introdução a ead - equipe memória ram

16
EAD-EDUCAÇÃO A EAD-EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DISTÂNCIA Desvendando os mistérios dessa nova Desvendando os mistérios dessa nova forma de aprendizagem forma de aprendizagem

Upload: agentesdigitais

Post on 07-Jul-2015

1.392 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

25/05/2010 - Apresentação do trabalho Introdução a EAD, equipe Memória RAM

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

EAD-EDUCAÇÃO A EAD-EDUCAÇÃO A DISTÂNCIADISTÂNCIA

Desvendando os mistérios dessa nova Desvendando os mistérios dessa nova forma de aprendizagemforma de aprendizagem

Page 2: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

O QUE É O QUE É EADEAD

• É uma modalidade de estudo on-line ou É uma modalidade de estudo on-line ou multimídia de comunicação bidirecional com o multimídia de comunicação bidirecional com o aluno afastado do centro docente, ele foi aluno afastado do centro docente, ele foi criado pensando nas pessoas que não tem criado pensando nas pessoas que não tem tempo para ir à sala de aula todos os dias, e tempo para ir à sala de aula todos os dias, e por não ter custos fixos com professores o seu por não ter custos fixos com professores o seu valor é mais acessível que os estudos valor é mais acessível que os estudos convencionais.convencionais.

Page 3: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

QUAIS OS NÚMEROS DE EAD NO QUAIS OS NÚMEROS DE EAD NO BRASIL BRASIL

• A região sudeste do Brasil foi a primeira a abraçar a EAD e A região sudeste do Brasil foi a primeira a abraçar a EAD e ramificá-la em suas diversas instituições de ensino. No ano de ramificá-la em suas diversas instituições de ensino. No ano de 2005, segundo dados do ABRAED (Anuário Brasileiro Estatístico 2005, segundo dados do ABRAED (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a Distância) a região concentrava 50% dos alunos de Educação a Distância) a região concentrava 50% dos alunos estudando a distância. Já em 2007 houve uma mudança estudando a distância. Já em 2007 houve uma mudança colocando o Sul do país na primeira colocação entre as regiões colocando o Sul do país na primeira colocação entre as regiões que mais concentram alunos de EAD. Para se ter uma idéia, só no que mais concentram alunos de EAD. Para se ter uma idéia, só no ano de 2006, do total de 778.458 estudantes matriculados em ano de 2006, do total de 778.458 estudantes matriculados em cursos de educação a distância em instituições de ensino cursos de educação a distância em instituições de ensino credenciados, 258.623 eram da região Sul, 243.114 da região credenciados, 258.623 eram da região Sul, 243.114 da região Sudeste e 135.998 do Centro-Oeste. Em porcentagem o Sul tem Sudeste e 135.998 do Centro-Oeste. Em porcentagem o Sul tem 33% dos alunos contra 31% do Sudeste. 33% dos alunos contra 31% do Sudeste.

Page 4: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

• Nessa edição, outra novidade foi identificada. A Nessa edição, outra novidade foi identificada. A oferta de cursos de graduação superou a dos cursos de oferta de cursos de graduação superou a dos cursos de pós-graduação pós-graduação lato sensulato sensu. Dos 2,542. Dos 2,542

• milhões de brasileiros que estudaram pelo sistema da milhões de brasileiros que estudaram pelo sistema da EAD em 2007, quase um milhão freqüentaram o EAD em 2007, quase um milhão freqüentaram o Ensino Formal, que inclui os cursos de graduação, Ensino Formal, que inclui os cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e educação de jovens e pós-graduação, técnicos e educação de jovens e adultos. Na graduação são 430 mil alunos, o que adultos. Na graduação são 430 mil alunos, o que representante 45% do montante total. Já os cursos de representante 45% do montante total. Já os cursos de especialização e extensão atingem 390 mil estudantes. especialização e extensão atingem 390 mil estudantes.

• Apesar da diminuição da oferta de cursos, a procura Apesar da diminuição da oferta de cursos, a procura por EAD continua crescendo.por EAD continua crescendo.

Page 5: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

• COMO É O ALUNO EM EAD – COMO É O ALUNO EM EAD – CARACTERÍSTICAS DO BOM ALUNO CARACTERÍSTICAS DO BOM ALUNO

EADEAD

Page 6: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

• São alunos curiosos, motivados, que facilitam São alunos curiosos, motivados, que facilitam enormemente o processo, estimulam as enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador.caminhada do professor-educador.

• O aluno precisa também saber levantar O aluno precisa também saber levantar questionamentos, trocar informações, dar questionamentos, trocar informações, dar sugestões e opiniões, elaborando e sugestões e opiniões, elaborando e expressando suas idéias de forma clara e expressando suas idéias de forma clara e concisa.concisa.

Page 7: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

• O aluno em educação a distancia O aluno em educação a distancia normalmente são pessoas com mais idade e normalmente são pessoas com mais idade e maturidade. O aluno precisa ser autodidata, e maturidade. O aluno precisa ser autodidata, e saber sua melhor forma de estudo, para saber sua melhor forma de estudo, para realização de tarefas sem a cobrança de um realização de tarefas sem a cobrança de um professor; precisa ser curioso, questionar, professor; precisa ser curioso, questionar, trocar informações e dar sugestões.trocar informações e dar sugestões.

Page 8: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

Como são os professores da EADComo são os professores da EAD

• Os professores desta modalidade de ensino Os professores desta modalidade de ensino desempenham papéis diferentes quando desempenham papéis diferentes quando comparados aos dos professores do ensino comparados aos dos professores do ensino presencial, possibilitando assim um estudo presencial, possibilitando assim um estudo pertinente e importante para a educação. pertinente e importante para a educação.

• O professor de EAD deve conseguir manter o aluno O professor de EAD deve conseguir manter o aluno interessado, atento e fazer com que ele participe do interessado, atento e fazer com que ele participe do estudo o que no ensino a distância é um desafio a estudo o que no ensino a distância é um desafio a ser superado, enquanto no ensino normal o ser superado, enquanto no ensino normal o professor tem o papel de treinar o aluno no EAD ele professor tem o papel de treinar o aluno no EAD ele tem o papel de facilitar o entendimento para o tem o papel de facilitar o entendimento para o aluno.aluno.

Page 9: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

O QUE MUDA, SE COMPARARMOS A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A EAD

Na EAD não existe aula todos os dias e em alguns cursos não há aulas presenciais nunca, as aulas precisam ter materiais extremamente didáticos, bem planejados e elaborados, pois os alunos precisam entender bem o conteúdo e de preferência não ficar com duvidas para poder aprender sozinhos.

Page 10: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

Muda a maneira de aprendizado, onde na Muda a maneira de aprendizado, onde na educação presencial o local é fixo, educação presencial o local é fixo,

horário determinado e o professor sempre horário determinado e o professor sempre presente, enquanto que na EAD, é ao presente, enquanto que na EAD, é ao

contrario, o professor é só para contrario, o professor é só para esclarecimento de dúvidas.esclarecimento de dúvidas.

Page 11: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

O Material didático em EAD

O Material didático em EADUm dos aspectos fundamentais na construção do planejamento e logística de cursos EAD é, sem dúvida a validação do material didático a ser utilizado pelos alunos. Compondo, junto aos recursos tecnológicos de interação pedagógica, a interface entre os atores sociais envolvidos no processo - alunos, professores e tutores - assim como e entre estes e o conhecimento, o material didático assume um papel de suma importância em EAD. O material didático é o instrumento para o diálogo entre aluno e professor, por isso deve ser um material bem mais elaborado, enquanto que na educação permanente isso não ocorre pois a presença do professor é sempre presente.

Page 12: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA A EAD A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA A EAD – FAVORECE UMA BOA QUALIDADE DE – FAVORECE UMA BOA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO?EDUCAÇÃO?

• Caracteriza-se a educação a distância como Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.(decreto lugares ou tempos diversos.(decreto nº5622-19/12/05)nº5622-19/12/05)

Page 13: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

• A primeira versão dos referenciais de A primeira versão dos referenciais de qualidade para educação a distância foi qualidade para educação a distância foi elaborada em 2003. elaborada em 2003.

No entanto, dada a necessidade de atualização No entanto, dada a necessidade de atualização do documento anterior, tendo em vista a do documento anterior, tendo em vista a dinâmica do setor e a renovação da legislação, dinâmica do setor e a renovação da legislação, uma comissão de especialistas foi composta uma comissão de especialistas foi composta para sugerir mudanças no documento, em para sugerir mudanças no documento, em 2007.2007.

Page 14: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

• Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoLei de Diretrizes e Bases da Educação, do , do Decreto 5.622Decreto 5.622, de 20 de dezembro de 2005, do , de 20 de dezembro de 2005, do Decreto 5.773Decreto 5.773, de junho de 2006 e das Portarias , de junho de 2006 e das Portarias Normativas Normativas 11 e e 22, de 11 de janeiro de 2007., de 11 de janeiro de 2007.

• Embora seja um documento que não tem força de lei, Embora seja um documento que não tem força de lei, ele será um referencial norteador para subsidiar atos ele será um referencial norteador para subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação, supervisão e processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada. avaliação da modalidade citada.

• Por outro lado, as orientações contidas neste Por outro lado, as orientações contidas neste documento devem ter função indutora, não só em documento devem ter função indutora, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas também da organização de educação a distância, mas também da organização de sistemas de EAD no Brasil. sistemas de EAD no Brasil.

Page 15: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

CONCLUSÃOCONCLUSÃO

• A EAD de um modo em geral surgiu para facilitar o A EAD de um modo em geral surgiu para facilitar o alcance das pessoas para a qualificação em cursos de alcance das pessoas para a qualificação em cursos de aperfeiçoamento, superiores e pós graduação que para aperfeiçoamento, superiores e pós graduação que para

alguns se tornava difícil por falta de tempo ou alguns se tornava difícil por falta de tempo ou condições financeiras que a EAD também possui esse condições financeiras que a EAD também possui esse diferencial. E a legislação e as instituições de ensino diferencial. E a legislação e as instituições de ensino cooperam para uma boa qualidade de aprendizado, cooperam para uma boa qualidade de aprendizado,

sendo incentivado também por várias empresas.sendo incentivado também por várias empresas.

Page 16: Introdução a EAD - Equipe Memória Ram

• Aderson LimaAderson Lima

• ItaloItalo

• Mariana do CarmoMariana do Carmo

• Yago BaltazarYago Baltazar

• Luíz HenriqueLuíz Henrique

Nomes dos responsáveisNomes dos responsáveis