jornal a razão 17/05/2014

36
“Temos de acabar com a banalização da vida” Concurso será neste sábado

Upload: jornal-a-razao

Post on 12-Mar-2016

364 views

Category:

Documents


65 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

“Temos deacabar com abanalizaçãoda vida”

Concurso seráneste sábado

A ilusão do reflexo

A Razão Editora Ltda

Conta-se que um rei tinhapresenteado sua filha, aprincesa, com um belo

colar de diamantes. O colartinha desaparecido e as pesso-as do reino procuraram portoda a parte sem conseguir en-contrá-lo.

Alguém disse que um pássa-ro poderia tê-lo levado, fascina-do pelo brilho. O rei,“então, pe-diu a todos que voltassem aprocurá-lo e anunciou uma re-compensa de cinquenta mil dó-lares para quem o encontrasse.

Um dia, um rapaz caminha-va de volta para casa ao longode um lago aolado de umaárea industrial.O lago estavacompletamentepoluído, sujo ecom um maucheiro terrível.Enquanto anda-va, o rapaz viualgo brilhar nolago e quandoolhou viu o co-lar de diaman-tes.

Decidiu ten-tar pegá-lo, deforma que pudesse receber odinheiro da recompensa. Pôssua mão no lago imundo e agar-rou o colar, mas de alguma for-ma o perdeu e não o pegou.

Tirou a mão para fora e olhououtra vez, e o colar estava lá,imóvel. Recomeçou. Desta vezentrou no lago e, emporcalhan-do sua calça no lago imundo,afundou seu braço inteiro parapegar o colar.

Mas, estranhamente, perdeuo colar novamente! Saiu e co-meçou a ir embora, sentindo-sedeprimido. Então, outra vez viuo colar, bem ali. Desta vez eleestava determinado a pegá-lo,não importava como.

Decidiu mergulhar no lago,embora fosse algo repugnantede fazer, tal a sujeira e a lamado lago. Seu corpo inteiro tor-nou-se imundo.

Mergulhou e procurou portoda parte pelo colar, mas fra-cassou novamente. Desta vezficou realmente aturdido e saiu,

sentindo-se mais deprimido ain-da, já que, sem conseguir pegaro colar, não receberia os cin-quenta mil dólares.

Um idoso que passava por alio viu, e perguntou-lhe sobre oque estava havendo. O rapaznão quis compartilhar o segre-do, pensando que o ancião po-deria tomar-lhe o colar para si;então recusou-se a explicar asituação.

Mas o idoso pôde perceberque o rapazinho estava incomo-dado e, sendo compassivo, ou-tra vez pediu ao rapaz que lhecontasse qual o problema, e ain-da prometeu que não contarianada para ninguém.

O rapaz reuniu alguma cora-gem e, como já dava o colarcomo perdido, decidiu pôr algu-

ma fé no velho.Contou tudo so-bre o colar ecomo tent arapegá-lo, mascomo tinha fra-cassado.

O desconhe-cido então lhedisse que talvezdevesse olharpara cima, emdireção aos ga-lhos da árvore,em vez de olharpara o lago

imundo. O rapaz olhou paracima e, para sua surpresa, ocolar estava pendurado no ga-lho de uma árvore. Tinha, o tem-po todo, tentado capturar umsimples reflexo do colar.

Esta história de autor desco-nhecido pode nos ensinar que afelicidade material é exatamen-te como o lago poluído e imun-do; porque é um mero reflexoda felicidade verdadeira no mun-do espiritual. Não alcançaremosa felicidade plena que procura-mos na vida material, não im-porta o quanto nos esforcemos.

Em vez disso, somos convi-dados a “olhar para cima”, emdireção a Deus, que é a fonteda felicidade real, e parar deperseguir o reflexo desta felici-dade no mundo material, numavida fora da Lei de Deus, forados valores morais e humanos.A felicidade espiritual é a únicacoisa que pode nos satisfazercompletamente. A fonte está emDeus e no Evangelho.

Por uma cidade ainda melhor

Santa Maria nasceu de umacampamento militar. Nes-tes anos todos, a história

deu muitas voltas. Durante dé-cadas, na primeira metade do sé-culo passado, a cidade ficouconhecida como centro ferrovi-ário, e em torno da ferrovia de-senvolveu uma cultura cujos res-quícios permanecem até hoje. Equando a ferrovia foi perdendoimportância, Santa Maria des-pertou para o ensino e com achegada da Universidade Fede-ral, e passou a ser conhecidacom o título de Cidade Univer-sitária. Depois, aos poucos, di-versas outras instituições de en-sino acredit aram naspotencialidades e aqui se insta-laram, o que coloca Santa Marianuma posição privilegiada nestaárea no cenário nacional.

Apesar dos esforços cons-tantes de lideranças empresari-ais e políticas, num lugar co-nhecido pelos seus serviços, oDistrito Industrial não decolou.Mas a posição geográfica privi-legiada, no centro do Rio Gran-de, tem trazido outros benefíci-os para Santa Maria. E hoje apresença militar volta a ganharforça, ainda maior do que teve

no passado. E os investimentosna área chegam para substituiro que as indústrias não trouxe-ram. O general Geraldo AntonioMiotto, da 3ª Divisão de Exérci-to, lembra a estreita ligação domeio militar com a comunidade,

"construída ao longo do tem-po". E o general se refere aonovo título de Santa Maria,como a Cidade dos Blindados,que, segundo ele, "atrairá novosempreendimentos e criará inú-meras oportunidades de negóci-os e novos postos de trabalho".

Benefícios em outros setorestambém já podem ser percebi-

Editorial

dos por quem mora aqui. A cida-de aos poucos apresenta melho-ra nos itens referentes à qualida-de de vida. Na área da saúde háboas notícias, com a breve inau-guração do Hospital Regional ecom os investimentos anuncia-dos pela Unifra. Há preocupa-ções, especialmente na seguran-ça pública. Não só pelo númerode assassinatos, mas especial-mente pela sensação de insegu-rança que toma conta de muitos.Os pontos a serem melhoradosnão precisam ser levantados atra-vés de pesquisas complexas, poissão de conhecimento das autori-dades. Se os cidadãos pudessemse manifestar hoje, certamentepediriam mais segurança.

Para comemorar os 156 anosda cidade, A Razão buscou umaequipe qualificada, constituída porseus cronistas diários. Somadoscom a visão do prefeito, do reitorda UFSM e do general da 3ª DE,foi editado um caderno com opi-niões variadas. Além de lembraraspectos históricos, em todos ostextos transparece a esperança deum futuro melhor para os santa-marienses.Com este caderno, ARazão presta sua homenagem àcidade aniversariante.

Espaço do leitor

Por enquanto, é um hobby,mas quero me dedicar exclusivamente a isso

quando me aposentar

Na sessão plenária da últimaquinta-feira, o vereador João Var-gas (PSDB) solicitou ao Poder Exe-cutivo atenção especial para a Pra-ça Saldanha Marinho. A iniciativaprevê evitar casos de violênciacomo, de acordo com Vargas, ocor-rido na noite de quarta-feira, quan-do uma menina foi agredida. O par-lamentar também apontou a faltade segurança na Praça Saturninode Brito. Outro local que tem mui-tos registros de violência, mesmodepois da medida tomada pela Pre-feitura, por meio da Secretaria deMobilidade Urbana, de proibir oestacionamento de veículos ao re-

Um pedido de socorro

dor da praça, das 20h às 6h.O tucano pediu mais iluminação

nos locais e poda das árvores. “Ailuminação Pública evita 80% dosproblemas. Então, por amor de Deus,iluminem e limpem a praça, por quese em 30 dias isso não acontecervou fazer um mutirão e limpar a pra-ça”, declarou.

Além de relatar a situação daspraças públicas, Vargas registroutambém temor de que o Parque Ita-imbé, em determinados horários, setransforme em “cracolândia”. Gru-pos de jovens utilizariam o lugarpara “reuniões” durante a madru-gada.

A enquete que ficou no ar até atarde de ontem queria saber se osinternautas aprovaram a mudançano horário de atendimento da Far-mácia Pública Municipal. O resul-tado foi um empate técnico.

Foram 57 votos. Do total, 53%não gostaram da alteração no ho-rário de atendimento. Os outros47% se declararam favoráveis àmudança.

A nova enquete quer saber doleitor de A Razão: Santa Mariaestá completando 156 anos. Vocêconsidera a cidade um lugar bompara se viver?

Para participar basta acessar osite do jornal (www.arazao.com.br)e votar. Você também pode deixarsua opinião na fanpage do JornalA Razão no Facebook ( www.facebook.com/jornalarazao).

Estou fartaEstou f arta do pr econcei to

branco, heterossexual e social(principalmente no que envolve aclasse média, se é que pertenço atal degrau da pirâmide social).

Sinto-me excluída. Não sou afro,índia, mulata, etc, não sou homos-sexual (como se isto fosse um cri-me), no entanto, defendo o casa-mento e a adoção por casal domesmo sexo, forte nos seguintesargumentos: quem sou eu paraquestionar o amor entre duas pes-soas? Quem sou eu para impedir oafeto a uma criança, haja vista queo seu bem-estar deve sempre es-tar em primeiro lugar.

Não sou jovem, nem idosa. Es-tou mais perto da proteção etáriapela idade (que é somada aos meusanos diariamente) e, a cada ins-tante, mais longe da minha joviali-dade. O tempo está passando e,com ele, a maturidade está toman-do conta do meu ser fazendo-memais crítica e também mais tole-rante. Ressalto que tolerância temlimite!

Não passei fome, não precisei

tr abalhar para estudar, porquemeus pais traçaram uma meta devida, planejaram a família com mui-ta dedicação e esforço, labutavamde manhã à noite, a fim de deixa-rem para seus filhos aquilo queconsideravam a maior herança: aeducação. Como lhes sou grata,sigo o mesmo exemplo, plantadonos olhos da minha infância, paradeixar o mesmo legado ao meuúnico e amado filho.

Os militares estão sendo alvo decríticas como se fossem monstros,torturadores, criminosos...basta!Corrupção, tráfico, estupro, ho-micídios e tantas outras barbári-es devem ser demonstrados/ com-batidos e as pessoas quecometem tais atrocidades devemser motivo de perplexidade soci-al. Não podemos generalizar osprofissionais por atos que outroscometeram no passado.

Sou mulher, mas isto não medá o direito de achar que a maiorparte dos homens é estupradorou violento, que sou uma vítimada colet ividade. Há pessoas e

pessoas, cada caso é um caso.Precisamos ter o cuidado para nãobanalizarmos a feminilidade queexiste em nós. Cada um traça avida que deseja para si . Respei-to, cumplicidade, companheiris-mo, talvez seja o começo. Nãosou obrigada a ser sensual, ououtra coisa qualquer para agra-dar quem quer que seja, apenasser eu mesma.

O ex-presidente Lula, em en-trevista a um repórter português,mencionou que as decisões doSTF são mais políticas do que ju-rídicas, por tal razão questiono:somos iguais ou desiguais pordecisão política ou interpretaçãolegal?

A inteligência não possui cor,sexo, ou deficiência física, a capa-cidade do código civil não menci-ona estes fatores. Somos todosum e feitos da mesma essência. Oódio, a raiva, a vingança apenasconsomem o que ainda nos restade humanidade.

OSistema Estadual de Par-ticipação Popular e Cida-dã (PPC) concluiu mais

uma etapa para o roçamento de2015. As assembleias municipaisem 19 cidades da região foram en-cerradas e o governo do Estadorealizou na segunda-feira passa-da, 12 de maio, o Fórum Regionaldo PPC - Central, no auditório doInstituido Estadual de EducaçãoOlavo Bilac, em Santa Maria. Dasdez áreas de dicussão apresenta-das, foram escolhidos seis temaspara serem incluídos na cédulade votação de prioridades, queacontece nos dias 2, 3 e 4 de ju-nho, pela internet. Somente nodia 4 de junho a votação será pre-sencial e urnas serão espalhaspelas 19 cidades que participamdo PPC - Central. Os locais dascaixas para depósito das cédulasainda não foram definidos.

As áreas aprovadas são Cul-tura e Inclusão Digital; Desen-volvimento Rural; Saúde; Segu-ranças Pública e Defesa Civil;Esporte, Lazer e Turismo; e Edu-cação Básica, Profissional e Téc-nica. Segundo o coordenador re-gional de participação popularcentral, Paulo Conceição, todasas informações sobre as áreas es-colhidas podem ser encontradasem www.participa.rs.gov.br.

O Fórum contou com a presen-ça de 233 delegados, prefeitos,vice-prefeitos das cidades que fa-zem parte da Região Centro e en-tidades representativas dos mu-nicípios.

Ainda está programado o 2ºFórum Regional da PPC para odia 25 de junho, onde serão deba-tidos os votos da população. UmFórum Estadual da PPC, em PortoAlegre, está no cronograma, comdata ainda a ser definida. Concei-

ção aponta que o evento deveocorrer ou em julho ou em agos-to. A entrega do Projeto de LeiOrçamentária Anual (PLOA) 2015à Assembleia Legislativa está

marcada para o dia 15 de setem-bro deste ano.

Para a região central está pre-visto mais de R$ 6,8 milhões emrepasse de recursos.

No dia em que Santa Maria completa 156 anos de emancipação polí-tico-administrativa, o PDT parabeniza o povo desta terra, que faz com

que o Coração do Rio Grande bata cada vez mais forte.

Vereador Marcelo Bisogno – Presidente Miguel Passini

O PDT realizou na noite de sexta-feira evento que marca o aniversá-rio de 33 anos do partido e tambémos 156 anos do município. Realiza-do no CPF Piá do Sul, a partir das20h, a festa contou com a presençade membros da executiva estadual.O 1º vice-presidente estadual da si-gla, Pompeu de Mattos, visitou asede de A Razão, na tarde de sexta-feira. Ele diz ter uma relação muitoforte com a cidade. E é por isso queele pretende se apresentar pré-can-didato federal como representantedo PDT Região Centro.

Vice-presidente do PDTesteve em Santa Maria

Conforme Mattos, se o vereadorMarcelo Bisogno tivesse definido acandidatura para a Câmara de Depu-tados, o vice-presidente o teria apoia-do. Contudo, como Bisogno optoupela corrida à Assembleia Legislativa,Mattos quer ser preferencial em SantaMaria e região nas eleições de outu-bro. A proposta ainda precisa ser aca-tada pelo PDT local. Na sexta-feira,estava previsto jantar do PDT, com ospré-candidatos Vieira da Cunha (go-vernador), Lasier Martins (Senado),Marcelo Bisogno (deputado estadual)e Afonso Motta (deputado federal).

Na noite da última quarta-feira,a Seção Sindical dos Docentes daUFSM (Sedufsm) divulgou o re-sultado das eleições para sua di-retoria e Conselho de Represen-tantes. Os professores RicardoRondinel, Rondon de Castro e An-tonio Carlos Lemos foram os maisvotados no pleito interno.

No total, são 15 nomes que com-põem o Conselho, sendo 12 titula-res e três suplentes. Os eleitos são:Ricardo Rondinel, Rondon de Cas-tro, Antonio Carlos Lemos, JoãoCarlos Gilli Martins, Beatriz Pippi,

Conheça o conselho derepresentantes da Sedufsm

Márcio Badke, Clayton Hillig, GihadMohamad, Gilvan Dockhorn, Simo-ne Gallina, Wilton Trapp, MartaBorin. Na suplência estão AdrianaZecca, como 1ª suplente, MarceloP. Vieira, como 2º suplente, e Maris-tela da Silva e Souza, 3ª suplente.

Compõem a diretoria eleita, a vice-presidente Suze Scalcon, o secretáriogeral Humberto Gabbi Zanatta, a 1ªsecretária Márcia Leindcker da Pai-xão e o tesoureiro geral Getúlio SilvaLemos. A eleição teve um total de sevotos brancos e 10 votos nulos parao Conselho de Representantes.

O Conselho de Ensino, Pes-quisa e Extensão (Cepe) deu iní-cio às discussões do Vestibular2015 da UFSM. Na sessão reali-zada na manhã de sexta-feira, foianalisado processo do Gabinetedo Reitor que trata da propostapara o próximo concurso. Com opedido de vista de representan-tes do Diretório Central dos Es-tudantes (DCE), o processo serávotado em reunião extraordináriado Cepe na próxima quinta-feira,em horário a ser definido.

Evento que já é tradição emSanta Maria vai eleger asmeninas mais bonitas da ci-

dade. O concurso é uma promoçãodo Jornal A Razão. Serão escolhidaspor uma comissão julgadora a rai-nha, a primeira princesa e a miss sim-patia de cada categoria - mini, mirim,infantil, infanto-juvenil, juvenil e adul-ta. Os critérios de avaliação levarãoem conta beleza, harmonia, simpatia,apresentação aos jurados e desen-voltura no desfile da passarela. Du-rante o evento, a top Kaká Angelcomandará as pic-ups para os desfi-les das candidatas e a banda AltoAstral animará o intervalo.

O principal objetivo do concur-so é proporcionar integração entreentidades sociais, seus associadose a comunidade santa-mariense,promovendo os valores humanos,sociais, culturais e turísticos do mu-nicípio de Santa Maria e região.Ademais, credencia as vencedorasa participarem de concursos esta-duais, como o Miss Rio Grande doSul, nacionais, como o Miss Brasil,

O que?Concurso Miss San-ta MariaQuando?Sábado (17)

Onde?Avenida Tênis Clube(ATC)

Ingressos? Das 8h às 14h, no Jor-nal A Razão (SerafimValandro, 1284) ou nahora;Valores?Cadeira Individual:R$12 (Pacote com 50convites – R$500,00);

Mesa:R$200 dá direi-to a 6 convites

Camarote: R$200 dádireito a 10 convites

Público em geral nahora: R$ 20

Animação: Dj KakáAngel e Banda AltoAstral

e internacionais. A vencedora adultareceberá a faixa da Miss 2013, VitóriaCarvalho, e ganhará como prêmio umaviagem a Buenos Aires.

A melhor torcida também será pre-miada com um troféu e brinde a critériodos promotores.

Para a eleição, o júri levará em conta: oentusiasmo, a organização e as alegorias.Será proibida a utilização de buzinas, fo-guetes, talco e papel picado. Cada torcidadeverá ter um chefe ou responsável.

Os convites para o evento aindaestão à venda. Eles podem ser adquiri-

dos no jornal A Razão das 8h às 14h(Cadeira Individual: R$12 (Pacote com50 convites – R$500,00); Mesa: R$200dá direito a 6 convites e Camarote:R$200 dá direito a 10 convites).

Na hora só serão vendidos ingres-sos para o público em geral a R$ 20.

156 ANOS - O que não falta é atração para festejar o aniversário da cidade. Tantoneste sábado quanto nos próximos dias. Bem, há motivos de sobra para comemorar.Mas não custa nada, também, refletir sobre os problemas da comuna, inclusive os denatureza, digamos, espiritual. E entrar melhor no ano 157.

Prova dos nove. Está bem, dos 10Dieisson Calvano, do PSD, é o

10º nome. Pode surgir, quem sabe,o 11º. Que até pode ser da mesmasigla. Ou de outra. Não importa.Serão, como ele, nomes para ofuturo. Até porque, no caso dopessedista, é conhecido apenasno âmbito da própria sigla.

Assim, o jogo, mesmo, para adisputa de cadeira na Assembleia,é para os outros nove. De siglasafirmadas, ou eles próprios sufici-entemente conhecidos para se crerem votação digna, no mínimo. Ocolunista prefere a palavra “com-petitivo”. É o que são, todos, guar-dadas suas possibilidades e ambi-ção - que de alguns é virarprotagonista na política local. Oque não será pouco, ali adiante.

Assim é que, faltando duas se-manas para o início das conven-ções definidoras dos candidatos,Santa Maria, pela primeira vez emmuito tempo, tem figuras que per-

mitem fazer a afirmação do títulodeste texto: a prova dos nove.

E quais são? Os principais, in-clusive por antiguidade e afirma-

ção eleitorais, o petista Valdeci Oli-veira e o tucano Jorge Pozzobom,já detentores do mandato. A situa-ção do primeiro, concordam todos,

“Dezembro de 1820 (data inde-terminada) - População do distritode Santa Maria: 2.708 habitantes”

Nessa época já era tal o de-senvolvimento da povoação quepassou a ser o entreposto co-mercial entre Porto Alegre e ou-tras localidades do litoral e o oes-te da então Capitania, isto é, asMissões e as nascentes povoa-ções de Cruz Alta e Passo Fun-do. Tal fato foi notado e registra-do pelo viajante e comerciantefrancês Nicolau Dreys, em 1820,no seu livro ‘Notícia Descritivada Província do Rio Grande doSul’, publicado em 1839...

24 de fevereiro de 1821 - Nomapa das freguesias de São Pe-dro do Rio Grande, bispado doRio de Janeiro, organizado por Jo-aquim Bernardino de Sena Ribei-ro da Costa, em Porto Alegre, apa-rece Santa Maria como freguesia,sob a invocação de Santa Maria,filial da matriz de Cachoeira e comrendimento de 100 mil réis...”

(Da terceira edição do livro“Cronologia Histórica de SantaMaria e do extinto município deSão Martinho”, de Romeu Bel-trão)

Nota publicada semana passa-da, a propósito da campanha in-formal já em andamento, de JoséFarret, suscitou reparo de pelomenos um leitor.

Condenado a prestação de ser-viços à comunidade, em ação quecorre na Justiça Federal, o vice-prefeito teria os direitos políticossuspensos e, portanto, seria ine-legível.

É possível. Porém, o caso(emissão de atestados médicosfalsos para que uma mulher re-cebesse benefício da Previdên-cia em nome de familiar morto)ainda não acabou.

O processo, no momento, estáà espera de sentença em grau derecurso no Tribunal Regional Fe-deral. E há quem advogue, inclu-sive, sua prescrição.

Resumo da ópera: controvér-sia existe e, no mínimo, gera pre-ocupação entre aliados de Farret.Mas há, claro, os felizes com apossível saída de cena do veteranopolítico.

Na análise técnica do orçamen-to, feita pelo PSDB, alguns dadoschamam a atenção. Um: a pasta deHabitação e Regularização Fundi-ária executou só 1% da verba, noprimeiro bimestre.

Outro: “dentre os projetos pre-judicados pela falta de execuçãoou pela baixa execução é de desta-car nos do Pró Moradia 2/Cade-na-Vacacai e a urbanização daNova Santa Marta”.

Ah, o documento tucano infor-ma que os dois projetos “continu-am a contar com recursos de con-vênios oriundos do PAC, pelomenos desde o ano de 2010.”Poooois é.

Ainda há dúvida se a cidade terámesmo mais que três candidatosa deputado federal. Os petistasPaulo Pimenta e Fabiano Pereirae o petebista Ovidio Mayer estãoconfirmados.

Resta saber se Alexandre Lima(PSDB) e Moacir Alves (PSD) con-correrão mesmo. Da mesma formaque Cezar Gehm, que pode ser anovidade peemedebista.

Você pode seguir o colunistano Twitter (@claudemirpe), cur-tir sua página no Facebook(www.facebook.com/siteclaude-mirpereira) e ler o si tewww.claudemirpereira.com.br.Ah, igualmente pode ouvi-lo, às7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

é mais tranquila. A do segundo,não obstante a esperança de am-pliação do obtido há quatro anos,dependerá muito do desempenhoda sigla e da quantidade de vagaspor este obtidas, ao final do pleito.

Após, imagina o colunista, háPaulo Airton Denardin (PP), Fáti-ma Schirmer (PMDB) e Marcelo Bi-sogno (PDT). Não necessariamen-te nessa ordem, deverão estartambém na linha de frente da vota-ção, seguidos de perto por HelenCabral (PT).

Na sequência, buscando surpre-ender e, quem sabe, conforme a ali-ança montada pelos partidos, ten-tar o improvável, há os outros trêsconcorrentes competitivos na cida-de: Werner Rempel (PPL), ManoelBadke (DEM) e Tiago Aires (PSOL).

Qual o resultado e quem vai, defato, disputar vaga, desses nove(ou dez)? No início da noite de 5 deoutubro se saberá.

Há quem acompanhe o orçamento da cidade

Formar as alianças, ação para arquitetos políticosNão custa lembrar

Talvez a coluna tenha se enganado na previsão. E,lamentavelmente, antes ainda da eleição de 2016. Nin-guém denuncia, provavelmente porque pretenda prati-car o mesmo, mas já há sinais de lesão à lei eleitoral.

Para quem não sabe, ainda que muito limitada, aminirreforma feita pelo Congresso, e já em vigor, impõeuma série de proibições, digamos, estéticas. Que, poraqui, estão sendo ignoradas.

“LUNETA - ...Independente do que acontecer da-qui para frente, no que toca à decisão judicial em tornoda cassação dos mandatos de Cláudio Rosa e MarionMortari, algo mudará. E bastante.

É bastante provável que, nos próximos pleitos (es-pecialmente os municipais), práticas tradicionais (eilegais) serão abolidas. Afinal, já se conhece o risco enão vale a pena corrê-lo. Amém!...”

Taí uma inicia-tiva, mais que inte-ressante, útil. Noparlamentarismoclássico até exis-tem (e funcionam,inclusive para es-tar prontos se foro caso de assumiro poder) os ditosGabinetes da Opo-sição. No Brasil,salvo raríssimasexceções, não sevê isso – até onde vai o conhecimento do colunista.

Do que se está falando? De algo que o PSDBlocal resolveu fazer. Colocou seu corpo técnico aanalisar e a acompanhar a execução (ou não) doorçamento da comuna, aprovado na Câmara de Ve-readores. Com o que pode subsidiar seus represen-tantes no Legislativo e até seus demais agentes

políticos para quetenham condiçõesde discutir efetiva-mente a política ad-ministrativa de San-ta Maria.

Mais que isso,divulgou sua pró-pr ia análise doacom panhamentodo orçamento de2014, relativa ao pri-meiro bimestre. Hánúmeros, claro, mas

no documento existe sobretudo uma análise do queestá acontecendo. Para o bem ou para o mal. Pontopara os tucanos, que, ao que parece, pensam mesmoestrategicamente.

Se isso vai dar ou não resultado político-eleitoral, ofuturo dirá. Mas que o serviço está sendo bem feito,não há por que duvidar.

AEmater/RS-Ascar realizaneste sábado, dia 17, pa-lestra sobre armazenagem

e secagem como autonomia para oprodutor rural, para orizicultoresparticipantes da 59ª Festa Regio-nal do Arroz, em São João do Polê-sine, na Quarta Colônia de Imigra-ção Italiana. A conferência ocorreráàs 10h30, na Câmara de Vereado-res, ministrada pelo extensionistado escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Dona Francisca, téc-nico agrícola Dorli Elso Barichello.

Mais cedo, às 9h, ocorre a aber-tura da Feira de Produtos Coloniais,organizada com o apoio da Emater/RS-Ascar, e que reunirá produtos

da agricultura familiar para comerci-alização. No domingo, 18, último diado evento, a Emater/RS-Ascar ain-da participa da organização do Tra-dicional Desfile Comemorativo, quedestaca as características da típicacultura da imigração italiana e a im-portância da cultura do arroz nomunicípio de São João do Polêsine.

“No nosso munícipio o cultivode arroz é muito importante, comuma área de 2.033 hectares”, desta-ca o chefe do escritório local daEmater/RS-Ascar, técnico agrícolaEvandro Roberto Bulegon.

A 59ª Festa Regional do Arrozocorre até domingo na Praça Diáco-no João Luiz Pozzobon, em São Joãodo Polêsine, para estimular o apri-moramento tecnológico da culturado arroz irrigado e a sua divulgaçãopara os produtores da região e doEstado Também ocorrerão shows,atrações artísticas, exposição-feirae desfile típico italiano.

A abertura oficial do evento foi

A programação do Festival Cul-tural Italiano segue neste sábado,com Giro Ciclístico, organizado pelaEscola João Frederico Savegnagoem Comemoração à Imigração Itali-ana. A saída é da Vila Catani, às8h30, e a chegada na Praça Giuse-ppe Garibaldi.

Às 10h30, ocorre um Filó Cultu-ral no Espaço de Memória, que abri-rá suas portas para exibir seu acer-vo, enriquecido com peças quecontam um pouco da história dosimigrantes italianos no município.À tarde, das 15h às 20h, haveráCafé Colonial no Salão Paroquial.

A partir das 17h começa o 5ºTranca Trilha. São diversos showscomo Motoqueiro Fantasma, ShowDrifting com BMW, Show Gol queanda em 2 rodas, Show Tower quecapota e Show Fred Kyrillos (bi-campeão Brasileiro de FMX), alémde passeio de helicóptero e voo debalão. A programação da noite ter-mina com o show da banda DuploSentido, às 22h30, na Praça Giuse-ppe Garibaldi.

No domingo também haverá cafécolonial, das 15h às 20h, assimcomo diversas apresentações queprometem manobras radicais, den-tro do Tranca Trilha. Na segunda-feira, a programação encerra comuma sessão em homenagem ao Diado Imigrante, às 19h, na Câmara deVereadores.

Os interessados em realizar re-servas para o jantar e os cafés co-loniais devem entrar em contatocom os seguintes números: 3224-1083/3224-4800.

realizada nesta sexta-feira, às 18h30,com palestra sobre tendência demercado e conjuntura da lavourade arroz, feita pelo Instituto RioGrandense do Arroz (Irga). A ex-pectativa é a de que aproximada-mente cinco mil pessoas participemdos três dias de programação. A

Festa do Arroz é realizada pela Pa-róquia São João Batista e pela pre-feitura, com patrocínio do Irga e

apoio da Associação Comercial,Industrial, Serviços e Agricultura(Acisa) e da Emater/RS-Ascar.

Santa Maria da Boca do Mon-te. Ou somente Santa Maria.Que atende, também, por Ci-

dade Cultura, Coração do Rio Gran-de e outras alcunhas. Formalmenteinstalada em 17 de maio de 1858,Santa Maria - que começou comoum mero acampamento, se tornoupovoado, vila e, finalmente, cidade- cresceu muito em seus 156 anos.Curiosamente, o município guardacaracterísticas que lhe conferemanálises opostas: seria Santa Ma-ria uma “grande cidade pequena”ou uma “pequena cidade grande”?O fato é que, embora seja uma dasprincipais forças do Estado, “SM”(como também é carinhosamentechamada) conserva seus ares decidade interiorana acolhedora.

Em relação a seu território, San-ta Maria pode, sim, ser considera-da uma cidade pequena. Ainda as-sim, apesar da área de 1.788, 121km² (Alegrete, cidade de maior ex-tensão territorial do Estado, pos-sui 7.803, 954 km²), a população domunicípio não para de crescer: deacordo com levantamento do Insti-

tuto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), em 2013, o númeroestimados de habitantes era273.489 - 12.458 a mais do que em2010. Em todo o Rio Grande do Sul,apenas Porto Alegre, Caxias do Sul,Pelotas e Canoas são mais populo-sas que Santa Maria (no caderno

especial sobre a cidade, que circu-la encartado nesta edição, cons-tam dados do IBGE referentes aoano de 2011).

Recentemente, Santa Maria fi-gurou em duas listas da revista Exa-me que a colocam em lugares dehonra em relação a importantes ca-

racterísticas. Em novembro do anopassado, ao eleger as 20 melhorescidades para se viver após a apo-sentadoria. Em 18º lugar, logo atrásda Cidade Maravilhosa, a CidadeCultura surge como uma opção aosidosos. Agora, em sua última edi-ção, a publicação divulgou o

ranking das 100 melhores cidadesdo Brasil para investimentos emnegócios, e Santa Maria está lá, na62ª posição, sendo a quarta colo-cada entre as seis cidades gaúchascitadas - exemplo disso é a vindada gigante alemã KMW, especi-alizada em fabricação de blindados.

O concurso Miss Santa Maria 2014, nas categoriasmini, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta,

numa promoção de A Razão, ocorre no nestesábado, às 20h, no Avenida Tênis Clube

No pequeno cômodo de umacasa, em meio a desenhos efotografias de prédios, ma-

deira, cola e tinta, nasce uma SantaMaria diferente, mas igual. Diferenteno tamanho, mas assustadoramenteparecida nos detalhes. Das pacien-tes e cuidadosas mãos do projetistade desenho técnico José Adair Fu-magalli, nasce uma Santa Maria emminiatura, através de engenhosas ma-quetes que recriam com incrível pre-cisão prédios históricos do municí-pio. Com seu trabalho já consolidadoe reconhecido, ele capricha nos últi-mos ajustes antes de apresentar suanova obra, o Edifício Mauá, localiza-do nas esquinas da Rua Silva Jardimcom Avenida Rio Branco.

Servidor público federal do Mi-nistério do Exército há 35 anos, Fu-magalli não recorda ao certo quandocomeçou a envolver-se com maque-taria. “Foi há uns 15 ou 20 anos, masnão sei precisar”, diz ele, cuja primei-ra maquete foi logoum dos mais desta-cados edifícios deSanta Maria, o Clu-be Caixeiral. Na se-quência, vieram re-produções fieis deprédios importan-tes da cidade, comoo Theatro Treze deMaio, a Gare da Viação Férrea, a Ca-tedral Metropolitana e a SociedadeUnião dos Caixei ros-Viajantes(SUCV), entre outros.

23 maquetes depois, ele está pres-tes a realizar um desejo antigo. “Sonhoem construir a maquete do Mauá des-de que comecei comisso. Mas fui deixan-do, por que queriaque fosse algo gran-dioso”, explica Fu-magalli, enquantomostra as peculiari-dades dos oito an-dares do edifício eexplica o porquê desempre retratar as edificações comoeram em outras épocas, sobretudo osanos 60. “Eu sinto coisas boas en-quanto monto essas maquetes, volto

aos anos dourados, quando vivi mi-nha infância. Eram tempos mais tran-quilos, o mundo não era tão corrido, aspessoas conversavam mais”, reflete.

E é por meio desses sentimentosque o projetista imerge em sua quaseterapêutica atividade. “Há dias emque fico uma tarde inteira trabalhan-do e parece que o tempo não pas-sou. Me isolo do mundo quandoestou aqui, ponho uma música e co-meço a montar”, conta ele, que utilizatodo e qualquer tempo extra para sededicar aos seu hobby. “Como ain-da não me aposentei, só posso tra-balhar nas maquetes durante as fol-gas. Se tenho dez ou 15 minutos livre,eu venho para cá. Costumo acordarbem cedo, para mexer um pouco ne-las antes de ir para o trabalho”.

Em 2012, Fumagalli teve seu tra-balho admirado pela comunidadesanta-mariense durante a exposiçãoMini Cidade, realizada no Salão No-bre da Prefeitura Municipal. Agora,em alusão ao aniversário de 156 deSanta Maria, no dia 17 de maio, ele

espera ter suas ma-quetes mais umavez expostas, coma adição do inédi-to Mauá. “Tive umareunião com o pre-feito [Cezar Schir-mer (PMDB)] e osecretário adjuntode Turismo [Rafael

Ruviaro]. Acredito e torço para queessa exposição aconteça. Será umarealização”, entusiasma-se o maque-teiro, que se considera “perfeccio-nista ao extremo”. “Por enquanto, éum hobby, mas quero me dedicar ex-clusivamente a isso quando me apo-

sentar. É um traba-lho minucioso, maseu gosto. Crio pro-blemas para mimmesmo, gosto de di-ficultar o processo”,destaca Fumagalli,que já trabalha naspróximas maquetes:o Quartel do Parque,

a Câmara de Vereadores e mais algu-mas casas da Vila Belga. Além disso,ele planeja, futuramente, montar a Igre-ja das Dores.

Detalhista, a maquete do Edi-fício Mauá foi confeccionada emescala 1:25. Além da arquitetura,conhecida por todos que circu-lam pelo centro da cidade, Fuma-galli fez questão de privilegiar de-talhes muito específicos, como ointerior de alguns apartamentos

do prédio e o andar térreo, que nadécada de 60 abrigava a Eny Cal-çados. O perfeccionismo é tama-nho, que até a loja foi reproduzidafidedignamente (inclusive com sa-patos e guarda-chuvas expostos).Outra curiosidade encontra-se noterraço do edifício: um grande le-

treiro da época, com propagan-da dos refrigerantes Cyrilla. Fei-ta com papel especial para ma-quetes, resina e ripas de madeira,a maquete é desmontável e é ilu-minada. “A instalação elétrica ésempre a parte mais complica-da”, comenta Fumagalli.

Cebola pode reduzir taxasde colesterol entre mulheres

Você sabia que quatro quin-tos de todos os dados rece-bidos pelo cérebro chegam,

primeiramente, através dos olhos?E que a visão tem importância tãogrande que supera, até mesmo, ade todos os outros sentidos? Avisão permite aos seres humanosaprimorarem a percepção do mun-do. Por isso, é extremamente in-dispensável cuidar bem dos olhos,pois além de possuírem grande im-portância em nossa vida, são frá-geis e complexos. De acordo como oftalmologista Richard YudiHida, muitas vezes não nos impor-tamos ou não sabemos que mui-tos de nossos hábitos são dano-sos à saúde ocular. Sendo assim,para ter uma visão de qualidade eduradoura, é necessário estar aten-to a algumas medidas. Confira abai-xo o que diz o especialista:

É preciso ter muita atençãoquanto aos produtos utilizados e àmaneira de se maquiar. Opte pormarcas que tenham tradição no mer-cado, ao invés das desconhecidas.Pesquise se já houve casos comproblemas em relação ao produto,se ele é dermatologicamente testa-do e, na hora de comprar, se eleestá dentro do prazo de validade,afinal, produtos vencidos podemcausar dermatite ou conjuntivite tó-xica. Siga sempre as instruções dofabricante e guarde sempre os pro-dutos em ambientes secos e longeda exposição ao sol. Caso deixe nobanheiro, verifique se o local este-ja adequado (humidade e limpeza).Deixar em local inapropriado (ge-ralmente úmido e sujo) pode au-mentar a proliferação de microor-ganismos como fungos e estragaro produto. É de extrema importân-cia também não dividir a maquia-gem com outras pessoas, pois estaé uma das formas mais fáceis decontaminar o produto. Procure apli-car o lápis e o rímel apenas na pál-pebra, dos cílios para fora. E cuida-do, principalmente na borda interna

da pálpebra (conhecido popular-mente como “linha d’água”), ondeo lápis é passado, pois essa é umaregião com orifícios que consistena desembocadura de glândulasresponsáveis pela produção decomponentes importantes para a lá-grima. Sua obstrução aumenta o ris-co de infecções e inflamações, comoo terçol e a bleferite, podendo cau-sar também síndrome do olho seco.Ao dormir, diariamente, retire toda amaquiagem e, caso sinta coceira,olho seco, fotofobia ou qualquerirritação após passar algum produ-to, interrompa imediatamente o seuuso e procure um médico.

Ao contrário do que muitos ima-ginam, o uso dos óculos de sol sãoimportantes não apenas para os diasde sol forte. Quando o tempo esti-ver nublado, também é importanteusá-los, já que ainda haverá a inci-dência de raios ultravioletas. O usodiário do acessório é essencial prin-cipalmente às pessoas que praticamatividades físicas ao ar livre, pois aradiação direta dos raios aos olhospode causar dano à córnea, ao cris-talino, retina e pálpebras. Com otempo, a pessoa pode perder a per-cepção de detalhes, desenvolveruma série de doenças como catara-ta, degeneração da retina, pterígio etumores.

Ao comprar os óculos de sol,não se preocupe apenas com a apa-rência ou preço. Assim como a ma-quiagem, é importante se preocuparcom a qualidade do produto, suaautenticidade e se tem alguma certi-

ficação de que possui proteção con-tra raios ultravioleta (UVA e UVB).Não se deve usar óculos sem ga-rantia e, muito menos, falsificados.Além de não evitarem a exposiçãoao sol, alguns produtos de má qua-lidade também têm lentes com su-perfícies irregulares, que causamdesconforto e dor de cabeça. Todaqualidade dos produtos óticos sãocontrolados e devem ser aprova-dos por órgãos nacionais, como porexemplo, a Anvisa - Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária.

Apesar de práticas, é necessá-rio muito cuidado com as lentesde contato. Em primeiro lugar, nãose deve começar a fazer o uso semo acompanhamento médico. O pa-ciente deve passar por uma análiseprévia de sua saúde ocular feitapelo oftalmologista, que irá pes-quisar a viabilidade do uso comrelação ao conforto, visão e adap-tação do produto. O conforto e avisão é possível verificar sem a con-sulta do oftalmologista, mas a adap-tação da lente de contato (para ve-rificar se a lente esta frouxa ouapertada ou bem adaptada) deveser realizada com seu médico. Exis-tem uma série de exames que verifi-cam algumas medidas da córnea(curvatura, diâmetro, cicatrizes,transparência, etc) para adaptar me-didas da lente de contato (curvabase, diâmetro e grau). Caso a len-te não esteja medicamente bemadaptadas, uma série de problemaspodem ser desencadeadas (con-juntivite, alergia, intolerância, ce-ratite, perda da visão, inflamaçõese cicatrizes irreversíveis)

Tanto para lentes de grau ou len-tes coloridas, é fundamental que te-nham bastante cuidado com a higi-ene. Não se deve fazer uso excessivoe nem dormir com elas, pois atrapa-lham a oxigenação dos olhos, dimi-

nuindo a sua defesa e aumentandoaté 20 vezes o risco de infecções edeformidades na córnea. A limpezadas lentes deve ser feita com produ-tos adequados e não se deve usarágua de torneira ou qualquer outroproduto sem orientação médica de-vido a risco de contaminação.

O cuidado precário da lente, oseu mau uso ou materiais falsifica-dos e de má qualidade podem cau-sar infecções e ulcerações que pre-judicam a visão, às vezes, de formairreversível. A pessoa ainda corre orisco de ter alergias ou intolerânci-as, coceira, edema ou inchaço dacórnea, entre outros. Em caso dequalquer sintomas ou baixa de vi-são, suspenda imediatamente o usoda lente de contato e procure seuoftalmologista.

Em qualquer condição, a auto-medicação é uma prática inaceitávelna medicina, afinal, somente o médi-co pode dizer qual medicação e fre-quencia do seu uso. No caso dosolhos, é comum que as pessoas fa-çam uso de colírios e lubrificantesquando sentem alguma irritação oua sensação de ressecamento, po-rém, correm sérios riscos de teremproblemas mais graves, inclusive deficarem cegas pelo uso indiscrimi-nado do medicamento.

Algumas doenças oculares pos-suem sintomas parecidos, mas têmgravidade e tratamentos diferencia-dos, condições que apenas um mé-dico especialista pode avaliar. É im-portante ressaltar que tambémexistem colírios que podem causaraumento da pressão arterial, aumen-to da pressão ocular, constrição dosvasos na conjuntiva ocular, taqui-cardia, asma, depressão e até algu-mas doenças oculares irreversíveis.Ou seja, além de prejudicar a saúdeocular, podem acarretar outras com-plicações na saúde.

Todos os estes tipos de procedi-mentos não são liberados pelos ór-gãos controladores de nosso País etambém são condenados por órgãossupremos da oftalmologia brasileira,como o CBO - Conselho Brasileiro deOftalmologia e a SBO- Sociedade Bra-sileira de Oftalmologia, devido a faltade evidência na segurança do proce-dimento. Além de serem práticas rea-lizadas por pessoas que não fazemparte da área da saúde, também sãonocivos, inadequados e colocam emrisco a vida da pessoa e de sua visão.

A colocação de uma lente na fren-te da íris para a mudança de cor éuma cirurgia feita com certa frequ-ência no Panamá e não é autorizadano Brasil. Já há casos de pessoas,inclusive de pacientes brasileiros,que realizaram esta cirurgia e sofre-ram com problemas como glauco-ma, inflamações recorrentes nosolhos, doenças crônicas, catarata,cegueira e, inclusive, a necessidadedo transplante de córnea.

A tatuagem consiste em injetarum produto colorido (tinta) entre aesclera (parte branca do olho) e aconjuntiva (película transparenteque reveste a esclera). A pigmenta-ção é um ato irreversível e as com-plicações podem ser desde umaconjuntivite química, infecção doglobo ocular, perfuração ocular, des-colamento da retina até a cegueira.

Já o “piercing” de olho, é umprocedimento semelhante ao da tatua-gem, mas, ao invés do produto colori-do, é colocada uma pequena peça deplatina ou ouro entre a esclera e a con-juntiva. Uma cirurgia invasiva, quepode causar infecções e, nos piorescasos, também leva à cegueira, bemcomo a possibilidade de perfuração ehemorragia sob a conjuntiva durante acirurgia. O procedimento não é regula-mentado no Brasil e não se sabe oefeito deste produto em longo prazo.

Santa Maria é menina! Cidade que se recria, se inventa, se renova acada dia. Passeia com o vento norte, brinca nas ruas, levantapoeira, faz algazarra, folia, brincando com os cabelos, com as saias,

com a alegria. Fica aflita e angustiada quando cai das ilusões, sofre aodespencar de algum sonho, chora com as decepções. Mas se levanta,enxuga o pranto e ri de novo. Aprende com os dissabores, não perde agraça nem desiste da esperança! Tem vigor, coragem e ânimo para refazera trajetória, mudar o curso, conceber uma nova história.

Ela exala simpatia, esta cidade menina. Recebe bem os que se achegam,acolhe quem está de visita e se orgulha dos moradores. Exibe aos forastei-ros o que tem de mais bonito, dança com os que vêm e se vão, sela umvínculo de afeto com quem agora está longe. Seus humores de guria ficampor conta do tempo, tudo bem aos extremos: muito quente ou muito frio.Serpenteia a beleza por seus morros e, nas subidas e descidas, brinca comum rolimã de emoções. Tem o frescor das manhãs que convidam a umnovo dia, outra etapa, nova fase. Faceira, se enfeita de contentamento etudo nela é bonito. Suas ruas, seus eventos, seu comércio, sua cultura,sua gente. E justamente as pessoas é o que ela tem de melhor. Gente detodos os lados, outros estados epaíses, todos são bem hospedadose com os nativos da cidade tornam-se todos irmãos.

Santa Maria é mulher! Cidade quevenceu tantas vezes, faz de cada vi-tória um estímulo para outras em-preitadas e das dificuldades, desafi-os que se transformam emcrescimento. Autoconfiante, sabe deseus encantos, mas não se limita aficar neles. Vai mais longe, pode maisna sina de vencedora. Inteligentepara atrair investimentos, busca opor-tunidades, e trabalho não dá medo.A grandeza multicultural pulsa nelae a sua beleza ninguém nega.

É de muita fé, esta cidade mulher.No colo da Mãe Medianeira entregaos seus sofrimentos, pois mãe tam-bém ela é. Santa Maria recebe filhosde várias querências, de muitas plagas e origens que cabem em seucoração. Dá-lhes estudo, formação, trabalho, ambiente de recreio, lazer egentil recepção, além de chimarrão topetudo, boa prosa, churrasco gordo,fogo quente e poncho grosso para enfrentar o inverno e sombra e águafresca quando chega o verão. Mãe dos filhos que viu nascer e crescerembalando em seus abraços, enfrenta com dignidade e altivez a dor decada uma das perdas, e o sacrifício da saudade se espicha qual o horizon-te, perdendo de vista o consolo até que possa fazer a retomada daexistência. Mãe sofrida a nossa Santa Maria. Muitos dos que fizeram asua história a deixaram, outros sequer tiveram a chance de retribuir o quedela receberam, e já se foram. Mas há outros filhos a cuidar, muito amorpara honrar e uma família inteira a atender. Na condição de mulher, SantaMaria se move entre lágrimas e sorrisos, consciente de que é precisoseguir a vida adiante, mesmo com o coração em pedaços.

Santa Maria é anciã! Com aparência de menina e maturidade demulher, Santa Maria é anciã por acumular sabedoria. A experiência quea marca é igualmente o que a ensina, e assim muito mais ela mais aprendee tanto mais compartilha. A dor que faz sangrar o seu peito é a força quea faz lutar. Os erros se convertem em lições, aprendizados, exemplos denão fazer. Pode ver o que dos olhos se esconde, ouvir o que não foi dito,entender o que não se explica, e o seu povo se aprimora ao aprender aunião, o trabalho conjunto, os ideais comuns ao bem de todos. Cidadede todos os que nela chegam, Santa Maria se fortalece em cada um epara a comunidade ela vive, entre sobressaltos desmoronados pelaconfiança, sustos que não resistem à bravura e problemas que sucum-bem à persistência, à determinação e ao bom e eficaz esforço. Estasenhora anciã não fica mais velha quando faz aniversário, fica melhor eainda mais sábia para resolver as pelejas e questões do seu desenvolvi-mento.

Cidade donzela, mãe e avó. Cheia de possibilidades, uma menina.Receptiva e plena de fé, toda mãe. E como anciã é um colo que a gentequer ter de novo, por isso sempre volta e volta e volta, e daqui o coraçãonão sai e vibra dizendo, de onde quer que esteja: Eu sou de Santa Maria!Frase de pertencimento, de inclusão, de achego no coração da cidade queé coração do Rio Grande. Fazer parte, integrar-se, estar em sua história évaidade que ninguém quer esconder. Aplaudamos a cidade que é nossa eque ajudamos a construir com a nossa história, que ela abraçou, animou eaplaudiu. E nos sintamos em verdadeira irmandade, celebrando mais umafesta da querida matriarca.

Um convite à neta santa-mariense

Querida Valentina: hoje, dia 17 de maio, a suaterra natal, Santa Maria, comemora 156 anosde vida! (No dia 06 de junho, você também

estará em festa, festejando o seu 11ºaniversário). Estive pensando em vo-cês, especialmente na sua e minha ci-dade natal, e dei-me conta de que so-mos privilegiados por termos nascidoem Santa Maria e estarmos nela viven-do e convivendo com muita gente dobem, essa gente que faz acontecer feli-cidade e progresso na cidade. Ao nas-cermos em Santa Maria você e euganhamos o direito de ser santa-mari-enses, é verdade (o Vô tem paixão poresta terra), mas em troca recebemosum grande dever, o de zelar pela nossacidade com atenção e dedicação. So-mente assim, honraremos a memóriade quem nos antecedeu e desenvolve-remos a cidade para entregá-la aindamelhor aos que nos sucederão.

Querida neta, olhe agora comigoao nosso redor. Veja como SantaMaria é palco de coisas extraordinárias, construídassabe por quem? Por voluntários! É gente que muitasvezes nem é lembrada pelos que recebem palavras,gestos, trabalho, o tempo das suas vidas. Lembroexemplos. Há, em Santa Maria, com repercussãoem muitos países, um extraordinário movimentoque valoriza os pequenos produtores e artesãos. Abandeira é a Economia Solidária. A quem se deve sua

Devo, espero, bendigo...

Sempre que Santa Maria completa mais um anode existência, surge em mim uma vontade deexpor os meus sentimentos sobre essa encan-

tadora cidade que me viu nascer,crescer e me fortalecer na fé, poismuito devo a ela pelo acolhimento epelo carinho que sempre me dispen-sou.

Sim, devo à minha cidade todo omeu crescimento e aperfeiçoamentohumano e social; devo minhas gran-des amizades, minhas extraordinári-as alegrias.

Devo a Santa Maria, minha cida-de, impressionantes lembranças,como a originalidade do vento nortecom seu silvar inconfundível, a be-leza de seus morros, o encanto de entorno, a pujan-ça de suas matas, os saudosos silvos dos trens deferro, sobretudo, ao romper das madrugadas.

Ah, como devo à minha cidade! Devo a riqueza, oentusiasmo e alegria de sua juventude que me fezjovem entusiasta, confiante em crescer em valoreseespiritualidade.

Devo a Santa Maria as memoráveislembrançasdas noites das tertúlias, dos festivais, dos carnavaisde rua, especialmente, daqueles que aconteciam naAvenida Dores,da convivência tradicional no calça-dão, do congraçamento da Presidente Vargas, aosdomingos.

Devoà minha cidade a lembrança dos inesquecí-veis jogos universitários, dos fantásticos desfiles

vitalidade? À liderança de uma mulher-guerreira,Irmã Lourdes Dill. Santa Maria tem um Theatro,o Treze de Maio, um valioso agente de cultura,motivo de orgulho para todos nós. (Lembroagora: você foi visitá-lo e ficou tão encantadaque passou a ser talvez a mais ou uma das maisjovens sócias do Theatro, não é? Sabe qual onome da mulher-líder que faz o nosso Theatroser o que é? Profª Ruth Pereyron! Outro exem-plo: o Hospital de Caridade foi fundado pelobenemérito médico Astrogildo de Azevedo. Seus

diretores trabalham como volun-tários, sem receber um vintém. Oatual líder? Dr. Walter Jobim Neto!No Bairro Dores, está a sede deum dos maiores e mais importan-tes clubes do país. Um batalhão devoluntários, sob o comando deAdemir Pozzobon e sua Diretoria,trabalham também sem ganharnada, em benefício da coletivida-de. Essa é Santa Maria! Poderialembrar o nome de muitas outraspessoas e instituições para home-nagear a todas, no Dia de SantaMaria. Lar das Vovozinhas, Lar deMiriam, Vila Itagiba, as inúmerascreches e centros de apoio a cri-anças carentes são o que são por-que há gente do bem que as sus-tenta e luta por elas. Há tambémmuita gente dedicada à cultura,

aos esportes, às entidades de classes, às organiza-ções assistenciais e comunitárias, à educação.

Pois hoje, Valentina, convido você para, jun-tos, bater palmas e homenagear essa gente dobem, os milhares de voluntários que são respon-sáveis, junto com os gestores e funcionáriospúblicos, por fazer Santa Maria cada vez melhor.Parabéns, Santa Maria!

[email protected]

[email protected]

[email protected]

com suas maravilhosas bandas marciais.Devo a Santa Maria, minha cidade, o privilé-

gio da formação acadêmica, e, especialmente,ocampo, a seara que me foi oferecida para plantar,para semear a palavra de Deus, o tesouro doEvangelho.

Devo muito a Santa Maria, mas continuo aesperar mais dela.

Espero de minha cidadeuma opção, uma deci-são mais clara e decidida em favor da paz e dorespeito à vida.

Espero de Santa Mariaumamudança de postura, no que serefere à segurança de seu povo,com mais coragem no combate àviolência e a todo tipo decriminalidade;espero mais atençãoao trânsito, especialmente, maisconsciência dos pedestres e maisrespeito dos motoristas para comos pedestres.

Espero de minha cidade quecoloque, no mínimo, dois a trêsrepresentantes no Congresso Na-cional e na Assembleia Legislativa.

Espero de Santa Maria uma postura mais com-prometida no cuidado com sua beleza natural ecom sua limpeza, tornando-a mais bela e colori-da.

Eu,também, bendigo minha cidadepela sua fé,pelo respeito religioso e pela diversidade cultural;pela coragem de seus empreendedores, por seuslíderes e pela generosidade nas causas sociais.

Bendigo Santa Maria pela sua história, pelasua gente, pela sua hospitalidade.

Enfim, bendigo minha cidade por tudo o queela representa para a sua comunidade! Bendigominha cidade, Santa Maria, por ser minha SantaMaria, por ser nossa Santa Maria. Simplesmentepor ser - SANTA MARIA!

Santa Maria em três faces

Um ensaio clínico recente-mente publicado na revistamédica The Journal of Obs-

tetrics and Gynaecology Researchavaliou os efeitos do consumo decebola vermelha crua sobre as ca-racterísticas metabólicas em mulhe-res com sobrepeso e obesas, comsíndrome dos ovários policísticos.

As pacientes (n = 54) foram alo-cadas aleatoriamente para o gru-po de intervenção - "alto consu-mo de cebola” (cebolas vermelhascruas: 2 × 40-50 g / dia, se sobre-peso e 2 × 50-60 g / dia, se obesos)

ou ao grupo de controle - "baixoconsumo" (cebolas vermelhascruas: 2 × 10-15 g / dia).Índice de massa corpo-ral, registro alimentar eparâmetros metabóli-cos (glicemia em jejum,triglicérides, coleste-rol total, colesterol debaixa densidade, lipo-proteína de alta densi-dade e lipoproteína (a)foram avaliados na fasefolicular do ciclo mens-trual no início do estudoe depois de 8 semanas.Variáveis ??hormonais(progesterona, prolactina,progesterona e 17-OH),também foram medidos no iní-cio do estudo.

Verificou-se que a cebola dimi-nuiu significativamente os níveisde colesterol total dentro de cada

grupo, no entanto, essas mudan-ças foram mais fortes no grupo dealto consumo. Da mesma forma, li-poproteína de baixa densidade di-minuiu significativamente no gru-po de alto consumo. Os níveis deglicemia de jejum, triglicerídeos, li-poproteína de alta densidade e li-

poproteína (a) não diferi-ram significativamenteapós o tratamento.

Portanto, segun-do o estudo, o con-

sumo de cebolavermelha pare-ce ser ef icazcomo um agen-te para reduzir

o colesterol emmulheres com sín-drome dos ovári-os policísticos.

(Fonte: J ObstetGynaecol Res.)

Já estão disponíveis para a po-pulação as orientações gerais decomo solicitar à Anvisa a autoriza-ção de importação de medicamen-tos controlados sem registro nopaís. De acordo com a legislaçãonacional, é possível a importaçãode produtos sem registro no paíspara uso pessoal.

Para isso é fundamental que opedido esteja apoiado por uma pres-crição e laudo médico que indiquema necessidade e benefício do medi-camento para o paciente. Isto é ne-cessário porque medicamentos semregistro no país não possuem da-dos de eficácia e segurança regis-trados na Anvisa. Neste caso, cabeao profissional médico a responsa-bilidade pela indicação do produto.As substâncias de controle especi-al no Brasil têm propriedade psico-trópicas, entorpecentes, teratogêni-cas e em alguns casos sãocontroladas internacionalmente. Porisso a autorização da Anvisa é fun-damental para que o medicamentoentre no país.

Horóscopo

Cinema

* As grades de programação são divulgadas pelas empresasque administram as salas de cinema da cidade.

1 - Destrua este Diário - autora:Keri Smith - R$ 24,90

2 - A Culpa é das estrelas – autor:John Green - R$ 29,90

3 - Ansiedade – como enfrentar omal do século – autor: Augusto Cury -R$ 14,90

4 - Eu e meu Cachorro – autor:Lauro Trevisan - R$ 19,90

5 - Diário de um Banana 8 Maré deAzar - autor: Jeff Kinney - R$ 34,90

6 - Maçonaria e História: Origensno Mundo, no Rio Grande do Sul, emSanta Maria, loja Bocca do Monte –autor: Milton Alves Malgarim - R$ 30,00

7 - Um gato de rua chamado Bob –autor: James Bowen - R$ 24,90

8 - Cidades de Papel – autor: JohnGreen - R$ 29,90

9 - Quem é você Alasca? – autor:John Green - R$ 29,90

10 - O Tempo é um Rio que Corre –autora Lya Luft - R$ 28,00

Livros

Lembranças de Casamento

Quem vai casar já pode sepreparar para escolher aslembranças oferecidas aos

convidados da festa como uma re-cordação de um dos dias mais es-peciais da vida do casal. Os mimosserão guardados com carinho pe-los convidados que se sentirem es-peciais por serem convidados a par-ticipar dessa celebração de união.

Há diversos tipos de lembran-ças, cada uma com seu jeito espe-cial, dependendo das condições docasal e da criatividade empregadano objeto. Cada lembrancinha irárefletir um pouco da personalidadedo casal e fará com que o dia sejalembrado sempre que o objeto forobservado.

As lembrancinhas feitas comdoces são práticas e delicadas, po-rém tem a desvantagem de se aca-barem já que são consumíveis, anão ser que a embalagem que re-serva o docinho seja preservável.Essas alternativas de mimo para osconvidados são simples de elabo-rar e com pouco gasto, já que opróprio doce já deixa a lembrançamais delicada.

Para mulheres podem ser feitosmimos em cores mais femininas e paraos convidados homens, cores maisneutras e características do gênero.Se o casal não deseja criar lembran-ças diferentes para os diferentes gê-neros, podem escolher cores neu-tras para todos os convidados.

As lembranças criativas para ocasamento são mais marcantes edeixam os convidados surpreendi-dos com a característica do mimode recordação.

Os chaveiros per-sonalizados são interessantes parauma lembrança de casamento, jáque a lembrança do casal ou do diado casamento sempre estará a vis-ta quando a pessoa pegar a chave.

Plantas: As plantas são novida-des para as lembranças de casa-mento. Mudas de plantas peque-nas ou até mesmo miniaturas sãodelicadas e trazem uma propostasustentável. O cuidado com a plan-ta vai fazer ela crescer como a “plan-ta do casamento” na casa dos con-vidados.

Prendedores: Os prendedores deroupa são usados em lembranci-nhas há um tempo, entretanto, umnovo estilo de lembrança para ca-samento foi criado para inovar ouso do acessório. Cada metade dogrampo compõe um membro do ca-sal, e eles são pintados como se

estivesse se beijando.Colheres personalizadas: As

colheres personalizadas são beminteressantes como lembranças docasamento já que sempre que elasforem usadas, o casal estará sendolembrado pelo convidado que foi àcerimônia.

Eco bags: Com a proposta dasustentabilidade, as eco bags sãoótimas alternativas para lembran-ças de casamento, já que ajudam omeio ambiente e refletem a perso-nalidade e consciência do casal.

Há diversos tipos de lembran-ças de casamento, desde as maiselaboradas até as mais simples eque geram menos gastos para ocasal. Cada casamento pode ter umtipo de lembrança, dependendo doorçamento determinado e das in-tenções para os convidados dessedia especial. (Portal da Moda)

Durante os nove meses degestação, as futuras mamãesficam com muitas dúvidas

quando o assunto é saúde bucal.Muito se fala sobre, por exemplo,riscos de uma gengivite induzir otrabalho de parto de forma prematu-ra. Para esclarecer essas e outrasquestões, conversamos com MariaCristina Treno Rita, gerente Opera-cional e cirurgiã dentista da opera-dora INPAO Dental.

1 - Que proble-mas bucais po-

dem ocorrerdurante a gra-videz?

Os problemas mais comuns sãoa gengivite e cáries em geral, devidoao aumento no consumo de alimen-tos, especialmente doces e carboi-dratos, e a dificuldade que a grávidapossui em fazer uma higiene ade-quada devido aos enjoos. Além dis-so, pode ocorrer uma maior sensibi-lidade gengival, em decorrência dasalterações hormonais que aconte-cem neste período. Outro risco éque aconteça algum tipo de descal-cificação dental devido aos vômi-tos constantes, o que aumenta aacidez na boca.

2 - A saúde bucal pode afetar agravidez?

A gravidez causa flutuaçõeshormonais e isso aumenta o riscode gengivite e agravamento de do-ença periodontal preexistente. Asbactérias existentes nesse tipo dedoença podem cair na circulaçãosanguínea e se espalharem por todoo corpo. Em consequência, há tam-bém um risco considerável de indu-zir o trabalho de parto precocemen-te, provocando o nascimento debebês prematuros e de baixo peso.Porém, essa doença não é a respon-sável pela perda de dentes. Quandoisso acontece, geralmente está as-sociada à higiene inadequada e há-bitos alimentares prejudiciais.

3 - O que é recomendado parauma gestante fazer nesse período?

Gestantes podem e devem rece-ber tratamento odontológico, espe-cialmente o preventivo. As consul-tas periódicas, a profilaxia (limpeza),a aplicação tópica de flúor (se ne-cessário) e orientações de higieneoral e de dieta alimentar são muitoimportantes. Os tratamentos eleti-vos (não urgências), devem prefe-

rencialmente ser agendados para osegundo trimestre de gravidez.

4 - O que a futura mamãe podeesperar de uma consulta com odentista durante seu período degravidez?

A gestante pode realizar con-sultas odontológicas, sem proble-ma algum. Neste período, inclusive,é melhor marcar consultas entre o 4ºe 6º mês de gestação, porque os trêsprimeiros meses são os mais impor-tantes no desenvolvimento da cri-ança.

Além disso, a posição da cadeirade dentista pode ser algo muito des-confortável nos últimos meses dagestação. Entretanto, se houver ne-cessidade de consultas de urgênciadevido à incidência de dor, elas po-

dem ser realizadas a qualquer mo-mento, postergando os procedimen-tos invasivos.

5 - Existe algum procedimentoque a gestante deve evitar durantea gravidez?

Na maior parte dos casos, de-vem-se evitar radiografias, anesté-sicos dentais, medicação contra ador e antibióticos (especialmente atetraciclina) durante o primeiro tri-mestre da gravidez, a não ser quesejam absolutamente imprescindí-veis.

6 - Como se prevenir de proble-mas odontológicos durante a gra-videz?

É preciso escovar os dentes sem-pre após as refeições, evitando oacúmulo da placa bacteriana, sobre-

tudo próximo à gengiva. Dessa for-ma, a utilização diária de fio dentaltorna-se imprescindível, pelo menosantes de dormir. Também a reduçãono consumo de doces e o aumentona ingestão de alimentos integrais,verduras e frutas secas é uma medi-da bastante recomendável.

7 - E depois do nascimento,quando se deve levar o bebê aodentista?

A primeira visita ao odontopedi-atra deve acontecer o mais rápidopossível, pois o cirurgião dentistairá orientar a mãe em questões rela-cionadas à higiene bucal (inclusivegengival, enquanto não há dentes)e hábitos (tipos de mamadeiras echupetas, entre outros, além do usoadequado do flúor).

RapidinhasDesejo: Viver muitos anos.Amor: Dos familiares.Fé: Em Deus e no futuro promis-

sor!Dinheiro: Só pro gasto.Trabalho: Sempre bastante.Sonho: Ter momentos de felicida-

de.Amigo: Uns quantos.Vida: Longa e profícua.Alegria: Constante.Tristeza: Só aquelas que possível

evitar.

Fernando Adão SchmidtNatural de Venâncio Aires, Fernando Adão

Schmidt ganhou Santa Maria ou, podemosdizer que a cidade ganhou um conterrâneo

muito especial.Casado com a Maria Wardereza Cezimbra Schmidt e

pai da Neila Beatriz, do Luis Fernando e da Maria Cristi-na, ele credita com alegria à família, o fato de nunca maister tido vontade de sair daqui. Com formação em Econo-mia, sua vocação é mesmo para a comunicação. Radia-lista há muitos anos, ele leva, com sua voz, informaçãopara centenas de pessoas na madrugada através da

Rádio Imembuí. Schimitão, como é mais conhecido,reside em nossa cidade há mais de seis décadas e épersonalidade conhecida e respeitada em muitos meios.

Com tino para política, em 2014, sua atuação comovereador nas décadas de 60 e 90 lhe renderam umabela homenagem do Legislativo Municipal: o títulode Vereador Emérito.

Fazendo referência à cidade no final de semana deseu aniversário, a coluna elegeu, Schimitão, também,essa seção. Confira aqui, um pouco da história desteapaixonado por Santa Maria.

Quem é o Fernando emuma palavra? Homem simples,humilde e trabalhador.

Conte-nos um pouco sobrevocê: Quando jovem, nuncapensava em ter que sair da ter-ra natal. Em 2014, contrarian-do esse pensamento, já moro60 anos em Santa Maria. Oquartel me trouxe para cá. Ocasamento me firmou aqui.Meus filhos e netos santa-ma-rienses (André, Bruno, Viníciuse Eduarda) me fazem continuaraqui até os meus últimos dias.

Tua rotina é um pouco di-ferente em função do horáriodo programa, não?! Como éteu dia-a-dia? Levanto a umahora da madrugada, preparo oprograma e as 3h30min já es-tou no local de trabalho.

Algum cuidado especialcom a saúde? Sim. Não fumo,há anos deixei a cerveja e con-trolo a alimentação!

O que mais te atraí nestaprofissão? O reconhecimentopor parte de ouvintes.

Depois do teu, qual o pro-grama que o Fernando Adãoprefere ouvir? Noticiários e es-porte.

Há tanto tempo na Rádio,tivestes a oportunidade de tra-balhar com diferentes tecnolo-gias. Do tempo passado, do quemais sente saudades? O que háde diferente hoje? Sinto sauda-de dos colegas que já partiram.Iniciei em máquinas de escrevere com gravadores de poucosrecursos. Hoje, se trabalha coma internet, o celular e outrosrecursos modernos.

Na década de 60, o que temotivou a concorrer a verean-

ça e o que te fez voltar anosdepois? De 60 a 64 fui secretá-rio municipal. Inicialmente, Fa-zenda depois Administração edurante três anos secretário deViação e Obras Públicas. Eracargo de confiança e o partidoexigiu que em retribuição eume candidatasse. Aceitei o pe-dido do então prefeito MiguelSevi Vieiro. Já no governo deEvandro Behr minha esposa pro-fessora Maria Wardereza Cezim-bra Schimdt foi secretária deFinanças. Como ela não deseja-va ser candidata, Evandro Behrme convidou e eu aceitei.

Ter teu nome da galeria dosVereadores Eméritos, o que re-presenta para ti? Uma grandehonra e talvez o reconhecimen-to pelo trabalho exercido na Câ-mara Municipal.

O que as tuas experiênciasjá vividas acrescentam no teutrabalho como vereador e tam-bém como radialista? O co-nhecimento da geografia da ci-dade, o contato permanentecom moradores de diversas re-giões e a colaboração constan-te de ouvintes.

O que só Santa Maria tem?Um povo maravilhoso! SantaMaria é uma cidade simpática eum futuro brilhante pela frente.

No que a cidade poderiamelhorar? Na mobilidadeurbana.

Se pudesse presen-teá-lá, o que gostariasde dar a Santa Marianeste aniversário? Mui-

to progresso.

Qual é tua característicamais importante? Sinceridade.

Qual é tua palavra favori-ta? Sim.

E a que você mais detesta?Não.

Quais dons você gostaria depossuir? Aprimorar os que eujá tenho.

Que defeito é mais fácil per-doar? A fofoca de algum cole-ga.

Qual é o lema de tua vida?Honestidade e trabalho.

Qual é tua maior extrava-gância? Dar conforto à família.

Qual é tua viagem preferi-da? Visitar meus familiares.

Qual é tua ocupação prefe-rida? Rádio.

Uma atividade física: Ca-minhar.

Quais tuas comidaspreferidas? Feijão comarroz.

Um prato que saibafazer: Uns quantos.

Se pudesse esco-lher uma personali-dade para jantar,qual escolheria?Nunca pensei nis-so!

Uma ação paracomparti lhar:Ajuda e solidari-edade aos ami-gos.

O abacaxi é considerado “ORei dos Frutos”, por serrico em vitaminas e mine-

rais, e oferecer muitos benefíciosa nossa saúde. O abacaxi ou ana-nás é uma fruta da família das bro-meliáceas. Possui em sua compo-sição a enzima bromelina, utilizada

Não existeo obeso “saudável”

Uma pessoa obesa que tenhauma pressão arterial normal, taxade colesterol normal e níveis nor-mais de açúcar no sangue (glico-se) ainda corre o risco de doen-ças cardíacas, segundo relatampesquisadores coreanos na re-vista médica Journal of the Ame-rican College of Cardiology.

Em seu estudo, que avalioumais de 14.000 homens e mu-lheres, com idades entre 30 a 59anos, aqueles que eram obesostinham maior acúmulo de placasde gordura nas artérias (ateros-clerose) , colocando-os em mai-or risco de doença cardíaca eacidente vascular cerebral (der-rame) do que as pessoas compeso normal , segundo os pes-quisadores.

Segundo os autores da pes-quisa, mesmo que uma pessoaobesa tenha níveis normais depressão arterial, colesterol e açú-car no sangue, essas medidassão susceptíveis de mudar aolongo do tem-po e se tor-nam anormais,colocando opaciente emrisco de doen-ça cardíaca,derrame e di-abetes.

A pesquisaavaliou um to-tal de 14.828pessoas que

não tinham fatores de risco apa-rentes para doenças cardíacas.Os investigadores analisaram aformação de placas de cálcio nasartérias do coração, que são umsinal precoce de doença cardía-ca. A ocorrência de placas decálcio está ligada à aterosclero-se, com espessamento e endure-cimento das artérias.

Os pesquisadores descobri-ram que as pessoas obesas apre-sentaram maior prevalência deaterosclerose das artérias docoração do que as pessoas depeso normal. O quadro podeevoluir para ataques cardíacose morte súbita cardíaca, entreoutras doenças.

O estudo concluiu que os in-divíduos obesos que são consi-derados “saudáveis” porque nãopossuem os fatores de risco dedoença cardíaca não devem serassumidos como saudáveis porseus médicos. (Fonte: J Am CollCardiol. 2014)

em muitos medicamentos comoantiinflamatórios, digestivos e xa-ropes expectorantes.

Para usufruir dos benefíciosdeve consumir a fruta regularmen-te. O consumo pode ser feito in-natura, em forma de sucos, docese também em receitas culinárias.

- Fortalece os ossos- Reduz os níveis de colesterol- Auxilia na digestão- Auxilia no tratamento da sinusite- Auxilia no tratamento da bronquite- Auxilia no tratamento da tosse- Reduz os riscos de formação de

coágulos sanguíneos- Ajuda a emagrecer- Acelera a cicatrização dos teci-

dos- É um excelente anti-inflamatório- Diurético – Excelente para quem

retém muito liquido- Combate a hipertensão ar-

terial- Ajuda a eliminar cál-

culos renais- Combate a Ane-

mia – Devido sua aci-dez, favorece a absor-ção do ferro

- Ajuda a normalizara flora intestinal

- Bom para quem tem pri-são de ventre

Neste sábado, Santa Maria completa 156 anos, e Norival Medeiros,Estela Fonseca, Giorgio Forgiarini, Luiz Roese, Julieta Tólio, FabiolaArrais e Angela Abelin completam, também, uma nova idade. Parabénsaos aniversariantes!

No domingo, será a vez de Paulo Cervi, Alexandre Prates da Silva,Maísa Kehl, Fátima Guimarães, Karlyse Belli, Amanda Viedo, ViníciusDeprá, Léo Pizzolatto e João Carlos Provensi soprarem mais uma velinha.Felicidades!

Terá charme, beleza e muita sim-patia na passarela do Miss SantaMaria 2014, agendado para a noitedeste sábado. O certame promovi-do por A Razão, que credencia bel-dades locais a participarem de con-cursos estaduais, nacionais einternacionais, ocorre no salão no-bre do Avenida Tênis Clube e será,certamente, uma noite cheia de sur-presas. A top Dj Kaká Angel co-manda as pic-ups para os desfilesdas candidatas e a banda Alto As-tral irá animar o intervalo. A funçãoinicia às 20h.

O Itaimbé Palace Hotel já estáem clima de inverno. Na tarde dedomingo, a primeira edição do CaféColonial reunirá amantes da boaculinária para uma experiência gas-tronômica bastante apetitosa norestaurante Lês Quatre Saisons, apartir das 16h.

Velha SantaMaria, terra demuita gente

Mistura de sotaque,culturas diferentes

Vagões desentimento no apitodesse trem

Que traz aesperança e asaudade dequem vem

Flores e doces enfeitaram o sa-lão de festas do residencialParque das Oliveiras, para o

aniversário da pequena Ana LauraEbling Da Cás Sima. Filha de LianaEbling e Luciano Da Cás, a meninaganhou agito todo especial dos paispara esta primeira comemoração desua vida.

Simone Figueiredo deu grife a de-coração que foi composta por mui-tos bolos coloridos, frutas e gulosei-mas, além de cestas de vime e artigosque lembravam um jardim. A ideia dadesigner foi transformar o ambienteem um grande Pic Nic.

Amigos e parentes carimbaramseus nomes na lista de convidados epuderam participar do animado “Pa-rabéns à Você” cantado para a ani-versariante. O fim de tarde teve, ain-da, serviço da equipe de NorbertoDa Cás com uma culinária impecável.

No vai e vem entre SantaMaria e Porto Alegre, LídiaReuter e o marido, Rogério

Reuter estiveram na cidade paratestemunhar o casamento de GraziKöhler e Ricardo Aita Menna Bar-reto. O enlace que ainda repercuteem nossa sociedade, aconteceunas boas vindas a maio, no EspaçoEsmeralda.

Rodeada pela família, Gláu-cia Ustra Soares celebrouseus 80 anos. A recepção teve

como cenário o bonito salão da As-sociação de Professores Universitári-os de Santa Maria que foi elegante-

mente decorado para a ocasião. Cló-vis Menezes foi o responsável pelosflashes, entre eles, este que registra aaniversariante com os filhos, a nora,os netos e o esposo, Henrique Sar-mento Soares.

Marcelo Ustra Soares, Marília Ho-llweg, Gabriel Hollweg Ustra Soares,Henrique Ustra Soares, Marcos Trin-dade Soares, Bruna Fagundes Pache-co e Marcia Ustra Soares brindaram anova idade da matriarca da família.

Televisão

Resumo das Novelas

Palavras cruzadas diretas

Depois de virar estrela da Globoem Amor à Vida, a atriz Tatá Wer-neck será a protagonista de LadyMarizete, novela das sete que deveestrear no primeiro semestre de2015, no lugar da substituta de Ge-ração Brasil. A informação foi con-firmada (e comemorada) por Alci-des Nogueira, coautor da trama comMario Teixeira. A direção de nú-cleo será de Wolf Maia.

Tatá interpretará Mari, nascidae crescida no Paraisópolis, a maiorfavela de São Paulo (a oitava dopaís), ao lado do nobre bairro do

Após Silvio Santos elogiar seuprograma na Record, Sabrina Satousou a rede social Facebook paracomemorar. "Gente, até o mestre Sil-vio Santos assistiu ao 'Programa daSabrina'. Muito feliz, beijos e boa se-mana a todos vocês", escreveu ela.

No último domingo, 11, em seuprograma, o dono do baú disse queassistiu o programa de Sabrina Sato,na Record, e que gostou do que

viu. Silvio aproveitou o gancho parabrincar dizendo que vai tirá-la daemissora de Edir Macedo.

"Eu vi o programa da Sabrina egostei. Ela é boa", analisou Silvio."Será que a multa é alta? Eu achoque vou tirá-la [da Record], a multanão deve ser alta", concluiu o apre-sentador. Ele afirmou ainda que opagamento da multa seria uma con-tribuição para a Igreja Universal.

Morumbi.tem fama de ser reduto de líde-

res do PCC, facção criminosa quedomina os presídios paulistas. MasLady Marizete irá revelar outra Pa-raisópolis, a que dá certo. “Mario eeu pretendemos mostrar o cotidia-no dessa comunidade, e muita coi-sa que há por lá: o Estevão Concei-ção, que é conhecido como Gaudí,o balé, o centro comunitário. O quenos interessa é a vida que aconte-ce lá e no entorno. Haverá muitohumor, mas não deixaremos o hu-mano de lado”, diz Nogueira.

Telinha mágicaEM FORMAA apresentadora brasileira do E! Entertainment Tele-

vision, Giselle Hermeto e a atriz Carla Diaz, almoçaramessa semana em um restaurante de comida saudável de

São Paulo. Na ocasião, as duas trocaram dicas debeleza e saúde e gravaram uma entrevista para oE!News Update. A modelo, que apresenta o E! NewsUpdate e o Conexão da Moda, aproveitou para fazer

vários selfies com a atriz. Durante o papo descontraí-do, Carla – que participa da minissérie “Milagres de

Jesus“ e estreia sua primeira protagonista no cinemacom o filme “O sequestro na rede social” – disse queadora fazer circuitos funcionais para manter a forma.“Tenho seguido uma dieta saudável e procuro mantera forma com exercícios, muita dança, caminhadas ecorridas”, explica a agora morena, que tem 23 anos enamora o empresário Felipe Lombardi.

XÔ FOFOCA!!!!Chandelly Braz e Humber-

to Carrão são um casal quechama a atenção do público

e da mídia e estão atuandojuntinhos. Em ‘Geração Bra-

sil’, os namorados da vida real viverão um romance efarão parte de um triângulo amoroso com IsabelleDrummond. Seus personagens Manuela e Davi seconhecerão no mundo virtual dos games e maistarde se apaixonarão. Chandelly e Humbertojá declararam que namorar diante dos holofo-tes nem sempre é um mar de rosas. "Existemuita fofoca no meio. Já ligaram uma vez, euatendi e era uma pessoa da imprensa pergun-tando se a gente tinha terminado, e a genteestava em um restaurante jantando juntos. Xôfofoca!!!", desabafou a gata.

TATÁ WERNECK DEPROTAGONISTA

Após o sucesso na sua estreia emnovelas, fazendo a hilária perigue-te de ‘Amor à Vida’, a talentosaTatá Werneck transformou-se na

princesinha do Brasil. Agora elavolta como protagonista de

‘Lady Marizete’, novela deAlcides Nogueira e Mário

Teixeira, dirigida porWolf Maia, que estreia

em abril de 2015, nohorário das 19h.Tatá Merece!

RECOMENDAÇÃOMÉDICA

Por recomendaçãomédica, o repórter e

apresentador CarlosNascimento não volta-

rá ao ‘ Jornal doSBT’. Ele ficará no

‘SBT Brasil’somente du-rante as férias do JosevalPeixoto, mas depois,terá que levar umavida mais regrada,com menos funções.

GLOBO E A COPA Na Globo, durante a Copa do Mundo, a

ordem é exibir ao vivo alguns programas queantes eram gravados, como: ‘Caldeirão doHuck’, ‘Esquenta’ e ‘Estrelas’. Os outros como‘Mais Você’, ‘Encontro’ e o ‘Domingão doFaustão’, continuarão no mesmo esquema.Quanto as novelas,seus horários serão de acor-do com as transmissões dos jogos.

ANA HICKMANNDE VOLTA

A apresentadora Ana Hickmannreassumiu o posto ao lado de Brit-to Jr. e Ticiane Pinheiro depois dalicença-maternidade.No ‘Progra-ma da Tarde’, foi exibida uma re-trospectiva dos momentos de Ana

durante toda a gestação e tambémuma reportagem sobre como ela se

preparou para voltar depois de quase 3 meses fora da atração.Comum novo visual, Ana Hickmann apareceu no estúdio da atraçãoe se emocionou ao ver toda a plateia e seus companheiros CelsoRussomanno, Britto Jr. e Ticiane Pinheiro.

PERDENDO PESOEllen Rocche divulgou que está feliz da vida com sua nova personagem,

a Ludmila, uma patricinha bem prática, que sabe o que quer, mas que não faz oestilo "sou gostosa" em ‘Geração Brasil’, nova novela global das sete. A atrizjá emagreceu 8 kg desde a Mulher Mangaba, sua personagem em ‘SangueBom’. " Estou com meu peso normal, que é 63 kg. Mas para fazer umapatricinha é preciso menos peso. Quero emagrecer mais uns quilinhos. Atévoltar ao meu peso normal, perdi um quilo por semana. A decisão de emagre-cer foi minha. A Mulher Mangaba me pedia uma forma mais gostosona . Acheique para fazer a Ludmila tinha que ficar mais fininha. Patricinha não costuma sercorpulenta", opinou.

VITORIAA novela ‘Vitoria’, da Record, escrita por Cristianne Frid-

man e com direção-geral de Edgard Miranda, terá a sua festade lançamento em São Paulo, e não no Rio, como a emissora

costuma fazer.

ACopa está chegando e, nes-ta edição, a equipe de ARazão apresenta as atra-

ções de mais uma cidade-sede dosjogos. Praias, música, museus,cultura, teatros, carnaval, patri-mônio histórico. São muitas asopções turísticas da capital baia-na, a primeira cidade fundada noBrasil. Salvador é a capital do Es-tado da Bahia. Fundada como SãoSalvador da Bahia de Todos osSantos, foi a primeira capital doBrasil Colônia.

Salvador é o coração históricodo País. Possui o maior número deigrejas seculares nas Américas, fun-dadas nos séculos 16 e 17. Temtambém o maior número de fortes einúmeros casarões antigos. Por cer-ca de metade dos cinco séculos dehistória do Brasil, Salvador foi suamaior cidade. E ainda é uma dasmais vibrantes.

A capital baiana inspira espon-taneidade, alegria e religiosidade.Seu histórico conjunto arquitetô-nico e suas igrejas remetem o vi-sitante ao passado, quando Sal-vador era a capital do Brasil.Praias, festas e tradições cultu-rais completam as opções para os

turistas.Salvador é uma das mais belas

e visitadas cidades do Brasil. Re-úne inúmeras atrações para to-dos os gostos: praias e belezasnaturais, locais históricos, queremetem ao inicío da colonizaçãobrasileira, muita música, gastro-nomia típica, religiosidade, capo-eira, além de possuir o maior car-naval do mundo.

Impossível pensar em Salvadore não lembrar imediatamente de lo-cais como Elevador Lacerda, Farolda Barra, Mercado Modelo, Pelou-rinho e Igreja do Senhor do Bon-fim. A mistura de raças, credos ecores formou uma cultura singularem Salvador, que está presente emtodas as partes da cidade, duranteo ano todo, podendo ser apreciadaem sua mais diversas manifesta-ções, como a capoeira, o candom-blé, a percussão, as danças e ocarnaval. Salvador está entre as ci-dades mais ensolaradas do mun-do, sendo o clima ideal para os seus50 quilômetros de praias, distribuí-das entre a cidade alta e a cidadebaixa, banhadas pelas águas dooceano Atlântico e da Baia de To-dos os Santos.

Um dos pontos turísticos maisvisitados de Salvador, começouem 1869. Se situa na rocha da mon-tanha que separa os 72 metros en-tre Cidade Alta e Cidade Baixa, àsmargens da Baía de Todos os San-tos, proporcionando uma das maismaravilhosas vistas da cidade.

Reconhecido como PatrimônioCultural da Humanidade, preservaconstruções do período colonial.

São sobrados, solares, palacetes,igrejas e conventos construídosnos estilos ibérico e barroco. Com-preende a área que vai da PraçaMunicipal até o Largo de São Fran-cisco, englobando também o Pe-lourinho, o primeiro e mais famosobairro de Salvador.

Um dos mais belos conjuntosarquitetônicos de Salvador, abrigao Museu de Arte Moderna daBahia, reunindo mais de duas milobras de pintores brasileiros comoDi Cavalcanti, Portinari e Tarcila do

Amaral. Construído no século 17 paraser a residência do desembargadorPedro Unhão Castelo Branco, o so-lar foi adaptado para fins comerciais.

O complexo abriga o Balé Tea-tro Castro Alves e a Orquestra Sin-fônica da Bahia. As instalações in-cluem a Sala Principal, comcapacidade para 1.560 lugares, aConcha Acústica (5.600 lugares) ea Sala do Coro (197 lugares).

Encravada em meio à Mata Atlân-

tica, a Ilha dos Frades é um verda-deiro reduto ecológico. Emoldura-da sob a forma de uma estrela de 15pontas, em cada uma delas fica umapraia. Paraíso do ecoturismo, a ilha,de apenas 8 km de extensão, ofere-ce opções para todos os gostos,desde longas caminhadas e trilhasna mata, a banhos de mar e mergu-lho contemplativo.

Depois da invasão holandesa,teve início a construção de um fortepara proteger o antigo Porto de Sal-

vador. A construção circular feitaem um banco de areia foi concluí-da em 1728. Também funcionoucomo prisão, tendo como prisio-neiro mais famoso Bento Gonçal-ves. O local foi reaberto para visi-tação em 2008.

Pequena e cercada por fortes ediversas igrejas, possui águas cla-ras e calmas, ótimas para o banho.Proporciona uma visão para a Baíade Todos os Santos, sendo o lo-cal ideal para assistir o pôr-do-sol.

Na última semana, encerrou-se a mais bem-sucedidaedição da Feira do Livro

do município, com maciça presen-ça do público e recorde de livroscomercializados - 68 mil. Chamada,entre outros apelidos carinhosos,de Cidade Cultura, Santa Maria fazjus à alcunha, já que não são pou-cas as atividades e manifestaçõesculturais que abriga durante o ano.Além da feira que espalha literatu-ra pela Praça Saldanha Marinhodurante duas semanas, há espaçopara outras artes, como o cinema -cuja produção local é amplamentevalorizada através do festival San-ta Maria Vídeo e Cinema; a músicaregional, impulsionada pela reali-zação da Tertúlia Musical Nativis-ta, que sempre apresenta novosnomes do gênero musical mais mar-cante do sul.

Mas não são somente ativida-des culturais que Santa Maria ofe-rece a seus mais de 273 mil habi-tantes. Embora não seja repleta depontos turísticos, a cidade possui

locais históricos que chama a aten-ção de quem chega. Da assusta-doramente bela Garganta do Dia-bo até a simpática Vila Belga,passando pela Gare da Viação Fér-rea e o Theatro Treze de Maio, asopções são variadas - e, muitasvezes, próximas uma da outra: sãopoucos metros do Calçadão até oMuseu Gama D’Eça, na Rua doAcampamento. Além disso, há nomeio do caminho o icônico edifí-cio do Clube Caixeiral, um dos

grandes símbolos arquitetônicosde Santa Maria.

Em meio a tantos eventos e lo-cais para ver e visitar, há algomais nesta terra ventosa e cerca-da por morros que merece desta-que: o povo santa-mariense, quefaz a cidade ser tão querida nãosó por quem nasceu aqui, maspor quem a tem como uma espé-cie de “cidade natal adotiva” -algo corriqueiro, devido a intensamovimentação de jovens que vêm

inicialmente para estudar, e aca-bam descobrindo um municípioacolhedor que, muitas vezes, é di-fícil deixar para trás.

Mesmo quem vem a trabalho emal tem tempo para desfrutar deSanta Maria reconhece suas virtu-des. O artista plástico JandisonMota reside em Goiânia, mas vemduas vezes por ano à Boca do Mon-te para exibir suas pinturas no Cal-çadão. Embora tenha viajado portodo o Brasil, ele não titubeia em

dizer qual o local que mais gosta devisitar. “Conheço muitas cidades,mas nenhuma é tão acolhedoraquanto Santa Maria. Venho há cin-co anos aqui e sempre recebo mui-to apoio. As pessoas são educa-das, me tratam bem e gostam domeu trabalho”, anima-se Jandison,que, nas horas de folga, gosta detransitar pelo Centro. “É uma cida-de boa para passear, trabalhar, vi-ver... A população tem a mente maisaberta”, elogia o artista.

“ ”

Ocenário brasileiro atual temtrazido à discussão as nu-ances da segurança públi-

ca: Copa do Mundo, ocupações,invasões, combate ao crime orga-nizado, problemas sociais. Algunsdesses aspectos que delineiam otema da segurança foram aborda-dos pelo santa-mariense José Ma-riano Beltrame, atualmente secre-tário de Segurança do Estado doRio de Janeiro, em evento na tardedessa sexta-feira. “Temos que aca-bar com a banalização da vida. Ocrime só mudará se for oferecidoalgo que seduza o crime a mudar. OEstado não foi preventivo, mas hátempo de se fazer isso, essa é amotivação para eu ter escrito meulivro”, salientou o secretário. A afir-mação de Beltrame ocorreu duran-te sua participação na edição de“Almoçando com a ADCE”, even-to promovido pela Associação dosDirigentes Cristãos de Empresas(ADCE). Durante a atividade, o se-cretário realizou uma palestra emque tocou nos pontos sensíveisdo debate em segurança pública.“Não é um trabalho de um homemsó, nem de uma Secretaria só”, pon-

derou. Além do almoço, Beltrameparticipou do lançamento de seulivro, “Todo o Dia é Segunda-fei-ra”, no shopping Royal Plaza, noinício da noite. A produção contasua experiência como secretário.

Quando virou Secretário de Se-gurança Pública, Beltrame já esta-va há três anos no Rio de Janeiro.Em 2007, ao assumir o cargo duran-te o primeiro mandato do governa-dor Sérgio Cabral (PMDB), por doisanos foi realizado um diagnósticodo crime no Rio de Janeiro, comparticipação de Beltrame. O secre-tário do Estado carioca salientouque conhece bem a realidade docrime na região, apresentando umapanhado da formação do crimeorganizado, das milícias e das açõesde combate à violência no Rio.

“Nunca se pensou em qual se-gurança queremos para longo pra-zo”, ponderou Beltrame. O secretá-rio reforçou a necessidade de sepensar em segurança de forma maisampla, nas diversas esferas sociais.“Segurança ou insegurança públi-ca começa desde ligar para o 190 enão ter viaturas até sentenças quenão são cumpridas”. Na Constitui-ção, de acordo com Beltrame, o usodo termo sistema de segurança pú-blica já delineia o formato em que asações devem ser pensadas. Alémda questão referente à segurança,Beltrame falou sobre as formas comoa violência se manifesta. “Violênciaé a percepção da violência. Todo o

carioca tem a memória traumáticado crime”, afirma. O secretário refor-çou que os exemplos do Rio de Ja-neiro, para além das especificida-des, devem ser vistos para auxiliarna promoção da segurança, a fim desuperar problemas que podem serepetir. “Deixaria como mensagemque a sociedade precisa se movi-mentar”.

Em relação à onda de assassina-tos em Santa Maria, atualmente re-gistrados em 32, Beltrame sugereser que a impunidade é um dos

problemas centrais para o cresci-mento da criminalidade. “Arriscoafirmar que estamos sujeitos a dizerque o crime compensa. Existem de-sigualdades, desleixo pela vida, mashá a impunidade. Isso deve ser dis-cutido”, salientou.

Sobre os problemas que a segu-rança pública enfrenta, Beltrame indi-ca: “Temos que pensar em uma refor-ma penal, na questão das fronteiras,na questão penitenciária, do menor deidade, na epidemia de crack – proble-mas mais ligados à segurança pública.

Afora essas questões específicas, temtoda uma questão social com influên-cia muito grande, tais como escolas,segurança para as pessoas, serviçospúblicos. Juntar a questão social comalgumas mudanças legislativas queo país precisa ter. E, se for o caso, deuma presença maior de policiais oude estratégias de investigação, maisuma vez é a polícia local quem devefazer”, reforçou o secretário.

Confira, no quadro abaixo, al-guns dos pontos abordados pelosecretário José Mariano Beltrame.

“Para a Copa do Mundo, oRio de Janeiro está pronto. Esta-mos com 7 mil policiais, todo oterreno mapeado, muito adianta-dos em conversas com Ministé-rio da Defesa, que terá seu papelem área estratégia, com a PolíciaFederal, um Centro de Comandode Controle em que se enxerga acidade (talvez o maior da Améri-ca Latina) funcionando desde aCopa das Confederações. Comrelação às manifestações, acho

que todo o Brasil aprendeu muitocom elas – tanto as polícias quan-to os manifestantes. Tivemos mo-vimentos caóticos no início, compessoas protestando aleatoria-mente, pedindo dez coisas dife-rentes. As policias brasileiras, aomeu ver, não estavam preparadaspara aquela enxurrada de pessoasque foram às ruas mascaradas,com máscaras de gás, com estilin-gues, pedras, coquetéis molotov.À medida que isso foi acontecen-

do, com erros e acertos, tantomanifestantes quanto políciaaprenderam a lidar, principalmen-te após o incidente do Rio deJaneiro, em que manifestantesmataram um jornalista de umamaneira absurda. Todos nós te-mos que tirar uma lição disso –como a polícia e os manifestan-tes tiraram. Não podemos admi-tir crime junto da manifestação.Se manifestação é democracia,crime não é democracia”.

“A UPP entra para garantir queas coisas aconteçam. O discursocínico da ausência de serviços porculpa do tráfico acabou com asocupações”, salientou Beltrame.Em Santa Maria, exisitu um estudopara implementação de UPP, pos-teriormente descartado pelaSecretaria Estadual de Segurançae pela Brigada Militar. Atualmenteexiste a proposta de implementa-ção da Polícia Comunitária, faltan-

do apenas o acordo entre a Prefei-tura de Santa Mariae a SecretariaEstadual de Segurança para assina-tura do convênio. A sugestão é queo programa inicie na zona Oeste deSanta Maria.

“O programa UPP foi organiza-do para uma realidade muito espe-cífica, que é a realidade carioca,onde existe um verdadeiro impériode pessoas e ilhas dominadas quefizeram deste espaço um Estado

paralelo.A UPP, dentro do nosso con-

ceito, é para locais onde não hápresença do Estado.

Não sei se esta é a melhor saídaem Santa Maria, porventura algumamedida possa ser aceita dentro des-sa realidade, mas cada problema des-ses é muito local. O diagnóstico efe-tivo deve ser feito pelas duas políciasque vivenciam aqui este problema”,salientou Beltrame.

“É um problema nacional. Umpresídio hoje, no Brasil, recupe-ra um preso? A polícia, que játem seus problemas, trabalhaduas vezes, pois prendeu umpreso que sai e comete outrodelito. Algo precisa ser feitopara que a pessoa segregada se

recupere ou voltaremos à estacainicial, na relação polícia-bandi-do. A pessoa não ter direito aolivramento condicional, a ques-tão da reincidência, tudo isso pas-sou a impactar muito a segurançapública nacional. E a sociedadetem um papel importante, ela não

pode querer uma pessoa quemore na periferia apenas paraser babá, cozinheira e faxineira.Acho que há muitos programasde ressocialização, talvez nãosuficientes, mas acredito que asocieda de te m um pap eldecisivo nesse processo”.

“Tendão de Aquiles do proble-ma. Acho uma utopia dizermos quevamos acabar com a droga. O pro-blema está na droga junto da vio-lência, o ponto que deve ser com-batido. Não queremos mortes, nãoqueremos tiros, arma de fogo.Hoje, a sub-nação adepta à vendade drogas incorporou a arma defogo. O combate deve ser em cimado tráfico, devemos ver como ar-mas são conseguidas. Muito dis-

so vem da questão da fronteira, davenda de cartuchos, de munição,se é importado, se é do Exército, seé desviado da polícia, se é vendi-do em lojas – como que isso parana mão do tráfico? Sei que é difícil,mas se ficarmos apenas discutin-do a questão polícia-traficante, po-lícia-bandido, estaremos por mui-tos anos analisando apenas esteaspecto enquanto o problema émuito maior”.

A44ª Ciranda Cultural de Pren-das, que começou na últi-ma quinta-feira, termina hoje

com a decisão de quais das 68 guri-as serão eleitas as prendas do RioGrande do Sul. Três meninas decada categoria – mirim, juvenil eadulta, serão escolhidas, para ocu-par os primeiros lugares no pódio.O local do evento é a sede centraldo Clube Recreativo Dores. Paraserem merecedoras do título, ascandidatas precisam somar pon-tos. Estes que estão distribuídosem diversas provas. Na sexta-feirarealizaram-se a prova escrita e amostra folclórica. A historiadoraMariana Diniz, 27 anos, está con-correndo na categoria adulta peloCTG Os Minuanos. Ela é da 5ª RT emora em Rio Pardo. A prenda achouque a prova escrita estava tranqui-la. “Foi bem elaborada para seracessível a todas”, lembrou. O temada redação desafiou as meninas asugerirem ações para combater os

movimentos que repudiam o tradi-cionalismo gaúcho. Mariana, quejá havia participado do concursoem 2006, parabenizou a organiza-ção e a evolução do evento. “Opessoal que vem de outras cidadesestá sendo muito bem recepciona-

do”, garante.A jovem Renata Eidt Schiedek,

10 anos, de Pântano Grande estáparticipando de um concurso es-tadual pela primeira vez. O interes-se dela pela cultura gaúcha partiuda inspiração na irmã, que também

frequenta o CTG. “Estou um pouconervosa, mas confiante”, comentou.

Na parte da tarde, foi o momentode apresentar a Mostra Folclórica.Para as adultas e juvenis, o tema pro-posto foi literatura regional. Já as mi-rins, fizeram as apresentações basea-

das em lendas e contos regionais.A primeira prenda juvenil da 29ª RTCaroline Borges de Lemos emba-sou o seu trabalho na obra “Tropei-rismo de Porcos”, da escritora SueliMaria da Silva. “Escolhi essa histó-ria, pois ela conta fatos que só acon-teceram na minha região”, explicou.Para representar mais a fundo a nar-rativa, Caroline levou uma maquete,um mapa e peças de encilha queforam utilizadas entre 1920 e 1940.“Encontrei familiares que tinhamguardado o material e pedi empres-tado”, contou. A prenda está traba-lhando na construção da sua mos-tra desde outubro do ano passado.

A Ciranda Cultural de Prendas éum dos maiores eventos do Movi-mento Tradicionalista Gaúcho(MTG).

9h: Provas Orais e ArtísticasCategoria Adulta - Salão NobreCategoria Juvenil - Sala de PatinaçãoCategoria Mirim - Sala de Ginástica12h: Almoço13h30: Reinício das Provas Orais

e Artísticas 20h: Jantar22h30: Fandango de divulgação dos

resultados - Ginásio PoliesportivoAnimação: Grupo RaízesTraje: Obrigatório uso da pilcha

Um duelo de Tricolores e quevale os chamados seis pon-tos. Essa é perspectiva da

partida entre Grêmio e Fluminense,no domingo, às 16h, no último jogoda Arena, antes do time gaúchoentrar seu estádio para a FIFA. Avitória é importantíssima para o tri-color gaúcho chegar no G-4 doCampeonato Brasileiro.

Para a partida, o técnico Ender-son Moreira não poderá contarcom jogadores importantes. Na la-teral esquerda, Wendell não jogamais com a camiseta gremista jáque foi vendido para o Bayer Le-verkusen e está com a seleção bra-sileira Sub-21. O segundo desfal-que é no meio-campo: Edinho, estásuspenso pelo terceiro cartão ama-

relo. Somado a esses dois jogado-res que vinham sendo titular, o co-mandante gremista não poderá con-tar ainda com Luan, também naseleção de base e Pedro Geromellesionado.

Apesar desses desfalques, En-derson Moreira preferiu não lamen-tar e não fez mistério com relaçãoaos jogadores que entrarão no time.Na lateral esquerda estará Breno.Como volante, Ramiro, volta ao timetitular e a formar o meio-campo como paraguaio Riveros. A boa notíciaficou por conta do zagueiro Wer-ley, que se recuperou e vai para ojogo. Com isso, o restante do timeserá o mesmo do confronto do últi-mo domingo, na vitória por 2 a 1diante da Chapecoense, fora decasa.

Com isso, o Grêmio vai para ojogo com: Marcelo Grohe; Pará,Werley, Bressan, Breno; Riveros,Ramiro, Alán Ruiz, Rodriguinho,Dudu e Barcos. Caso o Grêmio ven-ça os cariocas, o time vai para 10pontos em 15 disputas e pode in-

Corinthians faz teste na Arena da CopaO Corinthians inaugura no do-

mingo, às 16h, contra o Figueirense,pela quinta rodada do CampeonatoBrasileiro a sua Arena. O Itaquerão,como será chamado, passará peloprimeiro e único teste do chamadopadrão FIFA antes da Copa doMundo Fifa. Vale lembrar que o es-tádio do Corinthians será palco daabertura do mundial no dia 12 dejunho, entre Brasil x Croácia.

O torcedor do time paulista es-gotou todos os ingressos que fo-ram colocados a venda ainda naterça-feira. A expectativa do Corin-thians é que a Arena receba 38 miltorcedores. O público irá ocupar osetor leste, oeste e norte, sendo a

última tendo apenas a parte inferi-or aberta. O setor com as chama-

das arquibancadas móveis não serátestada.

Todo o cuidado diante do TigreTodo o respeito e cuidado como

tigre, mas querendo a vitória parapermanecer na liderança isolada. Éassim que o Internacional entraráem campo no domingo, às 18h30,no Estádio Heriberto Hulse, contrao Criciúma que vive uma crise imen-sa, pela quinta rodada do Campeo-nato Brasileiro.

O Colorado vai para o jogo comalguns desfalques. O primeiro delesé na zaga. Paulão com lesão muscu-lar e que já não atuou na quarta-feira, contra o Cuiabá pela Copa doBrasil. Ainda no sistema defensivo,outra ausência é o lateral direito Gil-berto. O jogador está com a seleçãobrasileira Sub-21. Já no meio-cam-po, o desfalque que mais o técnicoAbel Braga, jogadores e torcedoresirão sentir. O chileno Charles Arán-guiz suspenso pelo terceiro cartãoamarelo. Aliás, o chileno não jogamais com a camiseta Colorada até ofinal da Copa do Mundo, já queestá com a seleção de seu país.

Com os desfalques, o técnicoAbel Braga mantém o tradicionalmistério nos substitutos, mas nãodeve fugir dos trabalhos feitos na

sexta-feira. No lugar de Gilberto,quem joga é o jovem da categoriade base Diogo. O lateral direito jáesteve em campo na partida contrao Botafogo, pela segunda rodadada competição. Na zaga, repete-se adupla do jogo da última quarta-fei-ra, pela Copa do Brasil, contra oCuiabá, tendo Juan e Ernando.

Já no lugar de Aránguiz, quemganha a vaga é o polivalente JorgeHenrique. O meia começou o anocomo titular absoluto do time, mas obaixo desempenho durante os jo-gos e as boas atuações de AlanPatrick, fizeram com que ele perdes-se a titularidade. Com isso, Alex jo-gará mais recuado para auxiliar oúnico volante, Willians.

Com isso, o Inter vai para o con-fronto com: Dida, Diogo, Ernando,Juan, Fabrício; Willians, Alex, AlanPatrick, D’Alessandro, Jorge Henri-que; Rafael Moura. A ideia dos Co-lorados é vencer o Criciúma paramanter a liderança. O Tigre catari-nense vem de uma derrota por 6 a 0para Botafogo, mas o técnico AbelBraga prega respeito. "É um jogomuito complicado. O Criciúma é um

gressar no G-4 da competição. Comrelação a isso, o técnico Endersoncomentou sobre a necessidade davitória. “. É um confronto que cha-mamos de seis pontos porque você

pode vencer e impedir o adversáriode pontuar. Isso é um campeonatode pontos corridos faz total dife-rença e vamos buscar que isso seconcretize”, disse Enderson.

time que vem de um derrota, compressão grande nos treinamentos ena chegada da delegação no aero-porto. Uma goleada pouco usual nofutebol brasileiro. Então o grau dedificuldade cresceu bastante e te-mos que respeitar muito, jogandofutebol", disse Abel Braga.

Em comemoração ao 156º ani-versário de Santa Maria, a Pre-feitura em parceria com Team

Ribeiro, Rabbit Surfboards e NutriS-trore promovem a 1ª edição do SantaMaria Sup Race. O evento será reali-zado no sábado e no domingo, naBarragem do DNOS, no Bairro Cam-pestre do Menino Deus. A Prefeitu-ra, por meio da Secretaria do Esporte,da Saúde e Guarda Municipal, apoiacom a infraestrutura e logística docampeonato.

A organização do campeonato es-pera grande participação do público eaproximadamente 60 competidores.Para garantir a segurança e a organi-zação do público, a Prefeitura dispo-nibilizará agentes da Guarda Munici-pal. A entrada é franca. Além da prática

do SUP, haverá atrações musicais coma Dj Carla Cuozo e a banda ComicSanchez, de Porto Alegre. As inscri-ções para os participantes da 1ª Edi-ção do Santa Maria Sup Race podemser feitas pelos telefones (55) 8422-8047 e (55) 3225-5838 ou pela páginaSUP SANTA MARIA, no Facebook.O valor de inscrição é de R$ 80,00.

As atividades iniciam no sábado,às 14h, com uma programação reser-vada para aqueles que querem prati-car o SUP através de aulas práticascom duração de uma hora. As aulassão acompanhadas por um instrutore devem ser previamente agendadas.No fim da tarde acontece a primeiraprova do evento, que consiste emuma apresentação dos alunos do Pro-jeto Remar, da Asena.

Já no domingo, as águas se movi-mentam a partir das 10h, com a larga-da das provas de longa distância, com3km. No começo da tarde acontecemas provas mais rápidas em um circuitoque varia entre 600 a 1000m. A ideiados organizadores é difundir ainda

mais os esportes náuticos, neste caso,o SUP com o evento. “Nós queremosdifundir os esportes ainda mais emSanta Maria. Nesse primeiro momen-to estamos trabalhando apenas como SUP, mas já estamos pensando nofuturo realizar algo com o caiaque”,revelou Gilvan Ribeiro.

28ª Rodada Copa Prefeito - 10ª Rodada -Sábado

40 Anos - 15:45 com 15Juventude - 13:45 - Ajax x 14 de JulhoGrêmio - 13:45 - Grêmio x Independen-te/Constinta/Friedrich DistCharrua - Amigos Pintado/Eletro Dotto/Nostra Lista x AFE MedianeiraGauchão II - Milan do Morro/LancheriaMaciel x JuventusFighera - Assoc Fighera/SM Iluminação/Apul x Chamongo/Oficina MecânicaDiasVila Esperança - Tecnisul/Os Vodkas x PP MachadoFolga: Ceara/Saccol Lanches/Estofaria doNico/EP Mecânica45 Anos - 13:452 de Novembro - Locomotiva x Monte-se/MamolabMontese - Chamongo x Grêmio/GradualGauchão I - Liverpool/Biomédica/Inter-Shop x JuventudeImembuy - Estrela/Imembuy/Neri Taco-grafos/Uglione/Porta Fort x Vila Espe-rançaCharrua - Charrua/Veterinaria Santo An-tonio x PaissanduGauchão II - São Caetano x Dores/ManutecFolga: Assoc Fighera

50 Anos - 15:45Passo da Ferreira - Avenida/BarrichelloEmpréstimos x Assoc Fighera/WalterBeltrame/Posto BitencourtGrêmio - Casusa/Grêmio x Charrua/Makido Serralheria e VigraçariaAliado - Aliado x Vila EsperançaMontese - Chamongo/CFC Ativa/PostoBambino x ATC/Itaimbé NissanJuventude - Juventude/Facas Ginete/VetCamobi/Arroz Medianeira x AméricaImembuy - Imembuy x Dores/Falk TintasGuarani - Uberlândia/SisLimpa Mat deLimpeza x ASSUFSMGauchão I - Gauchão/Monte Cristo xAtlético/LabotecFolga: União Santamariense

55 Anos - Returno - 3ª RodadaPasso Ferreira - 13:45 - Charlotte NightClube x UFSM/Universitária SegurosFighera - 13:45 - Assoc Fighera x 2 deNovembro/Palma e FilhoAliado - 13:45 - Aliado x Dores/Uglione2 de Novembro - 15:45 - Avenida TênisClube x Gauchão/Monte Cristo

60 Anos - 2ª Fase

Chave AGuarani - 13:45 - Carvão Gaucho/Olivei-rense x FerroviariaFolga: Gauchão/Eng Crespan

Chave BABS - 15:45 - Imembuy/Ótica Norberto xAliado/IntecsolFolga: Biomédica/Itaimbé Nissan

Chave C - RepescagemVila Esperança - 13:45 - Assoc Fighera xBoca Maldita/LabotecKennedy - 13:45 - 2 de Novembro/RioBranco Imóveis x Perpetuo Socorro

Copa dos Campeões - 2ª fase - 2ª Rodada- 18/05

2 de Novembro - 13:45 - Renascença xNovo Horizontino 15:45 - Milan/Cia da Su-cata x Paissandu

Gauchão I - 13:45 - 14 de Julho xSport““Charrua - 15:45 - Boca Junior xVasco da Gama

Copa Druzian - 2ª fase - 1ª Rodada

Kennedy - 13:45 - Ituano x Minuano/Centrosul 15:45 - Juventus x Milan doMorro

Imembuy - 13:45 - Farroupilha x 10 deOutubro 15:45 - Paineira x Costa Rica/Mercado Rancho Alegre

Charrua - 13:45 - Boca Junior x Loco-motiv

Gauchão I - 15:45 - Caturrita x Canario/Lavagem Grenal

Categoria de Base

Sabado - 17/05Riograndense - 13:30 - Platini x ProjetoFuturo - Sub 15Riograndense - 14:30 - Ituano x Paissan-du - Sub 15Riograndense - 15:30 - Riograndense xProjeto Futuro - Sub 17

Domingo - 18/05Charrua - 9:00 - Verona x Charrua - Sub1 5Charrua - 10:00 - Verona x Charrua - Sub1 7

Fim de semana de UltramaratonaAcontece neste final de semana a

VII Ultramaratona Internacional 24horas de Santa Maria. A prova que éteste quem tem maior resistência físi-ca e mental dos competidores é pro-movida pela União dos Corredoresde Rua de Santa Maria (UCRSM).

A prova tem início às 8h destesábado, em frente Ginásio do Oreco,na Avenida Paulo Lauda, no BairroTancredo Neves, e como tem a dura-

ção de 24h, vai até às 8h de domingo.O trajeto percorrido pelos atletas é deapenas 1km, com 500m de ida e 500mde volta. O grande campeão da provaserá aquele que percorrer a maior dis-tância entre os competidores duranteo tempo duração da mesma. A cadaduas horas, o percurso será invertido.

Até a sexta-feira à noite, segundodados contidos no site da UCRSM,38 atletas já estavam inscritos para a

competição. A Ultramaratona é divi-dida em várias categorias, que vãodos 16 até os 75 anos, tanto no mas-culino como também no feminino.

Um dos atletas que tem grandesobjetivos na Ultramaratona Internaci-onal de Santa Maria é Antônio Paulode Almeida Portes. Na edição de 2014,Paulo vai em busca do seu quintotítulo na categoria “C” que varia de 24a 29 anos e do geral.

América tem rodada tripla no sábadoA Associação Futsal América

terá rodada tripla neste sábado peloestadual de Futsal, com a categoriade base e um grande jogo pela sériebronze. A boa notícia para o torce-dor e amante do futsal santa-mari-ense é que todos os jogos serãodisputados em casa.

Quem inicia a rodada é o timeSub-17. A partir das 14h, no GinásioFranciscão, a equipe treinada porDaniel Sachs, estreia no estadual dacategoria diante da ASAF, de SantoÂngelo, pelo grupo 6. Além do timede Santo Ângelo, a AssociaçãoAmérica Futsal terá como adversá-rios durante a primeira fase, a Asso-ciação Cruz Alta de Futsal, (ACAF),

a Associação Esportiva Sobradinho(AES) e a santa-mariense Associa-ção Amigos do Riograndense. Valeressaltar que os atletas do grupoSub-17 participam constantementedos treinamentos e dos jogos dacategoria adulta da equipe, mos-trando assim a qualidade do traba-lho e o pensamento do projeto alongo prazo.

Logo depois, por volta das 16h,será a vez do Sub-15 entrar em ação,novamente tendo como adversário aASAF. Na última sexta-feira, a equi-pe também comandada por DanielSachs teve uma dura derrota dentrode casa diante do Guarany, de Espu-moso por 6 a 2. A expectativa é que o

time se recupere na competição.E para fechar a rodada, só que às

20h, no Centro Desportivo Munici-pal (CDM) é a vez do time adultopelo Estadual Série Bronze. E o ad-versário é páreo duro, nada maisque o líder da chave, a ABELC, deBoa Vista do Buricá. A partida éválida pela quinta rodada do esta-dual. Na tabela de classificação, oadversário do América tem sete pon-tos. Já o time santa-mariense é quin-to colocado com seis pontos. Casovença, o time comandado por Leo-nardo Colvero assume a liderança.

O ingresso para o jogo entre As-sociação América Futsal x ABELCcusta R$5,00.

Novo Horizonte em ação no NoligafiO Novo Horizonte volta aos gra-

mados pelo Estadual da Noligafi.No sábado, a equipe santa-marien-se estreia na competição estadualem quatro categorias contra o NovoHamburgo. Dois jogos serão dispu-tados no CT do Bairro Medianeira eos outros dois fora casa, em NovoHamburgo, como complemento derodada.

Em Santa Maria, no CT do NovoHorizonte, serão realizados os jogosnas categorias Sub-13 comandadapelo técnico Felipe Cantalupo e aSub 15, comandada pelo técnico Gui-lherme Tocchetto. O primeiro jogocomeça as 14h30 e na sequência, as16h o jogo da Sub 15. Será cobrado

um ingresso no valor de R$ 3,00 comestacionamento também no valor deR$ 3,00.

Já em Novo Hamburgo entram emcampo a equipe da categoria Sub-

10, comandada pelo técnico DiozerDalmolin e a Sub-11, comandada pelotécnico Marcelo Prestes. A partidado Sub-10 começa às 10h30 e logona sequência o segundo jogo.

As equipes Corintians AtléticoClube, estreiam neste sábado noCampeonato Gaúcho de Basquete.A partir das 14h, no ginásio doCorintians, a equipe Sub-14 e Sub-17 enfrentam o Ceat/Bira , de Laje-ado. A equipe Sub-14 traz a basedo time Sub-13 que em 2013 ficouna terceira colocação no ano pas-sado. Já o time Sub-17 vem comuma base experiente de seleçãogaúcha, mesmo que a maioria dosjogadores tenha 15 anos.

Além dos homens, quem tam-bém estreia são as meninas do Sub-14. A equipe viaja até São Leopol-do onde enfrentam o ColégioSinodal.

Agenda

Nelcy Barcellos Cordenonsi e Waldyr da Silva Barcellos, filhos,netos, bisnetos e demais familiares convidam para a Missa de 7º Dia emmemória da sempre querida

a ser rezada na segunda-feira, 19 de maio, às 18h, na Catedral Metro-politana de Santa Maria.

Antecipam agradecimentos.Santa Maria, 17 de maio de 2014

Curso de camareiraPara qualificar profissionais que

querem ou já atuam na área de hotela-ria e turismo, o Senac Santa Mariaestá com inscrições abertas para ocurso de Camareira em Meios de Hos-pedagem. A capacitação, gratuita, éoferecida por meio do Programa Naci-onal de acesso ao Ensino Técnico eEmprego (Pronatec). As pré-inscriçõesestão sendo realizadas na sede doPronatec (rua Cel Niederauer, 1538),até o dia 19 de maio, das 8h às 16h. Ointeressado receberá uma carta de en-caminhamento, que deverá ser apre-sentada na hora da matrícula, que serárealizada na Unidade do Senac Santa

A Paróquia e Santuário-Basílicade Nossa Senhora Medianeira, jun-tamente com o Conselho ParoquialPastoral, realiza neste domingo, dia18 de maio, promoção com vendade risoto (R$ 7,00 a concha), galeto(R$ 14,00 - 6 pedaços), churrasco(R$ 26,00 - 1 kg assado), salada demaionese (R$ 7,00 a porção), po-lenta (R$ 4,00 - 8 fatias) e cuca (R$7,00 - unidade) para as pessoas quequiserem levar para casa, a partirdas 11h15, no Salão Paroquial, jun-

Maria, localizada na rua Professor Bra-ga, 60. Para se inscrever é necessárioter o Cadúnico, que é feito na Secreta-ria de Desenvolvimento Social. Asaulas iniciam dia 10 de junho e serãoministradas de segunda a sexta-feira,das 8h às 12h. Para participar é preci-so ter uma renda familiar mensal percapita que não ultrapasse dois salári-os mínimos federal. Outro pré-requisi-to é a idade que deve ser de 16 anosou mais e os candidatos devem terensino fundamental incompleto. Maisinformações podem ser obtidas pelotelefone (55) 3225-2121 ou no sitewww.senacrs.com.br/santamaria.

to ao Parque da Medianeira. Asfichas poderão ser adquiridas comantecedência ou reservadas, emhorário comercial na Secretaria daParóquia Medianeira, situada naAvenida Medianeira, nº. 631, cen-tro, telefone: (55) 3221 4085, ou noSalão Paroquial no Parque da Me-dianeira, no dia do evento, a partirdas 8h30. No sábado, 17 de maio,estarão sendo comercializadas de-liciosas cucas que poderão ser ad-quiridas no Salão Paroquial.

Risoto e galeto

Oferecer a oportunidade de en-contrar em um só lugar vári-as opções de imóveis, con-

dições de pagamento e novos empre-endimentos. Esses são os principaisobjetivos da sexta edição da FeiraCasa Aqui, que está ocorrendo des-de a noite da última quinta-feira noPark Hotel Morotin, promovido peloSindicato da Habitação (Secovi).

A mostra reúne 35 expositores eoferece mais de cinco mil imóveis, amaioria para venda. O foco está nosmais de R$ 300 milhões disponíveispara financiamento somente para omunicípio de Santa Maria. Outrosfatores que contribuem para aumen-tar as expectativas de venda são obom resultado da safra de grãos e apresença de instituições de ensinosuperior na cidade. “Os clientes bus-cam imóveis para seus filhos quevêm estudar em Santa Maria ou comoforma de investimento”, explica umadas coordenadoras do evento, Sil-vana Maldaner.

Com relação ao público, a ex-pectativa é bastante positiva. Po-rém, os organizadores destacam que

A 15 dias do encerramento daprimeira etapa de vacinação contraa febre aftosa, que se encerra no dia31 de maio, o Estado já atingiu 50%de cobertura. O número até agorarepresenta cerca de 7 milhões debovinos. O rebanho gaúcho é deaproximadamente 14 milhões de ca-beças. Os produtores têm até 6 dejunho para comprovar a vacinaçãonas Inspetorias de Defesa Agrope-cuária (IDA). A meta, estipulada peloMinistério da Agricultura, precisaultrapassar 90% de cobertura.

As taxas de juros voltaram a subirem abril, segundo pesquisa da As-sociação Nacional dos Executivosde Finanças, Administração e Con-tabilidade. Os juros médios cobra-dos da pessoa física aumentaram 0,1ponto percentual em comparaçãocom março, ficando em 5,96% ao mês.O maior reajuste foi na taxa do cartãode crédito, chegando a 10,52% aomês e 232,12% ao ano. O empréstimopessoal teve aumento de 0,06 pontopercentual em abril e ficou com taxade 3,4% ao mês – 49,36% ao ano.

o mais importante não é a quanti-dade de pessoas que visita o local,mas o volume de negócios fecha-dos. Silvana explica que o públicoda Feira Casa Aqui é muito especí-

fico, com real intenção de adquirirum imóvel.

A 6ª Feira Casa Aqui prossegueaté este domingo, com atendimentodas 10h às 21h.

Em solenidade realizada noinício da noite desta sexta-feira, tomou posse a nova

diretoria do Sindicato do ComércioVarejista de Gêneros Alimentíciosde Santa Maria (Sindigêneros). Opresidente empossado, EduardoStangherlin, destaca a necessida-de de fortalecer a classe empresari-al e atuar no sentido de assegurar

o crescimento do setor na cidade.Em entrevista ao jornal A Ra-

zão, Stangherlin afirma que entreos principais desafios está a ne-cessidade de promover ações quepossibilitem novos investimentose incentivem a execução de proje-tos. “Muitos empresários não es-tão ampliando seus estabelecimen-tos em função do custo com osprojetos, que hoje são exigidos emmaior número e especificidades”,comenta o novo presidente do Sin-digêneros, referindo-se às dificul-dades para liberação de alvarás edemora na liberação para execuçãode novos investimentos.

Para auxiliar os empresários

nesses trâmites, fortalecer o em-presariado e propor melhorias,Stangherlin sugere a definição deações conjuntas com outras enti-dades, como a Câmara de Comér-cio, Indústria e Serviços de SantaMaria (Cacism) e a Câmara de Diri-gentes Lojistas (CDL). “São ques-tões que estão inibindo o cresci-mento do setor e a realização denovos investimentos”, justifica.

A cerimônia foi acompanhadapor lideranças empresariais da ci-dade e por representantes da Fe-deração do Comércio de Bens e deServiços do Estado do Rio Grandedo Sul, entidade à qual está vincu-lado o Sindigêneros.

Oabre e fecha de casas no-turnas em Santa Maria, nosúltimos dias, reacendeu a

discussão sobre os espaços de la-zer dos jovens na Cidade Universi-tária. Pelo menos três bares e umalancheria tiveram as atividades sus-pensas pelo setor de fiscalização daPrefeitura por problemas na docu-mentação. A esse fator se somamas restrições às festas na rua aoredor da Praça Saturnino de Brito eà entrada de menores de 18 anos noRoyal Plaza Shopping.

“Preocupa o poder público nãoachar mecanismos para garantir olazer dos jovens”, observa o pro-fessor da Universidade Federal deSanta Maria (UFSM) Dejalma Cre-monese, que é doutor em CiênciaPolítica. Ele ressalta que as açõesque vêm afetando os espaços paraa juventude na cidade têm origensdiferentes. Independentemente dis-so, Cremonese aponta a necessida-de de haver espaços adequadospara os jovens se encontrarem, ba-ter papo. O município concentrapelo menos 30 mil estudantes deEnsino Superior, e a grande maioriaé jovem.

No caso das casas noturnas, tra-ta-se de uma adequação à nova le-gislação para garantir a segurançados frequentadores. As normaspassaram a valer este ano, com a leiestadual criada em função da tragé-dia da Boate Kiss, em 2013. Na tardede sexta-feira, três bares anuncia-ram a regularização da documenta-ção e a volta às atividades. O Mu-zeo Pub já voltaria na sexta-feira areabrir. Os bares do Pingo eMariach’s devem voltar a atenderneste sábado, feriado pelo aniver-sário de 156 anos de Santa Maria.

Já o shopping Royal restringe,há mais de uma semana, a entrada

de adolescentes e jovens entre 12 e18 anos como medida para evitar osfamosos rolezinhos. Para Cremone-se, é uma medida bastante preocu-pante, pois pode levar a uma segre-gação social, no momento em que oprincipal foco são os adolescentesoriundos de famílias mais humilda-des. “O shopping faz uma divisãode classes”, afirma o professor.

O administrador do Royal, RuyGiffoni, é enfático ao garantir quenão há discriminação. Por isso mes-mo, destaca que todos os adoles-centes devem apresentar docu-mento de identidade e só entramse estiveram com um responsávelmaior de idade. Mesmo assim, elereconhece que a iniciativa, emboraelogiada e apoiada por entidadesligadas ao comércio, provoca trans-tornos.

A intenção do Royal é rever anorma o quanto antes, informa Gi-ffony. “Os adolescentes precisamde espaço de lazer. Buscaremos empouquíssimo tempo flexibilizar a me-dida”, garante. O administrador dizque a proposta foi realmente levan-tar o debate sobre a situação dosadolescentes, levar os pais a saberonde o filho está. “Esse é nossosinal de alerta”.

-Apesar da promessa de rever a nor-ma, a regra de exigir documentaçãodos adolescentes pode ser amplia-da. Na sexta-feira, os administrado-res do Santa Maria Shopping e doMonet Plaza Shopping conversa-ram com Ruy Giffoni e avaliaram apossibilidade de também implantaruma medida semelhante. Nos doiscentros comerciais, a segurança foireforçada para evitar os rolezinhos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) apoia a medida do Royal. Avice-presidente da entidade, MarliRigo, acrescenta ainda que, no casodos estabelecimentos noturnos, asegurança tem de ser prioridade.Basta os bares se adequarem à novalei estadual contra incêndios. “Apósse adequar, vai funcionar tudo bem.É um período de ajustes”, diz. Noentanto, ela também identifica a ne-cessidade de Santa Maria ter áreas

disponíveis aos jovens.Em alguns casos, os frequenta-

dores da noite têm optado por fes-

tas em cidades vizinhas, principal-mente na Quarta Colônia. Essa saí-da nem sempre é a mais vantajosa

para Santa Maria, ao passo em queo dinheiro deixa de circular nos es-tabelecimentos da própria cidade.

Secretário diz que não há “caça às bruxas”O secretário de Desenvolvimento

Urbano, Renato Brunet, afirma que ofechamento de pelo menos quatroestabelecimentos de Santa Marianesta semana foi uma “coincidên-cia”. Segundo ele, o Setor de Fiscali-zação está fazendo inspeções de pra-xe para verificar a documentaçõesdos locais que reúnem público, paracobrar a adequação à nova lei esta-dual de combate a incêndios, a Leida Kiss. “Não há caça às bruxas”,garante o secretário.

O que chamou a atenção foi ofato de os estabelecimentos fecha-rem as portas às vésperas do aniver-sário de 156 anos de Santa Maria,neste sábado. Ao menos dois con-seguiram regularizar a situação parareabrir – Pingo e Mariach’s.

Na quinta-feira, em nota na suapágina do Facebook, a direção daboate Muzeo Pub chegou a anunci-ar a decisão de suspender as ativida-

des em função da falta de Habite-sedo prédio, que fica na Rua DoutorBozano. Contudo, na sexta-feira asituação foi regularizada e a boateabriu normalmente.

Renato Brunet diz que a lei esta-dual está mais exigente, principalmen-te em se tratando de prédios quepassaram por reforma. Brunet expli-ca que o Ministério Público (MP)cobra que a Prefeitura fiscalize esseslocais e, se necessário, faça a interdi-ção. O secretário garante que estácumprindo seu papel de gestor pú-blico, mas tem procurado contornara situação para evitar que a cidadefique sem opções de lazer noturno.“Tenho de correr riscos para a cida-de não parar, até mesmo de ser acu-sado de improbidade”, revela.

- Porém,em função de uma decisão do Tribu-nal de Justiça do Estado (TJ-RS), desexta-feira, a situação dos estabele-

cimentos poderá ser revista. O Tri-bunal suspendeu, por meio de limi-nar, parte da Lei da Kiss que conce-de aos Municípios poder de autorizara renovação da documentação doslocais que ainda não têm o alvará deprevenção contra incêndio. Confor-me o secretário, isso atinge algunsestabelecimentos que foram fecha-dos na cidade e, se for o caso, essaexigência poderá ser revista para ga-rantir a reabertura.

Em relação à Praça Saturnino deBrito, no Centro, a questão da per-turbação do sossego é alvo de im-passe entre jovens e moradores daregião há anos. Há quase dois me-ses, a Prefeitura decidiu proibir o es-tacionamento, à noite, ao redor dapraça para impedir a aglomeração decarros e pessoas. Brunet diz que épreciso haver uma política que pre-veja o uso adequado desse espaçopara festas ao ar livre.

Apromessa da PrefeituraMunicipal é de que vai vol-tar, assim que possível.

“Como envolve vários órgãos, nãoé tão simples, a articulação existeé as reuniões serão retomadas, bre-vemente, mas não há uma data de-finida”, diz o secretário adjuntode Relações de Governo e Comu-nicação, Luiz Otávio Prates.

Mas a verdade é que a últimareunião do Gabinete de Gestão In-tegrada Municipal (GGI-M) foi hámais de um ano e meio, em outu-bro de 2012. De lá pra cá as reuni-ões foram suspensas e com a tra-gédia da Kiss, em janeiro de 2013,as relações da Prefeitura com ór-gãos policiais ficou abalada, e osencontros, mensais, não maisaconteceram.

O GGI-M nasceu em novembrode 2010 para planejar ações relaci-onadas à segurança e seria com-posta por um colegiado de autori-dades policiais Municipais,Estaduais e Federais.

Em junho do ano passado, oentão secretário de Relações deGoverno e Comunicação, GiovaniManica, chegou a dizer que o GGI-M

seria retomado e que a pauta era asegurança e ocupação de espa-ços públicos, principalmente porjovens, para diversão. O objetivoera articular maneiras para evitarexcessos de barulho e vandalismoverificados em locais como a Pra-ça dos Bombeiros e a Praça Salda-nha Marinho. Mas Manica saiudo governo e a retomada do GGI-M foi adiada.

No mês passado, com o aumen-to da criminalidade na cidade, prin-cipalmente o número excessivo dehomicídios em 2014, houve umareunião entre órgãos de seguran-ça (Polícia Civil, Brigada Militar,Polícia Federal, Susepe) e repre-sentantes do Ministério Público eda Agência de Desenvolvimentode Santa Maria (ADESM), e queteve a participação da Prefeitura.“Todas as diferenças, se é queexistiram, tem que ficar para trás etemos que pensar no bem de San-ta Maria”, declarou o delegado re-gional de Polícia Civil MarceloArigony.

No encontro, dia dez de abril, oChefe de Gabinete do Prefeito, OnyLacerda, chegou a dar um prazode 45 dias para a reativação doGGI-M. O prazo ainda não ven-ceu, mas a data para a reunião ain-da não saiu. “É uma reunião fun-damental, por isso, esperamos apresença do maior número possí-vel de integrantes e vamos articu-lar com precisão”, disse Lacerda.

A volta do GGI-M é tambémuma solicitação do fórum das enti-dades, o presidente, Evandro Zam-berlan, disse que “a reativação dasreuniões tem grande valor. É ondepodemos debater diretamente como Executivo”.

Entre possíveis pautas a seremdiscutidas estão a implantação dopoliciamento comunitário na cida-de e até a criação de um CentroIntegrado de Operações de Segu-

No final da manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil prendeu umhomem com mais de três quilos emeio de drogas na Rodoviária deSanta Maria. Segundo o delegadoSandro Meinerz, titular da Delega-cia Especializada de Furtos, Rou-bos, Entorpecentes e Capturas (De-frec) e responsável pela prisão, osuspeito, Jadson Ricardo da RosaMachado, 28 anos, é um bandidoconhecido de Porto Alegre, comvárias passagens na polícia por trá-fico, receptação, roubos e tentati-va de homicídio, e que estava emSanta Maria tentando embarcarpara Tupanciretã.

Uma denúncia anônima levou aequipe da Defrec à rodoviária e aohomem. Com ele foram encontradose apreendidos, em uma sacola, 488gramas de cocaína e 3070 gramas decrack e dois celulares. “Ele iria levara droga para distribuir em Tupanci-retã e naquela região. Estamos fo-cando nossas investigações na dis-tribuição dos entorpecentes, assimpodemos combater melhor o tráfi-

Homem é preso com 3,5 quilos de drogasco”, explica o delegado Meinerz.Ainda, de acordo com a Defrec, ocrack apreendido poderia ser trans-formado em 24 mil pedras e “cadapedra é vendida em média a cincoreais”, diz o delegado.

Jadson Machado foi autuadopela Defrec por tráfico de drogas edepois encaminhado à Penitenciá-ria Estadual de Santa Maria.

Foi a terceira apreensão de gran-de quantidade de drogas, princi-palmente crack, feita pela Defrecem pouco mais de uma semana. Sãoquase oito quilos de drogas foradas ruas.

No dia sete de maio, uma mu-lher, 42 anos, foi presa com quaseum quilo, 496 gramas de crack e 300gramas de cocaína, também na ro-doviária de Santa Maria. Segundoa Defrec, uma equipe fez uma cam-pana na estação após receber umadenúncia anônima de que drogasvindas da Capital chegariam aquicom a suspeita. E no dia nove, emDona Francisca, um casal foi presocom 3,5 quilos de crack.

rança Pública (CIOSP), que visareunir, em um só local, órgãos dasegurança pública.

Foi através do GGI-M, criado em2010, que foi instituída a guardamunicipal e os locais onde seriamdistribuídas as câmaras de segu-rança implantadas pela prefeitura.O GGI-M é composto por represen-tantes da Prefeitura, da Polícia Ci-vil, da Brigada Militar e de outrosórgãos e instituições.

O Juiz da Comarca de Três Pas-sos, Marcos Luís Agostini, rece-beu e acolheu a denúncia oferecidapelo Ministério Público (MP) con-tra os quatro acusados pelo envol-vimento na morte de Bernardo Bol-drini, de 11 anos. Responderão aoprocesso criminal como réus o paido garoto, Leandro Boldrini, a ma-drasta, Graciele Ugulini, a amigadela, Edelvânia Wirganovicz e o ir-mão desta, Evandro Wirganovicz.Os três primeiros são acusados dehomicídio qualificado e ocultaçãode cadáver. Evandro, por enquan-to, reponde por ocultação de cadá-ver. Leandro Boldrini ainda é réupor falsidade ideológica.

O magistrado também mantevea prisão temporária de EvandroWirganovicz, preso depois dosdemais e com investigação em an-damento para apurar sua partici-pação, ou não, no homicídio deBernardo. Os outros três estão pre-sos preventivamente.

Um motorista de 23 anos foi pre-so em flagrante pela Brigada Mili-tar, depois de andar com um Che-vette branco em ziguezague, naAvenida Evandro Behr, no BairroCamobi, na manhã de sexta-feira.

O carro foi encontrado atraves-sado na Rua Santa Lúcia. O con-dutor estava visivelmente embria-gado, o que foi confirmado peloteste do bafômetro. No carro foiapreendida uma garrafa de vodcae uma de energético. Ele ainda nãopossuía Carteira Nacional de Ha-bilitação (CNH). O caso aconte-ceu por volta das 7h10.

O motorista foi levado para aDelegacia de Polícia de ProntoAtendimento (DPPA), onde foi au-tuado em flagrante por embriaguezao volante e por dirigir sem habili-tação. Como ele não pagou a fian-ça de R$ 1000, arbitrada pelo dele-gado de plantão, foi encaminhadopara a Penitenciária Estadual, nodistrito de Santo Antão.

OExame Nacional do Ensi-no Médio (Enem) registrou3.038.209 inscrições até as

16h desta sexta-feira, segundo oInstituto Nacional de Estudos ePesquisas Educacionais Anísio Tei-xeira (Inep). Os candidatos podemse inscrever pela internet até o pró-ximo dia 23. A recomendação é quefaçam a inscrição com antecedên-cia, em horários com menor númerode acessos ao sistema.

De acordo com o Inep, o ritmo deinscrições superou o do ano passa-do em 11,33%. Em 2013, no quintodia de inscrições, o total era2.728.908. Os melhores horários parafazer a inscrição são o início da ma-nhã, até as 9h; entre às 14h e às 17h;e após às 21h.

São Paulo possui o maior núme-ro de inscritos, 476.061, o que repre-senta 15,66% do total. Em seguidaestão Minas Gerais, com 314.321(10,34%); Ceará, com 253.697(8,35%); Rio de Janeiro, com 235.604(7,75%); e Bahia, com 225.047 (7,4%).Juntos, esses estados somam 49,5%do total de inscrições. As mulheresrepresentam a maior parte dos ins-critos, com 1.819.268 (59,87%).

O exame será realizado nos dias 8

e 9 de novembro. O valor da inscri-ção é R$ 35. Alunos de rede públicae pessoas com renda familiar até 1,5salário mínimo são consideradosisentos. A taxa deve ser paga até odia 28 de maio.

O Enem é destinado a estudan-tes que tenham terminado ou este-jam concluindo o ensino médio,pessoas com mais de 18 anos quebusquem o comprovante de con-clusão do ensino médio e aquelasque queiram testar conhecimentos.A nota do exame é utilizada comocritério para acesso ao ensino supe-rior por meio do Sistema de SeleçãoUnificada (Sisu) e do Programa Uni-versidade para Todos (ProUni). Aparticipação na prova também é re-quisito para receber o benefício do

Fundo de Financiamento Estudan-til (Fies), participar do Programa Ci-ência sem Fronteiras ou conseguiruma vaga gratuita dos cursos técni-cos oferecidos pelo Sistema de Se-leção Unificada da Educação Pro-fissional e Tecnológica (Sisutec).