jornal 6: valeu a pena, ê-ê!

4
1 MOVIMENTO Valeu a pena, ê-ê! Valeu a pena, ê-ê! E o show tem que continuar... E o Oscar vai para... 4 letras, 1 palavra: AMOR Povo bonito do FAMUN 2014 Secretariado, professoras organizadoras e mestre de cerimônias Autoria da Foto: Giuliano Bragantini “Globalização e Regionalismo” - FACAMP MODEL UNITED NATIONS - 6ª Edição - 08 de setembro de 2014 Fabrício, Rodrigo e Delaíde Autoria da Foto: José Alan Autoria da Foto: José Alan Delegados no encerramento Autoria da Foto: Giuliano Bragantini

Upload: famun

Post on 03-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 6: Valeu a pena, ê-ê!

1

MOVIMENTOValeu a pena, ê-ê! Valeu a pena, ê-ê!E o show tem que continuar...

E o Oscar vai para...4 letras, 1 palavra:

AMOR

Povo bonito do FAMUN 2014

Secretariado, professoras organizadoras e mestre de cerimônias

Aut

oria

da

Foto

: G

iulia

no B

raga

ntin

i

“Globalização e Regionalismo” - FACAMP MODEL UNITED NATIONS - 6ª Edição - 08 de setembro de 2014

Fabrício, Rodrigo e Delaíde

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Delegados no encerramento

Aut

oria

da

Foto

: G

iulia

no B

raga

ntin

i

Page 2: Jornal 6: Valeu a pena, ê-ê!

2

Nossa platéia favorita

Aplausos para você!

Aut

oria

da

Foto

: Jói

ce D

omen

icon

iA

utor

ia d

a Fo

to:

Bian

ca P

erei

ra

É sempre difícil dizer adeus Por Júlia Landers

A partir do instante em que o mestre de cerimônias disse boa noite, todos já sabiam: o FAMUN estava em seus momentos finais. Como bem falou a professora Roberta Machado, “hashtag chateado”. O bom é que as memórias desses quatro dias não se apagarão, muito menos a aprendizagem e a experiência acumuladas!

A cerimônia contou com um tempo exclusivo para a promoção de outros modelos; é sempre bom saber que não faltam oportunidades para cultivar esse gosto por aventurar-se no mundo das simulações! Também tivemos muitos aplausos durante os agradecimentos especiais para os funcionários da FACAMP e para as importantíssimas equipes de crises, de eventos sociais, de eventos culturais, staff e, claro, para a melhor imprensa desse Brasil. Todos essen-ciais para a execução de um FAMUN tão bonito!Foram muitos discursos cheios de emoção: das professoras organizadoras, da secretária administrativa, do secre-tário acadêmico e da secretária geral. Ninguém precisou de lencinho, mas muitos se emocionaram com as belas palavras de agradecimento e encorajamento sobre arriscar na vida e voar longe. O aguenta coração, contudo, foi durante a aguardada premiação! Um após o outro, os diretores foram subindo ao palco e reafirmando o quanto todos os delegados superaram suas expectativas! A maioria dos comitês premiou três delegados por melhor desempenho, mas muitos também foram citados como participantes de destaque! Os outros prêmios anunciados foram de melhor delegação grande e pequena e de melhor apresentação em atividades culturais. Para finalizar, o secretariado bateu o martelo em conjunto, dando fim não somente à cerimônia, mas ao FAMUN em si. E com alguma tristeza, escutaram-se os últimos aplausos. Que venha o FAMUN 2015!

Page 3: Jornal 6: Valeu a pena, ê-ê!

3

“We are the champions, my friends...”

Conselho de Paz e Segurança da União Africana Conselho Europeu de Fontainebleau

Conselho Sul-americano sobre o Problema Mundial das Drogas da UNASUL

Gabinete de Ministros da Presidente Cristina Kirchner

Organização Internacional do Trabalho Prêmio de melhor apresentação cultural

Prêmio de melhor delegação grande - Porto Seguro 2 Prêmio de melhor delegação pequena - Poliedro

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Aut

oria

da

Foto

: Jos

é A

lan

Rodr

igue

s

Page 4: Jornal 6: Valeu a pena, ê-ê!

4

Decisões finais de cada comitêCPS-UA Por Tereza ChagasNas últimas discussões, os delegados continuaram debatendo até convergirem no documento final aprovado por con-senso na última sessão, que foi composto por inúmeras cláusulas envolvendo questões políticas, econômicas e sociais, como a criação de um Ministério de Atendimento às Minorias, incentivos à saúde e à educação na região de Darfur, além de um reforço das tropas da UNAMID por meio do CSNU. Apesar de o Sudão não concordar com todos os aspec-tos do documento em questão, as decisões foram aprovadas, e o debate, bem sucedido.

CE Por Carla BonettiOs resultados do CE foram extremamente exitosos. Os dois tópicos inicialmente propostos originaram uma série de medidas e indicações. No que tange medidas institucionais sobre a consolidação do mercado interno, foi formado o Fundo Comunitário Europeu, estimulou-se a inovação tecnológica e a diversificação da economia. As políticas sociais comunitárias foram colocadas com caráter indicativo de modo a respeitar as singularidades nacionais. Ideias como a de padronização do ensino na Europa foram propostas.

CSPMD-UNASUL Por Leonardo FariaEstabeleceram-se projetos de cooperação multilaterais e bilaterais que atuarão no combate às drogas na América do Sul. A fiscalização e policiamento das fronteiras e o fornecimento, junto ao UNICEF, de assessores comunitários, são duas das principais medidas. Porém, foi preciso a formalização de um Plano de Ação entre os representantes, no qual foi decidido, entre tantos fatores, que haverá projetos de revitalização, criação de um banco de dados dos países e a harmonização da legislação sul-americana.

GabKircher Por Letícia BasílioApós três dias de intensas discussões, o vice-presidente argentino, em pronunciamento à imprensa, anunciou um plano de ação marcado pelo caráter nacionalista. Com a proposta de criação do Banco de Desenvolvimento argentino e do estreitamento das relações regionais, pretende-se “reerguer a identidade e a soberania nacionais”. Além disso, o plano desenvolvido abrange a concessão de maior incentivo às pequenas e médias indústrias, bem como melhoria nas con-dições trabalhistas.

OIT Por Raquel MastrodiFoi redigida uma recomendação em favor da promoção do trabalho decente que incluía o combate ao trabalho informal, infantil e escravo, fortalecimento de sindicatos, questões de gênero e fiscalização das empresas. Aprovou-se, ainda, uma declaração que estimula a qualificação profissional através de intercâmbio estudantil e o reforço à seguridade social, projetos estes que serão financiados em parte pelos recursos de um fundo a ser criado. Os resultados a respeito do desemprego estrutural e tecnológico, contudo, foram inconclusivos.

Valeu, galera!! Por Raquel Mastrodi

A equipe do FAMUN 2014 gostaria dedicar este espa-ço para expressar seu mais profundo apreço e agra-decimento a todos aqueles que tornaram possível a realização deste maravilhoso evento. Nosso obrigado vai ao Secretariado, ao professores, às coordenações e à direção da FACAMP, à Renata Zani pelo auxílio com o jornal e às professoras organizadoras. Nosso agradecimento mais especial vai a toda nossa equipe de repórteres, fotógrafos, diagramadoras e diretoras: o Movimento não seria o mesmo sem vocês. Assim, agradecemos imensamente a participação, paciência e dedicação de todos envolvidos neste projeto e espera-mos que agora, ao fim destes quatro dias, todos este-jam muito satisfeitos.

Equipe MovimentoEdição: Patrícia Rinaldi e Roberta MachadoCoordenação: Jóice Domeniconi, Júlia Landers e Rodrigo JourdainDesign: Daniela Fecchio, Gabriela Biondi e Renata ZaniEquipe: Carla Bonetti, Leonardo Faria, Letícia Basílio, Luiz H. Santos, Raquel Mastrodi, Tereza Chagas e Yan DomingosFotografia: Bianca Pereira e José Alan de SouzaRevisão : Marina Magalhães e Patricia Coy