investiduras - grau 33° visita de cordialidade · (monumento aos garimpeiros ... resultaram na...

9
ABIM - 008JV Ano VI nº 73 - Maio/17 Ribeirão Preto-SP - 13/Mai Visita de Cordialidade Rio de Janeiro - 23/Mai Investiduras - Grau 33° Boa Vista-RR - 27/Mai

Upload: duongtruc

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ABIM - 008JV Ano VI nº 73 - Maio/17

Ribeirão Preto-SP - 13/Mai

Visita de Cordialidade Rio de Janeiro - 23/Mai

Investiduras - Grau 33°

Boa Vista-RR - 27/Mai

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 02

Vista frontal do prédio administrativo do Supremo Conselho - Rio de Janeiro - Brasil.

Informativo Virtual Astréa NewsÓrgão Oficial de Divulgação do Supremo Conselho do Grau 33

do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil

Fundado em 17 de maio de 2011

Diretor Presidente - Ir∴ Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º Soberano Grande Comendador

Editor Responsável - Ir∴ Francisco Feitosa da Fonseca, 33ºJornalista MTb 19038/MG

Correspondências Rua Barão, 1317 - Praça Seca - Jacarepaguá Rio de Janeiro-RJ - Brasil - CEP 21321-624

www.sc33.org.br / [email protected] (21) 3369-8000 ramal 224

Foto

- R

icar

do S

odré

, 33°

Com fotos que ilustram a capa desta edição de autoria de Otávio Luiz Leite (cidade de Ribeirão Preto) e de Altamiro Vilhena

(Monumento aos Garimpeiros – Boa Vista-RR), apresentamos mais uma edição de seu Informativo Virtual Astréa News, onde abordamos a realização de mais duas cerimônias de investiduras ao Grau 33, quando a Comitiva do Supremo Conselho, em seu árduo, porém prazeroso trabalho itinerante de possibilitar aos Irmãos ascender ao degrau mais alto do REAA, deslocou-se para as cidades de Ribeirão Preto-SP (cerca de 550 km) e de Boa Vista-RR (cerca de 3.500 km).

Destacamos, em especial, a realização da primeira investidura realizada na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, que fica além da Linha do Equador, extremo Norte do país. Em Ribeirão Preto, vale destacar a organização do evento, uma das peculiaridades daquela Inspetoria. Registramos, ainda, nesta edição, a visita de cordialidade ao Soberano Grande Comendador, na sede do Supremo Conselho, de parte do Poderoso Irmão escritor, poeta e palestrante Roberto Gonçalves de Matos, 33°.

Encontrar-nos-emos na próxima edição!

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 03

Ribeirão Preto - SPNovos Grandes Inspetores Gerais

No final da manhã da sexta-feira, do dia 12 de maio de 2017, desembarcou no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, na cidade de

Ribeirão Preto, interior paulista, a Comitiva do Supremo Conselho, para a realização de mais uma cerimônia de investidura ao Grau maior do REAA.

Localizado a 315 km, a Noroeste da capital paulista, está a “Capital Nacional do Agronegócio” – Ribeirão Preto, cujo o nome se deve ao ribeirão (Preto), que atravessa a cidade. Fato interessante, que vale destaque, é a, então, Fazenda Arindeúva, mais tarde “Fazenda Dumont” que ocupava-se com o plantio e beneficiamento de café, onde a família Dumont, em 1879, chegou de Valença-RJ, trazida por seu patriarca, o engenheiro Henrique Dumont, que após dez anos, transformou-se no maior proprietário agrícola do Brasil, ficando conhecido pelo título do “Rei do Café”.

A família Dumont, composta, também, pela esposa, Dona Francisca Santos Dumont e sete filhos, dentre eles se destacaria o jovem Alberto que, após viagem realizada a Paris, em 1891, despertaria grande interesse para os estudos da área mecânica, em especial, aos motores de combustão interna. Dedicou-se a diversas pesquisas e seus inventos aqui não carecem de apresentação.

Na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, encontra-se registro em que, conforme Lei nº 100,

de 4 de novembro de 1903, foi concedida, ao jovem inventor, uma subvenção de um conto de réis, para que prosseguisse com suas pesquisas que, três anos depois, resultaram na invenção do avião. Em homenagem ao ilustre cidadão ribeirão-pretano, em 1953 foi criado um Distrito e dez ano mais tarde, o mesmo foi emancipado, como o município paulista de Santos Dumont.

A Comitiva do Supremo Conselho chegou a tão interessante plaga, chefiada pelo Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador, representando o Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°. A Comitiva estava, também, composta pelos Membros Efetivos, os Poderosos Irmãos Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império, e Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império.

A Comitiva foi, carinhosamente, recepcionada pelo Grande Inspetor Litúrgico da 11ª SP, o Poderoso Irmão Antonio Augusto Salles Paschoal, 33°, conduzindo seus membros ao Hotel Íbis Ribeirão Preto, após lhes oferecer um delicioso Almoço de Boas Vindas, quando foi tratado os últimos detalhes da cerimônia de investidura de novos noventa e sete Irmãos, ao Grau 33.

foto - 11ª SP

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 04

Por volta das 20h, o Grande Inspetor Litúrgico anfitrião, Poderoso Irmão Paschoal, 33°, ofereceu à Comitiva um Jantar, quando, também, reuniu diversos Irmãos, oficiais dos Altos Corpos jurisdicionados a sua Inspetoria Litúrgica.

No dia seguinte (13), pela manhã, no Palácio Maçônico Elias Nechar, foi servido um Café da Manhã aos presentes, e aos Irmãos a serem investidos foi ofertado, pela 11ª SP, um kit de boas-vindas. No mesmo local, encontrava-se o stand da Revista “A Trolha”, sob a direção do querido Irmão Moura.

Coube ao Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, desempenhando o cargo de Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império, reunir no Templo I do Palácio Maçônico, os noventa e sete Irmãos, oriundos de diversas Inspetorias Litúrgicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, e proferir uma palestra preliminar, evidenciando a real importância e responsabilidades de se galgar o mais alto degrau da escada evolucional do Rito mais praticado no Brasil.

Posteriormente, foi concedida a entrada aos recipiendários no Templo II, devidamente adequado à ritualística do Grau 33°, onde, sob a presidência do Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, foi realizada

a cerimônia de investidura do Grau 33°, a qual se destacou pelo rigoroso cumprimento da ritualística do Grau 33° e pela leveza e competência com que foi conduzida.

Coube ao Poderoso Irmão Eduardo José da Fonseca Costa, 33°, falar em nome de todos os recém investidos, quando declarou a enorme alegria de estarem sendo investidos no mais alto Grau do REAA, em cerimônia de rara beleza, a qual ficará marcada na memória e no coração de todos os Irmãos presentes. Agradeceu, na pessoa do Grande Inspetor Litúrgico Paschoal, 33°, a todos que, direta e/ou indiretamente, contribuíram para poderem vivenciar tão especial ocasião.

foto - 11ª SP

foto - 11ª SP

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 05

O Poderoso Irmão Paschoal, 33°, fez uso da palavra para agradecer a singular presença da Comitiva do Supremo Conselho na região, e para parabenizar, na pessoa do Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, pela beleza com que foi conduzido os trabalhos ritualísticos. Finalizou agradecendo as presenças de todos os Grandes Inspetores Litúrgicos àquele memorável evento.

O Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, agradeceu a carinhosa acolhida dos Irmãos ribeirão-pretense; a todos que participaram e contribuíram para a beleza dos trabalhos ritualísticos e pela, sempre, gentil acolhida do Grande Inspetor Litúrgico Antonio Paschoal, 33°.

Em seguida, foi oferecido um Almoço de Confraternização para 240 talheres, no Salão de

Festas “Antonio Calil Salles”, da Loja Elias Nechar, acompanhado por música ao vivo, executada pelo cantor Ditinho, coroando o belíssimo e organizado evento da 11ª de SP.

Por volta das 18h, os membros da Comitiva retornou à cidade do Rio de Janeiro, conscientes da realização de mais uma belíssima investidura, trazendo na mala a certeza de ter contribuído, positivamente, para o engrandecimento do REAA.

Vale destacar, na semana seguinte a esse evento (19), a homenagem ao nosso Ilustre e Poderoso Irmão Antonio Paschoal, 33° - Grande Inspetor Litúrgico da 11ª de SP, de parte do Exmo. Sr. Vereador, nosso Irmão Rodrigo Simões, prestada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, a mesma que, no início do século passado, concedeu a subvenção de um conto de réis ao jovem inventor Albert Santos Dumont, a fim de ajudá-lo em suas pesquisas, assunto citado no início desta matéria, hoje, concede-lhe a outorga do título de “Cidadão Emérito de Ribeirão Preto”, evento que foi prestigiado por diversos Irmãos de sua Loja Maçônica Elias Nechar, amigos e familiares, destacando-se a singular presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito da cidade de Ribeirão Preto, o Irmão Antônio Duarte Nogueira Junior. Representando o Supremo Conselho, na oportunidade, fez-se presente o Membro Efetivo para o estado do Paraná, o Poderoso Irmão Manif Antônio Torres Júlio, 33°.

foto - 11ª SP

foto - 11ª SP

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 06

Visita deCordialidadeNa tarde do dia 23 de maio de

2017, na sede do Supremo Conselho, o Soberano Grande

Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, recebeu a visita de cordialidade, de parte do nobre Irmão Roberto Gonçalves de Matos, 33°, acompanhado dos Irmãos Francisco Arruda, 33° e do Irmão Gilberto Ramos – Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros do Sol 33 nº 4270, e de sua Digníssima esposa, a Cunhada Deise Ramos.

O Irmão Roberto Gonçalves de Matos é Mestre Maçom Instalado, atualmente, exerce o cargo de 2º Vigilante, sendo membro ativo da Loja Maçônica Cavaleiros do Sol 33 nº 4270, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil-RJ. O Irmão Roberto é Juiz do Egrégio Tribunal Maçônico do Grande Oriente do Brasil. Portador do Grau 33°, sendo Frater RosaCruz, Templário e Martinista, além de grande estudioso da Egiptologia e do Teosofismo.

Advogado de notório currículo, nosso Irmão Roberto é escritor e palestrante maçônico, autor de diversos livros, citando, apenas, alguns: “Athrawon – O Encontro Secreto da Alma”; “Portais da Terra”; “O Sonho e o Vento”; “Boninas”; “Sob a Sombra do Carvalho”; “Landmarks – Terra Dividida”; “Deus em Pedaços”, este último sobre poesias líricas, com o qual presenteou o Soberano Grande Comendador com um exemplar, devidamente, autografado.

Também, teve o privilégio de receber um exemplar de seu livro, o Poderoso Irmão Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império.

Na oportunidade, o Irmão Roberto foi homenageado pelo Soberano Grande Comendador, com a outorga do Diploma e Comenda da Legião de Honra.

O Ilustre Irmão Roberto é, também, coautor do livro “Um Legado Soberano”, lançado em março/17, sobre as administrações do Soberano Grande Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, produzido pela Cunhada Betânia Bacellar, Diretora Presidente do Jornal Maçônico “O Vigilante”.

foto - Odílio Pedro

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 07

A Comitiva do Supremo Conselho, chefiada pelo Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador,

representando o Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que, por recomendações médicas, não pôde se fazer presente, e composta, também, pelos Poderosos Irmãos Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império e Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Mestre de Cerimônias Adjunto do Santo Império, desembarcou no Aeroporto Internacional Atlas Brasil Catanhede, em Boa Vista, no estado de Roraima, na madrugada da quinta-feira, do dia 25 de maio de 2017, sendo recepcionada pelo Poderoso Irmão Egídio de Moura Faitão, 33° - Grande Inspetor Litúrgico de Roraima, e conduzida, para merecido descanso, no “Zii Hotel”. Também, uniu-se a Comitiva do Supremo Conselho o Poderoso Irmão Ronaldo de Brito Leite, 33°, Membro Efetivo pelo estado do Amazonas.

A cidade de Boa Vista, além de ser a capital estadual mais setentrional do Brasil, e a única localizada, totalmente, ao norte da linha do Equador, é a mais distante da capital federal. Destaca-se pelo modernismo de seu traçado urbano, organizado em forma radial, seguindo a tradição do urbanismo

francês, com suas principais avenidas convergindo para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos Três Poderes do estado, além de pontos culturais, bancos, hotéis e a catedral diocesana.

Também, conhecida como a “Pequena Metrópole da Amazônia”, a cidade, em 1943, tornou-se a capital do recém-criado Território Federal do Rio Branco, experimentando o surto de crescimento com o garimpo na região, razão de escolhermos para lhe bem representar, complementando a imagem da capa desta edição, a foto do “Monumento aos Garimpeiros”. Mais tarde, em 1962, passou a se chamar Território Federal de Roraima, até conseguir o “status” de estado, isso já no ano de 1988, com a aprovação da Constituição Federal de 1988, a qual ficou conhecida por Constituição Cidadã.

Sob estes diversos predicados acima citados, a Comitiva do Supremo Conselho, após percorrer mais de 3.500 km, foi, calorosamente, acolhida na cidade que, também, é conhecida por “Cidade Metropolitana”, por valorosos Irmãos boa-vistenses, para a realização da primeira cerimônia de investidura ao Grau Maior do Rito Escocês Antigo e Aceito, além da Linha do Equador.

Boa Vista-RoraimaPrimeira Investidura ao Grau 33°

foto

- In

spet

oria

Litú

rgic

a R

R

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 08

A Cerimônia de Investidura fez parte da programação dos eventos denominados “IV Encontro Bi-Nacional” e “X Reunião das Grandes Lojas da Região Norte”, promovida pela CMSB, com a participação especial da Maçonaria Venezuelana. Ainda, na quinta-feira (25), o dia foi reservado para recepção das Comitivas, inscrições no evento e passeios. Os membros da Comitiva do Supremo Conselho participaram de um Citytour, que se estendeu ao país fronteiriço, a República Cooperativa da Guyana, antiga Guyana Inglesa.

No dia seguinte (26), deu-se início ao evento, com um ciclo de palestra no Teatro Jaber Xaud, do Sesc Mecejana, destacando-se a palestra proferida pelo ex Grão-Mestre da GLEPA, o Poderoso Irmão José Nazareno Nogueira Lima, 33°, com o tema “Espiritualidade Maçônica”. O evento contou, também, com a presença do Poderoso Irmão José Sardelli Bravo, 33°, representando a Gran Loja da República da Venezuela, proferindo a palestra “300 Anos da Maçonaria Especulativa”.

A cerimônia de investidura foi levada a efeito no sábado (27), à noite, com a participação dos Grão-Mestres da Região Norte, os Poderosos Irmãos Sérgio Cordeiro Santiago, 33° (Roraima); Aldino Brasil de Souza, 33° (Rondônia); Fernando Ferreira Lima, 33° (Amazonas); Wagner Spindola De Ataíde, 33° (Pará); Fernando Alvares Zamorra, 33° (Acre). Além do Poderoso Irmão Juan Ubaldo Jimenez, 33° (Gran Loja da Venezuela). Também, presentes os Grandes Inspetores Litúrgicos da região Norte, os Poderosos Irmãos, Fernando Melo de Carvalho (AM); Luiz Carvalho Correia, 33° (Acre); Paulo Benevute

Tupan, 33°, (RO); Antônio Carlos Ramos Valença, 33° (AL), além do Poderoso Irmão Luiz Moria Requena, 33° – Delegado Litúrgico de Bolivar (Supremo Conselho da Venezuela). Assim como, diversos Presidentes dos Altos Corpos e Irmãos Grandes Inspetores Gerais da Ordem, que prestigiaram a cerimônia.

Coube ao Poderoso Irmão Anderson Verçosa, 33° - Grande Mestre de Cerimônias Adjunto do Santo Império, com muito propriedade, reunir os 14 Irmãos a serem investidos e proferir uma palestra preliminar, destacando as responsabilidades e a importância de se galgar o último degrau do Rito mais praticado no Brasil. Em ato contínuo, os investindos deram entrada ao Templo, em Cerimônia de Investidura presidida pelo Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, a qual seguiu, rigorosamente, como preceitua o Ritual de investidura ao Grau 33°. A Cerimônia se destacou pela leveza com que foi conduzida os trabalhos ritualísticos, sob a direção do Poderoso Irmão Anderson Verçosa, 33° e por uma competente equipe de valorosos Irmãos auxiliares.

Em nome dos recém investidos, fez uso da palavra o Poderoso Irmão Ednaldo Gomes Vidal, 33º, externando agradecimentos e enaltecendo os trabalhos ritualísticos, agradecendo pela presença do Supremo Conselho no Vale de Boa Vista.

O Poderoso Irmão Egídio Faitão, 33° - Grande Inspetor Litúrgico anfitrião, fez uso da palavra, a fim de agradecer a honrosa presença da Comitiva do Supremo Conselho, pela primeira vez realizando uma investidura em Roraima, concretizando um grande sonho dos Irmãos da região. Parabenizou

foto - Inspetoria Litúrgica RR

Informativo Virtual Astréa News nº 73 - Ano VI - Mai/17 - Pg 09

os novos Irmãos Grandes Inspetores Gerais e enalteceu a beleza dos trabalhos ritualísticos. Com a aquiescência do Soberano Grande Comendador procedeu a entrega solene da medalha “Cavaleiros de Caburaí”, a dezesseis agraciados, autoridades maçônicas do Brasil e da Venezuela, dentre eles os quatro membros da Comitiva do Supremo Conselho. A Medalha faz menção à cidade de Caburaí, o ponto mais extremo norte do Brasil, que foi concedida pela ARLS Bento Gonçalves nº 11, jurisdicionada à GLOMERR, em reconhecimento pelos serviços prestados à Ordem Maçônica.

O Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, agradeceu a carinhosa acolhida de parte dos valorosos Irmãos boa-vistenses; agradeceu as honrosas presenças dos Sereníssimos Grão-Mestres da Região Norte, assim como, a do Poderoso Irmão Juan Ubaldo Jimenez, 33°, da Gran Loja da Venezuela. Teceu comentários sobre a “X Reunião dos Soberanos Grande Comendadores da América do Sul”, realizada em maio/17, em Lima, no Peru; Parabenizou o Grande Inspetor Litúrgico anfitrião, o Poderoso Irmão

Egídio Faitão, 33°, pela impecável organização da primeira investidura no estado de Roraima; Parabenizou os novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem; Parabenizou o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Roraima, o Poderoso Irmão Sérgio Cordeiro Santiago, 33°, pela organização dos “IV Encontro Binacional” e “X Reunião das Grandes Lojas da Região Norte”. Procedeu a entrega da Medalha da “Legião de Honra” – passador de ouro - 15 anos, ao Poderoso Irmão Gerônimo Simão, 33º. Outorgou o Diploma e a Comenda, alusiva aos 188 anos de Fundação do Supremo Conselho ao Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Roraima, o Poderoso Irmão Sérgio Cordeiro Santiago, 33°, à Grande Loja Maçônica de Roraima, e ao Poderoso Irmão Egídio Faitão, 33°.

Após a cerimônia os Irmãos se confraternizaram, coroando a memorável investidura, realizada pela primeira vez no estado de Roraima. A Comitiva regressou ao Rio de Janeiro no dia seguinte (28), trazendo na mala a certeza e a alegria da realização de mais uma investidura, em prol do engrandecimento do REAA.

Paramentos do Grau 4Adquira os ParamentosOficiais com a chancelado Supremo Conselho!

Os aventais têm os símbolos bordados, em fino acabamento, dentro dos padrões aprovados. As faixas do mesmo padrão,

composta com a jóia do Grau, são trabalhadas em detalhes.

ConjuntoR$ 115,00

(frete não incluso)

Visite nosso Shopping!