jean piaget e as fases do desenvolvimento infantil

13
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Upload: victorio-chaves-bugalho

Post on 07-Apr-2016

244 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Page 2: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas..

Sensório-motor

Pré-operacional

Operacional Concreto

Operacional Formal

O desenvolvimento passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento de acordo com Piaget:

Page 3: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Para Piaget, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas.

Page 4: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Sensório-Motor 0-2 anos

Pré-operatório 2-7 anos

Operatório Concreto 7-11 anos

Operatório Formal 11-12 à diante

Page 5: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Sensório-motor 0-2 anos

A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir

esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é

prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato

com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

Exemplos:

a exploração manual e visual do ambiente;

a experiência obtida com ações, a imitação;

a inteligência prática (através de ações);

ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar;

a coordenação das ações proporciona o surgimento do pensamento;

a centralização no próprio corpo;

a noção de permanência do objeto;

Page 6: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

EstágioSensório-motor

Formação de esquemas mais complexos:

Habilidades motoras grossas

Habilidades motoras finas

O indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. O período sensório motor, também chamado de inteligência prática, pelo fato de, nessa fase, o desenvolvimento da inteligência estar relacionado apenas com ações – por isso motor – e percepções – por isso sensório.

Page 7: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Pré-Operatório 2-7 anos

Este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica

A criança deste estágio:• É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar,

abstratamente, no lugar do outro.• Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por

quês").• Já pode agir por simulação, "como se".• Possui percepção global sem discriminar detalhes.• Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

E é nesta fase que se apresenta a linguagem, como socialização da criança, que se dá através da fala, dos desenhos e das dramatizações.

Page 8: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Esse período possui subdivisões:

• De 2 a 4 anos: aparecimento da função simbólica por meio da linguagem, do jogo e da imitação. A criança constrói conceitos a partir das experiências visuais concretas. • De 4 a 5 anos e meio: ela “calcula” sua realidade por meio de perguntas sucintamente elaboradas: Onde? Como? Por quê? E suas respectivas respostas. É o início da famosa fase dos “PORQUÊS”! Dessa forma, ela inicia a construção de significados do que se passa ao redor, de situações e fenômenos a serem compreendidos. É um período rico em descobertas, em relação à etapa anterior, podendo-se observar que a criança apresenta traços marcantes e peculiares. • De 5 anos e meio a 7 anos de idade: a criança elabora e organiza seu mundo por intermédio de esquemas padrões de respostas para eventos que ainda não possui subsídios para compreender e explicar.

Page 9: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Esse estágio passa a manifestar-se de modo mais evidente o que coincide (ou deve coincidir) com o início da escolarização formal é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. Neste momento, o declínio no egocentrismo passa a ser mais visível. O declínio do egocentrismo se entende a linguagem que se torna mais socializada, e a criança será capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças.

Surge a capacidade de fazer análises lógicas; Declina o egocentrismo, ou seja, dá-se um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros; Mesmo antes deste estágio a criança já é capaz de ordenar uma série de objetos por tamanhos e de comparar

dois objetos indicando qual é o maior, mas ainda não é capaz de compreender a propriedade transitiva (A é maior que B, B é maior que C, logo A é maior que C). No início deste estágio a criança já é capaz de compreender a propriedade transitiva, desde que aplicada a objetos concretos que ela tenha visto;

Começa sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do volume, etc. Neste estágio, também algumas características das crianças começam a ser aprimoradas, como por exemplo: se

concentram mais nas atividades, colaboram mais com os colegas, apresentam responsabilidade e respeito mutuo e participações em grupo.

7-11 anos

Page 10: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Piaget, ainda, argumenta que o desenvolvimento da moral abrange três fases, denominadas:

* anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.

*heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico.

*autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.

Page 11: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Operatório Formal 12 à diante

A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

• Exemplo: Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da ideia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.

Page 12: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

As propostas de Piaget na Educação:• O conhecimento real e concreto é construído através de experiências.

• Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.

• O papel do professor é então aquele de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, em atividades que possam desafia-los.

• O professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o reequilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir.

• O professor deve propor atividades que possibilitem ao aluno a busca pessoal de informações, a proposição de soluções, o confronto com as de seus colegas, a defesa destas e a permanente discussão.

• O conhecimento é construído por informações advindas da interação com o ambiente, tocando esta teoria com aquela proposta por Vygotsky, na medida em que o conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior.

Page 13: Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil

Obrigada! Camilla Ribeiro CRP: IP 12234