interação em players de música - dispositivos móveis

14

Upload: facha

Post on 19-May-2015

1.527 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Interação em players de música - dispositivos móveis
Page 2: Interação em players de música - dispositivos móveis

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeito – PUCCoordenação Central de Extensão – CCEPós-Graduação Ergodesign de Interfaces: Usabilidade e Arquitetura de Informação (2010/01) Disciplina Design de Interação Professor Luiz Agner

Dupla:

Bianca LehmannGustavo Gaieski

Page 3: Interação em players de música - dispositivos móveis

Players em Dispositivos MóveisIntrodução:

Player é um termo geralmente utilizado para designar softwares reprodutores de mídias, como áudio ou vídeo. Dispositivos móveis são aparelhos utilizados para reproduzir mídias a qualquer momento, em qualquer lugar e simultaneamente a outras atividades (andando, utilizando num transporte, se exercitando,...) A apreciação de música em qualquer local, a qualquer hora e individualmente, é uma atividade multifacetada e que foi desbravada com a invenção do rádio de pilha, seguido do walkman e posteriormente do diskman, se estendendo até os mp3 players e celulares multifuncionais de hoje.

"O enorme fascínio que esses aparelhos exercem pode estar relacionado à sensações de ingressar em um mundo sonoro particular e ilimitado (Ilari, 2009)."

Page 4: Interação em players de música - dispositivos móveis

Com a inserção do celular na vida cotidiana. Cria-se necessidade de uma maior integração de itens e utilitários que simplifiquem e facilitem a vida do usuário.

Neste contexto observa-se que as funções destinadas ao entretenimento são itens que diferenciam os aparelhos: • Dispositivo de navegação na internet e utilização de e-mails; • Transferência de arquivos (via wireless); • Variedade de serviços (gadgets).

O Design de Interfaces para dispositivos portáteis como Mp3 players, PDA's e celulares é problemático, pois há um limitado espaço na tela para disponibilizar as informações; além disso, a atenção do usuário é dividida entre o ambiente e a interface do dispositivo. A carga cognitiva tem de ser simples, e de rápida assimilação. O mesmo ocorre na parte de controle do dispositivo do player.

Players em Dispositivos Móveis

Page 5: Interação em players de música - dispositivos móveis

Com advento dos toques por arquivos de música (mp3, ogg, acc), o software de reprodução de música para o celular foi inserido, transformando-o num item quase obrigatório em todos os aparelhos.

Com isso são apresentados novos desafios na interação do dispositivo.

Diferente de mp3 players e celulares de teclas (soft keys), um problema apresentado nos PDA´s e em celulares touchscreens são que os usuários tem de visualizar a tela para acionar os dispositivos (parar ou começar uma música, mudar uma faixa, aumentar ou diminuir o volume).

Players em Dispositivos Móveis

Page 6: Interação em players de música - dispositivos móveis

Zwick, Schitz e Kühl (2005) destacam que a interação física em telas de dispositivos móveis é limitada pelo tamanho das mãos do usuário.

Exemplos de acionamento dos controles:

Interação física com Dispositivos Móveis

Mini joystick Touch screen Click Wheel

Touch Pad Track ball e Teclado QWERTY Teclado Alfa

Page 7: Interação em players de música - dispositivos móveis

Questionário Online

*Gráficos retirados da pequisa online da apresentação: Interação em Players para Dispositivos Móveis, por Robson Santos e Francimar Maciel. O total foi de 93 participantes

Quanto ao uso de recursos de entretenimento e multimídia:

40% utilizam recursos de música diariamente

Page 8: Interação em players de música - dispositivos móveis

Questionário Online

*Gráficos retirados da pequisa online da apresentação: Interação em Players para Dispositivos Móveis, por Robson Santos e Francimar Maciel. o Total foi de 93 Participantes

Ao serem questionados sobre hábitos de obtenção de música:

Verificou-se a preferência de 67% através da conversão de arquivos de CD para MP3 e 71% através de arquivos baixados da internet.

Page 9: Interação em players de música - dispositivos móveis

Análise da Tarefa

A análise da tarefa de utilização de 3 aparelhos. pesquisa realizada com 20 pessoas.

Nokia N95

Elementos de interação: teclas; soft keys; uma mão/duas mãos

IPhone 3G

Elementos de interação: touch screen; duas mãos

SonyEricsson W880i

Elementos de interação: teclas; soft keys; uma mão

Page 10: Interação em players de música - dispositivos móveis

Análise da TarefaNokia N95:

• Alguns usuários não identificaram as teclas de mídia na parte deslizantedisponível através do uso de slider;

• Todos os usuários consideraram necessário um atalho para acesso a lista de músicas; Observou-se que funções como retroceder e avançar uma música estão intuitivamente relacionadas com o cursor de navegação, posicionado na face do aparelho.

“As opções como artistas e gêneros deveriam acontecer

depois que você escuta música”

Page 11: Interação em players de música - dispositivos móveis

Análise da TarefaIPhone 3G:

• Para a maioria dos usuários, o ícone utilizado para a função iTunes, uma clave de sol, ícone roxo, está relacionado com a função de música. Como conseqüência foi necessário retornar pelo menos uma vez ao menu principal do aparelho.

• Outro ponto a ser observado é a disposição e pregnância dos elementos na interface, segundo alguns usuários não há destaque para o ícone que remete ao player.A possibilidade de manipulação via touch screen proporcionou maior satisfação e conforto durante o manuseio do produto.

Page 12: Interação em players de música - dispositivos móveis

Análise da TarefaSony Ericsson W880i:

• Grande parte dos usuários aprovaram as teclas de atalho localizadas na lateral do celular, diminuindo a carga cognitiva e facilitando a sua utilização.

• Verificou-se que o estilo musical disponível no aparelho pode influenciar a opinião sobre a qualidade do som, usuários que selecionaram sons mais agudos comentaram que poderia haver maior qualidade de som, por outro lado usuários que selecionaram opções mais graves demonstraram satisfação com o som e a qualidade do aparelho.

Page 13: Interação em players de música - dispositivos móveis

Tarefas como jogar ou ouvir música podem ser mais prazerosamente realizadas com o uso de touch screen. Porém, como dito anteriormente, o usuário utilizando o dispositivo durante alguma atividade, pode ter alguns transtorno para executar uma ação, como aumentar o volume, mudar de faixa ou parar a música. Criando metáforas, ou seja, desenvolvendo uma analogia (equivalência) entre duas idéias ou objetos. Facilita e diminui a carga cognitiva do ususário. Como por exemplo:Arrastar o dedo na tela da esquerda → direita = faixa seguinteArrastar o dedo na tela da direita → esquerda = faixa anteriorsimples toque = start / stopArrastar o dedo do centro da tela → topo da tela = aumentar volumeArrastar o dedo do centro da tela → base da tela = baixar o volumePesquisas em usabilidade e modelos de interação podem contribuir com o desenvolvimento de oportunidades para o designer que deverá compreender principalmente o perfil do usuário, suas necessidades, limitações e características da tarefa.

Conclusões

Page 14: Interação em players de música - dispositivos móveis

Referências

Interação em players de música para dispositivos móveisRobson Santos e Francimar Maciel Gestural and Audio Metaphors as a Means of Control for Mobile DevicesAntti Pirhonen, Stephen Brewster e Christopher Holguin (2002)www.dcs.gla.ac.uk/~stephen

Comparison of portable media playersWikipedia (2010) Emerging Technologies: Messaging, Gaming, Peer-to-Peer Sharing: Language Learning Strategies & Tools for the Millennial Generation.Robert Godwin-Jones