jd_2010-2011 v2

16
M M o o i i n n h h o o d d e e V V e e n n t t o o Recortes do Jornal Correio de PombalAno Lectivo de 2010/2011

Upload: joao-sacramento

Post on 26-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

e n n t t o o Recortes do Jornal “Correio de Pombal” 2010/2011 Ano Lectivo de A importância dos amigos As nossas opiniões www.ocorreiodepombal.net 11 DE NOVEMBRO DE 2010 O exemplo de uma boa amizade: Raquel; Cindy; Mónica e Nadine Eu e a minha melhor amiga, Mónica Santos

TRANSCRIPT

Page 1: jd_2010-2011 V2

MMooiinnhhoo ddee VVeennttoo Recortes do Jornal

“Correio de Pombal”

An

o L

ec

tiv

o d

e 2

01

0/2

01

1

Page 2: jd_2010-2011 V2

11 DE NOVEMBRO DE 2010www.ocorreiodepombal.net20 ENSINO

Homenagem ao Idoso

Logo pela manhã, ouviu na rádio dizer que hoje era o Dia do Idoso…

Apesar disso, entre todas as sombras, talhadas de tantas outras cores acinzentadas, deu por si a parar, mais uma vez, como sempre, naquele velho banco de jardim, já tão despido de tudo, tão mais deserto pelo passar vagaroso dos anos, nas poucas tábuas que resis-tiam, apesar disso, a cada raio de luz da manhã, a cada despedida do entardecer.

Gostava de imaginar a vida que por ali passara, nos casais de namorados que ali se juraram, mesmo nas crianças que ali brincaram e que o tempo fez depois ve-lhos e que ali voltaram, mais tarde, apenas para descan-sarem, dormitando tantas vezes embalados pelo chilre-ar dos pardais.

Mas não ele, afinal…Dia após dia ali voltava, voltava sempre, para não

se sentir tolher mais do que a vida, refugiando-se naquele que foi sempre, no suceder dos dias, o seu castelo, mes-mo nas noites mais frias de Inverno. Ali se sentia protegi-do, guardado por aquelas for-tes muralhas feitas de cartão amarelado mas que foram ca-pazes, sempre, de evitar que o seu corpo fizesse de vez parte daquele chão, daquela sua terra.

Não invejava já, por ter descoberto há muito que só inveja quem nada sabe sobre o que tem de verdade.

E ele descobrira, há tantos anos, o seu verdadeiro tesouro, guardado dentro de si, nos confins deste seu canto de sombras, bem longe dos sonhos que povoam os reinos de faz de conta.

Que lhe importava, pois, que lhe chamassem velho, que se desvias-sem de si, que se ferissem mesmo com ar de nojo quando o olha-vam, voltando mesmo a cara para o lado só porque estendia, trémulo, a sua mão enegrecida

na direcção das pessoas.Alguns, poucos, chegavam mesmo a chamar-lhe “sem

abrigo”, uma modernidade das novas eras, ao mesmo tempo que lhe deixavam, entre os seus dedos, os mes-mos de antes, uma pequena moeda, saída dos seus pu-nhos fechados, para calar as mesmas consciências.

Como gostaria de ser capaz de lhes dizer que não es-tava ali para receber, mas apenas para dar, dar sempre e sempre e cada vez mais.

Como gostaria, ainda, que o olhassem apenas nos olhos, ali mesmo...

Como gostaria que vissem, finalmente, como as suas rugas se estendem, uma a uma, na direcção dos seus olhos, sem se perderem por aí.

Por essa razão esperava, esperava sempre, na espe-rança de que um dia alguém saberá parar ali, mesmo à sua frente, olhos nos olhos, e, em vez de um punho fechado, lhe estenderá, finalmente, apenas uma mão aberta, aberta de verdade, pronta apenas para receber o tanto que ele, em tantos anos, guardou para dar a quem o quisesse receber.

Se hoje é o seu dia…Então, porque não param?

Nelson Fernandes

O que penso sobre a amizade…

O Homem necessita de muitas coisas e uma delas é a amizade; sem amigos é praticamente impossível sobre-viver na Terra porque os amigos são como o oxigénio.

Para mim os amigos são o meu oxigénio, eles ajudam-me a viver e eu também os ajudo a viver. A amizade é tão importante como a nossa alimentação, pois se não tivermos amigos vamos entrar em tal estado de solidão que é tão ou mais prejudicial para a nossa saúde que uma doença.

Nós conseguimos viver sem amigos,no entanto ja-mais poderemos ser totalmente felizes, por isso temos de preservar os bons amigos.

Trabalho elaborado pela aluna Nadine Gonçalves do 9ºA, com a colaboração da professora de Língua Portuguesa, Laura Fernandes.

O exemplo de uma boa amizade: Raquel; Cindy; Mónica e Nadine

A importância dos amigos

Os amigos são uma peça fundamental na nossa vida, pois sem eles nada seria igual, a vida perderia a cor e a alegria.

Quando os amigos são sinceros e verdadeiros… é mui-to bom!

Com eles rimos e choramos, partilhamos alegrias e tristezas, com eles dividimos lágrimas e multiplicamos sorrisos, com eles passamos uma grande parte da nossa vida e, a seu lado, estamos diariamente na escola.

Também os pais e a família são nossos amigos e, de todos, os mais verdadeiros. Acredito que não exista nin-guém no mundo que nos queira tão bem como eles, por-que amigos vão e vêm, mas a família é para sempre.

Eu adoro as minhas amigas, pois elas completam-me e penso que sem elas nada seria igual. Há amigos que não são eternos, mas acredito que com elas será para sempre!

Juntas é sem «limites», porque ao contrário do que os outros dizem não me parece que o céu seja o «limite».

Texto elaborado pela aluna Raquel Santos do 9ºA, com a colaboração da professora

de Língua Portuguesa, Laura Fernandes.

Somos um Eco-Agrupamento!

No dia 24 de Setembro, os Professores, Graciete Rai-mundo; Cristina Neto; Isabel Belo, Anabela Santos e Ale-xandre Ferreira deslocaram-se a Ourém para participar no “Dia das Bandeiras Verdes”, para a cerimónia de en-trega do Galardão Eco-Escolas 2009/2010, em represen-tação do nosso agrupamento.

No Dia das Bandeiras Verdes, chegámos próximo do almoço, pelo que só nos foi possível, recolher algumas informações sobre os projectos e concursos que irão de-correr ao longo deste ano lectivo, desfrutar das activida-des e da animação geral proporcionadas pelo espaço e por todos os representantes das muitas escolas presen-tes no evento.

Depois do almoço houve uma sessão especial do Circo Chen, algumas apresentações musicais preparadas por várias escolas e, finalmente, a entrega da bandeira a um aluno de cada escola. O nosso agrupamento recebeu 4 bandeiras (Escola Básica Integrada Gualdim Pais; Es-cola Básica do Escoural, Escola Básica de Santiago de Litém e Escola Básica Casal Fernão João.

Neste ano lectivo 2010/2011, o nosso Agrupamento continuará a ter a responsabilidade de envolver toda a comunidade escolar no Projecto Eco-Escolas. Com o ob-jectivo de que este seja um valioso contributo para o desenvolvimento da capacidade de agir e de intervir no sentido de melhorar o ambiente, em todos os elementos da comunidade educativa.

Queremos conquistar mais uma Bandeira Verde! Que-remos continuar a ser um Eco-Agrupamento!

Anabela Santos e Virgínia Santos

Um Amigo Para Mim…

A palavra amigo, para mim, quer dizer muito. Para mim, um amigo é aquele que nos acompanha no bem e no mal, é aquele que não fica chateado com as escolhas que fazemos só porque não lhe agradam, é aquele que nos «dá na cabeça» ao fazermos algo de errado.

Reconheço que é difícil encontrar e preservar um bom amigo, mas se formos persistentes e insistentes acabamos por o encontrar.

Juntos, diariamente, com cedências e partilhas ali-mentaremos e cultivaremos, uma boa amizade.

Penso que, como em tudo, é preciso ter bons amigos, porque sem eles, não somos ninguém.

Texto elaborado por Renato Domingues do 9º A, com a colaboração da professora de

Língua Portuguesa, Laura Fernandes

As nossas opiniões

Eu e a minha melhor amiga, Mónica Santos

Page 3: jd_2010-2011 V2

11 DE NOVEMBRO DE 2010www.ocorreiodepombal.net ENSINO 21

Nos dias 28 e 29 de Outubro realizou-se na escola sede do Agrupamento De Escolas Gualdim Pais uma ex-posição de abóboras alusivas ao “Halloween”, decoradas por criativos alunos de Inglês dos 7.º, 8.º e 9.º anos.

Logo no dia 27 à tarde, as professoras de Inglês res-ponsáveis por esta actividade –Leonor Laborinho e Su-sana Rosário– aprontaram o espaço reservado para o efeito no átrio principal da Escola, tentando dar-lhe um ar «assustador». Nestes dois dias, as “Halloween Pum-pkins” avivaram aquele espaço, com muita cor e por-menores «horríficos» relembrando este acontecimento tradicional e cultural que teve origem na Irlanda, com o festival pagão de Samhain, comemorado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro. Já de acordo com a origem católica, o nome “Halloween” provém da festa de cele-bração anterior ao dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, que se reflectia na Vigília de Todos os Santos - «All Hallow’s Eve» - termo este que depois passou pelas formas “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een” até chegar à palavra actual “Halloween”.

Foram muitas as abóboras expostas, umas mais peque-nas, outras maiores, todas coloridas e surpreendentes.

Esperamos que numa próxima oportunidade sejam ainda mais os alunos que participam e mostram a sua criatividade! Mesmo assim, valeu a pena!

E porque o “Halloween” pode ser surpreendente, quem sabe se os mais criativos não terão direito a uma surpresa...?

Hope you had a spooky Halloween! 29th October, 2010Susana Rosário, the spooky witch on a flying broom!

Leonor Laborinho, the scaring ghost!

O Centenário da República em Pombal

No passado dia 4 de Outubro de 2010, na escola Gual-dim Pais, a comunidade educativa comemorou o cente-nário da República Portuguesa.

Por volta das 10horas foi arreada a bandeira da Monarquia e, em seguida, os alunos do 9ºA dirigiram-se à varanda principal da escola onde o “José Relvas” (Renato Do-mingues), procedeu à aclamação da República, seguido da aluna Mónica Raimundo que enumerou brevemen-

te os factores determinantes da queda da Monarquia.

No segui-mento do seu discurso, “José Relvas” proce-deu à nomea-ção dos vários membros do novo governo.

Em seguida todos os alunos

cantaram o Hino Nacional no exterior da escola e reali-zou-se a estafeta pela República, actividade com que ter-minou esta comemoração.

Raquel, 9º A

Agrupamento de Escolas Gualdim Pais hasteou mais

uma Bandeira Verde

No dia 4 de Outubro de 2010, inserido nas activida-des da Comemoração do Centenário da República, o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais hasteou mais uma Bandeira Verde referente ao ano lectivo 2009-2010, conquistada pelas boas práticas de sustentabilidade na nossa escola.

Esta bandeira é o certificado de qualidade ambiental da Escola atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

No fundo, trata-se do reconhecimento público da existência na Escola de uma educação pelo e para o am-biente, assim como para a sustentabilidade, respeitando as metodologias do Programa Eco-escolas.

Foi uma cerimónia divertida e muito participada!Anabela Santos e Virgínia Santos

Recolha de Livros (novos /usados) para equipar qua-renta e seis escolas com 23 600 alunos nos musseques (bairros de Lata) em Angola.

O Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, no âmbito do Projecto Eco-escolas, associou-se a este Projecto de Voluntariado, desenvolvido pela Oficina Voluntária, um grupo de professores e não só, que pretende contribuir para o aumento da qualidade do Ensino Comunitário em Angola!

Estamos a recolher livros escolares, gramáticas, dicio-nários, prontuários, enciclopédias, assim como livros de literatura infantil, juvenil e outros. Aceita-se também ma-terial escolar, mas este apenas novo. O Período de recolha será de Novembro até Março de 2011.

Participe nesta campanha e entregue o seu livro e/ou material escolar na nossa Biblioteca Escolar. As árvores do Planeta e as crianças angolanas agradecem. Colabore você Também!

Anabela Santos e Virgínia Santos

Actuação do 9.º A e equipa PES lembrou a toda a Comunidade Escolar da Gualdim Pais o quanto nos devemos preocupar com os alimentos que comemos

No passado dia 15 de Outubro, os alunos do 9.º A, juntamente com a directora de turma levaram a cabo uma iniciativa que consistiu na venda de produtos bio-lógicos, no átrio, perto do bar, da escola Gualdim Pais.

Tendo em conta as metas definidas no Projecto Edu-cativo do Agrupamento para trabalhar na área curri-cular não disciplinar de Área de Projecto, os alunos do 9.º A deram prioridade, neste primeiro período, ao tema “Educar para a saúde” e, para lhe dar concretiza-ção, decidiram fazer no Dia Mundial da Alimentação uma campanha de sensibilização para o consumo de alimentos saudáveis. Se bem o pensaram, melhor o fi-zeram, e foi assim que meteram mãos à obra e aquilo que se viu foi o resultado de uma entrega e entusias-mo muito grandes. Em Área de Projecto, em grupos de dois, os alunos divi-diram tarefas e uni-ram esforços, bem misturados com muito empenho, para pesquisaram sobre a variedade dos alimentos, a sua selecção e a impor-tância que assumem na manutenção de um boa forma físi-ca e psíquica, pois que são elementos essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e protectores de muitas doenças. No fim, os resultados das suas pesqui-sas foram divulgados, através de trabalhos escritos, jo-gos, adivinhas e passatempos, por toda a Comunidade Escolar, quer através do jornal digital, quer através de exposição em placard no átrio, perto do bar.

Mas a sua ambição era “dar nas vistas” e não deixar

que este dia passasse despercebido. Por isso, sempre orientados pela professora da disciplina, Laura Fernan-des, e com a colaboração activa dos encarregados de educação e outros familiares, os alu-nos, como que por magia, transfor-maram-se em fei-rantes e apresen-taram, durante a manhã do dia 15 de Outubro, uma vasta e variada gama de produtos hortícolas (nabi-ças, tomates, alho francês, batatas, abóboras, maçãs, dióspiros, castanhas, nozes, ovos, pimentos, cebolas, espinafres, couves, chás, ervas aromáticas, etc.).

Todos acorreram ao local presenciando e louvando a simpatia e o desempenho daqueles alunos. No entanto, a anfitriã das vendas, eficiente vendedora da tendinha do 9ºA foi a aluna Nadine Gonçalves que, para além de saber vender como ninguém, informava todos os compradores dos benefícios do consumo daqueles ali-mentos.

Alguém dizia que a melhor forma de alcançar um objectivo é pondo-se ao caminho…

Pois bem, assim fizeram estes jovens!A equipa PES associou-se a esta iniciativa e, no mes-

mo dia, à mesma hora e no mesmo local, lembrou este dia oferecendo fruta variada e iogurtes aos alunos.

Estão todos de parabéns! Notícia elaborada na aula de Língua Portuguesa,

pelos alunos do 9º A com a colaboração da professora Laura Fernandes.

Page 4: jd_2010-2011 V2

09 DE DEZEMBRO DE 2010www.ocorreiodepombal.net

No âmbito da comemoração do Dia Internacional de Pessoa com Deficiência, o Agrupamento de Escolas Gual-dim Pais promoveu um conjunto de actividades entre os dias 29 de Novembro e 3 de Dezembro, designadas por “Semana da Inclusão”.

Durante esta semana, toda a comunidade escolar teve a possibilidade de experimentar diferentes ajudas técnicas existentes no mercado e destinadas a aumentar a funcionalida-de das pessoas com baixa visão e cegueira, apresen-tadas pela empresa Ata-raxia, assim como outras tecnologias de apoio (har-dware e software) destinadas a diferentes deficiências, brinquedos e livros adaptados.

Também puderam visualizar apresentações multimé-dia e vídeos relacionados com esta temática.

Os alunos par-ticiparam em ac-tividades despor-tivas adaptadas nomeadamente goolball e esta-feta, bem como simularam a fun-ção de guia de pessoas com de-ficiência visual.

No átrio da escola foram ex-

postos trabalhos realizados pelos alunos com Necessida-des Educativas Especiais em diferentes contextos (Edu-cação Especial, Biblioteca e Centro de Ocupação Juvenil) e outros trabalhos relacionados com o tema desporto adaptado.

Esta iniciativa espelhou a meta do projecto educati-vo do agrupamento “Educar para a Inclusão”, provando, mais uma vez, que todos nós nos sentimos responsáveis pela promoção da igualdade de direitos na sociedade.

Bem-haja a todos quantos nos presentearam com a sua sensibilidade ao aderirem a uma iniciativa tão no-bre.

20 ENSINO

Dia Mundial do Não-FumadorExposição de caixas com rótulos e marcadores alertam para os perigos que advêm do consumo de tabaco…

No passado dia 17 de Novembro de 2010, a Equipa PES, juntamente com a Professora Laura Fernandes e os alunos do 9ºA lembraram a toda a comunidade educati-va o Dia Mundial do Não Fumador, expondo, no átrio da Escola Gualdim Pais, caixas coloridas, marcadores e ba-lões contendo mensagens incisivas que alertavam para os malefícios do tabaco.

Com o intuito de sensibilizar e informar toda a comu-nidade, os alunos do 9ºA, nas aulas de Área de Projecto levaram a cabo a ideia de revestir caixas de cereais com papel de cores apelativas e nelas escrever mensagens incisivas que «chocassem» todos aqueles que as lessem, quer os fumadores quer os não fumadores. Como sím-bolo de repúdio pelo consumo de tabaco foram também esmagadas e destruídas algumas embalagens de tabaco e colocadas no caixote do lixo.

Após pesquisa orientada pelos professores de Área de Projecto, os alunos registaram em marcadores azuis e vermelhos frases que apelassem às vantagens resultan-tes da não dependência em relação ao tabaco. No dia 17 de Novembro, pela manhã, alguns alunos do 9ºA distri-buíram esses marcadores a alunos, auxiliares e profes-sores. Juntaram-se a esta iniciativa os alunos da turma B do 9º ano, colaborando também outros alunos de outras turmas e anos.

A mensagem passou e espera-se que tenha ficado, pois nesse dia lembrou-se o quanto o consumo de tabaco é um comportamento de risco e, por isso, prejudicial à saúde.

Texto elaborado por Vinicius Brito com a colaboração de Laura Fernandes

Comemoração do “Dia da Floresta Autóctone”

No dia 23 de Novem-bro, os alunos do 1º Ci-clo da Escola Básica Gualdim Pais comemo-raram o “Dia da Flo-resta Autóctone” com a plantação de um pinhei-ro manso no recinto exterior da escola ofe-recido pela Câmara Municipal de Pombal.

A actividade estava in-serida no âmbito do Pro-jecto Eco-Escolas, envol-vendo também os alunos e a professora da turma 1E da disciplina de Insta-lação de Jardins e Relvados que ajudaram na plantação da referida árvore.

Os alunos mostraram-se receptivos à actividade e sensibilizados para a preservação do meio ambiente!

Os alunos e as professoras do 1º Ciclo da Escola Básica Gualdim Pais

Magusto na escola Gualdim Pais

Como já é de tradição, pelo S. Martinho, o 1º Ciclo da escola Gualdim Pais, comemora todos os anos esta efeméride, com a realização de um magusto.

Este ano lectivo, no dia 10 de Novembro, 4ª feira, du-rante a tarde, os alunos, professores e funcionários jun-taram-se no recreio da escola para mais um convívio ao mesmo tempo que saboreavam as deliciosas castanhas assadas, colocadas em mesas, devidamente decoradas com motivos alusivos à época, (frutos e folhas de Outo-no, ouriços, abóboras, medronhos, nozes, dióspiros…). Este momento foi acompanhado de canções tradicionais relativas ao magusto.

Durante a semana procedeu-se à recolha de receitas, provérbios, adivinhas e quadras relacionadas com o S. Martinho. Os alunos exploraram PowerPoint e fizeram a dramatização da Lenda, revelando muita motivação e entusiasmo. Elaboraram cartuchos que utilizaram para colocar as castanhas assadas, no dia do magusto.

Mais uma vez, se fez jus à lenda e surgiu o Verão de S. Martinho que nos permitiu usufruir do tempo maravi-lhoso e quentinho para a realização desta actividade, tão do agrado das nossas crianças, não só pela degustação das castanhas, mas principalmente pelo divertimento, partilha e convívio.

Texto elaborado pelos professores e alunos do 1º Ciclo de Gualdim Pais

Comemoração do Dia Internacional de Pessoa

com Deficiência – Semana da Inclusão

Projecto Escola Electrão A nossa escola inscreveu-

se pela terceira vez, no Pro-jecto Escola Electrão. Con-tamos com todos os alunos,

professores, funcionários e comunidade em geral, para que esta iniciativa seja um sucesso, pelo terceiro ano consecutivo.

Este Projecto é promovido pela Associação Portugue-sa de Gestão de Resíduos (Amb3E). Os resultados práti-cos desta acção medem-se pela quantidade de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) reco-lhidos, mas esses resultados reflectem a conscienciali-zação, civismo, dedicação e acção de cada elemento da comunidade.

Vamos todos colaborar nesta nobre tarefa. Todos te-mos a ganhar; desde logo, o melhor ambiente e, com este, nós próprios, a começar pela nossa saúde. Além disso, a escola pode ganhar importantes prémios, com os quais toda a comunidade escolar beneficia.

Se tiveres electrodomésticos velhos e avariados em casa, guarda-os durante mais alguns dias. O período de recolha é de 6 a 26 de Janeiro!

Podes trazer: Frigoríficos, Máquinas de lavar, Apare-lhos ar condicionado, aspiradores, torradeiras, Ferros de engomar, computadores, Impressoras, rádios, tele-visores, instrumentos musicais, lâmpadas florescentes, berbequins, ferramentas de jardinagem, consolas, brin-quedos eléctricos, centrífugas, medidores de pressão, detectores de fumo, máquinas de venda automática de bebidas…

Desfaz-te do Lixo electrónico e vem entregá-lo na nossa escola!

Prof. responsáveis: Anabela Santos e Virgínia santos

Page 5: jd_2010-2011 V2

09 DE DEZEMBRO DE 2010www.ocorreiodepombal.net ENSINO 21

Alunas do 9ºC encantam os mais novos…

No passado dia 5 e 17 de Novembro um grupo de alunas do 9º C (Ana Rita Loureiro, Inês Santos, Beatriz Jerónimo e Sofia Aleixo), apresentou, na biblioteca da nossa escola, um trabalho para os alunos do 1º ciclo su-bordinado ao tema «Animais em vias de extinção e Flo-resta Amazónica».

Esta iniciativa, dignificante e meritória, teve como ponto de partida o tema seleccionado pelos alunos em Área de Projecto, «Educação Ambiental». Sob a orienta-ção da professora Lília Querido estas alunas desenvol-veram trabalhos de pesquisa que culminaram com uma apresentação muito original e criativa aos alunos mais novos, já que a estes lhes era solicitada a sua interven-ção motivada pela descoberta, pela memorização e pela atenção e concentração dispensadas.

Foi uma tarde diferente e especial… esperemos pois que o exemplo dado por estas jovens possa servir de referência para tantos outros.

Texto elaborado por Laura Fernandes e Lília Querido

O CRTIC de Pombal e o Agrupamento de Escolas Gual-dim Pais participaram na Fisiosaúde 2010, a convite da ATEC — Banco de Ajudas Técnicas de Pombal.

Esta actividade decorreu nos dias 5, 6 e 7 de Novem-bro, onde apresentámos a dinâmica deste centro assim como as actividades desenvolvidas com alunos portado-res de Necessidades Educativas Especiais nos diferentes contextos escolares.

Nesta inicia-tiva estiveram envolvidos os do-centes da equi-pa do CRTIC, da Biblioteca, de Educação Espe-cial e os técnicos do ATL 1.º, 2.º e 3.º ciclos deste Agrupamento.

O Agrupamento fez-se, também, representar com uma apresentação de judo, dinamizada pelo docente de Educação Física, Hugo Ângelo. Todos os presentes foram convidados a participar nesta actividade com os alunos, tendo esse convite sido correspondido pelo público. Pra-

O CRTIC de Pombal e o Agrupamento de Escolas

Gualdim Pais na Fisiosaúde 2010

ticar judo é uma forma de ter uma vida com mais saú-de.

Visite-nos em:http://www.ebi-gualdim-pais.rcts.pt/images/stories/

pdf/2010_2011/WebCRTIC/index.html

Comunidade Educativa Solidária

Durante o mês de Dezembro, um grupo de alunas do 9ºC, da nossa escola (Anabela Ferreira, Andreia Fer-reira, Brícia Mendes, Joana Matias, Lara santos e Mélo-die Neves), em Área de Projecto, sob a orientação da professora Lília Querido, organizou uma actividade que se prende com recolha de roupa, mochilas, brinquedos, livros de histórias e bens essenciais (arroz, enlatados, bolachas, massa, leite) para entregar no Centro de Aco-lhimento de Pombal.

Para tal, estas alunas colocaram caixotes, para depó-sito, no bloco A, junto da auxiliar de acção educativa e informaram que todos os donativos poderão ser entre-gues até dia 13 de Dezembro. Apelaram à boa vontade de todos aqueles que quisessem colaborar e ajudar a dar um pouco de alegria e bem-estar a estas crianças, neste Natal.

Lembraram assim que, um pequeno gesto faz toda a diferença….

Texto elaborado por Joana Matias com a colaboração de Laura Fernandes e Lília Querido

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA

Impossível ficar indiferente…

No dia 30 de Novembro de 2010, na Escola Gualdim Pais, a turma do 9ºA sob a orientação da Directora de turma, Laura Fernandes, juntou-se à iniciativa da equi-pa PES e em uníssono desenvolveram actividades tendo por objectivo alertar e sensibilizar a comunidade educa-tiva para a realidade da Sida, lembrando a todos que «o mal não acontece só aos outros», já que «o perigo esprei-ta a cada esquina».

A equipa PES lançou o «Concurso do laço», como sím-bolo do Dia Mundial da Luta contra a Sida, a todos os alunos.

Como já vem sendo hábito, a turma do 9ºA para além de participar, dinamizou também uma actividade subor-dinada ao flagelo da Sida e, para tal, apostou no apelo à prevenção. Abriu um guarda-chuva vermelho e sob um leito de águas «azuladas e avermelhadas» fez deslizar barcos e chapéus rotulados com provérbios populares, bem elucidativos do tema, como o são «o seguro morreu de velho», «mais vale prevenir do que remediar» e «o saber não ocupa lugar». Ainda com o intuito de motivar os colegas e averiguar dos conhecimentos sobre esta matéria, jogou o jogo do «Quantos queres?» com todos aqueles que quiseram participar e aos vencedores a Es-cola ofereceu rebuçados e material escolar.

É também com estas iniciativas e projectos que a nos-sa Escola marca o seu lugar e se destaca primando pela originalidade e criatividade.

Laura Fernandes e equipa PES

OPINIÃO

Carta ao Pai NatalAntecipando a época de Entrudo, para não trair a tra-

dição, imitando uma ave do meio, de seu nome penei-reiro, há quem veja por aqui, entre gritos de suplício, cruzando as ruas do sítio, tantas aves que primeiro se adaptam bem ao poleiro.

E para que outros não queiram ir, vão-nos dando a fin-gir, gemadas de coisas e loisas, bem batidas e gemidas, envelhecidas pela idade, mas sem ovos de verdade.

Mas para que não se veja a miséria, ou não fosse essa tão séria, criam-se eventos do nada em que se enfeita-ram caras as caras, muitas delas mais caretas, entre artistas e pernetas, com mostras das mesmas coisas e loisas, umas de cá e outras não.

Nestes dias de festança, com adornos a valer, é ver o Zé-Povinho a querer, escondido dos parceiros, os seus desejos verdadeiros, imaginando em castelos de ar, mil coisas que fazem corar.

Será assim por feitio, ou talvez por ironia, que se en-feita este País, dando ares de perdiz, há quem diga que por infortúnio, perdoando-se assim tal lamurio, para re-ceber quem quer vir.

Felizmente, ou talvez não, que nesta que é a nossa Pátria, com gentes de cara simpática, há sempre quem veja só optimismo, por arte ou até vaticínio, indo beber tanta arte, como se fosse o esmalte, que se cola ao tabu-leiro, desde tempos idos do reino.

É verdade que com vaidade, entre tantas memórias passadas, bem servidas e bem tratadas, se encontram homens de arte, daqueles que cantam em livro, como peru bem altivo, heróis de ver e pasmar.

Basta pensar num bendito, que não sendo sequer es-quisito, apesar de olhos só ter um, cobriu em livro letras com til, cantando aí memórias mil.

E se em terra de cegos quem tem um olho é rei, a ver-dade é que o Dito este reino fez bem ditoso, encontran-do com facilidade, para novos e de mais idade, pois que o pão estava pelas horas da dita, histórias que embalam o povo e que agora se contam de novo.

De entre heroísmos e não tontarias, pois que estas não são iguarias, assim enganou o seu dono, que na altura até era rei, fazendo-o acreditar, certamente por olhar só para o mar, que este era Sítio de heróis. E se na altura havia alguns, infelizmente ou talvez não, só assim se escreveram a tais cousas e coisas, em cores de artes e glórias, para um livro de registos, como se fosse de receitas.

Compiladas as artes dos sonhos, se fez depois por medronhos, em escola seu ensino, até que nasceu um menino. E entre gritos e augúrios, mais daqueles do que destes, foi engordando o danado, de seu nome predesti-nado e mui filósofo sim senhor.

Com uma simples mistura de si, amassado mesmo ali, entre os passos de milhões, sem dar aos outros ra-zões, se fez rodear de videntes e pediu ajuda aos bruxos, mais daqueles e menos destes, para dar em menos de um nada, não creio que por a ter já filada, novo rumo cá ao Sítio, esquecendo de vez o suplício de ter nascido tão tarde.

E é assim que nos dias de hoje, aqui nascem uns mar-melos, muito mais que cogumelos, que fazem dos outros uns tolos, como se fossem cebolos, sendo tudo aceite no azeite, como se a água ali pegasse, desde o momento que nasce.

Assim se transformam os ditos, por artes em homens benditos, com a ajuda de uns tantos, uns mais rápidos e outros mancos, fazendo-se artistas de circo.

Já depois foi só ordenar as coisas que não estavam a dar, prevendo mesmo para o ano, por excesso e não defeito, o que deve agora mudar, com os ganhos a subir e os gastos a descer, sempre com artes de magos.

É verdade que tem razão, quem quer pôr as coisas em ordem, para afastar a desordem de anos e anos de luxo.

Mas que não seja por arte de Entrudo, com suas ves-tes de engano, que se leia esta carta de atraso.

Que deixem aos melhores deste Povo, e não só a al-guns amigos, a parte de fazerem a coisa bem, para que dêem às Gentes de novo, na próxima noite de Natal, em vez do cheiro do polvo, bom bacalhau a valer, daquele que se pode comer.

A gente cá vai esperando, mais uma vez como sempre, mantendo nosso ar sorridente, que as coisas nos corram bem, escondendo com mão a cor podre do melão.

Quem sabe se não será desta…Nelson Fernandes

Page 6: jd_2010-2011 V2

13 DE JANEIRO DE 2011www.ocorreiodepombal.net20 ENSINO

JARDIM DE INFÂNCIA DE S. SIMÃO DE LITÉM

“A Casa das Mensagens” É um projecto que resulta da interacção entre o jar-

dim-de-infância, as famílias, junta de freguesia, lar de idosos e ATL. Todos enviaram para a escola uma mensa-gem de natal que foi colada na casa, decorada /trabalha-da pelo grupo de crianças. A adesão foi total.

(A casa das mensagens está exposta na Biblioteca de Escola Gualdim Pais)

A EducadoraIsabel de Almeida Marques

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

Quadros de Valor e Excelência

O Agrupamento de Escolas Gualdim Pais realizou, mais uma vez, no passado dia 10 de Dezembro, pelas 21 horas, no Teatro - Cine de Pombal, a entrega de prémios dos quadros de valores e excelência, referentes ao ano lectivo 2009-2010.

Com esta cerimónia pretendeu-se reconhecer e valo-rizar o mérito, o esforço, a dedicação e o desempenho escolar dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos da escola sede Gualdim Pais que, ao longo do ano, se foram destacando dos demais.

Como já é habitual, também este ano, os alunos ho-menageados receberam pequenas lembranças cedidas por diferentes patrocinadores (Porto Editora, Intermar-ché, Redibrinde, Quilate, Caixa de Crédito Agrícola e da Livraria K de livro) e, para tal, foram chamados ao palco um a um. A escola contribuiu com muito calor huma-no, muita atenção e muito mimo, já que muitos foram aqueles que colaboraram para que este espectáculo se tornasse no êxito que foi. A directora da escola, Sara Rocha, deu-lhes os parabéns. A Equipa de Eventos: Otília Diogo, Ana Rita Silva, Cláudia Gomes e Nuno Brito, com o apoio dos docentes Isabel Marques, Armando Coelho, Isabel Dias, Patrícia Coelho e Sandra Neves do C.O.J. di-namizou e organizou este espectáculo. A equipa de pro-fessores colaborou neste evento com apresentação de actividades protagonizadas pelos alunos de diferentes turmas e ciclos: Ana Paula Cordeiro, Laura Fernandes, Fernanda Marques, António Domingues e Nuno Brito. Duas participações da monitora Sandra Neves com um grupo de alunos do C.O.J. e, porque havia uma ordem de entrada no palco, ouviu-se ao longo da cerimónia a sim-pática apresentação dos professores Magda Carvalho e Sérgio Leite. Nesta cerimónia tivemos também a apre-sentação e interpretação do hino da escola, da autoria do professor Nuno Brito, bem como a participação da Associação Filarmónica Artística Pombalense com uma brilhante actuação, composta por três temas, com uma duração total de 30 minutos. Ficámos deslumbrados!

Tudo isto aconteceu naquela noite, naquela sala …sob a magia do Natal.

Esperamos e fazemos votos que os alunos homenagea-dos possam regressar «às luzes da ribalta» e com eles tra-zer muitos mais, para orgulho de todos, no próximo ano!

Laura Fernandes

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA B. 1 DE ASSAMAÇA

Concurso “Um Presépio, um Tesouro, uma Arte”

Depois da Câ-mara Municipal de Pombal nos ter convidado para participar no con-curso “Um Presé-pio, um Tesouro, uma Arte”, acede-mos ao seu pedido e começámos a pensar nos mate-riais que podíamos utilizar.

Como estamos inscritos no programa Eco-Escolas e somos amigos do Ambiente, só poderíamos utilizar

materiais reci-cláveis, tendo como base de trabalho a Praia Dourada do Osso da Baleia.

Começámos a juntar areia ,verga, conchas, búzios papéis, pedras, palha, plástico, formas

de queques, garrafas de plástico ... e, com estes materiais construímos um lindo presépio, ao qual o júri atribuiu o prémio criatividade / originalidade.

Recebemos um livro e um Vale para compra de ma-terial.

Os alunos da E. B. 1 de Assamaça

JARDIM DE INFÂNCIA DE MEIRINHAS (SALA 2)

Exposição de trabalhos sob o tema - “Energias Renováveis”

“Muito se fala de educação ambiental e de que a es-cola deve sensibilizar os alunos para a protecção do am-biente. No entanto a relação entre educação e ambiente pode ser muito mais recíproca. Devido à sua abrangên-cia, actualidade e popularidade entre os jovens e as questões ambientais podem ser utilizadas como uma ferramenta impar para facilitar a introdução, explicação e compreensão de conceitos e matérias de qualquer dis-ciplina. O objectivo é produzir mudanças reais em todos os envolvidos, é fazer Sensibilização Ambiental, forne-cendo as ferramentas necessárias para que as crianças possam desenvolver competências nas diferentes áreas deste importante tema, ajudando-os a fazer uma ver-dadeira Educação Ambiental, enquadrada e contínua, favorecendo a mudança de mentalidades nos alunos, famílias e na própria entidade “Escola”.

Foi neste sentido, que foi lançado aos encarregados de educação o desafio de construírem um moinho de vento, como forma de sensibilização para as energias renováveis, e ao mesmo tempo, como forma de preser-vação da memória da utilização tradicional da energia do vento, em Portugal.”

(Estes trabalhos estão expostos na Biblioteca da Escola Gualdim Pais)

A Educadora de Infância

Sessão sobre SexualidadeNo âmbito do Projecto Educação para a Saúde e Edu-

cação Sexual, decorreu no dia 19 de Novembro, uma palestra subordinada ao tema geral “Sexualidade” dina-mizado pelo Dr. Fernando da Caritas. A actividade des-tinou-se aos alunos do 9º ano e tinha como objectivos sensibilizar os alunos para a questão da sexualidade e a importância de a vivenciar de uma forma saudável e responsável, bem como relacionar a sexualidade com a expressão dos afectos. Os alunos tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e apontar algumas ques-tões que estivessem mais confusas.

No final, professores e alunos presentes fizeram o balanço da actividade e consideraram que seria muito interessante repetir estas iniciativas, futuramente.

Equipa PES

O programa “Cuida-te” veio à escola!

O programa “Cuida-te” é um programa do Instituto Português da Juventude, com diversas entidades parcei-ras, do sector público e privado. Uma das medidas, a Unidade Móvel, devidamente apetrechada e com uma equipa técnica especializada na área da saúde juvenil, desloca-se às escolas para realizar o atendimento e acon-selhamento aos jovens, bem como realizar acções de sensibilização. No caso concreto, a actividade decorreu no dia 30 de Novembro mas, devido à queda de neve, a unidade móvel não pôde estar presente na nossa esco-la. Para contornar esta situação, as consultas de atendi-mento individualizado decorreram numa sala da esco-la, tendo-se destinado a alunos do 8º ano. As palestras sobre “Consumos Nocivos” envolveram os alunos do 9º ano e abordaram diversos temas, nomeadamente alcoo-lismo e tabagismo.

Equipa PES

“Sim, Este Ano o Natal é Amarelo!”

Os grupos disciplinares de Educação Visual (3º ciclo) e Educação Visual e Tecnológica (2º ciclo) participaram no Concurso promovido pelo clube Eco-Escolas “Sim, Este Ano o Natal é Amarelo!” ao longo do primeiro período.

Nas suas aulas, realizaram Árvores de Natal a partir dos projectos criados pelos alunos. Cada turma apresen-tou trabalhos feitos essencialmente com embalagens tetra-pack, tendo utilizado outros materiais reciclados para a decoração. Os trabalhos finais serviram também para decorar a escola na quadra natalícia e sensibilizar ao mesmo tempo a comunidade educativa para um Na-tal mais ecológico.

A Árvore de Natal vencedora foi a dos alunos do 6ºA e irá agora passar ao concurso de âmbito nacional. A votação é feita online, no site www.simenoamarelo.pt, todos podem votar. Os resultados serão dados a conhe-cer em finais de Janeiro.

Juntaram-se ainda a esta actividade os alunos de Edu-cação Moral Religiosa e Católica do 2º e 3º ciclos através da exposição e concurso de presépios feitos pelos alunos daquela disciplina.

Equipa de Decoração de Natal e Eco-Escolas

Page 7: jd_2010-2011 V2

13 DE JANEIRO DE 2011www.ocorreiodepombal.net ENSINO 21

A Biblioteca EscolarUm espaço de inclusão…

Data: 08/02/2011

Local: Teatro Cine de Pombal

Público: Aberto à comunidade (em especial E.E.)

A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores (entre eles, os mais jovens) sem qualquer restrição ou controlo.Pensar que a Internet não encerra perigos ou que estes só afectam os outros é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, adoptar visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as actividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança.ProgramaAbertura da sessão Dr.ª Sara Rocha (Directora do Agrup.)Intervenção do orador Celestino Pais (Agente da Policia Judiciária de Coimbra)Sessão de perguntas e respostas.

Agrupamento Gualdim Pais

Rua Pinhal Leitão,3101-902 Pombal Tel: 236 244 050

JARDIM DE INFÂNCIA DE S.SIMÃO DE LITÉM

Projecto “União de Estrelas”

Inserido no plano anual de actividades do jardim-de-infância de S.Simão de Litém, a educadora, Isabel Mar-ques, lançou um desafio aos encarregados de educação, junta de freguesia, lar de idosos, escuteiros, ATL, escolas do 1º ciclo e jardim-de-infância de Vila Verde. Esta inicia-tiva foi abraçada com entusiasmo por todos e a adesão foi total. Todos decoraram uma estrela com o objectivo de enfeitar uma rotunda de S.Simão. O desafio foi supe-rado e todos estão de parabéns; a rotunda está bonita!

A educadora de Infância

Natal solidário

Os alunos do 5ºB, em Formação Cívica, no âmbito da Educação para a Cidadania e para a Solidariedade, reali-zaram uma pequena campanha de angariação de livros, roupas e brinquedos para oferecer às crianças do Centro de Acolhimento Temporário de Pombal.

Este projecto culminou com a visita dos alunos e das professoras de EVT à instituição, no passado dia 15 de Dezembro, para contar uma história, entregar as pren-das e confraternizar com as crianças ali institucionali-zadas, que nos receberam com curiosidade e com um sorriso nos lábios.

A Directora de Turma: Ana Paula Cordeiro

Actividades DesportivasDado o desfecho do 1º período, foram levadas a cabo

pelo grupo de Educação Física, uma série de activida-des desportivas para a Comunidade Escolar, abertas a todos os interessados. Assim, na tarde do dia 17 de De-zembro, entre as 15 e as 17 horas puderam-se assistir a uma quantidade significativa de eventos, nomeada-mente, Jogos de Street Soccer para o 5º e 6º ano de es-colaridade, jogos de Ténis de Mesa, para todos os simpati-zantes da modalida-de, jogo de Voleibol entre alunos do 9º ano de escolaridade e professores(as), demonstração de Judo, com alunos do 1º CEB, jogos de Ba-dminton, torneio de Futsal para os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade, jogo de Basquetebol entre alunas do 9º ano de escolaridade e professores(as), jogo de Futsal entre os Cursos de Educação e Formação, uma Dança, protagonizada por 11 alunas do 6º B e, o grande cartaz da jornada, o jogo de Futebol entre as professoras e as assistentes operacionais.

Independentemente do cariz competitivo de cada si-tuação desportiva, interessa salientar a participação, o desportivismo e o fair-play demonstrados por todos os intervenientes, bem como a manifestação desportiva exemplar dos espectadores, que apoiaram incondicio-nalmente todos os desportistas.

Relativamente ao Street Soccer, decorreram 17 jogos masculinos e femininos entre ambos os anos de esco-laridade, registando-se 61 praticantes, sem vencedores e/ou vencidos anunciados, antes porém, realçando o en-tusiasmo verificado nas inúmeras partidas.

No Ténis de Mesa e no Badminton, provas abertas, ocorreram um total de 58 jogos, com uma participação de 33 alunos, coadjuvados na organização e arbitragem pelos alunos do núcleo do desporto escolar da primeira modalidade referenciada.

Quanto ao torneio de Futsal entre os 7os e 8os anos de escolaridade, realizou-se um “quadrangular” entre as 3 turmas do 7º ano e o 8º B, num total de 27 alunos. Após a realização de todas as partidas, foram consagra-dos vencedores os alunos da turma B, do 7º ano, conta-bilizando somente vitórias.

O jogo de Voleibol entre alunos e professores(as) ter-minou favoravelmente aos primeiros por um resultado de 2-1, com os parciais de 25/16, 13/25 e 15/11. Realce-se a boa prestação dos estudantes (9) e a boa réplica dos docentes (11), que embora, algo “enferrujados”, conseguiram demonstrar algumas apetências para a modalidade. Parabéns aos vencedores!

No derbi “Futsalístico” entre os CEF´s, saiu vencedor o 1º D, com uma vantagem de duas bolas a uma, relati-vamente ao 1º E. Numa partida viril, bem disputada e, sempre com o resultado imprevisível, entre os 11 partici-pantes, sobressaiu a arbitragem do aluno Tiago Vieira.

A demonstração de Judo com 15 alunos do 1º CEB permitiu aos mais pequenos evidenciar as suas brinca-deiras, skills, habilidades motoras e técnicas de comba-te, orientadas pelo professor Hugo Ângelo, responsável pela modalidade.

Outra partida com algum interesse, o jogo de Bas-quetebol entre 14 alunas e 12 professores(as) no total, não teve grande oposição por parte das primeiras, ten-do-se verificado no final, um score elevado e desnivelado a favor dos mais velhos.

Finalmente, o ansiado e expectante jogo de Futebol de “Salto Alto” entre professoras e assistentes operacio-nais, redundou favoravelmente a favor das docentes por 8-0. Saliente-se a convivência e o espírito de camarada-gem evidenciado por todas as atletas, apesar do avolu-mado resultado. Após o apito final, a fotografia da praxe com todas as intervenientes.

Paulo Braga

Futebol de Rua

Decorreu durante o 1ºperíodo o torneio de Street Soc-cer para os alunos do 2º CEB. Numa animação constan-te, os intervalos das 09.50 pautavam-se por uma agita-ção frenética dos jovens craques, nos 3 ou 4 espaços de jogo disponíveis, sempre com o intuito de derrotarem os adversários.

No 5º ano de escolaridade, inscreveram-se 8 equipas masculinas e 5 equipas femininas, tendo disputado os jogos num sistema de todos contra todos, em ambas as competições. No sector masculino, evidenciaram-se os “Falcões”, do 5º B, classificando-se em 1º lugar, logo se-guidos pela equipa dos “Kid Boys”, do 5º A, em 2º lugar e, encerrando o trio de vencedores, no 3º lugar, os “Cra-cks” do 5º D. Relativamente às meninas, há a referir o 1º lugar alcançado pelas “Garinas” do 5ºA, o 2º posto ocu-pado pelas “Ronaldinhas”, do 5º C e, também as “Bad Girls”, igualmente do 5º C, que ocuparam o 3º lugar do pódio. Participaram nesta prova 52 alunos.

Pelo seu turno, o torneio do 6º ano de escolaridade, também jogado num sistema de todos contra todos, contou com a presença de 10 equipas no total, sendo 7 masculinas e 3 femininas. Nos rapazes, há a destacar a turma do 6º A, que colocou em 1º lugar e 2º lugar, duas equipas, respectivamente, os “Campeões”, com 4 vitórias e 2 empates, e os “Guerreiros”. Terminaram num honroso 3º lugar os “Gira Volei”, da turma B do 6º ano. Estiveram presentes nesta competição cerca de 30 alunos. Na compita feminina, destacam-se as temíveis “Vencedoras”, do 6º B, tendo conseguido 3 vitórias e 1 empate e, por conseguinte a vitória no torneio. O 2º posto foi obtido pela equipa do “Trio de Ataque” do 6º A, sendo que as “Pestinhas”, do 6º C, ficaram com o 3º lugar. Jogaram o torneio 12 alunas.

Como nota final, em face do interesse manifestado pelos alunos e pelo sucesso da actividade há que lhe dar continuidade!

Paulo Braga

Porque a inclusão é responsabilidade de todos nós.É esta conduta que nos move, operacionalizada pelo

projecto de parceria estabelecido com o Departamento de Educação Especial.

O cumprimento de horário dos alunos com Neces-sidades Educativas Especiais de carácter Permanente obedece a uma planificação regida pela comemoração de efemérides em prol da tomada de consciência destes jovens em relação ao mundo que os rodeia.

Assim, compete a estes alunos a animação e deco-ração da Biblioteca, com a execução de trabalhos para animação dos espaços, sob a orientação dos recursos hu-manos desta estrutura.

Apresentamos alguns exemplos dos produtos finais que mostram o talento destes alunos especiais.

Page 8: jd_2010-2011 V2

10 DE FEVEREIRO DE 2011www.ocorreiodepombal.net26 ENSINO

Desporto Escolar - Basquetebol

CLASSIFICAÇÃO Vitórias Derrotas 1.º Ag. de Escolas Marquês de Pombal 2 0 2.º Ag. de Escolas Gualdim Pais 1 1 3.º Colégio Dr. Luís Pereira da Costa 0 2

Professora Marta Freire

No dia 5 de Janeiro, entre as 14h30m e as 17h30m, iniciou-se o Campeonato do Desporto Escolar de Basque-tebol, no escalão de Iniciadas Femininas (Série B), no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais. Nesta concentra-ção estiveram presentes as equipas do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa - Monte Redondo e do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal, para além do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais.

O primeiro jogo realizado entre a nossa equipa, Agru-pamento de Escolas Gualdim Pais, e o Colégio de Monte Redondo ficou marcado por um começo muito tímido e nervoso, por parte da nossa equipa. A equipa adversária conseguiu iniciar o primeiro período com uma vanta-gem de 6 pontos, contudo a nossa equipa deu a volta ao resultado, terminado o jogo com 22 pontos enquanto a equipa adversária obteve 14 pontos.

No jogo realizado contra o Agrupamento Marquês de Pombal a nossa equipa demonstrou, ao longo de vários momentos, os seus dotes desportivos perante a capaci-dade demonstrada pela equipa adversária. No final, vi-tória para o Agrupamento Marquês de Pombal por 39 – 20.

Assim, a equipa da EBI Gualdim Pais obteve um hon-roso 2.º lugar na concentração, estando todas as atletas de Parabéns.

Professora Marta Freire

Entrevista ao agente da Escola Segura

Cá em Pombal já houve muitos acidentes em passa-deiras? Normalmente mais com carros ou autocar-ros?Já houve alguns, normalmente com carros.Como se lida com estas situações?Depende da gravidade dos feridos, chamar o 112 e tem que se isolar o local.Já esteve presente em algum acidente?Já estive presente num acidente que envolveu uma criança, os feridos não foram graves.Já houve atropelamentos em que o condutor fugiu?Já houve, mas em Pombal não.Chegaram a descobrir quem era?Leva o seu tempo, mas normalmente consegue-se. Se o condutor fugir com o carro e não houver testemu-nhas, é muito difícil descobrir quem é.Qual a percentagem de acidentes que foram provoca-dos por conduzir com excesso de álcool?Muitos condutores, em Pombal já foram presos por conduzir com excesso de álcool.Quais as condições necessárias para que uma criança possa andar de automóvel sem cadeira?Para andar sem cadeira é preciso ter mais de 12 anos e 1,50m. E para andar à frente só com 12 anos.É permitido falar ao telemóvel enquanto se conduz? Não. Falar ao telemóvel é proibido.

Trabalho realizado por alunos do 7º AInês Santos nº 11

Rodrigo Madeira nº 19Rui Ferreira nº 20

Acção de Formação “O Ensino do Judo na Escola”

Nos fins-de-semana de 15, 16, 22 e 23 de Janeiro, realizou-se na Escola sede do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais a acção de formação “O ensino do judo na escola”, organizada pela APPEFIS (Associação Por-tuguesa de Professores de Educação Física), inserida na formação contínua de professores.

Esta acção foi ministrada pelo docente do Agrupa-mento, Hugo Ângelo, e contou com a presença de 16 formandos de várias escolas (Pombal, Leiria, Figueira da Foz, Porto de Mós, Coimbra e Niza).

Hugo ÂngeloCampanha a favor dos doentes com lepra

Está a decorrer na nossa escola uma Campanha a fa-vor dos doentes com Lepra, dinamizada pelos alunos de EMRC e pela professora Benilde Santos, até dia 7 de Fe-vereiro. Esta é uma doença que ataca, maioritariamente, a pele e os nervos e que ainda continua presente no nos-so mundo, um flagelo que existe, principalmente, nos países pobres, onde a falta de nutrição e higiene propi-cia o aparecimento da mesma. Apenas 25 euros chegam para curar um doente com Lepra, se esta estiver na sua fase inicial. Todos poderão contribuir, colocando o seu donativo na caixinha respectiva, que se encontra na sala dos professores, ao pé dos livros de ponto ou entregan-do, pessoalmente, à professora responsável ou a alguém que lhe poderá fazer chegar. Alguns alunos já encetaram o seu trabalho, na angariação de fundos, para esta cau-sa, junto das pessoas das suas localidades.

Por isso, esteja atento e colabore! Benilde Santos

P. S. – Para ler “O Verdinho” aceda à página da EBI Gualdim Pais, Pombal – Jornal Digital.

ATLETISMO

“5ºMeeting Escolar Cidade de Pombal”

Realizou-se no passado dia 12 de Janeiro de 2011, nas instalações do Pavilhão da ExpoCentro (Pista Coberta), o 5º Meeting Escolar de Atletismo “Cidade de Pombal”, com a organização da Câmara Municipal de Pombal e da ADAL, contando com a presença das escolas do conce-lho, nomeadamente, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, Agrupamento de Escolas da Guia, Agrupamento Marquês de Pombal, Escola Secundária de Pombal, Ex-ternato Liceal de Albergaria dos Doze, Colégio João de Barros (Meirinhas) e ainda a Escola Tecnológica e Artís-tica de Pombal (ETAP).

A nossa comitiva era composta por 50 alunos/atletas e 3 professores de Educação Física. Cada aluno pode-ria somente participar numa única prova/especialidade (Corrida de velocidade - 40 mts, Salto em Comprimento e Corrida de Resistência -1000 mts), mais a prova colec-tiva de Corrida de Estafetas. Em cada uma das provas podiam estar inscritos dois alunos por escalão/sexo de cada escola.

Principais resultados obtidos pelos alunos da escola, nas provas realizadas:

No final desta prova de Atletismo, a nossa escola ob-teve um total de 20 medalhas, sendo que destas cinco para o 1.º lugar, nove para o 2.º lugar e seis para o 3.º lugar.

O Professor de EF. – Pedro Joel

Atletismo - “5ºMeeting Escolar Cidade de Pombal”- Mega Concelhio.

Realizou-se no passado dia 12 de Janeiro de 2011, nas instalações do Pavilhão da ExpoCentro (Pista Coberta), o 5º Meeting Escolar de Atletismo “Cidade de Pombal”, com a organização da Câmara Municipal de Pombal e da ADAL, contando com a presença das escolas do concelho, nomeadamente, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, Agrupamento de Escolas da Guia, Agrupamento Marquês de Pombal, Escola Secundária de Pombal, Externato Liceal de Albergaria dos Doze, Colégio João de Barros (Meirinhas) e ainda a Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP).

Corrida de Velocidade – 40 m (Mega Sprint) Lugar: Inf. A Masc. Bohdan Saliy 5ºB 7º Inf. A Fem. Tânia Gameiro 5ºB 4º Inf. B Masc. Marcos Maia 6ºA 4º Inf. B Fem. Jéssica Pereira 7ºB 2º Inic. Masc. Alexandre Mendes 9ºB 5º Inic. Fem. Helena Queimado 8ºA 5º Juv. Masc. Palmira Fragoso 9ºB 1º Juv. Fem. Vinicius Brito 9ºA 3º Corrida de Resistência – 1000 m (Mega Km) Lugar: Inf. A Masc. Leandro Santos 5ºA 2º Inf. A Fem. Catarina Gameiro 5ºA 3º Inf. B Masc. Rodolfo Silva 7ºB 2º Inf. B Fem. Beatriz Duarte 7ºB 1º Inic. Masc. João Leitão 1ºD 2º Inic. Fem. Inês Santos 9ºC 1º Juv. Masc. Guilherme Gonçalves 9ºC 6º Juv. Fem. Cristina Santos 9ºC 9º Jun. Masc. Paulo Lopes 1ºD 3º Salto em Comprimento (Mega Salto) Lugar: Inf. A Masc. Nicolas Oliveira 5ºD 4º Inf. A Fem. Carolina Ribeiro 5ºC 1º Inf. B Masc. Rafael Gariso 6ºC 2º Inf. B Fem. Isabel Cravo 7ºC 1º Inic. Masc. Telmo Domingues 9ºA 2º Inic. Fem. Inês Dias 9ºB 4º Juv. Masc. Daniel Mendes 9ºC 6º Juv. Fem. Muna Serifo 7ºD 5º Corrida de Estafetas (4 x 200 m) Lugar: Inf. A Masc. Leandro (5ºA), Warley (5ºB), Bohdan( 5ºB) e Alexandre (5ºA) 2º Inf. A Fem. Tânia (5ºB), Inês F.(5ºA), Carolina (5ºC) e Catarina G. (5ºA) 3º Inf. B Masc. Marcos (6ºA), Rodolfo (7ºB), Rafael G.(6ºC) e Emanuel (5ºD) 2º Inf. B Fem. Jessica (7ºB), Beatriz (7ºB), Patrícia C.(6ºA) e Isabel C. (7ºC) 2º Inic. Masc. João L. (1ºD), Telmo (9ºA), Renato (9ºA) e Alexandre D.(8ºB) 3º Inic. Fem. Helena (8ºA), Inês D. (9ºB), Ana Rita (9ºC) e Inês S. (9ºB) 4º Juv. Masc. Daniel (9ºC), João P.(9ºC), Guilherme (9ºC) e Vinicius (9ºA) 5º Juv. Fem. Palmira (9ºB), Cristiana (9ºC), Joana (9ºC) e Jessica S. (9ºC) 5º

No final desta prova de Atletismo, a nossa escola obteve um total de 20 medalhas,

sendo que destas cinco para o 1.º lugar, nove para o 2.º lugar e seis para o 3.º lugar.

O Professor de EF. – Pedro Joel.

Está à venda a edição de Janeiro do jornal “O Ver-dinho”, da EB1 de Santiago de Litém, no qual poderá inteirar-se das iniciativas que têm sido realizadas na nossa escola. Para ler “O Verdinho” aceda à página da EBI Gualdim Pais, Pombal – Jornal Digital em: http://www.ebi-gualdim-pais.rcts.pt/

Edição de Janeiro do jornal “O Verdinho”

P. S. – Para ler “O Verdinho” aceda à página da EBI Gualdim Pais, Pombal – Jornal Digital.

Page 9: jd_2010-2011 V2

10 DE FEVEREIRO DE 2011www.ocorreiodepombal.net ENSINO 27

Visão da PazEra uma vez uma pomba branca que sobrevoava livre e

alegremente o azul e cristalino céu. Mas… de repente uma onda de tristeza invadiu-lhe a alma e o coração, ao assis-tir ao filme de terror que era vivido e sentido mesmo sob o seu macio dorso. A ganância gritava mais alto entre os homens e o desejo de ter algo para preencher apenas um canto do estômago, nunca era saciado. As pessoas enga-navam-se mutuamente. A pobreza era como uma seta que não falhava um único alvo. As pessoas viviam como prisio-neiros bem apertados e estrangulados nas mãos da guerra. Eram escravos. Escravos de si próprios e da sociedade. A pomba não reparava agora só nas pessoas, mas também

Alunos e professoras a contas com a justiça…

no próprio mundo, no ambiente que fora levado a um estado de degradação e poluição deploráveis e inacreditáveis.

Durante o seu atordoado voo, a pomba fechou os olhos por uns momentos e o que é que sonhou?

Viu-se, na sua forte imaginação, a sobrevoar não este medonho e tristonho mundo, mas sim um mundo reple-to de cores, de alegria, de justiça, de compreensão, de amizade, de amor…

Um mundo em que a cada esquina nascesse um sor-riso num rosto, um brilho nuns olhos.

Um mundo onde o verde reinasse e a bondade inci-disse em cada alma, como o Sol incide na Terra.

Um mundo repleto de amizade e de partilha.Um mundo onde a grande bênção da vida é ter um

sonho para realizar. Um mundo de mãos dadas, escuros e claros, altos e

baixos, gordos e magros, velhos e novos, todos diferen-tes, mas unidos para tudo.

Um mundo com PAZ. Abriu os olhos e apercebeu-se de que talvez esse

mundo fosse demasiado perfeito para poder existir, tal-vez os defeitos de cada ser humano fossem demasiado gritantes para poderem superar as qualidades, talvez o mundo não fosse um conto de fadas… No entanto, estava consciente de que o futuro somos nós que o construímos e se todas essas construções fossem ver-dadeiras, honestas e coesas haveria PAZ no mundo.

Carolina Marques da Costa 9ºB

Público invulgar, numa situação ímpar: alunos do nono A e C foram actores e trajaram as vestes da justiça.

Pelas 9 horas do dia 7 de Janeiro de 2011, reinava grande azáfama à porta do Tribunal de Pombal. Os alu-nos do nono ano da E.B. I. Gualdim Pais esperavam fi-nalmente poder entrar numa sala de audiências e aí de-fender a sua causa.

Esta iniciativa partiu das professoras Laura Fernan-des e Lília Querido tendo em conta os conteúdos leccio-nados em Língua Portuguesa, Francês, Área de Projec-to e Formação Cívica bem como as metas definidas no Projecto educativo do Agrupamento. A educação para o saber ser/saber estar, a construção da identidade o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos o co-nhecimento de regras e sua aceitação para que como cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres possam agir e viver em sociedade, o conhecimento do mundo do trabalho e das profissões bem como o conhecimento que estas docentes tinham dos interesses destes alunos levaram-nas a estabelecer contactos e proporcionarem assim uma manhã de aulas diferente, não na escola mas numa sala de audiências.

Os alunos tinham como ponto de partida a dramati-zação de um conto «A justiça por um conto», de Nelson Fernandes, inserido no livro A contos com a justiça, que inclui contos escritos apenas por juízes. Vestidos a rigor e distribuídos os papeis, lá no centro os juízes e dos la-dos os procuradores e os advogados, foi ver os nossos alunos a desempenharem com todo o afinco e destreza as respectivas funções, sem esquecer aqueles que, como testemunhas de defesa ou de acusação, tentaram con-vencer os juízes sobre a culpabilidade ou inocência do arguido que, pasme-se, era acusado por um seu vizinho de o ter burlado, ficando-lhe com o seu burro em troca de um conto, não de reis e sim apenas de histórias.

Foi uma experiência inesquecível, que certamente fi-cará na lembrança de todos aqueles que contribuíram para a sua concretização, dando-se aqui nota da dispo-nibilidade manifestada, no âmbito da abertura dos tri-bunais à comunidade, pelas entidades que tão bem sou-beram receber este público ímpar e tão interessado em conhecer os meandros da justiça, respectivamente, Dr. Nelson Fernandes, Juiz Presidente do Círculo de Pom-bal, Dr. Denis Cruz, Procurador da República, e Dr. Arlin-do Carolino, Representante da Ordem dos Advogados.

Laura Fernandes

A nossa história interessa-nos… Por: Paulo Jorge Peres da Silva

Page 10: jd_2010-2011 V2

14 DE ABRIL DE 2011www.ocorreiodepombal.net24 ENSINO

Gota a gota… aÁgua se esgota!

No âmbito do Projecto Eco-Escolas, os alunos do 1º Ci-clo da Escola Gualdim Pais comemoraram o Dia Mundial da Água com a realização de actividades pedagógicas, cujas dinamizadoras de turma foram as professoras Ana Estanislau, Ana Estrela, Filipa Mendes, Isabel Correia, Lectícia Pinto, Maria de Lurdes Moderno e Maria Olím-pia Ferreira.

No bloco C, na sala C02, viram filmes didácticos sobre a água, com o intuito de informar, sensibilizar e alterar hábitos para promover o uso racional da água e apren-deram uma canção alusiva ao tema.

Articulando o currículo do 1º Ciclo com as Ciências Experimentais, os alunos das sete turmas da escola re-alizaram duas experiências, “Fogo-de-artifício” e “Cor-rentes quentes e frias”, com a preciosa colaboração da professora das actividades de enriquecimento curricular Rita Gaspar.

Os alunos realizaram estas actividades para reconhe-cerem a importância da água como um bem indispen-sável à vida, sensibilizar para o uso racional da mesma, para cuidar da sua qualidade não a poluindo, respon-sabilizando todas as pessoas pela adopção e aplicação de comportamentos correctos, pois é um “bem que se esgota gota…a gota”, como se pode ler numa das mensa-gens escritas pelos alunos na “Gualdina”, a gota de água mensageira da Escola Básica Gualdim Pais!

Foi um dia diferente que proporcionou aprendizagens significativas em diferentes áreas curriculares e ao nível da formação pessoal, cívica e ambiental de cada um!

Os alunos da turma E (3º e 4º anos)A professora Filipa Toco Mendes

Encontro com a Escritora Lurdes Breda

No âmbito da Comemoração do Dia do Livro Infantil, o Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Pombal e a Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais promoveram, no dia 1 de Abril de 2011, um Encontro com a Escritora Lurdes Breda. Neste encontro estiveram presentes os alunos com Ne-cessidades Educativas Especiais da escola sede (Biblio-teca da Escola Sede) e os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Pólo Escolar da Fonte Nova (Biblioteca do Pólo Escolar)

Os alunos com Necessidades Educativas Especiais exploraram conjuntamente com a escritora o seu livro “O Piolho Zarolho e o Arco-íris da Amizade”, uma obra inclusiva, escrita com símbolos. Estes mesmos alunos fi-zeram questão de partilhar com a escritora os trabalhos de ilustração criativa, criados por si, a partir da leitura desta e de outras obras da autora.

Por sua vez, os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Pólo Escolar da Fonte Nova fizeram a exploração da obra inclusiva “O Piolho Zarolho e o Arco-íris da Amizade” e de outras obras da autora, nomeadamente, “ A Nuvenzi-nha Cor-de-Farinha”, “O Duende Barnabé e as Cores Má-gicas”, “O Alfabeto Trapalhão” e “O Rap do Mar”.

Esta foi uma iniciativa elaborada a pensar em todas as crianças, procurando incutir-lhes, desde cedo, os há-bitos de leitura.

A Biblioteca e o CRTIC de Pombal

Demonstração de Judo Fórum das Bibliotecas

Escolares

No dia 19 de Março, dia do Pai, o Grupo Equipa de Judo da Escola, a convite das professoras Zulmira Aires e Claudina Pires, representou o Agrupamento de Esco-la Gualdim Pais no Fórum das Bibliotecas Escolares, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, realizando uma demonstração das habilidades que os alunos têm aprendido nos treinos de judo.

Nesta demonstração participaram oito alunos da es-cola, sendo que alguns pertencem simultaneamente ao Grupo Equipa e ao Judo Clube de Pombal.

Hugo Ângelo e Paulo Braga, Março de 2011

A Aprendizagem da Jardinagem

Na E.B.I. Gualdim Pais os alunos do C.E.F. (Curso de Educação e Formação) de Jardinagem e Manutenção de Jardins e Relvados falam da sua experiência enriquece-dora, num curso promissor e com boas perspectivas de emprego.

“Iniciámos o ano lectivo apreensivos porque desconhecíamos a realidade deste curso de educação e formação que nos proporciona, por um lado, uma apren-dizagem profissional numa área com boas perspectivas de empregabilidade e por outro lado, permite-nos obter a escolaridade obrigatória sem fechar as portas quer aos cursos profissionais do ensino secundário quer ao res-tante ensino regular.” – Afirmaram os alunos da escola quando questionados acerca do que esperavam deste curso.

“Na nossa opinião, esta dupla certificação cons-titui a grande mais-valia deste tipo de cursos que pode ser de um ou dois anos. A par da obtenção do 9º ano, ficamos igualmente com uma certificação profissional numa determinada área, reconhecida onde quer que es-tejamos. Na nossa escola não existe apenas este curso de Jardinagem e Manutenção de Jardins e Relvados, há também outro de Serviço de Mesa – outra área caren-ciada no mercado de trabalho. Isto quer dizer que após a conclusão deste curso, teremos muito boas possibili-dades de arranjar trabalho nestas áreas específicas. Na nossa opinião, dever-se-ia abrir o leque de ofertas de cur-sos deste género.” – acrescentaram ainda.

Sergio Leite

Sara Rocha -Directora da Escola em destaque…

Qual é o seu nome completo?Sara Maria Baptista da Rocha.Que idade tem? Tenho 40 anos.O cargo de directora foi a concretização de um sonho?Não era um sonho…aconteceu, foi feito um determi-nado percurso que me levou a este cargo. Nunca ima-ginei. Onde é que tirou o seu curso? Qual é a sua formação?Tirei o meu curso na Arca, Escola de Tecnologias de Coimbra. A minha formação é de Pintura, vertente de Design Gráfico.Gosta do que faz?Gosto muito do que faço.Exerceu esta função, a de Directora, noutras escolas?Não, o meu primeiro ano nesta escola foi como estagiá-ria, depois exerci vários cargos, nomeadamente como Directora de Turma, Coordenadora de Departamento, Presidente do Conselho Pedagógico, entre outros… até que cheguei aqui.Enquanto foi professora quais as dificuldades com que se deparou, no que diz respeito à indisciplina dentro e fora da sala de aula?Há oito anos atrás as situações de indisciplina na sala de aula eram pontuais, existia um bom ambiente de trabalho e de empenho por parte dos alunos. Não sente saudades de voltar a uma sala de aula, de ensinar os alunos e de acompanhar a evolução nas suas aprendizagens?Sim, por vezes sinto muitas saudades. Saudade de po-der realizar trabalhos com os alunos, (o sorriso e o brilho nos olhos traduziram esse sentimento).Parece-lhe que a escola de hoje é idêntica à escola dos seus tempos de estudante?Não, a relação professor aluno actualmente é uma re-lação mais aberta, de maior à vontade e proximidade, o que por vezes leva a alguns abusos por parte dos alunos.Nos últimos anos os professores têm sido muito mal-tratados pela sociedade em geral. Enquanto professo-ra o que pensa desse assunto?Considero que a comunicação social nem sempre é justa, pois desconhece o real trabalho realizado pelos docentes e pelas escolas, desvalorizando os professo-res.Aconselha-nos a seguir a profissão de Professor?Não, tendo em conta as perspectivas de trabalho que são cada vez menos animadoras.Quais as actividades previstas para este ano?Nada previsto, a não ser a festa de final de ano que ainda não sabemos bem o que vamos fazer, mas não vai ser nenhuma feira medieval, vai ser algo diferen-te.A nossa escola vai unir-se a algum agrupamento ou escola?Não sabemos, não temos nenhuma informação dispo-nível, nem sabemos se nos vamos agrupar.Qual a sua opinião sobre os testes intermédios já rea-lizados e que vão ser realizados pelo 8º e 9º anos?Considero-os como um instrumento de aferição de co-nhecimentos bastante útil, e poderá servir para ajudar os alunos a reflectirem sobre o seu desempenho. Considera-os como uma simulação e uma preparação para os exames nacionais?Sim. Todo o rigor que é imposto, o facto de estarem dois professores vigilantes, o facto dos alunos faze-rem provas iguais, o ambiente criado tudo é seme-lhante aos exames nacionais.

Page 11: jd_2010-2011 V2

14 DE ABRIL DE 2011www.ocorreiodepombal.net ENSINO 25

Jovens Empreendedores da EBI Gualdim Pais

mostram o que valem…

No passado dia 4 de Abril, os alunos do 8.º B e 9.º B da EBI Gualdim Pais, participaram na actividade – Em-preendedor Por Um Dia Intercultural –, no Jardim do Cardal, em Pombal.

Esta actividade foi dinamizada na disciplina de Área de Projecto e teve uma grande aceitação por parte dos alunos e da população que com eles colaborou. Desde a venda de bolos, pulseiras, jogos, medição da tensão arterial e índice de massa corporal (negócios pensados e dinamizados pelos alunos) … foi um sucesso!

As aprendizagens na área do empreendedorismo, adquiridas nas sessões realizadas na nossa escola, por formadores da GestEntrepreneur, foram postas em prá-tica pelos alunos e, pelos resultados obtidos e pelo em-penhamento de todos, podemos dizer que estes jovens empreendedores estiveram bem e por isso estão de pa-rabéns. Aproveitamos para agradecer o apoio prestado pela Câmara Municipal de Pombal pois, só assim, foi possível a realização desta actividade.

Por: Carlos Santos

Prémio Fundação Ilídio Pinho – “Ciência na Escola”

Biomonitorização do rio Arunca

No âmbito da 9ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho - “Ciência na Escola”, a Direcção Regional de Educação do Centro promoveu, no passado dia 28 de Fevereiro, uma cerimónia de entrega dos prémios de participação aos projectos da região Centro que foram admitidos à 2ª fase do concurso.

A sessão, que teve lugar no auditório da DREC pre-miou projectos dedicados ao tema ‘Biologia/Ciências da Terra e da Vida’, desenvolvidos por alunos e professores do pré-escolar ao ensino secundário.

A cerimónia contou com a presença do Eng. Ilídio Pinho, presidente da Fundação Ilídio Pinho, Dra. Hele-na Libório, Directora Regional de Educação do Centro, Dr. José Manuel Espírito Santo, administrador do BES, directores de escolas e professores coordenadores dos projectos seleccionados.

Criado em 2002 com o objectivo de estimular o in-teresse dos alunos pelas ciências, o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” resulta de um protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo.

A concurso no 3º escalão (escolas do 2º e 3º ciclo) o projecto “Biomonitorização do rio Arunca”, desenvolvido na nossa escola no âmbito da Sala+ de Ciências Experi-mentais recebeu um prémio de 500€, destinado ao seu desenvolvimento, assegurando assim a sua passagem à fase de implementação.

Prof.: Vasco Faria

As “Histórias dos Avós” na Biblioteca da Gualdim Pais

Inserida no Projecto Curricular de Turma e no âmbito das prioridades do Projecto Educativo do Agrupamento, com vista a uma maior aproximação Escola-Família, no dia 16 de Março de 2011, pelas 12.35 horas a turma A do 6º ano foi à Biblioteca Escolar para ouvir as histórias que o avô da aluna Ana Neves preparou para lhes contar. Esse momento foi muito emocionante tanto para o avô como para todos os presentes.

À medida que ia contando as histórias, iam apare-cendo as fotografias que testemunhavam os momentos vividos durante a Guerra Colonial em Angola.

Para terminar em beleza, o 6ºA apresentou algumas quadras por eles elaboradas e dedicadas ao avô presente e a todos os avós. Depois deste momento, o avô decla-rou: - “Gostei muito de vos contar as minhas histórias e de vos conhecer!”

Na opinião dos alunos este foi um momento interes-sante, de partilha de experiências, comovente e onde aprenderam que a liberdade e a paz são dois bens a pre-servar.

Esta actividade, promovida pelos professores Paulo Braga e Ana Paula Alves teve a colaboração da professo-ra Lídia Silva. De realçar a preparação e a apresentação em PowerPoint destes episódios, por parte da aluna Ana Neves e, neta do senhor Gante.

Alunos do 6ºA

Visita do Bispo de Leiria-Fátima ao jardim de infância

de CarnideNo passado dia 4 de Março, esteve no nosso Jardim de

Infância o Sr Bispo D. António Marto.

“... Visitou as salas e deu beijinhos aos meninos...Cha-mou-nos de meus caros amiguinhos e amiguinhas. Falou com os meninos, foi muito simpático! ...

… Depois, demos-lhe uma dezena… que serve para re-zar, fizemo-la na escola com caixinhas dos ovos kinder...

… Cada caixinha tinha uma mensagem dos meninos do Jardim de Infância de Carnide sobre a Paz... ELE gos-tou muito!”

Os Meninos do Jardim de Infância de Carnide

Corta-MatoNacional Escolar

No dia 12 de Março de 2011 realizou-se o Corta-Mato Nacional Escolar, em Vila Nova da Barquinha (Santa-rém). Este evento considerado um grande momento desportivo, assume-se como um momento de convívio entre alunos de todos os pontos do país, contou com a participação de cerca de 1500 alunos, nos escalões de iniciados e juvenis.

A nossa escola foi representada pela aluna Inês San-tos (9.ºC), no escalão de iniciadas femininas. A Inês fi-cou classificada em 14.º lugar, entre 275 atletas. Estan-do de parabéns pela sua excelente participação.

Professora Marta Freire

Page 12: jd_2010-2011 V2

19 DE MAIO DE 2011www.ocorreiodepombal.net20 ENSINO

O segredo … Saber Escutar.

Dormir entre Livros - 2ª Edição

Pelo segundo ano consecutivo o ATL 2º e 3º Ciclo integrado na Escola EBI Gualdim Pais pertencente à Caritas Diocesana de Coimbra dinamizou a actividade, 2ºedição “Dormir entre Livros” ou seja, dormir na Biblio-teca da Escola Gualdim Pais, do dia 1 para o dia 2 Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, onde participaram cinquenta alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo e a qual teve a colaboração das Coordenadoras da Biblioteca da Escola, Professora Zulmira Aires e Claudina Pires não podendo esquecer a ajuda proporcionada pela funcionária da Es-cola Cândida Neves.

A fim de incentivar as crianças a ler, as Monitoras do Centro de ATL em conjunto com as Professoras propor-cionaram momentos extraordinários onde foi explorado o livro “Animais Fantásticos” do autor José Jorge Letria.

A noite foi animada à volta de livros, com várias acti-vidades, de manhã após o pequeno-almoço os alunos ti-veram a oportunidade de colocar em prática vários jogos dinamizados pelo Professor Paulo Braga.

Aqui ficou uma pequena amostra da 2ºedição “Dor-mir entre Livros”, pois apesar de estar escrito, o que fica na memória são os bons momentos partilhados em conjunto.

ATL 2º e 3º Ciclo

No dia vinte e sete de Abril às quinze horas, no Te-atro-cine, os alunos do segundo ciclo da Escola Gual-dim Pais assistiram a um concerto pela Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, composta por trinta instrumentistas e dirigida pelo maestro francês Jean Sébastien Béreau. Escutaram-se obras de Mozart e de três compositores do séc. XX, dois franceses, Arthur Honneger e Francis Poulenc, e um russo, Serguei Pro-cofiev, de quem foi interpretada a peça Pedro e o Lobo, com história narrada pelo actor de teatro, cinema e tele-visão, Pedro Giestas. O público gostou da orquestra e, a medir pelos aplausos, a peça mais apreciada foi Pedro e o Lobo. A orquestra também gostou do público e o ma-estro mostrou muita satisfação pela sua atitude amena e concentrada. É que isto da música tem um segredo, um que o público conhecia: saber escutar.

Foi pelo quarto ano consecutivo que o grupo de Edu-cação Musical da Escola Gualdim Pais, proporcionou aos seus alunos o contacto ao vivo com a interpretação de peças dos repertórios erudito e ligeiro, por um agrupa-mento instrumental com a dimensão da orquestra. Este concerto não teria sido possível sem o especial apoio da Junta de Freguesia de Pombal e também da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal, da Nemoto Portugal Química Fina e da Magal Sistemas de Bombeamento, que revelam assim o seu empenho na promoção de acti-vidades para enriquecimento dos jovens e na criação de públicos para eventos culturais diversificados.

Prof. António Domingues

Era uma vez, uma história por mês… em Santiago de Litém

“Era uma vez, uma história por mês…” é uma activi-dade dirigida a crianças do 1ºCiclo, do Pré-Escolar e às famílias.

As crianças que desde cedo têm contacto mais próxi-mo com a literatura apresentarão melhor conhecimento do mundo e de si mesma, pois é através das histórias que a criança terá privilégio em desenvolver o seu po-tencial intelectual e cognitivo, ampliando, ao mesmo tempo, a sua visão das regras e a cultura da sociedade em que está inserida.

Desde o ano lectivo anterior que as turmas da Escola E.B.1 Santiago de Litém vem participando nas activida-des dinamizadas pela Carina Nunes e Mabilde Gameiro na Casa da Cultura.

Esta iniciativa tem contado com a participação das turmas, onde estas têm tido oportunidade de ouvir his-tórias, ler histórias, serem artistas, pintores e até acto-res com o recente Teatro de Fantoches dinamizado pela turma do 4ºano.

A leitura de histórias é um momento em que a crian-ça tem uma excelente oportunidade de desenvolver ca-pacidades, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, o contacto e o conhecimento de obras de autores portugueses e estrangeiros.

Amadurecem também algumas capacidades de socia-lização, por meio da interacção e da utilização e experi-mentação de regras e papéis sociais.

A participação das famílias é um aspecto de extre-ma importância, uma vez que são momentos de união familiar que reforçam laços de afecto num local onde a literatura está presente.

Isabel Neto

Informações Programa Max, o Empreendedog - Objectivos e Feira do Empreendedor Júnior

No ano lectivo de 2010/2011, sete turmas do Primei-ro Ciclo do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais (jun-tamente com 10 turmas do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal e Guia) envolveram-se no Projecto Max, o Empreendedog nas Terras de Sicó. Este progra-ma tem como principal objectivo consciencializar os alunos e restante comunidade educativa para a impor-tância e benefícios de uma atitude mais empreendedo-ra e para a correcta gestão dos resíduos sólidos.

Como finalidades mais específicas, podemos referir: o reconhecimento de aspectos fundamentais para a in-tegração dos benefícios do Empreendedorismo (Carac-terísticas do Empreendedor, Alfabetização Financeira, a Inovação no Mundo Actual; o Mundo do Trabalho, Responsabilidade Social e Ambiental); o planeamento e realização de um Projecto/Negócio; o reconhecimento da necessidade de cuidar o nosso Planeta.

A Feira do Empreendedor Júnior é um evento de encerramento do Programa Max, o Empreendedog nas Terras de Sicó! Nesta Feira, os pequenos Empreende-dores poderão mostrar e continuar os seus Projectos e Negócios aos visitantes e convidados. Assim, é neste momento que os alunos, professores, turmas e Escolas verão reconhecida a sua capacidade empreendedora.

Esta Feira, para o Primeiro Ciclo das Escolas de Pom-bal, realizar-se-á no dia 18 de Junho, no Jardim do Car-dal.

Estão todos convidados!

Margarida Cardoso Max, O Empreendedog

Empreendedorismo destinado às crianças

Comemoração do Dia Mundial da Saúde

No passado dia 7 de Abril, a equipa do Projecto Edu-cação para a Saúde e Educação Sexual, a turma A do 9ºano conjuntamente com a directora de turma, Laura Fernandes e professora de Educação Física, Marta Frei-re comemoraram, dinamizando várias actividades, na nossa escola, o Dia Mundial da Saúde.

Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs como tema - «Resistência aos anti-microbianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã», pelo que a equipa PES solicitou às enfermeiras do Centro de Saúde de Pombal que preparassem uma palestra sobre vacinação e antibióticos, dirigida a todos os alunos do 6ºano. Os alunos do 7º ano assistiram a uma pequena formação sobre educação sexual, intitulada de «Afec-tos» a cargo do Dr. Fernando Santos, da Caritas de Coimbra.

Como a SAÚDE está associada à prática de activi-dade física, também esteve disponível para todos os alunos uma sessão de aeróbica, no ginásio da escola, à qual aderiram com bastante entusiasmo muitos alu-nos e professores. Após este momento, foi necessário recuperar forças e vontade para regressar às salas de aula e estudar pelo que, no bar da escola, os alunos do 9º A orientados pela directora de turma serviram de-liciosos batidos, sumos naturais de diferentes sabores bem como tostas e sandes muito apetitosas. Como não houve interrupção das actividades lectivas valeu a dis-ponibilidade, empenho e vontade de todos aqueles que colaboraram nesta actividade.

Equipa PES e Laura Fernandes

O segredo … Saber Escutar.

No dia vinte e sete de Abril às quinze horas, no Te-atro-cine, os alunos do segundo ciclo da Escola Gual-dim Pais assistiram a um concerto pela Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, composta por trinta instrumentistas e dirigida pelo maestro francês Jean Sébastien Béreau. Escutaram-se obras de Mozart e de três compositores do séc. XX, dois franceses, Arthur Honneger e Francis Poulenc, e um russo, Serguei Pro-cofiev, de quem foi interpretada a peça Pedro e o Lobo, com história narrada pelo actor de teatro, cinema e tele-visão, Pedro Giestas. O público gostou da orquestra e, a medir pelos aplausos, a peça mais apreciada foi Pedro e o Lobo. A orquestra também gostou do público e o ma-estro mostrou muita satisfação pela sua atitude amena e concentrada. É que isto da música tem um segredo, um que o público conhecia: saber escutar.

Foi pelo quarto ano consecutivo que o grupo de Edu-cação Musical da Escola Gualdim Pais, proporcionou aos seus alunos o contacto ao vivo com a interpretação de peças dos repertórios erudito e ligeiro, por um agrupa-mento instrumental com a dimensão da orquestra. Este concerto não teria sido possível sem o especial apoio da Junta de Freguesia de Pombal e também da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal, da Nemoto Portugal Química Fina e da Magal Sistemas de Bombeamento, que revelam assim o seu empenho na promoção de acti-vidades para enriquecimento dos jovens e na criação de públicos para eventos culturais diversificados.

Prof. António Domingues

Page 13: jd_2010-2011 V2

19 DE MAIO DE 2011www.ocorreiodepombal.net ENSINO 21

Desporto EscolarTénis de mesa

No dia 6 de Abril decorreram na Escola Secundária da Batalha as finais distritais de Ténis de Mesa, indivi-duais e por equipas, dos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, de ambos os sexos.

Na competição masculina do escalão de Infantis par-ticiparam 16 alunos representantes de várias escolas do distrito, tendo a Escola Gualdim Pais alcançado a 7ª, 12ª, 13ª e 15ª posições, respectivamente, através dos alunos Samuel Silva (6ºB), André Mendes (6ºB), Rafael Jerónimo (5ºC) e João Sacramento (6ºB).

Na competição por equipas, disputada por 4 escolas, competiram os alunos Samuel Silva (6ºB), André Men-des (6ºB) e João Jerónimo (7ºC) da Gualdim Pais, tendo alcançado um 2º lugar final na classificação geral, por desempate através de “set avarage”, após muitas parti-das disputa-das.

Quanto ao sector femi-nino, a aluna Isabel Cra-vo (7ºC) da Escola Gual-dim Pais e a aluna An-dreia Amado da Escola da Guia, por se-rem as úni-cas representantes do escalão de Infantis, tiveram de integrar o escalão imediatamente acima, o de Iniciadas, num quadro competitivo de 9 jogadoras. Após os derra-deiros jogos, a Isabel Cravo obteve o 5º lugar da classi-ficação geral.

Finalmente, na prova de Iniciados, disputada com um quadro de 16 jogadores, dos quais 2 da Escola Gual-dim Pais, os alunos Alexandre Mendes (9ºB) e Pedro Neves (9ºB) tiveram sortes diferentes. O primeiro alcan-çou um 7º lugar final, enquanto o segundo obteve a 14ª posição geral.

Saliente-se também o papel importante que alguns alunos da Gualdim Pais desempenharam como árbitros.

Prof. Paulo Braga e Pedro Neves 9ºB

VI Sarau Cultural - 2011

O Agrupamento de Escolas Gualdim Pais realizou, mais uma vez, no passado dia 8 de Abril, pelas 21 horas, no Teatro - Cine de Pombal o VI Sarau Cultural, como forma de encerramento do 2.º período.

O espectáculo contou com a representação de diver-sas dramatizações, canções, declamação de poemas, en-tre outras actividades, todas no âmbito do tema: “Ano Internacional das Florestas”. A apresentação deste Se-rão Cultural esteve a cargo das professoras Magda Car-valho e Susana Rosário que intercalaram as actividades com boa disposição, simpatia e alguma animação impro-visada à mistura.

Mais uma vez, este serão cultural teve a participação de alunos e professores, desde os educadores de infân-cia, 1.º e 2.º ciclos, até ao 3.º ciclo, que colaboraram nes-te evento com apresentação de actividades no próprio espectáculo, havendo a salientar o grupo dos educado-res de infância, um grupo do 1.º ciclo da Escola da Fonte Nova e do Escoural, sendo as restantes da escola sede. É de referir que devido à grande afluência de inscrições, abrangendo praticamente todas as turmas de 2.º e 3.º ciclos, houve necessidade de seleccionar algumas activi-dades, participando apenas aquelas que correspondiam aos critérios de selecção anteriormente divulgados, ten-do como base sobretudo a afinidade com o tema deste Sarau. Ainda assim, o espectáculo teve 14 apresenta-ções, envolvendo cerca de 175 crianças, 20 educadores de infância e 20 professores.

À semelhança do último espectáculo dinamizado por este Agrupamento no final do 1.º período, este também foi organizado pela Equipa de Eventos (dinamizadores): Otília Diogo, Ana Rita Silva, Cláudia Gomes e Nuno Bri-to, com o apoio dos docentes Isabel Marques, Armando Coelho, Isabel Dias e Sandra Neves do C. O. J. e A.T.L.

Nuno Brito

Escola Gualdim Pais “adopta” troço do rio Arunca

Projecto RIOS

O Projecto RIOS é um projecto de Educação Ambiental, transposto de uma parceria com a Catalunha e Galiza e adaptado à realidade da rede hidrográfica portuguesa. Este projecto propõe-se a contribuir para a promoção do ensino experimental das ciências, através de actividades de trabalho de campo e da apresentação de projectos de intervenção para a adopção de troços de rio promovendo boas práticas para o ordenamento do território, de acordo com os princípios da “Agenda 21 Local” e da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Actualmente em Portugal o projecto RIOS envolve mais de 10.000 pessoas, com 211 grupos formados e 77 municípios comprometidos.

A proposta de trabalho do Projecto Rios baseia-se na monitorização, inspecção, das condições geográficas e ecológicas dos rios, realizada por grupos locais organizados, de vigilância e protecção do sector do curso de água que seleccionaram, utilizando uma metodologia de observação, ao mesmo tempo rigorosa e simples, estandardizada e de fácil aplicação e desenvolvimento.

O grupo de monitorização da Escola Gualdim Pais é constituído no presente ano lectivo por 15 alunos, orientados por dois professores, desenvolvendo-se no âmbito da Sala+ de Ciências Experimentais. A implementação do projecto aplicado ao rio Arunca tem como parceiros o Município de Pombal, através do Pelouro do Ambiente, na pessoa da Dra. Paula Silva, Vereadora do Ambiente, e da Junta de Freguesia de Pombal, na pessoa do seu Presidente, Sr. Nascimento Lopes.

O troço do rio Arunca adoptado é o que vai da ponte rodoviária junto à piscina, até ao açude de Flandes, numa extensão de 810m. Este ano lectivo já decorreram duas saídas de campo, a 3 de Novembro e 2 de Março, nas quais foi feita o reconhecimento do troço de rio; a selecção dos pontos de amostragem para medição de nitritos, nitratos, Ph, temperatura e velocidade do caudal assim como o levantamento da fauna, flora, problemas ambientais e a implementação de possíveis planos de melhoria.

Este é um projecto que ainda agora dá os primeiros passos no “nosso” rio, mas fazemos votos para que outros grupos (escolas, escuteiros, empresas, O.N.G., associações, famílias, amigos…) possam também vir a aderir ao Projecto RIOS, aumentando assim o número de troços adoptados.

Prof. Vasco Faria

Gualdim Pais nas Finais Nacionais do Mega Sprinter e Mega Salto

Nos dias 1 e 2 de Abril, no complexo desportivo de Vendas No-vas, depois do apuramento regional rea-lizado em Lei-ria, as alunas Carolina Ri-beiro (5ºC), Isabel Cravo (7ºC) e Palmira Fragoso (9ºB) acompa-nhadas pelo professor Hugo Ângelo integraram a co-mitiva que representou a Equipa de Apoio às Escolas de Leiria nas Finais Nacionais de Atletismo, no âmbito do Desporto Escolar.

A aluna Carolina Ribeiro participou na prova de ve-

locidade de 40 me-tros (Mega Sprin-ter), no escalão de Infantis A, tendo ficado em segundo lugar na sua elimi-natória passando para a meia - final onde obteve o sexto tempo (6:67). Também na prova de velocidade de 40 metros (Mega Sprinter) a aluna Palmira Fragoso participou no escalão de Juvenis fican-do em quinto lugar da sua eliminatória.

Na prova de salto em comprimento (Mega Salto) a escola esteve representada pela aluna Isabel Cravo no escalão de Infantis B, que com o seu salto de 4,20 mts, se classificou no décimo primeiro lugar nacional.

Prof. Hugo Ângelo

Page 14: jd_2010-2011 V2

16 DE JUNHO DE 2011www.ocorreiodepombal.net18 ENSINO

Passeio de BTT do 5.ºD

Os alunos do 5.ºD, o grupo disciplinar de Educação Física e os professores da turma Ana Silva e Vasco Faria, realizaram um passeio de BTT, no passado dia 4 de Maio, pela zona da Charneca e Crespos.

Durante o percurso de 20 Km, os alunos tiveram oportunidade de conhecer alguns aspectos característicos da Floresta Portuguesa; contactar com o espaço natural envolvente à Escola; praticar exercício físico e fortalecer as relações entre professores e alunos fora do contexto de sala de aula.

Apesar de se pedalar por caminhos, trilhos florestais e agrícolas em terrenos de declive pouco acentuado, o ritmo imposto pelo pelotão foi intenso, com uma média de 10 Km/h, o que obrigou a retemperar forças com um pequeno lanche e reabastecer de água nas fontes da Saúde e da Charneca.

O 5.ºD agradece toda a colaboração dispensada pelo grupo de Educação Física, sem o qual não teria sido pos-sível desfrutar desta actividade.

Os alunos do 5.º D, com a colaboração dos professores Ana Silva, Cláudia Marques, Pedro Joel e Vasco Faria.

carl

oss

an

tos5

22@

gm

ail

.co

m

Grupo Disciplinar de Ciências Físico-Químicas

Departamento de Matemática e Ciências ExperimentaisEBI Gualdim Pais | Pombal | 2011

À semelhança do ano anterior o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais de Pombal participou no Projec-to Escola Electrão e recolheu 1300 kg de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Apesar de não termos atingimos a média dos 4 kg por aluno, que é a meta da União Europeia para cada habitante por ano, consegui-mos duplicar a nossa recolha, o que indica que estamos no bom caminho.

A recolha abrangeu aspiradores, ferros de engomar, equipamentos informáticos, televisores, rádios, etc., equipamentos cuja duração de vida terminou e tendo, por isso, passado à situação de resíduos eléctricos e elec-trónicos.

É importante percebermos que os Resíduos de Equi-pamentos Eléctricos e Electrónicos, devem ser deposita-dos em locais apropriados, como o Ponto Electrão, para que possam ser correctamente encaminhados para tra-tamento, valorização e reciclagem.

Aproveitamos para, mais uma vez, agradecer a par-ticipação de toda a comunidade escolar neste projecto e fazemos votos para que a preservação da Terra e a melhoria do ambiente global continuem a ser uma pre-ocupação de todos.

Professores Responsáveis:Anabela Santos

Empreendedorismo da EBI Gualdim Pais foi

o grande vencedor

No passado dia 28 de Maio, realizou-se no auditório da Bi-blioteca Munici-pal de Pombal, a apresentação dos projectos dos alunos das escolas do con-celho de Pom-bal do concurso de ideias – Ges-tão de Resíduos e Empreende-dorismo nas Escolas.

A EBI Gualdim Pais participou com dois projectos de grande qualidade – Eco-Descontos e Sapatos em 2.º pé - e um deles foi escolhido pelo júri, premiando assim, o trabalho destas alunas.

As vencedoras apresentaram a concurso a ideia de uma empresa de reutili-zação de calçado que intitula-ram de “Sapatos em 2.º Pé”.

As actividades de formação dos alunos do 8.º B da EBI Gualdim Pais foram dinamizadas pelos formadores da GestEntrepreneur nas aulas de Área de Projecto, com a colaboração do docente Carlos Santos.

No próximo dia 9 de Junho irão defender o seu projec-to de empresa em Ansião, em representação do concelho de Pombal onde estarão também presentes os concelhos de Ansião, Alvaiázere, Condeixa e Penela.

Estão desde já de parabéns as alunas vencedoras, Ana Teixeira, Inês Santos e Rute Jordão.

Prof. Carlos Santos

Participação da Gualdim Pais nas competições

EQUAmat e MAISmat.

Ao longo do ano lectivo (de Setembro a Maio), os alunos do 2º e 3º ciclos participaram na sala + de Mate-mática, treinando para as competições do Pmate a rea-lizar na Universidade de Aveiro (EQUAmat do 3º ciclo e MAISmat do 2º ciclo).

Nos dias 9 e 10 de Maio, os nossos alunos, acompa-nhados dos professores dinamizadores dirigiram-se à cidade de Aveiro com o intuito de fazer o melhor que sabiam e de assegurar à escola um bom lugar na lista a nível nacional e distrital. Estiveram presentes muitos alunos, já que esta era uma competição que envolvia as escolas de todo o país. Os nossos alunos demonstraram vontade, vaidade e alegria em poder participar nesta ini-ciativa e representar a sua Escola.

Assim, em termos de colocação, a nossa escola obte-ve o 23ºlugar na competição EQUAmat, tendo participa-do 211 escolas nacionais, e ficou em 1º lugar entre as escolas do distrito de Leiria participantes.

No quadro que se segue figuram as três melhores prestações no 7º, 8º e 9ºanos.

A escola ficou em 84ºlugar na competição MAISmat, tendo participado 108 escolas nacionais.

No quadro que se segue figuram as três melhores equipas do 5º e 6ºanos:

Parabéns aos alunos que se dedicaram com gosto a esta actividade e enalteceram a escola com a sua pres-tação.

Luísa Neves

Ao longo do ano lectivo (de Setembro a Maio), os alunos do 2º e 3º ciclos

participaram na sala + de Matemática, treinando para as competições do Pmate a

realizar na Universidade de Aveiro (EQUAmat do 3º ciclo e MAISmat do 2º ciclo).

Nos dias 9 e 10 de Maio, os nossos alunos, acompanhados

dos professores dinamizadores dirigiram-se à cidade de Aveiro

com o intuito de fazer o melhor que sabiam e de assegurar à escola

um bom lugar na lista a nível nacional e distrital. Estiveram

presentes muitos alunos, já que esta era uma competição que

envolvia as escolas de todo o país. Os nossos alunos demonstraram

vontade, vaidade e alegria em poder participar nesta iniciativa e

representar a sua Escola.

Assim, em termos de colocação, a nossa escola obteve o 23ºlugar na

competição EQUAmat, tendo participado 211 escolas nacionais, e ficou em 1º lugar

entre as escolas do distrito de Leiria participantes.

No quadro que se segue figuram as três melhores prestações no 7º, 8º e 9ºanos.

7º ano – participaram 877 equipas Nº questões respondidas

correctamente de entre 20

Posição na

competição Equipa

1º lugar 17 68º João Jerónimo e Isabel Cravo

2º lugar 6 516º Ana Santos e Mª Teresa Paiva

3º lugar 4 627º Diogo Fernandes e Fábio Lopes

9º ano – participaram 802 equipas Nº questões respondidas

correctamente de entre 20

Posição na

competição Equipa

1º lugar 10 203º Inês Dias e Carolina Costa

2º lugar 10 206 Ana Amorim e Joana Bica

3º lugar 3 691º Ana Salomé e Joana Nogueira

8º ano – participaram 791 equipas Nº questões respondidas

correctamente de entre 20

Posição na

competição Equipa

1º lugar 18 45º Luís Fernandes e José Coelho

2º lugar 17 89º Maria Alfaiate e Neide Ramos

3º lugar 17 101º Alexandre Duarte e Damião Santos

No quadro que se segue figuram as três melhores equipas do 5º e 6ºanos:

5º ano e 6º ano – participaram 1266 equipas Nº questões respondidas

correctamente de entre 20

Posição na

competição Equipa

1º 16 179º Eduardo Batista e Catarina Gameiro

2º 16 202º Tânia Gameiro

3º 10 624º João Rodrigues e Hugo Pereira

http://pmate2.ua.pt/pmate/

Parabéns aos alunos que se dedicaram com gosto a esta actividade e enalteceram a escola com a sua prestação.

Luísa Neves

Alunos da Gualdim Pais em Madrid

Entre os dias vinte e seis e vinte e nove de Maio, oito alunos do Curso de Educação e Formação de Jardinagem e Espaços Verdes estiveram em Madrid acompanhados pelos professores Bruno Paixão, director de curso e professor de

Infra-estruturas básicas e paisagísticas e Hugo Ângelo, professor de Educação Física. Durante estes dias os alunos tiveram oportunidade de visitar vários jardins da capital do nosso país vizinho como os Jardins e Templo Debod, Parque do Retiro e Jardins da Casa do Campo, conhecer algum do património cultural de Madrid como o Palácio Real e a Catedral Almudena, bem como algumas infra-

estruturas desportivas integradas nos parques que visitaram e visita ao Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. Nesta visita de estudo foi possível ainda proporcionar aos alunos o seu baptismo de voo e uma passagem pelo parque de temático situado

nos arredores da capital espanhola.

Prof. Hugo Ângelo e Bruno Paixão

• •• • • ••• • •• • • •• •• •• • •••• • •• • • ••• •

• • ••• • • •• • •• •• • •• •• • • • •• ••• • • • •• •• • • •• • • • • • • • • • •• •• • ••• • • •• • • •• • • • • • ••• • • • •• • • •• •• • • • • • • •• • •• • • • • • •• •• •• • • • • • • •• •• • •• •• • • •• • •• • •••• • •• • • • • • • • • ••• •• •• • • • • • • • • •• • • •• •• • •• •• ••• •• •• • •• • • •• • ••• • ••• ••• ••• ••• • ••• ••• •• •• •• •• • •• ••• • ••• ••• •• •••• •• •• •• • • ••• • • • • • • • ••• • ••••• • •• • • • • • • •

• • • • •• •• • •• •• ••• •• • • • • • • •• •• • • • ••••• •• • • •• • •• •• ••• •• • •• •• • •• • •• • • •• ••• • •• • • • • • ••• • •• • • • • • • •• ••••• •• • • ••• •• •• •• •• •• • • • •• • ••• •• • • • • • ••• • • • •••• •••• • • ••• • • •• •••• •• •• ••• •• • • • •• •• • • • • ••• • •• • • •• • •• • •••• •• ••• •• •• ••• • •• • •• •• • •• • • • • •••• • • • •• ••• •• • • •• • •• • •••• • • •• ••• ••• •• ••• • •• • • ••• ••• • • •• •

• • •• ••• • • • • •• • • • • • • •• • •• •• • •• • • • • • •• • • • ••• • • • • •• • • • •• •• ••• •• •••• •• •• •• • • •• • •••• • •••• •• • •• • • ••• • ••• • •• • • ••• • • •• ••••• •• • •• •• ••••• •• • • • • • ••• • • • • • •• • • • • •• • ••• • •• • • • • • • • ••• • • ••• •• • • ••• • • ••••• • • • • • ••• • • • •• •• • • •••• • ••• •• • • •• •• • • •••• • • ••• • ••• •• • • ••• ••• • •• • • •••• • •• • • • • • • • • • • • • • • ••• • • • • • • •• • • • •• • • • • • ••• • • •••• • •••• • • • • • • •• • ••• • • •• •• • • • •• • ••• ••• •• • • • • •• ••

• • • •• •••• • • • •• • • • •• •• •• •• • • •• • ••• • •

• •• • • ••• • •• • • •• •• •• • •••• • •• • • ••• •

• • ••• • • •• • •• •• • •• •• • • • •• ••• • • • •• •• • • •• • • • • • • • • • •• •• • ••• • • •• • • •• • • • • • ••• • • • •• • • •• •• • • • • • • •• • •• • • • • • •• •• •• • • • • • • •• •• • •• •• • • •• • •• • •••• • •• • • • • • • • • ••• •• •• • • • • • • • • •• • • •• •• • •• •• ••• •• •• • •• • • •• • ••• • ••• ••• ••• ••• • ••• ••• •• •• •• •• • •• ••• • ••• ••• •• •••• •• •• •• • • ••• • • • • • • • ••• • ••••• • •• • • • • • • •

• • • • •• •• • •• •• ••• •• • • • • • • •• •• • • • ••••• •• • • •• • •• •• ••• •• • •• •• • •• • •• • • •• ••• • •• • • • • • ••• • •• • • • • • • •• ••••• •• • • ••• •• •• •• •• •• • • • •• • ••• •• • • • • • ••• • • • •••• •••• • • ••• • • •• •••• •• •• ••• •• • • • •• •• • • • • ••• • •• • • •• • •• • •••• •• ••• •• •• ••• • •• • •• •• • •• • • • • •••• • • • •• ••• •• • • •• • •• • •••• • • •• ••• ••• •• ••• • •• • • ••• ••• • • •• •

• • •• ••• • • • • •• • • • • • • •• • •• •• • •• • • • • • •• • • • ••• • • • • •• • • • •• •• ••• •• •••• •• •• •• • • •• • •••• • •••• •• • •• • • ••• • ••• • •• • • ••• • • •• ••••• •• • •• •• ••••• •• • • • • • ••• • • • • • •• • • • • •• • ••• • •• • • • • • • • ••• • • ••• •• • • ••• • • ••••• • • • • • ••• • • • •• •• • • •••• • ••• •• • • •• •• • • •••• • • ••• • ••• •• • • ••• ••• • •• • • •••• • •• • • • • • • • • • • • • • • ••• • • • • • • •• • • • •• • • • • • ••• • • •••• • •••• • • • • • • •• • ••• • • •• •• • • • •• • ••• ••• •• • • • • •• ••

• • • •• •••• • • • •• • • • •• •• •• •• • • •• • ••• • •

• •• • • ••• • •• • • •• •• •• • •••• • •• • • ••• •

• • ••• • • •• • •• •• • •• •• • • • •• ••• • • • •• •• • • •• • • • • • • • • • •• •• • ••• • • •• • • •• • • • • • ••• • • • •• • • •• •• • • • • • • •• • •• • • • • • •• •• •• • • • • • • •• •• • •• •• • • •• • •• • •••• • •• • • • • • • • • ••• •• •• • • • • • • • • •• • • •• •• • •• •• ••• •• •• • •• • • •• • ••• • ••• ••• ••• ••• • ••• ••• •• •• •• •• • •• ••• • ••• ••• •• •••• •• •• •• • • ••• • • • • • • • ••• • ••••• • •• • • • • • • •

• • • • •• •• • •• •• ••• •• • • • • • • •• •• • • • ••••• •• • • •• • •• •• ••• •• • •• •• • •• • •• • • •• ••• • •• • • • • • ••• • •• • • • • • • •• ••••• •• • • ••• •• •• •• •• •• • • • •• • ••• •• • • • • • ••• • • • •••• •••• • • ••• • • •• •••• •• •• ••• •• • • • •• •• • • • • ••• • •• • • •• • •• • •••• •• ••• •• •• ••• • •• • •• •• • •• • • • • •••• • • • •• ••• •• • • •• • •• • •••• • • •• ••• ••• •• ••• • •• • • ••• ••• • • •• •

• • •• ••• • • • • •• • • • • • • •• • •• •• • •• • • • • • •• • • • ••• • • • • •• • • • •• •• ••• •• •••• •• •• •• • • •• • •••• • •••• •• • •• • • ••• • ••• • •• • • ••• • • •• ••••• •• • •• •• ••••• •• • • • • • ••• • • • • • •• • • • • •• • ••• • •• • • • • • • • ••• • • ••• •• • • ••• • • ••••• • • • • • ••• • • • •• •• • • •••• • ••• •• • • •• •• • • •••• • • ••• • ••• •• • • ••• ••• • •• • • •••• • •• • • • • • • • • • • • • • • ••• • • • • • • •• • • • •• • • • • • ••• • • •••• • •••• • • • • • • •• • ••• • • •• •• • • • •• • ••• ••• •• • • • • •• ••

• • • •• •••• • • • •• • • • •• •• •• •• • • •• • ••• • •

Page 15: jd_2010-2011 V2

16 DE JUNHO DE 2011www.ocorreiodepombal.net ENSINO 19

Projecto “Faça lá uma Poema…”

No âmbito do Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e do Plano de Actividades do Jardim de Infância de S. Simão de Litém, a educadora Isabel Marques lançou mais um desafio aos encarrega-dos de educação e a alguns elementos de comunidade educativa.

Desta vez, teriam que escrever um poema/poesia/rima sobre uma árvore (predominante na localidade). A participação foi total e enriquecedora para todos. Gosta-ríamos de partilhar esta riqueza com todos vós.

Um obrigado a todos!

“Da janela da cozinhaGosto muito de ver

Eucaliptos e SalgueirosE uma Tília a crescer”

Família da Simone Pina

“ A zona onde eu moroTem um nome especialPor causa dos carvalhos

Chama-se Carvalhal

Em frente à minha casaExistem sete árvores poderosas

No verão dão-nos sombraNo Outono caem bolotas “

BasquetebolIniciadas femininas

O grupo equipa de Basquetebol da nossa escola (AE Gualdim Pais), no escalão de Iniciadas Femininas, com-petiu contra o Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal e o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa – Monte Redondo. Esta competição ocorreu ao longo do 2.º perí-odo, nos dias 5 de Janeiro (no AE Gualdim Pais), 9 de Fevereiro (no Colégio de Monte Redondo) e 16 de Março (no AE Marquês de Pombal).

Relativamente ao resultado (Série B) a nossa escola alcançou um honroso 2.º Lugar, pois ao longo das três concentrações mostraram “garra” para ganhar. Para além disso, aplicaram e mostraram todos os conheci-mentos adquiridos na modalidade de Basquetebol. A equipa do AE Marquês de Pombal sagrou-se campeã deste grupo e, em último classificado, o Colégio de Mon-te Redondo. Assim, participaram no Basquetebol, as se-guintes alunas:

Foi com alegria e vontade de jogar que se encerrou a competição do desporto escolar para este ano lectivo. O Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal disputará a 2.ª fase do campeonato do Desporto Escolar (Fase de EAE de Leiria).

PARABÉNS às nossas meninas!!!

O grupo equipa de Basquetebol

Femininas, competiu contra o Agrupamento de Escolas Marquê

da Costa – Monte Redondo. Esta

AE Gualdim Pais), 9 de Fevereiro

Pombal

um honroso 2.º Lugar, pois ao longo das três concen

“garra” para ganhar. Para além disso, aplicaram e mo

conhecimentos adquiridos na modalidade de Basquetebo

AE Marquês de Pombal sagrou

classificado

Basquetebol, as seguintes alunas:

Nome Aluno – Ano/Turma/nº

Carolina Estrela 7ºA

Jéssica Gonçalves 8ºB

Bruna Santos 8ºB

Maria Silva 8ºB –

Mónica Raimundo 9ºA

Joana Bica 9ºB –

Ana Rita Loureiro 9ºC

Cristiana Pereira 9ºB

Sofia Aleixo 9ºC –

Foi com alegria e vontade de jogar que se encerrou

ano lectivo. O Agrupamento de Escolas Marquês de Pomba

Desporto Escolar (Fase de EAE de Leiria).

PARABÉNS às nossas meninas!!!

grupo equipa de Basquetebol da nossa escola (AE Gualdim Pais), no escalão de Iniciadas

Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal e o Colégio Dr. Luís Pereira

Esta competição ocorreu ao longo do 2.º período, nos dias 5 de Janeiro (no

9 de Fevereiro (no Colégio de Monte Redondo) e 16 de Março (

Pombal).

Relativamente ao resultado (Série B) a nossa escola alcançou

um honroso 2.º Lugar, pois ao longo das três concen

“garra” para ganhar. Para além disso, aplicaram e mo

conhecimentos adquiridos na modalidade de Basquetebo

AE Marquês de Pombal sagrou-se campeã deste grupo e

classificado, o Colégio de Monte Redondo. Assim, participaram no

Basquetebol, as seguintes alunas:

Ano/Turma/nº Nome Aluno – Ano/Turma/nº

7ºA – nº6 Patrícia Cravo 6ºA – nº18

8ºB – nº14 Anabela Ferreira 9ºC –

8ºB – nº4 Andreia Ferreira 9ºC –

– nº18 Brícia Mendes 9ºC –

9ºA – nº12 Inês Santos 9ºC – nº15

– nº12 Joana Matias 9ºC – nº17

9ºC – nº2 Lara Santos 9ºC – nº18

9ºB – nº7 Carolina Costa 9ºB –

– nº21

Foi com alegria e vontade de jogar que se encerrou a competição do desporto escolar para este

ano lectivo. O Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal disputará a 2.ª fase

(Fase de EAE de Leiria).

meninas!!!

, no escalão de Iniciadas

o Colégio Dr. Luís Pereira

o longo do 2.º período, nos dias 5 de Janeiro (no

(no AE Marquês de

a nossa escola alcançou

um honroso 2.º Lugar, pois ao longo das três concentrações mostraram

“garra” para ganhar. Para além disso, aplicaram e mostraram todos os

conhecimentos adquiridos na modalidade de Basquetebol. A equipa do

se campeã deste grupo e, em último

Assim, participaram no

Ano/Turma/nº

nº18

– nº3

nº05

nº8

nº15

nº17

nº18

nº6

a competição do desporto escolar para este

l disputará a 2.ª fase do campeonato do

Prof.ª Marta Freire

Mães e fi lhos unidos pelo desporto

Aquando do jogo de futebol de salão entre pais e fi-lhos do 6ºA, ficou a promessa de um encontro despor-tivo entre mães e filhas/filhos. E como quem promete faz dívida… a promessa foi cumprida no dia 20 de Maio.Encontraram-se, no Pavilhão da Escola Gualdim Pais, as mães, devidamente equipadas, e os filhos preparados para um emocionante derby desportivo.

Disputou-se um jogo de Futsal, outro de basquetebol e ainda jogos de estafeta.

Mais uma vez, este encontro foi lançado pelos docen-tes Ana Paula Alves, directora de turma, e pelo profes-sor de Educação Física Paulo Braga, que proporcionou um excelente momento de convívio entre todos os par-ticipantes.

José João Valeiro(encarregado

de educação da aluna Carolina Valeiro)

Aquando do jogo de futebol de salão entre pais e filhos do 6ºA, ficou a

promessa de um encontro desportivo entre mães e filhas/filhos. E como quem

promete faz dívida… a promessa foi cumprida no dia 20 de Maio.Encontraram-

se, no Pavilhão da Escola Gualdim Pais, as mães, devidamente equipadas, e

os filhos preparados para um emocionante derby desportivo.

Disputou-se um jogo de Futsal, outro de basquetebol e ainda jogos de

estafeta.

Mais uma vez, este encontro foi lançado pelos docentes Ana Paula

Alves, directora de turma, e pelo professor de Educação Física Paulo Braga,

que proporcionou um excelente momento de convívio entre todos os

participantes

Ortografíadas na Gualdim

Porque o saber não ocupa lugar…

No dia 11 de maio, os alunos do 5.º ano da Escola Básica Integrada Gualdim Pais participaram nas Orto-grafíadas de Língua Portuguesa.

A atividade, que consistiu no preenchimento de um texto literário lacunar, visou promover a utilização cor-reta do português e serviu de mote para a introdução do Novo Acordo Ortográfico. Esta apresentação, feita com recurso às novas tecnologias, despertou a manifesta curiosidade e interesse nos alunos, os quais colocaram inúmeras questões pertinentes. Esclarecidas que foram todas as dúvidas, ficaram por analisar algumas altera-ções introduzidas pelo referido Acordo, por falta de tem-po. Oportunidades não faltarão para retomar este tema, até porque o governo em funções deliberou a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema educativo no ano letivo de 2011 -2012.

Esta atividade, dinamizada pela docente Cláudia Mar-ques, contou com a prestimosa colaboração dos docen-tes Maria Clara Gonçalves e Vasco Faria.

Texto redigido pelos alunos do 5.º D, com a colabo-ração da professora Cláudia Marques e processada nas aulas de TIC pelos referidos alunos orientados pela pro-fessora Ana Silva.

Ortografíadas na Gualdim Porque o saber não ocupa lugar…

No dia 11 de maio, os alunos do 5.º ano da Escola Básica Integrada Gualdim

Pais participaram nas Ortografíadas de Língua Portuguesa.

A atividade, que consistiu no preenchimento de um texto literário lacunar,

visou promover a utilização correta do português e serviu de mote para a introdução

do Novo Acordo Ortográfico. Esta apresentação, feita com recurso às novas

tecnologias, despertou a manifesta curiosidade e interesse nos alunos, os quais

colocaram inúmeras questões pertinentes. Esclarecidas que foram todas as dúvidas,

ficaram por analisar algumas alterações introduzidas pelo referido Acordo, por falta de

tempo. Oportunidades não faltarão para retomar este tema, até porque o governo em

funções deliberou a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema

educativo no ano letivo de 2011 -2012.

Esta atividade, dinamizada pela docente Cláudia Marques, contou com a

prestimosa colaboração dos docentes Maria Clara Gonçalves e Vasco Faria.

Texto redigido pelos alunos do 5.º D, com a colaboração da professora Cláudia

Marques e processada nas aulas de TIC pelos referidos alunos orientados pela

professora Ana Silva.

Ortografíadas na Gualdim Porque o saber não ocupa lugar…

No dia 11 de maio, os alunos do 5.º ano da Escola Básica Integrada Gualdim

Pais participaram nas Ortografíadas de Língua Portuguesa.

A atividade, que consistiu no preenchimento de um texto literário lacunar,

visou promover a utilização correta do português e serviu de mote para a introdução

do Novo Acordo Ortográfico. Esta apresentação, feita com recurso às novas

tecnologias, despertou a manifesta curiosidade e interesse nos alunos, os quais

colocaram inúmeras questões pertinentes. Esclarecidas que foram todas as dúvidas,

ficaram por analisar algumas alterações introduzidas pelo referido Acordo, por falta de

tempo. Oportunidades não faltarão para retomar este tema, até porque o governo em

funções deliberou a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema

educativo no ano letivo de 2011 -2012.

Esta atividade, dinamizada pela docente Cláudia Marques, contou com a

prestimosa colaboração dos docentes Maria Clara Gonçalves e Vasco Faria.

Texto redigido pelos alunos do 5.º D, com a colaboração da professora Cláudia

Marques e processada nas aulas de TIC pelos referidos alunos orientados pela

professora Ana Silva.

Projecto nestum rugby – uma nova

experiência para a gualdim

A nossa escola participou, pela primeira vez, no Pro-jecto Nestum Rugby – Tag Rugby –. Um desporto colec-tivo praticado por cinco jogadores efectivos e, no máxi-mo, dois suplentes, sendo obrigatória a presença de dois elementos de cada género em campo.

Inicialmente realizou-se a fase inter-turmas na nossa escola para apurar a melhor equipa por escalão. Este foi o primeiro contacto que os nossos alunos tiveram com a modalidade.

No dia 4 de Maio realizou-se a fase EAE de Leiria, em Porto de Mós. Fomos representados por cinco equipas, uma equipa de Infantil A, Infantil B, duas equipas de Iniciados e outra de Juvenis. Neste dia, alcançámos mui-tos bons resultados e conseguimos o apuramento para a fase Nacional. Sendo de referir, que os Juvenis alcança-ram um excelente 2.º lugar, os Iniciados e os Infantis A classificaram-se ambos em 3.º lugar. Neste dia os alunos foram acompanhados pelos professores de Educação Fí-sica Marta Freire, Hugo Ângelo e Pedro Joel.

E, por último, a nossa escola esteve presente na gran-de Festa Final do Projecto Nestum Rugby, no dia 21 de Maio, no Parque Desportivo do Entroncamento. Fomos representados de forma excepcional na categoria de Infantis A, Iniciados e Juvenis. Os professores Marta Freire e Hugo Ângelo acompanharam toda a comitiva neste dia divertido e diferente onde existiram várias surpresas, prémios e concursos para os participantes. Para além disso, ainda pudemos confraternizar com os jogadores da Selecção Nacional de Rugby. No final, muitos dos participantes não se quiseram vir embora sem um autógrafo dos “lobos” da Selecção Nacional. Os nossos PARABÉNS, a todos os participantes no Projecto Nestum Rugby.

Professores Marta Freire e Hugo Ângelo

A nossa escola participou, pela primeira vez

praticado por cinco jogadores efectivos e, no máxim

de cada género em campo.

Inicialmente realizou-se a fase

o primeiro contacto que os nossos alunos tiveram co

na categoria de Infantis

Ângelo acompanharam toda a comitiva neste dia divertido e

concursos para os participantes. Para além disso

Nacional de Rugby. No final, muitos dos participantes

Selecção Nacional. Os nossos PARABÉNS, a todos os participantes no Projecto N

pela primeira vez, no Projecto Nestum Rugby – Tag Rugby

praticado por cinco jogadores efectivos e, no máximo, dois suplentes, sendo obrigatória a presença de dois

inter-turmas na nossa escola para apurar a melhor equipa por escalão.

o primeiro contacto que os nossos alunos tiveram com a modalidade.

No dia 4 de Maio realizou-se a fase EAE de Leiria

Fomos representados por cinco equipas, uma equipa de Infantil A, Infantil

B, duas equipas de Iniciados e outra de Juvenis. Nes

alcançámos muitos bons resultados e conseguimos o apuramento

para a fase Nacional. Sendo de referir, que os Juvenis

alcançaram um excelente 2.º lugar, os Iniciados e o

classificaram-se ambos em 3.º lugar.

acompanhados pelos professores de Educação Física Marta

Freire, Hugo Ângelo e Pedro Joel.

E, por último, a nossa escola esteve presente na grande

Festa Final do Projecto Nestum Rugby, no dia 21 de M

Desportivo do Entroncamento. Fomos representados de forma

categoria de Infantis A, Iniciados e Juvenis. Os professores

acompanharam toda a comitiva neste dia divertido e diferente onde existiram várias surpresas, prémios

concursos para os participantes. Para além disso, ainda pudemos confraternizar com os jogadores da Sele

dos participantes não se quiseram vir embora sem um

Os nossos PARABÉNS, a todos os participantes no Projecto Nestum Rugby.

Professores Marta Freire e Hugo Ângelo

Tag Rugby –. Um desporto colectivo

obrigatória a presença de dois elementos

para apurar a melhor equipa por escalão. Este foi

se a fase EAE de Leiria, em Porto de Mós.

equipa de Infantil A, Infantil

B, duas equipas de Iniciados e outra de Juvenis. Neste dia,

muitos bons resultados e conseguimos o apuramento

. Sendo de referir, que os Juvenis

alcançaram um excelente 2.º lugar, os Iniciados e os Infantis A

se ambos em 3.º lugar. Neste dia os alunos foram

essores de Educação Física Marta

nossa escola esteve presente na grande

Festa Final do Projecto Nestum Rugby, no dia 21 de Maio, no Parque

representados de forma excepcional

Os professores Marta Freire e Hugo

diferente onde existiram várias surpresas, prémios e

rnizar com os jogadores da Selecção

não se quiseram vir embora sem um autógrafo dos “lobos” da

Rugby.

Professores Marta Freire e Hugo Ângelo

DESPORTO ESCOLAR Grupo/Equipa – FUTSAL

O Grupo/Equipa de Competição do Desporto Escolar na modalidade de Futsal para o ano lectivo 2010/2011, teve como destinatários os alunos nascidos nos anos de 1998, 1999 e 2000, no escalão etário/sexo de Infantis Masculinos. Os horários das sessões regulares de treino foram realizados às 2ªFeiras (16.15-17.00h) e 3ªFeiras (16.15-17.30), nos espaços desportivos da escola (Pavi-lhão e Campo de Jogos exteriores), tendo os Jogos Inter-escolas de Futsal do campeonato escolar da EAE Leiria sido realizados às 4ªFeiras (entre as 14.30-17.30h).

Participaram no Quadro Competitivo do Campeonato Escolar de Futsal durante a 1ºFase (Fase Local EAE Lei-ria) 23 equipas no total, divididas em seis séries de Apu-ramento, sendo as respectivas Concentrações/jornadas sido realizadas às 4ªFeiras, na parte da tarde. A nossa escola (EBI Gualdim Pais – Pombal) ficou inserida na série B, sendo a escola Coordenadora o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, e as outras escolas participantes o Agrupamento das Colmeias e o Agrupamento Marquês de Pombal.

Assim, o grupo/equipa de Futsal da EBI Gualdim Pais - Pombal obteve um honroso 2.º lugar na Série B do Campeonato Escolar realizado, estando todos os alunos jogadores e juízes/árbitros de Parabéns pelo empenho e trabalho realizado. A grande maioria dos alunos mos-trou-se motivada, com grande satisfação pessoal, esfor-çando-se por melhorar as suas performances individuais e da equipa. Pelo comportamento e fair-play demonstra-do e pelo esforço exigido perante as outras equipas, aqui deixamos o nosso sentido obrigado. Continuem e irão ter muitas vitórias. Pratiquem desporto porque o des-porto é saúde.

O Professor EF – Pedro Joel.

Agrupamento Gualdim Pais

19-01-2011 Agr. Gualdim Pais Agr. Marquês Pombal Agr. Gualdim Pais

3 – 4

7 – 2

10 – 1

Agr. Marquês Pombal Agr. Colmeias Agr. Colmeias

Agrupamento Colmeias

16-02-2011 Agr. Colmeias Agr. Alvaiázere Agr. Colmeias

2 – 1

2 – 12

1 – 13

Agr. Alvaiázere Agr. Gualdim Pais Agr. Gualdim Pais

Agrupamento. Marquês Pombal

26-03-2011 Agr. Marquês Pombal Agr. Gualdim Pais Agr. Marquês Pombal

7 – 2

5 – 1

4 – 1

Agr. Gualdim Pais Agr. Alvaiázere Agr. Alvaiázere

Agrupamento Alvaiázere

06-04-2011 Agr. Alvaiázere Agr. Colmeias Agr. Alvaiázere

2 – 2

3 – 7

2 – 5

Agr. Colmeias Agr. Marquês Pombal Agr. Marquês Pombal

Marcos Maia 6ºA – nº14 João Hugo Francisco 7ºC – nº13

André Rodrigues 6ºA – nº02 Ricardo Borges 7ºC – nº22

João Gonçalves 6ºA – nº11 Filipe Pedrosa 7ºD – nº05

Daniel Santos 6ºA – nº06 Leandro Santos 5ºA – nº15

Manuel Cardoso 6ºA – nº13 Filipe Cruz 5ºA – nº10

Telmo Ferreira 6ºA – nº22 Alexandre Salgueiro 5ºA – nº01

Pedro Gonçalves 6ºA – nº19 Pedro Ferreira 5ºA – nº18

João da Silva Santos 6ºC – nº13 Warley Santos 5ºB – nº19

Rafael Gariso 6ºC – nº21 Bohdan Saliy 5ºB – nº05

Ângelo Figueiral 7ºA – nº03 Bruno Parracho 5ºB – nº06

Bruno Torres 7ºA – nº04 Rafael Jerónimo 5ºC – nº22

Diogo Fernandes 7ºA – nº10 Bruno Gonçalves 5ºC – nº07

Rodrigo Madeira 7ºA – nº19 João Marcos Esteves 5ºC – nº19

Rodolfo Silva 7ºB – nº23 Rafael Neves 5ºC – nº23

Eduardo Pereira 7ºB – nº13 Emanuel Costa 5ºD – nº02

Fábio Rebelo 9ºC – nº13 Kevin Santos 6ºA – nº12

Luís Fernandes 8ºB – nº17 Mickael Rebelo 7ºC – nº19

Tiago Vieira 1ºE – nº13 João Leitão 1ºD – nº06

Page 16: jd_2010-2011 V2

MMooiinnhhoo ddee VVeennttoo A

no

Le

ctiv

o d

e 2

01

0/2

01

1