jornal a notícia - 06ª edição

12
Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade Carmo da Mata, 19 de Agosto Carmo da Mata, Minas Gerais 19 de Agosto de 2011 Ano 1 - Nº 06 Editor: Thiago Góis Manifestação popular: Carmo da Mata vivencia clima de Festa do Rosário Polícia Militar evita furto em agência bancária EMATER / CARMO DA MATA REPRODUÇÃO THIAGO GÓIS THIAGO GÓIS EMERSON RABÊLO PÁGINA 05 PÁGINA 09 PÁGINA 03 Projeto em pomares de propriedades rurais é implantado pela EMATER Cadeia de Carmo da Mata ganha repercussão nacional Priscilla Andrade, a nova Miss Carmo da Mata, estreia a coluna Garota Top PÁGINAS 04, 06 E 07 PÁGINA 03

Upload: thiago-gois

Post on 31-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

O inforamtivo de maior credibilidade de Carmo da Mata

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Notícia - 06ª Edição

Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade

Carmo da Mata, 19 de Agosto

Carmo da Mata, Minas Gerais 19 de Agosto de 2011 Ano 1 - Nº 06 Editor: Thiago Góis

Manifestação popular: Carmo da Mata vivencia clima de Festa do Rosário

Polícia Militar evita furtoem agência bancária

emater / carmo da mata

reproduçãotHIaGo GÓIS

tHIaGo GÓIS

em

er

So

n r

ab

êlo

PÁGINA 05

PÁGINA 09PÁGINA 03

Projeto em pomares de propriedades rurais é implantado pela EMATER

Cadeia deCarmo da Mataganharepercussãonacional

Priscilla Andrade, a nova Miss Carmo da Mata, estreia a coluna Garota Top

PÁGINAS 04, 06 E 07

PÁGINA 03

Page 2: Jornal A Notícia - 06ª Edição

Carmo da Mata, 19 de Agosto 2

Jornal A Notícia

A chegada de mais uma edição deste jornal revela novas tendências e rumos de efetivação deste espaço. Ao contrário do que algumas pessoas têm comenta-do, este periódico não é e nem será financiado por um grupo ou partido político. Torno a dizer: o único e exclusivo interesse deste jornal é a informação e a notícia passada, claramente, sem nenhum filtro ou censura, dando voz sempre a você, leitor.

Pena que parte dos comentários saem de quem trabalha no mesmo ofício. Antes que eu possa sair escrevendo, falando ou tomando qualquer atitude, penso nas aulas de ética, de política e mídia, semióti-ca e tantas outras disciplinas que, ao meu ver, ajuda-ram em minha formação profissional. Antes de expor fatos ao público, fiz laboratório na universidade. Não quero nem vou queimar minha reputação em troca de pouca coisa.

As únicas receitas deste jornal são os anuncian-tes que, além de difundir seus produtos e serviços, colaboram na sua manu-tenção. A partir de agora, outros recursos advindos das assinaturas estarão co-laborando para sua efetiva-ção. Além de contar com o apoio da Câmara Munici-pal, que sem nenhuma pre-tensão política (pois nesta casa estão vários partidos) concedeu um grande apoio ao publicar, também, seus atos neste jornal. A isenção deste espaço, que teve sua criação e desenvolvimento em um plano de negócios da disciplina de comunica-ção estratégica, é uma das premissas deste periódico, que não pertence nem a “A” e nem, muito menos, a “B”. Ele é do povo e pelo povo ele irá lutar.

Pelo fato da redação do jornal ter mudado na últi-ma semana, o “A Notícia” não foi às ruas nos últimos dias. Fato esse que fez com que esta edição fosse es-pecial, ganhando mais páginas e notícias. Nesta edi-ção, estreia a coluna do jornalista Evandro Ribeiro, que durante sua profissão atuou como assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Justiça e do Sindi-cato Rural de Divinópolis, também como articulador do Jornal Agora, da cidade de Divinópolis, e, além de ser um dos idealizadores do jornal carmense Tribuna do Carmo e de tantos outros.

Editorial

Thiago Góis

As tendências e os novos rumos na efetivação deste jornal

Editor Chefe Jornal A Notícia

EXPEDIENTEJornal A Notícia Empresa Jornalística

CNPJ: 11.981.506/0001-45

Endereço: Rua Antônio Teodoro da Silveira, 84. Centro, Carmo da Mata. CEP 35547-000

JornalistaResponsável: Thiago César de Góis - MTB 36586 MG

Editor: Thiago Góis

Redação: Emerson Rabêlo

Diagramação/Design:

Fale como Jornal:

DepartamentoComercial:

AparatoJurídico:

“As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e necessariamente não refletem a opinião do jornal”

Sindicato dos Jornalistas Profissionaisdo Estado de Minas Gerais

[email protected]

[email protected]

José Luis Rojas / [email protected]

Carmo da Mata

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Cidadezinha simpática, aconchegante e bonita, com uma encantadora praça da matriz, uma das mais belas que já vi. Seus casarões antigos guardam memó-rias de gerações que fizeram a história da cidade. Suas novas casas abrigam vários filhos seus que se foram e retornaram para desfrutar do seu sossego.

Carmo da Mata! Cidade que vive a tradição do fo-gão à lenha, da lata do leite nas porteiras das fazendas, das quitandas feitas em casa; dos doces de goiaba, la-ranja e marmelo; das músicas tocando na igreja para chamar os fiéis para a missa; das festas religiosas com suas procissões, barraquinhas e solenidades.

Ao mesmo tempo, a cidade abraça a modernidade dos telefones celulares, da rádio, dos computadores, da Internet.

Carmo da Mata! Cidade com problemas como qualquer outra. A falta de emprego, de perspectiva, às vezes até de esperança. A má distribuição de renda, falta de moradia, de assistência médica, a pobreza e outros problemas sociais tão comuns no Brasil. Outros mais peculiares como a preocupação excessiva com a vida alheia, os boatos, a disputa política que atrasa o desenvolvimento da cidade; a intolerância de alguns frente à diversidade de ideias, crenças e modos de vida.

Carmo da Mata! Cidade fértil de muitas crianças, às vezes, filhos de outras crianças. Cidade de juventude bonita, alguns, sem juízo, mas muitos são promessas de brilhantes futuros.

Carmo da Mata! Cidade que em uns desperta pai-xão, saudades; em outros tristeza, angústia, depende da história que cada um viveu aqui. Terra de filhos ilustres, escritores, juízes, artistas; e de filhos valentes que, em silêncio, trilham caminhos vitoriosos.

Carmo da Mata! Particularmente, cidade de boas lembranças de infância e adolescência; férias reche-adas de aventuras e de liberdade, casa cheia, família reunida, os amigos, a “Eskininha do Sorvete”, os carna-vais, os festivais, o “Te Contei?”, “O Casarão”, as rodas de samba, o Porão, a boatinha do clube, os bailes, os reveillons (o de 1987 em especial). São muitas e doces lembranças!

Carmo da Mata! Para mim, hoje, uma opção de vida, meu espaço no mundo, cidade que eu escolhi e que me acolheu. Cidade em que encontrei o meu grande amor, onde fiz grandes amigos e amigas irmãs, onde escolhi para fixar minhas raízes, ver meus filhos crescerem e aprenderem também estimar e respeitar esse lugar.

Carmo da Mata! Cidade das essências, do granito, do café, do leite, das lojas, dos bares, das farmácias, das fundições. Cidade que, para prosperar, precisa ur-gente de ter em sua administração: competência, res-peito, solidariedade, ética, vontade política, grandeza, união e, acima de tudo, um profundo amor, capaz de lapidar a pedra bruta que tem potencial para brilhar.

Professora

Nossa região possui muitas indústrias e é muito comum conhecermos pessoas que trabalham em ambientes altamen-te ruidosos. O que muita gente não sabe é que o ruído (baru-lho) muito alto é prejudicial à saúde.

Durante minha experiência profissional tenho observado que são cada vez mais comuns as alterações de audição de-correntes da exposição prolongada a ruídos muito intensos. O pior é que tais alterações são irreversíveis e, em muitos casos, gradativas. Portanto, a perda auditiva ocorre de forma silen-ciosa (de pouquinho em pouquinho) o que dificulta a percep-ção por parte dos pacientes.

O ideal é que todas as pessoas que sofrem este tipo de exposição realizem exames audiométricos periodicamente e utilizem de forma adequada os EPI’s (Equipamentos de Prote-ção Individual) que minimizam os efeitos do ruído. São dois: tipo plug, de menor proteção; e tipo concha, para níveis mais elevados de ruído.

Muitas empresas oferecem a seus funcionários os EPI’s, que devem ser utilizados durante todo o período de trabalho, e também o exame de audiometria. No entanto, ainda há fun-cionários que desconhecem a importância dos cuidados com a audição e, muitas vezes, não comparecem para a realização dos exames, além de não utilizarem os EPI’s de forma adequa-da.

Torna-se necessário que todos estejamos conscientes da importância da preservação da saúde auditiva. Se você traba-lha em ambiente ruidoso ou conhece alguém que o faça, pro-cure maiores informações e não seja surpreendido por uma perda auditiva. Neste caso, o melhor remédio é a prevenção.

Fique esperto!

Editorial / Opinião

Ariana Rosália

Reis

Você cuida bem de sua audição?

Fonoaudióloga

[email protected]

A gente já cresce ouvindo que tem que estudar muito e ter uma profissão para conseguir ser alguém na vida. Até onde isto está certo? O mundo está mudando tão rápido que os dizeres que, normalmente, funcionavam há cinco anos, hoje, já não funcionam mais.

Ando observando e vivenciando uma realidade que, na verdade, não gostaria. Posso dizer com toda convicção que estudei muito, me formei e tenho uma profissão. Não perdi tempo. Tenho 21 anos de idade e a minha Carteira de Identidade Profissional (CRA-MG) prova que sou uma Gestora de Marketing. É... eu tenho uma profissão! E agora?

Agora, a realidade é que o mercado de trabalho não está com as por-tas escancaradas, oferecendo emprego para recém-formados. Seja você o melhor ou o pior aluno de uma universidade, eles exigem experiência na área. Engraçado não é? Como ter experiência na área, se ninguém dá a primeira oportunidade?

Para entrar em uma boa empresa você precisa ser conhecido no mercado ou ter o famoso Q.I. (Quem Indica). Sair com um monte de en-velopes cheios de currículos debaixo do braço, entregando de empresa em empresa já não tem o mesmo resultado que antes. Sem experiência ou indicação não adianta.

As empresas exigem cada vez mais dos candidatos. Ter um bom português não adianta em nada. Se você não tem inglês fluente já é con-siderado, praticamente, um analfabeto. Empresa nenhuma quer con-tratar um funcionário que não tenha flexibilidade. Hoje em dia, você precisa ser multifuncional. Pode ser especialista somente em uma fun-ção, mas tem que saber resolver problemas, sair de conflitos e mostrar resultados, muitas vezes, de áreas que fogem de sua especialização. O profissional tem que ter espírito de liderança, mas também não pode ser individualista, o valor está em trabalhar em equipe. Chega a ser con-fuso, mas se não for assim é eliminado do processo de seleção. Até sua personalidade é analisada e avaliada para estar compatível com a cultu-ra e as normas seguidas pela empresa.

Por isso, leitores e estudantes, estudem de verdade. Se esforcem, fiquem totalmente entendidos das disciplinas passadas em seu curso, mesmo isso tudo não sendo o bastante. Além disso, formem sua rede de relacionamento. Façam todos os estágios que conseguirem e o máximo de contatos durante o tempo que estiverem na universidade.

O mercado, hoje, exige relacionamento. Guardem bem esta palavra. Se você não souber se relacionar com as pessoas, não souber aproveitar todas as oportunidades que elas podem te proporcionar, você estará um passo atrás na corrida por um lugar de destaque em sua área de traba-lho. Não percam nenhuma chance, para que, quando se formarem, já saberem exatamente aonde ir e terem uma rede de relacionamento sus-tentável para conseguir entrar no mercado de trabalho.

Liliane

Gaipo

De estudantea profissional

Gestora em Marketing

Pena que parte dos comentários saem de quem trabalha no mes-mo ofício. Antes que eu possa sair escrevendo, falan-do ou tomando qualquer atitude, penso nas aulas de ética, de polí-tica e mídia, se-miótica e tantas outras discipli-nas que, ao meu ver, ajudaram em minha formação profissional.

Page 3: Jornal A Notícia - 06ª Edição

3

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 19 de Agosto

Gerais

Polícia Militar evita furto em agência bancária

Manifestação popular religiosa toma conta da cidade nesta semana

Suspeitos que fugiram, deixaram no local um maçarico e um pé-de-cabra. Os mesmos ainda não foram identificados

Irmandade de São Benedito realiza a primeira festa do congado deste ano no município

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Carmo da Mata vivencia nesta semana mais uma fes-ta de congado, que mantém viva a cultura da manifesta-ção popular no município. A mais conhecida 1ª festa teve início com o levantamento das bandeiras, que foi ocor-rido no último dia 31 e, nesta semana, entre os dias 14 a 20, ocorrem os reinados das dezenas de pessoas repre-sentando os reis, rainhas e princesas, além da princesa Isabel deste ano, que é repre-sentada por Thaís Penido.

Três policiais militares da guarnição da cidade evitaram que três homens arrombassem os caixas ele-trônicos de uma das ins-tituições financeiras do município. Era por volta de 3h30min da madrugada de sábado para domingo, dia 14, quando pelo menos três indivíduos quebraram uma das janelas do Banco do Brasil e, em sequência, adentraram no local com

uma mochila, portando al-gumas ferramentas.

Após o fato, o alarme do banco disparou e, depois de uma denúncia anônima, a polícia foi acionada, che-gando ao local no mesmo instante. Ao se aproxima-rem do banco, os cabos da Polícia Militar Élcio, Santos e Júlio, que trabalhavam durante aquela madrugada, notaram que os três suspei-tos haviam fugido, deixan-do para trás, próximo a um caixa eletrônico, um maça-rico completo e um pé-de-

-cabra. De acordo com os poli-

ciais, o sucesso dessa ope-ração que, de certa forma, evitou mais um roubo no município, se deu graças ao trabalho conjunto da socie-dade civil, que denunciou a tentativa de assalto, e o ágil trabalho da PM, evitando que fosse furtada uma gran-de quantia de dinheiro do banco. Os suspeitos, após fugirem, entraram em um veículo que tomou rumo ignorado. Até o momento ninguém foi preso.

tHIaGo GÓIS tHIaGo GÓIS

Tentativa de furto à instituição financeira ocorreu na madrugada de domingo. Polícia Militar evitou o arrombamento dos caixas eletrônicos

Um maçarico completo, além de um pé-de-cabra foram deixados no local

Padre Vanir tem colaborado bastante com a realização desta grande festa do calendário religioso do município

Ana Lucianara, "Tchuca", manteve a prática advinda de seu pai Manoel dos Santos, "Manezinho", em cultuar a tradição do boi do Rosário. Já Flamarion Rodrigues colabora há anos na organização da festa

Fé, devoção e tradição são algumas das principais expressões presenciadas na popular Festa do Rosário. Nesta semana ocorre a primeira festa, que é realizada pela Irmandade de São Benedito

De acordo com um dos conselheiros fiscais da festa, estão representando as ce-lebrações organizadas pela Irmandade de São Benedi-to 8 ternos de congado do município, além de ternos visitantes de outras cidades. Representam a cidade na festa que tem mais de meio século de tradição o vilão de Nossa Senhora do Rosário, que é coordenado por Geral-dinho da Forquilha; o vilão de Santa Efigênia, coordena-do por “Tundinho”, “Zito” e “Andrinho”; o vilão de Nossa Senhora Aparecida e São Be-nedito, que tem como coor-

denador José “Lunguinho” e “Zé Péia”; além do catupé da Cachoeira, coordenado por senhor “Neném” e Paulo; do catupé de Nossa Senho-ra das Mercês, coordenado por Caetana e Ricardo; do batidão de Nossa Senho-ra do Rosário, coordenado por Julieta da Silveira e, por fim, dos moçambiques de Nossa Senhora do Rosário, que é coordenado por Ma-ria “Gordinha”, Geraldinho e Antônio “Loro”; e o de São Benedito, que é coordenado por Edmar, Jéferson, e Fla-marion Rodrigues, “Batata”. Como a Casa de Cultura do Congado da Irmandade de São Benedito ainda está em construção, os almoços ofe-recidos pelos reis congos es-tão sendo servidos cada dia em um salão da cidade e no salão da Igreja do Rosário.

De acordo com os con-gadeiros, a Festa do Rosário é um período de manuten-ção da cultura repassada pelos antigos participantes da manifestação para as no-vas gerações. Cabe destacar e relembrar dos primeiros congadeiros: Expedito (Jaú), Sebastião Cota, Antônio Ri-tinha, José Melado, Joaquim

Pio, Zé da Palmira, Zé Miguel da Nega, Bené Cabaça, Silvé-rio Rodrigues, Silvério Pe-reira, Geraldo Magela, Ma-nezinho, Maria Raimunda, Vitalino, Zico Silveira, entre tantos outros colaboradores que ajudaram na efetivação e realização dessa festa que dura até os dias atuais.

A diretoria da festa des-te ano é composta por José Geraldo Silveira, Raimundo Eustáquio, Fernando César, Maria do Carmo, Doralice Silveira, Wesley Franciscani, Tatiana Costa, Luciléia dos Santos, Alessandre Silveira, Maria do Rosário, Maria das Graças, Osvaldo Gonçalves, Flamarion Rodrigues, José Messias, José Lunguinho, Agnaldo José, Carlos Rober-to Silveira, Gilmar Araújo, Alceir Silveira, Pedro Justino, Edílson, Éderson, Julieta Sil-veira e do apoio do pároco Vanir Oliveira.

Boi do RosárioA tradição do Boi do Ro-

sário também é mantida na cidade. De acordo com con-gadeiros locais, o seu desfile pelas ruas serve para limpar todas as impurezas e coisas ruins durante seu percurso, período em que ele visita

rainhas, reis e princesas até chegar, por fim, em seu local de origem. Várias crianças, jovens e pessoas da popu-lação acompanham o ani-mal caracterizado. O Boi do Rosário desta festa saiu no último dia 13, sábado, pe-las ruas. Seu primeiro dono foi o senhor Manuel Pedro dos Santos, o “Manezinho dos Coqueiros”. Com ele, o objeto do congado ficou durante décadas, até o ano de sua morte. Neste ano, sua filha Ana Lucianara, a “Tchuca”, ficou por conta de manter a tradição e ter o Boi do Rosário como uma das

suas responsabilidades na cidade. Tarefa que, segundo ela, quer ter durante muitos anos.

tHIaGo GÓIS

tHIaGo GÓIS

arquIvo an

Page 4: Jornal A Notícia - 06ª Edição

Carmo da Mata, 19 de Agosto 4

Jornal A Notícia Opinião

Focalizando Evandro [email protected]

GAROTA TOP RONDA PREZADA SENHORAAdmiraçãoAdmiro muito o povo carioca pela sua criativi-dade. Há uns anos atrás, quando a Luiza Erundina era prefeita de São Paulo, parei meu carro atrás de outro com placas do Rio de Janeiro que trazia um adesivo no vidro traseiro com os seguintes dizeres: “Cada estado tem a Luiza que merece. Nós, temos a Brunet”.

Nome inusitadoOutro dia, lendo um ar-tigo numa revista cario-ca, fiquei sabendo que inauguraram uma boate para gays, lésbicas e afins com o sugestivo nome de “DAMA DE PAUS”.

AIDS em Carmo da MataSegundo fontes fidedig-nas, o vírus HIV, que causa a AIDS, está se infiltrando em grande escala entre os jovens de nossa cidade, inclusive garotas meno-res de idade. O problema maior é que muitas pes-soas não sabem que estão contaminadas e continu-am espalhando o vírus. Cuidado moçada!

Seja bem-vindo!A placa de boas vindas à cidade, onde está escrito “Cidade das Essências”, deveria ser alterada para “Cidade dos Cães Vadios”, tendo em vista a quanti-dade e a proliferação de cães que perambulam pelas nossas ruas, espa-lhando lixo e causando transtornos. E o pior é que a maioria é abandonada pelos próprios donos.

Personalidade Figura folclórica e simpá-tica, prestativa, sabe ouvir mais do que falar. Assim é o nosso amigo Duda que

está sempre presente em todos os eventos, sejam eles esportivos, religiosos ou políticos. Pelo seu fí-sico avantajado, ganhou dos amigos o apelido de “Segurança do Claret”.

Motel a céu aberto A nossa gloriosa Polícia Militar precisa patrulhar à noite as ruas periféricas do bairro Alto dos Pinhei-ros, que estão se tornan-do um verdadeiro motel a céu aberto. São carros e motos que estacionam em ruas sem movimento para práticas libidinosas. Está um absurdo e a vizi-nhança é que sofre com o vai e vem.

Eleições 2012Observadores políticos já estão de antena liga-da nas próximas eleições municipais. Vários nomes já surgiram como candi-datos, mas nenhum de-les assume abertamente. Dizem estar esperando a situação clarear para ver quem tem latinha para vender. Quaisquer que sejam os candidatos, a disputa promete ser acir-radíssima.

Fraco desempenho O mal desempenho dos clubes mineiros no cam-peonato brasileiro tem uma explicação muito lógica: a falta de estádios para mandarem seus jo-gos. Os inteligentes car-tolas mineiros consegui-ram fechar o Mineirão e o Independência para re-formas e deixaram os clu-bes sem estádio. Jogar em Sete Lagoas ou Ipatinga, às 22 horas, é dose para elefante. Só os mais faná-ticos se arriscam a enfren-tar as perigosas estradas.

Maria Nazaré de Oliveira Carvalho, popularmente conhecida por Dona Maria do Seu Zé da Farmácia, e, na

família, é tratada carinhosamen-te por Quita. Nasceu na Fazenda Pedra Azul, próximo à Morro do Ferro, distrito de Oliveira.

Mudou-se para Carmo da Mata, em 27 de agosto de 1964,

após se casar. Coincidência ou não, dia 27 deste ela iria

fazer 47 anos de casada. O interessante é que, rara-

mente, vemos alguma noiva que se arrisque a casar no mês de agosto. Durante esses 47 anos viveu muito feliz com

o Seu Zé da Farmácia.Carmense de co-

ração, voltou às raízes, pois o avô materno nasceu na Forquilha, zona rural de Carmo da Mata, e foi morar em Morro do Ferro, depois que se ca-sou.

E s p i r i t u a l i s -ta atuante, gran-de benfeitora dos mais necessitados, trabalhou como costureira por vá-

rios anos, quando confec-cionava lindos vestidos para a moçada curtir os tradi-cionais bailes no Diamante Clube. Ainda hoje, confec-ciona, com muita dedicação e carinho, roupinhas para criancinhas carentes de nos-sa cidade.

De sua união com o Seu Zé da Farmácia vieram as filhas: Petrina, terapeuta ocupacio-nal, e Isabel, farmacêutica e bioquímica, proprietária do Laboratório Lab Center e ca-sada com Paulo Sérgio.

Por tudo isto e outras inú-meras virtudes, Maria Na-

zaré de Oliveira Carvalho é nossa PREAZADA SE-NHORA

Eleita Miss Carmo da Mata 2011, no último dia 13 de agosto, PRIS-

CILLA ANDRADE CHAGAS, linda morena cor de jambo, é

a nossa Garota Top desta edi-ção.

Nascida em 14 de junho de 1989, portanto com 22 anos, Priscilla é filha de Ronaldo Francisco Cha-gas e Rosiléia Aparecida Andrade, já falecida.

Trabalha como vendedora e seu es-porte preferido é o handball. Adora malhar, navegar na internet, ler um bom livro e sair com os amigos.

Sobre o fu-turo, quer apro-veitar ao má-ximo todas as oportunidades que visam o

seu crescimento pessoal e profissio-

nal. Sempre gostou da área de moda e

pretende adqui-rir conhecimen-to para ser uma boa profissional

da área, pretendendo fazer vários cursos e faculdade. “Entrando agora numa nova fase, tudo que pos-sa somar para minha carreira e meu futuro será bem-vindo. De-pois de ser eleita Miss Carmo da Mata, estarei agora me pre-parando para o Miss Terra Minas Gerais. Para tanto, não basta ser só bonita, tem que haver mui-ta preparação, porque sei que estarei concor-rendo com as

melhores do es-tado”, disse-me a

bela garota. Priscilla An-

drade Chagas, Miss Carmo da Mata 2011

é, também, nossa GA-ROTA TOP.

Page 5: Jornal A Notícia - 06ª Edição

5

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 19 de Agosto

Gerais

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Cerca de 10 casais de namorados do município participaram do inédito Encontro de Namorados com Cristo. O evento, que teve a sua terceira edição, ocorreu entre os dias 29 e 30 de junho, respectiva-mente sexta e sábado, e foi realizado pela Pastoral da Juventude de Carmo da Mata.

Na ocasião, os jovens namorados participaram de várias palestras, con-versas e momentos de es-piritualidade voltados ao namoro. Também marcou o Encontro de Namorados com Cristo vários momen-tos de reflexão, pensamen-tos, dinâmicas e, claro, as gostosas iguarias e o deli-cioso almoço, que foram servidos aos jovens namo-rados que estão em prepa-ração para o sacramento

Jovens de Carmo da Matarealizam Encontro de NamoradosEvento é considerado inédito em toda Diocese

do matrimônio.Para Edmar Rodrigues

e sua namorada Jordânia Moreira, responsáveis pelo encontro e coordenado-res da Pastoral da Juven-tude em Carmo da Mata, o evento mostrou uma grande importância em diversos quesitos, as quais se configuram o proces-so do namoro até o casa-mento. “Os dois dias deste evento inédito na Diocese mostrou a importância do namoro e, com toda cer-teza, colaborou e muito com o crescimento espi-ritual destes jovens”, co-menta Edmar Rodrigues. Ainda segundo ele, além deste evento, a Pastoral da Juventude de Carmo da Mata realiza vários outros encontros e dias de refle-xão, o que colabora com o crescimento espiritual dos quase 50 jovens do movi-mento evangelizador no município.

A Empresa de Assis-tência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) está realizando, desde o início do mês de junho, o proje-to intitulado “Qualidade Vegetal”, que consiste em uma pesquisa realizada em pomares de proprie-dades das zonas rurais de Carmo da Mata para diag-nosticar possíveis doenças que atacam suas árvores frutíferas. Um dos objeti-vos do projeto é descobrir os principais contratem-pos nos pomares e instruir seus proprietários para que tomem os cuidados necessários em relação ao cultivo das frutíferas, atra-vés de assistência técnica.

As comunidades rurais foram divididas em 5 regi-ões, sendo elas: Forquilha, Félix da Costa, Quilombo, Riacho e Batatal. O proje-to já se encontra em sua primeira etapa (do diag-nóstico), com pesquisas sendo realizadas na zona rural da Forquilha. O le-vantamento feito em 50% da região, especificamen-te em 34 propriedades da-quela localidade, encon-trou 36 espécies diferentes de frutíferas, cerca de 890 árvores. As espécies mais encontradas foram: citros (354 árvores), que abra-

Pragas, como o pulgão, e doenças, do tipo leprose, foram encontradas em inúmeras frutíferas pesquisadas nesta primeira etapa do projeto "Qualidade Vegetal", na comunidade da Forquilha

O Jornal A Notícia ganhou destaque na região, após matéria do Gazeta de Minas

O periódico oliveirense já alcança cerca de 35.000 páginas há mais de 120 anos de circulação

Na foto, Dona Aurora posa à frente da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Emater realiza projeto em pomares de propriedades rurais

“A Notícia” é destaqueem jornal da região

Morre Dona Aurora

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

ge pés de laranja, limão e tangerina; mangueiras (119 árvores); bananeiras (109 árvores); 78 pés de ja-buticaba e 28 de mamão. Além de várias espécies exóticas, dificilmente en-contradas na região, tais como: árvores de lichia, abiu, castanha-portugue-sa, nêspera, uvaia e ma-cieira.

As doenças mais en-contradas nessa primeira etapa da pesquisa foram: leprose, falsa ferrugem, rubelose e gomose. Den-tre as pragas, a mosca--das-frutas, a cochonilha, o ácaro, a larva minadora e a cigarrinha foram as mais descobertas dentre as frutíferas pesquisadas. “Podemos diagnosticar um alto índice de defici-ência mineral, de pragas e doenças, além de espaça-mento e poda incorretos”, contou Caroline Teixeira, engenheira agrônoma da Emater de Carmo da Mata e uma das responsáveis

pelo projeto.Para dar início à segun-

da etapa deste projeto, os técnicos da Emater vão se reunir com os produtores da localidade para infor-mar-lhes sobre os proble-mas detectados. “Depois da segunda etapa, vamos partir para o final do pro-jeto, que consistirá em uma ação voltada para os pomares para tentar minimizar os problemas causados por essas pragas e doenças. O mais impor-tante de tudo é que vamos fazer isso utilizando os poderes da agroecologia”, explicou a engenheira, acrescentando que o uso de agrotóxicos e outros produtos que agridem o meio ambiente não serão utilizados durante o pro-jeto.

Outro objetivo des-te trabalho é potencia-lizar as propriedades para produção comercial e, futuramente, para o abastecimento das esco-

las em relação à meren-da, de acordo com a Lei 11.947/2009 (resolução do FNDE 38/2009).

Para o engenheiro agrônomo e presidente do Sindicato dos Produ-tores Rurais de Carmo da Mata, Luiz Carlos Lobato, também responsável pelo projeto, os trabalhos atin-girão um saldo positivo em relação ao atendimen-to das necessidades dos produtores rurais dessas regiões. “Com esse proje-to vamos poder chegar a cada produtor e mostrar o caminho certo para me-lhoria do cultivo. Daremos assistência técnica aos produtores para atender o desejo de todos eles, que é atingir a máxima qualida-de de seus frutos”, contou Luiz Lobato.

O “Qualidade Vegetal” está sendo realizado pela Emater em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e com a Secretaria Municipal de Agricultura.

emater / carmo da mata

tHIaGo GÓIS

Mais uma vez o “A Notí-cia” ganhou respaldo e des-taque por parte dos leitores e de conceituados jornais da região. Desta vez, este jornal ganhou as páginas do periódico mais anti-go do estado e que, até os dias atuais, é sinônimo de credibilidade e isenção jor-nalística. Trata-se do Jornal Gazeta de Minas, da cida-de de Oliveira, que ao ter conhecimento do trabalho deste veículo na imprensa

carmense, dedicou uma re-portagem ao periódico.

A reportagem intitula-da “Carmo da Mata ganha novo jornal”, que foi pu-blicada na edição 3.061 do “Gazeta de Minas”, do dia 14 de agosto, teve reper-cussão entre os populares leitores daquela localidade. Na reportagem, o compe-tente jornalista João Bosco Ribeiro ainda comenta e destaca o jeito diferenciado de contar os fatos adotados pelo “A Notícia”, além de relatar o belo trabalho feito pela equipe deste jornal no município.

Jornal Gazeta de Minas

Os 124 anos de sua cir-culação fazem da Gaze-ta de Minas o jornal mais antigo do estado de Minas Gerais e o oitavo mais an-tigo de todo o Brasil. Seu acervo, representado pelos originais de cada uma de suas milhares de edições, está guardado na sede do periódico, em Oliveira. São cerca de 35.000 páginas originais, que represen-tam, com certeza, uma das mais importantes coleções históricas do jornalismo

mineiro. Todo esse univer-so de informação histórica está disponibilizado pela internet. O jornal é editado pelo jornalista João Bosco Ribeiro.

O Jornal A Notícia fir-mou parceira de conteúdos jornalísticos, a partir desta edição, com o jornal mais antigo do estado. O tradi-cionalismo do “Gazeta de Minas” e o jeito jovem de se fazer jornalismo do “A No-tícia” passarão a profissio-nalizar ainda mais esta arte na nossa região. Informa-ções de interesse das duas cidades serão destacadas nos dois periódicos.

A comunidade car-mense perdeu, no dia 13 de agosto, a alegria e o entusiasmo de Aurora Maria de Jesus, a co-nhecida Dona Aurora. Ela faleceu depois de ficar internada, devido a um agravamento em seu estado de saúde nos últimos meses.

Dona Aurora foi casada com Antônio Teodoro de Oliveira, com que teve os filhos: Sebastião (Tiãozinho Aurora), Terezinha, An-tônia (Lazinha) e Fran-cisco Oliveira, além de 6 netos.

Pessoa muito vaido-sa, ela adorava andar sempre bem vestida e perfumada, alegre e es-

banjando felicidade e simpatia por onde pas-sava. Dona Aurora foi uma excelente dona de casa e, principalmente, uma mãe exemplar.

Devota de Nossa Se-nhora Aparecida, ela frequentava, anual-mente, o santuário da padroeira do Brasil. Nos últimos anos de sua vida, viveu ao lado do senhor Afonso Alves, do qual também recebeu muito carinho e amor.

Sua ausência deixa um grande vazio no co-ração e na alma de fa-miliares e amigos. Mas o que conforta a todos, são as lembranças e os ensinamentos que Dona Aurora deixou como legado para vida toda.

INTERESSADOS

EM ADOÇÃO, LIGUE

PARA 9119-0323

A.P.A.C – Associação Protetora dos Animais

de Carmo da Mata

arquIvo de famílIa

Page 6: Jornal A Notícia - 06ª Edição

Carmo da Mata, 19 de Agosto 6

Jornal A Notícia

Emerson Rabê[email protected]

Concurso elegeu a mais nova representante da beleza carmense em uma disputa elegante

Na noite do dia 13 de agosto, em um evento que reuniu a sociedade car-

mense no Diamante Clu-be, foi realizado o baile que escolheu a nova re-presentante da beleza carmense, organizado

pelo SOS Amor, que tem à sua frente Ân-

gela Santos. Seis candidatas dis-

putaram o título de Miss Carmo da Mata

e a oportunidade de representar a cidade no Miss Terra Mi-nas Gerais. Amanda Natanaelle, Bruna Faria, Daniela Car-valho, Jéssica Ale-xsander e Priscilla Andrade desfi-laram dois looks

para os jurados e os demais presentes. Thiago Nogueira e Demóstenes Teodo-

ro foram os carmen-ses que fizeram parte do júri.

Dentre os simpáticos sorrisos, as poses ensaiadas, as respostas às perguntas feitas, quem mais se desta-cou foi Priscilla Andrade, de 1,73m de altura e 22 anos. A morena foi escolhida Miss Carmo da Mata depois de uma elegante disputa, junto com as finalistas Daniela Carvalho e Bruna Faria.

Ana Cecília Moura, que foi eleita a mais bela no ano passado, também esteve presente e passou a faixa de Miss para Priscilla Andrade. A garota demonstrou sua satisfação: “Estou muito feliz e emocionada. Vou representar a cidade de Carmo da Mata com muito or-gulho”, disse a nova escolhida à reportagem do Jornal A Notícia. A nova Miss também estreia a coluna Garota Top (página 04), do jornalista Evandro Ribeiro, neste jornal. Confira alguns momentos do evento.

fotoS: emerSon rabêlo

Jornal A Noticia destaca o trabalho realizado pelo SOS Amor e por todas asgarotas que abrilhantaram o concurso Miss Carmo da Mata 2011. Parabéns a todas!

Sociais

Page 7: Jornal A Notícia - 06ª Edição

7

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 19 de Agosto

fotoS: emerSon rabêlo

A Câmara Municipal de Carmo da Mata e todos os seus Vereadorestambém destacam o belo evento e o desfile das candidatas. Parabéns à Miss eleita!

Você sempre será essa pessoa firme, que batalha com honestidade e luta com dignidade. Por ser assim, tão eficaz, merece, com toda certeza, o prêmio dessa conquista.

Que essa conquista seja celebrada com muita felicidade, pois você é a razão mais forte desse acontecimento e, com toda certeza, é você quem tem o direito de desfrutar dela com todo prazer que suspira em sua alma.

Acreditamos que inúmeras vitórias vão surgir pela frente para fazer de você uma pessoa vitoriosa.Aqui fica o nosso abraço e toda nossa alegria.Estamos muito felizes por mais essa vitória em sua vida.Nós te amamos. Sucesso sempre.

São os votos de todos os seus familiares.

Priscilla Andrade,

Sociais

Page 8: Jornal A Notícia - 06ª Edição

Carmo da Mata, 19 de Agosto 8

Jornal A Notícia

ENTRE NÓS...

MARIA FERNANDA, filha do conhe-cido ”Mano” e de Maria da Concei-ção, completou mais um ano de vida no dia 16 de agosto.

Nasceu, no dia 08 de agosto, a peque-na RAFAELA. A garotinha é filha de Ralf e Júnia.

A senhora MARIA ALVES completou 87 anos no dia 17 de agosto. Ela recebeu visita de familiares e amigos, além de muitos presentes.

LUANA completou mais um aniversário no dia 13 de agosto. A festa, que teve como tema “O Mundo das Fadas”, contou com a presença de vários amigos. A garota é filha de RANGEL e TA-TIANA.

No dia 06 de agosto, uma comitiva de Carmo da Mata, liderada por JOSÉ CARLOS LOBATO e GÊ RIBEIRO, estiveram presentes na 1ª Feira Agropecuária do Centro-Oeste de Minas, realizada em Divinópolis. Vários asuntos do agronegócio foram discu-tidos por lá. Também estiveram presentes o prefeito de Divi-nópolis, Vladimir Azevedo, o Deputado Federal Jaime Martins, o Secretário Estadual de Agricultura, Elmiro Nascimento, e o Deputado Estadual Fabiano Tolentino.

O empresário JOSÉ CARLOS LOBATO e o vice-prefeito SINVAL ELIAS RODRIGUES estiveram presentes na noite do dia 13 de agosto, no Diamante Clube, para acompanharem a escolha da Miss Carmo da Mata 2011

O CONSEP realizou uma confraternização, após uma de suas reuniões, na residência de SENÍLIO PIASSI e Dona MARIA LU-CIA RIVETTI, no último mês.

O nosso amigo FER-NANDO MAURO NOTINI PAIS cele-brou mais um ano de vida no dia 07 de agosto. A data espe-cial foi comemorada ao lado da esposa, DOROTEA NOTINI, de seus filhos, fa-miliares e amigos.

DEISIANE ALCEBIADES e JOSÉ DE MELO ficaram noivos no dia 13 de agosto. A solenidade, que mar-cou o compromisso do casal, foi realizada na Pousa-da dos Coqueiros, na cidade de Cláudio.

No dia 30 de julho foi celebrado o casamento religioso de CRISTINA e LUIS ROJAS. O matrimônio, que con-tou com a presença de amigos e familiares, ocorreu na igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte

dIvulGação

JorGe SaleS

JorGe SaleS

eSau veIZaGa

cItYfoto / auStrIa

tHIaGo GÓIS

tHIaGo GÓIS tHIaGo GÓISdIvulGação

dIvulGação

dIvulGação

dIvulGação

No dia 14 de agosto, Dona ELZA e o senhor MAU-RO LOUREDO ofereceram um almoço aos con-gadeiros da Festa de Nossa Senhora do Rosá-rio. Os Reis Grandes, do dia, foram ARTHUR e FRANCIELLY PIASSI LOUREDO, netos do casal.

LUIZ FERNANDO NOTINI ROOS recebeu medalha de prata por ser o melhor estudante do Curso de Padaria, na Áustria. O carmense, agora, embarcará em um navio seis estrelas para aprimorar sua profissão. Atualmente, o jovem traba-lha na empresa austríaca Backaldrin, especializada em gêneros alimentícios.

Uma notícia que pode deixar qualquer homem com os nervos à flor da pele é a de que ele vai ser papai. Preparados ou desprevenidos, o fato de serem pais, pela primei-ra vez ou não, sempre deixará o homem se sen-

tindo a pessoa mais po-derosa do mundo. Uma mistura de sentimentos que, segundo muitos de-les, chega a ser inexpli-cável.

É por isso que esses homens possuem um dia dedicado somen-te a eles. O Dia dos Pais foi celebrado no segun-do domingo do mês de

agosto (14), e foi difun-dido, no Brasil, por Syl-vio Bherinh, na década de 50. No dia 14, a data comemorou 58 anos de instauração em nosso país. Os valores passa-dos para os filhos duran-te anos, ou até mesmo em pouco tempo, foi re-tribuído a eles em dobro nesse dia, estando ou não entre seus familia-res.

Para Jackson Ribeiro, de 19 anos, que já é pai de Ana Clara Gonçalves Ribeiro, de apenas oito meses, a notícia real-mente transforma por completo a vida de um homem, principalmente na idade em que ele se encontra. “A primeira coisa que veio à minha cabeça foi pensar em como cuidar de minha mulher e de minha fi-

Dia dos Pais foi comemorado pela 58ª vez, no BrasilHistórias distintas, mas de sentimentos similares, celebraram a data

Emerson Rabê[email protected]

lha. Mas para tudo se dá um jeito. Com o tempo é que se vê que ser pai é muito bom, é um prazer imenso”, descreveu Jack-son, que encontra muito apoio e força de vontade para enfrentar o dia a dia através da filha.

De outro lado, em uma situação comple-tamente diferente da ocorrida com Jackson, nos deparamos com a figura do senhor Jaime Ribeiro Bernardes, de 93 anos, que já criou seus 11 filhos, sendo que três deles já faleceram. Atu-almente, ele recebe total atenção de todos os seus familiares, devido a pro-blemas de saúde. “Sinto--me muito realizado, feliz e retribuído como pai. Hoje, recebo todo o carinho e amor que en-sinei a todos os meus fi-

lhos. Sou retribuído com todos os valores huma-nos que passei a eles”, contou Jaime Bernardes, que ainda tem 20 netos, 7 bisnetos e 2 trinetos.

Como estas duas, vá-rias outras histórias de pais “de primeira via-gem” e patriarcas de fa-mílias extensas se cru-zam em Carmo da Mata

e em todo mundo, atra-vés dos sentimentos que prevalecem. Apesar de tanta violência dentro da família, atualmente, muitos ainda lutam para manter os valores que esses homens ensina-ram, ensinam e continu-arão ensinando a todos, enquanto existir o ser chamado pai.

Jackson Ribeiro, com apenas 19 anos, já é pai de Ana Clara, de apenas 8 meses. Ele diz sentir orgulho por esse acontecimento "repentino" em sua vida

Hoje, com 93 anos, o senhor Jaime Bernardes recebe o carinho e a atenção de seus filhos e familiares. Uma retribuição por sua dedicação na criação de seus entes queridos

emerSon rabêlo

emerSon rabêlo

Sociais

Page 9: Jornal A Notícia - 06ª Edição

9

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 19 de Agosto

“Só fica nessa cadeia os presos que querem mesmo ficar e cumprir a pena”. Foi com estas pa-lavras que a delegada do município, Adriene Oli-veira, se expressou a uma reportagem da TV Integra-ção.

Enquanto a situação lastimável da cadeia local, que foi erguida há mais de 70 anos, não ganha um parecer favorável, o muni-cípio de Carmo da Mata, devido a esta situação, ga-nha notoriedade na mídia nacional. Além de anti-ga, a cadeia da cidade foi erguida com paredes de adobe (mistura de barro e palha).

Após exibição no jor-nal da emissora regional,

a repercussão da cadeia do município, que já foi interditada e alvo de vá-rias fugas, ganhou no dia 08 deste mês mais um ca-pítulo. Foi exibido no Jor-nal Hoje, da Rede Globo, a triste situação da peniten-ciária de Carmo da Mata e de outras cadeias de Mi-nas Gerais. Uma situação que, segundo moradores, serviu de alerta para uma decisão rápida das auto-ridades sobre a questão. Alguns moradores apoiam a construção de uma nova cadeia, outros já opinam pela transferência dos presos para penitenciárias regionais de maior porte. Enquanto não se resol-ve este problema, cabe aos moradores da cidade aguardar o desfecho e um final feliz da penitenciá-ria.

Cadeia local ganhourepercussão em rede nacional

Vencedor da montaria em touros da 4ªExpoCarmo representa a cidade em Barretos

Carmo da Mata ganha nova agência bancáriaAtividades do Banco Bradesco devem ter início no próximo mês

Delegada afirmou, a uma emisso-ra de TV, que só presos que querem mesmo cumprir a pena ficam na pe-nitenciária

reprodução

dIvulGação

tHIaGo GÓIS

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

A delegada Adriene Oliveira concedeu entrevista a uma emissora de TV no início deste mês e relatou a precária situação da cadeia local

Ralf de Castro (com a bandeira do circuito de Barretos) representa Carmo da Mata no rodeio de Barretos, que se inicía neste final de semana. Ele foi o vencedor da etapa da liga na ExpoCarmo

Em setembro, a população de Carmo da Mata e as pessoas que já são clientes do Banco Bradesco terão a comodidade de contar com os serviços desta agência

O microblog Twitter do Jornal Hoje, da Rede Globo, publicou um trecho da fala da delegada que gerou repercussão entre os internautas

Focos do mosquito da dengue estão sendo encontrados, até mesmo, em ralos de banheiros inutilizados

Gerais

Anuncie no Jornal A Notíciae aumente suas vendas

( 37) 9137 9066ou por email

[email protected] [email protected]

Neste final de mês, en-tre os dias 18 e 28, acontece a 56ª Festa do Peão de Bar-retos e, para representar Carmo da Mata no circui-to, o peão Ralf de Castro, que venceu na ExpoCarmo

A cidade de Carmo da Mata receberá no próximo mês a comodidade de mais uma agência bancária. O Banco Bradesco instalará mais uma sede na região. As atividades devem ter início logo no mês de setembro. A nova instituição financeira atenderá seus clientes na Praça Presidente Vargas, ao lado dos quiosques, no centro de Carmo da Mata.

De acordo com o ge-rente administrativo do banco, Adjalma Roberto Alves, essa nova agência trará mais facilidade para os usuários do município e, também, para clientes de outras cidades. “Destaque para caixas eletrônicos, atendimento especializa-

2011 a modalidade em tou-ros da etapa da Liga Nacio-nal de Barretos.

Ralf de Castro, que é natural de Lagoa da Prata, conta que são pelo menos 10 anos de montaria em touros e, nesta edição do rodeio de Barretos, aconte-ce sua estreia na competi-

do, acesso para deficien-tes físicos e vários outros benefícios e serviços para a população”, contou o ge-rente administrativo.

Além de possuir várias agências espalhadas por todo território brasileiro para contato direto com seus usuários e clientes, o Banco Bradesco ainda con-ta com um portal de aten-dimento via internet que disponibiliza várias opções de procura em serviços que vão de A a Z. Porém, a maior prioridade da ins-tituição é aumentar o nú-mero de sedes no interior do estado de Minas Gerais. “Vamos instalar agências na maioria das cidades do interior de Minas para que nossos serviços possam chegar a todas as pessoas”, explicou Adjalma.

ção. Fato que tem deixado o competidor ansioso.

O peão ainda comen-ta a sua satisfação em po-der representar a cidade de Carmo da Mata no ce-nário nacional do rodeio. “É uma satisfação imensa poder estar representando Carmo da Mata neste mag-

nífico evento. Estou muito ansioso em poder fazer a minha estreia e também a primeira participação da cidade na competição em Barretos”, comenta Ralf de Castro ao AN.

A 56ª Festa do Peão de Barretos

Entre os 11 dias de festa, cerca de 70 shows, isso so-mente no palco principal, acontecerão neste evento. Destaque para a mistura de ritmos, devido aos encon-tros de cantores sertanejos e também de axé. As du-plas Chitãozinho & Xororó e João Bosco & Vinicius te-rão o acompanhamento de uma orquestra com regên-cia do maestro João Carlos Martins; Paula Fernandes e Eduardo Costa, e Luan Santana e Fernando & So-rocaba também cantarão juntos.

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

O setor de epidemiolo-gia da Secretaria Munici-pal de Saúde está em seu terceiro ciclo de pesquisas para diagnosticar os pos-síveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Alguns dados coletados em regiões da ci-dade já mostram pequenos números de criadouros do mosquito.

Para essa época do ano, período de seca, os fo-cos encontrados podem significar uma certa pre-ocupação para a equipe

epidemiológica da cidade. “Temos que ficar atentos desde já. Pois, se estamos em um período de seca, encontrando alguns focos pela cidade, quando che-gar o período chuvoso, pro-pício para a proliferação do mosquito, isso pode fugir do controle de todos nós, causando uma epidemia como a do ano passado”, explicou Lílian Amaral, co-ordenadora do Programa de Combate à Febre Ama-rela e Dengue (PCFAD).

Em conversa com a re-portagem do jornal A No-tícia, na manhã do dia 17 de agosto, Lílian Amaral

comentou que parte do material enviado para pes-quisa foi encontrado em lugares em que as pesso-as, na maioria das vezes, se esquecem de realizar a limpeza. “Já encontramos focos em caixas de gor-duras, ralos de banheiros inutilizados e, até mesmo, em reservatórios de águas de geladeiras mais antigas”, explicou a coordenadora do PCFAD, alertando para que todos continuem rea-lizando a limpeza de seus lotes frequentemente, não se esquecendo de todos os outros lugares e recipien-tes que possam acumular

água. “O importante tam-bém é deixar que o agen-te possa fazer a visita nas residências, pois indicará ao morador onde estão os possíveis criadouros do mosquito”, encerrou Lílian.

Setor de epidemiologia já faz alerta sobre a Dengue

reprodução

Page 10: Jornal A Notícia - 06ª Edição

Carmo da Mata, 19 de Agosto 10

Jornal A Notícia Opinião

Cidade pequena tem dessas coisas. A vizinhança acaba fazendo parte da nossa vida. São muito mais do que simples vizinhos. Passam a ser testemunhas oculares e cotidianas do nosso dia a dia, do nosso jeito de viver. Tornam-se pessoas da família, presentes nos momentos bons e nos momento ruins, sempre ali, ao lado da gente.

Com a família Silva - o Sô Quinzonte, a Dona Ica e seus sete filhos - não fora diferente. Quando eu cheguei ao mundo, eles já estavam ali, na casa ao lado, e com a prole já quase toda formada. A mais velha, a Célia do Clemente, com ele casada, era a única que não morava mais lá. Mas todos os outros, o Zé Alberto, o Tonho, a Tutuca, a Marcinha e o Dimas ainda moravam com os pais. Só a Elange ainda não havia chegado.

Eu me lembro como se fosse hoje, da manhã quase hora do almoço, quando a Tutuca chegou à frente de nossa casa e gritou pela janela do quarto da minha mãe:

“- Aparecida. Vem ver a menininha que a mamãe ganhou!”. Não me lembro bem ao certo, mas eu já devia ter uns cinco anos de idade e ela, a Elange, uns

quatro anos. E lá fomos nós: eu, minha mãe e a minha irmã Keninha presenciar o acontecimento. Ela estava lá, sentadinha no degrau da escada que dava para o puxadinho que tinha na porta da cozinha. Miudinha, moreninha, vestindo um vestidinho pobre, muito humilde, sem entender tudo aquilo que estava acontecendo na sua vida. Ela, assim como toda a família, era natural de Dores do Indaiá, filha de uma lavadeira chamada Ana. Tinha sido doada para que fosse criada pela família do Sô Quinzote e adotada por todos nós, inclusive eu e a Keninha, como nossa irmã de criação.

Quem na verdade a assumiu como filha nem foi a Dona Ica, salgadeira de mão cheia, que fazia empadas de galinha que nunca mais comi igual na vida, mas foi sua segunda filha, a Tutuca, já que a sua saúde, na época, já estava bem debilitada e, pouco tempo depois, veio a falecer, muito tempo antes do marido Quinzote, que tivera Doença de Chagas na juventude e, como ela sempre dizia, não ia durar muito.

Todos os dias, ela ficava horas em frente ao forno do fogão à lenha assando as suas empadi-nhas de encomenda, juntando o seu dinheirinho para que, no mês de outubro, o Quinzote pudesse ir, como todos os anos, em romaria à Aparecida do Norte.

“- Esta pode ser sua última viagem à Aparecida. - repetia ela.”E não era. Depois da morte de Dona Ica ele ainda foi inúmeras vezes seguidas em excursão orga-

nizada pela Maria Papapá ou pelo Zé da Cleta; já nos primeiros anos que se seguiram, em companhia de sua nova namorada.

O Sô Quinzote era uma dessas pessoas ímpares, não no sentido do indivisível, ao contrário, ele era muito dado, muito caridoso, sempre ocupado com os mais necessitados. Tinha um coração livre e bom, mesmo comandado por um marca-passo. Dividia o seu tempo entre os seus passarinhos e em ajudar as pessoas. Uma vez por mês, lá estava ele, batendo a porta de nossa casa para recolher um quilo de alimento para os pobres da Vila Vicentina.

Era um namorador incorrigível. Adorava o Congado e participava ativamente da organização da festa. Ele gostava de contar e morria de rir de um caso: quando eu era bem pequeno, menino de colo, como ele dizia, a minha mãe pegou um espelho que ficava na porta do puxadinho, ligado à cozinha de sua casa, colocou na minha frente e disse:

“- Filhinho, óia aqui um macaquinho!”E eu mais que depressa, inocentemente, respondi:“- É mesmo! É a cara da mamãe.”E ria todas as vezes que repetia o assunto.Era ótimo frequentar a sua casa, o que era o dia inteirinho. As paredes eram enfileiradas de

gaiolas com todo tipo possível de passarinhos. De papa-capim a canário belga, azulão e sabiá, todos expostos em gaiolas de madeira, fabricadas por ele mesmo no seu barracão de carpinteiro, ofício que aprendeu com a vida e no qual se esmerava.

ALGUÉM ESTÁ CHORANDO COM O RÁDIO LIGADO

“Morreu como um passarinho! Que pena!” (Para o Sô Quinzote)

Clay Abreu

A casa era habitada ainda por pardais e muitos outros passarinhos, que vinham aproveitar o resto de alpiste desperdiçado pelos moradores oficiais do lugar e que não tiveram a mesma sorte de viverem livremente por aí. O lugar era um canto só. Além dos passarinhos, um violão era dedilhado, constantemente, pelo Dimas, filho caçula que aprendera tocar o instrumento sozinho, “de ouvido”, como se costuma dizer, escutando e acompanhando o irmão mais velho, o Tonho, que não sei com quem aprendeu. Penso eu que foi com o seu amigo, o Zé Gabriel.

Num dos quartos da casa tinha uma canastra, um baú velho de madeira, muito provavelmente feito pelo próprio Sô Quinzote em sua carpintaria no barracão da horta.

Era em cima dessa caixa que o Tonho nos colocava: eu, a Keninha e a Elange, de pé e enfileirados para cantar a música que ele insistia em nos ensinar. Eu, mais velho, aprendia mais depressa, o que não acontecia com a Keninha e com a Elange, que, me lembro muito bem, só repetiam as últimas frases melódicas: “Vou vender meu burrinho, eu vou, eu vou. Mas com muito pesar. Eu vou, eu vou. Meu burrinho é mansinho, ele é bonitinho. Só falta falar, falar.” Essa era a canção, acho que a primeira que aprendi a cantar na minha vida, e que, com certeza, vou ensinar aos meus filhos e netos.

Na casa tinha ainda um outro quarto, que não era de ninguém dormir, próximo à cozinha. Era o chamado quarto de passar roupa. Nele havia uma mesa velha e um rádio antigo, que ficava ligado o dia inteiro. Foi numa tarde dessas de domingo que eu cheguei correndo e encontrei a Marcinha escutando uma partida de futebol.

“- Cê é do Cruzeiro ou do Atlético?”Perguntou-me ela. Eu, que até então não tinha isso definido direito nas minhas preferências,

respondi sem pensar:“- Sou do Atlético.” “- Então cê tá perdendo.” – Disse-me ela. Na verdade, eu não era nada. Em certa ocasião, tinha ganhado de presente um chicotinho de

plástico, desses de brincar em cavalinho de pau, que era azul e branco, diferente do que a Keninha tinha ganhado, que era preto e branco. Alguns dias depois, vasculhando o lixo na rua, vi o meu chico-

Publicitário [email protected]

tinho azul e branco derretido, queimado pelo fogo. Re-solvi então assumir o brinquedo da minha irmã, o preto e branco, como se esse sim, fosse o meu. O que estaria queimado no lixo seria o dela e consequentemente quem era do Atlético seria eu.

“- Não, sou do Cruzeiro.”Retifiquei a tempo a minha resposta descabida.“- Então, cê tá ganhando.”Que sorte o Cruzeiro estar ganhando aquele jogo

naquele domingo. Que gratidão eu tenho pela Marcinha de estar ouvindo naquele rádio antigo, naquele quarto de passar roupa, naquele dia, aquele jogo do Cruzeiro. Foi paixão à primeira ouvida, que continua até hoje, e acho que sem fim.

Infelizmente, a casa do Sô Quinzote já não é mais a mesma. O puxadinho da cozinha, o quarto de passar roupa e a caixa de madeira já não existem mais.

Até mesmo ele nos deixou há alguns anos. Morreu como um passarinho. Que pena!

• Ao querido José Alberto, saudades! E mais uma pinga.

Pais e filhos: uma relação sem ilusões

Camila Ribeiro

Lobato

Psicoterapeuta Sistêmica

Vivemos em uma época em que a felicidade é o que mais as pessoas almejam nas suas vidas e, principalmente, é o que os pais mais querem para seus filhos. “Eu sou capaz de tudo para meu filho ser feliz; eu só quero a felicidade do meu filho” são frases que os pais têm com eles todo o tempo.

Numa sociedade altamente consumista, em que as crian-ças querem tudo o que é oferecido pela mídia como o melhor e o que todos precisam ter para ser felizes, seja o vídeo-game de última geração ou a Barbie mais cara, os pais acreditam que precisam dar isso para seus filhos. Sem isso, realmente, eles não podem ser felizes.

Tudo para não frustrar os filhos, tudo para eles se sentirem bem todo o tempo, tudo para não sofrerem. Poupar os filhos de tudo que lhes possa fazer mal, evitar que os filhos passem por qualquer perrengue. Isso é a busca dos pais. Mas é possí-vel viver sem frustrações, dificuldades e sofrimento?

Pais e filhos estão pagando muito caro pela crença de que a felicidade é um direito dos filhos e dever dos pais oferecer para os mesmos, ao mesmo tempo, que a frustração é algo que precisa ser velado, o sofrimento ocultado e afastado, já que isso poderia significar um grande fracasso. Fracasso dos pais que não conseguiram proporcionar a felicidade para seus filhos e frustração desses filhos porque perceberam que a vida não é como seus pais haviam lhe prometido. Mas, talvez, não é mesmo.

O que acontece é que os próprios pais não sabem lidar com os seus maus sentimentos, as suas frustrações, suas difi-culdades e tristezas em suas funções e não dividem isso com os filhos, preferem esconder com a intenção de poupá-los. Não sabem que assumir essas emoções ajuda a diminuir a intensidade das mesmas e a lidar de forma mais clara e útil com elas.

Os filhos de hoje em dia precisam lidar com as dificulda-des, limites e tristezas e acabar com a ideia de que, se existem, têm o direito de serem felizes, cabendo aos pais garantir este direito. Como será essa relação entre pais e filhos, em que o medo, as dúvidas e o sofrimento ficam do lado de fora? Na vida não é bem assim, isso é uma ilusão. Ninguém é feliz o tempo todo, nem triste o tempo todo. E para ser feliz precisa de um esforço pessoal. A vida pulsa entre essas duas emoções. Nem tudo é tão bom, mas nem tudo é tão ruim. A felicidade existe, dá-nos energia para viver, é claro que queremos ser fe-lizes, mas a tristeza, também, faz parte da vida e são momen-tos que nos enriquecem.

Assim, a única e mais fácil maneira de sair desse círculo vicioso, permeado por uma relação de ilusão, é os pais con-fiarem mais na capacidade de seus filhos lidarem com a reali-dade da vida e dividirem com eles, também, seus maus senti-mentos. Os pais devem ter consciência das suas dificuldades, limites, tristezas, dúvidas, raivas e explicitar isso para seus filhos; será a melhor maneira de mostrar para eles que eles podem e vão ter maus sentimentos também. Pais que apren-deram a buscar sua felicidade, saúde e coerência, terão filhos que, com certeza, irão buscar a sua. Ensine sendo e aprenda fazendo: é um ditado para essa relação pais e filhos.

DicasdaComunicado à comunidade CarmenseAntes de viajar, não comente sua viagem com pesso-

as estranhas. Comunique sua ausência a um vizinho, ou amigo, e telefone para ele, de vez em quando, para saber se está tudo bem; ao retirar dinheiro do banco, guarde-o, cuidadosamente, em lugar discreto e não conte dinheiro em público; se notar que está sendo se-guido por estranho entre em um lugar público e ligue 190. Não coloque sua senha bancária junto ao cartão, o ideal é memorizá-la. Não ande sozinho e, sempre que possível, não se exponha à ação de delinquentes, evitando passear em local ermo ou em hora avançada.Não carregue consigo grandes importâncias em di-

nheiro ou outros valores; desconfie sempre de estra-nhos com conversas envolventes que tentem aproxi-mação. Não deixe se levar pela conversa de estranhos que venham abordá-los para propor algum “negócio da China”; são vigaristas. Chame a polícia.Em atitude de veículos estranhos: anote placa e cor e,

se possível, modelo e marca, pois isso ajuda a nortear a PM em caso de rastreamento.Não reaja a assaltos. Mantenha-se calmo e, logo que

possível, comunique-se com a PM. Observe as carac-terísticas físicas e as roupas dos assaltantes.

3º SGT PM Sousa FilhoComandante do Destacamento

da Polícia Militar

Srs. Pais ou Responsáveis,

Informamos-lhes que, além da construção de mais um prédio neste estabelecimento de ensino, todos os outros prédios se encontram em refor-ma, o que causa certo transtorno na rotina esco-lar, mas não impede o funcionamento da escola para o cumprimento do ano letivo. Tudo que está sendo realizado é em benefício dos próprios edu-candos e findo esse trabalho a escola terá condi-ções de oferecer mais conforto e qualidade a to-dos eles.

Visando a plena segurança de todos a fim de evitar qualquer tipo de acidente, os alunos foram informados de que, a partir desta data, só pode-rão se ausentar da sala na hora do intervalo ou, em caso de muita necessidade, para ir ao banhei-ro.

Permanecer em sala de aula já é um dever do aluno e alguns insistem em não cumpri-lo, por isso, esclarecemos-lhes que qualquer estudante que descumprir esta norma a partir de hoje, 03 de agosto de 2011, para sua própria segurança, será encaminhado para casa, e seus pais ou responsá-veis serão comunicados.

Certos de sua atenção, agradecemos a colabo-ração.

A Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues informa à comunidade que a posse da nova equi-pe gestora eleita em junho, que estava agendada para dia 28/07 último, foi adiada por tempo inde-terminado, pelo governador do Estado, Antônio Anastasia. A medida foi tomada, segundo infor-mações da Superintendência Regional de Ensino, devido à greve de parte dos professores da rede estadual.

Informamos ainda que nossa escola estará em obras, com um grande projeto de ampliação e também de reforma, até janeiro de 2012 e isso pode causar alguns transtornos durante o semes-tre letivo. Pedimos a compreensão de todos e afir-mamos que as melhorias feitas no prédio serão de grande valia para nossos alunos. Enviamos uma circular aos pais esclarecendo as medidas de se-gurança que foram tomadas para preservar a in-tegridade física de nossos alunos.

Atenciosamente, A Direção

Informe do Colégio Estadual

Page 11: Jornal A Notícia - 06ª Edição

11

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 19 de Agosto

Sociais

Promoção Exclusiva: Jornal A Notícia e Floricultura Estação das FloresJunte 5 selos, cole-os nos espaços correspondentes e ganhe um super desconto na loja

FLORICULTURA ESTAÇÃO DAS FLORES(37) 3383-1769 / (37) 9946-1814 ou 9193-3766PRAÇA MARECHAL DEODORO, Nº 35 LOJA 4 (ESTAÇÃO)

A Câmara Municipal de Carmo da Mata, em seu primeiro dia de trabalho deste semestre, dia 02 de agosto, aprovou, por una-nimidade, moção hon-rosa ao Jornal A Notícia.

O texto de autoria do vereador Leonardo Ro-drigues, O Ti-Léo, men-ciona a importância deste jornal em nossa cidade. Ainda segundo o texto da moção aprova-da, a Câmara Municipal também demonstra sua gratidão pelos serviços jornalísticos prestados na comunidade, dando ênfase no conteúdo edi-torial apresentado pelo “A Notícia”, onde demons-tra notícias sérias, im-parciais e de qualidade.

Além do vereador Le-

Alunos do Ensino Mé-dio da Escola Estadual Jo-aquim Afonso Rodrigues estão participando de uma Gincana Esportiva. Os jo-gos estão sendo disputa-dos em quatro modalida-des: futsal, handebol, vôlei e basquete e estão progra-mados para acontecerem até o mês de outubro.

Nos dias 11 e 12 de agosto foram disputados jogos de futsal, masculino e feminino, envolvendo também os alunos do En-sino Fundamental, além de competições de quei-mada e handebol infantil feminino.

A idealização desta gin-cana surgiu de uma ini-ciativa dos professores de educação física da escola, em parceria com a equipe pedagógica, com a direção

Vereador concede MoçãoHonrosa ao “A Notícia”

Colégio Estadualrealiza Gincana Esportiva

Câmara Municipal retoma trabalhos

Texto aprovado por unanimidade ganhou respaldo dos representantes do povo

Jogos de futsal, já disputados, serviram como atividade extra para os alunos

onardo Rodrigues, que apresentou a Moção Hon-rosa aprovada, o presi-dente da casa, Wagner Ri-beiro, decidiu, até o final de seu exercício na Câ-mara Municipal, que os atos e divulgações da casa também serão publica-dos no “A Notícia”, o que

e com todo corpo docente da instituição.

“Na primeira etapa dos jogos, que serviram como atividade extra em co-memoração à Semana do Estudante, foram dispu-tados mais de 60 partidas, contando com a participa-ção de mais de 500 alunos

ganhou apoio de todos os vereadores, devido ao fato de colaborar com o crescimento de um veícu-lo de comunicação sério, que, primeiramente, visa informar seus leitores, deixando de lado as que-relas e ranços políticos presentes na mídia local.

Thiago Gó[email protected]

patrIcIa betonI emerSon rabêlo

O vereador Ti-Léo entregou a moção honrosa, assinada pelo presidente Wagner Ribeiro, ao Jornal A Notícia, após reunião da Câmara, no dia 15 de agosto

Wagner Gomes Ribeiro, o Waguinho da Van, atual presidente da casa, deu inicio, no mês de agosto, ao segundo semestre de trabalho da Câmara Municipal de Carmo da Mata

tHIaGo GÓIS

Handebol, vôlei e basquete também serão os esportes disputados por meninos e meninas do Ensino Médio do Colégio Estadual, durante Gincana Esportiva

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Foram retomados nes-te mês de agosto os tra-balhos da Câmara Muni-cipal de Carmo da Mata e vários projetos estão em pauta. Alguns ainda em tramitação, outros em análise e em votação. Os nove vereadores da Câ-mara Municipal têm pela frente alguns projetos de relevância para a popula-ção.

A primeira reunião des-te segundo semestre foi realizada no dia primeiro de agosto, onde várias in-

dicações foram passadas em votação entre os vere-adores presentes. Naque-le dia, oito representantes do povo compareceram à casa. Representantes do Conselho Municipal Anti--Drogas (COMAD) discur-saram por um momento durante a reunião sobre a importância da fundação de um conselho desse gê-nero nas cidades que ain-da não possuem ou não estão em funcionamento.

No dia 08, a Câmara Municipal recebeu a visita do ex-assessor de comu-nicação da Prefeitura de Carmo da Mata, Christian

Firmino Mascarenhas, que falou sobre os proble-mas enfrentados com a prefeitura, em relação ao acerto de sua saída. Os ve-readores fizeram comen-tários e cada um expres-sou sua opinião sobre o assunto em discussão.

Algumas indicações e mais projetos foram suge-ridos e passados em vota-ção, em reunião realizada no último dia 15. Os atos institucionais, bem como todo o trabalho realizado pela Câmara, serão divul-gados, a partir da próxima edição, também no Jornal A Notícia.

atletas do turno da manhã e da tarde”, explicou Elias Leal Borges Júnior, profes-sor de educação física da escola.

De acordo com Elias, os jogos de handebol serão disputados nos próximos dias, tanto por meninos quanto por meninas.

Page 12: Jornal A Notícia - 06ª Edição

Carmo da Mata, 19 de Agosto 12

Jornal A Notícia Anúncios / Publicidade