jornal a razão 13/11/2015

23
Juiz decide ouvir Kiko, sócio da Kiss, em Santa Maria Elissandro Spohr pediu para ser ouvido na cidade. Interrogatório está marcado para o dia 1º de dezembro, no Fórum. Página 14 Pedidos do FGTS serão feitos na próxima semana Caixa detalhará hoje como funcionará a central que vai atender moradores afetados pelas chuvas de outubro. Página 08 Três noites de nativismo a partir de hoje Segundo A Razão Músicos sobem ao palco, na Gare, para defender as composições que disputam a 23ª edição de um dos principais festivas do Estado. Confira as concorrentes e a programação até domingo. TERTÚLIA Cinco trens cruzam a Rua Sete todos os dias Informação foi confirmada ontem pela ALL. Autoridades ligadas ao trânsito e transportes de passageiros avaliam que fluxo de composições não justifica bloqueio da passagem de nível. Página 07 DEIVID DUTRA / A RAZÃO FOTO ARQUIVO / A RAZÃO Sexta-feira, 13 de novembro de 2015 Ano 82 Nº 29 R$ 1,00 www.arazao.com.br

Upload: jornal-a-razao

Post on 24-Jul-2016

271 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Razão 13/11/2015

Juiz decide ouvir Kiko, sócio da Kiss, em Santa Maria

Elissandro Spohr pediu para ser ouvido na cidade. Interrogatório está marcado para o dia 1º de dezembro, no Fórum. Página 14

Pedidos do FGTSserão feitos napróxima semana

Caixa detalhará hoje como funcionará a central que vai atender moradores afetados pelas chuvas de outubro. Página 08

Três noitesde nativismoa partir de hoje

Segundo A Razão

Músicos sobem ao palco, na Gare, para defender as composições que disputam a 23ª edição de um dos principais festivas do Estado. Confira as concorrentes e a programação até domingo.

TERTÚLIA

Cinco trens cruzam a Rua Sete todos os diasInformação foi confirmada ontem pela ALL. Autoridades ligadas ao trânsito e transportes de passageiros avaliam que fluxo de composições não justifica bloqueio da passagem de nível. Página 07

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

FO

TO

AR

QU

IVO

/ A R

AZÃ

O

Sexta-feira, 13 de novembro de 2015Ano 82 Nº 29 R$ 1,00www.arazao.com.br

Page 2: Jornal A Razão 13/11/2015

2 OPINIÃO

CHARGE REDE SOCIAL

Não adianta culpar a falta sinalização. Existe muita imprudência de parte dos motoristas que não olham para o lado de onde está vindo o outro veículo.

MARCELO LIMA JUNIOR /SANTA MARIA

ACIDENTES NA DUQUE COM NIEDERAUER

DANIEL TONETTO ADVOGADO CRIMINALISTA

Ninguém rouba para comer

Em primeiro lugar, quero parabenizar o jornal A Razão pela série de reportagens

Alerta no Campo, que retrata com profundidade a realidade vivida por produtores rurais da nossa região, vítimas da violência. Essa iniciativa fez com que outros veículos de comunicação e demais setores de nossa cidade também se mobilizassem por essa causa. A questão do abigeato, em particular, me interessa muito porque tenho clientes produtores rurais e já ajudei a colocar na cadeia muitos abigeatários. Muita gente que mora na cidade desconhece que por trás do abigeato se escondem outros crimes, inclusive muito mais violentos do que o simples roubo de gado.

Em um processo em que atuei como assistente de acusação em uma cidade da região, acusei três bandidos que cometeram latrocínio. A vítima, um idoso, foi brutalmente morta e seus pertences levados. Antes desse assalto, esses mesmos bandidos já haviam roubado gado na região. Aliás, eles começaram furtando reses e, a partir daí, se interessaram por outros bens dos produtores rurais.

O abigeato também financia outros tipos de atividades criminosas, como o tráfico de drogas em pequenos municípios. Por isso, seu combate está também relacionado à contenção da violência no meio urbano. Há uma relação entre a violência urbana e a rural. Hoje, até mesmo o perfil dos criminosos é bastante semelhante,

incluindo o “modus operandi”, a forma violenta como agem com as vítimas e assim por diante.

Dados da Secretaria de Agricultura do Estado apontam que o abigeato é responsável por 20% dos abates clandestinos de animais no Rio Grande do Sul. Vocês imaginam o que isso significa em termos de prejuízos para a economia gaúcha? E para a saúde pública, então? Recentemente a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei aumentando as penas para o roubo e o abate clandestino de gado. O texto, agora, está no Senado.

Concordo que o aumento das penas é uma das providências necessárias, porém precisamos ir além disso. O simples abate clandestino, mesmo não estando relacionado a roubo ou furto de gado, já implica, em si, em problema sério. Proprietários de abatedouros, açougues e outros estabelecimentos devem estar cientes das exigências legais e não aceitar qualquer oferta que apareça à sua porta. Faltam campanhas de conscientização. Quanto ao combate ao abigeato e aos crimes conexos no campo tenho a expectativa de que a reunião desta quarta-feira, no Sindicato Rural, com a Brigada Militar e a Polícia Civil, resultará em uma redução da violência na área rural, principalmente com a criação de mais uma Patrulha Rural. Uma certeza todos nós já temos: hoje em dia ninguém rouba para comer.

O ABIGEATO TAMBÉM FINANCIA OUTROS TIPOS DE ATIVIDADES CRIMINOSAS, COMO O TRÁFICO DE DROGAS EM PEQUENOS MUNICÍPIOS

ESPAÇO DO LEITOR

Vitória da Zona NorteApós retorno dos vereadores que estiveram em Porto Alegre durante a semana, conseguimos permanência do Posto da Brigada na Vila Kenne-dy. Temos que agradecer em primeiro lugar a Deus, a cada morador que contribuiu com o abaixo-assinado e aos que estiveram junto conosco no dia 29/10, no Comando da Brigada Militar SM, em uma reunião agenda pelo vereador Admar Pozzobom. Contamos também com a presença dos vereadores Pastor João Chaves e Luiz Carlos Fort, que fazem parte da Comissão de Políticas Públicas da Câmara de Vereadores. Lá conse-guimos um prazo de mais alguns dias para os vereadores irem a Porto Alegre para reivindicar a permanência do Posto da Brigada Militar na Zona Norte (Vila Kennedy). Também agradecemos a todos que de uma forma ou de outra se empenharam e contribuíram para a continuidade do funcionamento, pois é de grande importância para as comunidades que fazem parte desta região. Assim, continuaremos sempre empenhados em atender as necessidades dos moradores daquela localidade. Demons-tramos que nós moradores da Zona Norte somos mais do que vencedores e que a vitória sempre vem da União faz da Força.

ELTON LUIZ CHAVES / SANTA MARIA

WELLINGTON JEAN / SANTA MARIA

ORÇAMENTO CURTO DO INTER/SM

Que peguem os caras da cidade. Querem gastar fortunas fora, sendo que temos vários bons jogadores no Amador, que paga bem mais.

Anjo da guardaTodos temos um momento de bobeira. Dia desses, pela manhã, lim-pando o pátio, coloquei o celular no capô do motor do carro do meu esposo para cuidar se caso ligassem. Quando me dei conta, ele havia saído. Fiquei desesperada, corri atrás do caminho que faz para ir ao mercado, cuidando para ver se o aparelho havia caído, nada.... Liguei para ele e fizemos o caminho de volta que ele realizou. E nada. Ligamos várias vezes e só chamava. Até que alguém atendeu. O celular caiu a 10 quadras da minha casa. Pois Deus ouviu minhas preces, um senhor atendeu e humildemente disse: achei agora moça, pode vir buscar estou em tal local. Encontrei o Sr Joel, muito humilde, com sua bicicleta, esposa e filhinha. Ele trabalha com limpeza de pátio e recomendarei seus serviços a meus amigos e conhecidos. Que bom que ainda existem pessoas de boa índole no nosso mundo. Que Deus abençoe ele e sua família com muita saúde, amor, harmonia e trabalho.

ROSEMAR THIES / SANTA MARIA

Sempre nessa esquina. Quando é que vão aprender a não correr tanto como correm ao descer a Duque.LETICIA MINUSCOLLI MAI / SANTA MARIA

JAILSON PIRES E JONES PIRES / SANTA MARIA

METAS DA NOVA DIREÇÃO DA CACISM

Poderia também cogitar a ideia de trazer novas empresas para San-ta Maria, gerando mais emprego e renda, já que o desemprego é muito grande.

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 3: Jornal A Razão 13/11/2015

Dois movimentos, diferentes focos

Há quem diga que o país vai melhorar se o impe-achment da presidente

Dilma Rousseff (PT) for con-cretizado. Por outro lado, há quem diga que não é assim que as coisas funcionam. Esta se-mana, Santa Maria terá repre-sentantes de ambos os grupos em manifestações pelas ruas da cidade. Hoje, às 18h, o mo-vimento Frente Brasil Popular realiza um ato na Praça Salda-nha Marinho. De acordo com o presidente do PCdoB Santa Maria e integrante da Frente, Narendranath Martins Costa, o movimento não é exatamente pró-Dilma. “Nós defendemos a democracia. Defendemos a ins-tituição Presidente da Repúbli-ca”, comenta.

HOJE E DOMINGO, SANTA MARIA, TERÁ ATOS A FAVOR E CONTRA A PRESENÇA DE DILMA NO GOVERNO

A Frente realizou conferência em outubro em que reuniu as instituições participantes

Além disso, Costa menciona que a Frente Brasil Popular é contra a política administrativa do ministro da Fazenda, Joa-quim Levy, e defende a sobera-nia nacional. Conforme o inte-grante do movimento em Santa Maria, o ato de hoje é simultâ-neo e acontece em diversas ci-dades do país, inclusive Brasília.

Costa diz que mais de 50 ins-tituições participam da Frente Brasil popular, dentre elas estão a CUT, o Levante Popular da Juventude, UNE e UBES. Tam-bém integram o movimento parlamentares e dirigentes de partidos políticos e correntes partidárias, como o PT, PCdoB, PSB e PDT.

REIVINDICAÇÕES

No manifesto ao povo bra-sileiro, a Frente Brasil Popular apresenta quatro pontos como os principais objetivos. O pri-meiro é defender os direitos dos trabalhadores. O segundo é ampliar a democracia e a par-ticipação popular nas decisões sobre o presente e o futuro do

3POLÍTICA

país. O terceiro é promover re-formas estruturais, para cons-truir um projeto nacional de desenvolvimento democrático e popular. E o último é defen-der a soberania nacional.

De acordo com Costa, al-guns integrantes começaram

a levantar a bandeira “Fora Cunha”, movimento que pede a saída do presidente da Câ-mara dos Deputados, Eduardo Cunha, mas este não é um das reinvindicações centrais da Frente e não é consenso entre todos os participantes.

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

ISIS MEDEIROS / DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

JOYCE NORONHA

DOMINGO É DIADE “FORA DILMA”

Também na Praça Saldanha Marinho, mas

com data e hora diferente, outro movimento realiza manifestação, mas desta vez pedindo a queda da

governante federal. Domin-go, a partir das 15h, o ato público quer o impeach-

ment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em Santa Maria, os coordenadores

do Movimento Brasil Livre organizam os últimos deta-

lhes para o protesto.Atos semelhantes já foram

realizados três vezes em Santa Maria. Em março, a

manifestação levou cerca de 15 mil pessoas a par-ticipar da manifestação. Em abril, foram aproxi-

madamente 5 mil pesso-as e em agosto cerca de 3,5 mil pessoas pediram

a saída de Dilma.

Page 4: Jornal A Razão 13/11/2015

Da Fábrica de Natal para a rua

Entorno da Praça Saldanha Marinho já está entrando no clima natalino desde a semana passada

As ruas do Centro de Santa Maria es-tão cada vez mais entrando no clima natalino. Guirlandas, sinos, presé-

pios, portais, anjos e outros itens da deco-ração de Natal já podem ser vistos no en-torno da Praça Saldanha Marinho, na Rua Venâncio Aires e em parte da Avenida Rio Branco. Ontem, o prefeito Cezar Schirmer fez uma peregrinação com profissionais da imprensa para mostrar a Fábrica do Natal do Coração, no Bairro João Goulart, onde voluntários e servidores da Prefeitura se de-dicam à produção dos enfeites que irão em-belezar as ruas da cidade a partir da noite do próximo 21 de novembro, quando começa-rá mais uma edição do Natal do Coração. Mais de 1,5 milhão de garrafas PET foram utilizadas na fabricação dos enfeites. Pro-movido pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Na-tal do Coração acabou se tornando um dos principais eventos de Santa Maria, atraindo visitantes da região e principalmente mora-dores de outras regiões da cidade.

REGISTROS

EXÉRCITO INVADIDO

Em princípio nenhum militar de Santa Maria teve seus dados vazados por hackers que invadiram servidores do Exército entre domingo e segunda-feira. Pelo menos 800 militares brasileiros tiveram dados, como número de CPF, expostos em fóruns de hackers na internet. Na terça-feira, o coronel Paulo Roberto Almeida Rosa, chefe da Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército, chamou militares para tranquilizá-los. Em nota, o comando nacional do Exército disse que a ação não coloca em xeque o sistema de defesa das Forças Armadas e do país.

4 RESUMO

PRODUÇÃO NATALINA

“Vai nascer aqui um modelo de saúde para o RS”

MOACIR DA ROSA ALVES,COORDENADOR ADJUNTO DA CRS

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

Comissão de Finanças da Câmara votará, na próxima semana, projeto que proíbe a compra de leite importado pelo governo para programas sociais e merenda escolar. Proposta é do deputado gaúcho Alceu Moreira (PMDB).

Desvio na Tancredo Neves

Devido às obras no lote 2 da Tra-vessia Urbana (duplicação de rodovias federais que passam por Santa Maria), na BR-287, o Departamento Nacio-nal de Infraestrutura Terrestre (Dnit) desviou ontem o acesso ao Bairro Tancredo Neves. Assim, o motorista que se desloca no sentido centro-bair-ro precisa ir até o trevo de acesso ao Distrito Industrial e fazer o retorno

para ingressar no Bairro Tancredo Neves. Conforme o consórcio respon-sável pelas obras, a previsão é que a intervenção no trecho seja concluída até o final da próxima semana. O Dnit recomenda atenção aos motoristas e lembra que o trânsito tem velocidade reduzida no local. O trabalho no lote 2 consiste na escavação no trevo de acesso à Cohab Tancredo Neves.

Obra da Travessia Urbana, que duplicação de BRs, altera o trânsito na região Oeste

LEITE SÓ NACIONAL

Erro custa caro

Ao admitir publicamente seu erro ao não votar contra o projeto das RPVs (Requisições de Pequeno Valor), em entrevista exclusiva ao Jornal A Razão, o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) foi alvo de um verdadeiro bombardeio ontem, nas redes sociais. Como a OAB/RS era a principal opositora do projeto, parte das críticas foi de advogados, mas também não faltaram comentários de outros internautas. Com a abstenção de Pozzobom, a votação foi desempatada a favor do governo com o voto de minerva do presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum (PMDB)Confira alguns publicados no site de A Razão.

Depois que passa votação dizer que errou é fácil. Já garantiu a estratégia (Cláudio Ozório)

Também vou errar quando vier me pedir voto (Telmo da Silva)

Sujeira da Grossa. Que desculpa esfarrapada. Já vi muitas bem piores. Melhor calar a vir dizer tamanha besteira. Perdeu crédito com sua base. E com boa parte do funcionalismo. A oportunidade bateu a sua porta e foi chutada. (Airton Cezar Teixeira)

Juiz liberamaconhaDecisão do juiz da 16ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal está causando polêmica. Ele determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exclua o THC (tetrahidrocanabinol), princípio ativo da maconha, da lista de substâncias proibidas no Brasil. O objetivo é a liberação para uso medicinal mediante receita médica. O deputado federal gaúcho Osmar Terra (PMDB), que é médico neurologista, e a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados apresentaram um requerimento demonstrando preocupação. O texto defende que a Anvisa mantenha o THC na lista de drogas ilícitas. Terra, que foi secretário de Saúde do RS e atualmente preside a Subcomissão Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, lista uma série de problemas causados pelo uso contínuo da maconha: dependência química, retardo mental, esquizofrenia e outras psicoses graves.

MORTES NO TRÂNSITO

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou ontem a criação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O objetivo é reduzir à metade, no prazo de dez anos, o índice nacional de mortos em acidentes de trânsito no País. Um dos autores é o ex-deputado gaúcho Beto Albuquerque (PSB). Somente este ano, na região Centro, já morreram 101 pessoas no trânsito.

GA

BR

IEL

HA

ES

BA

ER

T / A

RA

ZÃO

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

FOTO DNIT / DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Page 5: Jornal A Razão 13/11/2015

5SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 6: Jornal A Razão 13/11/2015

Dia das testemunhas no processo contra Maciel

Devagar e sempre, segue o processo político que tem como alvo o vereador João Carlos Maciel, do PMDB. Sua conduta é investigada por comissão de edis, e a acusação é a prática de “infração político-administrativa”. Desenhando: é o caso da retenção de valores do salários de CCs, já objeto de processo judicial no qual Maciel foi condenado em segunda instância.Há três semanas, ao depor, sob o protesto de sua defesa, para a qual o acusado sempre é o último a falar, o vereador se disse vítima de “esquema arquitetado para afetá-lo” e que “nunca em sua vida plantou o mal ou desejou o mesmo ao seu semelhante.”Hoje, a partir das 9h, haverá o contraditório. Quem vai falar são as ex-servidoras Cleonice Kummel Pedroso e Silvana Martins Silveira, além da vereadora Anita Costa Beber. É, claro, impossível antecipar o que dirão, mas supõe-se que devam manter o já afirmado na Justiça. É isso. Ou o processo, na prática, acaba. Aguardemos!

CLAUDEMIR PEREIRA

[email protected]

“LEI KISS” AINDA...

No mesmo dia, terça-feira, em que foi aprovado, por unanimidade, o projeto (de Valdeci Oliveira, com substitutivo de Luiz Mainardi) que torna 27 de janeiro o Dia Estadual de Conscientização contra Incêndios, dois deputados, por sinal dos mais jovens na Assembleia, anteciparam sua ideia de mudar a Lei Kiss.

CONGESTIONAMENTO

Quase um quarto do total dos edis da comuna estava em Porto Alegre, quarta-feira. Houve pelo menos um momento em que todos estavam no mesmo lugar, junto com a Superintendente do HUSM, Elaine Resener. No caso, o gabinete do deputado Jorge Pozzobom, com quem trataram da questão do Hospital Regional.

6 GERAL

Desde ontem, até hoje, ocorre no salão do Clu-be Recreativo Dores, em

Santa Maria, o II Salão de Prá-ticas Pedagógicas da Rede Mu-nicipal de Ensino, que mobiliza 800 professores das 77 escolas do município. “Nossa intenção é sensibilizar os professores para as novas políticas educa-cionais. Essa troca de experi-ências positivas entre as escolas é muito importante”, afirma a superintendente de educação básica, Cláudia Bassoaldo.

Uma das palestras que en-cantou os professores foi minis-trada na manhã de ontem pelo doutor da Universidade Esta-dual de Campinas (Unicamp) e pesquisador em Neurociência,

EVENTO MOBILIZA DOCENTES DE 77 ESCOLAS DE SANTA MARIA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

DANDO DE OMBROS

É desconhecido, ainda, o destino dado ao requerimento de Tiago Aires, do Rede, que propõe a redução à metade do salário dos vereadores e a extinção do chamado “auxílio gasolina”. Pelo sim, pelo não, o militante contou à coluna que já foi iniciada a coleta de assinaturas para tornar o projeto uma “iniciativa popular”, para o que há previsão legal.

... MAIS BRANDA? É?

Não, não é para torna-la mais dura, o que motiva Gabriel Souza (PMDB) e Anny Ortiz (PPS). Antes, é para flexibilizá-la ainda mais. A deputada chegou a dizer que a lei Kiss foi discutida “açodadamente e no calor da tragédia”. Relembrando: Foram ouvidos um sem número de especialistas, autoridades e vítimas ao longo de quase um ano. Pois é.

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

AR

QU

IVO

/ A R

AZÃ

O

Maciel depôs há três semanas. E se disse vítima de um esquema

Pesquisador em neurociência da Unicamp, José Meciano Filho palestrou para os professores no Clube Dores

Fórum debate hoje o envelhecimentoNesta sexta-feira, dia 13, será

realizado o Fórum de Educação e Envelhecimento – Reflexões e Aproximações, promovido pelo Sesc em parceria com a Univer-sidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento acontece das 8h30 às 17h30, no Campus Sede da

UFSM, e busca refletir e aprender mais sobre a questão do envelheci-mento, especialmente nas suas re-lações com o campo da educação.

Durante o Fórum, quatro grandes nomes na área do en-velhecimento e da educação re-alizam exposição sobre o tema:

os professores Johannes Doll; José Carlos Ferrigno; Helenice de Moura Scortegagna e Mar-co Aurélio Costa. Mais infor-mações sobre o evento podem ser obtidas junto ao Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, 66) ou pelo telefone (55) 3223-2288.

Salão da pedagogia reúne 800 professores

José Meciano Filho, mais co-nhecido no meio educacional pelo apelido de “Nino”. O tema abordado por ele foi a “Neuro-pedagogia e Educação com Sen-sibilidade”. Para o especialista, “tudo que dá alegria aprender, a memória auxilia”.

Por isso, de acordo com o doutor, o professor deve estar motivado e emocionalmente envolvido com suas ativida-des pedagógicas e seus alunos, transmitindo eficientemente seus conhecimentos. “Graças à motivação, necessidades se transformam em objetivos, pla-nos e projetos. Quando se está feliz, o sistema nervoso produz substâncias químicas – os neu-rotransmissores, que atuam es-timulando estruturas cerebrais desencadeando sensação de prazer e protegendo nosso or-ganismo contra doenças”.

A coordenadora pedagógica da Escola Adelmo Silmas Genro, Eliane Machado, saiu encantada da palestra. “Aprendi muita coi-sas novas e vamos tentar aplicar na nossa escola”, diz ela.

Com um vasto currículo em

palestras, Nino percorre muni-cípios de diversos estados para ensinar aos alunos e professo-res o papel da neurociência. Para o professor a Neuroci-ência pode auxiliar nos novos métodos de ensino e aprendi-zagem, tornando as aulas mais agradáveis, além de proporcio-nar aos alunos e professores uma metodologia ativa e de fácil compreensão.

VALORIZAÇÃO DO DOCENTE

O slogan do evento é a “Va-lorização Docente: Orgulho de Ser Professor” e tem como pro-pósito divulgar e compartilhar experiências pedagógicas desen-volvidas pelas escolas, bem como estimular o principio da pesquisa nas atividades docentes.

Na abertura do II Salão de Práticas Pedagógicas, o prefei-to Cezar Schirmer destacou a importância da Educação como agregadora do conhecimento e processo possível para a eman-cipação de indivíduos a uma condição de sujeitos de sua pró-pria história de vida.

RAUL PUJOL

Page 7: Jornal A Razão 13/11/2015

7GERAL

Rua Sete fechará cinco vezes ao diaFLUXO DE COMPOSIÇÕES NÃO JUSTIFICARIA BLOQUEIO DA PASSAGEM DE NÍVEL, AVALIAM AUTORIDADES

A empresa América Latina Logística (ALL) disse nes-ta quinta-feira que não

informa os horários de passagem de composições férreas pela Rua Sete de Setembro e em toda a ex-tensão da rede, por questões de segurança das cargas transporta-das e demais operações. O pedido de informações foi feito pelo Ga-binete do Vereador Admar Poz-zobom (PSDB), com o objetivo de levantar se a demanda de fluxo da linha justifica a determinação de que a passagem de nível da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) seja fechada. A Razão fez contato com a assessoria de comunicação da ALL, que informou que, por dia, cruzam pela passagem de nível cinco composições.

Admar é morador do Bairro Perpétuo Socorro, e informou que em duas ocasiões, os trens passam pelo local durante a madrugada, sempre à 1h30 e às 4h30. O vereador também lem-

brou que, há dois anos, esteve na sede da ALL, em Curitiba, pedindo a instalação de uma cancela e colocação de semá-foro no cruzamento. “À época eles alegaram que seria inviável financeiramente”, afirmou o ve-reador.

“Justifica mais ainda a colo-cação de uma cancela no local e é isso que estamos pleiteando”, disse o secretário de Município de Mobilidade Urbana, ao co-

A POLÊMICA

A ordem de fechar a passagem cumpre acordo firmado por convênio assinado em 2004, entre Prefeitu-ra e Dnit. O órgão condicionou a construção do Viaduto da Gare ao bloqueio da rua . Até o vice-presi-dente da República, Michel Temer (PMDB), entrou na polêmica. Ele estará presente à reunião agendada com a direção da ANTT para o dia 17 de novembro, em Brasília. Também acompanham a agenda articulada pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio Grande do Sul, o prefeito de Santa Maria, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o deputado federal Paulo Pimenta (PT), o ex-diretor do Dnit, Hideraldo Caron e o presidente da ATU.

Por quiestão de segurança ALL não divulga os horários da passagem dos trens pelo cruzamento da Rua Sete

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

mentar a quantidade de trens que passa pelo local. O presiden-te da Associação dos Transporta-dores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Luiz Fernando Maffini, disse que fechar a passagem da Rua Sete significa condenar todo um planejamento feito na elabo-ração do Plano Diretor de Mo-bilidade Urbana (PDMU), que contempla a via como um dos principais acessos à região Norte da cidade.

“Só o viaduto da Gare não contempla toda a demanda exis-tente em relação aos acessos de veículos à região Norte. A verda-de é que os dois acessos se com-pletam e fechar a Rua Sete será o mesmo que provocar um colap-so no nosso sistema viário. Além do que, existe toda uma questão social e econômica envolvendo os moradores de vários bairros. Tem que ficar como está”, assi-nalou Maffini.

ARQUIVO / A RAZÃO

FABRICIO MINUSSI

O PROMOTOR

O ex-promotor de Defesa Comunitá-ria, João Marcos Adede y Castro, se manifestou em seu perfil pessoal no Facebook sobre o assunto. Segundo ele, o bloqueio da via viola a lei por-que dificulta e, em alguns casos até impede totalmente, o exercício do livre comércio e da atividade econô-mica garantida pela Constituição. “O volume de tráfego de trens no local é irrisório e facilmente controlável com cancelas que abrem e fecham conforme a necessidade, sendo que a sentença teria violado literal disposição de lei”, afirmou.

Page 8: Jornal A Razão 13/11/2015

Caixa prepara saques do FGTS

8 GERAL

BANCO MONTARÁ ESTRUTURA NA PREFEITURA PARA RECEBER OS PEDIDOS DOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS DE OUTUBRO

A direção da Caixa Fede-ral divulga às 14h desta sexta-feira os detalhes

da operação que será desenca-deada para que os trabalhadores atingidos pelas chuvas e venda-val de outubro possam encami-nhar o saque de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Ser-viço (FGTS). Uma reunião rea-lizada na manhã desta quinta-feira encaminhou praticamente todos os procedimentos, que serão informados em entrevista coletiva, que ocorrerá na sede da Superintendência da Caixa, na Rua General Neto.

Conforma apurou A Razão, um dos pontos que ainda pre-cisava ser definido era o local de atendimento à demanda de pedidos. Inicialmente, a pre-visão era de que isso pudesse ocorrer no Centro Desportivo Municipal (CDM). Na tarde desta quinta-feira, essa pos-sibilidade foi descartada pelo secretário adjunto de Muni-cípio de Comunicação e Pro-gramação Institucional, Luiz Otávio Prates.

Ele alega que o local não reuniria as condições neces-sárias para acolhimento e processamento dos pedidos.

No entanto, a reportagem também apurou que a central de atendimento será montada no saguão do Centro Adminis-trativo Municipal, que fica na Rua Venâncio Aires, nº 2277 (Centro). O atendimento, a princípio, poderá ocorrer em horário diferente do expedien-te externo da Prefeitura, que é das 7h às 13h. Caberá à Caixa viabilizar o sistema e fornecer os técnicos para operar o en-caminhamento dos pedidos, sendo que a Prefeitura apoiará o trabalho com dois assistentes sociais.

Já às 15h desta sexta-feira, ocorrerá uma reunião na sede da Superintendência da Caixa, com as lideranças comunitárias de cada bairro da cidade que teve problemas com a chu-va e vendaval de outubro. Na oportunidade serão dadas as orientações necessárias, quan-to aos documentos que os tra-balhadores devem apresentar para solicitar o saque de parte do FGTS.

Mais de 460 trabalhadores cadastrados pela Prefeitura poderão solicitar parte do dinheiro do Fundo de Garantia

FABRICIO MINUSSI

Dinheiro que chega no momento certoA dona de casa Jaqueline Flo-

res, 36 anos, moradora da Rua La Paz, no Bairro Chácara das Flo-res, foi uma das atingidas pelo vendaval do dia 15 de outubro. O excesso de chuva resultou em uma infiltração no piso de sua residência. Já o vento se encarre-gou de estragar o telhado do lar de Jaqueline, mãe da adolescente Weida, 16 anos, e do David, de 5 anos. Um prejuízo de aproxima-damente R$ 500. Dinheiro que faz falta no apertado orçamento da família. O marido de Jaqueli-ne trabalha como autônomo.

“A Defesa Civil do município nos auxiliou bastante naqueles dias de chuva, mas tem coisas que precisamos de dinheiro para consertar. Já encaminhei par-te da documentação e espero retirar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na próxima semana. Es-tamos precisando desse dinhei-ro”, afirma ela.

Jaqueline trabalhava como monitora do Lar de Miriam e possui uma quantia de aproxi-madamente R$ 2,500, para reti-rar na Caixa Econômica Federal. Com o dinheiro, a dona de casa

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

GA

BR

IEL H

AE

SB

AE

RT / A

RA

ZÃO

De acordo com o secretário de Município de Ação Comu-nitária e coordenador da De-fesa Civil Municipal, Adelar Vargas, mais de 460 famílias de 21 bairros e nove distritos de Santa Maria atingidos pela chuva e vendaval de outubro poderão ser beneficiadas com o saque de parte do valor do Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS) para ajudar

na recuperação das perdas e danos. Cada trabalhador que comprovar a situação de atin-gido terá direito ao saque de até R$ 6.220,00.

Os dados fornecidos serão cruzados com os do sistema do Ministério da Integração Na-cional, que tem à disposição informações sobre a situação do município, áreas afetadas e prejuízos decorrentes dos fe-

nômenos climáticos. Esses da-dos constam no Formulário de Integração de Desastres (Fide). Segundo Adelar Vargas é im-portante salientar que aqueles que já foram beneficiados com o saque de parte do FGTS há um ano, não poderão concor-rer novamente. Ele também informa que os pedidos de en-caminhamento devem iniciar na próxima segunda-feira.

460 trabalhadores podem fazer o pedido

pretende arrumar os estragos da chuva e quitar dívidas. “Com o que sobrar vou pagar algumas parcelas do meu curso técnico em segurança do trabalho que estou devendo”, ressalta.

Jaqueline pretende consertar o telhado e piso de sua residência

Terão direito ao saque de parte do Fundo os trabalhadores com carteira assinada e que possuírem conta de FGTS com saldo; e que a sua residência tenha sofrido danos materiais em virtude dos tempo-rais, e esteja dentro da área afetada. Estas ques-tões ainda estão sendo detalhas entre a Prefei-tura Municipal e a Caixa Econômica Federal.

TEM DIREITO

a) documento de identi-ficação pessoal;

b) carteira de trabalho comprovando o vínculo empregatício;

c) número do PIS/PA-SEP/NIS;

d) comprovante de resi-dência na área atingida pelo desastre.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Salgado Filho, Menino Deus, Itararé, João Goulart, Km 3, Passo das Tropas, Renascença, Tomazetti, Urlândia, Chá-cara das Flores, Passo da Areia, Camobi, Pé de Plátano, JK, Parque Pinheiro Machado, São José, Nossa Senhora das Dores, Parque Dom An-tônio Reis, Km 2, Nossa Senhora Medianeira e Nova Santa Marta.

BAIRROS ATINGIDOS

Arroio Grande, Santo

Antão, Passo do Verde,

Boca do Monte, Arroio

do Só, Palma

Santa Flora e Pains.

DISTRITOS ATINGIDOS

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Page 9: Jornal A Razão 13/11/2015

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

RODRIGO RICORDI A RAZÃO

PLANO APROVADO na Câmara

SEGUNDO

DOCUMENTO QUE DEFINE AÇÕES NA ÁREA DA CULTURA É APROVADO POR UNANIMIDADE POR VEREADORES

Foi votado na tarde de ontem o texto do Plano Municipal de Cultura. Com todos os

votos a favor, o projeto agora volta para a Prefeitura para assinatura final do prefeito Cezar Schirmer. A aprovação é mais um passo na longa escalada da ci-dade para fazer parte do Sistema Nacional de Cultura. A secretária de Cultura, Marilia Chartune, acompanhou a votação e vibrou com o resultado.

“Fazer parte do Sistema Na-cional de Cultura abre algumas portas para iniciativas locais, mas principalmente gera uma perspectiva de financiamento além de patrocínios de empre-sas privadas locais”, destaca. Marilia informa que esse último passo já abre a possibil-idade de captação. “Tem vários

editais para projetos abertos para o ano que vem, e como já estão tramitando e podemos acessar recursos financeiros. Nós podemos, por exemplo, acessar recursos estaduais. Para Santa Maria é muito impor-tante porque podemos não só participar com a nossa LIC, como também desses dois mei-os, o estadual e o nacional”, diz a secretária.

Sobre o Fundo, não ficou estabelecido um valor anual fixo. “O repasse da cidade vai ser conforme o orçamento da Secretaria de Cultura, e vai ser por meio de editais. Mas será 100% financiamento. A gestão será da Secretaria, mas teremos uma comissão normativa para analisar os projetos”, revela Marília.

Termina hoje o período para a entrega de projetos cultu-rais para a Lei de Incentivo à Cultura (LIC-SM) para 2016. O protocolo de inscrição deve ser feito junto à secretaria, locali-zada na Gare da Estação, das 8h às 16h. Para 2016, estará dispo-nível para captação o valor total de R$ 1,39 milhão.

Produtores culturais interes-sados em protocolar seus projetos devem apresentar Cadastro de Empreendedor Cultural, previa-mente aprovado e em dia com as obrigações previstas em lei e duas cópias idênticas do projeto,

Último dia para LIC

a ser protocolado com todos os orçamentos e demais exigências legais que constam na Instrução Normativa 001/2014. Também é exigido que não haja nenhuma pendência referente à prestação de contas para os empreende-dores culturais que possuem projetos aprovados e captados em anos anteriores.

De acordo com o cronogra-ma da LIC-SM 2016, a análise técnica dos projetos protocolados junto à Secretaria de Cultura será

realizada de 16 a 23 de novem-bro. Já a avaliação da Comissão Normativa acontece no período de 24 de novembro a 16 de dezembro. A divulgação dos pro-jetos aprovados está prevista para acontecer em 18 de dezembro.

Mais informações com Márcia Rocha ou Luiz Fernando Nunes (Dida), junto à Secretaria de Cultura, pelos telefones (55) 3217-2395 ou (55) 3221-8700, ou ainda pelo e-mail [email protected]

Page 10: Jornal A Razão 13/11/2015

2 SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015SEGUNDO

Do garfo ao computador

MÁXIMO TREVISAN ADVOGADO

[email protected]

OS GARFOS (QUASE IGUAIS) ENSINAM MUITO. OS COMPUTADORES E CELULARES (A TODA HORA DIFERENTES, SEMPRE COM ÂNSIA INCONTIDA DE MUDAR, TAMBÉM NOS ENSINAM MUITO. E A VIDA?

INBOX

MULHER aonde vais? Convém?

REPRODUÇÃO | A RAZÃO

Um livro que trata de transformar frustrações em realizações

Maria Alice Schuch está fazendo sucesso com seu livro MU-LHER aonde vais? Convém? Enfocando o universo feminino, foi escrito a partir de pesquisa prática e investigativa, e exposta em vários congressos em que participou nos últimos anos.

Com formação em vários países como Rússia, Chile, Itá-lia, Maria Alice diz que através da introspecção e da pes-quisa experimental, usando instrumentos da metodologia ontopsicológica, chegou a algumas conclusões: “Nós, mu-lheres, fazemos uso de um estilo de vida que nos leva a uma dicotomia entre a pretensão verbalizada e a ação concreta. Esta dicotomia entre ser e fazer, querer e agir leva a um estresse constante e faz com que, no fundo de nós mesmas, sintamos, em alguma medida, frustração e medo”.

Pra tratar dessas questões é que Maria Alice realizou es-tudos e escreveu o livro, para compartilhar as conclusões a que chegou e que mudaram a sua vida, e de muitas pessoas que caminham em busca de equilíbrio e alegria de viver.

Lançado pela Edelbra, MULHER aonde vais? está em vá-rias livrarias do país. E, como empresária vencedora, a auto-ra tem recebido convites para palestras, em que leva para o mundo empresarial, de ambos os gêneros, as particularidades do sucesso dos grandes vencedores, sob um olhar feminino. É chamada para contar como transformar anseios e frus-trações em realizações.

O garfo teve origem nas civilizações grega e romana. Era conhecido desde 600 a.C. Outro objeto semelhante, que o

precedeu, teria sido criado em 2001 a.C. As pessoas, à época, comiam com as mãos. Os nobres e a elite chegaram a ser distinguidos pelo número de dedos usados para pegar a comida. Eles usavam somente três dedos, enquanto o povo se valia de todos os dedos da mão. O garfo chegou à Europa por meio do imperador de Constantinopla, Constantino Ducas. Naquele tempo, os fundamentalistas religiosos se fizeram presentes ao criticar o uso do garfo, associando-o à imagem do diabo. Chegou até a ser proibido, em certa época. No século XVI, por meio da famosa Catarina de Médici, casada com o rei Henrique II, o garfo foi introduzido na realeza francesa. Os italianos passaram a utilizá-lo na mesa depois do século XVI, enquanto no resto da Europa se generalizou somente no século XVIII. Hoje o mundo inteiro usa o garfo de quatro dentes. No início eram somente dois. Lembro que, anos atrás, ao visitar em Portugal um museu, com documentos e objetos do tempo do Império Romano, despertou-me a atenção, dentre outros utensílios, o garfo, quase o mesmo dos nossos dias. Nós, os humanos, somos assim, surpreendentes, alguns mais do que outros, quando nos julgamos mais modernos, anticonservadores, os que trocamos o celular a cada trimestre e o computador a cada semestre... Mas, o milenar garfo continua nas nossas mesas, tanto no cotidiano quanto nas pequenas e grandes solenidades gastronômicas...

Ao lembrar o computador, recordei que a sua descoberta, ao contrário do garfo, é recente. Os primeiros eram enormes, verdadeiras geringonças. Assisti a uma palestra em que a evolução dos computadores foi comparada com

a dos automóveis. Desde o nascimento até hoje, a cada ano se tornam menores, minúsculos, mais potentes e eficazes, enquanto os automóveis nem tanto... Em 1940, os rudimentares computadores deram lugar aos de uso geral; em 1965, surgiram os portáteis; em 1990, os pessoais; em 2000, os móveis; em 2010, o iPad... Depois? E agora? Talvez, neste instante, um novo, um pequeníssimo, com avançado design, já esteja no horizonte da tecnologia. Quem se atreve a

prever o amanhã? Tudo se apresenta como volátil, passageiro, rapidamente mutável, capaz de se tornar obsoleto num abrir e fechar de olhos!...

E nós? Você, meu caro leitor/você, minha inteligente leitora, como nos identificamos? Como nos percebemos? Como nos diferenciamos dos nossos pais, dos nossos avós, nos seus sonhos, no desejo de felicidade, na dor, diante da morte? No essencial, não somos ainda os mesmos? Em que mudamos? Nossos pais e avós enfrentavam o mundo na coragem. Que fazemos hoje? Na guerra, buscamos aliados: psicólogos, psiquiatras, analistas, terapeutas ocupacionais, especialistas em estresse, médicos, fisioterapeutas, orientadores

espirituais, gurus... O que nos faz continuar, em muito, os mesmos, embora tão mutáveis? No mundo milhares de pesquisadores, professores, especialistas em marketing, publicitários, inventores, santos e cretinos estão investigando, criando, buscando textos e pretextos para criar o diferente!.. O garfo, no entanto, ainda é o mesmo, os problemas e os desafios (quase) os mesmos. Os garfos (quase iguais) ensinam muito. Os computadores e celulares (a toda hora diferentes, sempre com ânsia incontida de mudar, também nos ensinam muito. E a vida? Exige pouco: que, “garfos ou celulares”, nunca deixemos de ser aprendizes na busca da felicidade!

EM BUSCA DE EQUILÍBRIO

Título: MULHER, aonde vais? Convém?Autora: Maria Alice SchuchEditora: EdelbraContato: [email protected]

Page 11: Jornal A Razão 13/11/2015

3SEGUNDOSEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

Um dos jurados desta Ter-túlia viverá uma experiência diferente esse ano. Há mais de 10 anos compondo e se apre-sentando em festivais, Diogo Matos agora vai ser jurado. E promete executar a tarefa com responsabilidade, técnica e sen-sibilidade. “Já participei como instrumentista e compositor

em edições anteriores. Este ano estarei no papel de jurado, pela primeira vez na minha carreira. Estou certo da dificuldade de julgar a arte dos colegas, visto que todos os compositores que passaram pela triagem tem muita qualidade e certamente virão “armados” para o festi-val”, projeta Diogo.

Tanto Marilia Chartune quanto Diogo Matos fazem coro sobre a importância do festival para a cidade. “Na Cidade Cul-tura temos inúmeras manifes-tações culturais e a Tradição Gaúcha é contada em verso e canção, deixando um legado dos valores da nossa Terra para gerações futuras com a preser-

vação dos costumes difundidos nestes festivais”, conclui Char-tune. Diogo destaca o impulso aos compositores. “Certamente será um grande evento, onde a arte dos compositores, intérpre-tes e instrumentistas estará abri-lhantando nossa cidade e nos projetando para todo o Estado”, finaliza o músico.

É uma disputa, sim. Mas pela letra, pela melodia mais caprichada. São

31 canções que vão causar os mais diversos tipos de emoção no público e serão analisadas criteriosamente pelos jurados da 23ª Tertúlia Nativista, que começa hoje à noite, na Gare. Até domingo, muitos artistas vão pisar no palco sagrado deste que é um dos maiores festivais nativistas no Rio Grande do Sul. O ingresso pode ser troca-do por alimentos não percível, inclusive na hora, conforme disponibilidade de lugares. A capacidade da estrutura é para mil pessoas por noite.

A pré disputa do festival foi bastante concorrida. Segun-do a secretária de Cultura, Marilia Chartune, foram inscritas mais de 780 músicas. “A Tertúlia está consolidada como um dos maiores eventos culturais da nossa cidade e um dos maiores festivais do estado. Abrange um público de seguidores e apaixonados pela música nativista de várias partes do país”, afirma.

Em relação à edição de 2014, Marilia destaca dois fato-res como diferenciais para este ano. Um deles é a estrutura para as apresentações em um pavilhão novo e amplo. “Além disso, o número e a qualidade das músicas inscritas a cada ano tem aumentado e por isso foi um trabalho árduo para a comissão de avaliadores”, avalia a secretária.

Nessa quinta-feira, palco estava sendo montado para o grande evento que acontece a partir de hoje, na Gare. Ingresso pode ser trocado por alimentos

DEIVID DUTRA A RAZÃO

23ª TERTÚLIA NATIVISTA COMEÇA HOJE À NOITE E DEVE REUNIR MILHARES DE PESSOAS NA GARE ATÉ DOMINGO

Começa a FESTA DO NATIVISMO

PROGRAMAÇÃO

Hoje, a partir das 20h30 - II Tertulinha

Categoria Mirim- Maria Alice Rosa da Silva – Santana do Livra-mento - “Final de Seca” - Jaime Caetano Braum e Leonel Gomes- Emanuele Malheiros Macuglia – Cruz Alta - “Dos Abraços que Guardei” - Rômulo Chaves/Nilton Ferreira- Ana Karolina Cunha da Silva – Santa Maria - “Estrela Guria”- Fogaça/Pery Souza

Categoria JuvenilLuane Rodrigues do Nascimento - Santa Maria - “Poema Não Escrito” - Tadeu Martins e Lenin Nunes- Maria Eduarda dos Santos Moraes - Sapucaia do Sul – “Pala da Noite” – Carlos Omar Vilella Gomes / Érlon Péricles- Vitor Vianna Caprioli – Santa Maria – “Canto do Pastoreio” – Elieser Tadeu Dias/ João Bosco Ayala- Giovanna Demarchi Cavalheiro Oliveira – Sa-pucaia do Sul –“Os Olhos do Meu Cavalo”- Gujo Teixeira / Cristian Camargo

XXIII Tertúlia da Canção Nativa01 -“Pela Linha do Tempo”, canção. Letra: Volmir Coelho. Música: Volmir Coelho/ Cristiano Cezari-no. Localidade: Livramento/Alegrete. Intérprete: Volmir Coelho02 -“Das Razões de Quem Vai Só”, milonga. L: Jorge Nicola Prado. M: Carlos Machado. Loc: Cruz

Alta. Int: Jorge Freitas03 -“Tecida de Luz”, canção. L: Valéria Pissauro. M: Adriano Sperandir/Daniel Conti. Loc: Campinas-SP/Osório-RS. Int: Adriana Sperandir04 -“Meu Rancho ao Pé de Serra”, toada. L: Eron Carvalho. Música: João Chagas Leite. Loc: Santo Angelo/Santa Maria. Int: Renato Mirailh05 -“Pururu”, milonga. L: Diego Muller/Filipe Cor-so. M: Zulmar Benitez. Loc: Canoas/Santa Maria. Int: Juliano Moreno06 -“Nossos Irmãos”, toada canção. L: Carlos Omar Vilella Gomes. M: Elias Rezende. Loc: Jaguari/San-ta Maria. Int: Francisco Oliveira07 -“Que Serras São?”, milonga. L: Kariel Nunes/Erik Corrêa. M: Erik Corrêa. Loc: Santa Maria. Int: Kariel Nunes08 -“Em Pedaços”, canção. L: Jairo Lambari Fer-nandes. M: Jairo Lambari Fernandes. Loc: Santa Maria. Int: Jairo Lambari Fernandes09 -“Meu canto para Santa Maria”, xote. L: Sergio Rosa/ Luiz Carlos Ranoff. M: Sergio Rosa. Loc: Santa Maria. Int: Emerson e Arison Martins10 -“Sublimação”, rasguido-doble. L: José Cezar Matesich Pinto. M: Talo Pereyra. Loc: Porto Alegre. Int: Talo Pereyra- Show: César Oliveira e Rogério Melo

Sábado, a partir das 20h30 - II Tertulinha

Categoria Mirim

- Murilo Vargas - Santo Ângelo- “Gaúcho Coração “ – Carelos Omar Vilella Gomes/ Cristiano Quevedo- Isadora Fernandes Salaberry - Palmeira das Missões – “Quando o Tempo me Olha de Perto” – Rômulo Chaves/Jean Kirchoff/Diogo Matos- Luis Artur Seidel Souza – Guaíba –“Na Alma e na Voz “ – Carlos Omar Vilella Gomes / Pirisca Grecco

- Categoria JuvenilFelipe Pinheiro – Fontoura Xavier – “Rastros de Au-sência”- Adão Quevedo e Mauro Marques- Laura Baum – Ivoti – “ O Muro” - Vaine Darde/ Mauro Marques- Felipe Adornes Aguiar – Uruguaiana - “Vivendo e Aprendendo! – Silvio Aymone Genro/Afonso Jaques/ Sabani Felipe de Souza.

XXIII Tertúlia da Canção Nativa01 -“Um Rosto na Multidão”, valseado. L: Bianca Bergmam. M: Aline Ribas. Loc: Jaguari/São Fran-cisco de Assis. Int: Maria Helena Anversa02 -“Uma Canção para Santa Maria”, canção. L: Evandro Zamberlan. M: Evandro Zamberlan. Loc: Santa Maria-RS. Int: Wilson Paim03 - “O Descobrimento do Rio Grande”, milonga. L: Érlon Péricles. M: Érlon Péricles. Loc: Porto Alegre. Int: Buenas e M’Espalho04 -“Tenteando a Gordinha”, marcha. L: Jaime Brum Carlos. M: Santhiago Simões. Loc: Restinga Seca. Int: Márcio Correa e Grupo Gauchismo

05 -“Sal e Sangue”, canção. L: Jaime Vaz Brasil. M: Diogo Lopes Barcelos. Loc: Porto Alegre/Santo Antônio da Patrulha. Int: Lú Schiavo06 -“Humana e Mágica”, milonga. L: Vaine Darde. M: Mauro Marques. Loc: Capão da Canoa/São Leopoldo. Int: Flavio Hanssen07 -“Estação Final”, balada. L: Caine Teixeira Garcia. M: Nilton Júnior. Loc: Bagé/Santo Antônio da Patrulha. Int: Carol e Camila Vieira08 -“Firmando o Tutano”, chamarra. L: Giba Trin-dade. M: Nirion Machado/Cristiano Fantinel. Loc: São Paulo/Rosário do Sul/Alegrete. Int: Cristiano Fantinel09 -“No Olhar de Quem Partiu”, milonga. L: Martin Cezar Gonçalves. M: Chico Saratt. Loc: Porto Alegre. Int: Chico Saratt10 -“Nas Varandas da Saudade”, milonga. L: Túlio Souza. M: Arison Martins. Loc: Uruguaiana/São Vicente do Sul. Int: Miguel MarquesShow: Os Fagundes

Domingo, a partir das 20h30 - Apresentação das 4 (quatro) concorrentes finalistas da II Tertulinha (2 da categoria Mirim e 2 categoria Juvenil. Apresentação das 14 (quatorze) concorrentes da XXIII Tertúlia Musical Nativista.- Show: Pedro Ortaça e Família - Premiação e Encerramento.

Do outro lado

Page 12: Jornal A Razão 13/11/2015

4 SOCIAL 5SOCIALGRAZI LOPES

EMPREENDEDORES VIRAM CHEFS E PREPARAM PRATOS COM UMA PITADA DE SOLIDARIEDADE

1 Cezar Schirmer e Ademar Pozzatti 2 Jeferson Aita e Rafael Isaia 3 Alexandre Marzari e Gilberto Marzari 4 Marco Fank, Rosélio Raddatz e Edenir da Costa 6 Lidiane Bertê e Carmem Dalla Vechia 7 Miguel Passini, Alex Palma e Tubias Calil 8 Rozeleni e Fernando Frizzo5 Walter Stoever e Izair Pozzer

Tim! Tim!

Patricia Pasin, Vilceu Car-doso Niederauer, Jones Klann, Danieli Celita Waldow, Krish-na Carvalho Kozorosky, Chris Costa, Henrique Watthier, Ro-sane Massaco e Isadora Stan-gherlin festejam, nesta sex-ta-feira, mais uma primavera. Parabéns aos aniversariantes!

Canta, gaúcho

De hoje a domingo, o Largo da Gare será palco de um dos mais concorridos eventos tradiciona-listas do Rio Grande do Sul. É a Tertúlia Musical Nativista que chega a sua vigésima terceira edição com uma programação intensa. Todos os dias, a partir das 21h, intérpretes defendem suas canções no palco montado especialmente para o evento.

Seja Prize

Liziane Stangarlin Gress-ler dá inicio a um novo ciclo profissional nesta sexta-feira, inaugurando a Imóveis Prize. A nova imobiliária funciona-rá na Rua Doutor Bozano e tem coquetel agendado para logo mais, às 19h30.

1 2

3

4

5 7

6 8

PAPO DE PRIMEIRAS DAMAS

#GALERINHA

Por ocasião da vinda do governador do Estado José Ivo Sartori a região, a primeira-dama de Santa Maria, Fátima Schirmer, esteve fazendo as honras da casa com a primeira-dama do Estado Maria Elena Sartori. A coluna encontrou a dupla num animado bate-papo em um dos bons restaurantes da região.

Luana Ghellar Damião conquistou o título de Em-baixatriz do Turismo do Rio Grande do Sul em even-to realizado em Santa Maria, no finalzinho de ou-tubro. A menina de 11 anos prepara-se, agora, para disputar a coroa de Embaixatriz do Turismo do Bra-sil. O certame ocorre no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro.

[email protected]

Quem for feliz quererá tornar os outros felizes também

Anne Frank

DEIVID DUTRA A RAZÃO

ARQUIVO A RAZÃO

ARQUIVO PESSOAL REPRODUÇÃO A RAZÃO

A 5° edição do “Ho-mens na Cozi-nha” comprovou

o talento masculino com a culinária. Mais de 30 empresários arregaçaram as camisas e mostraram seus dotes preparando dez saborosos pratos para uma bagatela de mais de 300 convidados, que lotaram o salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores em 31 de outubro.

Mesclando integração e solidariedade, o evento realizado pela Associação dos Dirigentes Cristãos Empresas de Santa Maria tem sua renda revertida a projetos sociais e já arre-cadou mais de 80 mil reais nas primeiras edições.

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015 SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 13: Jornal A Razão 13/11/2015

Royal 1007 Contra Spectre14 anos - Dublado15:00

007 Contra Spectre14 anos - Legendado18:00 e 21:00

Royal 2O Último Caçador de Bruxas14 anos - Dublado14:40

O Último Caçador de Bruxas14 anos - Dublado17:00, 19:10 e 21:20

Royal 3Atividade Paranormal: Dimen-são Fantasma14 anos – Legendado 3D17:10

A Travessia12 anos – Dublado 3D

19:00

A Travessia12 anos – Legendado 3D21:20

O Reino Gelado Livre – Dublado 3D13:50 e 15:30

Royal 4O Último Caçador de Bruxas14 anos - Dublado

14:20

O Último Caçador de Bruxas14 anos - Legendado16:30

Straight Outta Compton16 anos – Legendado21:00

Um Senhor Estagiário16 anos – Legendado14:00, 16:20 e 18:40

6 SEGUNDO SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING

CINEMA PROGRAMAÇÃO

RE

PR

OD

ÃO

A

RA

ZÃO

NOVELAS RESUMO Os capítulos das novelas são de responsabilidade das emissoras e estão sujeitos a alterações.

MALHAÇÃO ALÉM DO TEMPO

Anita ajuda Felipe e Pedro acredita que os dois estão envolvidos. Vitó-ria pensa em Alberto. Severa insi-nua para Rosa que ainda tem sen-timentos por Roberto. Alice cuida de Bento. Dorotéia se encontra com Bernardo. Gema se impres-siona com os desenhos de Mateus. Rosa discute com Massimo.

A REGRA DO JOGO

Dante resgata Lara e a leva para a mansão dos Stewart. Tóia deixa a casa de Romero e Atena comemora. Tio passa uma nova missão a Rome-ro e Atena. Dante incentiva Lara a prestar queixa contra seu marido. Domingas promete a Indira que não venderá sua casa. Rui e Indira flagram Tina e Oziel juntos.

TOTALMENTE DEMAIS

Jonatas e Eliza conseguem fugir de Jacaré. Zé Pedro avisa a Germano que Fabinho está protestanto em frente à Bastille e o empresário decide chamar a polícia. Carolina não gosta de encontrar Dorinha em seu apartamento. Jojô não gos-ta de ver Carolina dormindo em seu quarto.

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Rafaela garante a Maria que não revelou o segredo para Ru-bem. Filipe pede que Nanda pense melhor antes de abando-nar os estudos. Cleiton fica im-pressionado com o talento de Jéssica para a dança. Ciça conta para Pedro que Rodrigo beijou Luciana.

RECORD

06:00 - Balanço Geral Manhã06:30 - Balanço Geral – Nacional

TV PAMPA

07:00 - Iurd08:30 - Te Peguei09:40 - Melhor Pra Você12:00 - Iurd14:00 - Te Peguei15:00 - A Tarde É Sua17:00 - Te peguei17:30 - Encrenca17:55 - Pampa Debates18:54 - Jornal Da Pampa19:05 - Atualidades Pampa

RBS TV

05:00 - Hora Um06:00 - Bom Dia Rio Grande07:30 - Bom Dia Brasil08:50 - Mais Você10:10 - Bem Estar10:50 - Encontro12:00 - Jornal do Almoço12:50 - Globo Esporte RS13:20 - Jornal Hoje13:59 - Vídeo Show15:05 - Vovó...Zona

20:30 - Programa Religioso 21:32 - TV Fama22:00 - Rede TV News22:30 - Good News23:15 - Mariana Godoy 00:00 - Studio Pampa

07:30 - Rio Grande no Ar08:55 - Fala Brasil10:00 - Hoje em Dia12:00 - Balanço Geral14:45 - Prova de Amor15:45 - Chamas da Vida17:00 - Cidade Alerta19:45 - Jornal Local20:30 - Os Dez Mandamentos21:30 - Jornal da Record22:30 - A Fazenda 823:15 - Super Tela01:15 - Programação Universal

16:32 - Caminho das Índias17:36 - Malhação18:13 - Além do Tempo19:10 - RBS Notícias19:25 - Totalmente Demais20:30 - Jornal Nacional21:17 - A Regra do Jogo22:28 - Globo Repórter23:19 - Lista Negra00:07 - Jornal da Globo00:43 - Programa do Jô01:24 - Rush - Medicina VIP02:07 - Corujão

INB

OX DUCA LEINDECKER no sábado

O sábado vai ser movimentado para os fãs santa-marienses de Duca Leindecker. O músico vem apresentar o show “Pla-no Aberto”, que reúne canções de toda sua carreira em DVD, que foi gravado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A apresentação é no Itaimbé Palace Hotel, às 23h, após show de abertura do músico santa-mariense Edson Rosa.

A apresentação de sábado terá tom in-timista por conta do público limitado, mas ao mesmo tempo será intensa - já que o próprio artista pediu para que não houves-se cadeiras, prometendo não deixar nin-guém parado. - Santa Maria é uma cidade que nunca poderia ficar de fora - postou o cantor, em sua página oficial no Facebook.

Duca Leindecker é um dos grandes nomes da música gaúcha e nacional. Com uma longa carreira de sucesso com o Cidadão Quem, formou também, ao lado de Humberto Gessinger, o proje-to Pouca Vogal, de 2008 a 2012. “Plano

Aberto”, gravado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, ainda colhe os frutos de “Voz, Violão e Batucada”, o aclamado álbum de estreia da sua carreira solo.

Segundo o próprio artista, “Pla-no Aberto” reúne todas as fases da carreira. No show, toca guitarra, baixo, violão, piano, bombo e can-ta as canções do Cidadão Quem, Pouca Vogal e de seus trabalhos mais recentes, ao lado de Clau-dio Mattos na bateria e Maurício Chaise no baixo.

SESSÃO DE FOTOS E AUTÓGRAFOS

Antes do show, Duca, que é cantor e escritor, fará uma sessão de autógrafos e fotos na Livraria Athena, no centro de Santa Maria (Floriano Peixoto, 1112, próximo ao Calçadão), às 16h.

Para ter alguns minutos com Duca e levar uma lembrança, os fãs precisam apresentar o ingresso para o show, que pode se comprado na hora. Segundo a Athena, que promove a sessão, a prefe-rência na retirada das senhas - que são limitadas - é de quem comprar o DVD Plano Aberto na livraria.

SERVIÇO

Quando? Sábado, a

partir das 21h

Onde? Itaimbé Palace

Hotel

Ingressos: R$ 60 (Vip

Gold - 2º lote), R$ 50 (Vip

Premium - 2º lote), R$ 50

(Pista - 3º lote) e R$ 25

(meia-entrada - 3º lote).

Pontos de venda: Athena

Livraria, Subway Fernan-

do Ferrari (24h) e KeepFit

Academias.

EDU DEFFERRARI REPRODUÇÃO A RAZÃO

Page 14: Jornal A Razão 13/11/2015

7SEGUNDOSEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

Sol

uçõe

s de

ont

em

ÁRIES - 21/03 A 20/04

Dia em que sua inteligência se elevará devido ao bom fluxo dos astros sobre seu signo. Contudo, procure compreender melhor seus colegas de trabalho bem como os familiares.

TOURO - 21/04 A 20/05

Procure analisar o terreno onde você pisa. Dia benéfico para cuidar de assuntos financeiros e sociais. Pessoas amigas haverão de lhe pro-porcionar alegrias. Aguarde boas notícias.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

Um pequeno obstáculo, desgosto ou atrito passageiro poderá surpreendê-lo nas primei-ras horas de hoje. Esteja prevenido a fim de evitar qualquer complicação.

CÂNCER - 21/06 A 21/07

Se você realizou um negócio ousado nos últimos dias, poderá ouvir elogios e conquistar amigos influentes. As boas vibrações dos astros causarão modificações no seu comportamento.

LEÃO - 22/07 A 22/08

Evolução de mente e do espírito estão previs-tos para você nos próximos dias. Evite precipi-tar-se ao realizar negócios. No trabalho, tome cuidado com acidentes e com sua saúde.

VIRGEM - 23/08 A 22/09

Dia neutro para os nativos de seu signo, com alguns imprevistos no setor familiar e profissio-nal, mas tudo será facilmente resolvido. Muito cuidado com escândalos e perda de reputação.

LIBRA - 23/09 A 22/10

Você está vivendo um bom período, mas deverá evitar o gasto desnecessário de dinheiro e tudo que possa prejudicá-lo de um ou de outro modo. Medite um pouco sobre os seus problemas.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

Tenha grandes ambições, mas aproveite os pequenos prazeres que a vida a todo o momento nos oferece. Muito bom dia para fazer novas experiências psíquicas.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

Muito bom dia para mudar de residência ou ocupação. As coisas novas que inventar terão êxito e, suas ambições, sonhos e desejos serão bem sucedidos. Ótimo para novas amizades.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

Procure ser mais racional, pelo menos neste período. Mantenha-se calmo e tranquilo ao invés de ficar nervoso e inquieto por qual-quer coisa que possa não lhe agradar.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

Deverá, neste dia, tomar uma atitude firme e autoconfiante quanto aos negócios e ser mais constante em seus projetos e no traba-lho. Êxito nos jogos, sorteios e na loteria.

PEIXES - 20/02 A 20/03

Procure dar crédito para as pessoas que se aproximarem de você com o intuito de aju-dá-lo, principalmente se tratar de pessoas amigas ou conhecidas.

HORÓSCOPO

Page 15: Jornal A Razão 13/11/2015

8 MÁRCIO GRINGS

GUNS com formação clássica?

BLAUSDAY

Depois de Scott Weiland (Stone Temple Pilots, Velvet Revolver), um produtor argen-tino, e Fred Durst (Link Biskit) terem dito que o Guns N’ Ro-ses vai retornar em 2016 para shows pelo mundo, agora foi a esposa do baixista Duff McKa-gan quem deu uma pista a res-peito. Susan Holmes McKagan estava com a modelo Brandi Glanville quando as duas foram abor-dadas por um jornalista. No meio de declarações sobre o mundo da moda, Brandi grita “O Guns está voltando, filhos da puta!” e a Sra. McKagan grita um “Uhul!”. Depois de duas décadas de desen-tendimentos, Slash e Axl Rose vivem hoje uma relação amistosa, e a possibilidade de uma reunião do grupo só cresce. Imaginem as cifras que um tour desse porte iria movimentar?

O Blausday é um café literário compos-to de leituras e discussões acerca da litera-tura gaúcha. O nome é uma homenagem ao personagem Blau Nunes, de “Contos Gau-chescos” e “Lendas do Sul”, de Simões Lo-pes Neto. O projeto referencia o consagrado Bloomsday, que homenageia “Ulysses”, de James Joyce. O evento ocorre hoje, às 17h, no Cesma Café (Rua Professor Braga, 55 - 1º andar). A data é a mesma do nascimento do santa-mariense João Cezimbra Jacques. Em

homenagem a esse dia foram criados dois novos tipos de cafés: Espresso Blausday (com mel, gengibre e limão) e Capuccino Blausday (expresso, limão, mel, leite vaporizado e gengibre).

REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

[email protected] / Twitter - @MarcioGrings

Em três horas de espetá-culo, 32 mil pessoas são regidas por Eddie Ved-

der, o mestre de cerimônias do show do Pearl Jam, em Porto Alegre. A audiência multiface-tada engloba desde a molecada que começou a curtir o grupo ainda na atual década, toman-do por base o ótimo “Lighting Bolt”, de 2013, trabalho que ainda assina o atual tour, mas também não se esquece dos antigos seguidores. E o Pearl Jam merece um bom público, e assim como Bruce Springste-en e Bono Vox, Vedder é sem dúvida um dos maiores enter-tainments do rock atual. Se a dupla de guitarristas continua fornecendo a massa corpórea instrumental do grupo, Stone Gossard e Mike McCredy hoje parecem dois titios se diver-tindo comportadamente no palco. Já o baixista Jeff Ament ainda simboliza a imagem de muitos jovens músicos. Pelo telão dá pra sacar que Matt Cameron é um daque-

COMO FOI O SHOW

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

FABRÍCIO BARRETO (T4F) REPRODUÇÃO A RAZÃO

Porto Alegre: 3 horas de PEARL JAM

les cinquentões que mantém a força dos velhos tempos. O tecladista havaiano Boom Gaspar, último a ingressar nas fileiras do PJ, encorpa o caldo participando de boa parte do espetáculo. Das mais de trinta músicas tocadas, o álbum

“Ten” (1991) continua sendo a maior aposta do repertório. Já no final da noite, pela primeira vez, o Pearl Jam apresenta sua versão de “Confortably Numb” do Pink Floyd. Leia a resenha completa via www.onthero-ckswebradio.com.

Eddie Vedder, vocalista e líder da banda norte-americana

Cezimbra Jacques

Page 16: Jornal A Razão 13/11/2015

9ECONOMIA

Inauguração da KMW em 2016 CERIMÔNIA DEVERÁOCORRER EM MARÇO.MUDANÇA NÃO AFETACONTRATOS EM VIGOR

A inauguração da fábri-ca da empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann

(KMW) ocorrerá em março de 2016. Marcada inicialmente para o dia 20 de outubro passado, a al-teração ocorreu após os temporais que atingiram a região, afetando a unidade instalada no Distrito de Boca do Monte. Agora, a defini-ção da data da solenidade depen-de da conciliação de agendas do CEO da empresa, Frank Haun, e do comandante do Exército, ge-neral Eduardo Villas Bôas, além de outras autoridades previstas para a cerimônia.

Apesar de não ter sido inaugu-rada oficialmente, a unidade local da KMW já está trabalhando para

atender o Contrato de Suporte Logístico Integrado (SLI), firma-do com o Exército Brasileiro. Em vigor até 31 de agosto de 2016, o contrato prevê que a KMW faça a manutenção de 240 viaturas blindadas, entre carros de com-bate, viaturas especiais de socorro blindado, veículos de engenharia, lança-pontes e escola de motoris-tas. O SLI inclui ainda o suporte com simuladores. Os trabalhos de manutenção da frota e dos simu-ladores contam com a assistência técnica e o fornecimento de su-primentos da KMW.

Outro contrato em vigor trata da aquisição de 34 viaturas Ge-pard operacionais e de 3 viaturas doadoras de peças de reposição, além de três simuladores de bate-ria antiaérea. Oito viaturas do 1º e 2º lote já estão nas instalações da KMW, em Santa Maria, onde estão sendo submetidas a um processo de manutenção geral. A previsão de término dessa etapa é julho de 2016.

A estrutura começou a ser construída às margens da BR-

Temporal afetou instalações, mas não prejudicou ações com o Exército

SUPERMERCADOS

Foi determinada ontem a suspen-são da venda de quatro marcas de palmito. Deverão ser retira-das imediatamente das gôndolas: Três Forquilhas, Brehm, Conser-vas Serra Azul e Conservas Man-zan. Os supermercados gaúchos já foram notificados.

SUSPENSA VENDA DEMARCAS DE PALMITO

CRÉDITO

Os juros das operações de crédito voltaram a subir em outubro, se-gundo pesquisa da Associação Na-cional dos Executivos de Finanças (Anefac). Das seis linhas de crédito avaliadas, todas tiveram alta. No cartão de crédito, a taxa passou de 361,40% ao ano (setembro) para 368,27% ao ano (outubro). No cheque especial, os juros são os maiores desde setembro de 1999.

JUROS COM CARTÃOCHEGAM A 368,27%

CARMEN STAGGEMEIER XAVIER

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon-SM) reali-zará, no próximo dia 24, a en-trega do Prêmio Construção Civil 2015, com o objetivo de homenagear os destaques que fazem parte do crescimen-to do setor em Santa Maria. Neste ano, serão premiados:

Construtora/Incorporado-ra: Conceito Engenharia

Prestadora de Serviço: DB Graus Gesso Acartonado

Destaque Institucional: Cacism

Destaque Especial: Gusta-vo Moreira

Destaque Empreendedoris-mo: Clube Recreativo Dores

O evento ocorrerá partir das 20h no Park Hotel Mo-rotin, RST 287, Bairro Ca-mobi. Os convites podem ser adquiridos na secretaria do Sinduscon-SM até o dia 19 de novembro. Mais informações pelo telefone (55) 3222-4424. Clube Dores será reconhecido com o Destaque Empreendedorismo

Sinduscon-SM elege os destaques do ano

GA

BR

IEL H

AE

SB

AE

RT / A

RA

ZÃO

287 em janeiro do ano passado e já está funcionando com cerca de 30 funcionários. A partir de 2018, o projeto de expansão prevê uma linha de produção de um novo carro de combate, o Leopard

BR. A empresa alemã também pretende ingressar no mercado de produtos voltados à demanda civil, como a fabricação de veícu-los 4x4, além de blindados para as polícias Civil e Militar.

AR

QU

IVO

/ A R

AZÃ

O

TECNOLOGIA

O prefeito Cezar Schirmer parti-cipou, na quarta-feira, em Porto Alegre, de uma programação da Embaixada da Suécia no Brasil, voltada a projetos inovadores, in-cubadoras tecnológicas e parques científicos e tecnológicos. Schir-mer destacou a importância da articulação econômica para San-ta Maria, com o Projeto FX-2 e a aquisição de 36 aeronaves caças suecas Gripen NG pela Força Aé-rea Brasileira (FAB), que repercu-tirá no município.

ENCONTRO ESTREITA RELAÇÕES COM SUÉCIA

Page 17: Jornal A Razão 13/11/2015

10/CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

10

VENDO TERRENO21,5 M DE FRENTE X 40 M DE

FUNDOSPASSO D’AREIA - 380 MILTr. 9137 5666 - 91078118

VENDE-SE CASA - EXCELENTE PONTO COMERCIALOU RESIDENCIAL - SANTA MARIA

Vende-se casa na Borges de Medeiros próxima a Rótula.Casa frente para a calçada, excelente ponto para comércioou residência, com mais de 100m2 de área construída, 3quartos, 2 banheiros, sala, ampla cozinha com área deserviço e garagem para 2 carros. No terreno possui maisuma casa com 2 quartos e demais dependências.Tratar fone (55) 9151 1700 ou (55) 9148 9197

* * LOIRINHABRONZEADA TODALINDINHA C/MASSAGEM. F:91487199 / 9985 9633

* * ISA NOVIDADEF:9182 9108

* LINDA loira de pararo trânsito commassagem ap.particular F: 9184 7136/9606 3276

** JESSIKA TRANSEX** F:55 9645 0403 c/fotos www.jesikagaucha.com

** JULIANA R$50,009192 6068

*LINDA MULATA* p/te enlouquecer 100%lib., c/ local central!!Fone: 9114 0656/ 96277386

HANNA R$50, C/ local.F:9179 7856

L A R APROMOÇÃO.F:84240156

MEL novidade,carinhosa estiloninfetinha .F:99684020

BRECHÓ SOLIDARIOLIQUIDA TUDO dequinta a sábado, RuaPinheiro Machado2254, em frente Hosp.de Caridade.

SOFÁ lavado e seco nomesmo dia a domicilio,fica novo como de loja F:3217 5109 / 9630 6183/ 8121 5112 whatshap

SOFÁ lavado e seco nomesmo dia a domicilio,fica novo como de loja F:3217 5109 / 9630 6183/ 8121 5112 whatshap

QUARTOS p/ RAPAZót. local , c/ net-internetS. Valandro 1225 - 1021V.LOGO F:3221 6244 /9991 4233 .

M A R B E N SCONTRUTORA EINCORPORADORAVENDE - Casa 3 dorm.,1 suíte, c/sac., sala 2amb., escritório,lavand., espera p/ águaquente, gar. fechada p/2 carros, amplo pátio defundos, área constr.248m2 c/ pergolado, ter.360m2 em CamobiR$780MIL Tr. 99956603 / 9949 7474

OFEREÇO-ME paraacompanhante deidosos , para pousar ,ou somente aosdomingos. F:9632 7605/ 9145 5800

SPLIT VENDA,INSTALAÇÃO EM A N U T E N Ç Ã O .F:9956 7500 /8426 3390/ 9117 5906 / 8166 0917

FIATPALIO FIRE / 10 compl.(IQV3245) R$19mil.Tr.9617 5333

FORDRANGER CD XLT / 032.8, 4 X 4 complR $ 3 9 , 8 0 0 .(ILD3542).Tr.9992 0633

RENAULTCLIO CAMPUS /11compl. R$19.500.(AUN3168) Tr.96175333

VOLKSWAGEMGOL G3 /00 4p. dvd, t.e.al. ll. R$10.900.(IJK2051)Tr.9992 0633

UP TAKE / 15 compl.R$29mil (IWM3814).Tr.9617 5333

IMPORTADOSFRONTIER STRIKE / 114X4, compl. único donoR$66mil (IRS5063).Tr.9992 0633

VENDO filhotesBorder Collie. F:84079515 / 9640 9515

COROA DELINGERIE EACESSÓRIOS C/LOCAL E AR. F: 96917235 / 9140 4384/81387593 +18

Page 18: Jornal A Razão 13/11/2015

11/CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 19: Jornal A Razão 13/11/2015

12 REGIÃO

REALIZAÇÃO DE OFICINAS VISA ORIENTAR PROFISSIONAIS E PLANEJAR A ATENÇÃO À SAÚDE

Santiago caminha para a Planificação da Saúde, mu-dança de um paradigma dos

profissionais da área. Conforme a secretária municipal da Saúde de Santiago, Ana Souto serão re-alizadas seis oficinas, até junho de 2016. No entendimento da secretária, a atenção básica não deve mais trabalhar com doença crônica e aguda, mas com “con-dições” destas patologias. Atu-almente a saúde está vivendo o que chamou de “agudização do crônico” justamente pela falta de cuidado. Ana lembra que a ambulância UTI quando aciona-da, com exceção de um aciden-te, ocorre quando uma doença crônica não foi tratada, gerando a necessidade de uma mudança comportamental profissional para o repensar coletivo e não só no indivíduo. As oficinas,

que iniciaram em Santiago, nos dias 10, 11, 12 e 13, serão minis-tradas por assessores do Conse-lho Nacional de Secretários de Saúde – Conass que inclusive lançou a 23ª publicação da sé-rie Conass Documenta, o livro: Planificação da Atenção Primá-ria à Saúde (APS) nos Estados. O livro apresenta os objetivos propostos para as 11 oficinas de Atenção Primária, bem como as orientações para a sua realização nos Estados.

O Conass propõe a planifica-ção da APS por meio de um pro-cesso de planejamento da aten-ção à saúde que se dá por meio da realização de oficinas presen-ciais com o desenvolvimento de atividades de dispersão ao fim de cada uma. A próxima oficina será no dia primeiro de dezem-bro, retomando em março após o período de férias.

Em 2011, o Conselho Na-cional de Secretários de Saúde (Conass) estabeleceu suas priori-dades, dentre elas estavam o for-talecimento da Atenção Prima-ria a Saúde (APS). Tendo com premissa que o papel resolutivo e coordenador, bem como estru-turado da APS são fundamentais

para a conformação de Redes de Atenção a Saúde (RAS). Com isso, propõem a realização de sua planificação através de ofici-nas, com as equipes atuantes na APS, objetivando a construção e apropriação coletiva de conhe-cimentos e ferramentas de ação, pertinentes a cada realidade dos participantes.

Ações pela planificação da SaúdeSANTIAGO

Atenção básica da Saúde é um dos aspectos que integra o conjunto de oficinas

A secretária de Saúde de San-tiago, Ana Souto, entende que com este processo o município melhorará em muito, como ges-tor e os profissionais também se-rão mais responsáveis pelos cui-dados da saúde das pessoas, sem falar no acesso, em tempo real, para informações sobre a saúde de Santiago.

RESTINGA SECA

As escolas da rede pública mu-nicipal de Restinga Seca estão realizando, desde o início deste mês, o processo de matrículas e rematrículas de alunos para o ano letivo de 2016. Pais e res-ponsáveis devem procurar as escolas até 30 de novembro, com os documentos necessá-rios. Para matrículas e rema-trículas na Educação Infantil, pais e responsáveis precisam apresentar a cópia da certidão de nascimento do aluno, com-provante de residência, carteira de vacinação e foto 3x4. Para as matrículas do Ensino Funda-mental, do 1º ao 9º ano, a docu-mentação é a mesma. Já para as rematrículas, é necessário ape-nas a cópia do comprovante de residência.

MATRÍCULAS PARAA REDE PÚBLICA

SÃO JOÃO DO POLÊSINE

Até o dia 30 de novembro, os produtores rurais de São João do Polêsine inscritos no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Progra-ma Estadual de Desenvolvimen-to da Pecuária de Corte Familiar (Pecfam), com até 30 bovinos e/ou bubalinos, devem retirar, na Inspetoria de Defesa Agrope-cuária do município, a vacina para os animais de até 24 meses de idade. Os demais produtores devem efetuar a compra e, após, comparecer na Inspetoria para apresentação da nota fiscal.

VACINAÇÃO CONTRAFEBRE AFTOSA

Na última quarta-feira, dia 11, secretários municipais e entidades apoiadoras estiveram reunidas na sede da Prefeitura para fazer as definições finais da programa-ção do 28º aniversário de Silveira

Martins, que será realizado de 4 a 19 de dezembro deste ano.

“A programação foi planejada para a comunidade e os visitantes, incluindo diversas atividades de educação, gastronomia, esporte,

lazer, arte, entretenimento, entre outros”, destaca o prefeito muni-cipal, Rozimar Bolzan.

Durante a programação, a ex-pectativa é de que um grande pú-blico, moradores e turistas, parti-

cipem das atividades. Na próxima semana, a programação oficial será divulgada no site da prefei-tura www.silveiramartins.rs.gov.br, fan page e para os veículos de comunicação da região.

Município prepara programação pelo seu aniversárioSILVEIRA MARTINS

Oito agroindústrias de Faxinal do Soturno foram beneficiadas com recursos na ordem de R$ 141 mil para aquisição de equi-pamentos. Os contratos foram entregues ontem, 11, na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

“Nos sentimos felizes quan-do conseguimos fazer com que as coisas aconteçam em nosso Município. O prefeito Volnei Savegnago é sempre um batalha-dor em prol das agroindústrias de Faxinal e foi sempre muito exi-gente, para que estas consigam agregar mais produção e renda”, disse o vice-prefeito e secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Dirceu Casarin acres-

Recursos de R$ 141 mil beneficiam agroindústriasFAXINAL DO SOTURNO

Oito empresas foram beneficiadas com recursos para compra de equipamentos

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

SANTIAGO

Quais são as melhores formas de encantar os clientes e planejar ações que tenham impacto po-sitivo na empresa e na vida das pessoas? Essa é uma das tantas respostas que serão respondidas durante o curso de Atendimen-to ao Público, que o Sebrae vai promover em Santiago, do dia 16 de novembro ao dia 20, das 19h às 21h. Serão 15 horas-au-la de conteúdo objetivo que vai esclarecer como tratar bem, superar as expectivas dos con-sumidores, agir em situações adversas, atrair e fidelizar, ter uma atitude dinâmica, entre outros aspectos. Inscrições po-dem ser feitas no Sebrae pelo telefone (55) 3251-8937 ou na Rua Pinheiro Machado, 2228.

SEBRAE PROMOVECURSO SOBRE CLIENTES

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

centando que o Poder Público Municipal sempre vai andar ao lado do produtor rural.

A chefe do escritório local da Emater, Bruna Mezzomo Neubauer, afirma que a entidade está em festa pela conquista dos produtores. “Agradecemos sem-pre a parceria com a Adminis-tração Municipal, através da Se-cretaria de Agricultura”, afirmou Bruna, que estava também acom-panhada do técnico em Agrope-cuária, Roque Mateus Dallasta.

As Agroindústrias benefi-ciadas foram Azienda Bastiani – conservas e doces; Cervo Pro-dutos Coloniais; Abatedouro Dal Forno; Delícias do Sítio – fari-náceos; Dete Alimentos – fari-

náceos; D’ Itália – congelados; Agroindústrias do Vale – geleias; Produtos Veneti da Quarta – açúcar mascavo.

O recurso foi viabilizado via Participação Popular e Cidadã (PPC), do Governo do Estado, do ano de 2013.

REPRODUÇÃO / A RAZÃO

JONES DINIZ

Page 20: Jornal A Razão 13/11/2015

13SERVIÇO

Consciência negra em debateEm Santa Maria, o Museu

Treze de Maio realiza o Mês da Consciência Negra e a 27ª Se-mana Municipal da Consciência Negra, com o tema “Por uma educação antirracista e pelo em-poderamento negro”. De acordo com os organizadores, o evento busca dar voz às comunidades negras buscando o empodera-mento dos afrodescendentes.

Neste sábado, dia 14, haverá programação na Praça Saldanha Marinho, das 8h às 12 e das 14h às 18h, com atividades como pa-lestras e peças teatrais. Será reali-zado também o evento Chama da Paz, pela União Santamariense de Umbanda.

Ao longo do mês, a progra-mação incluirá ainda palestras, oficinas e seminários em dife-rentes locais da cidade. Também

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

COMPRA VENDA

DÓLAR 3,7647 3,7672EURO 4,0808 4,0816PESO AR 0,3928 0,3930PESO UY 0,1278 0,1277

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMONacioNal: R$ 788,00

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.903,98 --- ---De 1.903,99 Até 2.826,65 142,80 7,5De 2.826,66 Até 3.751,05 354,80 15De 3.751,06 Até 4.664,68 636,13 22,5AcimA De 4.664,68 869,36 27,5

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIçãO (R$) ALÍQUOTA (%)Até R$ 1.399,12 8 De R$ 1.399,13 Até R$ 2.331,88 9 De R$ 2.331,89 Até R$ 4.663,75 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIçãO

R$ 788,00 11% R$ 86,68

INCC - M/FGV

SetemBRO 0,22%OUtUBRO 0,27%

BOVESPA

12/11/2015 -0,39% 46,884

TAXA DE JUROS TJLP

JUlhO A SetemBRO 0,5417%

INSS

(*) ApóS O vencimentO, mUltA De 4%.Se pAgA nO mêS SegUinte, mUltA De 7%.nO mêS SUBSeqüente, 10% De JUROS.

POUPANçA

05/11/2015 0,7176006/11/2015 0,7295009/11/2015 0,7057010/11/2015 0,6616011/11/2015 0,7066012/11/2015 0,72970

INFLAçãO SET OUT

inpc (iBge) 0,51 0,77icv (DieeSe) 0,48 0,78igp-m (Fgv) 0,95 1,89icvSm (UniFRA) 0,38 0,70

INDICADORES RURAIS

ARROZ (Sc 50 kg) R$ 39,00 BAtAtA (Sc 50 kg) R$ 80,00FeiJÃO (Sc 60 kg) R$ 85,00milhO (Sc 60 kg) R$ 28,00SOJA (Sc 60 kg) R$ 75,00tRigO (Sc 60 kg) R$ 32,50BOi (kg vivO) R$ 4,65vAcA (kg vivO) R$ 4,23cORDeiRO (kg vivO) R$ 5,00leite (litRO) R$ 0,83SUÍnOS (kg vivO) R$ 3,50FOnte: emAteR RegiOnAl

TAXA DE JUROS SELIC

AgOStO 1,11%SetemBRO 1,11%OUtUBRO 1,11%

OURO (R$ COTAçãO/G)12/11/2015 +0,12% 131,15

NECROLOGIA

MALVINA INDRUSIAK

Faleceu nessa quinta-feira, dia 12, Malvina Falkenberg Indrusiak. Nascida em Santa Maria, no dia 14 de dezembro de 1913, era filha de Pedro Mar-tin Falkenberg e Alvina Neujahr Falkenberg. O velório ocorre na capela mortuária do Hospital de Caridade e sepultamento está marcado para hoje, às 10h.

Do seu casamento com Bo-leslau Indrusiak, Malvina teve os filhos: Lygia, Léa, Léo, Leon, Leocádia, Leonardo, Leoniza e Leomar. No próximo mês, com-pletaria 102 anos de idade.

serão realizados eventos fora de Santa Maria, nas cidades de São Luiz Gonzaga, Rio Grande, São Vicente do Sul e Agudo. As ativi-

dades estão previstas até o dia 28 deste mês. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (55) 99521608.

Museu Treze de Maio coordena programação do Mês da Consciência Negra

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

Page 21: Jornal A Razão 13/11/2015

Permanência de posto em estudoBM AVALIA PERMANÊNCIA DE POSTO POLICIAL NA KENNEDY. VEREADORES INDICAM QUE LOCALNÃO FECHARÁ

Até o final do mês BM decidirá sobre manutenção do posto fixo na Kennedy

O vereador Admar Pozzo-bom (PSDB) disse on-tem que o posto policial

da Vila Kennedy, no Bairro Sal-gado Filho permanecerá aberto. “O posto será mantido, ao me-nos até o final dessa gestão da câmara (daqui a um ano)”.

O vereador, juntamente com os colegas Marcelo Bisogno (PDT), Luiz Carlos Fort (PT), e Pastor Chaves (PSDB), esti-veram reunidos na última ter-ça-feira com representantes do

gabinete do governador Sartori, em Porto Alegre. Na reunião teria ficado acertado que po-derá haver remanejamento de pessoal da BM para que o posto seja mantido.

O efetivo na região possui uma defasagem de 30%, au-mentada a cada ano pelas apo-sentadorias. Como não houve nomeação dos servidores apro-vados em concursos, a situação ficou mais delicada e a BM não teria como manter um policial fixo no local. Na cidade falta-riam cerca de 120 PMs.

Mas, o tenente-coronel Gedeon da Silva, comandan-te do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), responsá-vel pelos PMs que trabalham no local, ainda não confirma a permanência do posto. “Foi

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Filho de idosa assassinada não vai ao enterro da mãeAumentam as suspeitas de

que um homem, de 44 anos, procurado pela Polícia, tenha sido o autor das facadas que mataram a própria mãe, Val-derez Guimarães dos Santos, 75 anos, na Vila Arco-íris.

Além dos testemunhos já co-lhidos no inquérito instaurado pelo delegado José dos Santos Araújo, da Delegacia do Idoso, o suspeito, que desapareceu após os fatos e está sendo procurado

14 POLÍCIA SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015

pela polícia, não compareceu ao velório e ao enterro da mãe na tarde desta quinta-feira, no Ce-mitério Municipal. A neta, de 24 anos, filha do suspeito, falou ontem na delegacia e confirmou desavenças entra mãe e filho.

O delegado afirma que os da-dos coletados apontam na dire-ção do homem como autor do crime e não descarta a decreta-ção da prisão preventiva dele.

Valderez Guimarães foi en-

contrada morta na tarde de quarta-feira pela neta, caída de bruços dentro da casa, na Rua Violeta. Foi a neta quem acio-nou a BM e uma guarnição foi ao local e constatou o óbito. A mulher levou uma facada na testa. Na residência ainda foi encontrado um bilhete em que o filho da mulher morta estaria se despedindo da mãe.

Esse foi o 47º assassinato regis-trado este ano em Santa Maria. Idosa foi morta na Vila Arco-íris na tarde de quarta-feira

dado um prazo de 30 dias para estudo técnico, se é viável a permanência do local com o PMs lá. Esse prazo vence no final do mês e o estudo está sendo desenvolvido, Não há posição final sobre o assunto”, explica Gedeon.

O posto, na Rua André da Rocha. funciona 24 horas e precisa de ao menos quatro policiais, um por turno, para o atendimento. Moradores da Kennedy desejam a permanên-cia do posto e já fizeram abai-xo-assinado pedindo o não fe-chamento.

Um dos líderes comunitários da região, Elton Chaves, diz que o posto é fundamental. “É referência de segurança, não pode ser fechado, a comunida-de está unida para evitar isso”.

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Kiss: Kiko será ouvido em SMO Juiz Ulysses Fonseca Louzada deci-

diu ontem pela transferência para San-ta Maria do depoimento de Elissandro Spohr, o Kiko. Com a alteração, o réu será ouvido no dia 1º de dezembro, a partir da 13h30, no Salão do Júri do Fórum local.

A transferência foi solicitada pela de-fesa de Elissandro, que é domiciliado em Porto Alegre, e de onde respondeu a to-das as etapas do processo até então e seria ouvido inicialmente.

O despacho do magistrado mantém as datas e locais para as oitivas dos demais réus, como segue:

Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, músicos da ban-

da Gurizada Fandangueira, serão ouvidos nos dias 24 e 25/11, respectivamente, em Santa Maria, no Salão do Júri.

Já Mauro Londero Hoffmann prestará depoimento no Foro Central I de Porto Alegre, em 3/12. Todos os compromissos estão marcados para as 13h30min.

O processo principal que apura as res-ponsabilidades sobre o incêndio na Kiss, ocorrido na madrugada de 27 de janeiro de 13, tem quase 13 mil páginas. Os réus respondem à acusação de homicídio quali-ficado por motivo torpe e emprego de fogo, asfixia ou outro meio insidioso ou cruel que possa resultar perigo comum (242 vezes consumado e 636 vezes tentado).

Mantida condenação em AgudoA 1ª Câmara Criminal do Tribunal de

Justiça do Rio Grande do Sul negou, por unanimidade, recurso da defesa de Ro-gério de Oliveira, condenado a 36 anos e 10 meses de prisão pelo estupro, morte e ocultação de cadáver de Daniela Ferrei-ra, em Agudo.

As investigações da Polícia Civil e a denúncia do Ministério Público apon-taram que Daniela foi violentada e as-sassinada pelo apenado de 42 anos, após a saída de um baile em 29 de julho de 2012. O acusado foi condenado em júri popular ocorrido no último mês de julho na cidada da quarta colônia.

O advogado Sérgio dos Santos Lima,

que representa o réu, solicitou, prelimi-narmente, a anulação do interrogatório dele, e, ainda, novo julgamento ou redi-mensionamento da pena. Mas, o relator do recurso, desembargador Sylvio Bap-tista Neto, negou a nulidade, uma vez que o acusado teve a oportunidade de ser ouvido em plenário.

O advogado da família de Daniela, Daniel Tonetto, considera a decisão do tribunal justa, já que trata-se de um cri-me bárbaro em que jurados da comu-nidade terão a decisão. A defesa ainda analisa se cabe recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O réu permanece preso.

Page 22: Jornal A Razão 13/11/2015

Brasil x Argentina ficou pra hoje

A partida entre Brasil x Argentina, que seria rea-lizada ontem à noite, no

Estádio Monumental de Nuñez em Buenos Aires, válida pelas Eliminatórias da Copa 2018, foi adiada. O motivo foi a forte chu-va que caiu sobre a capital argen-tina e alagou a casa do River Pla-te. As duas delegações decidiram

GILSON ALVES

Ramiro, à esquerda, pode ser a novidade no jogo contra o Fluminense

CLÁSSICO FOI ADIADO PORQUE UMA FORTE CHUVA CAIU EM BUENOS AIRES ONTEM À NOITE

em comum acordo, transferir a partida para hoje, no mesmo ho-rário (22h de Brasília).

A previsão do tempo para a sexta-feira é de chuva modera-da. Ontem, menos de duas horas antes do jogo, a drenagem do gramado não suportou a grande quantidade de água e o campo

LUCAS UEBEL / GRÊMIO

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015 15ESPORTE

FUTEBOL AMERICANO

O Santa Maria Soldiers, time santa-mariense de futebol ame-ricano, irá realizar uma seleti-va captar novos atletas para o elenco da equipe. A avaliação ocorrerá no dia 21 de novem-bro, às 14h, no campo em fren-te às piscinas da UFSM. Inte-ressados devem enviar e-mail para [email protected]. O postulante deve infor-mar o nome completo, a data de nascimento, a altura, o peso, o perfil no facebook e o plano de saúde (se possuir). A inscrição tem o valor de R$10 e deve ser paga no dia da seletiva.

SOLDIERS REALIZAVASELETIVA DE ATLETAS

NOVO HORIZONTE

Na quarta-feira, o Novo Ho-rizonte entrou em campo em duas categorias pelo Estadual Noligafi. No sub-11, jogo de ida pelas quartas de final e em-pate em 1 a 1 contra o Genoma Colorado, em Santa Cruz do Sul. No sub-15, derrota para o Juventus de Teutônia, por 1 a 0, em partida de volta das quartas de final e eliminação no estadual.

UM EMPATE E UMA DERROTA

VÔLEI

Na última quarta-feira foi dis-putada a 2ª rodada do Campe-onato Municipal de Voleibol Masculino. No primeiro jogo, o Hemovolei venceu o UFSM/Study English por 2 sets a 0, parciais de 25 x 17 e 25 x 18. Na segunda partida da noite, a AA-VSM Net/Kiron bateu o Merca-do Brasil por 2 sets a 0, parciais de 25 x 22 e 25 x 21.

SEGUNDA RODADA DO MUNICIPAL

virou uma verdadeira piscina. “Tivemos uma reunião e não há condições. Em comum acordo, deixamos para esta sexta-feira no mesmo horário. A Argentina queria às 20h, mas achamos me-lhor manter no mesmo horário”, afirmou o coordenador de sele-ções, Gilmar Rinaldi.

Roger faz primeiro treino com bola na semanaOntem à tarde, no CT Luiz

Carvalho, o técnico do Grêmio, Roger Machado, comandou uma atividade com ênfase na posse de bola, trabalhando tam-bém a parte física do elenco de jogadores.

O volante Edinho, que par-ticipou do trabalho físico na quarta-feira, fez apenas corri-das ao redor do gramado. Além dele, o lateral-direito Galhardo e o centroavante Bobô também apenas fizeram uma atividade leve. O centroavante ficou fora do jogo contra o Sport por um desconforto muscular e ainda

é dúvida para enfrentar o Flu-minense. Na atividade em cam-po reduzido, Roger dividiu o elenco em dois. Sem formação de time, o treinador trabalhou a troca de passes rápidos em campo reduzido. O trabalho durou cerca de 40 minutos. Na próxima quinta-feira, o Grêmio recebe o Fluminense, às 19h30, na Arena, em jogo vá-lido pela 35ª rodada do Brasilei-rão. Uma vitória deixará o time tricolor praticamente garantido na Libertadores do próximo ano. O elenco gremista volta a treinar hoje às 16h30.

Problema do jogador é novamente uma lesão no tornozelo

RICARDO DUARTE / INTER

Eduardo Sasha está fora contra a ChapecoenseO departamento médico do

Inter confirmou ontem que Eduardo Sasha não ficará à dis-posição do técnico Argel Fucks para o jogo diante da Chapeco-ense, na próxima quinta-feira, às 19h30, na Arena Condá. O atacante também é dúvida para o Gre-Nal do dia 22, no Beira-Rio. O jogador teve diagnosti-cada uma inflamação no torno-zelo direito, o mesmo operado no primeiro semestre.

Em razão disso, o atacante

já desfalcou o Inter na vitória de 1 a 0 sobre a Ponte Preta no Beira-Rio. O médico colora-do Carlos Poisl explicou que a evolução do jogador não foi a esperada. “A evolução não foi tão favorável. Houve um retar-do da cicatrização. Não houve nada na questão infecciosa, o Sasha está bem. Ele está em casa e caminhando. Nós só achamos, junto com o cirur-gião plástico, que era melhor ele repousar. Está fora contra

a Chapecoense e é dúvida para o Gre-Nal”, declarou o médico colorado.

O camisa 9 vermelho fará uma consulta com um cirur-gião plástico na próxima terça-feira para reavaliar o processo de cicatrização do tornozelo.

Na atividade de ontem, o técnico Argel Fucks trabalhou bastante as conclusões a gol, segundo ele, um dos principais problemas a serem resolvidos no time colorado.

Gramado do Monumental de Nuñez ficou completamente alagado

Arbitragem: Antonio Arias, auxiliado por Eduardo Cardozo e Milciades Saldívar (trio paraguaio) Dia: Sexta-feira, 13 de novembro. Horário: 22h.Local: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires

ARGENTINA BRASIL

Romero;RoncagliaOtamendiFunes MoriRojo;MascheranoBigliaBanega;Di MariaLavezziHiguaín

Técnico:Tata Martino

Alisson;Daniel AlvesMirandaDavid LuizFilipe Luís;Luiz GustavoElias;WilliamDouglas CostaNeymar;Ricardo Oliveira

Técnico:Dunga

RICARDO DUARTE / INTER

Page 23: Jornal A Razão 13/11/2015

O dia amanhece nublado. Temperatura agradável para caminhadas.

O sol aparece entre nuvens, tornando o clima agradável durante o dia.

A chuva retorna tornando o dia abafado e úmido.

Nublado Sol com nuvens

Pancadas de chuva

25

16

28 27

15 16

PREVISÃO DO TEMPO

Pancadas de chuva

28

21

No litoral do RS muitas nuvens se formam e chove a qualquer hora do dia. Na região central, instabilidades provocam pancadas isoladas de chuva entre o início da manhã.

HOJE

SEXTA-FEIRA, 13 NOVEMBRO DE 2015

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Com a tropa em forma e na presença de mais de 50 convidados, entre eles o prefeito Cezar Schirmer, o major Paulo Antônio Flores de Oliveira tomou posse no final da tarde de ontem como novo comandante do 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE). “É o grande desafio de mi-

nha carreira, manter a tradição de competência e eficácia do Batalhão“, disse o novo chefe.

O novo comandante recebeu o cargo do major Cleber-son Bastianello, que assume como chefe da sessão de logís-tica e patrimônio da Brigada na região.

Ato a favor de Dilma nesta sextaPágina 03

SANTA MARIA

SÁBADO

Argentina e Brasil ficou para hojePágina 15

ELIMINATÓRIAS

Inauguraçãoda KWM ficapara 2016Página 09

BLINDADOS

Cidade ganhaum Plano de CulturaSegundo A Razão

LEI APROVADA

DOMINGO

Passagem de comando no BOE

SEGUNDA