jornal a notícia - 51ª edição

12
Carmo da Mata, Minas Gerais 15 de Dezembro de 2012 Ano 2 - Nº 51 Editor: Thiago Góis Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012 A cidade de Carmo da Mata completa nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, mais um aniversário de emancipação político-administrativa. Neste ano de 2012, a cidade está completando 74 anos que se tornou independente e daquele ano de 1938 até chegarmos até os dias atuais foram muitas conquistas, vários prefeitos e vereadores e a certeza do progresso, do crescimento e do desenvolvimento do seu povo. Página 03 Cidade completa mais um aniversário de emancipação político-administrativa Página 08 Página 10 Confira também nesta edição: * Encontro de campeões na Copa 381 * Solenidade movimenta os Campos EMERSON RABÊLO Nesta edição, conheça um pouco sobre a Garota Top ELAINE SOUZA Página 11. ARQUIVO AN

Upload: thiago-gois

Post on 13-Feb-2016

233 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Um Jornal de Verdade!

TRANSCRIPT

Carmo da Mata, Minas Gerais 15 de Dezembro de 2012 Ano 2 - Nº 51 Editor: Thiago Góis

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

A cidade de Carmo da Mata completa nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, mais um aniversário de emancipação político-administrativa. Neste ano de 2012, a cidade está completando 74 anos que se tornou independente e daquele ano de 1938 até chegarmos até os dias atuais foram muitas conquistas, vários prefeitos e vereadores e a certeza do progresso, do crescimento e do desenvolvimento do seu povo.

Página 03

Cidade completa mais um aniversário de emancipação político-administrativa

Página 08

Página 10

Confira também nesta edição:

* Encontro de campeões na Copa 381

* Solenidade movimenta os Campos

emerson rabêlo

Nesta edição, conheça um pouco sobre a Garota TopELAINE SOUZA Página 11.

arquivo an

02

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

Fim de ano se aproximando novamente. O tempo está passando tão depressa que custamos a perceber que mais um ciclo está pres-tes a se encerrar. Nesses tempos é hora de assistirmos aos mesmos filmes na TV, de vermos as mesmas reportagens sobre como usar o décimo terceiro salário, de sermos bombardeados com milhares de promoções imperdíveis para o Natal, de vermos as luzes iluminando casas e cidades, de sermos levados a refletir sobre o ano que passou e fazermos planos para o próximo. Todo ano eles fazem tudo sempre igual, parodiando Chico Buarque. Mas, apesar de ser uma época de muitos compromissos e correria, gosto muito desse clima de festas.

Lembro-me com saudades do tempo de criança, em que passá-vamos todo o mês de dezembro em contagem regressiva para o dia de Natal. Apesar de nunca ter acreditado em Papai Noel, a manhã do dia 25 sempre tinha um quê de magia, com cheiro de boneca nova, muitas guloseimas e família reunida para o almoço especial, que, ainda hoje, mantém o mesmo cardápio. Claro que, com a idade, o Natal perde um pouco da graça da infância, mas ainda sinto no ar uma energia diferente e que tocante. Talvez seja o tempo chuvoso, que nos faz mais introspectivos, talvez apenas as doces memórias de criança, mas acho que é uma data propícia a milagres e que nos faz mais generosos e solidários.

Este ano teremos um assunto novo nos jornais, revistas e TV; se-gundo o calendário Maia, o fim do mundo se aproxima! Será? Muitas vezes já se vaticinou que o mundo iria acabar. De acordo com al-gumas profecias, nem no ano 2000 iríamos chegar, portanto, já es-tamos com 12 anos de prorrogação. Mas há aqueles que acreditam no apocalipse do dia 21 de dezembro próximo e alguns cientistas já estão preocupados com a possível ocorrência de suicídios em mas-sa, como já ocorreu em outros tempos. Nenhuma possibilidade real e comprovada foi noticiada, ao contrário, a NASA insiste em afirmar que tudo isso não passa de interpretações equivocadas e especula-ções. Prefiro acreditar na ciência, mas...

Algumas pessoas mais espiritualizadas e estudiosas do assunto dizem que não é o mundo que vai acabar, mas que estaremos en-trando em um ciclo de mudanças astrais, quânticas e magnéticas, que podem afetar nosso planeta e causar catástrofes naturais. Ou-tros ainda afirmam que as mudanças serão internas, de percepção e de vibração energética e que de acordo como vemos o mundo, sere-mos afetados positiva ou negativamente. Acredito que só esperando pra ver. Mas que a espécie humana poderia aproveitar a onda pra tentar mudar alguns valores e comportamentos, não seria má ideia.

Um pouco mais de valorização da vida e um pouco menos de corrida ao tesouro perdido seria bem vindo. Um pouco mais de emoção e um pouco menos de luta pelo poder nos traria alívio. Um pouco mais de respeito ao planeta e um pouco menos de ignorân-cia nos garantiria vida. Um pouco mais de nós e um pouco menos de mim nos abrandaria a alma. Um pouco mais de fé e um pouco menos de temor nos libertaria. Um pouco mais de compaixão e um pouco menos de competição nos traria paz. Um pouco mais de ale-gria e um pouco menos de dor nos levaria ao nirvana.

Espero que celebremos o Natal com paz e muita luz, esse ano e em muitos outros ainda. Alegres, tristes, realizados ou não, mas sempre dispostos a nos adaptar ás mudanças que não param de chegar!

Mais uma vez o mês de dezembro chegou e com ele veio também a rotina das festas de confraterni-zação, de trocas de presentes e de amigo secreto, das reuniões de família no dia do Natal e na Virada do Ano.

Em Carmo da Mata, o mês ganha maior conotação a partir da segunda metade do mês, quando é come-morado o aniversário da cidade no dia 17, que é tema desta edição especial, e, em sequência, com o Natal e o Réveillon. O comércio fica agitado, as ruas ficam movimentadas e amigos e parentes, que moram fora, chegam à cidade. Ingredientes rotineiros do último mês do ano.

Pensando nestas três datas marcantes deste mês para os carmenses, o Jor-nal A Notícia presenteia os seus assinantes e leito-res com esta edição espe-cial sobre o aniversário de emancipação político-ad-ministrativa da Cidade das Essências, título atribuído à cidade devido ao fato da instalação da primei-ra fábrica de essências da América Latina (Georges Broemmé), em nosso mu-nicípio, há algumas déca-das. No decorrer dos últi-mos dias deste ano, outras produções especiais serão criadas por este jornal.

Nesta edição, além do especial de aniversário, o A Notícia lança a campanha “Eu Leio Jornal A Notícia”, que tem como objetivo re-forçar ainda mais a nossa marca na cidade. Para isso, presenteamos você, leitor, com um adesivo que pode ser colado em qualquer local de destaque, que tem como intuito mostrar para seus familiares e amigos a sua preferência em ler os nossos conteúdos e fo-mentar ainda mais o interesse pela leitura que, além de informar, contribui para o seu conhecimento e desenvolvimento social. Além disso, estamos tam-bém presenteando você, leitor, com um calendário do próximo ano, afixado em um ímã personalizado com a nossa marca e outro ímã avulso com nossa logomarca, o qual possui informações sobre o nos-so site (www.portalanoticia.com.br) e sobre o nosso telefone de atendimento ao leitor, que é um canal de contato entre a nossa equipe editorial com você. Até a próxima edição. Boa leitura!

Editorial

Thiago Góis

Mês dedezembro

Editor-chefe Jornal A Notícia

Editorial / Opinião

Será?

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Professora

Embora pareçam semelhantes às expressões propostas no título deste artigo, elas, ao contrário, são muito diferentes. Falo que ser SER HUMANO é fácil, o difícil mesmo é ser SER HUMA-NO HUMANIZADO, que esta em processo de HUMANIZAÇÃO.

Ser Humano em processo de humanização esta construin-do valores internos, aquilo que é importante para ele enquanto pessoa, que faz sentido para ele. Esta construindo a sua essên-cia, não dando importância, apenas, para o lado de fora, para aparência, para a imagem, que é importante sim, mas no so-cial, nas relações. A construção da aparência, do lado de fora pouco serve para o mundo interno.

Sabe-se que não é fácil a construção da nossa essência, da-quilo que é valor, que tem ligação com o mundo interno, já que isso significaria, além de tudo, “responsabilizar por” - respon-sabilizar pela nossa felicidade e infelicidade, pelo melhor e pelo pior que existe dentro de nós. Isso carece de muita coragem.

Em uma das minhas aulas de formação em Psicoterapia Sistêmica escutei, um pouco, a respeito dos passos para o pro-cesso de humanização e o primeiro deles, lembro-me, que era saber pedir. Temos muita dificuldade em pedir carinho, cuidado, atenção. Falo de pedir, não queixar – são coisas dife-rentes. Acreditamos que pedir é humilhante, algumas vezes, e que é obrigação do outro nos oferecer e, até, adivinhar o que queremos. Claro que saber pedir é envolve saber para quem e quando pedir, a dosagem e o que pedir. Isso é um processo de aprendizagem e são nas relações que essas aprendizagens são possíveis.

Hoje pode-se perceber que o “saber pedir” envolve uma boa e clara comunicação, e isso vem sendo um dificultador, principalmente, nas relações conjugais, motivo de muitos con-flitos. Já pensou como é a sua comunicação com o seu parceiro? O que você faz para complicar e/ou facilitar a comunicação?

O segundo passo para nos tornarmos mais humanizados é saber doar. Quando falo de doar, não é doar para qualquer pessoa por pena, mas é doar para quem pedi e para quem sabe receber e agradecer. Às vezes doamos tanto para o outro, ajuda-mos tanto, achando que isso é fazer o melhor, mas não é, sabe por quê? Fazer para o outro tudo, para quem não pedi e/ou não sabe receber é, algumas vezes, financiar este outro a não crescer, é se responsabilizar por ele. Não nos cabe fazer isso a ninguém. É deixar de acreditar e dar credibilidade ao outro, é o famoso “tadinho, coitado, vou ajudar ele”. Na verdade, você só estará contribuindo para ele não virar gente grande. Ajuda, compaixão, gratidão sim, mas tudo tem um equilíbrio.

O terceiro passo é receber. Saber receber é sinal de humil-dade, reconhecer que não sou perfeito, não sou auto-suficiente.

Contudo esses passos estão relacionados a ideia de “tro-ca” que é a grande riqueza das relações: aprender e ensinar, dar e receber, negociar. Neste caminho poderemos nos tornar mais humanizados em relação a nós e aos outros e assim será a chance de construirmos relacionamentos mais saudáveis, além de podermos ajudar aos outros, também, no seu proces-so de humanização.

Ser Humano ouSer HumanoHumanizado?

Em Carmo da Mata, o mês ga-nha maior cono-tação a partir da segunda metade do mês, quando é comemorado o aniversário da cidade no dia 17, que é tema desta edição especial, e, em sequência, com o Natal e o Réveillon.

Camila Ribeiro

Lobato

Atendimento na Carmo Clínica, Rua Afonso de Bragança, 34. Telefone: 3383-1196

Psicoterapeuta Sistêmica

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

www.portalanoticia.com.br Especial

74 primaveras:Cidade das Essências faz

mais um aniversário

FoTos: THiaGo GÓis e emerson rabêlo

A cidade de Carmo da Mata completa nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, mais um aniversário de emancipação po-lítico-administrativa. Neste ano de 2012, a cidade está com-pletando 74 anos que se tornou independente e daquele ano de 1938 até chegarmos até os dias atuais foram muitas con-quistas, vários prefeitos e vereadores e a certeza do progresso, do crescimento e do desenvolvimento do seu povo.

Indiferentemente dos anos anteriores, onde a população havia sido presenteada com shows na Praça Presidente Var-gas, neste dia 17 a prefeitura não preparou nenhuma progra-mação especial para a data e a comemoração do feriado local será apenas simbólica e servirá de reflexão e de lembrança dos aniversários da cidade ocorridos nos anos anteriores.

Entretanto, o jornal A Notícia preparou esta edição especial do 74º aniversário de Carmo da Mata, onde você poderá, no virar das próximas páginas, relembrar momentos que mar-caram época no município, além de poder ler as mensagens preparadas pelos empresários, sindicatos e instituições fi-nanceiras, que tiveram o objetivo de deixar registradas a suas marcas no município e, ainda, parabenizar e agradecer o aco-lhimento da população de Carmo da Mata para com eles.

Ao redor desta reportagem você também pode conferir be-las imagens de alguns pontos do município, além de fotos de movimentos culturais de Carmo da Mata, como é o caso da Filarmônica Santa Cecília, do Carnaval, do Congado, da Expo-Carmo e das celebrações religiosas realizadas durante o ano e que já fazem parte da nossa história.

A partir da página 04, você poderá relembrar quem foram os prefeitos desde a emancipação da cidade até agora, além de acompanhar textos que falam sobre os jogos memoráveis da equipe do Carmense realizados em aniversários da cida-de, em anos anteriores, e sobre o momento em que a cidade se tornou independente. Lembrando que esta edição especial teve o incondicional apoio do historiador carmense Alfeu Sá-bato, que pôde nos deixar uma parcela de contribuição, além do cronista esportivo Tiãozinho Aurora e da equipe de jorna-lismo do A Notícia. Aproveite e confira mais esta produção es-pecial deste jornal!

04

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

Especial

Alfeu SábatoHistoriador

Tiãozinho [email protected]

Aproveitando o ense-jo das comemorações de nossa emancipação po-lítica, em que Carmo da Mata se tornou um mu-

Carmo da Mata e seus prefeitos ao longo destes 74 anosnicípio independente, queremos prestar justa homenagem aos ilus-tres cidadãos, que com o amor e dedicação, go-vernaram a nossa cidade neste percurso cronoló-gico até os dias atuais.

Cada mandato uma

realidade, tudo de acor-do com a época em que viveram e com as con-dições que dispunham para administrar a nossa Carmo da Mata, mas sa-bemos que as intenções de cada um eram as me-lhores e queriam o me-

lhor para o povo e para as famílias que formam a nossa cidade. Enfim, lutaram com todas as armas que tinham em mãos.

Não queríamos desta-car nomes, mas a unani-midade, a justiça e a grati-

dão nos leva a mencionar o nome do baluarte de nossa “independência” e o nosso primeiro Prefei-to Municipal, que foi o coronel Joaquim Afonso Rodrigues, que tinha um coração que pulsou por nossa Carmo da Mata.

Aos demais prefei-tos, que estão na galeria abaixo, nossos agrade-cimentos e nossos reco-nhecimentos por toda a dedicação em prol de nosso município. Os se-nhores também fazem parte desta história.

Desde a sua inaugu-ração, no ano de 1976, o Estádio Dr. Luiz Carlos Lo-bato sempre foi palco de grandes jogos de futebol, principalmente em datas especiais: seja no dia de nossa padroeira, Nossa Senhora do Carmo, ou em outra data muito especial para toda a população car-mense, que é o dia 17 de dezembro, data da emanci-pação do nosso município. Com isso, além de várias comemorações pela cida-de, houve também outros eventos comemorativos e festivos, mas nenhum deles era tão aguardado, como os jogos de futebol que eram realizados no campo do Carmense.

Vários confrontos mar-caram época em nosso es-porte, como, por exemplo, os jogos contra a Agap, que era uma equipe formada por ex-atletas profissionais e comandada por nada mais, nada menos que o

Grandes jogos de futebol já marcaram o dia 17 de dezembroCapitão do Cruzeiro e da Seleção Brasileira na Copa de 1970: Wilson Piazza, que, por várias vezes atuou em nossa cidade contra o carmense.

Outros jogos, como Ju-niores de Cruzeiro, Atlético e América e tantos outros que nos prestigiaram com suas habilidades e um fute-bol de alta classe, já marca-ram a data especial para os carmenses. Também jogos marcantes contra a equi-pe principal do Guarani de Divinópolis, que tinha na época o jogador Éder Lo-pes, e que mais tarde seria um dos principais jogado-res do Clube Atlético Mi-neiro.

Só para relembrar como estas datas já foram bem comemoradas, através do esporte, veja alguns cra-ques que, mesmo estando nos juniores, estiveram presentes perante os olha-res admirados do público carmense, em jogos me-moráveis. O Agap trouxe jo-gadores como: Piazza, Ân-gelo, Normandis, Getúlio, Alves, Renato Dramático,

Márcio Paulada, Fernan-do Roberto, dentre outros grandes nomes da época. Com o júnior do Cruzeiro, vieram: Harley (atualmen-te, goleiro do Goiás), Zelão,

Célio Lúcio, Luiz Gustavo (Benfica, de Portugal) e Ra-món Menezes (ex-Atlético Mineiro). E também, joga-dores como Cléber (ex-Pal-meiras e Cruzeiro), Moacir

(ex-Seleção Brasileira), Gil-berto Silva, Irênio, dentre tantos outros.

Então, recordar é sem-pre bom. Seria melhor ainda se voltássemos a ter

grandes craques visitando nosso Estádio e grandes espetáculos nesta data tão especial para comemorar-mos. E por que não em ou-tras datas também?

Em pé: CLARET, ROBINSON, MARINALDO, FLÁVIO, TIÃOZINHO AURORA e PERIQUITO. Agachados: VALÉRIO, JUNINHO, NILTON SALES, NÚCIO e RIQUINHO. Estes são os atletas de uma geração passada que arrastava os torcedores para o Campo do Carmense, quando ia entrar em campo, principalmente em datas comemorativas como o dia 17 de dezembro

JOAQUIM AFONSO RODRIGUES 1939/1947 - 1951/1955 - 1959/1962

DR. NELSON LOBATO01-02-1971/31-01-1973

SENÍLIO PIASSI01-02-1983/01-01-1989

DR. ODIR ANDRIONI1993/1996 - 2001/2004

JOAQUIM PEREIRA NOTINI1947/1951 - 1955/1959 - 1967/1971

LINEU DE CARVALHO01-02-1973/31-01-1977

FERNANDO ANTÔNIO BRAGA LOBATO

1977/1983 - 1989/1992 - 1997/2000

MILTON SALLES NETO2005/2008 - 2009/2012

WALTER ALVES LOBATO07-04-1947/11-12-1947

FRANCISCO TEODORO DA SILVEIRA

20-01-1962/31-01-1963

DR. LAFAIETE RIBEIRO DE RESENDE

01-02-1963/31-01-1967

FRANCISCO DINIZ CAMBRAIA21-01-1947/06-04-1947

joão bosco ribeiro / GazeTa de minas 1998 arquivo an

FoTos: arquivo preFeiTura municipal

arquivo pessoal

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

www.portalanoticia.com.br Especial

Alfeu SábatoHistoriador

O grito de independên-cia ecoou por todo o muni-cípio. O prefeito da época, Coronel Joaquim Afonso Rodrigues, um dos balu-artes da nobre causa, foi o primeiro a dar a alvissa-reira notícia, confirmada pela “Rádio Inconfidên-cia” e pelas autoridades do Governo Estadual. O então governador do Es-tado de Minas Gerais, Dr. Benedito Valadares, san-

74 anos atrás, no dia em que a cidade vibroucionou a lei que tornou independente várias cida-des de nosso Estado, além de nossa Carmo da Mata.

Um arraial que chama-va “Figueira do Rio Doce”, no norte de Minas tornou--se hoje a grande cidade de Governador Valadares, nome dado em homena-gem ao ilustre governador.

Já escrevemos, em ou-tras oportunidades, so-bre esta indelével data e da alegria de seu povo naqueles dias memorá-veis, mas é sempre bom

recordar um passo feliz. A instalação da cidade foi comemorada no dia 1º de janeiro de 1939, poucos dias depois da feliz notí-cia. Um grande almoço foi realizado no “Grupo Escolar Silviano Brandão”. Naquela ocasião, discur-saram Dr. Amâncio Ribei-ro e o estudante Arman-do Sábato, enaltecendo a grande conquista.

As comemorações em grande estilo mobilizaram todos os segmentos em evidência na época: Igre-ja, com missas festivas; Cinema, com sessões grá-tis, exibindo o filme Dick Tracy Detetive; Esporte, com festivais esportivos; a banda de música do Ma-estro José Félix desfilava pelas ruas executando marchas festivas. As duas grandes orquestras da ci-dade, denominadas “Re-viravolta” e “Cá Te Espero”, dos músicos João Rabelo e Geraldo Palhares, anima-

vam os bailes e serenatas. No Carnaval Temporão, moças e rapazes desfila-ram cantando os sucessos do ano: “Jardineira” e “Flo-risbela”.

O estoque de foguetes do pirotécnico Sr. Durval Nascimento, se esgotou e os rojões foram ouvidos até nas comunidades ru-rais. Não faltaram, nas co-memorações, os carrinhos de pipocas e os tabuleiros de quitandas.

Vamos contar, nova-mente, um fato hilariante proporcionado pelo en-tão jovem Antônio Xavier, nosso popular “Coringa”, durante as comemora-ções. No auge da alegria, Coringa resolveu soltar um foguete que, com o destino errado, entrou pela janela da sala da “Sá Laura”, logo acima da igre-ja. Lá estavam reunidas oito idosas senhoras. Com o estouro do foguete, sete desmaiaram; a única que

não desmaiou era mais surda que porta de calo-teiro.

E assim, os carmen-ses souberam comemorar com alegria e entusiasmo uma das datas mais im-portantes de nossa histó-ria.

17 de dezembro de 1938 a 17 de dezembro de 2012: são 74 anos que podemos nos considerar

uma jovem cidade. Ontem Ermida do Carmo, hoje Carmo da Mata. Porém, o mais importante, e que nos deixa felizes e honra-dos, é que sempre fomos amparados pelo manto sagrado de nossa mãe pa-droeira: Nossa Senhora do Carmo.

Parabéns, Carmo da Mata! Parabéns Carmen-ses autênticos!

Primeiro, muitos leito-res vão ficar na dúvida: “Por que Célem e não Célio?”. É porque seu nome original é libanês, Célem, por causa de sua descendência. Não sei por que motivo abra-sileiraram o nome dele. Fomos amigos de infância e colegas de grupo escolar e me lembro bem que na chamada era mencionado o nome de origem.

Mas vamos à carona, itinerário Carmo da Mata/Belo Horizonte.

Saímos cedo em seu Aero Willys grená. Juntos, ia a sua mãe, Dona Zezé, e a amiga, Dona Marina Sil-veira, viagem via Divinópo-lis. Mal passamos a ponte e começou o bate-papo. Parecíamos maritacas no coqueiro. Em Divinópolis, primeira parada. Foi para entregar uma encomen-da. Logo após pegamos a rodovia MG-050, segunda parada, por ordem de Dona Zezé, para comprar mexe-ricas: “Estão lindas e do-cinhas!”, exclamava, para justificar a parada. Fomos

Alfeu SábatoHistoriador

A carona com meu amigo, o Doutor Célem Mattarem frente e, nas proximida-des de Mateus Leme, nova ordem de parada. Dessa vez era para comprar abacaxis, nova justificativa: “Abacaxi é ótimo para a saúde, contém enzimas boas para o estôma-go!”. Seguimos novamente. Nas proximidades da BR-381, Fernão Dias, a quarta parada: “Oh, meu filho, não repare não. Vamos ver as colchas tecidas no tear. São lindas e estão em extinção!”. Célem me chamou num canto e dis-se: “É preciso ter paciência, a viagem é delas...”.

Enfim, chegamos à BH, as fomos surpreendidos por forte temporal e na Avenida Amazonas, devido à enxur-rada, o carro caiu em uma boca-de-lobo que estava sem a tampa. Eu o Dr. Célem pelejamos para tirar o car-ro debaixo de forte chuva. Tudo em vão, ficamos iguais “pinto que caiu no melado”. O recurso foi procurar ajuda. Enquanto isso, fomos para debaixo de uma marquise: eu, Dona Zezé e Dona Mari-na. Em certo momento, Dona Zezé abriu a bolsa e tirou um maço de cigarros Hollywood, deu-me um e outro para Dona Marina; preocupada,

disse: “Não contem para o Célem que estamos fumando escondido”. E acrescentou: “É muito feio a mãe fumar perto do filho”. “Tudo bem”, eu disse. Chegou o socorro e finalmente tiramos o car-ro do buraco. Desci na Ave-nida Francisco Sá para uma reunião da Nova Química, e meus colegas de viagem fo-ram “acabar de chegar”.

Aí, os leitores vão dizer: “Que história mais simplória essa”. Pode ser, mas o valor está no fato de lembra com saudades dos amigos que nos deixaram, e, hoje, estão na “vertente de lá”. Uma coisa boa também é rezar por eles. É o único presente que rece-bem com alegria.

Mas, voltando ao Célem, lembro-me que, em 1955, fomos convocados para ser-vir ao Exército Brasileiro, no Regimento Tiradentes, em São João Del Rei. Ficamos na mesma companhia, a C.C.S.. Mas Célem misteriosamente conseguiu se livrar do servi-ço militar. Retornou à Carmo da Mata e logo para Uberaba para prosseguir nos estudos. Tempos depois foi desfeito o mistério, seu pai, senhor Amim Mattar achou que o

ano que o filho iria passar no exército prejudicaria seus es-tudos, e o milagre da dispen-sa foi conseguido pelos ami-gos da Colônia sírio-libanesa, de grande força e prestígio.

Em seu dia a dia, Célem era um tanto caseiro, mas no Carnaval ele tirava o atraso. Tornou-se advogado e fazen-deiro. Sua saúde foi abalada por problemas no estômago. Fui visitá-lo no hospital São Lucas, na capital mineira, ele estava na companhia do ir-mão, Dr. Kemil Mattar, e logo foi me dizendo: “Estão dizen-do que agora tenho que ma-neirar na comida, mas o meu quibe cru eu não deixo!”

Célem adquiriu uma le-gião de amigos na região,

como advogado e como fa-zendeiro. Ficava por conta quando seu amigo e colega, Dr. Arquimedes Borges, em tom de brincadeira, chama-va sua fazenda de “Pedregal”. Belos torneios leiteiros eram realizados por lá. Eu e meu amigo Mauro Sartori estáva-mos sempre presentes, não faltava a cerveja, a carne de carneiro e o quibe cru, com bastante tempero.

Para finalizar, vou retratar um fato que já foi mencio-nado em outro artigo escrito por mim, vale a pena... Dona Zezé Mattar e sua grande amiga, Dona Raimunda do Zé Afonso, faziam caminha-das todas as manhãs pelas ruas de nossa cidade, distri-

buindo sorrisos e otimismo para o povo que as aprecia-vam. Na esquina da Padaria do Jaques, estava a senhora Maria do Carmo São José, que me chamou e disse: “Tô aqui esperando a Dona Zezé e a Dona Raimunda passa-rem. Elas são alegres e isso me faz bem. É melhor do que o Diazepan que eu tomo!”

Coisa boa... “Dizer que o mundo ficou melhor porque passei por lá”.

Célem casou-se com a senhora Maria Rita e, desta união, nasceram os filhos Raula e Celinho, pessoas queridas em nossa comuni-dade.

Paz para os que faleceram e saúde para os que vivem.

arquivo pessoal: HisToriador alFeu sÁbaTo

Na foto, ao lado da Igreja Matriz, focalizamos a antiga e memorável casa da Sá Laura, que guarda muitas lembranças de vários "17 de dezembro" comemorados na cidade

arquivo pessoal: HisToriador alFeu sÁbaTo

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

Jorn

al A

Not

ícia www.portalanoticia.com.br

06

Instituições da cidade deixam mensagens no

CAFÉ VÓ GENIparabeniza a cidade pelos

seus 74 anos de emancipação e aproveita o ensejo para agradecer

a todos os carmenses que tão bem acolheram a nossa marca.

A comemoração é nossa, Carmo da Mata! O escritório de CONTABILIDADE DO HERLON tem o prazer de fazer parte do coti-

diano da cidade, prestando ótimos serviços. Por tudo isso, saúda a cida-

de por mais um aniversário.

Nós, da FUNDIÇÃO ALEA, sentimo-nos honrados por já fazermos parte desta his-

tória, contribuindo com trabalho nesta parceria de crescimento.

Parabéns, Carmo da Mata!

Aromas e fragrâncias exalam nos 74 anos de emancipaçãode Carmo da Mata. A empresa

GEORGES BROMMÉ sente-se honrada por participar desta história.

Parabéns, Cidade das Essências!

LABORAT. BIOCLÍNICASão 74 anos de conquistas, cres-cimento e destaque em nossa re-gião. Parabéns, população de Carmo

da Mata! Contem conosco para uma vida melhor e cada vez mais

saudável.

CARTÓRIO DA ÂNGELA deixa um abraço de fé e

esperança para nossa Carmo da Mata e todos os

conterrâneos pelos 74 anos de emancipação. Parabéns!

A equipe da lojaHELAINE RIBEIRO felicita

a todos os carmenses por este momento especial.

Parabéns, cidade!

RONALDO JÚNIORPRODUÇÕES

Agradece a receptivida-de dos carmenses e deseja a todos muitas alegrias. Pa-

rabéns, Carmo da Mata!

Cidade aconchegante, hospitaleira e produtiva.

A TRIUSE parabeniza Carmo da Mata pelos 74 anos de

progresso

BANCO DO BRASILCarmo da Mata, parabéns

por seus 74 anos! Estamos juntos com todos os carmenses, ajudando

a realizar seus sonhos.

Neste momento, junto de Nossa Senhora do Carmo, oramos e agradece-mos o carinho de todos os carmenses que nos acolhe-

ram. JORNAL A NOTÍCIA

O BRADESCO,lado a lado com os

carmenses, deseja mui-to sucesso a todos, neste

momento tão importante da história

Parabéns Carmo da Mata, por mais um ano de emancipação políti-ca. Aos novos gestores, espero que fa-çam uma administração honesdta e transpa-

rente em benefício de todos os carmenses. São os votos de IRACY LOBATO BICALHO

ADVOC. BERNARDES CARVALHO, parabeniza Carmo da Mata pelos seus 74 anos de emancipação polí-

tica e agradece a todos pelo voto de confiança, sempre depositados em

nosso trabalho

ÊNIO VEREADORe toda a sua família

congratulam toda a cidade pela passagem do 74º ani-

versário. Muitos anos de pro-gresso, Carmo da Mata!

A C R I S L A N A PRESENTES E TERRAPLE-NAGEM felicita e deseja

muita paz e tranquilidade a todos da Cidade das Essên-

cias. Parabéns!

A APAE para-beniza toda a cidade pela

passagem de mais um ano de alegria e boa nova

para o município. Parabéns a todos os carmenses!

Fazer aniversário é amadurecer e olhar a vida como uma dádiva de Deus. Parabéns, Carmo da

Mata! São os votos doLAB CENTER

Especial

Parabéns, Carmo da Mata! Que bons ventos

07 Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

Jornal A Notícia

Jorn

al A

Not

íciawww.portalanoticia.com.br Especial

mural do AN pelo 74º aniversário do município

STUDIO HCParabéns por mais

esta data! Que o futuro seja de grandes realizações. Estamos com

todos os carmenses nesta pro-gressiva caminhada.

À Carmo da Mata,cidade que nos acolheu com carinho, parabéns emuito sucesso neste diaespecial. São os votos da

FUNDIÇÃO SANTA PAULINA

Celebremos esta alegria juntos. Afinal, são 74

anos de lutas e glórias na cidade e no campo. Parabéns

Carmo da Mata! São os votos do SINDICATO PROD. RURAIS

SENILIO PIASSIe família desejam a Carmo da

Mata e a este povo que tantoluta por esta cidade muitasabedoria, paz e progresso.

Parabéns a todos!

LEVI RIOS NETO parabeniza todo o povo de

Carmo da Mata por este momento especial. Que Nossa Senhora do Carmo lhes abençõe. Parabéns!

A esta cidade pacata e hospitaleira só temos que desejar inúmeras alegrias e bem-aventuranças.Felicida-

des! É o que deseja oHOTEL BOA VISTA

CLARET FRANCISCANIdeseja muita luz e paz

para Carmo da Mata e todos os carmenses. Parabéns!

O ROTARACT CLUBEsente-se honrado por fazer parte da história de

tantas glórias do município. Parabéns a todos os

carmenses!

O RESTAURANTE JOIA compartilha com todos a alegria desta data importan-

te para o calendário dos car-menses. Parabéns a todos

nós!

Que Carmo da Mata e seu povo possam ser cada vez mais felizes, seguindo sempre a máxima de nossa bandeira: com

trabalho e progresso. Felicidades! É o que deseja o vereador TI LEO

A LUIZÃO MÓVEISagradece a Carmo da Mata, que nos deu a honra de ser atendida por nossa empresa. Muita saúde, desen-volvimento e realização de novos

projetos a todos!

VANINHO e família felicitam a todos os seus

conterrâneos pela passagem do 74º ano de emancipação da cidade de

Carmo da Mata. Parabéns!

Que possamos carregar sempre o grande ideal do

progresso e dodesenvolvimento. Felicidades,Carmo da Mata! São os votos

de TONINHO INTER

Agradecemos a to-dos aqueles que confiam em nosso trabalho e desejamos muita paz a toda a comunidade carmense. Parabéns, cidade!

São os votos daLOJA DA IDALINA

CORREIOSparabeniza o povo de lutas e de

garra de Carmo da Mata pela ocasião dos 74 anos de emancipação

político-administrativadesta cidade querida.

Sucesso, saúde etranquilidade a toda Carmo

da Mata e aos amigoscarmenses. São os votos de

NEM CARRINHO

Nesta data importante, nós, do KIT REAL, felicitamos to-dos os conterrâneos carmenses por este momento de alegria e

conquista. Parabéns!

DR. HUMBERTO BICALHOSaúda Carmo da Mata com um

belo sorriso, pelos 73 anos de emancipação

político-administrativa.Parabéns!

possam trazer ainda mais alegria aos carmenses

08

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

Esporte / Gerais

Thiago Gó[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Tiãozinho [email protected]

Alfeu SábatoHistoriador

Ao aproximar-se da data máxima da cristan-

A Novena de Natal é a oportunidade para que as famílias possam se reunir e, em clima de fraternidade, celebrar o nascimento do menino Jesus

Em nota enviada ao site da organização da copa, Dárcio Duílio, dirigente do Carmense, escreveu: "Parabéns ao Renascença! Equipe muito forte, de grandes jogadores e de um dos maiores treinadores do futebol amador mineiro, Edmar Fernandes. Ninguém precisa achar que o Carmense é um 'coitado'; tivemos a 'honra' de enfrentar um dos maiores clubes amadores de Minas. E quem quiser ter essa 'honra' faça o que nós fizemos.

Mês da Novena de Natal nas residências carmensesdade, nossa cidade se reveste de alegria, con-fraternizações e orações com a chegada da tão al-mejada e querida Novena

de Natal das famílias car-menses.

Oportunidade rara em que famílias e amigos se reúnem para, em clima de fraternidade, relem-brar o nascimento do menino Jesus, que veio para nos salvar. Oportu-nidade também para re-fletirmos sobre o ano da fé, que ora celebramos, e as prioridades para nos-so município.

Como nos belos con-tos de “Milagres de Na-tal”, como é bom ver pessoas que normal-mente não nos visitam, adentrarem em nossas casas como se fôssemos

íntimos e nós também adentrando casas que, normalmente, não iría-mos nunca. Milagres de Natal?

Como é bom vivermos em paz e harmonia. Que a Família Sagrada, que é Jesus, Maria e José, nos conceda a graça de par-ticiparmos de muitas e muitas Novenas de Natal!

Notícias da Paró-quia: Inscrições para a Catequese em 2013

Senhores pais ou res-ponsáveis, estão aber-tas as inscrições para a Catequese na Paróquia

Nossa Senhora do Car-mo. A inscrições devem ser feitas para as crianças de 7 (completos até dia 28/02/2013), 8, 9, 10 ou mais anos, que ainda não participam da Catequese. Para serem feitas, é ne-cessário que procurem o Salão Paroquial, de 2ª a 6ª feira, das 17h às 19h30, e, no domingo, após a mis-sa das 10h e das 19h30. As inscrições serão feitas até o dia 21/12 e é necessário que sejam levadas uma cópia da certidão de nas-cimento e comprovante de endereço.

Pastoral Catequética; Padre Vanir José de Oliveira

Para que a população de Carmo da Mata e os visitan-tes possam celebrar a passa-gem de 2012 para 2013 com alegria, entusiasmo, muita expectativa e diversão, mais uma vez a Danceteria 17 Dance Bar vai abrir suas por-tas.

No dia 31, a partir das 22h30min a danceteria vai se transformar em um camaro-te/boate (open bar) para que os interessados possam fre-quentar, durante a virada do ano. “Decidimos realizar o evento desta maneira, sendo camarote/boate, por não ha-ver confirmação da realiza-ção da tradicional virada po-pular na praça. Então, se não tiver, realizaremos a boate

Camarote será realizado para o Réveillonpara a população compare-cer; se tiver a virada popular, vamos realizar o camarote, para que a população possa aproveitar com mais como-didade as celebrações”, ex-plicou Iuri Rios, um dos or-ganizadores do evento.

As entradas para o cama-rote/boate a ser realizado na Danceteria 17 Dance Bar

já estão sendo vendidas no Bar e Lanchonete Rodoviária com preços promocionais para ingressos individuais e para casais. Os 100 primeiros que adquirirem as entradas vão receber uma caneca per-sonalizada do evento, que vai se estender até às 04h da manhã do primeiro dia de 2013.

Encontro de campeões na disputa da Copa 381

Válido pela primeira partida decisiva, reunin-do os campeões da Copa 381, aconteceu sábado passado (08), no Estádio do Real Minas, em Betim, um emocionante duelo entre campeões. De um lado, o campeão da Copa 381 Região Metropolitana, representado pela equipe

do Renascença da cidade de Betim, e do outro lado a equipe do Carmense, da cidade de Carmo da Mata, campeão da Copa 381 Re-gião Centro-Oeste. A equi-pe do Renascença levou a melhor e, de cara, conse-guiu aplicar uma sonora goleada sobre o Carmense pelo placar de 6 a 1. O úni-co gol da equipe carmense foi feito por Zé Bento. Sen-do assim, a equipe de Be-

tim conseguiu levar uma grande vantagem para a segunda partida, podendo até perder por uma dife-rença de quatro gols que, mesmo assim, ainda fica-rá com o título de Cam-peão dos Campeões da Copa 381 de 2012.

Para esta partida, a equipe do Carmense con-tou com a seguinte equi-pe: Keilerson, Zé Bento, Dioni, Di’Noite, Sassá, Moisés, Nei, Berlinch, Lu-cas Ferrugem, Régis, Buiu-zinho (Túlio Carvalho). O jogo de volta acontece hoje (15), às 16h, no es-tádio Dr. Luiz Carlos Lo-bato, em Carmo da Mata. Enquanto o Carmense tenta a conquista deste tí-tulo inédito, que é o de ser Campeão dos Campeões, a equipe do Renascença tentará conquistar a trí-plice coroa, já que fatu-rou, neste ano, o título do Campeonato Municipal da Cidade de Betim e o

título de campeão do Tor-neio Corujão, realizado pela Rede Globo de Televi-são. Além destes campeo-natos, o Renascença ainda está disputando a tradi-cional Copa Itatiaia 2012, realizada pela Rádio Ita-tiaia, de Belo Horizonte, o que faz do Renascença um dos times mais fortes do futebol amador de Mi-nas Gerais.

Então, hoje, a partir das 16h, no Campo do Carmense, vamos levar nosso apoio e o nosso in-centivo à equipe de Car-mo da Mata, que terá pela frente este grande con-fronto, e quem sabe que com o nosso apoio mais esta taça poderá ficar na nossa cidade. Força sem violência, sem brigas, sem nenhum tipo de confusão e lembre-se que é o nome da nossa cidade que es-tará em jogo. Força, Car-mense!

Hoje, 15, tem tarde an-tecipada de Natal na qua-dra do Colégio Estadual Jo-aquim Afonso Rodrigues. É que a Loja Maçônica Filhos de Abraão vai reali-zar o 2º Natal das Crianças de Carmo da Mata, das 14h às 18h, e que promete superar a primeira edição do evento, que ocorreu no

Hoje tem tarde antecipadade Natal no Colégio Estadual

ano passado.As crianças que estive-

rem presentes vão brincar de cama elástica, pula--pula, piscina de bolinhas e muito mais, além de re-ceberem do Papai Noel um presente de Natal, lan-ches, sacolinha surpresa e muito mais. Os menores de 12 anos deverão estar acompanhados dos pais e dos respectivos responsá-veis.

arquivo copa 381

reprodução

reprodução

reprodução

reprodução

THiaGo GÓis

Os carmenses que qui-serem colocar em prática a conhecida ideia de aprovei-tar os últimos dias do ano vão ter uma grande opor-tunidade de realizá-la no dia 30 de dezembro. É que Ronaldo Júnior Produções realizará, no último domin-go do ano, a “Domingueira de Réveillon”. O evento terá início às 14h, na Serraria do Saulo.

Com praça de alimen-tação, segurança e um am-biente familiar, a festa vai contar com três atrações: a banda Brotos do Samba e os deejays Júnior Tadeu e Anny, que vão apresentar vários gêneros da música

Domingueira: opção para os carmensesnacional e internacional.

O ponto alto da Domin-gueira, e um dos maiores atrativos da festa, é a pro-moção elaborada pela or-ganização, que será a venda da dose de Rum Big Apple, uma das bebidas mais sa-boreadas nos últimos tem-pos, a um preço promocio-nal.

Para que você possa curtir seu último domingo do ano de 2012 em grande estilo, vários patrocina-dores fizeram seus inves-timentos para que a festa possa acontecer da melhor forma possível. Os sites de fotografia CarmoWeb, Agi-to Legal e DiviWeb são os apoiadores da festa e seus profissionais vão estar pre-sentes para registrar os úl-

timos momentos do ano. O Jornal A Notícia, que é um dos apoiadores e incentiva-dores do evento vai acom-panhar tudo para reportar na primeira edição de 2013 como foi a tarde na “Do-mingueira de Réveillon”.

09

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

www.portalanoticia.com.br Publicidade

Thiago Gó[email protected]

O jornal A Notícia lan-ça, nesta edição, um es-paço destinado a você, leitor e assinante, para que possa enviar, gratui-tamente, sua mensagem de Natal e Ano Novo a quem ama e teve o prazer de compartilhar ótimos momentos de 2012.

A mensagem pode ser para sua família, para seu(ua) namorado(a), seu(ua) amigo(a), enfim para todos que merecem um reconhecimento es-

Jornal A Notícia publica a sua mensagem de Natal em suas páginaspecial. Lembrando que as mensagens enviadas até a nossa redação serão pu-blicadas na próxima edi-ção impressa do Jornal A Notícia. Então, aproveite e envie logo a sua.

Mande seus desejos de Natal e de Final de Ano no seguinte email: [email protected] ou utilize o cartão ao lado, recortando-o, e o deixando em nossa reda-ção o mais breve possível. Participe você também! As mensagens sairão na edição impressa da pró-xima semana.

10

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

Cidade / Gerais

Thiago Gó[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

ANTÔNIO CLARET PEREIRA (PTC), o Toninho do Inter, novato na Câmara Municipal

HORVÂNIO ALEIXO VIANA (DEM), Vaninho, também novato na Casa Legislativa

Todos os diplomados posaram ao lado das autoridades, no final da cerimônia da diplomação. Participaram do evento o Juiz da Comarca, o Promotor e o Comandante do Destacamento da Polícia Militar

ALMIR RESENDE (DEM), diplomado como Prefeito Municipal de Carmo da Mata, foi acompanhado pelos filhos, Fernando e Nathália, e pela esposa Elma

ÉRITON COSME DA SILVA (PSDB), também novato na Câmara Municipal

ALMIR e FERNANDINHO, que foram eleitos com 4589 (60,27%) votos do eleitorado carmense em outubro, também receberam o documento que confirma a aptidão para a posse em seus respectivos cargos

SÍLVIA SIRLENE BARRETO (PT), novata na Casa Legislativa

ANTÔNIO CLARET RIBEIRO FRANCISCANI (PSD), reeleito

ÊNIO CARLOS DA COSTA (PTB), reeleito Os diplomados acompanharam o discurso de abertura feito pela chefe do cartório eleitoral e demais autoridades

RAIMUNDO HORÁCIO DA SILVA (PSDB), o Nem do Carrinho, reeleito

LEONARDO RODRIGUES DE ALMEIDA (PT), o Ti Léo, reeleito

LEANDRO AZEVEDO DE SOUZA (PTB), reeleito

2013/2016: Gestores dotriênio são diplomados

Na manhã do dia 06, quinta-feira, prefeito, vice e os demais vereadores escolhidos pela população de Carmo da Mata, para administrarem a cidade entre o ano de 2013 e o ano de 2016, foram diplomados pelo juiz eleitoral Dr. Adelardo Franco de Carvalho Júnior, no fórum José Maria Starling, no centro da cidade. Com a diplomação, todos os eleitos já estão aptos a serem empossados para os respectivos cargos para os quais foram escolhidos; ato que será concretizado em outra cerimônia a ser realizada em 1º de janeiro do próximo ano. Confira alguns momentos da diplomação dos eleitos nas fotos abaixo.

Duas pessoas fica-ram gravemente feri-das, na tarde da últi-ma segunda-feira (10), após a queda de uma aeronave, em Oliveira. De acordo com a Po-lícia Militar, o piloto identificado como Ro-que Lacerdino Teixeira, de 55 anos, e o tripu-lante Júlio César Fer-nandes, 29, foram so-corridos e levados para o Pronto-Atendimento de Oliveira. Eles esta-vam conscientes, mas bastante feridos.

Monomotor cai em Oliveira e fere dois, assustando moradores

Segundo informa-ções da polícia, a ae-ronave caiu por volta das 16h30 no terreno do sítio Rancho da Paz, área rural do municí-pio de Oliveira. Con-forme testemunhas, o piloto tentou pousar a aeronave em uma área de pasto. “Tudo indica que antes do aciden-te houve uma pane no motor”, afirmou uma testemunha. O local já foi isolado para não atrapalhar as investiga-ções sobre as causas do acidente.

(Com informações do Jornal Hoje em Dia)

A aeronave caiu por volta das 16h30 no sítio Rancho da Paz, em Oliveira. Piloto e co-piloto foram removidos para o Pronto Atendimento da cidade ainda com vida

A ganhadora do concurso, Kely Mírian (ao centro), faturou um computador pelo seu êxito. Ela recebeu o prêmio das mãos do prefeito eleito Almir Resende e de Mônica Borges, diretora de marketing do Café Escola

Ana Paula dos Santos (à direita) recebeu um Notebook das mãos do vice prefeito eleito, Fernandinho Diniz, pela segunda colocação no concurso do projeto

Lindomar Jorge foi contemplado com uma câmera digital por Mônica Borges, pela terceira colocação no concurso

luciano soares

Na quarta-feira da sema-na passada (05), o Projeto Café Escola, em parceria com a Vertentes Internet, realizou a entrega dos certificados aos alunos que concluíram o Curso de Informática e di-vulgou os ganhadores do 1º Concurso Cultural do Povoa-do dos Campos, ministrados pelo próprio projeto. Vários representantes de segmen-tos, como comércio, indús-tria e imprensa, participa-ram do corpo de jurados que escolheram os finalistas do concurso.

O coquetel cerimonial foi realizado na quadra polies-portiva da comunidade dos Campos, zona rural de Car-mo da Mata, e contou com a presença de familiares dos alunos e de autoridades e ci-vis convidados.

Antes de começar a sole-nidade de entrega, foi trans-mitido para os presentes um vídeo produzido com mo-radores da comunidade, em

Solenidade movimenta os Campos

que contaram sobre a impor-tância da inclusão dos mes-mos no projeto.

Os ganhadores do con-curso cultural do projeto, que premiou as melhores pesqui-sas feitas pelos alunos sobre o tema agricultura, foram: Lindomar Jorge, que ficou com o terceiro lugar e faturou uma câmera digital; Ana Pau-la Santos, ficando com o se-gundo lugar e ganhando um notebook; e a primeira co-locada, Kely Mírian, que foi premiada com um computa-dor (desktop). A proprietária da Vertentes Internet, Márcia Silveira, subiu ao palco, após a divulgação dos nomes dos vencedores, para entregar mais um prêmio para a pri-meira colocada: a instalação de internet e mais um mês de uso gratuito.

Ao final, uma dupla di-vinopolitana encerrou o ce-rimonial executando várias composições em um violino e um violoncelo, surpre-sa que foi arquitetada para a diretora de marketing do Projeto Café Escola, Mônica Borges de Souza, através de

amigos.Café EscolaO Projeto Café Escola foi

criado em 2010, através do Plano de Desenvolvimen-to Sustentável do Povoado dos Campos, idealizado pela Sancoffee (Cooperativa dos Produtores de Cafés Espe-ciais Santo Antônio Estate Coffee Ltda). O objetivo do Café Escola é tornar essas pessoas capazes de pro-moverem ações de susten-tabilidade e de geração de emprego e renda na própria comunidade, além de ofe-

recer aprendizado, cultura e entretenimento. Suas princi-pais atividades são: curso de informática, corte e costura, culinária, artesanato, músi-ca, violão e flauta. O projeto ainda conta com a parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Empresa de Assistência Técnica e Ex-tensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além da Vertentes Internet.

FoTos: luciano soares

FoTos: THiaGo GÓis

11

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

www.portalanoticia.com.br Sociais / Opinião

GAROTA TOP PREZADA SENHORADentre muitos so-

nhos, o principal deles é terminar a construção de sua casa, ver a filha casada e

com muitos ne-tos, pois ainda pretende cuidar deles.

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NOGUEIRA foi ca-sada com José An-tonio Nogueira, já

falecido, com quem nossa PREZADA

SENHORA teve a filha Juliana da Silva Nogueira. Natural de Car-mo da Mata, ainda muito jovem foi mo-rar e traba-lhar em Belo H o r i z o n t e em busca de m e l h o r e s

condições de vida.

D e p o i s de mui-to tempo,

voltou para Carmo da Mata, onde se casou e continuou a trabalhar.

Q u a n d o ainda era jovem, gos-tava de ir ao cinema, em bailes,

visitar pa-rentes e passear em outras cidades.

Hoje, Maria das Graças, além de ser dona de casa, também cuida de sua mãe idosa

e nas horas vagas adora cuidar de sua horta e de

suas flores.Ela se considera uma

pessoa batalhadora, ho-nesta, tranquila, diz tudo o que pensa e gosta muito de

ser autêntica.MARIA DAS GRAÇAS

SILVA NOGUEIRA, nossa PREZADA SE-

NHO- RA desta edição, sem-pre está agradecendo a Deus e a Nos-sa Senhora Aparecida por tudo que

recebeu até hoje, principalmente pela sua saúde, a de sua mãe María e de sua filha Juliana.

Sua bebida preferida é a água pura e cristalina. Não toma nenhuma bebida alcoólica e é contra o tabagis-

mo ou qualquer tipo de droga. Solteira, pisciana, nascida em 01.03.1992, ELAINE APARECIDA DE

SOUZA é filha de Maria Francisca dos Santos e é natural de São Francisco de Paula. Nossa GA-ROTA TOP possui o ensino médio completo e

está em fase de conclusão do Curso Técnico de Enfermagem, no Centro Educacional de

Oliveira, que é uma extensão da UNIPAC. Também fez curso de modelo e

está sempre participando de desfiles das melhores

grifes de nossa região. Está sempre presen-

te nos desfiles de moda em Carmo

da Mata. Com seus 1,68m

de altura e 58kg de peso, Elaine tem um cor-

po escultural e seus espor-

tes preferidos são o ciclismo e

também realizar exercícios aeróbi-

cos. Apesar de desa-finada, adora cantar

louvores no Karaokê. Gosta também de dançar,

ouvir músicas e participar de desfiles de moda. Elaine tem mania de perfeição e não gosta de nada mais ou menos. Adora sempre dar o melhor de si e se sente frustrada quando não consegue atingir seus ob-jetivos, o que é muito raro. As partes de seu corpo que mais gosta são seus cabelos e sua barriga. O livro que adora é a Bí-

blia Sagrada. Seus cantores pre-feridos são Marquinhos Gomes,

Banda 4 por 1, Paula Fernandes e Fernanda Brum. No dia a dia ouve

músicas gospel e instrumentais, mas curte também pagode, axé e samba. Elaine adora salada, legu-mes, purê de batata, bife de frango e macarrão. Gosta de se alimentar bem para ter boa saúde física e mental, com seu corpo sempre agradecendo.

Ainda quer fazer um curso superior e ainda não se decidiu por qual. Ainda

quer conviver mais com pessoas do bem, acreditar que cada dia pode ser melhor que

o outro. ELAINE APARECIDA DE SOUZA, que agora também integra nossa galeria

como GAROTA TOP, é uma pessoa humil-de, sincera, alegre, que gosta das coisas

corretas e que entristece quando vê injustiças. Não acha certo julgar as pessoas e se irrita com fofocas, in-

veja e falta de amor próprio.

Evandro [email protected]

Focalizando

R O N D Asunto é o nosso amigo Marquinho Câmara. Ele está apavorado com a possibilidade do mundo acabar e ele ainda está sem a esperada namorada. Diz ele que agora vai dar duro para conseguir uma até o dia 21 para não morrer solitário. Ele quer uma amada de lado.

LEITOAJá a Turma da Galinhada do

Gabriel Silva vai se reunir para comemorar o final dos tempos, traçando uma leitoa a pururu-ca, pernil, pão de queijo e outros comes e bebes em lugar incerto e não sabido. Para tanto, os con-vidados estão proibidos de levar mulheres, crianças ou transtornos semelhantes...

PREVISÃO DO PAI DE SANTOProcurado por diversos jor-

nalistas para dar sua opinião so-bre o fim do mundo no dia 21, o famoso Pai de Santo Zé Mané de Ogum, disse que na sua última “terreirada” baixou o “Cabôclo Mamadô”, que lhe avisou que es-tará encostado em alguém para tomar todas, sem fim do mundo.

SACRISTÃOO vigário de uma paróquia

adoeceu e não podendo celebrar a missa chamou o sacristão e lhe disse: - Olha seu Gabriel, como não posso celebrar a missa que-ro que fale aos fiéis que estou doente e eles não poderão assis-tir a missa dominical e que ama-nhã se casam Jerônimo Garcia e Maria Fernandes. Terça-feira tem reunião das associações e quarta é véspera de São Pedro e São Paulo; quinta é véspera da primeira sexta feira e se ouvirão confissões; sábado haverá coleta para mandar o óbolo ao papa; e que a carteira que esqueceram na igreja pode o seu dono procu-rar na Sacristia. Pode deixar que direi tudo senhor padre. E foi lá o sacristão Gabriel falar aos fiéis: “O senhor vigário está doente e isso não é pecado; amanhã se-gunda feira, se casam São Pedro e São Paulo; depois de amanhã Maria Fernandes e Jerônimo Garcia serão ouvidos em confis-são; quinta feira é primeira sexta feira do mês e no domingo virá o Papa fazer a coleta com a cartei-ra que está na Sacristia”.

O CHEFE O livro que Lula temiaEstá na internet o livro dos

403 dias do escândalo do mensa-lão, o maior esquema de corrup-ção de todos os tempos no Brasil. Os acontecimentos que abalaram o país e paralisaram o governo do PT, sob o comando de Lula e dos homens do presidente. Livro es-crito por Ivo Pitarra, que o PT aba-fou com sua máquina governa-mental. É o Livro que Lula temia.

NATALQuerido Papai Noel, neste

Natal quero ganhar de presente o direito de aumentar meu próprio salário, como fazem os deputados e senadores.

GAYCerta vez fui à casa de um

amigo em Belo Horizonte e fui re-cebido por sua mãe que me pediu que entrasse e o aguardasse, pois ele estava no banho. Ela estava com outra senhora que a visitava, e, em determinado momento, a senhora perguntou-lhe quantos filhos ela tinha. Olhem só a res-posta dela: “Aqui em casa são três homens, três mulheres e o Selmo Luis”...

COCOTAOs consumidores que gos-

tam de degustar uma boa rabada de vaca (boi), estão em palcos de aranha para encontrá-las na cida-de. Acontece que o Cocota está de férias e diariamente sai cedinho de casa percorrendo todos os açougues e comprando todas que encontra. O Pepino do açougue me disse que o Cocota em rabada está sozinho e é o maior freguês da cidade.

FIM DO MUNDOCom essa estória de que o

mundo vai acabar no próximo dia 21, o Lênio do Restaurante Jóia está pensando seriamente em colocar à disposição de seus clientes, para venda é claro, um “Kit de Sobrevivência” para os que estão pensando em se safar da es-perada catástrofe mundial. Diz o Lênio que o kit vem com tudo, de galochas a suspensório...

MARQUINHO CÂMARAE quem anda injuriado com

tantos comentários sobre o as-

juliana noGueiraemerson rabêlo

A animada Turma de Ca-sais realizou no sábado, 08, o último encontro deste ano de 2012. Reunidos em um salão na Fundição Alea as dezenas de casais aproveita-ram a noite para reforçarem os seus laços de amizade em mais um encontro. Mensal-mente, eles se reúnem na re-sidência de um casal e, desta vez, neste último encontro do ano, foi na Fundição Alea, de propriedade do empresá-rio Ademar Rodrigues. A du-pla Alexandre e Helder ficou responsável por animar o público. Todas as fotos você confere no facebook do Jor-nal A Notícia.

Na noite do dia 08, sábado, o salão social do Diamante Clube ficou lotado de carmenses e visi-tantes que foram até lá para curti-rem os shows da banda Chocolate Quente e da dupla Jeferson e Rafa-el, no evento Micaneja, realizado por Ronaldo Júnior. As fotos podem ser conferidas no site CarmoWeb.

Turma de Casais realiza mais uma confraternizaçãoMicaneja arrasta populares para o Diamante Clube

Anúncios / Publicidade www.portalanoticia.com.brJornal A Notícia

Carmo da Mata, 15 de Dezembro de 2012

Jorn

al A

Not

ícia

12

Sob nova direção