jornal a imprensa 26

30
20 de dezembro de 2014 1 GUARIBA • PRADÓPOLIS 20 de dezembro de 2014 Ano 02 • Número 26 - Edição Quinzenal

Upload: jornal-a-imprensa-guariba

Post on 06-Apr-2016

248 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Guariba/SP

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20141

GUARIBA • PRADÓPOLIS 20 de dezembro de 2014Ano 02 • Número 26 - Edição Quinzenal

Page 2: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20142

Periódico de circulação quinzenal.Jornal A ImprensaAdministração:CNPJ: 19.128.635/0001-05Registrado na matrícula nº 004 do livro B - Registro de Jornais de Pessoa Jurídica, junto ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Guariba/SPDireção: Daniel Louzada, [email protected] e Editora:Vanessa Evangelista - MTB: 56.680, [email protected] e [email protected]ção: Jornal A Imprensa

Colaboração e Arte: Daruan.Contato Comercial: (16) 99337-3146 • 3251-2136 • 3251-1460Impressão: 10.000 exemplaresDistribuição GratuítaCirculação: Guariba e Pradópolis/SPTextos assinados são de responsabilidades de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As imagens constantes das publicidades são de responsabilidade dos anunciantes. Os subscritos das matérias e jornalistas deste periódico, não mantém vínculo empregatício com este jornal, mas sim colaboradores.

EXPEDIENTE

EM CENARECURSOS

Liderada pelo Vereador Marquinhos Osti, a nova mesa diretora da Câmara de Guariba inicia seus trabalhos no dia 01 de janeiro de 2015. Os 09 vereadores de Guariba retomam as atividades oficias no mês de fevereiro, mas em janeiro algumas atividades já começam a ser desenvolvidas como atendimentos, viagens, reuniões de planejamento e sessões extraordinárias.

Em 01 de janeiro toma posse a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Guariba Que termine logo 2014 e que venha

2015, que os fantasmas de 2014 parem de me assombrar e que os bons ventos de 2015 venham pra me alegrar. Chega de tristeza, timidez, solidão, pra 2015 quero mais novidades, nada de meias verdades, quero um amor de verdade. Que as feridas de 2014 em 2015 serem, quero mais simplicidade, nada de complexidade, levando sempre sentimentos bons no coração levando a vida com meu velho violão. Hemerson Luis

Que venha 2015

Prefeito Dr. Francisco vai a São Paulo tratar de temas para GuaribaCentro de Excelência de Atletismo e doação da estação ferroviária foram assuntos debatidos em reuniões

Em visita a capital do Estado de São Paulo, o Prefeito Dr. Francisco Dias Mançano debateu vários temas de interesse do município de Guariba. Entre os assuntos discutidos nas reuniões, estava a criação de um Centro de Excelência de Atletismo e a doação da antiga estação ferroviária para o patrimônio da cidade.

EsporteEm reunião com Eduardo Anastasi,

Secretário de Estado Adjunto de Esportes, o prefeito debateu sobre a criação do Centro de Excelência de Atletismo. A modalidade é um dos principais esportes praticados em Guariba e o projeto, apoiado por Campos Machado, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, traria melhorias para os atletas.

“O atletismo de Guariba é excelente, sempre conquista ótimos resultados e traz muito orgulho para o município. Estou em busca de melhorias para que nossos atletas tenham melhores condições de treinamento e possam ir longe em suas carreiras”, declara o prefeito, Dr. Francisco.

Dr. Francisco também conversou sobre a liberação de verbas de emendas parlamentares para a cobertura da quadra poliesportiva do COHAB II. O projeto é apoiado pelo Deputado Estadual Vitor Sapienza e pelos vereadores Marcos Osti e Pedro Carlos.

Para finalizar a reunião, foi discutida

a liberação de emenda para a iluminação do Estádio Domingos Baldan, fato que tem o apoio da Presidente da Câmara Municipal Márcia Scalon e do Deputado Guilherme Campos.

Estação FerroviáriaO prefeito Dr. Francisco também se

reuniu com a Superintendente do Patrimônio da União no Estado de São Paulo, Ana Lúcia dos Anjos, para tratar sobre a doação da antiga estação ferroviária ao patrimônio do município. O intuito é que após a doação do prédio, projetos culturais possam ser realizados no local.

“A antiga estação é um patrimônio histórico do município de Guariba. A arquitetura e o empreendimento precisam ser preservados para que as próximas gerações conheçam a história da cidade”, declara o prefeito, Dr. Francisco.

Outros assuntosDurante a viagem, o prefeito Dr. Francisco

também se reuniu com José Afonso Carrijo Andrade, Assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Educação, com quem conversou sobre investimentos na construção e ampliação de escolas de ensino médio no município.

Também foi realizada uma reunião com os Deputados Barros Munhoz e Roberto Engler, onde foi tratada a liberação de emendas para Guariba.

O Prefeito Dr. Francisco Mançano acompanhado do Secretário Municipal Daniel Louzada recebeu na quinta-feira, 18/12 o Gerente da agência dos Correios de Guariba Sr. Augusto onde trataram sobre o andamento das melhorias solicitadas pelo Município quanto aos serviços de distribuição de cartas e encomendas na cidade.

Na ocasião o Sr. Augusto comprometeu-se a iniciar o atendimento dos bairros Residencial Santa Cruz, Vila Mariana II, Jardim Irajá, e Residencial Sózio Caporusso no início do mês de janeiro, mesmo estando com o número insuficiente de carteiros na cidade. Ele destacou ainda que, no início, poderão ocorrer contratempos no atendimento visto que não será uma tarefa fácil atender a todos de maneira plenamente satisfatória com um número pequeno de profissionais.

Prefeito Dr. Francisco consegue atendimento dos Correios para os Bairros Santa Cruz, Mariana II, Irajá e Sózio Caporusso

O Prefeito informou ao Gerente dos Correios que, todas as reivindicações feitas ao Presidente da empresa em Brasília em audiência no dia 26 de novembro estão sendo acompanhadas e serão fortemente cobradas no início de 2015, e agradeço o comprometimento com a cidade, - “Estive em Brasília, acompanhado do vereador Zé Carioca e pedimos mais carteiros e melhorias urgentes na agência de Guariba. Estou acompanhando e irei cobrar pra valer no início do ano. O tamanho da agência não comporta mais o volume de cartas e encomendas que chegam à cidade. Além disso, o espaço de atendimento ao publico é pequeno. Porém, agradeço ao Augusto e toda a sua equipe que não estão medindo esforços para o atendimento destes bairros a partir de janeiro, mesmo ser ter recebido mais carteiros”, finaliza.

Os serviços serão iniciados em Janeiro de 2015

Nesta época do ano as festas e confraternizações ocorrem com maior freqüência e junto com elas vêm as “tentações”, mas não se preocupem, com boa organização podemos passar por essa fase consumindo o que temos vontade, e sem perder o resultado que lutamos o ano todo para conseguir alcançar.

Não adianta termos a ilusão que podemos comer de tudo e sem limite de quantidade que não iremos engordar, mas também não é o momento de neuroses de ter privações intensas, pois uma vez que a privação se reflete no nosso convívio social, podemos aumentar a ansiedade e conseqüentemente iremos ter excessos para compensar esse desequilíbrio emocional.

As festas de fim de ano são momentos de reunir a família e de comunhão, então vamos comemorar, consumir os alimentos típicos da data, consumindo com prazer sem esquecer de incluir os alimentos nutritivos e termos moderação nos alimentos que sabemos não ser tão saudáveis.

E não se esqueçam: não é apenas o que consumimos no Natal e no Ano Novo que nos faz engordar, mas sim o nosso hábito de vida do ano todo que irá determinar nosso resultado após as festas.

Algumas dicas de como aproveitar as festas sem culpa:

- Não pule as refeições durante os dias de festa, não se esqueça de fracionar a dieta, comendo em menor quantidade mais vezes

durante o dia.- Nos lanches intermediários prefira as

frutas.- Na Ceia de Natal e de Ano Novo ofereça

variedade de frutas, castanhas e saladas, assim é uma forma de ter petiscos saudáveis para que o prato principal possa ser consumido sem culpa.

- Evite consumir alimentos ricos em calorias vazias (sem nutrientes), como refrigerantes e bebidas com álcool, prefira os sucos naturais.

- Nos dias seguintes das festas lembre-se de voltar a ter uma alimentação equilibrada e saudável para repor os nutrientes que provavelmente não foram oferecidos nesse período.

- Alimentos ricos em fibras e água como: vegetais (brócolis, cenoura, couve-flor, salsão, couve e salsinha), frutas (morango, abacaxi, melão e pêra), assim, a eliminação das toxinas ingeridas nos dias anteriores (álcool, gorduras e açúcares) são eliminados mais facilmente do organismo.

- Aumente a ingestão de água e de chás como hibiscus, erva-doce, cavalinha que são diuréticos para ajudar na limpeza completa do seu organismo. O salsão, a salsinha, a cavalinha são ótimas opções para serem consumidas na forma de suco, pois são diuréticos naturais.

Nutricionista Letícia Jatobá ClementeCRN-3 21973

Festas Sem Culpa

Page 3: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20143

A vontade e a facilidade em lidar com os negócios sempre foram características do empresário Luís Gustavo Domingues, de 41 anos. Desde jovem ele manifestava interesse em ter o próprio negócio e, uma visita a uma loja de tintas, em Ribeirão Preto, colaborou para que hoje ele estivesse estabilizado profissionalmente e satisfeito com o que construiu na vida.

Até os 13 anos de idade, Luís morou na Usina São Carlos, devido ao seu pai ter trabalhado durante muito tempo no local. Veio para Guariba iniciar o próprio negócio, instigado pela vontade de administrar, tomando decisões que pudessem influenciar no seu dia a dia e “fugir” da rotina como funcionário.

Em Ribeirão Preto para comprar tinta com o intuito de pintar a casa dos pais e da avó, Luis achou a loja bonita. Seu pai idealizou o início do filho no ramo e deu o “ponta pé inicial” para o filho no ramo em Guariba. “Meu pai montou uma loja bem pequenininha, nas condições dele, que sempre foi funcionário da Usina São Carlos. A partir daí começou a trajetória da LL Tintas”, contou o empresário.

O estabelecimento funciona há 24 anos e seu espaço físico aumentou em três vezes, acompanhando o aumento da demanda e dos produtos oferecidos. Como estratégia de sobrevivência do negócio, Luís achou que seria melhor incorporar às tintas, materiais para construção e hidráulicos. E deu certo. Hoje, a LL Tintas possui clientes fieis, que já adquiriam produtos desde quando a loja ainda estava sendo montada.

“Com certeza ele (cliente) vai ser muito bem atendido e a gente preza muito pela honestidade”, ressalta o proprietário que emprega seis funcionários.

Luis afirma que o negócio nunca foi fácil de lidar e exige muita dedicação e persistência desde o início. “Foi tudo novo, conhecendo no dia a dia, ninguém explicou nada”, lembra do início. “Eu não consigo desligar em nenhum

minuto. Dificilmente eu consigo sair da empresa e esquecer dela”, completa ele, classificando como um defeito seu.

A falta de tempo contribui com o pouco lazer. Procura viajar pelo menos uma vez por ano com a família e, geralmente, fica poucos dias fora. Mesmo assim ele valoriza a esposa Célia, com quem está há 23 anos, e o casal de filhos, pilares que sustentam sua caminhada. Segundo ele, a esposa sempre foi fundamental no desenvolvimento da loja, mas hoje é coordenadora na rede municipal de ensino.

“Eu só tenho a agradecer a Deus por tudo o que eu tenho hoje”, afirma Luís, que tem grande admiração pelo avô Antônio, já falecido, e que participou ativamente do seu negócio e paixão pelo seu neto Lucas. O empresário também fez questão de ressaltar sua mãe Ana Maria e o pai Luis, que sempre estiveram dispostos a ajudar no que foi possível, se desdobrando de várias formas para ver o sucesso do filho.

O guaribense faz uma análise de tudo o que viveu até hoje e se mostra muito feliz. Isso é traduzido no seu semblante e demonstrado na sua conversa. A caminhada não foi fácil até aqui, mas Luís almejou o que possui hoje, faz e vive o que gosta. Sua única preocupação é o desenvolvimento da cidade onde mora. A esperança no setor industrial faria as coisas melhorarem mais ainda.

“Devido ao momento que o país está passando, Guariba necessita muito de empresas diferente do ramo de usina. A gente está sempre muito empenhado em conversar com as pessoas e com quem dirige Guariba, para trazer um ramo diferente para a nossa cidade”, afirma.

Na torcida, ele vai desempenhando seu papel como morador, pai de família e homem de negócios. “Guariba é a cidade do meu coração. Não me vejo mudando daqui. Peço a Deus para envelhecer em Guariba. Eu devo tudo o que eu tenho a essa cidade”, concluiu.

Pintando o sete: a história de um empresário que faz o que gosta no dia a diaPor: Alexandre Rocha

Page 4: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20144

Há cerca de cinco anos em Guariba, as i rmãs Jaquel ine e Mel ina conseguem agradar em cheio a c l ientela. Sócio propr ietár ias das lo jas Camarim e MakingOf, e las são referências quando o assunto é roupa de qual idade a um preço justo.

A começar pela Camarim, que oferece roupas Hering, concei tuada marca e que agrada o públ ico que procura algo básico até uma balada. Os valores são acessíveis e partem de uma blusinha de R$ 28,00, a um shorts de R$ 65,00 para o públ ico feminino. Já para os homens é possível encontrar camisetas de R$ 35,00 e bermudas a R$ 69,00. Fora isso, a Camarim ainda possui d iversas outras opções, além de calçados Mel issa, da Grendene.

Não di ferente e com muitas opções, que vão do básico ao mais formal, como para casamentos e bai les de formatura, a MakingOf chegou a Guariba há dois anos, com marcas como Dzarm, Ci ty Blue, Acostamento e Lez a Lez, também at ingindo os públ icos mascul ino e feminino.

“Eu acredi to que além de termos mercador ia com qual idade e preço, nossas meninas são muito boas no atendimento”, af i rma Mel ina, que busca junto a i rmã e sócia, atender às necessidades e expectat ivas da

Camarim e MakinkOf: bom gosto e qualidade para as suas compras

cl ientela. Até por isso, elas acabam fazendo amizade com os cl ientes e a re lação acaba se tornando muito mais agradável . “Eu gosto muito daqui . Nossos cl ientes v i raram colegas”, ressal ta.

Na MakingOf os preços são a part i r de R$ 40,00 e a qual idade é indiscutível . Além disso, ambas as lo jas faci l i tam o pagamento em até 6 vezes no cartão e dando desconto de 10% no valor à v ista. O horár io de atendimento no mês de dezembro está sendo das 9h às 20h, além do cl iente concorrer a vales compra no valor de R$ 500,00.

“A gente quer que o c iente entre e se sinta confortável dentro da lo ja” , conta Mel ina sobre o est i lo das lo jas. Ela faz questão de ressal tar que muitas pessoas tem a pr imeira impressão errada, acredi tando que existem roupas caras devido ao boni to v isual das lo jas, o que não é verdade, segundo ela.

Para f inal izar, a sócia propr ietár ia convida a todos para conhecer a Camarim e a MakingOf, a lém de ressal tar a qual idade do pós-venda, algo muito importante para os c l ientes. “As portas estão abertas. Nós queremos atender todos os t ipos de públ ico e posso garant i r que temos um custo x benefíc io muito bom”, concluiu.

Camarim Making Of

Camarim Camarim

Camarim Making Of Camarim

Making Of Making Of Camarim Camarim

Page 5: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20145

,99

AQUI É

MAIS BARATOGUARIFARMA

Fone: (16)

por apenas:DERMACYD 200ML

16,99R$

cada

Page 6: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20146

O Hospital do Câncer de Barretos (SP), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Rotary Club, enviou uma unidade móvel para Guariba na última quarta-feira (3). A carreta foi instalada no Galpão do Agronegócio e foram realizados exames gratuitos.

“A unidade móvel é altamente equipada para a realização desses procedimentos. Gostaria de agradecer ao Hospital do Câncer de Barretos por enviar a carreta, ao Rotary Club, em especial a Edna Bilú que é a coordenadora do hospital em nossa cidade, a Secretária da Saúde Elizabeth Corrêa pelo trabalho e dedicação, a Giseli Ramos por coordenar os serviços no local e a todos que se empenharam para que este momento fosse possível”, declara o prefeito Dr. Francisco Dias Mançano.

Na unidade móvel foram oferecidos três procedimentos, sendo o exame de papanicolau, avaliações de lesões de pele (sugestiva de câncer), exame de sangue PSA e próstata. “A chegada da carreta do Hospital de Barretos foi uma excelente oportunidade para os nossos munícipes realizarem esses exames, que são de extrema importância para a saúde”, explica Elizabeth Corrêa, Secretaria da Saúde.

Ao todo, foram realizados 50 exames de papanicolau, 40 de próstata e 20 de pele. As pessoas atendidas passaram por uma triagem após agendamento na UBS da Vila Amorim.

Carreta do Hospital do Câncer realiza exames em Guariba

PREVENÇÃO

Se neste segundo semestre de 2014 a maior parte dos feriados nacionais caiu em finais de semana, em 2015 o cenário será bem diferente, para a alegria dos trabalhadores e tristeza principalmente dos lojistas quase todos os feriados nacionais cairão em segundas ou sextas-feiras. Outros, em terças ou quintas, quando acabam sendo “imprensados” e incluídos no feriado os dias que ficam entre a data de paralisação e o final de semana. O comércio é o que sai mais prejudicado dessa história. Contando apenas as datas comemorativas nacionais, 2015 terá 10 feriadões. Em Guariba, soma-se o 21 de setembro (segunda-feira), data em que se comemora o dia cidade e 20 de novembro (sexta-feira) dia da consciência negra. O primeiro feriado de 2015, justamente no primeiro dia do ano – o feriado de réveillon -cairá numa quinta-feira. Ao longo do ano haverá três feriados que cairão em segundas-feiras, dois às terças-feiras, três às quintas-feiras e quatro às sextas-feiras. O ano também terá três feriados que cairão aos sábados ou domingos. Situação bem diferente de 2014, quando cinco feriados caíram em finais de semana.

2015 promete ser o ano dos feriados prolongados e comércio teme prejuízos

Confira a lista completa:• 1º de janeiro – Ano Novo (quinta-feira)• 17 de fevereiro – Carnaval (terça-feira)• 18 de fevereiro – Quarta-feira de

Cinzas• Atenção: A folga pode ir até o meio-dia

da quarta-feira.• 3 de abril – Paixão de Cristo (sexta-

feira)• 21 de abril – Tiradentes (terça-feira)• 1º de maio – Dia do trabalho (sexta-

feira)• 4 de junho – Corpus Christi (quinta-

feira)• 7 de Setembro – Independência do

Brasil (segunda-feira)• 12 de outubro – Nossa Senhora

Aparecida (segunda-feira)• 2 de novembro – Finados (segunda-

feira)• 15 de novembro – Proclamação da

República (domingo)• 24 de dezembro: Véspera de Natal

(ponto facultativo após as 14h) (quinta-feira)• 25 de Dezembro – Natal (sexta-feira)• 31 de dezembro: véspera de Ano Novo

(ponto facultativo após as 14h) (quarta-feira)

Prefeitura de Guariba injeta R$3.700.000,00 na economia local neste mês de dezembroO dinheiro é proveniente do cartão alimentação, segunda parcela do 13º salário, vale especial de natal e salário mensal pago aos funcionários municipais

A prefeitura municipal através do prefeito Francisco Mançano tem se esforçado ao máximo para valorizar e prestigiar seus funcionários e consequentemente o comércio local. Neste mês de dezembro foi pago um valor aproximado de R$ 3.700.000,00 aos servidores públicos.

Este valor é referente à soma do pagamento do cartão alimentação, salário mensal de novembro, 2º parcela do 13º salário e o vale especial de natal aos funcionários municipais.

De acordo com o prefeito Dr. Francisco Mançano, os funcionários públicos irão receber ainda no mês de dezembro, em parceria com Câmara Municipal, um vale de natal, através do cartão alimentação no valor de R$220,00 e R$300,00, de acordo com a referência salarial, além do salário mensal, vale alimentação mensal e 2º parcela do 13º que já foram pagos.

“Com todos esses benefícios, peço que o funcionário aproveite para fazer suas compras de final de ano no comércio local, para que o dinheiro gerado em GUARIBA possa ficar na cidade, gerando emprego, receita e renda para a cidade”, destaca o prefeito, que finaliza com votos de boas festas – “Aproveito a oportunidade e desejo a todos um natal abençoado, cheio de amor e fé e um 2015 com muita saúde, paz e esperança”, finaliza.

CHARGE

Page 7: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20147

MODA E ESTILO

Especial Reveillon!!Ano Novo é hora de renascer, de

florescer, de viver de novo. É hora de recarregar as energias e ter novas esperanças... E claro numa data tão especial, é muito importante estar se sentindo linda(o). E como no natal, não existe uma regra para a comemoração de reveillon, algumas pessoas gostam de passar com as cores que remetem a algum significado, como por exemplo o vermelho que significa amor, amarelo dinheiro, e o mais comum é usar branco, néh como você sabe.

Selecionei alguns looks maravilindos para você se inspirar e ter uma comemoração pra la de especial!!!

Nessa edição tivemos como parceiros: Manicure Jucélia Araújo Fone (16) 99143-6741 Maquiagem Stefanni Gobetti Fone (16) 99399-7187 e as fotos foram feitas pela Fotógrafa Monique Motoso no Studio Motoso Fone (16) 3231-9324, o Studio Motoso é especializado em fotos artísticas representadas através do book. Gestante, acompanhando mensal do bebê, foto infantil, fotografia de aniversário, batizado, etc. Essas profissionais arrasam sempre. Obrigada a todas vocês, por colaborarem com seus trabalhos, em mais uma edição!!

Querido leitor, aproveite este ano que está chegando, para realizar, todos os seus sonhos! Boas festas e Feliz ano novo!!

Loja: Camarim e Pé de Pimenta

Loja: Making Off e Pé de Pimenta

Loja: Hope Springs e Pé de pimenta

Loja: Segunda Pele

Loja: Camarim

Loja: Camarim

Look 8: Criança Owun que princesa!!!

Essa roupitcha está um luxo! O shorts social com lenço colorido é um belo traje para deixar sua baby mais elegante e linda! As aplicações com tule, missangas e paetê dão um charme à blusa. A sapatilha com glitter dourado combina com tudo e estar de arrasar. In Love!!

Look 7: Camisa + BermudaSim ou com certeza? COM CERTEZA!

Não é porque a camisa é “social” que o look não pode ser despojado! Descontraído, esse look tem uma pegada natural meio balneária, fica um “arrumadinho sem exageros”. Vale lembrar que para ficar elegante é bom dar uma dobrada nas mangas da camisa, senão pode correr o risco de parecer que você pegou a bermuda enganado, no lugar da calça rs. E convenhamos, nós não queremos isso, né?! Esse tipo de look pode ser usado com chinelos em couro, sapatênis, mocassins ou sandálias.

Look 6: Polo + BermudaUma boa opção para o verão é misturar

o estilo clássico das camisas pólo ao visual sempre despojado das bermudas! Por mais que a produção seja mais despojada e casual a camiseta pólo, qualquer que seja, dá um ar mais arrumado e elegante para o homem. Esse tipo de look cai bem para pessoas de qualquer idade e estilo. São peças clássicas do guarda roupa masculino que nunca caem de moda.

Look 5: Calça + PoloPolo é sempre bem vinda, pois deixa

o look com cara de bem arrumado. Essa polo tem os detalhes na gola e nas mangas e os bordados que dão um charme a mais, e deixam o look mais jovial. A calça jeans descontrai e a lavagem com esses detalhes mais claros dão a sensação de maior e chamam a atenção para onde é mais claro.

Look 4: GinásticaNada melhor que estar se sentindo linda

e poderosa para perder os quilinhos a mais que sempre adquirimos na ceia de Natal e Réveillon. A linha LUPO Sport é desenvolvida com tecidos que aumentam o desempenho e performance física, sem perder a beleza, sensualidade e conforto nas modelagens. O macacão é ideal para todos os tipos de atividade física, e o meião colorido está super na moda, está tomando conta das mulheres mais elegantes das melhores academias do país! Aposte em um look sensual, confortável e de qualidade para malhar!!!

Look 3: Vestido longoUm arrazo!! Super alonga, as cores

diferentes da estampa, acabam criando listras horizontais que visualmente dão sensação de maior, portanto se você é mais magrinha você pode usar isso ao seu favor. A fenda chama a atenção para as pernocas e alonga porque cria uma linha na vertical. A gola em v é muito adequada pra quem tem busto maiozinho e como o elástico marca essa parte mais magrinha que fica abaixo do busto visualmente da sensação de cintura bem fina. A estampa de cobra deixa o look mais mulherão. A sandália em cor neutra puxa pra cor da estampa e harmoniza, e é de salto mas como tem a meia pata na frente acaba ficando mega confortável.

Look 2: Vestido em rendaO vestido de renda é o queridinho do

verão! Além de confortável, bonito e cheio de charme, a sobreposição da renda sobre o nude, dá a ilusão de uma falsa transparência, que tem tudo a ver com a moda boudair (palavra francesa usada para definir peças inspiradas no universo das lingeries). Impossível resistir à tamanha delicadeza, essa peça certamente é coringa no guarda-roupas de qualquer brasileira, de norte a sul do país, pois dificilmente um vestido de renda sai da moda! Além de delicado é muito sensual. A sandália em tom vermelho traz ainda mais sensualidade ao look! O salto reto proporciona estabilidade e elegância.

Look 1: Blusa + Calça flareBlusa + Calça flare! A combinação de

peças claras é ideal para quem busca criar um visual mais sofisticado. A calça flare é um coringa no armário, além de alongar a silhueta é cheia de estilo, agrega sofisticação e elegância à mulher. É uma peça que ganhou espaço merecido entre as mulheres mais antenas na moda, que presam conforto, elegância e sofisticação. A blusa em tricô além de linda, garante a elegância plena, além de ser macia, agradável ao toque e confortável. O detalhe da gola com aviamento de corrente em metal e strass dão um charme na peça. As costas da blusa nos traz um truque com detalhe em chifon e acabamento sereia, pois a prega traseira, além de deixar a peça soltinha, valoriza muito a cintura. A sandália em cor neutra deixa o look harmônico e o salto robusto é um tipo mais largo, com altura mediana sendo ideal para quem quer tornar o look menos formal sem perder a elegância, privilegiando o conforto! O detalhe dourado da parte superior dessa belíssima sandália, tornam a peça mais glamorosa dando charme total aos pés!!!

Loja: Hope Springs

Loja: Making Off

Page 8: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20148

Podemos construir um futuro que seja digno de nossas crianças.

Podemos iniciar a paz que tanto queremos.

Podemos transformar pelo exemplo.

Desejamos que o sentido do Natal vá além dos presentes e alcance

nossos corações. Feliz 2015!

Socicana

ASSOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES DE CANA DE GUARIBA - 15-02-51

DESTAQUE

Inscrições Abertas Novas Oficinas

• Aulas de Informática básica;• Violão;• Futebol;• Handebol;• Futsal;• Vôlei;• Dança;• Oficinas de Jogos e Dinâmicas;• Leitura e teatro;• Reciclagem Ambiental;• Artesanato.

Vagas Limitadas! Período das inscrições de 10 de Novembro á 9 de Janeiro.Mais Informações:pelo telefone 16 3251. 6093

O evento tradicionalmente realizado pelo Centro Social Comunitário Cristo Rei aconteceu nos dias 09 e 10 de dezembro e contou com as presenças dos alunos, professores, diretoria e convidados, além dos padrinhos que presentearam as crianças que participam dos projetos diários da entidade.

Entenda do Apadrinhamento Todos os ano, ao final das atividades

da entidade, a diretoria convida algumas pessoas simpatizantes ao Centro Cristo Rei para apadrinhar um dos alunos presenteando-a com alguns itens de uso pessoal conforme lista previamente disponibilizada.

Para a entrega dos presentes é organizado um evento onde cada padrinho o entrega pessoalmente ao afilhado. Durante

Cristo Rei realiza o tradicional Apadrinhamentoeste acontecimento os alunos apresentam peças teatrais e musicais. Ao final é servido um lanche a todas as pessoas que prestigiaram o apadrinhamento.

Confira o que foi apresentado no evento deste ano

Os alunos interpretaram peças teatrais alusivas ao natal, principalmente estimulando uma reflexão sobre o verdadeiro espírito do natal, O ESPÍRITO CRISTÃO. Também tivemos atividades de dança com repertório religioso e a apresentação do consagrado projeto Banda Marcial sob regência do Maestro Michael Taveira.

Veja quem prestigiou as criançasAlém dos padrinhos o evento contou

com as presenças da Diretora Presidente da

entidade Aparecida Vitorino(representando a Diretoria), Seminarista Sebastião de Magalhães Viana Júnior (representando a Pároco Rodrigo) e o Secretário Municipal Daniel Louzada (que apresentou o evento e representou a administração municipal). Todos usaram da palavra e saudaram o evento, destacando a importância do Cristo Rei para a comunidade, convidando a todos a participarem da vida da entidade, e agradecendo pelas presenças e carinho dos padrinhos.

Feliz NatalO apadrinhamento foi finalizado com

uma peça musical natalina executada pela Banda.

Page 9: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 20149

SOCIAL

No dia 11 de dezembro o Rotary Club de Guariba esteve em festa recebendo a visita oficial do casal Governador Distrital – Maria Augusta e Osvaldo Pinto de Carvalho.

Na ocasião aconteceu a reunião de trabalho onde foram apresentada a governadora, todas as metas cumpridas pelo clube. O evento contou com a participação de um grupo musical liderado pelo Maestro Taveira.

Logo após os companheiros se confraternizaram em um jantar onde receberam convidados e autoridades, além da coordenadora Distrital das Casas da Amizade Izabel Sangali.

Rotary Club recebe a visita do Casal Governador

Rotary Club recebe a visita do Casal Governador

Page 10: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201410

ESPECIALISTAS EM DIREITO PREVIDENCIÁRIODR. HILÁRIO BOCCHI JÚNIORDR. RODRIGO DE OLIVEIRA

DIREITO

Doutor, a doença que eu tenho dá direito à aposentadoria por invalidez?

Quem trabalha com previdência ouve diariamente as pessoas fazendo essa pergunta. E a resposta é muito simples: qualquer doença pode dar direito à aposentadoria por invalidez.

Certa vez atendi dois irmãos. Ambos tinham a mesma doença. Um conseguiu se aposentar e ou outro não.

Existia entre eles um tipo de competição. Aquele que não conseguiu a aposentadoria por invalidez estava apto para o trabalho no entanto queria, de uma forma ou de outra, estar incapaz.

Ele não aceitava, em hipótese alguma, que seu irmão fosse mais inválido que ele. Ele queria ser pior.

É justamente isso que define qual doença dá direito à aposentadoria por invalidez: a incapacidade para o trabalho.

Caso a doença incapacite o trabalhador para exercer atividade que lhe garanta a subsistência, terá direito ao benefício. Se a doença não incapacita, então não tem direito à aposentadoria.

Em resumo, não importa qual doença a pessoa tem, mas se essa doença a incapacita de trabalhar.

Pulo do gato Existem vários tipos de incapacidade.

A total ou parcial. A temporária ou definitiva. A mescla desses tipos definirá a espécie de

Qual doença dá direito à aposentadoria?

benefício que o trabalhador terá direito. Se a incapacidade for total e definitiva terá direito à aposentadoria por invalidez. Se a incapacidade for parcial e definitiva o benefício correto é o auxílio acidente e, se a incapacidade for temporária, seja ela total ou parcial, o INSS concederá ao trabalhador o auxílio doença. Finalmente, se não existir incapacidade o segurado está apto a exercer suas atividades profissionais.

DificuldadesQuem define o grau da incapacidade, se

ela é total ou parcial, bem como quanto tempo ela vai dura, ou seja, se ela é temporária ou definitiva, é a perícia do INSS. Nem sempre os médicos falam a mesma língua. É muito comum um dizer que o trabalhador está bom para o trabalho e outro que ele não pode trabalhar.

Quando isso acontece a pessoa fica desnorteada, sem saber o que deve fazer.

Duas ferramentas são importantes para o trabalhador nessa hora: a prorrogação e a reconsideração.

Quando o benefício é cortado antes da hora é possível solicitar nova perícia para avaliar a possibilidade de prorrogar o pagamento e quando o médico do INSS determina que não haverá mais pagamento do auxilio doença pode-se solicitar a reconsideração dessa decisão.

Caso uma dessas ferramentas não funcione, solicite a revisão da perícia na Justiça.

Page 11: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201411

DECRETO MUNICIPAL Nº 128, DE 30 DE OUTUBRO DE 2014

DISPÕE SOBRE A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, CRIADO PELA LEI MUNICIPAL N° 1.105, DE 14 DE AGOSTO DE 2002, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ALDAIR CÂNDIDO DE

SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos IX, XII e XXX, do artigo 71, da Lei Orgânica do Município, com fundamento na Lei Municipal nº 1.105, de 14 de agosto de 2002,

DECRETA:Art. 1º Para efeito de

composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, criado pela Lei Municipal n° 1.105, de 14 de agosto de 2002, com caráter deliberativo, fiscalizador e de assessoramento, são nomeados os seguintes membros:

I – Representantes da Prefeitura Municipal:

a) Titular: Angélica Cristina Magnusson de Lima Justino, RG nº 20.220.124, CPF/MF nº 101.078.508-77;

b) Suplente: Rogério Vitor Ferreira, RG nº 29.834.515-8, CPF/MF nº 289.758.738-54;

II – Representantes do Escritório de Desenvolvimento Regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral:

a) Titular: Rodnei Barbosa Correa, RG n° 34.391.012-3, CPF/MF nº 307.666.978-66;

b) Suplente: Giovanni Ramos Oliveira, RG n° 10.927.168, CPF/MF nº 050.109.906-95;

III – Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais:

a) Titular: Márcio Alexandre da Silva, RG n° 22.317.276;

b) Suplente: José Itamar Barbosa, RG n° 7.020.420;

IV – Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais:

a) Titular: Antônio José dos Santos, RG n° 21.697.359;

b) Suplente: Vera Lucia Costa Silva, RG n° 28.917.466-1, CPF/MF nº 280.510.888-32;

V – Representante das Cooperativas Rurais:

a) Titular: Francisco Zaquiel de Lemos, RG n° 1.045.880, CPF/MF nº 016.807.948-84;

b) Suplente: Luiz Simão da Silva, RG n° 9.594.970, CPF/MF nº 968.559.598-49.

§ 1º Os membros deste Conselho Municipal exercerão mandato de dois anos, facultada a recondução por igual período, uma única vez.

§ 2º A função de membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural não será remunerada, mas considerada de relevante interesse público.

Art. 2º Compete ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural:

I – estabelecer diretrizes para a política agrícola municipal;

II – promover a integração dos vários segmentos do setor agrícola, vinculados à produção, comercialização, a r m a z e n a m e n t o , industrialização e transporte;

III – elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário Plurianual e anualmente o Programa de Trabalho Anual e acompanhar e sua execução;

IV – manter intercâmbio com os conselhos similares, visando o encaminhamento de reivindicações de interesse comum;

V – assessorar o Poder Executivo Municipal

em matérias relacionadas à agropecuária e ao abastecimento alimentar.

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Pradópolis, 30 de outubro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito Municipal de Pradópolis

Registrado em livro próprio e publicado, por afixação, no local de costume, na sede administrativa da Prefeitura Municipal e no átrio da Câmara Municipal de Pradópolis, na mesma data, em órgão de imprensa escrita regional, com circulação local, nos termos do artigo 88 da Lei Orgânica do Município.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Secretário de Administração Geral

DECRETO MUNICIPAL Nº 130, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014

DISPÕE SOBRE A ATUALIZAÇÃO DO VALOR MONETÁRIO DA RESPECTIVA BASE DE CÁLCULO DO IPTU E DOS DEMAIS TRIBUTOS (IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES) E RENDAS (PREÇOS PÚBLICOS E TARIFAS) DO SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL EM VIGOR, PARA O EXERCÍCIO DE 2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos IX, XX, do art. 71, da Lei Orgânica do Município, com fundamento no Código Tributário Municipal,

DECRETA:Art. 1º O valor

monetário da respectiva base de cálculo do IPTU, quanto de todos os demais tributos, como impostos, taxas e contribuições, bem como as rendas públicas municipais, das quais se sobressaem os preços públicos ou tarifas, do sistema tributário municipal em vigor, para o Exercício de 2015, fica atualizado em 5,58% (cinco vírgula cinquenta e oito por cento), de acordo com a variação acumulada do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos últimos doze meses, entre dezembro de 2013 e novembro de 2014.

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2015.

Art. 3º Ficam revogadas as disposições em contrário.

Pradópolis, 12 de dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito Municipal de Pradópolis

Registrado em livro próprio e publicado, por afixação, no local de costume, na sede administrativa da Prefeitura Municipal e no átrio da Câmara Municipal de Pradópolis, na mesma data, em órgão de imprensa escrita regional, com circulação local, nos termos do artigo 88 da Lei Orgânica do Município.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Secretário de Administração Geral

DECRETO MUNICIPAL N° 131, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014

DISPÕE SOBRE O EXPEDIENTE NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS, RELATIVO AOS

DIAS QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal;

DECRETA:Art. 1° Fica suspenso

o expediente nas repartições públicas do Município de Pradópolis nos dias 26, 29 e 30 de dezembro de 2014.

Parágrafo único. Em decorrência do disposto neste artigo, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas posteriormente, segundo a determinação de seu superior hierárquico, que deverá observar o interesse e a peculiaridade de cada serviço.

Art. 2º Os pontos facultativos, de que trata o artigo anterior, não serão aplicados às repartições públicas municipais que, em razão da natureza de serviços essenciais prestados à comunidade, caracterizados como de relevante interesse, não podem sofrer qualquer forma de paralisação ou suspensão, tais como o:

I – Plantão do Centro Médico Municipal;

II – Velório Municipal e o Cemitério Municipal;

III – Serviços de coleta e remoção de lixo domiciliar;

IV – Serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Art. 3° Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Pradópolis, 12 de dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito Municipal de Pradópolis

Registrado em livro próprio, na mesma data, e publicado tanto por afixação no local de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, como por divulgação em órgão de imprensa escrita local ou regional, na data de sua circulação, nos termos do artigo 88 da Lei Orgânica do Município.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Diretor de Administração Geral

DECRETO MUNICIPAL N° 132, 15 DE DEZEMBRO DE 2014

Dispõe sobre os feriados e pontos facultativos no Município de Pradópolis durante o ano de 2015, e dá outras providências.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal, tendo em vista as disposições contidas nas Leis Federais nº 662/49, nº 6.802/80, nº 9.093/95 e nº 9.497/97, combinadas com as Leis Municipais nº 680/86 e nº 1.279/07;

DECRETA:Art. 1° Para efeito de

elaboração do calendário de eventos cívicos, religiosos, laicos e sociais do Município de Pradópolis, são considerados feriados e pontos facultativos, durante o ano 2015, os dias de:

I – 1º de janeiro, quinta-feira – Confraternização Universal – feriado nacional;

II – 02 de janeiro, sexta-feira – ponto facultativo;

III – 16 de fevereiro, segunda-feira – Carnaval – ponto facultativo;

IV – 17 de fevereiro, terça-feira – Carnaval – ponto facultativo;

V – 18 de fevereiro, quarta-feira – Quarta-Feira de Cinzas – ponto facultativo até às 13 horas;

VI – 02 de abril, quinta-feira – Quinta-Feira Santa –

ponto facultativo;VII – 03 de abril, sexta-

feira – Sexta-Feira Santa – feriado nacional;

VIII – 05 de abril, domingo – Páscoa – feriado nacional;

IX – 20 de abril, segunda-feira – ponto facultativo;

X – 21 de abril, terça-feira – Dia de Tiradentes – feriado nacional;

XI – 1º de maio, sexta-feira – Dia do Trabalhador – feriado nacional;

XII – 04 de junho, quinta-feira – Corpus Christi – feriado nacional;

XIII – 05 de junho, sexta-feira – ponto facultativo;

XIV – 13 de junho, sábado – Aniversário da Cidade e Festa do Padroeiro Santo Antônio – feriado municipal;

XV – 09 de julho, quinta-feira – Revolução Constitucionalista – feriado estadual;

XVI – 10 de julho, sexta-feira – ponto facultativo;

XVII – 07 de setembro, segunda-feira – Dia da Independência do Brasil – feriado nacional;

XVIII – 12 de outubro, segunda-feira – Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) – feriado nacional;

XIX – 28 de outubro, quarta-feira – Dia do Funcionário Público – ponto facultativo;

XX – 1° de novembro, domingo – Dia de Todos os Santos – ponto facultativo;

XXI – 02 de novembro, segunda-feira – Dia de Finados – feriado nacional;

XXII – 15 de novembro, domingo – Dia da Proclamação da República – feriado nacional;

XXIII – 20 de novembro, sexta-feira – Dia da Consciência Negra – feriado municipal;

XXIV – 24 de dezembro, quinta-feira – Véspera de Natal – ponto facultativo;

XXV – 25 de dezembro, sexta-feira – Dia de Natal – feriado nacional;

XXVI – 31 de dezembro, quinta-feira – Véspera de Ano Novo – ponto facultativo.

§ 1° Os pontos facultativos, de que trata este artigo, não serão aplicados às repartições públicas municipais que, em razão da natureza de serviços essenciais prestados à comunidade, caracterizados como de relevante interesse, não podem sofrer qualquer forma de paralisação ou suspensão, tais como o:

I – Plantão do Centro Médico Municipal;

II – Velório Municipal e o Cemitério Municipal;

III – Serviços de coleta e remoção de lixo domiciliar;

IV – Serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

§ 2° O critério de compensação, previsto neste artigo, poderá ser substituído pelo sistema de banco de horas, para os servidores municipais cuja natureza das atribuições funcionais estejam diretamente vinculadas com as necessidades administrativas de prestação de serviços em horário extraordinário.

Art. 3° Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Pradópolis, 15 de

dezembro de 2014.ALDAIR CÂNDIDO DE

SOUZA Prefeito do MunicípioRegistrado em livro

próprio, na mesma data, e publicado tanto por afixação no local de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, como por divulgação em órgão de imprensa escrita local ou regional, na data de sua circulação, nos termos do artigo 88 da Lei Orgânica do Município.

SAULO EMANUEL

ATIQUEDiretor de

Administração Geral

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 243, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

Altera e acrescenta dispositivos da Lei Complementar nº 194, de 24 de dezembro de 2010, bem como da Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008, na forma que específica e dá outras providências.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o artigo o inciso VI do artigo 71 da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal, em sessão extraordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2014, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte...

LEI COMPLEMENTAR:Art. 1º Os §§ 1º e 2º, do

art. 1º da Lei Complementar nº 194, de 24 de dezembro de 2010, passam a vigorar com as seguintes redações:

§ 1º O sujeito passivo e contribuinte da CIP é o proprietário, o titular do domínio útil ou possuidor, a qualquer título de unidade imobiliária, edificada ou não, localizada em área urbana dotada dos serviços de iluminação pública.

§ 2º A CIP tem como fato gerador a utilização efetiva ou a possibilidade de utilização, pelo contribuinte, de serviços municipais de fornecimento de iluminação em vias e logradouros públicos, incluindo a manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública.

Art. 2º Fica revogado, em todos os seus termos o § 3º do art. 1º da Lei Complementar nº 194, de 24 de dezembro de 2010.

Art. 3º O § 2º do art. 220 da Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008 (Código Tributário do Município), com a redação alterada pelo art. 2º da Lei Complementar nº 194, de 24 de dezembro de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação:

§ 2º A base de cálculo da CIP é o resultado do custo dos serviços de iluminação pública das vias e logradouros públicos, incluindo a sua manutenção, melhoramento e expansão, observada a distinção entre contribuintes de natureza residencial, comercial e industrial, e ainda, dos imóveis não edificados (terrenos).

Art. 4º O art. 220 da Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008 (Código Tributário do Município), passa a vigorar acrescido do § 5º com a seguinte redação:

§ 5º Para os imóveis não edificados (terrenos), o lançamento da CIP será anual, juntamente com o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, e, nas mesmas datas de vencimento do referido imposto, observados ainda, os mesmos critérios para pagamento, penalidades e prazos legais.

Art. 5º O art. 221 da Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008 (Código Tributário do Município), passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 221. Para o cálculo da CIP aplicar-se-á a alíquota correspondente, sobre o valor da base de cálculo de que trata o § 2º do artigo anterior, na proporção exata do consumo mensal, que será de 10% (dez por cento) para os contribuintes de natureza residencial; 12% (doze por cento) para os de natureza comercial; e, de 14% (quatorze por cento) para os de natureza industrial, de acordo com a Tabela 7, anexa a este Código.

§ 1º Para os imóveis não edificados e sem ligação

de energia elétrica, serão tributados de acordo com o valor venal do imóvel estabelecido pela planta genérica de valores, à razão de 0,3% (zero vírgula três por cento) ao ano, até o limite equivalente a 5 (cinco) Unidades Fiscais do Município – UFM.

§ 2º A determinação da classe ou categoria de consumidor, a que se refere este artigo, observará as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, ou de outro órgão regulador que vier a substituí-la.

Art. 6º O art. 3º da Lei Complementar nº 194, de 24 de dezembro de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 3º Com exceção dos imóveis não edificados, que segue a regra do § 5º do art. 220 da Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008, o pagamento da CIP será exigido em 12 (doze) parcelas mensais, em conjunto com a fatura de consumo emitida pela empresa concessionária de energia elétrica local, na forma de contrato ou convênio específico a ser celebrado com a municipalidade.

Art. 7º O art. 4º da Lei Complementar nº 194, de 24 de dezembro de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 4º Com exceção dos imóveis não edificados, que segue a regra do § 5º do art. 220 da Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008, os documentos de arrecadação da CIP serão encaminhados ao endereço respectivo, salvo se houver domicílio fiscal diverso, declarado pelo contribuinte, juntamente com a fatura de consumo de energia elétrica, emitida pela empresa concessionária.

Art. 8º A Tabela 7, anexa ao Código Tributário do Município, instituído pela Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008, passa a vigorar com a seguinte redação:

Tabela 7(art. 221)CONTRIBUIÇÃO PARA

CUSTEIO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA – CIP

Classes ou Natureza AlíquotaResidencial 10%Comercial 12%Industrial 14%Imóveis Não Edificados 0,3% sobre o valor venal até o limite de 5 UFM

Art. 9º Os demais dispositivos da Lei Complementar nº 194, de 24 de dezembro de 2010, bem como da Lei Complementar nº 165, de 2 de junho de 2008 (Código Tributário do Município), permanecem inalterados.

Art. 10. As despesas decorrentes desta Lei Complementar correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas, se necessário.

Art. 11. Esta Lei Complementar entrará em vigor na data de sua publicação, com eficácia a partir de 1º de janeiro de 2015.

Art. 12. Ficam revogadas as disposições em contrário.

Pradópolis, 18 de dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrado em próprio

livro, na mesma data, e publicado tanto por afixação no local de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, como por divulgação em órgão de imprensa escrita local ou regional, na data de circulação.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Diretor do Depto. de Administração Geral

Ano 02 • Número 26 - Edição Quinzenal

20 de dezembro de 2014

Page 12: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201412

Anexo IX.PORTARIA Nº 1.373Dispõe sobre a

exoneração, a pedido, do servidor municipal, Edmar Luís Ventura, do cargo em comissão de Diretor do Departamento Municipal de Esportes e Lazer, e dá outras providências.

Pradópolis, 09 de Dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito Municipal

PORTARIA Nº 1.374Dispõe sobre a

exoneração, a pedido, da servidora municipal, Angélica Cristina Magnusson de Lima Justino, do cargo em comissão de Diretora do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e dá outras providências.

Pradópolis, 10 de Dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito Municipal

LEI MUNICIPAL Nº 1.464, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2014

Dispõe sobre normas de controle de excesso de consumo de água distribuída para uso humano, na forma que especifica e dá outras providências.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o artigo o inciso VI do artigo 71 da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada no dia 26 de novembro de 2014, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte...

LEI:Art. 1º Fica o Poder

Executivo Municipal, por meio de seu setor competente, autorizado a fiscalizar todo o Município, com o objetivo de constatar a ocorrência de desperdícios de água distribuída, tais como:

I – lavar calçadas com uso contínuo de água;

II – lavar ou molhar ruas;III – lavar veículos em

domicílios e residências;IV – esvaziar piscinas

e reenchê-las com água advinda da rede pública de abastecimento de água;

V – estabelecimentos comerciais e/ou utilizados com fins lucrativos, incluindo edículas, onde constatado desperdícios nestes locais, incidirá a multa em valor ao dobro do que apontado no art. 4º desta Lei.

Art. 2º Uma vez verificado o desperdício de água distribuída pelo Município para consumo humano, o agente fiscalizador ligado a administração municipal, notificará por escrito o usuário, colhendo sua ciência ou o identificando, apontando dia e hora da ocorrência no auto de notificação, orientando-o sobre as sanções cabíveis em caso de nova constatação do uso inadequado e excessivo consumo de água, alertando o mesmo sobre a possível aplicação de multa.

§ 1º O desperdício ficará caracterizado uma vez verificado o uso contínuo de água, para ambas as hipóteses previstas, sem que o usuário faça uso de qualquer meio que evite o gasto contínuo, como a utilização de baldes, contribuindo assim, para a efetiva redução no consumo de água utilizado naquelas operações de limpeza que se façam necessárias.

§ 2º Fica terminantemente proibido o uso de máquinas de alta pressão e gatilhos utilizados em mangueiras.

§ 3º Se o usuário negar-se a assinar as notificações ou termos de autuação de infração, o agente deverá anotar no respectivo campo tal ocorrência, apresentando-lhe a primeira via dos referidos termos lavrados.

Art. 3º Caso o usuário já notificado não atenda a orientação expressamente prestada e notificada, persistindo no desperdício de água naquela unidade de consumo, será lavrado o respectivo Termo de Autuação da infração, sendo-lhe oferecido recibo da 1ª via do referido Termo.

Art. 4º Uma vez autuado pela persistência no desperdício de água, apesar de previamente notificado, será aplicado ao usuário multa de R$ 100,00 (cem reais), valor este que se duplicará, gradativamente, a cada

reincidência verificada.Art. 5º As despesas

decorrentes com a execução desta Lei, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Pradópolis, 02 de dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrado em próprio

livro, na mesma data, e publicado tanto por afixação no local de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, como por divulgação em órgão de imprensa escrita local ou regional, na data de circulação.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Secretário de Administração Geral

LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2014

(De autoria da Vereadora Marlene Aparecida Galiaso)

Declara de Utilidade Pública a “Associação Pradopolense de Assistência ao Dependente Químico – SPH – Só Por Hoje”.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o artigo o inciso VI do artigo 71 da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada no dia 26 de novembro de 2014, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte...

LEI:Art. 1º Fica

declarada Utilidade Pública a “ASSOCIAÇÃO PRADOPOLENSE DE ASSISTÊNCIA AO DEPENDENTE QUÍMICO – SPH – SÓ POR HOJE”, inscrita no CNPJ nº 21.147.646/0001-76, com sede à Rua Barão do Rio Branco, nº 246, Jardim Primavera, na cidade de Pradópolis, Estado de São Paulo.

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Pradópolis, 02 de dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrado em próprio

livro, na mesma data, e publicado tanto por afixação no local de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, como por divulgação em órgão de imprensa escrita local ou regional, na data de circulação.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Secretário de Administração Geral

PORTARIA Nº 1.370

De 09 de Dezembro de 2014.Dispõe sobre a

exoneração, da servidora municipal, Maria Juraci Barbisan Tomazini, do emprego permanente de Servente, e dá outras providências.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II e XIII, do artigo 71, da Lei Orgânica do Município, tendo em vista as disposições do artigo 31, inciso II, c/c Anexo XIII, da Lei Complementar nº 19, de 21 de setembro de 1993,

RESOLVE :Artigo 1º - Fica

exonerada, por extinção de contrato de trabalho em razão do Artigo 51º da Lei Federal nº 8.213/91, a servidora municipal, Maria Juraci Barbisan Tomazini, RG nº 17.359.078, do emprego permanente de Servente, a partir de 09 de Dezembro de 2014.

Artigo 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Pradópolis, 09 de Dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrada em livro

próprio e publicada por afixação, nos locais de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, na mesma data, nos termos do § 1°, do artigo 88, da Lei Orgânica do

Município.

ADINILSON GOMESChefe do Setor de

Recursos Humanos

PORTARIA Nº 1.371De 09 de Dezembro

de 2014.Dispõe sobre a exoneração, da servidora municipal, Tereza Matos Buchioni, do emprego permanente de Cozinheira, e dá outras providências.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II e XIII, do artigo 71, da Lei Orgânica do Município, tendo em vista as disposições do artigo 31, inciso II, c/c Anexo XIII, da Lei Complementar nº 19, de 21 de setembro de 1993,

RESOLVE :Artigo 1º - Fica

exonerada, por extinção de contrato de trabalho em razão do Artigo 51º da Lei Federal nº 8.213/91, a servidora municipal, Tereza Matos Buchioni, RG nº 11.651.347, do emprego permanente de Cozinheira, a partir de 09 de Dezembro de 2014.

Artigo 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Pradópolis, 09 de Dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrada em livro

próprio e publicada por afixação, nos locais de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, na mesma data, nos termos do § 1°, do artigo 88, da Lei Orgânica do Município.

ADINILSON GOMESChefe do Setor de

Recursos Humanos

PORTARIA Nº 1.372De 09 de Dezembro de

2014.Dispõe sobre a

exoneração, da servidora municipal, Aparecida Turci, do emprego permanente de Servente, e dá outras providências.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II e XIII, do artigo 71, da Lei Orgânica do Município, tendo em vista as disposições do artigo 31, inciso II, c/c Anexo XIII, da Lei Complementar nº 19, de 21 de setembro de 1993,

RESOLVE :Artigo 1º - Fica

exonerada, por extinção de contrato de trabalho em razão do Artigo 51º da Lei Federal nº 8.213/91, a servidora municipal, Aparecida Turci, RG nº 14.718.252, do emprego permanente de Servente, a partir de 09 de Dezembro de 2014.

Artigo 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Pradópolis, 09 de Dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrada em livro

próprio e publicada por afixação, nos locais de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, na mesma data, nos termos do § 1°, do artigo 88, da Lei Orgânica do Município.

ADINILSON GOMESChefe do Setor de

Recursos Humanos

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 242, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2014

Altera o Item XXVI.50 do Anexo IX, da Lei Complementar nº 19, de 21 de setembro de 1993, que trata do detalhamento do cargo de Assistente Técnico de Engenharia.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o artigo o inciso VI do artigo 71 da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada no dia 26 de dezembro de 2014, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte...

LEI COMPLEMENTAR:Art. 1º O item

XXVI.50 do Anexo IX, da Lei Complementar nº 19, de 21 de setembro de 1993, que trata do detalhamento do cargo de Assistente Técnico de Engenharia, passa a vigorar com as seguintes descrições e atribuições do cargo:

Continuação da descrição das atividades do Anexo IX:

Promover e implantar ações de desenvolvimento urbano por meio de processo de pesquisa, análise e planejamento, no sentido de orientar e subsidiar as políticas de governo municipal, visando ao cumprimento dos objetivos institucionais da Secretaria;

F i s c a l i z a r o licenciamento de loteamentos e desmembramento de terras particulares, bem como de obras particulares, participando da aprovação de projetos de edificações, de reforma e regularização, de projetos urbanísticos e parcelamento do solo, submetidos à apreciação da Secretaria;

Promover a expedição de certidões de natureza urbanística, participar da fiscalização de obras particulares e das atividades de licenciamento através de alvarás de construções, demolições, conservações e movimentação de terra, expedição de habite-se, assim como subsidiar a imposição de penalidades como notificações, embargos, multas e interdições;

Proceder à coleta, análise, sistematização e atualização de informações e dados demográficos, sócio-econômicos e de outras áreas, bem como dirigir a preparação de indicadores e elaborar estudos e diagnósticos necessários ao planejamento municipal;

Identificar, coletar, sistematizar e atualizar informações cadastrais, sócio-econômicas e

outras, visando compor ou complementar o banco de dados georreferenciados para organização dos cadastros: imobiliário e mobiliário fiscal;

Compor e administrar banco de dados relativo a informações imobiliárias e sócio-econômicas do Município, mantendo-o permanentemente atualizado para fornecer os elementos necessários à base de cálculo dos tributos imobiliários e mobiliários, ao Setor de Lançamentos Fiscais;

Promover a realização de levantamentos topográficos, altimétricos, planimétricos, cadastrais, demarcações de áreas públicas e inspeção e atualização da rede de marcos geodésicos do Município;

Administrar o mapeamento físico em todas as dimensões do município, mantendo atualizada a base cartográfica, promovendo as atividades de desenho de plantas, mapas, tabelas e gráficos necessários aos serviços municipais;

Propor diretrizes para o desenvolvimento de processos informatizados destinados ao armazenamento de dados físicos e fiscais, a fim disponibilizar as informações, principalmente, ao Setor de Lançamentos Fiscais;

Organizar e manter atualizado o acervo topográfico de mapas e plantas, bem como o banco de dados dos cadastros imobiliário e mobiliário fiscal do Município;

Coordenar o planejamento e projetos de desenvolvimento urbano do Município;

Prestar suporte técnico à Prefeitura do Município;

Desempenhar outras atribuições correlatas que lhes forem delegadas ou

determinadas pelo superior imediato, o Secretário de Planejamento, Obras e Saneamento e do Prefeito.

Art. 2º Para fins de compatibilidade com a alteração proposta, o item XXVI do art. 27 da Lei Complementar nº 19, de 21 de setembro de 1993 passa a vigorar com a seguinte redação:

“XXVI – Assistente Técnico de Engenharia e Planejamento”.

Art. 3º Os demais dispositivos da Lei Complementar nº 19, de 21 de setembro de 1993 permanecem inalterados.

Art. 4º As despesas decorrentes desta Lei Complementar correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas, se necessário.

Art. 5º Esta Lei Complementar entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Pradópolis, 02 de dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrado em

próprio livro, na mesma data, e publicado tanto por afixação no local de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, como por divulgação em órgão de imprensa escrita local ou regional, na data de circulação.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Secretário de Administração Geral

Page 13: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201413

LEI MUNICIPAL Nº 1.468, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014

Abre no orçamento vigente crédito adicional suplementar e da outras providências.

ALDAIR CÂNDIDO DE

SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o artigo o inciso VI do artigo 71 da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal, em sessão extraordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2014,

aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte...

LEI:Art. 1º Fica aberto

no orçamento vigente, um crédito adicional suplementar na importância de R$ 3.661.160,00 distribuídos as seguintes dotações:

Page 14: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201414

Page 15: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201415

Page 16: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201416Art. 3º Esta Lei entrará

em vigor na data de sua publicação.

Pradópolis, 18 de dezembro de 2014.

ALDAIR CÂNDIDO DE

SOUZAPrefeito MunicipalRegistrado em próprio

livro, na mesma data, e publicado tanto por afixação no local de costume, nas sedes da Prefeitura e da Câmara

Municipal, como por divulgação em órgão de imprensa escrita local ou regional, na data de circulação.

SAULO EMANUEL ATIQUE

Diretor do Depto. de Administração Geral

LEI MUNICIPAL Nº 1.463, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE PRADÓPOLIS PARA O EXERCÍCIO DE 2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (R$ 57.337.000,00)

ALDAIR CÂNDIDO DE SOUZA, Prefeito do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o artigo o inciso VI do artigo 71 da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada no dia 12 de novembro de 2014, aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte:

LEI:Art. 1º O orçamento

fiscal do Município de Pradópolis, Estado de São Paulo, para o exercício financeiro de 2015, Estima a Receita e Fixa a Despesa em R$ 57.337.000,00 (cinqüenta e sete milhões e trezentos e trinta e sete mil reais), discriminados pelos anexos integrantes desta Lei, conforme anexo 01.

Art. 2º A Receita será realizada mediante a arrecadação dos tributos, transferências, rendas e outras receitas correntes e de capital, na forma da legislação em vigor, e das especificações constantes dos anexos integrantes desta Lei, com os seguintes desdobramentos:

Art. 3º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a:

I – Abrir créditos suplementares, no limite de até 10% (dez por cento) do total da despesa, nos termos do art. 7º, da Lei Federal nº 4.320/64;

§ 1º A autorização contida no inciso I deste artigo é extensiva ao Poder Legislativo, no mesmo limite, com recursos a serem obtidos através da anulação total ou parcial de suas próprias dotações.

§ 2º Não onerarão o limite previsto no inciso I do presente artigo, as suplementações efetuadas pelo Poder Executivo:

a) Para execução de programas, obras, projetos com recursos financeiros específicos oriundos de transferências voluntárias, inclusive sua contrapartida e financiamentos junto ao Governo Federal e Governo Estadual;

b) Para cumprimento de sentenças judiciais transitadas em julgado, inclusive aquelas consideradas de pequeno valor nos termos da legislação vigente, bem como quaisquer tipos de amortizações das Dívidas Flutuante e Fundada do Município;

c) De recursos oriundos da anulação de dotações consignadas no mesmo órgão ou função;

d) Oriundas de doações e convênios;

e) Para realização de despesas com vencimentos e obrigações patronais do Município.

Art. 4º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a contratar financiamento

junto ao Governo Federal e Estadual, por intermédio de seus órgãos, para a execução de programas, projetos e obras, contemplados na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Art. 5º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a alterar, independentemente da realização de novas audiências públicas, a Lei Orçamentária Anual, caso sejam detectadas distorções ou necessidades de eventuais ajustes.

Art. 6º A Lei Orçamentária Anual de que trata esta Lei discrimina a despesa por unidade orçamentária, detalhada por categoria de programação em seu menor nível, com suas respectivas dotações, especificando a unidade orçamentária, as categorias econômicas, os grupos de natureza de despesa, as modalidades de aplicação, os elementos de despesa e as fontes de recursos.

Parágrafo único. No escopo de possibilitar o controle a que alude o art. 73, inciso VI, alínea b e inciso VII da Lei Eleitoral pelo E. TCESP, a presente proposta orçamentária prevê a utilização de subelementos distintos para abrigar os gastos de propaganda e publicidade oficial, sendo um para abrigar as despesas relativas a publicações de atos oficiais e outro para os gastos de propaganda e publicidade institucional.

Art. 7º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, surtindo seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 2015.

Pradópolis, 19 de novembro de 2014.

ALDAIR CANDIDO DE SOUZA

Prefeito Municipal de Pradópolis

ANEXO 01

RECEITASPOR ORGÃO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRADOPOLIS (ADMINISTRAÇÃO DIRETA)

1100 |Receita Tributária R$ 6.377.000,00

1300 |Receita Patrimonial R$ 386.000,00

1600 |Receita de Serviços R$ 1.036.100,00

1700 |Transferências Correntes R$ 54.392.500,00

1900 |Outras Receitas Correntes R$ 1.326.400,00

TOTAL DAS RECEITAS CORRENTES R$ 63.518.000,00

2200 |Alienação de Bens R$ 4.000,00

2400 |Transferências de Capital R$ 1.112.000,00

2400 |Outras Receitas de Capital R$ 1.000,00

TOTAL DAS RECEITAS DE CAPITAL R$ 1.117.000,00

TOTAL DA RECEITA BRUTA R$ 64.635. 00,00

(-) Deduções para Formação do FUNDEB R$ 7.298.000,00

TOTAL DA RECEITA LÍQUIDA R$ 57.337.000,00

DESPESASPOR ORGÃO:01 |Legislativo R$

2.803.500,0002 |Executivo R$

54.533.500,00TOTAL R$

57.337.000,00

POR FUNÇÃO:01 |Legislativo R$

2.803.500,00|04 |Administração R$

6.072.000,0006 Segurança Publica

R$ 210.000,0008 |Assistência Social

R$ 3.203.000,0009 |Previdência Social

R$ 120.000,0010 |Saúde R$

10.765.500,0012 |Educação R$

22.798.000,0013 |Cultura R$

202.000,0014 |Direitos da

Cidadania R$ 86.000,0015 |Urbanismo R$

2.608.000,0016 |Habitação R$

1.000,0017 |Saneamento R$

1.367.000,0018 |Gestão Ambiental

R$ 311.000,0022 |Industria R$

5.000,0025 |Energia R$

1.400.000,0026 |Transporte R$

1.322.000,0027 |Desporto e Lazer

R$ 1.905.000,0028 |Encargos Especiais

R$ 1.350.000,0099 |Reserva de

Contingência R$ 500.000,00|TOTAL R$

57.337.000,00

PELA NATUREZA DA DESPESA:

1 |Pessoal e Encargos Sociais R$ 28.529.450,00

2 |Juros e Encargos da Dívida R$ 1.000,00

3 |Outras Despesas Correntes R$ 27.255.050,00

4 |Investimentos R$ 551.500,00

6 |Amortização da Dívida R$ 500.000,00

9 |Reserva de Contingência R$ 500.000,00

Total Geral R$ 57.337.000,00

POR UNIDADE ORÇAMENTARIA

|01.01| CÂMARA MUNICIPAL R$ 2.803.500,00

| 0 2 . 0 1 | ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR R$ 2.047.000,00

|02.02| SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL R$ 3.600.000,00

|02.03| SECRETARIA DE FINANÇAS E ORÇAMENTO R$ 1.237.000,00

|02.04| SECRETARIA EDUCAÇÃO R$ 22.798.000,00

|02.05| SECRETARIA DA SAÚDE R$ 10.765.500,00

|02.06| SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL R$ 3.203.000,00

|02.07| SECRETARIA DE ESPORTES, TURISMO E LAZER R$ 1.905.000,00

|02.08| SECRETARIA DA CULTURA R$ 202.000,00

|02.09| SECRETARIA DE OBRAS E SANEAMENTO R$ 6.913.000,00

|02.10| SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMB R$ 311.000,00

|02.12| ENCARGOS GERAIS DO MUNICIPIO R$ 1.470.000,00

|02.13| ENCARGOS DO MUNICIPIO R$ 82.000,00

TOTAL DAS UNIDADES R$ 57.337.000,00

Page 17: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201417

Pradópolis consegue mais de R$ 10 milhões em 2 anos de mandato

A Prefeitura Municipal de Pradópolis conseguiu, nos trabalhos da atual gestão, conquistarrecursos junto aos Governos Estadual e Federal. Nos primeiros dois anos de mandato, foram mais de R$ 10 milhões em convênios e contratos de repasses. O esforço

já começa a dar nova cara à cidade, conforme as obras e equipamentos vão sendo adquiridos e concluídos.

Na área da Saúde, o Município conseguiu:

(Ainda na Saúde, com recurso próprio, a Administração Municipal renovou a frota, adquirindo dois veículos Renault Logan, no valor de R$ 41.000,00 cada um – totalizando R$ 82.000,00.)

Na Educação, foram:

Nos setores de Saneamento, Serviços Municipais e Infraestrutura Urbana, conseguimos:

Os recursos conseguidos na área de Esporte, Lazer e Turismo foram os seguintes:t

Para o Serviço Social de Pradópolis, a administração conseguiu:

Visando melhorar também o atendimento ao munícipe, conseguimos, para o setor Administrativo:

Ao todo, foram 36 convênios/contratos de repasse. O valor total dos investimentos (repasses) ficou em R$ 9.673.921,96, com R$ 571.537,16 de contrapartida, a ser paga pelo Município. Com isso, o total geral dos investimentos ficou em R$ 10.245.459,12, o que dá 18,83% do Orçamento Público Municipal de 2014 (R$ 54.410.000,00). O total já aplicado em investimentos nos setores listados acima gira

em torno de R$ 2.740.000,00, entre convênios e doações, vindas das esferas Federal e Estadual.

Os recursos conquistados e listados acima são executados gradativamente, de acordo com a aprovação dos órgãos concedentes (Ministérios, Secretarias de Estado etc.). Isso demanda o tempo necessário para o cumprimento dos trâmites legais.

Demonstração Gráfica dos Recursos Conquistados junto às esferas Federal e Estadual

Page 18: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201418

Page 19: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201419

O hino de Natal mais conhecido no mundo é “Noite Feliz”. Já foi traduzido para mais de 300 línguas e dialetos. Entretanto, apesar de se cantar “Noite feliz, noite de paz...”, muitos estão estressados e cansados. O mundo comemora o Natal, mas realmente nada sabe da felicidade e paz que Deus quer dar a todos. Será que se sabe a verdadeira razão do Natal? Quem conhece sua origem? Será que é apenas uma festa de família, um momento de celebrar laços de amor e amizade? Para muitos, o Natal significa estresse, para outros representa solidão e um tempo onde o vazio interior é percebido com mais intensidade.

Vejamos porque devemos celebrar o Natal:

1˚ O Natal é a maior alegria que um ser humano pode encontrar: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lc 2.10). Jesus é a luz no fim do túnel, a libertação da escravidão do pecado e a única garantia de futuro. Quem encontra Jesus é alguém que andou errante e finalmente achou o caminho de volta ao lar.

2˚ O Natal é a maior ação de busca e salvamento da história da humanidade! “Ela [Maria] dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele [Jesus] salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). A maior catástrofe da humanidade foi sua queda em pecado. Ela foi tão terrível que não havia outra possibilidade de salvação a não ser Jesus Cristo tornar-se homem. Deus, o Criador, tornou-se homem em Jesus e morreu por nós. Ele deu Seu sangue e Sua vida para termos o perdão.

3˚ O Natal é a maior paz que podemos usufruir: Como clama por paz o nosso mundo! Os grandes e poderosos estão empenhados por ela, mas enquanto cada um, pessoalmente, não tiver paz dentro de si, o mundo continuará agitado. Trevas e sombras de morte caracterizam a imagem dos nossos dias. Todas as guerras e revoltas, todos o conflitos familiares e interpessoais são expressões da inquietação que habita em nossos corações. Quem encontrou a paz com Deus através de Jesus Cristo tem uma paz inigualável no coração “porque ele é a nossa paz...” (Ef 2.14) os anjos declararam: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2.14).

4˚ O Natal é a maior esperança que alguém pode ter: Jesus é o Salvador de todos que O aceitam, e trouxe a luz da eterna esperança aos salvos. Através dEle a escuridão da alma se transforma em luz. Quando conhecemos Jesus, nossos olhos se abrem. Quem deixa Jesus guiar sua vida também poderá ver as coisas desta vida terrena a partir de outra perspectiva, de um ângulo diferente, iluminado por Deus.

5˚ Jesus é o maior presente que alguém pode receber: “O salário do pecado é a morte,

Neste encontro, vamos dar uma pausa no tema “depressão” para lhe fazer uma pergunta: Por Que Celebramos o Natal?

mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). O Natal é a festa dos presentes. Gostamos de dar e de recebê-los. Mas todo presente precisa ser aceito. Ficamos decepcionados quando alguém rejeita o que preparamos e entregamos com muito amor e carinho.

Não há presente maior que o amor de Deus, que veio ao nosso encontro na pessoa de Jesus. Não há esplendor maior, nem bem material, luxo terreno ou qualquer coisa que possa, ser minimamente comparado ao que Jesus nos dá. Ele veio do céu à terra para nos presentear com a vida eterna, perdão de todos os seus pecados e a transformação de sua vida. Você aceita esse presente? Ou prefere ficar enlaçado com coisas terrenas que com o tempo se vão? Você quer receber esse presente de Deus? O Natal pode começar a fazer sentido para você. Jesus quer se tornar a maior festa de sua vida.

Na próxima edição vamos refletir sobre o Novo Ano. Na edição de Fevereiro voltaremos com o tema: Tenho lutado contra a depressão e me sinto muito só. Será que Deus realmente se importa comigo?

Feliz Natal e um 2015 cheio das bênçãos de Deus.

Oswaldo Chiquitelli é pastor, professor e assessor parlamentar. É casado com Luciana e pai de dois filhos.

Page 20: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201420

DICAS DE NATAL

O Natal se aproxima e já está mais do que na hora de pensar nos preparativos para a ceia. A melhor forma de evitar inconvenientes é, sem dúvida alguma, investir na organização. Agrade os parentes e amigos seguindo 10 dicas simples, listadas pelas consultoras de organização Cinthia Albernaz Apipi e Kelly Cristina Albernaz:

1) Não deixe de pensar em tudo com antecedência, incluindo a lista de convidados e a preparação dos convites. A confirmação de presença é imprescindível para se saber o número de pessoas, o tipo de recepção e o que será servido;

2) Uma sugestão prática é o serviço de bufê à americana. Assim, todos ficam à vontade e podem se servir em uma mesa central, onde os pratos salgados estão dispostos. As sobremesas devem permanecer em uma segunda mesa. Pratos, talheres e guardanapos ficam na dos convidados ou em uma à parte. Se possível, prepare uma para as crianças, já que não se adaptam muito a esse tipo de jantar;

3) Caso não tenha mesa para todos, é importante providenciar apoio de colo e/ou bandejas de colo;

4) Por tradição, a ceia é servida à meia-noite, mas nada impede que você mude o horário ou ainda conte com uma mesa de petiscos com frios, frutas secas, frutas oleaginosas;

5) As bebidas podem ficar na cozinha e serem servidas por garçons contratados (se possível). Na hora de comprá-las, deve-se

Confira 10 dicas para organizar a ceia de Natal

levar em consideração o número de adultos que ingerem álcool e os que não (incluindo as crianças). A partir disso, adquira pelo menos três tipos de bebidas alcoólicas (cerveja, vinho e champanhe), além de refrigerante, suco e água (gaseificada e natural), aproximadamente 500 ml por convidado (refrigerante e/ou suco);

6) Em relação a pratos quentes, calcula-se cerca de 550 g por pessoa, sendo que crianças comem menos e, alguns adultos, mais. Dois perus de 5 kg cada um, servem, por exemplo, aproximadamente 24 pessoas. Cuidado com receitas muito exóticas, pois podem não agradar a todos os paladares;

7) Faça uma lista para não se perder na organização, incluindo a programação do horário de preparo dos pratos natalinos, principalmente porque alguns demoram a ficar prontos e devem ser temperados com até dois dias de antecedência;

8) Reserve um espaço especial para que as crianças brinquem à vontade;

9) Faça uma coletânea com músicas natalinas e também com as suas preferidas (seja eclético para agradar a todos);

10) Decore sua casa com motivos de Natal, sem se esquecer de uma grande árvore para acomodar todos os presentes. Presenteie cada família com algo especial como forma de agradecimento pela presença.

Fonte: Terra

A Câmara do Município de Guariba esteve reunida segunda-feira dia 08/12 para a realização de Sessão Especial e Solene para outorga de homenagem alusiva ao Decreto Legislativo nº. 002/2010, ao Policial Militar destaque do ano de 2014. O vereador MaquinhosOsti esteve presidindo a sessão, e a mesa principal contou com as presenças do Prefeito Dr. Francisco Mançano, do Capitão PM Celso Luiz Rodrigues, Sargento Eduardo Ribas Alcantra e também dos vereadores Juninho Leite, 1º. Secretário, Paulo de Sá 2º. Secretário e Lourival dos Gêmeos.

O Pastor Olisvalte disse algumas palavras ao abrir a solenidade e em seguida a banda da Polícia Militar comandada pelo Subtenente PM Aparecido de Jesus Rocha e Regida pelo Subtenente Vanderlei executou o Hino Nacional Brasileiro. O primeiro Secretário fez a leitura do Projeto de Decreto Legislativo e o sobrinho do homenageado da Noite, PM Iranildo Monteiro da Silva tocou duas músicas na solenidade.

Após a apresentação o momento esperado da noite, a entrega do diploma ao homenageado, que acompanhado de sua esposa recebeu das mãos do Prefeito, do vereador Paulo de Sá, do Sargento Ribas e do Comandante Celso a homenagem concedida pela Câmara Municipal, em seguida discursou:

IranildoPrimeiramente o homenageado desejou

boa noite aos presentes, agradeceu a Deus e a sua família, “pela dádiva de estar vivo e ileso, agradeço muito a minha família, que me põe em pé; a esse velho guerreiro e aquela senhora de cabelo branco que eu sei que muitas vezes que estou na Rua ou prendendo ladrão ou atendendo a desinteligência ou apenas fazendo patrulhamento eu sei que tem alguém lá, de joelhos dobrados, intercedendo por mim”, discursa. “Peço desculpa pela emoção, porque quando falo da minha família é algo que me toca muito então peço a vocês que estão aqui que sempre intercedam a Deus orando pela Policia, quando vir uma viatura passar com a sua sirene ligada, peça a Deus, pois, nós não sabemos o perigo que nos cerca”, diz ele emocionado.

Agradeceu ainda aos companheiros do Segundo Pelotão, destacando a importância de cada um dos policiais, “estou sendo homenageado, mas divido essa homenagem com cada um de vocês, sozinho não sou

ninguém, sozinho não faço nada, essa homenagem eu dedico a cada um de vocês presentes”, diz o PM.

Iranildo agradeceu também aos Sargentos, Cabos e Soldados com os quais já trabalhou, destacando o Subtenente Rocha. “Quero agradecer ao meu comandante direto Primeiro Sargento Ribas, uma pessoa que tem comandado esse Pelotão com muita excelência. Agradeço ao meu Capitão Celso que muitas vezes está presente aqui, nos auxilia e instrui. Muito obrigado a todos vocês, e uma salva de palmas a Policia Militar”, finaliza o PM Iranildo, homenageado da noite.

Capitão da Policia Militar Celso Luiz Rodrigues

O Capitão Celso agradeceu a Câmara e os vereadores pela homenagem, agradeceu a banda e disse ser uma satisfação ter um PM sobre o seu comando sendo homenageado. Usou dizeres do jornalista Alexandre Garcia para falar da polícia. “Hoje não é fácil ser Policial Militar no Brasil, acho que precisamos começar a conclamar a todos a sair de cima do muro, ou estão do lado da Policia, ou estão contra. Precisamos deste apoio. Como o Iranildo disse, nossa base é a família, lidamos com diversas dificuldades, e nos purificamos quando chegamosem casa; um abraço de um filho de uma filha, da esposa que ganhamos, nos dá energia para o dia seguinte”, diz Celso, que ainda afirma tratar todos os Policiais que estão sobre o seu comando como filhos. “Vou até o inferno quando precisar, mas se der um passinho fora, eu preciso corrigi-los.Venho de família de militares, e galguei todos os postos da PM, posso dizer que eu sou um capitão privilegiado pela tropa que tenho. Deveríamos homenagear todos, mas temos que escolher apenas um, e assim como nas demais cidades muito bem escolhido”, explica o Capitão

Ele ainda disse que a Polícia Militar está à disposição de qualquer cidadão, destacou o papel da família do policial militar e finalizando disse que ser policial é um sacerdócio. “É algo diferenciado, como disse anteriormente,lutamos para valorizar nossos Policiais, para que se sintam motivados para fazer sempre mais para comunidade. Queria deixar o meu abraço, o meu agradecimento ao Iranildo aos familiares porque se o Iranildo é o que é hoje é porque ele teve uma base familiar, e um abraço aos demais Policiais de Guariba, desejando a todos um bom

Câmara realiza Sessão Solene e homenageia Policial Militar do ano de 2.014

PM Iranildo Monteiro, foi homenageado e juntamente com o PM Frediane e Ardengue receberam Láureas de Mérito Pessoal na solenidade

POR: ANDRÉ ESTEVAM

final de ano”.Eduardo RibasDesejou boa noite aos presentes e

cada uma das autoridades em especial, aos companheiros de trabalho e também aos funcionários da Câmara Municipal. Agradeceu aos vereadores pela inciativa e ao seu efetivo pelo trabalho. Ribas destacou a atuação do PM Iranildo, a importância da sua família e o carinho de sua espessa. “Acompanho o trabalho do Iranildo e no meu intimo no meu particular, sei o quanto perseguiu este momento, sem pisar em ninguém e sendo profissional, parabéns. Quero

parabenizar sua família, porque é difícil vermos tantos familiares prestigiando os policiais militares, deixando os seus afazeres diários. Obrigado por vocês estarem aqui, porque o Iranildo merece. Denise muito obrigado e parabéns, você também é uma guerreira e sabemos quanto batalhou este ano longe daqui, e devo confessar que nas poucas vezes que conversei com o Iranildo, no período que estava longe, sempre se emocionou quando falava de você. Você e a família tem uma parcela muito importante nesta conquista”, diz ele desejando boas festas à todos .

Page 21: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201421

Foi no natal de 1897 – que Virgínia O’Hanlon Douglas, uma garotinha de 8 anos, filha de um médico de Nova York escreveu para o jornal The Sun perguntando se Papai Noel existia. O jornal publicou sua carta e a resposta do editorialista Francis Church, foi um sucesso tão grande que o The Sun reproduziu-as durante os anos seguintes, na época do Natal, até o seu último número em 1949. O fato se tornou tão famoso na imprensa mundial que virou livro com recorde de venda nos Estados Unidos.

Editorial do The Sun, 1897 É com enorme prazer que respondemos

à carta abaixo, aproveitando para expressar nossa enorme gratidão em reconhecer sua autora como fiel amiga do The Sun.

Prezado Editor : Tenho 8 anos, alguns dos meus

amiguinhos dizem que não existe Papai Noel. Meu pai costuma falar: “Se estiver no The Sun, então será verdade.” Por favor, me diga a verdade, Papai Noel existe?

À Virgínia O’Hanlon Virgínia, seus amiguinhos estão errados. Provavelmente foram afetados pela

descrença de uma época em que as pessoas acreditam em poucas coisas. Só acreditam naquilo que vêem. Eles acham que o que não compreendem com suas cabecinhas não pode existir.

Todas as mentes, Virgínia, sejam dos adultos ou as das crianças, são limitadas.

Nesse nosso grande universo, o homem é um mero inseto, uma formiguinha, quando seu intelecto é comparado com o infinito que o cerca ou quando medido pela inteligência capaz de entender toda a verdade e conhecimento.

Sim, Virgínia, Papai Noel existe. Isso é tão certo quanto a existência do

amor, da generosidade e da devoção, e você sabe que tudo isso existe em abundância trazendo mais beleza e alegria à nossa vida.

Ah! como seria triste o mundo sem Papai Noel!

Leia e sinta o brilho do Papai NoelSeria tão triste quanto não existir

Virgínias. Não haveria então a fé das crianças, a poesia e a fantasia para fazer a nossa existência suportável.

Não teríamos alegria nem prazer a não ser com os nossos sentidos: seria preciso ver e tocar para poder sonhar.

A transparente luz das crianças, com a qual inundam o mundo, seria apagada.

Não acreditar em Papai Noel!… É o mesmo que não acreditar em fadas!

Você poderá pedir ao seu pai para contratar muitos homens para vigiar todas as chaminés na véspera de Natal e assim pegar Papai Noel; mas, mesmo que você não o visse descendo por elas, o que isso provaria?

Ninguém vê Papai Noel, mas não há sinais de que ele não existe.

Você por acaso já viu fadas dançando no jardim?

Claro que não, mas não há provas de que elas não estejam por lá.

Ninguém pode conceber ou imaginar todas as maravilhas do mundo que nunca foram vistas e que nunca poderão ser admiradas.

As coisas mais reais do mundo são aquelas que nem as crianças nem os adultos podem ver. Se quebrarmos o chocalho de um bebezinho, poderemos ver o que faz aquele barulho lá dentro, mas existe um véu cobrindo o mundo invisível, que nem o homem mais forte, nem mesmo toda a força de todos os homens mais fortes do mundo reunida poderia rasgar.

Somente a fé, a poesia, o amor e a fantasia podem abrir essa cortina e desvendar a beleza e a glória celestiais que existem por trás dela.

Será que tudo isso é real? Ah, Virgínia, em todo este mundo não

existe nada mais real e duradouro. Se Papai Noel existe? Graças a Deus ele vive e viverá para

sempre. Daqui a mil anos, Virgínia, e ainda daqui

a dez mil anos ou dez vezes esse número ele continuará a fazer feliz o coração das crianças.

Page 22: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201422

Corporação Musical Lira Guaribense comemora 50 anosPrimeira apresentação pública da banda aconteceu em dezembro de 1964

A Corporação Musical Lira Guaribense comemorou na última sexta-feira (5), com uma apresentação, os 50 anos de existência da banda. A primeira apresentação pública aconteceu na véspera de Natal de 1964.

Estiveram presentes no evento autoridades municipais, entre eles o vereador Lourival dos Gêmeos, o secretário Daniel Louzada e a Diretora de Cultura Samira Bauab.

“Os 50 anos da Corporação Musical Lira Guaribense não poderiam passar em branco. A banda faz parte da história da cidade e leva cultura para a nossa população. Gostaria de parabenizar todos que participam da corporação, é uma honra poder contar com um grupo musical em Guariba”, afirma Samira Bauab.

HistóriaHá 50 anos, o prefeito Dr. Antônio José

Rodrigues Filho solicitou ao vice Ernesto de Angelis que coordenasse os trabalhos para a formação de uma banda musical. Ernesto era músico e em 20 dias conseguiu juntar os requisitos básicos para o início do projeto.

O primeiro passo era contratar um maestro e ao tomar conhecimento dos trabalhos de Amir Spínola, na época atuando em Ribeirão Preto

(SP), Ernesto propôs o desafio. Amir aceitou a proposta e uma semana depois já ministrava as primeiras aulas teóricas em Guariba.

A próxima etapa era a aquisição de instrumentos, que foram adquiridos por Ernesto na capital paulista. O material foi entregue aos músicos e cada um se comprometeu em reembolsar a prefeitura.

Após quatro meses de aulas e ensaios, a Corporação Musical Lira Guaribense se apresentava pela primeira vez em público. O espetáculo aconteceu no coreto de uma praça, na véspera de Natal.

Desde então, as atividades nunca foram interrompidas e as apresentações não se limitavam apenas a Guariba, pois a banda era convidada por diversas cidades. O sucesso foi tão grande, que em 1997 a corporação ficou com o terceiro lugar a nível nacional, em um concurso de bandas, realizado em Guaratinguetá (SP).

Também em 1997, a banda passou por um momento difícil. Faleceu no mês de maio daquele ano o maestro Amir Spínola. Os trabalhos precisavam continuar, então o músico José Edno Maltoni assumiu o comando e permanece até os dias de hoje regendo a equipe.

Page 23: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201423

Prefeitura decora a cidade para o Natal

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, iniciou no dia 1º de dezembro os trabalhos de colocação das decorações natalinas em Guariba. Os locais enfeitados foram a Rua 9 de Julho, a Praça Silvio Vaz de Arruda, a Prefeitura e o Parque dos Lagos “Vereador Luiz da Conceição”.

“Nesta época festiva não podemos deixar de comemorar e celebrar com nossas famílias. A cidade está enfeitada e a programação natalina definida para todos entrarem no clima. Agradeço ao Dr. Francisco Dias Mançano pelo apoio e a todos que estão trabalhando para tornar este Natal especial”, afirma Samira Bauab, Diretora de Cultura.

Além dos enfeites, a cidade também contou com uma programação especial de Natal, que foi realizada na Rua 9 de Julho. Eventos de dança e música celebram essa época festiva no município.

Page 24: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201424

Page 25: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201425

Virou tradição. Há cerca de 10 anos uma casa chama a atenção de pessoas de todas as idades no mês de Natal. A casa da família Brito fica toda decorada com artigos de Natal. Papai Noel, bonecos, luzes e enfeites são fáceis de encontrar lá.

Heloísa Brito conta que a cada ano passou a comprar os enfeites e não parou mais. Ela mesmo é quem dá manutenção quando precisa fazer alguma costura em um boneco ou reparo reparo elétrico nos piscas.

“Eu faço isso porque gosto. Tem crianças que não tem condição de ver o Natal no shopping, assim elas vem ver aqui em casa”, conta.

Ela tem a ajuda do marido Luiz e dos filhos Murilo e Amanda, que sempre incentivam e procuram colaborar de alguma forma. A atitude da família acaba interferindo na vida de outras pessoas, principalmente das crianças, que acabam achando que ali é a casa do Papai Noel e enviam cartinhas com pedidos de presente.

O sentimento que fica para a família é a satisfação em poder deixar a casa e a rua mais bonita, além transmitir o sentimento do Natal para várias pessoas.

Família enfeita casa há 10 anos e encanta os guaribenses na época de Natal

No dia 09 de dezembro aconteceu uma reunião no gabinete do Prefeito entre representantes do Município de Guariba, CDHU e Garça Construções onde foram apresentadas as atribuições de cada parceiro no processo de construção das casas, bem como a entrega formal da ordem de início de serviços para a construtora.

Participaram do encontro o Eng. Ricardo Pelicano Diniz – Líder do Núcleo de Obras da CDHU; Eng. Cássio Murilo J. Franco – Engenheiro da CDHU; Eng. Mário Sérgio Bertelli – Supervisor da Fiscalizadora CAA/Trail; Eng. João Ary Bieras Júnior – Engenheiro da Fiscalizadora CAA/Trail; Eng. José Eduardo Braga – Coordenador Setorial da Gerenciadora SGS Enger; Eng. Manuel R. Martins Filho – Engenheiro da Gerenciadora SGS/Enger; Eng. Milton Kuyoshi Hirota – Engenheiro da empresa Garça Construções; Dr. Francisco Dias

Reunião entre Prefeitura, CDHU e Garça Construções marca a emissão da ordem de serviço do empreendimento

Mançano Júnior – Prefeito de Guariba; Enga. Lucimara das Graças Cortezi – Secretária de Obras; Juliano Justi – Fiscal de Obras do município; e Daniel Louzada – Secretário de Desenvolvimento.

O valor total do contrato de conclusão das obras é de R$ 8.219.000,00 com prazo máximo de duração 21 meses, porém, o Prefeito solicitou agilidade no andamento do cronograma, cobrando novamente a CDHU e a Construtora para que as casas sejam entregues até, no máximo, dezembro de 2015, - Cobrei a agilidade das obras, pois quanto antes entregarmos as casas melhor pois temos muitas famílias aguardando este empreendimento. Vou acompanhar o cronograma e a qualidade das obras. O contrato é entre a CDHU e a construtora, mas acompanharemos tudo para evitarmos contratempos. Pedi a entrega das casas até, no máximo, dezembro de 2015”.

Page 26: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201426

Page 27: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201427

Desde o inicio do mandato do prefeito Ricardo Fernandes de Abreu e do vice Zé da Farmácia, a cidade de Santa Ernestina vêm conseguido grandes melhorias em todas as áreas. O avanço é fruto do trabalho desenvolvido pela atual administração, que não mede esforços em busca do bem geral da população. Confira as principais ações realizadas no ano de 2014.

• Entrega de cestas de natal e bônus aos funcionários

• Obras de ampliação em andamento da Praça da Igreja de Santa Rita: Iluminação, muretas, calçamento e jardins.

• Responsabilidade Ambiental: Certificação de Município Verde Azul (2013 e 2014)

• Atenção especial ao cardápio das Creches e Escolas.

• Projeto Cultual “Em Cena Brasil”

Santa Ernestina fecha o ano com grandes conquistas para a população

em parceria com a Raízen – Unidade Bonfim

• Construção do Calçadão próximo a Praça da Bíblia

• Assinatura de Convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura para Construção de uma Ponte Rural

• Realização do Baile do Hawaí, Carnaval e grande apoio na realização da Festa do Peão

• Apoio aos empreendedores da cidade com o SEBRAE móvel

• Reforma do Centro Comunitário • Construção em andamento da

Casa da Criança• Calçadão no Bosquinho do

Custódio• Ampliação e Reforma do Posto de

Saúde• Academia ao Ar livre• Praça Alzira Piacenti• Reforma do Poliesportivo

• Construção de 2 Salas de Aula e 1 Sala de Leitura no Capitão Joel Miranda

• Construção de 2 Salas de Aula na Escola João Irineu

• Pavimentação e Recapeamento em mais de 20 ruas na cidade,

• Praça da Bíblia• Foram adquiridos

aproximadamente 16 veículos até o momento,

• Cursos profissionalizantes• Uniformes e materiais escolares

para os alunos da rede municipal de ensinoO prefeito Ricardo destaca que

apesar da diminuição dos repasses federais e do aumento dos custos em virtude da inflação, a Prefeitura está perfeitamente em ordem, com salários e pagamentos de fornecedores em dia e com saldo em Caixa/Bancos bastante favorável, mesmo tendo pagado um precatório (dívida) do ano de 2004 no valor de R$ 175.000,00(Cento e

setenta e cinco mil reais) - “Se não fosse essa dívida, empregaria esse valor na compra de mais 2 ambulâncias novinhas para o nosso povo, infelizmente por ordem judicial tivemos que pagar”, justifica.

Santa Ernestina embora tenha aproximadamente 6 mil habitantes é uma cidade modelo. A qualidade de vida dos moradores, os serviços oferecidos nas áreas de educação e saúde no município são exemplos para região.

Page 28: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201428

Page 29: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201429

Page 30: Jornal A Imprensa 26

20 de dezembro de 201430

MENTE ATIVA

LIVRO FILME

CHARGE

SinopseEm 11 de Agosto de 2014, o mundo perdeu o

comediante Robin Williams. Graças a seus papéis em filmes aclamados como Uma Babá Quase Perfeita, Jumanji e Patch Adams, ele se tornou o rosto mais genial da comédia para toda a família. Seu entusiasmo quase infantil era contagioso, invadia o espectador. Com seu improviso extremamente rápido e sua capacidade de enxergar graça em tudo, Robin era raro - um verdadeiro gênio da comédia que agradava igualmente a adultos e crianças.

No entanto, por trás daquele riso havia um homem bastante problemático e uma tragédia viria a acontecer. Há anos ele lutava contra a depressão e o vício e, supostamente, estaria abatido por dificuldades financeiras e um recente diagnóstico da doença de Parkinson.

Essa biografia intensa celebra o gênio e o calor de Williams, mas também tenta entender o que poderia ter levado um homem tão bondoso e talentoso a um fim tão trágico. Nas páginas desse livro estão a vida, o riso e a tristeza profunda do homem que fez o mundo sorrir.

Operação Big HeroLançamento 25 de dezembro de 2014 (1h48min) Sinopse e detalhes A partir de 3 anos Cidade de San Fransokyo, Estados Unidos.

Hiro Hamada (voz de Ryan Potter) é um garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso robô para participar de lutas clandestinas, onde tenta ganhar um bom dinheiro. Seu irmão, Tadashi (voz de Daniel Henney), deseja atraí-lo para algo mais útil e resolve levá-lo até o laboratório onde trabalha, que está repleto de invenções. Hiro conhece os amigos de Tadashi e logo se interessa em estudar ali. Para tanto ele precisa fazer a apresentação de uma grande invenção, de forma a convencer o professor Callahan (James Cromwell) a matriculá-lo. Entretanto, as coisas não saem como ele imaginava e Hiro, deprimido, encontra auxílio inesperado através do robô inflável Baymax (voz Scott Adsit), criado pelo irmão.