jornal 02/03/2013

16
DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00 FOLHA DO ES opinativo - analítico - investigativo www.folhadoes.com SÁBADO, 02 DE MARÇO DE 2013 ANO XV - N° 413360 Estudantes capixa- bas têm até o dia 06 de março para fazer suas inscri- ções no Proces- so Seletivo de estu- dantes para estudar inglês e espanhol nos Centros Esta- duais de Idiomas (CEIs) da Secre- taria de Estado da Educação (Sedu). Pag. 06 Educação inscreve JR Celebrity Pag. 09 Pag. 05 Política Rilian Brandão de 37 anos, (destaque) dona da Ornamental Stone, morreu na manhã de ontem Pág 15 A tragédia aconteceu na localidade de Posto Dantas, em Cachoeiro-ES Cachoeiro de Ita- pemirim-ES se- diará a eta- pa municipal da 5ª Conferência das Cidades, que acontecerá no dia 23 de maio, no Sest/Senat, bairro Central Park. Pag. 08 Cachoeiro debate O senador Magno Malta (PR) defende que o Código atual precisa de mudan- ças "radicais", mas a pro- posta dos ju- ristas também tem falhas. Justin Bieber não é mais aquele garoto franzino do começo de sua carreira. Ao deixar um show em Londres, o cantor - que comemora 19 anos mostrou que seu corpo passou por grande mudança. A Polícia Civil do Espírito Santo pror- rogou até o dia 6 de março as inscrições para o concurso que vai preencher para 113 vagas em cargos de nível superior. Pag. 11 Concurso na polícia Empresária morre em acidente com caminhão Festas & Eventos ANIVERSÁRIO DA MAFIA ESTRELENSE no Campo do Estrela, Sábado dia 02 de Março com damas grátis. Pag. 13

Upload: folha-do-esanto

Post on 08-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição 433360

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 02/03/2013

DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00

FOLHA DO ES opinativo-analítico-investigativo www.folhadoes.com

SÁBADO, 02 De MARÇO De 2013ANO XV - N° 413360

Estudantes capixa-bas têm até o dia 06 de março para fazer suas inscri-ções no Proces-so Seletivo de estu-dantes para estudar inglês e espanhol nos Centros Esta-duais de Idiomas (CEIs) da Secre-taria de Estado da Educação (Sedu). Pag. 06

Educaçãoinscreve

JR Celebrity

Pag. 09

Pag. 05

Política

Rilian Brandão de 37 anos, (destaque) dona da Ornamental Stone, morreu na manhã de ontem Pág 15

A tragédia aconteceu na localidade de Posto Dantas, em Cachoeiro-ES

Cachoeiro de Ita-pemirim-ES se-diará a eta-pa municipal da 5ª Conferência das Cidades, que acontecerá no dia 23 de maio, no Sest/Senat, bairro Central Park. Pag. 08

Cachoeiro debate

O senador Magno Malta (PR) defende que o Código atual precisa de mudan-ças "radicais", mas a pro-posta dos ju-ristas também tem falhas.

Justin Bieber não é mais aquele garoto franzino do começo de sua carreira. Ao

deixar um show em Londres, o cantor - que comemora 19 anos mostrou que

seu corpo passou por grande mudança.

A Polícia Civil do Espírito Santo pror-rogou até o dia 6 de março as inscrições para o concurso que vai preencher para 113 vagas em cargos de nível superior. Pag. 11

Concurso na polícia

Empresária morre em acidente com caminhão

Festas & EventosANIVERSÁRIO DA MAFIA ESTRELENSE no Campo do Estrela, Sábado dia 02 de Março com damas grátis.Pag. 13

Page 2: Jornal 02/03/2013

02 Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013 www.folhadoes.com

[email protected]

Charge

Salmos, 5:12 Pois tu, Senhor, abençoas o jus-to e, como es-cudo, o cercas da tua bene-volência // Se-nador Magno Malta insinuan-do que poderá ser candidato a Governador // Em cima dele o "estigma " Renan // Ofi-cina mecâni-ca abandona-da na Avenida Jeronimo Ribeiro em frente ao posto de gasolina in-comoda a vizinhança por ser criatório de ra-tos, baratas e aedes // E a Vigilância Sanitá-ria ? Existe exatamente para coibir coisas des-se tipo // Continua inex-plicável para todos por que o vereador , advo-gado e professor David Loss não é o presi-dente da Comissão de Justiça // Forças ocultas //Secretário de Saúde Abel Santana enfren-tando dificuldades para fazer funcionar bem o PA Paulo Pereira Go-mes // Chovem recla-mações // Antes Lula se comparava a Fidel e agora a Lincoln // Inco-erência assim é demais // Ou nunca leu nada sobre eles // "Eu não aguento mais " excla-mava o Gordo do Villa-ge ao sede parar com um montão de lixo na Samuel Levy Foi em-bora tapando o nariz // Arcebispo Mancilha di-rigiu carta a seu reba-nhoproibido daqui pra frente que se pronun-cie o nome do Papa Bento XVI // Ele não continua vivo ? // Difícil de entender // Senadora Ana Rita do PT é mes-mo "cara de pau " // Quer reeleição mesmo-tendo votado no Sar-ney Júnior, ou seja no filhote Renan para sero dono do Senado // Arquiteto , pintor e pai-sagista Rubens San-tana circulando pelo Amarelo // Sinalização excessiva e misterio-sa no local // Compe-tente e corajoso. 40:11 Como pastor, apascen-tará o seu rebanho; en-tre os seus braços reco-lherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que a mamentam ele guia-rá mansamente // A.W.

Desfolhando

TV e criançasMário Eugênio Saturno - Tecnologista

Artigo

Todo mundo sabe que a televisão não faz bem para as crianças. E certos pro-gramas, creio eu, não fazem bem nem para os adultos. Porém, pesquisadores do Centro para a Saúde, Com-portamento e Desenvolvi-mento da Criança (Center for Child Health, Behavior, and Development) do Insti-tuto de Pesquisa Infantil de Seattle (Seattle Children's Research Institute) rea-lizaram um estudo que desmistif ica a matéria.

O estudo foi feito com cer-ca de 600 famílias que foram divididas em dois grupos.

Um grupo foi aconselhado a substituir os programas que contém violência por outros que são classifi cados como educativos e que promovam a socialização, com ênfase na cooperação e compaixão. Entre os programas de tele-visão que compunham a re-lação dos cientistas estavam a Vila Sésamo e Dora. As crianças desse grupo que as-sistiam 30 minutos na média de programas com conteúdo violento reduziram esse tem-po para 23 minutos e aumen-taram os programas educati-vos de 30 para 43 minutos.

Depois de apenas um ano,

os pesquisadores observa-ram que as crianças que as-sistiram mais programas educativos e com menos vio-lência mostraram-se, nos tes-tes, mais propensas à coo-peração, boa vontade para compartilhar e se compro-meter que as outras crianças do grupo de controle.

Um dos autores, Dr. Dimi-triChristakis, que também dirige o centro infantil, con-clui que os programas violen-tos não farão das crianças que assistem potenciais assassi-nos, mas evitar esses progra-mas ajuda a mente da criança viver melhor em sociedade e consigo mesmos. Não custa lembrar que as crianças imi-tam o que elas veem, e não são capazes de discernir en-tre fi cção e realidade. Por isso, restringir cenas de violência ajuda as crianças a não repe-tirem os padrões de violência.

Uma outra refl exão se faz necessária, a Academia Americana de Pediatras re-comenda que as crianças me-nores não assistam mais de duas horas de televisão por dia, porém a pesquisa mostra que essas crianças em ida-de pré-escolar assistem a uma média de quatro horas e meia por dia de progra-mas televisivos. Embora os pais tenham consciência que permitem muita televi-são para os fi lhos. Enfi m, os pais precisam mesmo ter muita coragem, deci-são e firmeza para deixar eles próprios de assistir muitos programas ruins. O exemplo arrasta!

E m m a t é r i a d e t r â n s i t o , a i n d a n ã o p o d e m o s a d -m i t i r q u e t o d o s s o m o s “a n i m a i s d o m e s t i c a d o s ”.

Domando feras ao volante as brigas no trânsito já

se tornaram tese de mes-trado em várias universi-dades e faculdades de medicina para a profissão médica de psiquiatria.

o estado de embriagues ao volante é outra causa que es-panta pelo ridículo da ação.

muitos motoristas se trans-formam em bestas feras

quando assume o coman-do de um veículo, seja moto ou carro. muitas pessoas, por mais calmas que aparentam no dia a dia, viram irra-cionais nesses momentos.

agora, um projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal que per-mite a cassação da cartei-

ra de motorista que se en-volver em briga no trânsito.

Para virar lei, o proje-to ainda terá que passar pelo plenário da Câmara e do senado, mas já re-cebeu parecer favorável do relator na Câmara.

a lei permite aos juízes decretar a suspensão da habilitação de envolvidos

em ocorrências de trânsito, quando comprovado cri-me contra a pessoa.

Pode ser apenas mais um pequeno passo parar ten-tar frear essa verdadei-ra selvageria que se tor-nou costumeira no trânsito caótico das nossas cidades, mas já é um bom começo.

Espaço BíblicoQuem sai andando e chorando

enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. sal. 126:6.

Thomas Johannes bach, estudan-te de engenharia, caminhava por uma rua de Copenhague certo dia, quando um juvenil se aproxi-mou dele com um folheto na mão.

- aceita este folhetinho? - per-guntou o menino. - ele tem uma mensagem para o senhor.

olhando para o folheto, Tho-mas viu que era religioso. não estava interessado e não gos-tou de ter sido parado na rua por causa de um folheto.

- Por que você incomoda as pes-soas com a sua religião? - quis sa-ber ele. - sou perfeitamente capaz de tomar conta de mim mesmo.

Como o rapazinho continuasse com a mão estendida, Thomas pe-gou o folheto de modo grosseiro, rasgou-o e colocou-o no bolso. o garoto virou-se e foi embora mui-to triste. mas Thomas não conse-guiu tirar os olhos do menino.

Dirigindo-se ao vão de uma porta, o juvenil curvou a cabe-ça e orou silenciosamente. Tho-mas observava e percebeu que lágrimas corriam pela face do menino. o coração de Thomas foi tocado. ali estava alguém que se importara tanto com sua alma, a ponto de oferecer-lhe um folheto, e ele o havia rejei-tado. a partir daquele momen-to, a vida de Thomas tomou um

rumo diferente. em vez de tor-nar-se engenheiro, tornou-se missionário na américa do sul.

alguns, lendo acerca do méto-do que o juvenil usou para teste-munhar, podem acusá-lo de "im-por" sua religião aos outros.

- e talvez ele o estivesse fa-zendo. alguns podem concluir que as lágrimas dele provinham de sentimentos feridos, e não de preocupação pela alma de Tho-mas - e podem estar certos! mas outros ainda podem ver nas lá-grimas do rapazinho um interes-se genuíno pelas almas, como se estivesse clamando: "Pas-sou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos" (Jer. 8:20) - e talvez estejam cer-tos! Por que não dar ao garo-to o benefício da dúvida?

Testemunhar por Cristo deve ser feito de modo cativante e inofensivo; as lágrimas derra-madas devem provir de preo-cupação pelas almas e não de sentimentos feridos. mas quem pode contestar o fato de que o espírito santo usou o testemunho do menino para ganhar uma alma para Cristo? estamos nós fazendo a mesma coisa por ele?

não posso deixar de crer que no grande dia da colhei-ta, no fim do mundo (ver s. mat. 13:39), aquele rapazi-nho virá com regozijo, tra-zendo seu "feixe" de almas!

Alegria por Ocasião da Colheita

Page 3: Jornal 02/03/2013

03Folha do E. Santo Sábado, 02 de Março de 2013www.folhadoes.com

palanqueJackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

*Jackson Rangel Vieira é Evangelista

Por Jackson Rangel

A palavra de Deus não permite relatividade no seu propósito. Portan-to, absoluta a sua essência espiritual para religar o homem Ele, com to-das as vontades inerentes às necessidades do homem em corpo, alma e espírito. A parte mais ignorada da Bíblia pelo espírito farisaico é a se-xualidade do ser, ocultada sem nenhuma necessidade.

A omissão das partes textualizadas sobre o sexo nas Escrituras por parte dos homens advém do entendimento equivocado sobre a sexualidade e a carnalidade ou luxúria, denominada no Novo Testa-mento como concupiscência da carne – prazeres carnais, entre eles os desejos reprováveis do uso do corpo fora da espiritualidade.

Objetivamente, relatos da Bíblia em toda a linha do tempo estabe-lece a natureza do homem santo como praticante do sexo sem culpa. Adão e Eva se deleitaram em intimidades de gozo para a procriação. Seria ignorância ou alienação a interpretação de que conjunção car-nal do primeiro casal como ação mecânica, sem êxtase.

Fatos registrados na Bíblia nos remete a casos até extravagantes. O caso de Ló, sobrinho de Abraão, no episódio de sua bebedeira in-duzida ou dissimulada pelas duas f ilhas, na caverna, para fazer sexo com ele, por falta de homens disponíveis saciar os desejos delas, po-der-se-ia dizer, foi a pratica de uma escalada de orgia com a cons-ciência de atingir o gozo, literalmente. Sem anticoncepcional, en-gravidaram e tiveram dois f ilhos. Primeiro incesto, mas consentido pelo pai, claro, pecaminoso. A embriaguez foi um detalhe.

Em todas as histórias Bíblicas, de Gênesis a Zacarias, no Velho Testa-mento, são incontáveis as relações sentimentais, seguidas do amor Eros. Um caso clássico, foi a nora de Judá, que se transvestiu de prostituta em ponto próprio onde prostitutas vendiam sexo para os homens da região, para manter relação com o chefe da Tribo que deu origem à tribo gene-alógica de Jesus Cristo. O acasalamento também produziu filhos.

Daria para escrever um livro sobre o tema da sexualidade na bíblica. Ób-vio, o prazer carnal lícito ou ilícito é uma experiência horizontal, por isso o Mestre deixou claro aos idiotas de uma facção religiosa de que no céu não há casamento. Todos serão como anjos, assexuados. Não tenho coragem de interpretar o texto, na ausência de mais detalhes, de que existirá prazer car-nal sem compromisso entre os escolhidos depois de glorificados!

Portanto, a Bíblia não orienta os eleitos de se esconderem de suas paixões terrestres como uma forma de ignorar a santidade com prazer que convém. Do contrário, Deus deixaria mandamento absoluto para abominar a relativi-dade, com homens e mulheres suprimindo as genitálias criadas por Ele. Je-sus era Deus. Jesus não precisou desejar sexualmente. Exceção.

No mais, todos os homens e mulheres da fase da Terra são dotados de corpos preparados para uso sadio de todo os seus órgãos, também os sexuais. O que passar disto é de procedência maligna e de dolosa produção de fábulas fora do propósito de Deus. A vergonha da intimi-dade entre casal, no seu leito imaculado, faz parte de uma estratégia diabólica de impedir o homem de avançar na santidade sobre direitos autorizados pela Bíblia e liberdade com que Cristo nos libertou.

A quantidade imensa de cristãos reprimidos e com sentimentos dentro das Igre-jas por falta de entendimento e orientação Bíblica é de estarrecer o Reino de Deus.

A Bíblia!!!

O Ministério Público Eleitoral do ES opinou para que o Tribunal Regional Eleitoralreforme a decisão da juíza eleitoral de São Gabriel da Palha, Emília Lourenço, que cassou o prefeito da cidade, Henrique Vargas (PRP), e o vice-prefeito, Valdecir Pinto (PSB), e reconduza os dois aos cargos. Eles foram cassados por usarem servidores da Assembleia Legislativa na campanha.

• Casteglione (PT) na mira da Justiça / São três processos correndo no Tribunal de Justiça do ES / Dessa vez a “casa pode cair” / Ex-Prefeitos presos na Operação Derrama ainda atrás das grades / Poucos saíram, mas estão recolhidos em suas casas / Um deles com uma providencial depressão / As investigações continuam / Ex-prefeito de Vargem Alta, Eliezer Rabelo perdendo a soberba.

BERLINDAA ministra Eliana Calmon, vice-presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu em setembro do ano passadoR$ 84,8 mil a título de auxílio alimentação. Naquele mês, o contracheque foi de R$ 113.009,50. Ela ganhou notoriedade em sua gestão na Corregedoria Nacional de Justiça, entre 2010 e 2012, período em que conduziu com rigor inspeções disciplinares nos tribunais.

TEMATIZANDOO Senado aprovou nesta segunda-feirapropostade criar as sessões com debates temáticos no plenário. A iniciativa foi aventada por Renan um dia após ele ter sido questionado por cortar os debates em torno do discurso do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (MG).

RETORNO

CAULES

Page 4: Jornal 02/03/2013

04 Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013 www.folhadoes.com

Newton Braga

ConCursoC o m a c a n -ç ã o “ C a r n a v a l n a B a h i a ” , o c a n t o r e c o m p o s i t o r A r n o l -d o S i l v a v e n c e u o C o n c u r s o d e M a r -c h i n h a s - P r ê m i o C a r l o s I m p e r i a l , d e C a c h o e i r o d e I t a -p e m i r i m , n o M e r -c a d o M u n i c i p a l S ã o J o ã o , c o m o p a r t e d a p r o g r a m a ç ã o d o c a r n a v a l d a c i d a -d e . E m s e g u n d o l u -g a r , f i c o u “ N e n é m D o i d o e S e u s B l u e C a p s ” , d e D i e g o A r d i s s o n .

selo e CarimbosFoi realizado o lançamen-to do selo e carimbo pos-tais em comemoração ao centenário de Rubem Bra-ga. Realizado no auditó-rio da Biblioteca Pública Estadual do Espírito San-to (BPES) , o evento reu-niu autoridades, parentes e admiradores do gran-de e reconhecido cronista cachoeirense As duas pe-ças comemorativas foram criadas a partir da parce-riaentre a Prefeitura Mu-nicipal de Cachoeiro de Itapemirim e os Correios.

Um conclave tergiverso

Quando o recém-eleito Joseph Ratzinger esco-lheu ser chamado de Bento XVI, justificou ao co-légio cardinalício ter buscado inspiração no pon-tificado do Bento anterior, o XV: curto, doloroso e profícuo, especialmente dedicado à reforma ad-ministrativa da Igreja Católica ante o borbulhar de um novo século. Interessante coincidência (será mesmo?!), o alemão Ratzinger e o italiano Giaco-mo Della Chiesa tiveram papados de modestos oito anos, infrutíferos em seus objetivos primor-diais, de dolorosa pressão interna e mergulha-dos em abstrata intelectualidade teológica.

Bento XV morreu e suas diversas tentativas frustradas de negociar a paz durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), além de sua gestão administrativa e espiritual (entre 1914 e 1922), fo-ram esquecidas pela História. Sagaz e extrema-mente inteligente, Bento XVI reconheceu, des-de sua entronização, que poderia ter mesmo fim: o esquecimento. De forma cirúrgica, confron-tou seu maior inimigo e sacodiu o mundo com o anúncio de sua renúncia na segunda-feira de Carnaval, algo que não acontecia há seis sécu-los. Outrora sisudo e pouco simpático, Bento XVI ganhou imensa popularidade com seu ato final e escreveu, em definitivo, seu nome e seu pontifi-cado na História do mundo contemporâneo.

Justo por isso, o próximo conclave merece especial destaque e observação e não apenas dos católicos. Em tempos de explosão horizon-tal da informação a da exposição sombria das piores entranhas humanas, políticas e financei-ras da Igreja Católica e todas as mazelas e dog-mas anacrônicos que pulverizam suas bases, a eleição do novo Papa irá apontar a proposta de norte ao maior poder instituído e em vigor há mais de dois milênios sob a face da Terra.

Dessa forma, o nome adotado pelo próximo Papa será determinante. Fica a dica: observemos à miúde os pontificados de Clemente XIV, o rigo-roso; Leão XIII e suas encíclicas sociais; Pio XII, tão injustamente criticado por seu silêncio durante a Segunda Guerra Mundial e que também foi se-cretário de Estado, como AngeloSodano; Paulo VI, o polêmico mariano; João XXIII, chamado de “Papa da Bondade”; e João Paulo II, um extraor-dinário comunicador e peregrino. O sucessor de Bento XVI deve adotar, por observação históri-ca, um desses nomes: Clemente XV, Leão XIV, Pio XIII, João XXIV, Paulo VII ou João Paulo III. Arrisco--me a dizer que, caso AngeloSodano seja eleito, seu nome será Papa João XXIV ou Paulo VII.

Eis que, antes do fim, o helicóptero conduzin-do pela última vez Joseph Ratzinger no papel de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, realizou um voo panorâmico sobre o Vaticano e a Basílica de São Pedro e fez, propositalmente, dois rasan-tes: um sobre o Coliseu de Roma e outro, em bai-xíssima altitude e quase tocando o solo, sobre o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci. Me-lhores mensagens subliminares seriam impossí-veis. O recado foi dado e o conclave promete ser absolutamente tergiverso, ainda que sem sur-presas. Quem diria, não foi o popular e moder-no João Paulo II e sim o conservador Bento XVI quem trouxe a Igreja Católica para o Século XXI.

HELDER CALDEIRA ESCRITORAniversário DA MáfiA

Dia 02 de Março no Campo do Estrela (SUMARÉ) a partir das 14 hrs, aniversario da torcida organizada do estrela ''MÁFIA ESTRELENSE'' com presença do Grupo Só Samba, DJ Taigo Resende e MC Saulinho. Damas grátis ate as 16h, presença da 'Musa da Torcida'. INGRESSO MAIS 1K DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL

euPHoriaPela 1ª vez na história da EUPHORIA, Guara-pari torna-se o cenário da maior festa de músi-ca eletrônica do Rio de Janeiro. E é no forma-do IN WONDERLAND que a Pedreira Adven-ture Park será invadi-da no dia 16 de março. Performances, cenogra-fia nunca vista na re-gião e um line up de enlouquecer estão sen-do montados para li-teralmente levá-los à Wonderland de Alice.

Page 5: Jornal 02/03/2013

05Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

Orçamento na terçao Congresso tentará votar os vetos presiden-ciais ao Projeto de lei dos royalties e o orça-mento de 2013 na pró-xima terça-feira (5). a decisão foi anunciada há pouco pelos presi-dentes do senado, re-nan Calheiros (PmDb), e da Câmara, Henrique eduardo alves (PmDb), um dia depois de o su-premo Tribunal Federal derrubar a liminar que determinava a vota-ção por ordem cro-nológica dos vetos .Preferência no IRalém dos contribuintes be-neficiados com o Estatuto do idoso, a receita Federal dará prioridade ao pro-cessamento da declaração do imposto de renda para pessoas com doenças gra-ves ou deficiência física e mental. segundo o super-visor do imposto de renda, Joaquim adir, isso vai per-mitir que esses contribuintes recebam a restituição tam-bém nos primeiros lotes.

Apoio às empresasmanter a competitivi-dade das empresas capixabas é uma das principais ações do go-vernador renato Ca-sagrande visando am-pliar as oportunidades de emprego e ren-da para a população. Desta forma, por meio da secretaria de esta-do de Desenvolvimen-to e da secretaria de estado da Fazenda,o Governo do estado anunciou ontem atu-alizações nos Contra-tos de Competitividade com 18 setores indus-triais no espírito santo.

O senador Magno Malta (PR) de-fende que o Código atual preci-sa de mudanças "radicais", mas a proposta dos juristas também tem falhas. "O Código proposto

é ruim, mas o que está em vigor é uma calami-dade. O debate é importante para avançar-mos. Quero prolongar os prazos da comissão e realizar todas as audiências públicas".

A polêmica sobre as mudanças no Código Penal ganhou maior repercussão a partir das duras críti-cas do jurista Miguel Reale Júnior sobre a proposta do novo código elaborada por uma comissão de ju-ristas, entregue ao Legislativo no ano passado. Rea-le afirmou que a proposta elaborada pelo grupo vai levar o Brasil a uma vergonha internacional e deve

ter sua tramitação paralisada pelo Congresso.A declaração irritou oprocurador Luiz Carlos

dos Santos Gonçalves, relator da proposta, que considerou as críticas públicas feitas por Reale Júniorcomo"desrespeitadoras e desairosas". Em um recado direto ao jurista, Gonçalves disse que o Código de 1984 tem uma redação "exótica" e que alguns de seus artigos são "o terror dos estudan-tes de Direito de tão mal escrito que se encontra".

Por sua vez, o senador Magno Malta (PR), que integra a Comissão Especial de revisão do Código, a proposta dos juristas contém falhas, mas o que está em vigor é ruim: “O debate é importante para melhorarmos”, defendeu.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

reforMArADiCALDo CÓDiGo

O senador Magno Malta (PR) defende que o Códi-go atual precisa de mu-

danças "radicais".

Da RedaçãoO senador Magno Mal ta (PR) defende que o a tual Código Penal prec isa de m u d a n ç as r a d i c a i s

Page 6: Jornal 02/03/2013

06 Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Confiança em serviçosO Índice de Confiança de serviços, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 2,7% em fe-vereiro, depois de apre-sentar alta em janeiro. o índice registrou 122,1 pontos em fevereiro, o menor patamar desde outubro do ano passado, quando foram registrados 121,5 pontos. Dez dos 12 setores de serviços pes-quisados pela FGV regis-traram queda na confiança.

CenTros DeiDioMAinsCreveM

Da RedaçãoEm Cachoeiro de Itapemirim, os alunos devem procurar o Centro Estadual de Idiomas para confirmar sua inscrição

O processo seletivo destina-se aos alunos que estejam regular-mente matriculados.

Estudantes capixabas têm até o dia06 de março para fazer suas inscrições no Processo Seletivo de estudantes para estudar inglês e espanhol

nos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) da Secretar ia de Estado da Educação (Sedu). As inscr ições devem ser realiza-das na escola onde o candidato estuda.

Serão oferecidas 1.821 bolsas de estudo de língua estrangeira, sendo 1.693 bolsas de estudo de língua inglesa, distribuídas nos Centros Estaduais de Idiomas dos municí-

pios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariaci-ca, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

O processo seletivo destina-se aos alunos que estejam regularmente matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino, localizadas nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina e aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental do município de Colatina, re-lacionadas no anexo I.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Atenção básicamais de r$ 9,3 milhões se-rão repassados pelo Go-verno do estado aos mu-nicípios capixabas, este ano, para financiar a com-pra de medicamentos e in-sumos da atenção básica. De acordo com a gerência da assistência Farmacêuti-ca da secretaria de esta-do da saúde (sesa), maria José sartório, a previsão é de que os municípios que estiverem em situação re-gular já recebam as par-celas referentes aos pri-meiros três meses do ano, nos próximos 30 dias.

Consumo cresceo consumo de com-bustíveis no brasil cres-ceu 6,1% de 2011 para 2012. em todo o país, foram consumidos 129,7 bilhões de litros de combustíveis no ano passado. o dado foi divulgadopela agência nacional do Petróleo, Gás natural e biocom-bustíveis (anP), duran-te seminário para ava-liação do mercado de derivados do petróleo.

educação

Page 7: Jornal 02/03/2013

07Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

Brasil na UnescoQuarenta e cinco acer-vos brasileiros que in-tegram o programa memória do mundo da unesco (organiza-ção das nações unidas para a educação, a Ci-ência e a Cultura) se-rão exibidos em uma exposição com entrada franca no arquivo na-cional, no rio de Janei-ro. a mostra arquivos do brasil: memória do mundo comemora os 20 anos de exis-tência do programa.

Criação de tilápiasas primeiras tilápias pro-duzidas pelo programa Cachoeiro mais aquicultu-ra vão entrar no mercado a partir do mês que vem. a prefeitura já está fazen-do visitas às propriedades em que é realizada bio-metria para avaliar peso, medida e o desenvolvi-mento dos peixes. os pro-dutores interessados em investir na piscicultura podem procurar a se-cretaria, que funciona à avenida monte Castelo, 60, independênc ia.

Conferência das cidadesos interessados em dis-cutir políticas públicas de desenvolvimento urbano, mobilidade e habitação para Cachoeiro de itape-mirim não devem ficar de fora da etapa municipal da 5ª Conferência das Ci-dades, que acontecerá no dia 23 de maio, no sest/senat, bairro aeropor-to. Com o tema "Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já", o evento está sendo pre-parado em encontros pe-riódicos com membros do Conselho do P la no D i re to r m u n i c ipa l .

CACHoeiroDesTACAA MULHer

A mostra reunirá obras assinadas por artistas plásticas e

fotógrafas da cidade.

Da RedaçãoA mostra será sala Levino Fanzeres que fica no Palácio Bernardino Monteiro, centro de Cachoeiro de Itapemirim-ES

E m comemoração ao Dia In-ter nacional da Mulher (8 de março), a Secreta r ia de Cult u ra de Cachoei ro de It apemir im real iza no pró-

x imo d ia 7 a aber t u ra da exposição "Sent inelas - Obser vações Contempo-râneas Femin inas", às 19h, na Sala Le-v ino Fanzeres , com ent rada f ranca.

A most ra reu n i rá obras a ssinadas por a r t i s t a s plás t icas e fotóg rafas da c idade, ent re ela s: Mar ia Helena Ne-mer, Cél ia Tu rbay e Isabel Bastos , es -

cu lt u ras de G racin ha Sabad in i e fo -tog raf ia s de Márcia Leal , Nat ássya Ca r val ho e Ca rol Vargas. O obje t ivo é apresent a r o ol ha r dessas a r t i s t a s so -bre d iver sos t emas contemporâneos.

A exposição f ica em cartaz até 19 de abril e poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada será gratuita. A Sala Levino Fanzeres f ica no térreo do edifício Bernardino Monteiro, sede da prefeitura, no Centro.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Page 8: Jornal 02/03/2013

08 Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Programa Incapero incaper venceu dois lotes, que abrangem as regiões noroeste, serra-na e sul do espírito san-to. Serão beneficiadas famílias de Águia bran-ca, barra de são Fran-cisco, Jaguaré, nova Ve-nécia, são Gabriel da Palha, são mateus, Vila Valério, afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Domingos martins, santa maria de Jeti-bá, Venda nova do imigrante e Castelo.

CACHoeiroDeBATeUrBAnisMo

Da Redação5ª Conferência das Cidades, que acontecerá no dia 23 de maio, no Sest-Senat, bairro Central Park, em Cachoeiro-ES

Durante o evento em maio ocorre também a eleição para compo-

sição do CPDM.

Cachoeiro de Itapemirim-ES sediará a etapa municipal da 5ª Conferên-cia das Cidades, que acontecerá no dia 23 de maio, no Sest/Senat, bair-ro Central Park. O evento vai discu-

tir políticas públicas de desenvolvimento urbano, mobilidade e habitação com o tema "Quem muda a cidade somos nós, Reforma Urbana já".

Os primeiros encontros para o debate já vem sendo preparado em encontros periódicos com membros do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb),

representantes de movimentos populares e de entidades sindicais e empresários.

Desta vez o foco da conferência será a implemen-tação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Ur-bano (SNDU), no que tange as políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento ur-bano. Durante o evento em maio ocorre também a eleição para composição do CPDM nos próxi-mos dois anos. No início de março serão apresen-tados em reunião o regimento interno da eleição e o nome do palestrante principal da conferência.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

STF retroageo supremo Tribunal Fe-deral (sTF) decidiumu-dar a vigência da lei do Piso nacional dos Professores da rede Pública. embora tenha sido editada em 2008, ficou definido que a lei só pode ser considera-da a partir da data na qual o supremo con-firmou sua legalida-de, em abril de 2011. Haverá impacto dire-to na programação orçamentária dos estados e da união.

ProUni convocaas instituições de ensi-no convocamos candi-datos em lista de es-pera do Programa universidade para To-dos (Prouni). o resul-tado será divulgado na página do Prouni, por meio da central de atendimento - telefone 0800 616161 - e nas instituições que partici-pam do programa. os candidatos terão até 5 de março para com-provar as informações.

Page 9: Jornal 02/03/2013

Lindsay recusa acordos propostos

JRC O L U N Aco luna j r@fo lhaes . com .br

Ashton bebe cerveja durante partida

Ashton Kutcher bebeu cerveja durante partida de basquete no estádio Staples

Center, em Los Angeles. O ator assistiu ao jogo entre o time da casa, o Los Angeles

Lakers, e o Minnesota Timberwolves.

Miley é fl agrada fumando

Miley Cyurs foi fl agrada fumando dentro do car-ro ao deixar estúdio em burbank, na Califórnia. É a primeira vez que a cantora é vista em público após os rumores de que seu noivo, o ator liam He-msworth, teria fi cado com a atriz January Jones.

Taylor Swift está namorando

Parece que Taylor Swift superou o fi m do rela-cionamento com Harry styles, do one Direction. segundo o "The sun", a cantora reatou com ou-tro ex- namorado, o cantor e compositor inglês ed sheeran, que por sinal é amigo de Harry.

'Neymar estica a noite em SP'

Justin Bieber não é mais aquele garoto franzino do começo de sua carreira. Ao deixar um show em Londres, o cantor - que comemora 19 anos mostrou que seu corpo passou por grande mudança.

Sabrina aparece de bigode sabrina sato virou uma criança, uma jovem patri-cinha, um executivo com bigode e uma mulher mo-derna no novo comercial do Gendai, rede de res-taurantes de culinária ja-ponesa. o intuito com as caracterizações é mos-trar os diferentes perfi s de consumidores que fre-quentam o estabecimento.

"Apenas uma pedra no caminho. " Lady Gaga , em seu site, sobre a cirur-gia que fez para reparar uma lesão no quadril e que forçou a cantora pop a

cancelar o restante de sua turnê.

neymar estava animado, depois de jantar com amigos em um restaurante em sP, o joga-dor seguiu para o show de buchecha, na ou-tlaws. sem bruna marquezine e na compa-nhia do também jogador de futebol andré.

lindsay lohan não acei-tou o acordo proposto pelos promotores que cuidam de seu caso de mentir para policiais, os promotores ofereceram um acordo de 60 dias de reabilitação, servi-ços comunitários para lilo para não man-dá-la para a prisão, mas Heller não con-cordou com os termos.

GaT

a Do

Pau

lisT

Ão

lorena bueri, a gata do Paulistão, pa-rou o Pacaembu, na zona oeste de sP. a bela apareceu completamente nua, ape-nas com uma pintura corporal, na frente do estádio, segurando uma bandeira do brasil e usando um salto altíssimo, lorena fez poses, caras e bocas para o ensaio.

CLINT EASTWOODo ator e diretor Clint eastwood demons-trou seu apoio a um manifesto que será entregue nesta quin-ta-feira ao supremo Tribunal dos estados unidos, no qual lí-deres conservadores respaldam à legali-zação do casamen-

to gay na Califórnia. o texto tem como objetivo participar da decisão dos magistrados do prin-cipal tribunal americano, que neste mês avaliará a possível inconstitucionalidade da Proposta 8, uma medida aprovada em referendo em 2008, que emendava a Constituição californiana.

trou seu apoio a um

ta-feira ao supremo

zação do casamen-

JESUSengana-se quem pensa que Je-sus luz, como boa parte dos DJs, prefere a vida no-turna à rotina so-lar. o modelo e agora ator (no ar como ronaldo em "Guerra dos sexos", novela das 19h da TV Globo) é fã de esportes ao ar livre e ado-ra trocar algumas horas na academia por uma corrida na praia da barra da Tijuca, bairro onde mora, na Zona oeste do rio.

"Guerra dos sexos", novela das 19h da TV

Page 10: Jornal 02/03/2013

10 Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013 www.folhadoes.com

Vendo lote de 180 mts quadra-dos, b riviera da barra px pra-cinha, rua guaçui com muitas fru-tas no lote terreno arenoso ótimo para construir.Contato: ronaldo Goulart da sil-vaTelefone: 27-9731- 7111Valor: r$ 60.000,00

Propriedade de 17.5 alquerios em Jeronimo monteiro , tem ro-cha e matação de Preto são Gabriel e Corumba Fundo Claro, Contato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-9962-8838Valor: r$ 2.000.000,00Vendo terreno na Cidade nova em marataizes de Frente para o mar, rua Calçada na Frente e lateral e FundosContato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-9962-8838Valor: r$ 150.000,00

Casa com 3 quartos (01 sui-te) com armários, lavabo, sala/copa, cozinha, area de serviço, Dml, varanda, escritório, apro-vada p financiamentoContato: adilson nevesTelefone: 27-3207-5103Valor: r$ 290.000,00

Vendo lote no bairro caiçaras proximo ao hipermercado otimo acesso otimo bairro.Contato: monzo silvaTelefone: 2899553483Valor: r$ 40.000,00

2Imóveis ( aluguel )

alugo ponto comercial no bair-ro santo antônio, ao lado do Tio bola e academia eisio, ao lado da escada do Perim Grande, Valor r$ 590,00. Contato (28) 3511-1026 / 9973-4710 (mi-chelle)

aluga-se apartamento com 3 quartos, sala, cozinha, terraço e sem garagem. rua newton bra-do, bairro ipitiguara. Valor r$ 500. Telefone (28) 3511-5644 / 9976-2070. Falar com edna.

aluga-se casa no bairro ama-ral, 3 quartos com quintal e ga-ragem. Tel.: 3522-3117. Conta-to luzia.aluga-se casa no bairro ama-ral, com 3 quartos, garagem e quintal. Proximo a quadra de es-porte. Valor: 650,00, Tel.: 3522-9935. Contato eugenio.

alugo ap. 3 qtos frente mar dep. completa, varanda pacote de carnaval separado do dia 08 a 13/02 combinar.Contato: sandra JorgeTelefone: 8823-9364Valor: r$ 250,00

3Veículos

Vendo 2003/2004 prata 4 portas ar condicionado Trava elétrica Vidro elétrico Desemba-raçador TraseiroContato: Wedersone-mail: [email protected]: r$ 12.000,00

Vendo gol 96, motor 1,6, filé de-

mais, ou troco por moto menor valor.se interessar ver fotosContato: eliseu leal Costae-mail: [email protected]: 28-3518-0113 /9946-1604Valor: r$ 8.000,00

Vendo gol G4 2006 1.0 prata vidro,ar,trava,direção 4 portas , sensor de ré doc ok a vistaContato: paulae-mail: [email protected]: 28-99652919Valor: r$ 20.000,00

Vendo Gol 2002 completo unico dono muito conservado .ac troca por gol g5Contato: antonio dias vieirae-mail: [email protected]: r$ 16.000,00

Vendo Toyota Camry 20103.5 automatio, 284cv, banco de couro, teto solar, 30.000 km, 04 pneus novos, em estado de novo r$ 80.000,00,Telefone: 9989-5683

1Imóveis ( venda )

POLIMENTOS MONTE CRISTO LTDA METorna publico que requereuda SEMMA a LP, LI e LO, para atividade 30.01 - Movimentação de terr corte e/ou aterro, de porte pequeno e potencial poluidor mé-

dio, situado na Estrada Monte Cristo, S/Nº- Monte Cris-to, Cachoeiro de Itapemirim - ES.

CNPJ: 10.666.066/0001-79Inscrição Municipal: 31488-3

Incrição Estadual: 082.607.53-2

SERRRIA OURO VERDE GRANITOS LTDA - ME tor-na publico que requereu da SEMMA a LI e LO, para

atividade 30.01 - Movimentação de terra corte e/ou at-erro, de porte pequeno e potencial poluidor médio, sit-uado na Estrada Monte Cristo, S/Nº - Monte Cristo, Ca-

choeiro de Itapemirim -ES

CNPJ: 03.369.429/0001-49Inscrição Municipal: 21144-0

Incrição Estadual: 082.029.96-2

O P O R T U N I D A D EA P E G A B A U T O P E Ç A S l o c a l i z a d a n a

Av e n i d a J o n e s d o s S a n t o s N e v e s , 2 9 1 - B a i r r o S a n t o A n t ô n i o , e s t á c o n t r a t a n d o

V E N D E D O R p a r a a t u a r n o r a m o d e p e ç a s . É n e c e s s á r i o t e r e x p e r i ê n c i a .

I n t e r e s s a d o s e n t r a r e m c o n t a t o c o m T h i a g o P e l o n ° ( 2 8 ) 9 8 8 5 - 1 8 2 8

COMUNICADOAUTO POSTO DANTAS LTDA-EPP , t o rna

púb l i co que ob teve do IEMA, a t r áves do p ro -ces so n° 22177655 , a L icença de Operação

(LO) , pa ra a t iv idade de pos to de r evenda de combus t íve i s e t roca de ó l eo , na Rodov ia Ca-choe i ro x R io Novo - Km 08 - Munic íp io de

Cachoe i ro de I t apemi r im-ES .

COMUNICADOA Empresa JOSE NILTON TOSATO ME , t o r-

na púb l i co que r eque reu jun to ao IEMA, L i -cença de Operação – LO , a t r avés do P rocesso n º 51390256 , pa ra exe rce r a a t iv idade de Ma-nu tenção mecân ica e maqu inas ag r i co la s , na Rua Corone l Jose Mesqu i t a -254- Aracu i , Vi -

ços inha , mun ic íp io de Cas t e lo -ES .

COMUNICADOM I N E R A Ç Ã O I N H A Ú M A LT D A , t o r -

n a p ú b l i c o q u e R E Q U E R E U d o I E M A / E S , a t r a v é s d o P r o c e s s o n º 3 5 7 1 7 0 3 3 , L i -

c e n ç a d e O p e r a ç ã o p a r a E X T R A Ç Ã O D E G R A N I T O , n a l o c a l i d a d e d e I n h a ú m a , n o

m u n i c í p i o d e I c o n h a - E S .

ATENÇÃO A TODOS OS ASSO-CIADOS DA ASPOMIRES.

A representação da categoria em Cachoeiro de Itapemirim-ES tem o prazer de comunicar a candida-tura do Cap. Nailson. Nosso que-rido amigo busca a reeleição da

presidência daAspomires. Já esta-mos em Campanha e a votação ac-

onteceráno dia 12 de Março, das 8h as 14h, na Praça Jerônimo Mon-teiro n° 57, no Edifício São Pablo, 7° andar, sala 704. Estamos lutan-do para mais essa grade vitória!!! Vamos eleger o Cap. Nailsone dar continuidade na grande dinâmica

que é o plano estratégico.VOTE EM QUEM VOCÊ JÁ CONHECE

Representação de Cachoeiro de Itapemirim Sargento Jozé Luiz Gomes de Souza

Praça Jerônimo Monteiro n° 57, Edifício São Pablo, 7° andar, sala 704Celular: (28) 9881-5939Telefone: (28) 3517-3940

C O M PA R E Ç AA o s s e g u r a n ç a s e a r r u m a d e i r a s d o S u m -

m e r H o u s e q u e a g o r a s e c h a m a Z Z H o u s e . C o m p a r e ç a m n o d i a 2 9 d e j u l h o , a n i v e r s a -r i o d e C a c h o e i r o d e I t a p e m i r i m e e n t r e e m

c o n t a t o c o m a I g r e j a D i v i n o d o E s p í r i t o S a n t o , d e M u n i z F r e i r e .

A s s : F a b i o J u n i o r S o a r e s d a S i l v a

Page 11: Jornal 02/03/2013

11Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013www.folhadoes.com

A Polícia Civil do Espírito Santo prorrogou até o dia 6 de março as inscrições para o concurso que vai preencher para 113 vagas

em cargos de nível superior. Os salários variam de R$ 3.900 a R$ 7.675,22.A se-leção oferece vagas para os cargos de as-sistente social (7), delegado (3), escrivão (81), médico legista (7), perito bioquími-co toxicologista (1), perito criminal (5), perito criminal especial (1), perito em te-lecomunicações (2) e psicólogo (6).

A jornada de trabalho é 30 horas se-manais para médico legista e de 40 horas para os demais cargos. Todos os cargos podem ser submetidos à escala de plan-tão. Além do salário, os prof issionais po-dem receber adicional de serviço extra-ordinário (máximo de 24h) que varia de R$ 797,73 a R$ 1.569,93.As inscrições devem ser feitas pelo site www.funcab.org. A taxa é de R$ 140 para delegado e de R$ 90 para os demais cargos.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

ProrroGADoConCUrsonA PoLÍCiA

Todos os cargos podem ser sub-metidos à esca-la de plantão.

Da Redação

A Polícia Civil do ES prorrogou até dia 6 de março as inscrições para o concurso que vai preencher para 113 vagas

notaTom

e

Receita contratao ministério da Fazen-da vai abrir ainda este ano oportunidades para cargos de nível médio. o concurso público con-tará com 1.500 vagas para o cargo de técni-co. a expectativa é de que o edital do proces-so seletivo seja publica-do até junho. a remu-neração inicial é de r$ 2.927,82. Os profi ssio-nais vão atuar na recei-ta Federal. A defi nição do quantitativo caberá, no entanto, ao ministério do Planejamento, que ainda precisa autorizar a abertura da seleção.

Vagas no BBo banco do brasil e a Fundação Carlos Chagas divulgaram nesta quinta--feira (28), no Diário Ofi -cial da união, o edital de abertura de seleção para contratação de es-criturários (formação de cadastro de reserva).a seleção é para os esta-dos do amazonas (parte do estado), espírito san-to, minas Gerais (par-te do estado), rio de Ja-neiro, rio Grande do sul e santa Catarina (parte do estado).as inscrições serão realizadas no pe-ríodo de 14 de março a 12 de abril, no site: www.concursosfcc.com.br.

Concurso na MarinhaJá estão abertas as ins-crições para o concur-so de admissão à escola de aprendizes-marinhei-ros (eam). a oferta é de 2,2 mil vagas. os candi-datos podem se inscrever por meio do site www.en-sino.mar.mil.br até o dia 15 de março. É possível se inscrever também a escola de aprendizes-marinhei-ros do espírito santo (ea-mes), que fi ca na Ensea-da do inhoá, s/nº, Prainha, Vila Velha. o atendimento ocorre das 8h30 às 16h30.

Page 12: Jornal 02/03/2013

12 Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Trabalho e saúde

Sono e genesos cientistas da uni-versidade de surrey, na inglaterra, anali-saram o rna (mensa-geiro químico dos ge-nes para as células) de 26 voluntários que não podiam dormir mais de seis horas por noite ao longo de uma semana. No fim desse período, todos tiveram de per-manecer acordados por cerca de 40 horas, enquanto amostras de rna eram coletadas.

Cirurgia contra o víciouma cirurgia que vem sendo realizada há cer-ca de três anos por um médico de belo Hori-zonte, minas Gerais, promete ser a mais nova solução para usuários de drogas que não con-seguem se livrar do ví-cio. Controversa até no meio médico, é feita em caráter experimental e apenas em casos extre-mos – nas palavras do próprio médico. a técni-ca consiste em lesionar ou estimular áreas do cérebro relacionadas à compulsão e já foi tes-tada inclusive por pa-cientes do espírito santo.

Um novo estudo divulga-do nos EUA mostra que o consumo de refrigeran-tes dietéticos não induz as pessoas a comerem ali-

mentos mais açucarados ou calóricos, em comparação a pessoas que só bebem água. Beber refrigerante diet não induz a maior consumo de doces em relação a be-ber água, segundo pesquisadores.

Alguns pesquisadores desconfiavam que bebidas adoçadas artificialmente poderiam perturbar os hormônios envolvidos nas sen-

sações de fome e saciedade, o que levaria as pessoas a comer mais. Outros teorizavam que os refrigerantes diet poderiam reforçar a pre-ferência por sabores doces, o que se traduzi-ria no consumo de alimentos mais calóricos.

"Nosso estudo não fornece evidências que sugiram que um consumo em curto prazo de bebidas dietéticas, em compa-ração com a água, aumente a preferên-cia por alimentos e bebidas doces", disse aautora do estudo, Carmen Piernas.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

DieT nÃoinDUZAo AÇÚCAr

Beber refrigerante diet não induz a maior consumo de do-ces em relação a beber água,

segundo pesquisadores.

Da RedaçãoBeber refrigerante diet não induz a maior consumo de doces em relação a beber água, segundo pesquisadores

o trabalho noturno e a alimentação em ho-rários irregulares se apresentam como peri-gos reais à saúde, as-sim como a obesidade, o transtorno metabólico e o diabetes, segundo um artigo publicado na revista Currentbiology. os pesquisadores, lide-rados por shu-qunshi, do Departamento de Ciências biológicas da universidade Vander-bilt (Tennessee), desco-briram que a ação da insulina sobe e baixa de acordo com o ritmo circadiano de 24 horas.

Page 13: Jornal 02/03/2013

13Folha do E. Santo Sábado, 02 de Março de 2013www.folhadoes.com

CONFIRMADO! (ELA É TOP, A FESTA)MC BOLA & Convidados!

30 de Março – SÁBADO DE ALELUIAApartir das 15h no Palhoças!

O maior e melhor evento sertanejo do país já está com data marcada para voltar ao ES: Villa Mix ES 2013! Jorge & Mateus, Gust-

tavo Lima, Naldo, Evandro & Raniery

Super Duelo de GigantesEste ano trazendo o maior e melhor carro

de som do ES, presença confirmada da >> Laranja Treme Tudo <<

PROXIMOS EVENTOS:

ARENA SERTANEJA

O R a c h o v a i a b r i r a s s u a s p o r t e i r a s p a r a a t e m p o r a d a 2 0 1 3 , ' ' A R E N A S E RTA N E J A ' ' c o m

A l e x C a m p a n h a e D j I l t i n h o M a r t i n s . D i a 0 8 d e M a r ç o n o R a c h o I m p e r a d o r !

É O ROCK!

THE GIRLS PARTY | 02/03 22hLocal : The One Cachoeiro com

Dj Mel Marcarini + Dj David Rocha Champagne com morangos para elas ate as 00:00

ANIVERSÁRIO DA MAFIA ESTRELENSE | 02/03 13hLocal : Campo do Estrela , Sábado dia 02 de

março com damas grátis grupo Só Samba Dj e Bateria da Torcida + Presença da Musa

SEXTANEJA REMIX | 08/03 21hLocal : La en Kza (Venda Nova) 2 ambientes agi-

tando ao mesmo tempo, Juninho Xavier + Dj Rafa Marquez + Dj Tatoo Mieis

MC MARTINHO | 16/03 20hLocal : Palhoças Bar , Lançamento do seu novo sucesso com part icipação do Mc Mangaba +

Dj 's + Grupo Só Samba e Fascina Samba

IMAGEM DO DIACORINGA BAR

Jack Tekila e Blackaut Drink apresenta Rabanada Dj:O melhor dj do estado e mais Dj shrek

e dj´s convidados

Page 14: Jornal 02/03/2013

14 Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Prejuízo da Vale

Confiança na indústriao Índice de Confian-ça da indústria (iCi), medido pelo insti-tuto brasileiro de economiada Funda-ção Getulio Vargas, atingiu 106,6 pontos em fevereiro – pra-ticamente a mesma marca de janeiro, de 106,5 pontos – man-tendo-se acima da média histórica dos últimos cinco anos. o resu l tado ref lete maior desconf ian -ça do setor sobre o desempenho a t u -a l da econom ia .

a Vale encerrou o quar-to trimestre de 2012 com prejuízo líquido de r$ 5,6 bilhões, o pri-meiro resultado nega-tivo registrado pela mineradora desde o terceiro trimestre de 2002 - em igual perí-odo de 2011, a mine-radora registrou um lu-cro de r$ 8,3 bilhões. o desempenho pressio-nou o resultado fecha-do de 2012 e a compa-nhia contabilizou lucro de r$ 9,734 bilhões.

esCAvAÇÃoCriMinosAeM iTAÓCA

Foi constatado pelos agentes que a ativida-

de era exercida sem licença ambiental.

Na tarde desta quinta-feira, dia 28/02, durante atendimento de denúncia anônima, policiais mi-litares ambientais da 4ª Compa-nhia do Batalhão de Polícia Mili-

tar Ambiental a bordo da viatura PA 019 flagraram uma extração irregular de saibro, com o uso de má-quina escavadeira e de pá mecânica, no distrito de Itaóca no município de Cachoeiro de Itapemirim.

Foi constatado pelos agentes que a atividade era exer-cida sem licença ambiental em uma área de 1.700 m2.

Por se tratar de crime previsto na Lei 9.605/98, foi lavrado um boletim de ocorrência ambiental e rela-tório fotográfico, enquanto os responsáveis pelo em-

preendimento dois homens de 39 e 45 anos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Cachoeiro.

As duas máquinas encontradas no local ficaram sob a responsabilidade dos acusados.

IMPORTANTE:Extrair recurso mineral sem ser o detentor do tí-

tulo minerário, incorre em usurpação de bens da União, crime de esfera federal; Lei 8.176/91. Extrair recurso mineral sem a necessária Licença de Ope-ração, expedida pelo órgão ambiental competen-te, incorre em Crime Ambiental sob a luz da Lei 9.605/98 e Decreto Federal 6.514/08.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Da RedaçãoA extração irregular de saibro estava sendo feita no distrito de Itaóca, em Cachoeiro de Itapemirim-ES

Desemprego em janeiroa Pesquisa de em-prego e Desempre-go, elaborada pelo seade e pelo Die-ese, apontou que o contingente de de-sempregados no País ganhou o refor-ço de 44 mil pessoas no mês de janeiro. o contingente de de-sempregados apre-sentava queda men-sal desde setembro mas, no primeiro mês d e s t e a n o , s u b i u .

Page 15: Jornal 02/03/2013

15Folha do E. SantoSábado, 02 de Março de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

eMPresáriAesMAGADAeM ACiDenTe

A empresária re-tornava de um en-

contro de trabalho.

Um grave acidente na manhã de ontem (1º), na rodovia gover-nador Francisco Lacerda de Aguiar, próximo à localidade de Posto Dantas, em Cachoei-

ro de Itapemirim-ES, causou a morte da em-presária Rilian Brandão, de 37 anos, dona da Ornamental Stone. A vítima colidiu o seu car-ro, um Chevrolet Prisma preto, placa msv9485, com um caminhão Ford cargo 2422e branco.

A empresária retornava de um encon-tro de trabalho, após ter acabado de fe-char uma medição de pedras, em uma

empresa de mármores e granitos, quan-do ao fazer uma curva na rodovia depa-rou com o caminhão em alta velocidade.

O caminhão ao entrar na contra mão, para uma ultrapassagem indevida, segundo a po-lícia, passou por cima da frente do carro de Rilian. A vítima morreu no local. Após o acidente,o caminhoneiro, ao ser interro-gado pela polícia, acabou fugindo do local. A polícia Civil pediu que fosse emitido um mandado de prisão para o motorista.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Da RedaçãoA empresária Rilian Brandão de 37 anos colidiu de frente com um caminhão Ford cargo e morreu na hora

Geovanne silva olimpo, 28 anos, conhecido como “Ciclone”, foi preso por policiais militares, na ave-nida mauro miranda ma-dureira, bairro Valão, em Cachoeiro de itapemirim--es. ele estava acompa-nhado de três compar-sas dentrodo veículo Ford Ka de placa DCo 1451, quando os Pm’s avistaram o carro. um deles que es-tava no banco de trás se abaixou, em atitude sus-peitae todos jovens foram abordados. Geovane foi detido e os demais fora-mouvidos e liberados. o acusado é apontado pela polícia por envolvimento com o tráfico de drogas e confessou ter assassina-do Carlos eduardo belkan scaramussa, 20 anos, no distrito de Coutinho, em Cachoeiro,no dia 26 de agosto do ano passado com um tiro.

Dois adolescentes de 16 anos foram apre-endidos com drogas, dinheiro e outros ma-teriais por polic iais mil itares do 3° bata-lhão, na última quar-ta-feira (27), no muni-c ípio de Guaçuí. após uma denúncia anôni-ma informando que duas pessoas esta-riam fazendo tráfico de drogas no morro do Cristo, a guarnição foi ao local e abordou os rapazes . Com eles, foram encontradas 40 gramas de maconha, quatro cordões de prata, r$ 22 em espé-cie e um aparelho ce-lular. os dois foram encaminhados para a delegac ia da c idade.

Menores apre-endidos

Homicida é preso pela PM

Page 16: Jornal 02/03/2013

Um grande momen-to do ano de 2012 foi a Bienal Rubem Bra-ga, evento que exal-ta cultura e incentiva a leitura. Atrações na-cionais estiveram pre-sentes com o chargis-ta Mauricio Ricardo e o ator, neto de Rubem Braga, Daniel Braga.

Marcante

Marcos Tristão - [email protected]

O casal Victor e Viviane se casou em dezembro

A Praia das Pitas, considerada uma das mais belas de Marataízes (ES).

O presidente da As-sociação Comercial de Cachoeiro, Ru-berval Rocha, já ini-ciou junto com sua diretoria os prepa-rativos para a Se-mana do Comércio 2013. Como sempre a adesão das em-presas da região sul é muito grande, em busca de qualificar seus colaboradores.

Ressaca

Preparativos

O empresário Flá-vio Sampaio já se prepara pára a re-alização da se-gunda edição do Egecon Concet-to 2013. Após um enorme sucesso em 2012, quando o Mercado Municipal foi transformado completamente, este ano o evento promete ser ainda mais glamoroso.

Sucesso

A The One de Ca-choeiro de Itape-mirim-ES convi-da os baladeiros de plantão para fi-nalizar esse perío-do festivo, aos sons mais tocados du-rante o ano numa grande mistura de ritmos. A ressaca do carnaval, da bo-ate, já é conhecida por sua animação e ótimos Djs

A pequena Antônia Zopé arrasou no car-naval. Apesar da idade, deu show de ânimo e descontração. Linda!

Animada

O casal Karla Sardem-berg e Marcos Ferraço sempre estão presen-tes nos eventos mais requintados da região.

Presença

As amigas Fernan-da Sabra, Estela e Pau-la Mirinha provam que não há divertimento melhor que ao lado de boas companhias.

Misturadas

As belas Rosiane Gou-veia e Márcia Marchi-ni em momento de descontração.

Momentos