já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/jon193.pdf · valter pinheiro um dos...

16
Rua Antero Quental nº60 Loja C Colinas do Cruzeiro 2675 – 690 Odivelas www.linhasinteriores.pt [email protected] Contacto: T 219 334 707 | M 910 576 999 PUB PUB PUB Min Max Semanário de Distribuição Gratuita | Ano 5 | Edição nº 193 2017 | Quinta-Feira | 26 de Outubro Diretor: Francisco Godinho | Diretor Adjunto: Henrique Ribeiro PUB 26° 16° ** EM VALES E DE BRINDES 0 0 5 0 EUROS Alcanena Roady Portugal 3 0 0 6 1 2 0 8 Cinquenta Euros 0 0 0 1 0 EUROS Alcanena Roady Portugal 3 0 0 6 1 2 0 8 Cem Euros 0 0 0 2 0 EUROS Alcanena Roady Portugal 3 0 0 6 1 2 0 8 Duzentos Euros Póvoa/Olival - Ramada/Caneças - Ponnha/Famões Já têm órgãos instalados

Upload: others

Post on 08-Dec-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

Rua Antero Quental nº60 Loja C Colinas do Cruzeiro2675 – 690 Odivelas

www.linhasinteriores.pt

[email protected]

Contacto:

T 219 334 707 | M 910 576 999

PUBPUB

PUB

Min

Max

Semanário de Distribuição Gratuita | Ano 5 | Edição nº 1932017 | Quinta-Feira | 26 de Outubro

Diretor: Francisco Godinho | Diretor Adjunto: Henrique Ribeiro

PUB

26°16°

** EM VALES E

DE BRINDES

0 0

5 0

Assinatura(s)

Local de Emissão

Ano

Mês

DiaPague por este cheque, EUROS

Alcanena

Roady Portugal

30

06

12

08

à ordem de

a quantia deCinquenta Euros

Este vale é pessoal e intransmissível só podendo ser descontado pelo titular em produtos e/ou serviços num centro - auto Roady até à data lim

ite indicada.

Se o valor da compra for inferior ao valor do vale, não será devolvido o remanescente da diferença em dinheiro, podendo ser convertid

o em produtos e/ou serviços no ato da compra.

0 001

0

Assinatura(s)

Local de Emissão

Ano

MêsDia

Pague por este cheque, EUROS

Alcanena

Roady Portugal

3 0

0 61

2 08

à ordem de

a quantia deCem Euros

Este vale é pessoal e intransmissível só podendo ser descontado pelo titular em produtos e/ou serviços num centro - auto Roady até à data limite indicada.

Se o valor da compra for inferior ao valor do vale, não será devolvido o remanescente da diferença em dinheiro, podendo ser convertido em produtos e/ou serviços no ato da compra.

0 002 0

Assinatura(s)

Local de Emissão

Ano Mês Dia

Pague por este cheque, EUROS

Alcanena

Roady Portugal 3 00 612 0 8

à ordem de

a quantia de Duzentos Euros

Este vale é pessoal e intransmissível só podendo ser descontado pelo titular em produtos e/ou serviços num centro - auto Roady até à data limite indicada.

Se o valor da compra for inferior ao valor do vale, não será devolvido o remanescente da diferença em dinheiro, podendo ser convertido em produtos e/ou serviços no ato da compra.

Póvoa/Olival - Ramada/Caneças - Pontinha/Famões

Já têm órgãos instalados

Page 2: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt

2 ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017ON Odivelas Notícias

FICHA TÉCNICADiretor: Francisco Godinho - [email protected] Telm: 96 200 1300 |Diretor Adjunto: Henrique Ribeiro - [email protected] Telm: 96 264 62 30 | Subdiretor: Marina Leonardo; Conceção Gráfica e Paginação: Luís Rodrigues | Ilustrações: Hugo Mestre | Informática: Edgar Cardeira | Colunistas: Vítor Cacito; Andreia Fernandes; Marvim Matos; Arlindo Costa; Miguel Ferreira, Hugo Santos; José Duarte; Pipinha de Barbedo e Melo. Colaboradores Voluntários: António Mota; José Luís Marques; Bruno Batista; Tiago Magalhães; Ricardo David. Redação e Administração: Rua do Pomarinho, armazém JMF, 2675-428 Odivelas, Tel: 219 318 827 E-mail: [email protected] | Site: www.odivelasnotcias.pt Propriedade: Absolutnectar, Lda. NIF: 510 353 630 | Registo nas ERC 126 396 | Depósito Legal: 363 966/13 Impressão: Gráfica Funchalense, Rua da Capela da Nossa Senhora da Conceição, nº 50 Morelena, 2715-029 Pêro Pinheiro |Tiragem desta edição: 5.000 exemplares.Os artigos assinados são da responsabilidade dos seus autores e não comprometem a linha editorial do jornal. É permitida a reprodução de imagens e textos desde que seja mencionado o seu autor e a fonte.

[email protected]

Ilustrações: Hugo M

estre

ONCromos

Diálogos: Pipinha de Barbedo e Melo | Ilustrações Hugo Mestre

fotografia: Henrique Ribeiro

Olá, olá, olá, minhas queridas leitoras e meus queridos lei-tores. Está quase tudo a postos para um novo manda-to autárquico. As quatro Uniões de

Freguesia já têm os seus novos órgãos e

na hora em que escre-vo está quase a começar a

tomada de posse dos órgãos municipais, ato que já aconteceu na altura em que o jornal em papel chegar às vossas mãos. Claro que os mais apressados que vêm a edição em PDF através do Facebook vão ler, talvez antes da cerimónia começar. Coisas da tecnologia. E vivam as novas tecnologias.

Um acaso, daqueles acasos que acontecem mesmo…por acaso, impediu-me de ir assistir à tomada de posse da Póvoa/Olival, mas já me cuscaram que a Casa da Cultura estava bué da cheia. Os culpados do costume esta-vam lá todos. Até parece aquelas cenas dos festivais de verão ou da Festa do Avante em que o pessoal compra o bilhete dos dias to-dos ou mais vermelhamente a EP. É verdade. Adorava ter ido ver, mas também queria ga-nhar o Euromilhões e nada. É a vida e temos de nos conformar.

Mas, na segunda-feira estava caidinha em Fa-mões. Ui, outra vez lotação esgotada. Ainda vou pensar em adquirir a concessão destas sessões que faço um dinheirão em bilhetes. Por vezes sou distraída e não reparo em tudo e por isso não tinha visto uma coisa gira na lista socialista à União das Freguesias da Pontinha e Famões e fiquei de boca aberta

quando vi tomar posse na bancada do PS o senhor Vítor Maniche Depois de esfregar bem os olhos e de ver que não me enganava e era mesmo o senhor fui confirmar à Net e vi que tinha razão: No mandato, que agora ter-minava, o referido senhor tinha sido eleito na lista do PSD. Terá sido por isso que no final o senhor Rui Teixeira muito exaltado mandou o senhor Maniche para aquele boneco mui-to conhecido feito nas Caldas da Rainha? É pá não se manda ninguém para esse sítio e muito menos à frente de tanta gente… Sim eu sei, o sabor da derrota é amargo mas não era preciso tanto.

Na tomada de posse um dos eleitos a empos-sar não apareceu. Rapidamente foi chamado outro em seu lugar para tomar posse. No dia seguinte na Ramada também faltou um elei-to e o parecer da senhora jurista presente foi de que não podia ser eleito outro para o lugar e a assembleia foi constituída com menos um elemento.Confesso que me baralha sempre este facto de a mesma Lei permitir várias interpreta-ções, mas de facto os argumentos a favor e contra destas decisões antagónicas pareciam de igual modo convincentes. Mas, uma delas estará errada. Será que isso poderia levar à impugnação do ato? Pois, é uma boa pergun-ta não é?.

Nesta freguesia os socialistas têm maioria, mas não absoluta o que quer dizer que nas decisões mais polémicas podem perder. Nes-tes casos costuma haver negociações, mas parece que na Pontinha não levaram a nada. No seu discurso na sessão Paulo Quaresma afirmou as boas intenções da CDU e acusou o PS de querer governar sozinho. Não sei bem por quanto tempo o executivo vai ser exclu-

sivamente rosa, mas parece-me que não será muito. Segundo informações públi-cas a concelhia de Odivelas do PSD proi-biu os eleitos de acordos com o PS. Como vamos ver mais à frente nem todos aca-taram essa proibição. Para já, Fernando Rosa, eleito na Pontinha/Famões, parece ter acatado a proibição, mas será que o vai fazer por muito tempo? Pois… A polí-tica tem mais variantes que Caneças que não tem nenhuma embora tenha duas eternamente prometidas e adiadas. Diz o povo que «Pela montra vimos o que está no armazém» ou que «Pelo andar da carruagem vemos o que lá vai dentro». Por esta tomada de posse e pelos discur-sos de Paulo Quaresma, Gonçalo Mon-teiro e Corália Rodrigues as coisas não parecem fáceis para o «Orgulhosamente sós» e por isso… Puxem pela cabecinha que eu não digo mais nada. Tá?

Na Ramada/Caneças a sala também en-cheu com pessoas em pé na sala e na escada de acesso. Os VIP’s ficaram de pé porque não tinham lugares reserva-dos e a lotação estava esgotada. Como a organização do ato coube à força que abandonava a gestão logo houve quem dissesse que era de propósito. Não sei se foi, mas que foi estranho isso foi. Foi, foi, foi.

Mas, logo que a gestão da coisa passou para o presidente Varela o protocolo foi reposto e o senhor Presidente tomou o seu primeiro ato de gestão: pediu aos funcionários que colocassem mais uma fila de cadeiras para a senhora Depu-tada, o senhor presidente da câmara, os senhores Vereadores e os senhores presidente de junta. Pois o homem não levou as luvas brancas da farda de gala dos bombeiros, mas a bofetada acertou em cheio. Ah ganda Manel!

Mas também tenho de dizer ganda Ricar-do. Pois é o senhor treinador não acatou as ordens do seu partido e aceitou inte-grar o executivo com o PS. Pelo olhar que a doutora Sandra Pereira lhe fez acho que a coisa não vai ser indolor. Mas a Pi-pinha tem de mandar um beijinho ao se-nhor Monsanto que mesmo com o risco de levar cartão vermelho da concelhia, ou mesmo ficar sem o cartão laranja, se-guiu as suas convicções. Ai como fazem falta militantes com estes atributos de virilidade!

Esta cerimónia deu pano para mangas, mas o jornal não dá papel para mais e por isso, com muita pena minha, tenho de fechar a crónica. Sejam felizes que a vida, mesmo em Odivelas, é bela.

Valter PinheiroUm dos criadores da

Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo

nome no concelho de Odivelas.

Page 3: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de
Page 4: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt

4 ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017ON Odivelas Notícias

Susana Amador Deputada e Vice-Presidente do GP-PS na AR /Dirigente

Nacional PS

Notícias do Parlamento

PUB

Flash

VII Encontro de Coros de Odivelas

GC/CMO

No dia 20 de outubro realizou-se no Pavilhão Poliva-lente de Odivelas o VII Encontro de Coros promovido pela Câmara Municipal de Odivelas no âmbito das comemorações do Mês Sénior.No encontro participaram os coros o Projeto Canta e Encanta da CMO – Centro de Dia de Santa Maria da Urmeira, Centro Comunitário e Paroquial de Fa-mões + Centro Comunitário e Paroquial da Ramada, Centro de Dia da Sagrada Família, Associação O Can-tinho do Idoso, Comissão de Reformados, Pensionis-tas e Idosos da Póvoa de Santo Adrião, e Centro de Dia da 3ª Idade Olival Basto. No evento estiveram presentes o Presidente da Câ-mara Municipal de Odivelas, Hugo Martins e a Presi-dente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, Corália Rodrigues. Na ocasião o edil de Odivelas salientou o contributo deste tipo de inicia-tivas para o bem-estar social. Para Hugo Martins «O mais importante deste Concelho são as pessoas, e os nossos seniores não podem ter um envelhecimento que não seja ativo. É por essa razão que os projetos da Autarquia são para continuar, tentar melhorar o que já existe e criar novos projetos».

Mesa redonda debate Tráfico de Seres Humanos

GC/CMO

No dia 18 de outubro assinalou-se o Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos. A Câmara Mu-nicipal de Odivelas organizou a Mesa Redonda inti-tulada “Tráfico de Seres Humanos: Prevenir. Moni-torizar. Proteger”, no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), na Ramada.Perante uma plateia repleta de docentes e discentes de diversos cursos do 1º e 2º ano do ISCE, a mesa--redonda abordou esta temática sensibilizando para os comportamentos a evitar, relacionados com os perigos associados ao TSH; identificando os fatores

de risco e as formas de exploração, bem como, as presumíveis vítimas de tráfico de seres humanos; e informou sobre os princípios básicos no atendimen-to de uma vítima de tráfico humano. Os oradores – Joana Menezes, da Associação Apoio à Vitima; Sónia Lopes, da Associação para o Plane-amento da Família, Susana Luz, da Autoridade para as Condições do Trabalho e Antóbio Ferreira, da Po-lícia Judiciária – moderados por Fernanda Carvalho, Docente do ISCE, falaram das suas experiências e de casos concretos o que suscitou diversas questões e debate à volta desta temática. O Vereador da Igualdade, Edgar Valles, no seu dis-curso inaugural pronunciou a forma atenta como o Município de Odivelas “olha” para este tema «De-senvolvendo um trabalho importante na área da pre-venção e combate, particularmente, junto da comu-nidade escolar, com diversas ações de (in) formação e sensibilização em praticamente todos os níveis de ensino». É sabido que o Tráfico de Seres Humanos é um fenó-meno atual, sensível, de dimensão Universal, trans-versal à maioria dos países, estando Portugal refe-renciado como país de origem e destino de Tráfico de Seres Humanos. Em Odivelas, a importância dada a este tema, de-sencadeou a aprovação na 14ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas, para a integração da autarquia na Rede Regional de Lisboa e Vale do Tejo de Apoio à Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos .GC/CMO

Seniores visitam Museu do Azulejo

GC/CMO

No âmbito das comemorações do Mês Sénior, no dia 18 de outubro, um grupo de seniores do Concelho de Odivelas visitou o Museu Nacional do Azulejo. Oportunidade para conhecerem o Museu criado em 1965, tendo-se tornado Museu Nacional em 1980. Encontra-se instalado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela Rainha D. Leonor. A coleção deste museu abrange a produção azulejar da segunda metade do século XV até à atualidade. Além do azulejo, a coleção integra peças de cerâmi-ca, porcelana e faiança dos séculos XIX a XX.

Ateliê Ilustração de CarimbosA Biblioteca Municipal D. Dinis, abriu as suas por-tas, no dia 14 de outubro, ao Ateliê Ilustração com Carimbos, destinado a crianças dos 4 aos 14 anos. O carimbo é uma técnica de impressão manual e é utilizada por muitos ilustradores em livros infantis. Neste ateliê, uma dezena de crianças treinaram esta técnica e puderam identificá-la em alguns livros. É uma atividade mágica e lúdica que estimula a criati-vidade das nossas crianças.

Estimado (as) Leitores (as)1 - MOÇÃO DE CENSURA: DERRUBAR OU REERGUER? No passado dia 24, de-correu o debate e votação da Moção de Censura apresentada pelo CDS-PP pelas alegadas falhas do Governo nos incêndios trágicos que assolaram o país nos últimos meses. Importa referir que a problemática dos incêndios em Por-tugal tem vindo a acentuar-se ao longo das últimas décadas em virtude de um conjunto de diferentes fatores, nome-adamente o abandono das atividades rurais e de pastoreio, a desertificação do território interior, o incumprimento das regras e legislação e, também, as alterações climáticas que criam fenó-menos extremos. Estas alterações exi-gem uma nova abordagem por forma a implementar políticas e medidas que corrijam os problemas e respondam às transformações. Por ironia e despudor politico, a Moção de Censura foi apre-sentada pela anterior Ministra da Agri-cultura que até há bem pouco tempo ti-nha a responsabilidade de implementar as políticas e adotar medidas que agora vem exigir como líder de um partido da oposição. E, pior, não só não implemen-tou as políticas e medidas necessárias e adequadas como decidiu interromper o trabalho que estava a ser feito nesse sentido. A responsabilidade política que cabe efetivamente ao CDS-PP, tal como ao PSD aliás, nesta matéria deveria coi-bir estes partidos de tentarem derrubar o atual Governo por este motivo. Mas não foi isso que aconteceu, visto que o CDS-PP e o PSD optaram por fazer um aproveitamento político a partir do drama que afetou o país. A apresenta-ção desta Moção de Censura constituiu uma tentativa de aproveitamento polí-tico completamente inaceitável. Feita a discussão, o Parlamento procedeu à votação da Moção de Censura da qual resultou o seu “chumbo”, face aos votos contra do PS, PCP, BE, PEV e PAN, não se tendo registado nenhuma abstenção, os deputados do PSD e do CDS ao vota-rem a favor ficaram isolados nesta vota-ção. O resultado desta votação tem um significado político importante, visto que a reprovação da Moção de Censura constitui um apoio político ao Governo por parte da maioria parlamentar que, assim, manifesta a sua confiança no executivo liderado por António Costa para prosseguir a estratégia que tem vindo a ser desenvolvida com enorme sucesso. Todavia, há mudanças a fazer. E o Governo já anunciou um conjunto de políticas e medidas que já começa-ram a ser implementadas, nomeada-mente nas áreas da proteção civil, da segurança social e emprego, das infra-estruturas, do ordenamento do terri-tório, da agricultura e, como primeira prioridade, no apoio direto e imediato às comunidades afetadas pelos incên-dios através de uma verba que poderá chegar a 400 milhões de euros. É tempo de reerguer! 2 – ORÇAMENTO DE ESTADO 2018: A proposta de lei do Orçamento do Es-tado para 2018 (OE 2018) apresentada pelo Governo e entregue na Assembleia da República em 13 de outubro, está a

ser analisada e discutida na especiali-dade ao nível das diferentes Comissões Parlamentares. Neste âmbito, coube--me a tarefa de ser Relatora do Relató-rio da Comissão da Educação e Ciência sobre a Proposta de Lei que aprova o OE 2018 (Proposta de Lei 100/XIII/3.ª), o qual foi aprovado por unanimidade. No relatório, considerei que “o ano de 2018 será marcado pelo aprofundamento das políticas sociais, nomeadamente em matérias de Educação e Saúde, e pelo aumento da progressividade fiscal, de modo a melhorar a distribuição de ren-dimento entre os Portugueses e elevan-do os rendimentos das classes menos favorecidas, pelo que, o OE 2018 reflete de forma adequada esse mesmo apro-fundamento.”. A Educação e o Conhe-cimento são pilares fundamentais para um conjunto de fatores fundamentais, tais como: o progresso, desenvolvimen-to económico, competitividade, coesão e justiça social e igualdade de oportu-nidades. Neste quadro, o OE 2018 deve manter a linha orientadora dos dois úl-timos OE anteriores, por forma a conso-lidar e melhorar os bons resultados que o país tem vindo a alcançar.3 – NOVOS MANDATOS: Na sequência das eleições autárquicas de 1 de outu-bro, das quais resultou uma vitória his-tórica do PS, tem decorrido a instalação dos novos órgãos autárquicos em todo o país. E o Concelho de Odivelas não é exceção. Nos últimos dias, tiveram lugar as tomadas de posse dos eleitos às as-sembleias e juntas de freguesia e juntas do nosso Concelho. Este ciclo iniciou-se no dia 16 com a instalação da Assem-bleia de Freguesia de Odivelas e da Jun-ta presidida por Nuno Gaudêncio; no dia 20 foi a vez da União de Freguesias da Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto, onde Rogério Breia tomou posse como Presidente da Junta; dia 23, a União de Freguesias Pontinha/Famões conheceu a composição dos seus autarcas, onde Corália Rodrigues será a Presidente da Junta no mandato agora iniciado; e no dia 24 o Auditório da Junta de Freguesia da Ramada foi palco da sessão solene de tomada de posse dos membros da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Ramada/Caneças, cujo Presidente da Junta é Manuel Varela. Hoje, no dia em que vos escrevo esta crónica, terá lugar a tomada de posse do executivo municipal liderado por Hugo Martins, o qual será empossado pelo Presidente da Assembleia Munici-pal de Odivelas, Miguel Cabrita, sendo que, também ele continuará no cargo nos próximos 4 anos. A todos os mem-bros que assumiram responsabilidades, bem como a todos os eleitos oriundos dos vários partidos políticos, que na oposição fortalecerão o debate demo-crático e o pluralismo, desejo o maior sucesso no cumprimento das respetivas funções, estando convicta de que cada um irá dar o seu melhor para prestigiar as entidades que representam e concre-tizar os desígnios maiores do Poder Lo-cal Democrático. Por mim, continuarei sempre disponível para dar o meu con-tributo para que assim seja, para bem de Odivelas e dos odivelenses.

Page 5: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

PUB.

Page 6: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt

6 ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017ON Odivelas Notícias

Poder Local

da Portela

PUB

União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto

Órgãos autárquicos já tomaram posseHenrique [email protected]

PS/PSA

Na sexta-feira, 20 de outubro, a Casa da Cultura da Póvoa de San-to Adrião foi pequena para aco-lher todos os que quiseram assis-tir à tomada de posse dos novos órgãos autárquicos da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, a junta e a assembleia de freguesia.

O presidente da assembleia cessante assessorado por uma funcionária da autar-

quia, procedeu, nos termos da lei, à instalação da Assembleia de Freguesia dando posse aos eleitos dos vários partidos nas eleições autárquicas de um de outubro. A composição da Assembleia de freguesia é a seguinte: PS, 8 elei-tos; PSD/CDS, 2 eleitos; CDU 2 eleitos e BE 1 eleito.Após o juramento e assinatura dos 21 eleitos foi apresentada a lista para o executivo da junta compos-ta por Rogério Breia, presidente, Luís Filipe Sá, Ana Catarina Inácio, José Carvalho e Cristina Mendes.Na votação por voto secreto a lis-ta foi aprovada por maioria com 9 votos sim e 4 votos brancos.

Para a mesa da Assembleia de Fre-guesia foi apresentada a seguinte lista: Presidente Luís Costa Alves; 1º Secretário Ana Catarina Gan-darez e 2º Secretário Maria Tere-sa Henriques. A lista foi aprovada por maioria com 8 votos sim e 5 votos brancos. Foi dada a palavra às várias ban-cadas e ao presidente da Junta de Freguesia.Rogério Breia agradeceu aos elei-tos que cessaram funções, quer no Executivo quer na Assembleia, «Pela forma como se dedicaram à causa pública e pela forma exem-plar com que ofereceram o seu co-nhecimento a esta freguesia». Aos novos eleitos o reeleito presiden-te desejou «Um bom mandato, onde o respeito pela opinião dos outros e a diversidade de posições políticas caracteriza esta nossa casa da democracia». Agradeceu ainda «A confiança que em mim depositaram», manifestando o seu «Orgulho e honra em ser Presiden-te desta junta de freguesia». Rogério Breia disse que, ele e a sua equipa, têm «Mais quatro anos de muito trabalho pela frente, mas a

recompensa que tenho é a de sa-ber que os passos dados até aqui, de uma forma ou de outra, contri-buíram para o avanço desta nossa terra, para mais e melhor quali-dade de vida, para todos quantos vivem e trabalham no Olival e na Póvoa».Dirigindo-se ao presidente da Câ-mara Municipal de Odivelas, o autarca da Póvoa considerou que «Estes quatro anos que se avizi-nham vão ser árduos para manter o nível a que habituamos a nossa população, por isso, quero dizer--lhe juntos somos mais fortes e que iremos contar com o apoio da CMO».Rogério Breia considerou ainda que «O trabalho que foi desenvol-vido ao longo dos últimos anos, não se deve só ao Presidente e ao seu Executivo, mas deve-se tam-bém aos funcionários da autar-quia a quem agradeço todo o de-sempenho e a dedicação com que executaram todas as tarefas que faziam parte do vosso dia-a-dia, mas também aquelas que foram mais além do que se pretendia, e dessa forma, demonstraram a vossa competência e brio profis-sional». Em final de discurso o orador agradeceu a todos «O reconheci-mento e o carinho que sinto, todos os dias na rua. As mensagens, os

telefonemas, os cumprimentos e os acenos» e também «À minha querida família, à minha mulher Isabel e aos meus filhos: a confian-ça, a paciência e todo o apoio para continuar esta jornada à frente dos destinos desta freguesia». Entre os presentes no evento estiveram as Deputadas da As-sembleia da República, Susana Amador e Dra. Sandra Pereira; o

Presidente da CMO, Hugo Martins; o Presidente de Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio; o Comandante da Esquadra da PSP de Odivelas, Subcomissário Nuno Ferreira; o Comandante dos Bom-beiros Voluntários de Odivelas, Fernando Santos e o Presidente da Direção da Associação Humanitá-ria dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, Eugénio Marques.

www.autocambota.pt

Page 7: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

CHURRASQUEIRA

Page 8: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

8

mais informação www.odivelasnoticias.ptON Odivelas Notícias

ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017

www.autocambota.pt

União das Freguesias da Ramada e Caneças

Órgãos autárquicos já tomaram posseHenrique [email protected]

Henrique Ribeiro

No dia 24 de outubro teve lugar a última instalação das quatro assembleias de freguesia do con-celho de Odivelas. Na sala da As-sembleia da União das Freguesias da Ramada e Caneças tomaram posse os eleitos para este órgão e teve lugar a eleição do novo exe-cutivo e da Mesa da Assembleia de Freguesia.

Tal como aconteceu nas ou-tras tomadas de posse a sala revelou-se pequena com

muitas pessoas de pé na sala e na própria escada de acesso à sala.Francisco Bartolomeu, presidente da assembleia no mandato que agora terminou, assessorado por funcionários da autarquia, proce-deu à instalação do órgão, dando posse aos novos eleitos. Apos o ju-ramento e a assinatura dos autos de posse a direção dos trabalhos foi assumida, como a Lei determi-na, por Manuel Varela que enca-beçou a candidatura vencedora.O presidente da junta apresentou a lista para o executivo que, para além do presidente, tinha a se-guinte composição: Bruno Duarte, Célia Croca, Fernando Sousa Silva, Rui Simões e Paula Rocha, do PS e Ricardo Monsanto do PSD.A lista foi eleita por maioria com 12 votos sim, 4 votos não e dois

votos em branco.Seguiu-se a apresentação da lis-ta para a mesa da Assembleia de Freguesia: Presidente João Azeito-na (PS), Maria Lurdes Paz (PSD) e Miguel Vieira (PS).Foi eleita por maioria com 12 vo-tos sim, 2 votos não e 4 votos em branco.O espaço para as intervenções das várias bancadas foi aberto por Luís Santos, do BE. O eleito refe-riu a responsabilidade do Bloco na representação dos interesses dos cidadãos e lembrou que, no mandato anterior, foi a força que mais documentos apresentou na-quele órgão. Considerou que nes-te mandato é necessário construir mais esquerda e valorizando o in-teresse público, a história e as tra-dições, as fontes de Caneças. Para Luís Santos é necessário que os SIMAR reforcem o abasteci-mento contínuo e sem interrup-ções da água e que o saneamento básico chegue a todos os bairros. O orador deixou a certeza de que o BE vai continuar a opor-se à União das Freguesias e lutar pela autonomia de Caneças e Ramada e lamentou que o PS tenha vol-tado a olhar à direita preferindo aliar-se PSD na gestão da União das Freguesias.Ricardo Monsanto, do PSD, come-çou a sua intervenção lamentando

o mau tratamento institucional dado à Deputada Sandra Pereira, ao Presidente da Câmara, Verea-dores e Presidentes de Junta que ficaram em pé. Agradeceu aos eleitores que votaram na coliga-ção de que fazia parte e disse que os cinco eleitos pela coligação Dar Força a Odivelas decidiram por unanimidade contrariar as orien-tações da Concelhia de Odivelas do PSD e aceitar um lugar no exe-cutivo e outro na Assembleia de Freguesia para trabalhar em prol dos cidadãos.Armindo Fernandes lembrou o trabalho feito na campanha elei-toral com o contacto com as po-pulações e manifestou o orgulho da CDU no trabalho desenvolvido pelos seus autarcas no manda-to anterior tendo cumprido tudo o que foi prometido. Prometeu o mesmo empenho e dedicação neste mandato para que seja feita uma gestão pública transparente. João Azeitona, do PS, considerou que «O grande protagonista desta noite chama-se Manuel Concei-ção Varela. Acreditar em alguém é sempre um ato de coragem e o Manuel Varela tem um coração aberto.Só num coração que se mostra é que a verdade prometida pode ser semeada.É tremenda a nossa gratidão. Obri-

gado Caneças! Obrigado Ramada!A gratidão, não importa de quão pouco, é sempre um tesouro.Começar uma longa caminhada com um gesto simples de gratidão é o reconhecimento de quesentimos esta terra…Que amamos esta terra que nos acolheu…». Após as intervenções dos repre-sentantes das forças políticas usou da palavra o presidente da Junta. Manuel Varela, que afirmou ser para si «Um motivo de orgulho e de satisfação receber o encargo de presidir aos destinos da União das Freguesias de Ramada e Ca-neças. Este é também o momento

em que assumo, perante todos os Ramadenses e Canecenses, uma grande responsabilidade. Saberei estar à altura do que de mim é es-perado». Para Manuel Varela «O mandato que hoje se inicia abre um novo ci-clo politico nesta União de Fregue-sias. Esse será um ciclo de confian-ça na mudança porque esse foi, e é, o nosso compromisso de honra para com os fregueses». Para isso, «Contamos com todos e estamos abertos e disponíveis para abra-çar qualquer ideia, venha de onde vier, desde que seja um contributo para o desenvolvimento da nossa terra».

Page 9: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

9

mais informação www.odivelasnoticias.pt

ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017 ON Odivelas Notícias

www.autocambota.pt

União das Freguesias da Pontinha e Famões

Órgãos autárquicos já tomaram posseHenrique [email protected]

Henrique Ribeiro

No salão polivalente da autar-quia, em Famões, que se revelou pequeno para acolher todos os que quiseram assistir, tomaram posse na segunda-feira, 23 de outubro, os novos órgãos autár-quicos da União das Freguesias da Pontinha e Famões, para o mandato 2017/2021 e que foram eleitos a 01 de outubro.

João Martins, presidente ces-sante da Assembleia de Fre-guesia, assessorado por duas

funcionárias da autarquia proce-deu à instalação da assembleia dando posse aos eleitos das várias forças políticas: PS 9 mandatos; CDU 5 mandatos; PSD/CDS 4 man-

datos e BE 1 mandato. Após este ato a assembleia passou a ser dirigida, nos termos da Lei, por Corália Rodrigues, cabeça da lista vencedora que apresentou a lista para o executivo da junta comporta por: Corália Rodrigues, Almiro Morais, Alberto Barreiro, Albertina Pires, Luís Filipe Dias, Vítor Maniche e Ana Ribeirinho. A votação secreta teve o seguinte resultado: 9 votos sim, 1 voto não e 9 votos brancos.Antes de apresentar a sua lista para a Mesa da Assembleia de Freguesia, Corália Rodrigues, con-vidou as várias bancadas a sugerir nomes para a lista o que foi de-clinado por todos. Assim a lista a votação foi a seguinte: Presidente,

João Martins; 1º Secretária, Sofia Mateus e 2º Secretário Rafael Sil-va. Esta lista foi eleita por maioria com 9 votos a favor, 2 contra e 8 brancos.Foi dada a palavra aos represen-tantes das várias bancadas. Gon-çalo Monteiro, do BE, referiu que no mandato anterior o Bloco foi a força política que apresentou mais documentos e falou da relação de proximidade da sua força políti-ca com as populações. Para este mandato o BE tem as mesmas rei-vindicações do mandato anterior, o que significa, segundo o ora-dor, que os problemas não foram resolvidos. Falou do isolamento social na vertente sul e na inércia havida na intervenção, do encer-ramento de creches e escolas, da saúde precária, da necessidade de uma rede de transportes públicos que ligue todos os bairros, do re-ordenamento do estacionamento, de mais espaços verdes e da aber-tura permanente do Núcleo Muse-ológico do Posto de Comando do MFA. Fernando Rosa, do PSD, agradeceu a esperança e confiança dos elei-tores e disase que o seu partido irá respeitar os resultados eleitorais. Paulo Quaresma, da CDU, referiu os cinco meses de campanha em que a CDU andou na rua propon-do 30 medidas para a união das freguesias. Disse que a CDU de-fende órgãos autárquicos plurais e que o PS preferiu gerir sozinho. Informou que a CDU reuniu com o PS não pedindo qualquer lugar ou cargo mas apenas o compromisso socialista de lutar pela reposição das Freguesias da Pontinha e Fa-mões, a urgente requalificação e maior atenção para os bairros do ex-governo civil (Urmeira e Mário Madeira) e a dignificação dos tra-balhadores da autarquia e o fim progressivo dos ajustes diretos e outros contratos externos como por exemplo para a higiene urba-na e espaços verdes.Paulo Ribeiro, do PS, agradeceu a confiança dos eleitores ao dar a vi-tória ao PS que considerou como um reconhecimento do trabalho desenvolvido no anterior manda-to. Para o orador «A confiança não de toma de assalto, é o fruto de trabalho sério e continuado».

Referiu as dificuldades do manda-to anterior, com a instalação da União das Freguesia e condenou o que considerou campanha de desinformação com ataques pes-soas, boatos e calúnias. A última intervenção foi de Corá-lia Rodrigues, presidente da Junta, que agradeceu aos «Famoenses e Pontinhenses, que mais uma vez confiaram no Partido Socialista para continuar o trabalho em prol das pessoas que vem sendo reali-zado há duas décadas.Aos homens e mulheres que acei-taram fazer parte da minha equi-pa para um novo e renovado man-dato, assim como a todos e todas que, das mais variadas formas, me dão força neste percurso e que têm sido, e continuam a ser, essen-ciais, para que a missão a que me propus chegue a bom porto.Às pessoas muito especiais, que sabem quem são e que muito so-freram nos últimos meses devido ao simples facto de serem da mi-nha família…É por todos vós que estou aqui, de alma e coração, e com uma deter-minação cada vez mais forte». Referiu a descida da abstenção na Pontinha e em Famões, o au-mento dos eleitores recenseados e «Uma diminuição interessante de votos brancos e nulos, sinal de que há mais participação cívica, o que é sempre de enaltecer e, sem dúvida, representa um reforço da democracia».Corália Rodrigues lamentou que na campanha eleitoral «As regras

da ética e do respeito pelos outros foram brutalmente atropeladas, como eu nunca imaginaria que ainda fosse possível em Portugal, e muito menos no Berço da Liber-dade.Digo-vos, em boa verdade, que tinha decidido falar duramente so-bre estes assuntos, porque se ad-mito todos os ataques que, mesmo sem razão, queiram fazer-me en-quanto responsável política, não posso permitir que a minha vida pessoal seja enxovalhada.E muito menos que pessoas da mi-nha família - mãe, sogros, marido e, muito mais grave, filhas, sejam arrastadas na lama da maledicên-cia e do enxovalho sem qualquer limite, só porque decidi mais uma vez propor-me como candidata a presidente desta junta de fregue-sia». A presidente da Junta considerou dever e obrigação «Tudo fazer para que estas duas freguesias, agora unidas numa só, ofereçam a quem nelas vive, estuda ou tra-balha as melhores condições pos-síveis.E para isso, todos os eleitos nesta Assembleia e neste Executivo têm de convergir numa só vontade, sem derivações que, por conveni-ências pessoais ou políticas, a cada momento lhes deem mais jeito. Todos devem ser envolvidos, e en-volver-se, neste objetivo de me-lhorar, e não só os que hoje aqui tomaram posse, mas também os que, depois de amanhã, serão em-possados em cargos municipais».

Page 10: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt

10 ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017ON Odivelas Notícias

Cinema: Lumière!

Às 21h30 na sala de cinema da Ma-laposta o ciclo Zoom-In exibe este fil-me de Thierry Frémaux. Preço único 3€. 90’. M/12.França,2017«Em 1895, Louis e August Lumière in-ventam o cinematógrafo e filmam al-guns dos primeiros filmes na história do cinema.Com a descoberta da mise-en-scène, dos travellings e ainda dos efeitos es-peciais e remakes, também inventa-ram o cinema enquanto arte.Dos seus mais de 1400 filmes, Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cine-ma de Cannes e do Instituto Lumière, selecionou 114: obras de arte mun-dialmente conhecidas ou descobertas de filmes antes desconhecidos, recu-perados em 4K e reunidos para cele-brar o legado dos Lumière».

Música: Old School Rock N´ Roll ShowEspetáculo de André The Duckes, às 21h30 na sala café teatro da Malapos-ta. Preço 5€. 80’. M/6.«André & The Duckes - Quatro músicos e um som inconfundível! Uma viagem ao rock n' roll dos anos 50 e 60, revisi-tando grandes clássicos de Elvis, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Little Richard, entre muitos outros.Um ambiente eletrizante onde todos vão querer dançar! Ritmos fortes, onde a bateria, contrabaixo, guitarra, saxofone e uma voz rock não deixam ninguém indiferente!Quem assiste reconhece a qualidade e entrega desta banda, em todos os pal-cos onde atua.Boa disposição é garantida, e um tem-po claramente bem passado!».

Música: IX Encontro de Coros da SMO

Às 16h00 na sede da Sociedade Mu-sical Odivelense com os coros: SMO, com o maestro Carlos Braz, Academia Musical 1º de Junho de 1893, com o maestro Alberto Oliveira e Chorus’Up, com o maestro Ivo Castro. Entrada gratuita.

Filminhos infantis à solta pelo paísÀs 16h15 na sala de cinema da Ma-laposta. Preço 3€. 56’. M/3.«Uma casa arranca as suas estruturas e segue viagem. Mais à frente, no pra-do, um entomologista encontra um novo tipo de inseto e pretende juntá-lo

à sua coleção.Na casa da Miriam, tentamos desven-dar o mistério da moldura partida, para depois darmos um saltinho ao circo com o Mancha e o Manchinhas.Há tempo para descobrir os feitiços de um livro de magia, visitar uma quinta na companhia da Foxy e acabar o dia na praia, a ver o pôr-do-sol.Enquanto tudo isto acontece, num planeta longínquo, onde tudo está ex-tremamente regrado e ordenado, uma criança vem semear o caos!Será entregue uma ficha de explora-ção pedagógica sobre cada um dos filminhos.Boa sessão!».

Aulas de Tai-Chi Chuan, por Ernesto ReisDas 10h30 às 12h3 no Jardim da Mú-sica. Em caso de chuva será no Centro de Exposições de Odivelas. Gratuito. Informações/Inscrições: Divisão de Cultura, Turismo, Património Cultural e Bibliotecas da CMO pelo telefone 219 320 800 ou email [email protected]

Correr Lisboa em OdivelasDas 19h30 ÀS 21H30, com início no Parque bio saudável junto ao Pavi-lhão Multiusos de Odivelas. Treinos semanais de corrida a vários ritmos. Iniciativa da Associação Correr Lisboa em parceria com a Divisão de Desen-volvimento Desportivo da CMO. In-formações: 219 320 990 e [email protected].

Exposição: Trabalhos alunos USO

Até 31 de outubro está patente na Casa da Juventude, em Odivelas, uma exposição de de pintura, fotografia e artesanato, de trabalhos elaborados no passado ano letivo pelos alunos da Universida-de Sénior de Odivelas.

Teatro: O Maluquinho de ArroiosO Grupo de Teatro mISCuTEm leva ao palco da sala café teatro da Malaposta esta peça nos dias 28 e 29 de outubro às 21h45 de sábado e às 15h15 de do-mingo. Preço 5€. (3€ para Estudantes, Reformados e/ou +65, Profissionais do Espetáculo e Desempregados). 70’. M/6.«Baltasara Esteves enriqueceu a ven-der bacalhau. É casada com Capitoli-no, um homem moderno que se pre-ocupa em demasia com a manicura e a aprendizagem da língua francesa. São pais de Francisca e Samuel. Se a primeira é uma poetisa, que vive per-manentemente no éter, ao segundo saiu a sorte grande e casou com uma Viscondessa.Além do negócio do bacalhau, Bal-tasara é também proprietária de vá-rios imóveis, entre os quais um em Arroios. Nele vive Alziro de Meneses,

um homem deslumbrante, ainda que excêntrico e fora da caixa. É filho de Jerónima e Eládio Martins. Os três juntos formam a típica família de chi-cos-espertos que, através de múltiplos enganos e engodos, vive acima das suas possibilidades.Um mandato de despejo faz com que os mundos destas duas famílias en-trem numa colisão surreal e hilarian-te».

Teatro para a infância: Vamos Para a escola!

Até 12 de novembro na sala experi-mental da Malaposta. Sábados 16h00 e domingos às 11h00. Preço 6€. Dos 3 aos 8 anos. «Na Vila Ideal, moram habitantes muito coloridos e divertidos! As férias acabaram e está na hora de ir para a escola!A Rosinha adora aprender coisas no-vas, mas parece que o Toni não gosta de estudar e não quer ir para a esco-la! A Borboleta anda muito distraída e a Amelinha não larga os livros… já o Coelhinho Sebastião só quer ficar no recreio a brincar! Sr. Baltazar e D. Do-cinha vão ter que por ordem na Vila Ideal e afastar o Maurícius Mauzão!Não podes perder estas aventuras da Vila Ideal... onde Tu és Especial!».Elenco/PersonagensRita Karmali - Rosinha LaçarotePedro Silva - BaltazarDilar Angelino - ToniSeverina Paredes – D. RosinhaRaquel Ramalho – Borboleta JulietaCamila Fonseca – Menina AmelinhaCarolina Dias - MauzãoJoão Pinto – Coelho SebastiãoEquipa técnica: Zita Medeiros, Vitó-ria Benedetti, Ângelo Elias | Lucas D'Agostini, Neuza Furtado

Musical: O Rei Leão

Até 29 de outubro no auditório da Malaposta a Balletvita Academia de Dança apresenta este musical que pode ser visto aos sábados às 21h30 e aos domingos às 16h00.7,50€. 105’. M;/6.«O Reino de Mufasa exaltou o seu es-plendor no dia em que Sarabi deu à luz o pequeno Simba! Todos os animais se juntaram para dar as boas vindas ao futuro rei. Todos, à excepção de Scar, o temível irmão de Mufasa. Simba crescia saudável, forte e alegre junto dos seus pais e amiga Nala, até ao dia em que Scar e as súbditas hienas organizaram um plano para pôr fim à vida de Mufasa. Após uma violenta debandada, ao tentar salvar o seu fi-lho, Mufasa morre.Enganado pelo seu malvado e ambi-cioso tio, o pequeno leão foge para longe do seu reino, juntando-se a Ti-mon e Pumba, os novos amigos que

ajudaram a colocar ''as costas para trás do problema''. Perdão... ''o pro-blema para trás das costas''.O destino fez com que Nala reencon-trasse o seu amigo anos mais tarde. Relatou o terrível estado do reino mas Simba não se sentia digno e com co-ragem para enfrentar o passado. Nas estrelas encontrou a resposta às suas dúvidas. Mufasa estava entre elas protegendo o seu filho, e guiando-o pelo caminho que o levaria de novo ao reino.Derrotou o seu tio e restituiu a alegria e a vida às suas terras.A Balletvita e os seus alunos apre-sentam esta divertida e emocionante história numa versão musical que irá encher os Vossos corações de luz, cor e alegria. Aproveitem o espetáculo... e já agora a vida!».Adaptação do texto e encenação: Paula Nunes. Criação e direção musical; João Pedro Santos. Coreografia: Ana Corista, Clara Krug, Gabriela Cavaco e Daniel Silva. Cenografia: Ana Corista, Clara Krug e Tiago KrugDesenho de luz: Paulo Rodrigues.Técnico de som: Filipe Peres

Exposição: Mulheres de tinta

Até 29 de outubro está patente no foyer da Malaposta esta exposição de pintura de Fernando Martins Fer-reira, para ver de segunda a sábado das 11h00 às 21h00. Em dias de es-petáculo estará patente até às 23H00 - fechado à hora de almoço 12H30 - 14H00. Entrada livre. M/3Português, nascido em Maputo/Mo-çambique (1959) onde permaneceu até 1992, altura que passou a residir em Odivelas.Regente Agrícola de formação, fez sempre do desenho e da pintura o seu principal e inseparável "hobbie", des-curando a divulgação do seu trabalho, usufruindo apenas do enorme prazer que esta atividade sempre lhe deu.Desde criança que desenha e pinta como autodidata, aliás, como o seu pai que sempre foi a sua fonte de mo-tivação pelo gosto por esta bela e no-bre forma de arte.

Exposição de Artes Plásticas – Espólio

Até 19 de novembro está patente, no Centro de Exposições de Odivelas (CEO), a Exposição de Artes Plásticas composta pelo Espólio deste espaço cultural. A Exposição pretende dar a conhecer o espólio existente no CEO, que foi sendo enriquecido graças ao contri-buto dos inúmeros artistas plásticos

que ao longo dos 10 anos por aqui passaram nas diversas mostras com as suas obras de arte.

Exposição: Inquietações

Até 29 de outubro no Centro de Expo-sições de Odivelas está patente esta exposição de Vítor Moinhos. «O artista participou em mais de uma centena de exposições individuais e coletivas no país e no estrangeiro. Além da vida artística passou também pela música, teatro, poesia e rádio. Está representado em diversas cole-ções institucionais e particulares no país e estrangeiro».A exposição ficará patente até 29 de outubro.

Projeto Educativo da Malaposta -Teatro para a infância

Se eu fosse um animal

Terça a sexta-feira às1oh30 e 14h30. Para escolas, por marcação.Preço 6€. 45’. Dos 2 aos 10 anos.6€. 45’. Dos dois aos 10 anos.«A Joana é uma menina muito curiosa que adora animais. Pensa neles a toda a hora: a tomar banho, a comer, a sal-tar e a correr!... Certo dia, ao acordar, quis ser um gato para se espreguiçar e ficar a apanhar sol, mas esse dia é especial... Toca a levantar!».

A história da carochinha

Terça a sexta-feira às1oh30 e 14h30. Para escolas, por marcação.Preço 6€. 50’. Dos 2 aos 10 anos.«Por entre várias peripécias muito di-vertidas, a história tradicional da Ca-rochinha e do João Ratão é contada às crianças através do teatro. Vamos ajudar a Carochinha a encontrar um par, a descobrir as qualidades de cada pretendente.E no fim temos casamento!».

Sexta 27 de Outubro

Sábado 28 de Outubro

Domingo 29 de Outubro

E também

Quarta 1 de Novembro

Outros Dias

Page 11: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de
Page 12: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt

12 ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017ON Odivelas Notícias

M

Basquetebol

OBC - Treinos na Ramada com grande adesão

OBC

Mais um fim de semana inten-so com jogos das equipas de formação do Odivelas Basket, mas um dos grandes desta-ques da semana têm sido a adesão de crianças, jovens e pais aos treinos de 3ª e 5ªfei-ra na Escola Secundária da Ra-mada, especialmente os trei-nos de minibásquete que este ano se iniciaram também na Escola Secundária da Ramada (5as feiras às 19h) e que pre-enchem os campos e as ban-cadas do pavilhão.No domingo, o minibásquete teve o corolário do trabalho da semana com uma desloca-ção ao Cartaxo para o torneio do Ateneu Cartaxense em

sub-8 e sub-10, «Uma manhã top» nas palavras dos pais. A jornada de fim de semana ini-ciou-se na sexta-feira com os sub18M a deslocarem-se ao Lumiar para defrontar a Aca-demia num jogo emocionan-te e de resultado incerto até perto do final. Mas os rapazes de Paulo Churra impuseram--se e com garra firmaram uma preciosa vitória por 43-39 que deixa em aberto o apu-ramento para a fase seguinte na jornada dupla do próximo fim de semana. Mais infelizes estiveram os sub16M com uma jornada dupla em Torres Vedras e Paço d'Arcos e 2 der-rotas (109-23 e 56-18 respeti-

vamente).No domingo de manhã uma bela propaganda de basque-tebol e cidadania das equipas sub14 na escola secundária da Ramada. Antes dos jogos 1 mi-nuto de silêncio em homena-gem às vitimas dos incêndios e as equipas utilizaram nesses momentos cartazes de apoio às populações e aos bombei-ros, um gesto de solidarie-dade com muito significado para os rapazes e raparigas do Odivelas Basket. No jogo em si os resultados não foram os melhores. Os sub14M tiveram um 3º período desastroso e nem uma excelente recupera-ção no 4º período conseguiu evitar a derrota (54-61), en-quanto as sub14F começaram muito bem a partida contra a equipa B da Quinta dos Lom-bos, mas a ponta final das ad-versárias com contra-ataques venenosos ditou uma derrota do Odivelas por 29-47.No próximo fim de semana, um grande jogo em perspeti-va de sub18M com o Carnide (sábado, 14h45m, Municipal Susana Barroso) e jogos em Malveira, Torres Vedras, Forte da Casa, Paço d'Arcos e do-mingo de manhã na Arroja.

José Luís Marques

Ginástica AcrobáticaPontinhense no Campeonato da Europa

Ginásio Clube Português

Na última semana na cidade Rzeszow, na Polónia, realizou-se o Campeonato da Eu-ropa de Ginástica onde estiveram repre-sentados trinta e oito países com várias equipas e onde Portugal conquistou me-dalhas de ouro, prata e de bronze.

Uma equipa do Ginásio Clube Português conquistou uma medalha de bronze no escalão de 11 a 16 anos. Dessa equipa faz parte Matilde Vieira, uma jovem de 12 anos nascida e criada na Pontinha. Parabéns aos dirigentes, pais e atletas.

António Mota

FutebolTenente Valdez 1 - Unidos 2

António Mota

Apesar da maioria dos jo-gos de jovens terem sido adiados pela Associação de Futebol de Lisboa re-alizou-se no domingo de manhã um jogo de inicia-dos, no campo do Tenen-te Valdez, na Paiã, entre duas equipas vizinhas, o Tenente Valdez e o Uni-dos. Jogo com muito interesse pois ambas equipas têm jovens que bem praticam a modalidade, com várias oportunidades criadas pela equipa da casa, mas

nem sempre com o me-lhor destino. Foi preciso uma grande penalidade para inaugurar o marca-dor, mas o primeiro tem-po não acabou sem que o Unidos viesse a conseguir a igualdade também por grande penalidade. Assim o jogo chegou ao inter-valo com empate a uma bola.No segundo tempo re-gistaram-se algumas al-terações nas equipas e o Unidos marcou o seu se-gundo golo que lhe viria

a dar a vitória. O Tenente tudo fez para conseguir o golo, mas apesar de opor-tunidades criadas com bolas ao poste e à barra não voltou a marcar. O re-sultado justo seria a igual-dade num jogo correto, bem praticado e com boa arbitragemNeste dia foram ainda apresentadas as equipas de Traquinas e uma de Benjamins de Tenente.

António Mota

Page 13: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

Oportunidades

PUB

Tlf:.939 013 863Tlm:.212 467 700

Venha ver a nossa loja e a Vasta gama de veículos que temos para si.

www.cinogaz.pt169€

ultimasunidades

FrigoríficoJUNEX

220lt

PUB

1,49€

Perna de frango congelada

Tlm.: 968 365 150 - Linha Directa Urgente

Astrólogo Médium Africano Vidente

Prof. FOFANA

Prof. Diplomado | Segredo Absoluto Venha ter comigo, ela/ele volta na mesma semana

Especialista em todos os trabalhos ocultos. Dotado de dom Hereditário.

Ele resolve todos os problemas mesmo os casos mais deseperados: amor, negócios, casamento, impotência sexual, depres

são, doenças espirituais, sorte ao jogo, protecção retorno imediato e definitivo quem amar, harmonia matrimonial e fidelidade absoluta entre esposos, problemas de justiça,

alcoolismo. Se quiser prender uma vida nova e pôr fim a tudo o que lhe preocupa.

Contacte o Professor FOFANA ele tratará o seu problema com rapidez, honestidade e eficácia.

Pagamento após o resultado.

Rua Carvalho Araújo nº16, 2º Lisboa (Perto do Metro da Alameda)

[email protected]

ÊXITOS EM 48HORAS

Tlm.: 968 365 150 - Linha Directa Urgente

Tlm.: 968 365 150 – 92 009 04 64

Rua Guilherme Gomes Fernandes, nº 5 BTlf: 219 339 776 | Tlm:967 982 942

[email protected]

Odivelas já tem Lota

Peixes

Mariscos

Vegetais Congelados

Salgados

Produtos Gourmet

Viste-nos!e receba

uma oferta

Peixe fresco diáriamente

Page 14: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt

14 ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017ON Odivelas Notícias

MIRANTE

VISÃODE UMA JOVEM MULHER

Por Victor CacitoCronista

Por Andreia FernandesCronista

CRÓNICAS

Semana de 26 de Outubro a 1 de Novembro

Maria HelenaAgora mais perto de si!Consultas presencias e por telefone

+351 210 920 000

Carneiro 21 de Março a 20 de Abril

Carta Dominante: 7 de Espadas, que significa Novos Planos, Interferências. Amor: Sen-tir-se-á liberto para expressar os seus sentimentos e amar espontaneamente. Que a juventude de espírito o faça ter o mais belo sorriso! Saúde: Estará melhor do que habi-tualmente. Dinheiro: Boa altura para pedir aquele aumento ao seu chefe. Números da Sorte: 14, 27, 23, 5, 10, 36 Pensamento positivo: Ponho os meus planos em prática sem desistir com os obstáculos.

Touro 21 de Abril a 20 de Maio

Carta Dominante: O Eremita, que significa Procura, Solidão. Amor: Irá sentir necessidade de se isolar para fazer uma análise à sua relação. Oiça o seu coração... descubra dentro de si o caminho para a felicidade. Saúde: Tendência para se sentir um pouco febril e sem energia. Dinheiro: O seu rendimento poderá não ser tão bom quanto deseja. Números da Sorte: 4, 17, 45, 13, 23, 10 Pensamento positivo: A voz do meu coração ensina-me o caminho que devo seguir.

Gémeos 22 de Maio a 21 de Junho

Carta Dominante: 2 de Espadas, que significa Afeição, Falsidade. Amor: Ignore comen-tários maldosos de pessoas indesejáveis. Não dê ouvidos a calúnias e intrigas! Saúde: Poderá sentir-se debilitado e febril. Dinheiro: Procure não desistir dos seus objetivos. Números da Sorte: 14, 23, 38, 44, 16, 7 Pensamento positivo: Sei reconhecer as amiza-des sinceras e retribuo com o mesmo afeto.

Caranguejo 22 de Junho a 23 de Julho

Carta Dominante: O 9 de Ouros, que significa Prudência. Amor: Anda muito nervoso, o que poderá provocar algumas discussões com os seus familiares mais chegados. Reúna a sua família com o propósito de falarem sobre os problemas que vos preocupam. Saú-de: Sentir-se-á muito bem física e espiritualmente. Dinheiro: Previna-se contra tempos difíceis. Números da Sorte: 12, 46, 33, 25, 6, 22 Pensamento positivo: Tenho a prudência necessária nos passos que dou.

Leão 24 de Julho a 23 de Agosto

Carta Dominante: 7 de Copas, que significa Sonhos Premonitórios. Amor: Ponha em prática os sonhos e as fantasias que tem tido. Nunca desista dos seus sonhos! Saúde: Faça um exame à vista. Dinheiro: Poderá receber a notícia de uma promoção profissio-nal. Números da Sorte: 22, 13, 10, 47, 15, 3 Pensamento positivo: Estou atento aos meus sonhos, sei que tenho o poder de os tornar reais!

Virgem 24 de Agosto a 23 de Setembro

Carta Dominante: Os Enamorados, que significa Escolha. Amor: Seja mais consciencioso para não criar mal-entendidos com o seu par. Preocupe-se em ser bom e justo pois será feliz! Saúde: Proteja a sua pele. Dinheiro: Prevê-se estabilidade na sua vida financeira. Números da Sorte: 37, 29, 46, 10, 1, 22 Pensamento positivo: Escolho com o coração, e sei que faço as escolhas certas.

Balança 24 de Setembro a 22 de Outubro

Carta Dominante: Ás de Paus, que significa Energia, Iniciativa. Amor: Dê mais liberdade ao seu parceiro. Não ponha de parte aqueles que ama, cuide deles com carinho. Saúde: Cuide do seu sistema digestivo. Dinheiro: Esteja atento às novidades no seu local de trabalho. Números da Sorte: 14, 33, 12, 25, 4, 17 Pensamento positivo: Tenho energia e espírito de iniciativa para realizar os meus projetos.

Escorpião 23 de Outubro a 22 de Novembro

Carta Dominante: 10 de Paus, que significa Sucessos Temporários, Ilusão. Amor: O ego-ísmo é uma característica que deve moderar. Combata a sua fraqueza e fortaleça as suas virtudes. Saúde: Procure com maior frequência o seu dentista. Dinheiro: Tente conter-se um pouco mais nos seus gastos. Números da Sorte: 11, 23, 44, 26, 24, 49Pensamento positivo: Construo o meu sucesso passo a passo, para que ele seja seguro e duradouro.

Sagitário 23 de Novembro a 21 de Dezembro

Carta Dominante: Valete de Copas, que significa Lealdade, Reflexão. Amor: Seja sincero com a sua cara-metade. Fale sobre o que é verdade, necessário e carinhoso. Saúde: Momento indicado para fazer a introspeção que tanto necessita. Dinheiro: Altura de maior lucidez sob o ponto de vista financeiro. Números da Sorte: 14, 36, 28, 44, 16, 1 Pensamento positivo: Sou leal aos outros e a mim mesmo.

Capricórnio 22 de Dezembro a 20 de Janeiro

Carta Dominante: Ás de Ouros, que significa Harmonia e Prosperidade. Amor: Não deixe que a sua teimosia deixe marcas numa amizade. O seu bem-estar depende da forma como encara os problemas. Saúde: Poderá sentir sintomas que denunciam uma gripe.Dinheiro: O seu desempenho profissional e agilidade poderão estar a ser postos à pro-va. Números da Sorte: 17, 42, 35, 19, 2, 23 Pensamento positivo: Cultivo a harmonia diariamente na minha vida.

Aquário 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro

Carta Dominante: Ás de Espadas, que significa Sucesso. Amor: Respeite os sentimen-tos do seu par, não seja tão narcisista. Procure intensamente sentimentos sólidos e duradouros, espalhando em seu redor alegria e bem-estar! Saúde: Uma ligeira dor de cabeça poderá afetar o seu dia. Dinheiro: Estabeleça as prioridades a que deseja dar seguimento. Números da Sorte: 3, 25, 46, 11, 27, 46 Pensamento positivo: Sigo o meu caminho rumo ao sucesso!

Peixes 19 de Fevereiro a 20 de Março

Carta Dominante: 6 de Copas, que significa Nostalgia. Amor: Evite conflitos familiares, tente acalmar a situação. Procure ter uma vida de paz e amor. Saúde: Ao jantar opte por comer uma sopa. Dinheiro: Vá trabalhar tranquilamente e deixe o stress em casa. Números da Sorte: 12, 28, 33, 41, 47, 70 Pensamento positivo: Vivo o presente com confiança, o que passou, passou!

SERRALHARIA CIVIL

Albino MartinhoTlm.: 962 638 939R. Vasco da Gama Lt 198Casal do Bispo 1675-853 Famões

a sua companhia à quinta-feira

Dizer Chega!

Quantas vezes nos vemos encurralados numa situação limite, em que a única solução é di-zer Chega!?

A vida é por si aquela montanha russa de emoções, mudanças, transformações, percalços, que nos obrigam a decisões. Não espera que tenhamos tem-po ou cabeça para tomar decisões, simplesmente obriga-nos.Mas a questão aqui é, quem tem coragem de sim-plesmente dizer Chega!? Quem tem a coragem de voltar costas quando o limite se aproxima? Pois a coragem. Esse ingrediente tão raro quanto impres-cindível. É preciso coragem para tudo, inclusive para dizer Chega!. Mas e se a questão não for só coragem, mas o peso sobre a balança, cujo equilíbrio ainda não tenhamos por certo? É ainda uma questão de coragem dizer ou não Chega!? Dar um passo no vazio, no centro da escuridão, de olhos totalmente vendados, é por si um ato arriscado. Ainda assim devemos empregar o Chega! e lutar por algo melhor? Deveras. Claro. Ob-viamente. SIM!Lutar por algo melhor, ou que pensamos ser melhor é investir em nós. E haverá algo melhor para inves-tir? Não!A vida é uma carta fechada, nunca se sabe o que vem lá dentro, se letras manchadas por lágrimas, se pétalas de rosa secas e perfumadas. A vida é um misto de coragem e Chegas!. É preciso saber quan-do chega a altura certa de colocar um ponto final.Por isso, se não está feliz, diga Chega!. Se quer algo mais para a sua vida, diga-o, bem alto e agora, caso contrário, a oportunidade simplesmente pas-sa. Amanhã não terá a mesma coragem. Amanhã o peso na balança será outro. Porque amanhã, é outro dia. E nunca sabemos onde estaremos amanhã.

De feito em feito

É bem verdade, caros amigos e leitores, que Por-tugal, nos últimos tempos, tem andado de feito em feito. Portugal sagrou-se campeão da Euro-

pa, feito impensável há umas décadas atrás.Há bem pouco tempo, como sabem, conseguimos o apuramento direto para o mundial de 2018. E esta semana, as cinco equipas que estão a disputar as provas Europeias fizeram o pleno. Bem...Não sei porque é que a minha mulher me está aqui a dar umas cotoveladas, a chamar-me à atenção. Então não é que ela me está a dizer que as equipas Portuguesas perderam todas!?Mau... É que eu ouvi as conferências de imprensa to-das dos treinadores, a dizerem que as suas equipas estavam todas de parabéns, bem como os seus joga-dores, de um rigor tático ímpar e aí está, deduzi que tinham ganho...Pára tudo, pára tudo! Então, posso dizer que fizemos o pleno de vitórias morais.Sempre é uma forma de ganhar qualquer coisa, não é! Apesar de não pontuarmos para o ranking da UEFA!Ou estou a ficar senil, ou as táticas de comunicação dos clubes estão mesmo muito avançadas.Será que os treinadores têm um teleponto com os nerds da publicidade e comunicação a manipular o teor da conversa?Nestes momentos gostava de ser mosca...Afinal, os clubes Portugueses têm que cair na real e pensar que são clubes vendedores e não comprado-res. Portanto, o seu nível competitivo é muito infe-rior aos tubarões da Europa. Em tudo isto salva-se o José Mourinho, que com a sua bondade defende com unhas e dentes os clubes Portugueses. A verdade é que, efetivamente, este é o estado a que chegaram os clubes Portugueses: Em que refletem o medianismo do estado competitivo da nossa liga principal. Para salvar esta semana, fe-lizmente que temos Cristiano Ronaldo que uma vez mais, e pela 5a vez, foi considerado o melhor jogador do mundo. Um feito que no futuro dificilmente al-guém poderá igualar. Sem dúvida que Cristiano Ro-naldo e Messi estão num outro patamar. Foi com enorme orgulho e com as unhas completa-mente roídas, até fazer doer, que assisti à entrega do prémio, por dois colossos do futebol mundial que já arrumaram as botas: Maradona e Ronaldo, o fenó-meno, e que me fez sentir orgulhoso de ser Portu-guês: Com Cristiano Ronaldo a discursar em Portu-guês, língua que não é oficial da UEFA, quebrando o protocolo, mas enchendo o coração de 10 milhões de Portugueses, ainda tendo tempo para anunciar o futuro nascimento do seu quarto filho/a, (daqui a um mês, disse) quase tantos quanto os troféus de melhor jogador do mundo.Obrigado Ronaldo!!!!

Page 15: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt 26 de Outubro de 2017 ON Odivelas Notícias

15ON Odivelas Notícias

26°16°

Tempo no Concelho

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA

MaxMin

29°Max

Min

28°Max

Min

26°Max

Min

26°Max

Min

24° 23°17° 19° 17° 14° 14° 14°

Max Max

Min Min

AlgumasNuvens

Sol Sol Sol Sol Sol

Farmácias de Serviço Local

Quinta-Feira

Quinta-Feira

Semana de 26 de Outubro a 1 de Novembro

Semana de 26 de Outubro a 1 de Novembro

SerraLargo Major Rosa Bastos, 22P. S. Adrião. Tel.21 937 42 99

Tanara Strada Outlet Casal do TrocaTel. 21 934 19 86

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça QuartaOdivelas Rua Prof. Dr. Augusto Abreu Lopes, 29 AOdivelas – Tel. 219315446

Santa RitaRua Ferreira Borges, 2 – Lj. BCasal do Rato. Telf. 214785162

Central de OdivelasAv. Infante D. Henrique, 1.Tel. 219318997

AnamarRua Major João Luís de Moura, Bairro Milharada. FamõesTel. 214787700

CiprianoRua Dr. Mário Sacramento, Póvoa de Santo AdriãoTel. 219372803

Nova Odivelas Pça Cidade de Odivelas, 4 BC.do Cruzeiro. Tel. 219343288

CodivelPtª João de Lemos, 1Codivel – OdivelasTel. 219315662 Cruz CorreiaRua de Santo Eloy, 41 A – PontinhaTel. 214792453

GonçalvesRua Dr. Egas Moniz, 30BOdivelas. Tel. 219315662

UniversoPça D. Manuel de Arriaga, 12 CCaneças. Tel. 219800040

JoleniRua Dr. Alexandre Braga, 3 – 5º BOdivelas – Tel. 219310812

AltinhoAzinhaga dos Besouros, Lt. R8 Pontinha. Tel. 214791359

Diz Correndo...

Recordações

Este espaço pode ser [email protected]

Quando a Ramona era um terror…Sou filho de gente humilde meu pai era sapateiro e minha mãe vendedo-ra ambulante. Vendia fruta na zona do Saldanha e das Avenidas Novas. E foi assim que eu a partir dos 9 anos de ida-de (1953) e até começar a aprender o oficio de Montador de Elevadores com 13 anos de idade, acompanhei a minha mãe, calcorreando ruas de Lisboa a ven-der fruta. Para tal, era obrigatória uma licença de venda ambulante. Mas, há sempre um mas, tal licença era uma aberração da lei, visto que, na prática não permitia a dita venda. Pois, não nos era permitido fazer paragens para pesar, empacotar a fruta e receber o dinheiro da venda. Era

certo que, se fossemos apanhados pela policia de giro, nessa situação, éramos castigados com uma multa de 80 escu-dos e 50 centavos, no mínimo. Também existia a Ramona (tipo, carro celular) verdadeiro terror dos vendedo-res ambulantes e que servia para nos levar detidos, assim como a fruta con-fiscada, até à esquadra mais próxima. Ora, foi assim que, um dia, estando nós no passeio da rua das Picoas e a atender uma cliente, que fomos surpreendidos, pela chegada da Ramona e lá fomos, eu e a minha mãe, de charola a caminho da esquadra do Campo-Grande. Eu não parava chorar e barafustar con-tra tal violência e a minha pobre mãe

tentava acalmar-me até que (talvez por rebate de consciência dos polícias) a Ra-mona fez uma brusca paragem, já perto da esquadra, e um dos policias, abre as portas e grita para a minha mãe: «Vá lá desapareça com o miúdo, que já não o podemos ouvir mais !». E foi assim que acabou este episódio da minha vida, e que me marcou. Enfim, era assim que acontecia, neste tempo sujo e triste de que um dia, nos falou Jorge de Sena.

Arlindo De Jesus [email protected]

Sabia que…

Caneças está intimamente relacionada com o

fornecimento de água à cidade de Lisboa. De

facto, as águas nascentes de Caneças deram um

contributo decisivo para o abastecimento de

água através de quatro aquedutos: Aqueduto

do Olival do Santíssimo, Vale da Moura, Poço da

Bomba e Carvalheiro que estiveram ligados ao

aqueduto das Águas Livres a partir do Séc. XVIII.

Fonte: Observatório da Cidade

Episódio 47Gente Patriota do Meu País, melhor será dizer do nosso, tivemos esta semana mais um pico de Orgu-lho Nacional, graças ao nosso herói da atualidade, uma espécie de Cavaleiro do Templo, conhecido como CR7, que ganhou o prémio de “O Melhor”.Essa alegria até disfarça, ou atenua, as tristezas.No entanto, o que devemos discorrer do discurso do herói é que «…Sem trabalho, o talento não serve para nada». E venham as idades com as qualidades. Reparem no vencedor do prémio para melhor guarda-redes. Olhem para o nosso Quim do Braga, com quarenta e dois anos.Tudo isto serve de introdução (com o devido respei-to), para o fantástico dia de Domingo, onde investi sete horas do meu tempo no Convento de Cristo, em Tomar, mergulhando na História, com guia privado de alta qualidade.Imaginem alguém, acabado de sair da Faculdade de Arquitetura, a entregar-se de alma e corpo à recupe-ração e estudo do conjunto Castelo e Convento de Cristo, em Tomar, fazendo ligar cada pedra e cada descoberta a factos da nossa História, durante trinta e dois anos.Este Homem, verdadeira enciclopédia andante, de seu nome Álvaro Barbosa, se o invoco é somente para o estimular a escrever aquilo que sabe, antes que se desvaneça, na nossa fragilidade da espécie.Sabíeis que El-Rei Dom Manuel Primeiro foi Grão-

-mestre aos catorze anos e teve residência no Cas-telo de Tomar?Essa zona não está aberta ao público. E digo-vos: cada pedra, cada etapa das obras de recuperação, cada descrição ouvida, cada mistério que subsiste, me aquecem a imaginação de tal modo que, fazen-do-a ferver, até me imagino um…

Cavaleiro do Templo

Reluzente armadura,Reveste meu corpo santo,Garante minh’alma pura,Do pecado, que é tanto.

Votos feitos na pobreza,Garantida castidade,

Só a Fé me dá certeza,De seguir pela verdade.

Por tão sofrida história,De vida sacrificada,

Já não me resta memória;Assim, vou escrever nada.

E o conselho da semana é: «Enquanto tens tempo, viaja e aprende».

José Duarte

Patrícia Candoso ao vivo no auditório Carlos Paredes

10 de novembro 22H0012€

Depois de ter lançado “Frené-tica” em janeiro deste ano, Pa-trícia Candoso continua a fazer chegar a sua música ao público através de espetáculos intimis-tas.Assim, Patrícia Candoso estará em concerto dia 10 de novem-bro, pelas 22h00, no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, apre-sentando ao vivo temas como “Em bruto” e “Só Sei Que Nada Sei”.Esta é a oportunidade perfeita para escutar o mais recente tra-balho de Patrícia Candoso, pro-duzido pelo cantor/compositor

Mikkel Solnado e editado pela Music In My Soul.Patrícia Candoso, cantora e atriz de 36 anos, é licenciada em Ci-ências da Comunicação e fez for-mação de música e teatro.A sua carreira começou ao in-terpretar “Catarina” na teleno-vela da TVI, “Sonhos Traídos”, em 2001. Depois disso integrou a primeira temporada da famo-sa série juvenil “Morangos com Açúcar”, onde começou a can-tar, tendo acabado por lançar dois álbuns – “O Outro Lado” (2004) e “Só Um Olhar” (2006) - que contêm vários sucessos. A partir daí, Patrícia nunca mais parou e tem trabalhado conti-nuamente em televisão, teatro, cinema, publicidade e música.Apesar do gosto pela área da co-municação e do jornalismo, os convites e o talento têm falado mais alto, e foi este o rumo que Patrícia escolheu dar à sua vida. “Mundo Meu”, “Casos da Vida”, “Um Lugar Para Viver” e “Louco

Amor” são exemplos de projetos que marcaram o seu percurso como atriz. Atualmente, divide a sua carreira entre o teatro e a música. “Fre-nética”, o seu terceiro álbum de estúdio, editado em janeiro e produzido pelo cantor/compo-sitor Mikkel Solnado, foi a sua última mostra musical. Editado pela Music In My Soul, este ál-bum é um trabalho maduro, no qual Patrícia Candoso explora e arrisca novos terrenos musicais.

Page 16: Já têm órgãos instaladosodivelasnoticias.pt/edicoesonline/JON193.pdf · Valter Pinheiro Um dos criadores da Metodologia TOCOF e técnico do clube do mesmo nome no concelho de

mais informação www.odivelasnoticias.pt

16 ON Odivelas Notícias

26 de Outubro de 2017ON Odivelas Notícias

RENAULT CLIO SPORT TOURER LIMITED 1.5 DCI 90 CV 2017

18.990€

Renault Tráfic L1H1 2.0 dci 90 cv 2013....15.250€ (Iva dedutível)

RENAULT CAPTUR EXCLUSIVE 1.5 DCI 90 CV 2017

19.990€

Renault Kangoo Business 1.5 dci 75cv 2013……………9.990,00€ (iva dedutivel)

Rua No rberto de O livei ra Nº8/10 Póvoa de Sto Adrião

Tel 219 382 910 Fax 219 387 235

RENAULT CLIO SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 90 CV 2016……17.990€

Renault Megane Sport Tourer Dynamique s 1.5 dci 110 cv 2012……14.450€

RENAULT CLIO SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 90 CV 2016…………17.990€

RENAULT CLIO SPORT TOURER GT LINE

1.5 DCI 90 CV 2016…………17.990€

RENAULT CLIO SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 90 CV 2016…………17.990€

PEUGEOT 2008 1.2 PURETECH STYLE 2017 ………….16.990€

Renault Clio DYNAMIQUE S 1.5 dci 90 cv 2015………..15.490,00€

Renault Clio Dynamique S 1.5 dci 90 cv 2015…………..15.950€

Renault Megane Sport Tourer GT LINE 1.5V DCI 110 CV 2015………….18.990€

Renault Clio Societe 1.5 dci 75 cv 2014…………13.250€ (IVA DEDUTIVEL)

Renault Clio Limited 1.5 dci 90cv 2013....14.990€

Renault Captur Exclusive TCE 90 cv 2016.....15.450€

Mitsubishi Ouro André 2.2 DID 150cv 7L 2014.....24.250€

Renault Clio Dynamique 1.5 dci 90cv 2015....15.450€

Renault Espace INITIALE PARIS 1.6 DCI 160 CV 2016……………..42.500€

RENAULT Captur EXCLUSIVE 1.5 DCI 110 CV 2017

Renault KADJAR Exclusive 1.5 dci 110 cv 2017

21.500€

27.500€ 21.500€

Renault Captur EXCLUSIVE 1.5 dci 110 cv 2017

18.990€ 29.000€

Renault Clio LIMITED 1.5 dci 90 cv 2017

Renault Megane Sport Tourer GTLINE 1.6 dci 130 cv 2017

Viaturas de Serviço

Renault Clio Limited 1.5 dci 90 cv 2017

18.990€

Se procura um veículo usado, a um preço

atrativo e não quer ter surpresas, as viaturas

Autocambota são o local certo para os

encontrar

Tel 219 382 910

HÁ QUATROS ANOS A INFORMAR BEM