jornal a notícia - edição 54

10
Carmo da Mata, Minas Gerais 16 de Janeiro de 2013 Ano 2 - Nº 54 Editor: Thiago Góis Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013 As fotos acima mostram o estado crítico em que se encontra grande parte da frota de veículos da prefeitura. São carros de transporte escolar, de pacientes emergenciais e de serviços urbanos Página 03 Carros da prefeitura em situação crítica Conheça LETÍCIA PIASSI, a Garota Top desta edição Página 09 JULIANA NOGUEIRA Pelo quinto ano consecutivo, carmenses e visitan- tes que estão curtindo as férias e as festas na Cidade das Essências poderão entrar no clima de Carnaval já uma semana antes da data prevista para as festivida- des de Momo da cidade. É que no dia 02 de fevereiro vai acontecer, no Diamante Clube, o “Aquecimento de Carnaval”. Página 04 A comunidade rural da Folha Larga, em Carmo da Mata, viveu momentos de tensão, como num filme de faroeste, na noite do dia 11, sexta-feira. Quatro indi- víduos invadiram um estabelecimento comercial no povoado, roubaram produtos e o celular do proprie- tário e, posteriormente, atiraram fogo no local. Página 06 Valorizar o funcionalismo e prestar serviços de qualidade para a população. Estas são as palavras de ordem no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na gestão do novo diretor da Autarquia, Geraldo Auré- lio Braga Lobato. Página 07 Aquecimento para o Carnaval será dia 02 Roubam e colocam fogo em comércio Nova gestão do SAAE: Aurélio fala de projetos FOTOS: THIAGO GÓIS Além da frota com problemas graves, outros setores também apresentam sinais de descaso

Upload: thiago-gois

Post on 28-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Um Jornal de Verdade!

TRANSCRIPT

Carmo da Mata, Minas Gerais 16 de Janeiro de 2013 Ano 2 - Nº 54 Editor: Thiago Góis

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

As fotos acima mostram o estado crítico em que se encontra grande parte da frota de veículos da prefeitura. São carros de transporte escolar, de pacientes emergenciais e de serviços urbanos

Página 03

Carros da prefeitura em situação crítica

Conheça LETÍCIA PIASSI, a Garota Topdesta edição

Página 09

juli

an

a n

og

ue

ira

Pelo quinto ano consecutivo, carmenses e visitan-tes que estão curtindo as férias e as festas na Cidade das Essências poderão entrar no clima de Carnaval já uma semana antes da data prevista para as festivida-des de Momo da cidade. É que no dia 02 de fevereiro vai acontecer, no Diamante Clube, o “Aquecimento de Carnaval”.

Página 04

A comunidade rural da Folha Larga, em Carmo da Mata, viveu momentos de tensão, como num filme de faroeste, na noite do dia 11, sexta-feira. Quatro indi-víduos invadiram um estabelecimento comercial no povoado, roubaram produtos e o celular do proprie-tário e, posteriormente, atiraram fogo no local.

Página 06

Valorizar o funcionalismo e prestar serviços de qualidade para a população. Estas são as palavras de ordem no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na gestão do novo diretor da Autarquia, Geraldo Auré-lio Braga Lobato.

Página 07

Aquecimento para o Carnaval será dia 02 Roubam e colocam fogo em comércio Nova gestão do SAAE:Aurélio fala de projetos

fotos: thiago góis

Além da frota com problemas graves, outros setores também apresentam sinais de descaso

02

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

Mais um mês de janeiro que inicia com tra-gédias causadas pelas chuvas. Todos os anos as notícias se repetem, às vezes nos mesmos lugares. Tragédias essas que poderiam ser evi-tadas se as políticas públicas funcionassem, houvesse menos prevaricação e corrupção no setor público, as leis fossem rigorosamente cumpridas, o povo cuidasse do lugar onde vive, houvesse mais educação e respeito ao meio ambiente, o interesse coletivo fosse prioridade nas comunidades. Poderíamos ficar aqui elen-cando uma infinidade de “ses”. E, enquanto isso, a chuva, alheia à incompetência humana, cai sem remorsos nalguns lugares e cessa em outros, trazendo sofrimento e dor, perdas e in-cômodos pelo país afora.

Falar em meio ambiente não é só preservar a Amazônia ou lutar contra a caça às baleias. Es-sas com certeza são causas justas, que deman-dam a atenção de todos, mas meio ambiente é onde a gente está e onde podemos intervir. Não adianta se filiar ao Greenpeace e continu-ar a jogar lixo na rua; não adianta assinar peti-ções públicas para regulamentar o selo verde da madeira e continuar a desperdiçar água ou desmatar nascentes. Não adianta de autode-clarar ecologista e deixar de assumir as respon-sabilidades que lhe cabe. Por menos que seja novidade, são atitudes simples e fáceis que fa-zem a diferença.

Claro que temos que cobrar dos poderes pú-blicos os serviços básicos de saneamento bási-co. Água tratada, rede de esgoto e tratamento do mesmo, coleta de lixo e limpeza urbana são obrigações e não favores, e, embora isso tudo seja luxo em muitos lugares do Brasil, o nos-so papel de cidadãos, nesse caso é cobrar. Mas em muitos casos podemos e devemos ser pro-tagonistas. Separar o próprio lixo, evitar em-balagens desnecessárias, apagar luzes dispen-sáveis, fechar torneiras. Simples atitudes que podem evitar grandes transtornos.

Por aqui, graças a Deus, não sofremos de grandes problemas ainda. Apesar do calor aci-ma da média e da surpreendente falta de chu-va, tudo vai indo sem maiores complicações. Mas até quando? Talvez se modificarmos nos-sos hábitos, poderemos nos manter a salvo por mais tempo. Lancemos, pois uma campanha: Salve o planeta, mas comece pelo seu quintal!

Grande parte da sociedade começou a ficar bastante sur-presa ao ser informada de que está sendo debatido no Brasil se o Ministério Público pode ou não realizar investigações cri-minais. Uma discussão descabida e que tira a autonomia de um dos poderes fiscalizadores, de forma independente, den-tro do Judiciário.

As leis que regulam o funcionamento do Ministério Públi-co (LC nº 75/93 e Lei nº 8.625/93) – e preveem a realização de diligências investigatórias – têm quase vinte anos de vigência. Nosso Código de Processo Penal, que já estabelecia o mesmo (Art. 47), tem mais de meio século. Desde a Constituição de 1988, que fortaleceu e consolidou o papel do MP em nosso sistema jurídico, não houve nenhuma modificação substan-cial na legislação sobre o tema.

Se na lei nada foi alterado, o que certamente mudou nos últimos anos foi o fato de que as Promotorias passaram a de-senvolver seus trabalhos com cada vez mais eficiência, possi-bilitando que fossem processadas e eventualmente condena-das pessoas que, antes, mantinham-se intocadas pela Justiça.

Embora a realização de investigações criminais direta-mente pelo MP não deva ser a regra – no dia-a-dia, as polícias têm maior estrutura para isso, além de ser essa a sua função primordial – não se pode impedir que, em determinados ca-sos, o MP investigue, sobre pena de que crimes permaneçam impunes.

Uma vantagem na investigação direta do MP é o ganho de qualidade e rapidez, considerando que a prova será obtida diretamente por aquele que avaliará sua pertinência e legiti-midade para o processo. Sob a direção imediata do MP, se-rão produzidas somente as provas que realmente permitam a condenação dos culpados (ou o arquivamento dos autos, caso se verifique a inocência do investigado). Além de zelar pela regularidade da prova, evitando nulidades que muitas vezes levam a se perder investigações importantíssimas, é dever do MP assegurar o respeito aos direitos do investigado, evitando abusos.

A independência funcional dos promotores de Justiça e procuradores da República permitem que realizem de forma eficaz investigações sobre determinados crimes que, em ra-zão da natureza dos fatos ou dos interesses e das pessoas en-volvidas, poderiam da mesma forma não ser investigados por outras autoridades. São exemplo disso, inclusive em Carmo da Mata, as investigações sobre casos envolvendo policiais, políticos ou empresários com grande poder e influência sobre autoridades públicas. Na cidade, o Ministério Público é bem representado pelo promotor Areslan Eustáquio Martins que exerce sua função com zelo e afinco.

Entretanto, caso tal proposição seja aprovada e sancio-nada pela Presidente, todas estas investigações poderão ser anuladas, caso se entenda que o MP não pode investigar, e quem estiver preso ganhará a liberdade. Proibir a Promotoria de Justiça de investigar é uma derrota para a sociedade e uma vitória para os criminosos.

Editorial

Thiago Góis

Proibir oMinistérioPúblico deinvestigar, uma derrota para a sociedadeEditor-chefe Jornal A Notícia

Editorial / Opinião

Aqui, agora!

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Professora

Muitas vezes confundidos com os tímidos, os in-trospectivos com frequência são incompreendidos na sociedade do espetáculo em que vivemos. Tímido é o sujeito que se sente mal com a exposição, o cara que embebeda antes de conhecer o sogro. Introspec-tivo é o cidadão que se sente bem ao estar sozinho, que não se entristece com a solidão, muito pelo con-trário, dela necessita.

Vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez mais os “eus exteriores” que cada um de nós temos. Não importa o que você é se isto não é postado nas Redes Sociais a 7 ventos. Não faz muito tempo que marqueteiros começaram a moldar a figura de políti-cos para que a gente pudesse por eles sentir alguma simpatia e consequentemente votar (como se voto por simpatia fosse coisa de gente honesta). Um can-didato retraído, ainda que competente, não teria a menor chance nas urnas se não macaquear frente às câmeras e se mostrar um sujeito carismático.

Certa vez dialoguei com alguém próximo sobre a relevância de cerimônias matrimoniais. Aleguei que um ato de fé nem sempre requer uma multidão à volta, trajes caracterizados, banda, orquestra, etc. Por outro lado, os cartórios legitimam o ato jurídico “casamento” sem a necessidade de maiores formali-dades. A resposta que obtive me desarmou: “É para que os outros vejam”. Ou seja, não é por amor a Deus X ou Y nem à(ao) própria (o) noiva (o). A discussão não merecia prosseguimento.

Vai-se a um evento religioso para se mostrar, apresentar vestido novo e não pela fé. Não se ouve música por gosto, coloca-se no último volume para que todos se desesperem juntos. Não se compra um automóvel por necessidade mas para disputá-lo com o do vizinho. Não se relaciona com a Bruninha por-que ela é sensível, culta, de bom caráter ou por amor mas para se pegar em suas mãos e se iniciar um des-file, onde todos vejam o casal de pavões. Para que os outros a desejem.

Vivemos na sociedade do espetáculo. Não impor-ta o que somos se devemos estar sempre em atuação nesse palco artificial e preconceituoso que construí-mos, de máscara em máscara. E nesse contexto, não há espaço para o introvertido, o sujeito afeito à re-flexão, o cara que não tem respostas prontas e nem belas mas que necessita de tempo, a sós, para mudar o seu mundo. Isaac Newton, Graciliano Ramos, Ma-nuel Bandeira, Kant são exemplos de gente que não precisou se adequar à sociedade para se sentir nela. Cabe a nós respeitarmos o introspectivo não como alguém que precisa se curar mas como um indivíduo com suas próprias características.

Osintrospectivos

Giuliano

Santos

[email protected]

Bate-papo

Professor

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

www.portalanoticia.com.br Política / Cidade

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Carros da prefeitura são encontrados em situação crítica

A TV Alterosa, afiliada ao SBT na região, abriu na última segunda-feira, 14, depois do Jornal da Alte-rosa 1ª edição, às 13h20, a série do Programa “Fala Prefeito” que mostrará o perfil de cada prefeitura e sobre o perfil dos prefei-tos empossados na região. No primeiro programa, exibido na segunda, Vla-dimir Azevedo, prefeito de Divinópolis, e Fernando Cabral, de Bom Despacho, foram os entrevistados.

Nas próximas segun-das-feiras, outros prefei-tos são os entrevistados do jornalista Cláudio Mi-randa, entre eles o de Car-mo da Mata. A entrevista do Chefe do Executivo de Carmo da Mata, Almir Resende, deve acontecer na próxima segunda, 21,

Almir na TV AlterosaO chefe do Executivo será entrevistado no programa "Fala Prefeito"

onde o mesmo falará um pouco sobre as suas pri-meiras metas de traba-lho, os graves problemas deixados pela adminis-tração do ex-prefeito Mil-ton Neto, o carnaval deste ano de 2013 e as medidas para contornar a situação, além das primeiras obras da gestão.

Segundo a emissora, o objetivo da abertura des-te espaço para a política é promover um debate com os representantes muni-cipais e saber da situação sobre cada cidade da re-gião.

Salários em atraso, dí-vidas, frota de veículos em má condição, carnaval, medidas de segurança e primeiras obras poderão ser acompanhadas na en-trevista de Almir Resende, no canal 11 em Carmo da Mata, nas próximas edi-ções do programa.

thiago góis

fotos: thiago góis

Os foliões da cidade que estão ansiosos para o Carnaval carmense já po-dem conferir os ensaios das Escolas de Samba, que estão se preparando para o desfile em alguns dias da festa de Momo.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba do Can-tareira, que desfilou pela primeira vez no ano pas-

Começaram os ensaios técnicosdas escolas de samba da cidade

Escola de samba do Cantareira já iniciou os ensaios. Já a escola de sam-ba do Internacional e a Unidos das Carmélias estão definindo os detalhes finais para as suas participações

sado, já está em ritmo ace-lerado e já está ensaiando desde a semana passada. Os ensaios estão aconte-cendo na Praça de Espor-tes de Carmo da Mata, a partir das 20h, de segunda a quinta-feira.

Com instrumentos re-novados, a escola preten-de fazer mais uma bela apresentação pelas ruas da cidade nos dias da fes-ta. Crianças, jovens e adul-tos fazem parte da escola.

Outra Escola de Sam-ba que já está estudando a possibilidade de voltar a desfilar no Carnaval de Carmo da Mata é o Grê-mio Recreativo Escola de Samba Unidos das Car-mélias. Uma reunião para decidir a sua participação e o início dos ensaios ain-da será realizada.

Já o Grêmio Recrea-tivo Escola de Samba do Internacional, está defi-nindo entre a diretoria os

detalhes finais para a sua participação no carnaval e os ensaios devem ocorrer após uma reunião.

Caso desfile pelas ruas as três escolas de samba, Carmo da Mata terá um carnaval com mais des-contração e alegria pelas ruas nos dias da festa. Blo-cos de carnaval e turmas de amigos também já es-tão programando para a festa que acontece no mês de fevereiro.

A Escola do Samba do Cantareira já está ensaiando há cerca de uma semana para que a festa de Momo, na cidade seja ainda mais alegre. As outras duas agremiações ainda não se manifestaram em relação à participação no "Carmo Folia 2013"

As fotos acima mostram o estado crítico em que se encontra grande parte da frota de veículos da prefeitura. São carros de transporte escolar, de pacientes emergenciais e de serviços urbanos

thiago góis

Prefeitura com telefo-nes cortados, Secretaria de Obras e de Saúde com falta de ferramentas para o expediente dos funcio-nários, veículos e maqui-nário em quase sua totali-dade sucateados e a usina de reciclagem municipal parada por falta de con-dições de trabalho. Isso sem contar as dívidas e os salários em atraso divul-

Além da frota com problemas graves, outros setores também apresentam sinais de descasogados na edição anterior.

Estes e tantos outros problemas foram levan-tados pela transição mu-nicipal da nova gestão, nestes primeiros dias de governo, que teve o su-porte do comunicador Christian Mascarenhas.

De acordo com o le-vantamento apurado por Christian e pela equipe de transição responsável por mapear os problemas dei-xados, a frota de veículos da prefeitura possui vá-

rios problemas no que diz respeito à conservação. “Carros com pneus sem condições, panes em par-te elétrica e os veículos, em quase sua totalidade, sem condições de uso e outros parados por causa da má conservação”, in-formou.

Ainda segundo Mas-carenhas, dos 34 veículos vistoriados, três são suca-tas e todos os outros apre-sentam problemas, desde a falta de revisão até mo-tores fundidos. “Um mi-cro-ônibus e um Fiat Uno, que estavam desapareci-dos, foram encontrados abandonados. O primeiro teve um problema elétri-co e se encontra em uma Auto Elétrica em Divinó-polis para a conclusão dos serviços, já que o mesmo foi paralisado por falta de pagamento. Já o segundo, foi encontrado em um pá-tio de um socorro em San-to Antônio do Monte. O veículo encontra-se total-mente destruído, devido a um acidente ocorrido no

ano passado, e o mesmo possui seguro total, ape-sar de estar abandonado no pátio há mais de um ano”, explicou.

O número de multas dos veículos da frota, con-forme apurou a equipe, é alto e o valor em aberto ultrapassa R$ 8.500,00. Ao todo foram levantadas 60 infrações de trânsito, tendo um só veículo a so-matória de 21 multas. A maior parte das infrações é o excesso de velocidade, dirigir falando ao telefone celular e falta de uso de equipamentos de segu-rança (cinto).

Outro problema apre-sentado é em relação ao transporte escolar, já que as aulas já vão iniciar e a situação dos veículos da educação é precária. “Existem ônibus sem vi-dro, bancos de passa-geiros amarrados com cordas, forro do teto de alguns ônibus totalmente soltos, escadas de entrada quebradas e até ônibus sem porta”, contou Chris-

tian.Os caminhões da Se-

cretaria de Obras também apresentam péssimas condições. Problemas mecânicos têm atrapalha-do a coleta de lixo e estes problemas impedem que os serviços possam ser re-alizados de forma eficaz.

A equipe de jornalismo da TV Alterosa, afiliada do SBT na região, esteve

acompanhando a situa-ção crítica encontrada em todos os departamentos da prefeitura e uma re-portagem foi veiculada no Jornal da Alterosa e no Alterosa em Alerta. Nas próximas semanas, serão iniciadas as manuten-ções nos veículos a fim de proporcionar melhores condições de transportes para a população.

Análise da NotíciaO ex-prefeito Milton Salles Neto exerceu um pri-

meiro mandato de muitas obras e realizações. Isso é inquestionável! Entretanto, em seu segundo mandato, perdeu o controle da situação, nomeando um grande número de pessoas e sem qualificação para os cargos que ocuparam, e, literalmente, esqueceu da população que o elegeu, abandonando a prefeitura e o povo.

O jornal A Notícia e a TV Alterosa, por diversas ve-zes, entrou em contato com ele para esclarecimentos dos fatos divulgados. Só que, infelizmente, o mesmo ignorou as ligações e solicitações, sendo omisso para com o povo. Apesar disso, o ex-prefeito, por diversas vezes, preferiu procurar outro meio de comunicação da cidade, disparando inverdades para tentar tapar o sol com a peneira, mas a verdade está aí para todo cidadão ver e tirar suas próprias conclusões. Doa em quem doer! (TG)

04

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

Cidade

Thiago Gó[email protected]

Da Redaçã[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

As pessoas que gostam de curtir uma boa festa e se divertir no sabadão vão começar 2013, em Carmo da Mata, com o pé direi-to na balada. Membros do bloco carnavalesco carmense Tôa Tôa, que completa quatro anos de criação, vão realizar um grande evento na Serraria do Saulo, no dia 26 de ja-neiro.

Serão 3 atrações para animarem os presentes das 15h às 20h, em uma ambiente seguro e cômo-do para quem vai dançar muito ao som da banda

Balada vai agitar o sábado, 26“Toque a Mais”, da dupla “Júnior e Wagner” e do som eletrônico do deejay Bernardo Gomes.

As entradas para a festa estão sendo comercializa-dos a R$ 30,00 e podem ser adquiridos na Loja Zé Mi-guel Sports, na locadora Look Filmes e com alguns membros do bloco. Todo o ambiente terá bebida libe-rada da melhor qualidade. Para quem está ligado nas redes sociais, os organiza-dores em breve vão divul-gar uma promoção atra-vés do Facebook.

Todo o evento terá cobertura fotográfica da equipe de reportagem do Jornal A Notícia.

divulgação

divulgação

thiago góis

Pelo quinto ano consecuti-vo, carmenses e visitantes que estão curtindo as férias e as festas na Cidade das Essências poderão entrar no clima de Carnaval já uma semana antes da data prevista para as festi-vidades de Momo da cidade. É que no dia 02 de fevereiro vai acontecer, no Diamante Clu-be, o “Aquecimento de Carna-val”.

O evento vai contar nova-mente, pela segunda vez, com o concurso “Musa do Carna-val”, promoção que elege a representante da festividade carmense. As candidatas são avaliadas por um corpo de ju-rados carmenses. “Para a esco-lha da musa, serão avaliados os quesitos: Simpatia, Beleza e Dança”, informou Raphael Ro-drigues, um dos idealizadores da festa. Todas as candidatas serão presenteadas com brin-des de lojas colaboradoras.

Neste ano, a principal atra-ção vai ser o show de Juninho Bill, cantor conhecido na cida-de por fazer apresentações de voz e violão. Mas a organiza-ção garante um show bem di-

Aquecimento para o Carnaval será dia 02

Concurso, que vai eleger a musa da festa na cidade, será uma das atrações do evento

ferente do cantor oliveirense. “O Juninho está com esse novo projeto, cantando com uma banda sensacional, adequados para vários ritmos musicais que a galera gosta de curtir numa festa”, revelou Raphael. O DJ Augusto Camargo, além de apresentar as candidatas à musa juntamente com o co-municador carmense Emer-son Rabêlo, ainda vai coman-dar o som das músicas mais tocadas nas baladas de todo o mundo. A participação mais que especial, nesta edição do evento, será a apresentação de parte da bateria da Escola de Samba do Cantareira.

As inscrições para o con-curso da “Musa do Carnaval” já estão abertas e podem ser feitas com Raphael Rodrigues, pelo telefone 9802-8399, ou com Elias Leal, pelo 9987-3628. Elas se estendem até o dia 25 de janeiro. Os ingressos já estão à venda na Loja Zé Mi-guel Sports, no Diamante Clu-be, que também está reservan-do mesas, e “na mão da galera”.

O Aquecimento de Carna-val é realizado pelo Diamante Clube, por Raphael Rodrigues, juntamente com uma Comis-são Organizadora.

divulgação

Começou na segunda-feira, 14, o pagamento do IPVA 2013 em Minas Gerais, com o vencimento da 1ª parcela ou cota única dos veículos com placas de final 1. Desde o início de dezembro, 506.519 contribuintes já quitaram integralmente o IPVA 2013 e outros 113.518 pagaram a primeira parcela, totalizando 620.037 pagamentos efetuados.

Quem quitar o imposto à vista, conforme a escala de vencimento pelo final da placa do veículo, tem desconto de 3%. O valor da Taxa de Renovação do

Datas de vencimento para pagamento doIPVA 2013 começaram na segunda-feira (14)

Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 71,30, que vence no dia 31 de março, poderá ser paga no dia 1º de abril. O atraso no pagamento das parcelas do IPVA 2013 gera multa diária de 0,3% e, após trinta dias, de 20%, com a cobrança de juros pela taxa Selic.

O contribuinte pode pagar o IPVA 2013 diretamente nos terminais de Auto Atendimento ou nos guichês dos bancos credenciados, informando o número do Renavam do veículo.

A emissão gratuita da Guia de arrecadação do IPVA poderá ser feita também pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda. Do total

arrecadado com o IPVA, 20% serão repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de Valorização dos Profissionais de Educação. Do restante, 40% serão destinados ao caixa único do Estado e 40% para o

município de licenciamento do veículo.

As consultas aos valores do IPVA 2013 podem ser feitas pelo Renavam ou marca/modelo, no site da Secretaria de Estado de Fazenda ou pelo telefone 155 do LIGMINAS para todo Estado de Minas Gerais.

Foi anunciado na ma-nhã no dia 02, quinta-feira, em reunião realizada no Pá-tio da Secretaria Municipal de Obras, o novo Secretá-rio de Obras de Carmo da Mata, nesta gestão, que será o carmense Antônio Claret Sales, o Claret.

O novo Secretário de Obras, que foi sub-secre-tário no governo de Milton Neto, tem a missão de man-ter os serviços de manuten-

Claret é anunciado Secretário de Obrasção da cidade e Zona Rural em ordem.

Em conversa com Cla-ret, no dia 02, o mesmo informou que pretende resolver, de imediato, em parceria com a prefeitura, a manutenção das estradas, mata-burros e ruas da cida-de, a limpeza do município, o retorno das atividades da Usina Municipal de Reci-clagem, a conservação das praças e prédios públicos e resolver as pendências da frota de veículos da prefei-tura.

De imediato, Claret Sales, em parceria com a prefeitura, pretende realizar a limpeza geral do município e resolver as pendências da frota de veículos

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

www.portalanoticia.com.br Opinião

Alfeu SábatoHistoriador

Alfeu SábatoHistoriador

Da árdua campanha até à posse, muitos obstá-culos tiveram de ser ven-cidos. As alegrias da vitó-ria e as alegrias da posse dão uma falsa impressão de chegada, mas, na re-alidade, é um ponto de partida. Partir para uma caminhada por estradas tortuosas.

Assim como São João Batista aplainou os cami-nhos de seu primo Jesus Cristo, esperamos que outros “São Joões” pos-sam aparecer e amenizar esta caminhada que foi devastada por um verda-deiro tsunami, pois nos sentimos como estivés-semos na Indonésia ou na Baixada Fluminense. Agora só nos resta juntar os cacos...

Não vamos entrar em detalhes para dizer como foi formado o tsunami destruidor, mas isso não passou de uma “tragédia anunciada” que, ao longo

Senhores governantes, a comunidade muito espera de vocêsdos tempos, foi advertida pelo jornal A Voz do Povo. Só que não deram a aten-ção que as advertências mereciam e ficou pro-vado que, “quem planta vento, colhe tempestade”.

Os detalhes que con-tribuíram para formar a bola de neve, e que mui-tos não queriam acredi-tar, hoje vieram à tona e o povo está ciente da re-alidade, e isto tem que ser levado em conta a favor da nova administração, mesmo contrariando a “nova” oposição. Dizem que reconstruir é pior que construir. Juntar os cacos morais e materiais é real-mente uma missão difícil. A começar de readquirir a credibilidade junto às au-toridades e órgãos gera-dores de benefícios para o nosso município. No excesso de humildade, adquirimos o hábito de recuar e isso nos custou caro, pois acabamos pe-cando pela omissão.

Seria medo das amea-ças ou por que nos sentí-

amos órfãos?O fato é que deixa-

mos a “abóbora lastrar”. Vão dizer: “Deixe isso pra lá. O que passou, pas-sou. Vamos começar vida nova”. Mas, se fosse ao contrário, todos nós esta-ríamos intimados a subir as escadas mais famosas da cidade. Não vamos ad-quirir complexo de culpa por uma possível omis-são. A oposição que fize-mos foi válida e foi base-ada em fatos que até um cego de nascença estava enxergando. Talvez se ti-vessem dado atenção às advertências até teriam saído vitoriosos no últi-mo pleito municipal. Não perceberam que estavam “marcando gol contra” ou “dando um tiro no pró-prio pé”.

Na medida em que o tempo passa, o povo fica mais esclarecido. “Nem com tanta sede se vai ao pote” ou “onde quebrou o pote, procure a rodilha”.

Agora, vida nova para vencedores e vencidos.

Uns vão sentar sobre os louros conseguidos, ou-tros vão iniciar uma nova vida, uma nova caminha-da, e, nesta caminhada, por certo haverá judeus jogando pedras e gritan-do: “Crucifica-o, crucifi-

ca-o”. Porém, por outro lado, haverá cristãos jo-gando rosas, Madalenas enxugando suores a cada dia e bondosos Cirineus a ajudarem a carregar a cruz da administração.

Almir, Fernandinho,

vereadores e a nova equi-pe de trabalhos, sejam felizes, vençam desafios, segurem nas mãos de Deus e como diz o Reve-rendíssimo Padre Vanir:

“Ide em paz e que o se-nhor os acompanhe”

Em uma reunião de amigos, comentamos sobre uma legião de car-menses que passaram por nós e hoje estão na “vertente de lá”.

Pessoas que marca-ram época não só pela inteligência e cultura, mas pelo grande amor à nossa Carmo da Mata. Dentre os vários conter-râneos, lembramos do amigo Zé do Tito. Ele era filho do Sr. Virgílio Alves Pereira (Tito) e de Dona Maria José D’Assumpção (Criola). Foi casado com a Sra. Maria Divina Pin-to Coelho, sua grande companheira e musa inspiradora.

Zé do Tito teve uma vida intensa e vito-riosa. Foi um menino tido como um virtuo-so, como são chamados os grandes talentos da música. Participou das principais orquestras da cidade, tocando com maestria vários instru-mentos. Participou dos corais que abrilhanta-vam as solenidades reli-giosas e nas serenatas ao luar.

Era um inspirado compositor e um com-petente pintor de qua-dros, além de hipnoti-zador com sucesso em várias cidades do país. Sua profissão no dia a

É sempre bom relembrar: José Alves Pereira Sobrinho, o Zé do Titodia era de dentista. Suas próteses perfeitas o tor-naram famoso em Belo Horizonte. Tinha mãos hábeis, para dedilhar o violão, o cavaquinho, maravilhar as platéias com seu violino e en-cantar a todos com suas pinturas maravilhosas. É claro que suas próteses dentárias também eram perfeitas.

Zé do Tito e Dona Diva nos deixaram. Cer-tamente está manifes-tando suas habilidades e virtudes no céu, para alegria de sua grande amiga e protetora: Nos-sa Senhora do Carmo.

Em anexo, colocamos para os caríssimos lei-tores as letras dos hinos feitos por ele e dedica-dos a sua querida terra natal. O “Hino a Nossa Senhora do Carmo” já é bem conhecido de nos-sa comunidade, mas o “Hino de Carmo da Mata” e a canção “Terra dos Meus Sonhos” são praticamente desconhe-cidos.

Devemos valorizar e cultuar nossos irmãos carmenses que mani-festaram seus talentos e o grande amor a nossa Carmo da Mata.

Então, aproveitem e valorizem estes três hinos dedicados à Car-mo da Mata, que foram compostos pelo saudoso José Alves Pereira (o Zé do Tito).

arquivo an

Zé do Tito faleceu em Belo Horizonte, onde seu corpo foi cremado. De acordo com sua vontade, suas cinzas vieram para Carmo da Mata, terra que tanto amou

arquivo histórico de alfeu sÁBato

06

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

Cidade

Com o intuito de aprimorar os estudos e procurar mais conheci-mentos dentro da área profissional que atua-rá, o carmense Matheus Ferraz de Oliveira, de 20 anos, já está em territó-rio alemão, enviado atra-vés do Governo Federal.

Matheus, que até en-tão estava no 6º período do curso de Engenharia Mecânica, da Universi-dade Federal de São João Del Rei (UFSJ), conse-guiu a pontuação e tam-bém completou as exi-gências necessárias para a escolha do aluno ideal

Através do governo, carmense vai estudar na AlemanhaMatheus Ferraz já está em Dresden, enviado pelo programa Ciência sem Fronteiras, onde vai aprimorar seus

estudos

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

para participar do proje-to Ciência sem Frontei-ras.

O estudante contou à equipe de reportagem do jornal A Notícia, antes de seu embarque, que, após a concretização do projeto de construção de um protótipo de veículo para competição em alta velocidade, conhecido como “carro de fórmula”, ele e sua equipe se ins-creveram no projeto do governo para tentarem o intercâmbio com ou-tro país. “As minhas no-tas e meu desempenho em relação às exigências para conseguir a bolsa do governo foram boas e elas se encaixaram nos

padrões de uma faculda-de da Alemanha”, contou Matheus, que acrescen-tou que, de sua equipe, ele foi o único a conse-guir o mérito.

Para a vaga no inter-câmbio, Matheus pre-cisava ter feito 20% do curso e possuir uma média de notas acima de 70%. Ele conseguiu os números necessá-rios para a vaga e já está em Dresden, capital do estado da Saxónia, na Alemanha. “Pretendo aprimorar meus conhe-cimentos nesta área de criação de motores para fórmula [para competi-ções] e esses estudos na Alemanha vão colaborar

com esse objetivo”, reve-lou o carmense. Ele vai estudar na Universidade de Zwickau (Westsäch-sische Hochschule Zwi-ckau, em alemão), a 3ª maior universidade do mundo especializada em criação e desenvolvi-mento de motores para carros de fórmulas.

Serão 14 meses de bolsa, podendo ser pror-rogada para 2 anos, de acordo com o desem-penho do aluno. Toda a estadia de Matheus será bancada pelo governo, por intermédio do Ciên-cia sem Fronteiras. Para auxiliar os alunos inter-cambiados, na Alema-nha, eles contam com

o Serviço Alemão de In-tercâmbio Acadêmico (DAAD, sigla de Deuts-cher Akademischer Aus-tauschdienst).

Ciência sem Fron-teiras

O programa de bolsas do governo brasileiro, Ciência sem Fronteiras, visa contribuir para a consolidação e interna-cionalização da ciência e tecnologia em todo o território brasileiro, através do intercâmbio de estudantes e pesqui-sadores nas áreas de ci-ências exatas e engenha-rias, tudo como intuito de contribuir efetiva-mente para a inovação e

reprodução

o desenvolvimento den-tro do país, fortalecendo assim a competitivida-de brasileira no cenário mundial.

O carmense Matheus Ferraz foi destaque na UFSJ, o que lhe rendeu a oportunidade de realizar um intercâmbio na Alemanha

O encontro teve como finalidade passar informações relativas à segurança dos Bancos e precauções para evitar assaltos e explosões em caixas eletrônicos das agências bancárias da cidade

Thiago Gó[email protected]

Preocupada com a onda de furtos, com utilização de explosivos, em caixas eletrô-nicos em bancos nas cida-des vizinhas, a Polícia Militar de Carmo da Mata, através do comandante do desta-camento, Sargento Geovani Magela, promoveu na tarde da quarta-feira passada, dia 09, na sede da Acicam, uma reunião envolvendo gerentes das instituições financeiras da cidade, funcionários e segu-ranças destas empresas, além

Reunião entre polícia e representante de bancos é realizadade membros da Delegacia de Polícia Civil e do Consep a fim de passar informações que aumentem a prevenção nos bancos durante o período noturno. Participaram da reu-nião, além do comandante da Polícia Militar, colaboradores do Banco do Brasil, Bradesco, Banco Itaú e, ainda, o policial civil Warley Oliveira e a escrivã Elis Lara.

Segundo Sargento Geova-ni, quadrilhas especializadas em arrombamentos em cai-xas eletrônicos têm agido em agências bancárias cidades próximas à Carmo da Mata,

como foi o caso do arromba-mento de um caixa em São Francisco de Paula ocorrido em dezembro e neste mês na cidade de Santo Antônio do Amparo. “O objetivo maior desta reunião é conceder um apoio no sentido de ampliar e melhorar os dispositivos de segurança dos bancos, que é uma preocupação da polícia durante a noite. Pedi aos re-presentantes das empresas que melhorem as câmeras, alarmes e programem o trava-mento das portas dos bancos a partir das 22h”, explicou.

Ainda conforme Sargento

Geovani, a Polícia Militar está priorizando, em seu patrulha-mento noturno, a área comer-cial e dos bancos e, ainda, fis-calizando se estas instituições estão com câmeras danifica-das, se há pessoas desconhe-cidas rondando pela cidade e se as portas eletrônicas estão travadas.

Um levantamento do jor-nal Estado de Minas, com base em dados da Polícia Militar, mostrou que só no ano de 2012 foram 274 explosões em caixas eletrônicos no Estado, o que representa aproximadamente 23 equipamentos por mês.

charles elias

A comunidade rural da Folha Larga, em Car-mo da Mata, viveu mo-mentos de tensão, como num filme de faroeste, na noite do dia 11, sexta--feira. Quatro indivídu-os invadiram um esta-belecimento comercial no povoado, roubaram produtos e o celular do proprietário e, posterior-mente, atiraram fogo no local.

A vítima e dono do es-tabelecimento, Antônio Magela do Nascimento (Tiel), de 51 anos, acio-nou a Polícia Militar após o ocorrido e relatou o fato. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela PM, An-tônio foi amarrado pelos quatro assaltantes e, no momento em que rou-bavam as mercadorias,

Roubam e colocam fogo em comércio

fizeram várias ameaças ao proprietário com um facão.

Depois de roubarem alguns produtos, o celu-lar da vítima e cerca de R$ 1.200 em dinheiro, os elementos atearam fogo

no armazém. De acordo com a vítima, o prejuí-zo pelo incêndio gira em torno de R$ 8 mil. Antô-nio não sofreu ferimentos com o ato. Ele informou à polícia que conheceu um dos indivíduos que atua-

ram no assalto e afirmou ter ouvido outro nome durante a ação dos ban-didos. As informações apuradas foram enviadas à Delegacia de Polícia para andamento na in-vestigação.

Com o incêndio provocado pelos assaltantes, a vítima, que foi amarrada enquanto a gangue saqueava o estabelecimento, sofreu um prejuízo de cerca de R$ 8 mil

A Polícia Militar de Carmo da Mata encontrou uma rele-vante quantidade de produtos alimentícios e dois utensílios de cozinha abandonados próximo a um açougue, no centro da cida-de, na madrugada de domingo (13). Após se depararem com a situação inusitada, os policiais recolheram o material encontra-do e levaram para a delegacia da cidade.

Na segunda-feira (14), a

Furto em escola do município

guarnição foi acionada a compa-recer na Escola Municipal Silvia-no Brandão, onde funcionários relataram que a cantina da esco-la havia sido arrombada. Diante do ocorrido, os militares infor-maram e apresentaram os ma-teriais encontrados no domingo para os funcionários, que reco-nheceram, de imediato, os pro-dutos e os utensílios como sendo de propriedade da instituição. A devolução foi feita pela Dele-gacia de Polícia Civil. Nenhum indício de suspeitos do furto foi levantado até o momento.

vinícius rangel / tv alterosa

thiago góis

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

www.portalanoticia.com.br Cidade / Opinião

Muitos leitores devem ter visto ou ouvido falar do grande evento realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, evento esse denominado Rio+20 que é o nome popularmente adotado, pois o nome oficial é Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Essa conferência marca os 20 anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, popularmente conhecida por Rio-92, também realizada na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo da conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Durante a Rio+20 foram debatidos temas relacionados ao meio ambiente, tais como: aquecimento global, redução das taxas de emissões de gases de efeito estufa, água, conservação das florestas e oceanos; e foram debatidos também temas que estão na interface população - meio ambiente como: desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza, padrões sustentáveis de produção e consumo, crises econômicas e financeiras, segurança alimentar e nutricional, energia sustentável para todos, cidades sustentáveis e inovação, desemprego, trabalho decente e migrações. Todos esses temas debatidos durante o evento são sem sombra de dúvida, cruciais para a manutenção da vida no planeta. A questão sobre o desenvolvimento sustentável é muito controversa, pois há os autores que acreditam que é possível alcançá-lo, como por exemplo o economista polonês e naturalizado francês Ignacy Sachs, uma das maiores autoridades do mundo em livros e artigos sobre sustentabilidade; e outros autores de várias áreas do conhecimento, que afirmam que o desenvolvimento sustentável jamais será alcançado, porque é impossível conciliar desenvolvimento econômico com conservação da natureza.

Os debates durante a conferência foram intensos, mas infelizmente as metas e os acordos mais esperados não chegaram a um consenso, esse fato gerou muitas críticas por parte de ambientalistas, indígenas e pequenos agricultores ao evento, que foi noticiado com cobertura especial pela grande mídia do país, principalmente a Rede Globo, uma das patrocinadoras do evento. O grande problema é que se fala muito e se faz pouco, isso aconteceu com a Rio-92, Protocolo de Kyoto de 1997, Rio+10 e agora com a Rio+20. Por um lado, os países ricos que já devastaram quase todas as suas florestas cobram dos países em desenvolvimento a conservação das florestas, como a Floresta Amazônica brasileira por exemplo, que inclusive corre o risco de ser internacionalizada e com isso o Brasil poderá perder a sua soberania. Por outro lado, países em desenvolvimento que estão com toda a força como a China e a Índia não querem adotar medidas sustentáveis para não frear o seu forte crescimento econômico. Também tem alguns países ricos como os Estados Unidos e o Japão, que não abrem mão do seu padrão de consumo prejudicial.

Para se ter algo próximo do desenvolvimento sustentável pregado por alguns cientistas e pela mídia em geral é necessário que se mude os hábitos de consumo e de vida. As pessoas precisam abrir mão de muitas coisas, e parece que é justamente esse o grande problema de tudo. As pessoas não querem ir para o trabalho a pé, de bicicleta ou transporte coletivo, não querem deixar de usar sacolas plásticas, não querem deixar de exibir os carros do ano, as roupas da moda e frequentar as festas mais badaladas. Com isso o planeta vai sendo deteriorado e a humanidade, que tanto consome os recursos naturais, em breve irá pagar um alto preço, isso se medidas radicais não forem tomadas imediatamente.

Rio+20 causoumuita badalação

mas poucosresultados foram

alcançados

Leonardo Alves

Geógrafo

Valorizar o funciona-lismo e prestar serviços de qualidade para a popula-ção. Estas são as palavras de ordem no Serviço Au-tônomo de Água e Esgoto (SAAE), na gestão do novo diretor da Autarquia, Ge-raldo Aurélio Braga Loba-to.

À frente da instituição municipal com receitas e despesas próprias, Auré-lio, como é popularmen-te conhecido, retorna ao SAAE após doze anos. Em uma conversa descontra-ída com o jornalismo do A Notícia, o diretor frisou a continuidade dos traba-lhos realizados pelos ad-ministradores anteriores e adiantou as primeiras prioridades de sua gestão, que serão tratadas em cur-to, médio e longo prazo.

Segundo ele, será fei-to, o mais breve possível, um estudo na cidade e Zona Rural que vise a im-plantação de novos poços artesianos, tendo como

Nova gestão do SAAE: Aurélio fala de projetos

Thiago Gó[email protected]

objetivo a melhora no abastecimento de água. Aurélio ainda mencionou um projeto de construção de uma nova barragem de contenção de água, que sirva de uma segunda op-ção de captação de água.

Além disso, o funcio-nalismo da Autarquia terá um olhar mais criterioso por parte da direção. O primeiro passo, conforme Aurélio, será melhorar o salário de todos os funcio-nários do SAAE, haja vista que estão defasados há alguns anos. “Através de uma mudança no regula-mento interno, pretende-mos melhorar os salários e as condições de trabalho de todos os nossos funcio-nários”, disse.

A Estação de Captação de Água, assim como foi feito na direção anterior na Estação de Tratamen-to de Água (ETA), passa-rá por algumas melhoras em sua estrutura. “Vamos substituir o quadro de co-mando de energia aqui na ‘Bomba’ para visar uma economia de energia e fa-

zer algumas adaptações e manutenções no equipa-mento que faz a captação de água e leva até a ETA”, explicou o diretor.

Parceria com o Mi-nistério Público

A preocupação com o nível de água do rio Boa Vista é uma questão que necessita de medidas ur-gentes, de acordo com o diretor. E, desta forma, ele pretende já iniciar alguns trabalhos em prol do rio que corta a cidade e, para isso, vai colocar novamen-te em prática, já neste se-mestre, o Programa Muni-cipal de Conservação da Água, que é uma Lei Muni-cipal elaborada há alguns anos em parceria com o promotor Areslan Eus-táquio Martins, que visa aplicar parte da arrecada-ção anual do SAAE em be-nefício das nascentes dos rios do município. “Esta Lei, que tem um grande apoio do nosso promotor, visa preservar as nascen-tes através de cercamen-to, a preservação da mata

ciliar e o reflorestamento do trecho onde percorre o rio, plantando mudas na-tivas”, explica.

Para isso, o SAAE conta com o apoio do engenhei-ro Marcos Vinício Cardo-so, que é o responsável por este mapeamento e pela elaboração das dire-trizes deste projeto. “Esta execução que visa preser-var o rio, além do apoio do SAAE e do Ministério Público, ainda conta com o apoio do Instituto Es-tadual de Florestas (IEF) e do CBH-Pará, que são grandes parceiros”, expli-cou Marcos.

Ainda segundo o enge-nheiro, todas estas etapas de preservação do rio se-rão feitas de acordo com o novo código florestal, aprovado no ano passado no Congresso e sanciona-do pela presidente Dilma Roussef.

No ano passado, se-gundo Marcos, poucos trabalhos de conservação do rio foram feitos, sendo que apenas uma nascente foi preservada.

Aurélio Lobato assume a direção do SAAE com o propósito de valorizar o funcionalismo e prestar serviços de qualidade para a população

Dentre os vários projetos de execução está a preservação do Rio Boa Vista, fazendo com que, através de algumas ações, aumente o seu fluxo de água

Os moradores dos bairros Cohab 1, Cohab 2 e de parte da área central, a partir de agora, contam com uma nova padaria. Trata-se da Panificadora Belém, que está em fun-cionamento desde o mês de dezembro, e fica situa-da na Rua Felisberto Cor-rea Vaz.

De propriedade do

Carmo da Mata ganha nova panificadora

empresário Marx Dower, a panificadora já dispõe, durante todo o dia, de pães, bolos, biscoitos, broa, pizza, bolos de ani-versários, doces, salgados e outras iguarias de fabri-cação própria. O horário de funcionamento da pa-daria é de 6h às 22h, du-rante segunda a domingo. Vale a pena conferir!

Situada no bairro Cohab, a Panificadora Belém já dispõe, durante todo o dia, de pães, bolos, biscoitos, broa, pizza, bolos de aniversários, doces, salgados e outras iguarias de fabricação própria

informe puBlicitÁrio informe puBlicitÁrio

juliana nogueira

Acaba de completar seu primeiro ano de instalação, em Carmo da Mata, o Clube do Açaí, que fica localizado no Centro da cidade e já é sinônimo de bons serviços prestados a seus clientes.

E, para comemorar seu primeiro ano, a direção da empresa mudou de endere-ço para melhor atende-lo. Agora, com mais comodi-

Clube do Açaí agora está em novo endereço

dade e localizado no antigo ponto da Projetan Áudio e Vídeo, o Clube do Açaí man-tém a mesma qualidade em seu açaí e uma variedade de adicionais para todos os gostos.

O proprietário do esta-belecimento, Adérlon Mou-ra, convida a população para conhecer o novo ponto e tomar um delicioso açaí.

fotos: thiago góis

08

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

Sociais

A jovem KAMILA LOPES completará no dia 25/01 mais um aniversário. Felicidades!

O garotinho ENZO JÚNIOR BASÍLIO completou seu primeiro ano de vida no dia 12/01. Ele é o xodó de seus pais Juliana Cristina e Hilton Júnior. Desejamos ao garotinho tudo de bom. Parabéns!

EMERSON SALVINO e ANA PAULA ALEXANDRE uniram-se pelo laço matrimonial no dia 29 de dezembro do ano passado. A cerimônia religiosa foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Parabéns e felicidades aos casados!

SELMA E ADRIANO uniram-se matrimonialmente, no final do mês passado, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em uma cerimônia repleta de amigos, conhecidos e familiares do casal. Desejamos felicidades nesta união!

Dia 25/01 quem completará mais um ano de vida será JOSÉ ROBERTO DE ALMEIDA, o conhecido Almeida Cabeleireiro. Parabéns e felicidades, Almeida!

JOCIMAR SOUZA festejou no dia 08/01 seu

aniversário. O comerciante

recebeu o abraço carinhoso de sua

esposa Silvana, de seus filhos

Matheus e Lucas e de amigos em uma

confraternização em seu bar: o

famoso Butecão do Jô, no bairro da Várzea. Parabéns!

No dia 20/01, o letrista e artista plástico carmense JOSÉ ROBERTO ALVES DE SOUZA (FALCÃO) também vai completar mais um ano de vida. Ele vai receber os cumprimentos de sua filha Cinthia e de sua mãe Maria das Graças. Parabéns, Falcão!

No dia 18/01, RENAN AUGUSTO MOREIRA vai celebrar a passagem de mais um aniversário. Parabéns!

A garotinha KAWANY FLOR soprou velinhas no dia 06/01, e, na ocasião, recebeu os cumprimentos de amigos e parentes. Felicidades, garotinha!

ELIAS LEAL, professor de educação física e técnico das equipes de Handebol da cidade, festejará no dia 23/01 o seu aniversário. Ela receberá os cumprimentos de amigos e parentes. Parabéns!

A integrante do departamento financeiro do Jornal A Notícia, JULIANA NOGUEIRA, festejou no dia 14/01 mais um ano de vida. Seu namorado, CHARLES ELIAS, irá festejar no dia 27/01 também mais um aniversário. Parabéns e felicidades ao casal!

SÔNIA LÚCIA celebrará no dia 22/01 mais uma primavera. Desejamos-lhe tudo de bom, Sônia!

MARGARIDA CAROLINA aniversariou no dia 03/01. Ela recebeu o carinho e os cumprimentos de seus filhos, noras, parentes e amigos. Parabéns!

No dia 24/01, ANA LÚCIA OLIVEIRA DA COSTA vai completar mais um ano de vida. O marido de Ana, ANTÔNIO COSTA, já comemorou a sua data especial; foi no dia 31/12. Felicidades

em dobro!

A bela garotinha RAIANY EDUARDA SILVA festejou no dia 13/01 o seu aniversário. Ela recebeu os cumprimentos de seus pais Roberto e Renata. Parabéns, Raiany!

LUAN CÉSAR irá completar no dia 26/01 mais um ano de vida. Parabéns e felicidades!

MARCINHO, conhecido popularmente como BILOIA, festejou no dia 11/01 mais um ano vida em grande estilo. A festa de comemoração foi realizada no sítio de propriedade de Alexandre de São José e contou com a participação de inúmeros amigos e conhecidos do

rapaz. Muitos anos de vida, Biloia!

O jovem RENAN OLIVEIRA comemora hoje, dia 16/01, mais um ano de vida. Desejamos muitos anos de vida a você, Renan!

juliananogueirafotos: arquivo pessoal / juliana nogueira / reprodução internet

ANIVERSÁRIOS

CASAMENTOS

Clara Lúcia (11/01), Sebastião Fernando (12/01), Agda de Lourdes (12/01), Milkea Verônica (15/01), Moisés de Araújo (15/01), Maria do Carmo (16/01), Celma Maria (16/01), Carlos Roberto (17/01), Alvimar da Costa (18/01), Rogério Teodoro (19/01), Arlete Bianchi (22/01), Mauro Lobato (23/01), Wilhon Gomes (27/01), Dagmar Franciscani (29/01) e Helena Moreira (31/01), também completam mais um ano de vida neste mês de janeiro. O Jornal A Notícia deseja--lhes um feliz aniversário com muita saúde, paz e amor junto a todos os seus familiares e amigos. Parabéns!

JANETE FERREIRA fará aniversário no dia 31/01. Parabéns!

09

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

www.portalanoticia.com.br Sociais

GAROTA TOP PREZADA SENHORAPessoa alegre e de fácil comunicação. Esta

é ANA LÚCIA OLIVEIRA DA COSTA, uma senhora que gosta de conquistar amigos,

de cantar em festas e de levar uma vida saudável. Nossa PREZADA SENHORA é natural de Carmo da Mata, casada com

Antonio Carolino da Costa e tem duas filhas: Aline Oliveira Cos-ta e Adriana Oliveira da Costa. Amante de nossa fauna e flora,

ela viveu parte de sua infância e adolescência aqui em

Carmo da Mata, ten-do morado ainda

em Divinópolis e Belo Hori-

zonte. Aos dezeno-ve anos m u -dou-se p a r a

S ã o P a u l o ,

onde co-nheceu seu

marido.Em seis

meses, namo-rou, noivou e se

casou. Diz viver mui-to bem com ele, que é

um verdadeiro pai para ela, agradecendo sempre a Deus por tê-lo coloca-do em seu caminho. Ana Lúcia residiu na capital paulista durante 23 anos, onde dedicou parte deste tempo para criar e edu-car suas filhas. Após seu marido ter se aposen-tado, em 1996, decidiu voltar para Carmo da Mata, cidade que

ama muito. Ao retor-nar, deu continuidade em

suas atividades religiosas. Canta no co-ral da igreja e participa do apostolado da

oração.Ela ainda pretende conhecer lugares diferentes de nosso país, pois enten-de que há lugares maravilhosos para serem vistos por esse Brasil afora.

A N A LÚCIA OLIVEIRA DA COSTA, nossa PREZADA SENHORA desta edição, encerra dizen-do que tem que agradecer muito a Deus por tudo

que ele lhe concedeu e principalmente pela família maravilhosa que tem.

Natural de Divinópolis e nascida aos dez dias de

março de 1997, sob o sig-no de peixes, LETÍCIA FERREIRA PIASSI, que hoje é a nossa estrela máxima como GAROTA TOP.

Ela é filha do Senílio Piassi e de Maria Apareci-

da Ferreira Piassi e está cursando o

segundo ano na E.E. Joa-quim Afonso R o d r i g u e s . Adora curtir uma boa mú-sica que a faz viajar no tem-po. Tem como p r i n c i p a l mania ficar b r i n c a n d o com o celu-lar o tempo todo.

Seu es-porte pre-ferido é o vôlei e seu prato pre-

dileto é uma deliciosa lasa-

nha preparada por sua mãe Aparecida.

Letícia pretende es-tudar Direito para ser

uma advogada compe-tente e atuar com afinco para que haja mais jus-tiça entre todos os seres humanos.

Com seus 1,57m de al-tura e 50 kg de peso, a par-te que mais admira em seu corpo são os seus seios.

Sua atriz preferida é Ca-rol Castro e o ator, Guilher-me Prates. LETÍCIA FERREI-RA PIASSI, que estuda pela manhã e trabalha à tarde,

que agora passa a integrar nossa galeria como GA-

ROTA TOP, gosta muito do almoço em família nos finais de semana e

passear à tarde com o seu na-morado.

Evandro [email protected]

Focalizando

R O N D Acom pesadas multas.

DESAFIOSegunda Feira, 31 de de-

zembro de 2012, 19:00 ho-ras, Praça Presidente Vargas. Motoqueiro irresponsável, que só podia estar drogado, empina a moto e dá uma volta inteira na praça, colo-cando em risco a integrida-de física de crianças e outras pessoas que estavam por lá. Só não aconteceu uma tra-gédia por muita sorte e deve ser porque Deus não deixou.

VÂNDALOSContinuam agindo livre-

mente em nossa cidade. Gos-tam de riscar veículos, quebrar antenas e furar pneus. Recente-mente quebraram dois bancos defronte à rodoviária e outros dois na Praça da Matriz (que está virando ponto de usuários de drogas e traficantes). Até quando vamos tolerar esse tipo de coisa?

VEÍCULOS COM AUTOSSOMOutra coisa que inco-

moda a população são os chamados veículos com au-tossom, principalmente as camionetas com capota ma-rítima. Nos finais de semana e feriados eles aparecem e acham que estão abafando, com suas “músicas” ridículas e o som no último volume.

MOTOS DE PUBLICIDADEAs motos que trafegam

pela cidade fazendo publi-cidade para o nosso comér-cio e outros eventos são um verdadeiro Centro Intensivo de Tortura Mental. Os mo-toqueiros devem achar que todo mundo é surdo, pela altura do som que despejam em nossos ouvidos. Quando o comércio sentir que a pu-blicidade é negativa, dessa forma, isso deve acabar.

VERDADE“Se te afliges com qualquer

coisa externa, o sofrimento não é causado pela coisa em si, mas por tua própria avaliação a res-peito; e tu tens o poder de revo-gar isso a qualquer momento”. (Marco Aurélio, (121-180) Im-perador Romano)

HERANÇA MALDITAÉ o que se pode chamar

o que recebeu o prefeito Al-mir Resende Júnior de seu antecessor. Proporcional-mente ao número de habi-tantes, nossa prefeitura deve mais que o Estado e a União. A população carmense deve apoiar e incentivar o prefei-to e seus colaboradores para sairmos desta crise financei-ra. Vai levar um tempo, pois o rombo é grande, mas o Al-mir vai saber sanear a prefei-tura e realizar grandes obras.

SERPENTÁRIOCarmo da Mata sem-

pre foi conhecida no Brasil como a “Cidade das Essên-cias”. Hoje, além do nome carinhoso, ganhou outro, pelo menos em nossas cida-des circunvizinhas: “Cidade das Mulheres Fofoqueiras”. Aqui, hoje, é cobra comendo cobra. Línguas ferinas, na maioria das vezes, de mu-lheres mal amadas, que só se dedicam a falar mal da vida alheia. Quando não têm o que falar, elas criam para poder picar alguém.

LISTA DAS DEZ MAISPor isso, fui procurado

por alguns amigos que sen-tem na pele, como eu, as línguas ferinas, que me su-geriram fazer uma lista com as dez mais fofoqueiras da cidade. Está um pouco difícil, pois, em menos de meia hora, já tínhamos listado 32 nomes e sei que ainda faltam. Vamos nos reunir de novo e classifi-cá-las pela língua. Em breve publicarei a lista das dez mais e se, for o caso, publicarei ou-tra com as “injustiçadas” que não apareceram na primei-ra lista e não têm nada a ver com o pato.

CONSTRUÇÕES E REFORMASSe você vai construir ou re-

formar seu imóvel, aqui é mes-mo o lugar ideal. Os materiais de construção são colocados na rua, argamassas e concretos são misturados na rua e os vizi-nhos e a população que se da-nem. Irregularidades que, em outras cidades, são reprimidas

juliana nogueirajuliana nogueira

divulgação

Amigos realizam festiva de final de ano pela terceira vezConfraternizaram pela terceira vez consecutiva, no dia 28 de dezembro,

no Bar do Claudinho, localizado no Centro da cidade, a turma de amigos frequentadores do estabelecimento.

Na ocasião, além dos amigos, esposas e crianças também aproveitaram a festiva de despedida do ano de 2012. Um bom churrasco, muita descontração e alegria compuseram a noite da referida data.

Anúncios / Publicidade www.portalanoticia.com.brJornal A Notícia

Carmo da Mata, 16 de Janeiro de 2013

Jorn

al A

Not

ícia

10

Sob nova direção