java timeline

12
Java Timeline Tradução e adaptação: Herval Freire de A. Júnior Mais de dez anos já se passaram desde o surgimento das primeiras idéias que deram origem ao Java – e de fato, muita coisa aconteceu desde então. A seqüência histórica mostrada a seguir é a tradução de uma pesquisa realizada por Michael McCarthy para o site DevX (www.devx.com). A seqüência de eventos mostra os erros e acertos de uma tecnologia que não para de crescer e mostra o que já foi tentado, o que foi abandonado e o que não deveria sequer ter sido inventado. Este pequeno resumo histórico cobre os eventos relativos à evolução do Java ocorridos entre Janeiro de 1991 e Fevereiro de 2001. Acontecimentos anteriores a 1995 15 de Janeiro de 1991 O “Green Project” é iniciado. Durante um brainstorming no escritório da Sun em Menlo Park, Califórnia, a equipe decide iniciar o Green Project, “a próxima geração de software embarcado (embedded). A equipe do projeto Green/Oak/FirstPerson incluiu, nos seus primeiros anos, James Gosling, Patrick Naughton, Wayne Rosing, Mike Sheridan, Joe Palrang (criador do Duke, o mascote do Java), Kim Polese, Lisa Poulson, Jonni Kanerva, Tim Lindholm, Lisa Friendly, Chris Warth, Ed Frank, Craig Forrest, Sheueling Chang, David Lavalee, Al Frezer, Jon Payne, Cindy Long, Don Jackson, Chuck Clanton, Bob Weisblatt, com envolvimento também de Bill Joy, Eric Schmidt, and John Gage. 1991-92 James Gosling, Mike Sheridan e Patrick Naughton iniciam seus trabalhos com a linguagem “Oak”. Gosling cria a linguagem Oak, o primeiro antecedente do Java. O projeto Oak é incorporado oficialmente ao "FirstPerson" – um projeto comercial de eletro-eletrônico embutido com uma máquina virtual Oak como sistema operacional e lançado como a solução para o emergente mercado de TV interativa. 1993 Tentativa da Sun de vender a linguagem Oak como linguagem de programação para Sistema Operacional para Set-top boxes para TV falha. O diretor da produtora de videogames 3DO, Trip Hawkins, se dispõe a comprar os direitos sobre o Oak, mas a Sun nega a oferta. Abril de 1993 Marc Andeerseen e o grupo NCSA lançam o primeiro browser gráfico para a Web, o Mosaic. Começa a difusão da “World Wide Web”. 1993-94 A linguagem Oak é re-elaborada e proposta como uma linguagem de programação para a Web, rebatizada como Java. Projeto FirstPerson abandonado, seus subprojetos são distribuídos entre a Sun Interactive e o LiveOak. Gosling desenvolve o browser “Webrunner” (posteriormente renomeado de HotJava) para demonstrar a eficiência de Java no desenvolvimento em redes. O compilador Java, originalmente escrito em C, é reescrito em Java. (Escrever um compilador de uma linguagem nela própria é um marco importante da maturidade da nova linguagem). 1995

Upload: herval

Post on 06-Jun-2015

312 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Java Timeline

Java Timeline

Tradução e adaptação: Herval Freire de A. Júnior

Mais de dez anos já se passaram desde o surgimento das primeiras idéias que deram origem ao Java – e de fato, muita coisa aconteceu desde então.

A seqüência histórica mostrada a seguir é a tradução de uma pesquisa realizada por Michael McCarthy para o site DevX (www.devx.com). A seqüência de eventos mostra os erros e acertos de uma tecnologia que não para de crescer e mostra o que já foi tentado, o que foi abandonado e o que não deveria sequer ter sido inventado.

Este pequeno resumo histórico cobre os eventos relativos à evolução do Java ocorridos entre Janeiro de 1991 e Fevereiro de 2001.

Acontecimentos anteriores a 1995

15 de Janeiro de 1991O “Green Project” é iniciado. Durante um brainstorming no escritório da Sun em Menlo Park, Califórnia, a equipe decide iniciar o Green Project, “a próxima geração de software embarcado (embedded). A equipe do projeto Green/Oak/FirstPerson incluiu, nos seus primeiros anos, James Gosling, Patrick Naughton, Wayne Rosing, Mike

Sheridan, Joe Palrang (criador do Duke, o mascote do Java), Kim Polese, Lisa Poulson, Jonni Kanerva, Tim Lindholm, Lisa Friendly, Chris Warth, Ed Frank, Craig Forrest, Sheueling Chang, David Lavalee, Al Frezer, Jon Payne, Cindy Long, Don Jackson, Chuck Clanton, Bob Weisblatt, com envolvimento também de Bill Joy, Eric Schmidt, and John Gage.

1991-92 James Gosling, Mike Sheridan e Patrick Naughton iniciam seus trabalhos com a linguagem “Oak”. Gosling cria a linguagem Oak, o primeiro antecedente do Java. O projeto Oak é incorporado oficialmente ao "FirstPerson" – um projeto comercial de eletro-eletrônico embutido com uma máquina virtual Oak como sistema operacional e lançado como a solução para o emergente mercado de TV interativa.

1993 Tentativa da Sun de vender a linguagem Oak como linguagem de programação para Sistema Operacional para Set-top boxes para TV falha. O diretor da produtora de videogames 3DO, Trip Hawkins, se dispõe a comprar os direitos sobre o Oak, mas a Sun nega a oferta.

Abril de 1993

Marc Andeerseen e o grupo NCSA lançam o primeiro browser gráfico para a Web, o Mosaic. Começa a difusão da “World Wide Web”.

1993-94 A linguagem Oak é re-elaborada e proposta como uma linguagem de programação para a Web, rebatizada como Java.

Projeto FirstPerson abandonado, seus subprojetos são distribuídos entre a Sun Interactive e o LiveOak. Gosling desenvolve o browser “Webrunner” (posteriormente renomeado de HotJava) para demonstrar a eficiência de Java no desenvolvimento em redes.

O compilador Java, originalmente escrito em C, é reescrito em Java. (Escrever um compilador de uma linguagem nela própria é um marco importante da maturidade da nova linguagem).

1995

23 de MaioA linguagem Java é anunciada oficialmente por John Gage e Marc Andeerseen na SunWorld Expo 95. A Netscape é a primeira empresa a licenciar a linguagem Java para seu browser Navigator, lançado em Janeiro de 1996. A ação da Netscape teve grande impacto no sucesso comercial da linguagem Java - graças ao domínio de 80% do mercado pelo browser da Netscape e pela idéia

generalizada de que a programação de clientes era o melhor que Java tinha para oferecer, a linguagem pode se difundir no mercado.

27 de MaioLançamento do JDK 1.0 alpha. O mundo vê a linguagem Java pela primeira vez.

21 de Setembro

Page 2: Java Timeline

Primeiro evento “Java Day” é realizado em Nova Iorque. O evento, não-oficial, pretendia ser apenas uma apresentação de um grupo de desenvolvedores Java recém-formado na cidade, mas logo tornou-se um grande encontro, com aproximadamente 1200 presentes. Representantes de vendas da Sun persuadiram o executivo Bill Joy (cientista-

chefe da Sun) e Eric Schimidt (CTO) a discursar no evento. Eles apregoaram a visão de um mundo no qual os sistemas operacionais não importariam e o navegador substituiria a área de trabalho como “plataforma” para o software, que poderia ser distribuído em módulos pequenos em um mundo completamente interligado em rede. Miko Matsumoro (que futuramente se tornaria o primeiro Evangelista Java da Sun), Webmaster do site HotWired, demonstrou um redesign da página baseado em applets Java. Pela primeira vez, a Sun teve uma visão de quão poderosa a visão Java poderia ser.

OutubroÉ lançado o website Gamelan – o primeiro site da web dedicado à linguagem Java. A popularidade do site fez com que os fundadores do site – um pequeno grupo de desenvolvedores de Wall Street chamado EarthWeb – transformassem seu modelo de negócio, tornando-se uma das gigantes dentre as empresas “ponto-com”.

30 de OutubroInternet World Boston: grandes fabricantes licenciam a linguagem Java. As empresas licenciadas incluem Oracle, Lótus, Intuit, Borland, Macromedia e Spyglass (uma desenvolvedora de browsers, posteriormente esmagada por Netscape e Microsoft). Oracle anuncia o “WebSystem”, um pacote de software para a Web que inclui um browser compatível com Java. O pacote do browser chega alguns meses depois e rapidamente desaparece graças à falta de interesse em um mercado superpopulado de browsers.

NovembroSegundo “Java Day” da Sun (e primeiro evento oficial). Realizado em uma tenda de circo próxima à nova sede da Sun em East Menlo Park, Califórnia, este evento reuniu milhares de programadores curiosos, e excitados com a novidade.

NovembroA Sun forma a divisão JavaSoft, dedicada a desenvolver e divulgar Java. A divisão tentou seguir independente do grupo

Sun Corporate, sendo totalmente reintregada à empresa em 1999.

4 de DezembroNetscape anuncia o JavaScript. O lançamento confunde muitas pessoas, já que o JavaScript não é uma linguagem correlata ou extensão da linguagem Java. A implementação Microsoft do JavaScript ocorre tempos depois, difere da implementação original da Netscape.

Sun, Netscape e Silicon Graphics anunciam aliança para “desenvolver ferramentas interativas para a Internet” baseadas em Java.

6 de DezembroIBM e Adobe licenciam Java. O endosso por parte da IBM, em particular, demonstrou-se extremamente importante para a Sun. Com o tempo, a IBM se transformou em um dos mais dedicados grupos de desenvolvimento da plataforma Java.

7 de DezembroA Microsoft licencia Java. O anúncio de união Sun-Microsoft atordoa a todos, tendo em vista que a Sun apregoava a linguagem Java como uma tentativa de destruir o “Gigante Microsoft”. Levou apenas alguns meses para que todos vissem a estratégia de “abraçar e entender” da Microsoft aplicada à Java – modificações e extensões na linguagem tornaram a implementação da Microsoft diretamente ligada ao Windows, frustrando as tentativas da Sun de derrubar a hegemonia do sistema operacional da Microsoft. De fato, a Microsoft logo começou a implementar Java em seus produtos de forma a incentivar o uso de recursos que somente poderiam ser executados em sistemas operacionais Windows.

Sumário de 1995:De 0 a 60 em 10 meses: Java salta para o consciente coletivo em 1995 como uma linguagem de desenvolvimento de applets, trazendo animações e interatividade para páginas na Internet e a promessa de in 10 months: Java leaps into the public consciousness in 1995 as a dazzling client-side applet-maker, bringing dancing heads and interactivity to Web pages, and fueling visions of running roughshod over Microsoft.

1996

23 de JaneiroÉ lançado o JDK 1.0 – o lançamento final do primeiro kit de desenvolvimento para Java recebe críticas da Microsoft. Usuários e defensores de Java também reclamam da baixa velocidade de implementação de recursos desejados, crítica esta que continuará até o lançamento do Java 2.

FevereiroCriada a JavaWorld, primeira publicação dedicada à linguagem Java, somente com conteúdo online. Um mês depois, são lançadas duas revistas impressas - Java Pro e Java Report.

Page 3: Java Timeline

O Browser Netscape Navigator 2.0 inclui Java em seu pacote, iniciando a era dos Applets Java.

Anunciada a tecnologia JavaBean – um modelo componente/container desenvolvido pela Sun em conjunto com a IBM para permitir a reutilização de código Java de modo mais fácil e confiável. A tecnologia facilitou o uso de Java por outros fabricantes, que passam a poder incluir o reuso de componentes em suas ferramentas de desenvolvimento.

Anunciada a API Java Media, que provê acesso a recursos multimídia em Java, como áudio, vídeo e imagens bidimensionais e tridimensionais. A API Java Media faz com que Java passe a ter suporte a diversos protocolos de transporte, padrões de codificação e formatos digitais de terceiros, o que inclui formatos de vídeo digital e protocolos de streaming de vídeo.

Anunciados os Java Servlets – batizados de “Applets para os servidores Web”.

2 de FevereiroA Sun Microelectronics revela planos de construção de microprocessadores utilizando Java como microcódigo – com isto, seria possível executar-se programas Java diretamente, sem uso de interpretadores, de forma muito mais rápida e em chips muito menores que os processadores de uso geral conseguem fazer. No final, a Sun Microelectronics fabricou um ou dois modelos, mas a idéia do produto nunca decolou. Um dos motivos foi a evolução dos compiladores Java, que diminuiu o interesse pelo conceito de chips dedicados.

29 de MaioPrimeiro Show JavaOne. Oficialmente chamado de “Java Developer’s Conference”, o evento contou com 6.000 participantes. Tim Berners-Lee, inventor da WWW, abre o evento sob fortes aplausos – junto com James Gosling, os dois sentem o gosto da fama.

JavaSoft anuncia o JavaOS, uma tentativa frustrada de substituir o Windows.

Anunciado o site Java Developer Services.

SunSoft lança o Java WorkShop, ambiente de desenvolvimento multi-plataforma para programadores Java.

Demonstrado o browser Hot Java. Esta deveria ser uma demonstração do que um browser completamente compatível com Java deveria ser capaz de fazer, porém a idéia estava além de seu tempo. O anúncio também abalou a parceria valiosa da Sun com a Netscape.

”Java Pavilion” conta com 100 pequenas companhias (muitas delas recém criadas), que expõem seus produtos baseados em Java – na maioria, ferramentas de desenvolvimento.

JulhoInternet Explorer 3.0B2 inclui suporte a applets Java.

10 de JulhoJava Day organizado pela Sun em Tókio. O evento conta com 50.000 pessoas.

AgostoKleiner Perkins Caufield e Bryers anunciam o Fundo Java, um investimento de 100 milhões de dólares para novos negócios baseados em Java. Os primeiros beneficiados são as empresas Marimba e Active Software (empresas ainda em atividade nos dias de hoje)

Desenvolvedores se unem e fundam o Java Lobby, uma organização criada para pressionar os fabricantes e garantir que os interesses da comunidade de desenvolvimento fossem considerados na batalha competitiva. Em meados de 1999, o Java Lobby já havia conseguido 36.000 membros inscritos.

Page 4: Java Timeline

SetembroLançamento do Site Java Developer Connection, site oficial da Sun para divulgação de novidades e tecnologias Java

25 de OutubroAnunciado o primeiro compilador JIT (Just-in-time) para Java. O anúncio da Sun mostrou que era possível melhorar a performance da linguagem Java – um de seus maiores pontos fracos.

29 de OutubroAnunciada a API JavaCard – um subconjunto do Java direcionado à programação de “Smart Cards”

11 de DezembroLançada a iniciativa “100% Pure Java”, um programa de incentivo aos desenvolvedores Java.

Sumário de 1996: A grande maioria das grandes empresas de software anunciou, neste ano, o licenciamento sobre alguma tecnologia Java, e muitas até mesmo lançaram produtos. Todos os grandes fabricantes que utilizam-se de linguagens orientadas a objetos oferecem produtos Java. Linguagens de programação orientadas a objetos menos conhecidas começam a perder visibilidade. Existe dificuldade em fazer Java funcionar em clientes (especialmente graças a discrepâncias entre as Máquinas Virtuais do Internet Explorer da Microsoft e o Netscape) fazem os desenvolvedores corporativos entusiastas de Java começar a ver a tecnologia como um produto mais valioso do lado servidor.

199711 de Janeiro JDK JavaBeans lançado.

18 de FevereiroLançado o JDK 1.1. O kit corrige uma série de bugs da versão 1.0 e lança recursos ausentes na versão anterior. Esta é a primeira versão realmente funcional do JDK, já que a versão 1.0 apresentou diversos problemas.

28 de FevereiroNetscape Communicator oferece suporte ao Java 1.1

10 de MarçoAPI JNDI – Java Naming and Directory Interface – é lançada. Ela permite a integração de aplicações Java com serviços de nomes e de diretórios já existentes

11 de MarçoSun diz que o JDK 1.1 teve um total de 220.000 downloads em 3 semanas.

AbrilMicrosoft começa a comercializar o seu Visual J++, incluindo sua implementação proprietárias do Java para a plataforma Windows

Page 5: Java Timeline

2 de AbrilJavaOne II atrai mais de 6.000 participantes ao Moscone Center, em São Francisco.

3 de AbrilNetscape demonstra o Visual JavaScript.

5 de JunhoInício das distribuições do Java Web Server 1.0. A Sun divulga um total de 6.300 downloads em um mês.

23 de JulhoJavaCard 2.0 lançado.

12 companhias anunciam suporte ao PersonalJava – uma versão de Java para dispositivos portáteis.

5 de AgostoJava Media API lançada

AgostoSun contabiliza download de 100.000 kits de desenvolvimento de JavaBeans.

Sun lista 600 produtos comerciais utilizando a tecnologia Java.

JDK 1.1.3 lançado para o Linux.

SetembroO Java Developer Connection soma 100.000 membros inscritos.

7 de OutubroSun processa Microsoft por quebra da licença de uso da linguagem Java: a Sun alega que Microsoft estaria tentando criar implementações proprietárias de Java, incompatíveis com os testes de compatibilidade da linguagem.

10 de DezembroO kit “Java JumpStart for the Enterprise”, uma coleção de ferramentas e serviços para acelerar a produtividade de desenvolvedores Java, é anunciado. O kit inclui o JRE, plug-ins, livros online, códigos de exemplo e documentação.

Sumário de 1997:JavaBeans e o JavaONE II colocam a linguagem Java na posição de uma das mais significativas linguagens de desenvolvimento, especialmente para desenvolvedores corporativos. As tentativas da Microsoft para deter o avanço do Java continuam, mas parecem falhar a cada tentativa. As iniciativas em novas tecnologias Java por parte da Sun continuam. Reclamações a respeito do controle da Sun sobre Java são a única nuvem negra no horizonte.

1998

20 de JaneiroDownloads cumulativos do JDK 1.1 atingem a marca de 2 milhões, segundo a Sun.

Março

Page 6: Java Timeline

O pacote JFC começa a ser distribuído como “Swing”. O pacote é o resultado de um esforço conjunto para desenvolver uma biblioteca que permita a construção de interfaces gráficas complexas e portáveis entre plataformas.

MarçoMicrosoft lança o Visual J++ 6.0, juntamente com a informação de que o produto só funciona em Windows, suporta apenas as classes do Windows Foundation Classes e não suportará AWT ou Swing.

24 de MarçoJavaOne III atrai 15.000 pessoas.

Anunciado o Java Jumpstart – um pacote com a Máquina Virtual Java configurada para vários Sistemas Operacionais, de forma que empresas possam instalar uma JVM padrão da Sun em todos os sistemas facilmente.

Divulgada a especificação EmbeddedJava – um subconjunto da linguagem Java direcionado a dispositivos eletrônicos embarcados (chips para carros, vídeo-cassetes, aparelhos de microondas, travas eletrônicas, etc)

31 de MarçoSun anuncia versão do PersonalJava para Windows CE.

20 de AbrilInicia-se a distribuição do Java Plug-in: o programa permite a substituição da Máquina Virtual específica da Microsoft, instalada com o Internet Explorer, pela versão oficial da Sun.

6 de AbrilFabricantes de “settop boxes” anunciam suporte a PersonalJava – a tecnologia visa permitir a programação dos receptores de TV para controla, por exemplo, a programação permitida, níveis de acesso e o crédito do assinante de TV a cabo.

3 de Junho

Visa oferece primeiro Smart Card com suporte a Java. Apesar da grande aceitação da tecnologia na Europa, a utilização dos mesmos nos Estados Unidos permanece pequena até hoje.

OutubroSun contabiliza 500.000 downloads da JFC em 6 meses de existência.

NovembroSun abre processo jurídico demandando que a Microsoft dê suporte completo à linguagem Java em sua implementação proprietária.

Hewlett-Packard lança sua primeira máquina virtual para sistemas embarcados, desenvolvida pela própria empresa. Microsoft anuncia que irá adotar a JVM da HP em seu sistema operacional para portáteis, o Windows CE. O anúncio cria polêmica no JavaOne e trás à tona a possibilidade de uma divisão da linguagem. A Sun responde que a JVM pode ser usada livremente, desde que esteja de acordo com as especificações da linguagem.

8 de DezembroLançada a plataforma Java 2, uma nova versão do Java com muitos recursos novos.

Sun anuncia termos de licença “flexíveis”, para reduzir as críticas a respeito dos processos complicados e restritivos para os licenciados. Java Community Process – o processo público para evolução e desenvolvimento da linguagem Java - é formalizado.

Sumário de 1998:Este foi o ano no qual a Sun alcançou os desenvolvedores. É também o ano dos processos, no qual a Sun contra-atacou a Microsoft em duas frentes: diretamente, na corte, e oferecendo substituições para a Máquina Virtual da Microsoft e uma JVM para o Windows CE; e indiretamente ao expandir rapidamente suas atividades além dos PCs, invadindo os mercados de Smart Cards e de outros dispositivos embarcados. A Sun também começa a levar as reclamações dos desenvolvedores a sério.

1999

13 de Janeiro

Page 7: Java Timeline

Suporte de Java para a TV Digital é anunciado no Consumer electronics Show. Fabricantes de aparelhos eletrônicos, que já haviam anunciado suporte à tecnologia CE da Microsoft, anunciam agora que também irão dar suporte a Java.

25 de JunhoAnunciada a tecnologia Jini – uma tecnologia que promete conexão automática de qualquer dispositivo com suporte à tecnologia em uma rede Jini. A arquitetura permitiria, por exemplo, que uma impressora com suporte a Jini conectada à rede fosse utilizada por um telefone celular compatível para imprimir mensagens ou por um PDA para imprimir compromissos, por exemplo.

1 de FevereiroLançamento do PersonalJava 3.0.

24 de FevereiroCódigo fonte do Java 2 liberado, sob uma licença de uso bastante restritiva.

4 de MarçoSun anuncia que Java suportará XML.

27 de MarçoDemonstração da tecnologia Hotspot – um ambiente de execução Java da Sun que se propõe a ser mais rápido que qualquer compilador JIT ou JVM disponível. O HotSpot utiliza diversas técnicas com este intuito, como otimização adaptativa, gerenciamento de memória mais eficiente e sincronização rápida.

MaioHP e Microsoft formam o JConsortium, para desenvolver extensões de Java para aplicações em tempo real sem o controle exclusivo por parte da Sun. 12 de Maio

Tecnologia JavaCard licenceada para diversos fabricantes de cartões inteligentes. A Sun anuncia que 1 milhão de cartões foram inicialmente fabricados e vendidos.

2 de JunhoSun demonstra a tecnologia de Java Server Pages (JSP), uma tecnologia para a geração de conteúdo dinâmico para páginas na web, similar – e competidora – da tecnologia Active Server Pages (ASP) da concorrente, Microsoft. A diferença é que o JSP funciona em qualquer plataforma servidora, enquanto ASP estaria restrita a servidores Windows NT.

15 de JunhoJava One IV conta com 17.000 presentes. A Palm oferece suporte à KVM (uma JVM reduzida, para dispositivos portáteis) e vende milhares de aparelhos pela metade do preço, criando agitação no evento e roubando a cena.

Sun anuncia três versões do Java: J2SE (Standard Edition), J2EE (Enterprise Edition) e J2ME (Micro Edition).

Sun e AOL criam o iPlanet para desenvolver software Java para aplicações wireless. Parte do comportamento agressivo da Sun parte da tentativa de colocar Java em todos os mercados e em todas as plataformas. As características inerentes da linguagem Java – sua arquitetura de componentes copiáveis e suporte implícito a redes – são um ponto a favor da linguagem, no mercado de aplicações wireless. AgostoJava Embedded Server (JES) 1.0 é comercializado, para gateways residenciais.

Page 8: Java Timeline

Especificação JavaPhone incluída nos padrões europeus de GSM.

Alan Barantz, chefe de produção da divisão de Java de longa data, deixa o cargo.

30 de SetembroLançada a plataforma J2EE beta.

11 de OutubroPrimeiros telefones com suporte a Java vendidos na Europa.

DezembroSun retira suas submissões ao corpo de padronização da Associação Européia de Fabricantes de Computadores (ECMA), temendo controle de Java pelos seus inimigos. A Sun anuncia que irá confiar apenas no Java Community Process, mecanismo próprio da empresa, para permitir que terceiros participem do desenvolvimento da linguagem.

8 de DezembroPlataforma J2EE começa a ser distribuída, mais de 2,5 milhões de downloads são feitos nos próximos 18 meses.

Novos termos da licença Java: pacotes binários do J2SE agora são gratúitos

J2SE acompanha distribuições do Linux.

DezembroA chefe de desenvolvimento Java da IBM, Pat Suelz, se torna chefe de desenvolvimento Java pela Sun.

Sun diz que 79% das universidades americanas estão ensinando Java, metade como requisito para os estudantes de ciências da computação. A empresa também contabiliza mais de 1600 livros impressos sobre Java.

Pesquisa realizada pelo grupo Forrester revela que o número de programadores utilizando Java e CORBA é maior do que o número de utilizadores do modelo COM da Mcirosoft: 44% para o primeiro contra 24% para o segundo.

Grupo de pesquisa Evans Marketing Services estima que 44% dos desenvolvedores de software da América do Norte utilizam Java pelo menos esporadicamente, e 43% dos desenvolvedores for a da América do Norte também o fazem. 40% dos desenvolvedores pesquisados também informaram que preferem utilizar a arquitetura EJB para o desenvolvimento de sites de comércio eletrônico – três vezes mais que o número de entrevistados que disseram preferir utilizar COM/DCOM.

Cutter Consortium estima que 51% das empresas pesquisadas estão utilizando Java para comércio eletrônico.

Gartner Group estima que, em 2002, a Máquina Virtual Java estará presente em 90% de todos os servidores e computadores pessoais. Outros pesquisadores dizem que Java é a única linguagem que apresenta crescimento em número de usuários e pretensos usuários dentre grupos de desenvolvedores.

Sumário de 1999:Sun continua a fortalecer a plataforma Java básica, enquanto continua a empurrar a tecnologia Java na direção de um mundo de dispositivos além dos computadores pessoais – um mundo no qual a Microsoft não possui domínio. Algumas das novas tecnologias não chegarão a lugar algum, mas servem para manter pressão sobre a Microsoft. A Sun reafirma sua posição como líder em inovações tecnológicas com o Jini, u m sistema de comunicações para dispositivos de rede “inteigentes”, que atrai a curiosidade da imprensa.

2000

8 de FevereiroSun submete novas versões do J2EE e J2SE para aprovação no Java Community Process.

29 de FevereiroDistribuída a API Java para XML.

Page 9: Java Timeline

6 de AbrilSun informa que remodelará o Java Community Process para garantir aos membros mais autoridade. A Sun demonstra cautela pois teme que o processo seja controlado pela Microsoft e outros fabricantes que busquem enfraquecer a tecnologia Java. Enquanto isto, entusiastas do Java, como a IBM, são obrigados a participar de um sistema no qual a autoridade final das decisões é sempre deixada nas mãos da Sun.

MaioSun anuncia compatibilidade entre o JES 2.0 (Java Embedded Server) e a iniciativa OSGi (Open Services Gateway Initiative) para redes residenciais.

Java Developer Connection atinge 1.5 milhões de desenvolvedores.

8 de MaioLançado o J2SE 1.3. A nova versão trás grande melhoria de performance graças às revisões no HotSpot, a tecnologia de compilação em tempo de execução da Sun.

Apple anuncia que suportará Java no MacOS X. O sistema operacional foi lançado em março de 2001

Sun contabiliza 400 Grupos de Usuários Java (JUGs) ao redor do mundo.

JunhoIBM já oferece um total de 110 produtos baseados em Java.

JunhoSun reporta que mais de 25.000 desenvolvedores compareceram ao JavaOne no Moscone Center em San Francisco; o gerente das instalações diz que o número provavelmente se aproxima de 35.000.

JunhoMicrosoft anuncia o .NET, a sua nova plataforma de desenvolvimento totalmente baseada em Web Services e concorrente direta da arquitetura J2EE.

AgostoOracle 8i inclui em seu núcleo uma Máquina Virtual Java e baseia-se no modelo de componentes EJB.

SetembroSun introduz novo sistema de licenças para a plataforma J2E

OutubroKit de desenvolvimento “Jini Starter Kit 1.1” lançado.

Lançada a iniciativa wireless para Java – um projeto de apoio a projetos e arquiteturas wireless de aplicações sem-fio e para dispositivos móveis.

DezembroQuinto encontro da Comunidade Jini em Amsterdã conta com milhares de visitantes. Jim Waldo, arquiteto do Jini, diz que já existem mais de 50.000 licenças para desenvolvimento na arquitetura, incluindo produtos para veículos e para software corporativo

Anunciadas especificações para as interfaces Java para XML: JAXM (mensagens) e JAXP (parsing).

Sumário de 2000: Abandonando a sua estratégia “abarcar e entender” de uma vez por todas, a Microsoft se prepara para um mundo sem Java. A Sun mantém sua luta em várias frentes, conquistando desenvolvedores e aliados. A linguagem Java é estabelecida claramente como uma plataforma corporativa importante.

Page 10: Java Timeline

2001JaneiroMicrosoft lança versão beta do framework .NET, incluindo a nova linguagem de programação C#

23 de JaneiroSun fecha acordo judicial com a Microsoft. No acordo, a Microsoft pagará 20 milhões de dólares à Sun e estará permanentemente proibida de utilizar a marca “Java compatible” em seus produtos.

25 de JaneiroMicrosoft anuncia o JUMP (Java User Migration Path) para Microsoft .NET (“JUMP to .NET”), um conjunto de ferramentas que possibilitam aos desenvolvedores utilizando o Visual J++ modificar suas aplicações Java já existentes para suportar a arquitetura .Net.

FevereiroAnunciado o Sun Open Net Environment (SunONE), uma plataforma de desenvolvimento completa, que inclui servidores de aplicação, ambiente de desenvolvimento e diversos serviços integrados.

O FuturoCom tudo que vimos, parece que a curva de crescimento do Java ainda não encontrou seu limite, e provavelmente não encontrará nos próximos anos. Mais aplicações para a plataforma tem sido descobertos a cada dia, e o número de desenvolvedores que utilizam Java regularmente continua a crescer. O cenário está sendo montado para o duelo com a plataforma Microsoft .NET pela superioridade no mundo do desenvolvimento de aplicações comerciais. Que a melhor plataforma vença!