jornal a razão 19/10/2015

22
Vila Esperança confirma vaga nas quartas Segunda-feira, 19 de outubro de 2015 Ano 82 Nº 08 R$ 1,00 www.arazao.com.br Em pelo menos três bairros moradores que estão às escuras desde o temporal de quinta-feira organizaram protestos ontem, como este na BR-392, no Passo das Tropas. Segundo a AES Sul, 9 mil santa-marienses continuam sem energia elétrica na cidade. Páginas 06 e 07 Sem luz há 96 horas, moradores protestam CONSEQUÊNCIA DO TEMPORAL PRF DIVULGAÇÃO Durante abordagem, polícia prendeu três jovens com cocaína. Um deles era filho de plantonista Vila Esperança (de verde) venceu o Vila Operária Página 15 DILERMANDO Homem é morto após show em feira comercial Página 15 SANTIAGO Policial faz flagrante do filho por tráfico Página 13 COPA A RAZÃO Crime aconteceu na madrugada de sábado no Parque de Exposições onde era realizada a 8ª Feicad DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Upload: jornal-a-razao

Post on 23-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Razão 19/10/2015

Vila Esperança confirma vaga nas quartas

Segunda-feira,19 de outubro de 2015Ano 82 Nº 08 R$ 1,00www.arazao.com.br

Em pelo menos três bairros moradores que estão às escuras desde o temporal de quinta-feira organizaram protestos ontem, como este na BR-392, no Passo das Tropas. Segundo a AES Sul, 9 mil santa-marienses continuam sem energia elétrica na cidade. Páginas 06 e 07

Sem luz há 96 horas,moradores protestam

CONSEQUÊNCIA DO TEMPORAL

PRF DIVULGAÇÃO

Durante abordagem, polícia prendeu três jovens com cocaína. Um deles era filho de plantonista

Vila Esperança (de verde) venceu o Vila Operária

Página 15

DILERMANDO

Homem é morto apósshow em feira comercial

Página 15

SANTIAGO

Policial faz flagrantedo filho por tráfico

Página 13

COPA A RAZÃO

Crime aconteceu na madrugada de sábado no Parque de Exposições

onde era realizada a 8ª Feicad

DE

IVID

DU

TR

A /

A R

AZÃ

O

Page 2: Jornal A Razão 19/10/2015

Caminhando pela Rua do Acampamento, cheguei a uma conclusão: “É muita loja para

pouca demanda”. Explico: Santa Maria virou o paraíso das grandes redes de eletromóveis que veem em nossa cidade um poder de compra muito atrativo. Com isso, gradativamente elas foram “expulsando” as lojas daqui e tomando conta do mercado. Há muito tempo não existe uma única loja de eletrodomésticos de capital local, enquanto que entre os anos 60 e 80 tínhamos a Central de Máquinas, Irmãos Ugalde, Stoever & Filhos e Casa Lang, principalmente. Todas já desapareceram no decorrer do tempo.

Lembro que na Acampamento havia um comércio forte: Ferragem Santa Maria, Casa Gaúcha, Padaria Holtermann, Varig, Farmárcia Rizzatto, Farmácia Fontenelle, Casas Escostegui, Irmãos Fabrin, Casa Roth (filial), Casa Ideal, Sulbra, Imcosul, J.H. Santos e Alcides Brum, entre tantas. Dessas, apenas a Alcides Brum está em atividade (desde 1950).

Assim, graças a um grande poder de fogo (capital, escala de compras e agressividade mercadológica), as “redes de fora” foram ocupando os espaços deixados pelas lojas locais. E a Rua do Acampamento se tornou o alvo dessas empresas que investiram pesado em

novas e atraentes instalações. Aos poucos foram chegando Magazine Luiza, Lojas Colombo, Quero Quero, Taqi, Manlec, Certel, Deltasul, Obino, Ponto Frio, Benoit e Multisom.

Os consumidores saem ganhando, já que a grande oferta de produtos similares permite que se barganhe o melhor preço ou condição de pagamento. Assim, graças ao bom poder aquisitivo da nossa população e às vantagens oferecidas pelo crediário, elas cresceram e ganharam muito dinheiro em Santa Maria. Só que em

contrapartida, essas redes pouco contribuem com a cidade, além da geração de empregos e impostos. São como “corpos estranhos” em nossa comunidade, pois são impessoais e dirigidas por profissionais de fora.

Só que o cenário mudou: (1) As residências estão equipadas com móveis e eletroeletrônicos novos (ou quase); (2) as famílias estão endividadas; (3) a renda real está caindo; (4) os produtos são de baixa reposição, e (5)

o crédito está mais caro e restrito. O resultado é que a queda nas vendas desse setor é acentuada e tende a continuar regredindo. Por isso, a minha previsão é de que essas redes serão obrigadas a reduzir de tamanho ou mesmo a fechar lojas. Como afirmei, “é muita loja para pouca demanda”. Acredito que a fotografia do comércio na Acampamento irá mudar, com suas consequências de toda ordem.

As insuficiências batem à porta do Estado, da indústria, das cadeias produtivas. Chegou ao lar dos gaúchos, dos brasileiros, de quem mora na Europa. Os problemas na economia refletidos na estrutura não nasceram ontem nem serão resolvidos amanhã. Não existe solução imediata. De cara limpa e sem jogar pedras, colocamos os números na mesa desde o primeiro dia do mandato. Crise se enfrenta com verdade.

Embora sejamos todos corresponsáveis pela recuperação do Rio Grande, o povo e os servidores públicos não são culpados. A raiz de todos os desajustes financeiros, que passa pelos estados e chega às pequenas comunidades – onde a vida real se faz –, está no pacto federativo: desigual e de olhos vendados para os desafios do dia a dia. Não se cuida do todo sem cuidar das partes.

Temos a quarta maior receita tributária, com 8,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Estamos entre os maiores produtores de leite, de carne e de soja. A renda per capitagaúcha e o Índice de Desenvolvimento Humano estão acima da média brasileira. Somos uma potência e, ainda assim, impotentes na prestação de serviços. Não é apenas uma questão de valores financeiros, mas de valores humanitários, pois sacrifica quem mais precisa de amparo.

De tudo que o RS arrecada, 75% vai para folha de pagamento e 13% para a dívida da União. É quase 90% do valor

que entra no caixa. Lamentável, mas temos uma esfera pública muito a serviço de si mesma. Frente a isso, tomamos atitudes: diminuímos secretarias, enxugamos cargos em comissão, revisamos contratos, freamos a cedência de funcionários.

O reajuste de algumas alíquotas de ICMS foi uma necessidade real para conseguirmos garantir mais saúde, segurança e educação. É o reflexo de uma tragédia fiscal anunciada por

décadas: dos últimos 44 anos, em 37 deles o RS gastou mais do que recebeu. Temos profundo respeito pelos servidores públicos, são vitais para o movimento da engrenagem estatal. Sem a mão humana nada acontece. Comunicar o parcelamento salarial, inegavelmente, foi o anúncio mais difícil da minha trajetória pública.

Não se faz nada sem as contas em dia. Não vamos permitir a paralisia dos serviços essenciais. Os gaúchos são empreendedores e o marasmo não combina com o povo nem com o Estado. Vamos sair da crise fortalecidos, nosso exército humano é capaz, solidário e crê no renascimento das finanças públicas e da esperança. A sustentabilidade é o caminho e o futuro dará respostas. As pessoas vão salvar as pessoas. Somos todos por todos. Unidos, pelo bem do Rio Grande.

Muitas lojas, pouca demanda

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 20152 OPINIÃO

CARLOS COSTABEBER EMPRESÁRIO

A MINHA PREVISÃO É DE QUE ESSAS REDES SERÃO OBRIGADAS A REDUZIR DE TAMANHO OU MESMO A FECHAR LOJAS NA ACAMPAMENTO

De pé. E em frenteJOSÉ IVO SARTORI GOVERNADOR DO ESTADO

O REAJUSTE DE ALÍQUOTAS DE ICMS FOI UMA NECESSIDADE REAL PARA CONSEGUIRMOS GARANTIR MAIS SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO

CHARGE REDE SOCIAL

No Passo das Tropas teve mais de 40 famílias com as casas ala-gadas e não consta nem na relação, por quê?ANDRESSA CAETANO JUNIOR RUZIN / SANTA MARIA

CHUVA EM SANTA MARIA

São lamentáveis informações. E o povo desempregadoMARIA JULIA DOMINGOS DA SILVA / SANTA MARIA

QUEDA DE EMPREGO NA INDÚSTRIA

Precisou chover e destruir o Rio Grande do Sul para o gover-nador aparecer.CELESTE MARQUES MARQUES / SANTA MARIA

Muito bonitas as apresentações do Aldeia Sesc. Parabéns pelo incentivo à culturaJESUS CAMARGO / SANTA MARIA

CULTURA NA RUA

Page 3: Jornal A Razão 19/10/2015

3SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

Page 4: Jornal A Razão 19/10/2015

4 RESUMO

REGISTROSENTRELINHAS DA NOTÍCIA

As invasões com luz e nós sem

LAIR MENDONÇAMORADORA DO BAIRRO ITARARÉ

O campus da Universida-de Federal de Santa Maria (UFSM) deverá ter uma esta-ção de bicicletas. O assunto foi discutido pelo reitor Pau-lo Burmann com o superin-tendente regional de Varejo do Banco do Brasil, Ailton José Salazar de Morais, e o gerente da Agência Mariano

da Rocha, Paulo Anversa. O projeto visa disponibilizar bicicletas à comunidade uni-versitária para a circulação interna no campus, através da pista multiuso. O proje-to será enviado ao Banco do Brasil nos próximos dias e a expectativa é de que seja im-plantado até 2016.

Bicicletas no Campus

Reitor Paulo Burmann discutiu projeto com gerência do Banco do Brasil

Agora só com maioria

A partir de agora fica mais difícil derrubar vetos do prefeito na Câmara de Vereadores de Santa Maria

O som que mais se ouviu foi o

dos consertos das residências

atingidas pelo vendaval

EVENTO DO ROTARYRotary Clube Santa Maria realizou no sábado a Festa do Melhor Companheiro, na sede da AABB. Há 65 anos, o evento homenageia estudantes que se destacam pelo espírito de solidariedade, ética e colaboração junto a colegas, professores e comunidades. Mais de 95 alunos da 5ª do Ensino Fundamental de 30 escolas municipais, estaduais e particulares foram homenageados.

Temporais da vida

VICENTE PAULO BISOGNO

Santa Maria ainda vive sob o efeito de um temporal e de um vendaval. Nos últimos dias o som que mais se ouviu nas regiões atingidas foi o das motosserras e dos martelos cortando galhos, desobstruindo ruas e retirando as que tombaram sobre os fios, e na recuperação dos telhados. A imagem é a da solidariedade, pessoas levando doações e outras tantas recebendo, separando, preparando para a entrega aos necessitados. Vizinhos que há muito tempo não conversavam, nem se viam, absorvidos pela rotina do dia a dia, se uniram na busca de soluções, individuais e coletivas. Outras chuvas fortes virão, temporais, vendavais, talvez, e, lamentavelmente, outros estragos poderão ocorrer. A previsão é fácil, a prevenção nem tanto. As providências necessárias precisam ser agilizadas. Uma coisa é certa, as casas destelhadas estão mais fortalecidas, e esta é mais uma, entre tantas lições. Temporais acontecem na vida de cada um. Destroem residências, resistências, existências. Fazem estragos que parecem irrecuperáveis. Assim como são as casas e os bens materiais, são também as pessoas. Para se recuperar de danos e perdas, independentemente do tamanho e das marcas que deixam, é preciso ser mais forte e melhor do que antes.

[email protected]

CONTRABANDO E DESCAMINHO

Equipe de Santa Maria deu reforço no combate ao contrabando e ao descaminho neste final de semana, em Uruguaiana. As apreensões tiveram valor estimado de 210 mil reais. Vinhos chilenos, tênis, jarras elétricas chinesas e até alpargatas argentinas figuraram na lista.

ALTA TENSÃO

Um dos setores mais acionados – e pressionados –, em virtude do temporal, foi o da energia. Sorte da AES Sul que tem como representante um servidor que conhece e atende a comunidade. Tem muita gente ainda sem energia, mas o trabalho tem sido intenso.

SAÚDE E PEDÁGIO

Uma ambulância do Samu de Bauru foi barrada em pedágio no interior de São Paulo por falta de pagamento. Na ida, com paciente grave e sirene aberta, passou. Na volta, por falta de R$ 4,40, não passou. Outros pacientes tiveram que ficar esperando até se resolver o impasse.

AEROPORTONo próximo dia 28 a Comissão Permanente de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais da Câmara de Vereadores realizará audiência pública sobre segurança, sinalização e iluminação pública no trevo do aeroporto, na RS-509, em Camobi. Audiência será às 18h30, no Centro Comunitário da Vila Santa Helena, em Camobi.

SEGUNDA-FEIRA,19 DE OUTUBRO DE 2015

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

A partir de agora a apreciação de vetos do Poder Executivo a projetos aprovados pela Câmara de Vereadores de Santa Maria será em votação pública e nominal. Os vetos só poderão ser rejeitados

pela maioria absoluta dos vereado-res. Além disso, passa a ser de 30 dias o prazo para que o Executivo preste informações e encaminhe documentos requisitados pela Câ-mara. As mudanças constam em

projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal de autoria dos 21 vere-adores. O projeto, aprovado na se-mana passada, dá nova redação ao artigo 67, inciso XXII, e ao artigo 67, parágrafo 2, da Lei Orgânica.

DIV

ULG

ÃO

/ A

RA

ZÃO

FÓRUM SOCIALConfirmada a próxima edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Será de 19 a 23 de janeiro de 2016.

VEM PRA RUAO Movimento Vem Pra Rua deu início, sábado, em São Paulo, a uma série de manifestações em apoio à Operação Lava Jato. Em novembro, manifestações serão realizadas em outras cidades do país, inclusive em Santa Maria.

Page 5: Jornal A Razão 19/10/2015

A Frente que tem cara de “Plano B”

Há alguns meses, o ex-governador Tarso Genro iniciou série de papos com militantes de vários partidos, entre eles PSOL, PDT, PC do B e PSB. Objetivo: criar uma espécie de “Frente de Esquerda”, única forma, vê ele, de encarar os desafios propostos pelo PT, bem lá atrás. É possível que esse grupo, com os chamados “movimentos sociais” seja a recém-lançada Frente Brasil Popular.Dias atrás, o ex-presidente Lula defendeu a necessidade de uma Frente Ampla, capaz de resgatar ideias que, afinal, levaram seu grupo e o PT ao poder 13 anos atrás e, gostem ou não, é também encarnado hoje por Dilma Rousseff.O que têm em comum as duas ideias e seus propagadores? É possível que sejam a mesma coisa. Ou buscam convergir. O certo é que um naco importante da política brasileira parece estar, no mínimo, descontente com o que está acontecendo. E a questão é: esses movimentos têm ou terão repercussão em Santa Maria já em 2016? Pois é.

CLAUDEMIR PEREIRA

[email protected]

O “FATOR CECCIM” (2)

Ainda que com desmilinguida estrutura de campanha, aliás uma das postulações de Ceccim junto ao PR, de Anita Costa Beber, que o abrigou, há certo temor em alguns setores bem localizados da política local. Que imaginam até a possibilidade, para neutralizar um perigo desconhecido, de encampar algumas das ideias que Ceccim defende. Vamos combinar, uma mudança e tanto.

O “FATOR CECCIM”

Partidos e pré-candidatos ainda avaliam o que pode significar a entrada de um neófito em política, mas com grande prestígio entre seus pares e donatário de um certo pensamento que agrada à classe média local, como Paulo Ceccim, na disputa eleitoral de 2016. E não parece nada casual o fato de ao menos três pretendentes terem buscado o empresário para tentar fazê-lo seu vice.

5POLÍTICASEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

ESCONDENDO O JOGO?

Ideia é divulgar só em março. O fato é que há partidos sussurrando ter filiado grandões mas, por decisão conjunta dos dirigentes e dos próprios, preferem manter o fato em segredo. É? Pode ser, mas em política esse tipo de discrição inexiste. Ao menos não por tanto tempo.

PSB E PSD AFINADOS

Arranjos estaduais estão funcionando à perfeição entre PSB de Fabiano Pereira/Beto Albuquerque e PSD de Danrlei /José Cairoli. Militantes de uma e outra sigla atuam, até, em gabinetes próximos no Piratini. Se há aliança definida para 2016 em Santa Maria, esta é uma. Com certeza.

“Levy fica no governo”

A presidente Dilma Rou-sseff (PT) disse ontem que o ministro da Fazen-

da, Joaquim Levy, permanece no governo. “O ministro Levy fica. Nem se tocou nesse assun-to”, disse em entrevista coletiva em Estocolmo, na Suécia, ao ser perguntada sobre rumores pu-blicados na imprensa nos últi-mos dias de que o ministro dei-xaria o cargo. “Se ele (Levy) fica, é porque concordamos com a política econômica dele. Não ti-nha nenhuma insatisfação dele. Eu não sei como é que saem es-sas informações, elas são muito danosas”, destacou Dilma.

A presidente disse que, além de outras medidas que farão parte do ajuste fiscal, estraté-gias para que o governo consiga aprovar a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e também a Desvinculação de Receitas da União (DRU), que permite o governo gastar livremente par-te do Orçamento, estão sendo discutidas com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e com o do Planejamento, Nelson Barbosa. Segundo Dilma. “Sem a CPMF é muito difícil” que o país alcance o reequilíbrio fiscal e volte a crescer.

PRESIDENTE AFIRMA PERMANÊNCIA DO MINISTRO APÓS RUMORES DE QUE ELE DEIXARIA O CARGO

CUNHA

A presidente não quis co-mentar sobre as denúncias de que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem contas não declara-das na Suíça, pelas quais ele teria recebido propina. “Eu lamento que seja um brasi-leiro”, disse Dilma sobre a repercussão internacional do escândalo envolvendo o pre-sidente da Câmara.

Durante a mesma entrevista, a primeira concedida na Sué-cia, Dilma negou acusações de que teria feito qualquer tipo de acordo político com o presidente da Câmara para livrá-lo de uma cassação de mandato em troca de ele não avançar com a abertura de um processo de impeachment contra ela. “Acho fantástica essa conversa de que o governo está

fazendo acordo com quem quer que seja. Até porque o acordo do Cunha não era com o governo, era com a oposição, e é público e notório. Acho estranho atribu-írem ao governo qualquer tipo de acordo que não seja para passar no Congresso a CPMF, a DRU, as MPs”, afirmou.

A presidente está na Sué-cia, onde terá compromissos oficiais com representantes do governo e empresários para ampliar cooperação comercial e educacional. Segundo o Minis-tério das Relações Exteriores, mais de 200 empresas suecas atuam no Brasil, empregando 70 mil pessoas.

Em 2014, as trocas co-merciais entre brasileiros e suecos alcançaram US$ 2 bi-lhões. Amanhã, Dilma segue para a Finlândia.

Em entrevista na Suécia, Dilma não quis falar de Eduardo Cunha

GABRIEL GABARDO/REPRODUÇÃO/A RAZÃO

Tarso e Lula: projetos são os mesmos ou convergentes? A conferir

AR

QU

IVO

/ A

RA

ZÃO

Cunha acusa Janot de “estratégia ardilosa”

FHC e Aécio criticam Dilma na imprensa argentina

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou nota em que chama de “ardilosa” a es-tratégia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de vazar informações sobre a investigação de que teria rece-bido propina por meio de con-tas na Suíça. “Tendo em vista

a estratégia ardilosa adotada pelo procurador-geral da Re-pública de vazar maciçamente supostos trechos de investiga-ção e movimentações finan-ceiras, atribuídas ao presiden-te da Câmara, com o único objetivo de desestabilizar sua gestão e atingir sua imagem de homem público”, diz.

“Essa divulgação foi feita, estranhamente, de forma os-tensiva e fatiada em dias dife-rentes e para veículos de im-prensa variados. O fato de esses vazamentos, costumeiramente, ocorrerem às vésperas de finais de semanas ou feriados é outro indicativo de seus objetivos persecutórios”, acrescentou.

A presidente Dilma Rousseff não está governando o país, após ter delegado o poder a outras lideranças políticas, afirmaram neste domingo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e senador Aécio Neves, em entre-vistas a jornais argentinos. “En-tregou a economia a quem pensa o oposto dela. E a condução da política a um partido que não é

o seu. Não acho que vá renun-ciar”, disse FHC ao Clarín. Aé-cio Neves afirmou em entrevista ao La Nación que o Brasil tem “uma presidente que já não go-verna mais, apenas cumpre os ritos constitucionais”. Segundo Aécio, Dilma “entregou todo o poder aos membros de sua base aliada, ao Partido do Movi-mento Democrático Brasileiro

(PMDB), àqueles que depreciou durante seu primeiro mandato, e transferiu a condução políti-ca ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva”. “Não acho que (Dilma) tenha cometido abuso de poder em benefício próprio. Mas o sistema em que ela está foi organizado a partir desses jogos de manipulação que são corrup-tos”, disse o ex-presidente.

Page 6: Jornal A Razão 19/10/2015

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

ABASTECIMENTO DE ÁGUA FOI NORMALIZADO EM SANTA MARIA AINDA NO FINAL DA TARDE DE DOMINGO

O fornecimento de água potável está normaliza-do em Santa Maria. A

boa notícia foi dada na tarde de ontem pelo superintendente Re-gional da Companhia Riogran-dense de Água e Saneamento (Corsan), José Epstein. Segundo ele, apenas 40 famílias que mo-ram no Passo da Ferreira per-maneciam desabastecidas no do-mingo, devido a falta de energia elétrica para que a água pudesse ser bombeada para as residên-cias. “As equipes da AES Sul já estão no local (ontem) e a luz está voltando. Podemos afirmar que a situação do fornecimento de água na cidade está normali-zada”, disse Epstein. AES Sul - Cerca de 9 mil clien-tes da AES Sul seguem sem energia em Santa Maria devido a problemas no abastecimento de-correntes dos estragos do vendá-vel da última quinta-feira. A boa notícia é que a concessionária já conseguiu energizar todas as regiões da cidade. Agora, a cor-rida é para finalizar os reparos nas regiões mais afetadas fora do Centro da cidade.

Mais de 30 equipes traba-lham para recuperar os danos na rede, que se resumem a pos-tes danificados e fiação rompi-da devido a queda de árvores. De acordo com o coordenador Regional de Operação da AES Sul, Leandro Backes, todos os problemas foram mapeados. Até o final da tarde de ontem eram cerca de 400 atendimen-tos pendentes. Backes não con-firma o prazo de quinta-feira para o retorno da normalidade no abastecimento.

“Pode ser antes, depois... Tudo depende das condições de acesso aos locais com pro-blemas, o serviço a ser reali-zado e as condições di tempo”, observou. Na região, segundo a AES Sul, a situação deve estar normalizada até esta se-gunda-feira em Formigueiro, São Sepé e Agudo.

“O problema maior ainda é Santa Maria, mas estamos avan-çando significativamente para a solução de todos os problemas”, disse Leandro Backes.

Na última quinta-feira, logo após o vendaval da madrugada, mais de 80 mil clientes da AES Sul estavam sem energia elétrica.

FABRICIO MINUSSI

9 mil seguem sem luz na cidade

6 GERAL SEGUNDA-FEIRA,19 DE OUTUBRO DE 2015

BALANÇO ATUALIZADO DA SITUAÇÃO EM SANTA MARIA E RS

Moradores do Itararé queimaram pneus e trancaram a Av. Assis Brasil Trânsito foi interrompido na BR 392 por moradores do Passo das Tropas

PRF DIVULGAÇÃO

Ruas bloqueadas em pelo menos três bairrosPelo menos três protestos fo-

ram registrados em Santa Maria durante o final de semana de-vido a falta de energia elétrica. Ainda no sábado, manifestantes bloquearam o trânsito no km 348 da BR 392, no Passo das Tro-pas, na saída para o município de São Sepé. O grupo, que fechou os dois sentidos da via, pedia o restabelecimento da energia elé-trica na região.

A rodovia foi liberada assim que uma equipe da AES Sul ini-ciou o conserto do poste, ainda no final da tarde de sábado. Em seguida a energia foi restabeleci-da no local.

No domingo, mais dois regis-tros de vias bloqueadas durante à tarde. No Bairro Itararé, mora-dores trancaram a Avenida Assis

Brasil, principal via de acesso a uma das localidades mais popu-losas da cidade. O protesto se deu pela falta de energia elétri-ca, desde a noite da última quar-ta-feira. Pneus e outros objetos foram queimados. Guarnições da Brigada Militar (BM) e Corpo de Bombeiros foram acionadas. Cerca de 50 moradores parti-ciparam do ato. Por volta das 16h30 equipes da AES Sul che-garam no local para iniciar os reparos na rede.

Moradores da Rua Fernandes Vieira, no Bairro Salgado Filho, também protestaram na tarde de ontem devido a falta de energia que durava mais de três dias. O ato ocorreu próximo à pon-te seca, logo após o Ginásio do Guarany Atlântico.

A Defesa Civil do Estado se-gue entregando kits dormitório, de higiene e de limpeza, cestas básicas, água potável, lonas e telhas para as comunidades mais atingidas. Interessados em ajudar podem entregar do-nativos na Central de Doações nas coordenadorias regionais e municipais de Defesa Civil. Nas últimas horas houve pouca alteração nos números de famí-lias fora de suas casas, devido

aos eventos climáticos que atin-giram o Rio Grande do Sul. A fase neste momento é de ajuda humanitária aos que mais preci-sam, antes de iniciar o período de recuperação e reconstrução.

Videiras – Equipes da Defe-sa Civil Municipal realizaram, ontem entrega de lonas no Re-sidencial Videiras, onde houve o destelhamento no tato de quatro dos 21 prédios. Os Bombeiros fi-

Moradores do bairro Salgado Filho também protestaram por falta de luz

FABRICIO MINUSSI / A RAZÃO

caram de auxiliar os moradores na colocação do material.

Telhas - A Prefeitura também realizou durante o final de se-mana a entrega de mais de 600 telhas na Nova Santa Marta e Vila Brenner. No bairro da região Oeste mais 200 telhas devem ser entregues nessa segunda-feira. Moradores Km 3 cadastrados junto à Prefeitura e que tiveram as casas danificadas devem rece-

ber telhas nessa segunda-feira.

Balanço – Segundo o coorde-nador da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, mais de 800 das 1.106 casas danificadas pela chu-va e vendaval na cidade já foram recuperadas. O número de desa-brigados e desalojados também diminuiu durante o final de se-mana. Veja, ao lado, os números atualizados da situação em San-ta Maria e no Rio Grande do Sul.

NÚMEROS EM SM

Das 1.106 casas atingidas 800 já foram recuperadas

1.123 pessoas atingidas

85 famílias desalojadas

18 famílias desabrigadas

NÚMEROS NO RSMunicípios atingidos: 100Residências atingidas: 34.988Pessoas atingidas: 146.949Famílias desalojadas: 5.413Famílias desabrigadas: 1.723

COM O AJUDAROrganiza a Central de Doações, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Necessita-se de fraldas, roupas infantis, calçados infantis e adulto, produtos de higiene e de limpeza, colchões e cobertores. Telefone: (55) 3921-7148.

Page 7: Jornal A Razão 19/10/2015

Chuva passou, mas nada de energiaMORADORES DE VÁRIOS BAIRROS DA CIDADE ESTÃO SEM LUZ DESDEA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA

As fortes chuvas que atin-giram Santa Maria e re-gião na semana passada,

além de desabrigar centenas de famílias, também deixaram milhares de santa-marienses sem energia elétrica. A Família Mendonça, que mora na Rua Noel Rosa, no Bairro Itararé, está sem eletricidade desde a madrugada de quinta-feira. A dona de casa Lair de Oliveira Mendonça, 60 anos, conta que o marido, de 71 anos, está aca-

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015 7GERAL

Lair e Filipe tiveram de levar as roupas para lavar na casa de parentes

DEIVID DUTRA/A RAZÃO

mado e precisa de um remédio que deve ser mantido em refri-geração.

A senhora relata que ao ligar ontem pela manhã para a AES Sul e explicar a situação sobre ter uma pessoa doente em casa, que precisa de cuidados específicos, a atendente teria sido debochada. “Ela perguntou por que eu não levo o meu marido para o hospi-tal, se ele está doente. Não preci-so levar ele para lugar nenhum. Posso cuidar dele aqui, só preciso de energia para manter a medi-cação dele em condições de uso”, conta Lair, indignada.

ÁGUA

Filipe de Oliveira Mendon-ça, 30 anos, é filho de Lair e mora na casa ao lado da dela. Ele, a esposa e o filho de 10 anos também estão sem energia elétrica na casa. E, Filipe conta que o abastecimento de água

JOYCE NORONHA

O diretor administrativo do Criadouro São Braz, Santo Braz, diz estar preocupado com a situ-ação da instituição, pois o local está sem energia elétrica desde a madrugada de quinta-feira. por consequência, o criadouro não tem como bombear água para os recintos dos animais. “A princípio estamos pegando água de balde, no açude que fica a 600

metros da instituição. Mas esta-mos à beira de um colapso. Acho que vou ter que contratar mais funcionários e não temos condi-ções financeiras”, relata Braz.

Ele diz que os estragos foram pequenos na instituição, mas a falta de água e eletricidade ame-aça o bem estar dos animais. Cer-ca de 600 quilos de carne foram transportados para uma proprie-

dade rural de familiares do dire-tor para que não estragassem. A falta de água é mais complicado. Braz explica que alguns animais do criadouro precisam de até seis mil litros de água.

FUGA DE ANIMAIS

O vendaval danificou os re-cintos em que alguns animais

ficam. Braz conta aliviado que óbitos não ocorreram, mas três fugas foram registradas. “Os animais são chipados e consta-tamos que eles ainda estão na propriedade da instituição. Es-tamos tentando recapturá-los. Se não conseguirmos até ama-nhã (hoje), vamos fazer boletim de ocorrência por que se tratam de animais silvestres”, esclarece.

Criadouro São Braz à beira de um colapso

também está oscilando. “Esta-mos tomando banho frio. Mas, por exemplo, quinta a gente es-tava sem água. Voltou na sex-ta-feira e sábado, ficamos sem água de novo. Daí hoje (domin-

go) voltou”, diz o rapaz.Ele também comenta que foi

até a casa de um irmão no sába-do, que mora da Vila Schirmer, para pedir a máquina de lava roupas emprestada.

Internautas manda-ram recados para o Facebook de A Razão informando os locais da cidade que perma-neciam sem energia elétrica até o fim da tarde de ontem:- Alto da colina- Travessa Pedro Luiz da Silva, Parque Pi-nheiro Machado- Rua Pedro Alvares Cabral, Vila Carolina- José Chagas Seixas, Bairro Noal- Rua Lupicínio Rodri-gues, Bairro Itararé- Vila Fighera- VRS 830 (600 metros depois da Ulbra).- Guaraci Schmit, Bairro Campestre- Rua Cláudio Aman-dio Lopes dos Santos, Bairro Jockey Clube- Alto da Boa Vista- Rua Guilherme Fa-brin, N. S. de Lourdes- Rua Orlando Fração- Rua Santa Ana, Cohab Santa Marta

REDES SOCIAIS

Page 8: Jornal A Razão 19/10/2015

A uma semana da re-alização das provas do Exame Nacional

do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estu-dos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divul-gou, em sua página oficial no Twitter, que são falsas as fotos de supostas capas de dois modelos da avaliação e o tema da redação do Enem de 2015 que circularam on-tem pelas redes sociais.

“Atenção participantes do #Enem2015! As provas que estão circulando são falsas”, diz o comunicado. Em 2009, a prova do Enem foi cancela-da pelo Ministério da Educa-ção (MEC), após o vazamento confirmado de informações.

No próximo fim de sema-na, mais de 7,7 milhões de estudantes farão quatro pro-vas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla es-colha e uma prova de reda-ção. No sábado, 24 de outu-

INSTITUTO DIVULGOU NOTA ESCLARECENDO QUE FOTOS DE SUPOSTAS PROVAS DO ENEM QUE CIRCULARAM ONTEM SÃO FALSAS

bro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos, contadas a partir da autorização do apli-cador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnolo-gias, com duração de cinco horas e trinta minutos.

Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas co-

AGÊNCIA BRASIL/REPRODUÇÃO/A RAZÃO

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, decretou on-tem situação de emergência na capital gaúcha. Em nota, Fortunati disse que a medida foi tomada considerando o re-sultado catastrófico do venda-val da última quarta-feira que atingiu toda a cidade, alagan-do escolas, destruindo postos de saúde, destelhando casas e provocando outros prejuízos. Também pesaram na decisão o aumento do nível das águas do Rio Guaíba, a previsão de mais chuvas e ventos fortes amanhã e as dificuldades enfrentadas pelas populações carentes das ilhas e do bairro Humaitá com a enchente.

TEMPORAL

PORTO ALEGREEM EMERGÊNCIA

Com previsão de sol para hoje, os riscos de inundações, ala-gamentos e deslizamentos de terra devem dimimuir em San-ta Catarina nos próximos dias. Apesar da previsão de estabi-lidade ou diminuição do nível dos rios, a Defesa Civil do es-tado, porém, continua em aler-ta. A partir de quarta-feira, há previsão de chuva em cidades catarinenses, mas em volume menor do que o ocorrido nas últimas semanas. Acima da cota de emergência, os rios em Taió, Laurentino e Rio do Sul apresentam lentas baixas em seus níveis durante o fim de semana. Já o Rio Itajaí do Sul, em Ituporanga, mantém esta-do de atenção após o nível do rio subir de 1,40 metros para 1,84 metros.

SANTA CATARINA

DIMINUEM RISCOSDE ALAGAMENTOS

O governador José Ivo Sartori e a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, acompa-nharam ontem o trabalho da De-fesa Civil na Central de Doações, em Porto Alegre, para ajudar as milhares de pessoas desalojadas pelas cheias. O governador tam-bém sobrevoou regiões alagadas na área metropolitana, como as ilhas, Eldorado, Canoas, Alvo-rada e demais municípios próxi-mos. No retorno, Sartori mani-festou sua preocupação também com os prejuízos causados às lavouras de soja, trigo e arroz, com as intensas chuvas que já atingiram o Rio Grande do Sul e segundo as previsões, devem continuar nos próximos dias.

CHUVARADA

GOVERNADORSOBREVOA ÁREAS

Prova não vazou, diz Inep

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 20158 GERAL

PRESTE A ATENÇÃO

meçará às 13h30. Os candi-datos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Assim, quem mora em Manaus, por exem-plo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.

Esta será a primeira edi-ção da prova em que o Mi-nistério da Educação não vai encaminhar a versão im-pressa pelos Correios. Para evitar imprevistos, a orien-

tação do MEC é que os can-didatos visitem o local das provas com antecedência.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a EBC preparou o aplicati-vo Questões Enem que reú-ne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer es-tudar. O acesso é gratuito. A Universidade Federal de San-ta Maria (UFSM) vai utilizar a note do Exame para ingres-so na instituição em 2016.

Às vésperas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é hora de aprender novos conteúdos, mas sim de revisar aquilo que já se domina. Essa é a dica dos pro-fessores para quem vai fazer o Exame. “Neste momento, o es-tudante tem que priorizar aqui-lo que tem algum tipo de domí-nio e fazer aquele ajuste final”, orienta Paulo Santos, professor de Química que leciona num cursinho preparatório para o Enem e o Programa de Avalia-ção Seriada (PAS), em Brasília.

No próximo fim de sema-na, nos dias 24 e 25, estudantes de todo o país farão as provas

do Enem. Mais de 7,7 milhões de candidatos se inscreveram. Além da revisão, a dica é que os alunos resolvam provas de anos anteriores como forma de treino, pois muitos temas são recorren-tes. “É a melhor estratégia de to-das. O aluno vai se habituando à linguagem e vai aprendendo os processos cognitivos que o Enem desenvolve dentro daquele as-sunto”, diz o professor. Ele lem-bra também outros aspectos que os estudantes podem encontrar na prova de química. “Em quí-mica, aparecem muitas questões sobre equilíbrio químico, reco-nhecimento de funções orgâni-cas”. Santos destaca também que

as questões sociais são bastante abordadas. “Até na ciência da natureza esse aspecto nunca é deixado de lado. A relação do homem com o meio, como pode modificar o seu meio em prol econômico, ambiental e social.”

REFAZER PROVAS

Coordenador de um curso pré-vestibular em Brasília, Pau-lo Perez foi ouvido pela Agência Brasil e concorda com a estraté-gia. “Fazer provas anteriores é o melhor caminho para a pre-paração. O (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa-cionais Anísio Teixeira) Inep

disponibiliza todas as provas no site dele, com os gabaritos. O aluno pode fazer a prova e ver o que errou. [Pode] procurar, nes-ta última hora, caso um assunto se repita com frequência, ir atrás do assunto para treinar.”

Outra dica importante dos professores é ter uma estraté-gia para responder às questões e ganhar tempo. “Uma dica que serve para qualquer prova: leia antes o enunciado. Primeiro comece pelo comando, pela si-tuação problema. Depois de ler o enunciado você vai fazer uma leitura do texto com mais foco, mais objetivo. Tempo no Enem é crucial”, acrescenta Perez.

Professores dão dicas para última semana de estudo

PORTUGUÊSEm português, questões que tratam de figuras de linguagem e gêneros textuais têm sido frequentes.

MATEMÁTICAEm matemática o estudante deve deparar com porcentagens, proba-

bilidade, conversão de medidas e leitura de gráficos, por exemplo.

FÍSICAEm física, temas relacionados com energia estão entre as apostas.

HISTÓRIAA prova deve abordar História do

Brasil, Era Vargas, escravidão, os direitos civis e políticos, as novas conquistas, as conquistas das mulheres.

GEOGRAFIANa geografia, a geografia da agricultura, a estrutura fundiária, os conflitos sociais, fontes de

energia, e água devem aparecer na prova.

BIOLOGIAUma das temáticas deverá ser a ecologia e problemas ambientais, como a eutrofização e as ilhas de calor. Depois, vêm biologia celu-lar, fisiologia e genética.

Page 9: Jornal A Razão 19/10/2015

BRIQUE DA VILA BELGA E ALDEIA SESC IMEMBUY ABRILHANTARAM DOMINGO SANTA-MARIENSE POR MEIO DE DIVERSAS ATRAÇÕES CULTURAIS. REVELAÇÃO MUSICAL DA CIDADE APROVEITOU PARA SEGUIR LUTA POR SONHO

SEGUNDO SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Após uma semana de intensas chuvas na ci-dade é hora de voltar

á rotina. E parece que agora

Cidade movimentada EM PROL DA CULTURA

MÚSICA + TEATRO na praça

Oportunidade de mostrar o trabalho no BRIQUE

Quem passou pela Praça Saldanha Ma-rinho ontem pôde acompanhar um pouco da 5º edição do Aldeia SESC Imembuy que acontece também no Theatro Treze de Maio e vai até hoje.

A tarde foi de muita música e teatro no local. Um dos espetáculos de domingo na praça foi “A verdadeira história não contada” da Cia Retalhos de Teatro. Com cerca de quarenta mi-nutos de duração a obra retrata uma desconstrução de “Cinderela” por meio de três personagens: Esquerdo, Direito e Tininha. Durante o espetáculo, a plateia presente também pôde interagir com os ato-res. Essa foi a apresentação de número 128 da Cia. Retalhos de Teatro com esse espetáculo, que vem a público desde o ano de 2004 e na bagagem tem cinco premiações.

Outra das peças que foram apresentadas no Aldeia Sesc Imembuy foi o Espetáculo Circense “ A família Trapus” promovido pelo Armázem Cultura e Entretenimento. A

Ontem também teve a 15ª edição do popular Brique da Vila Belga. Centenas de pessoas foram ao local para conferir as produções dos cerca de 360 expositores, dentre materiais artesanais e culinárias. Inter-venções artísticas também chamaram a atenção de quem aproveitou o final de semana.

NO BRIQUE POR UM IDEAL

O estudante de Jor-nalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Kauê Wie-nandts Flores (foto), 23 anos, aproveitou a tarde para acompanhar a sua

namorada que estava expondo no Brique e para lutar por um sonho. O jovem músico partirá em novembro para São Paulo onde participa do concurso musical #mostreseusom.

A revelação do Pop Rock na cidade foi selecionada e, junta-mente com mais nove músicos concorrerá a gravação de um álbum. Kauê, que tem em Dallas Green sua maior influência, esteve no brique promovendo

uma ação entre amigos para arrecadar fundos e bancar sua viagem ao concurso musical. Simul-taneamente ao projeto, o músico é guitarrista e vo-calista da banda Âmago.

RODRIGO LORENZIESPECIAL

o tempo vai colaborar. Pelo menos foi o que indicou o dia de ontem. E por que não prestigiar as atrações santa-marienses em um domingo ensolarado? Veja quem foi destaque no final de semana de atrações em Santa Maria.

REPRODUÇÃO A RAZÃO

“A família Trapus” fez ontem sua primeira apresentação em Santa Maria

Julio Cesar Aranda (esq.) atua na peça “A verdadeira história não contada” há dois anos e considerou positiva a aceitação do público

trama, com cerca de uma hora de duração, retratou a história de quatro funcionários que tentam viver do circo e rendeu grande apreço dos presentes.

Esta foi a primeira apresentação em Santa Maria da peça, que já foi apresentada por oito oportunidades em Formigueiro e tem no elenco todos seus integrantes formados em Artes Cênicas pela Univer-sidade Federal da Santa Maria (UFSM) . O espetáculo teve início das atividades em junho e até pelo menos o mês dezembro tem apresentações previstas.

Page 10: Jornal A Razão 19/10/2015

2 SOCIAL 3SOCIALGRAZI LOPES

SARA DOELER INAUGURA LOJA-CONCEITO JUNTO AO ROYAL PLAZA SHOPPING

1 Sara Gavioli Doeler 3 Greice Scremin2 Sandra Dirk 5 Andrea e Cláudia Gaiger 6 Carol Cancian 7 Silvana Maldaner4 As frutas e flores, presentes nas estampas da coleção, estiveram também nos detalhes da decoração e no menu

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015 SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

Tim! Tim!

A nova semana começa cheia de bons motivos para Marcelo Baldissera, Letícia Sarturi Isaia, Cristina Segala Gravina, Marisa Dalla Lana e Lúcia Buss comemorarem. Eles estão de aniversário nes-te 19 de outubro. Parabéns!

Save the Date

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria sobe ao palco do Theatro Treze de Maio, na quinta-feira, para o quinto concerto da sua Temporada Oficial. Na regência, Marco Antonio de Almeida Penna, recebe Diogo Baggio Lima como solista convidado. O es-petáculo começa às 20h30.

Azar e Elas

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Clecy De-nardin, vibra com cada amiga que confirma presença na festa Azar e Elas. A promoção fez o maior su-cesso na edição passada e promete ultrapassar a barreira dos R$50 mil, doando R$60 aos projetos da LFCC em 2015. A função será dia 29 nos salões do ATC.

1 2 3 4 65 7

ARISTILDA RECHIA RECEBE COMENDA QUE LEVA O NOME DO REITOR MARIANO DA ROCHA

A Câmara de Vereadores de Santa Maria se insere nas comemora-ções do Dia do Professor através da Comenda José Mariano da Rocha Filho e do Prêmio Paulo Freire. A primeira é entregue a personalida-des e instituições de ensino que se destacam na área. Já a segundatem por missão agraciar educadores e projetos da área educacional em nosso município.

Entre os homenageados de 2015, Aristilda Antonieta Rechia não escondeu a alegria pelo reconhecimento. A professora aposentada, que entre tantas maravilhas de seu currículo carrega a criação da Academia Santa-Mariense de Letras, recebeu o troféu das mãos do vereador Pastor João Chaves no dia 8 de outubro.

[email protected]

O térreo do Royal Plaza Shopping foi o point de

encontro de muita gente bacana ao cair da tarde de quarta-feira. Quem circulou por lá conferiu de perto a inauguração de mais uma Sarah Con-cept em Santa Maria.

A loja-conceito, locali-zada em local privilegiado do empreendimento da Avenida Dores, deixou de ser exclusivamente femi-nina e passou a trabalhar, também, com roupas para homens. Com status de multimarcas, a new store tem etiquetas das consa-gradas Ellus, John John, Levi’s, Tommy Hilfiger, Fórum e Lança Perfume, entre outras.

O mailing da badala-ção foi feito por Silvana Maldaner e os convidados puderam beliscar petiscos do Via Gastronômica, descansar nos lounges da Bella Festa e fazer fotos com Cauan Kehl.

#GALERINHA

Kauã Marx Sobrera Brasil ganhou festinha na Sede da Pastoral da Crian-ça, em Dilermando de Aguiar, para celebrar os seus dois aninhos. Na foto, o garotão divide a cena com o papai, Rubem, e irmã Leticia Brasil.

DIVULGAÇÃO A RAZÃO

DEIVID DUTRA A RAZÃO

ARQUIVO PESSOAL REPRODUÇÃO A RAZÃO

Talento é paciência sem fim

Gustave Flaubert

Page 11: Jornal A Razão 19/10/2015
Page 12: Jornal A Razão 19/10/2015
Page 13: Jornal A Razão 19/10/2015
Page 14: Jornal A Razão 19/10/2015

4 SEGUNDO SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

Sol

uçõe

s de

ont

em

ÁRIES - 21/03 A 20/04

Indecisão para tomar atitudes. Pensamen-tos pessimistas, sem razão de ser. Procure animar-se. Conte com a compreensão do ser amado. Nervosismo exagerado, cuide-se.

TOURO - 21/04 A 20/05

Melhores e mais propícias influências se apre-sentarão hoje para você. Saiba tirar proveito das mesmas que seu êxito será maior do que ainda espera. Aproveite, pois o fluxo astral o incentiva.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

Felizes contatos com pessoas de posse financeira elevada e elevação de sua condição material, é o que denota o fluxo astral de hoje para você. Boa disposição para o trabalho.

CÂNCER - 21/06 A 21/07

Nem sempre há uma influência astral tão bené-fica como esta deste dia para você. Terá paz no setor amoroso, a ajuda dos amigos, parentes e religiosos para elevar seu estado de espírito.

LEÃO - 22/07 A 22/08

Procure manter seu estado de ânimo mais cal-mo e otimista, neste e nos próximos dias para que não venha a sofrer prejuízos e embaraços. Êxito nos estudos.

VIRGEM - 23/08 A 22/09

Quanto mais procurar trabalhar com otimis-mo, melhor serão suas chances hoje. Exce-lente às novas associações e aos negócios comerciais. Receberá boas notícias

LIBRA - 23/09 A 22/10

Há indícios de favorabilidade nos seus assuntos pessoais e profissionais. Obtenção de segredos importantes. Continue tendo confiança em si mesmo.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

Dia importante e benéfico. Excelente para pro-gredir materialmente. Procure condições de melhorar sua situação econômica. Romance favorecido e vida familiar beneficiada.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

A influência dos astros lhe promete bons ganhos e lucros em negócios rápidos, viagens curtas e especulações razoáveis. Dê especial atenção aos assuntos domésticos.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

Dia indicado para se desenvolver social, profissional e mentalmente. Contudo, deverá tomar muito cuidado com sua saúde, espe-cialmente com o seu sistema nervoso.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

Dia propício para tratar de assuntos importan-tes com autoridades civis e militares. Evite, porém assinar documentos que possam com-prometê-lo. Evite também atritos com filhos.

PEIXES - 20/02 A 20/03

Procure evitar as ações violentas e as palavras ásperas. Dia favorável para novas amizades que o ajudarão a progredir muito. Sucesso nas associações e nos negócios.

Page 15: Jornal A Razão 19/10/2015

Liberação de alvarás em debateAUDIÊNCIA PÚBLICA ,HOJE, NA CÂMARA, VAI DISCUTIR MUDANÇAS NA LEI PARA AGILIZAR ABERTURA DE EMPRESAS

A Comissão Especial dos Alvarás da Câmara de Vereadores de Santa

Maria realizará hoje, às 14h, audiência pública para discutir a liberação do documento para empresas. Foram convidados empresários, entidades de clas-se, representantes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e outros órgãos envolvidos na expedição de alvarás na cidade. Os verea-dores que integram a Comissão apresentarão um modelo de al-teração da Lei Geral da Micro e Pequeno Empresa que propõe a implantação da RedeSim, da Central do Empreendedor e do Alvará Provisório para ativida-des de baixo risco.

Conforme o presidente da Co-missão, vereador Luciano Guerra (PT), trata-se de um momento importante para que os empre-endedores que estão enfrentando problemas na emissão de alvarás relatem as dificuldades.

“Santa Maria está parada.Quase 80% das empresas não possuem alvarás porque es-tão vencidos ou porque nunca conseguiram tirar. Isso é um problema muito grave. O muni-cípio parece que não quer em-

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015 9ECONOMIA

Vereadores Vargas, Guerra e Gehm vão propor mudanças na legislação para agilizar liberação de alvarás

FABRÍCIO VARGAS/DIVULGAÇÃO/A RAZÃO

preendedores aqui. Por isso, se instalam em cidades vizinhas”, observa Luciano Guerra, que compõe a Comissão com os ve-readores João Ricardo Vargas (PSDB), presidente; e Cezar Gehm (PMDB), relator.

Após a conclusão do relató-

rio, o documento será entregue à Prefeitura, juntamente com a proposta de alteração da legis-lação. Guerra ainda relata que é importante dar agilidade ao processo, mas sem descumprir a legislação. “Hoje a média é de seis meses para abrir uma em-

presa na cidade. Há processos que tramitam há mais de ano, e não são poucos”, diz o vere-ador. A dificuldade na emissão de alvarás está relacionada a mudanças ocorridas depois de 27 de janeiro de 2013, data do incêndio na boate Kiss.

UNIÃO

TECNOLOGIA PARACOBRAR DÍVIDAS

Nos próximos meses, a tecnologia será usada para recuperação de grandes va-lores inscritos na dívida ativa da União. Em novembro, a Procuradoria-Geral da Fazen-da Nacional (PGFN) cobrará de forma eletrônica os débitos de até R$ 1 milhão. Em dezem-bro, o limite será extinto, e o procedimento digital será apli-cado sempre que a dívida pud-er ser protestada, independen-temente do valor. Até agora, a PGFN emitia protestos extra-judiciais eletrônicos de dívi-da ativa da União apenas para débitos de até R$ 50 mil.

COMPRA VENDA

DÓLAR 3,8728 3,8735EURO 4,4501 4,4548PESO AR 0,4127 0,4131PESO UY 0,1319 0,1317

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMONacioNal: R$ 788,00

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.903,98 --- ---De 1.903,99 Até 2.826,65 142,80 7,5De 2.826,66 Até 3.751,05 354,80 15De 3.751,06 Até 4.664,68 636,13 22,5AcimA De 4.664,68 869,36 27,5

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIçãO (R$) ALÍQUOTA (%)Até R$ 1.399,12 8 De R$ 1.399,13 Até R$ 2.331,88 9 De R$ 2.331,89 Até R$ 4.663,75 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIçãO

R$ 788,00 11% R$ 86,68

INCC - M/FGV

AGOStO 0,80%SetemBRO 0,22%

BOVESPA

16/10/2015 +0,16% 47,236

TAXA DE JUROS TJLP

JulhO A SetemBRO 0,5417%

INSS

(*) ApóS O vencimentO, multA De 4%.Se pAGA nO mêS SeGuinte, multA De 7%.nO mêS SuBSeqüente, 10% De JuROS.

POUPANçA

08/10/2015 0,6591009/10/2015 0,6892013/10/2015 0,6525014/10/2015 0,6743015/10/2015 0,7201016/10/2015 0,71420

INFLAçãO AGO SET

inpc (iBGe) 0,25 0,51icv (DieeSe) 0,06 0,48iGp-m (FGv) 0,28 0,95icvSm (uniFRA) 0,55 0,38

INDICADORES RURAIS

ARROZ (Sc 50 kG) R$ 38,50 BAtAtA (Sc 50 kG) R$ 80,00FeiJÃO (Sc 60 kG) R$ 80,00milhO (Sc 60 kG) R$ 27,00SOJA (Sc 60 kG) R$ 74,00tRiGO (Sc 60 kG) R$ 32,50BOi (kG vivO) R$ 4,60vAcA (kG vivO) R$ 4,18cORDeiRO (kG vivO) R$ 5,00leite (litRO) R$ 0,83SuÍnOS (kG vivO) R$ 3,05FOnte: emAteR ReGiOnAl

TAXA DE JUROS SELIC

JulhO 1,18%AGOStO 1,11%SetemBRO 1,11%

OURO (R$ COTAçãO/G)16/10/2015 -1,43% 138,00

PESQUISA

PARA ACOMPANHARCONTAS PÚBLICAS

Até o fim do ano, a popu-lação terá à disposição uma média das previsões do mer-cado para indicadores fiscais. O Ministério da Fazenda pre-tende divulgar, a partir de dezembro, uma pesquisa men-sal com estimativas de insti-tuições financeiras para cinco variáveis: arrecadação da Re-ceita Federal, receita líquida, despesa e resultado primário do Governo Central (divulga-dos pelo Tesouro Nacional) e dívida bruta do Governo Geral (divulgado mensalmente pelo Banco Central).

Page 16: Jornal A Razão 19/10/2015

1/CLASSIFICADOS XXXXXXX-FEIRA, XX DE XXXXX DE 2015

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

10

CONTRATAMOSENTREGADOR DE JORNAL

com moto e bicileta

Requísitos:Maiores de 18 anos

Boa disposição

Interessados entrar em contatopelos telefones:

(55) 9925-9795(55) 8454-7234

Page 17: Jornal A Razão 19/10/2015

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015 11CURSOS E CONCURSOS

Vagas para magistério da FURGA Fundação Universida-

de Federal do Rio Grande do Sul (FURG), no Rio Grande do Sul, recebe inscrições para mais um processo seletivo com vagas para o magistério.

Até segunda-feira, a Fun-dação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, recebe inscrições para mais um processo seletivo público, cujo propósito é con-tratar Professor por tempo de-terminado. As vagas são para Professores das disciplinas de Geologia de Engenharia; Ge-otecnia I (1), Desenho Técni-co; Desenho Arquitetô- nico; Arquitetura e Urbanismo (1) e Sociologia Geral; Sociolo-gia Aplicada à Administra-ção; Elementos Sociológicos da Educação; Introdução às Ciências Sociais (1). O venci-mento básico oferecido é de R$ 2.814,01, mais retribuição por titulação.

Interessados devem efetuar inscrição na Divisão de Proto-colo, Campus Carreiros, loca-lizada na Avenida Itália, Km 8, em horário de expediente, te-

lefone (53) 3233-6696. A taxa é de R$ 60,00 ou R$ 75,00.

A inscrição poderá ser rea-lizada pessoalmente pelo inte-ressado ou seu procurador que

deverá apresentar procuração por instrumento público ou particular, acompanhada de cópia do documento de iden-tidade, o endereço informado.

Tribunal Regional do Trabalho - 9ª Região

O Tribunal Regional do Tra-balho da 9ª Região (TRT 9), que abrange o estado do Para-ná, publicou edital de concur-so público com oportunidades em cadastro de reserva para os cargos de técnico, analista ju-diciário e oficial de justiça. No

último concurso realizado pelo tribunal foram nomeados 599 aprovados. As inscrições podem ser feitas através do site do TRT até amanhã, 20 de outubro. Os cargos são pra técnico judiciário, na área administrativa. O salário é de R$ 5.365,92, para quem passar.

Hospital de clínicascom vagas em aberto

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre abriu edital para concurso nos cargos de advo-gado, enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, entre ou-tros. As inscrições estão abertas até esta segunda-feira. O salário para quem for aprovado será de

R$ 6.993,11. O candidato pre-cisa tem nível médio e superior para poder se inscrever. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 60,00 a R$ 90,00 dependendo o cargo escolhido. Você pode se inscrever pelo site: www.faurgs.ufrgs.br/concursos.

Edital para o BanrisulConforme o Edital N°

01/2015, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul está com as inscrições abertas para Concur-so Público. A seleção destina-se para o provimento de 300 vagas de nível médio e formação de cadastro reserva para o cargo de Escriturário. O salário inicial é de R$ 1.638,62 mais diversos be-nefícios. As inscrições deverão

ser efetuadas somente pela Inter-net, até 22 de outubro, e o valor da taxa é de R$ 67,80. A prova será constituída de 80 questões de conhecimentos básicos e es-pecíficos, e será realizada no dia 13 de dezembro.

Mais informações na CS Pre-paratórios, pelo telefone (55) 3025-6060 ou Galeria Roth, 2º Andar, no Calçadão

Concurso para Dois Irmãos Prefeitura de Dois Irmãos,

Rio Grande do Sul, abre va-gas e cadastro de reserva para profissionais de níveis médio e superior. As vagas são ofer-tadas através do Programa Saúde da Família (PSF) para os cargos de médico, enfer-

meiro e técnico de enferma-gem. A remuneração varia de R$ 2.328,09 a R$ 9.440,33, por carga de 40 horas de tra-balho por semana. As inscri-ções deverão ser realizadas do dia 24 de setembro a 24 de outubro de 2015, atra-

vés do endereço eletrônico: www.infinityprovas.com.br, mediante pagamento de taxa valor de R$ 40,93 para cargo de nível médio/técnico e de R$ 54,57 para cargo de nível superior. A validade do con-curso será de dois anos.

Concurso para acidade de Gravataí

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Muni-cipais de Gravataí oferece vagas para cargos de Assistente Social e Médicos em várias especialida-des. A seleção oferece cinco va-gas para cargos de nível superior.

A remuneração pode chegar a R$ 7.017,29, por jornada de 20 ou 30 horas semanais. Interessados deverão se inscrever até 18 de novembro, pelo site www.obje-tivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 100.

Unipampa tem vagaspara professor

Divulgado o edital nº 230/2015 de concurso públi-co da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que ofere-ce 19 vagas para professor do magistério superior classe “A”, atuarem junto ao Campus Uru-guaiana, por jornadas de 20 ou

40 horas semanais, por de re-muneração de R$ 2.173,85 a R$ 8.639,50. Interessados têm até o dia 20 de outubro de 2015 para efetuarem inscrição pelo site www.unipampa.edu.br/portal/concursos, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 100,00.

Page 18: Jornal A Razão 19/10/2015

O G-4 ainda está ao alcance

12 ESPORTE

INTER VENCE FLAMENGO FORA DE CASA E FECHA A RODADA A DOIS PONTOS DA ZONA DA LIBERTADORES

O fim de um jejum. Após nove anos, o Inter vol-tou a vencer o Flamen-

go no Maracanã. A vitória de 1 a 0 foi conquistada na tarde de ontem com um bonito gol de Ernando, ainda no primei-ro tempo do jogo. O resultado positivo permite que o Colo-rado volte a pensar em brigar pelo G-4 no Brasileirão. Com o triunfo no Rio de Janeiro, o In-ter chegou aos 47 pontos, fican-do a dois do quarto colocado, o Santos. O próximo compromis-so do Colorado será no sábado, quando receberá o Joinville no Beira-Rio às 18h30.

O Inter de Argel Fucks, que entrou na rodada pressionado depois da derrota e da atuação ruim diante do Atlético-MG, soube suportar a pressão do Flamengo nos minutos iniciais

Lateral improvisado, Ernando marcou um golaço ontem no Maracanã

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

INTER-SM

A gurizada comandada pelo téc-nico Paulo Henrique Marques manteve 100% de aproveita-mento em casa na segunda fase da Copa FGF Sub-19. Na tarde de ontem, o Inter-SM recebeu o Novo Horizonte, de Esteio, e ven-ceu por 3 a 1. A vitória garantiu ao time de Santa Maria uma das vagas do Grupo E. Os gols alvirru-bros foram marcados por Itamar (duas vezes) e Hugo. O Inter-SM fecha a segunda fase da Copa Sub-19 na sexta-feira, em Igrejinha. Já o Riograndense ainda tem três compromissos: enfrenta duas ve-zes o Garibaldi e aguarda a defini-ção do seu jogo que não foi reali-zado contra o Veranópolis.

VITÓRIA EM CASA E CLASSIFICAÇÃO DO SUB-19

LUCAS UEBEL / GRÊMIO

de partida. E, quando conse-guiu respirar, foi lá e marcou o seu gol. Aos 18 minutos do primeiro tempo, em um contra-ataque, William cruzou para Lisandro López. A bola passou pelo centroavante e se ofereceu

BASQUETE

As equipes de base do Corintians entraram em quadra neste final de semana em São Leopoldo pelo Campeonato Estadual de Basque-te. Na categoria Sub-13, o time de Santa Maria venceu as suas parti-das, 55 a 41 contra a Ginástica, de Novo Hamburgo, e 61 a 30 con-tra o Sinodal, de São Leopoldo, mas acabou perdendo os pontos por não ter o número mínimo de atletas. Já no Sub-15, o Corin-tians bateu o Sinodal por 83 a 61 e confirmou a classificação. E, no Sub-17, com a derrota por 74 a 52 para o time de São Leopoldo, o Corintians depende de resultados paralelos para garantir a vaga.

CORINTIANS EM AÇÃOEM SÃO LEOPOLDO

para Ernando. O zagueiro im-provisado na ala-esquerda deu um voleio e fez um bonito gol no Maracanã. De resto, a tare-fa do Inter foi manter a solidez defensiva, que foi cumprida com êxito fora de casa.

O Grêmio decepcionou os quase 22 mil torcedores que foram à Arena no final da tar-de de ontem e perdeu por 3 a 2 de virada para a Chapeco-ense após terminar o primei-ro tempo vencendo por 2 a 0 em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. Douglas, logo a quatro minutos de bola ro-lando, e Bobô marcaram para

Flamengo (0): P. Victor; Pará, César Martins, Samir, Jorge; Márcio Araújo, Canteros (Kaike), Alan Patrick; Everton (Paulinho), Guerrero e Sheik (Gabriel)Técnico: Oswaldo de Oliveira

Inter (1): Alisson; William, Paulão, Réver, Ernando; Dourado, Nilton (Wellington), Alex (D’Alessandro), Anderson (Vitinho); Valdívia e Lisandro López Técnico: Argel Fucks Gol: Ernando (I)

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa), auxiliado por Kleber Lucio Gil e Bruno Boschilia Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ

FICHA TÉCNICA

Sábado Avaí 1 x 3 Palmeiras

Joinville 1 x 0 Figueirense

OntemPonte Preta 3 x 0 CoritibaCruzeiro 2 x 0 Fluminense

Flamengo 0 x 1 InterAtlético-PR 1 x 4 Corinthians

São Paulo 2 x 2 VascoGrêmio 2 x 3 Chapecoense

Santos 3 x 1 GoiásSport 4 x 1 Atlético- MG

31ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Tricolor vacila e leva a virada em casa

15º FIGUEIRENSE

16º AVAÍ

17º CORITIBA

18º GOIÁS

19º JOINVILLE

20º VASCO

Pontos (P), Jogos (J), Vitórias (V), Saldo de gols (SG)

BRASILEIRÃO 2015 - CLASSIFICAÇÃO

P

67

59

55

49

48

47

47

J

31

31

31

31

31

31

31

V

20

18

16

14

14

13

13

SG

32

19

16

15

15

4

-2

P

34

33

33

31

30

29

J

31

31

31

31

31

31

V

9

9

8

8

7

7

SG

-14

-21

-14

-6

-13

-29

8º PONTE PRETA

9º SPORT

10º FLAMENGO

11º CRUZEIRO

12º FLUMINENSE

13º ATLÉTICO-PR

14º CHAPECOENSE

P

47

46

44

41

40

39

38

J

31

31

31

31

31

31

31

V

12

11

14

11

12

11

10

SG

5

15

-4

3

-8

-6

-7

1º CORINTHIANS

2º ATLÉTICO-MG

3º GRÊMIO

4º SANTOS

5º PALMEIRAS

6º SÃO PAULO

7º INTERNACIONAL

COPA COMERCIÁRIA

A edição 2015 da Copa Comerci-ária define hoje à noite as quatro equipes que avançam para as se-mifinais na disputa do Futsal Mas-culino. Os duelos válidos pela eta-pa de quartas de final começam às 20h no Centro Desportivo Mu-nicipal (CDM) e são os seguintes: Hyundai x Deltasul, Farmácia São João X Pampeiro, Sup. Merc. San-ta Marta. X. Sup. Merc. Beltrame Venâncio Aires e Multisom. X. Sup. Merc. Beltrame Matriz.

QUARTAS DE FINAIS DO FUTSAL MASCULINO

Grêmio (2): Bruno Grassi; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Braian Rodríguez), Douglas, Giuliano e Luan (Yuri Mamute); Bobô (Pedro Rocha)Técnico: Roger Machado

Chapecoense (3): Silvio (Nivaldo); Apodi, Vilson, Willliam Thiego e Dener; Elicarlos (Gil), Cleber Santana e Camilo (Wanderson); William Barbio, Túlio de Melo e Maranhão.Técnico: Guto Ferreira

Gols: Douglas e Bobô (G); Túlio de Melo (duas vezes) e Apodi (C)

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa), auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (trio paulista)Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS

FICHA TÉCNICA

o Tricolor na etapa inicial, en-quanto Túlio Melo, duas vezes, e Apodi, já aos 50 minutos do segundo tempo, garantiram a surpreendente vitória da equi-pe catarinense.

Com a derrota em casa, o Grêmio para nos 55 pontos e vê a distância para o líder Co-rinthians aumentar para 12 pontos, o que praticamente

inviabiliza a briga pelo título do Brasileirão. Já a diferen-ça de pontos para o primeiro time fora do G-4 (o Palmeiras) está em sete pontos. O Trico-lor volta a campo no próximo domingo, às 17h, buscando a reabilitação no campoeonato. O adversário gremista será o Vasco da Gama, lanterna do Brasileirão, no Maracanã.

Page 19: Jornal A Razão 19/10/2015

13ESPORTE

Orgulho xavanteO Brasil, de Pelotas, chegou lá. No sábado, o Xavante resistiu à pressão do Fortaleza e do Castelão lotado e, com um empate em 0 a 0, fez a valer a vantagem da vitória no Bento Freitas e se classificou às semifinais da Série C do Brasileirão. Ou, naquilo que realmente importa, garantiu uma vaga para a Série B do ano que vem. Um feito para o Rubro-Negro, que não jogava a segunda divisão nacional há 15 anos, e, também, para o futebol gaúcho, que quebra um jejum de seis anos sem representantes lutando para chegar à elite do Brasileirão. O último foi o Juventude, rebaixado em 2009.O feito do Brasil-Pe pode ser resumido em uma palavrinha: planejamento. Quando o técnico Rogério Zimmermann retornou ao clube, em maio de 2012, o Xavante estava em baixa, literal-mente: na Série B do Gauchão e na Série D do Brasileirão. Tinha um longo caminho a percorrer. Tão longo que poderia até parecer desanimador. Mas não para quem tinha um projeto e a convicção de que era possível chegar lá. E o Brasil fez isso. Chegou.

RAMIRO GUIMARÃES

[email protected]

Agora, são conhecidos to-dos os oito classificados para a etapa de quartas

de finais da 28ª Copa A Razão de Futebol Amador. E a últi-ma vaga ficou em Santa Maria. O Vila Esperança, que já ha-via vencido o jogo de ida por

2 a 0, confirmou o favoritismo e superou o Vila Operária ou-tra vez. Ontem, no campo do Charrua, o time verde fez 1 a 0 no representante de Tupan-ciretã e assegurou, sem sustos, o seu lugar na próxima fase da competição.

Nas quartas de finais da Copa A Razão, o Vila Esperança terá pela frente outra equipe de Tu-panciretã, o Gaúcho. Em rela-ção aos outros confrontos, falta apenas a confirmação da vaga do Franciscano, de Dona Fran-cisca. O caso ainda terá que ser avaliado pelo Colegiado da 28ª Copa A Razão (leia mais no quadro em destaque).

Equipe da casa (de uniforme verde) jogou no campo do Charrua e confirmou a classificação vencendo por 1 a 0

Última vaga é do VilaTIME DE SANTA MARIA BATEU O VILA OPERÁRIA E AVANÇOU PARA AS QUARTAS DE FINAIS DA COPA A RAZÃO

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Os carrinhos retornaram à Liberdade

O deputado estadual Juliano Roso (PC do B) esteve ontem em Santa Maria para um evento partidário e aprovei-tou para conversar com os dirigentes da Dupla Rio-Nal. No começo da tarde, ele esteve no Estádio Presidente Vargas e, depois, encontrou-se com o presidente esmeraldino, José Luiz Co-den. O parlamentar é autor do projeto de lei para flexibilizar a venda de bebi-das alcoólicas nos estádios, permitindo a comercialização antes, em intervalos, e após os jogos. “Conhecemos a realidade dos clubes do Interior, e sabemos como a copa e um eventual patrocínio de uma distribuidora de bebidas são importantes no aspecto financeiro. Mas também não somos irresponsáveis. A violência precisa ser coibida. Por isso, iremos acrescentar uma emenda para que seja criado um fundo de segurança para os estádios”, adianta Juliano Roso.

SOBRE BEBIDAS NOS ESTÁDIOS

GREMISTAS EM FESTA. DE NOVO!

No final de agosto, o Consulado do Grêmio em Santa Maria promoveu o tradicional Almoço da Família Gremista e Seus Amigos. E o sucesso foi tão grande que a dose teve que ser repetida, menos de dois meses depois. Ontem, os tricolores do Coração do Rio Grande lotaram, mais uma vez, as dependências do Salão Paroquial da Igreja das Dores para um momento de confraternização. Após o almoço, que teve no cardápio caprichado costelão e galeto, e o sorteio de brindes, a animação no início da tarde ficou por conta da cantora Tiane Tambara.

E SUPERAÇÃO CANARINHO

Outro acesso a ser festejado pelo futebol gaúcho no final de semana é o do Ypiranga, de Erechim. Sábado, no Colosso da Lagoa, o Canarinho superou a Caldense nos pênaltis e subiu da Série D para a C do Brasileirão. Agora, na terceira divisão (que ainda não é tão interessante financeiramente, mas tudo bem), o time do técnico Leocir Dall’Astra poderá, ao menos, planejar as próximas temporadas com mais calma. Já sabe que terá um calendário de disputas para os dois semestres. Hoje, o Lajeadense também tentará subir de nível. Para isso, os comandados de Luiz Carlos Winck pre-cisam devolver uma goleada de 3 a 0 sofrida para o River, no Piauí.

OS DUELOS DAS QUARTAS

Vila Esperança (Santa Maria) x Gaúcho (Tupanciretã)

Paineira (Arroio Grande) x Avenida (Agudo)

Sport (Santa Maria) x Franciscano (Dona Francisca)*

Ituano (Santa Maria) x Kennedy (Santa Maria)

* O Palmeiras, de São Pedro do Sul, foi eliminado devido a uma confusão no jogo de volta das oitavas de finais contra o Franciscano, mas ingressou com um recurso que ainda será avaliado pela Junta de Justiça Disciplinar da Copa A Razão

Repetindo o que já tinha acontecido no dia 31 de maio, o domingo foi dos carrinhos na descida da Avenida Liberdade, ao lado do Cemitério Muni-cipal. Ontem, foi realizada ali a segunda edição do Campe-onato Santamariense de Roli-mã. Em função dos problemas enfrentados pela população de Santa Maria após as chuvas do começo do mês, a corrida aca-bou tendo menos competidores (foram 37, sendo que na estreia participaram 77 pilotos), mas isso não diminuiu a empolgação de quem aproveitou o domingo de sol para descer a ladeira.

“A cidade vive uma situação delicada, porém, ainda assim, o campeonato cresceu em vários aspectos. Ganhamos mais apoia-dores e melhoramos a nossa estrutura”, destaca Alexandre Scott, do Amigos do Rolimã.

Campeonato de Rolimã teve sua segunda edição ontem à tarde

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

OS CAMPEÕES

Tradicional Infantil Otávio Rodrigues

Tradicional Adulto Roberto Barnewitz

Super Rolimã Infantil Willian Cuchi

Super Rolimã Adulto Saulo Berro

Força Livre Infantil Douglas Zanin

Força Livre Adulto Ademir Cuchi

Especial AdultoTiago Burmann

Page 20: Jornal A Razão 19/10/2015

Com a crise econômica, as empresas não têm con-seguindo pagar sua folha

de pagamento e, na tentativa de reduzir custos e evitar mais atra-sos de salários, precisam demitir funcionários e, infelizmente, não dispõem de todo numerá-rio para pagar o total das verbas rescisórias. Neste cenário, há significativo aumento desse tipo de demanda na Justiça do Tra-balho.Um aumento de 15%, em âmbito nacional.

As demandas não poupam nenhum setor e, entre os mais acionados, estão serviços diver-sos - indústria, transporte e co-mércio.

Vivemos, atualmente, em efeito cascata, onde a cadeia produtiva está estagnada e to-

Pagamento parcelado de rescisões dos setores sofrem seus efeitos, fazendo com que o desaqueci-mento da economia gere ina-dimplência para o empregador que, na ponta final, acaba refle-tindo no seu passivo trabalhista.

No atual cenário, a concilia-ção é o melhor caminho, con-tudo, nossa legislação não prevê a possibilidade de pagar verbas rescisórias de forma parcelada, impossibilitando acordo extra-judicial porque não acontece a homologação no sindicato e, dessa forma, o funcionário não consegue resgatar seu FGTS e encaminhar seu Seguro De-semprego. Todavia, o gran-de paradoxo é que na Justiça do Trabalho, em audiência de conciliação, é possível as partes acordarem valores, pagar parce-

ESPAÇO JURÍDICO

14 SERVIÇO SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

lado e o juiz liberar - mediante alvará - o FGTS e Guias Seguro Desemprego.

Se o empregador de médio e pequeno porte contar com am-paro legal, poderá ter a prerro-gativa de parcelar o montante devido. Dessa forma, as partes podem firmar acordo com ho-mologação no sindicato dando plena quitação e nada a reclamar após o pagamento da última par-cela. Imediatamente, poderá li-berar o FGTS e o seguro e, assim, evitar muitas demandas, desafo-gando o Judiciário e sobretudo encorajando mais o empresário a empreender e a contratar mão de obra sem tantos receios.

Fonte: Moreski Consultoria Empresarial

VAGAS SINE

ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE AUXILIAR ADMINISTRATIVO - PCDAUXILIAR DE LABORATORISTA DE SOLOS DE CONCRETO AUXILIAR DE LINHA DE PRODU-ÇÃO - PCD AUXILIAR DE PESSOAL CARREGADOR - PCD CASEIROEMPACOTADOR A MÃO - PCD FRENTISTA - PCD MARCENEIRO

MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL MENSAGEIRO OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS - PCDOPERADOR DE CAIXA - PCD OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA REPOSITOR DE MERCADORIAS - PCDTELEFONISTA - PCDTÉCNICO DE EQUIPAMENTO DE INFORMÁTICA E VIGILANTE - PCD

Page 21: Jornal A Razão 19/10/2015

15POLÍCIA

Filho de policial preso por tráfico CASO ACONTECEU EM SANTIAGO. JOVEM FOI AUTUADO EM FLAGRANTE COM MAIS DUAS PESSOAS

Um caso um tanto inco-mum aconteceu no mu-nicípio de Santiago. Na

madrugada de domingo, por volta da 1h, Dionathan da Silva Ramos, de 24 anos, filho de um policial civil da cidade, foi preso em flagrante pela Brigada Mili-tar (BM), por tráfico de drogas. Com o jovem estavam Wagner Barbosa Rodrigues, de 24 anos e Rafael Ribeiro da Fonseca, de 22 anos. Os três foram presos na Rua Tito Beccon, próximo do Clube Sete de Setembro.

“Não quero que a comuni-dade pense que por ser policial vou passar a mão na cabeça do meu filho e abafar a prisão”, disse o policial Marcos Vinicius Ramos (pai de Dionathan), que atua na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santiago.

O trio estava em um veículo Gol BX. No carro, ainda havia uma adolescente de 17 anos. Os quatro tinham acabado de sair

Trio foi preso em flagrante pela Brigada Militar (BM) de Santiago com onze buchas de cocaína e dinheiro

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

de uma residência na Rua Zico Almeida, Bairro Vila Nova. Após diversas denúncias de que o local seria um ponto drogas, o setor de inteligência da BM passou a monitorar a casa. Se-gundo os policiais, a adolescen-te morava na residência.

DINHEIRO E DROGAS

Durante a revista no veí-culo, a guarnição da BM que efetuou a abordagem encon-trou 11 buchas de cocaína

CÁRCERE

Um homem de 23 anos, ar-mado, invadiu uma residência na Vila São Serafim, na região oeste de Santa Maria. O indivíduo que estava com um revólver mante-ve uma jovem de 19 anos refém em cárcere privado por duas ho-ras. O fato aconteceu por volta das 21h do último sábado. Um adolescente de 17 anos que esta-vam em casa conseguiu fugir. O Batalhão de Operações Especiais (BOE) chegou ao local e iniciou uma negociação com o bandido, que exigiu a presença da mãe e da irmã dele. Após as duas che-garam, o homem soltou a refém e se entregou. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o indivíduo estaria fugindo de in-divíduo que queria matá-lo, já que ele seria autor de um homi-cídio, então entrou na residência para se esconder. O indivíduo foi encaminhado à Penitenciária Es-tadual de Santa Maria.

HOMEM FAZ JOVEM REFÉM

assalto ocorrei perto do meio-dia

BR-158

Após se envolver em uma co-lisão, um casal de motociclistas ficou ferido na manhã de ontem, por volta das 10h30, em Santa Maria. Um automóvel Fusca que trafegava no sentido Santa Maria/Rosário do Sul, na BR-158, ao rea-lizar uma conversão à esquerda no acesso ao Rincão dos Brasil, colidiu com a moto, que vinha no mesmo sentido. Os dois veículos possuem placas de Santa Maria. O casal de jovens foi encaminhado para Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com ferimentos leves.

CASAL DE JOVENSSOFRE ACIDENTE

GIL

BE

RTO

FE

RR

EIR

A/D

IVU

LGA

ÇÃ

O/A

RA

ZÃO

escondidas em um recipiente de plástico, entre os bancos do motorista e do passageiro. Além da droga, os indivídu-os carregavam dinheiro. Com Dionathan, foi encontrado R$ 175,00, com Wagner R$ 340,00 e Rafael portava uma quantia de R$ 752,00. Na casa da adolescente, a Brigada Mi-litar encontrou mais cocaína e maconha. Também tinha R$ 1.000,00 em dinheiro e um es-murrugador - objeto utilizado para triturar a droga.

Os quatro foram encaminha-dos para a DPPA, onde foram autuados por tráfico de drogas pelo Delegado de Polícia André Pastoriza. A adolescente infra-tora foi autuada e, após o depoi-mento, liberada. Os três rapazes foram encaminhados para o Presídio Estadual de Santiago. Wagner e Rafael já tinham pas-sagens pela Polícia. Dionathan, filho do policial civil de Santia-go, é réu primário.

*Colaborou Rafael Nemitz

Uma lotérica localizada na Rua 30 de Novembro, em Faxi-nal do Soturno, na Quarta Co-lônia, foi assaltada ao meio-dia de sábado. O estabelecimento, no Centro da cidade, foi alvo dos bandidos minutos antes de fechar. A dupla chegou em uma motocicleta e anunciou o roubo.

Os ladrões agrediram o clien-te com uma coronhada e leva-ram R$ 1.400 da vítima. Já o dono do estabelecimento não sofreu violência. Os assaltantes roubaram uma quantia em di-nheiro da lotérica, mas o valor

não foi revelado. A Polícia Civil está analisando imagens das câ-meras de vigilância da lotérica e de estabelecimentos próximos.

Roubo a lotérica em Faxinal do Soturno

AVENIDA RIO BRANCO

Uma jovem de 18 anos e, outro de 17, foram assaltados na Avenida Rio Branco, por volta das 3h, de domingo. O roubo foi realizado por três indivíduos. Um deles colocou uma faca no pescoço de uma das vítimas. Os bandidos le-varam um celular, R$ 50,00, além de uma jaqueta de couro.

JOVENS SÃOASSALTADOS

Um homem de 44 anos foi morto por volta da 1h hora da madrugada de sábado, em Di-lermando de Aguiar, na Região Central. O crime aconteceu após o final de um show no Parque de Exposições Walter Jobim, onde ocorria a 8ª Feira Comercial, In-dustrial, Agropecuária, Esporti-va e Cultural de Dilermando de Aguiar (8ª Feicad).

Segundo a Polícia Civil de São Pedro do Sul, Reni da Silva So-brera, foi atingido com um golpe de faca pelas costas. A vítima foi socorrida por uma ambulância da

Homem é morto a facada durante feira

prefeitura, porém morreu a ca-minho do Hospital de São Pedro do Sul. O filho da Reni, Cristian Barbosa, de 20 anos, também foi esfaqueado. Ele está internado Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

Conforme depoimentos, uma rixa antiga entre um grupo de São Pedro do Sul e outro de Di-lermando de Aguiar teria ori-ginado a confusão. Sete jovens foram detidos e prestaram escla-recimento na delegacia. Reni era natural de Dilermando de Aguiar e deixa esposa e quatro filhos.

Um casal de jovens, 20 anos e 24 anos, que estava dentro de um veículo estacionado na Rua Doutor Bozzano, no Centro de Santa Maria, foi assaltado às 3h45 de domingo, por três ho-mens. Os bandidos levaram um celular e uma jaqueta de couro. Ao avistar um veículo, eles fu-giram em direção a Rua Appel. Para despistar, dois dobram à es-querda e outro à direita da rua.

DOUTOR BOZANO

RAUL PUJOL

Page 22: Jornal A Razão 19/10/2015

Manhã de sol.Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Chuvoso durante o dia e à noite

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado.

Chuva Sol com nuvens

Pancadas de chuva33

21

24 18

17 14

PREVISÃO DO TEMPO

Pancadas de chuva29

12

Nova frente fria chega ao estado. Muitas nuvens se formam e ocorrem pancadas de chuva entre rápidas aberturas de sol a qualquer hora do dia, com temporais. Na região norte, chove à tarde e à noite. Em Santa Maria, sol com aumento de nuvens durante o dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.

TERÇAHOJE QUINTA

Chapecoensevira na Arenae faz 3 a 2Página 12

GRÊMIO

QUARTA

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

Domingo de sol e de Brique da Vila Belga

A tarde de ontem foi bastante positiva para quem desejava se distrair após os dias tensos de cheias e temporais pela ci-dade. A 15ª edição do Brique da Vila Belga levou centenas de pessoas ao local em busca de atrações culturais, produções de artesanato e gastronomia.

Ao todo, 360 expositores estiveram presentes nesta edi-ção do evento que valoriza as produções santa-marienses. A novidade ficou por conta da jovem revelação do pop rock na cidade, que em novembro parte para São Paulo onde concor-rerá a gravação de um álbum. Segundo A Razão

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Vitória foradeixa timeperto do G-4Página 12

INTER

Dicas para as provas do ExamePágina 08

ENEM

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Carrinhosde rolimãganham a rua

Página 13

COMPETIÇÃO