its 123 outubro

60
www.portalits.com.br | edição 123 Santa Catarina Outubro - 2015 R$9,80 O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? PLAYLIST OS HITS PREFERIDOS DA GALERA LIÇÃO DE CASA PRE-PA-RA TÁ NA HORA DO ENEM! CULTURA POP CONFIRA OS ÁLBUNS MAIS ESPERADOS Os alunos: Natalia Felippe, colégio Geração, Gustavo Abdala, escola Altamira Guimarães e Eduarda Gonçalves, escola Vereador Osmar Conceição

Upload: revista-its

Post on 23-Jul-2016

245 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Its 123 Outubro

www.portalits.com.br | edição 123

Sant

a Ca

tarin

aOu

tubr

o - 2

015

R$9,

80

O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO?

PLAYLISTOS HITS

PREFERIDOS DA GALERA

LIÇÃO DE CASAPRE-PA-RA

TÁ NA HORA DO ENEM!

CULTURA POPCONFIRA OS

ÁLBUNS MAIS ESPERADOS

Os alunos: Natalia Felippe, colégio Geração, Gustavo Abdala, escola Altamira Guimarães e Eduarda Gonçalves, escola Vereador Osmar Conceição

Page 2: Its 123 Outubro

SER 0058-15P AN GRADUACAO_PAG ITS.pdf 2 28/09/15 18:26

Page 3: Its 123 Outubro

conteúdo

2040

10CULTURA POP

CAPA

GALERIAS

REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

10 | ESCOLA ABERTAOs alunos e professores da Escola Professor Pedro da Ré, de Criciúma, em come moração ao feriado da Independência do Brasil, reali­zaram uma gincana cultural irada com apre­sentações e atividades que envolveram co­nhecimentos sobre a “pátria amada, Brasil!”.

8 | CULTURA POPExiste aquele dia em que nada mais im­porta, onde o tempo não passa e con­versa nenhuma prende a sua atenção, porque você sabe o que está por vir. Sim, a data de lançamento de um single ou ál­bum novo do seu(s) artista(s). Confira o que vem por aí até o final do ano.

12 | WI-FI“Pokkén Tournament”, para o Wii U, Until Dawn”, game de terror para PlayStation 4 e Resident Evil 0. Fiquei por dentro dos lançamentos que pro­metem bombar o cenário dos gamers do mundo todo.

14 | LIÇÃO DE CASACom a prova do Enem batendo à porta, a @revistaits selecionou para essa edição dicas de assuntos que podem pintar du­rante a prova.

38 | PÁGINAS AZUISConheça o Pró Universidade, cursinho pré­vestibular gratuito criado pelo professor e coordenador geral, Otavio Auler.

20 | MATÉRIA DE CAPAPara o próximo ano as universidades fe­derais como aumentarão o percentual de reserva para cotas. Estudantes de escola pública, cerca de 85% dos matriculados no ensino médio catarinense, passam a ter direito à metade das vagas em insti­tuições como UFSC, UFGRS e UFPR.

OUTUBRO 2015

3

Foto

s:Marc

os Ca

mpos

LIÇÃO DE CASA14

Page 4: Its 123 Outubro

facebook.com/revistaits youtube.com/revistaits instagram.com/revistaits4

INSTAGRAMQuer aparecer com a galera aqui na seção Instagram?Mande a sua foto pra gente por inbox: facebook.com/revistaits

Amanda, Ana Cláudia e Bruna

Escola Pedro II

Joao Paulo Evaristo Galera do CEDUP

Taíza FerreiraTailini

Escola Ary Mascarenhas Passos CEDUP

Escola Irmã Irene Santa CecíliaEscola Adolfo Silveira

Escola Cacilda Guimarães

Turma da Vincenzo De Villa

Taís, Adrieli, Milena, Danieli,

Gabriela e Natacha

Escola Vincenzo De Villa

Sarah e Igor

Colégio João Widemann

EXPEDIENTE

Gerente Comercial ItajaíGondil Kurtz | [email protected]

EXECUTIVOS CONTAS SC - Sul Fabiano Aguiar | [email protected]

FlorianópolisCrystiano Parcianelli | [email protected]

ItajaíCristiane Mattos | [email protected]

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de reportagens e textos, desde que expressamente ci-tada a fonte.Tiragem: 71.922 mil exemplares

NÃO VACILA, FALA AÍ(48) 3212-4026 [email protected]

Pontos de distribuição:Floripa/São José: Colégio Bom Jesus, Colégio Catarinense, Colégio Energia Jr., Colégio Energia 3ão, Colégio Geração, Colégio Dom Jaime, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Menino Jesus, COC Centro, Colégio

Tendência 3ão, Colégio Elisa Andreoli, Colégio da Lagoa, COC Córrego, Colégio Tendência Kids, Colégio Cruz e Sousa e Cruz e Sousa SJ. Lojas: Varal, Curso Pascal, Rádio Jovem Pan, Curso Cem, Yázigi Idiomas, El Divino, Mormaii Lagoa e Teatro Vanguarda. Beiramar Shopping: Gang, Sul Nativo, J’Bay, Someday. Shopping Iguatemi: Sul Nativo. Shopping Itaguaçu: J’Bay, Sul Nativo. Balneário /Itajaí: Colégio Energia Itajaí, Colégio São José, Colégio Margirus, Colégio Salesiano, Colégio Unificado Bal. e Colégio Energia Balneário. Itajaí Shopping: World Tenis, Academia Wave, Gang shopping BC, Yázigi Idiomas. Blumenau: Colégio Energia, Colégio Bom Jesus, Colégio Sagrada Família, Colégio Barão do Rio Branco, Colégio Senai e Colégio Etevi. Lojas: Cabanas, Marcello Sports, Yázigi Idiomas, Rádio Mix, Yázigi Brusque e lojas Gang. Criciúma: Colégio Marista, Colégio Energia e Colégio São Bento. Tubarão: Colégio Energia, Colégio Dehon, Colégio Senai e Colégio São José e Yázigi Tubarão Lages: Colégio Bom Jesus, Colégio Santa Rosa e Colégio Energia. Rádio Cidade, e Yázigi Araranguá. Joinville: Colégio Elias Moreira, Colégio Bom Jesus Ielusc, Colégio Santos Anjos e Colégio Tupy/Sociesc, Rádio Jovem Pan, Lojas Gang Shopping Müller, Yázigi Joinville Chapecó: Colégio Marista, Colégio Energia e Colégio Exponencial. Yázigi Chapecó. Jaraguá do Sul: Colégio Marista, Colégio Jangada e Colégio Bom Jesus.Rio do Sul: Colégio Energia e Colégio Dom Bosco.

Todas as escolas estaduais,principais agências do estado.

Grupo RICFundador e Presidente EméritoMário J. Gonzaga Petrelli

Grupo RIC SCPresidente ExecutivoMarcello Corrêa Petrelli | [email protected]

Diretor SuperintendenteReynaldo Ramos Jr. | [email protected]

Diretor Administrativo e FinanceiroAlbertino Zamarco Jr. | [email protected]

Diretor Núcleo JovemRiadis Dornelles | [email protected]

Revista its é umapublicação da Editora Mais SC

Gerente de RelacionamentoBruno Filomeno | [email protected]

Diretor de arte Eduardo Motta | [email protected]

ConteúdoJéssica Stierle | [email protected]

RevisãoMiriam Barbato | [email protected]

Gerente de OperaçõesHannah Mattos - [email protected]

NÚCLEO COMERCIAL REDESanta CatarinaFabiano Aguiar | [email protected]

Rio Grande do Sul e ParanáFabiano Aguiar | [email protected]

São Paulo, Distrito Federal,Minas Gerais e Rio de JaneiroNilton Aquino | [email protected] Gerências Comerciais SCGerente Comercial ChapecóJorge Furtado | [email protected]

Gerente Comercial JoinvilleCristian Vieceli | [email protected]

Gerente Comercial BlumenauJackeline Moecke | [email protected]

Page 5: Its 123 Outubro
Page 6: Its 123 Outubro

Fica aqui o nosso #tks aos “modelits”mais legais da edição. Nati, Duda e Ab, vocês foram incríveis, inclusive no momento da zoeira com as tintas :) Valeu pela parceria durante a sessão.

ps: Luluzits nossa repórter teve seu momento Bündchen Jé :*

editorialSalve galera!

6 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

OSCULPADOS

O SOM QUE ROLOU NO NOSSO TIMmusic by Deezer ENQUANTO FECHÁVAMOS A EDIÇÃO:

Demi Lovato - Cool for the SummerTaylor Swift - Bad Blood ft. Kendrick LamarJason Derulo - Want To Want MeJorge e Mateus - Os Anjos CantamProjota - Enquanto Você Dormia

Meses sobre os livros, conteúdos de toda uma vida escolar sendo aplicados em uma prova que mede o seu aprendizado de forma numé-rica. Eis que nos aproximamos das maratonas de avaliações que milhões de estudantes do ensino médio acabam passando pelo menos uma vez na vida (ou duas, ou três...). Mas vem cá, por que se submeter a isso? Desde quando e por qual razão?

Ingressar no ensino superior pode ser uma maratona das mais di-fíceis, e com tantas mudanças em questões de cotas e porcentagens de vagas fica difícil saber qual caminho tomar.

A @revistaits reuniu este mês dados, informações e opiniões de alunos, professores e outros especialistas para desembaralhar os nós da sua massa cinzenta e te dar um norte a respeito dos assuntos da tag #vestibular.

VANESSAESTEVES

SAIDEIRA

VICTORBARBATO

CULTURA POP

EDINÉIA RAUTA

ESCOLAABERTA

LUCIANAPAULA

LUCASINÁCIO

MATÉRIADE CAPA

ESPECIAIS

Page 7: Its 123 Outubro

ENG

ENH

O d

e id

eia

s

Page 8: Its 123 Outubro

Por Victor [email protected] POP

SE ISSO NÃO É FELICIDADE, NÃO SEI O QUE É!

8 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Do plástico aoStream

Todos nós temos pelo menos um ar-tista favorito, e muitas vezes temos até múltiplos dos quais gostamos muito. Ou-vimos tanto as músicas deles que o botão do “repeat” chega cansar!

Então vem aquele dia em que nada mais importa, onde o tempo não passa e conversa nenhuma prende a sua atenção, porque você sabe o que está por vir. Sim, a data de lançamento de um single ou ál-bum novo do seu(s) artista(s). Essa mo-mento levar qualquer fã à loucura.

Em 2015 podemos não ter a emoção de ir a uma loja comprar um cd novo e

apanhar da embalagem de plástico extre-mamente segura e quase impossível de se abrir - por motivos, pelo menos pra mim, até hoje desconhecidos -, mas dar aque-le clique no “download” ou “stream” pela primeira vez causa quase que a mesma sensação de euforia.

O mundo para, e você se afunda em um universo dentro dos seus fones de ou-vido, esquece o que tem lá fora até que uma opinião tenha sido formada sobre cada uma daquelas músicas do álbum. Al-gumas, admito, temos que ouvir mais de uma vez para gostar.

Com cada novo lançamento, podemos quase sempre contar com estilos novos ou pequenas mudanças nas batidas, mas se o seu artista for top, normalmente ele sabe o que está fazendo e te surpreende mais uma vez.

E depois disso, pronto. Agora você pode esquecer de qualquer outra música que exista ou que toque na rádio. Duran-te pelo menos um mês, os seus amigos cansarão de ouvir você escutando de novo e de novo as mesmas canções. Mas não ligue, isso se chama ser um FÃ! E não há nada de errado nisso.

Page 9: Its 123 Outubro

9FACEBOOK.COM/REVISTAITS

LANÇAMENTOS PARA O FINAL DE 2015

AINDA SEM DATA DE LANÇAMENTO, MAS PREVISTO PRA 2015

04/09

13/10

16/10

18/09

09/10

06/11

25/09

10/10

13/11

Wild

Made in the A.M

Confident

Honeymoon

Revival

Get Weird

Caracal

The Dime Trap

“nome ainda desconhecido”

Troye Sivan

One Direction

Demi Lovato

Janet Jackson Iggy Azelea Rihanna

Kanye West Gwen Stefani Sia

Britney Spears Ellie Goulding Adele

Lana Del Rey

Selena Gomez

Little Mix

Disclosure

T.I.

Justin Bieber

Page 10: Its 123 Outubro

ESCOLA ABERTA

10

Por Edinéia Rauta [email protected]

Notícias dasEscolas

FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Escolas de todo o Estado participam das etapas municipais e regionais da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia. Serão realizadas 29 feiras regionais, com a exposição de aproximadamente 750 trabalhos de produção científica, envolvendo diretamente mais de 1.800 alunos, 900 professores e 700 escolas.Da etapa Regional serão selecionados três destaques das categorias do ensi-no fundamental, médio e profissional, para participarem da X Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica, que ocorrerá no Instituto Esta-dual de Educação (IEE), em Florianó-polis, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 19 a 25 de outubro.De acordo com a integradora de Ensino Médio e Profissional da Gered de Itajaí, Rosalina Vescovi, o evento é um impor-tante instrumento de aprendizagem e troca de experiências entre diferentes níveis de ensino e escolas. A professora de física Andréia Disarz, da EEB Profes-sora Jurema Savi Milanez, de Quilombo, destaca que a feira é uma forma de os alunos apresentarem o que aprende-ram em sala de aula, além de poder mostrar a criatividade, inovação e a aplicabilidade dos projetos.

DESTAQUE NACIONAL NA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA)A Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina comemora o resultado da ANA. Realizada com estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas, a avaliação tem como objetivo aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. Mais de 85% dos alunos catarinenses atingiram ou extrapolaram os níveis de aprendizagem esperados ao final do terceiro ano. “Santa Catarina é um estado que mantêm um desempenho muito bom em todas as pro-vas. É um grande exemplo para o Brasil mesmo não sendo o Estado mais rico do país”, comentou o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, durante a apresentação dos resultados da ANA em Brasília.Para a diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Marilene Pacheco, o bom desempenho se deve a vários fatores, entre eles os projetos desen-volvidos nas escolas estaduais. “O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) são fundamentais neste processo. A nossa forma de avaliação, que é descritiva, e a forma-ção continuada dos professores também contribuíram. Com o resultado da avaliação vamos analisar nossas práticas e definir novas políticas para conquistarmos o êxito de todos os alunos”, destaca Marilene.

Foto

s: Os

vald

o No

cetti

e D

ivulg

ação

Page 11: Its 123 Outubro

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 11

IGUALDADE ENTRE ESTUDANTESEm comemoração da Semana Na-cional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, alunos do Magistério da EEB Colombo Macha-do Salles, de Três Barras, realizaram diversas atividades com o objetivo de ressaltar a importância do res-peito às diferenças, enfatizando a temática da inclusão. Os alunos a estudaram e produziram materiais adaptados para cada necessida-de (tecnologias assistivas). Livros adaptados em Braile e na escrita em sinais (sign-writing) e um painel no hall de entrada da escola foram confeccionados. “Para que exista inclusão, precisamos também nos incluir”, afirma a professora .

GINCANA CULTURAL Os alunos e professores da EEB Professor Pedro da Ré, de Criciúma, em come-moração do feriado da Independência do Brasil, 7 de setembro, realizaram uma gincana cultural com apresentações dos estudantes sobre a história da pátria, o canto do hino nacional e o hasteamento da bandeira. A gincana é realizada todo o ano e tem como objetivo desenvolver atividades desde a sala de aula, como músicas, pinturas e poesias, e também incentivar os alunos a relembrar as co-memorações culturais, não deixando isso se apagar. A comissão organizadora contou com a ajuda de toda a equipe diretiva, funcionários da escola, professo-res, membros da Associação de Pais e Mestres (APP) e do conselho deliberativo.

FESTIVAL DE TALENTOS Cerca de 500 alunos de 12 escolas da Rede Estadual participaram do III Festival de Talentos do Ensino Médio Inovador, organizado pela Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis. As apresentações de teatro, dança e música são atividades que fazem parte do eixo cultural e foram desenvolvidas nas escolas, respeitando a opção dos estudantes que se preparam durante o ano. A estudante de 15 anos da EEB Professor Laércio Caldeira de Andrada, Yasmim Laza-rim, apresentou com as suas colegas de classe a peça Teatro de Sombra, que mostra o lado ruim de tantas construções serem levantadas a ponto de não ser possível mais a completa visualização do sol. A garota compartilhou, de forma empolgada, a mudança em seu comportamento desde que entrou para o programa na escola que frequenta. “Antes do EMI eu era muito tímida e não interagia bem com as pessoas. Agora tenho vários amigos e consigo mostrar para todos algumas aptidões que te-nho”, disse a adolescente.

Page 12: Its 123 Outubro

Aqui estudante sempre sai ganhando.

Restaurante SUBWAY® TiradentesRua Nunes Machado, esquina com a Rua Tiradentes, 93

Centro - Florianópolis - SC | Tel.: (48) 3025-4450

Promoção válida na compra de um sanduíche, exceto Baratíssimo, e mediante a apresentação deste anúncio. O refrigerante grátis é de 300 ml, de post mix. Promoção não cumulativa com outras ofertas/descontos e válida somente no restaurante SUBWAY® participante. Custo adicional aplica-se para os ingredientes extras, sem permissão de substituições. Adicionando um recheio de outro sabor, será cobrado o sanduíche de maior valor mais o adicional Dobro de Sabor. Em caso de compra de Combo, os valores adicionais referentes ao Combo serão cobrados normalmente. Promoção válida por tempo determinado, podendo ser cancelada sem aviso prévio. Consulte disponibilidade. Imagens meramente ilustrativas.© 2015 Doctor’s Associates Inc. SUBWAY® é uma marca comercial registrada de Doctor’s Associates Inc.

Promoção válida até 31/10/2015, mediante apresentação deste anúncio. Não válida para Baratíssimo.

Compre um sanduíche, apresente este anúncio e ganhe um refri de 300 ml.

Steak Cheddar Cremoso 15 cm

MUNDO TECH

WIFI

12 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Por Victor [email protected]

AS NOVIDADES DO MÊS PRA VOCÊ

GAMES, GAMES, E MAIS GAMES! Entre muitos lançamentos de games, alguns seguem com

curiosidades... No novo jogo de Pokémon, “Pokkén Tournament”, para o Wii

U com lançamento previsto para 2016, você não está em busca de aventuras e capturas de Pokémons, como muitos jogos ante-riores e o próprio desenho animado. Ele foi dirigido pelo mesmo grupo criador do jogo Tekken, e promete fazer uma mistura curio-sa entre os dois estilos. Ou seja: ready, set, FIGHT POKÉMON!

O Resident Evil 0, previsto para Janeiro de 2016 também conta com novas curiosidades. Nesta versão, a Capcom anuncia

TOP 5 1 now listening to... - por daniel (~860 mil inscritos)2 Billboard Hot 100 - por billboard.com (~710 mil inscritos)3 Black N Yellow - por snoopdog (~640 mil inscritos)4 Hipster International - por napstersean (~600 mil inscritos)5 Axwell’s Party Playlist – por 119641708 (~480k mil inscritos)

M, SEU AJUDANTE! O Facebook anunciou recentemente os testes que estão ocorrendo com o novo ajudan-

te do Messenger nos smartphones. “M” tem um funcionamento similar aos outros assis-tentes artificiais como Siri da Apple, mas com alguns diferenciais. O mais mencionado é o fato de poder fazer tarefas por você, como reservar um horário em um restaurante, realizar compras ou até fazer pagamentos através do seu Paypal, com o qual ele poderá estar sincronizado. Já pensou? Tudo no comando de voz!

que o player poderá escolher jogar como o vilão da estória, Albert Wesker, além de poder alternar entre outros persona-gens para melhor decifrar o quebra cabeça, e avançar no jogo.

E em “Until Dawn”, game de terror para PlayStation 4 lan-çado em 25 de agosto, você poderá se sentir em um dos seus filmes de terror favoritos! No jogo da Supermassive Games, você controla oito personagens em uma trama inspirada em alguns dos maiores filmes do gênero, como “Pânico” (1996) e “Jogos mortais” (2004). Esse a gente aconselha jogar antes de ficar escuro!

Pokkén Tournament Resident Evil 0 Until Dawn

Page 13: Its 123 Outubro

Aqui estudante sempre sai ganhando.

Restaurante SUBWAY® TiradentesRua Nunes Machado, esquina com a Rua Tiradentes, 93

Centro - Florianópolis - SC | Tel.: (48) 3025-4450

Promoção válida na compra de um sanduíche, exceto Baratíssimo, e mediante a apresentação deste anúncio. O refrigerante grátis é de 300 ml, de post mix. Promoção não cumulativa com outras ofertas/descontos e válida somente no restaurante SUBWAY® participante. Custo adicional aplica-se para os ingredientes extras, sem permissão de substituições. Adicionando um recheio de outro sabor, será cobrado o sanduíche de maior valor mais o adicional Dobro de Sabor. Em caso de compra de Combo, os valores adicionais referentes ao Combo serão cobrados normalmente. Promoção válida por tempo determinado, podendo ser cancelada sem aviso prévio. Consulte disponibilidade. Imagens meramente ilustrativas.© 2015 Doctor’s Associates Inc. SUBWAY® é uma marca comercial registrada de Doctor’s Associates Inc.

Promoção válida até 31/10/2015, mediante apresentação deste anúncio. Não válida para Baratíssimo.

Compre um sanduíche, apresente este anúncio e ganhe um refri de 300 ml.

Steak Cheddar Cremoso 15 cm

BATERIA POR UMA SEMANAO maior problema discutido entre donos de smartphones é a

duração de suas baterias. Agora, já imaginou uma bateria que dura uma semana inteirinha?? Parece ficção científica não é? Rs! Pois não é... A empresa britânica Inteligent Energy anunciou a criação de uma bateria para o iPhone 6 que usa hidrogênio para criar ener-gia e nem interfere no formato do iPhone, acrescentando apenas algumas aberturas na parte de trás do smartphone para eliminar o vapor d’água. A empresa afirma que criaram uma bateria tão fina que cabe em qualquer smartphone! Eles já estão em contato com os grandes fabricantes e esperam introduzir a nova tecnologia em futuros modelos.

IDENTIFIQUE SITES PERIGOSOS Na internet, nada é certo. Por isso, ser seguro é sempre im-

portante e devemos ter cuidados especiais para não correr risco de infectar nossas maquinas com vírus que podem causar danos não só para ela, mas para nossas informações pessoais. Existem sites que verificam a segurança e autenticidade dos sites que você navega. Copie os links dos sites nessas plataformas e verifique você mesmo!

(URLVoid; AVG Online Web Scanner; Norton Safe Web; entre outros)

Fyuse- é um aplicativo de foto bem diferente. Ele tira foto em 3D, o efeito final é bem legal e também da pra compartilhar com outras pessoas que usam. Eu gosto bastante dele porque funciona também como um “instagram”, já que todos que usam tem um perfil e compartilham fotos o tempo todo.

Anna Arceno, Escola Prof Eloisa M Prazeres De Faria

Qual é o seu App preferido?

Page 14: Its 123 Outubro

14 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

ESPORTELIÇÃO DE CASA

PROF. OTO LUNA, Licenciado e Bacharel em História pela UFSC

PRE-PA-RATÁ NA HORA DO ENEM

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

A @revista its reuniu dicas com professores de primeira para já te deixar no clima do Exame Nacional do Ensino Médio. Tá na hora de se ligar em possíveis conteúdos que estarão presentes na prova. Pega papel e caneta e anota aí.

Revista its: Quais os acontecimentos relevantes que podem vir na prova?

Prof. Oto Luna: A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias privilegia acontecimentos que tenham impactado a política e a economia mundial no último ano. Dentre esses temas, destaco pelo menos 5 pontos:

Questão da Criméia: o referendo de 2015 e seus desdobramentos

Discussão da maio-ridade penal: Um tema muito evidente

no último ano, tendo em vis-tas os debates que estão ocor-rendo no Congresso e tam-bém pela data comemorativa: 25 anos do ECA.

Reatamento das relações en-tre Cuba e EUA. Alguns his-toriadores afirmam ser 2015

o ano que marca o fim definitivo da Guerra Fria.

70 anos da utilização das bombas nucleares. Para esse tema é importante não só co-

nhecer os compostos da bomba (que podem ser requeridos em outras pro-vas), mas também o contexto históri-co e os principais acontecimentos da II Guerra Mundial

Movimentos de Rua: é importante co-nhecer os principais aspectos dos movi-mentos de rua realizados no ano de 2015 e

também ter uma boa noção sobre os movimentos anteriores, como o das Diretas Já e dos Caras Pin-tadas. O ENEM pode utilizar um texto com esses movimentos e compará-los aos anteriores.

Page 15: Its 123 Outubro

ACESSE WWW.UNIVALI.BR E CONHEÇA OS CURSOS, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E DATAS PARAFAZER SUA INSCRIÇÃO.

NELLE ONLINE: ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI TÊM A OPORTUNIDADE DE FAZER CURSOSDE INGLÊS ONLINE SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL.

INFORME-SE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE BOLSAS DE ESTUDO NO WWW.UNIVALI.BR/BOLSAS

UNIVALI.BR / 0800 723 1300

ACESSE WWW.UNIVALI.BR E CONHEÇA OS CURSOS, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E DATAS PARAFAZER SUA INSCRIÇÃO.

NELLE ONLINE: ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI TÊM A OPORTUNIDADE DE FAZER CURSOSDE INGLÊS ONLINE SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL.

INFORME-SE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE BOLSAS DE ESTUDO NO WWW.UNIVALI.BR/BOLSAS

UNIVALI.BR / 0800 723 1300

ACESSE WWW.UNIVALI.BR E CONHEÇA OS CURSOS, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E DATAS PARAFAZER SUA INSCRIÇÃO.

NELLE ONLINE: ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI TÊM A OPORTUNIDADE DE FAZER CURSOSDE INGLÊS ONLINE SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL.

INFORME-SE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE BOLSAS DE ESTUDO NO WWW.UNIVALI.BR/BOLSAS

UNIVALI.BR / 0800 723 1300

ACESSE WWW.UNIVALI.BR E CONHEÇA OS CURSOS, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E DATAS PARAFAZER SUA INSCRIÇÃO.

NELLE ONLINE: ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI TÊM A OPORTUNIDADE DE FAZER CURSOSDE INGLÊS ONLINE SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL.

INFORME-SE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE BOLSAS DE ESTUDO NO WWW.UNIVALI.BR/BOLSAS

UNIVALI.BR / 0800 723 1300

ACESSE WWW.UNIVALI.BR E CONHEÇA OS CURSOS, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E DATAS PARAFAZER SUA INSCRIÇÃO.

NELLE ONLINE: ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI TÊM A OPORTUNIDADE DE FAZER CURSOSDE INGLÊS ONLINE SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL.

INFORME-SE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE BOLSAS DE ESTUDO NO WWW.UNIVALI.BR/BOLSAS

UNIVALI.BR / 0800 723 1300

Revista its: A quais conteúdos os alunos devem dar muita atenção?Prof. Oto Luna: Alguns temas são muito presentes nas provas do ENEM,

como “gênero”, “etnias” e “relações de trabalho”. Assim sendo, vale a pena o candidato se debruçar sobre o estudo dos vários ciclos econômicos do Brasil Co-lônia (Pau Brasil, Açúcar e Mineração), atentando para as relações sociais, como o trabalho dos escravos e a posição da mulher na sociedade.

Essas questões também se repetem no período imperial e, por conta disso, é legal dar aquela olhada nas leis de combate à escravidão e a abolição da escravatu-ra, ambas ocorridas nesse período.

Já no período republicano, estudar os efeitos de uma abolição excludente na vida dos afrodescendentes, bem como a luta pelos direitos femininos ocorridas durante o período.

Leis trabalhistas também são tema constante. Vale a pena o aluno dar aquela atenção especial para as constituições e a CLT.

Ao observarmos as provas anteriores, facilmente percebemos que a interpretação textual está presente na maior parte das questões de todas as áreas de conhecimento do Enem. Na avaliação de linguagens, códigos e suas tecnologias, tal habilidade ganha ainda mais destaque e certamente é a mais cobrada.

Atenção, boa dose de leitura e resolução de exercícios devem fazer parte da rotina de estudo.

Vale destacar também os assuntos diretamente ligados à prova de linguagens: funções, figuras e níveis de linguagens (normalmente aparece o comparativo: coloquial e culto).

Além disso, é importante ressaltar outros conteúdos que sempre se fazem presente, como os gêneros textuais – a prova apresenta uma diversidade deles –, bem como as escolas literárias. Dentro da gramática, estude semântica, que normalmente surge associada à interpretação de textos.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

ACESSE WWW.UNIVALI.BR E CONHEÇA OS CURSOS, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E DATAS PARAFAZER SUA INSCRIÇÃO.

NELLE ONLINE: ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVALI TÊM A OPORTUNIDADE DE FAZER CURSOSDE INGLÊS ONLINE SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL.

INFORME-SE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE BOLSAS DE ESTUDO NO WWW.UNIVALI.BR/BOLSAS

UNIVALI.BR / 0800 723 1300

PROFESSORA JOSIANE, Língua Portuguesa do Pró Universidade

Page 16: Its 123 Outubro

lembram de cenas enquanto fazem a pro-va. Mas vale destacar que o nosso objeti-vo não é substituir, é levar ao aluno uma grande revisão para visualizar a obra e es-timular a leitura daqueles que não leram”, diz Machado.

O estudante do 2º ano da Escola Esta-dual Professora Maria do Carmo Lopes, em São José, participa da companhia de teatro do tio há sete anos. Ele não sabe se con-tinuará na equipe ano que vem devido à

carga horária dos estudos do terceiro ano, mas pretende conciliar as atividades. “Os livros geralmente são complexos. O teatro ajuda a quebrar essa barreira e é uma forma de estudo. Estou tentando planejar meus horários do ano que vem para não ter que abrir mão do Vanguarda.”

Do estilo Dragon Ball à selfie no palco, usando linguagens mais acessíveis a Com-panhia consegue a proeza de manter a ga-lera por cinco horas longe de uma tela.

TEATRO

Aulão da

Desde a invenção do cinema pelos ir-mãos franceses Louis e August Lumière em 1895, o mundo se acostumou cada vez mais a conviver com as telas. De lá para cá, inventamos a televisão, o computador e as suas variações, como o notebook, o tablet e o smartphone. Hoje, 120 anos depois do surgimento da chamada sétima arte, é impossível imaginar um mundo sem te-las, mas será que conseguimos desapegar delas por um tempo? Que tal cinco horas?

Esse tempo não foi escolhido alea-toriamente. Na verdade, cinco horas é a duração do espetáculo Victórias, título deste ano do tradicional teatro baseado nos livros dos vestibulares. Produzido pela Companhia Vanguarda desde 2001, a apresentação adapta as nove obras solici-tadas pela UFSC, Udesc e Acafe.

A ideia surgiu quando o diretor e ator da companhia, Sérgio Machado, en-tão professor de literatura de cursinho, tornou-se calouro do Curso de Teatro na Udesc. Sentindo a falta de prática na pri-meira fase, convidou alguns colegas de turma para realizar esse trabalho baseado na dificuldade dos seus alunos de inter-pretarem os livros do vestibular. Na tem-porada de estreia foram três fins de sema-na de apresentação. Hoje, são três meses e mais de 12 mil espectadores em sete cida-des: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Flo-rianópolis Itajaí, Joinville e São José.

“O espetáculo ajuda bastante o públi-co a visualizar a obra, vários contam que

Por Lucas Inácio

VICTÓRIAS DOS DIREITOS HUMANOSApesar de a adaptação trabalhar nove obras de escritores, épocas, estilos e locais diferentes, o espe-

táculo Victórias utiliza a técnica chamada de entremés (um pequeno ato entre uma história e outra) para dar unidade à peça. Este ano, o tema representado no título remete às conquistas dos direitos humanos entre etnias, idosos, mulheres e LGBT. O diretor Sérgio Machado conta que a ideia é relacionar os assuntos dos livros com outras disciplinas e auxiliar também na redação, tratando o tema com responsabilidade: “Geralmente tentamos fazer algo mais para o lado da comédia, mas essa temática, se levada para o lado da comédia, vira preconceito. Tivemos bastante cuidado ao escrever essas partes. Até agora, o retorno dos alunos foi muito bom.”

5ª ARTE

DATA HORÁRIO CIDADE LOCAL

03/10 13h Criciúma Teatro Elias Angeloni

04/10 13h Florianópolis Teatro CEMJ

11/10 14h São José Teatro do Centro Multiuso

17/10 13h Florianópolis Teatro CEMJ

18/10 13h Joinville Teatro Juarez Machado

31/10 13h e 18h Florianópolis Teatro CEMJ

01/11 13h Florianópolis Teatro CEMJ

04/11 14h Blumenau Teatro Carlos Gomes

05/12 14h São José Teatro do Centro Multiuso

FOTO

S: D

ivul

gaçã

o

Page 17: Its 123 Outubro
Page 18: Its 123 Outubro

HELP! Fontes confiáveis na hora de estudar são

importantes, mas ao mesmo tempo não dá para abrir mão da praticidade da internet. Por isso, a @revistaits lança um site para você, leitor, tirar suas dúvidas de estudo a hora que quiser. A página oferece como principais ser-viços o Tira-Dúvidas e a Correção de Redação, em que o aluno pode enviar sua pergunta ou texto para receber a resposta até 24h após a postagem. “Nosso tempo médio das respos-tas é de aproximadamente seis horas, mas trabalhamos com uma margem de seguran-ça para garantir o melhor serviço”, explica Ricardo Althoff, idealizador do serviço.

Althoff conta que a ideia surgiu em 2009 para atender as dúvidas dos alunos da escola onde trabalha, em São José, e que no ano se-guinte a página já estava no ar atendendo os cerca de 1 mil estudantes da unidade. Com o passar dos anos, ela foi ampliada, e hoje são

mais de 150 mil usuários cadastrados, sen-do grande parte deles nas regiões Nordeste e Sudeste. “Alguns usuários, inclusive, moram fora do país. Como podem fazer o Enem e ou-tros concursos nas embaixadas, eles utilizam nosso material para se preparar para essas provas”, conta.

A equipe do Professor its conta com 152 professores de todas as áreas de ensino para atender os usuários. Além disso, estão dispo-níveis videoaulas de três a sete minutos com explicações dos conteúdos, biblioteca virtual, dicionário online e provas antigas do Enem e vestibulares para consulta. Para isso, basta acessar o endereço professorits.com.br, fazer o login e continuar seus estudos.

A propósito, lembra do começo do tex-to? Então, o volume da pirâmide egípcia de Quéops é de aproximadamente 2,5 milhões de metros cúbicos (podem confiar, nós con-ferimos com a equipe do Professor its ).

MEU PROFESSOR

PROFESSOR DISPONÍVELa poucos toques de distância

18 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Quando estamos com os amigos, não é raro aparecer uma dúvida sobre quem foi eliminado da Fazenda, por onde anda aquele artista que sumiu do mapa ou como calcular o volume aproximado (em metros cúbicos) da pirâmide egípcia Quéops, que tem 140 metros de altura e base quadrada de 230 metros em cada lado, para entregar depois do recreio. Um ou outro amigo tenta dar uma resposta até que alguém ostenta seu 3G e fala: “Deixa que eu procuro aqui.”

Pois é. Em tempos de internet, quem precisa de alguma informação tem acesso à rede a qualquer hora e praticamente em qualquer lugar, bas-ta pegar o celular no bolso e dar uma googleada. O problema é que nem sempre o que é mais prático traz os melhores resultados.

De acordo com o Instituto de Tec-nologia da Georgia, nos EUA, cerca de 25% das informações que circulam no Twitter são falsas, por exemplo. Além disso, existem os boatos de outras redes sociais, notícias antigas fora do con-texto ou até mesmo sites de humor que podem confundir os internautas. Se normalmente o risco de ser enganado já é grande, imagina para quem está se preparando para uma prova, concurso ou vestibular.

O QUE ROLA NO SITE:

www.professorits.com.br

- Videoaulas entre 3 a 7 min- Biblioteca virtual- Dicionário online- Provas antigas de vestibular e Enem- Orientações gerais e dicas para dias de prova

Page 19: Its 123 Outubro
Page 20: Its 123 Outubro

ESPORTECAPA

Mesmo causando di-vergências, sistema de ações afirmativas muda paisagem socioeconômi-ca das universidades

Fábio sempre quis ser cientista como o pai. Lucas queria aprender a projetar os prédios que o avô cons-truía como mestre de obras. Os dois vão prestar o mesmo vestibular no final do ano, cada um de um lado do sistema de cotas. Eles são exemplos

(fictícios) de um debate que o Brasil começou a encarar nos últimos anos: a democratização do acesso à univer-sidade. Para 2016, a novidade é que instituições de ensino, como as uni-versidades federais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, aumenta-rão o percentual de reserva para cotas. Pessoas como o Lucas, de escola públi-ca, que representam cerca de 85% dos estudantes de ensino médio catarinen-ses, segundo Censo escolar do INEP, passam a ter direito à metade das vagas em instituições federais.

Por Luciana Paula e Lucas Inácio

O que você tem a ver com isso?Em algumas instituições, a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas aumentará para 50% do quadro geral de vagas, em 2016.

20 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 21: Its 123 Outubro

Foto

s: M

arco

s Ca

mpo

s

Os alunos:Natalia Felippe, colégio Geração FlorianópolisGustavo Abdala, escola Altamira Guimarães - Antônio CarlosEduarda Gonçalves, escola Vereador Osmar Conceição - Florianópolis

Quando foram criadas as primei-ras faculdades do nosso país, no sé-culo 19, gente escolarizada era uma coisa tão rara que bastava ter estuda-do em algum colégio tradicional para ser matriculado. Só em 1911 é que se viu a necessidade de criar uma pro-va para selecionar os candidatos, que vinham se tornando mais numerosos que as vagas. Existe também a ver-são de que o vestibular foi instituído como meio de prevenir o baixo nível de instrução dos calouros.

Diante dos mesmos problemas, a Argentina fez diferente. Lá, na

maior parte dos cursos os estu-dantes aprovados no ensino mé-dio entram automaticamente em um ciclo básico de estudos, depois do qual apenas os aprovados se-guem para a graduação. Nos Es-tados Unidos, além de uma prova específica, as universidades podem analisar as notas do ensino médio e cartas de recomendação, entre ou-tros pré-requisitos.

Ao longo do tempo, o modelo de processo seletivo das universidades brasileiras se mostrou incompatível com o panorama socioeconômico

do país. A condição financeira e a etnia dos alunos das universidades públicas era mais parecida com a da Noruega que com a realidade econô-mica e racial do Brasil.

Para compensar isso, o movi-mento negro e demais movimen-tos sociais passaram a reivindicar algo que já era realidade em outros países, como Índia e Estados Uni-dos: ações afirmativas. A primeira vitória desta causa veio em 2003, quando a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instituiu sua política de cotas.

Mais discriminação? “Acho que as cotas são mais uma forma de discriminação social”, defende Natália Felippe,

que estuda no colégio Geração, em Florianópolis, e pretende prestar vestibular para Engenharia Civil. Ela não está sozinha. Em 2008, 113 intelectuais assinaram uma carta contra o sistema de ações afirmativas por julgá-lo ineficaz contra o problema da segregação racial. Eles mencionam o Artigo 19 da Constituição: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. A impossibilidade de definir genetica-mente quem é branco ou negro no país é outro argumento. A carta tem assinaturas como a da pesquisadora Ângela Porto, da Fundação Oswaldo Cruz, do músico Caetano Veloso e do escritor João Ubaldo Ribeiro.

“Quanto à ideia de igualdade, na Constituição ela é tida como uma condição a ser conquista-da sendo um dos deveres do Estado tomar medidas para promovê-la” afirma o jurista Daniel Sar-mento, professor da UERJ, em seu livro Livres e Iguais: Estudos de Direito Constitucional, onde se opõe a posição dos signatários. “Discriminação positiva” é o termo que usa para explicar medidas de discriminação em favor de grupos que sofrem pela desigualdade, quando se constata que as políticas chamadas universalistas (que não discriminam) não dão conta de resolver o problema.

Pra defender estas ações ele menciona o IDH brasileiro do ano de 1999. Na ocasião, a ONU situava o Brasil na 74ª posição do mundo. Se fosse considerada apenas a população branca, ocuparia a 43ª posição, enquanto que considerando só a população negra cairíamos para a 108ª. Segundo o Censo de 2010, mesmo tendo diminuído, a desigualdade permanece, na região Sudeste do país, os rendimentos recebidos pelos brancos são o dobro dos pagos aos negros.. A menor diferença é observada na região Sul, onde, ainda assim, a população branca ganha 70% mais que aquela que se autodeclara negra. No livro Uma gota de sangue, contrário às cotas raciais, o sociólogo Demétrio Magnoli alerta para o desvio gerado pelo topo da pirâmide. Ele afirma que o 1% mais rico do país, que é composto basicamente por brancos e concentra 40% da renda, puxa para cima todas as médias referentes aos brancos e gera distorções na análise geral da pobreza por cor. Os dados que ele cita são de 2004, do Instituto e Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

21WWW.PORTALITS.COM.BR

DO COMEÇO

Page 22: Its 123 Outubro

22 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

A Lei 12.711/2012 (leia mais na pági-na posterior) prevê que para ser cotista é preciso ter estudado o ensino médio integralmente em escolas públicas.

“A diferença mais extrema en-tre escolas públicas e privadas está na disponibilidade de recursos”, diz Gustavo Abdala, que está concluindo o 3º ano na escola estadual Altamira Guimarães, em Antônio Carlos. “Na escola particular temos uma melhor preparação, melhores apostilas, mais aulas de reforços e mais simulados”, reitera Jaime Junior, que é bolsista do colégio Energia de Blumenau, e mesmo sendo 3º colocado geral do vestibular da ACAFE, concorrerá a uma vaga na federal. “[Na escola privada] o pro-fessor até ajuda os que têm mais difi-culdade, mas segue o ritmo da turma, [na pública] têm toda paciência, para que ninguém fique para trás”, pon-dera Eduarda Gonçalves que está no 2º ano da escola estadual Vereador Oscar Conceição, em Florianópolis, onde pre-tende concluir o ensino médio, e então prestar vestibular para Filosofia. Os três passaram pela experiência de estudar em ambos os sistemas de ensino.

Duda e Abdala trabalham, Jaime está só estudando. Todos são favorá-veis às cotas. “Há quem diga que as cotas são um tipo de racismo, mas eu não concordo. É um direito meu, meus antepassados foram escravizados, e mesmo os que não foram não tive-ram oportunidade de estudar”, afir-ma Duda. “Quando pela primeira vez o membro de uma família acessa a uni-versidade, cria nos demais uma relação daquilo que passa ser alcançável”, res-salta Milene Chagas, professora de His-tória da escola estadual Getúlio Vargas, na capital. “Creio, contudo, que tais políticas ainda estão aquém do neces-sário. É preciso também priorizar a in-tegração e desarticular todas as formas de preconceito”, reforça o professor

História Alan Carlos, do COC Floripa e do Imaculada Conceição.

Avaliar o fenótipo das pessoas e se-pará-las por faixa de renda, nada disso é ideal e imune a artificialidade e falhas. Às vezes o aluno escola privada não tem renda nem pra pagar a faculdade nem pra se enquadrar em programas de concessão de bolsas, podendo cair numa espécie de limbo. Outro fator é que nem sempre escola privada é si-nônimo de escola melhor. Em 2012, metade dos alunos de escola particular teve desempenho no ENEM semelhan-te aos de escolas públicas, na faixa dos 560 pontos. Em 2014, em todas as àreas de conhecimento da prova, a média de desempenho dos estudantes de federais (Colégios de Aplicação e Institutos Fe-derais) foi superior ao dos estudantes de instituições privadas. Mesmo consi-derando este quadro, as ações afirma-tivas geram resultados bem palpáveis, como triplicar o número de negros e pardos entre 18 e 24 anos com ensino superior no país. Em 2001, eles eram apenas 10,2% subindo para 35,8% em 2011, entre os brancos, os mesmos percentuais passaram de 39,4% para 65,7%, segundo dados do IBGE

Jaime Junior discorda da porcen-tagem de reserva de vagas que passa a valer este ano: “50% é demais, acaba prejudicando quem não tem direito a cotas”. Segundo Censo escolar do INEP, estudantes de escolas privadas repre-sentam 14% dos matriculados no en-sino médio em Santa Catarina, mas no último vestibular da federal, eles foram cerca de 60% dos inscritos. Para a Na-tália Felippe, “a melhor solução seria investir nas redes públicas [de ensino] e nos [seus] profissionais”.

A Universidade Federal da Frontei-ra Sul (UFFS) tem outro entendimen-to. Ela segue o Censo escolar do INEP para calcular seu percentual de reserva de vagas. Como no ano passado 86%

dos matriculados no ensino médio em Santa Catarina eram de escola pública, esta foi a referência da reserva de va-gas para a UFFS, incluindo as cotas por renda e etnia (para pretos, pardos e in-dígenas), cujo percentual segue a pro-porção registrada em Censo do IBGE. A UFFS acredita que assim colabora para a melhoria do ensino público. Em seu manual de ingresso, afirma receber o retorno de escolas públicas alegando que “com a possibilidade de entrar em cursos de excelência de universidades públicas, os alunos estão estudando mais e os professores estão melhorando suas aulas”.

A primeira política de ação afirma-tiva foi instituída na Índia, na década de 1950. O governo tinha acabado de condenar a cultura de castas e buscava soluções para que de fato ela tivesse fim, reconhecendo que a simples alteração das leis não mudaria o quadro de discri-minação social.

Na década de 1960, os Estados Uni-dos também adotaram sua política de discriminação positiva, buscando reparar os danos causados pela antiga lei segre-gacionista que determinava até o lugar que brancos e negros deveriam ocupar no transporte coletivo. A África do Sul e o Canadá, por sua vez, também apre-sentam no texto de suas Constituições a previsão de medidas de discriminação positiva para minorias étnicas.

Outros países que empregam ações afirmativas no campo étnico são Austrá-lia, Nova Zelândia, Israel, China, Rússia, Sri Lanka, Malásia, Nigéria e Ilhas Fiji.

Escola pública VS Escola particular

HISTÓRIA DAS COTAS

Page 23: Its 123 Outubro

FOTO

: Ros

ane

Lim

a/ND

23WWW.PORTALITS.COM.BR

Na escola particular temos uma melhor preparação, melhores apostilas, mais aulas de reforços e mais simuladosJaime Junior,Colégio Energia de Blumenau

“ “

Em 2012, depois do debate sobre a constitucionalidade da iniciativa, o Supremo Tribunal Federal bateu o martelo a favor da política de cotas. Neste mesmo ano, foi sancionada a Lei 12.711, que instituiu a reserva de 50% das vagas em todas as universidades e institutos federais do país para quem concluiu o ensino médio integralmente em escola pública, entre os quais também serão considerados critérios de renda e raça. A medida pre-via um aumento progressivo deste percentual até o ano que vem, quando as universidades precisam acatar integralmente o texto da lei, cuja vigên-cia vai até o ano de 2022.

O Coletivo 4P (Poder Para o Povo Preto), composto por estudantes da UFSC, é contrário a exclusão de egressos do ensino privado das cotas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPIs), por entenderem que nestas instituições eles não estarão livres dos efeitos nocivos do preconceito racial. Até o ano passado, as vagas para PPIs eram preferencial-mente para estudantes de escola públi-ca, e não exclusivamente. Em nota, o coletivo afirma: “O posicionamento do coletivo 4P frente à essa modificação é de que a Universidade e suas instâncias, como a PROGRAD, dialoguem de forma

mais precisa com os movimentos ne-gros e coletivos negros sobre a Política de Ações Afirmativas, compreendendo o que de fato significa essa política e como ela é importante para a equidade e empoderamento de negros e negras.”

A its fez contato com a assessoria do autor da lei de cotas, o senador Paulo Paim (PT/PB). Foi ressaltado o enten-dimento de que o egresso do sistema público está em desvantagem em rela-ção ao do sistema privado, mas não foi possível elaborar resposta específica ao questionamento do coletivo antes da fechamento da edição.

O artigo A política pública de cotas nas universidades, desempenho acadêmico e inclusão social, dos professores Teresa Olinta Caminha e Cláudio Bezerra, da Uni-versidade Federal Fluminense, traz dados interessantes sobre o questão. Analisando o curso Administração da UERJ, os cotistas tiveram uma média de 30,48 pontos no vestibular de 2005, contra 56,02 dos não cotistas. Mas, no desempenho durante o curso, entre 2005 e 2009, a diferença cai para a casa dos decimais, 8,077 contra 8,044. Quando observada a evasão, não cotistas representaram 28,8% dos que de-sistiram, contra 14,8% dos cotistas.

IGUALDADE

MUDANÇAS NA UFSC

O DESEMPENHO DOS COTISTAS

Page 24: Its 123 Outubro

PROCESSOS SELETIVOS NA REGIÃO SUL: PANORAMA GERAL

24 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

INSTITUIÇÃO FORMAS DE INGRESSO 2016

UFSCEm 2008, a UFSC implantou seu primeiro sistema de ações afirmativas. Na época, 20% das vagas eram destinadas a estudantes que haviam estudado fundamental e médio em escolas públicas, e 10% para negros que preferencialmente haviam estudado fundamental e médio em escolas públicas. Em 2015, decidiu aderir ao SISU, destinando 30% do total de vagas ao sistema. Este ano há novas regras que restringem o acesso às cotas a estudantes que completaram o ensino médio em escolas públicas

CRITÉRIOS DAS COTAS

Cotas Ensino Médio integralmente em escola pública

suplementares destinadas a candidatos autodeclarados indígenas.

suplementares destinadas a candidatos pertencentes às comunidades quilombolas.

suplementares por curso, destinadas a negros que preferencialmente haviam estudado fundamental e médio em escolas públicas

Cotas Ensino Médio integralmente em escola pública

SISU QUADRO GERAL DE VAGAS

70% 30% 22 vagas 9 vagas 2 vagas+ + +37,5%50%

Demais candidatos Demais candidatosPPI* PPI*

Cotas UFSC e SISU

50%32% 32%68% 68%

50%Até ou igual 1,5 salários** Superior a 1,5 salários**

INSTITUIÇÃO FORMAS DE INGRESSO 2016 CRITÉRIOS DAS COTAS

UDESCInstituiu seu sistema de ações afirmativas em 2011. Aderiu ao SISU em 2014, reservando 25% do total de vagas.

INSTITUIÇÃO FORMAS DE INGRESSO 2016 CRITÉRIOS DAS COTAS

IFSCInstitui seu sistema de ações afirmativas em 2008. Na ocasição, destinava 60% do total de vagas para egressos da rede pública e negros. Atualmente, segue o disposto na Lei 12.711/2012.

COTAS UDESC COTAS SISU

SISU QUADRO GERAL DE VAGAS

75% 25%25%30% Ensino Médio

integralmente em escola pública

PPI*

Cotas UDESC e SISU2/3

Cotas Ensino Médio integralmente em escola pública

Cotas Ensino Fundamental integralmente em escola pública

INSTITUIÇÃO FORMAS DE INGRESSO 2016

ACAFE Possui um processo seletivo unificado e também reserva um percentual de vagas para o PROUNI, de acordo com decisão do MEC. O percentual de vagas para o PROUNI varia de acordo com cada curso.No vestibular da ACAFE não há nenhum tipo de critério de reserva de vagas. No entanto, vale ficar de olho em como funciona o processo seletivo de cada uma das instiuições parceitas. O Centro Universitário Municipal de São José, por exemplo, reserva 70% das vagas para egressos do sistema público de ensino do município

QUADRO GERAL DE VAGAS GRADUAÇÃO

QUADRO GERAL DE VAGAS TÉCNICOS

50%

50%

Demais candidatos Demais candidatosPPI* PPI*

50%16% 16%84% 84%

50%Até ou igual 1,5 salários** Superior a 1,5 salários**

* Pretos, Pardos e Indígenas **Salários Mínimos

1/3

http://www.acafe.org.br

Page 25: Its 123 Outubro

25WWW.PORTALITS.COM.BR

PROGRAMA FORMAS DE INGRESSO 2016

PROUNI O Programa Universidade para Todos existe desde 2004 e concede bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de haver critérios de renda, negros, pardos e indígenas também recebem apoio do programa, cuja inscrição se dá através da nota do último ENEM. http://prouniportal.mec.gov.br/

PROGRAMA FORMAS DE INGRESSO 2016

SISU Sistema de Seleção Unificado foi criado em 2009. Neste ano contou com cerca de 130 instituições participantes em todo o país, e a expectativa é de aumento da oferta de vagas para o próximo ano. Para se inscrever no SISU 2016, em janeiro do ano que vem, é preciso ter realizado o ENEM 2015. No SISU as ações afirmativas, seguem os critérios de cada instituição.

INSTITUIÇÃO FORMAS DE INGRESSO 2016

UFFSA UFFS foi criada em 2009 e tem campi nos três estados na região Sul. O processo seletivo é feito pelo SISU e a reserva de vagas segue o censo escolar do Ensino Médio de cada um dos três estados, de forma a respeitar a proporção de estudantes de instituições públicas e privadas. Além disso, há uma reserva de 2% para estudantes que tenham cursado parcialmente o ensino médio público ou que frequentaram escolas privadas cujo orçamento institucional seja, no mínimo, 50% composto por recursos públicos. Além disso, há reserva de vagas por critérios de renda e étnicos

Integralmente em escola públicaRenda até 1,5 salário mínimoRenda superior a 1,5 salário mínimo

Autodeclarado preto, pardo e indígenaParcialmente escola públicaAmpla concorrência

Paraná 86%50%

50%

31,8%

18,2%

17,4%

31,8%

19%

18,2%

68,2%

81,8%

82,6%

68,2%

81%

81,8%50%

50%

50%

50%

12%

13%

10%

2%

2%

2%

85%

86%

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

INSTITUIÇÃO FORMAS DE INGRESSO 2016 CRITÉRIOS DAS COTAS

UFRGSConta com política de ações afirmativas desde 2008. Aderiu ao SISU em 2015. A nota do ENEM, além servir para o SISU, também pode ter o peso de uma das nove provas que compõe o vestibular gaúcho.

Demais candidatos Demais candidatosPPI* PPI*

50%50% 50%84%

50%Até ou igual 1,5 salários** Superior a 1,5 salários**

50% 50%Cotas Ensino Médio integralmente em escola pública

Cotas Ensino Médio integralmente em escola pública

SISU QUADRO GERAL DE VAGAS

70% 30%50%50%

INSTITUIÇÃO FORMAS DE INGRESSO 2016 CRITÉRIOS DAS COTAS

UFPRConta com política de ações afirmativas desde 2004. Aderiu ao SISU em 2010, mas não divulgou os percentuais de vagas destinadas ao programa. Haverá um edital próprio para tratar das vagas e das ações afirmativas destinadas aos candidatos do SISU.

Demais candidatos Demais candidatosPPI*

Os percentuais de reserva para ppi são uma aproximação e sofrem pequenas variações de acordo com o total de vagas de cada curso. Consulte o guia do candidato.

PPI*

50%40% 40%84%

50%Até ou igual 1,5 salários** Superior a 1,5 salários**

60% 60%

QUADRO GERAL DE VAGAS

50%Cotas Ensino Médio integralmente em escola pública

http://sisu.mec.gov.br/

Page 26: Its 123 Outubro

PLAYLIST

PLAYLISTPara você continuar ligado nas musicas que bombam entre a galera no Programa Revista its, tá na hora de conferir a playlist da galera do Colégio Santos Anjos de Joinville

Bruna Vitoria, 1˚ano Yasmin Guimarães, 8˚ano Rodrigo e Jonathan, 9˚ano

Thayna dos Santos, 2˚ano

Laila de Oliveira, 9˚ano Maria Júlia, 8˚ano Eric Felipe, 1˚ano

Giovana Müller, 9˚ano Bruno Collasso, 1˚ano

Acesse o canal da revista no Youtube, www.youtube.com/revistaits, e confira!

Lucas Mayer, 1˚ano

Calvin Harris, How deep is your loveA Great Big World feat. Christina Aguilera, Say something Mc Gui, O bonde passou

Lana Del Rey, High by the beach

One Direction, Drag me down Ed Sheeran, Thinking out loud Sidney Magal, Quero

Pollo, Atração Metallica, Sad but true Quinta Dose, Madames de luto

26

Page 27: Its 123 Outubro

TERCEIRA EDIÇÃO

Page 28: Its 123 Outubro

Setores

GUIA DE DA INDÚSTRIAPROFISSÕES 2015

30PÁG

Setores

GUIA DE DA INDÚSTRIAPROFISSÕES 2015

PÁG

Lideranças e investimentosCOM DESTAQUES NACIONAIS EM PRODUTOS FABRICADOS PELO SETOR, SANTA CATARINA GANHA FÁBRICAS IMPORTANTES EM IÇARA E ARAQUARI

METALMECÂNICO

CURSO TÉCNICO

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

Construção Naval Itajaí

Eletromecânica Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Capivari de Baixo, Chapecó, Concórdia, Curitibanos, Fraiburgo, Guaramirim, Itajaí, Itapiranga, Jaraguá do Sul, Joinville Sul, Lages, Otacílio Costa, Pomerode, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tijucas, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê

Fabricação Mecânica

Joinville Norte e São Bento do Sul

Mecânica Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Fraiburgo, Guaramirim, Indaial, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville Norte, Joinville Sul, Lages, Luzerna, Mafra, Palhoça, Pomerode, Rio do Sul, São Bento do Sul, Schroeder, Timbó, Videira e Xanxerê

Metalurgia Blumenau, Rio do Sul, Schroeder e Tubarão

Processos de Geração de Energia Elétrica

Capivari de Baixo

Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul e Joinville

GT em Fabricação Mecânica

Chapecó CST em Manutenção Industrial

Joinville Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Industrial

Florianópolis Pós-graduação em Gestão da Manutenção Industrial

Com a maior variedade de cursos ofertados pelo

SENAI, o setor metalmecânico é um dos mais consolidados

no estado e está ganhando novos investimentos

importantes: a líder nacional da fabricação de porcas e

parafusos, Ciser, está construindo fábrica em Araquari, e

a empresa italiana Cimolai, em Içara – dois investimentos

que, juntos, vão gerar mais de mil empregos diretos. O

setor tem também outras fábricas de destaque em Santa

Catarina, como Docol, Embraco, Tuper, Tupy e WEG. A

maioria dos empregos na área fica em Joinville. Além

de trabalhar nas linhas de produção, os profissionais de

metalmecânica também podem desenvolver tecnologias,

projetar novos produtos ou se envolver com a assistência

técnica e a venda de máquinas, peças e equipamentos.

O estado lidera nacionalmente a fabricação de produtos

tão diferentes quanto troféus e medalhas, cubas, pias e

tanques de aço inox e vasos de pressão industriais.

Saiba mais: sc.senai.br

INDÚSTRIAS

57,6 mil3,9 mil

EMPREGADOS

Fonte: FIESC (2014)

Terceira Edição

Page 29: Its 123 Outubro

31PÁGPÁG

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

INICIAÇÃO PROFISSIONAL

Ajustador Serralheiro (100h)

Leitura e Interpretação de Desenho de Tubulações Industriais (40h)

Metrologia Dimensional (30h)

Tratamento Térmico Aplicado aos Aços (32h)

Soldador naval – Básico (60h)

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Alinhamento de máquinas rotativas industriais (16h)

Análise de falhas de máquinas (16h)

CAD - Autodesk Inventor (40h)

CAM para Torno e Centro de Usinagem (60h)

Comandos Hidráulicos (40h)

Conformação Mecânica (80h)

Cortador e Soldador no Processo Oxiacetilênico (40h)

Defeitos de Fundição (8h)

Desenhista Projetista de Máquinas (200h)

Desenhista Técnico (197h)

Desenho 2D e 3D (80h)

Desenho em CAD – 2D (48h)

Desenho em CAD – 3D (60h)

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico (40h)

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico (100h)

Leitura e Interpretação de Normas Técnicas Voltadas à Soldagem (40h)

Manutenção de Bombas Industriais (16h)

Manutenção de Redutores de Velocidade (16h)

Mecânico de Manutenção de Filatório (120h)

Mecânico de Manutenção de Maçaroqueira (120h)

Mecânico de Manutenção de Máquinas de Costura Industriais Eletrônicas e Especiais (100h)

Mecânico de Manutenção de Passador (80h)

Mecânico de Manutenção de Retorcedeira (80h)

Mecânico de Manutenção em Carda (90h)

Mecânico de Tear de Pinça m3 e m5 (80h)

Mecânico para Malharia (72h)

Montador e Soldador de Tubulações - Processo Eletrodo Revestido (80h)

Montagem e desmontagem de rolamentos (16h)

Planejamento e controle de manutenção (16h)

Programador de Torno CNC (60h)

Programador e Operador de Centro de Usinagem (100h)

Programação Avançada de Centro de Usinagem (80h)

Retificação (32h)

Soldador - Avançado (Eletrodo Revestido, MIG/MAG e TIG) (120h)

Soldador Eletrodo Revestido - Básico (40h)

Soldador MIG e TIG - Básico (40h)

Soldador MIG/MAG - Básico (40h)

Soldador TIG - Básico (40h)

Soldador e Montador de Estruturas Metálicas (100h)

Solidworks Avançado (40h)

Solidworks Básico (40h)

Solidworks Chapas e Estruturas (40h)

Supervisor de Soldagem (96h)

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Ajustador Mecânico (160h)

Artífice de Estrutura de Obras e Metalurgia (360h)

Artífice Mecânico (360h)

Caldeireiro (160h)

Desenhista Mecânico (160h)

Encanador Industrial (160h)

Fresador Mecânico (200h)

Manutenção de Máquinas Industriais (200h)

Manutenção em Máquinas de Costura Industrial (360h)

Mecânica Geral (390h)

Mecânico de Máquinas de Usinagem (300h)

Mecânico de Máquinas Industriais (300h)

Mecânico de Tear (160h)

Mecânico de Usinagem Convencional (360h)

Montador de Estruturas Metálicas (200h)

Operador de Fresadora com Comando Numérico Computadorizado (200h)

Operador de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado (200h)

Operador de Máquinas de Usinagem Convencionais (300h)

Operador de Torno com Comando Númérico Computadorizado (200h)

Operador em Usinagem Convencional com Introdução a CNC (180h)

Preparador e Operador de Máquinas CNC (300h)

Projetista de Máquinas (180h)

Soldador - Básico (Eletrodo Revestido, MIG, MAG, TIG e Oxigás) (160h)

Soldador Naval (160h)

Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga (160h)

Soldador no processo MIG/MAG (160h)

Soldador no processo TIG em aço (160h)

Torneiro Fresador (400h)

Torneiro Mecânico (160h)

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Ajustador Mecânico

Caldeireiro Montador Naval

Controlador de Processos Mecânicos

Desenhista Mecânico

Ferramenteiro

Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral

Mecânico de Produção Veicular

Mecânico Montador de Implementos Rodoviários

Operador de Máquinas de Usinagem

Torneiro Mecânico

Mais informações: sc.senai.br

Page 30: Its 123 Outubro

Setores

GUIA DE DA INDÚSTRIAPROFISSÕES 2015

Em constante evoluçãoINVESTIMENTOS EM NOVAS TECNOLOGIAS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SÃO PRIORIDADES PARA GARANTIR O CRESCENTE DINAMISMO DO SETOR

PLÁSTICO E POLÍMEROS

A evolução dos produtos é também a evolução do

uso do plástico. Se nas primeiras décadas do século

XX, o material era empregado em itens como telefones

fixos, agora compõe livros eletrônicos, telas plásticas

flexíveis e 100% da carcaça de um Boeing 787. No futuro,

afirma a Associação Brasileira da Indústria do Plástico

(Abiplast), a previsão é a de carros sem condutores quase

inteiramente construídos com peças plásticas. Santa

Catarina é hoje o segundo estado que mais emprega no

setor (11,4% do total brasileiro) e nele tem uma produção

per capita equivalente à de países desenvolvidos, com

grandes empresas bem distribuídas pelas regiões. Entre

os destaques estão as produções de embalagens de

alimentos, eletrodomésticos, peças de equipamentos

eletrônicos, produtos da construção civil, produtos

descartáveis e autopeças. O setor deve apostar cada

vez mais em novas tecnologias, matérias-primas de

fontes renováveis e valorização da reciclagem na cadeia

produtiva. Para acompanhar essas tendências, a formação

e capacitação de profissionais serão valorizadas. A

regulamentação de estágios obrigatórios em empresas

na região sul e no Vale do Itajaí é uma das metas.

Saiba mais: sc.senai.br

32PÁGPÁG

Terceira Edição

Page 31: Its 123 Outubro

CURSO TÉCNICO

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

P lástico Criciúma, Joinville Norte e São Bento do Sul

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Tecnologia em Processamento de Polímeros (35h)

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Moldador de Plástico por Extrusão (160h)

Operador de Injetora e Extrusora de Plástico (160h)

Operador de Injetores para Termoplásticos (192h)

Moldador de Plásticos por Injeção

Processos de Produção de Produtos de Borracha

Transformador de Resinas Plásticas

Mais informações: sc.senai.br

128% foi o aumento das exportações de produtos diversos do setor entre 2007 e 2013 no estado.

964INDÚSTRIAS

39,9 mil

EMPREGADOS

Fonte: FIESC (2014)

Fonte: FIESC (2014)

Page 32: Its 123 Outubro

Setores

GUIA DE DA INDÚSTRIAPROFISSÕES 2015

Fonte: FIESC (2014)

Em todas as indústriasNENHUM SETOR PRESCINDE HOJE DA QUÍMICA, E LIDAR COM RESPONSABILIDADE AMBIENTAL É UMA DAS FUNÇÕES EM ALTA

QUÍMICO

CURSO TÉCNICO

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Química Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul e Joinville Norte

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Métodos Analíticos em Análises Bacteriológicas e Físico-Químicas (40h)

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Operador de Processos Químicos Industriais (200h)

Controlador dos Processos da Qualidade na Indústria dos Plásticos

Química Industrial – Tintas e Vernizes

528 INDÚSTRIAS

9,7 mil

EMPREGADOS

A possibilidade de atuar em diversas áreas é um dos

diferenciais da carreira. Como destaca um estudo da

Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM),

é possível afirmar que “nenhum setor de atividade

prescinde da química atualmente”. Ela está nas indústrias

de alimentos, cosméticos, tintas, borracha, cerâmica,

medicamentos, têxtil, petroquímica, agroquímica e assim

por diante. O técnico em química ajuda a desenvolver

produtos e a monitorar processos nesses diferentes setores.

O Brasil tem o 9º maior faturamento da indústria

química mundial. Santa Catarina, especificamente, destaca-

se em tintas, vernizes, esmaltes, solventes e nos corantes

e insumos necessários nas indústrias cerâmica e têxtil. O

setor é considerado estratégico para o futuro industrial

do estado e a contratação de profissionais qualificados

para promover PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento

e Inovação) é uma prioridade de curto prazo.

Saiba mais: sc.senai.br

Mais informações: sc.senai.br

Contratar profissionais qualificados para promover PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) é uma prioridade de curto prazo no estadoFonte: FIESC (2014)

34PÁGPÁG

Terceira Edição

Page 33: Its 123 Outubro

Fonte: FIESC (2014)

Em crescimentoMANTENDO TENDÊNCIA DE ANOS RECENTES, PROFISSÃO TEVE SALDO POSITIVO DE EMPREGO NOS ÚLTIMOS 12 MESES

REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

CURSO TÉCNICO

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Refrigeração e Climatização

São José

INICIAÇÃO PROFISSIONAL

Operador de Sala de Máquinas de Refrigeração (48h)

Operador de Sistema de Refrigeração Industrial por Amônia (40h)

Refrigeração Comercial (90h)

Refrigeração Industrial – Básica (60h)

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Instalador de Split System (28h)

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica (160h)

Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial (160h)

Mecânico de Refrigeração Residencial e Comercial (160h)

Mais informações: sc.senai.br

Quem atua na área pode trabalhar por conta própria, em oficinas especializadas em assistência técnica, comercializando equipamentos ou até em grandes indústrias

Enquanto o momento é de diminuição

das contratações, o emprego para quem faz

a manutenção e a instalação de aparelhos de

refrigeração e climatização aumentou no último

ano, concluiu um levantamento do SENAI

divulgado em agosto. O setor, especialmente na

última década, beneficiou-se do crescimento na

construção civil e do aumento do conforto nos

lares brasileiros. Nesse cenário, os profissionais

qualificados são cada vez mais necessários.

Quem atua na área pode trabalhar por conta

própria, em oficinas especializadas em assistência

técnica ou comercializando equipamentos.

Há também trabalho nas grandes indústrias,

otimizando os sistemas de refrigeração.

Saiba mais: sc.senai.br

35PÁGPÁG

Page 34: Its 123 Outubro

Em grandes altitudes há uma diminui-ção na concentração de oxigênio. Isto acarreta desconfortos aos atletas que se deslocam de uma região como o Brasil, por exemplo, para a Bolívia, pois a falta de oxigênio provoca um deslo-camento do equilíbrio na reação acima, para o lado esquerdo, diminuindo a concentração de oxi-hemoglobina no sangue, que é responsável pelo trans-porte de oxigênio para as células do nosso organismo. Essas mudanças resultam em sintomas como náuseas, tonturas, dificuldade em respirar e até perda da consciência. No entanto, os transtornos variam de pes-soa para pessoa, porque elas reagem de formas distintas a altitudes mais elevadas.

QUÍMICA

ESQUENTA

VESTIBULAR

INGLÊS Os vestibulares de inglês de SC cobram interpretação de textos em suas questões e um bom conhecimento de vocabulário específico de textos é essencial. A dica da vez é ler! A revista online NEWSWEEK é uma boa fonte de textos que se assemelham com os dos vestibula-res. Cultura, comportamento, ciência e tecnologia são os tópicos mais escolhidos.Outro ponto muito importante é a resolução de pro-vas antigas para se familiarizar com os modelos de questões e o vocabulário ali aplicado. Para as provas da UDESC e ACAFE, recomendo que o aluno estude “Classificação Gramatical”.

YEEEAH! Se liga nas dicas dos professores do COC Floripa

CRISTIANO, CRISTIANO MARIANI

34 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

ESPORTEVESTIBULAR

CALLEGARO, LUIS HENRIQUE CALLEGARO

Foto

s: Di

vulg

ação

Hemoglobina oxi-hemoglobina+ O2

Page 35: Its 123 Outubro

MATEMÁTICAExistem, no mundo, infinitos números irracionais, mas um deles chama mais a atenção há bastante tempo: o phi: = 1,6180…Podemos encontrá-lo por toda parte, como na razão entre a altura e a distância do umbigo de qualquer pessoa até o chão, na razão entre

o braço e antebraço, em alguns moluscos, nos girassóis, na couve-flor e, até mesmo na disposição dos nossos dentes. Há muito tempo se sabe que o phi, também chamado de razão de ouro, é considerado o número da perfeição. Leonardo da Vinci o usava em todos os seus trabalhos.

Por exemplo, no homem Vitruviano e na sua mais famosa obra: Monalisa.

REDAÇÃOExpectativas das bancas examinadoras em relação à redação:ACAFE - CriticidadeIFSC - Estrutura e informações conectadas ao temaUDESC - Subjetividade e contextualização histórica e comparação nos argumentosENEM - Valores humanos espalhados pelo texto, além de duas propostas de intervenção e três meios (mínimo)UFSC - Adequação ao gênero (técnica textual e temática explorada) e Informações bem comentadas (argumentos históricos e obras literárias contribuirão à densidade argumentativa)

EVERALDO, EVERALDO JOSÉ MARTINS RADELINSKI

PUBLIEDITORIAL - Contéudo especial publicitário

FÍSICA Quando a luz do sol, policromática, atravessa um trecho de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida em várias cores ao ambiente, mas o arco-íris é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador. Sendo assim, o fenômeno é resultado de refrações, dispersões e reflexões totais que ocorrem dentro da gota.WILLIANN, WILLIANN VOLPATO

BIOLOGIA Assuntos que podem ser abordados:classificação de doenças quanto ao agente causador - viroses, bacterioses, protozooses, verminoses etc.Em Genética, 1ª e 2ª Lei de Mendel, Sistema ABO e Herança do sexo.Vale lembrar que as Briófitas são as únicas plantas avasculares e com fase verde no gametófito. As Angiospermas são as únicas com flores e frutos, e tecido morto é SEX (súber, esclerênquima e xilema).A Mitose é equacional e a Meiose é reducional, com função de produzir gametas ou esporos.Mutação e Recombinação são fatores que aumentam a variabilidade genética e Seleção Natural, Migração e Deriva Genética são fatores que direcionam a evolução.

DÊNIS, DÊNIS MANEZ KERBER

35FACEBOOK.COM/REVISTAITS

DÉ, ANDRÉ VOLPATO

Page 36: Its 123 Outubro

ATIVIDADES FÍSICAS

A aula mais gostosa

36 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Toda turma tem aquele ou aque-la figura que no boletim só tira nota boa em Educação Física. Tem também aqueles espertinhos que sempre dão um jeito de escapar desta aula, inven-tando dor de cabeça, boicotando o uso do uniforme e do tênis... No fim das contas, a gente acaba não colocando muita fé, tratando a atividade física como se fosse apenas uma diversão. Aí é que está o engano. Você pode não perceber, mas, ao se exercitar, apren-de e desenvolve várias habilidades que lhe ajudam na vida. Afinal, aprender não é sinônimo de sofrer. Adquirir conhecimento pode ser prazeroso e fazer bem pra saúde.

Pra lhe convencer a deixar a pre-guiça de lado e dar mais moral pros “atletas” da turma, os Conselhos Fe-deral e Regionais de Educação Física reúnem ótimos motivos para fazer atividades físicas e esportes na escola.

Por Luciana Paula

1 MELHORA HABILIDADES MOTORASSabe aquela impressão de que todo adolescente é “desajeitado”? Exercícios podem ser uma solução.

2 ESTIMULA CAPACIDADES COGNITIVASSim! Ao invés de virar madrugadas estudando, mexa-se um pouquinho pra aumentar o rendi-mento nas aulas.

3 REEDUCA A POSTURADiga adeus à silhueta de Tiranossauro Rex!

4 DÁ O SINAL DE ALERTA!É na educação física, com o olhar atento de um profissional da área, que problemas de saúde podem ser detectados e prevenidos.

5 PREPARA PARA A VITÓRIA E PARA A DERROTANão tem coisa mais feia que não saber perder. Faz parte da vida, e na aula de Educação Física esse aprendizado é constante.

6 ESTIMULA A AUTONOMIAPode parecer banal, mas quando você decide passar a bola ao invés de jogar na cesta, toman-do pequenas decisões sozinho, está exercitando sua independência.

7 REFORÇA A AUTOESTIMAParece balela, mas os hormônios liberados pela atividade física podem evitar aquelas crises terríveis diante do espelho.

8 ENSINA QUE NADA É GARANTIDOUm mesmo lance pode decidir o jogo ou fazer a bola parar nas mãos do goleiro. Entender isso vai te ajudar a não se frustrar quando, mesmo com muito esforço, algo não der certo.

9 VALORIZA A CRIATIVIDADEEnquanto jogamos temos que encontrar soluções diferentes para um mesmo problema. Isso faz toda a diferença diante de situações adversas.

10 VALORIZA A COOPERAÇÃONum mundo cada vez mais individualista, é na aula de educação física que a gente entende melhor a importância de trabalhar em equipe!

Fique por dentro do assunto através do www.crefsc.org.br

FOTO

S: D

ivul

gaçã

o

Page 37: Its 123 Outubro
Page 38: Its 123 Outubro

PÁGINAS AZUIS

38 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

SEMEANDO SONHOSCONHEÇA OTÁVIO AULER, IDEALIZADOR DO PRÓ-UNIVERSIDADE, CURSO PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO PARA A COMUNIDADE

Foto

s: Di

vu’lg

a’ção

Revista its: Como surgiu a ideia de fazer um cursinho público gratuito? Qual a ocasião em que você teve o estalo e pensou “um dia vou fazer isso”?

Otávio Auler: Antes de criar o Pró Universidade eu era estudante de mestrado da UFSC e professor de cursos pré-vestibulares. Como estudei toda minha vida em escola pública, encontrei várias dificuldades para ser aprovado em uma federal e durante a graduação percebia que muitos alunos com potencial ficavam fora das universidades. Entendemos que, somando a qualidade dos professores de escola pública com um cursinho focado nos principais vestibulares da região, formaríamos

campeões e que essa união resultaria em aprovação!

Revista its: Quais as principais dificuldades do começo?

Otávio Auler: A principal dificuldade foi criar um padrão de aula, conteúdo, organização pedagógica e de tecnológica, além de um método de ensino que potencializasse o desempenho dos nossos alunos. Encontramos esse método e hoje ele forma cidadãos que conseguem acessar as principais faculdades do país. Nosso objetivo é sempre inovar e acompanhar as mudanças da educação brasileira.

A luta sempre foi grande, as dificuldades sempre foram superadas e

O programa de ações afirmativas garante uma parcela de vagas para estudantes de escolas públicas, mas isso não quer dizer que a preparação de seus alunos seja mais fácil. Para ajudar na preparação dos estudantes que não podem pagar por um curso pré-vestibular, o cursinho gratuito Pró Universidade foi criado em 2003 pelo professor Otavio Auler, que segue coordenando o projeto.

Tudo começou com 120 alunos atendidos no campus de Florianópolis. Hoje são cerca de 3 mil alunos regulares em vinte unidades distribuídas pelo estado e um índice de aprovação que em 2014 foi de 62% nos vestibulares da UFSC, Udesc, IFSC e Universidade Federal da Fronteira Sul, números que incentivam jovens em condições socioeconômicas adversas a sonhar com o ensino superior.

O objetivo ésempre incluir jovens conscientes do seu papel na sociedade e que possam dar um retorno para o Brasil.

Page 39: Its 123 Outubro

da língua de sinais, entre outros. E a dedicação desses alunos para superar as dificuldades nos inspira. Toda a equipe é alimentada por uma corrente do bem e construída coletivamente.

Revista its: Falando um pouco do que está por vir, quais as expectativas para os vestibulares desse ano?

Otávio Auler: Em relação às aprovações, queremos é ter mais de 60% dos alunos aprovados em intuições públicas. Mas o objetivo é sempre incluir jovens conscientes do seu papel na sociedade e que possam dar um retorno para o Brasil.

Revista its: Para finalizar, o que o senhor falaria para os alunos de séries inferiores que pretendem entrar no Pró Universidade nos próximos anos?

Otávio Auler: Confiem nos seus professores do ensino fundamental, médio e no seu potencial, pois quando chegar o momento de se preparar para o ensino superior, o Pró Universidade estará esperando por vocês para contribuir no sucesso desta jornada.

hoje o Pró Universidade é patrimônio do aluno. Os professores sempre vestiram a camisa e acreditaram que poderiam contribuir para transformar o sonho dos alunos em realidade.

Revista its: Entre os anos de 2007 e 2009 o Pró Universidade deu um salto e as aprovações passaram de 25% para 58%. Desde então não baixou mais disso. Quais os fatores que levaram a esse crescimento?

Otávio Auler: Os nossos professores são especializados em cursos preparatórios e selecionados pela sua experiência na área. Os alunos que participam do Pró Universidade estão sempre focados no seu objetivo e acreditam que, com tudo que aprenderam nas suas escolas mais o direcionamento do cursinho, a sua meta será alcançada. Nós também ajudamos na construção do programa de cotas aplicado na UFSC até 2013 e essa democratização do acesso ao ensino superior potencializou e continua potencializando o sucesso dos alunos no vestibular. Por isso, concluímos que a soma de professores das escolas públicas, dos nossos professores, a dedicação dos alunos e políticas de inclusão formam os pilares desse sucesso.

Revista its: Como é feito o processo de seleção dos alunos que entram? Quantos são atendidos por ano no total?

Otávio Auler: Os alunos são selecionados no começo do ano ou no segundo semestre. Prioritariamente são selecionados aqueles que estão cursando o terceiro ano da rede pública estadual, atualmente cerca de 3 mil.

Porém, temos outras atividades, como simulados online, Feira de Profissões e Aulões de Véspera do ENEM e dos vestibulares. Todos esses eventos estendem o nosso atendimento para quase 10 mil alunos.

Revista its: O site www.prouniversidade.com.br tem uma série de serviços e informações, incluindo

a lista de todos os aprovados nos vestibulares do ano passado. O que vocês oferecem naquele espaço?

Otávio Auler: Lá temos nossas apostilas online, simulados, material didático de apoio e aulas online de apoio como Inglês e Espanhol. Temos também um espaço com depoimentos e agradecimentos dos estudantes que passaram por aqui, o que se torna o nosso verdadeiro oxigênio e alimenta nossa vontade de seguir em frente.

Revista its: Para a equipe do Pró Universidade, qual o sentimento de ver tantas pessoas aprovadas ano após ano? Como é o famoso dia do resultado?

Otávio Auler: Nós sempre vamos para o ginásio da UFSC para acompanhar o resultado do vestibular no começo do ano e isso não tem preço. Ajudar na realização do sonho dos alunos se torna a realização de uma vida. Inclusive, temos uma ex-aluna na nossa equipe, a Josiane Mota, que já foi bolsista, monitora, assessora pedagógica e hoje é nossa professora de literatura, um grande orgulho e prata da casa.

Revista its: Por trabalhar com alunos de escola pública, muitos com vulnerabilidade socioeconômica, vocês oferecem algum serviço especial para manter esses alunos?

Otávio Auler: Além das aulas, aulões e feiras de apoio profissional, nós oferecemos apoio psicológico e contamos com assessores que sempre estão atentos às dificuldades dos alunos.

Revista its: Como é o trabalho com os estudante com necessidades especiais? Como é essa experiência para vocês e os demais alunos?

Otávio Auler: Desde o inicio do Pró Universidade, em 2003, sempre tivemos políticas de assistência social e criamos um padrão qualificado de atendimento. Temos leitores para pessoas com deficiência, intérprete

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 39

Page 40: Its 123 Outubro

40 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

EM BLUMENAU, CHAPECÓ FLORIANÓPOLIS, PALHOÇA E SÃO JOSÉ

DISTRIBUIÇÃO REVISTA ITS

Foto

s: M

W M

KT P

rom

ocio

nal

Colégio Marista - Chapecó

Irmã Maria Teresa - Palhoça

Escola Jovem - FlorianópolisColégio Marechal Bormann - Chapecó Colégio Energia - Florianópolis

Colegio Bom Pastor - ChapecóDom Jaime - São José

Elisa Andreoli - São José

Ivo Silveira - PalhoçaColégio Zélia Scharf - Chapecó IEE - Florianópolis

Escola Barão do Rio Branco - BlumenauCEDUP - Blumenau

Colégio Exponencial - Chapecó

GALERIAS

Page 41: Its 123 Outubro

IEEFLORIANÓPOLIS

IV CICLO DE INFORMAÇÃOPROFISSIONAL

FOTO

S: L

aure

ci C

orde

iro

Amanda Guedes e Késsia Karolaine

Fabíola Kretzer, Mariana da Silva, Bruna da Silva Kuhn e Eduarda Milleshein Kuthn

Maysa de Oliveira e Maria Eduarda Pear

Lucas Negri e Evely Eufrasio Sabine Weilr

Jennifer Machado e Jéssica Verônica Alves Marcos Florindo, Letícia Costa e Ana Paula da Silva Grasi e Marilia

Larissa Fagundes, Clarissa Rosa e Yasmin Santos

`kq=MMMS=NR_=^k=ola^mb=OMMuUMjjKéÇÑ===N===NOLMSLNR===NMWOU

Técnico em EnfermagemTécnico em Contabilidade

Page 42: Its 123 Outubro

Foto

s: Fr

anci

sco

Lope

z Ca

no

COLÉGIO NEREU RAMOSITAJAÍ

Matheus e Mayara

Maria Eduarda e MarianaMatheus, Luan e Claudio

Giulia e Eduardo

Professora Luciana com alunos do equipe branca

Leonardo, Ivanilson, Dayane e Mateus

Barbara e LuizaFernanda e Andressa

Luana, Jessica P. e Jessica A.

Luci, Leandra, Diana e Leonardo

GINCANA

42

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

UN 0016-15 PASSAPORTE VERAO 2015 ANUNCIO ITS 20x26.5cm-CURVAS.pdf 1 23/09/15 11:09

Page 43: Its 123 Outubro

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

UN 0016-15 PASSAPORTE VERAO 2015 ANUNCIO ITS 20x26.5cm-CURVAS.pdf 1 23/09/15 11:09

Page 44: Its 123 Outubro

REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE Erica, Jessica, Alana e Nicole

Diana e Lara

44

CEDUPTUBARÃO

DESFILE CÍVICO

Gabrieli e Maria Paula

Ronaldo, Eduardo, Fernando e Junior

Rosimeri e Renata

Daniela, Joziela, Joice e OdiléiaDavi, Alysson, Jean e Fabricio

Luiz, Matheus e Gabriela

Foto

s: He

nriq

ue M

atto

s

Isabela, Duda e Gabriela

Page 45: Its 123 Outubro

Foto

s: M

arce

lo B

orge

s

MARECHAL BORMANNCHAPECÓ

NO PÁTIO

Carla e MilenaVinícius, Valéria e Stefani

Giovanna, Patrícia e Eduarda

Maitê, Emilaine e Júlia Samara, Stefani, Filipe, Naiara e Lucas

Eva e Camila

Thalia, Gustavo e Millena

Alessandra e Ana Paula

Page 46: Its 123 Outubro

REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Foto

s: Di

vulg

ação

Professor de Sociologia Osnildo Kretzer

Mayara Marcelino, Bruna Silva, Matheus Moreira, Ana Caroliny de Souza, Camila Inácio e Larissa Fagundes

Roana Vieira, Meirielly Macedo e Letícia da Silva

Maria Beatriz Sperandio, Karoline Fagundes e Lucimara de Freitas

Professora de Leitura, Edriely Rocha, e a presidente da câmara de vereadores de Biguaçu, Salete Cardoso

Professora do Laboratório, Viviane Pazinato, e um dos autores da seção de Esportes da Connect Maria Magazine, Jeferson de Souza

Autoras de uma das matérias de Cinema da Connect Maria Magazine: Indianara da Conceição, Emily da Conceição e Caroline Pauli

Lucas da Oliveira, Camila Bianca e Josué Amaral

Sarah de Souza, Lana Brito e Emanuela de Campos

COLÉGIO MARIA DA GLORIABIGUAÇU

LANÇAMENTO DA REVISTA CONNECT MARIA

46

Page 47: Its 123 Outubro
Page 48: Its 123 Outubro

REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Galera do SENAI - São Bento do Sul

Aprendizagem Industrial Mecânico em Manutenção de Máquinas - SENAI Concórdia

Desfile de Moda de papel - Aprendizagem Industrial - SENAI Blumenau

Visitação alunos Ensino Médio - SENAI Blumenau

48

Foto

s: Di

vulg

ação

SEN

AI

Alunos do curso de Informática - SENAI Rio do Sul

Aprendizagem Industrial em Pedreiro de Edificações - SENAI Concórdia

Alunos de Aprendizagem Industrial fazem boa ação com os trapamédicos - SENAI BlumenauDaiana Ferreira Gomes, Mirelly Melo Felix, Stefany Katerine Roncaglio e Amanda Maggio - SENAI Rio do Sul

Aprendizagem Industrial em Programador de Computador - SENAI Concórdia

UNIDADES DE: BLUMENAU, CONCÓRDIA, RIO DO SUL E SÃO BENTO DO SUL

SENAI

Page 49: Its 123 Outubro

49www.portalits.com.br

Galera do SENAI - São Bento do SulAprendizagem Industrial - Gincana - SENAI BlumenauAlunas Priscila Leandro e Gabriele Goede - SENAI Rio do Sul

Galera do SENAI - São Bento do Sul

Gabriele Alcara Luchtenberg,Taíse Letícia Pereira, Bruna Domingues da Silva e Leticia Schad - SENAI Rio do Sul

Aprendizagem Industrial em Desenhista Mecânico - SENAI Concórdia

Turma de Aprendizagem Industrial em Desenhista Mecânico na primeira etapa da gincana - SENAI Rio do Sul

Jogos Interséries - Ensino Médio - SENAI Blumenau

Aprendizagem Industrial - Gincana - SENAI Blumenau

Alunos do curso de Usinagem - SENAI Rio do Sul

Ensino Médio - SENAI Concórdia

Page 50: Its 123 Outubro

Foto

s: Di

vulg

ação

Heitor e EduardoLetícia, Roberta e Gabriela

Ana Luiza e Luma

Matheus, Leonardo, Mateus, Luis Filipe e Danilo

Luma, Guilherme, João Vitor e Giovani

Aline, Luma e Lucas

Fernanda e Manoela

COC FLORIPA

SIMULADÃO ENEM

50

Page 51: Its 123 Outubro

CURSOS OFERECIDOS

• Artes Visuais (Licenciatura)• Ciências Biológicas - Meio Ambiente e Biodiversidade• Engenharia de Produção (Matutino)

JOINVILLE • Educação Física (Bacharelado)• Gestão Comercial

SÃO BENTO DO SUL

• Gestão PortuáriaSÃO FRANCISCO DO SUL

UNIVILLE.BRINSCREVA-SE

A PRÓXIMA MARCA DA SUA VIDA.

CONFIRA O PROGRAMA DE

BOLSAS DE ESTUDO

SELETIVO UNIVILLE

Page 52: Its 123 Outubro

NO PÁTIO

Foto

s: Fa

briz

io M

otta

Fot

ogra

fia

52 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

DOM PIO DE FREITASJOINVILLE

Beatriz e Bruno

Gabriel, André, Felipe e Guilherme Galera do terceirão

Luiza, Natália e Letícia

Luana, Beatris, Jennifer, Djeine e Daniele

Matheus, Gustavo e Lucas Diego, Douglas, Gabriel e Antônio

Jéssica, Lausiane e Munise

Nara, Carol, Rita e Amanda

Angelina, Filipi, Mariana e Daniele

Page 53: Its 123 Outubro

Apresentação - Anos 60Meninos - 2ª 01

Meninas - 2ª 01

Formandos - 3ª 02

Amanda, Victória e Cris

Pose com a teacher Roberta

Formandos - 3ª 01

53www.portalits.com.br

ESCOLA EULINA HELEODORO BARRETOIMARUÍ

NO PÁTIO

Page 54: Its 123 Outubro

Foto

s: Al

exan

dre

Egge

rt

COLÉGIO JOÃO WIDEMANNBLUMENAU

Samara

Terceirão

Raquel e Nathalie

Natan, Gabrielle, Paloma, Jenifer, Sandriele e Wilham

João, Patrick, Rafaela, Juliana, Maria Lina e Ana Maria

Gabriel e LarissaBeatriz e Gabriela

Stefanie, Sandrine, Mariana e Emily

Valéria, Helena e Brenda

NO PÁTIO

54

Page 55: Its 123 Outubro

TEATRO DOS LIVROS DOS VESTIBULARESUFSC - UDESC - ACAFE

APRESENTA

R$ 50,00Ingressos Antecipados

R$ 60,00 meioR$ 120,00 inteiro

/ciavanguarda@ciavanguarda/ciavanguarda48 3028.4221 - 48 3024.8578 - 48 9689.7187

www.ciavanguarda.com

DIREÇÃO: Rafael Reüs e Sérgio Murilo Machado

Page 56: Its 123 Outubro

NOS COLÉGIOS: ESCOLA JOVEM, GERAÇÃO, HENRIQUE STODIECK E IEE

FLORIANÓPOLIS

BLITZ E INTERVALO SHOW

Colégio Geração

Colégio Geração

Escola Jovem

Colégio Henrique Stodieck

Colégio Henrique Stodieck

Colégio Geração

Escola Jovem Escola Jovem

Foto

s: DM

Fot

ogra

fia

INFINITY PRÉ

Page 57: Its 123 Outubro

Colégio Henrique Stodieck

Colégio Henrique Stodieck

Colégio Geração

IEE

IEE IEE

Escola Jovem

Page 58: Its 123 Outubro

SAIDEIRA

Se meus vizinhos me vissem

olhando para a Lua agora e sorrindo,

será que eles me achariam louca? É

que eu me interesso pela simplicida-

de. Aquilo que os olhos podem en-

xergar me encanta. Mas, na verdade,

o que não existe no mundo visível me

deixa fascinada. Depois disso, ainda

saio cantando pela casa, dançando na

frente do espelho e rindo do que faço.

Tenho vontade de espalhar a feli-

cidade pelo mundo. Quero abraçar as

pessoas pelas ruas, dar comida àque-

les que não têm nada, oferecer cari-

nho aos que precisam e sorrir levando

amor aos corações de todos. Somos

pequenos na imensidão do planeta,

mas grandes na medida certa para fa-

zermos a diferença.

Sempre tive essa vontade de aju-

dar os outros, independente do dia

da semana. Pode ser segunda-feira,

não importa. O que interessa é fazer o

bem a alguém. Por isso eu observo as

estrelas, a Lua, o Sol, o mar e tudo ao

meu redor para absorver as energias

boas que eles transmitem e guardar

isso bem no fundo do meu coração

para, assim, eu poder compartilhar

com todos ao meu redor.

Eu queria poder alcançar as es-

trelas, mas já que isso não é possível,

que eu conquiste então um sorriso no

rosto de cada um. Aliás, sorrisos são

tão valiosos quanto as estrelas que

vemos lá no céu.

Queria também poder ofertar pa-

lavras de conforto aos quais necessi-

tam delas. E ainda espero por um dia

em que todos darão valor à vida que

têm. Se pudesse, estaria presente em

todos os sonhos noturnos dando es-

perança aos que não a têm mais.

Na verdade, prefiro ser louca ao ser

vista olhando a Lua do que uma sim-

ples pessoa que não enxerga além de

seus próprios problemas. Porque eu

sou assim: quero agarrar os problemas

da humanidade e jogá-los para o alto,

para que assim se transformem em

meras constelações caindo do céu.

A SIMPLICIDADE

Por Vanessa Esteveswww.esteveswhere.com

Eu observo as estrelas, a Lua, o Sol, o mar e tudo ao meu redor para absorver as energias boas que eles transmitem

58

Vanessa Esteves tem dezoito anos, mora em Florianópolis, é blogueira desde 2012 e futura jornalista. Apaixonada por livros, escrita, música, sorrisos e azul. Acredita que pode mudar o mundo (ou pelo menos uma parte dele) com suas palavras. Acesse: esteveswhere.com e saiba mais da garota

Page 59: Its 123 Outubro

Por Vanessa Esteveswww.esteveswhere.com

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

EF 0023-15 CAMPANHA DROGAS - ANUNCIO MARIA 20X26,5CM REVISTA ITS.pdf 1 22/09/15 11:50

Page 60: Its 123 Outubro

INFINITY PRÉLIBERE SEU WHATSAPP TODO DIA, TODA HORA, EM QUALQUER LUGAR.

O BENEFÍCIO PROMOCIONAL NÃO INCLUI CHAMADAS REALIZADAS E RECEBIDAS VIA WHATSAPP (VOIP). O USO DO WHATSAPP TEM UM LIMITE DIÁRIO DE 50 MB.

Oferta válida por até 30 dias contados a partir da ativação do pacote Turbo WhatsApp, para clientes dos planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express. O benefício do WhatsApp está limitado a 50 MB por dia, restringe-se ao envio de mensagens pelo WhatsApp (texto, áudio, vídeo e foto) e não inclui chamadas de VoIP realizadas ou recebidas no aplicativo. A utilização da funcionalidade VoIP irá implicar desconto dos dados processados na franquia disponível, caso haja. Após o fim do limite diário de 50 MB, o uso do WhatsApp para envio de mensagens será descontado da franquia de internet contratada. O acesso à internet, exceto o envio de mensagens pelo WhatsApp, é limitado a 50 MB por até 30 dias. Após atingir os 50 MB, o acesso à internet passará a ser descontado da franquia de internet do plano/oferta contratada. A velocidade de conexão de referência para download é de até 1 Mbps na rede 3G e 5 Mbps na rede 4G. Oferta válida até 31/10/2015 com abrangência nacional. Consulte mais informações e o regulamento da oferta em www.tim.com.br.

ATIVE EM UM PONTO DE RECARGA TIM OU ENVIE A PALAVRA ZAPZAP PARA O NÚMERO 5225.

TURBO WHATSAPP

PELOPACOTE

R$12PORDIA0,40R$

DE MENSAGENS

TEXTO, ÁUDIO, VÍDEO E FOTO+ 50 MB DE INTERNET PARA

USAR COMO QUISER.

DIAS30

AF126 An Infinity Turbo SMILE-SETEMBRO 20x26,5cm.indd 1 02/10/15 16:54