jd-edição 02

4
Professores da Zona Rural de Caruaru sem ajuda de custo EDIÇÃO|02/2010|Jornal Digital| Semanal | do site www.caruarunoticias.com.br Em reunião realizada na Câmara Municipal de Caruaru na última terça-feira(22/04), foi decidido, os professores que lecionam na Zona Rural de Caruaru não terão ajuda de custo. Pág 2 Pág 3 Estudantes reclamam da falta de estacionamento gratuito Estacionamento gratuito deveria ser uma despesa a menos para alunos universitários. Não é o que acontece com os alunos da Faculdade do Vale do Ipojuca(FAVIP), em Caruaru. Além de pagarem a mensalidade todo mês nada ¨barata¨, alunos que uti- lizam de transporte próprio têm outra preocupação a mais, o estacionamento.¨Faz tempo que deveria ter um estacionamento para os alunos. Iria ser até bom na hora da saída para não tumultuar.¨, disse a estudante Márcia Andrade, que estuda na institu- ição há dois anos. CENTRO DE HEMODIÁLISE DE CARUARU CONTINUA FECHADO Pág 3

Upload: agencia-net

Post on 24-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Digital é o semanário do Site Caruaru Noticias da cidade de Caruaru, PE

TRANSCRIPT

Page 1: JD-Edição 02

Professores da Zona Rural de Caruaru sem ajuda de custo

EDIÇÃO|02/2010|Jornal Digital| Semanal | do site www.caruarunoticias.com.br

Em reunião realizada na Câmara Municipal de Caruaru na última terça-feira(22/04), foi decidido, os professores que lecionam na Zona Rural de Caruaru não terão ajuda de custo. Pág 2

Pág 3

Estudantes reclamam da falta de estacionamento gratuito

Estacionamento gratuito deveria ser uma despesa a menos para alunos universitários. Não é o que acontece com os alunos da Faculdade do Vale do Ipojuca(FAVIP), em Caruaru. Além de pagarem a mensalidade todo mês nada ¨barata¨, alunos que uti-lizam de transporte próprio têm outra preocupação a mais, o estacionamento.¨Faz tempo que deveria ter um estacionamento para os alunos. Iria ser até bom na hora da saída para não tumultuar.¨, disse a estudante Márcia Andrade, que estuda na institu-ição há dois anos.

CENTRO DE HEMODIÁLISE DE CARUARU CONTINUA FECHADO

Pág 3

Page 2: JD-Edição 02

2 www.caruarunoticias.com.br

Reunião realizada na Câmara Mu-nicipal de Caruaru na última terça-feira, foi decidido os professores que lecionam na Zona Rural de Caruaru não terão ajuda de custo. “Votei contra, porque confio no Prefeito”, disse Demóstenes Vera, vereador de Caruaru e votou contra o Projeto de Lei.

De acordo com o Projeto de Lei complementar nº 20/2010 apresen-tado pelo Chefe do Poder Executivo, que revoga o Art 61 da Lei Comple-mentar nº 004, de 29 de dezembro de 2003. O projeto corta a ajuda de custo dos professores, que trabal-ham na Zona Rural de Caruaru. Dez vereadores da cidade votaram a fa-vor do Projeto de Lei e quatro con-tra. Logo após a reunião a votação foi feita, e muitos professores que estavam presentes no momento fi-caram decepcionados com a decisão. Segundo Eduardo Mendonça, Presi-dente da S.I.S.M.U.C(Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru), vai entrar com uma ação na justiça

para os professores receberem o ret-roativo de quatro meses.

A reunião contou com a pre-sença do ex-prefeito de Caruaru e vereador da cidade, Tony Gel, que votou contra o Projeto de Lei. “A Lei não pode voltar para prejudicar, e sim para beneficiar”, disse o ex-prefeito. Uma vez lembrado, na sua

gestão a ajuda foi cortada.

Segundo a jus-tificativa enviada pela prefeitura,

“Com a aplicação no município de Caruaru do piso estabelecido para os professores, buscou-se incentivar os professores municipais a buscar diariamente um ensino de quali-dade, produzindo desta forma uma repercussão direta no desenvolvim-ento do Município”.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei, ¨Com o considerável au-mento do salário(piso nacional dos professores), o valor corresponden-te a esta gratificação será incorpo-rado ao vencimento-base dos pro-fessores.

“Votei contra, porque confio no Prefeito”, Demóstenes Vera,

Câmara nega ajuda de custo para professores A terra voltou a tremer em Per-

nambuco domingo (18/04), o mu-nicípio de Belém de Maria, Zona da Mata Sul do Estado, registrou seis tremores.

Segundo o laboratório de sismo-logia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o primeiro e o mais forte deles ocor-reu por volta das 8h40 de domingo (18) e atingiu 2.8 na escala Richter. Depois um de 2.1 ocorreu às 3h49 de segunda-feira (19) seguido de um de 1.7 às 4h29 e 1.9 às 7h22. Os últimos foram de 2.0 às 10h22 e de 1.9 às 10h32.

Jornal Digital Publicação semanal

Diretoria Executiva Luciano Carrilho

CriaçãoAgencia Net

ReportagensPriscilla Lira

Redação

Rua Gonçalves Ledo, 335Maurício de Nassau

Cep. 55012-680Caruaru-PE

www.caruarunoticias.com.br

O Jornal Digital é um resumo das notícias publicadas no site Caruaru Noticias.

Contato publicitário: (81) 3723-5840

EXPEDIENTE

Seis tremores de terra são registrados na Zona da Mata

Page 3: JD-Edição 02

3www.caruarunoticias.com.br

Estacionamento gratuito deveria ser uma despesa a menos para

alunos universitários. Não é o que acontece com os alunos da Facul-dade do Vale do Ipojuca(FAVIP), em Caruaru. Além de pagarem a mensalidade todo mês nada ¨bara-ta¨, alunos que utilizam de trans-porte próprio têm outra preocupa-ção a mais, o estacionamento.¨Faz tempo que deveria ter um estacio-namento para os alunos. Iria ser até bom na hora da saída para não tu-multuar.¨, disse a estudante Márcia Andrade, que estuda na instituição há dois anos.

Os alunos que estudam pelo pro-grama Prouni, na maioria das vezes são os mais afetados. Muitos são de cidades vizinhas e em alguns casos fretam carro, que não são associad-os a A.T.E.A(Associação dos Trans-portadores Escolares do Agreste de Pernambuco). Os estudantes além de pagar uma mensalidade do car-ro todo mês, às vezes gastam com o estacionamento por fora. E o de-sembolso no final do mês passa dos limites.¨Eu gasto em média, mais de R$ 130,00 por mês de trans-porte, fora quando temos que pagar o estacionamento.¨, diz o estudante

Vagner Lima que mora na cidade de Garanhuns.

Segundo a coordenação de um dos cursos da Faculdade, o projeto de ser feito um estacionamento ao lado da instituição, ainda não foi nada confirmado. Mas o terreno encontra-se fechado e limpo. Por enquanto os alunos que pagam es-tacionamento, podem dar entrada em um cartão feito pelo Shopping, e que pode ser abastecido com o valor de R$ 40,00 todo mês, já com desconto para quem estuda na fac-uldade. Esse novo sistema já existe em Shoppings das grandes capitais.

Estudantes reclamam da falta de estacionamento gratuito

Além de pagar uma mensalidade do carro, ainda gastam com o estacionamento

Centro de Hemodiálise de Caruaru permanece fechado

O drama de pacientes renais que procuram atendimento no Centro Regional de Hemodiálise de Ca-ruaru foi evidenciado, pela depu-tada Miriam Lacerda (DEM). “O problema exige atenção, pois são pessoas que necessitam de trata-mento continuado. A falta de um espaço adequado levou esse grupo a se submeter ao chamado sistema de encaixe, em clínicas particu-lares. As consultas, nesses casos, não têm horário certo para ocorrer, trazendo inúmeros transtornos para os usuários”, explicou.

A via crucis teve início em fe-vereiro de 2009, com o fechamento da unidade para uma reforma de caráter temporário. Entretanto, após dois meses, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou que

não haveria mais a reparação do prédio e que um novo centro seria construído. “A obra estava prevista para o fim do ano passado, mas não foi realizada por problemas no processo licitatório”, acrescentou.

Recentemente, técnicos de Engenharia detectaram “erro no projeto”, uma vez que a previsão é construir a unidade próximo ao Instituto de Medicina Legal (IML). Segundo Miriam, o Executivo já teria anunciado a abertura de novo processo licitatório e o início da obra para agosto.

“Vale ressaltar, entretanto, que não se sabe em que local o Centro de Hemodiálise será instalado”, pontuou, solicitando, em seguida, esclarecimentos e providências ao Governo do Estado.

Peças de Mestre Vitalino são expostas na UnespUm gato maracajá numa árvore, acuado por um cachorro e um caçador fazendo pontaria, trios de forró, bumba-meu-boi, re-tirantes da seca, as figuras de Lampião e Maria Bonita, cartaz do Mestre como músico da banda de pífanos de Caruaru, e muito mais. Esse pedaço do Nordeste, cuidadosamente desenhado por Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, está em ex-posição na Galeria de Artes do Instituto de Artes (IA) da Univer-sidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na Barra Funda, até 4 de maio. A mostra encanta estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Artística e de bacharelado em Música da Universidade, profes-sores e público em geral.

Page 4: JD-Edição 02

4www.caruarunoticias.com.br

09:30h – Show com a Banda Tradição NordestinaLocal: Bica10h – Concurso de Jericos Fantasia-dos11h – Show com Banda Forrozão Só Alegria e Grupo de Pagode Leva JeitoLocal: Palco12h – Festival de ChoppParticipação: Banda Bonde do Agito e Banda Meninos do SambaLocal: Sociedade Esportiva Panelense15h – Início da Corrida de JericosAbertura Especial: Sagrada FamíliaParticipação: Grupo da Melhor Idade15:30h – Corrida de Jericos (feminino)16h – Inicio da Tradicional Corrida de Jericos18h – Premiação18:30h – Show com a Banda Babado Novo21h – Show com a Banda Amigos Sertanejos23:30h – Show com a Banda Bichinha Arrumada02h – Show com a banda Swing Dez-carado Dia 02 de Maio – Domingo – Missa do Vaqueiro 13h – Concentração dos Cavaleiros e Amazonas, Artistas e Cantores, Poetas e Grupos FolclóricosLocal: Trevo da cidade13:30h – Show com a Banda Forrozão Só AlegriaLocal: Trevo da cidade15h – Desfile dos Cavaleiros, Ama-zonas, Grupos Folclóricos e Artistas pelas principais ruas da cidadeParticipação: Arrypiado e Oliveira de Panelas16h – Missa do VaqueiroHomenagem especial a Luiz GonzagaLocal: Pátio externo da Igreja Matriz Bom Jesus dos RemédiosCelebrante: Pe. Francisco Palmeira Nunes18h – Banho de Cheiro nas ruas da cidade19h – Show com Violeiros, Poetas, Repentistas e SanfoneirosParticipação especial: Oliveira de Panelas20h – Show com Arrypiado e Banda22h – Show com a Banda Forró dos Plays00h – Show com a Banda Forrozão Águia de Ouro

38º Edição do Festival Nacional de Jericos

No mês de maio, a cidade de Panelas-PE, realiza o maior

Festival Nacional de Jericos, que acontece entre os dias 30/4 à 02/5. Este ano o evento já está na 38º edição, e atrai turistas de todo os país e do exterior. Os paneleneses têm um grande respeito por esses animais, que ajudam o homem do campo no trabalho pesado do dia-a-dia. De forma crítica, pres-tigio-se o jerico como símbolo do trabalhador nordestino.

O festival deu início em 1973, na época o animal corria risco de extinção por causa da matança para exportação de charqueado. Uma atitude teria que ser tomada, daí Luiz Gonzaga fez uma musica, e logo a comunidade resolveu criar algo que chamasse a atenção de todos e livrasse o animal do desa-parecimento.

Hoje a festa é comemorada em grande estilo, várias atividades foram desenvolvidas durante o evento como, corrida do jerico, concurso dos jericos fantasiados, dentre outras atrações que aconte-cem durante o dia e a noite.

Confira toda a programação do festival: Dia 30 de Abril – Sexta-Feira 19:30h – Abertura do Memorial

Panelas de Miranda: Berço Heróico, Torrão Divinal20h – Exposição de Arte Figurativa Alusiva ao Festival Nacional de Jeri-cosParticipação: Banda Musical Mariano de Assis e Coral Municipal20:30h – Bloco Me Leva – Concentra-ção Posto PanoramaParticipação: Banda Asas da América21h – Desfile Bloco Me Leva pelas principais ruas23h – Show com Patusco e Banda01h – Show com Banda Forró Moral03h – Show com Maurício Ramalho e Banda Dia 01 de Maio – Sábado –Dia do Trabalhador 06h – Girândola-Alvorada Banda de Música Mariano de Assis07h – Munguzá do Turista (distri-buição de 2.000kg de munguzá)Participação: Orquestra da Banda Mu-sical Mariano de Assis,Forró (Regional Pé de Serra)08h – Celebração da Santa Missa em Ação de Graças ao Trabalhador brasileiro,Celebrante: Pe. Francisco Carlos Palmeira Nunes, local: Igreja Matriz Bom Jesus dos Remédios.09h – Show FolclóricosBanda de Pífanos, Bumba-meu-boi, Reisado, Bacamarteiros, Antonio da Boneca, Mamulengo , Regionais Pé de serra, Palhaços.Exposições das Atividades do Projeto Renasce um EsperançaApresentação Grupos de Dança, Karatê e Capoeira