jardim botÂnico - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som...

35
UMA PUBLICAÇÃO GABRIEL BACELAR - ANO 11 - Nº 24 JARDIM BOTÂNICO VIAGEM Campos do Jordão e seus encantos Uma reserva de área verde para os pernambucanos MERCADO IMOBILIÁRIO Fique por dentro do portfólio Gabriel Bacelar DIGITAL Uma revolução no controle doméstico DICAS E PRODUTOS Moda, tecnologia, casa e muito mais

Upload: vunga

Post on 10-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

UMA PUBLICAÇÃO GABRIEL BACELAR - ANO 11 - Nº 24

JARDIM BOTÂNICO

VIAGEM Campos do Jordão

e seus encantos

Uma reserva de área verde para os pernambucanos

MERCADO IMOBILIÁRIO

Fique por dentro do portfólio Gabriel Bacelar

DIGITALUma revolução no

controle doméstico

DICAS E PRODUTOS

Moda, tecnologia,casa e muito mais

Page 2: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

GABRIELBACELAR.COM.BR

REUNIÕES.AS MELHORES SÃO AS DE FIM DE SEMANA.

AS HORAS MAIS VALIOSAS

DO SEU DIA NÃO SÃO

AS QUE VOCÊ PASSA

NO TRABALHO, MAS

EM CASA. POR ISSO,

A GABRIEL BACELAR

INVESTE COMO NINGUÉM

NA QUALIDADE

E NA ATENÇÃO AOS

DETALHES NA HORA

DE CONSTRUIR.

SÃO APARTAMENTOS

QUE COMBINAM COM

SEU ESTILO DE VIDA,

NOS MELHORES

ENDEREÇOS DA CIDADE.

PORQUE A SUA FELICIDADE

É SEMPRE NOSSO PONTO

DE PARTIDA.

GI 015 14 An Revista GB 404x266mm.indd 1 29/8/14 4:54 PM

Page 3: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

CONSELHO EDITORIAL

COORDENAÇÃO | Bruno Bacelar MARKETING | Kithyanne Veras COMERCIAL | Bruno Figueiredo COMUNICAÇÃO | Carla Guerra

GABRIEL BACELAR CONSTRUÇÕES

PRESIDENTE | Gabriel BacelarDIRETOR DE INCORPORAÇÕES | Durval Bacelar

DIRETOR DE OPERAÇÕES | Bruno BacelarEDITORA | Carla Guerra

PROJETO GRÁFICO, REDAÇÃO EDITORAÇÃO, TRATAMENTO DE IMAGENS

E FINALIZAÇÃO | Carlota Editora e ComunicaçãoDIREÇÃO DO PROJETO | Carla Guerra

FOTOGRAFIA | Marcelo MaronaREDAÇÃO | Carla Guerra,

Emanuele Carvalho e Leonardo Lemos COORDENAÇÃO COMERCIAL | Gabriel Bacelar

DIAGRAMAÇÃO | João Paulo Ferreira

GABRIEL BACELAR | Rua Buenos Aires, 69 Espinheiro CEP: 52.020-180

Recife-PE - Brasil | Fone: 81 3366.3000 E-mail: [email protected]

CARLOTA EDITORA E AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Rua Padre Carapuceiro, 968

Edifício Janete Costa, Sala 906 CEP: 51.020-280

Boa Viagem, Recife - PE

A Revista Gabriel Bacelar é propriedade da Construtora Gabriel Bacelar, editada pela

Carlota Comunicação, com distribuição dirigida. A publicação é aberta a

colaboradores e não se responsabiliza por conceitos emitidos em textos assinados,

em respeito à liberdade de expressão e por qualquer conteúdo publicitário

e comercial de terceiros.

Ano 11 - Nº 24

Para anunciar 81 3242.484081 8873.2003

[email protected]

ConteúdoEditorial

A Agenda do País

06 | Cidade12 | Entrevista

16 | Náutica20 | Decor

24 | Tecnologia30 | Auto

34 | Planejados38 | Planeta42 | Viagem

46 | Arte e Cultura48 | Arquitetura

54 | Moda58 | Compras62 | Encontre

64 | Cronogramade Obras

Em um ano atípico e com um início retardado por fatos e eventos que empurraram a agenda do País para o segundo semestre, fomos pegos de surpresa e sacudidos pelo falecimen-to precoce do ex-governador Eduardo Campos, candidato a presidente nas próximas eleições e principal repre-sentante do Estado no cenário políti-co nacional.

Não cabe aqui um inventário político, nem tomar partido de opiniões es-peculativas de um Brasil que vai mal em sua gestão. Não vamos discutir esta pauta, deixaremos para os espe-cialistas e futurólogos. Cabe apenas, respeitosamente, como veículo de comunicação, render nossas home-nagens a um líder pernambucano que honrou seu povo e sua família.

Um pernambucano como qualquer um: pai, filho, neto, marido e irmão, que tinha como marca ser um ho-mem de família. Trazendo as pala-vras para esta edição, de número 24, apresentamos matérias e edito-riais que permeiam o universo da informação de qualidade.

Arquitetura, decoração, turismo, consumo, curiosidades e produtos para o mercado premium são alguns dos temas abordados, além dos lan-çamentos da Gabriel Bacelar, cheios de novidades e boas oportunida-des.

Boa leitura!

Carla GuerraEditora

06

30

42

62

16

24

Ano 11 - Nº 24

Page 4: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

O Recife agora conta com um espaço ambiental, que agrega lazer, ciên-cia e educação, estruturado para

receber turistas e moradores. O Jardim Bo-tânico (JBR), localizado no quilômetro 7,5 da BR-232, no Curado, está totalmente re-paginado e repleto de novos atrativos. Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, o equipamento ganhou três jardins, áreas de exposição para a coleção de cactos e de bromélias, um núcleo de educação, três atrativos revitalizados, além de uma nova entrada e um posto da Brigada Ambiental, e mais os ambientes revitalizados: orquidá-rio, jardim sensorial e meliponário.

Foto

s: M

arce

lo M

aron

a

Cidade

O espaço é um dos últimos remanescente de mata atlântica na cidade e está aberto a visitação para estreitar os laços das pes-soas com a natureza. Uma das principais mudanças do parque está na sua entrada. Uma área de três hectares foi transforma-da em local de contemplação, com grama e bosques formados por palmeiras, plantas ornamentais e arbustivas, além do nome do Jardim Botânico em relevo. Essa frente tam-bém servirá para integrar o equipamento à vivência cultural do município. Isso porque ela foi projetada para abrigar exposições de arte que precisam de lugares amplos, como no caso de esculturas. Para facilitar

Jardim Botânico repaginado e com mais atrativos

Novo equipamento de lazer e conhecimento do Recife ganhou novos jardins, áreas para

exposição e núcleo de educação

o acesso, o local dispõe de caminhos de concreto atravessando a vegetação rasteira. “Nós descortinamos o JBR. Antes havia um matagal escondendo o lugar.

As pessoas passavam pela frente e não sabiam de sua existência. Agora ele pode ser visto e assim receber mais visitações”, destacou Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Secretaria de Meio Ambiente implantou os jardins de plantas medicinais, palmeiras e flores tro-picais. O primeiro logo se vê ao ultrapassar

os portões de entrada. Ele abriga espécies utilizadas tradicionalmente na prática de cura, prevenção e tratamento de doenças. E o segundo contém cerca de 20 tipos de pal-meiras, que ocorrem naturalmente nas flo-restas brasileiras ou são trazidas de outros países. As nativas ficam próximas à mata e as exóticas, separadas por um passeio. As disposições foram pensadas para não in-terferir na preservação da reserva. De cores fortes e beleza rara, as flores tropicais cha-mam a atenção de quem passa próximo à administração do parque.

6 |

Ano 11 - Nº 24

7

Page 5: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Cidade

Os canteiros reúnem cerca de 20 exemplares, entre dracenas, helicônias e marantas. Ao lado desse jardim está o EcoNúcleo, uma unidade de educação ambien-tal onde serão realizadas atividades para despertar a consciência ecológica em crianças, jovens e adultos. O núcleo tem um laboratório com diversos aparelhos, que atendem tanto os visitantes quanto os pesquisadores da secretaria.

Coleções científicasNo JBR também foram construídos os espaços para ex-por as coleções científicas de cactos e de bromélias. Esse acervo tem a importante função de preservar a biodiversidade local. Antes as plantas ficavam simples-mente dispersas no chão. A coleção de bromélias agora ocupa uma área de 360 metros quadrados, com ban-cadas de granito e rampas de acesso para cadeirantes. Lá estão à mostra mais de 100 espécies inventariadas e registradas em catálogo nacional. Entre elas, destaca-se a Vriesea limae (Smith), encontrada somente em Per-nambuco.

Quanto ao conjunto de cactos, ele ganhou um abrigo com bancadas amplas e um teto especial, que permite a passagem do sol para as plantas. A coletânea é com-posta por cerca de 20 espécies, que variam de grande a pequeno porte. Além da casa nova, as plantas rece-beram cuidados especiais para melhorar a vitalidade e resguardar o patrimônio genético. As cactáceas estão ao lado da área de apoio do viveiro florestal, onde se-rão ministradas aulas de jardinagem. Fo

tos:

Mar

celo

Mar

ona

Ambientes reformados Dos antigos atrativos do Jardim Botânico, foi o orquidá-rio quem passou pela maior mudança. Teve a estrutu-ra toda reformada, com melhorias na bancada, gradil, substituição de teto, pintura e construção de um deck ao redor, com área de contemplação e um pequeno mi-rante. E, para alegria dos aficionados pelas flores, mais espécimes foram adquiridas. O acervo possui mais de 250 exemplares e tem caráter científico. Vale um olhar mais atento para a Cattleya Labiata (Lindlley), que está em extinção. Outro local beneficiado pela iniciativa foi o Jardim Sensorial, que tem o objetivo de proporcionar às pessoas, especialmente aos cegos, a descoberta das nuances da natureza através do cheiro, do toque e do som ambiente.

Ali os trabalhos se concentraram na recuperação dos expositores e na renovação das espécies. Ainda foi revitalizado o antigo meliponário, um criatório de abe-lhas brasileiras localizado na área interna da mata. Essas abelhas não possuem ferrão e são consideradas fundamentais na polinização das plantas. Toda a área do JBR recebeu novas placas de sinalização para me-lhor orientar as pessoas.ServiçoJardim Botânico do RecifeFuncionamento: de terça a sexta, das 8h30 às 15h30, e sábado e domingo, das 9h às 15h30.Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife – PETelefones: 3355.0002 / 3355.0003

Atrativos do Jardim Botânico1. Trilhas ecológicas2. Orquidário3. Jardim Sensorial4. Jardim de Flores Tropicais5. Jardim de Plantas Medicinais6. Jardim de Palmeiras7. Meliponário8. Viveiro Florestal9. Coleção de Cactáceas10. Coleção de Bromélias11. Núcleo de Educação Ambiental O que usar e levar nas visitações1. Vestir roupas leves e calça comprida2. Usar meias e sapato fechado3. Colocar repelente e chapéu4. Levar lanche e água, pois não há comércio na área do parque.

8 |

Ano 11 - Nº 24

9

Page 6: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Planejados, do seu jeito.

Cada projeto, uma nova

história.

www.bontempo.com.br

Recife | Av. Domingos Ferreira, 1248 Boa Viagem | Recife-PE | (81) 3327.8002

@moveisbontempo

LM Arquitetura Luciana Dias e Mariana Carvalho

O projeto reflete a mistura da sofisticação e elegância

com a excelência na execução pela Bontempo.

Page 7: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Entrevista

Cida PedrosaEm entrevista à Revista Gabriel Bacelar, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade fala das atribuições da pasta e de projetos para o Recife

Revista GB: Qual o saldo em mais de um ano à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife?Cida Pedrosa: Quando o prefeito Geraldo Júlio modifi-cou o nome para Secretaria Municipal de Meio Ambien-te e Sustentabilidade, foram criadas três secretarias executivas: Controle Ambiental, Unidades Protegidas e Sustentabilidade. A primeira é responsável pela fis-calização ambiental, licenciamento e programa de re-vitalização de áreas verdes, que é uma medida com-pensatória do licenciamento ambiental. Em Unidades Protegidas está todo o arsenal de proteção verde da cidade e de proteção das águas. Por último, à Secretaria Executiva de Sustentabilidade cabe a responsabilidade pelo processo de participação, educação ambiental, políticas públicas e pelo conselho municipal de meio ambiente. Dentro da executiva de Unidades Protegidas, apresentamos o plano urbanístico do Parque Capiba-ribe – Caminho das Capivaras, em parceria com a Uni-versidade Federal de Pernambuco, que prevê a urbani-zação de um terço da cidade do Recife, pegando o Rio Capibaribe como eixo, 500 metros de cada margem, e propõe uma requalificação do rio a partir de um concei-to de parque, interligando todas as áreas verdes exis-tentes no seu percurso com ciclovia e calçadão, que já está em fase de execução. Ainda nesta secretaria esta-mos trabalhando no mapeamento de todos os Imóveis de Preservação de Áreas Verdes (Ipavs) públicos e pri-vados da cidade. Na executiva do Controle Ambiental, está sendo implementado um sistema informatizado para fazer o licenciamento, trazendo mais eficiência e transparência para o processo.

Revista GB: Recentemente, o prefeito Geraldo Júlio sancionou uma legislação que incorpora a sustentabi-lidade socioambiental aos processos de desenvolvi-mento da cidade, que institui a Política de Sustentabi-lidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, além do Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental. Quais medidas já foram tomadas e o que está por vir para ratificar essa legis-lação?

Cida Pedrosa: Para a lei de enfrentamento a mudanças climáticas, está sendo realizado o primeiro inventário do município sobre a política de baixo carbono. O Re-cife está entre as 20 cidades do mundo com problemas em relação a mudanças climáticas. O alerta é dado não pela grande produção de gases de efeito estufa, mas pela localização da cida-de em relação ao nível do mar. Se se concretizarem as previsões científicas e não tivermos redução da emissão dos gases, em 100 anos o Recife estará com 70% do território tomado por água. A lei vem para que possa se garantir um futuro para a cidade. Com a lei aprovada, estamos montando o plano de miti-gação de mudanças climáticas. Está sendo contratada uma empresa que será responsável pelo plantio de 30 mil árvores nas áreas mais áridas da cidade, como Ipsep, Boa Viagem e Cordeiro. Em relação ao enfren-tamento, estamos montando um plano de educação ambiental para tratar melhor o lixo – quanto mais se recicla, menos gases se emitem. Além do uso da matriz de gasolina, para reduzir a emissão de gases, os no-vos equipamentos públicos, como o Jardim Botânico e as Upinhas (Unidades de Pronto Atendimento), serão abastecidos com energia solar. E uma política de con-sumo dentro das secretarias administrativas da cida-de está sendo implantada.

Revista GB: Que outros projetos importantes da secretaria estão em andamento? Cida Pedrosa: Já foi sancionada a Lei do Sistema Mu-nicipal de Unidades Protegidas (SMUP), que avança no âmbito da proteção das áreas verdes e das águas

do Recife. Com a lei houve uma aumento de 1.500 hectares de áreas verdes protegidas, tanto em áreas públicas quanto em áreas privadas. Com essa lei tam-bém foi criada a Câmara de Compensação Ambiental. Na área de sustentabilidade, temos um programa de educação ambiental dentro das escolas municipais. A partir da arte-educação, com filmes, gibis e peças de teatro, as crianças aprendem sobre coleta seletiva, mudanças de atitude de consumo, e passam a disse-minar uma mudança de cultura. Além disso, no Jardim botânico, que foi completamente repaginado, está dis-ponibilizado um equipamento que simula o nível de emissão do carbono por pessoa. Apelidado de “Pega-da de Carbono”, um totem com programa de computa-ção gera algumas perguntas que calcula quanto você

emite por dia e sugere algumas mudanças para diminuir a emissão.

Revista GB: Que experi-ências implantadas em outras capitais ou países poderão servir como mo-delo para o Recife?Cida Pedrosa: O mundo está se debruçando so-bre posicionamentos im-portantes a respeito da sustentabilidade e redu-ção de emissão de gases

e é preciso trazer a reflexão para o Recife. A mobili-dade urbana é fundamental, mas para isso é preciso investir mais em transporte público de qualidade. Os BRTs (traduzido do inglês para ônibus de transporte rápido) já estão em funcionamento, mas ainda é pou-co. É preciso pensar e investir, por exemplo, em VLTs (veículos leves sobre trilhos) movido a energia, que já estão sendo utilizados por grandes cidades do mundo. Outros modais de transporte precisam ser viabiliza-dos, primeiro com os coletivos (ônibus e metrô), prio-rizando os pedestres e ciclistas. Um grande problema são os carros individuais, que têm que deixar de ser prioridade. Podemos construir todos os viadutos do mundo que não daremos conta. Isso é contramão da história. Precisamos investir em transporte coletivo de qualidade e ligar a cidade com mais eficiência.

“Com a Lei do Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP), que avança no âmbito da proteção das

áreas verdes e das águas do Recife, houve um aumento de 1.500 hectares

de áreas verdes protegidas, tanto em áreas públicas quanto em

áreas privadas.”

Foto

: Mar

cos

Past

ich/

PCR

12 |

Ano 11 - Nº 24

13

Page 8: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Portfólio GB

JARDINS CASA FORTEIm

agen

s: D

ivul

gaçã

o

O bairro de Casa Forte é o endereço escolhido pela Gabriel Bacelar para a construção do novo empreendimento da marca. O edifício

Jardins Casa Forte, situado na Rua Dona Rita de Sou-za, no coração de um dos bairros mais nobres e ver-des do Recife, é perfeito para quem quer aproveitar o melhor da vida morando num empreendimento de alto padrão com o selo de qualidade da grife. Um pri-vilégio aos futuros moradores, que estarão pertinho da igreja e da Praça de Casa Forte, além dos melhores restaurantes da cidade, shopping e áreas verdes.

O Jardins Casa Forte terá 15 pavimentos, dispostos em uma única torre, com dois apartamentos por an-dar, sendo 30 unidades no total. Os apartamentos possuem área de 255,68 metros quadrados, sendo compostos por quatro suítes – uma delas máster com closet. Sala para três ambientes, varanda, circulação, lavabo, cozinha, copa, despensa, dependência com-pleta de serviço, placa para condensadores e quatro vagas de garagem completam o projeto.

A infraestrutura do empreendimento contempla-rá ainda um pavimento semienterrado, um pavi-mento térreo, central de gás, local para gerador, esquadrias anodizadas, guarita de segurança com WC, antecâmara de acesso a pedestres, rampa de acessibilidade e portões com comando eletrônico. O edifício também será composto por três elevado-res, dois sociais e um de serviço, interfones, antena coletiva TV/FM, jardins e paisagismo.

A área de lazer, projetada no pavimento térreo, será composta de salão de festas com copa e WCs, espaço fitness, piscina adulto e infantil com deck, e playground. Além disso, o edifício foi planejado para atender aos requisitos da sustentabilidade, com economia de energia, preservação da área ver-de, sensor de presença nas escadas, bacias sanitá-rias com válvulas dual flux e chuveiros com aqueci-mento a gás.

www.gabrielbacelar.com.br

Um empreendimento surpreendente numa das áreas mais verdes do Recife, com apartamentos com quatro suítes e quatro vagas de garagem

14 |

Ano 11 - Nº 24

15

Page 9: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Náutica

U m dos objetos de desejo do público que consome artigos de luxo é um barco. No Bra-sil, os amantes da arte de navegar podem

desfrutar de um dos maiores potenciais náuticos do mundo. “Temos um litoral extenso com destinos turísticos, um clima que propicia a navegação e um potencial de compra latente do brasileiro”, diz o empresário André Jannini. Diante desse panorama, alimentado por uma paixão que está na família há gerações, Jannini criou o estaleiro Maxmarine em 2009 na cidade de Avaré, São Paulo.

O estaleiro vem se destacando no mercado nacio-nal por unir qualidade, segurança, desempenho e inovação em seus produtos. Entre 2011 e 2013 a em-presa entregou 12 barcos e, nos primeiros meses de

Design, desempenho e sofisticação são características dos barcos produzidos pelo

estaleiro criados pelo empresário André Jannini

As lanchas de luxo do Estaleiro Maxmarine

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

2014, já está com cinco em produção. A Maxmarine tem se especializado no segmento off shore crui-ser, com lanchas que comportam quinze pessoas durante o dia e 5 para pernoite. Outro diferencial das lanchas Maxmarine é a possibilidade de custo-mização total do barco, desde o interior, que pode ser aberto ou fechado, com a opção de ter copa com pia, geladeira e micro-ondas, podendo ainda alte-rar o revestimento dos estofados, cor e posição dos instrumentos do painel, até a pintura externa e as várias opções de motor.

As lanchas podem ter motor movido à gasolina ou a diesel. A primeira atende aos que navegam poucas horas por ano, enquanto a segunda é mais indicada a quem navega por mais tempo. No quesito segu-

Maxmarine 435 R

Maxmarine 450 Full

rança, as duas opções não deixam a desejar. “Os motores à gasolina, que antigamente podiam in-cendiar, hoje, graças a muita tecnologia, não correm mais esse risco”, afirma o empresário. São quatro modelos de lancha produzidos, todas com 45 pés, substituindo os modelos de 41,5 pés e de 43,5 pés. O modelo 450 SL, intermediário, com interior loft aberto, é uma opção, assim como a clássica e com-pleta 450 Full. Há também os modelos mais poten-tes, como a 450 SS, mais esportiva e despojada, e o modelo 450 Dominator, super potente e completo.

De acordo com André Jannini, que é engenheiro au-tomobilístico e estudou design náutico, as lanchas Maxmarine atendem o consumidor que procura excelente navegação e design, além de rapidez e segurança, com muita tecnologia construtiva e em materiais empregados, como Divinicell, que substi-

tui compensados navais. “O cliente quer um barco exclusivo, que tenha performance e um custo atra-ente. A Maxmarine nasceu enxuta e moderna e com a proposta de oferecer um produto de luxo, mas que possa ter uma abrangência maior em termos de mercado, tanto que o produto de entrada tem o melhor custo-benefício da categoria segundo a Re-vista Náutica, que testou e aprovou dois modelos em agosto passado”, comenta.

No Brasil, o Recife é um dos melhores mercados para os barcos. As características do mar e os hábi-tos de navegação credenciam a cidade pernambu-cana como uma das que mais aceitam a Maxmarine, tendo duas unidades já navegando em seus mares e duas em fase de produção. Além disso, a cidade nordestina fascina com suas belezas marítimas e sua qualidade de vida.

Serviço: Rua Dico Mercadante, 77Avaré – São PauloFone: (14) 3022.1520 Vendas: (11) 97179.9761 www.maxmarine.com.br

16 |

Ano 11 - Nº 24

17

Page 10: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Portfólio GBIm

agen

s: D

ivul

gaçã

o

GREEN LIFE BOA VIAGEM

O Edifício Green Life Boa Viagem estará locali-zado em uma das áreas mais valorizadas do bairro de Boa Viagem, próximo à Via Mangue.

O empreendimento será erguido na Rua Amaro Al-bino Pimentel, próximo às principais vias de aces-so do bairro. Com o selo da grife Gabriel Bacelar, o Green Life é um lugar para realizar sonhos. O sonho de morar com qualidade e praticidade. Além de es-tar muito bem localizado, o edifício fica próximo a escolas, hospitais, restaurantes, bancos e academias de ginástica.

Com apenas uma torre, de 32 pavimentos, sendo 28 pavimentos-tipo, um térreo e dois vazados, são cinco apartamentos por andar, num total de 140 unidades. Interfones, central de gás, local para gerador, antena coletiva TV/FM, esquadrias anodizadas, portões com comando eletrônico, jardins e paisagismo completam o projeto, além de rampa de acesso para pedestres, guarita de segurança protegida, zeladoria com WC, local para lixo e uma vaga de estacionamento para cada apartamento, que serão entregues com quatro opções de planta, com áreas de 58,86m² (terminação 2), 58,93m² (terminações 3 e 4), 69,52m² (terminação 5) e 72,21m² (terminação 1).

Um empreendimento compacto sem abrir mão da qualidade do padrão construtivo da Gabriel Bacelar

A planta é composta por dois quartos, suíte, varan-da, sala de estar/jantar, circulação, BWC de serviço, cozinha, área de serviço e depósito (disponível para algumas opções de planta). A infraestrutura do Gre-en Life Boa Viagem conta com áreas para o lazer e o convívio social de toda a família, equipadas com piscina com deck, sauna, salão de jogos, local para fitness center, salão de festas com copa/bar/depó-sito, brinquedoteca, playground, espaço gourmet e WC masculino e feminino. “Fugindo do padrão mais convencional, buscamos uma paleta de cores mais diferenciada, sem, no entanto, fugir da característica de nossa arquitetura.

Com a projeção das varandas, conseguimos um di-namismo na fachada que se contrapõe à forte mar-cação vertical da torre”, explica o arquiteto Sandro Guedes, da Gama Arquitetura. O empreendimento é um reflexo do desejo da grife, que pretende valorizar as características da linha Green Life, com um produ-to compacto, oferecendo aos futuros moradores um produto para quem quer mais praticidade no dia a dia sem abrir mão da qualidade do padrão construti-vo da Gabriel Bacelar.

www.gabrielbacelar.com.br

18 |

Ano 11 - Nº 24

19

Page 11: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Decor

Sustentabilidade e estilo no Green Life Boa ViagemProjeto de apartamento decorado do empreendimento se destaca pela funcionalidade e beleza, em harmonia com

proposta sustentável e foco em qualidade de vida

Situado numa das melhores localizações de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Green Life é um dos lançamentos da Gabriel Bacelar mais esperados. O apartamento deco-

rado tem assinatura do escritório Humberto Zirpoli Arquitetura e já está disponível para visitação, apresentando o que é ten-dência em decoração contemporânea.

Foto

s: S

aulo

Dal

/ Div

ulga

ção

20 |

Ano 11 - Nº 24

21

Page 12: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Segundo Humberto e Analice Zirpoli, que comandam o escritório de arquitetura, apartamentos compactos podem e devem ser confortáveis, e para isso é preciso utilizar os mecanismos disponíveis, como os espelhos, que ampliam os ambientes e criam espaços numerosos, e as cores, que geram aconchego.

Humberto explica: “Neste projeto utilizamos os mono-cromáticos, com o branco e o fendi”. Sobre mobiliário, os arquitetos investem em nichos, que proporcionam profundidade e charme à decoração, além de serem úteis, bem como na iluminação indireta e embutida na parede, que dá a sensação de profundidade.

“Os espaços de que propomos para este projeto são integrados, para a sensação de maior amplitude, mas cada ambiente tem sua personalidade”, explica Hum-berto. No caso do escritório e sala, eles estão separados por ripas de madeira vazada. “Aqui há integração e, ao mesmo tempo, a individualidade de cada espaço”, diz Analice.

QuartosPara os dormitórios é feito uso de tons clássicos, além de painéis especiais e papel de parede, que dão alto efeito visual nos projetos com pouco trabalho. “No quarto do casal há espelho acima do painel da cama, também na ideia de ampliar o espaço”, conta Humberto, enquanto para o quarto de solteiro utilizam-se o papel de pare-de e estampas horizontais. “Materiais em tom clean e objetos práticos, de fácil manutenção e com qualidade são as grandes tendências para famílias modernas”, in-forma Humberto. Para ele, a valorização do Green Life Boa Viagem se torna ainda mais forte quando a constru-tora preocupa-se em montar no apartamento decorado um projeto contemporâneo e de linguagem atual, com charme e aconchego.

“É sempre muito boa essa parceria com a Gabriel Bace-lar porque ela nos oportuniza mostrar o que é tendência na arquitetura na prática. Num apartamento decorado os usuários vão conviver com as tendências”, acredita Humberto. Analice completa: “É interessante montar o apartamento decorado também para se aproximar dos

futuros clientes”. Todos os apartamentos do Green Life Boa Viagem terão sala para dois ambientes, varanda, BWC social, cozinha, área de serviço e uma vaga de es-tacionamento privativo. O apartamento decorado está aberto a visitação na Rua Amaro Albino Pimentel, 145.

Foto

s -

Arq

uite

tos:

Mar

celo

Mar

ona

/ Am

bien

tes:

Sau

lo D

al B

ó / D

ivul

gaçã

o

Arquitetos Analice e Humberto Zirpoli

Decor22 |

Ano 11 - Nº 24

23

Page 13: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Tecnologia

Casa tecnológicaO avanço tecnológico vem trazendo, ao longo

dos anos, soluções para as mais diversas áreas da vida, e para as residências e o bem-

estar dos moradores não seria diferente. Através da automação residencial, uma das últimas tendências no planejamento de casas e apartamentos, é possível aplicar diversos mecanismos que facilitam a vida, do acionamento da porta e da iluminação através da in-ternet ou celular, passando pelo ajuste das cortinas e persianas pelo controle remoto, até sistemas de som e vídeo de última geração.

A tecnologia no acabamento também permite re-decorar ambientes com surpreendentes papéis de parede realistas e práticos, enquanto pisos e revesti-mentos que imitam com perfeição pedras e texturas naturais, como folhagens, se destacam nas reformas.

Por fim, os móveis e objetos da casa se modernizam e passam a ter acionamento automático, tornando a vida do morador mais cômoda e confortável. É a tec-nologia a serviço da qualidade de vida. Com a com-binação da automação residencial com sistemas de

monitoramento em vídeo é possível, por exemplo, verificar através do celular ou do computador quais portas da casa estão abertas e fechá-las, graças a me-canismos magnéticos, e tudo isso a distância. A porta também ganha mais segurança com fechaduras que dispensam a chave e utilizam senhas, cartões ou a própria digital dos moradores.

Outro item da automação é o sensor de movimento, que melhora o sistema de iluminação natural e artifi-cial, ligando automaticamente as lâmpadas ou abrin-do e fechando cortinas e persianas cada vez que alguém chega ao ambiente. O sensor de movimento ainda é serve para a segurança: aliado ao sistema de vídeo, permite o monitoramento dos ambientes em tempo real. Com sistemas digitais ainda é possível automatizar sistemas de som ambiente e temperatu-ra dos cômodos, programando seus funcionamentos para horários predefinidos.

Os móveis e objetos da casa também acompanham a tendência de automação e avanço tecnológico: en-quanto o home theater simplifica as funções num único controle remoto, os armários ganham meca-nismos de abrir e fechar automáticos. Cortinas e per-sianas também podem ser manuseadas por controle remoto ou pela internet. Até o home office é aperfei-çoado, com mesas equipadas por touchscreen que exibem a tela do computador no tampo e proporcio-nam abrir arquivos, e-mail e acessar a internet com mais liberdade.

SegurançaPerder a chave nunca mais será problema com as fechaduras digitais residenciais, que possibilitam o acionamento através de cartão, senha ou chave.

Foto

: Div

ulga

ção

Controle de luminosidade com comodidade Além de matéria-prima de última geração, as cortinas e persianas possuem ativação e regulação através de controle remoto, o que oferece comodidade ao usuário.

Foto

: Mar

celo

Mar

ona

Foto

s: M

arce

lo M

aron

a24 |

Ano 11 - Nº 24

25

Page 14: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Tecnologia

Possibilidades milSempre versátil e cada vez mais popular, a iluminação LED é um verdadeiro curinga na decoração, disponível em diferentes formatos e com infinitas possibilidades de combinação.

Ecorresina para divisórias e móveisOs painéis de ecorresina são inovadores. Translúcidos e versáteis, eles possuem a opção de inserir materiais naturais dentro do objeto que utilize esta ecorresina, com divisórias e tampas de mesa.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

A decoração da casa também ganha novas possibili-dades com a tecnologia. Atualmente existem técnicas de impressão que permitem a porcelanatos, pisos e revestimentos terem a imagem que o usuário quiser com o material mais apropriado para o cômodo. O mesmo vale para papéis de parede, que chegam a imitar texturas de pedras e folhas, entre outras possi-bilidades. Por fim, a iluminação em LED é sustentável e versátil: além de consumir menos energia, propor-ciona diferentes combinações através de aplicações na parede e em luminárias.

Todas essas soluções já estão disponíveis no Brasil e são conhecidas pelos melhores arquitetos do merca-do. Além disso, muitas delas estão contextualizadas nos apartamentos decorados da Gabriel Bacelar. Lis-tamos a seguir alguns exemplos dessas tecnologias que você pode utilizar em sua casa.

Revestimentos tecnológicos

Quem quer mudar o visual de algum ambiente sem muito trabalho pode recorrer ao papel de parede, que apresenta versatilidade e praticidade. Os mais modernos, que, por exemplo, simulam revestimento de pedra, proporcionam o efeito visual desejado sem precisar recorrer a reformas ou demora na aplicação.

Quem está disposto a ir além do papel de parede e optar por reforma pode utilizar revestimentos para parede, que, graças à tecnologia de impressão HD, apresentam diversas opções que simulam texturas como pedras e plantas.

Foto

: Mar

celo

Mar

ona

Foto: Marcelo Marona

Foto

: Div

ulga

ção

Um banho com todo o confortoBanheiras, spas e ofurôs são tendência para quem deseja qualidade de vida. E o melhor: os preços são acessíveis e os equipamentos, fáceis de usar, dos que aquecem a água a banheiras com frigobar integrado. Além de modernos, os novos modelos os são sustentáveis, com tratamento químico à base de ozônio, que amplia o reúso da água com qualidade e segurança.

Práticos papéis de parede

26 |

Ano 11 - Nº 24

27

Page 15: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Portfólio GB

EDIFÍCIO DUETTO

P róximo a importantes vias de acesso da cidade, está sendo erguido o Edifício Duetto. O empreendimento, projetado exatamente no

bairro do Torreão, Zona Norte do Recife, situado na Rua Cândido Lacerda, tem o selo de qualidade da Gabriel Bacelar. O grande diferencial do edifício é sua localização, num bairro que manteve o verde, com ruas de trânsito livre e próximo a bancos, supermercados e farmácias.

O empreendimento será composto de duas torres, com 21 pavimentos-tipo e 168 unidades no total. Cada apartamento terá sala de estar, sala de jantar, circu-lação, dois dormitórios, sendo uma suíte, varanda, cozinha, BWC social, área de serviço e uma vaga na garagem.

As unidades com terminação 1 e 2 terão 55,47m² e as que compreendem as terminações 3 e 4 terão 56,58m². A área de lazer do Duetto será integrada por salão de festas, fitness, sala de jogos, piscina adulto e infantil com deck, playground, minicampo gramado e churras-queira. Além disso, o Duetto terá dois elevadores, um social e um de serviço para cada torre, interfones, an-tena coletiva TV/FM, esquadrias anodizadas, portões com comando eletrônico, jardins e paisagismo.

De acordo com a arquiteta Verônica Numeriano, que assina o projeto do Duetto, os aspectos levados em consideração para a concepção do empreendimento foram a localização privilegiada, junto à Rua Othon Paraíso e com vista definida, o melhor uso dos espa-ços, a racionalização da construção, o aproveitamento máximo do potencial construtivo do terreno e o con-forto térmico. “A arquitetura do Duetto parte do essen-cial, sem perder, contudo, a funcionalidade e a beleza. As torres gêmeas vão marcar a paisagem, valorizando ainda mais o bairro do Torreão”, diz Verônica.

www.gabrielbacelar.com.br

Localizado na região da Avenida Norte e Agamenon Magalhães, o edifício será privilegiado com a área verde da região

Imag

ens:

Div

ulga

ção

28 |

Ano 11 - Nº 24

29

Page 16: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Automóveis de luxo made in Brazil

Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar Land Rover são as marcas que passarão a produzir no país a partir de 2014. Mercado brasileiro para carros de luxo segue aquecido

Auto

Um caminho ainda mais curto até a aquisição do carro dos sonhos. Na contramão das linhas populares, que em 2013 não cresceram como

em anos anteriores, as linhas de luxo registraram au-mento de vendas em todo o planeta, com especial crescimento no Brasil: a BMW, por exemplo, cresceu 69,5% no país, com 17.011 carros vendidos, enquanto a Jaguar Land Rover cresceu 30%, com 10.952 unida-des vendidas. De olho no crescimento do consumo no país, em especial das classes média e alta, as marcas Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar Land Rover são algumas das multinacionais a abrir fábricas no Brasil nos próximos meses, tendo em comum o desejo de in-vestir no segmento de produtos premium.

Se até pouco tempo atrás era preciso viajar para com-prar fora do país ou se submeter às importadoras de veículos para possuir o veículo que era verdadei-ro “sonho de consumo”, a partir dos próximos anos será possível comprá-los com as mesmas tecnologia e matéria-prima internacionais, porém com produ-ção no Brasil. Conheça as novidades das marcas. Com pretensão de colocar carros na rua já em 2015, a Audi produzirá no país os desejados A3 Sedan e Q3, com foco no mercado de luxo. “No Brasil temos como meta liderar o segmento premium”, afirma Rupert Stadler, diretor-presidente da marca. “A produção no Brasil criará a base para nosso futuro crescimento”, acredita. Para isso a marca, que em 2006 parou de produzir no Brasil, reconfigurou seu planejamento de expansão e voltou a investir em novas fábricas em diferentes paí-ses, entre eles China e México.

São José dos Pinhais, no Paraná, foi a cidade escolhi-da, por ter uma planta da Volkswagen pronta para uso. O investimento previsto é de R$ 150 milhões de euros até 2015. Quanto à BMW, ela planeja para 2015 inau-gurar sua nova fábrica em Araquari, Santa Catarina, a primeira fábrica da marca na América do Sul. Nela serão produzidos os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e Mini Contryman. “A construção de uma fábrica mostra o quanto a BMW acredita no crescimento do Brasil”, explica Herlander Zola, diretor de marketing da BMW do Brasil. Instalada no país desde 1956, a Mercedes-Benz é a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

BMW Serie 3 GT

Audi A3

30 |

Ano 11 - Nº 24

31

Page 17: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

grande potencial no segmento de veículos premium brasileiro”, destaca. Por último, a Jaguar Land Rover vai inaugurar sua planta em Itatiaia, no Rio de Janei-ro, porém apenas em 2016. A marca ainda não informa quais modelos deve produzir no país. Ícone de luxo e sofisticação, a montadora britânica teve em 2013 o melhor ano de sua história no Brasil: de janeiro a de-zembro foram comercializados 10.952 veículos, cerca de 30% a mais que em 2012, enquanto a Jaguar vendeu 304 unidades (crescimento de 380%) e a Land Rover, 10.645 unidades (crescimento de 30,6%). Os modelos Evoque e Range Rover Sport foram os mais vendidos.

Disposta a manter este posto, a marca pretende inves-tir R$ 500 milhões no Brasil até o fim de 2016, com foco no segmento premium. “Este é um importante merca-do futuro. Com nossa produção local nós aceitamos o desafio e enfrentaremos nossos competidores”, infor-ma Andreas Renschler, responsável por produção e compras da Mercedes-Benz Automóveis e Mercedes-Benz Vans.

A marca planeja fabricar no Brasil os veículos dos modelos Classe C e GLA em uma nova fábrica, locali-zada em Iracemópolis, interior de São Paulo. “Com a nova geração da Classe C e do GLA, faremos a nacio-nalização de dois produtos altamente atraentes com a qualidade superior da Mercedes, para a qual vemos

Auto

BMW X3 Mercedes Benz GLA

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

32 | 33

Ano 11 - Nº 24

Range Rover

Evoque

Page 18: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Planejados

HOME OFFICE CÉLIA BEATRIZ TABOSA

“O home office sempre é um local para realizar atividades profissionais em um ambiente dentro da própria infraestrutura da casa, dividindo-se em trabalho e lazer. Além de prático, o ambiente precisa ser bonito, já que há grandes chances de ficar integrado ao resto da casa. Portanto, cuidado para esconder o que não possui um visual tão agradável, como fios e documentos, e mostrar o que merece exibição, como livros e peças decorativas. Uma dica para ganhar espaço é encaixar móveis como gaveteiros e armários embaixo da mesa. Para ficar mais prático, é só usar peças com rodinhas. Isso também vale para cadeiras e bancos. Para atividades de muitas horas, é essencial haver uma boa iluminação, com uma luz direta e focada no trabalho. A versatilidade é sempre necessária para criar um local que seja ao mesmo tempo aconchegante e no qual se possa eventualmente receber algum cliente ou parceiro de negócios, por exemplo. Quanto às cores, que seja algo limpo e com cores relaxantes, nada vibrante ou pesado, para deixar o ambiente confortável e calmo. A iluminação deve conter um mix entre a luz branca e a amarela, e privilegiando a luz natural, que é muito mais saudável e agradável. Nada de lâmpadas quentes, no máximo fazendo a marcação de algum quadro ou objeto. Como a maior parte dos home offices está inserida no menor quarto da casa, ou em parte de um deles, a utilização de móveis planejados é praticamente fundamental, para que não se perca nenhum centímetro que possa ser usado funcionalmente. O vidro e a madeira são indispensáveis.”

HOME OFFICELUCIANA DIAS E MARIANA CARVALHOLM ARQUITETURA

“Atualmente, muitos motivos impulsionam as pessoas a terem um home office, porém a forma de projetá-lo é o diferencial. O home office precisa atender às necessidades básicas de cada usuário, trazendo praticidade, conforto e durabilidade. É um lugar que deve oferecer tranquilidade, pois é nele que a pessoa passa a maior parte do dia. O interessante é sempre utilizar materiais neutros, pois, na maioria das vezes, esse ambiente também possui um segundo uso, como sala de televisão. A qualidade dos materiais é o item mais importante. Nesse quesito, a Bontempo tem várias opções. No projeto que apresentamos, o grande destaque é o móvel inferior, que abriga todos os equipamentos de som, com o cuidado de deixá-los escondidos, proporcionando ao ambiente mais requinte e trazendo o ar de escritório para dentro da casa.”

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

: Mar

celo

Mar

ona

Home OfficeArquitetos dão dicas de como montar seu

escritório em casa com conforto e estilo.

34 |

Ano 11 - Nº 24

35

Page 19: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Portfólio GB

GRAN PARC PREMIUM

O Gran Parc Premium é um condomínio clube da Gabriel Bacelar localizado na região do Rosa-rinho, Zona Norte do Recife, na Rua Engenhei-

ro Sampaio, próximo à Praça do Rosarinho. O bairro conta com uma ótima infraestrutura com escolas, pa-darias, bares, supermercados, academias e outras facilidades para os futuros moradores. A planta do apartamento apresenta leiaute moderno e funcional, para que os clientes tenham a possibilidade de perso-nalização e adequação dos ambientes às necessida-des individuais de cada família.

O empreendimento terá duas torres, com 34 pavimen-tos, sendo 30 pavimentos-tipo, dois apartamentos por andar, num total de 120 unidades, além de dois elevadores, sendo um social e um de serviço, por tor-re, central de gás, interfones, antena coletiva TV/FM, esquadrias anodizadas, portões com comando ele-trônico, terraço coberto, local para gerador, guarita de segurança protegida, jardins e paisagismo. Os aparta-

Condomínio Clube da Gabriel Bacelar aposta na personalização e na

comodidade para as famílias

mentos possuem áreas distintas 89,41m² e 113,25m², compostos de três quartos, sendo uma suíte, e quatro quartos, sendo duas suítes, respectivamente, com WC social, varanda, sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço, dependência completa de serviço e duas va-gas de estacionamento.

O Gran Parc Premium conta com diversas áreas para o lazer e convívio social de toda a família. O lazer será entregue equipado com piscina com raia, prainha e deck, fitness center com sauna e ducha, home-cine-ma, salão de jogos, salão de festas/eventos com copa e bar, brinquedoteca, playground e minicampo grama-do para as crianças. De acordo com o arquiteto Sandro Guedes, do escritório Gama Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico do empreendimento, a busca por uma melhor orientação norteou a implan-tação das torres, proporcionando maior conforto am-biental e privacidade aos apartamentos. “Buscamos uma linha onde o rigor estético adotado faz referência à arquitetura pernambucana, marcado por um forte jogo de claros e escuros.

Procurou-se um equilíbrio entre as torres, cuidadosa-mente posicionadas para gerar um diálogo entre os vo-lumes. Com uma base sólida, o conjunto arquitetônico desenvolve-se elegantemente pela fachada, onde a su-ave curva nas varandas predomina, até o coroamento, onde criamos um detalhe invertendo a amarração das últimas faixas horizontais. Criamos um produto que fosse capaz de atender aos mais elevados requisitos do cliente, unindo a tradição da Gabriel Bacelar aos atuais conceitos de qualidade de vida”, completa Guedes.

www.gabrielbacelar.com.br

Imag

ens:

Div

ulga

ção

36 |

Ano 11 - Nº 24

37

Page 20: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

PlanetaIm

agen

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Primeira casa fabricada com impressora 3DÀ beira de um canal em Amsterdã, um canteiro

de obras passa despercebido. Em vez de enor-mes gruas e caminhões de cimento, a constru-

ção conta somente com um imenso contêiner espe-lhado, do qual saem misteriosos blocos de plástico pretos. Os módulos são como peças de lego gigantes, que, aos poucos, vão tomando a forma de um canto de parede coberta por uma tex-tura retrô de cubos.

Essa é a etapa inicial de cons-trução do que promete ser a primeira casa produzida in-teiramente a partir de uma im-pressora 3D, um ambicioso pro-jeto de três anos que servirá de teste para o que pode ser a nova tendência da engenharia perso-nalizada. A ideia dos profissio-nais da firma holandesa Dus Architects é bastante simples: fazer uma casa de 13 cômodos com a mesma técnica que hoje é usada para prototi-pagem e para a produção de objetos como capas de celulares e brinquedos. E para isso os arquitetos pre-

P or fora, parece uma casa normal. E ela de fato é: trata-se de uma típica casa de subúrbio dos Estados Unidos, na qual uma família pode vi-

ver confortavelmente. A diferença está apenas na rede elétrica – através de painéis solares, sistemas geotérmicos e dupla camada de isolamento térmico, a residência é capaz de gerar toda a energia que uma família de quatro pessoas precisa ao longo de um ano (cerca de 13 mil kWh), e ainda produzir um exce-dente de 491 kWh – que poderia ser usado para fa-zer um carro elétrico rodar 2,3 mil quilômetros (algo como uma viagem de São Paulo a Maceió) ou, por que não, ser vendido para a companhia elétrica local (com o kWh a R$0,30, o lucro seria de quase R$ 150).

EXPERIMENTO FOI SIMULADO COM FAMÍLIA VIRTUAL DE QUATRO MEMBROSO projeto é um experimento do National Institute of Standards and Technology (NIST), e foi elaborado para estudar a viabilidade técnica e comercial deste tipo de iniciativa. O resultado não poderia ser mais animador: mesmo enfrentando ao longo do ano tem-peraturas abaixo da média para a região de Washing-ton e mais de um mês com os 32 painéis solares co-bertos por neve, o desempenho nos outros meses foi tão bom que compensou os déficits e proporcionou o excedente.

cisavam de uma ferramenta de trabalho à altura. Eles então adaptaram um contêiner para criar uma das maiores impressoras 3D já feitas, a Kamer Maker. Por enquanto, a equipe holandesa trabalha com o mes-mo plástico usado em impressoras 3D comuns. Mas eles já estão desenvolvendo um novo material, mais sustentável e adaptado para o uso na arquitetura. Em

um único bloco, a máquina im-prime fachada, estrutura interna e ornamentos, sem necessidade de acabamentos. Cada peça de 180 quilos leva cerca de uma se-mana para ficar pronta.

A ideia é imprimir, montar, des-montar e refazer cada um dos cômodos até completar toda a

estrutura. No fim, os blocos ocos devem ser preenchidos com uma es-

puma, que vai endurecer como concreto e unir as peças de plástico. O projeto, ressaltam

os idealizadores, é um experimento que servirá de base para o desenvolvimento de novas máquinas e métodos que atendam às necessidades desse tipo de trabalho. Fonte: Correio Brasiliense

Nenhuma família foi sortuda o suficiente para ser co-baia do experimento – os pesquisadores simularam virtualmente uma família composta por um casal tra-balhador e dois filhos, um de 8 e outro de 14 anos. A casa tem 252 metros quadrados, quatro quartos e três banheiros. A má notícia é que, para implantar um sistema destes, seria preciso desembolsar cer-ca de R$ 360 mil, mas os responsáveis pelo projeto estão estudando maneiras de reduzir os custos. Em compensação, seria possível esquecer para sempre a conta de luz, além de produzir energia limpa, sus-tentável e totalmente eficiente.Fonte: Gallileu

Inovar é ser sustentável

38 |

Ano 11 - Nº 24

39

Page 21: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Painel GB

EDIFÍCIO PORTO VENEZA

Mais um surpreendente empreendimento da Gabriel Bacelar concluído na Zona Sul do Recife.

Descubra o edifício Porto Veneza

S eguindo os modelos mais arrojados de seu portfólio, a Gabriel Bacelar apos-tou num projeto único e luxuoso, como

a própria localização do empreendimento: o Edifício Porto Veneza, na Avenida Boa Via-gem, que tem assinatura do escritório Borsoi Arquitetos Associados e infraestrutura di-ferenciada. Entregue no fim do primeiro se-mestre, o empreendimento de uma única tor-re possui 20 pavimentos, sendo 17 tipo, uma cobertura duplex, um térreo e um semienter-rado, com um apartamento por andar.

Dois elevadores com tecnologia de ponta, interfones, antena coletiva TV/FM e esqua-drias anodizadas completam a estrutura. O pavimento térreo ainda contemplará um salão de festas com copa/bar. O design ar-rojado será o diferencial do projeto. “Desde o início do projeto procuramos desenvolver uma arquitetura dentro de um padrão esté-tico ‘não modístico’, gerado a partir de uma linguagem própria, tanto no sentido pessoal, do autor, quanto cultural, do meio”, explica o arquiteto Marco Antônio Borsoi.

Ele ainda destaca a planta extremamente flexível, o respeito pela escala humana e as belas vistas para a paisagem, através das ja-

nelas de canto e das varandas que “dobram a esquina”. “Além da organização interior e da localização privilegiada, despontam a harmonia das partes, o cuidado com a qua-lidade da proporção, do ritmo e da compo-sição de sua fachada. E, também, a precisão dos detalhes e a unidade dos materiais, que reafirmam e materializam o seu ideal de per-manência e de beleza”, destaca.

O PROJETODo 1º ao 12º tipo, os apartamentos terão 172,17m², enquanto do 13º ao 16º terão 174,45m². Todos são compostos por quatro quartos, sendo duas suítes, varanda, sala de estar/jantar, copa/cozinha, área de circula-ção, despensa, lavabo, área de serviço, quar-to de serviço, banheiro social e banheiro de serviço. A cobertura duplex tem 309,91m², com pavimento inferior composto por va-randa, copa, sala de estar/jantar, cozinha, lavabo, despensa, piscina, área de serviço, ducha, quarto de serviço, deck, banheiro de serviço e terraço aberto coberto. E o pavi-mento superior possui quatro suítes, área de circulação, escada, estar íntimo e hall.

www.gabrielbacelar.com.br

Foto

: Mar

celo

Mar

ona

40 |

Ano 11 - Nº 24

41

Page 22: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Com a chegada do inverno brasileiro, com suas variações e poucas aparições em algumas ci-dades do país, uma, em especial, já está pre-

parada para as baixas temperaturas: Campos do Jor-dão. Localizada no interior do Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a cidade fica numa altitude de 1.628 metros, sendo, portanto, o mais alto município brasileiro. Considerada a “Suíça Brasileira”, pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que o da média brasileira, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.

Na alta temporada, a cidade chega a receber mais de um milhão de turistas. Com uma excelente infraestru-tura, são inúmeras opções de hospedagem, diversão, compras, gastronomia, lazer, eventos culturais e en-tretenimento. Campos do Jordão é para ser visitada o ano todo. De acordo com a estação, a cidade oferece desde um simples passeio a cavalo, em que o conta-to com a natureza é inevitável, até as mais sofistica-das programações turísticas. Por essa diversidade de atrativos com características próprias, ao longo dos anos a cidade ganhou “títulos” e “slogans” como “A Suíça Brasileira”, “A Cidade dos Festivais” e “O Me-lhor Clima do Mundo”. Sem dúvida, estar em Campos do Jordão é desfrutar de um dos mais belos paraísos na terra.

Campos do Jordão

Quem gosta de curtir o friozinho e não quer sair do Brasil já pode comemorar. As baixas temperaturas chegaram a

Campos do Jordão, mudando a paisagem e o comportamento de quem está na montanha

O inverno chega e as temperaturas abaixo de zero predominam nas madrugadas, abrindo caminho para as manhãs brancas das geadas. O nascer do sol des-mancha o gelo e a preguiça, convidando para os inú-meros passeios e atrações que a cidade oferece. Com isso, além da mudança climática, dá para tirar do ar-mário todas as peças do inverno e se jogar na tendên-cia. O uso de gorros e cachecóis é bastante comum durante as manhãs e também à noite. Dá para capri-char mais e adicionar algumas peças para montar o look ideal e aproveitar bem a viagem. Fo

tos:

Div

ulga

ção

Viagem42 |

Ano 11 - Nº 24

43

Page 23: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

A gastronomia da cidade é bastante diversificada, com restaurantes, bistrôs, cantinas, churrascarias e bares com cardápios das mais variadas culinárias. Nesse ce-nário se destacam alguns produtos. Racletes e foun-dues são os mais recorrentes. Assim podemos pensar que a influência alpina não está somente na arquite-tura, mas também nas mesas e menus. Outro item im-portante é a truta, que, por ser criada na região e por ser um produto típico, ganha a cada dia mais espaço na culinária da serra e vai se tornando, junto com o pinhão, as mais importantes atrações culinárias.

Campos do Jordão realiza anualmente um importante festival internacional de música erudita, em setembro: o Festival da Viola. Também abriga o Palácio Boa Vista, detentor de um amplo acervo de arte nacional do perío-Fo

tos:

Div

ulga

ção

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Viagem

do colonial e do modernismo, aberto à visitação pública, bem como o Museu Casa da Xilogravura e o Museu Felícia Leirner, com esculturas a céu aberto. Na fábrica do cho-colate Araucária, pode-se conhecer um pouco do proces-so de produção e visitar o Museu do Chocolate. Entre os passeios, o Pico do Itapeva é uma ótima opção, sendo um dos pontos mais altos do Brasil. Tem uma vista incrível e, se o tempo colaborar, é possível enxergar até 15 cidades do mirante. A estrada até o pico, com cerca de 14 km, já vale o passeio. Há ainda o passeio no te-leférico que leva até o mirante do Morro do Elefante, de onde dá para ver a cidade inteira.

A cervejaria Baden Baden é pit stop e o local mais ba-dalado de Campos do Jordão. O passeio inclui visita à fábrica e degustação dos produtos, como a recém-lançada “chocolate beer”, com leve sabor adocicado de cacau. Campos do Jordão possui um clima frio e seco. No inverno é comum os termômetros registra-rem temperaturas negativas.

Vale a pena conhecer essa cidade, de arquitetura inspirada nos alpes suíços, que tem um clima gosto-so de romance e é um ótimo lugar para levar crian-ças, por também ter atividades para elas.

Foto

: Adr

iano

Tei

xeir

a

44 |

Ano 11 - Nº 24

45

Page 24: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Londres em páginasA Taschen editora produz catálogos fantásticos e este tem tudo o que você precisa saber para estar bem em Londres. Com encadernação luxo e 388 páginas, permite mergulhar no maravilho-so mundo desta cidade vibrante. Com um guia detalhado sobre os melhores hotéis, restauran-tes e lojas torna-se ideal para todos aqueles que carimbam o passaporte para uma viagem à terra da Rainha. Com fotografias maravilhosas e in-formações detalhadas de cada lugar, este livro é uma idéia fabulosa de presente para qualquer ocasião.

Foto

s: D

ivul

gaçã

oArte e Cultura

Um álbum encantadorO cantor canadense Michael Bublé anunciou que fará apresentações nos dias 19 e 20 de setembro no Bra-sil, ainda em turnê de lançamento de seu álbum To Be Love. Esta será a ter-ceira vez que o músico se apresenta em solo brasileiro, sua última passa-gem pelo país foi em 2012.Com repertório romântico, o jovem cantor já é consagrado por grandes platéias pelo mundo, cantando clás-sicos com arranjos renovados.

46 |

Page 25: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Arquitetura

PARC GÜELLO Parc Güell é uma pérola da arquitetura na Espanha, um frescor de linhas e traços orgânicos e ousados numa época em que a revolução industrial se firmava e as ci-dades eram cada vez mais cinza. Concebido no período de 1900 a 1914, numa grande área verde, pelo empresá-rio Eusebi Güell e pelo arquiteto Antoni Gaudí, ícone do modernismo catalão, o local foi inicialmente planejado como uma espécie de condomínio de luxo.

Após o fracasso de aceitação pela sociedade da época, Güell e Gaudí optaram por abrir o espaço para visitação. Mais tarde, em 1922, a família do empresário vendeu o Parc Güell para o governo municipal, que o transformou em parque público em 1926. Entre os jardins e pavilhões, destacam-se a “praça oval”, a “colina das três cruzes” e a “Casa-Museu Gaudí”, além da “sala hipostila” (ou sala das cem colunas): um espaço com teto sustentado por 86

colunas, cada uma com cerca de seis metros de altura. Mais de 60 delas são construídas com entulho e argamas-sa imitando mármore, uma arrojada visão de sustentabi-lidade para a época. Elas ainda são revestidas com tren-cadís (mosaicos de pedaços irregulares de cerâmica). A “sala hipostila” foi pensada para abrigar um mercado ao ar livre, ideia que fracassou junto com a intenção de transformar o Parc Güell em um condomínio.

Porém, de cima do espaço, é possível contemplar um fim de tarde espetacular, programa imperdível para quem visita a região. Em1969 o Parc Güell foi nomeado Monu-mento Histórico Artístico de Espanha e em 1984, Patrimô-nio da Humanidade pela Hunesco. Cheio de simbolismos e mistérios, o parque tem entrada gratuita e abertura ao público o ano inteiro: de janeiro a março, das 10h às 17h; e de abril a dezembro, das 10h às 18h.

Arquitetura no mundo

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

DALIANEsqueça a China ancestral, de monumentos históricos e arquitetura bilateral, ou a China poluída, graças à cres-cente produção industrial, e surpreenda-se com os tra-ços arquitetônicos modernos e o resgate do estilo neo-clássico da Paris dos séculos XIX e XX contidos na cidade portuária de Dalian, no norte do país (a cerca de 450 km de distância de Pequim). Não bastasse ser um expoente

da economia local, Dalian conserva traços característicos da cultura chinesa, como os templos, mas ao mesmo tem-po é moderna e cosmopolita, resultado de influências em sua colonização. Nela é possível encontrar traços das ar-quiteturas russa, europeia e japonesa.

Localizada na península de Liaodong, de frente ao mar por três lados, a cidade vive um fenômeno arquitetônico interessante: os ricos da região desejam que suas man-sões sejam feitas no estilo “beaux-arts” parisiense. Diver-sos escritórios americanos têm recebido encomendas de construção de prédios clássicos e neoclássicos, como os experts Peter Pennoyer e Robert A.M. Stern Architects. Conhecida como “pérola da China”, Dalian é, desde 2001, considerada “Cidade Modelo Ambiental” pelas Nações Unidas, sendo a primeira cidade chinesa a receber este título e apenas a segunda na Ásia.

Além das belas praias, da vista do oceano e da arquite-tura cosmopolita, Dalian apossui muita área verde, com os chamados “gramados imaculados”, praças abertas e fontes abundantes, sem contar os belos jardins. Restau-rantes, shoppings e vida noturna badalada completam os itens de diversão na região. Imperdível.Fo

to: R

ober

t A

.M. S

tern

Arc

hite

cts/

div

ulga

ção

KING ABDULLAH FINANCIAL DISTRICTA cidade de Riyadh, capital da Arábia Saudita, deve abri-gar uma das construções metroviárias mais luxuosas do mundo. É um projeto ousado e desafiador, que promete tomar forma em apenas quatro anos. Pelo menos essa é a intenção de seus elaboradores, que fazem parte do escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects, com sede em Londres. Junto com o rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, eles estão desenvolvendo a estação King Abdullah Financial District, batizada em homena-gem ao rei, que funcionará como uma conexão-chave Fo

to: d

ivul

gaçã

o

para os passageiros de algumas linhas que circulam o metrô da cidade. A estrutura da majestosa estação terá mais de 20 mil metrôs quadrados, divididos em seis andares, com dois andares para estacionamento. Inter-namente, King Abdullah terá corredores revestidos em mármore e detalhes banhados a ouro. O formato impo-nente foi pensado para lembrar as dunas do deserto. O escritório de arquitetura responsável pela nova plata-forma é o criador de outras construções famosas, como a Hoxton Square e o Eaton Place, em Londres.

48 |

Ano 11 - Nº 24

49

Page 26: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Painel GB

SAINTE DANIELAÁrea mais nobre da Zona Norte do Recife é o endereço do

novo empreendimento da Gabriel Bacelar, entregue em agosto de 2014; apartamentos têm 102m²

M orar bem é o equilíbrio entre boa localiza-ção e empreendimentos arrojados. Apos-tando nessa premissa, a Gabriel Bacelar

entregou mais um empreendimento surpreendente: o Sainte Daniela. Localizado na Rua Desembargador Martins Pereira, no Rosarinho, próximo ao Parque da Jaqueira, e integrante de uma região completa de serviços – os melhores bares e restaurantes da cidade, academias, bares, bancos, galerias, super-mercado, shopping, padaria, farmácias, clínicas, la-boratórios e lojas, entre outros –, o Sainte Daniela possui uma única torre com 29 pavimentos, sendo 25 deles tipo.

Entregue pela GB no fim de agosto de 2014, o empre-endimento tem dois apartamentos por andar, num total de 50 apartamentos, além de dois elevadores de última geração. Os itens do prédio são: central de gás, local para gerador, local para lixo, guarita

de segurança protegida, portões com comando ele-trônico, jardins com paisagismo, esquadrias de alu-mínio, interfones, antena coletiva TV/FM e duas va-gas de estacionamento para cada apartamento. Os apartamentos têm área útil de 102,25m², com três quartos (uma suíte), varanda gourmet (kit gourmet opcional com churrasqueira a gás, ponto de gás e ponto elétrico), sala de estar/jantar, home theater, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de serviço.

Completam o prédio itens como piscina com deck, sauna, salão panorâmico com copa, sala de jogos, espaço relax, terraço descoberto, WCs masculino e feminino, playground e jardins com paisagismo. O projeto arquitetônico é da Gama – Gestão em Arqui-tetura e Meio Ambiente.

www.gabrielbacelar.com.br

Foto

s: M

arce

lo M

aron

a

50 |

Ano 11 - Nº 24

51

Page 27: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Painel GB

GREEN LIFE TORREEmpreendimento concluído e está localizado

próximo à Beira Rio, um dos trechos mais verdes e poéticos do Recife

L ocalizado junto aos melhores bares e restau-rantes, além de estrutura completa e diversi-ficada de serviços, tais como supermercados,

farmácias, home centers, padarias, igrejas, acade-mias, cursos e galerias, a Gabriel Bacelar entrega o Green Life Torre. Localizado na Rua Davino Pontual, esquina com a Rua Padre Anchieta, o empreendi-mento tem acesso direto à Avenida Beira-Rio, num dos trechos mais valorizados da Zona Norte do Re-cife e também um dos mais belos, com grande área verde e próximo ao parque da Jaqueira.

O Green Life Torre apresenta o metro quadrado mais bem distribuído do mercado: a torre única é compos-ta de 25 pavimentos, sendo um térreo e dois vazados, mais 22 pavimentos-tipo, com quatro apartamentos por andar e total de 88 unidades. O diferencial deste home service é a expectativa de condomínio baixo.

Para o conforto e a segurança dos moradores, dois elevadores de última geração compõem o projeto, além de hall social, hall de serviço, local para gera-dor, central de gás, portaria, portões com comando

eletrônico, interfones, antena coletiva TV/FM, jar-dins e paisagismo, esquadrias anodizadas e estacio-namento. Itens de acessibilidade, entre eles WC para deficientes na área social, completam o projeto.

APARTAMENTO DOS SONHOSCom áreas que variam de 43,46m² a 44,74m², de acordo com as terminações de planta, os aparta-mentos do Green Life Torre são compostos de dois quartos (sendo uma suíte), varanda, sala para dois ambientes, BWC social, área de circulação, cozinha e área de serviço, além de uma vaga de estaciona-mento. A infraestrutura é completa, com áreas de la-zer e convívio social: piscina com deck molhado, lo-cal para sauna, espaço fitness, espaço gourmet com copa e espaço de convivência. O Green Life Torre, com área construída de 6.037,20m², já está concluí-do. O projeto de arquitetura é da Gama – Gestão em Arquitetura e Meio Ambiente.

Foto

s: M

arce

lo M

aron

a

52 |

Ano 11 - Nº 24

53

Page 28: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Moda

E scolher o tipo de cerimônia, detalhes sobre a festa de casamento, lista de convidados e de presentes são tarefas difíceis para as noivas, mas nenhuma

delas é mais difícil do que a escolha do vestido de noiva. Vestidos de casamento têm todo um glamour que os cer-ca, eles são desejados pela maioria das mulheres desde muito cedo, as meninas sonham com seus vestidos de noiva e durante alguns anos idealizam modelos, inves-tem em dias de princesa, em cores, buquês e tudo o que envolve este dia especial. E enfim, chega o momento de escolher de verdade e junto vem a indecisão. “Que tipo de vestido eu quero?” é a pergunta que todas as noivas se fazem. O simbolismo da cerimônia que deverá ser eternizada em fotos, videos e tudo o mais que as redes sociais nos permitem, tem que ser perfeito.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Um dia muitoespecial

Quase todos os dias surge algo diferente nessa área , ali-mentando o sonho de ambos os noivos, para que seja re-alizado. Nomes como Marchesa, Oscar de La Renta, Vera Wang, Dior, Alberta Ferretti, além dos brasileiros Ema-nuelle Junqueira, Lethicia Bronstein, Samuel Cirnansk e Sandro Barros, estão nas listas de 9 dentre 10 noivas bra-sileiras que investem no vestido perfeito.

O primeiro passo é escolher o estilo de vestido que com-bine com o tipo de cerimônia que os noivos escolheram. Depois vem o mais importante: os vestidos devem estar de acordo com a personalidade e biotipo das noivas. Se você é romântica, tímida ou costuma vestir-se de forma simples e discreta, com certeza um vestido de noiva arro-jado ou moderno não combinará com você.

54 |

Ano 11 - Nº 24

55

Page 29: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Moda

Outro fator a considerar é em que época do ano em que se realizará a cerimônia, em que estação. Vai estar frio ou calor? Existe um modelo de vestido para as estações quentes, para as mais amenas. Para ambientes fechados e para o ar livre. Há aqueles que são somente para a igre-ja, outros se adequam também à festa.

Para noivas estilosas, os modelos frente única são per-feitos ou então um modelo com as costas com renda que mostra e esconde ao mesmo tempo , ideais para as noi-vas que gostam de elegância e sofisticação.

Vale lembrar que os vestidos de noiva sem mangas per-mitem o uso de acessórios como luvas, pulseiras ou bra-celetes. Sem contar o charme dos braços à mostra. Os bu-quês também fazem parte da cena e precisam combinar com o vestido.

Manga longa: impensável há alguns anos no Brasil, a manga longa está em alta, principalmente feita de tule liso ou rendado. Não deixa de ser um clássico, afinal, basta olhar para a maioria das noivas da aris-tocracia européia.

Decote nas costas: usar mangas, curtas ou longas, possibilita mais variações nos decotes das costas. Muitos estilistas usam tule, mas as versões que mos-tram a pele, contanto que não muito exageradas, caem menos no lugar comum;

Menos brilho, mais modelagem: o bordado apare-ce pontual, ou é substituído por um efeito de mode-lagem, geralmente feito em moulage.

O clássico vestido de noiva estilo sereia é reinventa-do nos tecidos seda e cetim, nas cores que variam do marfim ao cinza-pérola. Com os modelos mais ajus-tados ao corpo o vestido que já retratava muito bem as curvas da noiva, agora se tornou mais sexy, com modelos frente única e decote princesa.

O QUE ESTÁ NA MODA PARA O FIGURINO DAS NOIVAS:

Foto

s: D

ivul

gaçã

o56 |

Ano 11 - Nº 24

57

Page 30: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Compras

LANVINUS$ $ 2.420

Adicionar um toque pop de cor para o seu vestuário a a intenção dessa maravilhosa bolsa Lanvin. Toda em pelica acolchoada cm alça metálica e fita de gorgolão, possui a assinatura da luxuosa marca.

LE SPECSUS$ 80

A marca é uma das preferidas de Lady Gaga e com este estilo de armação redonda feita de de metal e acetato transparente, traz modernidade e sofisticação. Um toque retrô e o motivo ziguezague e espelhado das lentes renovam o design.

DOLCE & GABBANAUS$ $1,795

O vestido Dolce & Gabbana da coleção de outono 2014 é confeccionado em crepe de viscose e elastano preto. Pro-jetado para um ajuste solto, tem impressão digital com flores exuberantes do Mediterrâneo e chaves antigas. O dress code ideal para eventos de final de tarde.

RAF SIMONS£ 425

A marca sugere texturas contrastantes em todo couro e tecido para esses tênis de cano alto, mantendo uma paleta monocromática, criando um visual discreto, mas incrivelmen-te poderoso. Muito confortáveis e de design moderno, podem circular em qualquer am-biente. Vai do cinema ao coquetel.

LANVIN£ 220

A Lanvin renovou a estrutura de metal do clássico aviador com acetato preto sólido criando uma forte forma moderna e chique. Com hastes estampadas dá um toque de fres-cor ao modelo, renovando a categoria dos óculos mais vendidos de todos os tempos.

GIVENCHY£ 390

Muito sofisticada esta pulseira em couro e prata. Criada para o homem que gosta de acessórios arrojados para o dia a dia, o mo-delo Obsedia pode ser encontrada nas cores preta e marrom.

GIVENCHY II£ 1,830

Também da coleção Obsedia a mochila com fivelas frontais e laterais da Givenchy é o máximo do esporte sofisticado. Peça usada em todo o mundo, a mochila tornou-se um íco-ne fashion, pre-sente em todas as coleções. Esta é uma sugestão para o homem urbano.

ISABEL MARANTUS$ $ 965

Isabel Marant é a designer de sandá-lias que criou o modelo ‘Amélia’, um hit do mundo fashion. Com sua ofici-na na Itália, berço do design de moda, desenvolveu um poduto sofisticado, confortável e lindo de morrer. Com ti-ras em camurça e salto arredondado deixam o look moderno e romântico.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

58 |

Ano 11 - Nº 24

59

Page 31: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

KITCHEN

Tradicional marca francesa de panelas e utensílios para cozinha, o design sofisticado e as cores atraentes são características dos pro-dutos Le Creuset. A Le Creuset evoluiu sem deixar de produzir pe-ças de alta qualidade com características artesanais. Fundada em 1925 por dois artesãos belgas num vilarejo da França, a Le Creuset é hoje líder mundial no seu segmento e virou sinônimo de tradição na alta gastronomia francesa.

Compras

ANTONIO CITTERIO

Um novo design para o sofá Lutetia, que é re-alçado por uma moldura de madeira, almo-fadas do assento acolchoadas e uma série de almofadas não fixadas para o encosto. Pode ser comprado em uma diversificada paleta de cores. Design: Antonio Citterio Fabricante: Maxalto

GENEVA LAB SOUND SYSTEM MODEL MUS$ 800

Conheça a linha completa do sistema Hi-Fi que se encaixa no seu dia a dia. O Modelo M é um gabinete compacto, com formas artesanais em madeira de piano lacado, abrigando dois alto-falantes separados que fornecem 100W de som impulsionado por um amplificador digital. O sistema também pos-sui controles Touch Light que iluminam ao contato e também funciona como dock para iPod.

CROSLEY IJUKE DELUXE JUKEBOXUS$ 1.495

Alguns ícones são eternos e a juke-box é um deles. Baseado em um projeto clássico, este modelo re-novado e de última geração é um deleite para os olhos e ouvidos. Apesar de fornecer uma boa dose de nostalgia no exterior, ilumina-ção completa em cores é de LED, o equipamento interior tem toda a tecnologia moderna. O modelo vem completo com rádio AM / FM rádio, leitor de CD, drive que que lê arquivos MP3 e WAV, e uma do-cking station para iPod.

WOODY’S TABLET TRAYUS$148

Cansado de segurar seu iPad? Esta ban-deja para tablet cabe tanto um teclado Apple Wireless como o iPad com facilida-de de uso.. Funciona perfeitamente para todas as versões, horizontalmente ou verticalmente. Uma maneira que é fun-cional e ao mesmo tempo decorativa.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

BOWERS & WILKINSP3 FOLDABLE HEADPHONESUS$170

Com um design dobrável inteligente, o fone de ouvidos Bowers & Wilkins tem cor azul brilhante e é uma exce-lente escolha para todos os dias, propor-cionando uma qualidade de som excepcio-nal As almofadas são criadas a partir de espuma de memória sensível ao calor que se molda à forma de suas orelhas para maior isolamento de ruído e conforto superior.

COOL

Know-how, criatividade e exclusividade são as qualidades que emanam da identidade italiana Smeg e que caracterizam o compro-misso da marca em trazer objetos de uso diário para a vida das pes-soas. É claro que, razões estéticas à parte, a identidade da Smeg é uma expressão das suas reais origens italianas e do fato da empresa ser apaixonada pelo que faz. A Smeg tem como objetivo identificar e refletir as características que definem o design italiano, como ele-gância, originalidade e qualidade do produto.

60 |

Ano 11 - Nº 24

61

Page 32: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

Encontre

Destinos surpreendentes

Hotéis que vão tornar sua viagem ainda mais inesquecível

Esqueça o luxo e requinte da arquitetura francesa e se depare com um reencontro com a natureza e a sim-plicidade da vida, sem abrir mão do conforto. Com proposta surpreendente, a rede Attrap’Rêves oferece aos seus hóspedes 134 quartos ao ar livre, em forma-to de bolha. Cada quarto, localizado dentro de bolhas de plástico, é equipado com móveis simples e de bom gosto, mas nada extraordinário, porque segundo os criadores do empreendimento, a ideia é fazer com que o hóspede se reencontre com a paz interior e sua consciência ecológica. A rede, que possui unidades espalhadas pelo sul da França, oferece espaços co-muns, como banheiros e cozinha, mas as bolhas em si são isoladas umas das outras por árvores, o que dá privacidade a cada “quarto”, que por sua vez são classificados de “Chic & Design”, “Mil e Uma Noites”, “Zen”, “Glamour” e “Natureza”. Além disso, eles pos-

Tinha que ser em Dubai! O paraíso da criatividade hu-mana, inacreditavelmente desenvolvido no meio do deserto, é palco do “The Oberoi Dubai Hotel”, eleito pela crítica especializada o principal hotel urbano de luxo do Oriente Médio e o Melhor Novo Hotel Execu-tivo, isso com pouco mais de um ano de existência. A primeira unidade do “The Oberoi Group” nos Emi-rados Árabes Unidos é ainda o hotel numero um em todo o mundo para serviços, este reconhecimento concedido pela ReviewPro, uma das principais orga-nizações mundiais do setor hoteleiro. Cinco estrelas, o “The Oberoi Dubai Hotel” está a menos de cinco minutos do “The Dubai Mall” e possui uma vista pri-vilegiada dos altos prédios da cidade, inclusive o

Templo dos descolados e celebridades em busca de festas e diversão, Ibiza é uma bela ilha do arquipé-lago das Baleares, ao leste da Espanha, perfeita para aproveitar os dias de sol e glamour. Mas não deixe de explorar as belezas naturais e histórias da região. Den-tre os diversos locais disponíveis para hospedagem, destaca-se o resort cinco estrelas “ME Ibiza”, minima-lista e elegante, numa ousada proposta de arquitetura contemporânea. Todo em tons claros e cheio de ob-jetos de design, o local é solar como a própria região, um convite para aproveitar a vida. Com 179 quartos e 26 suítes, o resort é resultado da reformulação do ho-tel S’Argamassa, localizado na Bahia de Santa Eulária. A reforma custou quase 15 milhões de euros e foi co-

UMA NOVA EXPERIÊNCIA SOB O CÉU DA FRANÇA

SIMPLESMENTE UM DOS MELHORES HOTÉIS DO MUNDO EXCLUSIVIDADE E DESIGN EM IBIZA

suem equipamentos de astronomia, inclusive mapas, para contemplação das estrelas. Detalhe para as bo-lhas no período de inverno, charmosamente cobertas por neve. Imerdível! As diárias custam a partir de cem euros e as unidades estão localizadas em Allauch, For-calquier, La Bouilladisse, Montagnac e Puget-Ville ,to-das no sul da França e próximas ao Mar Mediterrâneo.

Attrap’Rêves Chemin de la Ribassière, 13190, Allauch

Burj Khalifa, maior do mundo, que na virada do ano presenteia os turistas com um espetáculo pirotécnico surpreendente. Ele também está próximo do centro financeiro e aeroporto. Aliando praticidade de um Ho-tel Executivo com o conforto de um Hotel de Luxo o empreendimento possui moveis de design e obras de arte contemporânea espalhadas pelos cômodos, além de spas e restaurantes, com destaque para o Asian Ex-press em Umai, o restaurante asiático contemporâneo do local.

The Oberoi DubaiBusiness Bay (Burj Area), Dubai, United Arab Emirates

mandada pelo arquiteto Álvaro Scans. Agora o empre-endimento tem acesso direto de barcos, além de spas com vista de 360° da praia e gastronomia inspirada no mar mediterrâneo. Para quem deseja badalar o resort fica próximo aos melhores points, inclusive possui Dj’s e festas exclusivas, mas o foco do empreendimen-to é a privacidade, numa experiência única e exclusi-va para aqueles que desejam aproveitar o local. Voos fretados e iate exclusivo para visita às ilhas são alguns dos mimos oferecidos aos clientes mais VIPs.

ME Ibiza.Urbanización S’Argamassa. Santa Eulalia del Río, 07840, Spain.Fo

tos:

Div

ulga

ção

62 |

Ano 11 - Nº 24

63

Page 33: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

SAINT GUILHERME

3 quartos (1 suíte)95,81 m²Rua Regueira Costa, 287 Rosarinho / Recife-PE

JARDINS APIPUCOS

Imag

ens:

Gab

riel

Bac

elar

Pensando na comodidade e no conforto de seus clientes, aGabriel Bacelar permite o acompanhamento do estágio das obras dos empreendimentos através do site www.gabrielbacelar.com.br. Para os interessados em visitar as obras, é necessário apenas agendar a visita, que acontece sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente GB, através do fone (81) 3366.3000 ou e-mail [email protected].

GREEN LIFE ESPINHEIRO

1 e 2 quartos25,42 m² a 48,72 m²Rua Barão de Itamaracá, 78Espinheiro / Recife-PE

DONA CECY

2 quartos (1 suíte)43, 46 m² e 44,74 m²Rua Padre Anchieta, 522 Torre / Recife-PE

SAINT GÉRARD

4 suítes200 m²Rua Heitor Maia Filho, 100 Madalena / Recife-PE

4 quartos (2 suítes)140 m² | Rua de Apipucos, 192 - Apipucos / Recife-PE

GABRIEL BACELAR CORPORATE

SAINTE CAMILA

3 quartos (1 suíte)91,50 m² e 91,57 m²Rua José Higino, 221 Madalena / Recife-PE

MARIA SATYE

3 quartos (1 suíte)86,17 m²Rua Antônio de Sá Leitão, 26Boa Viagem / Recife-PE

PORTO VENEZA

4 quartos (2 suítes) 172,17m² e 174,45m² e 309,91 m² (cobertura duplex) Av. Boa Viagem, 2654 Boa Viagem, Recife/PE

GRAN PARC PETRÓPOLIS

SAINTE MARIE

SAINT EDUARDO

GREEN LIFE BOA VIAGEM

SAINTE JULIANA

JARDINS CASA FORTE

DUETTO

3 quartos (1 suíte)103,07 m²Rua Mipibu, 741 Petrópolis / Natal-RN

2 e 3 quartos (1 suíte) 58 m² a 61,25 m²Rua Dr. José Maria, 246Encruzilhada / Recife-PE

4 suítes149,50 m²Rua Nossa Senhora da Pompeia, 65Encruzilhada / Recife-PE

2 quartos (1 suíte)58,86 m² a 72, 21 m² Rua Amaro Albino Pimentel,145 - Boa viagem / Recife-PE

3 quartos (1 suíte)84,00m²Rua Caio Pereira, esquina com a Av. Santos Dumont, 800 Recife-PE

4 suítes (sendo 1 master com closet)255,68m²Rua Dona Rita de Souza, 119Casa Forte, Recife/PE

2 quartos (1 suíte)55,47 m² e 56,58 m²Rua Cândido Lacerda, 221Torreão / Recife-PE

GRAN PARC PREMIUM

JARDINS MADALENA

4 suítes - 157m²Rua Monsenhor Silva, 227 Madalena / Recife-PE

3 quartos (1 suíte) - 89,41 m²4 quartos (2 suítes) - 113,25 m²Rua Eng. Sampaio, 59Rosarinho / Recife-PE

4 quartos (2 suítes)139,32 m² e 143,90 m²Rua Serinhaém, 44Boa Viagem / Recife-PE

11 pavimentos-tipo (386,20 m², cada pavimento)1, 2 ou 6 salas Av. Eng. Domingos Ferreira, 1097 - Boa ViagemRecife-PE

GREEN LIFE TORRE

Cronograma de obras

SAINTE DANIELA

3 quartos (1 suíte)102, 25 m²Rua Desembargador Martins Pereira, 84Rosarinho / Recife-PE

SKY BOA VIAGEM

4 quartos (3 suítes)163 m²Rua Dr. Pedro de Melo Cahú, 78 - Boa Viagem / Recife-PE

64 | 65

LEGENDA DE SITUAÇÃO

Breve Lançamento

Lançamento

Fundação

Estrutura e Alvenaria

Acabamento

Entrega

Page 34: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

GABRIELBACELAR.COM.BR

ANTES DE CONSTRUIR UM NOVO LAR,

A GABRIEL BACELAR PENSA NOS MAIS

DIFERENTES ESTILOS DE VIDA.

POR ISSO VOCÊ ENCONTRA AS MAIS

DIFERENTES OPÇÕES DE APARTAMENTOS,

NOS MELHORES BAIRROS DA CIDADE E

TUDO COM O EXCELENTE PADRÃO GB.

SEJA PARA QUEM PRECISA DE MAIS

ESPAÇO PARA A FAMÍLIA, DE MAIS LAZER

PARA OS FINS DE SEMANA OU DE UMA

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA PARA

OS NEGÓCIOS, A GABRIEL BACELAR CUIDA

DOS MÍNIMOS DETALHES PARA QUE TUDO

SE ENCAIXE PERFEITAMENTE NA SUA VIDA.

QUANDO VOCÊ MORA ONDE MAIS QUERIA, VOCÊ VIVE COMO SEMPRE SONHOU.

MAIS QUE UM IMÓVEL,UM GABRIEL BACELAR

GI 015 14 An Revista GB 404x266mm.indd 2 29/8/14 4:54 PM

Page 35: JARDIM BOTÂNICO - informazione2.com.br · comunicação, render nossas home- ... do toque e do som ambiente. ... Serviço Jardim Botânico do Recife Funcionamento:

GABRIELBACELAR.COM.BR

VIVA ONDE VOCÊ SEMPRE SONHOU.

SÓ UM GABRIEL BACELAR É PENSADO

PARA TER A SUA CARA. O SEU JEITO.

COMECEUMA NOVA HISTÓRIA.

GI 015 14 an comece 202x266mm.indd 1 11/9/14 4:09 PM