jornal a razão 07/01/2016

23
PREJUÍZOS DAS ENCHENTES Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (E), veio ontem à cidade com o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira, para orientar prefeituras. Página 06 Quinta-feira, 07 de janeiro de 2016 Ano 82 Nº 73 R$ 1,50 www.arazao.com.br Prefeitura admite estender contrato COLETA DE LIXO Página 07 Descontos de até 70% no comércio PROMOÇÕES Página 09 1.609 casas podem ficar sem luz LIGAÇÕES CLANDESTINAS Esse é o número de “gatos” identificados em nove regiões da cidade. Ontem, 350 residências com ligações clandestinas tiveram o fornecimento interrompido na Lorenzi, gerando protesto de moradores (foto). Mais cortes poderão ocorrer nos próximos dias, segundo a AES Sul. Página 08 DEIVID DUTRA / A RAZÃO Ministro pede paciência a prefeitos Empresas pedem reajuste de tarifa ÕNIBUS URBANO Página 09 GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Upload: jornal-a-razao

Post on 25-Jul-2016

239 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Razão 07/01/2016

PREJUÍZOS DAS ENCHENTES

Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (E), veio ontem à cidade com o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira, para orientar prefeituras.

Página 06

Quinta-feira,07 de janeiro de 2016Ano 82 Nº 73 R$ 1,50www.arazao.com.br

Prefeitura admite estender contrato

COLETA DE LIXO

Página 07

Descontos de até 70% no comércio

PROMOÇÕES

Página 09

1.609 casas podem ficar sem luzLIGAÇÕES CLANDESTINAS

Esse é o número de “gatos” identificados em nove regiões da cidade. Ontem, 350 residências com ligações clandestinas tiveram o fornecimento interrompido na Lorenzi, gerando protesto de moradores (foto). Mais cortes poderão ocorrer nos próximos dias, segundo a AES Sul. Página 08

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Ministro pede paciência a prefeitos

Empresas pedem reajuste de tarifa

ÕNIBUS URBANO

Página 09

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Page 2: Jornal A Razão 07/01/2016

2 RESUMO

REGISTROS

2017 VEM AÍ

2016 é ano pré-eleitoral na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Isto porque no ano que vem haverá eleição para reitor. E já há movimentação nos Campi, principalmente no de Camobi, onde fica o centro do poder.

BURMANN DE NOVO

Quando se elegeu reitor em 2013, Paulo Burmann disse que não pretendia a reeleição. A conjuntura mudou e há um movimento para que o reitor busque um segundo mandato. Ele já estaria propenso à ideia, segundo fontes próximas.

Precisa-se de doadores de sangue

O Banco de Sangue do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e o Hemocentro Regional de Santa

Maria estão com estoques de sangue muito baixos. Doadores, neste período, são mais que necessários

O Banco de Sangue do Hospital de Caridade e o Hemocentro Regional estão com os estoques de sangue baixos, principalmente do O

negativo, chamado de universal porque pode ser usado em transfusões para qualquer pessoa. Segundo as instituições, doações de outros tipos sanguíneos também são bem-vindas. De acordo com a coordenadora do Hemocentro, Carla Coelho, no período de férias o número de doações cai bastante.

ONDE DOAR

Hemocentro RegionalDe segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.Alameda Santiago do Chile, 35, perto do Fórum.

Banco de Sangue do Hospital de CaridadeDe segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Avenida Presidente Vargas, 2.291

ESTOQUES REDUZIDOS

“A meu ver, a Guarda Municipal apresenta sérias limitações para atuar como polícia ”

WORNEY MENDONÇA,COMANDANTE REGIONAL DA BM

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai investigar indícios de práticas anticompetitivas por parte dos Correios. A Superintendência-Geral do órgão considerou que determinadas condutas específicas por parte da empresa configuram indícios de condutas anticompetitivas vedadas pela Lei de Defesa da Concorrência.

CORREIOS SOB INVESTIGAÇÃO

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou ontem a contratação de 7.825 profissionais pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles serão escolhidos por meio de processo seletivo simplificado, para atender a necessidade temporária de interesse público. Os selecionados atuarão na realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas realizadas pelo IBGE. Do total, 7.500 são cargos para agentes de pesquisa e mapeamento, 300 agentes de pesquisa por telefone e 25 supervisores de pesquisa. O contrato será por um ano, podendo ser prorrogado por até três anos. Vagas, cidades e período de inscrições constarão no edital que será publicado em breve.

IBGE vai contratar 7,5 mil

Simulador é obrigatório

O equipamento que aumenta a eficiência do curso preparatório para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, o simulador de direção, já é obrigatório em todo o território nacional desde 1º de janeiro, conforme A Razão noticiou na edição de segunda-feira. A medida foi reforçada com a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União de ontem.

Por enquanto, chuva de verãoAs pancadas de chuva dos últimos dias lembram bem as chuvas próprias da estação, apesar das projeções de um verão chuvoso e de temporais. Nas ruas, o colorido das sombrinhas chamou a atenção do fotógrafo Gabriel Haesbaert. Aliás, para os vendedores de guarda-chuva não há crise. Pelo menos em dias chuvosos. Basta São Pedro enviar um sinal e chove guarda-chuva no centro.

AstronautaAo longo deste ano, Marcos Pontes, primeiro e único brasileiro a ir ao espaço, participará de uma série de eventos comemorativos aos 10 anos da experiência. Pontes, que serviu na Base Aérea de Santa Maria (BASM), participará de palestras no Centro de Visitantes do Kennedy Space Center da Nasa, nos Estados Unidos, a partir de sábado. Será que sobrará um espacinho na agenda durante o ano para ele vir à cidade, hoje polo da Indústria da Defesa?

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

OPOSIÇÃO SE MOBILIZA

A oposição também se movimenta e poderá haver três chapas. Uma com o ex-reitor Felipe Müller, que perdeu para Burmann, e outra com Dalvan Reinert, que foi vice de Müller. A dobradinha Müller/Dalvan não se repetiria se a eleição fosse hoje.

BASE EM PESQUISA

À semelhança dos governantes que encomendam pesquisa para avaliar suas gestões, o reitor Paulo Burmann também costuma se valer dessa ferramenta. E ele tem encomendado avaliações sobre seu desempenho. Se a eleição fosse hoje e ele concorresse, estaria reeleito. É o que garantem alguns de seus aliados.

MOVIMENTO NO PSB

O PSB não quer saber de férias em ano eleitoral e já começa o ano planejando a campanha de Fabiano Pereira à Prefeitura. Partido se reuniu na noite de terça-feira para discutir programa de governo.

DE MOLHO

Luiz Figueiredo, que já foi vereador e hoje é pré-candidato a prefeito pelo PV, deu uma desacelerada em suas andanças. Por recomendação médica, vai cuidar da saúde para então retornar com mais gás.

Uso do equipamento nas autoescolas passou a valer a paritr de 1º de janeiro

AR

QU

IVO

/ A R

AZÃ

O Leilão de joiasA Caixa Econômica Federal realiza amanhã, em Porto Alegre, leilão virtual de joias referente a contratos de penhor vencidos há mais de 30 dias e ainda não regularizados, emitidos pelas agências do banco na capital, região metropolitana e interior do estado. O edital e o catálogo com os contratos relacionados estão disponíveis no sítio da Caixa, no endereço www.caixa.gov.br/vitrine-joias.

Page 3: Jornal A Razão 07/01/2016

3QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Page 4: Jornal A Razão 07/01/2016

4 OPINIÃO

ESPAÇO DO LEITOR

Ano Novo, novas perspectivasNeste novo ano, teremos eleições municipais, outro sério problema que enfrentamos no campo político, com maus representantes, e mais uma vez, a solução ou pelo menos a esperança de melhorar, está em nossas mãos, através do voto. As cartas estão na mesa, cabendo a nós o melhor jogo, a melhor escolha. Por mais escassas que sejam as opções, a democracia nos permite isso, e assim deve-remos fazer, fazendo valer a tão esquecida definição de democra-cia:” Governo do povo, pelo povo e para o povo”, que há muitos anos nos foi ensinada nos bancos escolares, e hoje, não praticada! Portanto, desejo a todos, um feliz ano novo, com conquistas e de-safios vencidos, em nome de dias melhores, dignos de um brinde, e que ao final do próximo que está aí possamos fazer um balanço positivo e dizer que valeu à pena!

ÉRICO SEVERO MACIEL / SANTA MARIA

JAMES PIZARRO PROFESSOR

Cristão???

O que nós, que nos achamos religiosos, fazemos na vida real para mudar? O que

fazemos para mudar a si próprios e ao mundo? Quem gosta de apenas assistir missa e cânticos e louvores em excesso, quem gosta apenas de “servir ao altar” (sem nunca ter sabido ou lido sobre a “opção pelos pobres “pós-Vaticano II)...acha que é mesmo um cristão?

Quem sai da missa e já na calçada fica criticando as pessoas da Igreja a quem chama hipocritamente de “irmão”...ou criticando e fofocando dos sacerdotes e até fazendo análise de moda das roupas dos demais frequentadores...acha mesmo que é um cristão ?

Quem acha que vai ser julgado post-mortem apenas pelo dízimo que deu ou pelo número de missas que assistiu distraidamente....ou que acha que o sermão do padre é longo demais...acha que é cristão?

Quem não tolera aceitar as diferenças...quem acha que o outro está errado apenas porque não pensa idêntico a si...quem vê perigos diante de qualquer coisa nova trazida como contribuição por um novo paroquiano...acha que é mesmo um cristão ? Pense. Reflita. Como eu tenho tentado fazer.

Por isso, cada vez me

descondiciono mais de coisas que não são prioritárias, como aparência, roupas, demonstrações de bens e posses. E dentro da Igreja apenas procuro fazer bem as coisas inerentes aos meus encargos...sem jamais buscar cargos. Esta é uma das vantagens da maturidade: diante das “últimas providências” sobre as quais tão bem nos fala a Escatologia, a gente fica despojado de ideias de domínio, posse, cargos, poder. E pode - finalmente - com notável exatidão entender a mensagem de Cristo.

Porque enquanto não trocamos a visão de mundo e a conduta, podemos até imaginar que somos cristãos. Mas é um ledo engano. Somos arremedos de cristãos. Estamos travestidos de cristãos.

Ser cristão é seguir à risca o que disse São Paulo : amar aos inimigos. É ficar do lado dos “excluídos”, sobre os quais tão bem nos fala Mateus, no capítulo 25. Ficar sempre ao lado dos doentes, humildes, famintos, deficientes de qualquer ordem, prostitutas, aidéticos, dependentes químicos. Ficar ao lado de toda a escória humana, toda sucata humana, forjada por esta brutal sociedade de consumo deste capitalismo selvagem. Quem não agir assim é um cristão de m...!

QUEM SAI DA MISSA E JÁ NA CALÇADA FICA CRITICANDO E FOFOCANDO DOS SACERDOTES ACHA MESMO QUE É UM CRISTÃO?

REDE SOCIAL

Dores Praia ParkNo momento em que os associados dorenses e a comunidade santa-mariense e da região encantam-se com o Dores Praia Park, o Clube Recreativo Dores está sensibilizado com a forma, competente, profissional e carinhosa, dispensada pela impressão na divulgação desta obra que, sem nenhuma dúvida, é a mais arrojada e inovadora da nossa trajetória. Assim sendo, desejamos registrar o melhor dos nossos agradecimentos e parabenizá-los pela excelência das coberturas e matérias publicadas. Fraterno e carinhoso abraço!

ADEMIR ANTÔNIO POZZOBOM (PRESIDENTE) E OLAVO LUIZ M. ANTONIAZZI (VICE-PRESIDENTE DE OBRAS) / SANTA MARIA

CHARGE

Todos merecem uma vida digna, mas fazer gato de energia e ficar 24h com ar-condicionado ligado já é demais.

ANDRIELE MORGENTAL / SANTA MARIA

AES SUL CORTA LIGAÇÕES CLANDESTINAS DE LUZ

Seria bom ler a matéria antes de fazer certos comentários. Eles querem pagar pela luz,mas por causa da burocracia ainda não conseguiram legalizar a rede e também não li nada sobre nossas contas de luz baixar. A Aes sul falou em cortar gastos, mas não falou em repassar essa economia para quem paga as contas.

LUCIANE MAYER / SANTA MARIA

Muito bom! Afinal de contas, por que, se a maioria paga tudo direitinho, uma minoria deve ficar isenta disso?

ALCIMAR COELHO / SANTA MARIA

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Page 5: Jornal A Razão 07/01/2016

5QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Page 6: Jornal A Razão 07/01/2016

Occhi numa sala, Nassar em outra

Enquanto prefeitos conversavam com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira, no salão nobre da SUCV, representantes dos setores de agricultura dos municípios reuniam-se com o secretário de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), André Nassar, no Gabinete do Prefeito. Com as fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas, muitas das culturas se perderam. Segundo o prefeito de Faxinal do Soturno, Volnei Savegnago (PT), o município calculou cerca de R$ 1,2 milhão em perdas na área agrícola. Nassar buscou mostrar aos representantes das prefeituras os procedimentos para reestabelecer a possibilidade de plantio nos terrenos e orientou sobre as documentações a serem encaminhadas ao governo federal.

CLAUDEMIR PEREIRA*[email protected]

PRESENÇA

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) marcou presença ontem na reunião com o ministro, na SUCV. Além disso, o petista fez visita de cortesia à Câmara de Vereadores de Santa Maria na manhã de ontem. Presenças percebidas e anotadas. Mas a pergunta é: o deputado está a serviço da Assembleia ou próprio? Vale lembrar que ele já lançou sua pré-candidatura ao cargo de chefe do Executivo de Santa Maria.

E AQUI

Que a Associação de Transportadores Urbanos (ATU) ia pedir reajuste da passagem do transporte coletivo, não é novidade. Mesmo. Agora, alguém tinha dúvida que isso aconteceria durante as férias de verão dos estudantes (principalmente os universitários)? Pois então, a ATU protocolou na Prefeitura o pedido de revisão do valor na manhã de ontem.

6 POLÍTICA

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, cumpriu agenda em Santa

Maria ontem. em companhia do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, ele conversou com cerca de 20 prefeitos da região, no palacete da SUCV. O ministro orientou os gestores municipais sobre os pro-cedimentos e as documentações que devem chegar ao governo federal em relação aos eventos naturais que assolaram o Estado nas últimas semanas.

Occhi pontuou que o Rio Grande do Sul precisou lidar, em poucos meses, com diferentes fe-

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO ORIENTA PREFEITOS E PEDE QUE ELES FIQUEM ATENTOS AOS REQUISITOS

TRANSPORTE LÁ...

O governador José Ivo Sartori (PMDB) sancionou o Plano Diretor do Sistema Estadual de Transporte Público Intermunicipal de Passageiros de Longo Curso. A lei reorganiza a distribuição das linhas do transporte coletivo intermunicipal, define a exploração de mercado, os deveres dos concessionários e estipula regras de transição entre os modelos.

À FORÇA

Obrigado por liminar do STF, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, empossou ontem como deputado federal, o suplente Átila Nunes. Vereador do Rio licenciado, o peemedebista assumiu o mandato para reforçar o apoio ao líder do PMDB na Casa, Leonardo Picciani (RJ), de quem é aliado.

Ministro auxilia, mas também cobra

*INTERINA JOYCE NORONHA

O prefeito de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas (PT), pediu uso da palavra durante a reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, on-tem, no palacete da SUCV, em Santa Maria. Viegas reforçou que os prefeitos estão bastante preocupados com a situação de calamidade nos municípios por conta das chuvas, enchentes e temporais. O petista utilizou a situação da cidade que adminis-tra para exemplificar um quadro geral. “O município está isolado, com a queda da ponte, os agricul-tores da região sul estão ilhados. Eles não tem acesso ao núcleo

central da cidade”, apontou.Viegas comentou que procu-

rou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para solicitar um desvio e relatou que a resposta não foi sat-isfatória. De acordo com o pre-feito de Cachoeira, o Dnit men-cionou que começaria o serviço em até 10 dias e ele destaca que é muito tempo para os moradores daquela região. “E se alguém pas-sar mal? Vai morrer, por que não tem como uma ambulância aces-sar a área. Logo os moradores da região vão fazer um desvio por conta, que poderá ser precário e inseguro”, salientou.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira, pediu paciên-cia, pois não é possível que o governo encaminhe verbas às prefeituras em 48h ou 72h após os acontecimentos. Ele esclare-ceu que é preciso cautela nos repasses para que a União não se perca na receita e consiga fazer a prestação de contas depois.

Ele também observou que a ação da União é complementar para o Estado e aos municípios. “Já são 39 cidades com situação de emergência e precisamos analisar o caso de cada uma”, re-latou o secretário.

“Situação é preocupante”, diz prefeito

nômenos, que prejudicaram as cidades. “Chuvas, tempestades, enchentes, granizo, vendavais. Todos estes passaram pelo Es-tado, desabrigaram famílias e complicaram as finanças dos municípios”, observou.

Entretanto, o ministro escla-receu que os prefeitos devem manter enviar toda a documen-tação correta para o governo fe-deral para agilizar o processo de repasse dos recursos.

AGENDADO

O titular da pasta de Integra-ção Nacional convocou os pre-feitos a participaram de uma reu-nião na quinta-feira da próxima semana, 14 de janeiro, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em Porto Alegre, com técnicos da Defesa Civil nacional, o Ministério das Cidades e repre-sentantes da Caixa Econômica Federal. O encontro será para dis-cutir o “módulo emergencial” do Minha Casa, Minha Vida, espe-

cífico para situações de desastres naturais, em que as famílias atin-gidas poderão receber um imóvel. Neste caso, ao contrário do que ocorre no programa tradicional, os contemplados não precisariam dar uma contrapartida.

No entanto, existem alguns re-quisitos para que isso se aconteça. Occhi deixou claro que é preciso que a prefeitura não deixe as fa-mílias retornarem para as áreas de risco e nem permitam que outras famílias se apropriem destas áreas. “Tem que ter este cuidado, se não é muito simples. Nós vamos lá, alojamos as famílias em imóveis do Minha Casa, Minha Vida, de-pois outras famílias serão retiradas de casas em áreas de risco e faze-mos o quê? Não vamos autorizar o encaminhamento para o pro-grama se os governos municipais não tiverem este controle”, argu-mentou o ministro.

Occhi pediu que um enge-nheiro de cada prefeitura esteja presente nesta reunião na Fa-murs, pois o assunto tratado na reunião será bastante técnico.

Cerca de 20 prefeitos da região participaram de reunião, em Santa Maria, com Ministro da Integração Nacional

DEIVID DUTRA/ A RAZÃO

DE

IVID

DU

TR

A/ A

RA

ZÃO

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Nassar (sentado, olhando para o tablet) ouviu pedidos de prefeituras

JOYCE NORONHA

Page 7: Jornal A Razão 07/01/2016

Prefeitura já admite contrato emergencial para coleta de lixo

Após quase cinco anos fazendo a coleta de lixo em Santa Maria, a Revi-

ta, empresa que integra o grupo Solvi, com matriz em São Pau-lo, já abriu mão de participar da nova licitação do serviço, que ocorrerá no próximo dia 21. O contrato entre a prefeitura municipal e empresa encerra no dia 31 de janeiro. Por isto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente terá que firmar um contrato emergencial com a Revita para que o município não fique sem a coleta, pelo menos, até que o novo contrato seja selado com a futura empre-sa vencedora.

De acordo com o secretário de Meio-Ambiente, Antônio Carlos Lemos, quatro empre-sas já demonstraram interesse na prestação do serviço: uma de Santa Maria, outra de Porto de Alegre, e duas de São Pau-lo. “Os representantes destas empresas vieram na Prefeitura conhecer mais detalhes do edi-tal”, explica.

O superintendente da Re-vita, Raul Lessa, já descartou a participação na licitação do dia

MEDIDA SERVIRÁ PARA GARANTIR RECOLHIMENTO, EM MEIO A NOVO PROCESSO DE LICITAÇÃO NA CIDADE

Propostas de empresas interessadas em prestar o serviço de coleta serão conhecidas no dia 21 deste mês

21. “O grupo não tem mais in-teresse em prestar o serviço de coleta”, adiantou.

Já o secretário Lemos la-menta que a empresa não par-ticipe do processo licitatório. “É uma empresa que já conhe-cia toda logística, apesar de al-gumas dificuldades em certos momentos na execução do ser-viço, principalmente nos finais de ano. Porém, nestes cincos anos de contratos tivemos mais coisas positivas do que negati-vas”, avaliou.

7GERAL

UNIFRA

O Curso de Filosofia, licenciatura, do Centro Universitário Francis-cano obteve nota 5, em um con-ceito de 1 a 5, em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Conforme o coordenador do cur-so, Marcos Alexandre Alves, a Unifra recebeu a melhor nota en-tre as universidades do Rio Gran-de do Sul, correspondente ao ciclo de avaliação 2014.“O resultado é consequência do engajamento do corpo docente na implementação do projeto peda-gógico do curso, do comprometi-mento e envolvimento dos alunos ao responderem as questões do Enade e a excelente infraestrutura oferecida pelo curso à comunida-de acadêmica”, ressalta.Mais de 100 cursos foram avaliados pelo MEC. O Curso de Filosofia da Unifra ficou na quarta coloca-ção nacional em nível de qualida-de, com CPC 3,995. Em 1ª ficou a UFSC (CPC 4.366), 2ª a UNICAMP (CPC 4.094), 3ª PUCRJ (CPC 4.001) e 5ª UFRJ (CPC 3.969).

CURSO DE FILOSOFIAOBTÉM NOTA MÁXIMA

SANTIAGO

Os novos conselheiros tutelares eleitos e reeleitos tomam posse oficialmente no próximo domin-go às 10h, na sede do próprio con-selho. O prefeito em exercício, Antonio Carlos Cardoso Gomes, juntamente com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ma-ria Cassanta Rosado presidirão o ato. A eleição ocorreu no dia 05 de outubro de 2015, com a parti-cipação de 3.355 dos 39.664 elei-tores inscritos na Justiça Eleitoral.

CONSELHEIROS TOMAMPOSSE DIA 10

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Além da coleta convencional e conteinerizada de resíduos sólidos urbanos domiciliares, a ganhadora do processo licitató-rio terá que assumir o serviço de coleta de animais mortos e bens inservíveis na cidade, como por exemplo, sofás, aparelhos ele-trônicos, aparelhos domésticos, entre outros objetos.

OS NÚMEROS ATUAIS

Atualmente a Revira co-leta cerca de 55 toneladas de

lixo conteinerizado (dois ca-minhões) e 170 toneladas de resíduos convencionais (nove caminhões). O novo contrato não prevê aumento na frota de veículos, “mas estabelece a criação de um núcleo na se-cretaria, para dar um maior e melhor acompanhamento à fiscalização desse serviço com técnicos especializados, que utilizarão, também um software para monitorar rotas e previsões”, disse o secretá-rio Lemos.

RAUL PUJOL

GA

BR

IEL H

AE

SB

AE

RT / A

RA

ZÃO

COMO SERÁ O NOVO CONTRATO

O serviço da coleta de lixo em Santa Maria é o contrato mais caro pago pela Prefeitura. Atual-mente, a Revita recebe aproximadamente R$ 1,2 milhão por mês para realizar o recolhimento dos resíduos domésti-cos na cidade. Segundo Lemos, como estão sendo agregados novos serviços ao próximo contrato, o valor a ser pago deve aumentar em cerca de 30%, totalizan-do uma quantia aproxi-mada de R$ 1,5 milhão mensais.

O vencedor da licitação prestará os serviços pelo período de dois anos, podendo ser renovado por mais três anos. Isso significa que a Prefeitura irá desem-bolsar, no período, R$ 90 milhões para garantir os serviços de coleta de resíduos domiciliares, de animais mortos e bens inservíveis.

“Queremos aumentar a qualidade do serviço para atender melhor os santa-marienses”, afirma Lemos.

SILVEIRA MARTINS

A Prefeitura Municipal de Silvei-ra Martins, por meio do Setor de Vigilância Ambiental e Sanitária, iniciou a Campanha de Controle e Combate ao Borrachudo. O Setor de Vigilância, está distribuindo, gratuitamente, doses de larvicida aos moradores da zona rural. “Os interessados deverão trazer, para retirada do produto, um frasco com tampa. Na ocasião as pesso-as receberão, também, orientação e um calendário com as datas da aplicação”, explica o responsável pelo trabalho de controle de bor-rachudos no município, o agente do Setor Ambiental e Sanitário, Anderzon Bortoluzzi.

CAMPANHA CONTRAO BORRACHUDO

Page 8: Jornal A Razão 07/01/2016

AES SUL INICIA CORTES PELA OCUPAÇÃO DA LORENZI. NOVE REGIÕES DA CIDADE TÊM LIGAÇÕES CLANDESTINAS

Um levantamento reali-zado pela AES Sul Con-cessionária de Energia

Elétrica e apresentado à Prefei-tura em 11 de dezembro de 2015 aponta que existiam, à época, 1.609 ligações clandestina de luz em nove diferentes regiões da cidade, que ainda não possuem os respectivos projetos de lotea-mento aprovados junto à Secre-taria de Município de Desenvol-vimento Urbano.

A aprovação do projeto é condição essencial para que a concessionária possa contemplar estas localidades com redes de distribuição de energia. Ontem pela manhã, equipes da AES Sul estiveram na área da ocupação da Lorenzi e desmancharam os “gatos” que garantiam o forneci-mento de luz para 350 casas.

A ocupação existe há 12 anos e até hoje a comunidade ainda não providenciou a análise e apro-vação do projeto de loteamento. Conforme apurou A Razão, que teve acesso com exclusividade ao estudo da concessionária, o corte de luz na Lorenzi foi motivado por denúncias feitas por moradora da Rua Adelmo Genro Filho (prin-cipal via da localidade), que teve eletrodomésticos queimados, de-vido a uma sobre carga de energia gerada pelo consumo desregrado.

O estudo realizado pela AES Sul aponta justamente a Vila Lo-renzi como a campeã em ligações clandestinas identificadas em Santa Maria. Há um mês eram exatamente mil residências que estariam “puxando” energia, di-retamente da rede de iluminação pública. Segundo a concessioná-ria essa conta acaba sendo quita-da pelos consumidores regulares, que pagam a taxa de Contribui-ção para Iluminação Pública (CIP) todos os meses.

O caso chegou ainda ontem ao conhecimento do Ministério Público (MP). Consultado por A Razão, o promotor Maurício Trevisan disse que, em tese, áre-as não regularizadas não podem receber serviços de infraestrutu-ra, como água e luz. Já a Prefei-tura informou que áreas em vias de regularização, com projetos protocolados junto à municipali-dade, podem requisitar a instala-ção de redes de energia e outros serviços. Esse não é o caso das si-tuações apontadas pelo relatório da concessionária.

Moradores da área ocupada foram surpreendidos com o corte definitivo da energia elétrica na manhã de ontem

1.6 mil “gatos” de luz a perigoD

IVU

LGA

ÇÃ

O / A

RA

ZÃO

8 GERAL QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Rua Monte Castelo, Vila Vitória- 130 casas

Rua Adelmo Genro Filho e Tra-vessa Gramado, Vila Lorenzi- 1 mil casas

Núcleo Central- 170 casas

Rua Luis Castagna, Km 3- 140 casas

Beco da Tela, Vila Schirmer- 80 casas

Ruas Cinco, Três e Dez, Ocupa-ção da Gare- 30 casas

Chaminé, Vila Lídia- 15 casas

Rua Lavras do Sul, Ocupação da Caixa D´água- 44 casas

Total: 1.609 casas

O MAPA DOS “GATOS”

Moradores querem ratear a faturaA recicladora Gisselle dos San-

tos Flores, 51 anos, mora em uma das 350 casas que tinha ligação clandestina na Vila Lorenzi. Ela reside com o genro e a filha que faz tratamento de saúde. “A gen-te ganha um pedaço de carne e apodrece na geladeira. Imagina as pessoas que moram aqui e têm problemas de saúde. Queremos pagar a conta”, afirmou. Nessa situação estão o motorista Pau-lo Roberto Rodrigues, 54 anos, e a também recicladora Berenice Neves, 57 anos. Ambos precisam da energia elétrica para manter refrigerada a insulina, pois fazem tratamento com a diabetes.

O advogado da Associação do Alto da Lorenzi, Juliano Soares, reforçou que os moradores que-

rem pagar a conta de luz, mas que a efetivação da rede está atrelada a aprovação do Projeto de Lotea-mento, que ainda não foi elabora-do. “O projeto está sendo orçado. Acho difícil reverter juridicamen-te essa situação imeadiatamente. O que acaba acontecendo é que a população vai continuar fazendo ligações irregulares”. Afirmou.

Já o vice-presidente da associa-ção, Ademar Dionízio, esteve na sede da AES Sul na manhã desta quarta-feira negociando com a concessionária o restabelecimento da energia elétrica na Ocupação da Lorenzi. A saída apontada para que a luz volte nas 350 residências é a compra e instalação, via empresa particular, de um alimentador para rede trifásica. O valor apurado é de

FABRICIO MINUSSI

R$ 1.4 mil. Os moradores passa-riam a ratear o valor total consu-mido. “A briga, agora, é para con-seguir um dono de casa que aceite assumir a conta em seu nome, para ser rateada entre os moradores”, comentou Ademar.

Juliano Soares salienta que o acordo para ocupação definitiva da área, que era alvo de processo de reintegração de posse, com os proprietários, foi fechado no iní-cio do ano passado e que a comu-nidade está juntando o dinheiro para regularizar a situação e poder cobrar serviços de infraestrutura. “São pelo menos R$ 15 mil que precisam ser pagos ao responsável técnico. Esperamos agilizar isso a partir do dia 15 de janeiro”, esti-mou o advogado.

AES Sul tem que cortar fornecimentoA AES confirmou na tarde

desta quarta-feira o desligamen-to da energia elétrica na área ocupada na Vila Lorenzi, ale-gando os riscos que essas ligações representam para a comunidade. Também confirmou que as famí-lias que residem no local ocupam uma área ainda não regularizada pelo Poder Público. “Em áreas as-sim, as distribuidoras de energia não podem construir redes elé-tricas para regularizar o forneci-

mento e têm obrigação de cortar as ligações clandestinas (gatos)”, cita a nota oficial da concesioná-ria. Segundo a AES Sul, a situa-ção em que se encontravam essas ligações trazia sérios riscos de acidentes, como incêndios e cho-ques elétricos, tanto aos morado-res do local como aos clientes re-gulares. As ligações clandestinas, cita a concessionária, além de perigosas, caracterizam-se por furto de energia, cujos prejuízos

acabam indo para a tarifa paga por todos os demais clientes. A AES Sul também informou que acompanha, com a Prefeitura, o andamento dos processos de regularização da Vila Lorenzi. De parte da concessionária, tão logo seja encontrada uma solu-ção para a área e definida a con-sequente regularização do solo, todo o empenho será feito para viabilizar o fornecimento corre-to e seguro de energia elétrica.

Corte de luz na Vila Lorenzi

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

- Quem paga a conta da energia consumida pelas ligações clan-destinas é o cliente regular

- Ligações clandestinas podem provocar sobrecarga de trans-formadores e causar incêndio

- Ligações clandestinas causam prejuízos milinários às conces-sionárias de energia

- Os chamados “gatos” acarre-tam na interrupção do forneci-mento de energia de quem paga a conta regularmente

- Ligações clandestinas não atin-gem somente o fraudador, mas toda a população em torno dele.

PERIGO E PREJUÍZO

Page 9: Jornal A Razão 07/01/2016

SEGUNDO QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Música nativista para fecharo NATAL DO CORAÇÃO

Para encerrar o Natal do Coração, que abrilhantou a cidade desde o dia 21 de novembro com diversas

atrações culturais, na Praça Saldanha Marinho, sobe aos palcos o cantor, intérprete e compositor Wilson Paim. Ele é um dos grandes nomes da atual música regional e é conhecido pelo romantismo em suas canções ao longo de 45 álbuns e dois DVD’s gravados, durante a sua carreira.

Paim é considerado pela crítica espe-cializada gaúcha um dos melhores in-térpretes deste estado. Ele une melodio-sa voz, técnica e carisma, interpretando nos seus shows e discos, com naturali-dade, não apenas para os clássicos deste pago gaúcho como também da Música Popular Brasileira.

Diversidade musical que também po-derá ser vista hoje a partir das 20h30, na Praça Saldanha Marinho, onde não ape-nas as suas já conhecidas canções nata-linas poderão ser ouvidas pelo público, que deverá ser de aproximadamente 10 mil pessoas conforme a estimativa feita pela Prefeitura Municipal.

Em caso de mau tempo, os organiza-dores decidirão, no ato, sobre a realiza-ção do evento.

Uma das novidades para esta apre-sentação fica por conta da participação de músicos santa-marienses. Canções como a vencedora do Troféu Vento Norte, na Tertúlia Nativista, realizada no mês de novembro, no Largo da Gare, “Uma canção para Santa Maria”, estão entre as que poderão ser prestigiadas

pelos presentes.Ainda sobe aos palcos do Natal do

Coração, como atração especial, três cantoras que fazem parte do Projeto Tur Arte , da Secretaria de Turismo de Santa Maria. São elas as gêmeas Marina e Elisa Badke, do distrito de Pains e Me-riken Pontelle, de Arroio Grande.

CANTOR E INSTRUMENTISTA WILSON PAIM SE APRESENTA HOJE Á NOITE, NA PRAÇA SALDANHA MARINHO. ESTIMATIVA DE PÚBLICO É DE APROXIMADAMENTE 10 MIL PESSOAS. EVENTO ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DE NATAL NA CIDADE

Paim é considerado um dos melhores cantores da música regional da atualidade

Lançamento do Natal do Coração foi em 21 de novembro de 2015

Irmãs gêmeas Marina e Elisa Badke (à direita) cantaram no Natal do Coração e retornam ao palco hoje

EDU RICKES REPRODUÇÃO A RAZÃO

AC

ER

VO

PR

EFE

ITU

RA

R

EP

RO

DU

ÇÃ

O

A R

AZÃ

OA

RQ

UIV

O P

ES

SO

AL

RE

PR

OD

ÃO

A

RA

ZÃO

Mais atrações TARDE DE ARTE CIRCENSE

A Secretaria de Esporte e Lazer convida o público em geral para uma tarde divertida de arte circen-se. A atração poderá ser prestigiada durante o dia 14 das 14 às 18h, no Espaço Sorriso com Arte, Rua Nel-son Durand, 575. As inscrições po-dem ser feitas por meio do email:

[email protected] até o dia 12 de janeiro. As vagas para o evento são limitadas.É recomen-dado o uso de roupas confortáveis e trazer um lanche para passar a tarde. A faixa etária para partici-pação no evento varia dos 5 aos 12 anos de idade.

Page 10: Jornal A Razão 07/01/2016

2 QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016SEGUNDO

Um caminho a percorrer... Sociologia

PADRE XICO SACERDOTE

PODEMOS INICIAR O NOVO CAMINHO CHEIOS DE ESPERANÇAS, DE ÂNIMO, DE CORAGEM, E, ESPECIALMENTE COM ENTUSIASMO E ALEGRIA. QUEM ASSIM COMEÇA, JÁ ESTÁ GANHANDO CRÉDITOS

AOS POUCOS, REPAREI QUE HAVIA UM PROBLEMA: MAIS DO QUE VIVER RELAÇÕES REAIS E DESINTERESSADAS, O PESO E A LEVEZA DA VIDA ESPONTÂNEA, O COTIDIANO SEM GLAMOUR, EU DAVA AULAS

Neste mundo somos todos peregrinos. Chegamos ao fim de um caminho,

iniciamos outro. Assim, cada ano, podemos dizer que se apresenta como um novo caminho, pois teremos novas oportunidades, novas propostas, novos desafios e, sobretudo, novas experiências.

Há formas diferentes de percorrer e enfrentar o novo caminho. Podemos, por exemplo, ter atitudes pessimistas de quem começa com desconfiança, com medo, com insegurança e até com certo desânimo cujas consequências podem encaminhar para o fracasso; por outro lado, podemos iniciar o novo caminho cheios de esperanças, de ânimo, de coragem, e, especialmente com entusiasmo e alegria. Quem assim começa, já está ganhando créditos.

Creio que não vale a pena perder tempo perguntando se o caminho é fácil ou difícil, pois o caminho que nos é oferecido é este, não há outro, é o caminho de 2016. O que importa é a nossa postura frente a ele. Importa, sim, saber que vale a pena percorrê-lo com fé e alegria.

Algumas exigências nos ajudarão e farão a diferença:

é importante iniciarmos com determinação, com programação definida, com objetivos claros, abertos às novidades e surpresas, atentos e sensíveis aos sinais dos tempos. Mas, ainda mais importante, será não querer andar o caminho sozinho, sem levar em conta os demais peregrinos. Com certeza, haverá necessidade de tempos em tempos buscar um refúgio para uma parada,

um breve olhar para trás e depois retomar o ritmo. Encontraremos obstáculos, sim, mas fazem parte do caminho e nos ajudam a ser mais realistas e humildes.

Desejo e espero que todos nós façamos o caminho de 2016 cheios de esperança, com muita determinação, munidos de especial dose de

ternura e bondade para promover a paz, deixar uma palavra de conforto, outra de solidariedade, uma terceira de fé.

Assim, vamos em frente! A vida segue! O caminho se faz na medida em que caminharmos. Porém, não esqueçamos de que só vai valer a pena, se nos dermos conta de que não estamos sozinhos.

Feliz 2016. Muita paz e serenidade.

Sonhei que havia me transformado num excelente professor de sociologia. Eu

morava numa pequena cidade, afastada e paupérrima, no interior profundo do Brasil. Tudo era bem estereotipado: a igreja e a prefeitura, os jardins e o coreto no coração da praça, as famílias sentadas na calçada, na frente das casas, ao final da tarde. Eu interagia intensamente com a população. Acho que gostavam de mim. Sempre me cumprimentavam. Sorriam na minha direção.

Aos poucos, reparei que havia um problema: mais do que viver relações reais e desinteressadas, o peso e a leveza da vida espontânea, o cotidiano sem glamour, eu dava aulas. Era tudo o que eu fazia: dava aulas. Juntava-me aos moradores e lhes falava sobre “vínculos primários” e “vínculos secundários”, sobre as diferenças conceituais entre “sociedade” e “comunidade”. Entrava nas residências particulares, diante de pais e filhos, e palestrava sobre a constituição e a crise do núcleo familiar. As pessoas iam ao mercado e lá estava eu, explicando-lhes a natureza das trocas econômicas. Levantavam-se para trabalhar, cedo da manhã, e eu lhes recebia com explanações rigorosas sobre interesses de classe, sindicalismo revolucionário e conteção de gastos públicos. Aos domingos, antes

da missa, eu estaria lá, ansioso e animado: falaria sobre a religião como sistema, as origens remotas do catolicismo e os ritos de passagem.

Certa feita, ocorreu um show de rock na cidade. Não tive dúvidas: convoquei a população inteira. Seria uma oportunidade fantástica: discutiríamos vivamente a estética e os mitos rockeiros, a ética pulsional das tribos urbanas e a fabricação de uma celebridade moderna. O mercado fonográfico seria

duramente criticado.

O espetáculo iniciou no horário previsto. Tudo transcorria como esperado, num sólido padrão de normalidade: era uma apresentação barulhenta e intensa, entre exageros, clichês e surtos de emoção. Minhas explicações vinham precisas e reveladoras. Nada sobrava. Tudo era dito e esclarecido. Ali mesmo,

no ato. Lá pelas tantas, quase ao final do concerto – não sei como nem por que! –, fechou o maior quebra-pau. Meus convidados, os cidadãos todos se viram envolvidos. Aqueles que não se debatiam, se agachavam. Aqueles que não corressem seriam atingidos. Copos voavam. Cadeiras. Gritos e xingamentos por todo lado. Antes de tombar, com a força do soco, lembrei que a aula sobre as raízes sociais da violência havia sido transferida para a semana seguinte.

[email protected]@terra.com.br

FABRÍCIO SILVEIRAPROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Page 11: Jornal A Razão 07/01/2016

3SEGUNDOQUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

GABRIEL HAESBAERT A RAZÃO DEIVID DUTRA A RAZÃO

As constantes cenas de vandalismo regis-tradas ao longo do

último ano em Santa Maria, que atingiram residências e locais públicos, agora deixa-ram mais um local danificado com as barbáries. Na noite da última terça-feira, a área “da vez” foi um busto histó-rico, localizado na Avenida Rio Branco, região central

de Santa Maria. A seguran-ça do patrimônio está sob a responsabilidade da Guarda Municipal.

Atualmente, a cidade possui mais de quarenta bens monu-mentais em toda a sua exten-são territorial. O último deles, instalado na rótula da Avenida Medianeira, foi a Estátua do Gaúcho, que pesa aproximada-mente 600 quilos. A obra é de

autoria do escultor santa-ma-riense Paulo Christo, de 55 anos, e contou com a utiliza-ção de materiais recicláveis.

CHAFARIZES TAMBÉM SÃO PROBLEMAS

Outro problema relevante tange ao estado de conserva-ção de chafarizes pela cidade. O mais visível, devido a sua

fácil localização, é o da Praça Saldanha Marinho. Nesta épo-ca, com as constantes chuvas, fica mais difícil de proteger os locais de surtos de doenças como a dengue, por exemplo.

QUEM CUIDA DAS ESCULTURAS?

Conforme a lei nº 3240, expedida em 1990, o serviço

de conservação e cadastra-mentos desses bens histó-ricos é de responsabilidade da Secretaria de Cultura no município. A mesma medida é válida, além dos bustos, para itens como chafarizes, placas e marcos, por exem-plo. Em Santa Maria, são mais de quarenta locais que estão sob a responsabilidade da pasta.

A triste realidade de PATRIMÔNIOS PÚBLICOSESTÁTUA DEPREDADA NA AVENIDA RIO BRANCO E MÁ CONSERVAÇÃO DE CHAFARIZES SÃO ALGUNS DOS CASOS

Estátua amanheceu depredada durante essa noite. Parte do material foi quebrado Estátua foi instalada na Rótula da Avenida Medianeira em setembro de 2015

Page 12: Jornal A Razão 07/01/2016

4 SOCIAL 5SOCIALGRAZI LOPES

1 Tânia Moura da Silva e Flamarion Trevisan 2 Marília Chartune e Eliane Braga Machado Trevisan 4 Tânia Lopes e Haydèe Hostin Lima 5 Eduardo Rizzatti e Martha Adaime 6 Irlete Rabenschlag3 Armando e Joice Ribas

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016 QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

1 2 4 53 6

[email protected]

DEIVID DUTRA A RAZÃO

DIVULGAÇÃO A RAZÃO

Para comemorar seus 50 anos de trabalho, Flamarion Trevisan

veio a Santa Maria em 2015 para montar, pessoalmente, a exposição comemorativa a esse marco profissional.

Residindo em Santa Catarina já há quase 30 anos, o artista santa-mariense recebeu com entusiasmo amigos de longa data, que não perderam a oportunidade de participar de vernissage que ocorreu no salão panorâmico da Associação de Professores Universitários de Santa Maria onde a mostra esteve em cartaz no mês de outubro.

Em torno de 30 trabalhos embelezaram o terceiro andar da APUSM, que foi alvo de muitas visitas no período.

ASPIRANTADO AMAN 2015RÉVEILLON COM ESTILO

A formatura de Diego Chiarello, na Academia Militar das Agulhas Negras, foi motivo de festa para a família Chiarello, aqui em San-ta Maria, sua cidade natal. Carlos Nei Chiarello e Gilsane Chiarello contaram com a ajuda dos filhos, Gabriéli e Douglas, para preparar uma recepção, onde amigos se encontraram.

Com cenário no salão Barchett e animada por um Dj, a ocasião brindou o retorno do aspirante a oficial que inicia sua carreira no 3° GACAP - o Regimento Mallet.

Nedi Alves elegeu o combo blusa+calça da loja Sibrama do Calçadão Salvador Isaia para receber amigas especiais vindas de Fortaleza para a contagem regressiva para o Ano Novo.

ARQUIVO PESSOAL FAMÍLIA CHIARELLO REPRODUÇÃO A RAZÃO

Em busca do destino a pessoa descobre-se a si mesma

Georges Braque

AMIGOS DE FLAMARION TREVISAN BRINDAM O TRABALHO DO ARTISTA

Tim! Tim!

Cristiano Hoffmann, Pau-line Sperb, Marina Scarsi e Silmar Zanon estão cele-brando um novo ano de vida nesta quinta-feira. Parabéns aos demais aniversariantes deste 7 de janeiro!

Confrades

A Confraria do Vinho e do Espumante - As Dionísias volta a se encontrar hoje. Lori Raiser conta com a aju-da da amiga Vera Kohlraush para receber o grupo em sua residência, a partir das 21h.

Na terrinha (1)

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello e Cesare Ba-richello estão aproveitando a companhia da filhota, Stefania Barichello, que veio da Europa para as festividades de final de ano. A bela esticou a estada por aqui para dar tempo de rever as pessoas queridas por ela.

Carnaval Campeão

César Danesi começa as funções carnavalescas do Ave-nida Tênis Clube nesta quin-ta-feira, com o lançamento do Carnaval Campeão. A folia mais uma vez ganha a parceria da Morphine Produções.

Page 13: Jornal A Razão 07/01/2016

Royal 1Alvin e os esquilos: na estrada 2D13:30, 15:20 e 17:10

Star Wars: o despertar da força- 2D19:00, 21:40

Royal 2Os Oito Odiados- 2D14:40, 18:00, 21:10

Royal 3O bom dinossauro – 3D

14:20, 16:20

Star Wars:

o despertar da força - 3D

18:20, 21:00

Royal 4

Até que a sorte nos

separe – 2D

19:20, 21:30

Star wars:

o despertar da força - 2D

14:00, 16:40

NOVELAS RESUMO

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

Os capítulos das novelas são de responsabilidade das emissoras e estão sujeitos a alterações.

RECORD

06:30 - Balanço Geral Manhã07:28 - Rio Grande no Ar08:55 - Fala Brasil10:00 - Hoje em Dia12:00 - Balanço Geral14:45 - Prova De Amor15:45 - Chamas Da Vida16:45 - Cidade Alerta19:45 - Rio Grande Record20:30 - Propaganda Política20:35 - Rei Davi 21:30 - Jornal Da Record

TV PAMPA

07:00 - Iurd 08:30 - Te peguei09:40 - Melhor pra você12:00 - Iurd14:00 - Te peguei15:00 - A Tarde é Sua 17:00 - Te peguei17:30 - Encrenca17:55 - Pampa Debates18:54 - Jornal Da Pampa19:05 - Atualidades Pampa20:30 - Programa Religioso 21:43 - TV fama22:00 - Rede Tv News00:00 - Documento Verdade00:00 - Atualidades01:00-Studio Pampa

RBS TV

CINEMA PROGRAMAÇÃO A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING

05:00 - Hora Um06:00 - Bom Dia Rio Grande07:30 - Bom Dia Brasil08:50 - Mais Você10:10 - Bem Estar10:50 - Encontro com Fátima Bernardes

6 SEGUNDO 07 DE JANEIRO DE 2016

MALHAÇÃO

Luciana procura Pedro. Rubem exige atendimento para Marina no hospital. Jéssica fica desapontada quando Uodson afirma que eles são apenas amigos. Pedro vê os homens que o perseguiram e se esconde. Luan e Luciana pensam em promo-ver um jogo de basquete no colégio para reintegrar Henrique aos alunos.

ALÉM DO TEMPO

Felipe e Lívia resgatam Emília, que é levada para o hospital. Me-lissa tenta convencer Roberto a fazer o exame de DNA em Alex e afirma que manterá o resultado em segredo. Lívia pede que Anita não deixe que Alberto descubra sobre o grave acidente da mãe.

A REGRA DO JOGO

Orlando é morto. Romero ganha uma promoção na facção. Dante acredita que Zé Maria seja o Pai. Após se despedir de Mel, o diretor revela que é um garçom. César pede Domingas em casamento. Domingas acha um cartaz com a foto de César, com a indicação de desaparecido.

TOTALMENTE DEMAIS

Jamaica conta a Leila que foi Fa-binho quem armou o roubo para incriminar Jonatas, mas a jorna-lista não acredita. Rosângela visita Jonatas na prisão e diz ao filho que acredita em sua inocência. Poli-ciais vão à casa de Germano para apreender Fabinho.

12:00 - Jornal do Almoço12:50 - Globo Esporte RS13:20 - Jornal Hoje13:58 - Vídeo Show15:04 - A Nova Cinderela16:24 - Caminho das Índias17:52 - Malhação18:28 - Além do Tempo19:10 - RBS Notícias 19:33 - Totalmente Demais20:30 - Programa Político-Partidário20:35 - Jornal Nacional21:20 - A Regra do Jogo22:23 - Ligações Perigosas23:06 - Houdini23:45 - Jornal da Globo00:15 - Under The Dome01:01 - Corujão: Noel - Poeta da Vila02:40 - Corujão: Mansão Mal-Assombrada04:03 Mentes Criminosas

REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Page 14: Jornal A Razão 07/01/2016

7SEGUNDOQUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

ÁRIES - 21/03 A 20/04

Boas relações com parentes, vizinhos e ami-gos, poderão ser esperadas para hoje. Pode solicitar favores e necessitar e por em prática as novas ideias.

TOURO - 21/04 A 20/05

Com o trânsito planetário de Marte, você estará agindo com maior dinamismo, principalmente no trabalho. Tome cuidado com o fogo, com a eletricidade e com o excesso de velocidade.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

Hoje poderá elevar-se no plano social pela colaboração de pessoas amigas e compre-ensivas. Novos conhecimentos e alegrias estão em perspectiva.

CÂNCER - 21/06 A 21/07

Dia em que pressagia o recebimento de ótimas notícias e de apoio moral e financeiro por parte de amigos leais e dos superiores hierárquicos. Período bom para diversões e passeios.

LEÃO - 22/07 A 22/08

Seja mais confiante em si mesmo e empreen-dedor que conseguirá os melhores resultados. Todavia, a fase não lhe será das mais propícias, principalmente no que se refere ao dinheiro.

VIRGEM - 23/08 A 22/09

Dia que promete muito sucesso nos negócios, no trabalho e nas novas empresas. Os amigos estarão disposto a colaborar. Mantenha a sua insegurança longe dos assuntos profissionais.

LIBRA - 23/09 A 22/10

Evitar afobações, correrias e a precipita-ção. Demonstre domínio sobre si próprio e passará airosamente por um período difícil. Cuidado com inimigos ocultos.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

Você terá vantajosas e reais oportunidades, já que o seu signo é pleno de chances. Favorável para as compras e vendas lucrativas. O período da noite poderá ser aproveitado em recreação.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

Os assuntos profissionais e financeiros me-recem melhor atenção pois há prenúncio de lucros. Procure ser franco, conte com a ajuda de todos. Cuide de sua saúde.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

Sua autoconfiança estará em alta e você vai insis-tir em provar ao ser amado que está com a razão. Um obstáculo poderá surgir em seu trabalho que será criado por uma pessoa teimosa.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

Dia instável, pois haverá boas e negativas influências. Mas, para que tudo saia a seu gosto deverá usar de inteligência e perícia, principalmente ao tratar de negócios.

PEIXES - 20/02 A 20/03

Procure a felicidade no terreno espiritual e tudo será mais fácil. Os obstáculos tendem a desaparecer diante do período propício que se inicia agora.

HORÓSCOPO

Page 15: Jornal A Razão 07/01/2016

8 MÁRCIO GRINGS QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

[email protected] / Twitter - @MarcioGrings

Nesta quinta-feira, às 22h, o Boteco do Rosário (Rua do Rosário, 400) novamente se debruça sobre o som pesado feito aqui em Santa Maria. A primeira edição de 2016 da “Noite Metal” vem com

três atrações que orgulhosamente ostentam o brasão do gênero na Região Central: Sanctria, Faustumn e o guitarrista Carlos Moraes.

A Faustumn conta com Eduarda Borin (vocal), Rhupe Carvalho (guitarra), Felipe Prieb (baixo) e Darlan Batista (bateria). A jogada do quinteto é prestar homenagem ao repertório de bandas clássicas como Metallica, Pantera, Dream Theater, Ozzy, Opeth entre outras. Já a Sanctria vem com a proposta da fusão entre death, prog e gothic. Na formação - Marcelo Demichelli (guitarra), Carlos Maximiliano Martins Kerber (baixo) e Luis Santejan (bateria). A fonte sonora do trio busca influências em grupos como Death, Kreator, Dream Theater, Metallica, Sirenia, Hangar e Flowing Tears, destacando as músicas autorais ainda em fase de produção.

E Carlos Moraes, ‘one-man-band’ e paladino do rock instrumental, com passagens por bandas como Névoa Púrpura, Fatal 5, Pantera Cor de Rosa e 333, segue com sua cruzada guitarrística num setlist composto apenas por suas canções. Com realização da RoquenRou Produções, o ingresso custa R$ 12.

REPRODUÇÃO A RAZÃO REPRODUÇÃO A RAZÃO

Sempre que uma banda aqui da cida-de ou região lança algum produto com DNA próprio, tem espaço garantido na coluna. A bola da vez é a Louis&Anas, sexteto que lança hoje o clipe de “That‘s Why”, canção revelada ainda no ano passado. O clipe ganhou direção de Luis Carlos Grassi e Mauro Castanho. A première é às 20h30, no Moto Garage (Floriano Peixoto, 2.010). “A ideia, nessa primeira aparição em vídeo, é mostrar a cara da banda. Então reunimos uma tur-ma legal para criar um ambiente bonito que combinasse com nossa música. Rola um clima intimista, sem frescura e feito totalmente de forma colaborativa”, disse o guitarrista do grupo, Pablito Diego.

Um dos prin-cípios básicos do Twitter está por cair por terra. O microblog já co-meçou a conside-rar a possibilidade mudar o limite de caracteres em cada mensagem postada que hoje é de 140, indo para 10 mil caracteres. Este total de caracteres está disponível para os usuários que enviam mensagens diretas, mas uma nova versão da rede social vem sendo testada pela empresa, o que já é comemorado pelos milhões de usuá-rios. Apesar de ser anunciado apenas agora, desde setembro que este estudo vem sendo feito e ainda não há uma data definida para que esta opção chegue para os usuários, pois muitos novos testes precisarão ser realizados.

METAL forjado em SM

O guitarrista Carlos Moraes, uma das atrações da “Noite Metal”

LOUIS&ANAS lança CLIPE TWITTER: de 140 para 10 mil

HOJE NO BOTECO

REPRODUÇÃO | A

RA

ZÃO

E também no dia de hoje, só que em 1943, morria o físico croata Nikola Tesla. Muitas vezes descrito como um importante cientis-ta e inventor da modernidade, e homem que “espalhou luz sobre a face da Terra”. Tesla é mais conhecido pelas suas muitas contribuições revolucionárias no campo do eletro-magnetismo no fim do século XIX e início do século XX.

TESLA

ME

RIA

REPROD

ÃO

| A R

AZÃ

O

No dia 7 de janei-ro de 1968, David Gilmour foi convi-dado a fazer parte do Pink Floyd. A ideia inicial era que o guitarrista dividisse a responsabilidade com Syd Barret, guitarrista, can-tor, compositor, líder e mentor in-telectual do Floyd. Na época, Syd ainda viven-ciava os primeiros meses de sua deterioração mental, agravada pelo exagerado uso de drogas, que consequentemente o levaram à saída defi-nitiva da banda.

GILMOUR NO FLOYD REPRO

DUÇ

ÃO

| A R

AZÃ

O

David Lowery, lí-der das bandas Cra-cker e Camper Van Beethoven, abriu um processo de 150 milhões de dólares contra o Spotify, ale-gando que o líder do se-tor do streaming reproduziu músicas protegidas pelos direitos autorais. O artista pediu a um juiz americano que aceite uma ação judicial coletiva em nome de “cen-tenas ou milhares” de potenciais demandan-tes que ele acredita que foram afetados pelas práticas da companhia.

SPOTIFY PROCESSADO

PRISCILA FIALCOFF DIVULGAÇÃO A RAZÃO

“That’s Why” foi realizado de forma colaborativa

Page 16: Jornal A Razão 07/01/2016

COMBUSTÍVEIS

O Procon de Santa Maria está visitando os postos de combus-tíveis do município para acom-panhar o reajuste de preços por conta do aumento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunica-ção (ICMS). O órgão de defesa do consumidor destaca que o aumento deve variar entre R$ 0,25 e R$ 0,30 e não deve inci-dir sobre o óleo diesel, produto não atingido pela alteração na alíquota do ICMS. Em Porto Alegre, 11 postos foram noti-ficados pelo Procon da capital após a elevação do imposto.

PROCON VERIFICAAUMENTO DE PREÇOS

PLANTIO DE ARROZ

Por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), será realizada no próximo dia 19 de feverei-ro, em Alegrete, uma audiência pública para debater a “Guerra Fiscal dos Estados: Entrave à Competitividade das Cadeias Produtivas de Alimentos da Cesta Básica”. O debate será re-alizado às 14h, no Pavilhão da Feind, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, durante a programação da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento integra o Ciclo de Pales-tras e Debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

AUDIÊNCIA PÚBLICA ABRE COLHEITA NO RS

SANTIAGO

A Secretaria da Fazenda de San-tiago está priorizando a emissão de guias para alvarás, cujo ven-cimento com desconto ocorrerá dia 29 de janeiro, para os profis-sionais liberais e pequenas em-presas. A entrega destes carnês iniciou dia 05 deste mês. Segun-do o secretário Sergio Perufo, são mais de mil carnês emiti-dos e o desconto varia de 10% a 20%, dependendo da empresa. Em relação aos carnês do Im-posto Predial Territorial Urbano (IPTU), neste ano há uma no-vidade: para evitar o desperdí-cio de papel, o carnê está sendo emitido com apenas três folhas: a cota única, com vencimento no dia 22 de março e desconto de 10%; a do dia 20 de abril, com 5%, e a terceira folha para quem optar pelo parcelamento. Neste caso, o contribuinte vai receber os boletos referentes às demais parcelas.

EMITIDOS CARNÊS DEALVARÁS E DO IPTU

Elevação dos juros e do dó-lar, estoques abarrotados e necessidade de fluxo de

caixa estão levando os lojistas a anteciparem a temporada de li-quidações. Muitas lojas de San-ta Maria, entre grandes redes e pequenos negócios, já lançaram campanhas promocionais, ofe-recendo descontos que podem chegar a 70% em alguns produ-tos. Em algumas vitrines e sho-ppings já é possível ver as placas apontando para facilidades de pagamento, descontos e etique-tas remarcadas.

Muitas empresas antecipam as liquidações como uma ação estratégica. Além de limpar o estoque e ampliar o fluxo nos caixas, muitos lojistas apostam nesta época para tentar equi-librar os resultados. A ideia é atrair o consumidor que ainda tenha uma reserva no bolso an-tes das viagens de férias.

A coordenadora de marke-ting de uma loja de calçados, Caroline Viana, destaca que a empresa começou a antecipar a campanha promocional nos úl-timos anos, de fevereiro para ja-neiro, o que agradou os clientes. A ação deste início de ano, que oferece descontos de até 50%

CARMEN STAGGEMEIER XAVIER

LOJISTAS ANTECIPAMPROMOÇÕES NA CIDADE.LIQUIDA SANTA MARIASERÁ EM FEVEREIRO

Vitrines já anunciam a temporada de descontos, que busca atrair o consumidor e limpar os estoques

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

em alguns itens, seguirá até o dia 31 de janeiro.

Uma rede de lojas inicia hoje uma promoção com condições especiais de pagamento e a oportunidade de levar para casa produtos de grandes marcas de todas as linhas com descontos de até 50%. Todas as ofertas re-sultam de negociações com for-necedores e incluem eletrodo-

mésticos, televisores, telefonia, informática, móveis e os chama-dos eletrinhos.

LIQUIDA SANTA MARIA

A Câmara de Dirigentes Lo-jistas de Santa Maria (CDL SM) já deu início às ações do Liquida Santa Maria. A campanha ocor-rerá na primeira quinzena de fe-

vereiro, data tradicional da ação no município. Segundo o presi-dente da entidade, Ewerton Falk, muitas empresas optam por ante-cipar as promoções com o obje-tivo de capitalizar seu caixa. “A estratégia varia conforme o esta-belecimento, tipo de produto e objetivo da ação, se é a de limpar o estoque ou de aumentar o fluxo no caixa”, explica o dirigente.

Hora de aproveitar os descontos

9ECONOMIAQUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Pedida revisão do preço da passagem de ônibusA Associação dos Transpor-

tadores Urbanos (ATU) de San-ta Maria protocolou, na manhã de ontem, na Prefeitura, pedido para que seja feita a atualização da planilha que aponta os cus-tos de operação do transporte coletivo urbano na cidade. O pedido é tradicionalmente feito na primeira quinzena de dezem-bro de cada ano, tendo em vista a necessidade das empresas em atualizar os custos referentes à operação das linhas. Além da negociação salarial dos traba-lhadores, que tem data-base no dia 1º de março, as empresas também já trabalham a questão relacionada ao reajuste de tribu-tos, como o ICMS, que passou a valer a partir de 1º de janeiro. Hoje a passagem custa R$ 2,90. Confira alguns trechos da nota oficial da ATU confirmando o pedido de revisão da planilha.

“O requerimento tem como fundamento os reajustes ex-pressivos nos preços dos com-

bustíveis durante o ano de 2015 e, de forma surpreendente, nos primeiros dias do mês de janei-ro de a politica econômica ado-tada pelo governo Federal gera significativa inflação e aumento nos preços do Sistema produti-vo que compõe e dão suporte para o sistema produtivo”.

Ainda, segundo a nota, “os salários dos motoristas, cobra-dores, fiscais e demais traba-lhadores que fazem parte do quadro de funcionários das em-presas serão reajustados a partir de 1º de fevereirode 2016”.

Em outro trecho, a ATU justi-fica que “o número de isenções, gratuidades e passagens integra-das, certamente, influenciarão nos cálculos tarifários. Cabe ao Município repassar os custos, sendo assim, a ATU espera que a Secretaria Municipal de Mobi-lidade Urbana realize de forma urgente os cálculos necessários à determinação de novos índices de reajuste tarifários. Pedido de revisão do preço da passagem já está nas mãos do Executivo

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Page 17: Jornal A Razão 07/01/2016

10/CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

10

APTO 03 DORMS/ ELEVADOR/ ProxBASILICA: Sala 02 Ambientes/ SUITEAmpla/ Espaço GOURMET comCHURR/ Box Garagem/ Sal FESTAS/GAS CENTRAL/ AGUA INDIVIDUAL/FINO ACABAMENTO/ 8º Andar/FRENTE - R$ 530 mil ( Est Proposta/Financ CEF )TR 3222 7115 - 9168 2801 – 8111 7968Crc 36.675

APTO 03 DORMS/ ProxCOL FÁTIMA:Sala 02 Ambientes/ SUITE Ampla/Sacada Fechada com Blindex/CHURRASQ/ GARAGEM/ 125 m²/AGUA INDIVIDUAL/ Baixo Condom/NOVO - R$ 270 mil ( Financ CEF ouDIRETO 60 meses )TR 3222 7115 - 9168 2801 – 8111 7968Crc 36.675

AMPLOS aAPTOS c/elev., 2d., + d.empregada, 2 banhs.,gar., ót., localização,ac. fin. CEF R$300 eR$320 mil F: 32221020/ 9971 1823, creci8338 www.residenceimoveissm.com

APTO 1d., piso frio,sac., amplo centro,R$148mil (2519), F:30271312F: 99620312. cr 23116j.

APTO 1dorm., 70m2,móveis planejadosnovos, opção 2 dor,centro R$196mil(2537). F:3026 1313 /9621 6760 cr 23116j.

APTO 2d., novo, elev.,gar., sac., chur.,R$320mil (2508), F:3027 1312 / 9962 0312.cr 23116j.

APTO 2dorm.,CENTRAL 2quad., docalçadão, semi -mobiliado, gar., ValorR$289mil F: 9113 7219/ 9959 4007 CR. 34541

APTO 3d., estac.,pracinha, sl festas,R$180 mil (2514), N.Sra Lourdes. F:30271312 / 9962 0312 cr23116j.

APTO 3d., suite, gar.,4sac., elev., 120m2,água quente, gáscentral, cozinha sobmedida, chur.,R$550mil (2536).F:3026 1313 / 96216760 cr 23116j.

APTO 3dorm., 125m2,1 quadra da UNIFRA II, gar., apenas R$308 milF: 9113 7219 / 99594007 CR. 34541

APTO central, próx.UNIFRA, 2dorm., suite,2 sac., terraço, chur., egar., R$260mil .F: 91050868/ 9608 7565 CR.46172

APTO centralíssimo,próx. calçadão, 3dorm.,2 vagas de gar.,R$320mil F: 9105 0868/ 9608 7565 CR. 46.172

APTO centralíssimo,impecável, 2dorm.,coz., sob medida, áreade serviço separada,elev., gar.,R$289.000,00 F: 91137219 / 9959 4007 CR.34541

APTO em ót., est.,3dorm., sala de estar,banh. social, cozinha,área de serviços e gar.,R$180mil F:9999 4848CR34.541

APTO frente, 3 gar.,222m2, 3d(suite) + d.emp., sala 2amb., sac.,chur., copa, coz.,lavand., 3 gar., elev., tdok, ac fin. Poupex /CEF, R$550mil . F:3222 1020/ 9971 1823,creci 8338 www.residenceimoveissm.com

APTO novo , 1d., sac.,chur., Av. R$130mil apt.2d. (suite), sala, chur.,gar., R$250mil ,ambosc/ água und., gáscentral, elev., Av. (55)9971 1823 F:99711823, creci 8338 www.residenceimoveissm.com

APTOS novos ,2d(suite) e 3d.(suite),gás, água indiv. esperaSplit, sac. chur., gar.,próx Unifra R$230 eR$320 mil , entrada30% saldo 36 vezes .F: (55)3222 1020 / 99711823, creci 8338 www.residenceimoveissm.com

COBERTURA 3dorm.,2suites, Bairro Dores,lareira, spa sacada,R$630mil ac imóvel F:9113 7219 / 9959 4007CR. 34541

BARBADA: CASA190m2, 4d. (suite),chur., copa- coz., gar.,2 car., amplo pátio,cerca elétr. B. SãoJosé, ac carro (FIPE),fin. CEF. R$300milF:9971 1823, creci8338 www.residenceimoveissm.com

CASA 390m2, terr.1.525m2 B. do Monte:salão - chur., 4gar., ac50% em ap. e car.(FIPE), DE R$700 MILPOR R$580MIL.F:9971 1823, creci8338 www.residenceimoveissm.com

CASA 3dorm., banh.,social e auxiliar, gar.,pátio parque PinheiroMachado R$180mil.CRECI 23.304J.F:3028 2759

CASA 4d., T. 12 x 25,gar., suite, ac. prop.,novo horizonte,R$230mil (2157), F:9962 0312

CASA 4d., gar., sac.,chur., 4wc, pomar,duas casas no terreno,Nonoai R$660 mil act.prop. / imov. menorvalor . F: 3026 1313 /9621 6760 cr 23116j.

CÓD. 1055A - APTO3dorm., 2 salas amploVisc. de Pelotas R$180mil AMIELADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

SAUL SOUZA cód.5810 apto 2dorm., gar.,sac., ótima localizaçãoR$220mil. CRECI23.304J. F:3028 2759

CÓD. 1277A apto2dorm., estac., salãofesta. R. TamamdayR$150mil R$195 mil.A M I E LADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD. 1279 apto2dorm., c/ gar., novo,Rua acad. FernandesMussoi R$195 mil.A M I E LADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD. 1285 A apto2dorm., 52,04m2 R.Nabuco de Araujo -Itararé R$80 milA M I E LADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD. 576 apto 2dorm.,Rua Nabuco de Araujo- AMIELADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD. 732C casa2dorm., em ItaaraR$200mil, AMIELADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

SALA comercialcentralíssima, já locadaR$185mil F: 91050868/ 9608 7565 CR.46172

SALA comercialcentralíssima, já locadaR$185mil F: 91050868/ 9608 7565 CR.46172

SAUL SOUZA cód.3578 - apto 3 dorm.,frente, gar., salão defestas, chur., parquePinheiro MachadoR$195mil . CRECI23.304J. F:3028 2759

SAUL SOUZA cód.1650 apto1, dorm.,novo, gar., chur., elev.,sac., salão de festas.Nossa Senhora deLourdes R$200milCRECI 23.304J.F:3028 2759

SAUL SOUZA cód.8708 apto 3dorm., gar.,elev., salão de festas,piscina, suite. Suitenossa SenhoraConsulte valor.CRECI 23.304J.F:3028 2759

SAUL SOUZA cód.9604 apto 3 dorm.,frente, suite, gar., elev.,sac., Passo da AreiaR$580mil. CRECI23.304J. F:3028 2759

SAUL SOUZA cód.8421 casa 4dorm.,suite, gar., split, chur.,pátio ,dep. emp.escritório, lareira, pátio,piscina, salão defestas. Parque DomAntonio Reis R$630mil. CRECI 23.304J.F:3028 2759

SAUL SOUZA cód.1226 casa 3dorm.,suite, gar., chur.,closet, lareira, pátio,piscina, sac., salão defestas CamobiR$620mil . CRECI23.304J. F:3028 2759

SAUL SOUZA cód.1722 apto 3 dorm.,suite, gar., chur., elev.,sac., salão de festas,menino JesusR$530mil. CRECI23.304J. F:3028 2759

apto 2D., dep., emp.,gar., sac., 2wc, centroR$230mil (2505), F:3027 1312 / 99620312. cr 23116j.

Page 18: Jornal A Razão 07/01/2016

11/CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

SAUL SOUZA cód.8543 cobertura3dorm., suite, duasgar., chur., closet.,dep., empregada,escritório, sac., centroR$450 mil. CRECI23.304J. F:3028 2759

TERRENO 10 x 29,80doc., ok, R$80 mil(1525), próx., quartelparque. F: 3026 1313 /9621 6760 cr 23116j.

aptos , elev., sac.,gar., chur., ent.,dezembro 2017, kitnet+ ou - R$105mil, apto1d., + ou - R$150 mil ,ap. 2d. + ou - R$200mil.F: 3026 1313 / 96216760 cr 23116j.

ótimo apto parainvestidor, central ,2dorm., gar., R$250milF: 9105 0868/ 96087565 CR. 46172

Ótimo apto, próx.,hospital Caridade,2dorm., sendo 1suite,semi- mobiliado, sac.,gar., R$330 mil . F:9105 0868 / 9608 7565CR. 46.172

ITAPEMA MEIA - PRAIA-SC - VERANEIO

Apto 2 Dorm,uma quadra doMar, Sacada, Suite, Churr,

Garagem.

* 9997-1616

ALUGO APTO 03 DORMS/ ProxCOL FÁTIMA : Sala e CozinhaAmplas/ Sacada Lateral/GARAGEM/ 1º Andar/ FRENTE

R$ 1.000,00 + CondomTR 9168 2801 – 8111 7968 Crc36.675

APTO 2D. c/ dep.empreg. gar. c/ portãoelet. sac., próx. 3DE. F:3221 4753 -99579690

Apto 02 dorm., gar.,sacada de frenteConde de Porto 1236,próx. PresidenteVargas apto 201 dir.proprietário. Fone: 99752223

CÓD. 544L - apto2dorm., chur., sac.,elev., R$950,00.A M I E LADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD. 560L APTO 04(SUITE), ELEV. GAR.,PORTARIA 24HS Rua:dos Andradas R$1.350.A M I E LADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD. 576 apto 2dorm.,Rua Nabuco de Araujo- Itaara R$350. AMIELADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD. 589L AP.02 dorm.,elev., gar., R: VenancioAires R$1.200,00.A M I E LADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

CÓD.546L APTO 02dorm.,c/ estac., R.Getulio Mario ZanchiR$600,00. AMIELADMINISTRAÇÃO DEIMÓVEIS - CRECI21336 - F: 3221 3508

cód. 03291 B. Fátima -apto na Visconde dePelotas - 2dorm., suite,2splits, moveis sobmedida na Cozinha ebanheiros, gar., próx., daAv. Medianeira. F:84181029.

cód. 1309 - Loja naAngelo Bolson 60m2, emót. localização R$2.500.F:8418 1029.

cód. 1499 - apto nocentro 1dorm., pertinhodo centro, na TuiutiR$650,00. F:8418 1029.

cód. 5605 - APTO emCAMOBI 3dorm., suite,sac., chur., 2 vagas degar.,R$1.600. F:84181029.

cód. 2480 - apto 3dorm.,coz., americana, gar.,cond., com salão defestas, chur., BairroMedianeira R$800,00F:8418 1029.

cód. 3142 - apto 2dorm.,suíte, semi- mobiliado -sala de jantar compl.,coz., 3arcondicionados, chur.,lareira, próx., ao MonetPlaza R$1.450. F:84036665

cód. 4202 - B. FÁTIMA- apto na Visconde dePelotas - novo , 3dorm.,suite, sac., chur., gar.,próx., da av. MedianeiraR$2.000,00. F:84181029.

cód. 4526- apto na Av.Medianeira ,2dorm., c/gar., 100m2 em ót.localização, ao lado doSidredi R$850,00.F:8418 1029.

cód. 5997 - SALAcomercial no fórumoffices, imóvel novocom 50m2 R$1.100,00.F:8418 1029.

cód. 8437 - PAVILHÃOBR 158 - 400m2, aolado da ItaimbéMáquinas Agrícolas,terreno 15 x 50 - estudaprop. ou bonificaçãoR$4.000,00. F:84181029.

C. DA CANOA: aluga-se 1 dor., c/ gar., cent.de 4 pes. F:8407 1000

Page 19: Jornal A Razão 07/01/2016

12/CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

CARNAVAL 2016c a m i s e t a s ,bermudas...etc Ligue jáFone: 3026 4980

LENHA VENDE-SEem Itaara mais oumenos 60 metrosF:3221 2816

S E L E C I O N OENFERMEIRA outécnica de enfermagem,para cuidar de idosacom alzeimer. F:91783969/9728 5029

M A S S O T E R A P I Aatendimento a domícilioe com local . Fone: (55)9627 8569

O F E R E Ç O - M ECOMO: Porteiro,serviços gerais,zelador, aux. carga edescarga, e outros c/referências. F:91981313 / 9689 4261

SPLIT VENDA,INSTALAÇÃO EM A N U T E N Ç Ã O .F:9956 7500 /8426 3390/ 9117 5906 / 8166 0917

* * NICOLEBRONZEADA TODALINDINHA C/MASSAGEM. F:91487199 / 9985 9633

* * SUPER GATAS * *F:3347 9106

* GISELE loira F:96796914

* LINDA loira de pararo trânsito commassagem ap.particular F: 9184 7136/9606 3276

** JESSIKA TRANSEX** F:55 9645 0403 c/fotos www.jesikagaucha.com

*ANITA* loira tatuadaestilo menininha $50F.9982 6269

CASADA F: 9611 8155

FERNANDA 19 ANOSR$60,00. F:9207 6810

HANNA R$50, C/local. F:9179 7856

LARRISA C/ LOCAL. F:9166 2630/ 96739722

Linda Mulata.Beijomuito 100% liberal.Fone: 9927 2869/9114 0656

VANESSA 19 ANOSC/ LOCAL.Fone:9126 7351

* * NICOLEBRONZEADA TODALINDINHA C/MASSAGEM. F:91487199 / 9985 9633

PATY R$50 NORMALE R$80 COMPL.Fone:9115 4136

ROZANA C/ LOCALF: 9680 6517

VIPGAROTAS agoracom ap vip.Fone:9197 0108/9654 9964www.vipgarotas.com.br

* * NICOLEBRONZEADA TODALINDINHA C/MASSAGEM. F:91487199 / 9985 9633

Page 20: Jornal A Razão 07/01/2016

13ESPORTE

COPA SANTIAGO

As equipes começam a chegar à cidade de Santiago para a 28ª Copa de Futebol Juvenil, que acontece de 8 a 23 de janeiro. Amanhã, às 14h, será realizado o Congresso Técnico da competição. Na opor-tunidade poderá haver mudança no carnê do torneio, em função do mês de janeiro ter a previsão de chuva. Possivelmente deve ser sugerida a diminuição dos jogos da fase classificatória de 30 para 18, com as doze equipes participantes divididas em três chaves com qua-tro. Na abertura da Copa Santiago ocorrerá o desfile das agremiações e a execução dos hinos rio-gran-dense e nacional. O primeiro jogo será amanhã, às 20h, entre Avaí x Internacional e, às 22h, jogam Grêmio x Ponte Preta, no Estádio Alceu Carvalho. Os ingressos cus-tam R$ 30 nas sociais, R$ 15 nas arquibancadas, e R$ 7 nas gerais.

DELEGAÇÕES CHEGAMPARA A COMPETIÇÃO

Rodrigo Bandeira na cidadeTÉCNICO DO PERIQUITO ESTARÁ HOJE NA CIDADE PARA DEFINIR QUESTÕES DA PRÉ-TEMPORADA

No final da manhã de hoje, o técnico do Riogran-dense, Rodrigo Bandei-

ra, chega a Santa Maria. Essa será possivelmente a última vin-da do treinador a cidade antes do início efetivo das atividades visando a temporada 2016.

Bandeira estará reunido

GILSON ALVES

com a direção esmeraldina para acertar detalhes relativos à pré-temporada. Em virtude do planejamento financeiro, por enquanto a data marcada para a apresentação dos joga-dores e início dos trabalhos é 25 de janeiro. Entretanto, a partir das conversas de hoje, isso pode ser antecipado. O co-mandante do Periquito resume o que será tratado nesta quinta entre ele e a diretoria. “Nesse encontro vamos definir exato a data de apresentação e precisa-mos “bater o martelo” para co-municar os atletas e viabilizar a estrutura para recebê-los. Tam-bém quero saber ao certo quem são os atletas da base que irão se apresentar para trabalhar

Comandante esmeraldino para a temporada 2016 espera antecipar o início das atividades. Data oficial do início dos trabalhos será definida hoje

conosco, além de estipular o pessoal de apoio que irá estar ao nosso lado”, afirma Bandeira.

Quanto a contratações, o grupo está bem encaminhado e dentro do que Rodrigo Ban-deira espera, mais um atacante pode ser anunciado entre hoje e amanhã. O treinador fala sobre reforços. “Para ter um grupo para começar o trabalho precisamos de um zagueiro e um atacante, ou pode ser, de repente, um volante que jogue também de zagueiro. Até esta quinta pretendo definir pelo menos um desses nomes”, ex-plica Bandeira.

Sobre amistosos durante a pré-temporada, o site do clube confirmou dois jogos contra o

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Panambi: o primeiro, no dia 14 de fevereiro, nos Eucaliptos, e o segundo, quatro dias depois, no João Marimon Júnior. Porém, o técnico do Riograndense não confirma as datas das partidas e disse que tudo depende do iní-cio da fase de preparação.

MAIS CONFIRMAÇÕES

Mais dois atletas da base do Riograndense foram confirma-dos para a disputa da Divisão de Acesso 2016. São eles, o lateral esquerdo Cristiano e o zaguei-ro e volante Edipo. Ambos es-tiveram durante toda a última temporada defendendo o clube esmeraldino e após acerto fi-nanceiro seguirão no plantel.

Elenco Tricolor se apresenta para a temporada 2016Ontem à tarde, o grupo de

jogadores do Grêmio se rea-presentou no CT Luiz Carva-lho, em Porto Alegre, visando a temporada 2016. Foram 31 jogadores presentes. A úni-ca cara nova no elenco que fechou o último ano foi o za-gueiro Kadu, contratado nes-ta semana. O lateral direito Wallace ainda não foi anun-ciado oficialmente devido a questões burocráticas que en-volvem sua liberação por parte do Chelsea, clube que possui os direitos federativos do atleta.

Na retomada dos trabalhos, o presidente gremista, Romil-do Bolzan Júnior, destacou o trabalho que todos vêm de-

senvolvendo desde 2015 e que neste ano é preciso dar um passo a mais. “A manutenção do grupo indica a possibilidade de conquista de títulos. E man-tivemos a maioria dos jogado-res porque temos confiança no que construímos. E tem mais para chegar. No ano passado tudo era duvidoso. Estávamos construindo este trabalho. Mas chegamos à final do Gauchão e chegamos à Libertadores. Agora temos que conquistar títulos. Vocês são a parte mais visível deste processo. O Grê-mio está há cinco anos sem ganhar e o nível de exigência será enorme. Tenho certeza que neste ano o Grêmio vai

sair campeão”, afirmou.A direção gremista segue

em busca de dois reforços: um

meia articulador e um atacan-te devem ser contratados até o início da Libertadores.

Na retomada dos trabalhos gremistas, 31 jogadores estiveram presentes

LUC

AS

UE

BE

L / DIV

ULG

ÃO

/ GR

ÊMIO

INTER-SM

No início da noite de amanhã o técnico Neneca chega a Santa Ma-ria para iniciar o seu trabalho no Inter-SM. Apesar da apresentação dos jogadores e do início oficial da pré-temporada só acontecer no dia 18 de janeiro, o treinador alvir-rubro já estará trabalhando pelo clube. No período até o começo propriamente dito das atividades, Neneca acertará detalhes com a direção a respeito do planejamento visando a Divisão de Acesso 2016. Além disso, durante a semana que vem serão realizados testes para atletas que poderão vir a integrar o elenco da equipe da Baixada.

NENECA E AVALIAÇÕES

INTER

O meia D’Alessandro não chegou a tempo de participar da atividade de ontem à tarde durante a pré-temporada do Inter, como estava previsto pela direção colorada e pelo técnico Argel Fucks. Libe-rado para um jogo amistoso em Punta Del Este, no Uruguai, o voo em que o argentino estava, atra-sou, e a previsão de que o atleta participaria do treinamento da tarde da quarta-feira não se con-firmou. Enquanto isso segue a sondagem do futebol chinês sobre o meia Anderson. Além do Hebei China Fortune, cujo interesse foi especulado, outro clube, ainda mantido em sigilo, estaria interes-sado no jogador e deve formalizar uma proposta nos próximos dias.

MEIA D’ALESSANDRO CHEGA ATRASADO

Page 21: Jornal A Razão 07/01/2016

14 SERVIÇO

Novas regras para a vacinação

Férias para as criançasCerca de 20 crianças partici-

parão, na próxima semana, da 2ª edição da Colônia de Férias da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Lídia, vinculada à Secretaria de Mu-nicípio da Saúde. A iniciativa, que teve sua 1ª edição em ju-lho de 2015, acontece de 11 a 15 deste mês, voltada a crianças de 8 a 12 anos, das vilas Lídia e Arco-íris. Serão realizadas ati-vidades recreativas, esportivas e culturais para as crianças das comunidades carentes. As ati-

vidades serão realizadas, duran-te as tardes, em parceria com a Igreja do Evangelho Quadran-gular e o Serviço Social da In-dústria (Sesi).

A Colônia de Férias da ESF Lídia contará com oficinas de jiu-jítsu, artes circenses, minis-tradas por palestrantes convi-dados, e gincanas e brincadei-ras organizadas pela equipe da unidade de saúde. Os contatos podem ser feitos diretamen-te na ESF, com a residente de Educação Física Camile Araújo.

Os postos de saúde de todo o Brasil já estão com o novo calen-dário de vacinação para 2016. Estão sendo alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da po-liomielite e o número de doses da vacina de HPV.

Um das principias mudanças é na vacina papiloma vírus humano (HPV). O esquema vacinal passa para duas doses, sendo que a me-nina deve receber a segunda seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a terceira dose.

Para os bebês, a principal dife-rença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 va-lente para pneumonia, que, a par-tir de agora, será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço aos 12 meses.

Já a terceira dose da vacina contra poliomielite, administrada aos seis meses, deixa de ser oral e passa a ser injetável.

Também haverá mudança da vacina meningocócica C (con-jugada), que protege as crianças

contra meningite causada pelo meningococo C. O reforço passa a ser aplicado aos 12 meses, pre-ferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

Vacinação contra a poliomielite está entre as que tiveram alterações neste ano

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

COMPRA VENDA

DÓLAR 4,0192 4,0214EURO 4,3432 4,3484PESO AR 0,2909 0,2913PESO UY 0,1330 0,1329

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMONacioNal: R$ 880,00

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.903,98 --- ---De 1.903,99 Até 2.826,65 142,80 7,5De 2.826,66 Até 3.751,05 354,80 15De 3.751,06 Até 4.664,68 636,13 22,5AcimA De 4.664,68 869,36 27,5

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIçãO (R$) ALÍQUOTA (%)Até R$ 1.399,12 8 De R$ 1.399,13 Até R$ 2.331,88 9 De R$ 2.331,89 Até R$ 4.663,75 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIçãO

R$ 880,00 11% R$ 96,80

INCC - M/FGV

OUtUBRO 0,27%NOVemBRO 0,40%

BOVESPA

06/01/2016 -1,52% 41,773

TAXA DE JUROS TJLP

OUtUBRO A DezemBRO 0,5833%

INSS

(*) Após O VeNcimeNtO, mUltA De 4%.se pAgA NO mês segUiNte, mUltA De 7%.NO mês sUBseqüeNte, 10% De jUROs.

POUPANçA

28/12/2015 0,6789029/12/2015 0,6789030/12/2015 0,6789004/01/2016 0,6789005/01/2016 0,6789006/01/2016 0,67890

INFLAçãO OUT NOV

iNpc (iBge) 0,77 1,01icV (Dieese) 0,78 1,02igp-m (FgV) 1,89 1,52icVsm (UNiFRA) 0,70 0,73

INDICADORES RURAIS

ARROz (sc 50 kg) R$ 40,00 BAtAtA (sc 50 kg) R$ 80,00FeijÃO (sc 60 kg) R$ 90,00milHO (sc 60 kg) R$ 32,00sOjA (sc 60 kg) R$ 71,00tRigO (sc 60 kg) R$ 32,50BOi (kg ViVO) R$ 5,05VAcA (kg ViVO) R$ 4,60cORDeiRO (kg ViVO) R$ 5,60leite (litRO) R$ 0,86sUÍNOs (kg ViVO) R$ 3,50FONte: emAteR RegiONAl

TAXA DE JUROS SELIC

OUtUBRO 1,11%NOVemBRO 1,11%DezemBRO 1,11%

OURO (R$ COTAçãO/G)06/01/2016 +1,60% 137,80

Estes dois gatinhos es-tão procurando um lar e estão disponíveis para adoção. Os bichinhos já foram desverminados e estão com castração marcada. Interessados em adotar, com respon-sabilidade, os gatinhos podem entrar em contato com Genair pelo telefone (55) 81100230.

Gatinhos para adoção

O Senac Santa Maria está com inscrições abertas para os cur-sos técnicos de nível médio na modalidade a distância para o primeiro semestre de 2016. As inscrições vão até o dia 30 de março de 2016. São oferecidos os cursos Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Logís-tica e Técnico em Segurança do Trabalho. Para se candidatar é preciso verificar os pré-requisitos para cada curso no site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/.

Para estudar a distância, é pre-

ciso que o aluno tenha um com-putador com acesso a internet. A carga horária presencial será rea-lizada no decorrer de cada módu-lo através de saída de campo, es-tudo de caso, seminário, pesquisa, palestra ou avaliação, conforme o cronograma do Polo presencial.

Mais informações podem ser obtidas no Senac Santa Maria (Rua Professor Braga, 60) ou pelo telefone (55) 3225-2121. As inscrições podem ser feitas no site www.ead.senac.br/cur-sos-tecnicos/.

Vagas em cursos do Senac

LOTERIA

*Resultados extraoficiais

QUINA

CONCURSO 3976

Nenhum apostador acertou as cinco dezenas sor-teadas. O prêmio acumulado é de R$ 2,5 milhões.

DUPLA-SENA

CONCURSO 1452

Um apostador de SP acertou as 6 dezenas na pri-meira faixa, levando o prêmio de R$ 359.327,39.

23 37 50 53 54

1º Sorteio

2º Sorteio01 08 21 24 41 42

16 23 24 26 46 48

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Page 22: Jornal A Razão 07/01/2016

BM estoura boca de fumoTRÊS HOMENS E MAIS TRÊS ADOLESCENTES FORAM DETIDOS NA AÇÃO POLICIAL NA NOITE DE TERÇA-FEIRA

Policiais militares estou-raram no início da noite de terça-feira uma boca

de fumo no Bairro Nova San-ta Marta, zona oeste de Santa Maria.

Durante uma patrulha de rotina pelo bairro, na Rua Nossa Senhora das Graças, por volta das 20h, os brigadianos avistaram dois homens em ati-tude suspeita em frente a uma residência. O local já seria sus-

Drogas, celulares e R$ 2,7 mil foram apreendidos na Nova Santa Marta

DIVULGAÇÃO BM / A RAZÃO

15POLÍCIAQUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

peito de ser ponto de venda de entorpecentes.

Os policiais perceberam que os dois homens entraram na casa rapidamente assim que viram a guarnição. Foi, então, realizada uma batida no local. Na revista foram encontrados 37 buchas de maconha, muni-ção de calibre 38, 83 pacotes de cigarros clandestinos, celulares e pouco mais de R$ 2,7 mil em dinheiro.

Seis pessoas estavam na casa e foram detidas. Todas acaba-ram sendo levadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendi-mento (DPPA).Na Polícia Civil dois homens, de 37 e 24 anos, foram identificados como os responsáveis pela boca de fumo e foram autuados em flagran-te por tráfico de drogas, sendo depois conduzidos à Peniten-ciária Estadual de Santa Maria (PESM).

Ainda, um adolescente foi le-vado ao Centro de Atendimen-to Socioeducativo (CASE). Os demais adolescentes foram libe-rados na presença de responsá-

veis e o outro maior de idade foi liberado após ser ouvido.

A Polícia Civil prossegue a investigação sobre a venda de drogas no local.

SANTA MARIA

Um carro foi danificado por pedradas durante uma briga ge-neralizada entre jovens ocorrida na manhã de ontem na Avenida Fernando Ferrari, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Segundo a BM, uma guarnição foi acionada para atender a ocorrência e che-gando ao local se deparou com a confusão armada.

Sete pessoas foram condu-zidas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Algumas ficaram feridas, mas sem gravidade. Todos presta-ram depoimento e foram libe-rados. A Polícia Civil conta com a ajuda de câmeras de vigilância no local para apurar as causas e circunstâncias das agressões e dos danos no veículo.

BRIGA GENERALIZADA E CARRO APEDREJADO

SANTIAGO

Edemir de Souza Leite, re-sidente no assentamento Con-quista da Luta, município de Itacurubi, foi preso preventi-vamente pela Polícia Civil de Santiago ontem. Conforme a delegada Débora Poltosi, ele é apontado como o autor do as-sassinato de Luiz Carlos da Silva Medeiros, 58 anos, ocorrido no dia 24 de dezembro de 2015, no mesmo assentamento. A vítima, após uma discussão, foi degolada com a utilização de um facão.

A motivação do crime, de acordo com a Delegada, teria sido uma ameaça de morte con-tra o filho do acusado, Felipe Moraes Leite, 20 anos, que tam-bém tem participação no ho-micídio e está foragido. Ontem foi apreendido um facão e uma motosserra que foi furtada da vítima e munição. O suspeito foi recolhido ao Presídio Estadual de Santiago.

SUSPEITO DE DEGOLAR HOMEM É PRESO

CACEQUI

Na tarde de ontem, a Polí-cia Civil de Cacequi cumpriu mandado de prisão de um in-divíduo, de 49 anos. O homem, um servidor público municipal, é apontado como principal sus-peito da autoria de estupro de vulnerável que vitimou uma criança. De acordo com a inves-tigação ele atuava em um lar de acolhimento de crianças e jo-vens em situação de vulnerabi-lidade, valendo-se desse acesso para consumar seu delito.

A delegada Ana Tarouco res-salta que as investigações conti-nuam e ainda existem diligên-cias a serem finalizadas.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO É SUSPEITO DE ESTUPRO

Comandante diz que PMs precisam ser valorizadosO comandante regional da

Brigada Militar, o Coronel Worney Mendonça, diz que não recebeu por parte do Co-mando da Brigada Militar ne-nhum documento que exponha qual a proposta do secretário Wantuir Jacini em relação a uma possível integração nos trabalhos da Guarda Muni-cipal com a Brigada Militar. “Assim, não posso me mani-festar a respeito da proposta do Senhor Secretário. Tenho apenas um posicionamento pessoal. No que diz respeito à atuação da Guarda Municipal, entendendo que em Santa Ma-ria somente as escolas munici-pais e os postos de saúde por si só representa uma demanda importante a ser absorvida. A Guarda Municipal, embora to-dos os esforços empreendidos, apresenta, ao meu ver, sérias limitações para atuar como polícia.

Ainda segundo o Coronel,

a Brigada precisaria estar sim melhor aparelhada e, princi-palmente, com seus servido-res mais valorizados. “Não há como mascarar o déficit de pes-soal na BM. É de conhecimento público, pois já foi amplamente divulgado e também é sentido pela população, em especial nos municípios de menor por-te. O déficit de efetivo nunca foi enfrentado como deveria ter sido ao longo de muitos

anos, especialmente após 1997 com a mudança da legislação do Plano de carreira”, fala.

Ainda, segundo o oficial, deveria haver incentivos atrativos para garantir a per-manência dos atuais policiais militares. “O recrutamento, a seleção, formação e a perma-nente qualificação profissional é um processo moroso e one-roso. É um investimento ne-cessário, entretanto garantir

incentivos para a permanência dos atuais policiais militares é fator preponderante, pois as inclusões nunca acompa-nham os números de policiais que deixam a ativa ou migram para profissões mais vantajo-sas. Minha posição é de que a Brigada deve ser valorizada e fortalecida em todos os seus segmentos. O município pode ajudar de forma supletiva”, completa.

Incêndio destrói casa e deixa mãe e filha feridasUma mulher, de 32 anos,

e sua filha, de dois anos, fi-caram feridas devido ao in-cêndio que destruiu a casa da família, no Bairro Nossa Se-nhora do Perpétuo Socorro. A mãe teve queimaduras de ter-ceiro grau no braço e inalou fumaça. A criança também inalou fumaça. Ambas fo-ram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Conforme o Corpo de

Bombeiros, vizinhos do lo-cal do incêndio, uma casa de madeira na Rua Castro Alves, próxima ao Arroio Cadena, ligaram informando sobre o fogo pouco depois das 10h da manhã de ontem. Duas guar-nições e uma ambulância fo-ram ao local. O fogo não se es-palhou para outros terrenos, mas a casa deve perda total. Os bombeiros não informa-ram a causa do incêndio. O fogo não se espalhou para outros terrenos, mas a casa deve perda total

GA

BR

IEL

HA

ES

BA

ER

T / A

RA

ZÃO

Page 23: Jornal A Razão 07/01/2016

Sol entre nuvens durante todo o dia. Não chove.

Chuva forte pode ocorrer durante a tarde e o início da noite.

Pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia.

Pancadas de chuva

Pancadas de chuva

Sol com nuvens32

20

33 34

20 21

PREVISÃO DO TEMPO

Pancadas de chuva31

23

Muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora no norte e oeste do RS. Sol e pancadas isoladas de chuva nas demais áreas da Região. O ar fica abafado na região central do estado.

DOMINGOHOJE SÁBADOSEXTA

QUINTA-FEIRA, 07 DE JANEIRO DE 2016

Guerra total ao mosquito

A Prefeitura de Santa Maria lançou na manhã de ontem uma campanha institucional visando informar a população sobre os cuidados para a prevenção e o combate ao mosquito aedes aegip-ty, transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. O encontro com a imprensa ocorreu na sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na Rua Venâncio Aires.

Nos próximos dias, a Prefeitura estará vinculando em jornais e rádios campanhas educativas para que cada morador possa ajudar no combate ao mosquito que está presente em Santa Maria, no en-tanto, sem a carga viral que transmite as três doenças. Armadilhas instaladas em pontos estratégicos têm ajudado a destruir larvas do Aedes em vários bairros da cidade.

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Feriadões baixam estoquesde sangue

Página 02

HEMOCENTRO

Último show do Natal do Coração será hoje à noite

Segundo A Razão

WILSON PAIM

Músico nativista se apresenta na Praça Saldanha Marinho a partir das 20h30.

DIV

ULG

ÃO

/A R

AZÃ

O

Comandante da BM fala sobre proposta para segurança

Página 15

ESTADO