introdução ao ssl

9

Click here to load reader

Upload: thiago-bruno

Post on 14-Apr-2017

133 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução ao SSL

VPN / SSL V3DAVID ANDRÉWELSON CAVALCANTETENISSON JOSÉTHIAGO BRUNO

GRUPO |

Page 2: Introdução ao SSL

SSL / Secure Socket Layer

O SSL foi criado e desenvolvido pela empresa Netscape e RSA Segurança.

Agora há versões de código aberto (Open Source), assim como um protocolo livre semelhante: TLS

É um complemento ao TCP/IP e pode (potencialmente) proteger qualquer protocolo ou programa, permitindo a troca de informações entre dois computadores, de modo seguro.

Implementa duas camadas, sobre o TCP/IP.

Handshake Protocol

Change Cipher

Alert Protocol

Camada SSL Record

Page 3: Introdução ao SSL

CaracterísticasSSL Handshake Protocol

Autenticação entre cliente e servidor, cuidando da inicialização da comunicação, permitindo a negociação do algoritmo e encriptação e as chaves criptográficas iniciais. Utiliza as chaves assimétricas para fazer a negociação inicial, abrindo um canal seguro para o envio da chave simétrica de sessão, criada de forma aleatória. Opera sobre o Record Layer. Todas as mensagens da negociação utilizam o MAC e funções de hash (como SHA, MD5 e outras).

SSL Change Cipher SPEC ProtocolSinaliza as transições nas estratégias de cifragem.Constitui-se de uma única mensagem que pode ser transmitida tanto pelo cliente como

pelo servidor para notificar que os próximos blocos utilizarão chaves de encriptação recém negociadas.

Page 4: Introdução ao SSL

CaracterísticasSSL Alert Protocol

Acompanha os erros na Record Layer, fazendo troca de mensagens para sinalizar problemas com a sequência de mensagens, erros de certificação ou encriptação.

SSL Record Layer ProtocolEncapsula as camadas de nível mais alto (quando conjugado com o HTTP, implementa o

HTTPS), provendo os serviços de fragmentação (transforma blocos de dados em registros SSLPlaintext de, pelo menos, 224 bytes), compressão, (transforma os registros SSLPlaintext em registros SSLCompressed, utilizando os algoritmos negociados no handshake), autenticação de mensagem, acréscimo do MAC e número sequencial (antes da encriptação) e encriptação (as funções definidas no Handshake são definidas na mensagem SSLCipherSpec e são utilizadas para transformar o SSLCompressed em SSLCiphertext).

Page 5: Introdução ao SSL

Visa garantir as seguintes objetivos:

Privacidade

Segurança criptográfica para o estabelecimento de uma ligação segura entre duas máquinas/aplicativos, assegurando a privacidade na conexão, com a utilização de algoritmos simétricos (como o DES ou RC4) que negociam uma chave secreta na primeira fase do handshaking (usando chaves públicas – assimétricas)Dificultando a espionagem das informações trocadas.

AutenticaçãoAutenticação do Servidor e, (opcionalmente do Cliente) por meio de algoritmos assimétricos como o RSA ou o DSSGarantindo a identidade do programa, da pessoa ou empresa com a qual nos comunicamos.

Integridade/Confiabilidade

Confiabilidade na conexão, conseguida com o uso de Códigos de Autenticação de Mensagens (MAC).Impossível falsificar as informações trocadas.

Page 6: Introdução ao SSL

Desvantagem

O SSL v3.0 não é mais considerado seguro, em setembro de 2014 uma equipe da google descobriu uma vulnerabilidade crítica no SSL v3.0, que habilita ataques do tipo “man in the middle” que roubam informações de transações criptografadas, sendo aconselhado desabilita-lo.

Esta vulnerabilidade é chamada de POODLE!

Page 7: Introdução ao SSL

SSL REPORT

Page 8: Introdução ao SSL

SSL REPORT

Page 9: Introdução ao SSL

Referências

https://blog.mozilla.org/security/ https://access.redhat.com/articles/ http://www.rfc-editor.org/rfc/rfc6101.txt https://www.ssllabs.com/ Luiz Artides Rios – UNB