itinerário “dare to dream” espaço de encontro e diálogo

28
1 Encontro Internacional de Jovens Maristas Lyon 2016 Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

Upload: ngodiep

Post on 07-Jan-2017

220 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  1

       

Encontro Internacional de Jovens Maristas Lyon 2016

Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

Page 2: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  2

1. CAMINHO QUE FIZEMOS

2. APRESENTAÇÃO

3. ITINERÁRIO “Ouse Sonhar”

4. ESTRUTURA E METODOLOGIA DAS FICHAS

5. FICHA 1

6. FICHA 2

7. FICHA 3

8. FICHA 4

9. FICHA 5

Page 3: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  3

CAMINHO QUE FIZEMOS

A Juventude Marista sempre teve muita vitalidade em todo o mundo. Por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2008 em Sídney, os ramos da Família Marista propuseram um encontro de jovens. Os Irmãos Maristas convocaram um “Festival Internacional Maristas” no Colégio São José, entre os días 10 e 13 de julho, acolhendo os peregrinos Maristas de 38 países. Os jovens mais próximos dos Padres e das irmãs se reuniram para uma convivencia em Hunters Hill. As experiências vividas ai foram tão ricas e interesantes que, para a JMJ de 2011, em Madrid, consolidamos o Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM). Os Irmãos Maristas se reuniram em Buitrago de Lozoya, contando com representantes dos 5 continentes e a presença do Conselho Geral. A resposta foi tão favorável que foram

realizados encontros simultáneos nas cidades de Alicante, Barcelona e Tuy. Para finalizar esta experiencia aconteceu um festival Marista onde foram reunidos os jovens das 4 cidades que depois se juntaram a JMJ. Os Padres, Irmãs e Irmãs Missionárias fizeram uma semana Marista em La Vencilla, perto de León.

Antes da JMJ – 2013 do Rio de Janeiro no Brasil, os 4 ramos da Família realizaram o Encontro Internacional de Jovens Maristas. Um grupo de jovens dos Padres Maristas – SM, das Irmãs Maristas – SM e das Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria – SMSM realizara seu encontró juntos no Colégio São José – Barra (dos Irmãos Maristas). Um grupo de jovens dos Irmãos Maristas realizaram seu encontró no Colégio São José – Tijuca; ai, no último dia, se reuniram os jovens dos 4 ramos da Família Maristas para celebrar o “CHANGE”, um festival marista que teve diálogo abertos com os Superiores Gerais.

Depois destas belas experiências, e por ocasião do Bicentenário da Promessa de Fourvière, os 4 Conselhos Gerais convocaram o Encontro Internacional de Jovens Maristas em Lyon na França entre os días 17 e 23 de julo de 2016, antes da JMJ – Cracóvia. Fourvière é hoje para a Família Marista um símbolo do nascimento de uma experiencia apostólica e religiosa de homens e mulheres que entregaram suas vidas ao serviço do Evangelho, mostrando a riqueza do rosto mariano da Igreja que ao longo da história se concretizou em quatro congregações religiosas e em muitas formas de laicato Marista em todo o mundo, principalmente entre os jovens.

E agora, com nossos pés a caminho, nos propomos a celebrar juntos este Encontro…

Page 4: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  4

APRESENTAÇÃO “Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho”. ( Martin Luther King, 28 Agosto 1963, Washington, D.C. )

Já se aproxima o Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM “Ouse Sonhar”) que acontecerá entre os dias 17 e 23 de julho de 2016 em Lyon na França. Nesta ocasião os 4 ramos da Família Marista (Irmãs Maristas, Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria, Padres Maristas e Irmãos Maristas) esta ocasión las 4 ramas de la Familia Marista (Las Hermanas Maristas, Las Hermanas Misioneras de la Sociedad de María, Los Padres Maristas y Los Hermanos Maristas) decidiram viver juntos esta experiência. Muitos são os motivos que nos levam junto para Lyon: promover a articulação e a integração dos jovens dos 4 ramos da Família Marista; a celebração do bicentenario da Promessa de Fourvière (23 de julho de 2016); o bicentenário de fundação do Instituto dos Irmãos Maristas (02 de janeiro de 2017) e a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia (de 26 a 31 de julho de 2016). A partir de agora a alegría, a fraternidade e os sonhos de muitos jovens esperam encontrar-se de diferentes formas e variados aspectos para compartilhar suas experiências como jovens pertencentes a Família Marista. Este processo abre-nos hoje novos horizontes para o Carisma e a Missão Marista. Ao nos prepararmos para o encontro queremos propor este itinerario “Ouse Sonhar”, que busca, de maneira simples e fraterna, o aprofundamento de alguns temas:

• O ser do joven. • O joven, seu mundo e seu contexto. • A mensagem de Jesus e a igreja que somos chamados a construir. • A Promessa de Fourvière. • A pessoa e a mensagem de João Claudio Colin, Marcelino Champagnat, Joana

Maria Chavoin e Francisca Perroton, nossos fundadores e pioneira.

Page 5: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  5

ITINERÁRIO “Dare to Dream” Este é um camino simples a ser seguido, e procura favorecer o Encontro, a Escuta, o Diálogo e o Compromisso. Para que possas realizá-lo, vamos oferecer 5 eixos temáticos com 8 fichas de trabalho com diversos temas relacionados. Estes eixos temáticos são:

1. A realidade dos jovens. 2. O mundo de hoje. 3. A Igreja. 4. Fourvière. 5. Os fundadores e pioneiras

Cada eixo temático será abordado a partir de uma perspectiva:

• Existência, ou seja, a partir da realidade dos jovens. • Das Bem-aventuranças. (Que é o tema da mensagem do Papa para a JMJ) • Do Bicentenário da Promesa de Fourvière. • Mariana. • Orante.

Por sua vez, cada eixo temático contém um símbolo que procura integrar as perpectivas anteriores. Com a intenção de partilhar os frutos que cada grupo possui, criamos uma página no Facebook que nos permitirá establecer vínculos entre os jovens Maristas de diferentes partes do mundo que se preparam para o EIJM. Tudo isso a fim de que possamos sonhar com uma nova realidade, uma nova maneira de nos encontrar-nos e ver o mundo, com uma nova maneira de viver o Evangelho como nossos fundadores e pioneiras fizeram em sua época; em outras palavras, que juntos possamos: “Ousar Sonhar”.  

©  

   

XZVXV  

MÃOS

PÉS

A realidade dos jovens

OLHOS

FOGO

TENDA

ENCONTRO ESCUTA

DIÁLOGO COMPROMISSO

Com os Fundadores

A Igreja

Fourvière O mundo de hoje

 

Page 6: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  6

ESTRUTURA Y METODOLOGIA

Cada ficha está estruturada da seguinte maneira:

TÍTULO Tema Sinal

TEMPO LOCALIZAÇÃO DO TEMA Oferece pistas para o animador que permite localizar e contextualizar o tema de maneira global.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS O que queremos alcançar com esta ficha? O que queremos deixar ou provocar nos jovens? MOTIVAÇÃO É o momento de Conectar com a Vida, despertar os sentidos, tomar consciência do que vemos, ouvimos, tocamos, sentimos, etc. ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO O Encontro: é um elemento fundamental de aprendizagem no crescimento da experiência e da vida de um grupo. Aqueles que irão ao encontró devem ter uma atitude de abertura, disponibilidade, libre de preconceitos e deixar-se ser surpreendido pelo que acontece; o encontro tocará profundamente o ser humano e o convidará para uma viagem interior. A escuta e diálogo são elementos essenciais do encontro. INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Esta ajudando a perceber quem sou e onde estou. A força está nos vínculos que se estabelecem através das relações dinâmicas do ser humano: Com os outros, com a natureza, com o contexto, com o criador e consigo mesmo. EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Ressoar a vida: “ O que vimos e ouvimos, isso vos proclamamos, para que também tenhais comunhão conosco” (1Jo 1,3). É o momento de compartilhar o que vimos e ouvimos, é a etapa de viver como seres ressonantes, que são capazes de transmitir com profundidade o que viveram. MATERIAIS- RECURSOS Materiais que você terá como ferramentas no processo.

Page 7: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  7

FICHA 1: UM OLHAR A PARTIR DA NOSSA REALIDADE TÍTULO Tema Sinal Um olhar a partir da nossa realidade Os jovens e sua realidade Mãos

TEMPO 2 Horas

LOCALIZAÇÃO DO TEMA O grande desejo dos nossos fundadores, foi o de viver o evangelho entre as crianças, os jovens e as pessoas desfavorecidas. "Hoje muitas vezes é dito que não vivemos apenas em uma época de mudanças, mas estamos a testemunhar uma profunda mudança de época. É uma transformação nos modos de ver, sentir, conhecer, relacionar, amar, e isso é visto ainda mais nos jovens “evangelizadores entre os jovens, No. 4.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Reconhecer os fatores singificativos que influenciam na realidade da juventude a partir

dos contextos sociais, políticos e econômicos que os rodeiam. • Tomar conciência de onde estão e quem são os jovens. • Pensar num compromisso de vida que ajude na transformação positiva acerca do social e

familiar. MOTIVAÇÃO Hoje, encontramos uma juventude disposta a participar na transformação da realidade. "São jovens que procuram uma sociedade sustentável baseada no respeito pela natureza, pelos direitos humanos universais, na eficiência da justiça econômica e numa cultura da paz a partir de uma perspectiva ecológica global. Muitos deles, tentam promover uma mudança através de seu compromisso em organizações não-governamentais ou políticas, preocupados também com que os temas pertinentes à juventude sejam discutidos ". Evangelizadores entre os jovens, No. 11 Propomos para este momento ver algum vídeo da realidade social de seu país, cidade ou escola. Que não seja um vídeo muito longo e que sirva de sensibilização para o próximo trabalho. ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Como primeiro passo, pequenos grupos serão formados, não mais do que quatro pessoas. Estes grupos irão identificar os fatores positivos e negativos que influenciam a vida dos jovens, iluminados pelas seguintes questões: • Como a atual situação social, política, econômica e familiar, afeta a vida dos jovens no

meu país, cidade ou escola? • Quais seriam aquelas grandes oportunidades que a sociedade nega aos jovens? • Que rostos de jovens concretos encontramos na nossa sociedade hoje? • O que te enche de esperança no meio desta situação às vezes um pouco adversa? • Que ações concretas de liderança jovem você conhece que ajudam na transformação

positiva do mundo ou ao seu redor social? • Quais instituições geram maior confiança ou desconfiança entre os jovens de hoje? Após de identificá-los, serão feitos grafites criativos da reflexão feita. Esses grafites serão expostos num grande muro de previamente preparado. Como próximo passo, cada jovem elaborará em papel, uma silhueta de suas próprias mãos. Na

Page 8: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  8

elaboração, cada participante irá colocar nas mesmas seu selo pessoal. Lembre-se que cada um de nós é diferente, mas, ao mesmo tempo podemos ser complementares na construção de um mundo melhor, no sonho de realizar uma "Civilização do amor". INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Para este momento de Internalização, leremos em um ambiente de silêncio e recolhimento o texto do Evangelho de João 2: 1-12 (As Bodas de Caná). Depois da leitura veremos um vídeo de boas ações. Levantamos algumas delas: https://www.youtube.com/watch?v=OodeazD1yKw ou https://www.youtube.com/watch?v=j3ugK6Oxf0k Depois da leitura e dos vídeos assistidos, convidaremos os jovens a refletir em silêncio, sobre o seguinte: A partir do visto e da perspectiva Mariana, onde está faltando vida, amor, solidariedade e onde escutamos Jesus nos convidando a ajudar. Em seguida, depois de um curto tempo de silêncio e de internalização; cada jovem colocará as mãos elaboradas num papel anteriormente no muro que contém os grafites, dizendo em voz alta seu compromisso na transformação positiva de sua realidade. de un corto espacio de silencio y de interiorización; cada joven, colocará las manos elaboradas anteriormente en papel en el muro que contiene los grafitis, proclamando en voz alta su compromiso en la transformación positiva de su realidad. É importante que o jovem tenha consciência de "Onde estão suas mãos" ou "Onde você gostaria que suas mãos colaborassem" na construção de um mundo melhor. EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Compartilharão na página do Facebook do EIJM as imagens de suas mãos e o compromisso que eles desejam fazer, compartilhem através deste meio onde eles querem que estejam que suas mãos. Podem também publicar fotos ou vídeos da construção do muro, como a atividade foi realizada. MATERIAIS- RECURSOS • Texto João. 2, 1-12https://www.youtube.com/watch?v=OodeazD1yKw • https://www.youtube.com/watch?v=j3ugK6Oxf0k • Papel Kraft o Bond para a construção do muro. • Papel Sulfite para a elaboração das mãos. • Pinturas, pincéis, lápis de cor, marcadores, canetinhas. • Fita, Cola.

Page 9: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  9

FICHA 2: VÍNCULOS COM OS QUE SOFREM... TÍTULO Tema Sinal Vínculos com os que sofrem... No Mundo de hoje Os pés

TEMPO 2 Horas

LOCALIZAÇÃO DO TEMA Oferece pistas para o animador que permite localizar e contextualizar o tema de maneira global.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Ajudar os jovens a estar consciente de seu contexto socal • Ajudar os jovens a reconhecer que o camino de serviço, começa pelo reconhecimento de

nosso mundo interior, desde uma perspectiva evangélica. • Com uma dinámica de movimentos del mundo interno, aprender a vincular-los com os

gritos ou as dores do mundo. • Identificar Maria como modelo de atenção generosa aos mais necessitados. MOTIVAÇÃO Durante esta catequese faremos uma viagem pelo mundo de hoje. O veículo seram nossos pés. O itinerário que nos conduzirá para um compromisso solidário supõe uma serie de “movimentos” internos e externos que partem desde nossa vida pessoal e dos demais. Comecemos conectándo-nos com nossa realidade profunda, nosso mundo interno e externo. Aonde te levem tem pés: indignação e raiva, que no mundo dói em você? a. Dentro: Meus pés ao meu “redor” concreto e em meu entorno espiritual. Para onde vou?

b. Abaixo: Com e para os pequenos. Vejo aos pequenos deste mundo. Minha vita está com

eles e para eles? c. No centro: Quem está, quem debe estar? Busco no mais profundo de meu ser? ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Como ponto de partida, lerão os textos de Isaías e de Lucas, adotando uma atitude de escuta e depois de posterior diálogo. A ordem e a dinâmica será a seguinte:

1. Para iniciar aprofundar o tema: Ler o texto bíblico de Isaias 52,27 (pode-se ler duas vezes, a primeira vez uma só pessoa e a segunda, todos juntos)

Quão formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz boas novas, que anuncia a salvação, que disse a Sião: « teu Deus já reina!» 2. Meus vínculos com o contexto marista: ler o texto da visitação Lc 1,39-45… Com prontidão, fazemos uma viagem com Maria sobre os montes do mundo, como mensageiros de hoje, como missionarios para trazer boas novas, para anunciar paz e salvação aos pequenos e aos pobres.

Ao terminar as duas leituras, formem-se pequenos grupos de reflexão e convida ao diálogo sobre: Que mensagem deixa para minha vida estes textos lidos? Desde minha experiência como jovem marista, como tenho assumido ou como posso chegar a assumir em minha vida atitudes de Maria que me levam a ser um bom missionário da Boa Nova?

Page 10: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  10

INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Com os mesmos grupos já formados na reflexão anterior, entraremos num proceso de ir mais a fundo no tema proposto. É bom lembrar que nos encontramos imersos na celebração do Bicentenário da Promessa de Fourvière e da importancia de “Dare to Dream”. A dinámica de trabalho a seguir seria a seguinte: 1. Para abordar o tema: Ler estas frases da exortação Apostólica Evangelii Gaudium (52-53).

“No puede ser que não seja noticia que morre de frio um idoso da rua e que se o seja uma queda de dois pontos na Bolsa de Valores” (…) “Temos dado inicio à cultura do <<descartável>> que alem do mais, se promove. Já não se trata simplesmente de um fenômeno da exploração e da opressão, senão, de algo novo: com a exclusão fica afetada em mesma raiz o pertencer à sociedade na qual vive, pois, já não está nela embaixo , ou na periferia, ou sem poder, senão que está fora”

2. Para dialogar sobre o tema: Para onde sentimos que nos impulsiona esta mensagem? Adentro? Para cima? Para baixo, para o centro? (estes pontos foram tratados na motivação inicial)

3. Para profundizar el tema: Nossa reslidade nos exige um estilo de vida solidario,

responsavel e comprometido. Desde noss realidade e contexto de jovens Maristas, como é este estilo? (convidar a dar exemplo deles mesmos)

Recordemos que dentro de nossas características de uma pessoa solidária, podemos encontrar as seguintes:

• Esforcem para vencer as diferenças iniquas e promove a justa distribuição dos bens, com criatividade e ingenuidade.

• Faz um bom uso das coisas que tem, por respeito para com os que não tem o indispensável. Ajuda as pessoas a “estar em pé”, a levantar-se e se converter em agentes de seu proprio desenvolvimento.

• Recusa a superficialidade e a frivolidade e não teme o contato com o sofrimento, próprio ou alheio.

4. Perguntas para aprofundar: que aspecto da mina vida necesita crescer em relação à solidariedade?

EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Como próximo passo e depois de ter feito o camino de reflexão anterior, convida aos integrantes do grupo a detectar o problema ou os problemas mais importantes em sua realidade e depois faça uma campanha para conscientizar, denunciar ou responder de maneira prática a esta ou a estas situações. Este trabalho será compartilhado no Facebook do EIJM 2016. ¿Onde estão os pés dos jovens? Esta resposta pode ser encontrada aproximando-se ou visitando as páginas webs dos centros missionário diocesanos ou paroquiais, dos grupos missionários e de voluntáios. Lá verás quantos jovens estão seguindo a Jesus e se encontram levando o Evangelho da alegria e da paz no mundo. Quer ser u deles? MATERIAIS- RECURSOS • Preparar em méia página o texto de Evangelii Gaudium (52-53) e os textos bíblicos (Isaías

52, 7) • Texto de reflexão

"CRISTO não tem corpo que o TEU;

não tem MÃOS nem Pés na terra, excepto os TEUS.

Teus são os OLHOS pelos quais

Page 11: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  11

Ele olha a ese mundo com COMPAIXÃO. TUAS são as mãos

com as quais Ele abençoa a todo o mundo."

- Santa Teresa de Avila • Materiais que poderás dispor como ferramentas no proceso • https://www.youtube.com/watch?v=HQpUKxu8m14 (We are the world – English) • https://www.youtube.com/watch?v=DK0o8AkR3dc (Somos el mundo – Español)

Page 12: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  12

FICHA 3: IGREJA, UMA CASA PARA TODOS!!! TÍTULO Tema Sinal Igreja, uma casa para todos!!! A Igreja Tenda

TEMPO 2 Horas

LOCALIZAÇÃO DO TEMA Estamos celebrando uma espiritualidade que se vive no interior da Igreja. Cada uma de nossas familias religiosas não é un grupo separado ou diferente da Igreja que viveram e construíram os primeros discípulos. Muitos dos jovens irão à JMJ com o Papa na Polonia e lá seguirão fortalecendo sua missão dentro da Igreja. Lembremos algumas palavras do Papa Francisco: “A alegría do Evangelho que enche a vida da comunidade dos discípulos é uma alegría missionária… Essa alegría é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está dando fruto” (EG 219) Ou numa de suas entrevistas: "Vejo com claridade que o que a Igreja necesita com maior urgencia hoje é uma capacidade de curar feridas e aquecer os corações dos fiéis, cercanía e proximidade. Vejo à Igreja como um hospital de campanha diante de uma batalha. Que inútil é perguntar-lhe a um ferido se tem colesterol alto ou o açucar! Há que curar-lhes suas feridas”.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Faça um processo permanente de confronto entre as imagens da Igreja que os jovem tem

hoje, a Igreja que propõe o mundo e a Igreja dos Atos dos Apóstolos. • Que os jovens se sentem parte de uma Igreja viva. • Que se sintam como disse o Papa Francisco, os pulmões da Igreja. Que como jovens se

sentem responsáveis pela vida da Igreja. • Descobrir a riqueza de ser e de trabalhar numa Igreja mariana. MOTIVAÇÃO Motiva que os participantes numa folha de papel, escrevam, traduzam ou desenhem (como eles desejam), a imagen de Igreja que pessoalmente têm. Estas imagens serão colocadas em um mural mas não fará alguma explicação a respeito. Posteriormente se observará e escutará o video “Tambem somos igreja” do grupo Kairoi. Entregará a cada participante do encontro numa pequena folha a letra da música. Depois podem-se eco do desenho feito e do que escutou. É importante nao entrar em discussão alguma; convida o grupo a adotar uma atitude de escuta. ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Para este momento reunem-se em 4 grupos aos que se entregarão uma cartolina ou um tubo grande de Bond com uma imagen de uma tenda no centro. Cada grupo trabalharia uma destas imagens da Igreja: • A imagem da Igreja que propõem os meios de comunicação • Uma imagem de Igreja que tem os jovens de hoje • A imagem de Igreja segundo o texto dos Atos dos Apóstolos (At 2, 41-47) • A imagem de Igreja que anima ou apresenta o Papa Francisco. Para este grupo é

importante previamente extrair algumas frases dos seguintes números da EG (20-24 e 46-49)

A cada grupo propõe-se as seguintes perguntas, como base da reflexão: • Quem está dentro da tenda?

Page 13: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  13

• Quem está fora da tenda? • Quem está em cima da tenda, no centro, embaixo o una periferia da tenda? • Quais são os principais valores que se vivem no interios da tenda? Convida todos a partilharem depois em plenário o trabalho de grupo e os demais expresarem com liberdade diante do que escutou. INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Como próximo momento e num clima de oração se apresenta ao grupo o POwer Point de uma Igreja Mariana, de Francoise Marc. Neste mesmo ambiente convida o grupo a se conscientizar de que esta é a imagem de Igreja que nossos fundadores se atreveram a sonhar e que muitos maristas (homens e mulheres – Padres, Hermanas e Hermanos, Laicos, jovens) do mundo ao longo da história, entregaram sua vida por ele; uma Igreja com “rosto Mariano” y en un clima de oración, se presenta al grupo el PP de una Iglesia Mariana, de Francoise Marc. En este mismo ambiente se invita al grupo a tomar conciencia de que esta es la Imagen de Iglesia que nuestros fundadores se atrevieron a soñar y que muchos Maristas (Hombres y mujeres – Padres, Hermanas, Hermanos, Laicos, jóvenes) del mundo a lo largo de la historia, han entregado su vida por ello; una Iglesia con “Rostro Mariano”. EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Ao longo do encontró recomenda-se estar tirando fotografías o fazer pequenos videos das apresentações dos grupos. Estas fotografías e videos serão compartilhadas na página do Facebook do EIJM. MATERIAIS- RECURSOS • Power Point de Pentecostes. • EG do Papa Francisco. • “Uma Igreja Mariana” Francoise Marc, texto y PP. • Folhas de papel bond brancas. • Pliegos de cartolina com um desenho de uma tenda no encontró. • Video de a canção “Também somos Igreja” de Kairoi:

https://www.youtube.com/watch?v=X4wW_y5iZ0I • Texto de música “Tambiém somos Igreja” em diferentes idiomas. • Texto de At 2,41-47.

Page 14: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  14

FICHA 4: A PROMESA QUE NOS DEU VIDA  

TÍTULO Tema Sinal La Promesa que nos dio vida Fourvière Fogo

TEMPO 2 Horas

LOCALIZAÇÃO DO TEMA O evento que nos reunirá em Lyon em julho de 2016 é a celebração dos 200 anos do que chamamos de "A Promessa de Fourvière". A 23 de julho de 1816, doze aspirantes à Sociedade de Maria, incluindo cinco deles recém ordenados Padres, Jean-Claude Courveille, Jean-Claude Colin, Marcelino Champagnat, Estevão Déclas e Estevam Terraillon subiram ao santuário mariano, que acompanham o primeiro em sua primeira missa e todos fazem uma declaração de compromisso, uma promessa de fundar a Sociedade de Maria. Nos reuniremos não somente para recordar o fato de que, por meio desse ato, nascemos como Família Marista, mas também para caminhar com eles, nos aproximar do fogo que os levou a fazer tal compromisso e descobrir nossas próprias motivações de vida, compromisso, entrega a uma causa... PARA ousar sonhar! A promessa de Fourvière não só está no passado, também está diante de nós como proposta de desafio, de ideal e de caminho. " Se começa a viver quando se têm uma razão pela qual se está disposto a dar a vida" É comum as pessoas expressarem as suas razões de viver, com promessas. Assim acontece com o amor, com grandes projetos, e com fé. As promessas se tornam alianças, e acompanham o nosso caminho até o fim ... dão sentido, temperam a vida e trazem fogo ao coração. Santo Inácio de Loyola em seus Exercícios Espirituais fala do "Lema" e nos ajuda a cumprir nossa missão na vida. É uma forte sugestão que o Espírito nos faz e nós procuramos responder com paixão e fidelidade. Fogo, paixão e promessa são palavras que estão relacionadas com o sentido da vida.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Apresentar aos jovens um marco histórico e espiritual do nosso Encontro acerca da

celebração do Bicentenário Marista. • Levar os jovens a descobrir que o caminho para a realização dos sonhos é um

compromisso concreto na história. • Propôr aos jovens o sonho de nossos Fundadores como um sonho atual também para

eles. MOTIVAÇÃO Iniciamos o momento de encontro contemplando um vídeo fundamental da promessa e compromisso (por exemplo https://www.youtube.com/watch?v=K4EwnWhzgbc) Encontrar um vídeo que mostra a importância do compromisso de acordo com o contexto e linguagem

Page 15: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  15

dos jovens,. Os Jovens do grupo em geral são incentivados a perguntar: Em que áreas os jovens de hoje se comprometem? Que causas lhes interesam? Você tem algum ritual de iniciação ou de compromisso? Criar alguma ligação formal com o grupo ou causa que seguem? Em um segundo momento, e pessoalmente, convida os jovens a refletir sobre: Até este momento da sua vida, o que é mais te apaixonou, quais foram suas motivações? O que aconteceu com essas paixões, ainda estão vivas? Qual é sua motivação hoje? Há uma promessa movimenta ou oriente a sua vida? ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Vamos viver esse momento da seguinte maneira: • Contextualizar o documento da promessa de Fourvière. Lembre-se foi elaborado há 200

anos. • Retomar alguns contextos históricos da França da Revolução Post. (Sugerimos algum

pequeno vídeo ou imagens) • Apresentar o PP dos sacerdotes e seminaristas que fizeram a promessa. Realizar a ativdade que chamamos de "Eu prometo" • Convidar a formar pequenos grupos e ler a promessa dos primeiros Maristas em

Fourvière, procurando responder as perguntas: Quem eram, qual era seu contexto, o que prometeram?

• Ler alguns parágrafos da mensagem do Papa para a Jornada Mundial da Juventude: Felizes os puros de coração".

• Tempo para compartilhar e ressoar as leituras. O que mais chama atenção? Que palavras ou frases que eu sinto que meu coração se incendeia.

• Desenvolver uma "atualização" da promessa de Fourvière. Um texto no qual, em pequeno grupo (real ou hipotético), comprometem-se a algo (social, político, religioso, Marista).

INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Escutar com atenção orante as bem-aventuranças, tanto a cada palavra de Jesus como a ressonância do nosso coração. Você pode sentir se há um fogo que se acende nele? Depois de um momento de silêncio escutar Lc 12, 40-53 “Eu vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso! " Como seguinte passo, realizamos a dinâmica do Fogo: • Uma pequena fogueira seria uma opção • A outra opção seria uma vela grande no centro da sala onde estiver reunido. Cada integrante acenderá a própria vela ddo fogo maior, também podem compartilhar entre si se reunindo em diferentes grupos (um de três, outro pode ser de quatro e outro de cinco ou seis), ou seja, deixar os jovens livres para se reunirem com quem quiserem ou que esteja mais perto deles, tentando viver a experiência do que acontece quando os fogos estão perto ou longe. Para terminar, refletiremos sobre: • O que você sente e pensa sobre esta dinâmica? • Você encontra alguma ligação entre as Bem aventuranças e a Promoessa de Fourvière? • O que falaria hoje para Jesus? Teu coração arde? Com o que? EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Concluímos este momento de encontro fazendo uma peregrinação a Maria. Com as velas acesas ler as nossas promessas atualizados ou compromissos assumidos anteriormente apresentar a Maria, como fizeram nossos fundadores há 200 anos.

Page 16: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  16

Para a experiência de integração sugerimos várias alternativas, de acordo com a possibilidade de cada grupo. 1. Que este guia do itinerário seja feito ou produzido em algum santuário mariano na cidade. 2. O registro pode ser feito na capela principal da escola, centro de juventude ou paróquia. Serão feitos Fotografias ou vídeos para serem publicados na página do Facebook do EIJM e também podem-se compartilhar algumas das promessas daqueles que desejam que seja publicado. MATERIAIS- RECURSOS • Mensaje do Papa para a XX Jornada Mundial da Juventude, 2015:

http://w2.vatican.va/content/francesco/es/messages/youth/documents/papa-francesco_20150131_messaggio-giovani_2015.html

• Vídeo dos jovens Ayotzinapa, México. https://www.youtube.com/watch?v=K4EwnWhzgbc • Velas, papel, imagem de María.

Page 17: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  17

FICHA 5.1: UM MESTRE ESPIRITUAL DA MISERICÓRDIA  TÍTULO Tema Sinal Um mestre espiritual da misericórdia Fundadores Olhos

TEMPO 2 Horas

APRESENTAÇÃO DO TEMA Em nossa preparação para o EIJM Lyon 2016 nos encontramos com pessoas concretas. Toda espiritualidade é incorporada em pessoas concretas. Deus escolheu e chamou pessoas concretas para viver o evangelho de uma maneira particular. Nós não podemos compreender plenamente a espiritualidade marista sem conhecer as pessoas que começaram esta aventura espiritual, sem saber seu contexto social e religioso. Portanto, no nosso caminho de preparação paramos para aprender mais sobre nossos fundadores. Este guia é a vez do padre João-Claudio Colin, fundador do ramo dos padres e parte fundamental do projeto Marista como um todo, sendo o líder do grupo e primeiro superior geral. Ele como os outros fundadores, os reconhecemos como mestres espirituais.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Oferecer aos jovens um conhecimento sobre João Claudio Colín, fundador do ramo dos

Padres Maristas e cofundador das Irmãs. • Conhecer um pouco de sua vida e seu contexto histórico. • Reconher que nele podem encontrar um mestre espiritual. • Conhecer os traços fundamentais da sua espiritualidade. • Considerar a possibilidade dos jovens abraçarem mais profundamente a espiritualidade

Marista em sua vida diária. MOTIVAÇÃO Ao iniciar este encontro ver os primeiros cinco minutos do video “También vosotros daréis testimonio” https://www.youtube.com/watch?v=Hzbq0tI7PqQ (Sugerimos que convidem aos participantes asistí-lo até o final) Mais tarde, em plenário fazemos a pergunta: Por que falar sobre Deus? "No mundo existe uma sede de Deus, há um profundo desejo de redescobrir o sentido da vida e, consequentemente, há uma necessidade de um testemunho credível da verdade e dos valores do Evangelho" Papa Francisco. Nessa sede, procuramos guias, mestres que nos acompanhem. Nunca houve como agora livros e muitas opções que são oferecidas como mestres espirituais. Muitos são de verdade. Temos grandes mestres como João da Cruz e Teresa de Ávila, por exemplo. Há, naturalmente, muito bom além da Igreja Católica. Mas há muitos mestres falsos, onde muitas pessoas estão presas, ou onde pelo menos esse impulso precioso para procurar Deus é desperdiçado.

Page 18: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  18

Hoje lhes convidamos a olhar para João Claudio Colin como testemunho de um caminho privilegiado para encontrar Deus, o de Maria. Vamos começar por dizer que João Claudio salienta que a espiritualidade é uma questão que envolve a vida e não apenas a vida de oração, mas envolve a vida, o seu significado e a própria felicidade. Vamos ouvi-lo! ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Comecemos com um foro aberto sobre o que entendemos por espiritualidade. O que é espiritualidade? Quem é uma pessoa espiritual? Conhece alguma? Cite-a e diga porque a considera assim. Conhece alguma pessoa que não somente seja espiritual, mas que a considera um mestre espirtitual? O que significa ser Mestre Espiritual? Segundo o Padre Colin, as duas bases da espiritualidade são: Conhecer e gostar de Deus, aprender a ver tudo a partir e com Deus. Como seguinte passo, vamos dividir o grupo em dois. Cada grupo trabalhará uma das bases citadas anteriormente. PRIMEIRA BASE: “GOSTAR DE DEUS” Os místicos usam diferentes palavras para tentar expressar seus encontros com Deus. “ Encontrei Deus”, “Toquei em Deus”, “ Deus me surpreendeu”, “ Deus me abraçou”, etc. João Claudio Fala do seu encontro com uma frase muito original...”Gostar de Deus” e pede aos maristas que gostem. Esta rica metáfora acompanhou o caminho espiritual de muitos homens e mulheres. Que realidade o termo “gostar” te refere? Do que você gostou? Você acredita que ele se refere a que quando fala em “Gostar de Deus”? “Você tem “gostado” de Deus? Gostaria de “Gostar” dele? Ler o texto: Uma experiência mais que um método de François Drouilly em 15 dias de oração com o Pe. Colin SEGUNDA BASE: “VER TUDO EM DEUS, PARA DEUS E COM DEUS” O Pe. Colin usa esta base como método de discernimento, ou seja, antes de tomar decisões importantes. Os cristãos não consultam suas grandes decisões com o travesseiro, mas com Deus. “ver tudo a partir de Deus”, significa nos despojar dos nossos interesses e até dos resultados do que estamos decidindo. Com liberdade e confiança na sua misericórdia devemos buscar o que Deus quer de nós nessa ou naquela circunstância. Quando você toma decisões importantes a quem você pede conselho? Para Deus? Como faz? Como você poderia ver tudo a partir, para e com Deus? Em seguida, o grupo prepara uma apresentação das conclusões mais significativas de cada uma das bases (5 minutos no máximo). INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Pensemos no que acabamos de escutar e com a ajuda de Maria, num momento de oração vejamos como ela mesma foi exemplo para o Pe. Colin. Com música de fundo e com uma imagen de Maria, cada participante sentado ao redor dela e com uma vela faz esta meditação meditação, guiada pelos animadores. COMO MARÍA! Como Maristas não só carregamos o nome de Maria, mas somos chamados a ser sua presença na Igreja e no mundo de hoje. E somos quando vamos colocamos nossa vida em conformidade com ela. Maria... Ajuda-nos a ser como tu, pequenos, mas eficientes instrumentos da misericórdia de Deus. Por um tempo, nos despojemos das “doutrinas” sobre Maria e até das imagens que temos dela e pensemos em sua vida simples em Nazaré, em sua maneira de agir ali e depois na Galiléia como discípula do seu Filho.

Page 19: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  19

Pensemos na escritura, que embora fale tão pouco dela, diz tanto. Pensemos na Anunciação, na Apresentação de Jesus, Caná e em Gólgota. (Os animadores fazem uma breve descrição de palavras no Evangelho que nos ajudem, uma ou duas frases destas passagens). Convidamos para que em espírito de oração, os participantes falem alguma atitude que veem nela nestas passagens. Ela sem dúvida é a primeira a gostar de Deus, em ver tudo a partir Dele, para Ele e com Ele. EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Em uma cartolina será colocado em letras grandes, COMO MARIA ... e todos vão colocando uma frase ou atitude de Maria que vivemos diariamente. COMO MARIA cuidamos da vida, defendemos a vida dos outros, buscamos a Deus, pensamos Nele e a Ele nos consagramos... etc .... Partilhar uma imagem do trabalho terminado na página do Facebook da EIJM MATERIAIS- RECURSOS Vídeo “También vosotros daréis testimonio” https://www.youtube.com/watch?v=Hzbq0tI7PqQ ou outro apropriado de acordo com a língua, cultura e circunstâncias. Textos marianos do Novo Testamento Imagem de Maria Velas Grande folha de papel sulfite com a manchete COMO MARIA ...Textos François Drouilly

Page 20: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  20

FICHA 5.2: JEANNE MARIE CHAVOIN  TÍTULO Tema Sinal Jeanne Marie Chavoin Fundadores Olhos

TEMPO 2 Horas

LOCALIZAÇÃO DO TEMA Enfrentamos muitos desafios em nossas vidas: a pobreza, os problemas, humilhação, luta pela justiça, perseguições, dificuldades em nossa conversão diária, o esforço para nos manter fiéis a nossa vocação à santidade, entre muitos outros. Mas se abrirmos as portas de nossas vidas para Jesus e permitir que ele faça parte dela, se compartilhamos nossas alegrias e sofrimentos, então, experimentaremos a paz e a alegria que só Deus em seu infinito amor pode dar. Isto também aconteceu nos dias em que nossos fundadores começaram a Sociedade de Maria na época da Pós Revolução Francesa.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Tornar Joana Maria Chavoin, fundadora das Irmãs Maristas, conhecida entre os jovens. • Que os jovens conheçam um pouco de sua vida e seu contexto histórico. • Que os jovens conheçam os traços essenciais de sua espiritualidade a partir da

contemplação de Maria junto a cruz. • Que os jovens busquem abraçar mais profundamente a espiritualidade Marista em sua

vida diária MOTIVAÇÃO Propomos ver algum video ou Power Point sobre os problemas contemporâneos do país, ou da cidade. Como ponto inicial, convidando o grupo de jovens de nomear uma pessoa que está envolvida em uma nova iniciativa para enfrentar os desafios do mundo de hoje. Propõe-se que os jovens respondam às seguintes perguntas: • Quais são os desafios em torno de você que você gostaria de resolver? • Você gostaria de fazer isso sozinho ou em grupo? ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Para este momento empregaremos dois Power Point. Nós começaremos com a apresentação de Power Point: "Origens e Carisma". Vamos ver como uma mulher daquela época enfrentou com coragem os desafios que se apresentaram no seu contexto. O nome dela era Jeanne Marie Chavoin uma mulher francesa que tinha um grande desejo de ser uma presença de Maria no contexto. O poder de uma pessoa empenhada pode influenciar ao longo do tempo muitas pessoas, de modo que hoje as Irmãs Maristas estão em 14 países. Agora temos que ver o Power Point "Jeanne Marie Chavoin" Posteriormente, faz-se a reflexão com os jovens a partir das seguintes questões: • O que chama a atenção na sua resposta ao seu chamado? • Qual foi a força que a inspirou a ser uma fundadora? • Se você tivesse um apelo semelhante, o que deixaria? Que obstáculos enfrentarías?

Page 21: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  21

INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Contemplamos María ao pé da cruz, Jo 19, 25-27. Convidamos os jovens para fazer uma leitura pessoal, orante do texto; contemplando María que olha o seu filho agonizando na cruz e aceita ser mãe do discípulo amado, Mãe da Igreja. Durante o tempo de meditação e contemplação, os jovens responderão as seguintes questões: • O que vocês acham que Maria sentiu quando seus olhos encontraram com os de Jesus na cruz? • Pergunte-se: O que você estaria disposto a sofrer para ver seus sonhos realizados? Terminaremos com um canto Mariano: "A Boa Mãe" de Kairoi, ou algum outro canto Mariano que seja significativo. EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Propõe-se que os jovens visitem um asilo, orfanato ou hospital e que, durante este tempo, eles podem compartilhar com essas pessoas que têm dificuldade ou solidão. É importante ter em mente durante a visita dois aspectos: Mariaao pé da cruz e vida de Jeanne Marie Chavoin. Algum depoimento ou imagens desta atividade serão compartilhadas na página do Facebook do EIJM. MATERIAIS- RECURSOS • PPt “Orígens e Carisma” • PPt “Jeanne Marie Chavoin” • O texto do evangelho de Jo 19, 25-27. • Familia Marista presença e missão no mundo, página 49 -53. • Canto: “Boa Mãe” Kairoi.

Page 22: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  22

FICHA 5.3: AS PIONEIRAS SMSM “PROFETAS DE ONTEM E DE HOJE”  TÍTULO Tema Sinal As Pioneiras SMSM “Profetas de ontem e de hoje”

Fundadores Olhos

TEMPO 2 Horas

APRESENTAÇÃO DO TEMA Os fundadores da Sociedade de Maria Profetas de ontem e para hoje: Jean Claude Colin, Marcelino Champagnat, Jeanne Marie Chavoin e as Pioneiras das Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria foram pessoas capazes de olhar com os olhos de Deus a realidade de seu tempo, descubriram as grandes necesidades, especialmente nos pobres, marginalizados e responderam ativamente. Seu exemplo transcende até nossos dias através do carisma de suas congregações.

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Tornar conhecida aos jovens, as Pioneiras das Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria. • Que os jovens conheçam um pouco de sua vida e seu contexto histórico. • Que os jovens conheçam os riscos essenciais de sua espiritualidade. • Que os jovens considerem abraçar mais profundamente a espiritualidade Marista em sua

vida. MOTIVAÇÃO Comecemos reconhecendo todo o que os olhos nos permitem ver, ler, conhecer e apreciar. Deixemo-nos asombrar por todo o que eles fazem por nós e expressemos nossa gratidão. Em Jesus descobrimos que a missão de um profeta é ler os sinais dos tempos na realidade que o circunda. A chave desta leitura é a misericordia. Jesus com sua “Palavra” anuncia a esperança e denuncia a injustiça. Com “seus gestos” da testemunho de uma vida centrada no Reino e na comunhão com Deus Pai. Jesus recorre povos e aldeias, encontra as pessoas, “vê” sua situação concreta, se fixa em todo aquele que os olhos de Deus tem valor, ou seja, o pequeño, o simples, o humilde. Por isso se acerca aos excluídos e marginalizados de seu tempo: crianças, mulheres, enfermos, pobres, pecadores… Mas ainda, permitiu que estes o tocaram e o seguiram. O estilo de vida que promoveram os fundadores, se inspirava no seguimento de Cristo, no exemplo de Maria, Mãe de Misericórdia e no grande amor pelos preferidos do Reino: os pobres e excluídos. Foram misericordiosos; “sensíveis às necesidades de sua época e a experiencia do amor de Deus”. Profetas solidários e líderes audazes, que amaram e serviram à Igreja e amizade com Jesus, com humildade e muitas vezes, na solidão que sua missão impõe.

Page 23: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  23

ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Iniciamos o momento escutando a música: “O entregaram tudo” do grupo Kairoi. (Para as outras línguas sugerimos buscar algum tema musical que faz referência à entrega ou doação incondicional de vida”; posteriormente escutamos o seguinte relato de maneira contemplativa: “Uma grande mulher” Os Padres e os Irmãos Maristos haviam chegado a oceania no ano de 1837. 5 anos mais tarde, em 1842, duas mulheres da Ilha de Wallis escreveram uma carta aberta para as mulheres de Lyon. No parágrafo central desta carta dizia: “Temos recebido muitas provas de sua caridade, mas nos atrevemos a fazer-lhes outro pedido: Se nos amam, envíe-nos algumas mulheres devotas para ensinar as mulheres de Uvea”. A carta foi publicada no Jornal “Anais da Propagação da Fé”, em setembro de 1843. Entre aquelas que a leu, foi Francoise Perroton. É com suas Pioneiras que as Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria, continuam a desencolver o espírito da sociedade, um espírito de vida, compaixão e paixão pelo reino, deixaram seus países, suas famílias e conheceu outras culturas, outras realidades, e elas estão semeando a Palavra de Deus à maneira de Maria. Vocês, jovens, são chamados a ser profetas neste mundo e, para este tempo, cabe a você descobrir esta terra fértil, onde a semente pode germinar. Como próximo passo, divide-se em pequenos grupos de no máximo 5 pessoas para refletir sobre: • Qual é a mensagem central da música que ouvimos? • Que eco a mensagem que escutei provoca em mim? • O mundo grita, tem sede de Deus, sabemos escutar o grito de Deus? • Estamos dispostos a responder a este apelo? Como? Quando? Onde? Cada grupo reflete sobre algumas destas necesidades onde elas estão e construirão um barco que irá levá-los a assumir corajosamente a missão que o grupo acredita ter descoberto. Planejem que coisas levar neste barco, que coisas estão dispostos a deixar. Debe-se dar um nome a este barco, e na sua vela escrever o slogan de sua missão. INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Criar um espaço onde os barcos (já preparados) se encontram e preparar o grupo para escutar o texto da Visita de Maria a Isabel: Lc 1,39-56. Depois de um pequeno momento de silêncio e contemplação, libremente quem desejar expressar o que lhe motiva a avançar e por-se a serviço daquele que lhe necesita, como fez Maria no encontro com Izabel. EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) Compartilhará na página de Facebook da EIJM a elaboração dos barcos, seus slogans (fotografías e vídeos) MATERIAIS- RECURSOS • Materiais para a elaboração dos barcos. • Texto bíblico de Lc 1,39-56. • A música: “O entregaram tudo” do grupo Kairoi (pode escolher outra música dependendo

da língua nativa).

Page 24: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  24

FICHA 5.4: ATRAVÉS DOS OLHOS DE MARCELINO  TÍTULO Tema Sinal Através dos olhos de Marcelino Fundadores Olhos

TEMPO 2 Horas

APRESENTAÇÃO DO TEMA Como parte da comemoração do Bicentenário Marista, nos lembramos de como um homem simples, corajoso e generoso, conseguiu superar as barreiras do preconceito social e em meio à pobreza e as privações, idealizou a criação de uma família religiosa que tentará dar resposta às necessidades educativas - religiosas das crianças do seu tempo. Lembremos uma parte desta história, a história de Marcelino Champagnat. Texto: As orígens A missão Marista nasceu nos olhos de um jovem abandonado e pobre, João Batista Montagne. Nascido de uma história real que tem a força de um furacão. A 28 de outubro de 1816 Marcelino, um jovem sacerdote, foi enviado para casa de um carpinteiro que vivia em Les Palais, um pouco além da aldeia chamada Bessat. Um menino de 17 anos, João Batista Montagne, estava morrendo. Não conhecia quase nada sobre a fé. Marcelino o instrui, ouve sua confissão e o ajuda a se preparar para a morte. Depois vai para visitar outro paciente próximo. Quando volta para casa dos Montagne, ele descobre que João Batista tinha morrido. O encontro com este adolescente transforma Marcelino e o convence de que Deus o estava chamando para fundar uma congregação de Irmãos para evangelizar os jovens, especialmente os mais abandonados. Champagnat não foi à visita, foi ao "encontro" do jovem Montagne, não foi julgar ou analisar uma situação, mas para encontrar com "alguém" que, como ele, tinha uma história, uma verdade, uma realidade. Champagnat não olhou para o jovem a partir do que era dito ou do que supostamente seria um jovem de 17 anos na época. Ambos se encontraram a partir do que cada um era. Sem negar sua realidade de adulto e clérigo, Marcelino não leu essa experiência a partir dele, mas do encontro. A necessidade de o jovem veio primeiro, as leis foram concebidas para servir ao homem e não ao contrário. (Evangelizadores entre os jovens, 38)

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS • Suscitar nos jovens uma nova visão da sua realidade, a partir da experiência Montagne de

Marcelino Champagnat Montagne parte da comemoração do Bicentenário marista. • Aumentar a consciência entre os jovens, que o tempo para a mudança é agora e que está

em suas próprias mãos. MOTIVAÇÃO Tem sido sempre dito que o futuro é o tempo dos jovens e, por que não pensar ou dizer que o tempo da juventude é agora? Ou, talvez, perguntar se não somos nós que lograremos

Page 25: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  25

transformar o mundo, quem o fará? Tendo em conta as diversas situações de conflito social, o que foi ou o que é o nosso papel como Jovens Maristas? Estas podem ser algumas das perguntas que podemos fazer aos jovens antes de ver o vídeo. Ver o seguinte Video-Clipe. “Get Stupid” – Madonna Após a Motivação inicial e de ver este vídeo, Com que olhar queremos começar a ver o mundo? Quais lentes nos ajudariam a ter um olhar diferente daquele que estamos acostumados? ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO Atividade a realizar: Minhas Lentes – “Um olhar constante para a vida” • Convidar cada um dos participantes a desenvolver suas próprias lentes, cuja produção

seja de maneira criativa, independentemente do desenho ou tamanho. Cada desenho terá um slogan que servirá para sua apresentação e divulgação posterior.

• Depois de fazer as lentes, cada participante irá compartilhar a experiência que teve em fazer suas lentes, que significado tem estas lentes para ele e qual é o slogan que se desenvolveu (Se o grupo é pequeno no grupo geral... se o grupo de participantes é de mais de 20 pessoas, farão pequenos grupos de 6 ou 7 no máximo)

• Será feita uma sessão de fotos de cada lente com o seu desenhista mostrando seu slogan,

que será publicada na página do Facebook que foi criado para o encontro internacional de jovens maristas.

INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!) Cada Jovem terá em mãos uma folha onde estão consubstanciados diferentes tipos de olhares, depois será sugerido que pensem para eles mesmos: O que provoca cada uma dessas miradas? Depois de um tempo de silêncio interior de 2 minutos, continuará em clima de meditação escutando a música “Miradas” de Axel. Para finalizar, em um ambiente de silêncio e contemplação, escutarão a passagem do evangelho de Lc 10, 25 – 37 do: “Bom Samaritano”. Em pequenos grupos de três ou quatro pessoas no máximo, compartilharão o que a música e o texto do Bom Samaritano lhes provocam. Lembremos que para este espaço de reflexão, é importante partir da motivação inicial: O Bicentenário Marista. É bom lembrar aos participantes novamente a internalizar, quais são as lentes ou que lentes são necessárias para começar a olhar para a nossa realidade dentro da nossa celebração do bicentenário. EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida) O momento de encontro do Padre Champagnat com o jovem Montagne significou uma experiência reveladora da presença de Deus para Ele. Convidar os jovens para que identifiquem uma experiência reveladora do rosto de Deus em suas vidas cotidianas. Perguntas para refletir: • Quando olhamos o mundo através do olhar das crianças pobres, quais são os desafios que

surgem, a que nosso coração se sente convidado? • Quais situações ou fatos te animam a aproveitar e celebrar a vida? Cada um dos jovens narra esta experiência numa pequena gravação de áudio não maior que 40 segundos, que pode ser iniciado da seguinte maneira: “Como parte da comemoração do Bicentenário, como Movem Marista esta experiência me gera”...

Page 26: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  26

MATERIAIS- RECURSOS • Video Clipe - “Get Stupid” – Madonna • Música: “Miradas” – Axel. • Folha com diferentes olhares. • Discurso de Malala Yousafzai en las Naciones Unidas en el año 2014. • Materiais: papel, lápis de cores, tinta, fita, cola, etc (Podem ser úteis para a criação das

lentes). • Pincéis e Canetinha..

Page 27: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  27

Page 28: Itinerário “DARE TO DREAM” Espaço de encontro e diálogo

 

  28