inventores e inventos - cienciaviva.pt · (geralmente sol de dia; estrela polar à noite) para...

16
Medir Medir Inventores Inventores e e Inventos Inventos

Upload: vuongque

Post on 30-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MedirMedir

Inventores Inventores e e

InventosInventos

Pedro NunesPedro NunesMatemático português nascido em Alcácer do Sal Matemático português nascido em Alcácer do Sal ano de 1502 de ascendência judaica. Frequentou as ano de 1502 de ascendência judaica. Frequentou as universidades de Lisboa, Salamanca e Alcalá de universidades de Lisboa, Salamanca e Alcalá de Henares. Em 1529 foi nomeado cosmógrafo do reino, Henares. Em 1529 foi nomeado cosmógrafo do reino, leccionou na Universidade de Lisboa as cadeiras leccionou na Universidade de Lisboa as cadeiras de Filosofia Moral, passando depois para a de de Filosofia Moral, passando depois para a de Lógica e posteriormente para a de Metafísica. Lógica e posteriormente para a de Metafísica. Embora tenha continuado a dar aulas aos Infantes Embora tenha continuado a dar aulas aos Infantes D. Luís e D. Henrique renunciou ao ensino D. Luís e D. Henrique renunciou ao ensino universitário em 1532 . Voltou a leccionar em universitário em 1532 . Voltou a leccionar em 1544 a cadeira de Matemática na Universidade 1544 a cadeira de Matemática na Universidade transferida de Lisboa para Coimbra. Sempre transferida de Lisboa para Coimbra. Sempre dedicado à investigação foi nomeado cosmografodedicado à investigação foi nomeado cosmografo--mor em 1547. mor em 1547.

As suas obras são:

“Tratado da sphera” onde apresenta pela primeira vez a ideia de curvas loxodrómicas.

“De Crepusculis” a que conferiu maior renome mundial na qual descreve uma das suas invenções denominada “nónio”.

“De ataquae rationae navignandi libri duo” obra onde faz críticas aos tratadistas do seu tempo.

CurvasCurvas loxodrómicas

Ao descobrir a linha de rumo, Pedro Nunes provou também que um barco que, hipoteticamente, num planeta coberto de água, seguisse sempre uma mesma direcção cardeal, acabaria por não regressar ao mesmo lugar, como na altura se pensava, mas seguiria uma espiral infinita, aproximando-se de um dos pólos, mas nunca o alcançando.

NónioNónioEste dispositivo de medida foi Este dispositivo de medida foi inventado por Pedro Nunes. Com inventado por Pedro Nunes. Com uma escala circular a sua uma escala circular a sua utilização facilitava a leitura utilização facilitava a leitura de fracções da menor divisão da de fracções da menor divisão da escala. O nónio de Pedro Nunes escala. O nónio de Pedro Nunes foi aplicado a instrumentos como foi aplicado a instrumentos como astrolábios e quadrantes. astrolábios e quadrantes.

Craveira- é um instrumento adaptado com um nónio ou vernier.Este nónio é uma escala rectilínea e móvel, inventada por Vernier, mas inspirado no princípio do nónio de Pedro Nunes.

Hiparco de NiceiaHiparco de NiceiaAstrónomo e matemático grego Astrónomo e matemático grego viveu durante o séc.II a.C. viveu durante o séc.II a.C. Introduziu a teoria dos Introduziu a teoria dos epiciclos para representar os epiciclos para representar os movimentos do Sol, da lua e dos movimentos do Sol, da lua e dos planetas, determinou a planetas, determinou a excentricidade da órbita do sol excentricidade da órbita do sol e estudou a precessão dos e estudou a precessão dos equinócios. Éequinócios. É--lhe também lhe também atribuída a invenção do atribuída a invenção do astrolábio. astrolábio.

AstrolábioAstrolábioAnteriormente à invenção da bússola os Anteriormente à invenção da bússola os marinheiros utilizavam o astrolábio. marinheiros utilizavam o astrolábio. Este era apontado para as estrelas Este era apontado para as estrelas (geralmente Sol de dia; estrela polar (geralmente Sol de dia; estrela polar à noite) para medir ângulos que à noite) para medir ângulos que formavam com o horizonte; daí o formavam com o horizonte; daí o navegador podia calcular a posição do navegador podia calcular a posição do navio. navio.

“Pesando o sol” com o astrolábio, era assim chamada a operação de tomar a altura do sol, devido a maneira como o marinheiro empunhava o instrumento.

Astrolábio feito em 1548 por George Hartmn; Nuremberga, Alemanha

A BússolaA BússolaOs Chineses verificaram que um Os Chineses verificaram que um pedaço de íman (forma magnética do pedaço de íman (forma magnética do ferro) quando gira sobre uma ferro) quando gira sobre uma agulha, indica sempre o norte. agulha, indica sempre o norte. Cerca do ano de 1200 d.C. Cerca do ano de 1200 d.C. navegantes europeus puderam navegantes europeus puderam orientarorientar--se no Mar Mediterrâneo ao se no Mar Mediterrâneo ao colocarem pedaços de íman sobre colocarem pedaços de íman sobre cortiça que flutuava num prato cortiça que flutuava num prato cheio de água. No século XIII com cheio de água. No século XIII com a invenção da rosaa invenção da rosa--dosdos--ventos ventos crioucriou--se a bússola tal como a se a bússola tal como a conhecemos hoje. Com a invenção da conhecemos hoje. Com a invenção da bússola tornoubússola tornou--se possível as se possível as grandes travessias marítimas.grandes travessias marítimas.

Bússola (Museu de Marinha, Lisboa)

Na “Bússola Marítima” o quadrante está fixo à agulha e roda com ela; está sustentada por uma suspensão “cardan”,que mantém o eixo em posição vertical, apesar das oscilações a que o navio fica sujeito.

Barquinha e BalestilhaBarquinha e BalestilhaAA BalestilhaBalestilha ou báculo era um ou báculo era um instrumento utilizado para instrumento utilizado para medir a altura dos astros ou a medir a altura dos astros ou a distância entre estrelas. Era distância entre estrelas. Era composta por uma vara de composta por uma vara de secção quadrada (virote) onde secção quadrada (virote) onde deslizava, perpendicularmente, deslizava, perpendicularmente, uma haste (soalha). uma haste (soalha). A barquinha era um instrumento A barquinha era um instrumento destinado a medir a velocidade destinado a medir a velocidade de um barco. Constituída por de um barco. Constituída por um sector de madeira preso por um sector de madeira preso por um cabo onde eram feitos nós um cabo onde eram feitos nós igualmente espaçados. Largavaigualmente espaçados. Largava--se este instrumento durante um se este instrumento durante um certo período de tempo e assim certo período de tempo e assim se sabia a quantos nós se se sabia a quantos nós se deslocava o barco.

Balestilha (Notional Maritime Museum, Londres

deslocava o barco. Barquinha (museu da marinha, Lisboa)

Quadrante e Sextante Quadrante e Sextante O Quadrante é a quarta parte de O Quadrante é a quarta parte de um círculo. Serve para medir a um círculo. Serve para medir a altura angular dos astros. altura angular dos astros. TornouTornou--se mais rigoroso ao serse mais rigoroso ao ser--lhe aplicado um nónio, lhe aplicado um nónio, permitindo fazer leituras compermitindo fazer leituras comproximaçãoproximação a fracções de graus.a fracções de graus.O Sextante foi inventado por O Sextante foi inventado por John Hadley, em Inglaterra, John Hadley, em Inglaterra, utilizado para medir o ângulo utilizado para medir o ângulo entre o sol ou uma estrela e um entre o sol ou uma estrela e um ponto no horizonte. Os ponto no horizonte. Os navegadores usavamnavegadores usavam--no para no para calcular a posição dos navios.

Sextante (Gabinete de Física da Universidade de Coimbra)

calcular a posição dos navios.

Quadrante

Jonhn Hadley

OctanteOctante

Astrónomo e matemático britânico, nasceu em Freshwater, ilha de Whight em 1635, morreu em Londres em 1703. Disputou a Newton a descoberta da gravitação universal e a Huygeng, a invenção da escape de ancora, assim como da mola espiral. Mas enunciou sobretudo a “Lei da Proporcionalidade” entre as deformações elásticas de um corpo e os esforços a que este é submetido.

Foi o primeiro instrumento de dupla reflexão. A partir de uma ideia de Robert Hooke em 1731 John Hadley apresentou este instrumento capaz de ler ângulos de 90º.

Robert Hooke

Transferidor e Globo TerrestreTransferidor e Globo Terrestre

Representa as partes líquidas e sólidas do planeta Terra.Apoiados nos globos os marinheiros tinham uma melhor noção dos mares e a navegação tornava-se mais fácil.

Este instrumento serve para medir ângulos.

Relógio de Sol e Ampulheta Relógio de Sol e Ampulheta

Um dos primeiros relógios foi o relógio de sol. Este instrumento permite determinar as horas pelas sombras de um estilete produzidas pelo sol.

O relógio de areia ou ampulheta foi utilizado durante a época dos descobrimentos. Este instrumento é cosntituído por duas ampolas de vidro, comunicáveis entre si, dispostas de modo que a areia passe de um lado para o outro. Era conhecido o intervalo de tempo que a areia demorava a cair. A permanente passagem de areia ia alargando o orifício alterando o tempo de queda (diminuía-o).

Ampulheta (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa)

NocturlábioNocturlábio

Como durante a noite não é Como durante a noite não é possível determinar as horas com possível determinar as horas com o relógio de sol, os navegadores o relógio de sol, os navegadores portugueses utilizavam o portugueses utilizavam o NocturlábioNocturlábio. Para determinarem . Para determinarem as horas, tinham de olhar para a as horas, tinham de olhar para a estrela polar através do estrela polar através do orifício central deste orifício central deste instrumento e rodar a haste mais instrumento e rodar a haste mais comprida até encontrarem acomprida até encontrarem aKochabKochab, uma das estrela da Ursa , uma das estrela da Ursa Menor. Nessa altura liam as Menor. Nessa altura liam as horas registadas numa das coroas horas registadas numa das coroas que integram o instrumento. que integram o instrumento.

CronómetroCronómetroOs navegadores para

localizar um navio com rigor tinham de saber, entre outros factores, a hora exacta.

Robert Hooke substituiu o pêndulo por um mecanismo de precisão e assim inventou o cronómetro. Mas só em 1764 surgiu um cronómetro que marcava o tempo no mar com precisão. Foi elaborado por um carpinteiro de nome John Harrison, não muito maior que um relógio de bolso. Este cronómetro marcava as horas com um erro de apenas um décimo de segundo por dia.

O quarto cronómetro de John Harrisson

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIAEnciclopédia Luso-Brasileira

Editorial Verbo LisboaNova enciclopédia Larousse

Círculo de Leitores Dicionário temático Larousse // Civilização GregaCirculo de LeitoresLello Universal

Lello e inmão Holt; Michael

Biblioteca de informação juvenil// Os Grandes InventosCirculo de Leitores Man; John

Biblioteca de Informação juvenil// Descobrimentos e ExpediçõesCirculo de LeitoresBenthencourt; Francisco e Chaudhuri; Kirti

História da Expansão Portuguesa // Volume 1Circulo de LeitoresSite da Associação Nacional de CruzeirosSite Ciência Viva

FIMFIMTrabalho realizado por: Trabalho realizado por:

Alexandra Isabel Marques Ferreira Mineiro Alexandra Isabel Marques Ferreira Mineiro Gonçalo José Barreto Lemos Gonçalo José Barreto Lemos

N.ºN.º1; 121; 12 Turma : Turma : N N do do 10 º10 º AnoAno

Em Em 17/4/200217/4/2002; actualizado em ; actualizado em 25/4/2002 25/4/2002