introduÇÃo a citologia

20
INTRODUÇÃO A CITOLOGIA INTRODUÇÃO A CITOLOGIA PROF(A): VÂNIA PROF(A): VÂNIA GUIMARÃES GUIMARÃES

Upload: vania-guimaraes

Post on 04-Jul-2015

307 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

INTRODUÇÃO A INTRODUÇÃO A CITOLOGIACITOLOGIA

PROF(A): VÂNIA PROF(A): VÂNIA GUIMARÃESGUIMARÃES

Page 2: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CITOLOGIA E HISTOLOGIACITOLOGIA E HISTOLOGIA

Histologia é a parte da biologia que estuda Histologia é a parte da biologia que estuda a célula, tecidos e órgãos sob o tríplice a célula, tecidos e órgãos sob o tríplice aspecto da morfologia, da histoquímica e aspecto da morfologia, da histoquímica e da histofisiologia, e a Citologia é uma da histofisiologia, e a Citologia é uma subdivisão da Histologia.subdivisão da Histologia.

A morfologia estuda a localização, o A morfologia estuda a localização, o número, a forma e a estrutura das partes número, a forma e a estrutura das partes componentes do organismo.componentes do organismo.

Page 3: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

A morfologia pode ser dividida em duas: A morfologia pode ser dividida em duas: macroscópica, que compreende áreas de macroscópica, que compreende áreas de estudos da Anatomia e a microscópica estudos da Anatomia e a microscópica que compreende áreas de estudo da que compreende áreas de estudo da Histologia, utilizando-se do microscópio Histologia, utilizando-se do microscópio óptico e eletrônico. óptico e eletrônico.

Page 4: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

PARTES DE UM MICROSCÓPIO OPTICO

Page 5: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE TRANSMISSÃO

Page 6: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

MICROSCOPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA

Page 7: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

HISTOQUÍMICA E CITOQUÍMICAHISTOQUÍMICA E CITOQUÍMICA

Os termos histoquímica e citoquímica são Os termos histoquímica e citoquímica são usados para indicar métodos que identificam e usados para indicar métodos que identificam e localizam substâncias em cortes histológicos localizam substâncias em cortes histológicos como em células cultivadas.como em células cultivadas.A maioria dos procedimentos histoquímicos são A maioria dos procedimentos histoquímicos são baseados em reações químicas específicas ou baseados em reações químicas específicas ou em interações de afinidades entre as moléculas.em interações de afinidades entre as moléculas.Originam substâncias insolúveis ou elétron-Originam substâncias insolúveis ou elétron-densas, que permitem a localização de átomos densas, que permitem a localização de átomos ou moléculas pelos microscópicos ópticos ou ou moléculas pelos microscópicos ópticos ou eletrônicos.eletrônicos.

Page 8: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

SUBSTÂNCIAS QUE SE CORAMSUBSTÂNCIAS QUE SE CORAM

IONS – (cálcio, ferro, fosfato) – usam IONS – (cálcio, ferro, fosfato) – usam reações químicas que produzem produtos reações químicas que produzem produtos insolúveis escuros ou coloridos.insolúveis escuros ou coloridos.

ÁCIDOS NUCLÉICOS – o DNA tem como ÁCIDOS NUCLÉICOS – o DNA tem como método mais comum a reação de Feugen método mais comum a reação de Feugen (cor vermelha), ou pode ser corado por (cor vermelha), ou pode ser corado por corantes básicos como a hematoxilina.corantes básicos como a hematoxilina.

Page 9: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

íons

Page 10: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

DNA

Page 11: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

PROTEÍNAS – é evidenciada principalmente PROTEÍNAS – é evidenciada principalmente pela imunocitoquímica. Algumas proteínas pela imunocitoquímica. Algumas proteínas podem ser identificadas por reações com podem ser identificadas por reações com enzimas (fosfatases, deidrogenases).enzimas (fosfatases, deidrogenases).

POLISSACARÍDEOS E POLISSACARÍDEOS E OLIGOSSACAARÍDEOS – método do PAS OLIGOSSACAARÍDEOS – método do PAS (ácido periódico de Schiff) – que transforma o (ácido periódico de Schiff) – que transforma o radical 1,2-glicol presente nos áçucares em radical 1,2-glicol presente nos áçucares em resíduos de aldeído. As glicosaminasglicanas e resíduos de aldeído. As glicosaminasglicanas e glicoproteínas ácidas (aniôicas) e se coram pelo glicoproteínas ácidas (aniôicas) e se coram pelo Alcian blue. Alcian blue.

Page 12: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

PROTEÍNAS - FOSFATSE GLICOPROTEÍNA - PAS

Page 13: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

LIPÍDIOS – corantes solúveis em lipídios, como LIPÍDIOS – corantes solúveis em lipídios, como Sudan IV e Sudan black.Sudan IV e Sudan black.

APLICAÇÃO MÉDICAAPLICAÇÃO MÉDICA

Muitos procedimentos histoquímicos são usados Muitos procedimentos histoquímicos são usados em diagnóstico laboratórial. As reações de Perls em diagnóstico laboratórial. As reações de Perls (ferro), PAS-amilase (glicogênio), Alcianblue (ferro), PAS-amilase (glicogênio), Alcianblue (glicosaminoglicanas). São usados em biopsia (glicosaminoglicanas). São usados em biopsia de tecidos cuja doença acumula ferro de tecidos cuja doença acumula ferro (hemocromatose, hemossiderose), glicogênio (hemocromatose, hemossiderose), glicogênio (glicogenage), esfingolipídios (esfingolipidose) (glicogenage), esfingolipídios (esfingolipidose) nos tecidos.nos tecidos.

Page 14: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

TIPOS DE CÉLULASTIPOS DE CÉLULAS

Page 15: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

CÉLULAS PROCARIOTASCÉLULAS PROCARIOTAS

Page 16: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

CARACTERÍSTICAS GERAISCARACTERÍSTICAS GERAISa)a) Pobreza em membranas; possui apenas a membrana Pobreza em membranas; possui apenas a membrana

plasmática.plasmática.b)b) Não possuem organelas citoplasmáticas, nem Não possuem organelas citoplasmáticas, nem

histonas.histonas.c)c) Não apresentam citoesqueleto.Não apresentam citoesqueleto.d)d) Sua forma é mantida pela parede celular.Sua forma é mantida pela parede celular.e)e) Os ribossomos são responsáveis pela síntese de Os ribossomos são responsáveis pela síntese de

proteínas e encontram-se ligados formando os proteínas e encontram-se ligados formando os polirribossomos.polirribossomos.

f)f) Os cromossomos são circulares e ocupam regiões Os cromossomos são circulares e ocupam regiões denominadas nucleóides.denominadas nucleóides.

g)g) Em alguns casos podem existir invaginações da Em alguns casos podem existir invaginações da membrana plasmática, formando o mesossoma.membrana plasmática, formando o mesossoma.

Page 17: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

CÉLULA EUCARIÓTACÉLULA EUCARIÓTA

Page 18: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

CARACTERÍSTICAS GERAISCARACTERÍSTICAS GERAIS

São compartimentamentalizada;São compartimentamentalizada;Apresentam duas partes morfologicamente bem Apresentam duas partes morfologicamente bem distintas – NÚCLEO E CITOPLASMA.distintas – NÚCLEO E CITOPLASMA.O citoplasma é envolto pela membrana citoplasmática e O citoplasma é envolto pela membrana citoplasmática e o núcleo pela membrana nuclear.o núcleo pela membrana nuclear.São ricas em membranas, que formam compartimentos São ricas em membranas, que formam compartimentos que separam diversos processos metabólicos graças ao que separam diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas ou produzidas direcionamento das moléculas absorvidas ou produzidas nas próprias células.nas próprias células.Existe diferenças enzimáticas entre as membranas dos Existe diferenças enzimáticas entre as membranas dos vários compartimentosvários compartimentos

Page 19: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

VANTAGEM - aumenta a eficiência, a VANTAGEM - aumenta a eficiência, a separação das atividades permite que as células separação das atividades permite que as células eucariontes atinjam maior tamanho, sem eucariontes atinjam maior tamanho, sem prejuízo de suas funções.prejuízo de suas funções.

Os seres vivos que possuem células podem ser Os seres vivos que possuem células podem ser classificados em UNICELULARES E classificados em UNICELULARES E PLURICELULARESPLURICELULARES

OS VÍRUS SÃO ACELULARES e são parasitas OS VÍRUS SÃO ACELULARES e são parasitas intracelulares obrigatórios. Possuem apenas um intracelulares obrigatórios. Possuem apenas um tipo de ácido nucléico e uma cápsula protéica. tipo de ácido nucléico e uma cápsula protéica.

Page 20: INTRODUÇÃO A CITOLOGIA

Rickéttsias e ClamídiasRickéttsias e Clamídias

São células incompletas e, por essa razão só São células incompletas e, por essa razão só proliferam no interior de uma célula completa.proliferam no interior de uma célula completa.

São parasitas intracelulares obrigatórias.São parasitas intracelulares obrigatórias.

DIFERENÇAS DOS VÍRUSDIFERENÇAS DOS VÍRUS

a)a) Possuem DNA e RNAPossuem DNA e RNA

b)b) Possuem maquina de síntese para se Possuem maquina de síntese para se reproduzir, mas necessitam da suplementação reproduzir, mas necessitam da suplementação de outras células.de outras células.

c)c) Possuem membrana semipermeável. Possuem membrana semipermeável.