas por agentes do GATE

Page 2: Jornal A Razão 20/05/2014

Espaço do leitor

O apicultor chi-nês Ruan Liangmingentrou para o Guin-ness Book ao esta-belecer um novo re-corde para o maiortempo com a partesuperio r do corpocoberta por abelhas.De acordo com o li-vro dos recordes, omorador da provín-cia de Jiangxi , naChina, teve seu cor-po coberto por cer-ca de 100 mil abelhasdurante 53 minutose 34 segundos. Li-angming, no entan-to, não superou o re-corde da indianaVipin Seth, que ‘ves-tiu um terno’ com61,4 kg de abelhas.Rodrigo Luis é em-presário e reside emShenzhen, na China,desde 2005. O sócio-diretor da Winpoint é fluente emmandarim e detalha nesta colunatudo o que envolve a vida de umbrasileiro na China. A notícia foi

Chinês veste terno de abelhas

Santa Maria de todosTodos aqueles que aqui nasce-

ram ou que aqui aportaram vindosde outras regiões, e mesmo do exte-rior, sentem um amor especial paracom esta cidade. Cidade acolhedo-ra e amiga, exemplo extraordináriode integração entre seus filhos eeventuais habitantes que a esco-lheram para viver, Santa Maria é,hoje, indiscutivelmente uma referên-cia nacional, por tudo que aqui serealiza e pela capacidade realizadorade sua gente. Todos nós reconhe-cemos que esta cidade não chega aser completa, pois muitos de seusproblemas aí estão frente aos nos-sos olhos, quer na falta de infraes-trutura para alguns setores, quer naimpossibilidade imediata de seremsenados, por falta de recursos sufi-cientes. Estes problemas que se avo-lumam na medida em que a cidadecresce, afetam pontos nevrálgicosfalhas latentes na saúde e sanea-mento, aumento desordenado denúcleos onde famílias inteiras seestabelecem, sem que haja uma so-lução concreta para esse estado

constrangedor e que possa minorarsituações desesperadoras vividasem bairros e vilas mais pobres.

Quando se fala em soluções prá-ticas que a cada dia são anuncia-das pelos poderes públicos, há quese registrar vários pontos positi-vos, onde se destaca a educação,que caracteriza esta cidade comocentro educacional dos mais im-portantes do estado, e todos osníveis de ensino que vão desde apioneira Universidade Federal deSanta Maria até as demais institui-ções de ensino particulares.

O colorido e a alegria de suajuventude,o relevo destacado deseus profissionais com atuaçãomarcante em todas as áreas desdeo modesto operário ao mais con-ceituado titular de nível superior,militares, empresários, homens emulheres de iniciativa e que ponti-ficam entre nós, constituem perso-nagens que fazem viva a participa-ção no gr ande cenário deatividades diversas e empreendi-mentos dignos de destaque.

Um notável elenco de realiza-ções sociais, econômicas, culturais,educacionais, religiosas e esporti-vas serve para mercar a vida em-polgante de Santa Maria, que estácomemorando seu aniversário deemancipação política.

Pelas razões expostas nessa crô-nica, como santa-mariense não pos-so me furtar ao registro do 17 demaio, prestando tributo de reconhe-cimento àqueles que fundaram estacidade, que deram condições paratransformação em município, a seusadministradores ao longo de 156anos, às atuais lideranças adminis-trativas e políticas, à sociedade emtodos os níveis de participação parao progresso dessa comunidade e atodos quantos ajudam Santa Mariaa crescer. Esta cidade tem muito deexcelentes perspectivas para o fu-turo. É só contar com o trabalho deseus filhos. Por ser tradicionalmen-te acolhedora, ela é de todos.

Por amor de Deus, iluminem e limpem apraça. Se em 30 dias isso não acontecer,

vou fazer um mutirão e limpar a praça

A enquete que ficou no site doJornal A Razão durante todo o finalde semana e a tarde de ontem queriasaber se os internautas consideramSanta Maria um bom lugar para mo-rar. O resultado foi positivo. Do 131votos, a maioria dos leitores, 66%,acham que o Coração do Rio Gran-de é um bom lugar para se viver.Apenas 34% discordam da afirma-ção. A nova enquete volta a falar de

Copa do Mundo. Queremos saber:- Você concorda com o fecha-

mento do comércio nos horáriosde jogos do Brasil durante a Copado Mundo?

Para participar basta acessar osite do jornal (www.arazao.com.br)e votar. Você também pode deixarsua opinião na fanpage do JornalA Razão, no facebook.com/jorna-larazao)

Os muitos sacrifícios de Jesus por nósUm dos maiores sacrifícios de

Jesus, similar ao martírio na cruz,porém desconhecido por quasetoda a humanidade, foi a sua des-cida vibratória para nascer numcorpo de carne e osso e assim dei-xar-nos ao vivo o seu exemplo deperdão e amor. Dizem os estudio-sos que Ele é um avatar com tantaluz que o seu sacrifício de redu-ção energética demorou cerca demil anos, sendo necessário dimi-nuí-lo aos poucos até poder semanifestar entre nós. Em termosmais compreensíveis, a compara-ção que fazem é a de uma enormeUsina Hidroelétrica do tamanho deItaipu precisando reduzir seu po-tencial até o ponto de acender umfarol.

Por out ro lado, Jesus deixoubem claro que não é Deus, mas umenviado do Criador. Em várias oca-siões enfatizou isso, como está noEvangelho de João: “aquele queme enviou é maior do que eu”,(João, 14:28); “eu sou a verdadeiravideira e o meu Pai é o lavrador”,(João, 15); “na casa de meu Pai hámuitas moradas”, (João, 14:2), aquireferindo-se aos outros mundoshabitados semelhantes ao nossoplaneta, que também terão seus sal-vadores, da mesma estirpe de Je-

sus. Insistimos: Ele sempre fala deuma entidade maior que o enviou,que é Deus, nosso Pai.

E como fica o chamado mistérioda santíssima trindade? A respos-ta é simples, pois não existe talmistério. Trata-se apenas de umaherança das antigas crenças dosbabilônios e egípcios, revitalizadaa partir do século IV. Na realidade,o que existe mesmo são três enti-dades bem distintas, embora próxi-mas: Deus - o criador do Universo,Jesus - o seu enviado, anjo plane-tário da Terra e mais o EspíritoSanto - coletividade de espíritospuros que assessoram Jesus.

E na infinita sabedoria da Lei deDeus não poderia pagar o justopelo pecador, como tentam nostransmitir as antigas tradições. Je-sus não morreu na cruz para “pa-gar” pelos pecados de toda a hu-manidade, dos homens queviveram antes dele, do que vive-ram no seu tempo e dos que viveri-am depois, incluindo aí os povosorientais e os indígenas, que não oconheceram. Nada disso. A nin-guém Ele dispensou de carregar aprópria cruz, conforme está noEvangelho de Mateus, 16:24 - “sealguém quiser vir após de mim,negue-se a si mesmo, tome a sua

cruz e siga-me”. Como é óbvio, acruz de cada um tem o tamanho e opeso de seus próprios erros, come-tidos nesta ou em vidas passadas.E que só podem ser neutralizadosde forma paulatina pelo “amor aosnossos semelhantes, que cobre amultidão de nossos pecados” (Pri-meira Epístola do Apóstolo Pedro,4;8).

Não resta a menor dúvida, po-rém, que Jesus é sim, o nosso oSalvador porque nos apontou “ocaminho, a verdade e a vida e nin-guém vai ao Pai se não por Ele”(João, 14:5). Com o Mestre - únicotítulo que Jesus aceitou e aindarecomendou “a ninguém mais cha-meis de Mestre” (Mateus, 23:10) -tomamos conhecimento da verda-de verdadeira que nos liberta doserros e das sucessivas reencarna-ções. Através do resgate amoroso,aliviamos o jugo e o peso da mon-tanha de pecados que acumulamos- nesta ou em outras vidas - pordesconsiderar aquele que é o mai-or de todos os mandamentos, o“ama a Deus sobre todas as coisase ao o teu próximo como a ti mes-mo.” (Mateus 22 e Marcos, 12).

O presidente da Assembleia Le-gislativa, deputado Gilmar Sosse-lla (PDT), participou, na sexta-fei-ra, de eventos no município deSilveira Martins. Ele esteve na aber-tura da feira de produtos coloniais.Na sequência, participou da inau-guração da revitalização no Monu-mento do Imigrante, em homena-gem aos 137 anos da imigraçãoitaliana e, à noite, de apresenta-ções artístico culturais. Sossella fri-

Visita a Silveira Martinssou a importância de atividadespara valorizar a cultura de cada re-gião. Entre os presentes estavam oprefeito de Silveira Martins, Rosi-mar Bolzan, o vice-prefeito JúlioCezar Bianchi, o presidente da Câ-mara, Júlio Cesar Pivetta, o verea-dor Jussimar Franchi, do Consula-do da Itália Óscar Carlesso, omonsenhor Tomazi, o presidenteda Agert, Roberto Cervo, e diver-sas outras lideranças.

Dezoito jogos da Copaacontecerão entre 17h e 21h. Issosignifica que um terço das trans-missões das partidas pelo rádiodevem ser interrompidas para a exe-cução da Voz do Brasil. Na manhãde ontem, a Comissão de Seguran-ça e Serviços Públicos, presididapelo deputado Nelsinho Metalúr-gico (PT), promoveu uma audiên-cia pública para debater a flexibili-zação do horário de transmissãodo programa.

Como resultado daaudiência, foi redigida uma carta,proposta do deputado FredericoAntunes (PP), que solicitou a au-diência. A moção de apoio à flexi-bilização deve ser encaminhadaaos líderes das bancadas no Con-gresso, aos deputados gaúchos eao Ministério das Comunicações,organizações sindicais, entre ou-tras entidades.

O objetivo da cartaé pressionar a Câmara dos Depu-tados para que vote o PL 595/2003,já aprovado no Senado, que flexi-

biliza o horário de transmissão daVoz do Brasil. A iniciativa é dadeputada Perpétua Almeida(PCdoB/AC). A senadora AnaAmélia Lemos (PP/RS), encami-nhou correspondência à Comissão,manifestando seu apoio à medida.O presidente da Associação Gaú-cha de Rádio e Televisão, RobertoCervo, acredita que, a partir da ini-ciativa gaúcha, outros parlamen-tos estaduais devem fazer suasmoções de apoio.

A primeira-dama de Santa Maria, Fátima Schir-mer, pré-candidata à AssembleiaLegislativa pelo PMDB, está emplena campanha. Na tarde de sába-do, durante as comemorações dos156 da cidade, na Praça SaldanhaMarinho, Fátima acompanhou oprefeito Cezar Schirmer (PMDB). Eaproveitou para tirar fotos com elei-tores e distribuir abraços. Em ummomento, ela foi abordada por umgrupo de adolescentes que pediua ela e a Schirmer uma pista para aprática de skate.

enviada ao Jornal A Razão peloempresário brasileiro Rodrigo Luis,que mora na cidade de Shenzhendesde 2005.

Page 3: Jornal A Razão 20/05/2014

AFederação das Associa-ções dos Municípios doRio Grande do Sul (Famurs)

estabelece a presidência da institui-ção por meio de um rodízio entre par-tidos. Para o próximo um ano de ges-tão o presidente da entidade deveráser um prefeito do PMDB, e o chefedo Executivo de Santa Maria, CezarSchirmer, é apontado para assumir ocargo. A legenda deverá definir o can-didato na próxima segunda-feira, e opleito para a direção da entidade, emchapa única, será no dia 29 de maio.

Schirmer diz que não tem a pre-tensão de assumir a presidência daFamurs. Ele comenta que algunsprefeitos ligaram para ele demons-

trando apoio. “Eu falei só com osque me ligaram, mas não tenhovontade de disputar”, comenta.Contudo, o chefe do Executivo,menciona que se muitos colegassolicitarem que ele seja o represen-

O diretório do Partido Progres-sista (PP) Santa Maria reuniu-sena noite de sexta-feira com cargosde confiança da sigla na Prefei-tura e na Câmara de Vereadorespara debater sobre as eleições2014. O encontro foi dirigido pelovice-prefeito José Haidar Farret,pelo presidente da sigla no muni-cípio, Renor Beltrami, e pelo ve-reador e pré-candidato a deputa-do esta dual Paulo A irton

Diretório do PP promovereunião com filiados

Denardin. Os três explanaram so-bre as estratégias de trabalho parao pleito de outubro deste ano.

Os progressistas também acer-taram detalhes sobre a participa-ção no lançamento da pré-candi-datura da senadora Ana AméliaLemos ao Palácio Piratini, no pró-ximo sábado, em Porto Alegre. Acoligação trará o senador AécioNeves (PSDB) como pré-candida-to à Presidência da República.

Ouvir a comunidade e encami-nhar soluções às demandas dossanta-marienses. Estes são os prin-cipais objetivos do prefeito CezarSchirmer (PMDB) ao retomar, a par-tir desta semana, os projetos deatendimento “Quarta Comunitária”e “Quinta Cidadã”. O programa“Quarta Comunitária” é voltado aoslíderes comunitários e acontece,amanhã, às 9h, na sala de reuniõesda prefeitura, no Edifício João Fon-toura Borges, em frente à Praça Sal-danha Marinho. Já a “Quinta Cida-dã” será realizada nesta quinta, dia22, das 9h às 11h, no Auditório doCentro Administrativo, e tem porobjetivo atender a qualquer santa-mariense, sem agendamento prévio.

tante da sigla no comando da Fa-murs, Schirmer diz que poderá ana-lisar a possibilidade. Além do pre-sidente da Famurs, também serãoescolhidos por voto os três vice-presidentes da entidade.

Dois anos após a entrada em vi-gor da Lei de Acesso à Informação(LAI), a Câmara dos Deputados iden-tificou um aumento de quase 10% naprocura por dados em relação ao pri-meiro ano. Entre maio do ano passa-do e abril de 2014, a Câmara recebeu31.270 solicitações de informações.Já entre maio de 2012 e abril de 2013,primeiro ano de vigência da LAI, ainstituição recebeu 28.553 solicita-ções de informações. Na compara-ção entre os dois períodos, verifi-cou-se ainda que os atendimentospresenciais aumentaram de 21.076para 23.060. O Centro de Documen-tação e Informação da Câmara dosDeputados é o órgão responsávelpor gerenciar e sistematizar as de-mandas nesta área, por meio do Ser-viço de Informação ao Cidadão.

Page 4: Jornal A Razão 20/05/2014

O político criminoso - IIEstrangeiros nos jogos da Copa 2014 em Porto Alegre

A Razão Editora Ltda

Porto Alegre, uma das doze ci-dades sedes dos jogos daCopa 2014 confirma os ingres-

sos vendidos para os cinco jogos.São 243.530 ingressos, sendo160.230 para brasileiros e 83.300 paraestrangeiros, distribuídos entre osseguintes países: Argentina(18.522); Austrália (14.161); EUA(12.397); Alemanha (8.922); França(4.459); Holanda (3.000);Inglaterra(2.940);Coreia do Sul (2.058) ;Cana-dá (1813); Rússia (1.274) e outrospaíses (13.754). Observa-se que osargentinos e os australianos são oslíderes dos visitantes e boa partepoderá ter acesso ao Brasil, via ter-restre. No caso dos argentinos, ge-ralmente passam por Uruguaiana.Quanto aos australianos, sabe-seque deverão passar pelo Uruguai,provavelmente entrando no Brasilpor Livramento. Os visitantes dosoutros países deverão utilizar osvoos disponibilizados. A hotelariae os serviços receptivos terão gran-des oportunidades para apresenta-rem seus produtos turísticos: as-pectos geográficos, históricos,culturais e equipamentos e servi-ços. Os perfis prováveis dos visi-tantes são para jovens solteiros efamílias que aproveitam os jogospara realizarem suas férias de inver-no. Antes e depois dos jogos deve-

A análise da Metropolitan Life,de 1923, demonstrou que, emcada 146 homicídios come-

tidos nos Estados Unidos, somente69 indiciados foram encontrados, e,destes, apenas 37 foram sentencia-dos. Depois, uma comissão do Ins-tituto dos Advogados Americanosobservou que a pessoa que plane-jasse um arrombamento na cidadede New York teria treze chances con-tra uma de escapar a toda punição.Por outro lado, quem cometessequalquer espécie de felonia teria seteoportunidades contra uma a seu fa-vor – menos de 200 000 culpadospor esse crime eram condenadoscada ano.

A Associaçãodos BanqueirosAmericanos, nes-ta mesma ocasião,avaliou as perdasprodutivas, peloscrimes contra apropriedade, emcerca de 3,5 mi-lhões de dólarespor ano, nos Esta-dos Unidos. Asfraudes de créditocarregavam pertode 400 mil dólares.Não se podia dizerqual a média defraudes de crédito, nem quantaseram cometidas, no curso de um ano,pelo mesmo chantagista. O númerode ladroeiras insignificantes, cadaqual de menos de 100 dólares, eraprodigioso e devia superar, de so-bejo, a média que era de 500 dólares.O terrível total beirou 7 milhões decrimes contra a propriedade e - pas-mem – ao que se sabia, nenhumpolítico envolvido, indiciado, con-denado ou preso!

Ora, os crimes contra o patrimô-nio são combatidos por imensas eastutas organizações de homens denegócio, banqueiros e investigado-res particulares. As vítimas têm di-nheiro com que fazer a guerra aosladrões e aos chantagistas e têmcérebro para realizá-la. Mas, onde ariqueza, a inteligência e os podero-sos interesses econômicos não secombinam no ataque ao crime, a ra-zão entre as ofensas cometidas e ascondenações torna-se ridícula. Operjúrio, por exemplo, tem sido con-siderado, geralmente, como um cri-me de peculiar repugnância, maspouca gente vai presa, e, coisa sur-preendente, poucos indiciados sur-gem, basta lembrar o Mensalão.

rão visitar outras cidades e estãointeressados nos atrativos locaiscom padrões internacionais. Serãoum bom período para realizações decampanhas promocionais, prepara-ções dos serviços turísticos, princi-palmente os meios de hospedageme restaurantes. É óbvio que váriosserviços podem ser procurados du-rante as recepções dos fluxos devisitantes, a saber: postos de com-bustíveis; lanchonetes; supermer-

cados; lojas de produtos locais, prin-cipalmente artesanatos e lembrançasregionais; lojas térreas; centros co-merciais; museus (deveriam ter horá-rios alternativos nos dias anterioresaos jogos); casas de câmbios, entreoutros. A comunicação é fundamen-tal no atendimento e palavras em es-panhol e em inglês são fundamentais.

Caso contrário, o atendimento e osnegócios podem ser perdidos. Narealidade, os visitantes terão disponi-bilidades para prolongarem suas visi-tas em nosso país e, principalmenteentre os jogos, poderão ter interessesem conhecerem outras cidades alémde Porto Alegre. Acredita-se que al-guns estão consultando os serviçosdisponíveis na internet e elaborandoseus roteiros. Outros poderão ser sen-sibilizados pelas informações que se-rão disponibilizadas através de mate-rial promocional e das mídias quedeverão ser utilizadas. Convém lem-brar que o período da Copa do Mun-do da FIFA 2014 será de 12 de junho a13 de julho de 2014 e terá 64 jogos em12 cidades. Serão 32 seleções compe-tindo pelo prêmio mais cobiçado dofutebol mundial: “Campeão Mundialda FIFA”. Existe a expectativa que 3bilhões de pessoas em todo o Plane-ta acompanharão os jogos, podendogerar o interesse pelo Brasil, além dofutebol. Centenas de jornalistas jáestão realizando matérias especiaispara os principais meios de comuni-cação. Alguns estão buscando oscontrastes e explorando os fatos edados dos nossos problemas soci-ais e econômicas. Outros estão des-cobrindo os destaques do nosso paísque podem ser encontrados duran-tes suas visitas, principalmente ahospitalidade e alegria dos brasilei-ros. Será? Respeitam-se todas asopiniões contrárias. São reflexões.Podem ser úteis. Pensem nisso.

O que se encontra, hoje, no sis-tema prisional brasileiro? Um fatosurpreendente. Tomando as ofen-sas e os ofensores em geral, a popu-lação carcerária não pode abarcar,em tempo algum, mais do que 1% dototal de ofensores e, provavelmen-te, não abrange mais de ¼ de 1%.Desse total, a metade da populaçãode prisões é constituída por crimi-nosos habituais, de inteligênciasubnormal e, a outra metade, na mai-oria, é constituída por delinquentesjuvenis e ocasionais, de inteligêncialigeiramente subnormal. Comparadacom a média de inteligência nacio-nal, a razão dos criminosos que seencontram nas prisões para aquelesque nunca foram presos, revela umasurpreendente semelhança com arazão das mentes marcadamente in-feriores para todas as mentes medi-anas ou superiores. Compare-se,agora, o número de criminosos pre-

sos e os que per-manecem libertos.Estes últimos per-fazem, aproximada-mente, 40 vezesmais que os primei-ros.

Como se podeesperar que um cri-minoso inteligentee, muitas vezes,poderoso, faça ca-minho numa pri-são? A competiçãode baixo é terrível.E, quanto mais deperto se estudam

as estatísticas da inteligência e dosêxitos mundiais, mais evidente setorna que a aristocracia brasileirajamais verá o interior de uma peni-tenciária, exceto na qualidade de di-retor ou de governador de Estado.Portanto:

- o êxito permanente no crime é,com toda a probabilidade, tão co-mum como aquele nos negócios ren-táveis e legais;

- relativamente, tanto indivíduosalcançam sucesso em carreiras cri-minosas quanto em não-criminosas;

- assim como o êxito é mais difícilquando a competição é mais acirra-da, alguns setores do crime são maisdifíceis do que outros, mormente na-queles em que os riscos são maio-res – o Mensalão é um exemplo;

-os criminosos de tipo mais astu-to sabem que a maneira mais fácil deevitar complicações é aprovar leisque autorizem ou, de algum modo,protejam os seus atos criminosos.Assim, os criminosos mais bem su-cedidos são aqueles que colocam,em setores importantes do Estado,pessoas importantes da sua confi-ança e aprovam estatutos que lhesdão algo – por nada!

Page 5: Jornal A Razão 20/05/2014

Depois de restringir por 10dias a entrada de adoles-centes e jovens entre 12 e

18 anos, a direção do Royal PlazaShopping decidiu amenizar a nor-ma. Desde ontem, os menores deidade podem voltar a ingressar noestabelecimento sem precisar maisda companhia de um responsável.A única exigência, agora, é apre-sentar a carteira de identidade epreencher um cadastro com nomee telefone dos pais.

A medida restritiva havia sidoadotada em 9 de maio, depois daameaça de rolezinhos no shopping.Por meio das redes sociais, os lojis-tas descobriram que adolescentesestariam programando os famososencontros no local para, segundo adireção do centro comercial, pro-mover “atos de vandalismo, assal-tos e outras atitudes não condizen-tes com o espaço”. Por isso, aentrada dos menores só era possí-vel se um dos pais ou um responsá-vel, maior de idade, estivesse junto.

Apoiada por entidades empresa-riais, mas considerada muito “rígi-da” por alguns setores da socieda-de, a regra da restrição acabouafastando do shopping adolescen-tes “comportados”, ou seja, quecostumavam ir ao local para se di-vertir sem causar tumulto. O próprio

administrador do Royal, Ruy Giffo-ni, havia dito, na semana passada,que pretendia flexibilizar a regra as-sim que possível para não prejudi-car esses jovens que usavam o sho-pping apenas para o lazer.

A restrição acabou suspensaantes do planejado. “O pessoal secomportou bonitinho”, diz Giffoni,referindo-se à ausência de tumul-tos nesses 10 dias. Conforme o ad-ministrador do Royal, a ausência

dos adolescentes nesse período derestrição foi pequena. Contudo, te-ria havido aumento da presença defamílias. “A gente sabia que a ati-tude era antipática, mas necessáriae importantíssima”, argumenta.

- Todo adoles-cente menor de 18 anos que for aocentro comercial a partir de agora pre-cisa levar a carteira de identidade (RG).Giffoni diz que deve ser o documentooficial, porque traz o nome dos pais.

120 mudas de árvores no Morro do CarmoO Morro do Carmo, na entrada

do Bairro Campestre do MeninoDeus, ganhou 120 mudas de ár-vores nativas de diversas espéci-es. A atividade, realizada no sá-bado, foi uma homenagem aos156 anos de Santa Maria. A açãofoi promovida pela AssociaçãoSantamariense de Escalada (ASE)em parceria com a Prefeitura deSanta Maria, por meio da Secreta-ria de Meio Ambiente.

Além de membros da ASE,como o presidente Luciano Sar-turi, participaram do plantio o se-cretário de Meio Ambiente, An-tônio Carlos de Lemos; a chefede Gabinete da pasta ambiental,Fernanda Chagas, e a primeira-dama Fátima Schirmer. Outro gru-po, o Bandeirantes da Serra, porsua vez, fez plantios à tarde, emuma área próxima, também noMorro do Carmo.

Conforme Fernanda Chagas,no total serão plantadas 156 mu-das em três locais para homena-gear a cidade. Somente na ativi-dade de sábado pela manhã, cercade 70 pessoas participaram.

Na portaria, a segurança anotará ahora da entrada, o nome dos pais e otelefone. Toda a movimentação seráfilmada pelas câmeras de segurança.

Giffoni ressalta que o ingressoliberado dos adolescentes serámantido se não houver registrosde rolezinhos ou tumultos no esta-belecimento comercial. A volta daregra não está descartada. “Se nãofuncionar a contento, retornaremosa medida de proibição”, assegura.

Foi publicado o Edital de Abertu-ra do concurso público para servi-dor da Justiça Federal da 4ª Região.O Edital está disponível no portal doTribunal Regional Federal da 4ª Re-gião (TRF4), na seção de Concur-sos/Servidores. O período para rea-lização das inscrições será das 10hde amanhã às 14h de 13 de junho.Elas devem ser realizadas exclusiva-mente via internet, diretamente nosite da Fundação Carlos Chagas(FCC): www.concursosfcc.com.br. OTRF4 compreende Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná. O valor dainscrição é de R$ 88 para todos oscargos de Analista Judiciário e de R$78 para todos os cargos de TécnicoJudiciário. As provas objetivas, deredação e de estudo de caso, estãomarcadas para o dia 27 de julho. Asprimeiras convocações dos classifi-cados estão previstas para outubro.

Após o Hospital Moinhos deVento ter admitido que comercializoue aplicou 387 vacinas vencidas con-tra a gripe em alunos e pais do Colé-gio Farroupilha, de Porto Alegre,uma família ingressou na Justiça,ontem, contra a instituição hospita-lar exigindo indenização por danomoral. Ao todo são quatro açõesque se referem a duas alunas e àmãe, que receberam a vacina. Já opai pede indenização pelo chamado“dano por reflexo” ou “ricochete”.Entre 14 e 16 de abril, o HospitalMoinhos de Vento vendeu um lotede 387 vacinas contra gripe (vírusinfluenza) que estavam vencidasdesde 2013. Ohospital reconheceu afalha e pretende reaplicar a vacinacom doses de 2014.

Page 6: Jornal A Razão 20/05/2014

Com o intuito de ouvir a co-munidade, antes da decisãosobre a data da próxima edi-

ção do Vestibular da UniversidadeFederal de Santa Maria (UFSM), éque o reitor Paulo Burmann pro-pôs, durante três dias, semináriosde debates e audiência pública. Issoporque, o reitor acha justo levar emconta a opinião da população e nãoimpor uma decisão. A proposta deuma discussão pública partiu deBurmann, na manhã da última sex-ta-feira, durante reunião do Conse-lho de Ensino Pesquisa e Extensão(Cepe), sobre o Vestibular 2015 daUFSM, após um pedido de vistapela representação estudantil. Oprimeiro encontro de discussãoaconteceu ontem, às 15h, no audi-tório do prédio 67 do campus deSanta Maria (ao lado da Fatec).Cerca de 40 pessoas estiveram pre-sentes. Na oportunidade, a Pró-rei-toria de Graduação apresentou de-talhadamente o projeto. Emseguida, as pessoas tiveram a opor-tunidade de dar suas sugestões.A mesa do seminário contou comos seguintes membros (da esq.para a dir.): pró-reitor de Gradua-ção, Albertinho Gallina; reitor Pau-lo Burmann; pró-reitor de Assun-tos Estudantis, João Batista dePaiva; aluna Pamela Kenne, repre-sentante do Diretório Central dosEstudantes (DCE). Na plateia, es-tavam servidores de outras pró-reitorias e de diversos órgãos daUFSM, representantes dos sindi-

catos dos técnico-administrativos(Assufsm) e dos professores (Se-dufsm), bem como alunos inte-grantes do DCE. Hoje, o seminárioacontece, às 12h, em frente à uni-dade principal do Restaurante Uni-versitário (RU), no campus de San-ta Maria. E amanhã, às 9h, terá umaaudiência pública na Câmara de Ve-readores do Município, esta queserá transmitida ao vivo pela Mul-tiweb, no endereço www.multiweb.ufsm.br. A decisão sobre a data doVestibular 2015 será tomada na pró-xima quinta-feira, com horário a serdefinido.

- O parecer das comis-sões de Ensino, Pesquisa e Exten-são e de Legislação e Normas doCepe propõe a realização do Vesti-bular de 12 a 14 de dezembro, com

100% das vagas via Vestibular e37,5% das vagas para cotistas. Aproposta da Pró-reitoria de Gradu-ação (Prograd) estabelece o Vesti-bular de 6 a 8 de janeiro de 2015,30% das vagas via Sistema de Se-leção Unificada (SiSU) e 50% dasvagas para cotistas. O DCE defen-de a realização do vestibular de 7 a9 de janeiro, adesão ao SiSU em30% e 50% de estudantes cotistasem todos os cursos.

O parecer do relator LeandroCosta de Oliveira alega que as da-tas do Vestibular para dezembro jáestavam previstas no calendárioacadêmico e que, como as inscri-ções para o Exame Nacional do En-sino Médio (Enem) encerram-se napróxima sexta-feira (23), haveriapouco tempo para os estudantesse inscreverem, caso houvesse

adesão ao SiSU. Também apontaque o índice de 37,5% das vagaspara cotistas é o que prevê a leipara este ano. A proposta da Pro-grad de realizar o Vestibular em ja-neiro deve-se ao fato de as notasdo Enem, que são utilizadas, seremtradicionalmente publicadas so-mente na primeira semana de janei-ro. Também é intenção evitar o fra-cionamento do processo deavaliação, pois com a realização emdezembro, a correção das redaçõesficaria para depois do recesso dauniversidade. A reserva de 50% dasvagas para cotistas deve-se ao cum-primento da 12.711/2012. Já a ade-são parcial ao SiSU permitiria, aomesmo tempo, que se continuassecom o Vestibular.

*Com informações da Asses-soria de Imprensa da UFSM

Monumento do Imigranteé revitalizado em Silveira

Um dos momentos mais marcan-tes do I Festival Cultural Italiano, rea-lizado de quinta-feira até ontem paracomemorar os 137 anos da imigraçãoitaliana em Silveira Martins, foi o atode inauguração da obra de revitaliza-ção do Monumento do Imigrante, nacomunidade de Val de Buia, local ondechegaram os primeiros descenden-tes. Inaugurado no dia 29 de outubrode 1977, ano do centenário da imigra-ção italiana no município, o Monu-mento do Imigrante recebeu inúme-ras melhorias, entre elas colocação deconcreto armado de alta resistência,nova iluminação e pintura. Foi inves-tido na revitalização um valor de R$52.751,00, recurso oriundo da Secre-taria Estadual de Turismo, através doSistema de Participação Popular, comuma contrapartida da Prefeitura Mu-nicipal. Na solenidade, estavam pre-sentes o prefeito Rozimar Bolzan, ovice-prefeito Julio Bianchi, o chefe deGabinete, Jairo Nicoloso, o presiden-

te da Assembleia Legislativa, GilmarSossella, secretários municipais e co-munidade. O ato também contou coma participação da banda da Base Aéreade Santa Maria (BASM) e do coralNonno Modesto, que é formado porum grupo de descendentes italianosque busca manter viva a cultura italia-na. A iniciativa de construir o monu-mento que representa a fé e a religiosi-dade dos descendentes dos imigrantespartiu dos integrantes da comissão docentenário da imigração italiana presi-dida na época por Nilton Guerino.

A Prefeitura de Santa Maria, pormeio da Secretaria de Município daSaúde, convida a comunidade para o“Primeiro Saúde Mental na Rua”. Oevento, promovido pela Rede deAtenção Psicossocial de SaúdeMental do município, será realizadona próxima quinta-feira (22), das 14hàs 19h, na Praça Saldanha Marinho.A realização é da Prefeitura e Câmarados Dirigentes Lojistas (CDL). O pa-trocínio é da Corsan. O evento, quevai levar à Praça Saldanha Marinhotrabalhadores, usuários, familiares esimpatizantes da Rede de AtençãoPsicossocial, terá como tema o De-safio da Luta Antimanicomial.

A Universidade Estadual do RioGrande do Sul (Uergs) utiliza o Siste-ma de Seleção Unificada (Sisu) comoforma de ingresso na maioria de seuscursos de graduação, com exceçãodo curso de Ciências Biológicas. Parase inscrever no Sisu em 2015, é ne-cessário que o candidato tenha pres-tado a prova do Enem em 2014, cujasinscrições estão abertas até o dia 23de maio, somente pela internet, nosite: enem.inep.gov.br. A inscriçãodo Enem é gratuita para todos osestudantes de escolas públicas e paraaqueles que se declaram carentes.As provas serão aplicadas nos dias8 e 9 de novembro.

A Prefeitura de Santa Maria, pormeio da Secretaria de MobilidadeUrbana (SMU), registrou furtos dasplacas de sinalização e de fundos deabrigos de ônibus ocorridos duranteo mês de maio, além da constantevandalização das estruturas em di-versos pontos da cidade. Após de-núncia da comunidade, o Setor deSinalização da pasta verificou na úl-tima sexta-feira, o furto das estrutu-ras de sinalização recém instaladasna rotatória do cruzamento das RuasFernandes Vieira, Mario Loureiro Ilhae Anselmo Saldanha Zoch, no BairroCarolina. Outro problema recorrentedentro da SMU é a constante depre-dação das placas de sinalização viá-ria em diversos pontos da cidade e ofurto de partes das estruturas de abri-go de ônibus. As denúncias podemser realizadas pelos telefones:39217086 e 3921 7084.

No dia primeiro de julho será reali-zado o Vestibular de Inverno do Cen-tro Universitário Franciscano. As ins-crições estão abertas até o dia 18 dejunho. O valor é de R$ 60, podendoser pago na rede bancária. A provatem início às 8h, tendo duração dequatro horas e contendo questõesde múltipla escolha, sendo uma cor-reta, e uma redação, a qual tem cará-ter eliminatório.

15ª Cavalgada Ecológica

Nesta tarde, o departamento decavalgadas da 13ª Região Tradicio-nalista “Tropeiros do Coração doRio Grande” inicia a 15ª CavalgadaEcológica de Integração dos Distri-tos de Santa Maria. O grupo vai sairda Praça do Mallet, às 13h30, emdireção a São Valentim. No total,serão 200 km percorridos, passan-do por todos os distritos da cidade.Depois de São Valentim, o gruposegue para distrito de Santa Flora.

Este ano a cavalgada em comemo-ração aos 156 anos de Santa Mariatem como tema “Santa Maria SomosNós” e como homenageado Lou-renço Rebellatto, vereador eméritode Santa Maria, advogado e profes-sor. O itinerário segue pelos distri-tos de Passo do Verde, Pains, Ar-roio do Só, Palmas, Arroio Grande,Santo Antão e Boca do Monte. Achegada do grupo está prevista parao dia 25 de maio, domingo.

Page 7: Jornal A Razão 20/05/2014

“”

Acoleta de resíduos sólidoscom o sistema de contêine-res foi implementado em

Santa Maria ainda na gestão ante-rior da administração municipal. Em2010, após o rompimento com aempresa PRT, que prestava o ser-viço para o município, um contratoemergencial foi firmado com a Re-vita, que até hoje realiza o trabalho.De acordo com o secretário deMeio Ambiente, Antônio CarlosLemos, a mesma empresa depoisfoi contrada, por meio de licitação,com o prazo de cinco anos paraprestar o serviço. Assim, o acordose encerra em janeiro de 2016.

Contudo, segundo Lemos, oprefeito Cezar Schirmer (PMDB)“não está satisfeito com a quanti-dade de lixo da cidade”. O titular dapasta esclarece que o chefe do Exe-cutivo determinou que um grupode trabalho estude o contrato eapresente diretrizes para um possí-vel ajuste no documento.

Conforme Lemos, pelo acordofirmado com a Revita, são três car-ros que realizam a coleta de resídu-os sólidos nos 500 contêineres es-palhados por Santa Maria. O titular

de Meio Ambiente acredita que afiscalização por parte da prefeituraé eficiente, assim como o trabalhoda empresa contratada. Ele diz quea Revita faz o recolhimento, masnão pode retornar ao mesmo pontomeia hora depois. “Não há fôlegopara um trabalho assim”, aponta osecretário. Lemos menciona queeste estudo do contrato deve ave-riguar se a falha no sistema é porparte da Prefeitura, da empresa ouaté da comunidade.

O secretário reforça que há um

grande descontentamento por par-te da administração municipal quan-to ao lixo na cidade. “Vamos en-contrar complementação aocontrato já existente, pois, a princí-pio, a Revita cumpre o que estáproposto no documento. A Prefei-tura também, que é fiscalizar, mas éimpossível fiscalizar 24 horas pordia”, justifica Lemos. O titular dizque há abuso por parte da comuni-dade e que são encontrados noscontêineres resíduos de obras, derestaurantes, até pedaços de mó-

veis e outros tipos de descarte quenão condizem com a finalidade. Elesalienta que os recipientes são parauso de lixo residencial.

Sobre uma nova licitação para oserviço, Lemos diz que não estáprevista para agora, já que o con-trato com a Revita vai até janeirode 2016. Porém, ele diz que o acor-do pode ser rompido com a empre-sa se o prefeito assim decidir, maso secretário acredita que com oajuste no documento a situaçãodeverá ser resolvida.

Mesmo que a Prefeitura opte pornão romper o contrato com a Revitapara o serviço de recolhimento dosresíduos sólidos da cidade, o PoderExecutivo está com projetos de ou-tras licitações. Entre eles estão osplanejamentos do transporte públi-co, os novos prefixos da frota detáxi e a organização e limpeza doscemitérios do município.

- – A Se-cretaria de Mobilidade Urbana é res-ponsável por criar o projeto da licita-ção para a escolha da empresa queprestará o serviço para Santa Maria.Conforme o titular da pasta, MiguelPassini, o trabalho deve estar pronto

no final de este ano para que o proces-so licitatório seja aberto ainda em 2014,ou no início de 2015. Passini diz que ademora se deve pelo fator de seremmuitos tópicos para análise. “É muitocomplexo”, justifica o secretário.

Atualmente, as empresas de trans-porte coletivo de Santa Maria fazemparte de um consórcio, a Associaçãode Transportadores Urbanos (ATU),e realizam o serviço por meio do Sis-tema Integrado Municipal (SIM). Con-tudo, Passini diz que não há comosaber quem ganhará a licitação.

- – Santa Mariapossui 213 prefixos registrados na prefei-tura, mas 209 estão em circulação. A lei

municipal que permite a ampliação dafrota foi aprovada na Câmara de Vereado-res no mês passado e homologada peloprefeito Cezar Schirmer, no dia 9 de maio.O plano da licitação também é desenvol-vido pela Secretaria de Mobilidade Urba-na e o titular, Passini, dá a estimativa de 60a 90 dias para abertura do processo.“Como a lei já está pronta, acelera o pro-cedimento”, afirma o secretário.

Pela proposta do texto da lei serãocriados mais 116 prefixos na cidade,mas a licitação será para 120, já que osquatro registros que não estão em usoentrarão no processo licitatório.

- – A licitação paralimpeza e administração dos cemitéri-

os estava pronta, mas foi revogada.De acordo com secretário de Infraes-trutura e Serviços, Tubias Calil, o Po-der Executivo optou por dividir o ser-viço em três etapas e agora serão trêslicitações diferentes: a limpeza, a ad-ministração e a construção das cape-las crematórias e do crematório.

Tubias acredita que uma empresa sejacontratada para os serviços de limpezae administração e outra para a constru-ção das capelas e do crematório. O titu-lar da pasta prevê qua licitação paralimpeza dos cemitérios deva ser abertaem 20 ou 30 dias, já as outras duasdevem ocorrer mais adiante, mas nãoapresenta uma estimativa de tempo.

Moradores reclamam de más condições de rua no ItararéA Rua Fernando Neumayer,

localizada no Bairro Itararé, nosfundos da Escola Estadual JoãoLink Sobrinho, é alvo frequentede reclamações por parte dos mo-radores, inclusive de telefone-mas para o jornal A Razão. Esti-vemos no local, e constatamos oabandono da via.

Na rua, que é de chão batido ecercada por um matagal alto, hádesde objetos como sofás, latas detintas, computadores e televisoresvelhos. Além de não ter calçamen-to, a passagem para veículos é es-treita, dificultando o acesso.

O motoboy Piero Ceni, 22 anos,que mora a cerca de dez metros dolocal, reclama das condições precá-rias da rua, da falta de iluminação,do mato cheio de lixo e do fedor debichos mortos. “É muito perigosode passar de noite por ali, há mui-to lixo no matagal dos lados darua, e também um cheiro ruim deanimais mortos”, afirma ele.

Segundo o secretário adjunto deInfraestrutura, Obras e Serviços,Alexandre Brasil, até quarta-feiraserá deslocada uma equipe da se-cretaria para avaliar quais melhori-as podem ser realizadas no local.

A defesa do ex-tesoureiro do PTDelúbio Soares recorreu ontem aoplenário do Supremo Tribunal Fede-ral (STF) contra decisão do presiden-te da Corte, Joaquim Barbosa, querevogou o benefício de trabalho naCentral Única dos Trabalhadores(CUT), em Brasília. O ministro enten-deu que ele não tem direito ao benefí-cio por não ter cumprido um sexto dapena de seis anos e oito meses. Norecurso, o advogado Arnaldo Ma-lheiros Filho destaca que a decisãofoi preconceituosa e que o entendi-mento extinguiu o regime semiaberto.

Deputados e senadores se reúnemhoje, em sessão do Congresso Nacio-nal, para apreciar 14 vetos presidenci-ais, em obediência a decreto legislati-vo que determina que os vetospresidenciais sejam analisados sem-pre na terceira terça-feira de cada mês.Entre os itens a serem observados es-tão seis projetos que foram integral-mente vetados pela presidente DilmaRousseff. Um deles é o que tratava dacriação, fusão e emancipação de muni-cípios, considerado temerário por Dil-ma, porque poderia aumentar excessi-vamente o número de municípios nopaís e promover uma pulverização dosrecursos do Fundo de Participação dosMunicípios (FPM).

A exploração do trabalho forçadono mundo gera lucro de US$ 150 bi-lhões por ano – cerca de R$ 331,5bilhões –, conforme dados da Organi-zação Internacional do Trabalho (OIT).Estima-se que 21 milhões de homens,mulheres e crianças são vítimas de ex-ploração por uma rede ilegal que movi-menta diversos setores – prostituição,agricultura, construção civil, minera-ção e trabalho doméstico, por exemplo.A exploração sexual é a atividade queproporciona maiores lucros, de acordocom o relatório Estimativas Econômi-cas Globais do Trabalho Forçado daOIT, divulgado ontem.

Mais 20 famílias foram contempla-das com novas unidades habitacio-nais no Loteamento da Vila Brenner,localizado na região norte de SantaMaria. A Prefeitura Munipal realizouontem a entrega das chaves. As uni-dades habitacionais do Loteamentoda Brenner fazem parte do Programade Aceleração do Crescimento (PAC),possuem 35 m² de área, divididas emdois quartos, banheiro e sala com co-zinha estilo americana. As famíliasbeneficiadas com as residências, ca-dastradas junto ao município, viviamem áreas de vulnerabilidade social ouem rota de obras. O Loteamento daBrenner prevê um total de 386 moradi-as, com essa entrega, já somam 287unidades já concluídas e ocupadas.

Page 8: Jornal A Razão 20/05/2014

Espaços com áreas verdes,como canteiros de avenidas,exigem cuidados diários. Flo-

res, grama e instalações necessi-tam de supervisão e reparos. EmSanta Maria, praças, parques e ou-tros espaços públicos carecem des-sa atenção. A adoção desses es-paços por parte de empresas é umainiciativa que visa melhorar essasáreas com a ajuda da sociedade.Atualmente, em Santa Maria existeo projeto “Adote uma Área Ver-de”, que desde o começo do anoaguarda a adesão de empresas parao fortalecimento da ação. Até o mo-mento, em torno de 30 empresas epessoas físicas adotam áreas ver-des. A lei municipal 4936, de 2006,regulamenta o programa de ado-ção, manutenção e proteção de can-teiros centrais, encostas das viaspúblicas, áreas verdes e parques.Desde então, a parceria entre a Pre-feitura e as empresas adotantes temcrescido na cidade.

O secretário de Meio Ambiente,Antônio Carlos de Lemos, reforçao pedido de participação da socie-dade na manutenção dos espaços.“Quem mora ou está instalado pró-ximo a essas áreas costuma ter maisproximidade. O poder público for-nece a cobertura, mas precisamosde auxílio na manutenção dos lo-cais. Na parte de manutenção é quepedimos a ajuda e contribuição dasempresas e de toda a sociedade”,salienta Lemos.

Fernanda Chagas, chefe de ga-binete na Secretaria de Meio Am-biente, acrescenta que tem sidocomplicado conseguir apoio porparte das empresas na adoção decanteiros, espaços e áreas verdes.A equipe da Secretaria costuma vi-sitar empresas, ou recebe aquelasque demonstram a intenção deadotar um espaço. Quando a em-presa adota parques, praças, áreasverdes e canteiros centrais é assi-nado um Termo de Adoção pelo

qual se torna responsável pelo es-paço durante tempo indetermina-do, ficando a seu critério como faráa manutenção do local (com cortede grama, plantio de mudas, pinturade meio-fio, entre outras obriga-ções). Fernanda salienta que a prin-cipal carência é pela adoção de áre-as verdes, a exemplo de praças, quepossuem uma extensão maior e de-mandam mais investimentos paramanutenção. “É uma propagandabarata e fácil. O investimento emcanteiros, por exemplo, é baixo emcomparação com a publicidade nolocal”, reforça Fernanda. O valor quecostuma ser investido no espaçodepende do tamanho da área adota-da pela empresa.

Dentro de uma campanha foca-da na sustentabilidade, o CentroUniversitário Franciscano (Unifra)planejou a adoção de um espaçopara canteiros de flores no pontocentral da cidade: o Calçadão Sal-vador Isaia. A manutenção desteespaço é feita por meio de uma flori-cultura paga pela instituição, combase em flores planejadas para olocal. A professora de Designer daUnifra Salette Mafalda Marchi foiresponsável pela organização daadoção do espaço. “Já fazia algumtempo que os canteiros naquela áreaestavam danificados. Adotar foiuma maneira de estetizar um espaçodeteriorado”, reforça. Salette infor-

ma que atos de vandalismo ou dani-ficação não ocorrem no espaço. Amanutenção é enérgica para coibirque as pessoas se acostumem a umespaço visivelmente danificado.“Nós percebemos que as pessoasgostam, se identificam e se sentempertencentes ao espaço público”.Para a professora, ainda que a ado-ção do espaço funcione, não adian-ta preservar sem a contrapartida porparte da população. “A educaçãocom o espaço é uma forma de coibiro vandalismo”, explica Salette. Nosaldo geral, Salette reforça que areitoria da Unifra considera positi-vo o saldo geral da adoção dos can-teiros. “Acreditamos na qualifica-ção do espaço público. É uma dasformas da instituição de contribuircom a cidade”, salienta.

O proprietário da ConstrutoraJobim, Gustavo Jobim da Silva, res-salta que o espaço adotado pelaempresa há dois meses seguirá sen-do mantido. “Na condição de mora-dores, empresários e habitantes deSanta Maria, temos a ideia de amar acidade. O que pudermos fazer paramelhorá-la, desenvolvendo formasde limpá-la e deixá-la mais harmôni-ca, nós faremos” diz Jobim. A partirdos ambientes disponibilizados paraadoção, a construtora optou peloscanteiros centrais na Rua FlorianoPeixoto. “Por construirmos no cen-tro da cidade, optamos por este es-paço que estava há tempos ocioso.Enquanto a construtora existir e acondição de adoção for oferecidaPela prefeitura, nós manteremos oscanteiros”, reforça Jobim.

A Campanha do Agasalho des-te ano já tem data fixa para seulançamento oficial. Amanhã, 21, apartir das 11h, a Campanha do Aga-salho 2014 será lançada no Salãode Atos do Edifício João FontouraBorges (prédio da antiga SUCV),na Rua Venâncio Aires. A informa-ção é das Secretarias de Ação Co-munitária e de DesenvolvimentoSocial. No ano passado, conformeinformações da Prefeitura, foram300 pontos de coleta espalhadospela cidade.

Mais de 162 mil pessoas morre-ram na Síria, entre elas 53.978 civis,desde o início do conflito em mar-ço de 2011, conforme novo balan-ço divulgado ontem pelo Observa-tório Sírio dos Direitos Humanos(OSDH). O OSDH lembra que o ba-lanço não incluiu mais de 18 milpessoas que foram detidas pelo re-gime e cujo paradeiro é desconhe-cido, bem como os 8 mil efetivosgovernamentais prisioneiros dosrebeldes e os milhares de seques-trados pelos radicais islâmicos. Obalanço anterior do observatório,divulgado no início de abril, conta-bilizava 150 mil mortos.

O governo do Estado assinouna manhã de ontem, em Porto Ale-gre, um memorando de entendi-mento com a Associação de In-dústrias Culturais da China(CCIA). O ato foi realizado duran-te a abertura da exposição da enti-dade, marcando a primeira ativida-de da Semana da China no Estado.O memorando visa fortalecer oslaços culturais e empresariais nosetor criativo. A diretora de In-dústria Cultural do Ministério daCultura chinês, Shi Junling, infor-mou que o mercado criativo cres-ceu 15% no último ano em seupaís. Também participaram do en-contro o vice-prefeito de PortoAlegre, Sebastião Melo, o secre-tário estadual da Cultura, Luiz An-tônio de Assis Brasil, entre outrasautoridades.

Empresas, associações e ins-tituições, públicas ou privadas,podem adotar espaços públicosatravés da assinatura de um ter-mo de adoção firmado com a Se-cretaria de Meio Ambiente;

As áreas disponibilizadas paraadoção se encontram na Secreta-ria de Meio Ambiente (4º andardo Centro Administrativo na RuaVenâncio Aires) e podem ser ana-lisadas pelas empresas interes-sadas;

Podem ser adotadas áreas lo-calizadas em parques, praças, áre-as verdes e canteiros centrais deavenidas. Conforme FernandaChagas, chefe de gabinete da Se-cretaria de Meio Ambiente, aAvenida Hélvio Basso é um dos

exemplos que hoje está à disposi-ção para adoção;

Serviços prestados pela adotan-te do espaço: limpeza da área (re-moção de lixo, por exemplo), roça-do de canteiros, irrigação diária decanteiros com flores da estação,corte de grama e plantio de mudas,entre outras obrigações que depen-dem da área adotada;

A Secretaria poderá fiscalizar osserviços prestados pela empresaem seu espaço de adoção;

Ao adotar o espaço, a empresatem direito à instalação de placaspublicitárias com a logomarca ofi-cial. Os padrões são fornecidospelo decreto 082/10, com dimensõesde que variam conforme o espaçoadotado.

Page 9: Jornal A Razão 20/05/2014

A 24º Feira do Livro de Caçapava do Sul iniciou na sexta-feira, 16, no salão paro-

quial do município. A cerimôniacontou com a presença da comuni-dade cultural, autoridades e com aPatronesse deste ano da Feira, Fe-licia Teresinha Lopes.O evento co-meçou com uma apresentação doCoral Municipal Caçapavano, queestava sem atividade há três anos.Na sequência, o Coordenador Ge-ral da Feira, Pedro Vanolin Mace-do, comandou a posse de FeliciaLopes, como Patrona da 24ª edi-ção. Após, aconteceu uma home-nagem ao Professor Alexandre Se-vero, falecido este ano, através doGrupo de Percussão, Ala Show.

No final o anfitrião da Feira, oPrefeito Otomar Vivian, agradeceua comissão organizadora do even-to e disse que todo o apoio que aAdministração Municipal deu pararetomada do Coral e o incentivofinanceiro para Feira, não fez maisque a sua obrigação, porque in-centivar a cultura na sua visão éinvestimento.

Para encerrar a primeira noite quefoi dedicada ao Instituto Estadual doLivro, a coordenação da Feira, ofere-

ceu um coquetel de confraternização.Participaram também da abertura

o Presidente da Câmara, Peter Li-nhares, o Vice Prefeito Ilson Tondo,Secretários Municipais, Vereadores,

Justin Timberlake ganhou seteprêmios nesse domingo, 18, duran-te a cerimônia do Billboard MusicAwards, realizada no MGM GrandGarden Arena, em Las Vegas. Oartista venceu nas categorias deartista, artista masculino do ano,Top Billboard 200, artista de rádio,artista de R & B e álbum Billboard200, estes últimos pelo álbum "The20/20 experience", lançado em mar-ço do ano passado.

Em seu discurso de agradeci-mento, o cantor agradeceu "a to-dos, exceto a Donald Sterling", odono do time da NBA Los AngelesClippers, cujos comentários racis-tas criaram uma grande polêmicanos EUA recentemente.

A banda Imagine Dragons ven-ceu cinco prêmios, entre eles o demelhor artista de rock; Pharrell, Ro-bin Thicke e T.I. ganharam quatrocada um. A neozelandesa Lorde,dona do hit "Royals", recebeu otroféu de artista revelação. KatyPerry, por sua vez, conquistou oprêmio de artista feminista; o duoeletrônico Daft Punk venceu na ca-tegoria de melhor artista de danceou música eletrônica.

A premiação começou comshow de Pitbull e Jennifer Lopez,a homenageada da noite. Juntosda cantora Claudia Leitte, elesapresentaram "We are one (OleOla)", a música oficial da Copado Mundo.

Entre outros momentos marcan-tes da premiação, um holograma deMichael Jackson cantou e dançouacompanhado de bailarinos, e Mi-ley Cyrus fez sua interpretação de"Lucy in the sky with Diamonds",dos Beatles.

Nesta terça-feira, 20, em dois horários. Às 14h30e às 16h, no Theatro Treze de Maio, tem apresen-

tação do espetáculo Branca de Neve e os SeteAnões. Entrada Franca

o Padre Rudinei Lasch e as entida-des que estão de responsáveis pe-los estandes dos livros, APAE, Ban-co da Amizade, Biblioteca Pública,Colégio Coeducar, ETERRG, Liga

Feminina de Combate ao Câncer,Paróquia Nossa Senhora da Assun-ção, Ponto de Cultura, PTG Rondadas Sesmarias, Secretaria de Educa-ção e Unipampa.

- O dia 20, será dedicado àContação de Histórias. Neste diaacontece a segunda parte da ofi-cina e palestra com Élvio Vargas,no Salão Paroquial.

- À noite, a escritora GládisPedersen será saudada e falarásobre “A Linguagem Simbólicada Literatura e a Construção daIdentidade Moral na Criança e noJovem”.

- Logo após, é a vez do escri-tor Walmor Santos, que fará umapalestra abordando o tema “É pre-ciso sonhar para ser feliz”.

- Na quarta-feira, o escritor mi-nistra oficina no IEE Dinarte Ri-beiro. Durante o dia 21, os escri-tores Walmor Santos e GládisPedersen terão atividades na Fei-ra do Livro.

- À noite, a psicóloga e escri-tora, Adriana Rocco falará sobre“Desenvolvimento PsicológicoInfantil – a arte de criar futuros”.

- O dia 22 será dedicado ao

conto. Neste dia o projeto Baú daLeitura estará na feira. O baú pro-porciona a troca de livros, entregaum título e leva outro para casa.

- Às 17 horas, será realizado umculto ecumênico no Salão Paroqui-al, às 19 hs, sessão solene na Câ-mara de Vereadores e às 20 hs apre-sen tação do Cor al MunicipalInfanto Juvenil.

- Nesta noite, a homenageadaserá a escritora Jane Tutikian.

- A sexta-feira, será para a crôni-ca. O escritor Rafael Guimaraensrealiza oficina. Ele e a escritora JaneTutikian terão diversas atividadesneste dia.

- À noite, o escritor falará sobre“A importância da leitura no de-senvolvimento da imaginação”.

- O sábado, dia 24 será dedicadoaos escritores caçapavanos e con-vidados: Binoca Walmarath, Car-los Leão, Ercília Garcia Luiz, GujoTeixeira, Ivan Pessoa, Luiz HugoBurin, Maria Barbiero Venite, Tati-ane Tavares Leão e Taugo Costa.

- A tarde, está programado di-versas apresentações artísticas eàs 18hs apresentação da BandaMunicipal Dr. Cyro Carlos de Melo,em frente ao Salão Paroquial.

- À noite, a comunidade culturalcaçapavana presta homenagem àSociedade dos Amigos de Caçapa-va do Sul (SACS).

- No dia 25, último dia de feira,acontece o almoço “Homens naCozinha”, promovido pelo LionsClube. - A partir das 16 horas apre-

sentações artísticas, às 19hs mo-mento musical com Enio Dias ePedro Porto.

- À noite, o economista DarcyFrancisco Carvalho dos Santosserá homenageado.

- Após, apresentação do sa-rau poético, organizado pela Casado Poeta, Ponto de Cultura, Se-cultur, Unipampa e Cine ClubeVagalume, em homenagem a Lu-picínio Rodrigues.

- O fechamento dos estantes eencerramento da feira, está pre-visto para as 22.

Page 10: Jornal A Razão 20/05/2014

Programação da TV

Resumo das novelas

* As grades de programação sãodivulgadas pelas empresas que adminis-

tram as salas de cinema da cidade.

Page 11: Jornal A Razão 20/05/2014

O inverno já recebeu as boas vin-das por parte do Itaimbé Palace Ho-tel. Foi com um Café Colonial que oempreendimento deu inicio a sua pro-gramação de inverno e gosto aindamais saboroso as tardes de domingo,

aqui pela cidade.No restaurante Lês Quatre Saisons,

um público expressivo experimentouas delícias preparadas pela cozinhado hotel para a ocasião. Cucas, bo-los, tortas, além de uma variada op-

ção em pães, salgados e guloseimaspuderam ser saboreadas com café echá quentinhos, sucos e chocolates.

Com tudo para ficar, a ação é umabela opção de encontro para famíliae amigos.

Gerente do Itaimbé Palace Hotel,Elaine Santiago, vibrou com o su-cesso da primeira tarde de Café Co-lonial em 2014. Ela adiantou que apróxima edição ocorre no comeci-nho de junho. Para o dia 8, sua equi-pe de cozinha já corre com os prepa-rativos de alguns pratos inéditos.

Santa Maria sedia, hoje, mais umaedição do Jantando com a Agas. Anoite promovida pela AssociaçãoGaúcha de Supermercados reunirásupermercadistas, fornecedores econvidados no Itaimbé Palace Ho-tel, a partir das 20h, após o inéditoAgas em Foco. O jantar conta com aparticipação do presidente da Agas,Antonio Cesa Longo e do profes-sor paranaense Lievore.

Richard Rasmussen, biólogo co-nhecido por seu programa na televi-são, onde apresenta peculiaridadesde animais silvestres estará em San-ta Maria amanhã. Na programaçãoestá prevista uma palestra para ocurso de Biologia da UniversidadeFederal de Santa Maria, e uma visitaa Eny Esportes, às 16h.

Gustavo Souza e Márcia Cayeultimam os preparativos para a festade um aninho da filhota. Todo emtons de rosa, branco e dourado, oconvite que está sendo entregueaos amigos chama a um reino en-cantado, onde a personagem princi-pal é a princesa Valentina. A festi-nha será um luxo!

Quem jápassou por essavida e não viveu,pode ser mais, massabe menos do queeu...

Page 12: Jornal A Razão 20/05/2014

HoróscopoNosso tempo

Quem de nós já não viveusituações em que gostariade subverter as regras de

passagem do tempo?Conforme a Física, a possibilida-

de existe. Outro dia, folheando umaSuper Interessante antiga, topei comuma reportagem que falava sobreas teorias de Einstein. A matéria ilus-trava o tema do seguinte modo: ima-

Crônica

gine que seja 12h e um assaltante,na beira de uma estrada, aponta aarma para a cabeça de sua vítima.Nesse ínterim, você trafega em dire-ção a esse ponto (não me perguntecomo!) a uma velocidade de 1 bi-lhão de km/h. Seu relógio tambémmarca 12h. O que você vê da janelaquando passa pela cena do assal-to? A vítima estendida no chão enenhum assaltante à vista. Comoisso é possível? Simples: a 1 bilhãode km/h o tempo passa mais deva-gar para você. Embora seu relógiomarque 12h, já serão 12h15 lá fora.Nessas condições, você, potencial-

mente, pode ver o que os demaisainda não viram. Concretamente:você viaja para o futuro.

Em todo caso, enquanto perma-necemos submetidos às condiçõesafogadas de tráfego e trafegabilida-de que nos tocam nesta quadra quevivemos, pouco alcançamos fazer.De minha parte, observo com umquê de melancolia o quanto a paisa-gem humana é vulnerável aos reve-ses do tempo. Nessas últimas sema-nas, por exemplo, anoto as portasfechadas de uma borracharia à beirada Faixa Velha. O incontornável ocor-reu: o borracheiro, coitado, moço

novo que não conheci, morreu aci-dentado lá pros lados da Urlândia.Deu no jornal. Sobrou a tenda corde rosa, de pau-a-pique, antes todareluzente de rodas e penduricalhose agora solitária no mutismo de suasportas cerradas. Repuxa-me aquelador da ausência indefinida que, emseus achados poéticos, FernandoPessoa expressou tão bem: “carasque via habitualmente nas minhasruas habituais – se deixo de vê-lasentristeço; e não me foram nada, anão ser o símbolo de toda a vida”.Mas essas são, enfim, as vicissitu-des do tempo que nos toca.

Palavras cruzadas diretas Imagens da História

Fotografia: Cacequi, início déc. 1920, autoriaFrederico Carlos Marx, P&B, publicada “in” COSTA,Alfredo Rodrigues da. Estado do Rio Grande do Sul, V2, Porto Alegre, Livraria do Globo, 1922, p. 362.

Ao comparecer ao MASM, dia 6 passado, para a aber-tura da “Retrospectiva 40 Anos” do pintor Érico Santos,decidi mostrar essa fotografia, publicada no 2.º volume doálbum Estado do Rio Grande do Sul, edição 1922 dojornalista Alfredo Rodrigues da Costa. Ela mostra aresidência, nos anos 20, dos avós maternos desse pintor.Localizava-se próxima à Viação Férrea, no 2.º distrito de S.Vicente, denominado Estação Cacequi, cuja emancipaçãoocorreria em 28/12/1944.

Térrea, com jardim frontal e fachada simétrica compos-ta por quatro janelas e porta central, a casa ostentava naplatibanda o ano: 1920. Para a fotografia, o casal deproprietários posou na entrada da residência. Eram eles: ocriador e comerciante Álvaro Domingues Leitão - filho deMalvina (Prates) Domingues Leitão e do major ÁlvaroPaulino Leitão, o primeiro intendente de S. Vicente - e DivaAlbertina (Franco) di Primio Leitão, filha de ElisaBenevenuta (dos Reis Franco) di Primio e de Annibaledi Primio. Esse era comerciante italiano, estabelecidonum sobrado, esquina da Praça Saldanha Marinho coma Rua Venâncio Aires, em Santa Maria, o qual foidestruído por incêndio em 1916.

Álvaro e Diva tiveram seis filhos: Ruth, Décio,Mário, Alberto, Cloé e Rubem. Desses, vivem ainda, nacidade de S. Sebastião do Caí: Rubem e Cloé, mãe do pintoraqui destacado. Érico Santos nasceu em Cacequi a 8/1/1952. Com 10 meses, veio para Santa Maria na companhiados pais, Aerthe Corsino dos Santos, depois bacharel em

Direito, e Cloé Leitão dos Santos, que se tornariaprofessora. Érico aqui se criou e, após giras por outrascidades, retornou em 1977 e concluiu o Curso de Direito daUFSM no ano 1978. Dedicando-se exclusivamente àatividade artística, é profissional plenamente realizado.Reside em Porto Alegre e mantém um ateliê nessa cidadee outro em Milão (Itália).

Referência: http://www.ericosantos.com.bt

Residência dos avós maternosdo pintor Érico Santos emCacequi – década de 1920

Page 13: Jornal A Razão 20/05/2014

No próximo dia 12 de junho,terá início o maior eventoesportivo da história da Amé-

rica do Sul. Com 12 cidades-sede, oBrasil se prepara para receber pesso-as do mundo inteiro para a tão aguar-dada Copa do Mundo de futebol, queo país sedia pela segunda vez. Noentanto, diferentemente de 1950, acompetição deste ano terá uma es-trutura e número de seleções muitomaior. Além disso, espera-se que destavez a equipe brasileira termine o cam-peonato levantando a taça, já que naocasião anterior, quem ficou com otítulo foi o Uruguai.

- O Uruguai,aliás, também conquistou o primeiro

mundial, ocorrido em 1930. De lá paracá, o torneio passou por vários can-tos do planeta. Em 19 edições (a de2014 será a 20ª), 16 países já recebe-ram a Copa do Mundo: Uruguai, Itália(duas vezes), França (duas vezes),Brasil, Suíça, Suécia, Chile, Inglaterra,México (duas vezes), Alemanha (duasvezes), Argentina, Espanha, EstadosUnidos, Japão e Coréia do Sul (únicaedição com duas sedes) e África doSul. Por outro lado, o número devencedores é bem menor: ape-nas oito seleções ergueram otroféu, sendo o Brasil o de-tentor de mais títulos (cinco).Itália (quatro), Alemanha(três), Uruguai (dois), Argenti-na (dois), Inglaterra, França e Es-panha completam o seleto grupode campeãs.

- Mas umaCopa do Mundo só faz sentidose um certo elemento estiverpresente: o gol, o momento máximo

de alegria em uma partida, capaz defazer nações sorrirem ou chorarem.Ao longo dos 84 anos da competi-ção, vários nomes se eternizaram porseus feitos com a bola nos pés, e omaior artilheiro da história das copasnão poderia ser de outro país, quenão o Brasil: Ronaldo , o Fenômeno,disputou quatro vezes a competiçãoe balançou as redes 15 vezes. Somen-te em 2002, quando ajudou a seleçãocanarinho a conquistar o penta, ele

marcou oito gols. Logo atrás,com um gol a menos, está oalemão Gerd Müller, que atuouna década de 70. Junto dele, ocompatriota Miroslav Klose,

que ainda está em atividade empode superar Ronaldo nesta copa.

- O francês quedeu nome à lendária taça da Copa

do Mundo foi o principal ideali-zador do torneio durante seumandato como presidente da Fifa

(Federação Internacional de Futebol

Associado). O objetivo de Rimet eraunir povos dos dois he-misférios em torno dojá popular esporte cri-ado na Grã-Bretanha.Em 1924, durante osJogos Olímpicos de Pa-ris, ele notou o bom fute-bol jogado pela seleção uru-guaia e, após eleição para definir opaís-sede do primeiro campeona-to, a Copa do Mundo desem-barcou no Uruguai. Vencidatrês vezes pelo Brasil, a taçaJules Rimet ficou em poderdo país após a Copa de 1970, mas foiroubada da sede da ConfederaçãoBrasileira de Desportos (CBD) e der-retida posteriormente.

- A identidade visual daCopa do Mundo do Brasil é uma taçaestilizada, com predominância dascores da bandeira nacional, verde eamarelo. O logo escolhido representatrês mãos em torno do cobiçado tro-

féu. Diferente de logos anteriores, op-tou-se pela utilização da taça devidoao fato de o Brasil ser o país mais

vitorioso em copas. Osite oficial da Fifa decla-

rou que “a combinação en-tre a imagem forte, a tipo-grafia contemporânea e as

cores vivas é extremamente felizem capturar a modernidade e adiversidade brasileiras”.

- Animaiscomo cachorro, leão e galo, eaté uma laranja (o clássico Na-

ranjito, da copa de 1982) já represen-taram seus países na divulgação daCopa do Mundo. No Brasil, nada me-lhor do que escolher um dos maisilustres representantes da vasta fau-na nacional. Para manter a conexãocom o futebol, o tatu-bola foi o bichoescolhido para ser o mascote de 2014.Fuleco, como foi batizado, tem seunome inspirado em uma mistura entreas palavras futebol e ecologia.

Page 14: Jornal A Razão 20/05/2014

Há 30 anos sou professorano Curso de Letras daUFSM. Ainda que atuan-

do na Universidade, através demeus alunos, ex-alunos e da expe-riência de filhos na escola venhoacompanhando, de perto, o ensinobásico no RS. Assim, não me sur-preendem as manifestações de in-satisfação com a situação do ensi-no no Estado que a cada ano têmse agravado. Queixas antigas vãoganhando corpo ao longo do tem-po, novas queixas se juntam aocoro e o ensino parece ser o únicosetor, a única área da vida socialque consegue consenso sobre suasituação: todos reconhecem queensinar e aprender não estão acon-tecendo como teria que ser para ter-mos um bom ensino e uma aprendi-zagem efetiva. O que vemos?Professores descontentes que apre-sentam listas de reivindicações, alu-nos descontentes com as aulas queassistem, pais descontentes com oensino que os filhos recebe e go-vernos que reconhecem que o Sis-tema não está, há já algum tempo,em sua melhor forma. A sociedadeque recebe egressos “mal prepara-dos” (de todos os níveis de ensino)reflete essa situação na escassez demão de obra qualificada.

Eventualmente, medidas gover-namentais são anunciadas com gran-de importância: aumento de um pou-co por cento nos salários e novaproposta de ensino para o Sistemano Estado, como se tudo estivessebem. Do outro lado, com a únicaarma que parecem ter os professo-res, greves são anunciadas.

É sabido que o Sistema Educa-ção está mal. Dentre as muitas ra-zões que contribuem para a lamen-tável situação da Educação (e nãosó no Estado), destaco a falta derespeito generalizada nessa área,particularmente a falta de respeitocom os docentes. Os professores

não tem o respeito que merecem;primeiro, de seu empregador (públi-co ou privado), depois e em conse-quência, de todos os envolvidosdiretamente no processo e da soci-edade em geral. Esse respeito nãosignifica ter um salário adequado(que não têm!). Respeito é mais quesó pagar “bem” (ou em termos dehoje, “pagar o piso”). Respeito édar condições físicas de trabalho:escolas bem apresentadas, limpas,claras, amplas, equipadas, com sa-las de trabalho para professores,com manutenção constante. Res-peito é dar condições mínimas detrabalho: carga horária justa, quepermita ao professor atender alu-nos dentro de seu horário de traba-lho, que lhe dê tempo para prepararsuas aulas e corrigir avaliações naprópria escola (e não em casa, ànoite, nos fins de semana); é darnúmero de turmas e de alunos com-

patível com uma carga horária quepermita ao professor conhecer seusalunos, que permita ao professorrealmente acompanhar a aprendiza-gem e (re)planejar de acordo com oque constata em aula. Respeito édar ao professor a oportunidade dequalificar-se, de atualizar-se (sem terque pedir o favor da dispensa comcompensação em outro horário)para que possa exercer suas ativi-dades com base em conhecimento,em teorias e não apenas em normasque lhe são impostas e resultadosque lhe são exigidos.

Nesse contexto, como não en-tender que o professor não temopção senão cumprir tarefas no lu-gar de ensinar quando tem 300, 500,600, 700 alunos – num mesmo anoletivo - para atender? Como quere-mos que os alunos respeitem osprofessores, se seus professoressão ignorados por seus patrões?

Como queremos que sejam respei-tados se são considerados merostrabalhadores braçais que tem me-tas a cumprir, porque seu patrãonão entende sua atividade comointelectual?

Essa falta de respeito traz baixaautoestima... e suas nefastas con-sequências...

É preciso mudar esse cenário.No entanto, a responsabilidade damudança não está apenas com ospróprios professores. Como Uni-versidade, entendo que temos odever de estudar e discutir, com aparticipação de professores do En-sino Básico, a realidade com a qualvão se deparar nossos alunos. Nãoapenas discutir e apontar proble-mas, temos que ser parte da solu-ção! Assim, no Centro de Ensino ePesquisa em Línguas Instrumen-tais (CEPESLI/DLEM/UFSM) temosum Grupo de Estudos que discute

aspectos de formação e atuação deprofessores de línguas, e periodi-camente promove eventos de atu-alização teórico-prática.

Preciso reconhecer que a parti-cipação de professore/as do ensi-no básico no Grupo de Estudos enas ações de atualização que o gru-po propõe, de modo geral, são re-sultado de uma enorme força devontade de professores que enco-lhem seu tempo livre para tentarnão se deixar transformar pelo Sis-tema. São essas participações e oengajamento de nossos alunos queme fazem acreditar que podemosajudar a mudar essa realidade. En-tre todos, ainda que lentamente,podemos mudar o Ensino!

Ainda estão abertas as inscriçõespara a 3ª edição do “Concurso Naci-onal Literário Infantil Espantaxim e oCastelinho Mágico - Prêmio Espan-taxim 2014”, pertencente ao ProjetoEspantaxim. Podem participar crian-ças de 7 a 12 anos, de escolas públi-cas e privadas de todo o Brasil. Oprazo máximo para envio dos traba-lhos é 31 de maio. Sob o tema “Músi-ca - De que maneira ela está presenteem sua vida?”, cada participante de-verá escrever uma mensagem de atésete linhas ou uma redação de nomáximo 30 linhas.

De todas as obras inscritas, 80serão selecionadas para a “III Anto-logia Espantaxim e o Castelinho Má-gico”. As crianças com textos nolivro receberão gratuitamente trêsexemplares mais um boneco Espan-taxim.

Criado pela escritora, poetisa e

musicista Dulce Auriemo, o ProjetoEspantaxim foi lançado em 2002, e jáatingiu milhares de estudantes pormeio de apresentações. São 18 sim-páticos personagens que têm em co-mum o fato de serem mensageiros dobem, porta-vozes da cultura da paz,valorizam a ética, os bons costumes,a ecologia e a preservação do meioambiente. Cada personagem toca uminstrumento e é tema das músicasque compõem o livro/CD Espanta-xim e o Castelinho Mágico.

Os textos devem ser enviados es-critos à mão, por e-mail, [email protected]; ou pe-los correios: III Concurso NacionalLiterário Infantil Espantaxim e o Cas-telinho Mágico - Prêmio Espantaxim2014; D.A. Produções Artísticas -Rua Gomes de Carvalho, 1.666 - 2ºandar. CEP 04547-006 - Vila Olímpia -São Paulo-SP - Brasil

Page 15: Jornal A Razão 20/05/2014

“O RatoRoeuA RodaDo CarroDo ReiDa Rússia.O RatoMorreuDe dorDe barriga”.

As coisas que a gente falasaem da boca da gentee vão voando, voando,correndo sempre pra frente.Entrando pelos ouvidosde quem estiver presente.Quando a pessoa presenteÉ pessoa distraídaNão presta muita atenção.Então as palavras entramE saem pelo outro ladoSem fazer complicação.Mas ás vezes as palavrasVão entrando nas cabeças,Vão dando voltas e voltas,Fazendo reviravoltasE vão dando piruetas.Quando saem pela bocaSaem todas enfeitadas.Engraçadas, diferentes,Com palavras penduradas.Mas depende das pessoas

Ruth Rocha é uma das princi-pais referências quando o assun-to é poesia para crianças. Nascidaem São Paulo, em 1931, ela come-çou a carreira literária escrevendoartigos sobre educação para a re-vista Cláudia, em 1967. Dois anosdepois, passou a redigir históriasinfantis para a revista Recreio.Somente em 1976 ela teve seu pri-meiro livro publicado, Palavras

O aniversário de Santa Mariatambém deverá inspirar os alunosdas escolas do campo, da RedeMunicipal de Ensino, para quemostrem o seu talento. Até a próxi-ma sexta-feira estão abertas as ins-crições para o I Concurso Literáriode Poesia das Escolas do Campo,promovido pela Prefeitura de San-ta Maria, por meio da Secretaria deMunicípio da Educação (Smed). Oconcurso faz parte do Projeto Lei-tura no Coração, que visa promo-ver atividades de incentivo à leitu-ra e à aprendizagem dos alunos darede pública, a fim de formar novosleitores.

Ontem, a Smed divulgou o re-gulamento completo do concurso,que pode ser conferido no site daprefeitura (http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/noticia/2014/05/D19-685.pdf) . Conforme o docu-mento, o concurso também tem porobjetivo homenagear a cidade deSanta Maria, e, assim, potencializar

os talentos dos alunos da EducaçãoInfantil e do Ensino Fundamental dasescolas do campo do município.

O I Concurso Literário de Poesiadas Escolas do Campo terá comotema “Sou Santa Maria”. Os alu-nos matriculados nestas escolaspodem participar em três categori-as: Categoria A (Educação Infan-til), Categoria B (Anos Iniciais doEnsino Fundamental) e CategoriaC (Anos Finais do Ensino Funda-mental). As inscrições podem serfeitas na sede da Secretaria de Edu-cação, localizada na Rua VenâncioAires, 2277 (Centro AdministrativoMunicipal), ou ainda nas respecti-vas escolas.

A Secretaria de Educação infor-ma que o julgamento dos trabalhosacontecerá no período de 26 a 29de maio, quando serão divulgadasas poesias selecionadas pela Co-missão Julgadora, junto à comuni-dade escolar. Os trabalhos premia-dos serão publicados no site da

prefeitura (www.santamaria.rs.gov.br) e no blog das escolas docampo (http://escolasdocampo

Muitas Palavras.Sua obra de maior destaque é

Marcelo, Marmelo, Martelo, con-siderada uma obra-prima da litera-tura infantil brasileira. Além dasnarrativas mais extensas, Ruth tam-bém escreve poesias. Ao longo deuma carreira extensa e de muitosucesso, ela já publicou mais decem livros no Brasil e vinte no ex-terior, traduzidos para 19 idiomas.

Que repetem as palavras.Algumas enfeitam pouco.Algumas enfeitam muito.Algumas enfeitam tanto,Que as palavras – queEngraçado!- nem parece as palavrasque entraram pelo outrolado.(…)

Cantador canta tristeza,canta alegria também.É de sua naturezacantar o mal e o bem.Pois ele tem dentro deleo canto que o canto tem...

Por isso, se o mar secar,se cobra comprar sapato,se cachorro virar gato,se o mudo puder falar,Se a chuva chover pra cima,se barata for grã-fina,Quando o embaixador for em cima,Cantador vai se calar.

São duas crianças lindasMas são muito diferentes!Uma é toda desdentada,A outra é cheia de dentes...

Uma anda descabelada,A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,Aliás, nem mesmo tentes!São duas crianças lindas,Mas são muito diferentes!

Chegaram as fériasQue bom que vai ser!Eu vou passear,Pular e correr!Eu vou dormir tarde,Vou brincar lá fora...Ver televisãoAté fora de horaVou ler o que eu quero,De noite e de dia...Brincar com o cachorro,Ou fazer folia!Com os amigosVou ficar de bem,Só volto pra escolaNo ano que vem!

santamaria.blogspot.com.br/). Osprêmios serão entregues no dia 30deste mês, no Auditório do Centro

Administrativo Municipal. (Infor-mações: Prefeitura Municipal deSanta Maria)

Page 16: Jornal A Razão 20/05/2014

“ ” “ ”

Santa Maria, 11 de abril de2014.

Prezado leitor... estamos escre-vendo esta carta para acabarcom a violência. Ela está come-çando a tomar posse do mundocom mortes, agressões, brigas,confrontos e a violência verbal.

Pedimos que nos ajude a aca-bar com essa maldade que noscausa sofrimento, nos dandomais segurança, mais policiaisnas ruas e guardas municipaisao redor da escola e em todacidade.

A violência pode estar emqualquer lugar, só é preciso verao redor que enxergamos o BinLaden em cada canto da cidade.Ela está dentro da nossa casa,nas ruas, na escola, no trânsito eem muitos outros lugares. Nósqueremos que prospere a paz eamor no coração. Como diz amúsica Pais e filhos: “É precisoamar as pessoas como se nãohouvesse amanhã”.

QUEREMOS PAZ!Abraços cordiais, Turma 31 do

IEEOB.

Prezados senhores santa mari-enses.

Somos a turma 34 da EscolaOlavo Bilca e estamos cansadosdesta violência em Santa Maria,por isso estamos pedindo ajudapara dizer: “Fora violência!”.

Devemos combater esta mal-dade que é uma aberração, porisso precisamos de segurança,policiais em todos os cantos dacidade e guardas para a escola.

Nós estamos mal, magoados,tristes e entediados porque nin-guém faz nada. Quando vemos

as notícias da televisão, senti-mos coisas ruins e ficamos commedo.

Todos devemos nos respeitar,nos amar, amar aos outros, edu-car os adultos e crianças, ter fée esperança no coração. Vamosdar um fim neste horror, comtodos unidos para acabarmoscom isso. Todo mundo se respei-ta, senão, vamos acabar emguerra e no fim do túnel.

Um abraço cordial à todossanta marienses. Turma 34,IEEOB.

Na semana passada, cerca de 30 alunos do Instituto Estadual de Educa-

ção Olavo Bilac, alguns pais e aprofessora Nathana Fernandestrouxeram até o Jornal A Razãoduas cartas para divulgação. O

assunto principal dos textos é aviolência em Santa Maria. Se-gundo Nathana, as cartas fazemparte de trabalho que está acon-tecendo no Colégio desde o finalde março deste ano. A ideia sur-giu após o susto que todos leva-

ram na tarde do dia 26, destemesmo mês, quando um bando,com cerca de 15 pessoas, algunsarmados com punhais e facões,entrou no pátio da escola emperseguição a um pai de uma deuma aluna. A partir disso, di-

versas atividades voltadas paraos assuntos violência e paz estãosendo discutidos em sala de aula.As cartas abaixo foram produzi-das pelos estudantes das turmas31 e 34, terceiros anos do EnsinoFundamental.

Page 17: Jornal A Razão 20/05/2014

Várias entidades empresari-ais e estabelecimentos co-merciais realizarão hoje a

10ª edição do Dia da Liberdade deImpostos (DLI). A iniciativa temcomo principal objetivo a mobili-zação e conscientização dos cida-dãos brasileiros com relação às ta-xas elevadas de impostos que sãopagos e estão juntos dos produ-tos e serviços. Em Santa Marianão está previsto nenhum tipo demobilização.

Por outro lado, quatro cidadesgaúchas participarão de uma cam-panha que consiste na tradicionalvenda de gasolina sem impostospara os consumidores: Porto Ale-gre, Canoas, Caxias do Sul e Pelo-tas. Nesses municípios a gasolinaserá vendida a R$ 1,50 o litro medi-ante distribuição de senhas a partirdas 8h. O abastecimento será reali-zado das 9h30 ao meio-dia. Cadasenha dará o direito à compra de 20litros de gasolina comum, apenaspara pagamento em dinheiro. Oobjetivo da campanha é conscien-

tizar a sociedade civil sobre a altacarga tributária que é paga hojepelos contribuintes. A cada litrode gasolina pago pelo motorista,com base no valor de R$ 3,25 porlitro, R$ 1,72 são de impostos econtribuições. Isso significa umtotal de 53% em tributos.

O Dia da Liberdade de Impostosé a data em que todos “param depagar impostos” e começam a tra-balhar para si próprios. Neste diaalguns produtos são comercializa-dos sem impostos para que o con-sumidor perceba o quanto está pa-gando de taxas no preço final.

A tributação nos produtos - Ocombustível é só um dos produtosque sofre ação da alta carga de tri-butos. Um pacote com cinco quilosde arroz, por exemplo, no valor deR$ 10, tem 15,34% de impostos, ouseja, R$ 1,53. Pela garrafa de doislitros de refrigerante, quase a meta-de, 43,91%, é imposto. Em outrasbebidas como cerveja e água mine-ral, o percentual correspondente aoque é pago de impostos chega a70% e 40%, respectivamente. Umaparelho eletrônico MP3 ou Ipodtem uma carga tributária que é qua-se a metade do seu valor: 49,45%.

Bolsa – 39,95%Bota – 36,17%Buquê de Flores – 17,71%Calça (tecido) – 34,67%Calça Jeans – 38,53%Câmera fotográfica – 44,75%Computador acima de R$

3.000,00 – 33,62%Computador até R$ 3.000,00

– 24,30%Cosméticos – 54,88%Joias – 50,44%Maquiagem nacional -

51,04%Maquiagem Importada -

69,04%Óculos de sol - 44,18%Perfume importado - 78,43%Perfume nacional - 69,13%Telefone celular - 33,08%Televisor - 44,94%Fonte: Instituto Brasileiro de

Planejamento e Tributação -IBPT

Plano Safra prevê R$ 156,1 bilhõesO governo federal lançou ontem o

Plano Safra 2014/2015, que prevê R$156,1 bilhões em recursos para cus-teio, comercialização e programas deinvestimento. Do valor total, R$ 112bilhões serão destinados a financia-mentos de custeio e comercializaçãoe R$ 44,1 bilhões para os programasde investimento. O valor representauma alta de 14,7% sobre os R$ 136bilhões do plano anterior.

As taxas de juros dos programasdo Plano Safra subiram em nível infe-rior ao aumento da taxa básica dejuros, a Selic. De acordo com o Minis-tério da Agricultura, do plano anteriorpara este, a taxa média de juros anual

subiu 1 ponto percentual. O ministroNeri Geller argumenta que a taxa Selicsubiu bem mais, ao passar de 7,5% aoano, em abril de 2013, para os atuais11% ao ano.

Porém, essa alta nos juros do Planopreocupa o setor produtivo no Rio Gran-de do Sul. O presidente da Federação daAgricultura do Estado do Rio Grande doSul (Farsul), Carlos Sperotto, afirma queo aumento de 1 ponto percentual repre-senta uma alta de 18% no custo do di-nheiro do financiamento. Para o dirigen-te, isso pode afetar a competitividade daagricultura nacional. A Farsul deve apre-sentar na manhã de hoje uma avaliaçãooficial sobre o Plano Safra 2014/2015.

A Associação Gaúcha de Super-mercados (Agas) realizará hoje em San-ta Maria o evento Jantando com aAgas, às 20h, no Itaimbé Palace Hotel,com uma palestra motivacional. A en-tidade promoverá outro encontro vi-sando à qualificação e à troca de ideiaspara varejistas de Santa Maria e re-gião. É o lançamento do Agas em Foco,que ocorrerá a partir das 15h. A inscri-ção é gratuita e pode ser feita pelotelefone (51) 2118-5200 ou pelo [email protected]. Já as inscriçõespara o Jantando com a Agas podemser feitas pelo site www.agas.com.br,ao custo de R$ 60,00 (associados Agas)e R$ 85,00 (não associados).

A partir de 16 de junho, a ReceitaFederal iniciará o processo de libera-ção dos lotes de restituição do Im-posto de Renda Pessoa Física 2014.O pagamento das restituições segui-rá o seguinte calendário: 1º lote – 16/06, 2º lote – 15/07, 3º lote – 15/08, 4ºlote – 15/09, 5º lote – 15/10, 6º lote –17/22 e 7º lote – 15/12. O valor restitu-ído será depositado ao contribuintena agência bancária indicada na de-claração do Imposto de Renda.

O Índice de Confiança do Empre-sário Industrial (ICEI) caiu para 48pontos em maio. É o segundo mêsconsecutivo em que o indicador ficaabaixo dos 50 pontos, confirmandoa falta de confiança dos empresári-os, informa pesquisa divulgada on-tem pela Confederação Nacional daIndústria (CNI). O indicador é o se-gundo menor da série histórica ini-ciada em 1999. O ICEI deste mês sóé maior que o de janeiro de 2009.Segundo a pesquisa, a falta de con-fiança ocorreu em todos segmentose portes de empresas.

Page 18: Jornal A Razão 20/05/2014
Page 19: Jornal A Razão 20/05/2014
Page 20: Jornal A Razão 20/05/2014
Page 21: Jornal A Razão 20/05/2014

AAssociação Futsal Améri-ca obteve resultados dis-tintos na rodada do último

final de semana pelo CampeonatoGaúcho de Futsal. Mesmo jogan-do dentro de casa e contando como apoio dos torcedores, dos trêsjogos disputados, a equipe santa-mariense obteve apenas uma vitó-ria, que foi com o time Sub-15. Já aSub-17 e o time adulto que disputaa Série Bronze caíram diante dosadversários.

– A jovem equipe Suv-15 apagouda memória a estreia ruim que tevena competição, quando foi derro-tada dentro de casa para o Gua-rany de Espumoso por 6 a 2. Que-rendo a recuperação no Estadual, aequipe do América com o apoio dotorcedor mais uma vez, enfrentou obom time da ASAF, de Santo Ân-gelo. E o time santa-mariense nãodeu nenhuma chance para o adver-sário e em uma grande apresenta-ção venceu o adversário por 6 a 3,

conquistando assim a primeira vi-tória no certame estadual.

Agora na agenda do time Sub-15 vai para um jogo longe de SantaMaria. No dia 7 de junho, o time doAmérica enfrenta o Verdes Mares,em Cruz Alta pela terceira rodadada competição.

– Diante da mesma ASAF,o time Sub-17 do América que co-meçava sua caminhada no Estadu-al não conseguiu ter a mesma sorteque a categoria menor e sofreu orevés dentro de casa. O time trei-nado por Daniel Sachs fez um gran-de primeiro tempo conseguindoabrir uma vantagem importantepor 3 a 1. Mas nos 20 minutosfinais da partida, o time da ASAFse encontrou em quadra e conse-guindo o empate e logo depois avirada, terminando o jogo com avitória por 6 a 4.

A derrota na estreia precisa serrapidamente esquecida pelos me-ninos do América. Isso porque, jána próxima sexta-feira, a equipe en-frenta a Associação Amigos doRiograndense (AAR), no ginásioFranciscão, pela segunda rodada,no clássico de Santa Maria na com-petição estadual.

Fechando a rodada tripla, foi a vezdo time adulto entrar em quadrapela Série Bronze, em jogo isolado.O adversário era o forte e perigo-síssimo ABELC, de Boa Vista doBuricá que estava com a liderançada chave da competição. O timesanta-mariense queria se recuperara derrota na rodada anterior para otime de Tupan. Mas infelizmentepara os comandados do técnicoLeonardo Colvero isso não foi pos-sível e a derrota veio por 4 a 3.

O início foi bom para o time doAmérica. Língua e Felipe Boche-cha marcaram e colocaram a equipe

na frente no marcador. Mas a equi-pe da ABELC foi para cima e con-seguiu superar a forte marcação dotime santa-mariense para empatar evirar o jogo em 3 a 2. O Américanão desistiu e novamente com Fe-lipe Bochecha chegou ao empate.

O empate estava de bom tama-nho, mas o ABELC queria manter aliderança. E faltando 13 segundoschegou ao gol vitória por 4 a 3.

Agora no próximo sábado, ini-cia o segundo turno da competi-ção. A partir das 20h, América eUnião Independente/KeepFit Aca-dêmia fazem o clássico local.

Resultados da 28ª Rodada Copa Pre-feito - 10ª Rodada - Sábado40 AnosAjax 0 x 1 14 de JulhoGrêmio 2 x 4 Independente/Constin-ta/Friedrich DistAmigos Pintado/Eletro Dotto/Nos-tra Lista 1 x 0 AFE MedianeiraMilan do Morro/Lancheria Maciel 1 x11 JuventusAssoc Fighera/SM Iluminação/Apul4 x 0 Chamongo/Oficina MecânicaDiasTecnisul/Os Vodkas 2 x 1 P P Macha-do45 AnosLocomotiva 0 x 1 Montese/MamolabChamongo 0 x 5 Grêmio/GradualLiverpool/Biomédica/InterShop 2 x 1JuventudeEstrela/Imembuy/Neri Tacografos/Uglione/Porta Fort 4 x 4 Vila Esperan-çaCharrua/Veterinaria Santo Antonio 1x 2 PaissanduSão Caetano 1 x 10 Dores/Manutec 50 AnosAvenida/Barrichello Empréstimos 2 x1 Assoc Fighera/Walter Beltrame/Posto BitencourtCasusa/Grêmio 2 x 1 Charrua/MakidoSerralheria e VigraçariaAliado 5 x 0 Vila EsperançaChamongo/CFC Ativa/Posto Bambi-no 1 x 8 ATC/Itaimbé NissanJuventude/Facas Ginete/Vet Camo-bi/Arroz Medianeira 2 x 2 AméricaImembuy 0 x 2 Dores/Falk TintasUberlândia/SisLimpa Mat de Limpe-za 2 x 0 ASSUFSMGauchão/Monte Cristo 0 x 4 Atlético/Labotec 55 Anos - Returno - 3ª RodadaCharlotte Night Clube 2 x 0 UFSM/Universitária Seguros

Assoc Fighera 1 x 0 2 de Novembro/Palma e FilhoAliado 1 x 6 Dores/UglioneAvenida Tênis Clube 2 x 3 Gauchão/Monte Cristo60 Anos - 2ª FaseChave ACarvão Gaucho/Oliveirense 3 x 1 Fer-roviariaChave BImembuy/Ótica Norberto 4 x 1 Alia-do/Intecsol Chave C - RepescagemAssoc Fighera 2 x 1 Boca Maldita/Labotec2 de Novembro/Rio Branco Imóveis2 x 0 Perpetuo SocorroResultados da Copa dos Campeões -2ª fase - 2ª Rodada - SábadoRenascença 1 x 0 Novo HorizontinoMilan/Cia da Sucata 2 x 1 Paissandu14 de Julho 1 x 4 Sport“Boca Junior 0x 0 Vasco da GamaResultados da Copa Druzian - 2ª fase- 1ª RodadaItuano 1 x 1 Minuano/CentrosulJuventus 1 x 1 Milan do MorroFarroupilha 4 x 4 10 de OutubroPaineira 3 x 1 Costa Rica/MercadoRancho AlegreBoca Junior 0 x 0 LocomotivCaturrita 2 x 2 Canario/Lavagem Gre-nalResultados da Categoria de Base Sexta-Feira - Em faxinal do SoturnoCia Faxinal 4 x 0 Inter SM - Sub 15Cia faxinal 2 x 1 Inter SM - Sub 17Sabado - 17/05Platini 0 x 2 Projeto Futuro - Sub 15Ituano 2 x 0 Paissandu - Sub 15Riograndense 4 x 0 Projeto Futuro -Sub 17Domingo - 18/05Verona 0 x 1 Charrua - Sub 15Verona 2 x 1 Charrua - Sub 17

Novo Horizonte 100% na NoligafiQuatro jogos, quatro vitórias,

este foi saldo das categorias debase do Novo Horizonte na rodadado final de semana pelo EstadualNoligafi, diante do Novo Hambur-go. A equipe santa-mariense atuoudois jogos dentro de casa e os ou-tros dois, na cidade no adversário,mas isso não foi problema para osmeninos que treinam no CT do Bair-ro Medianeira.

Em Novo Hamburgo, entraramem campo a equipe Sub-10, coman-dada pelo técnico Diozer Dalmolin,que fez sua estreia com vitória peloplacar de 2 a 0. Na sequência aequipe Sub- 11 comandada pelotécnico Marcelo Prestes aplicougoleada de 5 a 1, demonstrandomais uma vez ampla superioridade.

Já em Santa Maria, a equipe Sub-

13, comandada pelo técnico FelipeCantalupo ganhou do Novo Ham-burgo pelo placar de 3 a 2, em jogobastante equilibrado. Para finalizara rodada a equipe sub 15 de técni-co Guilherme tocchetto fechou os100% diante do Noia com o resul-

tado de 2 a 1. A base da equipe sub15 é àquela que foi campeã brasilei-ra da Copa Coca Cola 2013.

No resumo dos jogos realizadoscontra o Novo Hamburgo, o NovoHorizonte obteve 5 vitórias e umaderrota.

Alemanha e Áustria são opçõesdo Grêmio para realização da inter-temporada durante o recesso daCopa do Mundo FIFA. O Tricolorsabe que terá que gastar para ban-car a viagem até a Europa. O perío-do de treinos até poderia ser reali-zado com ajuda de patrocinadores,mas o clube ainda não tem algoconcretizado. Porém, o clube ain-da estuda a possibilidade de traba-lhar em Londrina, no Paraná. Se-gundo o diretor-executivo RuiCosta, o destino do Tricolor deveser definido até o final desta sema-na. A tendência, ao menos por en-quanto, é de que o time permaneçano Brasil e trabalhe em Londrina.

O técnico Abel Braga não pode-rá contar com dois jogadores titu-lares e importantes para o sistemadefensivo da equipe para a partidade amanhã, às 19h30, no EstádioCouto Pereira, contra o Curitibapela sexta rodada do CampeonatoBrasileiro. O zagueiro Juan e o vo-lante Willians estão suspensos porterem tomado o terceiro cartão ama-relo na partida de domingo, no em-pate em 0 a 0 com o Criciúma. Otreinamento de hoje, deve confir-mar os substitutos. Mas a tendên-cia é de que Ygor atue no meio-campo na vaga de Willians. Já nazaga, Alan e Índio disputam quematua no lugar de Juan.

O técnico Paulo Bento definiu alista final de Portugal para a Copa doMundo ontem no final da tarde. Ocomandante português cortou sete atle-tas dos pré-convocados e divulgou arelação dos 23 nomes que irão ao Bra-sil disputar o torneio. A grande surpre-sa foi o corte do meia-atacante RicardoQuaresma, que, após ter uma queda derendimento nos últimos anos, voltou ase destacar no Porto, sendo incluídona pré-lista. “Outro nome conhecidodo torcedor português, o zagueiro Ro-lando, da Inter de Milão, também nãojogará o Mundial. Por outro lado, Pau-lo Bento incluiu o jovem meia Rafa, de21 anos. O atleta do Braga fez apenasuma atuação com a camisa grená.

Os lutadores de braço de San-ta Maria, Kauê Pessoa, campeãogaúcho 80kg categoria Sub-21 eEugênio Moreira, campeão gaú-cho 90kg categoria master de-monstram no f inal de semanaapoio ao projeto da Asena, naBarragem DNOS, onde na ocasiãoestava acontecendo o 1º SM SUPRace. Na oportunidade, os luta-dores convidaram os presentespara comparecerem no próximodomingo, às 15h, na Praça Salda-nha Marinha da Copa Davi Goli-as de Luta de Braço. A competi-ção contará apenas com lutadoresde Santa Maria. Além disso, Eu-gênio Moreira e Kauê Pessoaconfirmaram o terceiro ano de par-ceria com o Inter/SM. A parceriafoi firmada com a presença do anti-go presidente do clube Luiz Clau-dio Mello e com alguns membrosda Associação Avanta-Alvirrubro.

Page 22: Jornal A Razão 20/05/2014

Agenda Senac SM inscrevepara cursos do Pronatec

O Senac Santa Maria está ofere-cendo cursos gratuitos por meiodo Programa Nacional de acessoao Ensino Técnico e Emprego (Pro-natec), programa idealizado peloGoverno Federal, que tem comoparceiro educacional as unidadesdo Senac no Estado.

Os cursos de Balconista de Far-mácia e Cuidador de Idosos iniciamem 26 de maio, o de Operador deCaixa em 2 de junho, as capacitaçõesde Garçom e Manicure/Pedicure, em

4 de junho e o curso de Vendedor em10 de junho. As aulas serão ministra-das de segunda a sexta-feira, nosperíodos da tarde ou noite, depen-dendo do curso escolhido. As pré-inscrições são para quem possui oCadastro Único e já estão sendo rea-lizadas na sede do Pronatec, localiza-da na Rua Coel Niederauer, nº 1538.

Mais informações podem ser ob-tidas pelo telefone (55) 3225-2121ou pelo site www.senacrs.com.br/santamaria.

Minicurso sobre autoestimaO minicurso Autoestima e Motiva-

ção será realizado pelo projeto Ânimano próximo dia 27, das 8h30m às 12h30,no Centro de Educação da Universi-dade Federal de Santa Maria, ministra-do pela psicóloga Lidiene Marchesan.

As inscrições são gratuitas e po-

dem ser realizadas até o dia 26 demaio, na sala do Ânima (sala 3155do prédio 16).

Podem participar estudantes,técnico-administrativos e profes-sores da UFSM, assim como a co-munidade externa.

Farmácia MunicipalDesde ontem, o atendimento da

Farmácia Municipal de SM é das 8hàs 14h, sem fechar ao meio-dia. AFarmácia Municipal fica na Rua Ro-que Calage, nº 55, Centro. Para darmais agilidade e eficiência ao atendi-mento, a Secretaria de Saúde informaque os usuários devem apresentar oCartão SUS, Documento de Identida-

de e Comprovante de Residência pararetirada gratuita de medicamentos.Além da mudança no período de aten-dimento, os usuários devem ficar aten-tos, pois devido ao processo de in-formatização na Rede de Saúde, aFarmácia Municipal não atenderá aopúblico nesta quinta-feira e sexta-fei-ra, dias 22 e 23 de maio.

Caminhão do PeixeProssegue nesta semana o rotei-

ro do Caminhão do Peixe, veículofrigorífico da Prefeitura de SantaMaria que se desloca até diferenteslocais da cidade para efetuar a vendade pescados para a população. Ama-nhã, dia 21, ele estará junto à IgrejaSanta Catarina, no Bairro Itararé. Jána sexta-feira, dia 23, a comercializa-ção ocorre na Praça Saldanha Mari-nho. As espécies comercializadassão carpas, jundiás e tilápias, comvalores em torno de 20% abaixo dopraticado no mercado local. O horá-rio de funcionamento do Caminhãodo Peixe é das 9h às 12h.

21/05 ( quarta-feira) -Bairro Itararé– junto à Igreja Santa Catarina

23/05 (sexta-feira) -Praça SaldanhaMarinho

24/05 (sábado) -Avenida Rorai-ma, entrada para o Campus daUFSM, junto à feira livre- Bairro Ca-mobi

28/05 (quarta-feira) -Rua Silva Jar-dim, em frente à Escola MunicipalAracy Barreto Sacchis

30/05 (sexta-feira) - Avenida Bor-ges de Medeiros com a Rua OliveiraMesquita- Bairro Salgado Filho

AlcoolismoO que é o alcoolismo? Alcoólicos

Anônimos considera o alcoolismocomo uma doença e não como umdefeito moral; uma doença progressi-va que se agrava à medida em que abebida continua, uma doença tríplice– física, mental e espiritual – e incurá-vel, que pode ser detida praticando-se o programa de A.A. O propósito

primordial é manter-se sóbrio e ajudaroutros alcoólicos a alcançarem a so-briedade. Saiba onde encontrar gru-pos em sua cidade pelo sitewww.aars.gov.br e-mail aagrupobra-vurasm @hotmail.com, telefones (51)3226 0618 e (55) 9165-6147 - ReuniõesVirtuais: www.aabr-online.com.br ewww.aabrasilportugal.

Page 23: Jornal A Razão 20/05/2014

No começo da tarde destasegunda-feira, um catadorde objetos recicláveis es-

tava verificando uma lixeira na RuaDuque de Caxias, por volta das14h30, no Bairro Medianeira, pertodo cruzamento com a BR-287 e pró-ximo ao Presídio Regional quandoachou, dentro de uma sacola, qua-tro granadas. Segundo a BM, seri-am artefatos verdadeiros, de usoexclusivo das Forças Armadas, dostipos M1 e MK2.

Curioso, o homem chegou a cha-mar populares para que dessem aopinião do que eram os objetos.Um funcionário de uma loja no lo-cal chamou a Brigada Militar. Umaequipe do Batalhão de OperaçõesEspeciais (BOE) foi deslocada parao endereço.

A guarnição verificou o local epercebeu que os objetos seriam ar-tefatos explosivos. Como procedi-mento padrão nestes casos, foi iso-lada a área e acionado o Grupo deAções Táticas Especiais (GATE),de Porto Alegre, equipe da BM res-ponsável por este tipo de ação.

Segundo o comandante do BOE,

Cleberson Bastianello, nestas situ-ações é seguido a norma: “Isola-mos a área para a segurança da po-pulação e a equipe especializada foichamada. Eles (o GATE) vão decidiro que será feito”, explica.

Parte da rua foi isolada e doisagentes do GATE, vindos de avião,chegaram à cidade por volta das18h30. Um Policial Militar colocouo equipamento de proteção, um tra-je antifragmentação que pesa 36quilos, e fez, primeiramente, um re-conhecimento do artefato.

Os objetos foram recolhidos e

depois levados até um campo naentrada do Bairro Dom AntônioReis. Lá, foi feito novo isolamentodo local e, por volta das 20h45, foidetonada as granadas. O materialfoi depositado em um buraco aber-to pela BM e foram usados explosi-vos para detonação à distância.

Segundo o tenente Guedes,membro do GATE e um dos res-ponsáveis pela ação, os artefatoseram granadas de uso exclusivo dasForças Armadas. “Eram três grana-das do tipo MK2 e uma do tipo M1.Explosivos militares, pareciam an-

tigos, mas não podemos precisarse ainda funcionariam. Há princípiosim, e poderia fazer um bom estra-go, por isso, trouxemos para umlocal isolado e detonamos”.

De acordo com o BOE, ainda nãofoi apurado quem abandonou osartefatos na lixeira.

A Brigada Militar e a 3ª Divisãode Exército (3ªDE) recomendam quequalquer possível artefato achadopela população não deve ser manu-seado e a BM deve ser imediata-mente avisada pelo telefone 190.

Os próximos passos do caso Bernardo na JustiçaCom o recebimento da denúncia

na última sexta-feira, tem início ago-ra na Justiça de Três Passos, o pro-cesso criminal contra os acusadosde envolvimento na morte de Ber-nado Bodrini, de 11 anos. São réuso pai, Leandro Boldrini, a madrasta,Graciele Ugulini, a amiga dela, Edel-vânia Wirganovicz e o irmão desta,Evandro Wirganovicz.

Nos próximos passos do proces-so criminal, os réus serão citados e

terão o prazo de 10 dias para apre-sentar resposta à acusação. Após,inicia-se a instrução do processo.Marca-se audiência de inquiriçãodas testemunhas, com expedição deprecatória para ouvir aquelas queresidem fora da comarca.

Inquiridas todas as testemunhasarroladas pelo Ministério Público eaquelas que as defesas irão arrolarnas respostas, os réus são interro-gados. Na sequência, não havendo

pedido de diligências complementa-res, encerra-se a instrução e as par-tes têm prazo para alegações finais.

O Juiz decide então por uma daspossibilidades previstas no Códigode Processo Penal: Sentença de pro-núncia (Decisão que leva o acusa-do a julgamento pelo Tribunal doJúri). Impronúncia (Pode ser decla-rada se o julgador não identificarindícios suficientes de autoria e ma-terialidade). Absolvição sumária

(Quando, desde logo, houver provada inexistência do fato, de que nãohouve autoria ou participação, o fatonão constituir infração penal, de-monstrada causa de isenção de penaou de exclusão do crime). Desclassi-ficação do delito (Quando o Juiz seconvencer da existência de crime di-verso dos julgados pelo Tribunaldo Júri, remetendo o processo paraoutro Juízo competente ao julgamen-to da acusação).

Quase uma tonelada de carne clandestina é apreendidaNuma operação conjunta entre a

Patrulha Rural da Brigada Militar e aVigilância Sanitária Municipal foramapreendidas mais de 900 quilos decarne ontem em Santa Maria.

Os alimentos estavam imprópri-os para o consumo humanos, poisa maioria não tinha inspeção sani-tária e procedência comprovada ealguns estavam com datas de vali-dade vencidas.

Uma denúncia anônima levouagentes do setor de alimentos daVigilância Sanitária e da PatrulhaRural até um abatedouro clandesti-no, localizado no distrito de ArroioGrande. O nome do estabelecimen-to não foi fornecido pela VigilânciaSanitária. A vistoria foi realizada porvolta das 11h desta segunda-feira.

Foram encontrados e apreendi-dos no depósito carne suína (695kg), embutidos (linguiça, 118 kg),miudezas (45 kg), banha (74 kg) equeijo (6 Kg). Os alimentos foramrecolhidos e entregues ontem aoCriadouro São Braz. Parte da car-ga poderá ser reaproveitada e des-tinada ao consumo animal. O ma-terial foi recolhido por três viaturasda BM.

Conforme a Vigilância Sanitária,o estabelecimento recebeu um autode infração e o proprietário respon-derá processo no órgão. Ele aindafoi detido ontem em flagrante e res-ponderá a inquérito policial queapura crimes contra as relações deconsumo. A pena prevista é de doisa cinco anos de detenção.

Na noite de domingo o jovemJúlio Cesar Warnes da Silva, de20 anos, passou por cirurgia noHospital Universitário de SantaMaria (HUSM). Ontem, ele per-manecia internado em recupera-ção do procedimento.

A 2ª DP da Polícia Civil abriuinquérito ontem e ouviu as pri-meiras testemunhas que estavamno jogo de futsal que acabou embriga. Um homem atirou na coxade Júlio Cesar e fugiu. O autordos disparos foi identificado eserá ouvido pela Polícia Civil.

Na tarde de domingo, por vol-ta das 17h, após uma partida defutsal, no hipódromo do JóqueiClube, na Vila Prado, o rapaz foibaleado na perna. Segundo tes-temunhas, houve um princípio debriga, ainda na quadra. O autordo crime se afastou e votou arma-do, e atirou contra Júlio Cesar, in-tegrante do time adversário.

O juízo de Santa Maria começaa ouvir nesta semana as testemu-nhas de acusação arroladas peloMinistério Público no caso do in-cêndio da boate Kiss.

As audiências serão realizadasnos próximos dias 22, 23, 30/5 e10/6, no salão do júri do Fórum deSanta Maria.

O Juiz de Direito Ulysses Fon-seca Louzada, titular do processocriminal que apura o caso, colheráo depoimento de 16 testemunhasde acusação. Ao todo, entre acu-sação e defesa, serão ouvidas 74pessoas. Nesta fase, as testemu-nhas prestam juramento, tendo quedizer a verdade, ou poderão ser pro-cessadas por falso testemunho.

O processo ainda está na fasede instrução (produção de provase oitiva de testemunhas). Até omomento, o magistrado já ouviu111 sobreviventes do incêndioocorrido em 27 de janeiro de 2013e que deixou 242 pessoas mortas emais de 600 feridos.

Page 24: Jornal A Razão 20/05/2014

É grande a expectativa dos 680militares que partirão hoje deSanta Maria com destino ao

Complexo de Favelas da Maré, noRio de Janeiro. Para marcar o embar-que do efetivo, será realizada umacerimônia militar na manhã de hoje, apartir das 10h, nas instalações do 29ºBatalhão de Infantaria Blindado, queserá presidida pelo Comandante Mi-litar do Sul, general-de-exército An-tonio Hamilton Martins Mourão. Elesirão se juntar aos 120 militares daárea logística que partiram de SantaMaria no último dia 9 e já estão atu-ando no complexo, preparando asubstituição aos militares da Brigadade Infantaria Paraquedista que inici-aram as ações de Garantia da Lei e daOrdem (GLO) em abril.

Com o embarque desta terça-fei-ra, será dado início à segunda etapada Operação São Francisco II. Aprimeira ação ocorreu no último dia9, com o deslocamento do efetivologístico. A partir do próximo dia 31,o contingente da Força de Pacifica-ção da Maré encarregado de con-duzir as ações planejadas para aOperação São Francisco II, sob ocomando do general-de-brigadaMauro Sinott Lopes, comandanteda 6ª Brigada de Infantaria Blinda-da, terá a seguinte organização:

- Comando da Brigada, com-posto por militares do Comando6ª Bda Inf Bld;

- Destacamento Logístico, in-tegrado por 120 militares do 4° Ba-talhão Logístico;

- Batalhão de Força de Pacifica-ção, constituído por efetivos de Or-ganizações Militares subordinadasaos Comandos da 6ª Brigada de In-fantaria Blindada (Santa Maria),1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada(Santiago), 2ª Brigada de CavalariaMecanizada (Uruguaiana), 3ª Briga-da de Cavalaria Mecanizada Briga-da (Bagé) e Artilharia Divisonária/3(Cruz Alta);

- Dois Batalhões de Força dePacificação, composto por milita-res de Organizações Militares daguarnição do Rio de Janeiro;

- Batalhão de Força de Pacifica-ção, com militares do Corpo de Fu-zileiros Navais da Marinha doBrasil; e

- Esquadrão de Cavalaria Meca-nizado, constituído de dois pelo-

tões de Cavalaria Mecanizado, do19° Regimento de Cavalaria Meca-nizado (Santa Rosa), e um pelotãode Infantaria Mecanizado da 15ªBrigada de Infantaria Mecanizada(Cascavel-PR).

No âmbito da guarnição de San-ta Maria, coube ao Batalhão Cidadede Santa Maria organizar e preparara Força-Tarefa 29° BIB, unidade mi-litar temporária constituída por 510militares escolhidos para atuar noComplexo da Maré. O treinamentodos integrantes da Força-Tarefa 29°BIB teve início há dois meses e con-templou instruções técnicas e táti-cas e procedimentos com diversosarmamentos e munições letais e nãoletais, progressão em área urbana,primeiros socorros, técnicas de abor-dagem, comunicações e amparo le-gal para emprego da tropa.

A Força de Pacificação da Marécomandada pelo general Sinott con-

Santa Maria receberá na próxi-ma quarta-feira, 21, o biólogo Ri-chard Rasmussen, apresentadordo programa O Mundo Selvagemde Richard Rasmussen (NatGeo),em iniciativa apoiada pela fabri-cante de artigos de aventura Mac-Boot. O aventureiro vai visitar aUniversidade Federal de SantaMaria (UFSM) às 8h e o CriadouroSão Braz a partir das 14h. Numapromoção da Eny Calçados, Ras-mussen distr ibuirá autógrafospara os fãs na Eny Esportes (Cal-çadão Salvador Isaia), a partir das16h30.

O biólogo ficou conhecido naTV brasileira por protagonizar ce-nas extremas de sobrevivência empaisagens inóspitas, como flores-tas, pântanos e desertos, ondecompartilha seus conhecimentossobre a natureza, como espéciesda flora nativa, animais veneno-sos e perigosos e faz contato comhabitantes locais.

Formado em economia pela Uni-versidade de São Paulo e em bio-

Santa Maria recebe biólogo de O Mundo Selvagemlogia pela Universidade Ibirapue-ra, o paulista Richard Rasmussené um apaixonado pela naturezadesde a infância, estimulado porseu avô materno. Como apresen-tador, já passou por SBT, RedeRecord e Record News, além doprograma que apresenta no canalpago National Geographic (Na-tGeo) desde 2013.

Na série Mundo Selvagem, Ras-mussen realiza uma jornada peloBrasil em busca de mistérios, mi-tos, crenças e lendas que envol-vem civilizações milenares, fenô-menos naturais e os animais maisexóticos da fauna brasileira. No pro-grama, a contemplação quase nãoexiste. O que existe é a interação.Ele investiga a fundo os lugaresque visita, conversa com pessoaslocais, entra onde tiver que entrarpara encontrar os animais mais exó-ticos e raros de cada região, se en-trega de corpo e alma em rituais detribos indígenas, sempre em buscade um momento onde as verdadesda natureza são reveladas.

tará com um efetivo aproximado de2100 militares que será responsávelpela condução de intenso e continu-ado patrulhamento, revistas e açõesguiadas pela inteligência para apoiara estabilização da área e preservar aordem pública e, ainda, proteger aspessoas e o patrimônio público eprivado. As atividades a serem de-senvolvidas têm por finalidades rea-lizar apreensões de armas, munições,drogas, carros e motos roubadas, eprodutos falsificados, além de efetu-ar prisões de foragidos da Justiça etraficantes de drogas e garantir livretrânsito das pessoas e veículos, e oacesso a serviços essenciais.

A Força de Pacificação conduzi-rá, ainda, atividades voltadas paraos moradores do Complexo de Fa-velas da Maré, como a realização dereuniões periódicas com liderançascomunitárias e ações cívico-sociais(ACISO).