introdução - bil intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em...

16

Upload: others

Post on 28-Apr-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve
Page 2: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve
Page 3: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 03

IntroduçãoSabemos que tomar a decisão em realizar uma viagem de turismo já é difícil e você pode ficar horas decidindo.

Imagine só um intercâmbio de 1 mês ou de 6 meses?

Requer:

e Planejamento. e Horas de dedicação. e Dinheiro. e Mudanças radicais.

E foi com este objetivo que fizemos este e-book.

Apesar dele ser somente o “ponta pé” inicial, esperamos que ajude você a tomar esta decisão.

#chutaobalde e bora viajar!

CAROLINA NIEROGerente de Marketing e ProdutosBIL Intercâmbios

Page 4: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 04

O que éApesar da palavra “intercâmbio” representar o “ir e vir”, hoje em dia não existe mais a obrigação no “vir”, ou seja, você não precisará hospedar ninguém na sua casa, após o seu intercâmbio. Porém a palavra “intercâmbio” ficou, mas pode trocá-la por “estudar no exterior” se preferir.

As pessoas escolhem realizar um intercâmbio (ou desejam estudar no exterior) por diversos motivos. Entre eles destacam-se:

e Sair da Zona de conforto; e Melhorar (ou aprender) um idioma; e Curtir as férias (mas sem peso na consciência); e Fazer novos amigos; e Conhecer o destino com uma visão cultural; e Economizar (em relação ao turismo); e Esquecer do ex-namorado; e Enfim, por motivos diversos.

O mais importante dessa “aventura” é você descobrir suas franquezas e focar em melhorá-las. Então quando chegar lá, seja diferente. Segue abaixo, algumas dicas de “nãos’:

d Não fique isolado. d Não converse em português. d Não hospede-se em hotel. d Não coma comidas conhecidas. d Não use seu celular para digitar. d Não use taxi e nem uber. d Não fale não.

Assim você poderá usufruir 100% da experiência.

“Quando fui para meu intercâmbio decidi que eu seria “resetado”, ou

seja, já que ninguém me conhecia, eu poderia ser quem nunca fui.

Poderia passar vergonha, sem me constranger. Poderia levantar a mão durante a aula e fazer uma pergunta boba. Poderia arriscar a ir na lojinha e perder o meu voo. Enfim, fiz tudo

ao contrário do que sempre fiz.

FOI A MELHOR EXPERIÊNCIA DA MINHA VIDA.” Juba Moraes

Canadá - marçoabril/2013

Page 5: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 05

Para quem éIntercâmbio não é para qualquer um.

Você deve estar com a mente aberta, para poder aprender muito, 1 adaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra.

Afinal, um intercâmbio serve para você sair da sua zona de conforto. Caso contrário, um hotel, comida internacional e um guia turístico que fale português seria mais recomendado.

Isso não quer dizer que você não deve reclamar se algo está indo mal, porém as empresas envolvidas no processo explicarão para você o que está “dentro da normalidade” ou não para a viagem que escolheu.

Por exemplo: uma homestay (casa de família) pedir para você não usar calçados dentro de sua casa. Ou não comer fora da cozinha. Ou não chegar após um determinado horário.

Afinal tudo isso faz parte da cultura local ou pessoal e lembre-se que apesar de estar pagando pela viagem, essas “exigências” fazem parte do processo de aprendizado e adaptação.

Abaixo perfis esperados de qualquer intercambiário para qualquer tipo de intercambio:

e SOCIÁVEIS. A família espera que você converse com eles, faça uma comida brasileira e ensine palavras em português. Já a escola espera que você usufrua das aulas 100% demonstrando interesse e participação.

e FALANTES. Num intercâmbio você precisa falar. Se algo lhe incomodar, você deve procurar ajuda da escola ou família ou coordenadora. Se ficar calado, tá errado.

e FLEXÍVEIS. Ter calma e paciência com a parte cultural e/ou com rotinas diferentes e/ou com um cardápio simples ou bem diferente será esperado de você.

Os intercâmbios possuem requisitos que podem ser:

e Requisitos da escola do exterior (ex: idade, comprovação de idioma, entre outros).

e Requisitos para emissão de documento pelo exterior - necessário para solicitar o visto (ex: extratos bancários, cartas de referências, entre outros).

Existem muitos brasileiros que não se arriscam neste projeto, pois acreditam que poderão melhorar ficando aqui mesmo no Brasil, ou seus pais não investem em seus filhos achando que o tempo fará com que eles mudem.

Infelizmente cada vez mais os nossos jovens tem menos problemas e dificuldades para resolver pois seus pais não deixam que eles cheguem em seus filhos.

Um intercâmbio é uma luz no fim do túnel.

Mas essa solução não será o antídoto, se você não permitir resolver dificuldades e problemas sozinho. Ou ainda, se continuar deitado no seu sofá, assistindo Netflix e comendo pipoca enquanto centenas de brasileiros embarcam neste mesmo final de semana rumo a “aventura”.

Page 6: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 06

Tipos de intercâmbioExistem diversos tipos de intercâmbios.Abaixo vamos dividir em idades para assim ficar mais fácil de você achar o que pode encaixar mais em seu perfil.

MENORES DE IDADE e Pais e Filhos

e Guias internacionais Idiomas Idiomas plus Acadêmicos (áreas específicas) Esportes.

e Guias brasileiros e internacionais Idiomas

e High School Escolas Públicas (homestay) Escolas Particulares (homestay) Boarding Schools (dormitórios)

MAIORES DE IDADE e Cursos individuais

Idiomas Idiomas plus (cursos ou trabalhos) Preparatórios para testes de proficiência Teachers Acadêmicos (áreas específicas) Universidades, Colleges e Faculdades

e AuPair

Page 7: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 07

Tipos de intercâmbioNa tabela abaixo, os tipos de intercâmbios são representados por idade. Ache sua idade e veja o que é oferecido.

IDADE TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO 4 TIPO 5 TIPO 6

6 d d d d d

7 Pais e filhos d d d d d

8 Pais e filhos Guias internacionais d d d d

9 Pais e filhos Guias internacionais d d d d

10 Pais e filhos Guias internacionais d d d d

11 Pais e filhos Guias internacionais d d d d

12 Pais e filhos Guias internacionais Guias brasileiros e internacionais d d d

13 Pais e filhos Guias internacionais Guias brasileiros e internacionais d d d

14 Pais e filhos Guias internacionais Guias brasileiros e internacionais d Cursos Individuais d

15 d Guias internacionais Guias brasileiros e internacionais d Cursos Individuais d

16 d Guias internacionais Guias brasileiros e internacionais High School Cursos Individuais d

17 d Guias internacionais Guias brasileiros e internacionais High School Cursos Individuais d

18 d Guias internacionais d High School Cursos Individuais AuPair

19 d Guias internacionais d d Cursos Individuais AuPair

20 d d d d Cursos Individuais AuPair

21 d d d d Cursos Individuais AuPair

22 d d d d Cursos Individuais AuPair

23 d d d d Cursos Individuais AuPair

24 d d d d Cursos Individuais AuPair

25 d d d d Cursos Individuais AuPair

26 d d d d Cursos Individuais AuPair

27 d d d d e assim até 99 anos d

Page 8: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 08

Destinos e idiomasExistem diversos países que abrem suas portas para jovens brasileiros.

Os mais procurados são:1. Canadá (inglês e/ou francês)2. Estados Unidos (inglês)3. Inglaterra (inglês)4. Austrália (inglês)5. Irlanda (inglês)6. Nova Zelândia (inglês)7. Malta (inglês)8. Espanha (espanhol)9. Alemanha (alemão)10. França (francês)11. Itália (italiano)12. África do Sul (inglês)13. América Latina (Argentina, Chile e outros).

Cada país oferece uma regra específica para o visto. Mesmo para estudar, alguns países podem permitir visto de turista e outros usam a permissão de outros países para emitirem o visto.

Exemplo: se você tem o visto americano, e deseja ir ao Canadá, basta emitir uma permissão online. Países da Europa não exigem visto aos Brasileiros, porém solicitam comprovações importantes na chegada ao país. O mesmo acontece para Nova Zelândia, África do Sul e países da América Latina.

“ Poder estudar em Toronto (no Canadá) e poder passar o final de semana em NYC, não tem preço! ”

Eduardo Alencar Canadá - abril/2013

“ Londres é a cidade mais linda que conheci em toda a minha vida. E

olha que conheço bastante heim...”

Bia MedeirosLondres - maio/2018

Page 9: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 09

Destinos e idiomasDestinos Tipos

de inglêsTamanho

da cidadesTipos da cidades Praia Passeios

culturaisClima em

janeiro Clima em

julhoAlta

temporada

Toronto Americano Grande Agitada e acadêmica Não Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Vancouver Americano Média Agitada e acadêmica Não Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Victoria Americano Pequena Calma Não Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Motreal Americano Média Agitada e acadêmica Não Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Los Angeles Americano Grande Agitada Sim Poucos Frio Calor Julho e janeiro

NYC Americano Grande Agitada Não Muitos Frio Calor Julho e janeiro

Boston Americano Pequena Bem academica Não Muitos Frio Calor Julho e janeiro

Santa Barbara Americano Pequena Agitada Sim Poucos Frio Calor Julho e janeiro

San Diego Americano Grande Agitada Sim Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Londres Britânico Grande Agitada e acadêmica Não Muitos Frio Calor Julho e janeiro

Cambridge Britânico Pequena Bem acadêmica Não Muitos Frio Calor Julho e janeiro

Oxford Britânico Pequena Bem acadêmica Não Muitos Frio Calor Julho e janeiro

Dublin Britânico Pequena Agitada Não Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Cork Britânico Pequena Calma Não Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Sliema Britânico Pequena Agitada Sim Poucos Frio Calor Julho e janeiro

Brisbane Local Grande Acadêmica Sim Poucos Calor Frio Julho e janeiro

Sidney Local Grande Agitada Sim Poucos Calor Frio Julho e janeiro

Auckland Local Grande Calma Sim Poucos Calor Frio Julho e janeiro

Chirstchurch Local Pequena Calma Sim Poucos Calor Frio Julho e janeiro

Cape Town Local Pequena Calma Sim Muitos Calor Frio Julho e janeiro

Tabela para um intercâmbio de 15 dias.A comparação de tamanhos e tipos de cidades foi feita em relação as demais cidades contidas na própria tabela. As informações em “Praia” são para “possível de entrar na água”.

Page 10: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 10

AcomodaçõesUm dos mais importantes serviços da sua aventura.Existem diversos tipos de acomodações e o que faz cada uma delas serem boas ou não é a qualidade das agências e das empresas internacionais.

Homestay (casa de família)Esta é a opção mais barata que você pode encontrar.Fizemos abaixo os prós e contras desta opção.

Prós: e Interação com a família. Isso não tem preço. Ter uma família

que faça um churrasco para vocês, que lhe chame para cozinhar e participar do dia a dia é um baita negócio! (mas lembre-se: a qualidade da família depende da agência brasileira que por sua vez sabe escolher bem os fornecedores internacionais).

e Preço. É a opção mais barata que tem, mesmo incluindo 2 ou 3 refeições por dia.

e Ambiente. Morar numa família aquece a alma. Você terá a sensação de segurança, zelo e proteção em um país que desconhece.

Contras: d Horários. Algumas famílias podem exigir que você tenha horário

para chegar na casa, afinal isso pode incomodar a rotina deles. d Regras. Tirar o sapato para entrar na casa, não comer no quarto,

banho acima de 10 minutos e outras regras, podem não lhe agradar. Mas lembre-se: isso faz parte de um intercâmbio!

d Distância da escola. 80% das casas de famílias ficam fora de “downtown” (local onde estão as escolas). Então é normal você hospedar-se entre 1 e 1h30m da escola ou solicite serviço que garanta proximidade maior.

Assista o vídeo: Casa de família - Pontos negativos e positivos

Page 11: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 11

Alojamento ou dormitórioPodemos definir este tipo de acomodação com um “apartamento sem paredes”. Se for duplo, triplo ou quádruplo você terá uma cama ao lado da outra. Abaixo montamos os prós e contras:

Prós: e Horários. Na maioria dessas acomodações você monta seus

horários de chegada. #baladaaivoueu e Amigos. Certamente você estará cercado de jovens do mundo

inteiro e poderá fazer amizades rapidamente. e Idioma. Todos estarão no “mesmo barco” que você, ou seja,

aprendendo o idioma. Portanto pratique-o!

Contras: d Idioma. É bem possível existirem brasileiros no seu alojamento e

eles tentarão fazer amizade com você. Cuidado com o idioma. d Refeições: se apartamento ou residência estudantil geralmente não

estão inclusas, portanto você deve fazê-las utilizando a cozinha. Se alojamentos/dormitórios dependem se estes possuem refeitórios (consulte a agência brasileira e peça todas as informações antes de inscrever-se).

Apartamento ou residência estudantilÉ importante relembrar a diferença de apartamento e quarto: Um quarto está dentro de um apartamento. Por sua vez, esse apartamento pode ter 1, 2, 3, 4 ou até mesmo 6 quartos.

Geralmente esses quartos podem ser individuais ou duplos por exemplo. Ou seja, podem existir num apartamento com 3 quartos com 2 camas totalizando 6 pessoas. Os prós e contras deste tipo de acomodação serão os mesmos do tema abaixo.

Assista o vídeo: Alojamento - Pontos negativos e positivos

Page 12: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 12

DificuldadesNuma viagem ao exterior, seja para intercâmbio ou turismo sempre existem dificuldades.Então podemos dividir esse assunto em dois:

DificuldadesSão situações de dia a dia que o intercambiário vai enfrentar no destino com objetivo de adequar-se a ele.

Exemplos: ź “estou sentindo que as aulas são difíceis de acompanhar”. ź “minha homestay é diferente de um amigo brasileiro”. ź “perdi meu vôo”. ź “minha host mother não está conversando comigo”. ź “meu alojamento entrou em reforma”

Todas as situações acima são encaradas como “dificuldades” e é esperado do intercambiário uma só atitude: enfrentá-las através da comunicação.Então vá até o responsável pela situação e chame-o(a) para uma conversa franca e objetiva e alinhe suas expectativas e necessidades.

Isso o(a) tornará mais maduro e muito bem visto.

Caso você tente, mas não obtenha sucesso, procure a empresa estrangeira responsável pelo serviço. Se mesmo assim não teve sucesso, recorra a Agência Brasileira.

ProblemasDiferente das dificuldades, os problemas são atípicos e exigem atenção das empresas contratadas.

Exemplos: ź “Minha homestay não está cumprindo o contratado” ź “Meu host father está muito doente” ź “Minha escola está em greve ou fechou” ź “Quebrei a perna” ź E todos os demais casos que envolvam produtos ilícitos e/ou

polícia.

Aí sim, num intercâmbio, você deve envolver a agência brasileira e as empresas internacionais para pedir ajuda para resolver seu problema.

Page 13: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 13

Valores e formas de pagamentosFormas de pagamentoAs agências brasileiras oferecem diversas opções de pagamento:

ź Parcelado no boleto com câmbio fixo (porém 100% pago de 30 a 90 dias antes do embarque.

ź Parcelado no boleto com câmbio variável (mesmo prazo acima). ź Em até 12x no cartão com câmbio fixo. ź A vista em R$.

ValoresOs valores são diversos pois dependem de vários fatores. São eles:

ź Qualidade da agência brasileira. ź Qualidade das empresas internacionais. ź Câmbio a pagar para a agência brasileira. ź Custo de vida no destino. ź Data da compra e do embarque referente a Passagem Aérea. ź Serviços extras solicitados.

Pais e Filhos Guias internacionais

Guias brasileirose internacionais High School Cursos

individuais AuPair

A partir de R$ 220/dia R$ 300/dia R$ 1200/dia R$ 110/dia R$ 220/dia R$ 8/dia

Incluindo:

Aéreo d d e d d e

Parte acadêmica e e e e e e

Acomodação e e e e e e

Refeições e e e e e e

Page 14: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 14

Passo a passo Primeiro passoAgendar uma consultoria em uma agência.Importante: atualmente existem agências que não dão informações por telefone.

InscriçãoApós ter escolhido sua agência, você já pode inscrever-se no intercâmbio pagando um sinal de negócio e/ou taxas. Cuidado: a maioria das agências de intercâmbio não reembolsa este valor, pois as empresas internacionais também não reembolsam-as.

PassaporteA qualquer momento você já pode solicitar seu passaporte.Não é necessário realizar a inscrição para isso.

VistoCada país e programa de intercâmbio trabalha de uma maneira.Mas em todos eles, você receberá um documento do exterior para:

ź Apresentar no exterior (exemplo: países da Europa), ou, ź Apresentar em entrevista pessoal no Brasil (exemplo: EUA), ou, ź Enviar ao consulado via correio (exemplo: Canadá)

Reunião de orientaçãoDependendo da agência brasileira e do tipo de intercâmbio adquirido, você será devidamente orientado (em grupo ou individualmente) antes de ir para o aeroporto.

EmbarqueTambém depende de cada agência brasileira e tipo de intercâmbio. Algumas agências poderão estar presentes no seu embarque e resolver qualquer dificuldade ou problema no seu check-in.

Chegada no exteriorGeralmente um serviço de transfer vai esperar você, carregar suas malas e levá-lo(a) até a sua acomodação.Tanto na ida quanto na volta.

Dica: vale a pena pagar este serviço, mesmo que o valor seja mais caro que um taxi ou uber, afinal, você estará cansado(a) após uma viagem longa.

RotinaCada programa de intercâmbio oferece um conteúdo diferente. O que vale a pena aqui é absorver todo o conhecido já informado neste e-book para você poder voltar melhor ou diferente.

RetornoEstá na hora de fazer as malas e voltar ao Brasil, ou quem sabe, fazer uma parada de 3 noites em algum país com escala ou conexão ;)

Page 15: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

BIL Intercâmbios | (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200 15

ConclusãoUm intercâmbio vai além do turismo.

Como um gringo poderia dizer que conhece o Brasil, sem conhecer o brasileiro, suas manias e tradições?

E a única maneira de conhecer a fundo um povo é comer onde eles comem, divertir-se no mesmo local e conviver ao lado dele o tempo todo..

Dê o primeiro passo.

Agende sua Consultoria Gratuita. Clique aqui

Page 16: Introdução - BIL Intercâmbiosadaptar-se as culturas e comidas locais e não fazer tempestade em copo d’água por qualquer dificuldade que encontra. Afinal, um intercâmbio serve

CENTRAL DE ATENDIMENTO: Rua Fernando Falcão, 1111 - 14º andar CEP: 03180-003 - São Paulo/SP - Brasil (11) 3595 8200 | (11) 3595 8200

Sobre a BILDesde 1985 oferece viagens ao exterior para jovens adolescentes e adultos.

A empresa é estrategicamente focada em 3 pilares. ATENÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO.

Atenção é oferecida através de um novo atendente após a inscrição (os Concierges).

A organização é entregue através de gente viajada, séria e competente.

E finalmente o Atendimento é a satisfação final da empresa e não somente seu objetivo.

Entre em contato e comprove.

Versão: 19/07/2020 v1