jeednews - o jornal mensal da juventude espírita ermance dufaux

4
JEEDNews Fevereiro 2014 Você sabia que o trecho acima foi retirado dO Evangelho segundo o Espiritismo? Você já o leu? Pois bem, uma das propostas aqui é trazer esse Evangelho para mais próximo da vivência do dia a dia do jovem espírita. Então, que venham os pormenores do texto. Antes, quero dizer que a inspiração veio de um “santinho” recebido em um ônibus, no qual li a citação que da título a esse texto. O que você faz com o JEEDNews? Lê e não divulga? Passa o olho? Transforma-o num aviãozinho? Pois saiba que este jornal é fruto de opiniões e de verdades alheias a transformar, refletir ou até reafirmar a sua verdade. Não pretendo que você nos siga. Segundo Saramago, "aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro." Então, peço apenas que leia todo o JEEDNews, mantendo a sua mente aberta, como eu mantive. Será que, como espíritas, estamos conseguindo entender o Espiritismo como o consolador prometido, como nos comunicou Jesus? Será que já conseguimos entender a real diferença entre fé cega e raciocinada? Será que já conseguimos analisar os fatos à luz da razão? Ermance Dufaux ainda traz a proposta de uma fé raciocinante, na qual não baseamos nossas reflexões no que pessoas pensaram no passado, mas construímos nossa realidade a partir da análise continua da vida no presente, de forma individual. O próprio Espírito de Verdade, em O Evangelho segundo o Espiritismo, ao trazer seus preceitos, não impõe que deva ser seguido, apenas se apresenta como o bom consolador. Deus dá a todos nós o livre arbítrio de fazermos nossas escolhas, de buscarmos nossas verdades. Que tal vocês exporem-nas neste espaço de diálogo? Lázaro Borges O Jornal da Juventude Espírita Ermance Dufaux Ano I - N 2 Lendo e Resenhando… De Jovem para Jovem!!! Por: Ulisses Galera, faço aqui uma avaliação do livro “Tudo pelo melhor”, com o intuito de incentivar a leitura de obras espíritas entre os jovens. Este livro foi inspiração do espírito chamado Calunga (que não é um espírito de luz), por intermédio do médium Antonio Luiz Gasparetto. O livro traz temas relacionados com as leis da natureza, com uma linguagem simples e direta, que certamente fará com que sua maneira de ver a vida seja analisada. Pronto para esta nova descoberta? Quem quiser conversar mais, mande um email para: [email protected] Puridade

Upload: jeed-ermance-dufaux

Post on 29-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Jornal da JEED do mês de Fevereiro.

TRANSCRIPT

JEEDNewsFevereiro 2014

Você sabia que o trecho acima foi retirado dO Evangelho segundo o Espiritismo? Você já o leu? Pois bem, uma das propostas aqui é trazer esse Evangelho para mais próximo da vivência do dia a dia do jovem espírita. Então, que venham os pormenores do texto.

Antes, quero dizer que a inspiração veio de um “santinho” recebido em um ônibus, no qual li a citação que da título a esse texto. O que você faz com o JEEDNews? Lê e não divulga? Passa o olho? Transforma-o num aviãozinho? Pois saiba que este jornal é fruto de opiniões e de verdades alheias a transformar, refletir ou até reafirmar a sua verdade. Não pretendo que você nos siga. Segundo Saramago, "aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de r e s p e i t o , é u m a t e n t a t i v a d e colonização do outro."

Então, peço apenas que leia todo o JEEDNews, mantendo a sua mente aberta, como eu mantive. Será que,

como espíritas, estamos conseguindo entender o Espiritismo como o consolador prometido, como nos comunicou Jesus?

Será que já conseguimos entender a real diferença entre fé cega e fé raciocinada? Será que já conseguimos analisar os fatos à luz da razão? Ermance Dufaux ainda traz a proposta de uma fé raciocinante, na qual não baseamos nossas reflexões no que pessoas pensaram no passado, mas construímos nossa realidade a partir da análise continua da vida no presente, de forma individual.

O próprio Espírito de Verdade, em O Evangelho segundo o Espiritismo, ao trazer seus preceitos, não impõe que deva ser seguido, apenas se apresenta como o bom consolador. Deus dá a todos nós o livre arbítrio de fazermos nossas escolhas, de buscarmos nossas verdades. Que tal vocês exporem-nas neste espaço de diálogo?

Lázaro Borges

O Jornal da Juventude Espírita Ermance Dufaux

Ano I - N 2

Lendo e

Resenhando…De Jovem para Jovem!!!

Por: Ulisses

G a l e r a , f a ç o a q u i u m a avaliação do livro “Tudo pelo melhor”, com o intuito de incentivar a leitura de obras espíritas entre os jovens.

Este livro foi inspiração do

espírito chamado Calunga

(que não é um espírito de luz),

por intermédio do médium

Antonio Luiz Gasparetto. O

livro traz temas relacionados

com as leis da natureza, com

uma linguagem simples e

direta, que certamente fará

com que sua maneira de ver a

vida seja analisada. Pronto

para esta nova descoberta?

Quem quiser conversar mais,

mande um email para:

[email protected]

Puridade

No domingo (02/02/2014), nós, integrantes da Juventude Espírita Ermance Dufaux, fomos à Associação São Lourenço, uma missão católica situada em Pojuca (BA), que acolhe crianças carentes da região. A nossa proposta era oferecermos um dia divertido, cheio de amor e de atividades artísticas e esportivas; ou seja: um dia com a cara da JEED.

Eis aqui um breve resumo do que fizemos por lá:

Música: Tia Ju tentou logo deixar logo a galera adolescente "à vontade". Fizeram uma rápida discussão sobre o que é música, concluindo ser um conjunto de sons. A partir disto, Tia Ju pediu para que cada um deles reproduzisse um som harmônica e conjuntamente, junto com movimentos corporais. Cantaram Ziguiriguidum, Show das poderosas e até um "Atirei o pau no gato" em ritmo de funk.

Dança: Apesar da vergonha inicial, ao decorrer da atividade, os pequeninos começaram a interagir. Destaque às músicas de Anitta, que os fizeram saltitar de alegria. Se você visse, até você iria ficar babando! Detalhe: ao final da atividade, tio Misael foi eleito o tio mais engraçado.

Origami: Guida se impressionou com a galera de 9 a 11 anos: eles já sabiam fazer um barco de papel! (Dando de 10 a 0 no editor, que mal dobra uma folha de papel ao meio). A sorte é que ele estava preparado e ensinou todo mundo a fazer um origami bem difícil: o cisne!

Esporte: O “baba” com as crianças foi muito acirrado, pois todos estavam muito empolgados e iam em direção à bola. Ao fim, o jogo terminou empatado.

Artes e Literatura: Tia Fabi contou a história “O pequeno pode tudo” e “Havia um estranho no meio do jardim”. Tia Tai trouxe uma atividade de artes para os pequeninos desenharem os personagens da historinha que haviam acabado de ouvir, e ensinou a fazer sopradores de bolinhas de sabão… As crianças ficaram muito empolgadas. Que demais!

Teatro: Não podia faltar tio Hilvan fazendo jogos cênicos para estimular a criatividade e desinibir a galera adolescente.

Isso é Trabalho Espírita. Sabendo que a Lei do Trabalho é uma das leis que regem a humanidade, como ficar parado frente às demandas sociais? Ainda mais sendo jovem, com bastante ânimo e energia a gastar? Será que é apenas com a ajuda material que podemos fazer o bem? Momentos como esses que tivemos na Associação São Lourenço é que nos fazem lembrar o quanto as crianças ali são carentes. Não só do material, mas de algo que seja só delas, de carinho, de atenção. É nessas horas que vemos que somos privilegiados, mesmos com nossos problemas. Que tal trabalhar com a gente para a transformação da sociedade?

Carolina Lordello

Rafaella Viana

JEEDSocial:Visita à Associação São Lourenço

&

Fev / 14

AVISO COLETIVO !!!!

A par t i r da próx ima ed ição estaremos com a nossa coluna de aviões aberta também a recados anônimos. Lembrem-se de que a ideia dos aviões da JEED é levar a lgum recado mot ivador ou esc la recedor para qua lquer pessoa, e que esse comentário possa ajuda-lá a ser uma pessoa melhor ou a se sentir mais feliz! !

A ideia do anonimato é apenas para ajudar que as mensagens desse povo tímido possam chegar a todos e ajudar a construir uma família ainda mais unida.!

Será colocada uma caixinha na JEED para que qualquer pessoa possa escrever o seu texto, sem precisar colocar o seu nome, e publicaremos todos assim que for possível. Estamos aguardando o seu Aviãozinho!!

Ass. Coordenação Editorial

Li recentemente um texto que me marcou muito, sobre a “militância do sofá”, que é marca da atual geração. M u i t a s p e s s o a s , a o i n v é s d e arregaçarem as mangas e lutarem pelas causas em que acreditam, desejam fazer isso sem sair de casa, ou melhor: sem levantar do sofá. É muito fácil, por exemplo, dizer que apoia os movimentos em prol de crianças carentes (ou qualquer outro) só porque fez o esforço de discar um número e investir algum dinheiro para o Cr iança Esperança. Para o s adolescentes sem renda, é muito fácil curtir um post no Facebook, sem assumir o compromisso de sair de casa ou de fazer alguma mudança em sua própria vida.

As causas soc ia i s , po l í t i cas e ambientais são as mais diversas: adoção de crianças e animais, reforma política, reforma educacional, inclusão social, feminismo, preservação ambiental, vegetarianismo, educação contra as drogas, aborto, gravidez na adolescência, maus tratos a animais, abuso de menores, intolerância religiosa, agressão à mulher, câncer, DSTs. Sempre vejo posts ou curtidas no Facebook sobre esses e outros temas. A pergunta que me faço é: até que ponto a militância do jovem espírita vai além do teclado do computador?

Eu poderia dizer que a moral espírita não é salvacionista, ou seja: não acreditamos que Deus virá nos salvar das trevas e dores do mundo, mas sim, que nós temos e criamos as condições para a construção de um mundo mais gratificante e pacífico, é o que entendemos como uso do livre arbítrio p a r a o d e s e n v o l v i m e n t o d a humanidade, ou lei de trabalho e progresso. As palavras de Gandhi ecoam através dos tempos: “seja a mudança que você quer ver no mundo”. Essa ideia sempre me traz à consciência o meu compromisso social e me faz lembrar da minha juventude e dos meus medos... Medo de tocar um projeto que não desse certo, medo de ser considerada jovem demais para mudar o mundo. Medo de sequer saber direito o que eu queria.

Então me lembro também dos rostos felizes das crianças com quem eu brincava nos hospitais públicos, que eu visitava apenas uma tarde por mês, quando eu tinha 15 anos. E é aí que eu vejo que fiz muito pouco àquela época, mas sim, valeu muito a pena. Saí do sofá e fiz algo em que acreditava. Fiz pessoas sorrirem. Ofereci alegria, a única coisa que eu podia compartilhar, sendo eu uma adolescente sem um tostão no bolso. E deu certo... Sabe por quê? Porque eu nunca est ive soz inha. Porque, milagrosamente, quando vibramos em prol de uma causa do bem, Deus faz o universo inteiro conspirar para que as coisas aconteçam. Acredite nisso.

E você? Qual causa vai lhe tirar do sofá em 2014?

QUAIS AS CAUSAS PELAS QUAIS VOCÊ

LUTA?

Fabiana Prudente

Tá Sabendo?

O que vem por aí???

Lázaro Borges - Coordenação

Carol Lordello - Redação

Rafaella Viana - Redação

Uisses Puridade - Resenha

TioSan (Sandro Felipe) - Diagramação

Tia Fa (Fabiana Prudente) - Redação e Revisão

Onde pode ser encontrada a prova da existência de Deus, segundo O Livro dos Espíritos?

Aline Pereira - 20

Évelin Ferreira - 22

Fevereiro

Realização:

facebook.com/SouMaisJEED

Aniversariantesde

a) No pensamento grego: o ilimitado é imortal e indissolúvel, logo isto é Deus.

b) No axioma aplicado às ciências: não há efeito sem causa. Procura a causa de tudo que não é obra humana, esta é Deus.

c) Na realização dos maiores milagres da história, a exemplo da ressureição de Cristo após 3 dias.

d) O Espírito de Verdade dá como resposta que não se procure provar a existência de Deus. Deus apenas é. Tereis fé e crede nEle

Fev / 14

Conselho Editorial

Seja você Também JEEDNews!!!

Semana que vem estaremos todos na CONJEB! Digam “Huhuuu”. Será um momento ótimo para conhecer pessoas novas, investir em novas amizades, aprender mais sobre espiritismo e ,principalmente, confraternizar, vivenciando os ensinamentos de Jesus! Que possamos levar os ensinamentos de amor que o Cristo nos fala para todos que estarão lá!

VAI JEED!!!

Resposta do “Tá Sabendo?” de Janeiro132 – Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?

- “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-

los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para

outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição,

têm que sofrer todas as vicissitudes da existência

corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda

outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em

condições de suportar a parte que lhe toca na obra da

criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma

o Espírito um instrumento, de harmonia com a

matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir,

daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim

que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se

adianta.”

-> Os chefões seriam as vicissitudes.

-> O level = aprimoramento espiritual.

Resposta: b)