ishikawa aula para dia 30.05.14

18
Diagrama de causa e efeito (ISHIKAWA OU ESPINHA DE PEIXE)

Upload: getuliorib

Post on 07-Nov-2015

14 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Ishikawa

TRANSCRIPT

PLANO DE AO:5W2H

Diagrama de causa e efeito(ISHIKAWA OU ESPINHA DE PEIXE)Este diagrama tambm conhecido:Espinha de peixe

Ishikawa

6M

Quando surgiu? Por quem?O diagrama foi criado pelo professor da universidade de Tquio, o engenheiro qumico, Kaoru Ishikawa, em 1943;e aos poucos foi se aperfeioando com o passar dos anos.

KAORU ISHIKAWA

E o que esse diagrama faz?O diagrama de Ishikawa uma ferramenta grfica utilizada pela administrao para: Gerenciamento e o controle da qualidade em diversos processos ou seja permite identificar uma relao significativa entre um efeito e suas causas.

E sua estrutura como classificada?Em seis tipos de problemas diferentes, so eles:

Mtodo Matria- prima (ou componentes)Mo- de-obra (ou pessoas)Mquinas ( ou equipamentos) MedioMeio ambiente

Mais sobre o Diagrama...O Diagrama de Ishikawa uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas aes de melhoria e controle de qualidade nas organizaes, permitindo agrupar e visualizar as vrias causas que esto na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.Geralmente, esses diagramas so feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em anlise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, feita uma lista das possveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.

Um diagrama

Tempestade de idias1 Fase2 Fase3 Fase

1 FaseAs idias so apresentadas de forma livre e sem preocupao com julgamento ou anlises preliminares.Uma idia apresentada pode levar pode levar a sucessivas idias e desdobramentos das mesmas por outras pessoas.

Colocando em PrticaEscolha uma pessoa uma pessoa da equipe para registrar as idiasAnote cada idia com o mnimo de palavras possveis (no interprete nem altere as idias dos outros)Estimule a ocorrncia de noes criativas, malucas e aparentemente ridculas. Os membros do grupo de brainstorming moderador nunca devem criticar ou julgar idias e sugestes.

2 FaseA lista gerada deve ser examinada por todos para ter certeza que houve compreenso.

3 FaseVocs devem examinar a lista para eliminar redundncias e propostas claramente impossveis.Obtenha o consenso sobre quaisquer questes que possam parecer redundantes ou sem importncia.

E o que deve conter dentro de um diagrama?Cabealho: Ttulo, autor(es), data.Efeito: Deve conter o indicador de qualidade e o problema a ser analisado. O efeito normalmente ocupa o lado direito da folha.Eixo central: Representado por uma flecha horizontal, aponta para o efeito e uma linha horizontal no meio da folha.Categoria: indica os grupos de fatores mais importantes relacionados com o efeito. Neste caso as flechas partem do eixo central e so inclinadas.Causa: Causa potencial, pertencente a uma categoria que pode colaborar com o efeito. As flechas constituem linhas horizontais, que apontam para a flecha da categoria.Sub-causa: Causa potencial que pode contribuir com uma causa especfica. So derivaes de uma causa.

E como feito um Diagrama?Antes de comear a desenhar o diagrama, os seguintes passos devem ser cumpridos:

Determine o problema que ser analisado no diagrama e o objetivo que se espera alcanar. No entanto, palavras abstratas e vagas devem ser evitadas;Junte informao a respeito do problema em questo;Rena um grupo que possa ajudar na criao do diagrama, e depois de apresentar as devidas informaes, promova uma sesso debrainstorming sobre o problema;

os 6 Ms (mquina, mtodo, mo de obra, matria prima, meio ambiente, medio)Ordene todas as informaes de forma sucinta, aponte as principais causas e elimine informao dispensvel;Desenhe o diagrama tendo em conta as causas que devem estar de acordo.

Quais so as razes e os benefcios de um diagrama?RazesPara identificar as informaes a respeito das causas do seu problema;Para organizar e documentar as causas potenciais de um efeito ou caracterstica de qualidade;Para indicar o relacionamento de cada causa e sub-causa as demais e ao efeito ou caracterstica de qualidade;Reduzir a tendncia de procurar uma causa "Verdadeira", em prejuzo do desconhecido, ou esquecimento de outras causas potenciais.

E os benefcios?Ajuda a enfocar o aperfeioamento do processo;Registra visualmente as causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas;Prov uma estrutura para o brainstorming;Envolve todos.