joão goulart - cdn.mesalva.com · o governo jk (1955-1960) é caracterizado pela indução da...

3

Click here to load reader

Upload: ngothuy

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: João Goulart - cdn.mesalva.com · O governo JK (1955-1960) é caracterizado pela indução da industrialização a partir do slogan “50 anos em 5” e do tripé econômico: capital
Page 2: João Goulart - cdn.mesalva.com · O governo JK (1955-1960) é caracterizado pela indução da industrialização a partir do slogan “50 anos em 5” e do tripé econômico: capital

Brasil: Estado Novo até hoje E aí galera do Me Salva! Neste resumo especial para a Operação ENEM vamos abordar os principais pontos do período que vai do Estado Novo à Nova República. Vamos nessa?

Estado Novo

De 1930 até 1937 o Brasil conheceu o Getúlio Vargas da Revolução de 1930 que rompeu com a política das oligarquias rurais da Primeira República e criou uma justiça eleitoral para garantir a lisura nos pleitos e o fim das fraudes eleitorais. Mas, em 1937 este mesmo Getúlio se aproveitou de um falso plano no qual apontava uma suposta intenção dos comunistas de articularem um golpe com ajuda da URSS para a tomada do poder. Este plano ficou conhecido como Plano Cohen.

Em nome da segurança nacional, Vargas consolida um golpe, suspende as eleições marcadas para 1938 e implanta o Estado Novo. Principais características do Estado Novo: implantação da política de substituição de importações, ou seja, do fomento a industrialização e proteção dos trabalhadores a partir da Consolidação das Leis do Trabalho. Somado a isso, um aparato que visava forte propaganda nacionalista a repressão às oposições. A política de aproximar as massas e o empresariado nacional em torno de um projeto também ficou conhecida como política do populismo. Este projeto, se mantém até 1945 quando Vargas é deposto por um golpe.

Juscelino Kubitschek e Desenvolvimento

O governo JK (1955-1960) é caracterizado pela indução da industrialização a partir do slogan “50 anos em 5” e do tripé econômico: capital estrangeiro, capital nacional e capital privado. A partir disso tem-se a indústria automobilística e a construção de Brasília. O período de desenvolvimento e euforia econômica também se reflete na cultura a partir do movimento da Bossa Nova.

Jânio Quadros

Eleito sob o discurso da moralização do país utilizando como símbolo uma vassoura, Jânio Quadros (1961-1961) faz um governo curto e ambíguo. No plano interno decretou políticas como a proibição do uso de biquíni nos desfiles de beleza e fim das rinhas de galo. Já no plano externo elaborou a Política Externa Independente na qual aproxima o país do bloco socialista e mantém relações com os EUA. Jânio renunciou após 7 meses de governo acusando que forças ocultas estavam tentando derrubá-lo.

Page 3: João Goulart - cdn.mesalva.com · O governo JK (1955-1960) é caracterizado pela indução da industrialização a partir do slogan “50 anos em 5” e do tripé econômico: capital

João Goulart

Devido a desconfiança dos militares e do empresariado João Goulart, vice de Jânio, assumiu após o Movimento da Legalidade tendo ainda que negociar os seus poderes. Governa de 1961 até 1964 com poderes reduzidos dentro do sistema parlamentarista. A vitória do presidencialismo no plebiscito de 1963 devolve os poderes a Goulart. Seu governo é pautado pelas reformas de base: agrária, fiscal, urbana e educacional. É deposto em 1964, por um golpe civil-militar que o acusava de “comunista”.

Os militares no poder

De 1964 até 1968 apesar de os militares jogarem os partidos e movimentos populares na ilegalidade e caçarem os direitos políticos de inúmeros civis, ainda tentaram manter os ares de democracia. De 1968 até 1974 é o período conhecido como “Anos de Chumbo” devido ao AI-5 que endureceu a perseguição política às oposições e implantou a tortura como política de estado. Apesar disso, o regime contava com forte apoio popular impulsionado pela propaganda nacionalista e o Milagre Econômico. De 1974 até 1985 se dá a reabertura política que marcada pela Leia da Anistia em 1979, as greves de trabalhadores no ABC paulista e a campanha das Diretas Já em 1984.

Nova República

A Nova República é o período que inicia em 1985 e se estende até os dias de hoje. Marcam esse período os governos de José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma. Neste período vale lembrar que o país conquistou a redemocratização materializada pela Constituição de 1988. Adotou a tendência mundial do neoliberalismo econômico no governo Fernando Collor que seguiu na década de 90 aliado da estabilidade adquirida com o Plano Real nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Retomou a política econômica desenvolvimentista, através do PAC,e avançou nas políticas sociais de redução da miséria extrema durante os governos de Lula e Dilma.

É isso aí, esperamos que tenha ficado claro para você. Continue estudando que você vai alcançar o seu objetivo. E não se esqueça que também é importante descansar.

Bons estudos e boa sorte na prova!