jornal a noticia - 16 edição

8
www.portalanoticia.com.br Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011 Carmo da Mata, Minas Gerais 8 de Dezembro de 2011 Ano 1 - Nº 16 Editor: Thiago Góis THIAGO GÓIS THIAGO GÓIS Minutos de tensão e medo no centro da cidade PÁGINA 03 Praças do centro da cidade começam a ganhar adereços natalinos PÁGINA 04 Secretário de Saúde esclarece situação sobre pagamento das diárias dos motoristas Taciana Corrêa é a Garota Top desta edição. PÁGINA 07 FOTOS: THIAGO GÓIS THIAGO GÓIS PÁGINA 03 Casa lotérica é assaltada, ladrões roubam carro e, após fuga, o abandona próximo à Câmara Municipal

Upload: thiago-gois

Post on 28-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O informativo de maior credibilidade de Carmo da Mata

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Noticia - 16 Edição

www.portalanoticia.com.br Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011

Carmo da Mata, Minas Gerais 8 de Dezembro de 2011 Ano 1 - Nº 16 Editor: Thiago Góis

thiago góis thiago góis

Minutos de tensão e medono centro da cidade

PÁGINA 03

Praças do centro da

cidadecomeçam a

ganharadereçosnatalinos

PÁGINA 04 Secretário deSaúde esclarece

situação sobrepagamentodas diárias

dos motoristas

Taciana Corrêaé a Garota Topdesta edição.PÁGINA 07

fotos: thiago góis

thiago góis

PÁGINA 03

Casa lotérica é assaltada, ladrõesroubam carro e, após fuga, o

abandona próximo à Câmara Municipal

Page 2: Jornal A Noticia - 16 Edição

02

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011

Pobres meninas espertas, ousadas, desco-ladas, rebeldes. Muito cedo se entregam à vida. Agem com uma urgência insana. Atropelam o tempo, mergulham na inconsequência sentindo--se poderosas, protegidas, inatingíveis por qual-quer mal. Não ouvem conselhos, são imunes a apelos ou informações. Elas se bastam; suas his-tórias serão diferentes, seus amores especiais.

Pobres meninas assustadas, revoltadas, incon-formadas. Sentem-se perdidas, com medo, so-zinhas. Carregam no ventre uma vida pulsando, crescendo, alheia aos problemas. Descobrem que não eram tão protegidas e nem seus amores tão especiais. Sofrem e fazem sofrer os que estão ao seu redor. Vivem um pesadelo, experimentam o desespero, às vezes o abandono e o preconceito. Perderam, no mínimo, a leveza da adolescência. A alegria fácil dá lugar a preocupações de gente grande.

Pobres meninas grávidas. Desfilam suas bar-rigas, incapazes ainda de dimensionar sua reali-dade. Por um momento se tornam o centro das atenções. As amigas adulam, acarinham, parti-cipam da gravidez, se preocupam, preparam o enxoval. Elas sentem seu corpo se transformar. A menina se faz mãe antes de ser mulher.

Pobres meninas-mãe. Ainda tão dependentes e já têm quem dependa delas. Cuidam de seus fi-lhos como quem brinca de boneca. Enfeitam seus rebentos e os exibem como um troféu. As ami-gas, companheiras, confidentes, vêm, ajudam, pegam, brincam e vão embora passear, estudar, namorar; vão viver a adolescência da magia e das descobertas. Elas ficam entre fraldas, mamadei-ras e uma enorme responsabilidade. Aprendem cedo demais que, neste caso, a mulher sempre carrega o fardo mais pesado.

Pobres meninas tristes! Estampam em seus rostos as marcas da mágoa. Perderam o brilho, deixaram seus sonhos, cresceram na marra. Os amores nem sempre perduram; a família nem sempre apoia, a história nem sempre tem fadas madrinhas. Mas o filho sempre precisa de amor, carinho, segurança, equilíbrio, roupas, comida.

Pobres meninas mulheres! Queimaram etapas importantes de suas vidas. Não viveram a ado-lescência pela pressa de serem adultas, não cur-tiram a maternidade por terem tão pouca idade e, na vida adulta, reflexo do que já passaram, vão sempre carregar as marcas da inocência perdida, da tranquilidade roubada e da maturidade pre-coce.

Nos últimos cinco anos, as empresas e os respectivos se-tores que contratam funcionários começaram a adotar novas formas e quesitos na seleção de candidatos a um cargo na organização. Hoje, com as tecnologias da comunicação alia-das à internet, os setores de contratação, nas empresas, estão adotando estratégias ligadas a estas novas ferramentas.

Se antes, apenas o currículo e referências do candidato eram necessárias para as empresas, hoje, com o advento co-municacional, os setores de contratação estão pesquisando, também, os perfis dos candidatos nas redes sociais.

Nesta medida, são observados quais são os interesses reais do candidato, o que ele anda postando na rede, quais são seus amigos, em que co-munidades virtuais eles estão inseridos e tantas outras ati-vidades que o usuário realiza nestes espaços da internet. E a resposta de tudo isso é a con-tratação de um funcionário que realmente se enquadre naquela vaga oferecida.

Estas técnicas de contrata-ção já é realidade nas cidades maiores e começa a se expan-dir para as localidades de me-nor porte. Para isso, é neces-sário que os interessados em uma vaga reflitam sobre sua postura, também, nos meios cibernéticos, ou seja, faça da-quele espaço um local de de-bates de ideias e, também, de exposição correta de seu perfil naquele tipo de mídia.

Se por um lado as organi-zações aproveitam os perfis dos candidatos na internet para observar possíveis pontos negativos, por outro lado as em-presas também aproveitam estes espaços para descobrir e buscar novos talentos ideais para aquela vaga oferecida.

Só para se ter ideia, tomei conhecimento de uma pesqui-sa realizada por um site que oferece vagas de emprego, onde revelou que atualmente 92% dos profissionais de recursos humanos estão utilizando as redes sociais para contratação de funcionários. É uma realidade que já pode ser notada no ambiente empresarial e que serve de alerta para os candida-tos.

É bom refletir o que o que você anda compartilhando nas redes sociais, para não ser pego de surpresa no momento de uma seleção. Não faça do facebook, twitter, orkut, blog e tan-tas outras redes sociais um local apenas de diversão, onde se pode fazer o que quiser e expor qualquer opinião. Lembre-se, a resposta do seu novo emprego pode vir após uma análise nestes espaços. Pensem nisso!

Editorial

Thiago Góis

Os recruta-mentos das empresas a partir dasredes sociais

Editor Chefe Jornal A Notícia

Editorial / Opinião

EXPEDIENTEJornal A Notícia Empresa Jornalística

CNPJ: 11.981.506/0001-45

Endereço: Praça Marechal Deodoro, Loja 05. Estação. Carmo da Mata/MG. CEP 35547-000

JornalistaResponsável: Thiago César de Góis - MTB 36586 MG

Editor: Thiago Góis

Redação: Emerson Rabêlo/[email protected]

Diagramação/Design:

Fale como Jornal:

DepartamentoComercial:

AparatoJurídico:

“As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e necessariamente não refletem a opinião do jornal”

Sindicato dos Jornalistas Profissionaisdo Estado de Minas Gerais

Elisângela Maísa de Oliveira

037-3383-1469 / [email protected] / [email protected]

José Luis Rojas / [email protected]

Só para se ter ideia, tomei co-nhecimento de uma pesquisa rea-lizada por um site que oferece vagas de emprego, onde revelou que atu-almente 92% dos profissionais de recursos humanos estão utilizando as redes sociais para contratação de funcionários. É uma realidade que já pode ser notada no am-biente empresa-rial e que serve de alerta para os candidatos.

Meninas-Mãe

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Professora

A Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio ca-racterizado por paradas respiratórias de pelo me-nos 10 segundos durante o sono, que acontecem porque há um relaxamento das estruturas da região da garganta e faringe que fazem com que ocorra um bloqueio da passagem do ar nessa região.

Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma doença nova, sempre existiu, mas antes não era cuidada. As pessoas com essa doença tratavam da pressão alta, sofriam derrames e até ataques car-díacos e não sabiam que esses problemas eram de-correntes da Apneia.

Esse distúrbio é muito comum. Quem não tem um tio ou um parente que, quando há reunião de família, ninguém quer dormir próximo a ele porque ronca muito e engasga durante a noite? As pessoas não se preocupam com o ronco. Acham que é co-mum roncar e até divertem-se com histórias sobre o tema. Aí está o grande perigo!

O problema exige um especialista“O ronco é um forte indicador da apneia, é o

alarme. Por isso, as cirurgias para ronco devem ser indicadas com muita cautela e por médicos com especialização em Medicina do Sono. Muitas vezes, uma cirurgia mal indicada mascara os sintomas, ou seja, causa alguma melhora temporária no ronco e a pessoa não se preocupa mais com o problema e pode sofrer graves consequências, pois a apneia pode ainda estar presente”, avalia o neurologista Alberto Moura dos Santos, diretor do Instituto de Medicina do Sono, com especialização em Polisso-nografia e professor da Universidade do Texas.

Desenvolvimento de pesquisas“Hoje em dia se dá mais atenção a esta doença,

pois a população tem maior conhecimento do pro-blema e procura ajuda. Outro fator positivo é o de-senvolvimento de pesquisas e estudos nessa área, que proporcionaram tratamentos menos invasivos e com enorme índice de sucesso, como a placa in-traoral e o CPAP”, finaliza Dr. Alberto.

A placa intraoral funciona sendo posicionada adequadamente na mandíbula, evitando, desta for-ma, que o tecido relaxado da região da garganta e da faringe bloqueiem a passagem do ar. Apesar de existirem poucos especialistas com este conheci-mento no Brasil, o tratamento com as placas intra-orais é largamente utilizado nos Estados Unidos, onde é visto como a melhor solução clínica para os casos de ronco, acompanhado de apneia leve ou moderada.

Apneia eronco: antigos problemas, novostratamentos

Eliza Mara

Rezende

Dentista especializada no tratamento de ronco e apneia

Quero agradecer ao editor deste jornal e ao jornalista Evandro Ribeiro pela oportunidade de ter sido homena-geada na seção “Prezada senhora”, edição nº12, deste jor-nal. Aproveito ainda para dizer aos leitores que hoje sou “carmense de coração”, e que meus netos, João Henrique e Maria Júlia, fazem a alegria da minha vida. Obrigada pelo espaço, Eloína Maria Toledo Corrêa.

Eu e toda a equipe do Jornal nos sentimos honrados pe-los agradecimentos. Desejamos, desde já, boas festas a você e toda a sua família. Thiago Góis, editor do Jornal A Notícia.

CARTA AO EDITOR

Page 3: Jornal A Noticia - 16 Edição

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011

Gerais

Casa lotérica é assaltada, ladrões roubam carro e,após fuga, o abandona próximo à Câmara Municipal

Cerca de 12 mil reais foram roubados do estabelecimento comercial. É a segunda vez, em menos de 2 anos, que a casa lotérica é assaltada

Thiago Gó[email protected]

O início da tarde da úl-tima segunda-feira, 05, foi marcado por muita con-fusão no centro da cidade. Uma casa lotérica foi assal-tada e, após a fuga dos la-drões, um homem foi ren-dido e obrigado a passar a chave do seu carro para dois assaltantes que, poste-riormente, abandonaram o veículo próximo à Câmara Municipal.

Era por volta de 11h40min da manhã e o movimento era tranquilo na Loteria Sorte Grande, que fica na Praça Presiden-te Vargas, no Centro da ci-dade. Porém, em dado mo-mento, dois homens, que

Após o incidente, um clima de insegurança tomou conta do centro da cidade. Cidadãos que presenciaram o fato ficaram perplexos com a cena

É a segunda vez, em menos de 2 anos, que a lotérica foi assaltada. Desta vez, os ladrões levaram aproximadamente R$ 12 mil

Uma moto CB300R foi deixada para trás no momento da fuga, porque os assaltantes perderam a chave do veículo, o que motivou o roubo do carro de um vereador, que estava nas imediações

estavam trajando capas de chuva e óculos de sol, adentraram na casa loté-rica portando um revólver e uma escopeta calibre 12. Um deles ficou na porta do estabelecimento e o outro infrator adentrou no local onde ficam os caixas de pagamento e recebimen-to de contas. O primeiro a ser rendido foi o proprie-tário do estabelecimento, Jaques Silveira Mattar, e, posteriormente, uma das funcionárias que estavam trabalhando no momento.

“O assaltante exigia todo o dinheiro do caixa. A minha funcionária pegou dois sacos e o assaltante recolheu toda a quantia de dinheiro que estava naque-le caixa. No caixa ao lado,

que estava fechado, havia um malote com o dinheiro referente às movimenta-ções da manhã. Ele pegou este malote e, ao sair, ainda levou dois aparelhos celu-lares que me pertenciam”, contou Jaques Silveira, mi-nutos após o assalto com exclusividade ao A Notícia.

Ao sair, o assaltante dei-xou cair a chave da moto em que ele estava e, com o desespero da fuga, ele e o seu comparsa renderam um homem e roubaram o seu veículo com o intui-to de evadirem do local. O veículo que pertence ao ve-reador do município, Euler Bernardes do Nascimento, foi abandonado próximo à Câmara Municipal e recu-perado minutos depois do roubo.

De acordo com Euler Bernardes, foi muito rápi-do o momento da fuga dos assaltantes. “Como eles estavam sem a chave da moto, eles ficaram deses-perados e um deles apon-tou uma arma de grosso calibre em minha direção e exigiram a chave do meu carro. A única reação foi a entrega da mesma”, contou o vereador, que, no mo-mento do roubo do carro, estava o estacionando pró-ximo à garagem da casa de seus pais.

A moto dos assaltantes ficou abandonada próxima à casa lotérica. A placa do veículo da marca Honda, modelo CB-300R foi reti-rada da mesma. A repor-tagem do A Notícia conse-guiu apurar, via central de comunicação da Polícia Militar, que a motocicleta havia sido roubada em Di-vinópolis na noite anterior ao assalto à loteria.

A Polícia Militar, ao to-mar conhecimento do fato,

começou as investigações e conseguiram encontrar as roupas utilizadas no crime. As capas de chuva, os óculos, além de luvas e um aparelho celular foram encontrados dentro de um saco plástico na Rua Cesá-rio Rios. O aparelho celular que foi esquecido por um dos assaltantes, dentro de um dos bolsos da capa de chuva, colaborou com a descoberta das primeiras pistas do assalto.

Suspeito de levar as-saltantes até Divinópo-lis é detido e, logo após, liberado pela delegada

Horas depois do assalto, a PM recebeu informações preciosas que ajudaram a chegar até um suspeito de levar os assaltantes até a cidade de Divinópolis. Segundo a PM, Marco An-tônio dos Reis entrou em contato com o seu irmão, Nélson Reis dos Santos, alegando que estava perdi-do em uma estrada vicinal de Divinópolis. Ao tomar conhecimento, Nélson entrou em contato com a polícia e foi atrás de seu irmão. Sendo o mesmo en-contrado próximo à Mari-lândia. Ao ser ouvido pela polícia, Marco entrou em contradição por diversas vezes. De acordo com a po-lícia, ele deu várias versões e depois se esbarrava em suas próprias explicações. Foram apreendidos com ele um aparelho celular, R$ 325 em dinheiro e o seu ve-ículo. Ele foi encaminhado para a delegacia, onde foi ouvido pela delegada do município, Adriene Lopes, e liberado após as explica-ções. Até o momento, Mar-co é tratado apenas como testemunha.

PM de Divinópolis efetua prisão de dois suspeitos

A Prefeitura Municipal, através dos funcionários da Secretaria de Obras, co-meçou, no último final de

Funcionários da Secretaria de Obras já deram início na colocação de artigos de Natal na Praça Presidente Vargas. A inauguração da decoração está programada para o dia 17 de dezembro, data em que a cidade comemora 73 anos de emancipação político-administrativa

Praças do centro da cidade começam a ganhar adereços natalinosThiago Góis

[email protected]

semana, a instalação de decorações natalinas nas duas praças do centro da cidade. Como de costume nos últimos anos, estão sendo instalados nas árvo-res vários enfeites e pisca-

-piscas, além de outros adereços que vão colorir as praças municipais no final deste mês de dezembro e o início de janeiro.

Na Praça Presidente Vargas, além dos enfeites, uma casa destinada ao Pa-pai Noel foi montada no coreto. No data em que se comemora o natal, o bom velhinho passará o dia no local, distribuindo gulosei-mas e posando para foto-grafias.

A inauguração das de-corações está prevista para o dia 17 de dezembro, data em que se comemora o ani-versário político-admnis-

trativo do município. Neste dia, além da inauguração dos enfeites natalinos, está previsto uma série de rea-lizações, entre elas o sor-

teio do primeiro prêmio da campanha de natal da Acicam e um show artístico na praça. Até o fechamento desta edição a programa-

ção oficial das comemora-ções do final de ano (ani-versário da cidade e virada do ano) não havia sido di-vulgada pela prefeitura.

thiago góis

thiago góis

thiago góis

fotos:thiago góis

Após as primeiras in-vestigações, a PM de Car-mo da Mata entrou em contato com o batalhão de Divinópolis e os infor-mou todos os detalhes sobre os suspeitos de co-meter o assalto. Ao tomar conhecimento, a PM de Divinópolis saiu a procu-ra de um dos acusados, encontrando-o em sua residência, localizada no bairro Mangabeiras.

Bruno Valdinei Elias, ao ser identificado pela polícia, tentou fugir, sen-do, logo após, capturado. Segundo informações da PM de Divinópolis, ele confessou participação no assalto e os ajudou, infor-

mando, também, a outra pessoa suspeita de ajudá--lo a cometer o assalto.

Após tais informa-ções, a PM se deslocou até o bairro Davanuse, onde conseguiu localizar Claudinei da Costa Araú-jo, conhecido “Teco”, e em sua residência foram apreendidos cerca de R$ 935,00 e dois aparelhos celulares. Sendo, um de-les, idêntico ao roubado na loteria. Bruno Valdinei Elias foi ouvido pela de-legada Adriene Lopes e encaminhado à cadeia do município. Já Claudinei da Costa Araújo, foi enca-minhado ao presídio da cidade de Oliveira.

thiago góis

Page 4: Jornal A Noticia - 16 Edição

04

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011

Gerais

Secretário de Saúde esclarece dúvidas do setor aos vereadores

Senado aprova em primeiro turno exigência de diploma para jornalista

Motocicleta é encontrada abandonada

Com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Ge-rais.

O Senado Federal apro-vou, no último dia 30, a Pro-posta de Emenda à Cons-tituição (PEC) 33/2011, a PEC dos Jornalistas, que inclui a exigência do diplo-ma de curso superior de Comunicação Social, com

Uma motocicleta foi encontrada abandona-da na Rua Antônio Pedro, próxima à entrada do Ce-mitério Municipal, na se-gunda-feira, 05. Vizinhos

preocupados com o caso chamaram a Polícia Militar para averiguar a situação.

O veículo, de placa de São Sebastião do Oeste, provavelmente é utilizado para transporte de algum tipo de carga, pois possuía uma caixa em sua parte traseira.

Os militares não encon-traram nenhuma irregula-ridade referente ao veículo. Eles recolheram a motoci-cleta que, posteriormente, foi levada para um pátio conveniado até que o pro-prietário tome conheci-mento do fato e faça a reti-rada do veículo.

190 MóvelA guarnição da Polícia

Militar de Carmo da Mata recebeu, no dia 14 de no-vembro, o aparelho de comunicação que ficará dentro da viatura policial para recebimento de cha-madas. O famoso 190 Mó-vel vai atender às chama-das com mais agilidade e rapidez. O policial militar que estiver em patrulha-mento vai poder atender à ligação, pegar as informa-ções precisas e se deslocar para a referida localidade.

O aparelho foi entre-gue ao Sargento Sebas-tião Pinto de Souza Filho, pelas mãos do Prefeito Municipal Milton Salles Neto, em nome da pre-feitura, que adquiriu e

Emerson Rabê[email protected]

cedeu o novo aparelho à guarnição, por intermé-dio de uma concessão de uso também assinada pelo então prefeito. “Já está sendo muito cômo-do para nós trabalharmos

com o 190 Móvel. Pode-mos atender à solicitação da população de onde a viatura estiver. Fica tudo mais ágil, menos buro-crático”, definiu Sargento Souza Filho.

Uma motocicleta da marca Honda,modelo Titan 125cc Fan,foi abandonada na Rua Antônio Pedro, próxima aoCemitério Municipal.Os vizinhos ficaram incomodadose preocupados com o fato,pois o veículo havia sidoabandonado, no local,no sábado, e até na manhãde segunda-feira ninguémhavia retirado a motoda localidade

O novo atendimento do 190 vai funcionar de dentro da viatura policial, dando mais agilidade no deslocamento para o local solicitado pela chamada

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

habilitação em Jornalismo, para o exercício da profis-são de jornalista.

Por 65 votos favoráveis e 7 contrários, os senadores decidiram restituir o diplo-ma em primeiro turno de votação. A nova PEC não desampara os jornalistas ‘práticos’. Aqueles devida-mente formalizados junto aos órgãos do ramo não sofrerão prejuízos, muito embora fiquem impedidos de assinar oficialmente por publicações. Quem não

dispõe do diploma tradicio-nalmente funciona mais ou menos como um advogado que não possui número de inscrição na OAB, que pode advogar, mas fica impedido de assinar petições.

Para os diplomados em jornalismo a reestrutura-ção da PEC remete a um resgate da dignidade pro-fissional obtida de forma tão onerosa e difícil, depois de anos e anos alisando bancos de escolas, parti-cipando de seminários e

fazendo cursos de especia-lização.

A proposição, que rece-beu parecer favorável de quase todos os senadores, terá ainda de ser votada em segundo turno pelo plená-rio da Casa. Se aprovada, vai para a Câmara, onde também terá de passar por dois turnos de votação. Se for modificada na Câmara, volta para nova apreciação do Senado.

A equipe de apuração jornalística do jornal A No-

tícia é formada por dois jornalistas profissionais, sendo o editor e o colunis-ta Evandro Ribeiro, que são devidamente registrados no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais, e, também, por um estudante do cur-so de comunicação social. A linha editorial do veículo prima os conhecimentos acadêmicos e, sobretudo, humanos desta profissão, que depende do conheci-mento teórico e científico

para o seu desempenho perante a sociedade.

Quem compareceu na última reunião da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda, 05, pôde tomar conhecimento da atual situação referente aos pagamentos de diárias dos motoristas que traba-lham na Secretaria de Saú-de do município.

Convidado a partici-par com antecedência, via requerimento solicitado pelo vereador Leonardo Rodrigues (PT), o Secre-tário de Saúde do Municí-pio, Luís Cláudio Beraldo (Claudinho), esclareceu sobre a situação atual da pasta e, também, respon-deu algumas perguntas para os vereadores.

O vereador Leonardo Rodrigues (PT) foi objeti-vo ao perguntar como está a situação do pagamento das diárias dos motoris-tas que se deslocam para cidades da região. O secre-tário esclareceu os mem-

bros da casa e população presente, explicando que do mês de setembro até o atual as diárias come-çaram a ser pagas em dia. “Conforme falado na pres-tação de contas, ocorrida em setembro, ficou acer-tado com os motoristas esta situação. Apenas os valores anteriores a se-tembro que ainda preci-sam ser pagas”, argumen-tou Claudinho.

Segundo o secretário, apenas um motorista está com o pagamento das di-árias em dia. “O motorista de plantão da Santa Casa é o único que está com a si-tuação resolvida”, contou o secretário, que ainda ex-plicou que são gastos, por mês com diárias, cerca de R$ 7.500,00.

O vereador Euler Ber-nardes (PT), em sequên-cia às perguntas, questio-nou em relação ao estado de conservação das am-bulâncias e o secretário explicou que, por atender uma demanda de pelo menos 60 pessoas por dia,

O Secretário de Saúde do município, Luis Cláudio Beraldo, compareceu na última reunião da câmara, via solicitação do vereador Leonardo Rodrigues (PT), para dar explicações a todos os vereadores e, também, para a população sobre a atual situação financeira da pasta. Várias perguntas foram respondidas pelo secretário, entre elas, a situação do pagamento das diárias dos motoristas que transportam a população para se tratarem em cidades vizinhas

thiago góis

thiago góis

thiago góis

reprodução

e o setor por ter gastado neste ano 25% da dotação orçamentária, a prefeitura ainda não pôde mudar a frota. Apenas alguns repa-ros são feitos.

Ao final da reunião, o secretário Claudinho co-mentou sobre o estágio final da reforma do bloco cirúrgico e garantiu que é

prioridade da sua secreta-ria o acerto destas diárias que ainda estão penden-tes. O secretário ficou de voltar nas próximas reu-niões para traçar medidas sugeridas pelos membros da casa e, também, para levar um relatório de va-lores que ainda estão em aberto com os motoristas.

Page 5: Jornal A Noticia - 16 Edição

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011

Sociais / Gerais

ENTRE NÓS...

Quem debutou no dia 02 de dezembro foi GIOVANNA FERREIRA ALVES. No auge de seus 15 anos, a bela garota transbordou alegria e entusiasmo, durante a comemoração da data, que foi realizado em sua residência, quando desfrutou da companhia de familiares, amigos e dos pais, Giane e Geraldo Alves Carvalho

Na segunda-feira, 05, funcionárias, clientes e amigos puderam acompanhar a inauguração do novo ambiente que vai comportar a LOJA DA IDALINA. A proposta principal da mudança foi aumentar o espaço de circulação de pessoas dentro da loja e uma maior distribuição dos produtos para atender os clientes com qualidade

A carmense JÉSSICA APARECIDA MOREIRA concluiu o curso de Gestão

Ambiental, pela Universidade de Itaúna.O baile de gala foi realizado no dia 1º de

dezembro e a misa em ação de graças foi celebrada na noite do dia 06.

A colação de grau de Jéssica será realizada no dia 10, sábado. Em tempo, a formanda completa neste dia 08 mais um ano de vida. Ela é filha de Fernando

Custódio Moreira e Geni Aparecida Gondim Moreira

thiago góis eNCarte / reproduçãoreprodução

Os noventa minutos fi-nais do campeonato brasi-leiro deste ano foram mar-cados por muita ansiedade e nervosismo por parte dos torcedores de todo o Brasil. Se para uns, a briga era pelo título ou por uma vaga na libertadores era a ambição

Carmenses comemoram permanência do cruzeiro na elite do futebol brasileiroThiago Góis

[email protected]

maior; para outros, como foi o caso dos torcedores do Cruzeiro, o nervosismo era por conta da possibilidade da queda da equipe para a série B do Brasileirão.

Porém, após os primei-ros quarenta e cinco minu-tos, a vitória do Cruzeiro sobre o seu arqui-rival Atlé-tico Mineiro já estava quase decretada, uma vez que o resultado do placar já mar-

cava 4 x 0 para o time celes-te. Em Carmo da Mata, os torcedores do Cruzeiro pa-reciam que comemoravam um título. E com o término da emblemática partida, que terminou em 6 x 1 para o Cruzeiro, vários carmen-ses foram as ruas da cidade para comemorarem o re-sultado.

Houve queima de fo-gos, carreata e uma grande

concentração de público na Praça Presidente Vargas. Os torcedores uniformiza-dos aproveitaram aqueles instantes para comemorar a histórica goleada. Havia muitas crianças, jovens e adultos na praça, a maioria cruzeirenses, comemoran-do o final do campeonato como se fosse um título. A Polícia Militar armou um esquema de segurança na

praça com o intuito de evi-tar possíveis confusões e brigas. Após algumas horas do término da partida, os torcedores que ainda esta-vam no local aproveitaram para comemorar na Praça de Alimentação, próximo aos quiosques, onde havia um show ao vivo.

Corintianos carmen-ses roubaram a cena

Enquanto os cruzei-

renses comemoravam a permanência na série A, alguns carmenses que tor-cem pela equipe do Corin-thians, comemoravam o pentacampeonato campe-onato da equipe com estilo. A maioria uniformizados, tais torcedores aproveita-ram a festa dos cruzeiren-ses para também comemo-rar a conquista do time de paulista.

Mais de 140 crianças de toda a comunidade car-mense vão receber, até o final do mês de dezembro, um dos sete sacramentos da Igreja Católica: a Euca-ristia. Desse total, 112 ca-tecúmenos já receberam o sacramento no domingo (04), em cerimônia religio-sa realizada na Igreja Ma-triz de Nossa Senhora do Carmo, no centro da cida-de, pelo pároco Padre Vanir José de Oliveira

Nove crianças do bairro Aeroporto participaram de outra cerimônia, na quin-ta-feira, 1° de dezembro, onde também receberam, pela primeira vez, o Corpo de Cristo. A comunidade de Félix da Costa também terá sua celebração sepa-rada, sendo realizada no dia 13 de dezembro, para iniciação cristã de 10 crian-

Emerson Rabê[email protected]

Crianças e adolescentes recebem sacramentos da Igreja Católica

Carmense desponta em Barre-tos através das artes marciais

ças. No bairro da Várzea, 14 crianças vão receber a Eucaristia no dia 29, em cerimônia a ser realizada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, naquela locali-dade.

CrismaNo dia 13 de novembro,

foi a vez de 160 adoles-centes receberem o sacra-mento da Crisma, também conhecido como Confir-mação. Para essa celebra-ção, a Paróquia de Nossa

Senhora do Carmo recebeu a visita do Bispo Diocesano Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro

A Crisma, juntamente com o Batismo e a Euca-ristia, é considerada pela Igreja Católica como sendo o “sacramento da iniciação cristã”. Trata-se de um rito em que o bispo impõe as mãos sobre os crismandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo da Cris-ma.

emersoN rabêlo

thiago góis

fotos:thiago góis

112 crianças receberam o sacramento da Eucaristia, um dos três sacramentos da iniciação cristã, no domingo (04), na Igreja Matriz

Foto registrada pela equipe do Jornal A Notícia, quando Elam Oliveira visitou Carmo da Mata, neste ano de 2011

Depois da vitória avassaladora em cima do rival alvinegro, torcedores cruzeirenses lotaram a Praça Presidente Vargas para comemorar a última partida do Campeonato Brasileiro deste ano. Figurando em meio à torcida celeste, dezenas de corinthianos também aproveitaram a carona para festejar a conquista do 5º título nacional

Dono de uma disposição invejável e de uma vida volta-da para o ensinamento, de um modo geral, o carmense Elam José de Oliveira, que reside em Barretos, foi destaque em uma entrevista realizada pela equipe de reportagem do jornal “Expres-so Classificados”, da mesma ci-dade, no início do mês passado, ao falar um pouco de sua vida profissional e dos diversos tipos de artes técnicas que aprendeu ao longo da vida.

O Mestre de Artes Marciais também é formado em Mate-mática, Química, Biologia, Peda-gogia, pós-graduado em Gestão Educacional, Didática, Recrea-ção e Lazer e está concluindo o curso de Educação Física. Na en-trevista, o carmense, que possui um vasto currículo educacional, contou um pouco de sua história acadêmica e de sua paixão pelo Kung Fu, que, segundo ele, co-meçou a aprender as técnicas já em Barretos, no final da década de 70.

Elam contou à reportagem do jornal de Barretos que é mes-

Emerson Rabê[email protected]

tre há 32 anos e que mais de 10 mil alunos já passaram por suas mãos. O carmense não deixou escapar sua experiência fora do Brasil. “Em 1990 levei um grupo para participar do Campeona-to Internacional de Kung Fu em Lima, no Peru. Retornei ao Peru em 1991 para o Campeonato Sul-Americano, onde a equipe conquistou várias medalhas de ouro pelo primeiro lugar na com-petição. Dei sequência à carreira internacional, competindo no Chile, na Argentina e na Bolívia. Em 1995, aconteceu o 1º Campe-onato Mundial de Kung Fu fora da Ásia, que foi realizado nos Es-tados Unidos. Lá alcancei ótimos

resultados”, contou Elam.Quando perguntado sobre o

efeito das artes marciais para os praticantes, Elam foi didático. “As artes marciais ajudam a manter a saúde, prolongam a longevidade e melhoram a qualidade de vida de quem as pratica. Sem dúvida, é o ajuda no equilíbrio do corpo e da mente”, disse.

O mestre encerrou a entre-vista dizendo que, após o térmi-no do curso de Educação Física, pretende retornar com força to-tal para levar alunos de Barretos para disputar várias competições nacionais e internacionais da ca-tegoria das artes marciais, como fez no início da década de 90.

Page 6: Jornal A Noticia - 16 Edição

06

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011

Gerais

Em uma noite de con-fraternização entre seus associados, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Carmo da Mata (Aci-

Thiago Gó[email protected]

Pintura de menino de 2 anos é usadapara pagar tratamento de saúde

Acicam realiza confraternização entre associadoscam) lançou oficialmente a campanha de Natal deste ano. Um jantar foi prepara-do pela entidade e servido a todo o público presente na confraternização pelo conceituado buffet Nini-nha.

Segundo informações da Acicam, pouco mais

de 250 pessoas puderam aproveitar a confraterni-zação, que aconteceu na noite do último dia 30, na sede do Diamante Clube. Associados, representan-tes de empresas e seus res-pectivos acompanhantes aproveitaram o lançamen-to para, também, acompa-

nhar um show ao vivo com o cantor Alessandro Lopes.

A campanha de Na-tal

Com o título “Natal dos Sonhos Acicam 2011”, o período oficial da campa-nha teve início no dia 26 de novembro e vai se estender até o dia 30 de dezembro.

Os participantes serão os clientes que realizarem suas compras no comércio local. A cada R$ 20,00 em compras, esses consumi-dores terão direito a um cupom. Foram disponibi-lizados nove prêmios para sorteio. A novidade des-te ano são as três viagens

para diferentes regiões do país, adquiridas pela as-sociação para comporem, respectivamente, segundo, terceiro e quarto prêmios da promoção. Aparelhos eletrônicos e uma motoci-cleta compõem o restante dos prêmios. (Informações de Emerson Rabêlo)

Em busca de um trata-mento para uma doença rara que o pequeno Levi Jeunon, de 2 anos e 4 me-ses, adquiriu há pouco mais de um ano, a mãe do garoto, a artista plástica Roberta Rodrigues Cândi-do, 33 anos, carmense resi-dente em Itaúna, começou a juntar dinheiro com qua-dros e desenhos feitos pelo próprio Levi, depois que descobriu a habilidade do menino.

Impedido de andar por ser portador da hipotonia, uma doença rara e miste-riosa que provoca fraqueza muscular, Levi começou a brincar com um produto

Emerson Rabê[email protected]

usado na culinária para dar cor aos alimentos, e, logo depois, começou a dese-nhar e pintar o que ilustra o seu imaginário de criança.

Para conseguir o di-nheiro suficiente para o tratamento de Levi, que só é realizado em Santiago, no Chile, através do Méto-do Cuevas Medek Exerci-ses (CME), a mãe Roberta Cândido decidiu contar a história do filho por in-termédio de uma página pessoal na internet (um-solamarelo.blogspot.com). Ela precisa arrecadar R$ 30 mil para ficar cerca de duas semanas no exterior para o tratamento de Levi.

“Por enquanto tenho R$ 5.000. Mas tenho fé que conseguirei levantar o va-

lor total até a data da via-gem, no dia 15. Vi histórias de muitas crianças com hi-potonia que conseguiram avanços bem importantes. Tenho muita esperança”, contou a mãe do garoto à reportagem do Jornal Su-per Notícia, de Belo Ho-rizonte. A vaga no centro médico do Chile surgiu por conta da desistência de outro paciente, que estava agendado para o período de 19 a 30 de dezembro. Caso contrário, Levi só conseguiria atendimento em outubro de 2012.

“A arte foi a forma que eu encontrei para propor-cionar diversão ao meu filho, que permanece o tempo todo deitado ou sentado”, explicou. O tra-

balho de Levi pode ser comprado em forma de pôsteres e cartões-postais, respectivamente ao preço de R$ 50 e R$ 10. Os qua-

dros, também criados por Levi, podem ser adquiridos pelo preço de R$ 500. Todos os trabalhos são encontra-dos na loja virtual, criada

no próprio blog (umso-lamarelo.blogspot.com), que, em quase uma sema-na, possui mais de 3.000 acessos.

reprodução

O pequeno Levi Jeunon, que não pode andar por portar uma rara anomalia, encontra na arte o seu passatempo. E é através da arte que ele poderá ajudar em seu próprio tratamento

Associados da Acicam puderam participar de uma confraternização na noite do dia 30 de novembro. No jantar, foi lançado oficialmente a campanha "Natal dos Sonhos Acicam 2011", que vai se estender até o dia 30 de dezembro. O encontro foi realizado na sede do Diamante Clube

Coberturaexclusivado JornalA Notícia

Um Jornal de verdade

diVulgação aCiCam

Page 7: Jornal A Noticia - 16 Edição

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011

Ela adora uma reunião fes-tiva com os familiares e ami-

gos. Pessoa maravilhosa, super simpática, sempre com um sorriso no rosto e muito comunicativa.

Assim é ROSA DE RE-SENDE FRANCISCANI, a

conhecida ROSITA, nossa PREZADA SENHORA.

Casada com José Abílio Ri-beiro Franciscani e com a

família criada, ela tem quatro filhos bem su-

cedidos na vida: José Robson, Júlio César, Gustavo e Juliana.

Nascida em Car-mo da Mata, traba-lhou muito tempo

como comer-ciante, ao lado do marido.

Hoje ela vive como

a d m i n i s t ra d o ra do lar. Pretende ter uma vida longa para poder curtir muito os filhos, no-

ras e netos. Gosta muito de viajar e co-

nhecer lugares e pes-soas.

Mas o que ela mais gosta mesmo

é de pescar com seu maridão e frequentar as

reuniões da Turma de Ca-sais.

Vovó co-ruja, quando não está em casa, está pa-paricando os netinhos ou cuidando de suas plantas.

E x t r e m a -mente sim-pática, ROSA DE RESENDE FRANCISCA-

NI, a RO-S I -

T A , é também nossa PREZADA SENHORA.

Ela concluiu o ensino mé-dio no ano passado, na Esco-la Estadual Joaquim Afonso Rodrigues. Agora, pretende se formar em um curso su-perior que goste, com um bom mercado de trabalho, para se realizar e poder se divertir bastante ao lado

das pessoas que gosta. É TACIANA DA

SILVA CORRÊA, que passou a ser GA-

ROTA TOP de nos-sa galeria.

Carmense, nascida em

10 de março de 1993, é filha de Fá-bio Corrêa e Bernarde-te Luiz da Silva Cor-rêa.

Seu es-porte preferi-

do é a natação e gosta muito de

viajar, conhecer lu-gares novos, ouvir música e confra-ternizações com a família e ami-gos.

Uma de suas p e r s p e c t i v a s futuras é a de fazer um curso superior, mas ainda não se decidiu por qual curso.

Do signo de Peixes, ela acha muito difícil se des-

crever e nomear defeitos e quali-

dades.Mesmo com a

rotina do trabalho, está sempre estudan-

do e entende que cada dia tem seus momentos especiais. Simpática e muito bonita, TACIANA

DA SILVA CORRÊA é, também, nossa GA-

ROTA TOP desta edição.

PÉROLAS DO ENEM 2011

. O sero humano tem uma missão...

(A minha, por exem-plo, é ter que ler isso!)

. O Euninho já provocou secas e enchentes calami-tosas. (Levei uns minutos para identificar o El Niño...)

. O problema ainda é maior se tratando da ca-mada diozônio (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)

. A situação tende a piorar: os madeireiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região. (E além de tudo, viajam pra caram-ba)

. Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele. (Faz sentido)

. O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes. (Achei que fos-se a pesca dos pássaros)

. É um problema de muita gravidez... (Com certeza... se seu pai tivesse usado camisinha não lería-mos isso!)

. A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDS Egip-sio... (Sem comentário...)

. Já está muito difícil de achar os pandas na Ama-zônia. (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá)

. A natureza brasileira tem 500 anos e já está qua-se se acabando. (Foi trazida nas caravelas, certo?)

. O cerumano no mes-mo tempo que constrói, também destrói, pois te-mos que nos unir para re-alizarmos parcerias juntos. (Não conte comigo)

. Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom bene-fício para o Brasil. (Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras)

. Menos desmatamen-tos, mais florestas arbo-rizadas... (Concordo! De florestas não arborizadas

basta o Saara). Isso tudo é devido ao

raios ultra-violentos que recebemos todo dia. (Meu Deus, haja pára-raio!)

. Tudo isso colaborou com a estinção do micro--leão dourado. (Quem teria sido o fabricante? IBM ou LG?)

. Imaginem a bandeira do Brasil. O azul represen-ta o céu, o verde represen-ta as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira. (Caraca! Ainda bem que temos aquela fai-xa onde está escrito “Or-dem e Progresso...”)

. ... são formados pelas bacias esferográficas. (Ima-ginem as bacias da BIC)

. Eu concordo em gêne-ro e número igual. (Eu dis-cordo)

. Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem cele-bral em relação ao desma-tamento, poluição e depre-dação de si próprio... (Putz, que droga é essa?)

. O seringueiro tira bor-racha das árvores, mas nunca derrubam as serin-gas. (Esse deve ter tomado uma na veia)

. Vamos deixar de ser-mos egoísta e pensarmos um pouco mais em nós mesmos. (Que maravilha!)

. As chuvas foram for-tes, mas não tivemos da-nos morais. (Quem seria o processado? São Pedro?)

EMENDA PIOR QUE O SONETO

Errar é humano, mas permanecer no erro é bur-rice. As tais placas indicati-vas foram recolocadas pró-ximo ao trevo de Carmo da Mata. Agora informam que Oliveira, São Francisco de Paula e Campo Belo estão há apenas 17 km de Carmo da Mata...

Evandro [email protected]

Focalizando

GAROTA TOP RONDA PREZADA SENHORA

Opinião

Ultimamente temos visto, noticiados na mídia, casos de agressão contra mulheres. A violência contra a mulher é crime e, na maioria das vezes, a agressão não é o primeiro episódio, e já vem acontecendo de longa data. O problema é que as vítimas não faziam a denúncia na esperança de mudança de comportamento do companheiro (o que cer-tamente não acontece).

Com o tempo, as agressões vão se tornando cada vez mais graves e difíceis de serem escondidas. A mulher, além de vítima, passa a ter vergonha da sociedade.

Entende-se que agressão à mulher é qualquer conduta de discriminação, que cause dano ou constrangimento, ocasionado pelo simples fato de a vítima ser mulher. Além do sofrimento físico, sexual e moral.

Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados. O mais importante é que ninguém se acomode diante da situação. Denuncie. Você

mãe, filha, amiga, vizinha, seja corajosa e leve ao conhecimento da polícia qualquer tipo de agressão que tenha sofrido. Somente assim poderemos acabar com essa vergo-nha e fazer com que a justiça puna os responsáveis.

Dicasda

Sargento Sousa Filho

Por Magda Oliveira

Dicas e curiosidades de Decoração

Este é um item de extrema importância no ritual do casamento, pois representa a fertilidade. O costume de jogá-lo às convidadas solteiras também tem um signifi-cado: a idéia é que, fazendo isso, a noiva está dividindo a sua alegria com as amigas e familiares e, principalmente, que a pessoa que consegue pegá-lo, será a próxima a se casar.

Temos hoje uma infinidade de idéias criativas para esse momento. Já existem no mercado os lindos bonequinhos de Santo Antônio, incumbidos de ajudar as amigas “encalhadas”, e, também, o sapo de pelúcia que todas nós, mulheres, desejamos en-contrar um dia e que, principalmente, vire um príncipe. Ainda falando de flores, há a tradição de colocar uma flor na lapela dos homens, geralmente a flor do noivo é diferente da dos padrinhos, com um simples objetivo de diferencia-lo.Nesse caso, a flor pode ser escolhida de acordo com o gosto de cada um, a única dica que deixo aqui é que a flor não seja muito grande, pois não podemos pecar pelo exagero.

Rituais de casamento parte 02 – O buquêFlores e bem-casado, conheça osignificado de cada um

Page 8: Jornal A Noticia - 16 Edição

08

Jornal A Notícia Anúncios / Publicidade

Carmo da Mata, 8 de Dezembro de 2011