iov&vocÊ edição 50

8
1 www.iov.com.br informativo do instituto de oncologia do vale informativo trimestral ano 12 / edição 50 janeiro a março de 2013 & A organização dos ambientes e dos projetos desenvolvidos, visando ampliar a percepção dos ganhos gerados pela mentalidade Lean e a geração de valor para o cliente, é o foco estratégico do Instituto de Oncologia do Vale em 2013. Nos últimos 4 anos, com o uso da mentali- dade Lean, a equipe do IOV gerou muitos projetos que trouxeram ganhos extraordi- nários tanto de produtividade quanto de se- gurança. No entanto, há uma fragmentação desses projetos, pois eles são realizados no dia a dia de trabalho de cada time. Com a aplicação do 5S, a expectativa é uniformizar a base operacional, permitindo que os ganhos sejam compartilhados e todos possam per- ceber os benefícios. “Iremos aprimorar os métodos de desen- volver os projetos, além de verificar a sus- tentabilidade dos já concluídos. Além dis- so, também vamos avaliar os projetos em andamento para verificar quais podem ser finalizados e como podemos gerar ganhos mais perceptíveis”, explica a gerente de re- lacionamento, Daniela Palma. Para a coordenadora de qualidade, Stela Maris, com a aplicação do 5S institucional e estruturação do escritório Lean, o desen- volvimento de projetos e implantação de melhorias se tornará mais simples. “Ago- ra as pessoas estão culturalmente mais familiarizadas com a mentalidade Lean, então, será mais fácil desenvolver as me- lhorias”, afirma. FOCO ESTRATéGICO DO IOV EM 2013: SUSTENTAR MELHORIAS COM ORGANIZAçãO DO LOCAL DE TRABALHO E GERAR VALOR Uma área que teve ganhos significativos com os projetos e ago- ra está aplicando o 5S é o setor administrativo. Com o uso da mentalidade Lean, os times organizaram as ro- tinas que se tornaram mais fluidas, o que gerou economia de recursos. O estoque, por exemplo, teve uma redução de 55% em sua área nos últimos 3 anos. A economia gerada está custeando uma reforma que, baseada nos princípios do 5S, irá promover mudanças no layout e me- lhorias ergonômicas. Entre as mudanças que acontecerão após as obras, estão a criação de área de descanso para colaboradores, sala de reu- nião e vestiários. SETOR ADMINISTRATIVO Já ESTá COLHENDO OS RESULTADOS DOS PROJETOS E DO 5S FINANCEIRO RECURSOS HUMANOS FATURAMENTO

Upload: iov-instituto-de-oncologia-do-vale

Post on 20-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo do Instituto de Oncologia do Vale

TRANSCRIPT

Page 1: IOV&VOCÊ Edição 50

1www.iov.com.br

i n f o r m a t i v o d o i n s t i t u t o d e o n c o l o g i a d o v a l einformativo t r imestra l • ano 12 / edição 50 • janeiro a março de 2013

&

A organização dos ambientes e dos projetos desenvolvidos, visando ampliar a percepção dos ganhos gerados pela mentalidade Lean e a geração de valor para o cliente, é o foco estratégico do Instituto de Oncologia do Vale em 2013.Nos últimos 4 anos, com o uso da mentali-dade Lean, a equipe do IOV gerou muitos projetos que trouxeram ganhos extraordi-nários tanto de produtividade quanto de se-gurança. No entanto, há uma fragmentação desses projetos, pois eles são realizados no dia a dia de trabalho de cada time. Com a aplicação do 5S, a expectativa é uniformizar a base operacional, permitindo que os ganhos sejam compartilhados e todos possam per-ceber os benefícios.

“Iremos aprimorar os métodos de desen-volver os projetos, além de verificar a sus-tentabilidade dos já concluídos. Além dis-so, também vamos avaliar os projetos em andamento para verificar quais podem ser finalizados e como podemos gerar ganhos mais perceptíveis”, explica a gerente de re-lacionamento, Daniela Palma.Para a coordenadora de qualidade, Stela Maris, com a aplicação do 5S institucional e estruturação do escritório Lean, o desen-volvimento de projetos e implantação de melhorias se tornará mais simples. “Ago-ra as pessoas estão culturalmente mais familiarizadas com a mentalidade Lean, então, será mais fácil desenvolver as me-lhorias”, afirma.

Foco estrAtégIco do IoV em 2013:SuSteNtAr MeLhOrIAS COM OrgANIzAçãO DO LOCAL De trAbALhO e gerAr VALOr

uma área que teve ganhos significativos com os projetos e ago-ra está aplicando o 5S é o setor administrativo. Com o uso da mentalidade Lean, os times organizaram as ro-tinas que se tornaram mais fluidas, o que gerou economia de recursos. O estoque, por exemplo, teve uma redução de 55% em sua área nos últimos 3 anos.

A economia gerada está custeando uma reforma que, baseada nos princípios do 5S, irá promover mudanças no layout e me-lhorias ergonômicas.entre as mudanças que acontecerão após as obras, estão a criação de área de descanso para colaboradores, sala de reu-nião e vestiários.

setor AdmInIstrAtIVo já está coLhendoos resuLtAdos dos projetos e do 5s

FInAnceIro recursos humAnos FAturAmento

Page 2: IOV&VOCÊ Edição 50

2 www.iov.com.br

eD

ItO

rIA

L Nos últimos anos, nossa cultura de trabalho passou pelos métodos de certifi cação ONA, certifi cação Canadense - que já se trabalha em times, com metas bem defi nidas para cada equipe multidisciplinar - e a fi losofi a LeAN. Com isso, a atuação dos times para resolução de problemas nos possibilitou receber a ajuda de todos na implantação do 5S na Instituição. Passamos a entender que o ambiente físico em que trabalhamos pode ser transformado com o 5S, que contribui tanto para a organização de equipamentos, materiais, disposição de mobi-liário, melhorando o tempo e a segurança para execução de determinada atividade. Outra me-lhoria é quanto à saúde e à higiene (o quarto S signifi ca SeIKetSu, ou seja, Senso de Saúde e higiene) no local de trabalho, contribuindo para o bem-estar e a segurança do colaborador.Muitas mudanças físicas também foram perce-bidas. O centro administrativo, que era mui-to antigo, foi inteiro reformado, alguns locais como banheiros de pacientes e recepção tam-bém ganharam cara nova, bem como várias mu-danças de layout, mobiliário e equipamentos homologados pelos órgãos competentes. Para que tudo isto acontecesse, foi preciso a criação de projetos que comprovassem essa necessida-de, bem como um planejamento fi nanceiro. toda essa transformação contribui para um me-lhor ambiente de trabalho com geração de bem--estar aos colaboradores. tornamo-nos habitua-dos aos grandes desafi os de buscar a constante melhoria para nossa instituição, para os clientes externos e internos. buscamos ser profi ssionais e pessoas melhores. é por tudo isso que temos orgulho de compor a equipe IOV!

márcia Ambrósiogerente Administrativa

responsável técnico: Dr. Carlos turci – CrM 27.301Diretoria: Dr. Adriano Diniz b. Mendes, Dr. Carlos Flávio turci, Dr. Carlos Frederico Pinto e Dr. Marcelo taborda | Comunicação e MKt IOV: Fabiano gaspar Vieira | IOV & Você circula junto aos pacientes, familiares, área médica e profi ssionais da saúde. Correspondências devem ser enviadas sob o título “Jornal IOV & Você” para: rua Major Antônio Domingues, 472 – SJC – 12.245-070. tel.: (12) 3924-9055. e-mail:[email protected]*registrado no cartório de registro de notas e documentos sob o número 171517.

| Produção: Agência de Imprensa - tel.: (12) 3913-3858 - www.agenciadeimprensa.com.br – Coordenação de Jornalismo e edição: Areta braga – Jornalista responsável: Areta braga - Mtb 38.005 – redação: Fernanda goulart e Mayara barbosa – estagiário: Luciano toriello - Fotos: Arquivo – Diagramação: Luiz Carlos Coltro – revisão: Dyrce Araújo – gráfi ca: Allcor- tiragem: 1000 exemplares .

eXPeDIeNte

A comissão do 5S é formada por 13 colaboradores de diferentes setores do Instituto de Oncologia do Vale (IOV) que trabalham na manutenção do programa 5S.Para isso, a equipe realiza vistorias periódicas nos setores, faz su-gestões de melhoria e elabora informativos mensais de dicas. Nas reuniões mensais, busca outras ideias e soluções para as difi culda-des encontradas.Neste ano, a comissão já prepara, junto com o time ambiente, ati-vidades diferenciadas como um grupo de teatro formado pelos próprios colaboradores para revisar os conceitos do 5S e uma gin-cana semestral para promover uma aplicação natural da fi losofi a entre os colaboradores, intensifi cando dessa forma o conhecimen-to, para que o programa se torne uma rotina diária.também serão mantidas ações que já vinham sendo realizadas, como o mural que mostra a apreciação da comissão aos setores, indicando notas em verde (é isso aí!), amarelo (Pode melhorar!) e vermelho (Que feio!), a fi m de promover ações da liderança que revertam os conceitos amarelos e vermelhos.O programa 5S vai além da ideia de “organizar gaveta” e é um ponto de partida para toda instituição que deseja ter segurança nos seus processos, com resultados notáveis. Os principais concei-tos do projeto são: senso de utilização, senso de arrumação, senso de limpeza, senso de saúde e higiene e senso de autodisciplina. em dois anos de aplicabilidade contínua no IOV, os indicadores mostraram melhorias no consumo de energia, material de escri-tório e insumos de impressoras, além do descarte adequado de resíduos, colaborando para a sustentabilidade.“temos aprendido que a melhoria será sempre contínua, o que está ótimo hoje pode ser melhorado. podemos encontrar novas formas de evitar desperdícios e trabalhar cada vez melhor apli-cando o 5s, garantindo ambientes sempre seguros e agradáveis para o colaborador e para nossos pacientes.”, afi rma a gerente de farmácia e coordenadora do time ambiente, elizangela eugênio.

comIssão 5s promoVe MeLhOrIA CONtÍNuA

Page 3: IOV&VOCÊ Edição 50

3www.iov.com.br

QuAdro de IdeIAs meLhorA PrOCeSSOS e AMPLIA eFICIÊNCIA e SegurANçAImplantado pelo IOV, desde julho de 2011, o quadro de ideias se mostra uma ferramenta efi caz de melho-ria de processos e ampliação de qualidade e seguran-ça no trabalho. Desde então, mais de 400 sugestões foram colocadas em prática nas unidades de São José dos Campos e taubaté. O funcionamento do quadro de ideias é simples. Os quadros fi cam disponíveis nos setores e qualquer cola-borador pode sugerir alguma iniciativa. em data e horá-rio combinado, o líder responsável, a qualidade e o time associado ao quadro se reúnem para discutir, aprovar ou descartar as ideias. Os times também têm autonomia para tratar com outros times e equipes suas ideias e dar andamento a elas.Outra ação de sucesso é o alerta de segurança. tendo como objetivo identifi car e prevenir risco, ele funciona da mesma forma do quadro de ideias, a única diferen-

taubaté

total deIdeias

Ideias emexecução

IdeiasConcluídas

IdeiasDescartadas

total deAlertas

Alertas emAberto

AlertasConcluídos

294 55 174 65 51 15 36

São José dos Campos

total deIdeias

Ideias emexecução

IdeiasConcluídas

IdeiasDescartadas

total deAlertas

Alertas emAberto

AlertasConcluídos

469 54 334 81 78 22 56

Clínica Nova

total deIdeias

Ideias emexecução

Ideias Concluídas

IdeiasDescartadas

total deAlertas

Alertas emAberto

AlertasConcluídos

19 9 9 1 2 2 0

Somatória das ideias

em execução Concluídas Descartadas total de Alertas

Alertas em abertos

Alertasconcluídos

782 118 517 147 131 39 92

Última atualização em 19 de fevereiro de 2013

ça é que não é descartado nenhum alerta de segu-rança, todos são tratados. Assim que identifi cado um determinado risco, são criadas melhorias e barreiras para preveni-lo ou eliminá-lo. Caso ocorra algum evento sentinela, é utilizado o Proto-colo de Londres que analisa a causa raiz do problema. todos os envolvidos são entrevistados e informações são colhidas na apuração da causa do acontecimento. Algumas ferramentas da qualidade são utilizadas, como espinha de peixe, cronologia do tempo em que ocorreu o evento e desenvolvimento de um plano de ação.

dAdos – O IOV utiliza um indica-

dor de ideias que registra todas as

sugestões enviadas pelo colabora-

dor. De um total de 657 ideias, mais

de 440 foram colocadas em prática

e 184 estão em execução. Já quan-

to aos alertas, foram 111 no total.

Desses, 59 foram concluídos e 52

estão em aberto.

Page 4: IOV&VOCÊ Edição 50

4 www.iov.com.br

sImuLAdo de emergÊncIA CONtA COM A PArtICIPAçãO De 60 PeSSOAS

um simulado de segurança movimentou o IOV de São José dos Campos, ao fi nal do dia 11 de dezembro de 2012. Cerca de 60 pessoas, entre brigadistas, bombeiros, colaboradores, corpo clínico e pa-cientes participaram do evento surpresa, que serviu como treinamento para situações de emergência.Na ocasião, foi realizado o abandono de área, após a simulação de descarga elétri-ca recebida por um colaborador no telhado do prédio da instituição. A ação contou com a participação de uma utI móvel, disponibilizada pela unimed e, segundo o técnico em segurança do trabalho do IOV, Maurício gomes dos Santos, o evento foi um sucesso. “Como trabalhamos com o foco voltado para a segurança do Paciente e dos nossos colaboradores, tivemos o maior cuidado para realizar esse tipo de even-

to. O comporta-mento sempre se dá ao primeiro instante com um es-panto, porém como nossa equipe é treinada e temos brigadistas de todas as áreas e setores, fi ca mais fácil o entendimento e comunicação”, relata. A equipe de brigadistas do IOV é capacitada para qual-quer situação de emergência. em 2012 foram desenvol-vidos diversos treinamentos específi cos, tanto para os brigadistas como para os colaboradores e o corpo mé-dico. entre os temas abordados, destacam-se tentativas de assalto, ameaça de bombas, enchentes e prevenção e combate a incêndio. “esse tipo de simulado é muito importante não só para o IoV, como também para cada colaborador e brigadista que atua. Além de atender a uma exigência legal, ainda contribuímos para o conhecimento de temas, situações e condi-ções a qual podemos nos deparar a qualquer mo-mento”, acrescenta. Além dos simulados, o IOV conta com mecanismos como kit de emergência com maca de remoção e DeA (Desfi bri-lador externo Automático) e o suporte da uNIMeD com a utI móvel. O time de resposta rápida - encabeçado pelos médicos e pela equipe de enfermagem, também é preparado para apoiar em situações emergenciais.

Page 5: IOV&VOCÊ Edição 50

5www.iov.com.br

eFIcIÊncIA, orgAnIZAção e DeDICAçãO COMPÕeM eQuIPe De LIMPezA

sAÚde dA muLher:PreVeNçãO e CuIDADOS

Por onde se passa no IOV, elas estão lá. Seja no bran-co dos sofás, nos nítidos refl exos dos espelhos ou na harmonia do ambiente. trata-se da equipe de limpeza, formada por onze mulheres dedicadas ao bem-estar dos pacientes e colaboradores. “o trabalho é manter o ambiente limpo e agradável para o paciente se sentir melhor e reagir bem ao trata-mento”, resume a auxiliar de limpeza, Fabíola evangelista. e a responsabilidade do grupo é grande. todas as inte-grantes seguem um manual criado pelo próprio IOV e que orienta desde os princípios de limpeza para cada lo-cal da instituição – áreas críticas (farmácias e quimiotera-pia), semicríticas (consultórios e recepção) e não críticas (setores administrativos) - a produtos a serem utilizados e cujos critérios envolvem qualidade, composição, des-carte e sustentabilidade. “Outro diferencial é que cada um dos setores é limpo com baldes e luvas diferentes e os panos são lavados com produtos de desinfecção e em máquina própria. tudo para manter o rigor da limpeza. existe todo um treinamento após a leitura do manual, tanto que as iniciantes são acompanhadas por uma espécie de madrinha nos primeiros dias”, explica a gerente de enfermagem, Leonídia Altoé. A organização da limpeza – que inclui evento sentinela e

tAubAté – também fazem parte do grupo as colaboradoras de tauba-té – quatro no total. Mesmo com os mais de mil pacientes atendidos ao mês, a equipe segue a rotina de trabalho com base na fi losofi a Lean e sempre com sorriso no rosto. “A equipe da limpeza realiza um dos tra-balhos mais importantes dentro do nosso serviço: ela faz com que haja harmonia entre colaboradores e pacientes num convívio saudável, limpo e agradável. temos depoimentos de pacientes, que dizem que chegam tristes e, quando veem o prazer e a alegria no trabalho das meninas, seus ânimos afl oram”, comenta a gerente administrativa do IOV tauba-té, Fernanda Paim Kassab.

resumo diário das atividades - faz parte da fi losofi a Lean do IOV, cujo objetivo é tornar o trabalho mais satisfató-rio e eliminar desperdícios. “A maior evidência de que o trabalho da equipe atende às necessidades dos pa-cientes e colaboradores é a avaliação que elas têm. só recebemos elogios”, comenta Leonídia.Para Fabíola, a metodologia funciona tanto que esten-deu os conceitos à sua casa. “A gente aprendeu a or-ganizar tanto a clínica, como o setor de trabalho. os produtos, os materiais, tudo está identifi cado e é fá-cil de localizar. A gente não perde tempo e também faço isso em casa”, conclui.

Prevenir é cuidar e cuidar é uma forma de carinho. Por isso, o Instituto de Oncologia do Vale possui uma cam-panha permanente de prevenção à saúde. O mês de março, quando é comemorado o Dia Interna-cional da Mulher, é dedicado ao público feminino cuja incidência de câncer é estimada em 259,86 casos a cada 100 mil mulheres. Nelas os cânceres mais comuns são de mama, de intestino e de colo uterino. No entanto, há hábitos que podem prevenir a doença, bem como facilitar o tratamento em caso de diagnóstico posi-

tivo. São eles: dieta saudável (evitar alimentos embutidos, gorduras e adicionar fi bras ao cardápio); fazer atividades físicas regularmente; não beber; não fumar; e realizar exa-mes preventivos com a frequência correta, como autoexa-me, mamografi a e Papa Nicolau. “nos últimos anos, com as campanhas de saúde da mulher em todo o brasil, a consciência da necessidade de prevenção vem aumen-tando. Ainda temos diagnósticos de casos avançados, mas os casos descobertos precocemente são maioria”, comenta a oncologista do IOV, Cristiane bittencourt.

Page 6: IOV&VOCÊ Edição 50

6 www.iov.com.br

tAubAté CeLebrA DIA MuNICIPAL DA

LutA contrA o câncerVisando chamar atenção para a importância das ações de prevenção ao câncer, doença que a cada ano atinge mais de 12,7 milhões de pessoas no mundo, a Câmara Municipal de taubaté celebrou o Dia Municipal da Luta Contra o Câncer, em 22 de novembro de 2012.A comemoração do Dia Municipal da Luta contra o Cân-cer tem como objetivo sensibilizar as autoridades pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes portadores de câncer, propondo transformar o medo, o preconceito e a desinformação em bravura, lealdade e desenvolvi-mento. “A partir da disseminação das informações, é possível conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer”, afirma a assistente social gra-ça Marques, do IOV.em taubaté, o “dia municipal da Luta contra o câncer” é comemorado em Sessão Solene na Câmara Municipal, na semana que antecede o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).Nesse dia são homenageados com diploma de mérito um profissional da saúde, um pa-ciente, um voluntário e uma empresa que se destaca pelas suas ações de responsabilidade Social, indicados pelas

entidades sociais participantes no evento.entre os homenageados, a sessão destacou os trabalhos realizados pelo Instituto de Oncologia do Vale-IOV e pela sua médica oncologista, Dra. evelin Araújo dos San-tos Marotta, indicados pela Casa recomeço. Na ocasião foram projetados vídeos sobre o IOV e depoimentos de familiares, colegas e pacientes da Dra. evelin. todos res-saltaram a sua dedicação no trabalho, aliada ao carinho e amizade com que trata os pacientes.Participaram do evento as seguintes entidades: Aspal, Casa gesto, Casa recomeço e Liga de Oncologia da Fa-culdade de Medicina da universidade de taubaté.

históriaem 2001 o Instituto de Oncologia do Vale-IOV propôs aos municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a instituição do Dia Municipal da Luta Contra o Câncer, baseado nos princípios e artigos da Carta de Paris, que foi instituído, oficialmente, por mais de 30 municípios, entre eles, São José dos Campos, Ca-çapava e taubaté.

O calendário das oficinas de qualidade de vida do IOV foi encerrado com uma belíssima apresentação do Coral groov, da PIb (Primeira Igreja batista) de São José dos Campos. O evento aconteceu na unidade de São José dos Campos no dia 14 de dezembro e reuniu cerca de 30 pessoas, entre pacientes e colaboradores.“Foi uma apresentação muito bonita, em clima natalino e os pacientes se emocionaram bastante”, resume a on-cologista do IOV, Cristiane bittencourt. Para ela, mais que entreter, a apresentação do Coral permitiu a confraterniza-ção entre os participantes. “é um momento de reflexão

ALegrIA e emoção nA APreSeNtAçãO DO COrAL grOOV

e, ao mesmo tempo, de troca de experiências. os pa-cientes se sentem acolhidos no IoV e isso oferece um otimismo, um ânimo a mais”, comenta. O evento faz parte da política de bem-estar que o IOV proporciona aos pacientes. São diversas atividades realizadas ao longo do ano, como as oficinas de qua-lidade de vida, apresentações culturais e exposições. “A gente se preocupa muito com a qualidade de vida do paciente. Isso é primordial para o sucesso do tratamento oncológico”, conclui a oncologista do IOV, Cristiane bittencourt.

Page 7: IOV&VOCÊ Edição 50

7www.iov.com.br

Arte&VIdA Abre exposIções 2013 COM PLurALIDADe De LINguAgeMPintura, fotografia e uma infinidade de cores transforma-das por talentosos artistas esperam os visitantes da 5ª edição do Arte&Vida, promovido pelo IOV (Instituto de Oncologia do Vale). em São José dos Campos, a mostra é marcada por obras de diversos artistas que ficarão ex-postas por todo o semestre. Já em taubaté, são quatro diferentes artistas ao longo do ano, a começar pela pin-tora Deise Carelli. A exposição joseense começou no dia 22 de março de 2013 e reúne uma coleção de obras adquiridas pelo instituto no hall do edifício. Os quadros são de ar-tistas que já participaram da exposição ao longo dos anos, como Carlos Matuck, Luise Weiss, Marcos San-tos e ernesto bonato. “tais obras refletem a plurali-dade das linguagens abordadas pela curadoria, uma variedade que se filia a um eixo de qualidade. o pro-jeto foi responsável por um importante intercâmbio entre artistas de diversas procedências, e também

se ocupou em oferecer oportunidade a talentos da região que puderam ver suas obras ao lado de no-mes consagrados da arte brasileira”, comenta o cura-dor do Arte&Vida, george gutlich. Na unidade taubateana do IOV, a mostra tem início, às 19h30 do dia 21 de março, com a presença da autora dos quadros Deise Carelli. expressiva, a artista mergu-lha em tema como as igrejas barrocas e encanta com o volume e as curvas muito bem criadas como um convite a uma paisagem contida na própria arquitetura. “é uma belíssima oportunidade de apreciar artes que transfor-mam nossos dias e nossos olhares sobre a vida e a nos-sa forma de cuidar”, acrescenta. A exposição na unidade de São José dos Campos pode ser vista às terças e sextas-feiras, das 15h às 17h, até o dia 02 de agosto de 2013. Já a mostra de Deise Carelli vai até o dia 28 de maio de 2013, no IOV de taubaté, todas as quartas e sextas, das 15h às 17h.

confira quem são os artistas convidados para o Arte&Vida 2013:

deIse cAreLLI

josé rAmIs

FernAndo cAndeLárIA

VerA Lourenço

com o poder dAs cores

Page 8: IOV&VOCÊ Edição 50

8 www.iov.com.br