joão domingo - comunicação instititucional nos dias de hoje, 28/03/2014

21
Comunicação Institucional nos dias de hoje Apresentação: João Domingos 28.03.2014

Upload: development-workshop-angola

Post on 21-Nov-2014

375 views

Category:

News & Politics


0 download

DESCRIPTION

Na última Sexta Feira realizou-se o último debate referente ao mês de Março de 2014 com o tema “Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje". O tema foi apresentado pelo o Coordenador de Projectos da Development Workshop, João Domingo. O tema apresentado foi fruto de uma formação na qual a DW e outras Organizações como a Mosaiko benefeciaram finaciado pela OXFAM NOVIB. Dizer que ao longo da apresentação foi feito um pequeno percurso teórico sobre as definições, a volta do tema que passo a citar: 1. Direito a comunicação. 2. Somos todos potenciais comunicadores 3. A metodologia 4Ps 4. A Educomunicação 5. Como lidar com a imprensa E consequentemente a sua aplicação nos dias de hoje no que concerne a comunicação. Dizer que também uma das questões debatidas a volta da apresentação foi a questão do papel das mideas sociais como meio de comunicação mais forte nos dias hoje, pela formas como a informação muito rápidamente circula. Também foi sugerido, que as organizações utilizem cada vez mais as mideas socias como ferramenta de comunicação, embora que chamou-se atenção para aquilo que é a realidade em Angola ainda grande parte da população o acesso a internet ainda é deficiente. Por fim foi deixado uma Pergunta no ar “De que forma a DW tem feito a sua Comunicação Interna e Externa". Temos atingido o nosso grupo alvo.

TRANSCRIPT

Page 1: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

Comunicação Institucional nos dias de hoje

Apresentação: João Domingos

28.03.2014

Page 2: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

Estrutura da apresentação

1.Direito a comunicação. Somos todos potenciais comunicadores 2.A metodologia 4Ps 3. A Educomunicação 4. Como lidar com a imprensa

Page 3: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

Somos todos potenciais comunicadores

Page 4: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A palavra “comunicação” é derivada da palavra latina communis, de onde vem o termo comum . Communis quer dizer pertencente a todos ou a muitos. Quando alguém se comunica, troca informações, torna determinado saber comum aos outros.O direito a comunicação é um Direito humano fundamental. Esse direito tem uma base legal em vários documentos internacionais

O Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1949) afirma que “todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Em Angola a constituição da respaldo a esse direito no seu art. ..........

Page 5: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

O conceito “direito à comunicação” apareceu pela primeira vez na década de 60 e foi se cristalizando em debates promovidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Afirmar esse direito significa dizer que todo ser humano, individual e coletivamente, tem o direito de ser, além de espectador e leitor, produtor de informações. E que tem o direito de fazer circular estas manifestações.

Você usa esse direito? Como temos colocado em prática?

Page 6: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

A metodologia da Oficina 4P serve para conduzir o processo de Planejamento Participativo da Comunicação. Foi sistematizada em 1996 pela ONG Conservação Internacional.

Primeiro “P” - Problemas: Identificar claramente os problemas ou desafios de comunicação. Essas informações são cruciais para a definição dos Objetivos do Plano de Comunicação, e representam os pilares sobre os quais serão construídos os outros três “Ps”. Segundo “P” - Público: Identificar e priorizar os Públicos ou audiências que a estratégia pretende atingir, definindo o universo geográfico a ser abrangido e incluindo todos os atores nos níveis locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Page 7: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Problemas identificados pelas organizações:•A informação circula, principalmente em Luanda, porém no interior do país é precária (não há rádios, não há jornais);•Há diversas línguas no país (necessário tradução);•Analfabetismo (utilização de banda desenhada pode ser uma opção);•Burocracia, principalmente nas províncias (autorizações para governo provincial, administração municipal, autoridades locais até chegar às comunidades);•Não há cultura de comunicação e de busca de informação em geral;

Page 8: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Cont.

• A comunicacao não e pensada no momento da concepcao dos projetos

• O nivel de comunicacao do governo e de algumas empresas subiu muito nos ultimos anos, e corre-se o risco de que se as informações das ONGs não forem profissionalizadas, não seja atraentes

• Não há tecnicos especializados em comunicacao dentro das ONGs

• Falta de divulgacao de alguns veiculos de comunicacao• Falta de mecanismos de comunicacao entre os setores em

nivel interno das organizacoes

Page 9: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Terceiro “P” - Produtos: Listar e priorizar as ferramentas de comunicação necessárias e apropriadas para atingir as audiências escolhidas como prioritárias, de acordo com os Problemas e as realidades de cada Público: Blog: São uma óptima ferramenta de comunicação. Blog é a abreviação da palavra weblog: web, em inglês, significa “rede, teia”, e blog significa “registro”. Assim, a palavra pode ser usada para todo e qualquer tipo de registro frequente feito via internet (online). Jornal mural : O jornal mural é um instrumento de comunicação rápida e imediata. As informações podem ser veiculadas por ele diariamente ou não, merecendo interesse e curiosidade gerais, tornando-o procurado por sempre constituir uma fonte de novidades.

Page 10: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Boletim informativo: É um impresso de várias páginas, que permite informar e aprofundar diversos temas com enfoques variados. O boletim é como “a voz oficial” de um grupo de pessoas, de uma organização ou instituição. Por seu intermédio, sabe-se o que fazem e pensam essas pessoas. É também um meio que facilita a participação daqueles que desejam colaborar. Facebook Vídeo de bolso: O termo “vídeo de bolso” está sendo bastante usado por quem trabalha com comunicação, no campo do audiovisual. Esse formato “de bolso” traz a ideia de utilizar ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos.

Page 11: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Folder institucional:O folder é um material que pode ter diferentes formatos de acordo com a quantidade de informações a serem transmitidas sobre a sua organização. Serve como uma ferramenta de comunicação: informar sobre a organização ou sobre projetos específicos. Folders são geralmente desenvolvidos para servirem de material de apoio em reuniões e apresentações.

Page 12: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Quarto “P” - Plano: é o último passo da Formação e o resultado da assimilação de toda a informação produzida durante as sessões anteriores. Nesta etapa, os participantes elaboram uma matriz de integração das informações.

Análise do plano de comunicação: A DW optou por continuar utilizando a estratégia de comunicação que já implementa, com base em workshops, estudos de pesquisas, reuniões e manutenção do website.

No plano apresentado não consta a página do facebook, nem a produção de desdobráveis institucionais

Page 13: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A EDUCOMUNICAÇÃO

A Educomunicação: A educomunicação é um campo de intervenção socioeducativa que nasce da inter-relação entre os campos da educação e da comunicação e se caracteriza como:

“o conjunto de ações voltadas ao planejamento e implementação de práticas destinadas a criar e desenvolver ecossistemas comunicativos abertos e criativos e, espaços educativos, garantindo, desta forma, crescentes possibilidades de expressão a todos os membros das comunidades educativas1” (SOARES, 2003)

Page 14: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A EDUCOMUNICAÇÃO

A Educomunicação:

O grande educador Paulo Freire, uma das principais referências teóricas da Educomunicação, nos ensina que a educação só é possível enquanto ação comunicativa, uma vez que, não se trata de pura transmissão de saberes, mas de troca entre sujeitos interlocutores. E ainda que toda comunicação, enquanto produção simbólica, intercâmbio e transmissão de sentidos é, em si, uma ação educativa. Para ele, a comunicação é um componente do processo educativo, muito além do recorte “messiânico tecnológico”.

Page 15: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A EDUCOMUNICAÇÃO

A Educomunicação: Neste sntido a comunicação deixa de ser algo puramente midiático, com função instrumental, e passa a integrar as dinâmicas formativas.

Esse ecossistema comunicativo, de que trata a educomunicação, é caracterizado por uma opção consciente para favorecer o diálogo social, aberto, democrático e criativo, como metodologia de ensino-aprendizagem. A relação dialógica não é dada pela tecnologia adoptada, mas pelo tipo de relações estabelecidas.

Page 16: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

Como lidar com a imprensa

A imprensa é um dos meios de comunicação mais adequados para transmitir os temas de grande importância para o projeto a segmentos sociais.

Além de ser também um bom instrumento para familiarizar conhecimentos gerados pelos projetos para o grande público, a imprensa também determina a lista de prioridades da sociedade. Afinal, os grandes temas locais e nacionais surgem e são discutidos na esfera da imprensa (rádio/TV/jornal).

Noticia: O que é notícia?

“Notícia é notícia, qualquer um sabe quando vê”. (editor furioso)

Page 17: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

Como lidar com a imprensa

Noticia: O que é notícia?

“Notícia é notícia, qualquer um sabe quando vê”. (editor furioso)

Page 18: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

Como lidar com a imprensa

“Notícia é uma fonte crucial de valores e crenças com as quais as pessoas tentam construir um sentido para suas vidas e para o mundo à sua volta”. (Peter Golding, teórico britânico)

Um assunto será notícia se envolver um ou mais dos seguintes aspectos: denúncias de irregularidades/aspectos negativos; forte componente humano ou dramático; importância social; surpresa/curiosidade/exotismo; soluções ou resultados inéditos; elementos atraentes para o público, imagens fortes e dinâmicas (especialmente para TV); instituições ou pessoas de peso; ampla mobilização popular; proximidade com o público (cultural e/ou geograficamente); aspectos quantificáveis;

Page 19: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

Como lidar com a imprensa

dimensão temporal definida (fatos com começo, meio e fim, que tenham data); factualidade (fatos recentes, que acabaram de ocorrer ou vão ocorrer em breve). Em resumo, notícia: tem um padrão bem definido, familiar ao jornalista; depende do acesso à informação; depende da percepção e do interesse do público.

Page 20: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Comentários gerais e sugestões:

Como sugestão para o plano, focar na parte do website, e incluir a manutenção e aprimoramento da página do facebook, também como um meio de trazer mais internautas para o próprio site.

Focar mais o site para o público externo (angolanos na diáspora, estudantes, pesquisadores, financiadores), e a página no face como a principal ferramenta online para comunicação dentro de Angola. Nesse sentido, será necessário criar uma cultura de coleta e distribuição de informação entre os funcionarios da DW como o facebook, assim como motivar a partilha de postes, comentários etc

Page 21: João Domingo - Comunicação Instititucional nos Dias de Hoje, 28/03/2014

A metodologia 4 P

Comentários gerais e sugestões:

A página no facebook apresenta fotos e factos da DW, porém com pouco destaque para os beneficiários, o que tende a ser o maior atrativo para esse tipo de comunicação.

A DW poderia prever um montante pequeno para anúncio no facebook para aumentar o número de seguidores num primeiro momento

Podemos pensar em captação de recursos no exterior via a página web, estratégia que será adotada pela Mosaiko, e que poderá vir a servir de modelo para outras organizações.

Outro produto que não consta no plano, mas que seria uma sugestão é a produção de um desdobrável institucional