janeiro/fevereiro mensagem de paz a naÇÃo … · 2013-02-02 · mensagem de paz a naÇÃo...

36
!' JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA * A RE-CONSTRUÇÃO DA NICARÁGUA PALAVRAS DO PAPA JOÃO PAULO II LOTEAMENTOS CLANDESTINOS ANO INTERNACIONAL DAS PESSOAS DEFICIENTES * SAÜDE PARA TODOS SUPLEMENTO: POESIAS POPULARES - 5

Upload: doxuyen

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

!'

JANEIRO/FEVEREIRO

MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA

* A RE-CONSTRUÇÃO DA NICARÁGUA

PALAVRAS DO PAPA JOÃO PAULO II

LOTEAMENTOS CLANDESTINOS

ANO INTERNACIONAL DAS PESSOAS DEFICIENTES

* SAÜDE PARA TODOS

SUPLEMENTO: POESIAS POPULARES - N» 5

Page 2: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

r presepíaçBo

Amigos leitores:

Aqui está em suas mãos o número 13 do BO LETIM DA GENTE. Com este numero, começamos o ano de 1981, e queremos iniciar uma nova etapa do nojã so Boletim.

Mas, para começar nova etapa, e preciso ^ avat-íaT, com cuidado, a caminhada que fizemos até aqui pelo Boletim da Gente:

- o seu conteúdo; - a sua linguagem; - a sua forma, tamanho, impressão e de-

senhos; - a sua freqüência de saTda.

E, depois disto, é claro, vem o mais im- portante: AS SUGESTÕES.

E, para nos da equipe de redação, é INDIS PENSÂVEL que vocês,

LEITORES DO BOLETIM DA GENTE,

Participem diretamente desta avaliação e apresen tem suas sugestões concretas.

Para isto, junto a este Boletim, você es^ ta recebendo uma

FOLHA DE AVALIAÇÃO. Pedimos, por favor, que vocês respondam

3o questionário e o enviem, o mais breve posstvetj Para o nosso endereço.

E aproveitem a leitura deste número 13,_re Pleto de artigos para a sua informação e reflexão. O mesmo dizemos do CADERNO N» 5 DE POESIAS POPULA- RES, que segue junto com o Boletim.

Um abraço da (Y) qu/Pe-

Page 3: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

mmm ESPIRITO SANTO - DOM LUíS FALA DAS PERSPECTIVAS

DA IGREJA PARA 1981

"Chegamos ao fim de um ano pouco promis- sor. Acho que qualquer observador social sente o povo inquieto face ao novo horizonte que aí está . Ha uma aflição coletiva, uma insatisfação crescen- te e que não tem sequer o consolo de algumas pala- vras de esperança. Acho isto muito grave.

Do ponto de vista da Igreja, as perspecti vas para este ano que se inicia, são incômidas e desconfortantes. Primeiro, por sentirmos e parti- lharmos das angústias dó povo. Estamos ai, somos também povo. Bebemos da mesma água e jejuamos do mesmo feijão. Portanto, abre-se piara nos um .ano no qual forçosamente a Igreja tefâ que estar:

CLAMANDO, HECLAMANDO, DENUNCIANDO E CON- TESTANTO.

Estas são tarefas obrigatórias da Igre- •ia :■ - •>■ ■ .. - ., ■ ja.^ . . ^ ,.- ..

"Gostaríamos muito, antes do próximo ano novo-1982r podermos- festejar conquistas bem" mere- cidas e retardadas para esse nosso grande povo.

Ê com desconforto que entramos neste ano novo de 1981" - ' V

(A GAZEÍA, 03/01/81)

BRASIL - MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA

Na entrada do novo ano, o Conselho Nacio- nal de Igrejas Cristãs do Brasil (CNI) emitiu Uma "mensagem de paz ã nação brasileira"! cujos pas- sos principais gostaríamos de reproduzir.

Page 4: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.3.

"Inicialmente, reafirmamos que não pode ' haver verdadeira paz sem que predominem a justiça e o amor, concretizados em uma sociedade liberta de toda espécie de poluições, e que valorize e pro teja os valores idênticos da pessoa humana, os quais foram conferidos por Deus. Assim está escri to: "A justiça e a paz se beijaram", (Salmo 85-10) S "A Paz é fruto da justiça" (Isaías 32-17). Onde domina a injustiça, pode haver paz somente aparen te. Nosso dever, entretanto, é de servir ã paz verdadeira. Sem justiça, não pode haver paz...

"Consideramos injustiça que os já mingua ^os salários do povo humilde e trabalhador estejam diariamente diminuindo em seu poder aquisitivo, por causa das constantes altas do custo de vida, a tal ponto de lhes roubar a paz e lhes trazer angústia e morte. Por isso, deploramos a ação dos especula âores nacionais e internacionais. Observamos es- tarrecidos o crescimento da riqueza e escandalosas mordomias de uns poucos. Nossa gente pobre, prin- cipalmente as crianças, está sendo reduzida a uma multidão de subnutridos e desesperados, capazes de tudo para não morrer de fome.

Por isso, aumentam, de modo tão alarmante justificativas e explicações não de todo conviven- centes. Por exemplo, uma é a crise do petróleo. ' Ocorre que até há bem pouco tempo os preços inter- nacionais de petróleo permanceram quase estáveis, enquanto que, internamente, tudo o mais subia exa- ^eradamente de preço, dependesse ou não do petró- leo.

Freqüentemente, alegou-se também a "frus- tração das safras agrícolas".., Houve sagras abun- dantes, mas todos os produtos alimentícios conti- nuam subindo exageradamente de preço, não em bene- ficio do pequeno produtor, mas às custas do consu- midor. Não seria isso decorrência da política de exportação, enquanto o povo passa fome? Continua até hoje a urgência de uma autêntica reforma agrá- ria e de uma maior justiça fundiária. A terra se destina a todos. É dádiva do Criador- E não ^ê justo que a maior parte da terra se concentre, âs

Page 5: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.4.

vezes através de incentivos fiscais, nas mãos de poucos que não a utilizam suficientemente para o bem comum, enquanto milhares e milhares de brasi- leiros, que querem e precisara trabalhar, não têm o chão necessário para garantir a sua subsistência e a de sua família.

Igualmente, urge que os nossos índios te- nham salvaguardados os seus direitos de seres hu- manos e garantidas as suas áreas nativas.

"Constatamos que a democracia é apregoada insistentemente por todos, no País. Nosso desejo ê conclamar o povo brasileiro para uma participa- ção consciente e ativa no processo democrático, on de há lugar para todos, e que inclui sempre o res peito a dignidade e aos direitos da pessoa humana, bem como a ação sincera e evangélica das Igrejas.

Como dirigentes das Igrejas Cristãs abai xo assinados, conclamamos nosso povo, membros de nossas Igrejas, a buscarem inspiração e força nõ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, na contí nua oração pessoal, familiar e comunitária, para uma participação corajosa, porém nunca violenta , assumindo assim o seu papel como agentes do amor, da justiça e da paz".

Uma sugestão: Refletir sobre o conteúdo desta mensagem nos grupos ou equipes da Comuni^ dade. E uma reflexão muito séria sobre a rea- lidade do povo brasileiro.

Page 6: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.5.

AMERICA LATINA --A RE-GONSTRUçAO DA NICARâGUA

ALGUNS DADOS SOBRErA SITUAÇÃO DA NICARÂGUA A LUTA DO POVO CONTRA UM REGIME OPRESSOR - Conseqüências.

■. ■ ■■' • ' : :. • i-s u:. ' '■ '■■'. " .- ■■-•■■ J -■■-■-: '

\ ' ■' .'■. .■■■'.; . '.: Cit-«:■-•?;• ■-:'

- nr

NICARÁGUA - Um pais sofrido, devastado por meses de violentos combates, que o ditador

Somoza deixou destruir. OJ

Agora,os nicaraguenses, em sua maioria, se empenham iiymKesforço de re-construção nacional.

Page 7: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.6.

Os Bispos de Nicarágua, em sua carta Pas- toral de 17/11/79, sobre o Compromisso Cristão Pa- ra uma Nicarágua Nova, reconhecem que o povo já é capaz de converter, em ação ampla e profundamente transformadora, toda uma experiência acumulada através de anos de sofrimento e marginalização so- cial.

O povo lutou heroicamente para defender seus direitos contra um regime que violava e repri mia os direitos humanos, pessoais e sociais. Os jovens combatentes, apenas saídos da infância, e, em grande parte, formados durante o levante popu- lar, entregaram suas vidas pela construção de uma nova sociedade e, hoje, o povo pobre tem a alegria de se sentir dono do seu pais.

A carta dos Bispos valoriza "a determina- ção de começar desde o primeiro dia do triunfo a institucionalizar o processo revolucionário sobre uma base jurídica. Como se demonstrou na decisão de manter os programas anunciados_anteriormente ao triunfo, por exemplo: a promulgação do Estatuto so bre os Direitos e Garantias dos Nicaraguenses,_ a prática conseqüente das liberdades de informação , de organização política partidária, de culto, de movimento, as nacionalizações que recuperam para o país as riquezas, os primeiros passos de uma refor ma agrária, etc; assim como a capacidade de lan- çar-se, desde os primeiros dias do processo., a pro gramar e organizar uma cruzada nacional de alfabe- tização que dignifica o espírito de nosso povo, o faz apto para ser melhor autor de seu destino e participar com maior responsabilidade e clareza no processo revolucionário".

Hoje, 1980 é um ano crucial para a revolu ção nicaraguense embora entre em fase de consolida ção de um processo irreversível: . era apenas alguns meses, chegaram a reforçar as estruturas fundamentais da nação;

. desenvolver as organizações de massa: - central dos trabalhadores; - associação dos agricultores; - associação das"mulheres nicaraguenses; juven- tude? sandinista e comitês de defesa dos bairros.

Page 8: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.7.

• têm começo de normalização econômica (o Estado confiscou setores de bens de Soraoza);

. bases de reforma agraria.

Para fazer frente ã crise econômica, o go verno fez um plano com objetivos de criar 90,000 empregos (baixar a taxa de desemprego); reduzir a inflação. Prevê o investimento de 420 milhões de dólares para equilibrar a infra-estrutura do pais.

A Nicarágua, porque não houve plantio, não poderá alimentar nem a metade da população. Terá que empregar qualquer ajuda na alimentação do povo.

O plano governamental dá prioridade ã po litica social. Em 1980, 80,6% do orçamento foram destinados ã saúde^ educação e habitação.

Está se desenvolvendo a Campanha Naeionat de Alfabetização desde março de 1980 contando com 180 mil pessoas mobilizadas e formadas para parti^ cipar deste projeto (professores, estudantes, vo- luntários) . Tempo previsto: 6 meses para ensinar a ler e escrever a metade da população ainda anat- fabeta.

Bibliografia: Le Monde diplomatique Carta Pastoral dos Bispos Nicaraguen ses 17/11/79.

(Boletim Diocesano - Volta Redonda - 185/02)

' ■ ' - ■

■: "

Page 9: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.8.

MUNDO - PALAVRAS DO PAPA NO DIA DA PAZ

"Para servir a paz, respeite a liberdade"

Estes são alguns trechos do pronunciamen- to do Papa João Paulo II no Dia Mundial da Paz 19 de janeiro de 1981.

"A paz deve ser fundada na verdade, con- solidada na justiça, e conseguida na liberdade".

"A liberdade tem fundamento na dignidade que Deus confere aos homens",

"0 Estado não so deve reconhecer as liber_ dades fundamentais da pessoas humana, como também protegê-las e promovê-las".

"Não existe liberdade quando existe^ uma repressão sistemática, acompanhada de assassínios e torturas, desaparecimentos e exílios; da qual são vitimas tantas pessoas, bispos, padres, frades e freiras, leigos cristãos engajados no serviço ao próximo".

"São existe liberdade quando os homens ' não têm assegurado um trabalho honrado e bem remu- nerado".

l... "Não existe liberdade quando uma "socieda de ê regida "pela lei do crescimento material inde finido, pela corrida em busca da riqueza ou pela corrida armamentista".

"A liberdade ê violada quando as relaçõej entre os povos jã não se baseiam no respeito mú- tuo, e sim na lei do mais forte, na atitude dos imperialistas militares e políticos".

(Boletim Diocesano-Volta Redonda)

Page 10: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.9.

PERIFERIA

CARTA ABERTA AOS MORADORES DE CAMPO VERDE E SANTO ANTÔNIO - _

Faz ura ano que os moradores de Campo Ver de e Santo Antônio vêm lutando por 3éus direitos ' contra a imobiliária Campo Grande. Alguns esclare- cimentos:

1. Para uma imobiliária vender qualquer loteamento e obrigada por lei, a fornecer a infraestrutura

básica: água, luz, esgoto. A Imobiliária Campo Grande, no entanto, vendeu os loteamentos Campo Verde e Santo Antônio, sem fornecer a infraestrutu ra necessária.

2. A luta dos moradores começou em outubro de 79. Um grupo de moradores de Campo Verde resolveu

reivindicar água, luz e esgoto. Fizeram um abaixo -assinado e foram a imobiliária. Esta disse que a responsabilidade era da Prefeitura. A prefeitura, por sua vez, não fez nada^ Confirmou que ã respoji sabilidade era da Imobiliária. Nem a Prefeitura, nem a Imobiliária Campo Grande fizeram nada até ^oje.

3. Os moradores de Campo Verde e Santo Antônio, ou _tro loteamento envolvido, fizeram uma. .Assem-

bléia. Vicente Santõrio Fantini e Rogério Fantini , donos do loteamento, compareceram ã Assembléia. 0 advogado dos moradores. Vasco Alves de Oliveira, ' suspeitou que o loteamento fosse clandestino.

Page 11: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.10.

4.0 LOTEAMENTO ERA CLANDESTINO. A Imobiliária ' não tinha registrado o loteamento Campo Verde

no Cartório de Registro de Imóveis de Cariacica. Por issoi a Comissão de Moradores entrou na Justi- ça com uma ação contra a Imobiliária Campo Grande. Em maio de 1980, o juiz de Cariacica aceitou a PA- RALIZAÇAO DOS PAGAMENTOS A IMOBILIÁRIA PELOS MORA- DORES.

5. POR ISSO: Com a sentença do juiz; NINGUÉM PRECj_ SA MAIS PAGAR AS PRESTAÇÕES DOS LOTES, enquanto

a Imobiliária não registrar o loteamento, e nao fornecer a infraestrutura obrigatória: drenagem, água, luz e esgoto.

5. t lógico que a Imobiliária Campo__Grande não se conformou. 0 que lhe interessa e receber as

mensalidades, enão regularizar a situação dos mo- radores, A Imobiliária fez ameaças, mandou carta rompenjo o contrato de compra do lote, diz que vai exoulsar quem estiver atrasado com as mensalida- des TUDO ISSO E ILEGAL. E 0 ADVOGADO DOS MORADO RES GARANTE QUE NINGUÉM PRECISA SE PREOCUPAR.

7. Uma das manobras da Imobiliária e vender o lote das pessoas que não estão pagando as presta-

ções. Isso cria muita confusão. Fica o primeiro comprador brigando com o segundo, esquecendo que a culpa e da Imobiliária que só se interessa em rece ber o dinheiro-

E NÕS MORADORES? OS MORADORES TÊM QUE FI_ CAR FIMES NA LUTA. NÃO DEVEMOS PAGAR AS PRESTA- ÇÕES, NEM BRIGAR COM QUEM TAMBÉM Ê ENGANADO PELA IMOBILIÁRIA.

Page 12: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

11.

É PRECISO FICAR FIMES E TRANQÜILOS, PARA EXIGIR DA IMOBILIÁRIA CAMPO GRANDE NOSSOS DIREITOS. POR ISSO, TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAREM ' SEMPRE DAS ASSEMBLÉIAS DOS MORADORES.

Page 13: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

12,

ANO INTERNACIONAL DAS PESSOAS DEFICIENTES

VOCÊ SABIA QUE ONU COM) O Ano cientes?

O ANO DE 1981 FOI Internacional das

ESCOLHIDO Pessoas

PELA Defi-

as Pessoas Defi- São as pessoas '

hansenianos (que têm o

Quem sao cientes? que têm:

defiaienoia fís-Coaj ^como OS paralTticos, paraplégicos , amputados , etc.,.

deficiência sensarialt como os cegos {deficientes vi- suais), os surdos-mudos, os Mal de Hansen-lepra),etc,,.

. defiaiênaia mental, que têm problemas na mente, no cérebro: epilépticos, esquisofrênicos, mongo- lóides, etc...

- Todas essas pessoas são muito marginalizadas pe Ia Sociedade. São sempre tratadas com muito pre conceito e discriminação.

- Neste Ano Internacional, as Pessoas Deficientes vão lutar pela sua PLENA PARTICIPAÇÃO E INTEGRA- ÇÃO na Sociedade.

Pelos seus direitos de ter tratamento medico, re cuperação, escola, trabalho com salário justo, dT versão, transporte, alimentação. Também vao lutar para acabar com as barreiras, tioo escadas, de- graus, oortas estreitas, calçadas esburacadas, ro- letas, que atrapalhara tanto a sua vida.

Page 14: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.13.

Vamos apoiar a luta das Pessoas Deficientes. Elas não são INVALIDAS. Elas são gente como nós e tem muitas capacidades. . vvr

A LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES Ê A MESMA LUTA DO POVO!

T y-"' '",-■ ""' ":'.'■ __,

OS HANSENIANOS

1) Você sabe quem são os Hansenianos? ■'■■"-„■■■'

- Hansenianos sao pessoas que contraíram a doen ça chamada "Hanseníase". É mais conhecida por le pra. Mas este nome vem sempre carregado de muito preconceito. Dai, o uso da palavra "hanseníase" gue e derivada de Hansen.

2) E guem foi Hansen?

- Foi o cientista que descobriu a causa desta doença, em 1873, na Noruega (Europa).

bj as- .. .:-^: - 3) E quantos hansenianos existem? ;:

- No MUNDO, são 15 a 20 milhões de ca.soBjc":';3:l'1

- No BRASIL, 250 a 500 mil.

4) Esta doença tem cura? ; ^ e i ■, obnoboq •- Sim. A Hanseníase tem cura. Principalmente

se for tratada no inicio. : ' r. .£: :;■ ■ -

5;) Cpmo, ê p tratamento?t v C;.

- È feitip com o uso de remédios - as sulfonas. 8 um tratamento muito simples, eficiente e gratui- to. Mas precisa ser feito sem parar é por, .muito tempo.

6) E o problema do contágio, isto é, pegar a doen- ça de oupra pessoa?

- A hanseníase é considerada a menos co.ntagiosa

Page 15: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.14.

das doenças que "pegam" (transmissíveis).

- A maioria das pessoas (90%) possue resistência ' natural contra a hanseníase.

7) E como acontece o contágio, então?

- somente com convivência íntima e continua com um doente contagiante.

- com falta de resistência do organismo. - com a higiene mal cuidada. - principalmente, com doentes que estão sem tra

tamento.

8) A pessoa em tratamento tem que ficar isolada?

- Nãol O Hanseniano em tratamento regular, não deve ser separado da sua fanalia, nem do emprego ou de qualquer atividade na comunidade.

9) Que problemas físicos a hanseníase pode causar?

- A hanseníase, sem tratamento, pode danificar os nervos e o resultado pode ser a perda da sensi- bilidade e a fraqueza dos músculos;

- Perdendo a sensibilidade, o paciente pode se ferir ou se queimar sem sentir. Isto pod^ causar infecções que, às vezesríevctffiãdéstruiçãp dos ossos. '".V

- A hanseníase çode também prejudicar os olhos, podendo até levar a cegueira. r

10) Estas incapacidades podem ser evitadas?

- Sim. A maior parte delas podem ser evitadas com tratamento simples. Por exemplo, com técnicas de fisioterapia (exercícios) ou cirurgias;.

11) Existe algum endereço para se obter ináis infdr mações sobre a hanseníase? *

- Sim. Escrever para o PE. ANTÔNIO LUTE Caixa Postali 107 29000-VITÕRI^-ES

Page 16: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.15.

NüMEROS QUE ASSUSTAM:

POPULAçãO MUNDIAL;

3.552.000.000 (3 bilhões, 552 milhões de pessoas)

BEM ALIMENTADOS:

1.184.000.000 (1 bilhão, 184 milhões)

MAL ALIMENTADOS;

2.326.000.000 (2 bilhões, 326 milhões)

MORREM DE FOME POR ANO;

42.000.000 (42 milhões)

POPULAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (aproximadamente)

2.000.000 (2 milhões)

(Boletim Diocesano - Volta Redonda)

Page 17: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.16.

TRABALHADORES RURAIS - CEARA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pentecoste, que é uma cidadezinha do Estado do Cea rã, enviou-nos uma carta no mês de dezembro, con- tendo várias denúncias de exploração e abuso dos grandes daquela região sobre os colonos que traba- lham no Projeto Curu-Recuperação.

Das muitas denúncias vamos citar apenas 3 (três):

- Quando o colono vai fazer prestação de contas ao Patrão, as contas já estão feitas sem a presença do colono. Com uso o saldo para um ano inteiro de serviço fica sempre em torno de centavos.

- Casas de colonos são invadidas por ordem dos Dou- tores e levam toda a produção de feijão e mais ' algumas coisas.

- Vários colonos estão sendo despedidos por serem alguns dos que mais lutaram pelos seus direitos.

GRANDES ESTÚPIDOS

No dia 4 de dezembro do ano passado, o Prefeito do PDS, da cidade de Senador Guiomar no Estado do Acre, esbofeteou com 3 "tapas" no rosto a professora TEREZINHA HARA, em plena praça do Mer cado Municipal.

Tudo isso somente porque a professora foi pedir esclarecimentos sobre um desconto de 460,00 que veio no seu mísero salário de novembro. {CR$ 3.846,00).

Esta é mais uma atitude agressiva, machis ta e covarde dos Grandes donos do Poder.

* Diante destes dois casos, colocamos a público o nosso protesto, e prestamos nossa solidariedade aos irmãos de Peji tecoste e Senador Guiomar.

Page 18: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.17.

PARA GOMPARAR

EM LINHARES SERVENTES GANHAM NA JUSTIÇA

Sessenta e duas ser ventes que trabalhavam pa ra a empresa Sociedade Ca pixaba de Conservação,pro movendo limpeza nas esco Ias do município, estão T

há 5 meses sem receberam os seus vencimentos.

As serventes se or ganizaram e entraram na justiça com uma ação con tra a empresa contratada pelo Governo do Estado . As serventes conseguiram ganhar a questão e vão re ceber todos os salários T atrasados e demais direi tos vigentes na legisla- ção trabalhista.

Vai caber a cada servente uma média de 35 mil cruzeiros correspon- dentes a 5 meses de traba

DEPUTADOS GANHAM CR$ 237 MIL POR MÊS DE SUBSÍDIOS

Os deputados ' estaduais estão ga- nhando, a partir de£ se mês de janeiro, CR$ 237^xail cruzeiros de subsídios em um mês. A partir de ' Abril, estarão rece- bendo, CR$ 300 mil cru zeiros.

Cada deputado, além dos subsídios, tem direito a carro, moto rista à disposição e dois cargos comissio- nados.

(A GAZETA 25/01/81)

tA TRIBUNA 25/01/81)

', !

díl.OOO.OO 0Jf£3f 000,00 i c .

Page 19: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

1» ENCONTRO ESTADUAL DAS OPOSIÇOES SINDICAIS RURAIS

OELGCí^Ciiút

5lNO\CrtL

Nos dias 17, 18 e 19 de outxibro foi reali zado, em Marilândia, um grande encontro das Oposi çoes Sindicais Rurais do Espirito Santo.

Além dos trabalhadores rurais, também, par ticiparam desse encontro representantes das oposi-

Page 20: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.19.

ções sindicais metalúrgica e Bancária de Vitória e um representante da oposição sindical rural de ou- tro Estado.

Neste encontro, os trabalhadores tiveram oportunidade de fazer uma avaliação dos seus traba lhos e discutir as melhores formas de fazer avan- çar o movimento sindical no campo. Sendo assim, ' uma das formas que foi muito discutida foram as de legacias sindicais. E para melhor aprofundar esta discussão o representante da Oposição Sindical de Outro Estado narrou o trabalho das delegacias sin- dicais em sua região o que veio esclarecer muitos pontos sobre o assunto.

No encontro, também, foi aprovado o se- guinte programa de trabalho que deverá ser levado pelas Oposições Sindicais Rurais:

- Agoiar a luta dos trabalhadores em outros muni- cípios;

- Lutar para que mais mulheres e jovens participem da luta;

- Incentivar a formação de novos grupos;

- Fazer Assembléias Sindicais no Interior do muni- cípio;

- Continuar a luta por melhor assistência médica;

- Fundar delegacias sindicais;

- Lutar para que o salário da diretoria correspon- da ao de um trabalhador rural da região.

Foi aprovado, também, que o 119 Encontro Estadual será realizado no mesmo local, nos dias 3, 4 e 5 de Abril de 1981, quando será visto o cum primento das tarefas aprovadas no 19 Encontro.

(Da C.P.T. para o Boletim da Gente)

Page 21: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.20.

A SrrOA<rÃÕ 0A «*we* N0 B8A«»U B UMA C>.UKMIO(kB6

Poa 8XBHPLO; o DIREITO A OAUDE NíTo E APSMAS O DIRETO

"* A»SI»T*NC>A MiOlCA.NAO B* Sô' UM/

E TER TAMBÉM CONDIÇÕES BWÍA NAO FICAR DOENTE E, Sg ÇO*ftfVgl.v

NyNCA PBEGVSAU ÜE REMÉDIOS...

£ A &ECIMA >»£Z QUE Eü ATEMDO SÊÜ V^HO-

NÃO AWANTA NAPA EU ftECEITAR

■^EMg*DlOS, ■RECEITA?.

■UHHSDiOS, feSCSITAS...

A PESSOA F»CA bOBUTE, VAI A© K661CO, TOMA ^BHBOtO, VOtTA PRA CA.*»*, PtCA DORNTE , ^Al AO Ket>\CO i TOWA R*M,eOIO, VOUTÍ» VR-ÍW CA«A... tf A UADAVfiWA NÍO ACA^A «ONÇA/

^AftA TER 5AÜI>E, TEM QÜE COMEfe Bt!MT

VlOÇíA^i. NUWA CASA í>OA COM 80AS COti D\<;5E.S t>E HKJIBNE... /

MAS PARA JSSO, E fR6C|S0 ÜN SAl_A*a\0 V\<kHO/

4 Í^J

VA'RJC»S BSTOpOS PROVAM ^016, QÜA.NTO MENOS AS PESSOAS

^ANHANl, , M6M05 SAL>J>e 5UAS PODEMtef,

A M«?6MA COISA ACONTECE COM O SERVIçO i« ****** esaoTO: os ^AlRfcOS U»C0S TEM, os BAIRROS POBRES

NKb TÊM...

Page 22: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.21.

••• AUEM DiSSO, viunAS COENÇA-S, ^^í&EUTÊS, ■S>í«.OB\,EHAS_I>e N&K\)OS, ^ANSA^O, lR*\TA<fAO 5ÃO CAÜSAbOS Pop. CONDI ÇÕ56 PE TRAfeA^M0 HOJTO

As I>OE.NçA5 ?opeíi.\Atn sea^ gv/tTApAS SE TODA A VOPUtA<fAO Fosse SGWJVDA t>e ACíL>A,E5<íOTO, VACINA^AOy »AELHOíi€S SALAf-lOS

JE" MELHOliES Cí>N«^OBS DC TPiABAU+lD

e i-oí^íco £?oe, Ate i* DESTAS, COISAS^

BKs\CAS, A ^OPüJ-AÇ-^O PReciSA I>6 ASSlSTêNClA MéDlCA í HOS^TAíS, l>OST©S t>E SAÚDE, AWBOLATOWOS...

^AS ESTA ASSISTÊNC-ÍA; QUANDO €X16T€, NÃO FUNCIONA DlftEíTO. mm* #*«8 /»«

DEHTiST*

n* n^te*^ ^

^

ELES SOZINHOS h/AÓ POPEM FAZEK NADA. POR. MELHOR-GS Çüê ELES SEJ^M, TOÜCA. ColSA PODE MELHOÍiMS. GNC>UAWTO 0 SISTEMA te sAüí>e e A O^SAN>XAçA5 DA

SOCIEDADE CONTlNüAíiE^A CO^AO &STAO..

DE MORAW>Res e coMi^soes og sAúce

a SINDICATOS

a EMTIDADes RepfiESeMTATlVAÍ DO POVO

Page 23: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.22,

A LUTA DO ÍNDIO

Em 14, 15 e 16 de janeiro, representantes das comunidades indígenas Tupinikin, Guarani (ES), Krenak (MG) e Pataxó (Sul da Bahia) se reuniram em Assembléia, em Teófilo Otoni-Minas Gerais.

Esta é a primeira vez que os índios desta região se reúnem,^para falarem de seus problemas e de suas lutas. Já participaram de várias Assem- bléias Indígenas a nível nacional, como aquela em Brasília quando da visita do Papa, que reuniu cer- ca de 25 povos indígenas de todo o País.

Em Teófilo Otoni, os principais problemas discutidos pelos índios foram: - a demarcação das terras - a atuação da FUNAI - a situação das lideranças indígenas.

DEMARCAÇÃO DAS TERRAS:

- OS PATAXÕS (Bahia): São em número de 1800 índios e ocupavam uma área de 24 mil hectares. Com a

criação do Parque Nacional do Monte PascoaT em 1960, os índios foram impedidos de fazerem suas ro ças. No mês de agosto do ano passado a FUNAI fez um acordo com o IBDF devolvendo apenas 8.000 hecta res para os índios. A terra de cultura esta sendo deixada para p IBDF, ficando os Tndios confinados' na parte de areia, campo nativo e lagoas. Como são agricultores, estão sem condições de garantir a subsistência e muitos já sairam da área. Para "acalmar" os índios^, foram pagas indenizações a cada família e não a tribo em geral. A redução da terra vem causando graves conflitos na tribo.

- OS TUPINIKIN e GUARANI (ES): Há muitos anos a Aracruz Celulose tomou as terras destes índios.

Page 24: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.23.

Mas em 1979, os Tupinikin e os Guarani retomaram ' parte destas terras. Passado o prazo estabelecido para que a demarcação oficial fosse feita, os pró- prios Tndios abriram picadas nos eucaliptos e na mata, estabelecendo os limites de,suas terras, ba- seados na portaria ministerial 609/N de novembro / 79. Depois de ameaçar as lideranças indígenas,uma equipe da Aracruz Celulose assessorada pela FUNAI fez nova demarcação da área de Pau Brasil, reduzini do-a de 1500 hectares para 400 hectares. E quer reduzir a de Caieiras Velhas de 2.700 hectares pa ra 1800 hectares. Os Tndios, no entanto, não es tão dispostos a aceitar pacificamente essa imposi- ção que so vem favorecer mais uma vez, essa multi- nacional .

- KRENAK (MG): Tem direito, por doação de 1920. do governo Artur Bernardes a uma área de 4000 hecta

res. Com a abertura da estrada Vitória-Minas e conseqüente chegada dos fazendeiros, os índios ,fo ram expulsos de suas terras tendo a ela retornatfo em maio'de 1980. A atual área que ocupam de 60 hectares e pequena diante das necessidades deste grupo. A maior parte do povo Krenak ainda se en- contra dispersa, no exílio que lhe foi imposto eni vários postos indígenas do Pais. Porem, a medida que tomam conhecimento da reconquista de suas ter- ras originais, vêm retornando, apesar da FUNAI teni tar impedi-los. Hoje os Krenak têm consciência de seus direitos e estão dispostos a recuperar as terras que perderam.

ATUAÇÃO DA FUNAI: Os Tndiso Maxakali (MG) impedi- dos pela FUNAI de participarem

desta Assembléia. No entanto, seus problemas fo- ram também discutidos pelos Tndios presentes na reunião.

A FUNAI esta desenvolvendo uma serie de projetos econômicos na área Maxakali, obrigando os Tndios a um regime de trabalho a gosto da FUNAI . Criou-se ate uma moeda interna somente_ utilizável dentro da área. Coro isto, os Tndios sÕ podem fa- zer compras na cantina da FUNAI, a preço determina

Page 25: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.24.

do por ela.;;s Qvftufi a,) FiUNA:I;;,:pretende e extinguir os Maxakali, trámfc0.rina'nd0!-jO5 em brancos.

Com.relajção.aos Pataxõ, Tupinikin, Guara^ ni fe Krenak, a atuação da FUNAI tem sido de favore cimeintíO aos invasoreSi-^e suas terras, ameaçando T sempre os Tndias,;;Sob^etudo as lid-eranças para que elas aceitem V. 4iminuição das áreas em troca dos projetos; i4,e] desenvolvimento.

SITUAÇÃO DAS LIDERANÇAS INDÍGENAS: A FUNAI, para conseguir com

que os TnddíOS aceitem a redução de suas terras, tem ofehecidOiídinheiro as lideranças indígenas, provo cando crises na organização social destes grupos . Com isto, tem provocado o surgimento de novos valo res como o dinheiro, a caderneta de poupança, o indíviduaiMsino.

Diante disto, os índios estão cada vez mais critrcos com relação ã PUNAJ;, inclusive afir marido que desta maneira e melhor que ela não exis ta^ Enquanto a FUNAI age impositivamente, >õs Tn- dit»s vão ae reunindo em Assembléia e se organizan- do para aumentar sua resistência.?q -

■'-::■ .;;: Vitória, 26/1^81 ^q aoi v CIMI REGIONÂI; LESTE . 'i10- 5l

•. ■» ■ ■>—-

r t»■ >i <

V s >,"

Page 26: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

PERIFERIA BÍBLIA NO SETOR DE NOVO MÉXICO

"A Bíblia é nossa principal ferramenta de trabalho. Nós precisamos conhecê-la cada vez mais, Nos precisamos descobrir melhor as mensagens de Deus presente em cada texto escrito".

Foi com esse pensamento que durante quase 4 meses (de 5 de setembro ã 19 de dezembro de 80)r as Comunidades que formam o Setor de Novo México em Vila Velha (Vila Nova, Colorado, Santos Dumont, Nossa Senhora da Penha, Santa Inês, Araçâs, Gua- ranhuns, Ibes e Novo México) se reuniram para jun- tas estudarem a BlBLIA.

Foram 14 encontros bem ricos na reflexão, no estudo e na convivência.

O roteiro do curso foi preparado junto ' com os participantes no 19 Encontro:

- Noções básicas sobre a Bíblia - Como Jesus lia a Bíblia - Qual a libertação que Jesus trouxe - A vida das primeiras comunidades cristãs - Visão Geral dos Evangelhos - Aprofundamento do Evangelho de São Marcos - Caminhada histórica do Vovó Bíblico (Êxodo, So-

ciedade Igualitária) - Os Profetas - AMOS - Apocalipse.

O curso começou com 50 animadores e termi nou com 35 que permaneceram o tempo todo. ^O ramento foi feito com a presença de Dom Luís uma festa bem animada.

A experiência foi muita rica, tanto no crescimento de cada um, quanto no entrosamento das comunidades daquele Setor que cada vez se firma mais.

encer e foi

Page 27: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.26. :.•

CARIACICA ESTUDA "VIDA DE GRUPO NAS COMUNIDADES"

K- As Comunidades de Base do Setor de Caria- cica (Morvinhos} Itapooa, Duas Boeas3 Roda Vãgua, Campo Verde, Santo Antonio3 Moxuara, Porto de Ca- r-iaaiaa, São João Batista, Tabajara, Caohoeirinha, e Cangaíha)3 resolveram se unir e se organizar pa- ra juntas fazerem ura treinamento sobre "como tra- balhar em grupo".

. , Encolheram 2 tardes inteiras de sábado no mês de outubro passado. Os participantes em núme- ro de 25 eram alguns dos principais animadores da- quelas comunidades.

;0: Os assuntos estudados foram todos para ajudar o animador de comunidade a fazer bem as ' suas tarefas. Por exemplo: ~%ómo preparar e fazer uma reunião; _ - como orgaríizar os grupos de reflexão e as equi--

p^s de, serviços na comunidade; - aofno animar è coordenar uma celebração; -. a importância da leitura ser feita devagar e em

voz alta; ,, ... . - qual é o papel âo 'animador na comunidade, e ou-

tros assuntos mais...

No final do curso, ficou o compromisso ' dos animadores repetirem o trabalho nas suas comu- nidades {o que jã está sendo feito) . Para rlsso, le varam o livrinho "VIDA DE GRUPO NAS COMUNIDADES DE BASE" que ajuda muito neste tipo de treinamento.

Todos acharam que foi um grande passo na caminhada das comunidades.

. /'Vv

Page 28: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.27.

INTERIOR CURSOS DE BÍBLIA EM LINHARES

Durante todo o ano de 1981, a paróquia de Linhares estará trabalhando na organização de Cur sos de Bíblia para as lideranças de todas as comu^- nidades daquela redondeza. Este trabalho atingirá tanto o Interior quanto a Periferia. Cada Setor fará ma encontro de dia inteiro no 19 semestrfe e outro no 29 semestre.

Para a animação desses encontros foram ' convidadas algumas pessoas que fizeram o Curso Bj^ blico com o Frei Carlos Mesters e que trabalham na Pastoral da Diocese em Vitória. As datas já estão reservadas, sendo que o início será no dia 3 de abril e se estenderá até 18 de outubro.

* Pois e gente, e mais uma caminhada fará dentro das PRIORIDADES da Diocese: ção dos servidores do Povo de Deus".

Vamos em frente! E que 1981 seja todos nos da Igreja de Vitória, um ano de

que se "Fo rma

para CAMI

NHADA FIRME na construção do Reino de Deus hoje"

Page 29: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

PREV-SAÚDE: O PASSO PERDIDO

NOTA: Neste núnero, publicamos uma noticia da Rea^ 1 idade Nacional , mas que atingirá também a nossa Realidade Capixaba.

247 milhões de consultas, 37 milhões de atendimen- tos de emergância: esta é a promessa.

PREV-SAÜDE: Será que melhora a saúde do povo?

O Governo desde agosto_vem falando num projeto que o ministro da Saúde, Waldyr Arcoverde, e o da Previdência Social, Jair Soares, fizeram.

O Projeto chama PROGRAMA NACIONAL DE AÇÕES BÁSICAS DE SAÜDE - PREV-SAÚDE.

Com esse projeto o governo quer num passe de mágica resolver o problema de saúde do nosso po vo.

. Os ministros querem colocar o projeto pra funcionar ainda no fim desse ano.

O QUE DIZ O PROJETO:

. A gente só pode falar de alguns pontos do projeto pois ele não foi muito divulgado.

O Governo escondeu o projeto do povo. Os ministros dizem que esse projeto é pa

ra dar assistência medica para 40 milhões de brasi leiros. Esses 40 milhões não têm nenhuma assistên cia, nem mesmo o atendimento ruim do INAMPS.

Para resolver isso o governo vai abrir:

1) 10 mit -postos médicos por todo o Brasil; 2) Vai fazer campanha pra orientar o povo do que

fazer -para não fiaar doente e de que vacinas tq_ mar;

3} 0 Programa Nacional de Alimentação e Nutrição ' vai receber mais dinheiro pra dar mais assistên

Page 30: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.29.

aia às gestantes e crianças de 7 anos, que se- jam de baixa renda,

4} Vai desenvolver um programa de controle da nata lidade. Os médicos dos postos vão orientar fa milias pra que escolham quantos filhos devem ' ter.

.O f^/Ko K^dh-tf) o o

Page 31: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.30.

Q OUTRO LADO DO PROJETO:

Muitos sindicalistas, médicos, associa- ções de bairro estão criticando esse projeto por- que: '■-':■■' '' ■ . ,\ •■; '. '

- o projeto não foi disout-ido pelo povo, que è o maiov interessado;

- o projeto não fala de coisas que são importantes para o povo ter mais saúdej por exemplo: não aumenta as verbas para construir mais oasas; so fala em assistência alimentar para as crianças e gestantes; não fala sobre o aborto^ ou seja, não di'i .em fazer uma campanha pra esclarecer o povo sobre a natalidade;

~ nãafala^em acabar com os lucros das empresas * particulares de medicina que tem convênio com o INAMPS. e. com muitas indústrias e lojas;

- não diz nada sobre as indústrias químicas, na maioria estrangeiras * que fabricam remè-di-os que o povo não precisa.

, ._ Depoiè de saber tudo isso, aqui vai um re cado,-pair^, os ministros:

"SEUS MINISTROS, LEVAR SAÚDE PRO POVO NAO QUER Dl ZER Ap&ER MAIS HOSPITAIS. SAÜDE Ê TER CONDIÇÕES ' DIGNAS DE; VIVER. É TER SOSSEGO, MELHORES . CONDI- ÇÕES: tó. MORADIA/CONDUÇÃO, TRABALHO, ALIMENTAÇÃO E LAZERC yf ^■■- ,: r- -x ^ \i9 SEU PROJETO FALA NISSO, MINISTRO?"

/ \ i '- f. ! I-'..V-' '.'.■ ■ • .

(Horá Extra^ n9 29/dez.80)

Caros leitores: Que tal refletir esta noticia nos Grupos da Campanha da Fratern^ dade deste ano?

Page 32: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.31.

CARTAS

* Recebemos carta do JOÃO DE DEUS, de Linha res:

Prezados Senhores da Equipe do Boletim da Gente.

Paz e Saúde. Ai estou enviando umas qua- drinhas das atualidades nossas aqui de Linhares. Se tiver algum verso forte pode tirar do mapa. Ja estou com outro na mira, está chegando a política e tempo deu fazer romances.

Eu sou aquele do Rio Bananal e agora es- tou aqui ém Linhares; faço parte da Comunidade do Bairro SHEL.

Sou o amigo certo.

PRINCÍPIO 00 FIM!

Aqui dentro de Linhares Reina grande confusão Se e rico éji gasolina Se e pobre e o feijão E os presos da cadeia E falta de alimentação.

- Um litro de gasolina Não demora vai a cem, A alta das passagens Toda semana ja vem, Se Deus não pisar no freio Nao vai escapar ninguém.

Um alô ao nosso Prefeito E ao Governador do Estado Que nos de trabalho e

justiça E um_salãrio compensado Perdoe a minha ausência E a todos muito obrigado.

JOKO DE DEUS - LINHARES-ES

Page 33: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.32.

* O Senhor LUIZ é da Comunidade de Vila No- va, em Vila Velha. Ele escreveu esta ver dadeira Epístola dos dias de hoje, para o encerramento do Curso JBlblico do Setor

,;;| í ;de;JíQyo México. r^'--- ."' '-^r-^í - ■

19 íe Dezembro de 1980.

Eu senti a necessidade de ser um simples apóstolo de Jesus pela vontade de Deus.

Por isto, jiinto com os companheiros de lu ta na comunidade por ura mundo melhor, resolvi es crever a vocês destas comunidades que acreditara T' nas nossas lutas contra os opressores e que lutam por uma justiça social raais justa; pelo que não de saniraem e que não fiquem com raedo das ameaças dos governos, dos opressores, capitalistas, patrões e autoridades que fazem estas leis só para nos casti^ gar e fazer a gente calar.

Aconselho que invoquem sempre em suas ora ções ao Divino Espirito Santo que ilumine as nos- sas cabeças e idéias e inteligência, para desco- brir qual ê a intenção e em que eles baseiam quan- do fazem estas leis e projetos que eles fazem. Se e para bem do povão ou é interesse próprio.

Portanto meus amigos, aproveitamos nossas armas que estão aparecendo para a nossa luta.

Como seja por exemplo, o documento de Pue bla, a renovação da Igreja, os círculos bíblicos, reuniões em comunidades, greve organizada,"apoian- do as lutas dos trabalhadores, procurando interpre tar a Bíblia, espichando para vida atual, mas sem pre baseada nas mensagens de Jesus.

Não podemos perder mais tempo cora coisas inúteis aos olhos de Deus; como comodismo, televi- são só diversões, brigas, ou ate mesmo fofocas.

Precisamos apreçar que o Reino que Deus quer chegue o raais breve possível dando a nossa parcela de trabalho nesta construção do Senhor.

Para isto precisaraos lutar e não ficarmos parados. ^

Irmãos destas Comunidades de Novo México, Colorado, S.Dumont, Guaranhus, Araças, N.S. da Pe- nha, S.Inês, V.Nova, Asteca, devemos agradecer a Deus pela fé que vocês tem e que acreditam que vos^ sa luta -para um dia melhor.

Page 34: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

,33.

A gente vê esta fe crescendo cada vez mais e que o amor que vocês têm pelos oprimidos e£ tã crescendo ainda mais.

Continuem sempre assim, que vocês serão merecedores do Reino que Deus preparou para todos nós.

Termino esta modesta carta de incentivo, embora com palavras pobres e erradas, mas de cora- ção aberto, desejando que o Senhor da Paz dê a vo- cês toda a paz que merecera.

Eu pequeno operário da Construção do Rei- no de Deus assino esta primeira carta que escrevo a vocês.

Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.

LUIZ

RECADOS

* E aguardem as prôxiraas publicações do CEDIV:

19) "Quem o Matou?" - Peça de Teatro para a Semana Santa. Um julgamento popular dos principais

personagens envolvidos na morte de Jesus Cristo: - Pilatos, Herodes, Anás e Caifâs, Judas Iscariotes e o Capitão Benjamim (que prendeu Cristo). Sairá até fins de fevereiro.

29) "Saúde para Todos" - Cartilha para reflexão e aprofundamento do tema da Campanha da Frater-

nidade deste ano. Foi baseada no resultado das pesquisas feitas nas Comunidades. Sairá também até o final de fevereiro. 39) JORNAL DA SAÚDE - Um jornal de verdade; com no

ticias variadas e relatos das lutas do povo nas comunidades para conquistar a SAÚDE PARA TODOS. Sairá em meados de Março.

Page 35: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.34.

* Os BOLETINS DO POVO continuam chegando aqui no CEDIV. E cada vez mais caprichados! Estes fo- ram os últimos a chegar:

IÇ) ALERTA GERAL - Boletim Informativo dos Movimen tos Populaves da Ave a de Porto de Santana'. Con

ta como foi a formação do Bairro e as lutas dos mo radores. Também publica dados do PROJETO DO BANCU MUNDIAL. E um projeto de urbanização do bairro s

preparado pelo Governo Estadual. 0 Boletim alerta o povo para refletir e agir diante desse projeto,

29) ANUNCIAI - Boletim da Pastoril de Juventude Po pular. Mostra que os jovens estão realmente^se

organizando nas Comunidades. ^0 Boletim é o veTcu Io (meio) de integração dos vários trabalhos da Pastoral de Juventude. E "um boletim simples, des. pretensioso, aberto ã colaboração de todos",. Tem noticias daqui e do Brasil além de temas para re- flexão,

39) UNIÃO DOS BAIRROS - Boletim da Comissão Provi- sóvia de Unifioação dos Movimentos Populares

da Grande yitõrtg. Seu objetivo e informar as Tu- tas que estão acontecendo nos miunicipios da Grande Vitoria; para -què haja urna troca de ho ti cias entre os moraâórês que 1utám nos bairros. Traz também noticias dos seminários (Encontros) realizados era cada mWicTpiõ para discussão e encaminhamento das lutas.

■49) JÕRNALZIUIBO SEM NOME — dos Grupos de Jovens de ■. rYilaíJelha. Noticias dos grupos, reportagens sobre bairros, poemas, cartas, formam o seu conteú do. Breve, dizem, já terá o seu NOME.

59) A VOZ. DO METALÚRGICO - Boletim da Oposição Sin diocclMetalürgiGa do' E. Santo. delata as lutas

da Categoria:e.a participação dos trabalhadores da Qposiçãx) Sindical nestas lutas. Neste número, por exemplo, a Oposição está denunciando o aumento exa gerado das mensalidades do Sindicato (255%).

Page 36: JANEIRO/FEVEREIRO MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO … · 2013-02-02 · MENSAGEM DE PAZ A NAÇÃO BRASILEIRA ... familiar e comunitária, para uma participação corajosa, ... Um grupo

.35.

69) BOLETIM DOS MORADORES DE SÃO GERALDO - t um bairro de Campo Grande. 0 Boletim conta suas

lutas, especialmente contra a POLITICAGEM que impe ra era Cariacica.

79) A COMUNIDADE - do Povo das Comunidades de Ca- ehoeJTo do Itapemirim. Apresenta noticias lo-

cais, estaduais e nacionais. Também temas para re flexão nos grupos.

89) BOLETIM^PASTORAL - da Igreja de Afonso Cláudio com noticias das Comunidades de Afonso Cláudio.

Um Boletim muito caprichado, mesmo. Já esta em seu numero 6.

* E continuamos recebendo "O VIGILANTE", da Comu nidade do Conjunto Eurico Salles, e "NOSSA \DZ" da Comissão de Melhoramentos do Bairro do Atai de.

* Agradecemos a todos e pedimos que nos ENVIEM SEMPRE OS BOLETINS. Assim nosso arquivo de pu blioaçiões populares irá crescendo dia a dia.

39 ANIVERSÁRIO DO "FERRAMENTA" - 0 Boletim ir mão do "Bole

tim da Gente" esta completando o seu 3Q ano de existência com o n9 36, de janeiro de 81. Tra ta-se do boletim "FERRAMENTA", dos grupos de trabalhadores da Pastoral Operária de nossa Ar quidiocese. Este boletim também é preparado ^ pela Equipe do CEDIV - Centro de Documentação da Igreja de Vitória. , 0 FERRAMENTA sai todo mês, trazendo noticias ' do Movimento Operário e Rural, no E,Santo e no Brasil.

PARABÉNS AOS TRABALHADORES!