interacÇÕes seres vivos ambiente - sergioluiz's weblog · por ambiente entendemos não...

3
Página 1 INTERACÇÕES SERES VIVOS AMBIENTE Por ambiente entendemos não apenas o lugar onde vive um organismo, mas o conjunto de factores que, de alguma forma, pode afectar a sua vida. Assim, o ambiente inclui os seres vivos e o meio (como por exemplo o solo, a água e o ar) que os rodeia. Os textos seguintes descrevem algumas interacções entre as espécies e entre estas e o meio.

Upload: vuongcong

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Página 1

INTERACÇÕES SERES VIVOS – AMBIENTE

Por ambiente entendemos não apenas o lugar onde vive um organismo, mas o conjunto de factores

que, de alguma forma, pode afectar a sua vida. Assim, o ambiente inclui os seres vivos e o meio (como por

exemplo o solo, a água e o ar) que os rodeia.

Os textos seguintes descrevem algumas interacções entre as espécies e entre estas e o meio.

Página 2

1 – Explique porque é que o número de animais que se avistam nas regiões árticas não é muito elevado. 2 – Explique a vantagem da mudança de cor para certos animais. 3 – Mencione algumas estratégias utilizadas por alguns animais para suportarem os meses mais frios. 4 – Refira algumas características físicas dos lemingues que constituam adaptações à vida em climas frios. 5 – Indique um factor que influencie o número de crias que sobrevivem em época reprodutiva. 6 – Indique alguns factores do meio que influenciam os seres vivos deste ecossistema.

Página 3

Nenhuma espécie é uma ilha

7 – Indique de que modo a árvore da floresta influencia o meio que a rodeia. 8 – Refira os organismos que podem:

a) Beneficiar o desenvolvimento da árvore

b) Prejudicar o desenvolvimento da árvore. 9 – Indique o tipo de interacções que se estão a verificar neste ecossistema. 10 – Comente o título do texto.

O gráfico da figura seguinte relaciona a quantidade vegetação com o número de lebres e linces existentes na serra da Malcata. 11 – Relacione a variação da quantidade de

vegetação com a variação de lebres. 12 – Relacione a variação da quantidade de linces com a variação da quantidade de lebres. 13 – Como explica estes factos? 14 – Preveja o que aconteceria à vegetação caso o número de linces diminuísse drasticamente. 15 – Explique porque podemos afirmar que estes três grupos estão intimamente relacionados.