jornada de exatas 2015

25
Jornada de Exatas 2015 NANOFLUIDOS APLICADOS A SISTEMAS DE ARREFECIMENTO Prof. Me. Fabio Tofoli

Upload: 190974

Post on 03-Feb-2016

8 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentação realizada na UMC.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornada de Exatas 2015

Jornada de Exatas 2015

NANOFLUIDOS APLICADOS A SISTEMAS DE ARREFECIMENTO

Prof. Me. Fabio Tofoli

Page 2: Jornada de Exatas 2015

Nanotecnologia

Nanotecnologia é a tecnologia de manipular, controlar, projetar, simular, desenvolver, executar e fabricar objetos, estruturas, dispositivos e sistemas na escala de tamanhos entre 1 e 100 nanômetros, aproximadamente, que apresentem novas propriedades, funções ou desempenho devido às suas dimensões reduzidas.

Considerada uma tecnologia transversal, a nanotecnologia atua em diferentes ramos da indústria: Eletrônica, química, biológica, física e engenharia, entre outros.

Page 3: Jornada de Exatas 2015

Nanotecnologia

O nome foi citado pela primeira vez por Richard Feynman em Dezembro de 1959 e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Mas foi somente a partir do ano de 2000 que a nanotecnologia começou a ser desenvolvida e testada em laboratórios.

MAS O QUE É NANOMETRO?

Page 4: Jornada de Exatas 2015

Nanotecnologia

Page 5: Jornada de Exatas 2015

Onde esta sendo empregado?

Page 6: Jornada de Exatas 2015

NanofluidosOs nanofluidos são obtidos a partir da suspensão de partículas de tamanho nanométrico (entre 1 e 100 nm) em fluidos convencionais de transferência de calor, usualmente líquidos (Yu et al., 2007).

Page 7: Jornada de Exatas 2015

NanofluidosEstes líquidos têm mostrado capacidade de troca de calor significativamente superior a fluidos convencionais tais como: água, etileno-glicol, óleo, entre outros. Tal capacidade é atribuida entre outras possíveis razões, à maior ordem de grandeza da condutividade térmica dos sólidos utilizados nas suspensões.

Page 8: Jornada de Exatas 2015

NanofluidosSegundo Das et al., (2008) os tipos de nanopartículas usadas para compor os nanofluidos podem ser:

1. Óxidos cerâmicos (Al2O3, CuO).

2. Nitridos cerâmicos (AlN, SiN).

3. Cerâmicos á base de carbeto (SiC, TiC).

4. Metais (Cu, Ag, Au).

5. Semicondutores (TiO2, SiC).

6. Nanotubos de carbono.

Page 9: Jornada de Exatas 2015

Métodos de fabricaçãoA fabricação de nanopartículas pode ser classificada em duas grandes categorias: processos físicos e processos químicos (Kimoto et al., 1963).

Tipicamente, os métodos físicos incluem métodos de trituração mecânica e técnicas de condensação em gás inerte (Granqvist e Buhrman, 1976).

Métodos químicos para a produção de nanopartículas incluem precipitação química, deposição química de vapor, microemulsões e combinação de plasma em métodos de fase gasosa (Hosokawa et al., 2007).

Page 10: Jornada de Exatas 2015

Disperção em LíquidosA técnica do passo único na qual, simultaneamente, produz-se e se dispersa as nanopartículas diretamente dentro do fluido – base.

Page 11: Jornada de Exatas 2015

Disperção em LíquidosA técnica de dois passos começa com a nanopartícula produzida por uma das técnicas de síntese (física ou química) já descritas, procedendo-se, posteriormente, à sua introdução em um fluido - base.

Page 12: Jornada de Exatas 2015

Aplicações

• Tribológicas: desenvolvimento de melhores óleos e lubrificantes para redução do atrito.

• Biomédicas: atualmente há desenvolvimentos para aplicações médicas incluindo tratamentos de câncer. nanopartículas à base de ferro pode ser utilizado como veículo de entrega de drogas ou radiação sem danificar o tecido saudável próximo, orientando-se as partículas na corrente sanguínea de um tumor com ímans.

Page 13: Jornada de Exatas 2015

AplicaçõesAplicações de refrigeração:

• Eletrônica

• Transformadores

Page 14: Jornada de Exatas 2015

AplicaçõesAplicações de refrigeração:

• Sistemas nucleares e Espaço

• Defesa

• Veicular

Page 15: Jornada de Exatas 2015

Sistema de Arrefecimento Automotivo

Page 16: Jornada de Exatas 2015

Proposta de Pesquisa

Análise teórico-experimental do comportamento hidrodinâmico e térmico da utilização de nanofluido em sistemas de arrefecimento de motores de combustão interna

Page 17: Jornada de Exatas 2015

JustificativaAtualmente há no mundo uma crescente preocupação com a eficiência dos equipamentos térmicos sendo o motor de combustão interna um dos temas centrais desta preocupação.

Vários esforços vêm sendo empregados no intuito de se conseguir um melhor relacionamento peso-potência durante este período como a utilização de novos materiais na fabricação dos automóveis (downsizing).

Todo este esforço tem como principal objetivo a redução do consumo de combustível resultando na redução de CO2 na atmosfera.

Page 18: Jornada de Exatas 2015

Metodologia• Montagem de uma bancada de testes para simulação das

temperaturas e velocidades atingidas pelos fluidos de arrefecimento durante operação em motores de combustão interna em diferentes condições de trabalho.

Page 19: Jornada de Exatas 2015

Metodologia• Análise e parametrização para montagem de algoritmo

computacional das equações de transferência de calor e mecânica dos fluidos para diferentes configurações de temperatura, velocidade e proporção de nanofluido na entrada do radiador.

• Montagem de um programa computacional, que a partir dos valores dos parâmetros de entrada fornecidos pelo usuário, forneça como saída, os valores de rejeição térmica e perda de carga do radiador operando com nanofluido.

Page 20: Jornada de Exatas 2015

Expectativas• Melhora da eficiência térmica através da adição de

nanofluido em fluido-base de sistemas de arrefecimento de motores de combustão interna. Esta melhora significa uma otimização no consumo de combustível e consequentemente uma redução de CO2 na atmosfera.

• Redução das dimensões do radiador levando com isto a uma redução de peso do conjunto. Esta redução significa uma melhora no coeficiente de arrasto levando a uma redução de consumo de combustível e redução de CO2 na atmosfera.

Page 21: Jornada de Exatas 2015

Questões abertas• Que nanofluido utilizar?

• Que proporção?

• Qual fuido-base? Etilenoglicol ou água?

• O que ocorre com a perda de carga?

• Haverá erosão das paredes das tubulações?

• Que equações utilizar?

Page 22: Jornada de Exatas 2015

Algumas equações

Page 23: Jornada de Exatas 2015

Algumas equações

Page 24: Jornada de Exatas 2015

Algumas equações

Page 25: Jornada de Exatas 2015

FIM

“Educação é a progressiva descoberta de sua própria ignorância."Will Durant